Prefeitura de Indaial - SC

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FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES DE INDAIAL

ESTADO DE SANTA CATARINA

EDITAL N° 01/2007

A Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Indaial, Santa Catarina, no uso de suas atribuições, conferidas no Decreto n°. 1331 de 31 de agosto de 2007 e Lei Complementar n°. 02 de 1992, resolve tornar pública a abertura das instruções especiais destinadas à realização do Concurso Público para o preenchimento dos cargos públicos existentes na Fundação Municipal de Esportes de Indaial - SC, conforme o Edital a seguir:

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os cargos objeto do Concurso Público, os valores dos respectivos vencimentos, o número de vagas e a jornada de trabalho são os constantes do Anexo I deste Edital.

1.1.1. A Fundação Municipal de Esportes de Indaial - SC reserva-se o direito de admitir o número total ou parcial dos candidatos aprovados em relação às vagas quantificadas no Anexo I deste Edital.

1.2. As condições de habilitação, a descrição sumária dos cargos, a definição de conteúdos programáticos, o concurso público e as demais informações próprias de cada cargo constarão de instruções específicas, expressas nos Anexos I, II e III do presente Edital.

1.3. No ato da inscrição o candidato deverá registrar, no espaço destinado na ficha de inscrição, a denominação do cargo almejado e a especialidade à qual se candidatará.

1.4. Para efeito do que dispõe o inciso VIII do art. 37 da Constituição Federal, bem como o parágrafo único do art. 1º. do Decreto n°. 1331de 31 de agosto de 2007, serão reservados aos portadores de deficiência 5% (cinco por cento) do número de vagas de cada cargo.

1.5. Caso a aplicação do percentual de que trata o item 1.4 resulte em número fracionado, o arredondamento será para o número imediatamente superior.

1.6. Os candidatos aprovados no Concurso Público poderão ser designados para as vagas existentes em qualquer unidade de serviço, de acordo com as necessidades da Fundação Municipal de Esportes de Indaial.

2. REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1. Ter nacionalidade brasileira ou equivalente;

2.2. Estar em pleno gozo dos direitos políticos;

2.3. Quitação com as obrigações militares e eleitorais;

2.4. Nível de escolaridade e capacitação técnica exigida para o exercício do cargo;

2.5. Idade mínima de 18 (dezoito) anos (a serem completados até a data da realização do concurso);

2.7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

2.9. Apresentar, quando se tratar de profissão regulamentada, no ato da posse, o competente registro de inscrição no respectivo órgão fiscalizador.

2.10. Declaração de não possuir acúmulo de cargo ou emprego público, exceto aqueles previstos na Lei.

2.11. Apresentar declaração firmada pelo interessado na qual conste não haver sofrido condenação definitiva por crime doloso ou contravenção, nem penalidade disciplinar de demissão a bem do serviço público no exercício de função pública qualquer.

3. VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas categorias descritas no art. 4o do Decreto Federal n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.2. Ao candidato abrangido pelo Decreto Federal n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, é assegurado o direito de inscrever-se na condição de portador de deficiência, desde que declare essa condição no ato da inscrição e a deficiência de que é portador não seja incompatível com as atribuições do cargo ao qual concorre.

3.3. O candidato portador de deficiência deverá declarar tal condição em local apropriado, na ficha de inscrição.

3.4. Conforme disposto no Decreto Federal n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, em seu art. 39, o candidato deverá apresentar no ato de inscrição laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

3.5. O candidato que tenha declarado sua deficiência será encaminhado, antes da homologação da inscrição, em data a ser amplamente divulgada, a uma junta oficial para avaliação da compatibilidade da deficiência com o cargo a que concorre, sendo lícito à Administração programar a realização de quaisquer outros procedimentos prévios, se a junta de especialistas assim o requerer, para a elaboração de seu laudo.

3.6. A junta oficial será composta conforme disposto no Decreto Federal n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.7. Compete à junta oficial, além da emissão do laudo, declarar, conforme a deficiência do candidato, se este deve ou não usufruir do benefício previsto no item 1.4, concorrendo somente à totalidade das vagas.

3.8. A avaliação em questão será realizada sem ônus para o candidato, garantido recurso em caso de decisão denegatória, na forma estabelecida no item 7 deste Edital.

3.9. Os portadores de deficiência somente poderão disputar cargos cujas atividades sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

3.10. Caso a deficiência do candidato seja avaliada pela junta oficial como incompatível com o cargo para o qual se inscreveu, o candidato poderá optar por outro cargo, com o mesmo valor de inscrição, desde que compatível com sua deficiência. Caso não haja essa possibilidade, o candidato receberá de volta o valor pago a título de inscrição.

3.11. A não-observância do disposto nos itens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.12. Os portadores de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.13. O candidato portador de deficiência que necessitar de tratamento diferenciado no dia do Concurso deverá especificá-lo na ficha de inscrição, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização da prova, como, por exemplo, prova em braile ou ampliada.

3.14. A não-solicitação de recursos especiais, tempestivamente, conforme disposto no subitem 3.13, implica a sua não-concessão no dia da realização das provas.

3.15. A realização das provas por estes candidatos, em condições especiais, ficará condicionada à possibilidade de fazê-las de forma que não importe quebra de sigilo ou não enseje seu favorecimento.

3.16. O candidato que, no ato de inscrição, se declarar portador de deficiência, se aprovado no Concurso, além de figurar na lista geral de classificação, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

4. INSCRIÇÃO NO CONCURSO

4.1. Período: de 03 de outubro de 2007 à 17 de outubro de 2007, pela Internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br) ou presencialmente nos locais definidos neste Edital.

4.1.1. Valores de inscrição

CARGO/ESCOLARIDADE e VALOR

- no posto de inscrição:

§ Cargos de Nível Superior

§ R$ 90,00 - noventa reais

§ Cargos de Nível Médio

§ R$ 50,00 - cinqüenta reais

§ Cargos de Nível Fundamental Completo, Incompleto e Alfabetizados

§ R$ 30,00 - trinta reais

- pela Internet:

§ Cargos de Nível Superior

§ R$ 92,00(*) - noventa e dois reais

§ Cargos de Nível Médio

§ R$ 52,00(*) - cinqüenta e dois reais

§ Cargos de Nível Fundamental Completo, Incompleto e Alfabetizados

§ R$ 32,00(*) - trinta e dois reais

(*) acréscimo de R$ 2,00 (dois reais) de tarifa bancária.

O depósito deverá ser feito em espécie, não sendo aceitos pagamentos de inscrição com cheques.

4.2. Os candidatos deverão seguir os seguintes procedimentos para inscrição:

a) Para os candidatos que optarem pela inscrição presencial.

Horário: de 8h 30min às 17h.
Local: Prefeitura Municipal de Indaial
Av. Getúlio Vargas, 126
Centro - Indaial - SC

4.3. Os pedidos de inscrição presencial obedecerão aos seguintes procedimentos:

a) Recolher, através de depósito bancário, nas agências do Banco Bradesco a quantia especificada no item 4.1.1.

- Banco Bradesco S/A -IBAM - Concursos, Conta Corrente nº 4364-8 agência: 3369 - 3

b) Dirigir-se ao posto de atendimento definidos no item 4.2, portando o comprovante de depósito bancário.

c) Efetuar o preenchimento, sem emendas ou rasuras e de forma legível, da ficha de inscrição, na qual o candidato se compromete a apresentar, em época própria, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a investidura no cargo previstos no item 2 deste Edital.

d) Apresentar documento de identidade sempre oficial, original e com fotografia, que será devolvido aos candidatos após as devidas anotações na ficha correspondente.

Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG); Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA etc.); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto e Passaporte.

4.3.1. Os candidatos postulantes ao benefício previsto no art. 1º. da Lei Municipal n°. 3.442 de 25 de maio de 2006, deverão apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS e/ou declaração do candidato, declarando não possuir renda, firmada em cartório, que serão apresentadas à assistente social, no posto de atendimento para análise sócio econômica.

4.3.1.1. Confirmada a falta de condições econômicas para o pagamento dos valores de inscrição, a assistente social fornecerá documento para a inscrição sob amparo da Lei, citada no item anterior.

4.3.2. Os candidatos doadores de sangue, que tenham doado, no mínimo, 2 (duas) vezes nos últimos 12 (doze) meses, perante cópia da carteira de doador com os devidos registros de doação, estarão isentos dos valores de inscrição, conforme os arts. 2º., 3º., 5º. da Lei Municipal n° 3.442 de 25 de maio de 2006.

4.3.2.1. A cópia do documento comprovante da qualidade de doador, deverá ser anexada à ficha de inscrição.

4.4. Cumpridas as exigências do subitem 4.3, o candidato receberá o seu cartão de confirmação de inscrição através de envio postal.

4.5. O candidato, no ato do recebimento do cartão de confirmação de inscrição, se responsabilizará pela conferência de todos os dados, verificando sua exatidão e solicitando correção, se for o caso, ao IBAM, através dos telefone (47) 3041 6262 ou no site www.ibam-concursos.org.br, não cabendo aos organizadores qualquer responsabilidade pela não conferência.

4.6. O candidato que não receber o cartão de confirmação de inscrição até 05 (cinco) dias úteis anteriores à data da prova deverá verificar através do site do IBAM (www.ibam-concursos.org.br) na Área Documentação do Concurso as informações sobre a data da prova, horário e local de realização da mesma ou através dos telefones (47) 3041 6262.

4.6.1. A comunicação pessoal dirigida ao candidato, ainda que extraviada ou por qualquer motivo não recebida, não desobriga o candidato do dever de acompanhar a divulgação das informações sobre a realização da prova.

4.7. Os candidatos impossibilitados de preencher a ficha de inscrição serão auxiliados por pessoa devidamente designada para esse fim, que lerá todos os dados constantes da referida ficha, antes de o candidato formalizar seu pedido de inscrição.

4.8. Será admitida a inscrição por intermédio de procurador, desde que seja apresentado instrumento público ou particular, que lhe confira os poderes específicos necessários, acompanhado de cópia legível do documento de identidade do candidato.

4.9. No caso de instrumento particular não há necessidade de reconhecimento de firma.

4.10. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de erros no preenchimento do formulário de inscrição e na efetivação da inscrição.

4.11. Não haverá inscrição condicional ou extemporânea nem inscrição por correspondência.

4.12. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão no preenchimento da ficha de inscrição, não sendo permitido pedido de retificação após o encerramento do prazo das inscrições, exceto na situação prevista no item 4.5.

4.13. O valor pago a título de inscrição não será devolvido, salvo na hipótese prevista no subitem 3.10 deste Edital.

b) Para os candidatos que optarem pela inscrição via Internet.

4.14. O candidato deverá acessar o site (www.ibam-concursos.org.br) onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível no período entre 0 (zero) hora do dia 03 de outubro de 2007 e 20:00 (vinte) horas do 17 de outubro de 2007.

4.15. O pagamento da inscrição pela Internet implicará o acréscimo de uma tarifa bancária no valor de R$ 2,00 (dois reais) e deverá ser feito, obrigatoriamente, por meio do Boleto Bancário específico, impresso pelo próprio candidato no momento da inscrição.

4.16. As inscrições efetuadas via Internet somente serão aceitas após o banco confirmar o efetivo pagamento do valor da taxa de inscrição. O candidato poderá verificar a aceitação de sua inscrição no endereço eletrônico (www.ibam-concursos.org.br) através da opção Área do Candidato.

4.17. O pagamento do Boleto Bancário deverá ser feito em espécie ou através de Internet Banking, não sendo aceito pagamento em cheque ou mediante agendamento eletrônico.

4.18. O pagamento deverá ser efetivado, impreterivelmente, até o último dia previsto para o encerramento das inscrições, até o horário definido no item 4.14, caso contrário não será considerado.

4.19. Os candidatos doadores de sangue, que tenham doado no mínimo, 2 (duas) vezes nos últimos 12 (doze) meses, estarão isentos dos valores de inscrição, conforme os arts. 2º., 3º., 5º. da Lei Municipal n° 3.442 de 25 de maio de 2006.

4.19.1. Os candidatos doadores de sangue que se inscreverem pela internet, deverão enviar cópia do documento comprovante da qualidade de doador, autenticadas em cartório, para o endereço definido no item 4.21, com postagem até o dia 17 de outubro de 2007.

4.20. O candidato é responsável por confirmar se os dados da inscrição pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago. Se até 03 (três) dias úteis antes da data de realização da prova não estiver confirmada a inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, organizador do concurso, no telefone (47) 3041 6262, a fim de verificar a razão da pendência.

4.21. Os candidatos portadores de deficiência que se inscreverem pela Internet deverão enviar, através de Sedex ou AR, o documento mencionado no item 3.4, que deverá ser postado até o dia 17 de outubro de 2007, para o seguinte endereço:

Prefeitura Municipal de Indaial
Secretaria Municipal de Administração
Endereço: Av. getúlio Vargas, 126 - Centro
Indaial - SC - Cep.: 891 30-000
A/C.: Comissão Especial de Concurso Público

5.CONCURSO PÚBLICO

5.1. Provas Escritas

5.1.1. As provas escritas objetivas serão eliminatórias, e se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha, conforme descrito nos Anexos II e III deste Edital.

5.1.2. Cada disciplina escrita valerá 100 (cem) pontos.

5.1.3. Nas provas escritas objetivas eliminatórias, serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem número de pontos igual ou superior ao limite mínimo estabelecido no Anexo II deste Edital.

5.1.4. O conteúdo das questões variará de acordo com o grau de escolaridade exigido para o preenchimento do cargo ao qual o candidato concorrer.

5.1.5. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada destas provas.

5.2. Realização das Provas

5.2.1. As provas escritas serão realizadas no dia 25 de novembro de 2007, para todos os cargos, no período matutino, e terão a duração de 03 (três) horas.

5.2.2. O local da realização das provas, além de ser divulgado no site do IBAM (www.ibam-concursos.org.br), constará do cartão de confirmação de inscrição a ser enviado pelo correio e estará exposto no site e no mural da Fundação Municipal de Esportes de Indaial e da Prefeitura Municipal de Indaial.

5.2.3. Só será permitido o ingresso dos candidatos nos locais de prova até o horário estabelecido no cartão de identificação/confirmação de inscrição.

5.2.4. O candidato que chegar após o horário estabelecido no cartão de identificação/confirmação de inscrição não poderá ingressar no local de prova, ficando, automaticamente, excluído do concurso público.

5.2.5. Para evitar atrasos, recomenda-se que os candidatos compareçam aos locais de provas 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o início de sua realização.

5.2.6. O candidato deverá comparecer aos locais de prova munido do cartão de confirmação de inscrição e de documento original de identidade, sempre oficial e com fotografia, e de 02 (duas) canetas esferográficas de tinta azul ou preta.

5.2.7. Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG) (preferencial); Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA etc.); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto e Passaporte.

5.2.8. O candidato não poderá levar para o local de realização da prova qualquer aparelho eletrônico. O porte e/ou uso de bip, telefone celular, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, note book, calculadora, palm­top, relógio digital com receptor, entre outros, incorrerá na exclusão do candidato do concurso, podendo a organização do certame vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos, além dos acima citados.

5.2.9. Nos locais de prova poderá haver rastreamento eletrônico de sinais.

5.2.10. Caso o candidato não possa apresentar nenhum dos documentos de identidade relacionados no subitem 5.2.7, no dia de realização da prova, por motivo de perda, furto ou roubo de todos eles, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias.

5.2.11. Os candidatos só poderão sair do local de realização do certame após 01 (uma) hora do início da prova, podendo levar o caderno de provas.

5.2.12. Os 03 (três) últimos candidatos a terminar as provas só poderão deixar o local juntos.

5.2.13. A Comissão de Concurso Público poderá, justificadamente, alterar as normas previstas no item 5 e seus desdobramentos, desde que com a finalidade de preservar o bom andamento do Concurso.

5.2.14. Constatando-se, durante a realização da prova, qualquer erro ou equívoco relacionado às questões, os organizadores já tomarão a providência cabível, podendo inclusive determinar a anulação da questão ou questões afetadas.

5.3.Títulos

5.3.1. Serão atribuídos pontos aos títulos a serem apresentados pelos candidatos aos cargos de nível superior de professor, que serão adicionados ao total obtido nas demais provas, sendo considerado até dois títulos por categoria.

5.3.1.1. a contagem dos pontos referidos no item anterior obedecerá aos critérios a seguir:

- Certificado de participação em cursos, simpósios e campeonatos, reconhecidos pela Federação ou Confederação, nas modalidades de natação, futsal e voleibol: 01 (um) ponto

- Especialização - lato sensu: reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, com o mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas/aula, desde que não seja requisito para provimento, nas áreas de natação, futsal e voleibol mediante apresentação de cópia autenticada em cartório de certificado de conclusão devidamente registrado: 02 (dois) pontos.

- Mestrado - reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, desde que guarde relação direta com as áreas de natação, futsal e voleibol, mediante apresentação de cópia autenticada em cartório de certificado de conclusão e título de Mestre devidamente registrado: 03 (três) pontos.

5.3.2. Só serão avaliados e pontuados os títulos dos candidatos aprovados nas provas objetivas.

5.3.3. Não haverá desclassificação do candidato pela não apresentação de títulos.

5.3.4. Apresentação de títulos:

5.3.4.1. Para fins de cumprimento dos prazos legais para homologação, os títulos deverão ser enviados para análise, exclusivamente no período de inscrições, para a Prefeitura Municipal de Indaial, situada na Avenida Getúlio Vargas, 126, Centro, Indaial, Santa Catarina, Cep 89130-000, através de Sedex ou AR, postados no período de 03 de outubro a 17 de outubro de 2007, ou entregues no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal no mesmo endereço aos cuidados da Comissão Especial de Concurso Público.

5.3.4.2. Os títulos deverão ser apresentados em envelope fechado, contendo na sua parte externa o número de inscrição, nome do candidato e o cargo para o qual concorre e a descrição dos títulos contidos no envelope.

6. CONTAGEM DE PONTOS

6.1. A contagem de pontos obedecerá aos critérios a seguir:

a) Para os candidatos aos cargos de nível superior de professor:

O total geral de pontos do candidato será obtido pela soma dos pontos a ele atribuídos em cada uma das disciplinas, sendo adicionado a esse valor os pontos obtidos com os títulos, quando houver.

b) Para os demais cargos:

O total de pontos dos candidatos será obtido pela adição dos pontos a eles atribuídos em cada uma das provas objetivas.

7. RECURSOS E REVISÕES

7.1. Aos candidatos serão assegurados recursos em todas as etapas do Concurso.

7.2. O candidato que se sentir prejudicado em qualquer das etapas do Concurso, poderá interpor recurso, mediante requerimento individual, desde que:

a) seja dirigido ao Presidente da Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Indaial e entregue para registro no protocolo geral da Prefeitura Municipal, situado na Av. Getúlio Vargas no 126, nos horários de 08:00h às 12:00h e de 13:30h às 17:30h, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados após o ato que motivou a reclamação;

b) constem obrigatoriamente do recurso nome completo do candidato, número da inscrição, cargo ao qual se candidatou, fundamentação clara e ampla dos motivos, e, no caso de recursos contra questões ou gabaritos, a bibliografia pesquisada. O referido recurso deverá ser devidamente firmado pelo candidato em todas as folhas.

c) seja apresentado datilografado ou digitado, devendo ser uma folha para cada questão recorrida, no caso de recursos contra questões, conforme modelo constante do Anexo IV deste Edital.

7.3. Será indeferido, liminarmente, o requerimento que não estiver fundamentado ou for apresentado fora do prazo estabelecido na letra a do item 7.2.

7.4. Não serão aceitos recursos interpostos por telegrama, via postal, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

7.5. Se do exame de recursos resultar anulação de questão ou item de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.6. No caso de o gabarito da prova ser fornecido incorretamente por falha de digitação, publicação ou outra, a questão não será anulada, procedendo-se à sua correção e publicação.

7.7. Será dada publicidade às decisões dos recursos.

8. RESULTADO FINAL E CLASSIFICAÇÃO

8.1. Considerar-se-á aprovado o candidato que, submetido ao concurso público descrito no item 5 do presente Edital, satisfizer todas as condições lá estabelecidas.

8.2. Em caso de igualdade de pontos na classificação, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios para o desempate dos candidatos:

a) para os cargos de Nível Superior e Nível Médio:

1º) maior no de pontos na prova de Conhecimentos Técnico-profissionais;

2º) maior no de pontos na prova de Legislação;

3º) maior no de pontos na prova de Português;

4º) maior idade.

b) para os cargos de Nível Fundamental Completo

1º) maior no de pontos na prova de Conhecimentos Técnico-profissionais;

2º) maior no de pontos na prova de Matemática;

3º) maior no de pontos na prova de Português;

4º) maior idade.

8.2.1. Quando a igualdade de pontos envolver, pelo menos, 01 (um) candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, o desempate far-se-á considerando como primeiro critério o mais idoso, a partir do qual serão aplicados os demais critérios estabelecidos.

8.3. Apurada a classificação, esta será publicada como resultado final do Concurso, em ordem decrescente dos pontos, em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos aprovados, inclusive a dos portadores de deficiência, e, a segunda, somente a pontuação destes últimos.

8.4. Os candidatos aprovados passarão a constituir um cadastro de reserva pelo período de validade do Concurso, cabendo-lhes a responsabilidade de manter atualizado, através de documento protocolado junto ao órgão de gestão de pessoal da Fundação Municipal de Esportes de Indaial, seu endereço para fins de convocação, sob pena de serem considerados desistentes.

8.5. Os gabaritos serão divulgados no 2º dia útil, após a aplicação das provas, no site do IBAM (www.ibam-concursos.org.br) e posteriormente nos meios de comunicação julgados convenientes pela Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Indaial.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A classificação dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente dos pontos obtidos.

9.2. A homologação do Concurso será feita por ato do Prefeito Municipal de Indaial, mediante a apresentação das listagens finais dos resultados do certame.

9.3. O Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal de Indaial.

9.4. Os candidatos aprovados e classificados no Concurso, inclusive os portadores de deficiência, serão convocados para o exame médico realizados por junta médica oficial e para a comprovação dos requisitos exigidos nos itens 2.1 a 2.11 do presente Edital, através dos meios de comunicação julgados convenientes pela Comissão de Concurso Público.

9.4.1. Os exames médicos são eliminatórios, sendo excluídos do Concurso os candidatos que não apresentarem aptidão física e/ou mental para o exercício do cargo para o qual se inscreveram.

9.5. Os candidatos que não atenderem aos requisitos exigidos neste Edital serão automaticamente eliminados do concurso público em qualquer de suas fases. 9.6. Será excluído do certame, por ato da Comissão de Concurso Público, o candidato que:

a) faltar a qualquer uma das fases do concurso público;

b) portar-se de maneira inadequada nos locais de realização das provas, de modo a prejudicar o andamento normal do Concurso;

c) for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato;

d) for apanhado em flagrante tentativa de burla, fraude ou falsificação na realização da prova, sem prejuízo do indiciamento cabível;

e) prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

f) deixar de apresentar qualquer documento comprobatório dos requisitos exigidos neste Edital.

9.7. O presente Concurso objetiva o preenchimento de cargos, sob a égide do Regime Estatutário, na forma da Lei Complementar Municipal no. 02, de 03 de novembro de 1992.

9.8. A inscrição do candidato implicará o conhecimento do presente Edital, bem como o compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas.

9.9. Não poderão inscrever-se pessoas que possuam qualquer vínculo com o IBAM, instituição organizadora deste Concurso, bem como seus ascendentes, descendentes ou colaterais.

9.10. A aprovação em concurso público não gera direito à nomeação, a qual se dará, a exclusivo critério da Fundação Municipal de Esportes de Indaial, dentro do prazo de validade do Concurso em conformidade ao número de vagas constantes do Anexo I deste Edital, respeitada a ordem de classificação.

9.11. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pelos jornais ou qualquer outro meio de divulgação definido pela Comissão de Concurso Público a publicação de todos os atos e editais relativos ao Concurso, inclusive alterações que por ventura ocorram durante o concurso público.

9.12. O candidato deverá manter atualizado seu endereço, junto ao IBAM, enquanto estiver participando do Concurso, sendo de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não-atualização desta informação.

9.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público, competente também para julgar, em decisão irrecorrível, quaisquer que sejam os recursos interpostos pelos candidatos.

9.14. São partes integrantes deste Edital os Anexos I, II, III e IV que o acompanham.

9.15. O presente Edital e demais atos relativos ao concurso, estarão disponibilizados no Mural oficial da Prefeitura Municipal de Indaial, na Fundação Municipal de Esportes, bem como no site do IBAM, (www.ibam-concursos.org.br) e no site da Prefeitura Municipal de Indaial (www.indaial.sc.gov.br).

9.16. Como referência de horário será considerado o horário local.

Indaial, 22 de setembro de 2007.

A Comissão Especial de Concursos Públicos da Prefeitura Municipal de Indaial.

Ricardo Ruiz Alegria Altair Simão
Presidente Membro

Hilton Zimmermann Fonseca
Membro

Josilene Darugna Fey
Membro

Rúbia Waldirene Speeck
Membro

Loes Solange Pazini
Membro

ANEXO I

CÓDIGO

CARGOS

REQUISITOS (ESCOLARIDADE / FORMAÇÃO)

TOTAL DE VAGAS

Vagas, em relação ao total de cada cargo, reservadas aos portadores de necessidades especiais - Decreto Municipal n° 1331/07.

JORNADA DE TRABALHO (HORAS SEMANAIS)

VENCIMENTO (R$)

NÍVEL SUPERIOR

201

PROFESSOR I

Diploma de conclusão do curso superior de Educação Física com especialização na área de Educação Física e registro no CREF.

02

01

40h

1.458,10

202

PROFESSOR II

Diploma de conclusão do curso superior de Educação Física com especialização na área de Educação Física e registro no CREF.

01

-

20h

729,11

203

PROFESSOR III

Diploma de conclusão do curso superior de Educação Física com Registro no CREF.

01

-

20h

605,29

NÍVEL MÉDIO

204

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Diploma de conclusão do Ensino Médio.

02

01

40h

618,47

205

MOTORISTA

Diploma de conclusão do Ensino Médio e carteira de habilitação "D".

01

-

40h

596,05

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

206

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Diploma de conclusão do Ensino Fundamental.

05

01

40h

397,08

ANEXO I - CONTINUAÇÃO

DESCRIÇÃO SINTÉTICA DOS CARGOS

CARGO

DESCRIÇÃO SINTÉTICA

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROFESSOR

Ensinar e treinar crianças, adolescentes e jovens nos esportes. Organizar, coordenar e participar de atividades esportivas municipais.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Executar atividades de apoio ao desenvolvimento de trabalhos de natureza técnica e administrativa nas áreas contábil, financeira e de gestão de pessoal.

MOTORISTA

Dirigir e/ou conduzir veículos automotores de pequeno e médio porte para transporte de passageiros, observando as instruções gerais de segurança de tráfego rodoviário.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Executar serviços de zeladoria, promovendo a limpeza e conservação dos ambientes, visando o asseio, segurança e bem-estar de seus usuários.

ANEXO II

DEMONSTRATIVO DAS PROVAS OBJETIVAS

Escolaridade: Nível Superior

Cargo

Disciplina

Número de Questões

Valor de cada Questão

Mínimo de Pontos Exigido em cada Disciplina

Professor I, II e III

Conhecimentos Técnico-profissionais

20

05

50

Legislação Municipal e Constituição Federal

10

10

50

Português

10

10

50

Escolaridade: Nível Médio

Cargo

Disciplina

Número de Questões

Valor de cada Questão

Mínimo de Pontos Exigido em cada Disciplina

Auxiliar Administrativo e Motorista

Conhecimentos Técnico-profissionais

20

05

50

Legislação Municipal e Constituição Federal

10

10

50

Português

10

10

50

Escolaridade: Nível Fundamental Completo

Cargo

Disciplina

Número de Questões

Valor de cada Questão

Mínimo de Pontos Exigido em cada Disciplina

Auxiliar de Serviços Gerais.

Conhecimentos Técnico-profissionai

10

10

50

Matemática

10

10

50

Português

10

10

50

ANEXO III

- NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS COM NÚCLEO COMUM

Português para todos os cargos de Nível Superior

1.Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não-literário; narrativo, descritivo e argumentativo); organização interna. 2.Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. 3.Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 4.Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. 5.Estilística: figuras de linguagem. 6.Ortografia. 7.Pontuação.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação e prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

RIBEIRO, Manoel P. Gramática aplicada da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Metáfora Ed., 2000.

SAVIOLI, Francisco Platão & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.

Legislação Municipal e Constituição Federal para os cargos de Nível Superior

1.O Município e a Federação. O conceito de interesse local. A organização do Município. 2.A Administração Pública na Constituição Federal. 3.A Lei Orgânica Municipal. Conteúdo, competência e limitações. 4.O Poder Legislativo e sua competência. A Câmara Municipal. As proibições e incompatibilidades aplicáveis aos Vereadores. O processo legislativo. 5.O Poder Executivo. A responsabilidade do Poder Executivo. 6.Os servidores públicos: normas constitucionais e legais.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição Federal de 1988, com emendas (arts. 37 a 41).

GONÇALVES, Marcos Flávio R. (coord.). Manual do Prefeito. Rio de Janeiro: IBAM.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. São Paulo: Atlas.

INDAIAL. Lei Orgânica do Município, atualizada.

I N DAIAL. Lei Complementar nº 02, de 03 de novembro de 1992 (Regime jurídico dos servidores do Município), com alterações.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito municipal brasileiro. São Paulo: Malheiros Ed.

- NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS OBJETIVAS

PROFESSOR I

Psicologia Esportiva. Fisiologia do exercício. Voleibol.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Cláudio Gil et. al. Fisiologia do esporte e do exercício. Belo Horizonte: Health, 1996. 110 p.

ARAÚJO, Jorge Barros. Voleibol moderno: Sistema defensivo. Rio de Janeiro: Palestra, 1994. 266 p.

BARRETO, João Alberto, Psicologia do esporte para o atleta de alto rendimento: teorias e técnicas. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 430 p.

BIZZOCCHI, Carlos. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. 2a. ed. Barueri,SP: Manole, 2004. xvi, 269 p.

BORSARI, José Roberto & SILVA, João Bosco. Voleibol: fundamentos-aulas-circuitos-exercícios e adaptações. 2a. ed. São Paulo: Esporte Educação, 1975. - 256 p.

BORSARI, José Roberto. Voleibol: aprendizagem e treinamento, um desafio constante. 2a. ed. São Paulo: EPU, 1996. 89 p.

BURITI, Marcelo de Almeida. Psicologia do esporte. Campinas: Alinea, 1997. 187 p.

COSTA, Adilson Donizete. Voleibol: fundamentos e aprimoramento técnico. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. 139

CARVALHO, Oto Moravia de. Voleibol: 1000 exercícios. 6a. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. 285 p.

FEIJÓ, Olavo G. Corpo e movimento: uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992. 169 p.

MACHADO, Afonso Antonio. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 308 p.

MCARDLE, William D., KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. Fundamentos de fisiologia do exercício. 2a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2002. 667 p.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: teoria e aplicação prática. Belo Horizonte: Imprensa Universitaria, 1995. 167 p.

SHALMANOV, Alexander. Voleibol: fundamentos biomecânicos. São Paulo: FMU 1998. 99 p.

WEINBERG, Robert S. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 560 p.

WILMOE, Jack H., COSTIL, David L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2a. ed. São Paulo: Manole, 2001. xvii, 709 p.

PROFESSOR II

Psicologia Esportiva. Fisiologia do exercício. Futebol de salão.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Cláudio Gil et. al. Fisiologia do esporte e do exercício. Belo Horizonte: Health, 1996. 110 p.

BARRETO, João Alberto, Psicologia do esporte para o atleta de alto rendimento: teorias e técnicas. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 430 p.

BELLO JUNIOR, Nicolino. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. 170 p.

BURITI, Marcelo de Almeida. Psicologia do esporte. Campinas: Alinea, 1997. 187 p.

FEIJÓ, Olavo G. Corpo e movimento: uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992. 169 p.

FONSECA, Gerard Maurício. Futsal: metodologia de ensino. Caxias do Sul: EDUCS, 1997. 136 p.

MACHADO, Afonso Antonio. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 308 p.

MCARDLE, William D., KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. Fundamentos de fisiologia do exercício. 2a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2002. 667 p.

MELO, Rogério Silva de. Futsal: 1000 exercícios. 4a. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. 399 p.

MENEZES, Maurílio Fonseca. Futsal: aprimoramento técnico e tático. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. 85 p.

MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2a. ed. São Paulo: Phorte, 2003. xiv, 306 p.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: teoria e aplicação prática. Belo Horizonte: Imprensa Universitaria, 1995. 167 p.

SANTANA, Wilton Carlos. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas: Autores Associados, 2004. 144 p.

SANTOS FILHO, José dos. Futsal: preparação física. 2a. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. 109 p.

SANTOS FILHO, José dos. Manual de futsal. 2a. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000. 236 p.

VIANA, Adalberto Riqueira & BIGONHA, Fernando Luiz L. Futsal: avaliação técnica. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 262 p.

VOSER, Rogério. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. 95 p.

WEINBERG, Robert S. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 560 p.

WILMOE, Jack H., COSTIL, David L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2a. ed. São Paulo: Manole, 2001. xvii, 709 p.

PROFESSOR III

Psicologia Esportiva. Fisiologia do exercício. Natação.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Cláudio Gil et. al. Fisiologia do esporte e do exercício. Belo Horizonte: Health, 1996. 110 p.

BARRETO, João Alberto, Psicologia do esporte para o atleta de alto rendimento: teorias e técnicas. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 430 p.

BURITI, Marcelo de Almeida. Psicologia do esporte. Campinas: Alinea, 1997. 187 p.

COUTO, Ana Cláudia Porfírio & SILVA, Carla Ivonete. Manual do treinador de natação: nível trainee. Coletânea de trabalhos dos docentes da Escola de Treinadores de Natação da Federação Aquática Mineira. Belo Horizonte: FAM, 2000, 240 p.

DUNDER, Luis Henrique, et al. (Org.) Orival Andries Junior. Natação: treinamento técnico. São Paulo: Manole, 2002. - xiv, 56 p.

FEIJÓ, Olavo G. Corpo e movimento: uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992. 169 p.

FREITAS, Moacyr da Rocha. Aperfeiçoamento em natação, estrutura e organização: como planejar, organizar e montar um programa de aperfeiçoamento. São Paulo: Ed. do Autor, 1999. 92 p.

GOMES, Wagner Domingos F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. xiii, 84 p.

MACHADO, Afonso Antonio. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 308 p.

MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. São Paulo: EPU; EDUSP, 1978. 230 p.

MACHADO, David Camargo. Natação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. - xvi, 371 p.

MCARDLE, William D., KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. Fundamentos de fisiologia do exercício. 2a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2002. 667 p.

MASSAUD, Marcelo Garcia. Natação 4 nados: aprendizado e aprimoramento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. 220 p.

NETTO BASILONE, José. Natação: iniciação ao treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1998. 135 p.

PALMER, Mervyn L. A ciência do ensino da natação. São Paulo: Manole, 1990 -359 p.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: teoria e aplicação prática. Belo Horizonte: Imprensa Universitaria, 1995. 167 p.

SHAW, Steven. A arte de nadar: novos rumos com a técnica de Alexander. São Paulo: Manole, 2001. - 147

SILVA, Airton Leite da. Natação: aprendizagem livre em 4 estilos, craw, costas, peito, golfinho. Rio de Janeiro: Palestra, 1984. 97 p.

SOUZA, Wagner Alves de, CABRAL, Fernando & CRISTIANINI, Sanderson. Natação: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, c1 995. - xii, 341p.

SOUZA, Wagner Alves de. 100 treinos especiais para natação. Rio de Janeiro: Sprint, 1997. 89 p.

THOMAS, David G. Natação avançada: etapas para o sucesso. São Paulo: Manole, 1999. - vii, 159 p.

VOLPATO, Giana Carla. Alterações laterais da coluna vertebral em atletas competitivos de natação. Universidade Regional de Blumenau. 1997. 55 p.

WEINBERG, Robert S. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 560 p.

WILMOE, Jack H., COSTIL, David L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2a. ed. São Paulo: Manole, 2001. xvii, 709 p.

- NÍVEL MÉDIO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS COM NÚCLEO COMUM

Português para todos os cargos de Nível Médio

1. O texto: compreensão e interpretação. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos nos textos; sinônimos e antônimos. 3. Morfologia: classes gramaticais; flexões dos nomes e verbos. 4. Sintaxe: termos essenciais da oração; construção e sentido dos períodos compostos (orações coordenadas e subordinadas); concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal. 5. Ortografia. 6. Pontuação.

REFERÊNCIAS

CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2003

NICOLA, José de. Gramática da palavra, da frase, do texto. São Paulo: Scipione, 2004

FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2003

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo: Atual, 2003

Legislação Municipal e Constituição Federal para os cargos de Nível Médio

1.O Município e a Federação. O conceito de interesse local. A organização do Município. 2. A Administração Pública na Constituição Federal. 3. A Lei Orgânica Municipal. Conteúdo, competência e limitações. 4.O Poder Executivo. A responsabilidade do Poder Executivo. 5.Os servidores e empregados públicos: normas constitucionais e legais.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição Federal de 1988, com emendas (arts. 37 a 41). ______ . Lei 8429 de 1992.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

- NÍVEL MÉDIO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS OBJETIVAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

1. Administração Pública Municipal: Funções, organização interna e relação entre os setores, características e atribuições dos órgãos municipais, principais documentos que norteiam as ações do Governo Municipal.

2. Administração e ambiente de trabalho: organização do local de trabalho, clientes internos e externos, follow up, organização de reuniões e eventos. Relacionamento interpessoal. Gerenciamento do tempo. Atendimento ao público. Tecnologias de comunicação. Comunicação por telefone. Ética no exercício profissional. Qualidades pessoais e técnicas relativas à função. Organograma e fluxograma. Administração de conflitos. Protocolo e arquivo de documentos. Teorias e técnicas administrativas.

3. Comunicação oficial: atributos básicos. Definição e finalidade dos seguintes atos de comunicação: ofício, memorando, mensagem, edital, ata, carta, declaração, despacho, ordem de serviço, parecer, portaria, procuração, resolução, relatório, requerimento, convênio.

4. Windows: Noções de trabalho no ambiente Windows, uso do Windows Explorer e conhecimento de funções do tipo transferir arquivos para disquete, armazenar arquivos no computador, separar arquivos em pastas etc. MS-Excel: uso do MS-Excel para criação e edição de planilhas, conhecimento das suas funções básicas, como utilização de fórmulas nas planilhas, trabalho com várias planilhas em um arquivo etc.

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Ivanize; DA COSTA, Sylvia I. Secretária: um guia prático. 4ª. ed. São Paulo: SENAC, 2004. 188 p.

BARROS NETO, João Pinheiro de. Teorias da administração: curso compacto: manual prático para estudante & gerentes profissionais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 150 p.

CÂMARA DE VEREADORES DE INDAIAL. Sitio oficial da Câmara de Vereadores de Indaial. Disponível em www.camaraindaial.sc.gov.br Acesso em out. 2007

IVENS, Kathy. Usando Microsoft Windows 98. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa.17ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 384 p.

MINK, Carlos. Microsoft Word 2000. São Paulo: Makron Books, 1999.

MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da secretária: técnicas de trabalho. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 345 p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL. Sitio oficial do município de Indaial. Disponível em www.indaial.sc.gov.br Acesso em out. 2007

RODRIGUEZ, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 8ª. ed. - São Paulo: Atlas, 2003. 194 p.

WEISSKOPF, Gene. Excel 2000 (Prático e Fácil). São Paulo: Makron Books, 2000.

MOTORISTA

1.Legislação brasileira de trânsito. 2.Conhecimentos sobre funcionamento, manutenção preventiva, diagnóstico e correção de pequenos defeitos em motores de combustão interna, ciclo Otto (gasolina e álcool), 3.Conhecimentos sobre conceitos, métodos e técnicas de condução segura e direção defensiva de veículos visando a prevenção de acidentes de trânsito.

REFERÊNCIAS

PAZ, M. Arias. Manual do Automóvel. Última edição

ALMEIDA, F. Amaury. Manutenção de Automóveis. Última edição

SENAI.RJ. GEP.DIEAD. Direção Defensiva. Unidade de Estudo.

Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23-9-1977).

- NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS COM NÚCLEO COMUM

Português para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais

1. O texto: compreensão e interpretação. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos nos textos. 3. Morfologia: classes gramaticais; flexões (feminino e plural) dos substantivos e adjetivos; emprego de verbos. 4. Sintaxe: termos essenciais da oração; construção dos períodos compostos (emprego e sentido das orações coordenadas e subordinadas); concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal. 5. Ortografia. 6. Pontuação.

REFERÊNCIAS

FARACO, Carlos Alberto; MOURA, Francisco. Gramática Escolar. São Paulo: Ática, 2003.

TUFANO, Douglas. Estudos de língua portuguesa. Gramática. 3.ed. São Paulo: Moderna, 1995.

MARIANO, Elizabeth Griffi. Gramática. São Paulo: Moderna, 1996

FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2003.

Matemática para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais.

1.Os números naturais: O sistema de numeração decimal. Aplicação das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação na resolução de problemas. 2.Tratamento da informação: Aplicação do princípio fundamental da contagem. Interpretação de gráficos de barras, de colunas e de setor. Noções de probabilidade. 3.Os números racionais: Aplicação das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de problemas. Comparação de números racionais. 4.Grandezas Proporcionais: Razão entre duas grandezas. Divisão diretamente proporcional. Divisão inversamente proporcional. 5.Regra de três. 6.Porcentagem. 7.Média aritmética e média ponderada. 8.Sistemas de medidas. 9.Equações do 1º grau: Resolução de problemas utilizando equações do 1º grau.

REFERÊNCIAS

IMENES e LELLIS. Matemática - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, Scipione.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, Ática.

BOREAUX, Ana Lúcia; RUBISTEIN, Cléa; FRANÇA Elizabeth; OGLIARI Elizabeth;PORTELA Gilda -Matemática na vida e na escola - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, Brasil.

Matemática - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, Projeto Araribá, Moderna.

LEZZI, Gelson; DOLCE Osvaldo; MACHADO Antônio, Matemática e Realidade - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, Atual.

BIGODE Antônio José Lopes, Matemática hoje é feita assim - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, FTD

- NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS OBJETIVAS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

1. Conhecimentos gerais em ferramentaria. 2. Equipamento de proteção individual. 3.Materiais de construção. 4. Limpeza de ambientes e equipamentos.

REFERÊNCIAS

Catálogos de ferramentas.

CHAVES, Roberto. Manual do construtor. 18ª ed., Ediouro, 1996.

Texto "Princípios básicos de segurança do trabalho" Disponível no site www.ibam-concursos.org.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL - SC
ANEXO IV
FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
CONCURSO PÚBLICO

NOME DO CANDIDATO:

TIPO DE RECURSO:

_____

1 - CONTRA GABARITO
2 - CONTRA PONTUAÇÃO PROVA
3 - CONTRA PONTUAÇÃO TÍTULO
_____1 - DEFERIDO
2 - INDEFERIDO

Nº DE INSCRIÇÃO:

CARGO:

Nº DA QUESTÃO:

DATA:

FUNDAMENTAÇÃO:

 

 

 

 

 

Assinatura do Candidato _______________________________

Indaial, ______ de ____________________ de 2007.