Prefeitura de Eldorado dos Carajás - PA

Notícia:   427 vagas na Prefeitura de Eldorado dos Carajás - PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ELDORADO DO CARAJÁS

ESTADO DO PARÁ

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2007

O Prefeito Municipal de Eldorado do Carajás, no uso de suas Atribuições, torna pública a realização do CONCURSO PUBLICO destinado ao provimento de cargos para o preenchimento das vagas do quadro de pessoal efetivo de nível alfabetizado, de nível fundamental, de nível médio e de nível superior, mediante as condições estabelecidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será executado pela FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - FADESP com anuência da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA, sob sua total responsabilidade, obedecidas às normas deste Edital, cabendo à Comissão Especial de Organização, Coordenação e Execução do Concurso, presidida por Eurípedes Reis da Cruz Filho - Presidente da Comissão, conforme Decreto n° 003/07 do Prefeito Municipal de Eldorado do Carajás, o acompanhamento e a supervisão de todo o processo de seleção pública.

1.2. O concurso destina-se ao preenchimento de 427 vagas, ficando as nomeações condicionadas à disponibilidade orçamentário-financeira da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, durante o prazo de validade do concurso.

1.3. Os cargos ofertados por nível de escolaridade exigido, número de vagas e remuneração estão especificados a seguir:

Nível Superior

CARGOS

ESCOLARIDADE NÍVEL

N° DE VAGAS

REMUNERAÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Assistente Social

Superior

02

R$ 1.069,27

40 h/s

Bioquímico

Superior

01

R$ 1.069,27

40 h/s

Enfermeiro

Superior

01

R$ 1.069,27

40 h/s

Farmacêutico

Superior

01

R$ 1.069,27

40 h/s

Fisioterapeuta

Superior

01

R$ 1.069,27

40 h/s

Médico Clínico Geral

Superior

01

R$ 1.315,06

40 h/s

Nutricionista

Superior

01

R$ 1.069,27

40 h/s

Pedagogo

Superior

40

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Ciências Físicas e Biológicas

Superior

03

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Educação Física

Superior

02

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Geografia

Superior

05

R$ 637,00

20 h/s

Professor de História

Superior

03

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Língua Inglesa

Superior

03

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Língua Portuguesa

Superior

10

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Matemática

Superior

10

R$ 637,00

20 h/s

Professor de Religião

Superior

01

R$ 637,00

20 h/s

Professor Normal Superior

Superior

25

R$ 637,00

20 h/s

TOTAL

-

110

-

 

Nível Médio

CARGOS

ESCOLARIDADE NÍVEL

N° DE VAGAS

REMUNERAÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Almoxarife

Médio

01

R$ 467,35

40 h/s

Assistente Administrativo II

Médio

02

R$ 706,91

40 h/s

Auxiliar Administrativo

Médio

15

R$ 400,00

40 h/s

Fiscal de Obras

Médio

01

R$ 467,35

40 h/s

Fiscal de Tributos

Médio

01

R$ 467,35

40 h/s

Instrumentador Cirúrgico

Médio

01

R$ 869,41

40 h/s

Professor

Médio/Magistério

125

R$ 450,00

20 h/s

Técnico Agrícola

Médio

01

R$ 869,41

40 h/s

Técnico de Enfermagem

Médio

05

R$ 869,41

40 h/s

Técnico de Informática

Médio

01

R$ 869,41

40 h/s

Técnico de Laboratório

Médio

01

R$ 869,41

40 h/s

Técnico em Higiene Dental

Médio

01

R$ 869,41

40 h/s

Técnico em Radiologia

Médio

01

R$ 706,91

20 h/s

TOTAL

-

156

-

-

Nível Fundamental

CARGOS

ESCOLARIDADE NÍVEL

N° DE VAGAS

REMUNERAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Agente de Arrecadação

Fundamental

02

R$ 467,35

40 h/s

Agente de Vigilância Epidemiológico

Fundamental

01

R$ 380,00

40 h/s

Agente de Vigilância Sanitária

Fundamental

01

R$ 380,00

40 h/s

Assistente Administrativo I

Fundamental

04

R$ 467,35

40 h/s

Auxiliar de Consultório Dentário

Fundamental

01

R$ 467,35

40 h/s

Auxiliar de Enfermagem

Fundamental

10

R$ 467,35

40 h/s

Digitador

Fundamental

04

R$ 467,35

40 h/s

Recepcionista

Fundamental

05

R$ 467,35

40 h/s

Telefonista

Fundamental

01

R$ 467,35

40 h/s

TOTAL

-

29

-

-

Nível Alfabetizado

CARGOS

ESCOLARIDADE NÍVEL

N° DE VAGAS

REMUNERAÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Auxiliar de Serviços Gerais

Alfabetizado

80

R$ 380,00

40 h/s

Costureira

Alfabetizado

01

R$ 380,00

40 h/s

Cozinheiro (a)

Alfabetizado

03

R$ 380,00

40 h/s

Eletricista

Alfabetizado

01

R$ 574,78

40 h/s

Gari

Alfabetizado

05

R$ 380,00

40 h/s

Motorista Categoria A/B

Alfabetizado

01

R$ 467,35

40 h/s

Motorista Categoria C

Alfabetizado

01

R$ 574,78

40 h/s

Motorista Categoria D/E

Alfabetizado

01

R$ 706,91

40 h/s

Operador de Máquina Leve

Alfabetizado

01

R$ 467,35

40 h/s

Operador de Roçadeira

Alfabetizado

01

R$ 380,00

40 h/s

Pedreiro

Alfabetizado

01

R$ 574,78

40 h/s

Sepultador

Alfabetizado

01

R$ 380,00

40 h/s

Vigilante

Alfabetizado

35

R$ 380,00

40 h/s

TOTAL

-

132

-

-

1.4. Os conteúdos programáticos das provas objetivas, os cargos por nível de escolaridade, requisitos para investidura no cargo, atribuições e a carga horária se encontram respectivamente, nos Anexos I e III deste Edital.

1.5. O candidato antes de pagar a taxa de inscrição, deverá tomar conhecimento deste Edital para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a inscrição e para o exercício do cargo a que pretende concorrer.

1.6. O candidato classificado poderá ser nomeado para a Zona Rural a critério e necessidade da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás.

2. DAS VAGAS RESERVADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.1. Aos candidatos portadores de deficiência, são reservados 10% (dez por cento) das vagas existentes, conforme dispõem os arts. 37, VIII, da Constituição Federal, 271, V, da Constituição do Estado, Lei Federal n° 7.853 de 24/10/89, Lei Estadual n° 5.793 de 22/12/93, e Decreto Federal n° 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal n° 5.296/2004, têm assegurado o direto de inscrição no presente concurso público, para concorrerem aos cargos em que constar a reserva de vagas para deficiente, desde que a deficiência seja compatível com as Atribuições do cargo em provimento para o qual concorre, mediante declaração expressa no formulário de inscrição e desde que alcancem a pontuação mínima necessária para aprovação no concurso.

2.2. Não se aplica o disposto do subitem anterior aos cargos ofertados para os quais o número de vagas seja inferior a 10 (dez).

2.3. No caso do percentual de que trata os subitens 2.1 e 2.2 deste edital, resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

2.4. Consideram-se deficiências que asseguram o direito de concorrer às vagas reservadas no subitem 2.1 deste Edital, somente aquelas definidas no art. 4° do Decreto Federal n°3.298 de 20/12/99.

2.5. Para concorrer às vagas reservadas nos cargos, o candidato ou seu representante deverá obrigatoriamente, no ato da inscrição:

- marcar no Formulário de Inscrição o campo destinado ao Portador de Deficiência;

- preencher corretamente o Formulário Específico de Portador de Deficiência, que será entregue no ato da inscrição;

- entregar a cópia do laudo médico, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível de sua deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID (Decreto n° 3.298/99);

- entregar cópia da justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (Decreto n° 3.298 de 20/12/99), caso necessite de tempo adicional para realização das provas.

2.6. Pedidos posteriores, referentes aos citados no subitem 2.5 deste Edital, serão indeferidos.

2.7. O candidato portador de deficiência participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, a data, ao horário e ao local de aplicação das provas, e ao critério de corte exigido para todos os demais candidatos.

2.8. O candidato portador de deficiência, classificado no Concurso será submetido, antes da posse, à perícia por Junta Médica Oficial do Município de Eldorado do Carajás, que terá decisão definitiva sobre a sua qualificação como deficiente e sobre o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo pretendido.

2.9. Após perícia, se favorável, será o candidato nomeado, observando-se a ordem de classificação. Em caso de não ratificação declarada pela Junta Médica Oficial do Município de Eldorado do Carajás, o candidato será eliminado do Concurso.

2.10. Na inexistência de candidatos enquadrados nos critérios definidos nos subitens anteriores ou no caso de eliminação desses candidatos, as vagas a eles reservadas serão revertidas para os demais candidatos, observando-se a ordem de classificação.

2.11. Os candidatos portadores de deficiência que não declararem essa condição, no ato da inscrição, não poderão, posteriormente, interpor recurso em favor de sua situação.

2.12. A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

2.13. A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listas, sendo a primeira, contendo a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente com a pontuação destes últimos.

3. DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

3.1. O valor da taxa de inscrição será conforme abaixo:

- R$ 40,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja Nível Alfabetizado

- R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja Nível Fundamental

- R$ 70,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja Nível Médio

- R$ 90,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja Nível Superior

3.2. As inscrições ficarão abertas no período de período de 06 a 17 de agosto de 2007, conforme locais e hora abaixo especificados, onde os candidatos efetuarão o pagamento da taxa de inscrição.

- Eldorado do Carajás = Posto do BANPARA, no horário de expediente bancário.

- Belém = Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP (av. Augusto Corrêa s/n - Guamá - Campus Universitário da UFPA), de 9:00 às 16:00 horas.

3.3. O pagamento deverá ser feito somente em espécie.

3.4. O candidato ao pagar a taxa de inscrição, por nível de escolaridade/cargo receberá o comprovante de pagamento.

4. DA EFETIVAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.1. O candidato com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá dirigir-se no período, hora e locais citados abaixo, para receber o formulário de inscrição e o manual do candidato.

Período: 06 a 17 de agosto de 2007 (exceto sábado e domingo).

Hora: 9:00 às 17:00h (horário local).

Locais:

- Eldorado do Carajás = Rua da Rodoviária, 30- ao lado da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, setor de Tributos.

- Belém = Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP (av. Augusto Corrêa s/n - Guamá - Campus Universitário da UFPA).

4.2. O candidato deverá devolver o formulário de inscrição, devidamente preenchido, no período, hora e locais citados acima, juntamente com a cópia do documento de identidade.

4.3. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.° 9.503, de 23 de setembro de 1997).

4.4. O formulário de inscrição deverá ser preenchido de forma correta, sendo de inteira responsabilidade do candidato ou do procurador às informações nele prestadas, cabendo aos executores do concurso o direito de excluir do concurso aquele que preenchê-lo com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente à realização do concurso.

4.5. A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou, em caso de impedimento, por outra pessoa, havendo necessidade de Procuração particular, a qual deverá estar acompanhada de cópia do documento de identidade do procurador e do candidato.

4.6. O candidato que não devolver o Formulário de Inscrição devidamente preenchido, juntamente com a cópia do documento de identidade, no período, hora e locais citados no subitem 4.1 deste Edital, não estará inscrito no concurso, sendo considerado desistente.

4.7. O candidato concorrerá ao cargo a que foi inscrito, devendo comprovar que é habilitado somente no momento da investidura do cargo, no caso de ser classificado no concurso.

4.8. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

4.9. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

4.10. E vedada a inscrição condicional, extemporânea, por via postal, fax ou correio eletrônico.

5. DO CARTÃO DE INSCRIÇÃO

5.1. O cartão de inscrição é o documento que habilita o candidato a realizar as provas.

5.2. O cartão de inscrição será entregue exclusivamente ao candidato e deverá ser assinado igual ao documento de identidade.

5.3. O cartão de inscrição será entregue, no período, hora e locais, conforme abaixo:

Período: 03 a 06 de setembro de 2007 (calendário de entrega a ser estabelecido no Manual do Candidato) Horário: 09 às 17 horas (horário local)

Locais:

- Eldorado do Carajás = Rua da Rodoviária, 30- ao lado da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, setor de Tributos.

- Belém = Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP (av. Augusto Corrêa s/n - Guamá - Campus Universitário da UFPA).

5.4. No cartão de inscrição constarão os dados pessoais do candidato, o cargo objeto do concurso, a data de nascimento, tempo de serviço público, quando for o caso, o local de realização da prova objetiva e se é portador de deficiência, quando for o caso.

5.5. Para receber o cartão de inscrição o candidato deverá apresentar o comprovante de entrega do formulário de inscrição e o original do documento de identidade, cuja cópia foi entregue no ato da inscrição.

5.6. O candidato ao receber o cartão de inscrição e constatar erro de processamento nos dados pessoais, o mesmo poderá solicitar a correção, em formulário próprio, no período, hora e locais mencionados no subitem 5.3 deste Edital.

5.7. O candidato que não solicitar a correção dos dados pessoais durante o período, hora e locail mencionados anteriormente, não poderá, posteriormente, solicitar a devida correção.

5.8. Os cartões de inscrição corrigidos serão entregues nos dias 21 e 22 de setembro de 2007, no horário de 09 às 12 horas, na Rua da Rodoviária, 30- ao lado da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, setor de Tributos.

5.9. A apresentação do cartão de inscrição, acompanhado do original do documento de identidade (com fotografia), serão obrigatório no dia de realização das provas.

6. DAS PROVAS OBJETIVAS

6.1. As provas objetivas serão realizadas somente em Eldorado do Carajás, no dia 30 de setembro de 2007, conforme horários abaixo:

08 às 12 horas (horário local) para os cargos de Nível Médio e Nível Fundamental;

14 às 18 horas (horário local) para os cargos de Nível Alfabetizado e Nível Superior.

6.2. Será aplicada prova objetiva, para todos os cargos, abrangendo os conteúdos programáticos constantes no Anexo I deste Edital, de caráter eliminatório e classificatório, conforme quadro a seguir:

6.3. Cargos de Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais; Costureira; Cozinheiro (a); Eletricista; Gari; Motorista Categoria A/B; Motorista Categoria C; Motorista Categoria D/E; Operador de Máquina Leve; Operador de Roçadeira; Pedreiro; Sepultador e Vigilante.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/ DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

10

-Matemática

10

TOTAL

20

6.4. Cargos de Nível Fundamental: Agente de Arrecadação; Agente de Vigilância Epidemiológico; Agente de Vigilância Sanitária; Assistente Administrativo I; Auxiliar de Consultório Dentário; Auxiliar de Enfermagem; Digitador; Recepcionista e Telefonista.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/ DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

15

-Matemática

15

TOTAL

30

6.5. Cargos de Nível Médio: Almoxarife; Assistente Administrativo II; Fiscal de Obras; Fiscal de Tributos; Instrumentador Cirúrgico; Técnico Agrícola; Técnico de Enfermagem; Técnico de Informática; Técnico de Laboratório; Técnico em Higiene Dental e Técnico em Radiologia.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

10

-Matemática

10

- Conhecimentos Específicos

10

TOTAL

30

6.6. Cargo de Nível Médio: Professor.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

10

-Matemática

10

- Conhecimentos Pedagógicos

10

TOTAL

30

6.7. Cargos de Nível Superior: Assistente Social; Bioquímico; Enfermeiro; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Médico Clínico Geral e Nutricionista.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

10

- Conhecimentos Específicos

20

TOTAL

30

6.8. Cargos de Nível Superior: Professor de Ciências Físicas e Biológicas; Professor de Educação Física; Professor de Geografia; Professor de História; Professor de Língua Inglesa; Professor de Língua Portuguesa; Professor de Matemática e Professor de Religião.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

10

- Conhecimentos Específicos10
 - Conhecimentos Pedagógicos10
TOTAL30

6.9. Cargo de Nível Superior: Pedagogo e Professor Normal Superior.

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINAS

N° DE QUESTÕES

Objetiva

- Língua Portuguesa

10

- Conhecimentos Pedagógicos e Específicos

20

TOTAL

30

6.10. Os conteúdos programáticos das provas objetivas constarão também no Manual do Candidato.

6.11. O estabelecimento de ensino e o local de realização da prova objetiva constarão no cartão de inscrição do candidato.

6.12. No dia da prova o candidato deverá levar caneta esferográfica, tinta preta ou azul.

6.13. Cada questão da prova objetiva valerá 1,00 (um) ponto e será composta de quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

6.14. Terá, no cartão resposta, para cada questão, quatro campos de marcação: um campo para cada uma das quatro opções A, B, C e D, sendo que o candidato deverá preencher apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

6.15. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no cartão resposta.

6.16. A leitora não registra as marcações incorretas que estiverem em desacordo com este edital ou com as instruções contidas no cartão resposta, tais como: dupla marcação, marcação rasurada, emendada, campo de marcação não-preenchido integralmente, e apagadas com borracha ou com corretivo.

6.17. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão resposta por erro do candidato. O cartão-resposta só será substituído se for constatada falha de impressão.

6.18. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar o seu cartão resposta, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

6.19. O resultado da prova objetiva será divulgado até o dia 19 de outubro de 2007.

6.20. No dia de prova os candidatos deverão comparecer ao local definido com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário fixado para o seu início, devendo apresentar obrigatoriamente o cartão de inscrição, juntamente com o original do documento de identidade com fotografia. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.° 9.503, de 23 de setembro de 1997).

6.21. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

6.22. No dia de prova não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

6.23. Por ocasião da realização da prova, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 6.20 deste edital, não poderá fazer a prova e será automaticamente eliminado do concurso público.

6.24. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de impressão digital e assinatura em formulário próprio.

6.25. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

6.26. Será automaticamente eliminado do concurso o candidato que faltar a prova objetiva ou durante a realização da mesma:

- utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros;

- utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro candidato;

- utilizar-se de telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook e/ou equipamento similar;

- faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de fiscalização da prova, com as autoridades presentes e com outros candidatos;

- recusar-se a entregar o material da prova objetiva ao término do tempo destinado para a sua realização;

- afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal, assim como portando o Boletim de Questões e/ou Cartão Resposta;

- descumprir as instruções contidas no Boletim de Questões e/ou no Cartão Resposta;

- perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

6.27. Não haverá sob hipótese alguma:

- realização de prova fora da data, locais e horário previamente estabelecido e de segunda chamada;

- revisão da leitura óptica do cartão resposta;

- vista de qualquer uma das provas.

6.28. Não será permitido que as marcações no cartão-resposta sejam feitas por outras pessoas, salvo no caso de candidato inscrito, de acordo com o subitem 2.1., se a deficiência impossibilitar a marcação pelo mesmo.

6.29. Em caráter excepcional será realizada prova em hospitais de Eldorado do Carajás, para o candidato que comprovadamente apresentar atestado fornecido por médico com respectivo CRM e CID - Código Internacional de Doenças, impossibilitando o comparecimento no local definido no cartão de inscrição, junto a Comissão Executora do Concurso, na véspera ou até duas horas antes do início da prova.

6.30. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova objetiva, em razão de afastamento de candidato da sala da prova, mesmo que autorizado por motivo de força maior.

6.31. Não serão dadas informações por telefone a respeito de datas, locais e horários de provas. O candidato deverá observar rigorosamente os Editais e o Manual do Candidato.

6.32. O candidato deverá devolver no dia da prova, o cartão-resposta e o boletim de questões, recebidos.

6.33. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 01 de outubro de 2007, às 10 horas, no site www.fadesp.org.br e quadro de avisos da Prefeitura e Secretárias do Município de Eldorado do Carajás.

7. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1. Todos os candidatos terão seus cartões resposta corrigidos por meio de processamento eletrônico.

7.2. Será classificado no concurso o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 60%(sessenta por cento) do número de questões relativas à prova objetiva.

7.3. O candidato que obtiver pontuação total inferior a referida no subitem 7.2 será eliminado do concurso, bem como os faltosos.

7.4. A classificação final do concurso será em ordem decrescente do total de pontos obtidos, até o limite das vagas fixadas neste Edital e chamados para assumirem os cargos objeto do presente concurso.

7.5. Terá, sucessivamente, preferência na ordem de classificação em caso de empate no total de pontos obtidos, o candidato:

a) idoso, ou seja, com idade igual ou superior a sessenta (60) anos, considerando-se ano, mês e dia do nascimento, nos termos dos artigos 10 e 27 e seu parágrafo único, da Lei n° 10.741 de 01 de outubro de 2003- Estatuto do Idoso;

b) maior tempo de serviço público, contado até o dia 10 de agosto de 2007, declarado no formulário de inscrição, quando for o caso;

c) maior número de pontos obtidos na parte da prova de Conhecimentos Específicos, quando for o caso;

d) maior número de pontos obtidos na parte da prova de Conhecimentos Pedagógicos, quando for o caso;

e) maior número de pontos obtidos na parte da prova de Conhecimentos Pedagógicos e Específicos, quando for o caso;

f) maior número de pontos obtidos na parte da prova de Língua Portuguesa;

g) Maior número de pontos obtidos na parte da prova de Matemática, quando for o caso;

h) mais idoso, considerando-se dia, mês e ano do nascimento.

7.6. Os candidatos classificados serão nomeados pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás de acordo com o número de vagas aqui especificadas e de acordo com a disponibilidade financeira da mesma.

8. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

8.1. O recurso do gabarito oficial preliminar deverá ser interposto em até 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data e hora definidas no subitem 6.33 deste Edital.

8.2. Admitir-se-á um único recurso para cada questão da prova objetiva.

8.3. O (s) ponto (s) relativo (s) à (s) questão (ões) eventualmente anulada (s) da prova objetiva será(ão) atribuído (s) a todos os candidatos presentes;

8.4. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo com indicação do nome do candidato, cargo, n° do documento de identidade, n° da inscrição e assinatura, conforme o modelo constante no Anexo II do presente Edital.

8.5. O recurso quanto ao resultado final do concurso deverá ser interposto em até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado final pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás e no site da Fadesp (www.fadesp.org.br).

8.6. Os recursos deverão ser dirigidos à Comissão Executora do Concurso, no horário de 09 às 16 horas, de acordo com o modelo citado anteriormente, podendo ser através:

- dos telefones/fax (91)4005-7446-4005-7433 ou;

- do site leila@fadesp.org.br.

8.7. O recurso interposto não terá efeito suspensivo e aquele que for interposto fora do respectivo prazo não será aceito.

8.8. A FADESP é a instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

8.9. A decisão do recurso será dada a conhecer, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do último dia do prazo de recebimento.

9. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

9.1. Para ingressar no quadro de funcionário da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, o candidato classificado, neste concurso, deverá comprovar:

a) nacionalidade brasileira ou equiparada.

b) estar no gozo dos direitos civis e políticos, nos termos da Constituição Federal.

c) ter, no mínimo, dezoito anos completos na data da posse.

d) aptidão em inspeção de saúde através de laudo expedido por serviço médico da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, objetivando verificar se as características físicas e psicológicas do candidato classificado são compatíveis com o cargo.

e) estar em dia com suas obrigações militares e eleitorais, na forma da Lei.

f) nível de escolaridade exigido para o cargo e respectiva qualificação profissional, quando for o caso, conforme estabelecido nos Requisitos para investidura no cargo - Anexo III deste Edital.

g) registro profissional junto ao órgão competente, quando for o caso.

h) tempo de serviço público declarado no formulário de inscrição, quando for o caso.

i) laudo médico atestatório de portador de deficiência que tenha sido declarado no formulário de inscrição, quando for o caso. 9.2. A não comprovação de quaisquer uns dos documentos especificados no subitem 9.1., letras de "a" a "i", impedirá o ingresso do candidato na Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas deste Edital, assim como em Editais relacionados a este concurso a serem publicados, quando for o caso.

10.2. O concurso terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, e os candidatos aprovados poderão vir a ser chamados, dentro do prazo de validade do mesmo, de acordo com o número de vagas do quadro reserva e as necessidades e possibilidades da mesma.

10.3. O candidato classificado no concurso, quando convocado para manifestar-se acerca da sua nomeação, poderá dela desistir definitivamente ou temporariamente.

10.4. No caso de desistência temporária, o candidato renuncia à sua classificação e passa a posicionar-se em último lugar na lista dos aprovados, aguardando nova convocação, que poderá ou não se efetivar no período de validade do concurso.

10.5. A nomeação do candidato para o cargo fica condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo serviço médico da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás e ao atendimento das condições previstas neste Edital.

10.6. Os candidatos portadores de deficiência devem declarar, no ato de inscrição, em formulário específico, qual o tipo de deficiência, para efeito de elaboração das provas, e para, quando convocados, submeterem-se a exame médico oficial, que terá decisão conclusiva sobre o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo a que concorrem.

10.7. Será eliminado do concurso público o candidato que:

- apresentar declaração falsa ou inexata para fins de nomeação e posse;

- não comprovar a escolaridade e os pré-requisitos na data da posse;

- deixar de apresentar qualquer dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital; - não preencher os requisitos exigidos para o ingresso no quadro funcional da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás; - não obtiver o mínimo de 40% (quarenta por cento) de acertos do número de questões da prova objetiva;

10.8. A aprovação no concurso não assegura o direito à nomeação do candidato, constituindo-se em mera expectativa de direito.

10.9. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), cartão de inscrição e documento de identidade.

10.10. Os portões serão fechados após o início determinado para as provas, não sendo permitido, sob hipótese alguma, o ingresso de candidatos retardatários.

10.11. A FADESP e a Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás não arcarão com quaisquer despesas de deslocamento de candidatos para a realização das provas e/ou mudança de candidato para a investidura no cargo.

10.12. Os itens e subitens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.

10.13. Após o resultado final do concurso, o candidato deverá manter atualizado seu endereço junto a Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás.

10.14. O resultado final do concurso será homologado pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, que será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará e divulgado no site www.fadesp.org.br.

10.15. A publicação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Estado do Pará será o documento comprobatório da aprovação do candidato, para qualquer fim, não sendo fornecido qualquer outro documento.

10.16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executora do Concurso.

Eldorado do Carajás (PA), 16 de julho de 2007.

JOÃO DE CASTRO BARRETO
Prefeito Municipal de Eldorado do Carajás

ANEXO 1

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

NÍVEL ALFABETIZADO

Língua Portuguesa

1. Leitura e interpretação de pequenos textos.

2. Escrita de palavras: emprego de letras maiúsculas.

3. Separação em sílabas.

4. Gênero masculino e feminino.

5. Ordem alfabética.

6. Formação do plural aos substantivos terminados em vogal.

7. Fonética: letra e fonema.

Matemática

1. Noções de tempo: ano, mês, semana, dia, hora.

2. Identificação de cores, formas, tamanhos, posições, quantidades e quantias.

3. Interpretação de situações envolvendo adição e subtração.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Língua Portuguesa

1. Leitura e interpretação de textos.

2. Gêneros e tipos de texto.

3. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo da crase.

4. Estrutura e formação de palavras.

5. Classes de palavras, flexão e emprego.

6. Sintaxe: frase e oração; termos da oração.

7. Concordância nominal.

8. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, conotação e denotação, figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

9. Fonética: letra e fonema.

10. Pontuação

Matemática

1. Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros e racionais - operações, propriedades e problemas.

2. Equações, Sistemas e Problemas de 1° Grau.

3. Expressões Algébricas: Valor numérico.

4. Grandezas proporcionais.

5. Razão e proporção; regra de três simples; porcentagem; juros simples.

6. Unidades de medidas.

NÍVEL MÉDIO

Língua Portuguesa (comum para todos os candidatos)

1. Leitura e interpretação de textos.

2. Gêneros e tipos de texto.

3. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo da crase.

4. Estrutura e formação de palavras.

5. Classes de palavras, flexão e emprego.

6. Sintaxe da oração e do período.

7. Concordância nominal e verbal.

8. Regência nominal e verbal.

9. Colocação pronominal.

10. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, conotação e denotação, figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

11. Pontuação.

12. Redação oficial: estrutura e organização de documentos oficiais (requerimento, carta, certidão, atestado, declaração, ofício, memorando, ata de reunião, relatório, etc.); expressões de tratamento.

Matemática (comum para todos os candidatos, exceto Professor de Nível Médio)

1. Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais - operações, união, intersecção, diferença; propriedades; problemas.

2. Expressões Algébricas: polinômios (operações).

3. Equações, sistemas e problemas de 1° e 2° graus.

4. Relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo.

5. Matemática financeira: razão e proporção; regra de três (simples e composta); porcentagem; juros simples e montante.

6. Sistema legal de medidas, sistema métrico decimal.

7. Geometria plana: polígonos (quanto aos lados, quanto aos ângulos e diagonais); áreas das figuras planas.

Matemática - Professor Nível Médio

1. Noções de tempo: ano, mês, semana, dia, hora.

2. Identificação de cores, formas, tamanhos, posições, quantidades e quantias.

3. Interpretação de situações envolvendo adição e subtração.

4. Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros e racionais - operações, propriedades e problemas.

5. Equações, Sistemas e Problemas de 1° Grau.

3. Expressões Algébricas: Valor numérico.

4. Grandezas proporcionais.

5. Razão e proporção; regra de três simples; porcentagem; juros simples.

6. Unidades de medidas.

AGENTE ADMINISTRATIVO II- Conhecimentos Específicos

1. Conceitos de Internet e Intranet.

2. Principais navegadores para Internet.

3. Correio eletrônico.

4. Principais aplicativos comerciais (edição de textos e planilhas, software de apresentações): Windows XP, MS Office xP.

ALMOXARIFE - Conhecimento Específico

1. Recebimento e guarda de material.

1.1. documentos aceitáveis para recebimento; Nota de Empenho;

2. Armazenamento de material

2.1. localização, segurança e preservação;

3. Requisição de material

3.1. distribuição de material

a) pressão,

b) requisição;

4. Movimentação e Controle

4.1. tipos de controle

4.2. controle de estoque

4.3. controle patrimonial;

5. Reposição de estoque

5.1. fatores de ressuprimento;

6. Emissão de relatórios

6.1. diário

6.2. mensal

6.3. anual

6.4. Inventários- tipos de inventários

6.4.1. Inicial

6.4.2. Eventual

6.4.3. Anual

6.4.4. transferência de responsabilidade

6.4.5. e/tinção ou transformação;

7. Conhecimento em informática e demais atividades correlatas;

FISCAL DE OBRAS - Conhecimentos Específicos

1. Funções do Fiscal de Obras: Finalidades e Procedimentos.

2. Elementos básicos de projeto: Plantas, Cortes, e Fachadas.

3. Noções Básicas dos Materiais de Construção: Argamassas, Materiais cerâmicos, Materiais betuminosos, Concreto simples, Madeira e Aço.

4. Execução de obras: Armação, Concretagem, Ferramentas, Metragem, Cálculos simples de áreas e volumes, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas e Instalações de esgotos sanitários.

FISCAL DE TRIBUTOS - Conhecimentos Específicos

1. Direito Tributário: O Sistema Tributário Nacional, Os Princípios Constitucionais, Tributos, Tipos Societários, Formas de Tributação das Pessoas Jurídicas.

2. Contabilidade Geral ou Financeira: Origem, Conceito, Técnicas Contábeis, Patrimônio, Escrituração, Demonstrações Contábeis, Resolução n°. 750 do CFC - Conselho Federal de Contabilidade.

3. Contabilidade Pública: Regimes Contábeis, Orçamento Público, Receita Pública, Despesa Pública, Restos a Pagar, Dívida Pública, Levantamento de Balanços.

INSTRUMENTADOR CIRURGICO - Conhecimentos Específicos

1. Noções Gerais sobre anatomia.

2. Relações humanas e preparo psicológico do paciente.

3. Etica profissional.

4. Noções gerais sobre microbiologia.

5. Infecções hospitalares.

6. Métodos, produtos e processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde (Desinfecção e Descontam inação).

7. Tipos de esterilização.

8. Paramentação cirúrgica - Técnica de escovação das mãos. - Calçamento de luvas esterilizadas.

9. Funções do Instrumentador.

10. Montagem da mesa do instrumentador: Fios e agulhas - Tipos e finalidades. Drenos e sondas - Tipos e finalidades.

11. Tempo cirúrgico - Tipos de incisões.

12. Nomenclatura das cirurgias.

13. Localização do Centro Cirúrgico e exigências do mesmo.

PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO - Conhecimentos Pedagógicos

1.Teorias de Aprendizagem.

2. Relação professor-aluno.

3. Motivação.

4. Métodos de ensino e material didático.

5. Instrumentos de Planejamento das Ações Educativas: Projeto Pedagógico, Projetos de Ensino, Plano de Curso, Unidade, Aula.

6. Interdisciplinaridade.

7. Inclusão Escolar.

8. Dificuldades de aprendizagem.

9.Avaliação da aprendizagem.

10. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1a a 4a Série).

TÉCNICO AGRÍCOLA - Conhecimentos Específicos

1. Noções de elaboração de estudos e projetos; propriedades rurais, condições sociais do homem no campo.

2. Produção, administração e planejamento agropecuário.

3. Noções gerais sobre paisagismo e plantas ornamentais.

4. Diferentes alternativas e métodos de preparo do solo; demarcação, dimensionamento e abertura de cova.

5. Mecanização do solo; Máquinas e implementos agrícolas.

6. Métodos para coleta de amostras de solo e interpretação de resultados.

7. Correção de acidez do solo, adubos e adubação, controle químico de ervas daninhas.

8. Identificação e controle convencional e biológico de pragas e doenças.

9.Agricultura moderna; orgânica e agroecológica.

10. Produção e manutenção de sementes, viveiro de mudas e pomares.

11. Planejamento e organização de métodos e técnicas; de propagação vegetal.

12. Uso da água no solo: noções de irrigação e drenagem. 13. Conservação ambiental.

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - Conhecimentos Específicos

1. Conceitos básico de hardware e software.

2. Organização genérica dos microcomputadores.

3. Dispositivos de entrada/ saída e suas propriedades.

4. Codificação de dado/informação, armazenamento e recuperação.

5. Software de automação de escritórios do tipo "Office".

6. Noções de internet (componentes, propriedades e utilização).

TÉCNICO DE LABORATÓRIO - Conhecimentos Específicos

1. Biossegurança em Análises Clínicas.

2.Anticogulantes em análises Clínicas.

3. Coleta, preparação, transporte e conservação de amostras biológicas, em Análises Clínicas.

4.Aparelhagem laboratorial (cuidados, conservação e utilizações).

5. Reagentes e colorações de rotina em Análises Clínicas (hematologia, parasitologia, microbiologia e uroanálise).

6. Lavagem e esterilização.

7. Preparação de meios de cultura para bacteriologia.

8. Hemograma Completo (eritrograma e leucograma), VHS.

9. Exames bioquímicos do sangue e do líquor.

10. Exames sorológicos: VDRL, Látex, PCR, ASO.

11. Noções sobre colorimetria e fotometria.

12. Noções sobre curva de calibração.

13. Uroanálise: exames físico, químico e microscópico.

14. Parasitológico: exame físico e microscópico, métodos: direto, Faust, Baerman, Hoffman, Hematoxilina Férrica e MIF.

15. Noções sobre o diagnóstico laboratorial em Análises Clínicas.

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL - Conhecimentos Específicos

1.Anamnese: suas características e importância dentro da odontologia.

2. Radiologia Odontológica: Filmes e processamento radiográfico, Posicionamento dos filmes (técnica intrabucal).

3. Biossegurança e controle da infecção: Limpeza de instrumental, Barreiras mecânicas ou equipamento de proteção individual, produtos químicos para desinfecção e anti-sepsia da sala clínica, riscos provenientes do ambiente de consultório.

4. Placa Bacteriana: como se forma, do que é constituída, causa do seu aparecimento e o que acarreta na saúde do paciente.

5. Cárie dental: etiologia, definição e substâncias para a sua prevenção.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA - Conhecimentos Específicos

1. Física da Radiação : a) Produção; b) Propriedades; c) Efeitos biológicos e medidas de proteção.

2. Técnica radiológica do crânio.

3. Técnica radiológica da face.

4. Técnica radiológica da órbita.

5. Técnica radiológica dos seios da face.

6. Técnica radiológica da sela turca.

7. Técnica radiológica do ouvido: a) rochedo; b) mastóide.

8. Técnica radiológica osteoarticular - incidência básica.

9. Técnica radiológica da coluna vertebral.

10. Técnica radiológica do tórax.

11. Técnica radiológica do mediastino.

12. Técnica radiológica do coração.

13. Técnica radiológica do abdome.

14. Princípios técnicos dos exames contrastados do tubo digestivo: a) esôfago, estômago e duodeno; b) intestino delgado e cólon.

15. Técnica radiológica da vesícula e vias biliares.

16. Técnica radiológica do aparelho urinário : a) urografia excretora; b) uretrocistografia.

17. Técnica radiológica do abdome agudo.

18. Técnica radiológica do trauma.

19. Técnica radiológica da tomografia computadorizada: tórax, abdome, crânio, coluna, pescoço, mastóide e seios da face.

20. Noções técnicas de ultrasonografia

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - Conhecimentos Específicos

1. Política de Saúde - Sistema Único de Saúde.

2. Estratégia de Saúde da Família.

3. Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

4. Etica e trabalho: implicações legais na prática de enfermagem.

5. Promoção da Biossegurança nas Ações de Enfermagem.

6. Prevenção e controle de infecção hospitalar.

7. Assistência em Saúde Coletiva - Programas de Saúde: Pré-Natal; Imunização. Tuberculose; Hanseníase, Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento, Hipertensão e Diabetes.

8. Sinais Vitais: verificação e monitoramento.

9. Administração de medicamentos.

10. Assistência a clientes/pacientes em tratamento clínico.

11. Assistência a clientes/pacientes em tratamento cirúrgico.

12. Assistência a clientes/pacientes em urgência e emergência.

NÍVEL SUPERIOR

Língua Portuguesa (comum a todos os candidatos)

1. Compreensão e interpretação de textos.

2. Gêneros e tipos de texto.

3. Ortografia oficial.

4. Acentuação gráfica.

5. Estrutura e formação de palavras.

6. Classe de palavras, flexão e emprego.

7. Sintaxe da oração e do período.

8. Concordância nominal e verbal.

9. Regência nominal e verbal.

10. Colocação pronominal.

11. Emprego do sinal indicativo de crase.

12. Significação das palavras.

13. Figuras de linguagem.

14. Pontuação.

15. Redação oficial.

ASSISTENTE SOCIAL - Conhecimentos Específicos

1. Fundamentação Teórico-Metodologica do Serviço Social e suas diferentes matrizes;

2. Planejamento em Serviço Social;

3. Pesquisa e a produção de conhecimento no Serviço Social;

4. Instrumental Técnico-operativo do serviço Social;

5. Etica em Serviço Social;

6. Políticas Sociais e Direitos Sociais;

7. Seguridade Social; Assistência, Saúde e Previdência Social;

8. A questão do Idoso;

9. O ECA e suas determinações para uma política de atenção à Criança e ao Adolescente;

10. Espaço Público, Cidadania e Terceiro Setor;

11. A LOAS

12. O Sistema Único de Saúde (SUS)

13. Tratamento Fora do Domicilio (TFD)

14. O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos

15. Movimentos Sociais, Populares e Comunitários

16. O desenvolvimento de comunidade como estratégia de intervenção

BIOQUÍMICO - Conhecimentos Específicos

1. Coleta de material biológico;

2. Dosagens bioquímicas do sangue para diagnóstico laboratorial de função hepática, função renal, dislipidemias e diabetes mellitus;

3. Interpretação clínico-laboratorial do hemograma. Testes de coagulaçã;

4. Exame parasitológico das fezes;

5. Elementos anormais e sedimentoscopia urinária;

6. Exame microbiológico de materiais biológicos, teste de sensibilidade a antibióticos e diagnóstico laboratorial de tuberculose e hanseníase;

7. Diagnóstico laboratorial de malária, doença de Chagas e Leishmaniose;

8. Controle de qualidade em análise clínicas;

9. Parâmetros para funcionamento do SUS;

10. Código de ética da profissão farmacêutica;

11. Formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos; armazenamento e distribuição de medicamentos;

12. Boas práticas de manipulação em farmácia.

ENFERMEIRO - Conhecimentos Específicos

1.A Constituição Federal de 1988 e seus artigos 196 a 200.

2. Lei Orgânica do SUS: Leis Federais n°. 8.080 e n°. 8.142. Norma Operacional Básica/96. Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS-SUS-01/02).

3. Situação de Saúde da população do Estado do Pará: perfil epidemiológico.

4. Higiene e Segurança no trabalho.

5. Etica e legislação do exercício profissional.

6. Gestão em enfermagem: Organização e gestão dos serviços de saúde; Processos de trabalho em saúde e na enfermagem.

7. Sistematização da assistência de enfermagem: assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência clínicas.

8. Processos de desinfecção e esterilização.

9. Políticas de Saúde do Ministério da Saúde: Estratégia de Saúde da Família; Programa de Agentes Comunitários de Saúde; Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento; Assistência integral à Saúde da mulher: assistência ao pré-natal, parto, puerpério, prevenção e controle do câncer cérvico uterino e de mama, climatério, menopausa, planejamento familiar; Assistência integral à saúde da criança: controle do crescimento e desenvolvimento, assistência e controle das infecções respiratórias agudas, assistência e controle das doenças diarréicas agudas, aleitamento materno, assistência e controle as doenças prevalentes na infância; Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; Programa Nacional de Imunização: esquema básico recomendado pelo Ministério da Saúde, rede de frios; Assistência de Enfermagem ao adolescente; Programa de Hipertensão e Diabético: assistência de enfermagem ao adulto e idoso; Programas de Controle da Tuberculose e da Hanseníase; Programa de saúde do Trabalhador.

FARMACÊUTICO - Conhecimentos Específicos

Código de ética da profissão Farmacêutica; Vias de administração de medicamentos; Farmacotécnica: formas farmacêuticas e cálculos; Psicoativos e retinóides. legislação vigente;. Central de abastecimento farmacêutico, armazenamento e distribuição; Estrutura física e organizacional da farmácia hospitalar; Aquisição de medicamentos e correlatos em instituições públicas. legislação vigente; Comissão de Farmácia e terapêutica, padronização de medicamentos e farmacovigilância; Boas práticas de distribuição de produtos farmacêuticos. legislação vigente; Boas práticas de manipulação em farmácia; Mecanismos gerais de ação e efeitos de fármacos; Farmacocinética; Bioequivalência e biodisponibilidade de fármacos; Antiácidos; Antiespasmódicos; Broncodilatadores; Anti. hipertensivos; Diuréticos; Interação medicamentosa; Antimicrobianos; Farmacologia clínica; Parâmetros para o funcionamento do SUS.

FISIOTERAPEUTA - Conhecimentos Específicos

1.Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor e Fisioterapia nas disfunções e na saúde da criança.

2.Avaliação Fisioterápica: geral, funcional, nas disfunções reumatológicas, nas disfunções neurológicas.

3.Aspectos essenciais da relação entre o Fisioterapeuta, a pessoa a ser atendida e seus familiares.

4. Fisioterapia nas disfunções do aparelho locomotor.

5.A inserção do fisioterapeuta no contexto atual de saúde pública brasileira- SUS, Conselhos de Saúde e PSF.

6. Fisioterapia: objeto de trabalho da profissão na história e especificamente no Brasil.

7. Fisioterapia nas disfunções e na Saúde da mulher.

8. Fisioterapia em Saúde do trabalhador.

9. Fisioterapia nas disfunções do aparelho respiratório - técnicas e manobras de desobstrução broncopulmonares, incentivadores respiratórios, cinesioterapia.

10. Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva.

11. Atuação fisioterápica na saúde do idoso.

MÉDICO CLÍNICO GERAL - Conhecimentos Específicos

1. Doenças infecciosas: SIDA, Dengue, Leptospirose, Tuberculose, Hanseníase, Malária, Parasitoses intestinais, Doenças sexualmente transmissíveis, Toxoplasmose, Meningite.

2.Anemias.

3.Cânceres de pulmão, mama, cólon e reto, estômago, pâncreas, fígado, próstata, rim e tireóide.

4. Hepatites virais.

5. Insuficiência hepática crônica.

6. Diarréias agudas e crônicas.

7. Doenças pépticas

8. Pancreatite aguda e crônica.

9. Insuficiência cardíaca congestiva.

10. Cardiopatias isquêmicas.

11. Acidente vascular cerebral.

12. Hipertensão arterial.

13. Choque e reanimação cárdio-respiratória.

14. Diabetes mellitus.

15. Doenças da tireóide.

16. Dislipidemias.

17. Insuficiência renal.

18. Glomerulopatias.

19. Infecção do trato urinário.

20. Infecções respiratórias.

21. Asma.

22. DPOC.

23. Tromboembolismo pulmonar.

24. Cor pulmonale.

25. Colagenoses: Artrite reumatóide, Esclerose sistêmica progressiva, Febre reumática, Lúpus ersubitematoso disseminado, Dermatopolimiosite.

26. Depressão e Síndrome do pânico.

27. Diagnóstico diferencial dos distúrbios da consciência.

28. Intoxicação exógena.

29. Antimicrobianos.

30. Etica e Bioética.

NUTRICIONISTA - Conhecimentos Específicos

Conceito de alimentação e nutrição. Grupos de alimentos. Leis da alimentação. Princípios nutritivos: conceito, classificação, funções, digestão, absorção e metabolismo. Bases para uma boa alimentação. Ingestão recomendada de energia e nutrientes. Cálculo das necessidades calóricas do indivíduo normal. Recomendação da distribuição energética nas necessidades energéticas totais, parâmetros de avaliação da qualidade nutricional das dietas, contribuição em energia das proteínas totalmente utilizáveis: NDpCal (%); coeficiente g/cal, cálculo da relação nitrogênio/kcal, conversões e equivalências de medidas. Nutrição nos estágios da vida: na gestação e lactação, do recém-nascido, da criança, do adolescente, jovens e do idoso. Aleitamento materno. Avaliação do estado nutricional do indivíduo sadio e enfermo. Métodos de inquéritos alimentares. Educação alimentar e nutricional. Nutrição nos estágios patológicos. Aconselhamento nutricional. Suporte nutricional. Terapia nutricional enteral e parenteral. Modificações da dieta normal e padronizações hospitalares. Interação droga x nutriente. Alimentos: classificação, características físico-químicas dos seus constituintes, seleção conservação e armazenamento; técnicas de pré-preparo, preparo e cocção. Administração dos serviços de alimentação: dimensionamento de área física, de equipamentos, planejamento e organização, planejamento de cardápios, custos e controle. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições: atenção alimentar e nutricional na produção de refeições, gestão de cardápios e sistema de avaliação da qualidade nutricional e sensorial-AQNS. Higiene dos alimentos: legislação básica aplicável, higiene pessoal, de ambiente e equipamentos e utensílios, doenças veiculadas pelos alimentos, epidemiologias das doenças veiculadas pelos alimentos, detergentes e sanificantes. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Boas Práticas de Fabricação. Nutrição e Saúde Pública: epidemiologia das doenças carenciais, anemia ferropriva, hipovitaminose A, bócio endêmico. Vigilância nutricional. Epidemiologia: bases conceituais; indicadores de saúde; vigilância epidemiológica; transição demográfica, fatores determinantes do processo saúde-doença e epidemiológica, epidemiologia das doenças nutricionais e desnutrição protéico-calórica. Diagnóstico do estado nutricional de populações. Merenda escola: diretrizes operacionais para o planejamento de atividades do programa nacional de alimentação escolar; controle de qualidade e planejamento de cardápios. Característica do método científico. Etapas de um trabalho de investigação científica: preparatória, executiva e de apresentação. Etica profissional.

PEDAGOGO E PROFESSOR NORMAL SUPERIOR - Conhecimentos Pedagógicos e Específicos

1. Educação no mundo contemporâneo: desafios, compromissos e tendências:

- a sociedade do conhecimento e as exigências de um novo perfil de cidadão;

- tendências atuais da educação;

- novas demandas para a educação escolar e alternativas de atendimento;

- currículo e cidadania: saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de interações sociais, capacidades cognitivas, afetivas, culturais e psicomotoras;

2. Educação escolar e qualidade de ensino.

3. Diretrizes e fundamentos legais para a educação básica, educação de jovens e adultos e educação especial.

4.A escola como efetivo espaço de aprendizagem e de socialização.

5. Proposta educacional e pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos.

6. Gestão escolar: gestão compartilhada e integradora da atuação dos colegiados, das instituições escolares e da comunidade.

7. Desenvolvimento curricular: o ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na ação.

8. Currículo e avaliação: as dimensões da avaliação institucional e do processo ensino-aprendizagem.

9. Utilização das tecnologias educacionais a serviço da aprendizagem.

10. Constituição da República Federativa do Brasil e a Educação.

11. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

12. Lei n°. 9.394/96.

13. Lei n°. 11.494/2007

14. Parecer CNE/CEB n°. 04/98 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

15. Resolução CNE/CEB n°. 02/98 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

16. Parecer CNE/CEB n°. 22/98 - Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

17. Resolução CNE/CEB n°. 01 /99 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

18. Parecer CNE/CEB 17/2001- Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial.

19. Lei Federal n°. 11.114/05 - Altera a LDB - Lei 9.394/96: Obrigatoriedade do início do Ensino Fundamental aos seis anos de idade.

20. Parecer CNE n°. 18/05- 0rientações para a matrícula das crianças de 6 (seis) anos de idade no Ensino Fundamental.

21. Resolução CNE/CEB n°. 03/05 - Normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Conhecimentos Específicos

1. Atividade Física/Movimento Humano: Performance (desempenho e condicionamento humano).

2. Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico).

3. Comportamento (mecanismos e processos de desenvolvimento motriz, aquisição de habilidades motoras).

4. Cultura (jogos, lutas, danças, ginásticas, esporte, lazer e recreação).

5. Abordagens da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Críticas, Psicomotora e Construtivista).

6. Anatomia Humana: Aspectos gerais do corpo humano.

7. Princípios biológicos básicos do treinamento esportivo.

8. Sistemas.

9. Socorros e Urgências no Esporte.

10. Corporeidade (Esquema corporal, Imagem corporal e Expressão Corporal).

11. Crescimento e Desenvolvimento Corporal.

12. Equipamento e Material (diferentes equipamentos e materiais e suas possibilidades de utilização na ação pedagógica e técnico científico com as manifestações de atividade física/movimento humano).

13. Educação Física e Sociedade: A educação física na sociedade, a Escola como instituição social.

14. A importância da Educação Física.

15. Educação Física no processo ensino-aprendizagem: Aspectos psico-sociais.

16. Metodologia.

17. Planejamento e sua evolução.

18. Seleção de conteúdos.

19. Esporte, jogos e atividades rítmicas e expressivas: Atividades em geral.

20. Características sócio-afetivas, motoras e cognitivas.

21. Jogo cooperativo.

22. Perspectivas educacionais através do lúdico.

23. Regulamentos e Regras.

24. Organização de Eventos.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS - Conhecimentos Específicos

1. DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS - Características gerais para classificação dos cinco reinos;

- Importância ecológica: fungos, bactérias, algas e protozoários;

- Prejuízo (doenças) saúde humana de alguns representantes dos reinos;

2. ANIMAIS E VGETAIS

- Classificação e características dos vertebrados e invertebrados;

- Agrupamentos vegetais: principais características;

- Bases da fisiologia vegetal: fotossíntese, respiração, transpiração e reprodução;

- Importância econômica: animais e vegetais;

3. CORPO HUMANO

- Sistemas orgânicos integrados: nutrição e respiração, circulação e excreção;

- Sistemas orgânicos de integração ao ambiente: sistemas nervoso, endócrino, reprodutor, ósseo, muscular e órgãos dos sentidos;

4. SAÚDE E SEXUALIDADE

- Drogas lícitas e ilícitas: prejuízos orgânicos e sociais;

- Doenças sexualmente transmissíveis;

- Métodos contraceptivos, concepção, gravidez e parto;

- Relações de gêneros: aspectos biológicos e sociais;

- Prevenção de doenças: bem estar físico, psíquico e social;

5. GENÉTICA E EVOLUÇÃO

- Avanços e tecnologias: DNA recombinante, Transgênese, Células-tronco, Clonagem e Projeto Genoma;

- Teorias de origem da vida e idéias evolucionistas;

- Moderna Teoria da Evolução;

6. ECOLOGIA

- Fatores bióticos e abióticos no ecossistema; - Cadeia alimentar - níveis tróficos;

- Relações intra-específicas e inter-específicas; - Equilíbrio e desequilíbrio ambientais; - Biomas brasileiros;

7. FISICA E QUÍMICA (noções básicas)

- Cinemática, estática e dinâmica;

- Eletricidade e Magnetismo na natureza;

- Fenômenos sonoros e luminosos;

- Classificação dos elementos químicos;

- Propriedades das substâncias;

- A química na poluição: AR, ÁGUA e SOLO;

- Reações químicas: o poder das transformações;

- Constituição e reciclagem do lixo.

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA - Conhecimentos Específicos

1. Compreensão e interpretação de textos.

2. Concepções de língua, linguagem e gramática.

3. Modalidades oral e escrita da língua.

4. Variação lingüística, norma culta e prática pedagógica.

5. Noções de texto, coerência e coesão.

6. Gêneros discursivos e tipos textuais.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais: diretrizes metodológicas para o ensino de Português.

8. Morfologia.

9. Sintaxe.

10. Semântica.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA - Conhecimentos Específicos

1. Recursos metodológicos para a abordagem de conteúdos matemáticos: resolução de problemas, história da matemática e jogos matemáticos.

2. Cálculo de área e volume de objetos geométricos.

3. Situações-problemas envolvendo relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.

4. Conjuntos numéricos: representações, relações, propriedades e operações.

5. Sistemas de numeração: conversão e operações nos diversos sistemas.

6. Relações e funções: definições, representações gráficas; funções do 1° e do 2° graus.

7. Situações-problemas envolvendo equações e inequações do 1° e do 2° graus.

8. Polinômios, operações algébricas, propriedades, raízes e fatoração.

9. Sistemas lineares de equações: Métodos diretos de resolução e representação geométrica da solução;

10. O uso de matemática comercial e financeira em problemas vivenciados no ensino fundamental: razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA -Conhecimentos Específicos

1. A Geografia como ciência: correntes e concepções do pensamento geográfico.

2. Os conceitos geográficos: espaço geográfico, paisagem, lugar, região, território e redes.

3. A representação cartográfica no ensino de Geografia.

4. Relação sociedade natureza: do meio natural ao meio técnico-científico-informacional.

5. O espaço urbano industrial e a dinâmica sócio espacial mundial.

6. A apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas e as implicações na produção do espaço geográfico.

7. A globalização e a Nova Ordem do espaço geográfico mundial.

8. Os blocos internacionais de poder e as áreas de influência.

9. O espaço brasileiro: organização e reorganização histórica do território nacional.

10. Aspectos naturais do território brasileiro: aproveitamento econômico e impactos ambientais.

11. A dinâmica demográfica brasileira.

12. O espaço agrário brasileiro e as lutas pela posse da terra.

13. Industrialização, urbanização e a organização do espaço brasileiro.

14. A configuração das regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro Sul; integração e (re)organização dos espaços regionais.

15. O espaço paraense: a recente configuração geográfica; pós década de 1960.

PROFESSOR DE HISTÓRIA - Conhecimentos Específicos

1. O tempo histórico

2. A Antiguidade Clássica: Grécia e Roma, as condições de trabalho, organização política e social.

3. A religião e a religiosidade em Atenas, Esparta e Roma: mitologia e história.

4. A organização política, social e religiosa dos povos pré-históricos e pré-colombianos: os primeiros homens na África, os Inca, Maia e Asteca.

5. As relações de poder na sociedade medieval da Europa ocidental: a Cavalaria, os clérigos e servos.

6.O Estado Absolutista na França e Inglaterra e as formas de organização do império ultramarino português e espanhol na América.

7. As relações de trabalho no Brasil colonial e suas conexões Europa/África e Brasil/África: a escravidão negra e indígena.

8.A Amazônia colonial: formas de organização do trabalho indígena.

9.As revoltas indígenas e resistência negra no Brasil: fugas e rebeliões nos séculos XVIII e XIX.

10. A revolução industrial no século XVIII.

11. Os processos revolucionários europeus e americanos: o nascimento das democracias modernas

12. Os movimentos sociais e o processo de construção da nacionalidade: Inconfidência Mineira e Baiana.

13. O I Império Brasileiro e o período regencial: as lutas de independência, a Cabanagem no Pará.

14. O II Império Brasileiro: as questões platinas e a Guerra do Paraguai.

15. As correntes imigratórias e o processo de formação do mercado assalariado no Brasil no final do século XIX e início do XX.

16. Os abolicionismos e os republicanismos no Brasil.

17. A vida e o trabalho no seringal da Amazônia brasileira no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX.

18. Cultura, civilização e modernização das grandes cidades: os processos urbanísticos na Amazônia e suas contradições na virada do século XIX para o XX.

19. Os movimentos sociais na Primeira República: a Revolta da Vacina Canudos, Contestado.

20. A idéia de civilização e o neocolonialismo na África e na Asia: o cenário da Primeira Guerra Mundial.

21. As redescobertas do Brasil: os movimentos modernistas e a busca das raízes nacionais entre 1920 e 1945.

22. A Revolução de 30, o governo Vargas e as novas relações de trabalho.

23. Nazismo, fascismo e integralismo: as formas de organização do Estado e da ação pública no período entre guerras.

24. A II guerra mundial e os reflexos no Brasil.

25. A Batalha da Borracha: Baratismo e nacionalismo

26. A cultura como instrumento disciplinarizador no governo Vargas e inauguração de uma releitura do nacionalismo, 1930-1954.

27. A Guerra Fria: as revoluções na China, em Cuba, Vietnã e Angola.

28. Teorias desenvolvimentistas: o governo militar, a integração nacional e os grandes projetos na Amazônia.

30. Os movimentos sociais e o processo da chamada "abertura" política dos anos de 1970 e 1980.

31. A cultura como campo de luta e interpretação social entre os anos 50 e 90: a bossa nova, o tropicalismo, o cinema novo, o rock nacional e manifestações culturais contra a discriminação (mulheres e afro-descendentes).

32. A desestruturação da política e economia no bloco socialista e a criação de uma nova ordem mundial: a globalização e a nova conjuntura social

PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA - Conhecimentos Específicos

1.Compreensão de textos em Língua Inglesa: estratégias de leitura, tipologia textual, estrutura e organização textual.

2. Principais elementos e relações da estrutura lingüística da Língua Inglesa: morfologia, sintaxe, semântica, fonologia, vocabulário.

3. Fundamentos teóricos do processo ensino/aprendizagem da Língua Inglesa: a abordagem comunicativa, os PCNs de língua estrangeira moderna para o ensino médio.

PROFESSOR DE RELIGIÃO - Conhecimentos Específicos

1. A Natureza Transcedente da Pessoa Humana:

- a sede de infinito;

- duas realidades presentes: matéria e espírito;

- necessidades materiais da pessoa;

- as necessidades espirituais da pessoa.

2. Elementos Constitutivos da Dignidade da Pessoa Humana:

- a pessoa humana é um ser livre: a) o que é liberdade? b) liberdade de livre arbítrio é diferente; c) liberdade e responsabilidade sempre.

- a pessoa humana é um ser inteligente: a) o potencial da inteligência; b) a função da razão; c) razão ou sentimento?

- a pessoa humana é um ser volitivo: a) o que é vontade; b) os impulsos instintivos e a vontade; c) vontade entre liberdade e responsabilidade: valores.

3. As diversas dimensões da Pessoa Humana:

- a pessoa humana é um ser social;

- a pessoa humana é um ser político;

- a pessoa humana é um ser cultural;

- a pessoa humana é um ser afetivo;

- a pessoa humana é um ser espiritual (religioso);

- a pessoa humana é um ser biológico.

4. A pessoa humana e seus vários aspectos de relação:

- relação consigo mesmo: verdade, sinceridade, harmonia;

- relação com outro: respeito, justiça, solidariedade;

- relação com a natureza: cuidado, zelo, responsabilidade;

- relação com o transcedente: obediência, contemplação, louvor.

5. A pessoa humana e suas circunstâncias:

- a experiência do sofrimento;

- a experiência da crise e da angústia;

- o sentido da vida: o amor e a busca da felicidade.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (Para os cargos de: PROFESSOR DE RELIGIÃO, CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, LÍNGUA INGLESA. GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA)

1. Conceito e natureza da aprendizagem, suas características, fatores de desenvolvimento da aprendizagem.

2. Teorias da aprendizagem.

3. Motivação.

4. Métodos e técnicas de ensino.

5. Planejamento do ensino.

6. Avaliação da aprendizagem.

7. Realidade educacional brasileira.

8. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

9. Temas transversais.

10. Distúrbios de comportamento.

11. Relação professor-aluno.

ANEXO II

PREFEITURA MUNICIPAL DE ELDORADO DO CARAJÁS - EDITAL 001/2007
MODELO DE FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL PRELIMINAR
DA PROVA OBJETIVA E/OU RESULTADO FINAL DO CONCURSO

Nome: __________________________________________________________________________________

Número de inscrição: _______________________________________________________________________

Número do Documento de Identidade: __________________________________________________________

Cargo: __________________________________________________________________________________

À Comissão Executora do Concurso,

Solicito revisão quanto ao:

( ) gabarito oficial preliminar da prova objetiva, questão n°. _____

( ) resultado final do concurso.

Justificativa:
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________.

___________________________, ______de _________________de 2007.

Assinatura do Candidato

INSTRUÇÕES:

O candidato deverá:

- Digitar ou preencher (com letra legível) o recurso, podendo enviá-lo por fax (091) 4005-7446 - 4005-7433, ou pelo e­mail www.leila\fadesp.org.br, de acordo com o estabelecido no subitem 8.6 deste Edital.

- Utilizar formulário do recurso para cada questão.

- Apresentar a argumentação lógica e consistente.

Atenção! O desrespeito a qualquer uma das instruções acima resultará no indeferimento preliminar do recurso.

ANEXO III

CARGOS POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE, REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO E ATRIBUIÇÕES

Nível Superior

CARGOS

REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

ATRIBUIÇÕES

Assistente Social

Diploma do curso de graduação de nível superior em Serviço Social, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

- Tem em mente o bom estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade, atua orientando, planejando, desenvolvendo campanhas de saúde, educação e recreação e ainda fazendo com que indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.

Bioquímico

Diploma do curso de graduação de nível superior para o exercício da profissão de Bioquímico expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

- Realizar atividades especializadas em grau de maior complexidade, como coordenação, planejamento, execução referente à sua área de atuação, como atenção especial à farmácia da Unidade Municipal de Saúde e a distribuição de medicamentos pela zona rural, apresentar relatórios e avaliação de suas atividades e executar atribuições correlatas.

Enfermeiro

Diploma do curso de graduação de nível superior em Enfermagem expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

- Atividades de planejamento, direção, coordenação assessoramento, execução de programas de saúde, participar de equipes interdisciplinares na elaboração de políticas de saúde pública, participar de estudos e pesquisas na área da saúde, orientar pacientes, realizar consultas de enfermagem, avaliar seus resultados, apresentar relatórios e executar atribuições correlatas.

Farmacêutico

Diploma do curso de graduação de nível superior em Farmácia expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

- É o profissional a quem cabe, de uma forma geral, preparar, conservar e distribuir medicamentos para uso humano ou veterinário, ou outros produtos que tenham um fim de caráter medicinal, higiênico ou profilático. Tendo em conta que este profissional pode exercer diversas atividades (trabalhar numa farmácia de oficina, farmácia hospitalar, indústria farmacêutica, dedicar-se à investigação científica, docência ou análises clínicas), as suas funções variam substancialmente. Assim sendo, ao desenvolver a sua atividade numa farmácia oficina, cabe ao farmacêutico funções tão dispares como a compra, preparação, armazenamento e venda de medicamentos. Paralelamente, presta informações e dá alguns conselhos aos clientes que demonstrem alguma dúvida.

Fisioterapeuta

Diploma do curso de graduação de nível superior em Fisioterapia expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

- Atividades relativas ao planejamento, direção, supervisão, coordenação, assessoramento e execução de técnicas de fisioterapia no tratamento de pacientes e realizar atividades correlatas.

Médico Clínico Geral

Diploma do curso de graduação de nível superior em Medicina expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no órgão de classe e comprovação de residência e/ou especialização específica reconhecida pelo conselho regional e/ou federal de medicina.

- Atividades relativas ao planejamento, direção, supervisão, coordenação, assessoramento e execução de programas de saúde. Planejar, supervisionar e executar trabalhos médico-cirúrgicos, participar de estudos e pesquisas na sua área de atuação. Fazer orientações quanto à prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, avaliar seus resultados, apresentar relatórios e executar atribuições correlatas.

Nutricionista

Diploma do curso de graduação de nível superior em Nutrição, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

- Executar trabalhos de prevenção e tratamento de doenças através de estratégias de promoção de saúde e ações de proteção específicas dirigida a indivíduos ou em grupos, atuam em campos como hospitais, consultórios, vigilância sanitária de alimentos, programa de saúde pública da área de alimentos, centros e postos de saúde.

Pedagogo

Diploma do curso de graduação de nível superior em Pedagogia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no órgão de classe.

Atuar em função de Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar,Supervisão Escolar, Orientação Educacional e docência em educação infantil, ensino fundamental e/ou médio, participar de planejamento da elaboração e execução de programas de treinamento em serviço e capacitação de recursos humanos e atividades afins, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Ciências Físicas e Biológicas.

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e/ou Físicas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental(5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Educação Física

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Educação Física, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental (5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Geografia

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Geografia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental(5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de História

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em História, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental(5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Língua Inglesa

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental (5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Língua Portuguesa

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental (5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Matemática

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Matemática, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental (5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor de Religião

Diploma do curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Teologia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em ensino fundamental (5a a 8a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Professor Normal Superior

Diploma do curso de graduação de nível superior com formação pedagógica, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Docência em educação infantil, ensino fundamental e/ou médio, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Nível Médio

CARGOS

REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

ATRIBUIÇÕES

Almoxarife

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio.

- Responsável pelo recebimento, conferência, guarda, controle de estoque, de qualidade, de entrega de materiais diversos e equipamentos utilizados nas várias atividades da Administração, armazenados em almoxarifado municipal.

Assistente Administrativo II

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico em Informática.

- Participar de tarefas executivas nas áreas como: administrativa, pessoal, material, finanças e outras, proceder consultas a terminais de vídeo ou computador, digitar e conferir documentos, arquivar, registrar tramitação de papeis, controlar estoque, receber material de fornecedores, elaborar relatórios, e outras atividades inerentes ao cargo.

Auxiliar Administrativo

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio.

- Auxilia na organização de documentos, atendimento ao público e outras atividades inerentes ao público.

Fiscal de Obras

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e comprovação de experiência em fiscalização de obras.

- Efetuar a fiscalização de obras executadas no município, bem como notificar as irregularidades em desacordo com o Plano Diretor, Código de Obras, Código de Posturas e atividades afins.

Fiscal de Tributos

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e comprovação de experiência em fiscalização de tributos.

- Executar atividades de fiscalização e orientação relativa as obrigações tributárias de competência municipal.

Instrumentador Cirúrgico

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico em Instrumentador Cirúrgico com registro no órgão de classe.

- Atuar junto a equipe cirúrgica, preparando antes do início de uma cirurgia o material a ser usado no ato cirúrgico. Deve estar atento a manutenção da assepsia de toda a equipe cirúrgica, estando atento aos movimentos da equipe tendo sobre o seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidos ou esquecidos.

Professor

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio em Magistério.

- Docência em educação infantil, ensino fundamental (1ª a 4a Série), participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas aulas, participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

Técnico Agrícola

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso em Técnico Agrícola.

- Presta assistência técnica no estudo ao desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas ou nos trabalhos de vistoria, perícia, avaliação e arbitramento, sob supervisão de um profissional de nível superior, coletar dados de natureza técnica, projetar detalhes de construções rurais, manejar e regular máquinas e implementos agrícolas, dar assistência técnica na aplicação de produtos especializados, executar e fiscalizar os procedimentos compreendidos desde o preparo do solo até a colheita, armazenamento, comercialização dos produtos agropecuários, colaborar nos procedimentos de multiplicação de sementes e mudas, bem como em serviços de drenagem e irrigação, conduzir equipes de instalação, montagem e manutenção de equipamentos agrícolas em instalações rurais, executar outras atividades correlatas.

Técnico de Enfermagem

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico de Enfermagem com registro no órgão de classe.

- Atividades relativas de técnicas de enfermagem, sob a orientação e coordenação de um enfermeiro. Prestar cuidados simples de enfermagem, orientar pacientes quanto à prevenção de doenças, administra medicamentos prescritos pelos médicos, fazer pequenos curativos, anotações em prontuários e executar atividades correlatas.

Técnico de Informática

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico de Informática.

- Atividades de coordenação e execução especializada, referente a digitação, verificação e demais operações de conversões de dados de entrada, com vistas a procedimentos eletrônicos, zelar pela guarda dos equipamentos destinados a execução da sua atividade.

Técnico de Laboratório

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico de Laboratório com registro no órgão de classe.

- Executar atividades de análises clínico laboratorial físico-químico e macro biológico, atuar em equipe de saúde nas atividades complementares de diagnósticos, realizar serviços de radiografia, atender ao público e executar outras atividades correlatas.

Técnico em Higiene Dental

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico em Higiene Dental com registro no órgão de classe.

- Fazer triagem e aprazamento, preparar instrumentos e efetuar a devida esterilização, aplicar tópica de flúor, manipulação de material restaurador, participar de programas educativos orientando a população sobre a higiene bucal e executar atividades correlatas.

Técnico em Radiologia

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio e Curso Técnico em Radiologia com registro no órgão de classe.

- Executar atividades de radiologia de média complexidade, realizar serviços de radiografia, atender ao público e exercer atividades correlatas.

Nível Fundamental

CARGOS

REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

ATRIBUIÇÕES

Agente de Arrecadação

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental.

- Fazer cadastramento dos contribuintes, bem como o lançamento, a cobrança e o controle do recebimento de tributos, participar da análise e julgamento de processos administrativos em sua área de atuação, elaborar relatórios de inspeções realizadas.

Agente de Vigilância Epidemiológico

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental.

- Fazer controle de epidemias no município, procedendo às devidas notificações epidemiológicas e realizar atividades correlatas.

Agente de Vigilância Sanitária

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental.

- Instruir os municípios sobre o cumprimento da legislação sanitária do município, corrigir, examinar, selecionar e preparar os elementos necessários a realização da fiscalização externa e quando necessário aplicar as sanções legais, além de desenvolver outras atividades correlatas.

Assistente Administrativo I

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental.

- Participar de tarefas nas áreas como: administrativa, pessoal, material e outras, conferir documentos, arquivar, registrar tramitação de papéis, controlar estoque, receber material de fornecedores e outras atividades inerentes ao cargo.

Auxiliar de Consultório Dentário

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental e Curso de Auxiliar de Consultório Dentário.

Executar diferentes tarefas, tanto de execução quanto o auxilio de outros profissionais da equipe de saúde. Entre essas tarefas inclui-se: * Revelar as radiografias intrabucais, escolher materiais restauradores a serem utilizados, fazer com micromotor profilaxia dentaria no paciente, controlar o acesso ao campo de trabalho do cirurgião dentista, afastando os tecidos bucais e espirando salivas e demiais substancias presentes na boca do paciente durante o ato operatório.

Auxiliar de Enfermagem

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental e Curso de Auxiliar de Enfermagem.

- Aplicar técnicas de enfermagem de baixa complexidade, sob a orientação e supervisão de enfermeiras. Prestar cuidados simples de enfermagem e alimentação, atender chamados dos pacientes ou doentes, acompanhar ou transportar pacientes para o raio x, laboratório, sala de operação ou outros locais, recolher todo e qualquer material necessário a exame, executar atividades de apoio como lavagem e preparo de material para esterilização, preparar leito para pacientes simples e de cirurgia, conferir roupas vindas da lavanderia, administrar medicação prescrita, fazer curativos simples e executar tratamentos diversos como: lavagens, sondagens, aspirações, nebulizações e executar atividades correlatas.

Digitador

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental e Curso de Digitação.

- Responsável pela digitação de documentos no âmbito em que trabalha.

Recepcionista

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental.

- Encarregada de receber e atender adequadamente e de forma harmoniosa todos que a ela se dirigir, prestando informações e atividades afins.

Telefonista

Diploma ou Certificado de conclusão do ensino fundamental.

- Executar trabalhos de recebimento e realizações de ligações externas e internas, operar aparelhos de fonia, registrar a duração de ligações, zelar pela guarda dos equipamentos destinados à execução da sua atividade, comunicando defeitos, solicitando concertos e manutenção.

Nível Alfabetizado

CARGOS

REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

ATRIBUIÇÕES

Auxiliar de Serviços Gerais

Alfabetizado

- Manter o local de trabalho sempre em perfeitas condições de higiene, lava sanitários, remover lixos e detritos, limpar móveis, utensílios e equipamentos de escritório, zelar pelos equipamentos, comunicando defeitos, solicitando consertos e manutenção.

Costureira

Alfabetizado

- Desenvolver suas atividades de costura, obedecendo os moldes oferecidos, ou de acordo com as instruções de seus superiores. Exigência: teste prático em máquinas de costuras apropriadas.

Cozinheiro (a)

Alfabetizado

- Preparar refeições, acondicionar gêneros alimentícios de forma a evitar contaminações e deterioração, operar fogões e outros aparelhos de preparação, lavar louças e utensílios de copa e cozinha, preparar bandeja com alimentação e manter o local de trabalho sempre em perfeitas condições de higiene.

Eletricista

Alfabetizado

- Montar, instalar, manter e preparar aparelhos e equipamentos elétricos e eletrônicos, tais como: geradores, dínamos e aparelhos de controle e regulagem de corrente, manter as instalações elétricas de prédios da prefeitura.

Gari

Alfabetizado

- Executar serviços de limpeza e conservação de ruas, praça, praias, jardins, monumentos, bosques, mercados e feiras, realizar coleta de lixo, executar serviços de podagem de árvores, efetuar limpeza em sanitários públicos, carregar e/ou descarregar caminhões de lixo e de materiais, executar serviços de limpeza de bueiros, valas e canais, alimentar animais, realizar inumações e exumações, numerar sepulturas, executar serviços de limpeza e conservação de cemitérios e executar atividades correlatas.

Motorista Categoria A/B

Alfabetizado e Carteira de Habilitação A/B

- Conduzir automóveis e outros veículos destinados ao transporte de pessoas e/ou materiais, manter o veículo lubrificado, lavado e abastecido, efetuar consertos de emergências nos veículos que dirige e submeter o mesmo a supervisão periódica e executar atividades correlatas.

Motorista Categoria C

Alfabetizado e Carteira de Habilitação C

- Conduzir automóveis e outros veículos destinados ao transporte de pessoas e/ou materiais, manter o veículo lubrificado, lavado e abastecido, efetuar consertos de emergências nos veículos que dirige e submeter o mesmo a supervisão periódica e executar atividades correlatas.

Motorista Categoria D/E

Alfabetizado e Carteira de Habilitação D/E

- Conduzir automóveis e outros veículos destinados ao transporte de pessoas e/ou materiais, manter o veículo lubrificado, lavado e abastecido, efetuar consertos de emergências nos veículos que dirige e submeter o mesmo a supervisão periódica e executar atividades correlatas.

Operador de Máquina Leve

Alfabetizado

- Executar trabalho de operação com trator de pneu e outras máquinas leves assemelhadas, informar ao mecânico quanto aos defeitos apresentados pelas máquinas, comunicar ao chefe imediato a que estiver subordinado, qualquer anormalidade que porventura a máquina apresente, manter a máquina lubrificada, lavada e abastecida, sugerir medidas para melhor aproveitamento dos equipamentos que opera, executar atribuições correlatas.

Operador de Roçadeira

Alfabetizado

- Servidor responsável por atividade inerente ao cargo e atividades afins.

Pedreiro

Alfabetizado

- Verificar as características das obras, examinando plantas e especificações técnicas, orientar na escolha do material apropriado e na melhor forma de execução do trabalho, orientar na composição de mistura, cimento, areia, cal, pedra, dosando as quantidades para obter a argamassa desejada, assentar tijolos, ladrilhos e materiais afins, construir alicerce, levantar paredes, muros e construções similares, rebocar estruturas construídas, realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes, montar e desmontar andaimes para execução de obras desejadas e executar atividades correlatas.

Sepultador

Alfabetizado

- Auxiliam nos serviços funerários, constroem, preparam, limpam, abrem e fecham sepulturas, realizam sepultamento, exumam e cremam cadáveres, transladam corpos e despojos, conservam cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho, zelam pela segurança do cemitério.

Vigilante

Alfabetizado

- Executar tarefas de vigilância diurna ou noturna nos prédios públicos, evitando qualquer danos a estes, comunicar a autoridade competente todo e qualquer dano causado ao seu setor de trabalho seja quem for.