IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - PI

Notícia:   4 vagas para Professores no Instituto Federal - PI destinado ao Campus Picos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

IFPI - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

EDITAL N° 35, DE 03 DE JULHO DE 2009

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão sendo realizadas inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação de Professor Substituto, por tempo determinado, para atender à necessidade temporária, nos termos da Lei n°. 8.745, de 09/12/93 (DOU de 10/12/93), com as alterações da legislação posterior.

1 - DA ÁREA, CURSO/DISCIPLINA, CÓDIGO, VAGAS, REGIME DE TRABALHO E HABILITAÇÃO EXIGIDA

1.1 - CAMPUS PICOS - PI

ÁREA

CURSO / DISCIPLINA

CÓD.

VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO EXIGIDA

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

MATEMÁTICA

01

01

40 horas

Licenciatura Plena em Matemática

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

BIOLOGIA

02

01

40 horas

Licenciatura plena em Biologia

Ciências Humanas e suas tecnologias

HISTÓRIA

03

01

40 horas

Licenciatura Plena em História

Ciências Humanas e suas tecnologias

GEOGRAFIA

04

01

40 horas

Licenciatura Plena em Geografia

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1 Período: 13/07/2009 a 28/07/2009.

2.2 Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

2.3 Local: exclusivamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus - Picos, Vila Pantanal s/n°.

3 - DA DOCUMENTAÇÃO

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar:

3.1 Original e xérox do documento de Identidade;

3.2 Cópias dos documentos que comprovem a titulação exigida para o curso/disciplina a que concorre, conforme item 1 deste Edital, conferidas pelos originais, quando não autenticadas em cartório;

3.3 Curriculum Vitae, atualizado e devidamente comprovado;

3.4 Ficha de Inscrição, adquirida no local de inscrição, devidamente preenchida, sem rasuras;

3.7 Admitir-se-á inscrição por procuração, não sendo permitida a realização por fac- símile.

4 - DA SELEÇÃO

4.1 O Processo Seletivo constará de:

a) Análise/Avaliação de Títulos;

b) Prova de Desempenho (aula).

Na Análise/Avaliação de Títulos, serão observados os componentes curriculares:

a) Formação Universitária;

b) Experiência de Atividade Docente;

5 - DA ANÁLISE/AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

5.1 O valor da prova de títulos é de 100(cem) pontos.

5.2 Na análise/Avaliação de Títulos, serão atribuídos aos títulos dos candidatos as seguintes pontuações:

5.2.1 Diploma de Curso de Doutorado com respectivo Histórico, em área afim do curso/diploma a que concorre ou na área de Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou quando estrangeiro, devidamente revalidado: 20 (vinte) pontos (nº máximo de títulos: 01)

5.2.2 Diploma de Curso de Mestrado com respectivo Histórico, em área afim do curso/diploma a que concorre ou na área de Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou quando estrangeiro, devidamente revalidado: 10 (dez) pontos (nº máximo de títulos: 02)

5.2.3 Certificado de Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" com respectivo Histórico, em área afim do curso/diploma a que concorre ou na área de Educação, obtido em curso que atenda às prescrições da Resolução n° 1/2001, do Conselho Nacional de Educação, ou quando estrangeiro, devidamente revalidado: 5 (cinco) pontos (nº máximo de títulos:02)

5.2.4 Diploma de Graduação Superior na área do curso/disciplina objeto do concurso com respectivo Histórico, ministrado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação: 40 (quarenta) pontos (nº máximo de título: 01)

5.2.5 Não serão computadas certidões e declarações como Títulos de Pós-Graduação, somente serão considerados Diplomas e Certificados acompanhados de Histórico.

5.2.6 Tempo de efetivo exercício de atividades docente desenvolvida: serão considerados 2(dois) pontos por ano ou fração superior a 6 (seis) meses, até o máximo de 10(dez), se o exercício profissional for de atividade docentes desenvolvidas nos níveis de ensino: fundamental, médio e superior, com a seguinte comprovação:através de cópia autenticada (página de identificação e de contrato da carteira de trabalho - (CTPS),

5.2.6.1 Certidão por tempo de serviço ou termo de posse com o último contracheque.

5.2.6.2 Os documentos que comprovem a Experiência Profissional deverão trazer explicitamente o início e o fim do tempo de exercício profissional.

5.2.6.3 Declaração do órgão ou pessoa jurídica Competente (devidamente identificada) com o contrato de trabalho.

5.3 Os diplomas e/ou certificados em Língua Estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Público Juramentado.

5.4 Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados neste edital.

Título

N° de pontos

Nº Máximo de Títulos

Doutorado

40

01

Mestrado

10

02

Especialização (Carga horária mínima de 360 horas)

05

02

Graduação

40

01

 

EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADE DOCENTE

N° MÁXIMO DE PONTOS

N° MÁXIMO DE ANOS

N° DE PONTOS

10

05

02 dois por ano ou fração superior a seis meses

6 - DO RESULTADO DA ANÁLISE/AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

O resultado da Análise/Avaliação de Títulos será fornecido através de Edital afixado no Campus Picos no dia 30/07/2009.

7 - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

7.1 Prestará Prova de Desempenho Didático (aula) o candidato que obtiver o mínimo de 40 (quarenta) pontos na Prova de Títulos e cuja pontuação final coloque-o entre os cinco primeiros classificados;

7.2 A Prova de Desempenho (aula) terá de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e consistirá numa aula de 50 (cinqüenta) minutos, ministrada perante uma banca examinadora designada por Diretor de Ensino da Instituição. O conteúdo desta prova será sorteado no dia anterior à data de sua realização, no prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) horas;

7.3 O Calendário da Prova de Desempenho Didático, do qual constará o dia do sorteio do conteúdo, a data, o local e o horário da prova, será afixado na portaria do CEFET­PI;

7.4 O candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o original do documento de identidade, bem como entregar o plano de aula em 03 (três vias);

7.5 A avaliação da Prova de Desempenho Didático consistirá da análise dos itens descritos a seguir:

7.5.1 Plano de aula: objetivos, conteúdos programáticos, estratégias de ensino, precisão de tempo, referências bibliográficas e avaliação de aprendizagem. Valor: 0 (zero) a 20 (vinte) pontos;

7.5.2 Desenvolvimento da aula: domínio do conteúdo, operacionalização dos conteúdos, utilização das estratégias, utilização dos recursos didáticos, avaliação de aprendizagem e controle do tempo. Valor: 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos.

8 - DO RESULTADO FINAL

8.1 Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 40 (quarenta) pontos na Análise/Avaliação dos Títulos e 60 (sessenta) pontos na Prova de Desempenho (aula).

8.2 O resultado final será calculado pela média aritmética dos pontos obtidos pelo candidato nas duas etapas do Processo Seletivo.

9 - DA CLASSIFICAÇÃO

9.1 Os candidatos habilitados serão classificados na ordem decrescente do total de pontos obtidos na média final.

9.2 Em caso de empate, serão considerados os seguintes aspectos, por ordem de prioridade:

a) Maior número de pontos na Prova de Desempenho (aula);

b) O candidato que tiver mais idade.

10 - DO CANDIDATO CLASSIFICADO

10.1 O candidato classificado será contratado por locação de serviço, como Professor Substituto, considerando-se a classificação obtida e o número de vagas.

10.2 Os candidatos selecionados serão contratados por tempo determinado, por um período de até 01 (um) ano, sendo permitida a prorrogação desde que o prazo total não exceda 02 (dois) anos. (Art. 4° da Lei n°. 8.745/93, com a redação dada pela Lei n°. 10.667, de 14/05/2003, publicada no DOU de 15 subseqüente e §1°).

10.3 Não poderá ser contratado o candidato que for professor de Magistério Superior e/ou de 1° e 2° Graus das Instituições Federais de Ensino. Caso seja ocupante de cargo público, que não o de magistério, poderá ser contratado desde que comprovada a compatibilidade de horários (Art. 6° da Lei n°. 8.745/93, com a redação dada pela Lei n°. 9.849, de 26/10/99, publicada no DOU de 27 subseqüente).

10.4 Não poderão ser contratados candidatos que já tenham tido vínculo com qualquer Instituição Federal de Ensino na condição de Professor Substituto ou Visitante, nos termos da Lei n°. 8.745/93, antes de decorridos 24 meses do encerramento de seu contrato anterior (Art. 9° da mencionada Lei n°. 8.745/93, com a redação dada pela Lei n°. 9.849, de 26/10/99, publicada no DOU de 27 subseqüente).

10.5 Só poderão ser contratados candidatos de nacionalidade brasileira ou naturalizados, que estejam em gozo dos direitos políticos, em dia com as obrigações eleitorais e militares (para o sexo masculino) e tenham idade mínima de 18 anos, até o último dia das Inscrições.

10.6 No caso de candidato na condição de servidor público inativo, a acumulação de proventos e vencimentos do cargo objeto do Processo Seletivo somente será permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade, na forma autorizada pela Constituição Federal. Caso contrário, a contratação dar-se-á somente após a opção pelo candidato entre os proventos e os vencimentos no novo cargo (Emenda Constitucional n°. 20, de 15/12/98).

10.7 A remuneração do Professor Substituto será fixada pela IFE, com base no valor estabelecido para o Nível 1 da Classe das carreiras do Magistério, correspondente à respectiva titulação, calculada de acordo com o regime de trabalho.

10.8 O candidato a ser contratado deverá apresentar à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos original e xerox dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor com o último comprovante de votação, Certidão de Casamento ou Nascimento, Certidão de Nascimento de Dependentes, Certificado Militar e PIS ou PASEP, bem como: Dados Bancários (Banco/Agência/Conta) junto ao Banco do Brasil, 2 (duas) fotos 3X4, Declaração de Acumulação ou Termo de Responsabilidade, Exame contendo o Grupo Sangüíneo e Documento Comprobatório de primeiro emprego (dia/mês/ano de ingresso).

10.9 A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

11 - DA VALIDADE

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 Não caberá recurso quanto ao resultado de qualquer uma das etapas do Processo Seletivo.

12.2 Os candidatos não selecionados terão um prazo de 60 (sessenta) dias, após o resultado do respectivo Processo Seletivo, para a retirada de sua documentação, que, após esse prazo, será incinerada.

12.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

Teresina, 03 de julho de 2009.

FRANCISCO DAS CHAGAS SANTANA
Reitor do IF-PI

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROVA DE DESEMPENHO

MATEMÁTICA

01 - Lógica Matemática: proposições. Operações e propriedades. Sentenças abertas e quantificadores.

02 - Números: conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos (forma algébrica e trigonométrica). Operações, propriedades e aplicações. Seqüências numéricas, progressão aritmética e progressão geométrica. Análise combinatória (arranjos, permutações e combinações simples), Binômio de Newton e probabilidade em espaços amostrais finitos.

03 - Álgebra: polinômios: operações e propriedades. Equações polinomiais. Funções: generalidades. Funções elementares: 1° grau, 2° grau, modular, exponencial e logarítmica, gráficos, equações e inequações relacionadas. Sistemas lineares, matrizes e determinantes.

04 - Geometria e Medidas: geometria plana: figuras geométricas, congruência, semelhança, perímetro e área. Geometria espacial: paralelismo, perpendicularismo entre retas e planos, áreas e volumes dos sólidos geométricos: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Geometria analítica no plano: retas, circunferência e distâncias. Trigonometria: razões trigonométricas, funções, fórmulas de transformações trigonométricas, equações e resolução de triângulos.

05 - Proporcionalidade e Finanças: porcentagem. Acréscimos e descontos. Capitalização simples. Capitalização composta.

06 - Tratamento da Informação: noções de estatística descritiva: tabelas, medidas de tendência central e medidas de dispersão. gráficos estatísticos usuais.

BIOLOGIA

01 - Anatomia dos órgãos vegetativos das plantas vasculares.

02 - Morfologia dos órgãos vegetativos das plantas vasculares.

03 - Sistemática e evolução dos grupos de plantas vasculares.

04 - Fotossíntese e respiração em plantas.

05 - Biodiversidade: padrões atuais de distribuição geográfica das espécies, invasão biológica (espécies alienígenas), conservação e uso econômico das espécies.

06 - Comunidades biológicas: estrutura e desenvolvimento.

07 - Ecologia de comunidades terrestres, em particular do semi-árido do Brasil.

08 - Os princípios éticos na construção do conhecimento nas Ciências Biológicas.

09 - Os mecanismos genéticos das populações.

10 - Os biomas brasileiros e o desenvolvimento sustentável.

HISTÓRIA

01 A História nos Parâmetros Curriculares Nacionais: as interfaces entre memória, identidade e patrimônio cultural.

02 O ofício do historiador ou a arte de fazer histórias: fontes, métodos e possibilidades de construção de conhecimento histórico.

03 Ensino de História e novas linguagens: usos do cinema, da literatura e da música em sala de aula.

04 Parque Nacional Serra da Capivara: preservação patrimonial e turismo sustentável.

05 Piauí: história, memória e historiografia.

06 Antiguidade Oriental: diversidade, conflitos e intercâmbio cultural.

07 As minorias na Idade Média.

08 Clericalismo e Anticlericalismo no Piauí no início do século XX.

09 A construção da América Portuguesa: estrutura mercantilista e diversidade cultural na colônia.

10 A República no Piauí: tensões e conflitos políticos.

GEOGRAFIA

01 - História do pensamento geográfico: a formação da Geografia como ciência moderna no século XIX e a evolução das abordagens da Geografia no século XX.

02 - Diferentes linguagens, materiais didáticos, metodologias e mediação pedagógica no ensino dos conteúdos curriculares de geografia no ensino básico.

03 - Formação e história geológica da Terra. Dinâmica da crosta terrestre (teorias e eventos geotectônicos). Dinâmica externa: gênese e formas do relevo terrestre.

04 - Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. As teorias biogeográficas e o estudo dos ecossistemas. Efeitos da ação antrópica sobre os ambientes.

05 - Conceitos de paisagem nas abordagens da Geografia. Teoria de sistemas e análise da paisagem. Estudos e propostas de classificação da paisagem no Brasil.

06 - Origens e evolução do movimento ambientalista no mundo e no Brasil. Referências para a conservação ambiental na atualidade. Legislação e iniciativas de conservação da natureza e gestão ambiental no Brasil.

07 - Modernização da sociedade brasileira, a partir da industrialização e da integração da economia nacional (anos de 1950): atividades produtivas, infra-estrutura econômica, crescimento e mudanças nas características da população, movimentos migratórios e urbanização.

08 - Reestruturação produtiva e as novas dinâmicas espaciais. Especialização produtiva do território. Desenvolvimento econômico local. O caso da região Nordeste do Brasil.

09 - Geologia e geomorfologia de bacias sedimentares. Estudos de geologia geral e de compartimentação geomorfológica da bacia sedimentar do Parnaíba.

10 - Discussões recentes sobre o conceito de território na Geografia. Desdobramentos desses debates nos estudo sobre a produção e a organização do espaço geográfico.

Teresina, 03 de julho de 2009.

FRANCISCO DAS CHAGAS SANTANA
Reitor do IF-PI