Prefeitura de Araci - BA

Notícia:   395 vagas de até R$ 1.300,00 para a Prefeitura de Araci - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI

ESTADO DA BAHIA

EDITAL 001/2008 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO QUADRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACI, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estarão abertas às inscrições para a Seleção Pública para contratação por tempo determinado, para vagas nos cargos existentes no quadro de servidores desta Prefeitura, para convocação imediata e formação de cadastro, dentro do prazo de validade desta Seleção Pública. As demais disposições inerentes a esta Seleção Público se regerão pelas disposições que integram o presente Edital.

1.0 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - A Seleção Pública destina-se ao provimento de 395 (Trezentas e Noventa e Cinco) vagas, conforme o quadro a seguir, observando o nível de escolaridade exigida:

CARGO

REMUNERAÇÃO

CARGA HORÁRIA

ESCOLARIDADE EXIGIDA

VAGAS

Agente de Limpeza Urbana

R$ 380,00

40 h

Alfabetizado

100

Agente de Polícia Administrativa

R$ 380,00

40h

Ensino F. Incompleto

100

Auxiliar de Enfermagem

R$ 380,00

40h

Ens. Fundamental C/ COREN

11

Auxiliar de Serviços Gerais

R$ 380,00

40 h

Alfabetizados

100

Bioquímico

R$ 1.200,00

20h

Nível Superior

02

Enfermeiro

R$ 1.200,00

30h

Diploma de Graduação

10

Farmacêutico

R$ 1.200,00

20h

Nível Superior

02

Médico Plantonista

R$ 780,00

24h

Diploma de Graduação

24

Médico Veterinário

R$ 1.300,00

30h

Diploma de Graduação

02

Nutricionista

R$ 1.000,00

30h

Diploma de Graduação

02

Professor PNI (Creche)

R$ 380,00

20h

Diploma de Magistério ou Normal Superior

10

Professor PNII de Educação Física

R$ 488,57

20h

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

03

Professor PNII de Inglês

R$ 488,57

20h

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

05

Professor PNII de Matemática

R$ 488,57

20h

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

05

Profissionais Liberais (Fisioterapeuta)

R$ 1.200,00

30h

Diploma de Graduação

03

Psicólogo

R$ 1.200,00

20h

Diploma de Graduação

02

Técnico em Enfermagem

R$ 400,00

40h

Curso Técnico c/ COREN

11

Técnico em Laboratório

R$ 400,00

40h

Curso Técnico

01

Técnico em Radiologia

R$ 400,00

40h

Curso Técnico

02

1.2 - A habilitação na Seleção Pública não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas mera expectativa, observando à ordem de classificação e a necessidade da Prefeitura Municipal de ARACI.

1.3 - As atribuições dos cargos estão estabelecidas em legislação específica, que rege o serviço público do Município de Araci.

1.4 - As vagas serão preenchidas sempre obedecendo à ordem da classificação, de acordo com a necessidade e conveniência da administração, decididas pelo órgão competente, conforme opção única manifestada pelo candidato e nomeação por ato do Chefe do Poder Executivo.

2.0 PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1 - Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) por cargo serão destinadas às pessoas portadoras de deficiência, de acordo com o inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal.

2.1.1 - O candidato portador de deficiência deverá encaminhar laudo médico expedido no máximo 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar a previsão de adaptação da sua prova, informando, também, o seu nome, documento de identidade (RG), número do CPF e opção de Cargo.

2.1.1 - Os candidatos que não encaminharem o laudo até o término da inscrição sejam quais forem os motivos, não terão a prova especial preparada, assim como não participará do percentual destinado aos deficientes.

2.2 - Solicitação de prova especial se for o caso.

2.3 - O candidato Portador de necessidades especiais que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá encaminhar solicitação por escrito até o término das inscrições.

2.4 - O candidato portador de necessidades especiais, ao inscrever-se deve estar ciente das atribuições do seu cargo de opção e que durante o estágio probatório será avaliado o desempenho de suas atribuições para fins de habilitação.

2.5 - As solicitações de atendimento especial deverão ser protocoladas no Posto de Inscrição, tratando-se de inscrição presencial, e a Inscrição não Presencial o candidato deverá encaminhar a solicitação até o último dia de inscrição aos cuidados da Comissão Coordenadora na recepção da Prefeitura Municipal de Araci.

2.6 - O candidato portador de necessidades especiais participará da Seleção Pública em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, horário e ao local de aplicação das provas.

2.7 - Na inexistência de pessoas portadoras de deficiência habilitadas, as vagas reservadas serão preenchidas pelos demais candidatos, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

2.8 - Enquanto houver candidato aprovado e classificado, e não convocado para investidura dos cargos, não se publicará edital de Seleção Pública para provimento dos mesmos cargos, salvo quando esgotado o prazo de validade da Seleção Pública.

2.9 - O prazo de validade da Seleção Pública, para efeito de nomeação será de 01 (hum) ano contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério e por ato do Chefe do Poder Executivo.

3.0 DAS INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

3.1 - As inscrições ficarão abertas no período de 11 a 22 de fevereiro de 2008 de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situado à Rua Antonio Oliveira Mota S/N Centro, no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 ás 17:00 horas.

3.2 Poderão candidatar-se ao referida Seleção Pública, todos os cidadãos que preencherem os seguintes requisitos, dos quais também são necessários para a investidura:

3.2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de Lei, no caso de estrangeiro.

3.2.2 Estar, na data da posse com 18 anos e se for do sexo masculino que esteja em dias com as obrigações militares.

3.2.3 Estar na data da posse, em situação regular com a Justiça Eleitoral.

3.2.4 Estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos.

3.2.5 Na data da posse, possuir escolaridade mínima compatível com o cargo, de acordo com exigência do edital.

3.2.6 Ter conduta ilibada na vida pública e privada.

3.2.7 Não registrar antecedentes criminais.

3.2.8 Pagar, a título de ressarcimento de despesas com materiais e serviços, a importância fixada no edital, de acordo com o cargo de opção.

3.2.9 Gozar de boa saúde física e mental para o exercício do cargo.

3.2.10 Se profissional de nível superior possuir registro no respectivo conselho de classe.

3.3 A Prefeitura Municipal de Araci não se responsabilizará por inscrições via internet não recebidas por motivo de ordem técnica de computadores, falha de comunicação, congestionamento de linha de comunicação, bem como qualquer outro fator de ordem técnica que impossibilite a transferência de dados.

3.4 - Em hipótese alguma será feita à devolução da taxa de inscrição.

3.5 - Pagar o valor referente à taxa de inscrição de acordo com cargo de opção.

3.6 - O pagamento deverá ser efetivado diretamente no caixa, não será aceito em hipótese alguma depósitos feito em terminais de auto-atendimento, caixa rápido, banco 24 horas ou similares.

3.7 - O depósito deverá ser identificado com nome do candidato ou CPF (Cadastro de Pessoa Física).

3.8 - Efetuado o pagamento o candidato deverá dirigir-se ao Posto de Inscrição, para preencher o Requerimento de Inscrição e entregar ao Atendente o comprovante de depósito original, cópia da cédula de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), quando receberá do mesmo o comprovante de confirmação de inscrição.

4.0 INSCRIÇÃO NÃO PRESENCIAL

4.1 - Serão aceitas inscrição via internet, através de endereço eletrônico www.slboaventura.com.br,

4.2 - O pagamento da taxa de inscrição realizadas através da Internet deverá ser pago até o primeiro dia útil seguinte, após o encerramento das inscrições no horário de atendimento bancário.

4.3 - O candidato deverá acessar o endereço eletrônico fornecido e preencher corretamente todos os campos do cadastro e enviá-lo via internet. Em seguida encaminhar exclusivamente via SEDEX o comprovante original do depósito, Xerox do RG e CPF e ficha de inscrição para SL BOAVENTURA, Rua Castro Alves, 1666, Kalilandia, Feira de Santana - Bahia CEP 44.025-090

4.4 - Efetuar depósito bancário identificado no valor referente ao cargo de opção;

4.5 - Não serão acatados em hipótese alguma depósitos feitos em terminais de auto-atendimento, caixa rápido, banco 24 horas ou similares.

5.0 INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO

5.1 - Na inscrição por Procuração, esta deverá conceder poderes especiais para requerer a inscrição do representado, com firma reconhecida, acompanhada da Cédula de Identidade do Procurador.

5.2 - Quando o Procurador estiver representando mais de um candidato, o mesmo deverá entregar procurações individualmente por cada candidato.

5.3 - Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição, de acordo com a opção de cargo.

5.4 - São também considerados documentos de identidade, as carteiras e/ou cédulas de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, Passaporte e Carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos de Classe.

5.5 - Não serão aceitos como documento de identidade, Certidões de Nascimento, Título de Eleitor, Carteiras Funcionais sem valor de identidade, bem como documentos ilegíveis, não identificável ou danificado.

5.6 - O candidato portador de deficiência deverá apresentar no ato da inscrição, atestado médico de compatibilidade funcional entre a atividade a ser exercida e sua deficiência, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como requerimento informando as condições necessárias à realização da Seleção Pública, conforme sua deficiência, cabendo à prefeitura conceder os meios necessários à sua realização.

5.7 - As taxas de inscrições, conforme especificadas abaixo deverão ser pagas em nome da SLBOAVENTURA na Conta Corrente nº 12282-3, agencia 2273-0 do Banco Bradesco ou Banco Postal.

Nível de Escolaridade

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1- Alfabetizado

R$ 25,00

2- Ensino Fundamental Incompleto e Completo

R$ 30,00

2 - Nível Médio Completo

R$ 35,00

3 - Nível Técnico

R$ 40,00

5 - Nível Superior

R$ 80,00

6-Professor I

R$ 45,00

7-Professor III

R$ 50,00

5.8 - Não será efetivada inscrição, sem a devida apresentação da Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física, sendo os demais documentos, obrigatórios para a investidura dos aprovados e a sua não apresentação, excluirá o candidato automaticamente.

5.9 - A declaração falsa ou inexata de dados constantes da inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos, determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer tempo.

5.10 - Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição paga.

5.11 - Não serão aceitas inscrições por via postal ou fax.

5.12 - Na ocorrência de pagamento da Taxa de Inscrição em cheque, exclusivamente de emissão do próprio candidato, a inscrição só estará efetivada após a compensação bancária do mesmo. Na ocorrência de cheque sem previsão de fundos, a inscrição será automaticamente cancelada.

5.13 - A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes do presente edital.

6.0 DA SELEÇÃO PÚBLICA

6.1 A Seleção Pública será realizado em etapas distintas, conforme o cargo e de acordo com a descrição constante neste Edital.

6.2 Não será permitido a realização da prova fora do local, horário e data divulgados para A Seleção Pública.

PRIMEIRA ETAPA

6.3 A Prova Objetiva Escrita será para todos os cargos, de acordo com a escolaridade mínima exigida para cada cargo e obedecerá a distribuição do item abaixo.

6.4 As questões versarão sobre temas especificados no Anexo II deste Edital (Programas e Quadros das Disciplinas), contendo cada questão 05 (cinco) alternativas de respostas, sendo apenas uma correta.

7.0 DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA ESCRITA

7.1 As provas serão realizadas no dia 09 de março de 2008, em local a ser divulgado através de Edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e nos sites da Prefeitura e da Empresa Responsável.

7.2 Caso o nome do Candidato não conste na Relação Geral de Inscritos, o mesmo deverá informar imediatamente à Coordenação da Seleção Pública através do telefone (75) - 3614 - 4839, em horário comercial de segunda a sexta-feira.

7.3 Se constatado erro no cadastro, o candidato deverá informar imediatamente a Comissão para as devidas correções.

7.4 É de responsabilidade exclusiva do candidato, a identificação correta do seu local de prova, teste ou exame, e o comparecimento nas datas e horários determinados.

7.5 O candidato só terá acesso ao local de prova, com a apresentação do comprovante de inscrição e do documento de identidade (original) utilizado na inscrição. A não apresentação do referido documento, impossibilitará o candidato de realizar a prova, implicando na sua eliminação da Seleção Pública.

7.6 Durante a realização da prova não será permitido o uso de materiais de consulta, telefone celular, relógios digitais, óculos escuro, chapéu, boné, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras, ou qualquer tipo de equipamento eletrônico.

7.7 O candidato deverá comparecer ao local designado para prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para fechar o portão

7.8 Os portões de acesso aos locais de prova, serão abertos às 07h30min e fechados às 08h00min, vedado o acesso após o fechamento dos portões.

7.9 Não haverá segunda chamada, ou repetição da prova para nenhuma das etapas, importando a ausência do candidato, por qualquer motivo, inclusive caso fortuito ou força maior, caracterizará desistência do candidato e resultara em sua eliminação da Seleção Pública.

7.10 A prova objetiva terá a duração máxima de 04 (quatro) horas, só podendo o candidato retirar-se do local de aplicação das mesmas, após 2 (duas) hora do seu início.

7.11 O candidato somente poderá retirar-se do local de provas levando o caderno de questões após o decurso de 03 (três) horas do seu início.

7.12 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, além de solicitar condição especial no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, antes da realização da prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança.

7.13 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

7.14 Após resolver as questões, o candidato deverá marcar na Folha de Respostas, que é o documento oficial para correção, a mesma deverá ser preenchida conforme instruções. Os prejuízos advindos das marcações incorretas são de exclusiva responsabilidade do candidato, não havendo substituição da folha por erro.

7.15 O candidato que deixa de assinar o Cartão de resposta será eliminado da Seleção Pública.

7.16 São consideradas marcações incorretas, implicando em não computar-se a questão: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo delimitado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica azul ou preta.

7.17 Durante a realização da prova, não será permitido ao candidato sob pena de ser excluído da Seleção Pública:

I. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas aA Seleção Pública;

II. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia do fiscal;

III. Utilizar meios ilícitos para execução da prova;

IV. Portando arma, mesmo que possua o respectivo porte;

V. Fizer em qualquer momento da prova ou fase da Seleção Pública documentos ou declarações falsas;

VI. Perturbar, de qualquer modo, a execução dos trabalhos;

VII. Tratar com descortesia a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova(coordenadores, representantes da empresa, fiscais,autoridades presentes.

7.18 - Na ocorrência de qualquer destas hipóteses, o Coordenador Geral do Estabelecimento e o Presidente da Comissão da Seleção Pública deverão ser imediatamente comunicados, cabendo apenas a este último, consumar a exclusão do candidato infrator.

SEGUNDA ETAPA

8.0 APURAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 - A prova objetiva será corrigida por processo eletrônico de computação sendo que cada questão valerá 1,0 (hum) ponto.

8.2 - Serão eliminados os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 50% (cinqüenta por cento) do total da prova objetiva.

8.3 - Os candidatos serão convocados em rigorosa ordem de classificação, até o total preenchimento das vagas.

8.4 - Havendo igualdade de pontos na nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato que:

I. Que pertencer ao quadro de servidores da Prefeitura Municipal de ARACI, que esteja exercendo as atividades do cargo em Seleção Pública;

II. Pertencer ao serviço público em qualquer esfera;

III. Tiver maior idade considerando dia, mês e ano de nascimento;

IV. Obtiver maior número de acertos na prova de Português.

8.5 - Após a aplicação dos critérios de desempate estabelecidos no item acima, se persistir o empate, será aplicado pela Secretaria de Administração o Sorteio ente os candidatos empatados.

8.6 - Os candidatos em igualdade de classificação serão chamados a comprovar as condições, no prazo que lhes for fixado, quando na indicação a ser feita para o provimento.

8.7 - Quando, na realização da Seleção Pública, ocorrer irregularidade insanável ou preterição de formalidade que possa afetar o seu resultado, terá qualquer candidato o direito de recorrer à Comissão de Seleção Pública, a qual mediante decisão fundamentada, ouvida a Procuradoria Jurídica da prefeitura, proferida no prazo de 05 (cinco) dias, encaminhará ao chefe do Poder Executivo, proposta de alteração parcial ou total do resultado obtido na Seleção Pública pelo requerente, cabendo a este acatar a decisão, promovendo a apuração da responsabilidade.

8.8 - O Candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido a Comissão Coordenadora da Seleção Pública e protocolado na Secretaria de Administração, vinte e quatro (24) horas após a publicação do fato que lhe deu origem, pessoalmente pelo Candidato que inscreveu-se na Modalidade Presencial:

a) Nome completo do Candidato;

b) Número do documento com o qual se inscreveu;

c) Assinatura;

d) E a que evento se refere (Gabarito, Resultado Final, etc.);

6.9 - Não serão aceito interposição de recursos:

a. via Correio Eletrônico e/ou fax ou por forma diferente da definida neste Edital;

b. sem nome do requerente;

c. sem as especificações do evento a qual se refere;

d. que não apresente justificativa;

e. recurso coletivo ( apresentado em conjunto com outros candidato);

f. fora do prazo.

8.10 - O Candidato inscrito na modalidade Não Presencial poderá interpor recursos no prazo acima estabelecido, para a Comissão Coordenadora da Seleção Pública via Sedex, no seguinte endereço: Prefeitura Municipal de ARACI, Praça da Conceição, 01 Centro.

8.11 Na ocorrência do disposto neste capítulo poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior.

8.12 A comissão responderá aos recursos em até cinco dias, podendo a mesma se necessário solicitar prazo igual período.

8.13 A Prefeitura divulgará através de Edital, o resultado final deste Seleção Pública, relacionando os candidatos habilitados em ordem de classificação com o total de pontos obtidos, devendo ocorrer à homologação no prazo de até 05 (cinco) dias, contados da referida publicação.

9.0 TERCEIRA ETAPA

PROVA DE TÍTULOS DE CARÁTER CLASSIFICATÓRIO PARA CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

9.1 Os candidatos aos cargos de nível superior que obtiverem pontuação na prova escrita igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento), deverão entregar documentação para avaliação de títulos, 02 (dois) dias úteis, após a divulgação dos resultados das provas objetivas, na recepção desta Prefeitura aos cuidados da Comissão Coordenadora da Seleção Pública.

9.2 Os títulos deverão ser entregues em envelope devidamente identificado com nome completo, cargo de opção, número da Carteira de Identidade.

9.3 Todos os documentos apresentados para avaliação da prova de títulos deverão estar devidamente autenticados.

9.4 Documentos não autenticados não serão pontuados.

9.5 A prova de títulos, de caráter classificatório, será pontuada conforme Anexo I deste Edital (Tabela de Títulos).

9.6 Serão aceitos documentos de instituições e/ou órgãos se apresentados em papel timbrado e deles constarem às informações necessárias para a identificação dos referidos órgãos ou instituições.

9.7 Não serão aceitos como títulos cópias de resultados retirados da internet.

9.8 Não serão considerados título participação em simpósios, congressos e seminários ou participação em qualquer atividade curricular enquanto o candidato no período de estudante.

9.9 Tratando-se de experiência profissional será computado apenas o período decorrido de um ano completo (doze meses) sendo desconsiderado qualquer outro período inferior.

9.10 O candidato que não entregar os referidos documentos no período estabelecido será atribuído nota ZERO na avaliação de títulos.

9.11 Não serão consideradas como experiência profissional, atividades de estágios.

9.12 Cada título será considerado uma única vez.

9.13 Todos os documentos apresentados serão incinerados após a homologação da Seleção Pública.

9.14 Após a entrega dos títulos, não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos, sob qualquer hipótese ou alegação.

QUARTA ETAPA

10. PROVA DE SANIDADE FÍSICA E MENTAL

10.1 A Prefeitura Municipal, através do Órgão Competente, convocará os candidatos classificados, em ordem de classificação final, para a realização dos exames de sanidade e capacidade física e mental, sendo desclassificados aqueles que não apresentarem condições satisfatórias, de acordo com parecer circunstanciado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde indicando a causa da sua reprovação.

11.0 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 O acompanhamento das publicações referentes a este Seleção Pública é de responsabilidade exclusiva do candidato.

11.2 Não serão prestadas, por telefone, informações relativas aos resultados parcial e final da Seleção Pública.

11.3 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumado o evento que lhe disser respeito, fato que será mencionado em Edital a ser publicado no mural da prefeitura e no site da empresa organizadora da Seleção Pública.

11.4 O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece o presente edital e de que aceita as condições da Seleção Pública, tais como se acham nele estabelecidas.

11.5 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades constatadas no decorrer do processo, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato da Seleção Pública anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

11.6 O candidato que recusar a nomeação ou deixar de entrar em exercício, ou ainda, que deixar de se apresentar durante os 30 (trinta) dias subseqüentes à convocação, perderá os direitos de sua classificação.

11.7 Ao tomar posse, o servidor nomeado, ficarão sujeitos ao estágio probatório por período de 03 (três) anos de efetivo exercício, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observado os seguintes fatores:

I - Assiduidade

II - Disciplina

III - Capacidade de iniciativa

IV - Produtividade

V - Responsabilidade

11.8 - Obrigatoriamente 04 (quatro) meses antes de findo o período, a avaliação do desempenho do servidor será submetida à homologação da autoridade competente. No caso da informação ser pela inadequação do servidor, será assegurado a este, direito de defesa.

11.9 - Todos os atos pertinentes ao processo desta Seleção Pública Público serão divulgados através da Internet, ficando disponibilizado até 06 (seis) meses após a conclusão do processo.

11.10 - Não será feito nenhuma comunicação aos candidatos através de outro meio que não sejam os avisos afixados no mural da Prefeitura Municipal de ARACI e no site da empresa, www.slboaventura.com.br.

11.11 - O Candidato tem a responsabilidade de verificar seus dados, bem como, verificar o local de realização da sua prova, que será afixada no mural da Prefeitura de Municipal de ARACI e no site www.slboaventura.com.br.

11.12 - O não comparecimento do Candidato no local de realização das provas na data e horário marcado, não será motivo de recurso ou de realização de uma segunda chamada.

11.13 - Para os Candidatos inscritos através da Internet, deverá obrigatoriamente os mesmos indicar um telefone fixo e endereço eletrônico (e-mail).

11.14 - Os Candidatos inscritos terão a Internet, este também será o seu canal de comunicação, devendo todos os atos relativos ao processo desta Seleção Pública Público serem divulgados com prazo mínimo de 72h, para acompanhamento dos mesmos, sendo de exclusiva responsabilidade dos Candidatos acompanharem as publicações on line no endereço eletrônico a ser disponibilizado no ato da publicação deste Edital.

11.15 - Sessenta (60) dias, após a homologação dos resultados finais da Seleção Pública pelo Prefeito Municipal e não existindo nenhum fato impeditivo, toda a documentação relativa ás provas serão incineradas, mantendo-se apenas em meio magnético os resultados finais.

11.16 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção Pública, ouvida a Procuradoria Jurídica da Prefeitura Municipal de ARACI.

Gabinete do Prefeito Municipal de ARACI, 8 de fevereiro de 2008.

JOSÉ ELIOTÉRIO DA SILVA ZEDAFÓ
Prefeito Municipal

ANEXO I
Tabela de Títulos

Tabela de valores para julgamento de títulos (somar os valores parciais, não ultrapassando o máximo de cada item).

I - APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO - VALOR MÁXIMO: 1,0 (HUM) PONTO

Critério: 0,5 (meio) ponto por Seleção Pública

II - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO COM CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 360 HORAS - VALOR MAXIMO DE 2,0 (DOIS) PONTOS

1,0 (um) ponto por título

III - CURSO DE MESTRADO - VALOR MAXIMO 3,0 (TRÊS) PONTOS

IV - CURSO DE DOUTORADO - VALOR MAXIMO 4,0 (QUATRO) PONTOS

V - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA - VALOR MAXIMO: 2,0 (DOIS) PONTOS

0,5 (meio) ponto por ano

ANEXO II
PROGRAMAS E QUADRO DE PROVAS

Agente de Limpeza Pública e Auxiliar de Serviços Gerais

Conhecimentos Gerais

30

TOTAL

30

Agente de Polícia Administrativa

Língua Portuguesa

15

Matemática

15

TOTAL

30

Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Conhecimentos Específicos

20

TOTAL

40

Professor PNI (Creche)

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Conhecimentos Pedagógicos

20

TOTAL

40

Professor PNII

Conhecimentos Específicos

20

Conhecimentos Pedagógicos

20

TOTAL

40

Bioquímico, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Plantonista, Médico Veterinário, Nutricionista, Profissionais Liberais (Fisioterapeuta) e Psicólogo

Língua Portuguesa

20

Conhecimentos Específicos

20

TOTAL

40

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E AGENTE DE LIMPEZA URBANA

CONHECIMENTOS GERAIS: História do Município de Araci: Aspectos Históricos e geográficos, Aspectos Econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal; Emancipação Política, Personalidades do Município, Festas Religiosas, Limites, Localização, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Bacia Hidrográfica, Agricultura, Pecuária e Manifestações Folclóricas.

O Estado da Bahia: Localização, Primeiros Habitantes, Governantes, Folclore, Religião, Preservação Ambiental, Mata Atlântica, Bacia Hidrográfica, Capital do Estado, Atividades Econômicas, Independência da Bahia, Escritores e Poetas famosos da Bahia.

AGENTE DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA

LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Classes de Palavras; Flexão de palavras; Estrutura e formação das palavras; Termos essenciais, integrantes e acessórios; Frase, oração e período; Período simples e composto; Orações coordenadas e subordinadas; Uso da crase; Pontuação; Interpretação de texto.

MATEMÁTICA: Números: naturais, decimais, racionais. Conjuntos: conjuntos dos conjuntos dos naturais, conjuntos dos racionais, operações com conjuntos. Subconjunto. Sistema decimal de medida. Potenciação. Expressão numérica. Múltiplos e divisores: MMC e MDC. Frações. Tipos de frações. Operações com frações. Equação do 1º. Sistema decimal de medida. Regra de três simples. Porcentagem. Problemas envolvendo todos os assuntos acima.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Números: naturais, inteiros, racionais, dizimas periódicas, números decimais. Conjuntos: conjuntos numéricos; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão. Fração numérica e literal. Fatoração. Potenciação. Racionalização. Equação e inequação do 1º grau. Equação e função do 2º. Sistema de equações. Sistema decimal de medida. Regra de três, proporcionalidade, porcentagem e juros. Média aritmética. Problemas envolvendo todos os assuntos acima.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Ética em Enfermagem; Famacologia, Técnica no preparo e administração de medicamentos; Emergência: conceitos básicos, traumatismos, estado de choque, queimaduras, politraumatismos, afogamentos, esmagamento, asfixia, corpo estranho, ferimentos em geral, intoxicações, mordedura de cão, ferimentos em geral, primeiros socorros e atendimento de emergência; O serviço de enfermagem, a equipe de enfermagem, relações humanas na enfermagem; Infecção hospitalar: Técnicas assépticas, precauções, padrão para transmissão aérea, transmissão por gotículas, transmissão por contato; curativos; educação continuada; monitorização da pressão artérial; UTI; Emergências diabéticas, hipertensivas e em traumatismos; Saúde da mulher, da criança e do adolescente; Assistência de Enfermagem ao portador de diabetes; Assistência de enfermagem ao portador de hipertensão.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes. Funções. Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1º e 2º grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações. Seqüência. Progressão aritmética. Progressão geométrica. Polinômios. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Ética em Enfermagem; Famacologia, Técnica no preparo e administração de medicamentos; Emergência: conceitos básicos, traumatismos, estado de choque, queimaduras, politraumatismos, afogamentos, esmagamento, asfixia, corpo estranho, ferimentos em geral, intoxicações, mordedura de cão, ferimentos em geral, primeiros socorros e atendimento de emergência; O serviço de enfermagem, a equipe de enfermagem, relações humanas na enfermagem; Infecção hospitalar: Técnicas assépticas, precauções, padrão para transmissão aérea, transmissão por gotículas, transmissão por contato; curativos; educação continuada; monitorização da pressão artéria; UTI; Emergências diabéticas, hipertensivas e em traumatismos; Saúde da mulher, da criança e do adolescente; Assistência de Enfermagem ao portador de diabetes; Assistência de enfermagem ao portador de hipertensão.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes. Funções. Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1º e 2º grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações. Seqüência. Progressão aritmética. Progressão geométrica. Polinômios. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Bacteriologia geral; Métodos gerais de estudo das bactérias; Bacteriologia médica e técnicas bacteriológicas; Técnicas virológicas; Técnicas Imunológicas; Procedimentos e regras gerais em laboratório; Valores normais em hematologia. Anticoagulantes; preparo e coloração de esfregaços sangüíneos. Teste de avaliação da coagulação sangüínea: coagulograma. Fatores plasmáticos da coagulação. Determinação do grupo sangüíneo e fator Rh; sistema ABO, sistema Rh e Duffy. Aparelhagem geral de uso em laboratórios; Operações preliminares e técnicas simples de laboratório; Legislação aplicada às atividades desenvolvidas em laboratórios; O laboratório de ensino e pesquisa e biossegurança.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes. Funções. Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1º e 2º grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações. Seqüência. Progressão aritmética. Progressão geométrica. Polinômios. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Física atômica elementar, Física das radiações. Eletricidade e eletrônica. Física e eletrônica aplicada à produção de Raio - X, ampola de Raio -X, transformadores e retificadores. Aparelhos de Raio - X, equipamentos e acessórios. Estudo das propriedades físicas dos Raio - X e suas aplicações práticas no campo de radiologia. Higiene de Radiações secundárias, meios de proteção das radiações ionizantes, efeitos biológicos das radiações. Anatomia: Estudo anatômico, função fisiológica de órgãos de aparelhos do corpo humano. Esqueleto humano, ossos e articulações, crânio, coluna vertebral e membros superiores e inferiores, aparelhos digestivo e urinário, aparelhos circulatório e respiratório e sistema glandular, fígado, pâncreas, baço e tecido mielóide. - Técnica Radiológica: Equipamentos de Raios - X. Fatores radiográficos, acessórios e complementos. Tomógrafos: tomógrafo linear e computadorizado. Princípios da tomografia. Angiógrafos e seriógrafos. Incidências específicas e técnicas rotineiras para exames gerais e específicos.

PROFESSOR PN I

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes, dizimas periódicas. Funções. Função 1º grau. Função 2º grau. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Equação e Inequações: do 1º e 2º grau. Sistema de equações. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Problemas envolvendo todos os assuntos acima.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Reflexões sobre Alfabetização e Letramento; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem - Teorias sobre desenvolvimento da linguagem (Piaget, Vygotsky e Wallon); A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; A leitura infantil e produção de textos; As fases da escrita, a psicogênese da língua escrita e Emília Ferreiro; A criança enquanto ser em transformação; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade; Pedagogia da autonomia e Paulo Freire; Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental; Temas Transversais em Educação; LDB (Lei 9394/96); A construção do conhecimento na escola; A importância do jogo na educação; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; A metodologia nas áreas do conhecimento; A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Construtivismo: a produção do conhecimento em aula; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Estatuto da criança e do adolescente; Ação educativa e violência; A linguagem e outro no espaço escolar; Crianças: leitoras e produtoras de textos; A língua escrita: perspectiva interacionista; Perspectiva do professor-educador e leitor; Pesquisa na escola; Tendências pedagógicas no Brasil: tecnicista, libertadora e tradicional.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A História da Educação Física; Metodologia para o ensino da Educação Física; Função social da Educação Física; Educação Física adaptada/como trabalhar o conceito de inclusão; Concepções psicomotoras na Educação Física escolar; Processo avaliativo na Educação Física escolar; Educação Física e o desenvolvimento humano; Inclusão na Educação Física; Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento; As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola; Parâmetros curriculares nacionais / MEC - Educação Física; Crescimento e desenvolvimento motor.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenética e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinariedade.

PROFESSOR DE INGLÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Compreensão de Textos, Estruturas Gramatical, Frase Nominal: Substantivo (Gênero e Número), Adjetivo (Gênero, Número e Grau, Artigo Definido e Independente e outros Modificadores, Pronomes, Numerais Cardinais e Ordinais, Conjunção: Coordenação, Subordinação, Discurso Indireto, Modais, Preposições e Locuções Prepositivas, Frase Declarativa e Interrogativa, Verbos: Auxiliares, Regulares, Irregulares, Forma Passiva, Infinitvos e Gerúndio, Período simples e Período Composto, Advérbios e Locuções Adverbiais.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenética e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinariedade.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Números: Conjuntos, Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais, Operações, propriedades e aplicações; Conjunto dos números complexos: Forma algébrica e trigonométrica, Operações e propriedades; Seqüências: Progressão aritmética e progressão geométrica; Análise Combinatória: Arranjos, permutações e combinações; Álgebra: Funções Reais, Funções do 1º e do 2º grau, Função modular, Função exponencial e logarítmica, Propriedades e Aplicações, Equações, inequações e sistemas; Polinômios, Operações e propriedades, Relações entre coeficientes, Raízes de polinômios. Geometria: Geometria plana, Retas, ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, Circunferência e círculo, congruência e semelhança, Perímetros e áreas, Geometria espacial, Paralelismo e perpendicularismo, Prismas, pirâmides, cilindros, cones e esfera: áreas e volumes; Geometria Analítica plana: Distância entre pontos, Estudo da reta e circunferência, Trigonometria, Estudo geral, Equações e funções trigonométricas, Matemática financeira: Estudos introdutórios, Proporcionalidade, Percentagem, Juros simples e compostos, Capitalização simples e composta. Estatística: Probabilidade, Interpretação de gráficos estatísticos, Estatística descritiva, Levantamento de dados, Tabelas, Média e mediana, Variância e desvio-padrão.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenética e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinariedade.

BIOQUÍMICO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: ÁGUA: O Solvente universal e suas relações com os fluídos biológicos. Ação da Água como solução tampão em humores; Os ácidos fracos e as bases fracas na ionização da água; Os sistemas aquosos e suas interações fracas com a água. Biomoléculas: Proteínas (estrutura e função), Carboidratos (estrutura e função), Lipídios (estrutura e função), Vitaminas (estrutura e função). Bacteriologia: Principais grupos de bactérias, Métodos de coloração, Meios de cultura, Testes de sensibilidade bacteriana, Principais métodos utilizados para caracterização e identificação microscópicas das formas bacterianas. Imunologia: Noções sobre resposta imunológica (antígeno, Anticorpo, complemento), Teste de Gravidez, Choque anafilático. Parasitologia: Tipos de relação parasita / hospedeiro, Noções gerais de parasitas de interesse médico, Principais doenças parasitárias, Principais doenças causadas por helmintos, Principais métodos de microscopia para identificação de protozoários e helmintos. Urinálise: Composição da urina, Características da urina, dosagens qualitativas e quantitativas da urina, Elementos químicos a serem dosados, Provas empregadas na dosagem de cada elemento químico presente na urina. Espermograma: Características físico-químicas do sêmen, contagem celular, Determinações bioquímicas. Hematologia: Considerações gerais sobre o sangue, propriedades físicas e químicas do sangue: colesterol, glicose, proteínas totais, bilirrubina, triglicerídeos, ácido úrico, lipídeos totais, Hemogramas (contagem global), Eritograma, Leucograma.

FARMACÊUTICO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: Farmacovigilância; Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 308/97 - Dispõe sobre a Assistência Farmacêutica em Farmácias e Drogarias; 3. Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 349/2000 - Estabelece a competência do farmacêutico em proceder a intercambialidade ou substituição genérica de medicamentos; Legislação de interesse à saúde, legislação sanitária geral e legislação no âmbito da Assistência Farmacêutica, no plano federal; Portaria 344 de 19 de maio de 1998 - Regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial; Portaria do Ministério da Saúde no 3.916, de 30 de outubro de 1998 - Aprova a Política Nacional de Medicamentos; Portaria do Ministério da Saúde nº 176, de 8 de março de 1999 - Incentivo à Assistência Farmacêutica Básica; Farmácia Ambulatorial e Hospitalar: seleção de medicamentos; aquisição, produção, controle e conservação de medicamentos; armazenamento: boas práticas de armazenamento de medicamentos.

FISIOTERAPEUTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: Conceito e Classificação de fisiatria; Avaliação do Paciente, Semiologia fisiátrica; Testes musculares e gonometria; Fisiologia do exercício; Técnicas especiais de reeducação motora: Bobath, Kabath; Cinesioterapia: ativa, passiva, manipulações; Eletroterapia de baixa freqüência: corrente galvânica, farádica, diadinâmica, Iontoforese, estimulação elétrica; Ultra-som; Termoterapia condutiva, radiante, conversiva, crioterapia; Infravermelho; Hidroterapia, hidrotermoterapia; Trações; Atividade de vida diária: postura no leito, transferências, treina para independência funcional; Reabilitação profissional; Marcha normal e patológica; Meios auxiliares da marcha; Orteses, colarinhos cervicais, coletes ortopédicos; Próteses de MMI e MMSS; Prescrição em fisiatria; Reabilitação dos amputados; Reabilitação nos traumas do esporte, não cirúrgicos e cirúrgicos; Reabilitação nas fraturas e grandes traumatismos; Reabilitação em ortopedia; Reabilitação em neurologia: Processos neurológicos motores periféricos, acidentes vasculares cerebrais, miopatias, amiotrofias espinais, traumatismos crânio encefálicos, traumatismo raquimedulares, esclerose múltipla e outros processos degenerativos meningomielocele, Parkinson e outras afecções do sistema piramidal, paralisia cerebral; Reabilitação nas artrites e artroses; Reabilitação nos reumatismos extra articulares; Reabilitação nas patologias não cirúrgicas da coluna vertebral; Escaras de decúbito: etiologia, prevenção e tratamento; Reabilitação em moléstias pulmonares fisiologia e patologia, exercícios respiratórios, drenagem postural, reabilitação cardiopulmonar, reabilitação cardíaca, princípios básicos, reabilitação nas moléstias vasculares periféricas, organização de um centro de reabilitação.

NUTRICIONISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: Política nacional de alimentação e nutrição; Planejamento, execução e avaliação de programas de alimentação e nutrição, de vigilância alimentar e nutricional e de educação nutricional; Atuação do nutricionista em programas sociais; Planejamento, administração, Organização, Avaliação e Controle de Serviços de alimentação; Treinamento de pessoal; Avaliação de programas de alimentos; Avaliação nutricional de indivíduos sadios e enfermos; Assistência nutricional a pacientes nas enfermidades, prescrição de dietas e modificações de dietas hospitalares; Nutrição e dietética; Vigilância sanitária; Planejamento físico-funcional dos serviços de alimentação; Legislação do SUS.

ENFERMEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A administração e os serviços de enfermagem: as teorias da administração e os serviços de enfermagem; filosofia do serviço de enfermagem; metodologia de planejamento na enfermagem; a administração de pessoal em enfermagem: escala de distribuição de pessoal de enfermagem; supervisão em enfermagem; Liderança de enfermagem; Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE); O processo de Enfermagem. A avaliação da saúde do cliente. Entrevista clínica. O exame físico e avaliação nutricional; Cálculo de Gotejamento; Assistência de Enfermagem na administração de medicamentos; Assistência de Enfermagem de feridas; Assistência de Enfermagem ao cliente que sente dor; Assistência de Enfermagem ao cliente em pré, trans e pós-operatório; Infecção Hospitalar (prevenção e controle); Acreditação Hospitalar. Os modelos de assistência no Brasil; Princípios do SUS, Programa Saúde da Família. Assistência de enfermagem no Pré-Natal, Assistência de enfermagem ao portador de Tuberculose, Assistência de enfermagem ao portador de hanseníase, Assistência de enfermagem ao portador de Infecção Respiratória aguda, Assistência de enfermagem ao portador de Feridas, Doenças de Chagas, Hipertensão, diabetes, Imunização, Dengue, Planejamento familiar; DST, AIDS, Parasitoses.

MÉDICO PLANTONISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: Propedêutica; Cardiologia; Doenças Articular; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Anemia; Esquizofrenia; Desidratação; ITU; ITR; DST; Tuberculose; Dengue; PSF: Atribuições e Competências; Saúde Mental; A clínica e a Epidemiologia; Saúde materno-infantil; Indicadores Epidemiológicos; Pele: Estrutura e Fisiologia Normais; Hematologia; Infecções; urgência e emergência: conceito e intervenção, hipertensão, diabetes, choques, traumatismos, queimaduras, classificação funcional das doenças do coração, fundamentos da prevenção das doenças cardiovasculares, infecções das vias aéreas superiores, asma, bronquite, tuberculose, feridas tipos e produtos atualmente preconizados.

MÉDICO VETERINÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: Microorganismos e controle dos alimentos - vírus protófitos e protozoários. Características dos microorganismos e contaminação, temperatura e umidade. 2. ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL: PESCADO: Característica do pescado fresco e do pescado alterado. Métodos físicos e químicos para controle do pescado fresco e do pescado alterado. Métodos físicos e químicos para controle do pescado.

CARNE: Transformação do músculo em carne (descida de PH, acidificação, maturação e putrefação da carne). Etapas de abate - bovino, suínos e aves. Inspeção anti-morte - importância e marcha. Inspeção pós-morte - linha de inspeção (bovino e suíno). Embutidos e curados. LEITE: Tecnologia do leite - obtenção higiênica do leite - cuidado na ordenha, higiene da sala de ordenha, cuidado com o leite ordenhado e resfriamento, pasteurização e esterilização. Falsificação do leite - determinação de milhagem e desnatamento. 3. DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELOS ALIMENTOS: Controle sanitário: Tuberculoso, brucelose, botulismo, leptospirose, raiva, leshmaniose, toxoplasmose (etilologia, fonte de infecção, modo de transmissão, diagnóstico e controle de animais). Principais indicadores em saúde pública - morbidade, mortalidade, incidências e letalidades. Fiscalização de Estabelecimentos, Zoonoses: Cisticerose, Tuberculose, Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Brucelose, Aftosa.

PSICÓLOGO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS: PERSONALIDADE HUMANA: Conceitos e características, sua importância na interação social. MOTIVAÇÃO: Sua importância no comportamento humano, na relação com as pessoas e o trabalho. COMPORTAMENTO EMOCIONAL: Gerador de diferentes atitudes no comportamento. O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITO EU: Variações na vida, variações no trabalho. O INDIVIDUO E O GRUPO: Imitações individuais; estruturas de grupo; dinâmica de grupo; adaptação individual e de grupo. 6. COMPORTAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL: O significado social das atitudes; formação e modificação de atitudes; atitudes de opinião pública; GRUPOS E INSTITUIÇÕES: Diferença entre grupo e instituições; o papel de grupo na instituição.