UFAC - Universidade Federal do Acre - AC

Notícia:   38 vagas para a Universidade Federal - AC

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO

COORDENADORIA DE SELEÇÃO E ADMISSÃO

EDITAL Nº 001, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2008

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (FUFAC), tendo em vista a autorização concedida pela Portaria do Ministério de Estado da Educação nº 988, publicada no DOU nº 154 em 12 de agosto de 2008, pela Portaria nº 286, do Ministério de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada no DOU nº 170, de 3 de setembro de 2008 e pela Portaria do Ministério de Estado da Educação nº 1.226, publicada no DOU nº 194 em 7 de outubro de 2008, torna pública a realização de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal técnico-administrativo, de nível superior e de nível médio, de acordo com a distribuição constante nos quadros abaixo, em conformidade com a Lei nº 8.112, publicada no Diário Oficial da União de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações e Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, da legislação pertinente e demais regulamentações e em consonância com o presente edital e seus anexos.

QUADRO I - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

UFAC/RIO BRANCO

CÓDIGO

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Nº DE VAGAS

701.004

Arquiteto e Urbanista

Curso Superior em Arquitetura/Registro no Conselho competente. Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 regula o exercício a profissão de Arquiteto.

01

701.006

Assistente social

Curso Superior em Serviço Social/Registro no Conselho competente. Lei nº 8.662, de 07 de junho de 1993.

01

701.010

Bibliotecário/Documentalista

Curso Superior em Biblioteconomia/ Registro no Conselho competente. Lei nº 9.674, de 26 de junho de 1998 dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.

02

70 1.029

Enfermeiro

Curso Superior em Enfermagem/Registro no Conselho competente. Decreto nº 94.406, de 8 de junho 1987, regulamenta a profissão de Enfermeiro.

01

701.031

Engenheiro/Área de Engenharia Agronômica

Curso Superior na área de Agronomia/ Registro do Conselho competente. Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício das profissões de Engenheiro e Engenheiro Agrônomo.

01

701.055

Nutricionista

Curso Superior em Nutrição/Registro no Conselho competente. Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991 regulamenta a profissão de Nutricionista.

01

701.060

Psicólogo/Área Clínica

Curso Superior em Psicologia/Registro no Conselho competente. Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962. Decreto-Lei nº 706, de 25 de julho de 1969. Art. 19 da Lei 4.119/62. Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971. Decreto nº 79.822, de 17 de junho de 1977.

02

701.068

Químico

Curso superior na área/Registro do Conselho competente. Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956 cria os Conselhos Federal e Regionais de Química e dispõe sobre o exercício da profissão de Químico. Decreto nº 85.877 regulamenta a Lei nº 2.800/56.

01

701.079

Técnicos em Assuntos Educacionais

Curso Superior completo em Pedagogia ou Licenciaturas Plenas

01

701.038

Fisioterapeuta

Registro no Conselho competente. Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, prevê a profissão de Fisioterapeuta.

01

UFAC/CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL

701.010

Bibliotecário/Documentalista

Curso Superior em Biblioteconomia/ Registro no Conselho competente. Lei nº 9.674, de 26 de junho de 1998 dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.

01

701.079

Técnicos em Assuntos Educacionais

Curso Superior completo em Pedagogia ou Licenciaturas Plenas

01

QUADRO II - CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

UFAC/RIO BRANCO

CÓDIGO

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

No DE VAGAS

701.634

Desenhista Copista

Ensino Médio completo + Curso Técnico Profissionalizante

01

701.203

Desenhista Projetista

Ensino Médio completo + Curso Técnico Profissionalizante

01

701.224

Técnico em Contabilidade

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico/Registro no Conselho Competente.

01

701.272

Técnico em Eletricidade

Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Especialização

02

701.226

Técnico de Tecnologia da Informação

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais.

04

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Biologia

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Engenharia Florestal

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Ensaios Tecnológicos

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Física

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Informática

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Línguas

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Química

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Análises Clínicas

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.260

Técnico em Restauração

Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Experiência de 12 meses

01

701.262

Técnico em Segurança do Trabalho

Ensino Profissionalizante ou Médio completo + Curso Técnico.

01

701.265

Técnico em Telefonia

Ensino Médio completo + Curso Técnico Profissionalizante

01

UFAC/CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL

701.200

Assistente em Administração

Ensino Médio Completo

04

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Regido por este Edital, o concurso será executado por comissão composta por servidores do quadro efetivo da Universidade Federal do Acre (UFAC).

1.2. A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá o exame de conhecimentos gerais e específicos (relativo ao cargo), conforme distribuição constante no QUADRO III.

2. DOS CARGOS

2.1. NÍVEL SUPERIOR - VENCIMENTO 1.747,83 (mais auxílios)

2.1.1. CARGO: ARQUITETO E URBANISTA

2.1.1.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações; fiscalizar e executar obras e serviços, desenvolver estudos de viabilidade financeiros, econômicos, ambientais; prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como assessorar no estabelecimento de políticas de gestão. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.2. CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

2.1.2.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.3. CARGO: BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA

2.1.3.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o aceso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.4. CARGO: ENFERMEIRO

2.1.4.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Prestar assistência ao paciente e/ou usuário em clínicas, hospitais, ambulatórios, navios, postos de saúde e em domicílio, realizar consultas e procedimentos de maior complexidade, prescrevendo ações; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.5. CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

2.1.5.1. Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.6. CARGO: NUTRICIONISTA

2.1.6.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição; efetuar controle higiênico-sanitário; participar de programas de educação nutricional; ministrar cursos. Atuar em conformidade ao Manual de Boas Práticas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.7. CARGO: PSICÓLOGO/ÁREA CLÍNICA

2.1.7.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clinicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.8. CARGO: QUÍMICO

2.1.8.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Realizar ensaios, análises químicas e físico-químicas, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras; produzir substâncias; desenvolver metodologias analíticas; interpretar dados químicos; monitorar impacto ambiental de substâncias; supervisionar procedimentos químicos; coordenar atividades químicas laboratoriais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.9. CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

2.1.9.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.10. CARGO: FISIOTERAPEUTA

2.1.10.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2. NÍVEL MÉDIO - VENCIMENTO R$ 1.364,53 (mais auxílios)

2.2.1. CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

2.2.1.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.2. CARGO: DESENHISTA COPISTA

2.2.2.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Analisam solicitações de desenhos; interpretam documentos de apoio, tais como plantas, projetos, catálogos, croquis e normas. Observam características técnicas de desenhos; esboçam desenhos; definem formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos, conforme cronogramas. Desenham detalhes de projetos de desenhos. Enviam desenhos para revisão; realizam cópias de segurança e disponibilizam desenhos finais e/ou revisões para áreas afins. São classificados nessa epígrafe os desenhistas técnicos não especializados.

2.2.3. CARGO: DESENHISTA PROJETISTA

2.2.3.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Auxiliar arquitetos e engenheiros no desenvolvimento de projetos de construção civil e arquitetura, projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes, coletando dados, elaborando anteprojetos, desenvolvendo projetos, dimensionando estruturas e instalações, especificando materiais, detalhando projetos executivos e atualizando projetos conforme obras; auxiliar na coordenação de projetos; pesquisar novas tecnologias de produtos e processos, verificando viabilidade e coletando dados, aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendo protótipos e estimando custo/benefício. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.4. CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

2.2.4.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Identificar documentos e informações, atender à fiscalização; executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial; realizar controle patrimonial. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.5. CARGO: TÉCNICO EM ELETRICIDADE

2.2.5.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Planejam atividades do trabalho, elaboram estudos e projetos, participam no desenvolvimento de processos, realizam projetos, operam sistemas elétricos e executam manutenção. Atuam na área comercial, gerenciam e treinam pessoas, asseguram a qualidade de produtos e serviços e aplicam normas e procedimentos de segurança no trabalho.

2.2.6. CARGO: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.2.6.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.7. CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA (todas as áreas)

2.2.7.1 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.8. CARGO: TÉCNICO EM RESTAURAÇÃO

2.2.8.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Efetuar diagnóstico de estado de conservação de acervos documentais; realizar tratamentos de higienização, conservação e restauração de livros e documentos; colaborar na elaboração do planejamento e organização das atividades de arquivo e documentação; zelar pelo armazenamento e recuperação de documentos; colaborar no desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes; orientar os usuários no tratamento e uso do acervo documental. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.9. CARGO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2.2.9.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho; inspecionar locais, instalações e equipamentos da Instituição; propor normas e dispositivos de segurança; inspecionar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção; elaborar relatórios de inspeções; elaborar relatórios técnicos e periciais; promover e ministrar treinamentos sobre segurança e qualidade de vida no trabalho; promover campanhas e coordenar a publicação de material educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.10. CARGO: TÉCNICO EM TELEFONIA

2.2.10.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Manter o sistema telefônico em funcionamento, instalando,checando, reparando e prevenindo problemas nos aparelhos e linhas telefônicas da empresa e dos eventos, sempre atento à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

3.1. Ter sido aprovado no concurso público, na forma estabelecida neste edital.

3.2. Ter nacionalidade brasileira.

3.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.4. Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino.

3.5. Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, devidamente comprovado através de diploma ou certificado emitido por instituição oficial de ensino reconhecida pelo MEC, com registro no órgão ou conselho competente, quando for o caso.

3.6. Ter idade mínima de dezoito anos completos, a ser comprovada na investidura do cargo.

3.7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

3.8. Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição será efetuada somente Via Internet, no site www.ufac.br/concurso, no período entre às 8 horas do dia 29 de novembro de 2008 e às 17 horas do dia 12 de dezembro de 2008 (hora Acre).

4.2. Da taxa de inscrição:

4.2.1. O Recolhimento da taxa de inscrição será feito via boleto bancário, impresso após o preenchimento da ficha de inscrição.

4.2.2. Período, horário e local de pagamento: no Banco do Brasil ou qualquer outra instituição bancária (nos seus respectivos horários de funcionamento), nos postos de auto-atendimento, no mesmo período da inscrição, constante no item 4.1. do presente edital.

4.2.3. Valor: O valor da Taxa de Inscrição será de R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de nível médio e de R$ 70,00 (setenta reais) para os cargos de nível superior.

4.3. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de nível e respectivo cargo para o qual deseja concorrer à vaga, observados os quadros I e II constantes deste edital, que não será alterada posteriormente sob hipótese alguma.

4.4. Da efetivação da inscrição:

4.4.1. Para os candidatos pagantes, as inscrições somente serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa pelo Banco do Brasil.

4.4.2. O candidato poderá, decorrido o prazo de 72 horas da sua inscrição, consultar a situação em que ela se encontra no mesmo site onde a realizou, ou seja,www.ufac.br/concurso, de pose do número de inscrição.

5. DA ISENÇÃO

5.1. Amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, os candidatos que se considerarem financeiramente carentes poderão solicitar, junto à Comissão do concurso, através do site www.ufac.br/concurso, no período entre as 8 horas do dia 29 de novembro de 2008 e as 17 horas

do dia 03 de dezembro de 2008 (hora Acre), isenção da Taxa de Inscrição, através de requerimento disponibilizado no referido site, sendo que para tanto deverão indicar/apresentar, o Número de Identificação Social - NIS e declaração de que são membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

5.2. Terá seu pedido negado o pleiteante que:

a) Fizer mais de um requerimento de isenção.

b) Apresentar pedido com informações insuficientes e/ou contraditórias, que não comprovem o relato do Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição.

5.3. A Comissão divulgará, até o dia 07 de dezembro de 2008, lista contendo nome dos candidatos cujas isenções tenham sido deferidas, os quais deverão inscrever-se de acordo com o que preconizam os subitens 4.1., 4.3., 6.1., 6.2., 6.3. e 6.4., do edital em comento.

5.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

6.1. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

6.2. Terá a sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que usar o CPF de terceiro para a sua realização.

6.3. Cada candidato poderá ter apenas 01 (uma) inscrição. Caso requeira mais de uma, será considerada aquela cuja numeração do Formulário de Inscrição for maior.

6.4. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato - que arcará com as conseqüências de eventuais erros -, dispondo a UFAC do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher corretamente a referida ficha de inscrição.

6.5. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame, por conveniência da Administração.

7. DAS PROVAS

7.1. Decorridos até 05 (cinco) dias do término das inscrições, a comissão divulgará, através do site www.ufac.br/concurso, a lista dos candidatos aptos a participarem do concurso, bem como o local de realização das provas.

7.2. As provas serão realizadas em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul no dia 21 de dezembro de 2008 com início às 8h e término às 12h, no local constante na lista supra mencionada, sendo vedada a realização em outro local, ressalvadas as situações previstas em lei.

7.3. As provas serão escritas/objetivas, constando de questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada uma, valendo 1 (um) ponto cada questão das provas de Conhecimentos Gerais e 2 (dois) pontos cada questão da prova de Conhecimentos Específicos, assim distribuídas:

QUADRO III - DISTRIBUIÇÃO DE PROVAS POR CARGO, NÚMERO E VALOR DE CADA QUESTÃO (NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO)

NÍVEL SUPERIOR

Código

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas

Questões

Peso

Caráter

701.004

Arquiteto e Urbanista

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

E
l
i
m
i
n
a
t
ó
r
i
o

e

C
l
a
s
s
i
f
i
c
a
t
ó
r
i
o

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Arquitetura e Urbanismo

30

2

701.006

Assistente Social

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Serviço Social

30

2

701.010

Bibliotecário/ Documentalista

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Biblioteconomia

30

2

701.029

Enfermeiro

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Enfermagem

30

2

701.031

Engenheiro/Área de Engenharia Agronômica

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Engenharia

 

2

Agronômica

30

701.055

Nutricionista

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Nutrição

30

2

701.060

Psicólogo/Área Clínica

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Psicologia

30

2

701.068

Químico

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Química

30

2

701.079

Técnico em Assuntos Educacionais

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Assuntos Educacionais

30

2

701.038

Fisioterapeuta

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Fisioterapia

30

2

 

NÍVEL MÉDIO

Código

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas

Questões

Peso Caráter

701.200

Assistente em Administração

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

E
l
i
m
i
n
a
t
ó
r
i
o

e

C
l
a
s
s
i
f
i
c
a
t
ó
r
i
o

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Administração

30

2

701.634

Desenhista Copista

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Desenho Copista

30

2

701.203

Desenhista Projetista

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Desenho Projetista

30

2

701.224

Técnico em Contabilidade

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Contabilidade

30

2

701.272

Técnico em Eletricidade

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Eletricidade

30

2

701.226

Técnico de Tecnologia da Informação

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Língua Inglesa

10

Específicos

Tópicos em Tecnologia da

 

2

Informação

30

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Biologia

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Laboratório de Biologia

30

2

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Engenharia Florestal

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Laboratório de Engenharia Florestal

30

2

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Ensaios Tecnológicos

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

EspecíficosTópicos em Laboratório de Ensaios Tecnológicos302

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Física

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Laboratório de Física

30

2

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Informática

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Língua Inglesa

10

Específicos

Tópicos em Laboratório Informática

30

2

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Línguas

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Língua Inglesa

10

Específicos

Tópicos em Laboratório de Línguas

30

2

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Química

Gerais

Língua Portuguesa

10

2

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Laboratório de Química

30

2

701.244

Técnico em Laboratório/Área de Análises Clínicas

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Laboratório de Análise Clínicas

30

2

701.260

Técnico em Restauração

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Restauração

30

2

701.262

Técnico em Segurança do Trabalho

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Segurança do Trabalho

30

2

701.265

Técnico em Telefonia

Gerais

Língua Portuguesa

10

1

Matemática

10

Informática

10

Específicos

Tópicos em Telefonia

30

2

8. DA APROVAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 15 (quinze) do total de 30 (trinta) questões das provas de Conhecimentos Gerais e 15 (quinze) do total de 30 (trinta) questões da prova de Conhecimentos Específicos e classificar-se em ordem decrescente até o limite de vagas do cargo pretendido, pelo número de pontos obtidos nas provas realizadas. Os aprovados e não classificados ficarão como suplentes, podendo ser chamados dentro do prazo de validade do processo seletivo (subitem 11.6 do edital).

8.2. Havendo empate entre candidatos no número total de pontos, obedecer-se-á aos critérios de desempate a seguir: 1º - Conhecimentos Específicos do Cargo; 2º - Língua Portuguesa; 3º - Matemática, exceto para os cargos de Técnico de tecnologia da Informação, Técnico em Laboratório/Área de Informática e Técnico em Laboratório/Área de Línguas, que será Língua Inglesa; e 4º - Informática. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho em anos, meses e dias.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

9.1. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

9.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul e documento de identidade original, informado no Formulário de Inscrição.

9.3. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

9.4. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

9.5. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, dez dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital.

9.5.1. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

9.6. Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados neste edital ou em comunicado outro feito pela Comissão.

9.7. No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebok, palmtop, receptor, gravador, etc.). Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, este deverá ser recolhido pela Coordenação. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

9.8. Só terá direito a levar o caderno de provas o candidato que permanecer em sua respectiva sala até o final do tempo estipulado para a realização das mesmas. O candidato que não atender a esta exigência terá seu caderno de provas incinerado.

9.9. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos pelos expedientes reguladores do concurso;

c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebok e/ou equipamento similar;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando Gabarito Oficial, caderno de provas ou qualquer anotação que identifique as questões da prova;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

j) se comunicar com outro candidato.

9.10. Dado o aviso de iniciar as provas, o candidato disporá de 30 minutos para verificar se em seu caderno de provas faltam folhas ou se estas estão grampeadas fora de ordem. Caso iso ocorra, o fato deverá ser comunicado imediatamente ao fiscal.

9.11. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

9.12. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

9.13. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas deverá solicitá-la, através do site www.ufac.br/concurso, informando os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos, etc.), bem como fax símile (escanneamento) da comprovação da necessidade especial (atestado médico ou equivalente), no prazo de até 5 dias antes da realização das provas. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.

9.14. A solicitação de condições especiais será atendida considerando o subitem anterior e segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade, sem prejuízo ou benefício aos demais candidatos.

9.15. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda do lactente. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

10. DOS RECURSOS

10.1. Serão admitidos recursos interpostos por candidato, relacionados ao Gabarito Oficial, devidamente fundamentados, devendo ser protocolados, em horário de expediente, junto ao Serviço de Protocolo da UFAC e encaminhados à Comissão até 48 horas da divulgação do mesmo.

10.2. O candidato deverá identificar-se no ato da entrega dos recursos mediante a apresentação de documento de identidade original.

10.3. O recurso do candidato poderá ser entregue por terceiros, somente se acompanhado da cópia de documento de identidade do candidato.

10.4. Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não. Se houver alteração de resposta contida no gabarito oficial de item integrante de prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não.

10.5. Em hipótese alguma será aceita revisão ou recurso de recurso.

10.6. Em hipótese alguma será aceito recurso sobre a classificação final.

11. DAS DISPOSIÇÕES E INSTRUÇÕES FINAIS

11.1. O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público junto à Comissão, instalada na Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, por meio dos telefones (68) 3901-2673 e (68) 3901-2577.

11.2. O candidato que desejar relatar à UFAC fato(s) ocorrido(s) durante a realização do concurso deverá fazê-lo(s), por escrito, à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e gestão de Pessoas, localizada no mesmo endereço constante no item 9.13.

11.3. A comissão divulgará, até o dia 26 de dezembro de 2008, em jornal de circulação local e nos quadros de avisos da Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, o resultado final do concurso, o qual será homologado mediante a publicação no DOU, sendo a classificação elaborada na ordem decrescente de notas dos candidatos habilitados, observadas as demais normas pertinentes constantes deste edital e das instruções específicas.

11.4. É de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados feitos pela Comissão responsável pelo concurso.

11.5. A aprovação no concurso público gera, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação. Durante o período de validade do concurso, a UFAC reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e até o número de vagas existentes, ou que venham a existir.

11.6. O concurso terá validade de 1 ano , a partir da publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, nos termos do art. 12º da Portaria 450, de 06.11.02.

11.7. Havendo desistência, formal (por escrito) ou por decorrência de prazo, de candidatos convocados para a nomeação, a UFAC procederá, durante o prazo de validade do concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas oferecidas neste edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no edital de homologação.

11.8. O provimento das vagas ocorrerá no nível inicial do cargo, com a remuneração correspondente e definida em Lei.

11.9. Os candidatos convocados terão 03 (três) dias úteis para se manifestarem sobre a aceitação ou não do cargo e apresentação, à Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da documentação exigida para sua nomeação.

11.9.1. O não-pronunciamento do candidato aprovado no prazo a que se refere o subitem anterior implicará ao mesmo a perda do direito à investidura no cargo para o qual se habilitou, facultando à UFAC a convocação do candidato com classificação imediatamente posterior.

11.9.2. O candidato classificado e nomeado para o cargo não poderá, em hipótese alguma, solicitar opção para constar no final da relação dos classificados.

11.10. A jornada de trabalho será de quarenta horas semanais, salvo quando a lei estabelecer duração diversa, podendo ser cumprida nos horários diurno e noturno.

11.11. A posse nos cargos - que deverá ser feita até 30 (trinta) dias, contados da publicação da nomeação dos candidatos no DOU - fica condicionada à aprovação em inspeção médica, a ser realizada pelo Serviço de Saúde da UFAC, e ao atendimento das condições constitucionais e legais. Para a pose, serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no ato de inscrição. Exigir-se-á, também, declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com a opção de vencimentos, se couber.

11.12. Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.

11.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão.

Rosemir Santana de Andrade Lima
Pró-Reitora Desenvolvimento e Gestão de Pessoas

ANEXO I

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

1.2. CONHECIMENTOS GERAIS

1.2.1. LÍNGUA PORTUGUESA:

Interpretação de textos literários e não literários, de autores brasileiros. Fonética: fonemas e letras, classificação dos fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, divisão silábica, acentuação, ortopéia, prosódia. Morfologia: processo de formação de palavras, estrutura da palavra. Morfossintaxe: substantivos, artigos, adjetivos, numerais, pronomes, verbos, preposições, advérbios, conjunções, interjeições; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; período simples - termos da oração; período composto - coordenação e subordinação; emprego da crase; pontuação; semântica: conotação e denotação; sinônimos, antônimos e parônimos; ambigüidade. Ortografia: segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira. Figuras de linguagem: elipse, anacoluto, silepse, zeugma, hipérbato, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, onomatopéia, metáfora, metonímia, sinédoque, antítese, comparação, hipérbole, apóstrofe, prosopopéia, eufemismo, sinestesia, ironia. Linguagem: funções, língua falada e língua escrita. Estilo: estilo com relação ao texto; qualidades do estilo.

1.2.2. MATEMÁTICA:

Razões; Proporções; Regra de Três Simples e Composta; Percentagem; Juro Simples; Desconto Simples; Juro Composto; Desconto Composto; Sistema Francês de Amortização; Sistema Price; Sistema de Amortização Constante (SAC); Sistema de Amortização Misto (SAM).

1.2.3. INFORMÁTICA (exceto para os cargos de Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Laboratório/Área de Informática e Técnico em Laboratório/Área de Línguas que será Língua Inglesa):

Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador; Hardware e Software; Sistemas de Entrada/Saída e Armazenamento; Sistemas de Numeração; Aritmética computacional; Princípios de Sistemas Operacionais; Características de Microprocessadores; Sistemas Operacionais: MS-DOS, Windows NT, Windows 98, Windows XP e LINUX; Gerenciamento de Arquivos; Formatação de Planilhas; Impressão de Planilhas; Gráficos.

1.2.4. LÍNGUA INGLESA (somente para os cargos de Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Laboratório/Área de Informática e Técnico em Laboratório/Área de Línguas):

Interpretação de texto; Utilização de estruturas gramaticais, abrangendo os seguintes tópicos: Articles: definite, indefinite; Nouns: regular and irregular plurals, contable and uncontable; The genitive case; Adjectives: position in a sentence; degrees of comparison, superlative, possesive, demonstrative; Numerals: ordinal, cardinal, dates, times, fractions; Pronouns: interrogative, subjective, objective, possessive, reflexive, indefinite; Adverb: order in a sentence, degrees of comparison, superlative; Position of the indirect object; Word order; Use of some, any and derivates; use of many, much, little, few, a few; Use o falso, tôo, either, already, yet, nor, neither; Prepositions, conjunctions; Verbs (affirmative, negative, interrogative forms: short and complete answers); Active voice, passive voice; Reported speech; Question tags; Use of verb there to be; Modal auxiliaries; True cognates, false cognates; Synonyms, antonyms. Uso adequado do vocabulário.

1.3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - NÍVEL SUPERIOR

1.3.1. ARQUITETO E URBANISTA

1.3.1.1. TÓPICOS EM ARQUITETURA E URBANISMO

1 Projeto de arquitetura. 1.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto. 1.2 Programação de necessidades físicas das atividades. 1.3 Estudos de viabilidade técnico-financeira. 1.4 Informática aplicada à arquitetura. 1.5 Controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso). 2 Projetos complementares: especificação de materiais e serviços e dimensionamento básico. 2.1 Instalações elétricas e hidro-sanitárias. 2.2 Elevadores. 2.3 Ventilação/exaustão. 2.4 Ar condicionado. 2.5 Telefonia. 2.6 Prevenção contra incêndio. 3 Programação, controle e fiscalização de obras. Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro. 4 Acompanhamento de obras. 4.1 Construção e organização do canteiro de obras. 4.2 Coberturas e impermeabilização. 4.3 Esquadrias. 4.4 Pisos e revestimentos. 5 Legislação e perícia. 5.1 Normas técnicas, legislação profissional. 5.2 Legislação ambiental e urbanística. 6 Projeto de urbanismo. 6.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto urbano. 6.2 Noções de sistema cartográfico e de geoprocessamento. 6.3 Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários. 6.4 Sistema viário (hierarquização, dimensionamento e geometria). 6.5 Sistemas de infra-estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental (drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos). 7 Legislação ambiental estadual e federal. 8 Conhecimento de AutoCAD. 9 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos - NBR 9050. 13 Lei Federal n.° 6.766/79. 10 Metodologia de Projeto de Arquitetura e de Desenho Urbano. 11 O Conforto humano nas edificações. 12 Industrialização e racionalização das construções. 13 Linguagem e representação do Projeto Arquitetônico.

1.3.2. ASSISTENTE SOCIAL

1.3.2.1. TÓPICOS SERVIÇO SOCIAL:

Fundamentos do Serviço Social: história do Serviço Social na América Latina e no Brasil; correntes teórico-metodológicas que fundamentam o Serviço Social: funcionalismo, fenomenologia e marxismo. O serviço Social e as transformações na sociedade contemporânea: a crise do capitalismo e as transformações nas relações de trabalho; o neoliberalismo e as atuais configurações do Estado e da sociedade civil; as implicações das transformações societárias no exercício profissional. A questão social no Brasil: origem e transformações; expressões e formas de enfrentamento. Serviço Social e Ética: fundamentos sócio-históricos da ética; o projeto ético-político profissional: direção social e regulamentação - Código de Ética e legislações. O trabalho profissional: espaços ocupacionais: tradicionais e recentes; instrumental teórico-operativo do Serviço Social. Política social e cidadania: perspectivas teóricas principais; formulação, implementação, monitoramento e avaliação; política de seguridade social no Brasil: gestão, financiamento e controle social. Serviço social e saúde: a configuração contemporânea da política de saúde brasileira e as legislações no campo da saúde. Legislação específica: Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei nº 8742, de 7 de dezembro de 1993); Política Nacional de Assistência Social/2004; Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS - NOB/2005; Sistema único de Assistência Social - SUAS; Estatuto da criança e do adolescente - Lei nº 8.069/90. Estatuto do idoso. Política Nacional da Pessoa com Deficiência.

1.3.3. BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA

1.3.3.1. TÓPICOS EM BIBLIOTECONOMIA

Conceitos básicos em Biblioteconomia; ciência da Informação; Ética profissional; Legislação; Organização e administração de bibliotecas - avaliação de serviços, planejamento estratégico em bibliotecas; Bibliotecas universitárias - objetivos, característica, avaliação e estrutura funcional; Marketing em bibliotecas; Formação e desenvolvimento de coleções - princípios e políticas de seleção, princípios e técnicas de avaliação de coleções; Processamento da Informação - representação temática e descritiva das coleções em seus diversos suportes; Descrição e catalogação com base no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2); Normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) - NBR 10520, NBR 6021, NBR 6032 e NBR 6028, todas da última atualização; Conhecimentos de classificação e material bibliográfico e outros suportes com base na Classificação Decimal Universal (CDU), última edição; Indexação - fundamentação teórica e linguagem documentária utilizada; Serviço de referência - atendimento à usuários, treinamento de usuários; Disseminação Seletiva de Informação (DSI) - sistema de redes de informação, tipos de sistemas e redes, compartilhamento de recurso e cooperação bibliotecária; Controle de empréstimo de material bibliográfico em bibliotecas universitárias; controle e movimentação de acervo para fins de levantamento estatístico; Novas tecnologias - Internet, ferramentas de busca, bases de dados eletrônicas (portal da Capes).

1.3.4. ENFERMEIRO

1.3.4.1. TÓPICOS EM ENFERMAGEM

1. Terapêutica medicamentosa: preparo e administração de medicamentos. 2. Sistema Único de Saúde. 3. Estratégia Saúde da Família (ESF) no SUS 4. Principais doenças transmissíveis da Região Norte. 5. Principais doenças sexualmente transmissíveis 6. Dependência química e alcoolismo. 7. Saúde do Trabalhador

1.3.5. ENGENHEIRO/ÁREA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

1.3.5.1 TÓPICOS EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

Estatística para Agronomia, Fisiologia Vegetal, Biotecnologia Agrícola, Agrometeorologia, Solos (Gênese, Física, Fertilidade, Classificação, Manejo e Conservação), Máquinas Agrícolas, Horticultura Geral, Nutrição Animal, Sistemas Produção de Forrageiras, Melhoramento e Reprodução Animal, Sistemas de Produção de Ruminantes, Melhoramento Vegetal, Topografia, Irrigação e Drenagem, Produção e Tecnologia de Sementes, Sistemas de Produção (em Olericultura, Fruticultura, Culturas Anuais, Culturas Permanentes), Construções Rurais, Fitopatologia e Controle de Doenças, Entomologia e Controle de Pragas, Manejo Integrado Plantas Daninhas, Gestão Ambiental, Extensão e Comunicação Rural, Tecnologia Agroindustrial.

1.3.6. NUTRICIONISTA

1.3.6.1. TÓPICOS EM NUTRIÇÃO

1. Nutrientes 2. Avaliação nutricional 3. Suporte nutricional enteral e parenteral. 4. Fisiopatologia e dietoterapia das enfermidades 5. Epidemiologia e prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). 6. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC. 7. Boas práticas na produção de alimentos. 8. Mudanças físico-químicas dos alimentos decorrentes do processamento. 9. Gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição. 10. Epidemiologia da obesidade, 11. Epidemiologia da desnutrição infantil, 12. alimentação do adulto, 13. Política de alimentação e nutrição, 14. Transição alimentar e nutricional no Brasil 15. Técnica dietética.

1.3.7. PSICÓLOGO/ÁREA CLINICA

1.3.7.1. TÓPICOS EM PSICOLOGIA

1. Teorias da personalidade. 2 Psicopatologia. 3 Técnicas Psicoterápicas. 4 Psicodiagnóstico. 5 Psicoterapia de problemas específicos. 6 O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde. 7 Ética e legislação profissional. 8 Técnica da psicoterapia breve e cognitiva. 9 Conhecimento clínico à dependência de álcool e drogas. 10 Formação de grupos terapêuticos. 11 Atuação do psicólogo na família e instituição. 12 A psicologia na sociedade e educação. 13 Diagnóstico da doença de transtorno mental. 14 Psicologia social 15 Psicologia hospitalar. 16 Psicologia familiar 17 Doenças psicossomáticas. 18 Técnicas de entrevistas. 19 Atuação do psicólogo na equipe interprofissional. 20 Psicoterapia comportamental.

1.3.8. QUÍMICO

1.3.8.1. TÓPICOS EM QUÍMICA

Práticas seguras em laboratório. Boas práticas laboratoriais. Classificação dos agentes químicos. Toxicidade de produtos químicos. Manuseio e armazenamento de produtos químicos. Gerenciamento de produtos químicos. Tratamento e descarte de resíduos de laboratório. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Acidentes típicos e primeiro socorros em laboratório. Preparo e padronização de soluções. Escala e precisão de equipamentos volumétricos. Calibração de instrumentos e equipamentos comuns em laboratório. Estatística básica. Técnicas de separação. Teoria fundamental de reações em solução. Métodos clássicos de análise química. Análise química por espectrometria de infravermelho e espectrometria ultravioleta-visível. Potenciometria e condutimetria.

1.3.9. TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

1.3.9.1. TÓPICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea; Estrutura e a organização do ensino no Brasil; Aspectos legais (LDB 9394/96) e organizacionais (administrativas, pedagógica e curricular); Natureza do trabalho pedagógico; Fundamentos epistemológicos e político do conhecimento escolar.

1.3.10. FISIOTERAPEUTA

1.3.10.1. TÓPICOS EM FISIOTERAPIA

Desenvolvimento neuro-pisicomotor; Fisiologia do sistema cardiorrespiratório; fisiologia da contração muscular; cinestesia; Fases da marcha; Avaliação e tratamento de patologias; pneumológicas, cardiológica, ortopédica, pediátrica, neonatológica, neurológica; Terapia intensiva; Recursos terapêuticos: Eletroterapia, Masoterapia, Termoterapia; Ética profissional.

1.4. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - NÍVEL MÉDIO

1.4.1. ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

1.4.1.1. TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO

1. Da Administração Pública. Conceito; Princípios Constitucionais da Administração Pública; Moralidade na Administração Pública; Histórico. Conceito. Caracterização. Funções da Moralidade Administrativa; Improbidade Administrativa. Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa 2. Do Regime Jurídico Único do Servidor Público (Lei n. 8.112/90): Das disposições preliminares; Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; Dos direitos e vantagens; Do regime disciplinar; Do processo administrativo disciplinar; Da seguridade social do servidor; Das disposições gerais. 3. Processo Administrativo Lei n. 9.784/99 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal): Das disposições gerais; Dos direitos dos administrados; Dos deveres do administrado; Do início do processo; Dos interessados; Da competência; Dos impedimentos e da suspeição; Da forma, tempo e lugar dos atos do processo; Da comunicação dos atos; Da instrução; Do dever de decidir; Da motivação; Da desistência e outros casos de extinção do processo; Da anulação, revogação e convalidação; Do recurso administrativo e da revisão; Dos prazos; Das sanções; Das disposições finais. 4. Ética Profissional do Servidor Público Aspecto Filosófico: Conceito de Ética. Distinção entre Ética e Moral; Aspecto Profissional: Conceito de Ética Profissional. Princípios, Importância, deveres dos servidores públicos; A Ética dos Administrados; Problemas éticos entre Administradores e Administrados.

1.4.2. DESENHISTA COPISTA

1.4.2.1. TÓPICOS EM DESENHO COPISTA

Execução de desenhos de projetos de obras públicas; Elaboração de desenhos de plantas do município, com detalhamento de dados e de mapas e gráficos. Conhecimento básicos de Autocad. Atendimento ao público: informações sobre lotes e plantas.

1.4.3. DESENHISTA PROJETISTA

1.4.3.1. TÓPICOS EM DESENHO PROJETISTA

Desenho geométrico: fundamentos de construções geométricas e suas aplicações. Geometria descritiva: noções gerais, o sistema de representação pelo processo das projeções ortogonais múltiplas. Conceitos fundamentais e tratamentos convencionais de representação gráfica. Normas de desenho técnico. Normas brasileiras de desenho técnico. Legendas, sinais convencionais. Formato de papel, dimensões e margens. O processo de representação em vistas ortogonais; vistas auxiliares primárias e secundárias; cortes e secções - dimensionamento os desenhos. Desenho não projetivo: fluxogramas, gráficos, diagramas. Desenho arquitetônico: plantas, cortes, elevações e detalhes. Representação de elementos topográficos. Escala e convenções. Desenho mecânico, desenho de estruturas, desenho hidráulico, desenho elétrico. Softwares: Auto Cad, Corel Draw.

1.4.4. TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1.4.4.1. TÓPICOS EM CONTABILIDADE

Contabilidade Pública: Classificação orçamentária da Administração Pública - Classificação Institucional, Funcional-Programática, Econômica e por Fonte de Recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Execução orçamentária e contábil: Estágios da receita e da despesa pública; Créditos adicionais. Patrimônio Público: aspectos qualitativos e quantitativos; Variações patrimoniais: variações ativas e variações passivas. Dívida pública flutuante e fundada; Plano de contas: função e funcionamento das contas. Escrituração contábil. Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial; Demonstração das Variações Patrimoniais. Licitações: Lei nº 8.666/93 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade).

Contabilidade Geral: Princípios contábeis, regime de competência, plano de contas, conciliação contábil, registros contábeis; Controle contábil e registros do Ativo Imobilizado, Diferido e Patrimônio Líquido. Demonstrações contábeis: Estruturação e Movimentação das Contas Contábeis, Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos. Análise e interpretação de demonstrações contábeis.

1.4.5. TÉCNICO EM ELETRICIDADE

1.4.5.1. TÓPICOS EM ELETRICIDADE

Lei de ohm, energia e potência elétrica, Circuitos equivalente estrela-triângulo, circuitos equivalentes triângulo-estrela, Instalações elétricas prediais, Classificação das tensões de alimentação, Aterramento, Os esquemas de aterramento, Proteção e Controle dos circuitos, Dispositivos de controle dos circuitos, Dimensionamento de circuitos de baixa tensão, Dimensionamento pelo critério da queda de tensão, Dimensionamento pelo critério da capacidade de corrente do condutor, O condutor de proteção, Luminotécnica, Iluminação incandescente, Iluminação fluorescente, Iluminação a vapor de mercúrio, Instalações de motores, Dispositivos de proteção para sobrecarga de motores elétricos, Partida de motores elétricos, Dispositivos de partida de motores elétricos, Sistemas polifásicos, Uso dos sistemas trifásicos estrela triângulo, Potência elétrica dos sistemas polifásicos, Medição de potência nos sistemas polifásicos, Medições de grandezas elétricas em corrente alternada, Valor eficaz, valor médio, Potência real, potência aparente, Potência reativa, Conceito de fator de potência nos circuitos elétricos, Cálculo e correção do fator de potência, Conceitos de segurança do trabalho em serviços de eletricidade.

1.4.6. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1.4.6.1. TÓPICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Construção de algoritmos: tipos de dados simples e estruturados, variáveis e constantes, avaliação de expressões, comandos de atribuição, condicionais e de repetição, comandos de entrada e saída, funções definidas pelo usuário, conceito de bloco de comandos, estruturas de controle, passagem de parâmetros, recursividade; programação estruturada; Estrutura de dados: conceitos básicos sobre tipos abstratos de dados, estruturas lineares e não-lineares, contigüidade versus encadeamento, estudo de listas, pilhas, filas, árvores, métodos de busca, inserção e ordenação, hashing. Projeto de Sistemas: arquitetura de sistemas; análise, projeto e implementação de sistemas; UML; ambiente cliente/servidor; fundamentos e conceitos de aplicações Web; O paradigma de desenvolvimento orientado a objetos; linguagens de programação Java, C++, PHP e AJAX; desenvolvimento de sistemas usando Delphi; Banco de dados: modelos e modelagem de dados; SQL; visões, funções, procedimentos armazenados e gatilhos (triger); processamento de consultas; transações e segurança; Sistemas de gerenciamento de banco de dados DB2; Tecnologias de integração de bancos de dados com a Web; Redes e administração de sistemas: processos; escalonamento de processos; sistemas de arquivos; gerência de usuários; backup de sistemas; serviço de impressão; redes; elementos de interconexão de redes. Fundamentos de sistemas operacionais: conceito, funções, características, componentes e classificação. Sistemas de arquivos. Escalonamento de tarefas. Gerenciamento de memória. Escalonamento de discos. Interoperação de sistemas operacionais. Sistemas distribuídos: clusters e redes. Família Windows. Sistemas Linux.

1.4.7. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE BIOLOGIA

1.4.7.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

Seres vivos: Classificação, características gerais; Morfologia e introdução à fisiologia de: vírus, bactérias, Protista fotossintetizantes e não fotossintetizantes; Fungos; Plantas e Animais; Ecologia: Os seres vivos e ambiente; Relações ecológicas entre seres vivos; Biologia da célula; Célula eucarionte e procarionte; componentes químicos; estrutura; fisiologia e divisão celular; célula animal e vegetal; Microscopia: O microscópio óptico: componentes, conhecimento das partes mecânicas e focalização: Métodos instrumentais de análise química; Material de laboratório: vidrarias e equipamentos; pesagem e preparo de soluções; procedimentos laboratoriais e de segurança; técnica de assepsia e esterilização; Técnica de amostragem, preservação e manutenção de material botânico e zoológico.

1.4.8. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE ENGENHARIA FLORESTAL

1.4.8.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE ENGENHARIA FLORESTAL

O setor florestal no Brasil, Amazônia e Acre; Ecologia florestal; Silvicultura tropical e de plantios: Classificação dos sistemas silviculturais, Regeneração natural, Tratamentos silviculturais; Solos: Formação, constituição, propriedades químicas e físicas e análise do solo; Matérias orgânicas e organismos dos solos; Técnicas de conservação do solo; Sistemas agroflorestais; Proteção florestal: Incêndios, Agentes atmosféricos, Agentes bióticos - medidas de combate e controle; Sementes e viveiros florestais; implantação, condução e manejo de povoamentos florestais; Inventário diagnóstico: planejamento e realização, Inventário 100% e parcelas permanentes: planejamento, demarcação e delimitação de área, Planejamento de inventários florestais e definição de materiais e equipamentos necessários, Uso de programas para processamento de dados; Manejo de florestas tropicais: Princípios básicos do manejo de florestas tropicais, As leis, normas, instruções normativas e regulamentos dos planos de manejo e do POAs, Manejo empresarial e manejo comunitário; Mecanização e exploração florestal: Equipamentos e materiais utilizados na exploração florestal, Planejamento da exploração, Planejamento e construção de estradas, ramais, pontes e bueiros para exploração, Pátio de estocagem, Noções de planimetria, Noções de altimetria, Noções de Agrimensura, Noções de Georeferenciamento, Usos e aplicações práticas do GPS, Derrubada ou corte, A motoserra e seu uso, Arraste, Avaliação dos impactos ambientais; Biometria: Determinação do volume de árvores abatidas, Determinação do volume de árvores em pé, Cálculo de volumetria de florestas nativas e plantadas, Instrumentos usados para o cálculo/estimativa de altura e do volume de árvores e florestas; Indústria e tecnologia de madeira: Propriedades físicas e mecânicas da madeira, Anatomia da madeira, Métodos e técnicas de identificação de madeiras, Principais defeitos da madeira, Manuseio e estocagem de toras em serrarias, Preservação e secagem de toras e de madeira serrada, Métodos de processamento e usinagem da madeira e principais equipamentos utilizados nas serrarias, marcenarias e laminadoras, Métodos de classificação de madeira comercial, Industrialização de madeira laminada e compensada, Energia da madeira e seus derivados, Química da madeira e tecnologia de produtos não madeireiros; Extensão florestal: A extensão florestal na Amazônia, O processo geral de adoção de tecnologia pelos produtores, O planejamento participativo, Os princípios do cooperativismo no desenvolvimento das comunidades; Ergonomia na área florestal; Segurança no trabalho na área.

1.4.9. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE ENSAIOS TECNOLÓGICOS

1.4.9.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE ENSAIOS TECNOLÓGICOS

1. Terminologia e identificação dos materiais utilizados na pavimentação: 1.1. Nomenclatura dos diversos tipos de materiais; 1.2. Materiais asfálticos (Características Físicas: Cimento asfáltico de petróleo. Emulsões. Asfaltos diluídos). 2. Prospecção de materiais para pavimentação: 2.1. Sondagem do subleito: identificação e coleta de amostras e determinação do NA; 2.2. Pesquisa de ocorrência de material para pavimentação: 2.1.1. Seleção de materiais a pesquisar; 2.2.2. Implantação dos furos de sondagem; 2.2.3. Identificação e coleta de amostras; 2.2.4. Avaliação dos volumes utilizáveis; 2.2.5. Controle da exploração da jazida. 3. Métodos de dosagem: 3.1. Dosagens de misturas de materiais; 3.2. Dosagens de misturas asfálticas; 3.3. Dosagens de concreto de cimento Portland; 3.4. Elaboração de relatórios de resultados de dosagens. 4. Ensaios: Conhecimentos de: preparação de amostras, execução, cálculo e elaboração de relatórios dos ensaios listados a seguir: 4.1. Solos e materiais granulares: 4.1.1. Teor de umidade; 4.1.2. Granulometria por peneiramento e por sedimentação; 4.1.3. Limite de liquidez; 4.1.4. Limite de plasticidade; 4.1.5. Massa específica real dos grãos do solo; 4.1.6. Massa específica aparente; 4.1.7. Equivalente de areia; 4.1.8. Compactação; 4.1.9. Índice de suporte Califórnia (CBR); 4.1.10. Expansão (retração); 4.1.11. Dosagem de mistura de solo-cimento; 4.1.12. Controle de compactação pelo método de Hilf; 4.1.13. Densidade aparente seca "in situ" pelo método do frasco de areia; 4.1.14. Umidade "in situ'; 4.1.15. Retirada de amostra indeformada; 4.2. Agregados: 4.2.1. Granulometria; 4.2.2. Masa específica aparente; 4.2.3. Masa específica real; 4.2.4. Abrasão Los Angeles; 4.2.5. Absorção de água; 4.2.6. Índice de forma (lameralidade); 4.2.7. Adesividade ao ligante betuminoso; 4.2.8. Impurezas orgânicas em areia; 4.3. Ligantes Asfálticos: 4.3.1. Penetração; 4.3.2. Viscosidade Saybolt-furol; 4.3.3. Peneiração de emulsões; 4.3.4. Sedimentação de emulsões; 4.3.5. Ruptura de emulsões; 4.3.6. Destilação de asfaltos diluídos; 4.3.7. Carga de partículas de emulsões; 4.3.8. Densidade de materiais betuminosos; 4.3.9. Ensaios Marshal para misturas betuminosas; 4.3.10. Percentagem de betume em misturas betuminosas; 4.3.11. Ductilidade; 4.3.12. Desemulsibilidade de emulsões; 4.3.13. Densidade aparente de misturas betuminosas; 4.3.14. Ponto de fulgor; 4.3.15. Determinação das taxas de aplicação de ligante; 4.3.16. Controle de temperatura de aplicação de materiais e misturas betuminosas; 4.3.17. Extração de corpos de prova de misturas betuminosas; 4.4. Cimento Portland e concreto de cimento: 4.4.1. Pega e endurecimento; 4.4.2. Estabilidade de volume; 4.4.3; Resistência a compressão; 4.4.4. Superfície específica; 4.4.5 - Trabalhabilidade: 4.4.5.1. Escorregamento; 4.4.5.2. Abatimento (tronco de cone); 4.4.6. Massa específica aparente; 4.4.7. Moldagem e cura dos corpos de prova; 4.4.8. Resistência a compressão diametral; 4.4.9. Absorção; 4.4.10. Extração de corpos de prova; 4.4.11. Dureza superficial (esclerometria); 4.4.12. Verificação do consumo de cimento.

1.4.10. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE FÍSICA

1.4.10.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE FÍSICA

Grandezas Físicas e Tratamento de Dados: Grandezas físicas e medidas; Potências de 10; Algarismos significativos; Relações entre grandezas. Vetores: Grandezas vetoriais e escalares; Vetores e componentes; Adição de vetores Cinemática: Movimento Retilíneo. Movimento retilíneo uniforme. Velocidade. Movimento uniformemente variado. Queda livre. Vetores velocidade e aceleração. Movimento circular uniforme. Força e Movimento: Equilíbrio. Primeira, Segunda e Terceira leis de Newton. Massa e peso. Forças no movimento circular. Gravitação Universal: Gravitação. Aceleração da gravidade. Hidrostática: Masa específica. Pressão e empuxo. Variação da pressão com a profundidade. O princípio de Arquimedes. Leis de Conservação: Trabalho e potência. Trabalho e energia cinética. Energias potencial elástica e gravitacional. Conservação da energia. Temperatura e Equilíbrio Térmico: Equilíbrio Térmico e Temperatura. Escalas termométricas. Dilatação de sólidos e líquidos. Calor: O calor como energia. Transferência de calor. Capacidade térmica e calor específico. Calor e trabalho. Mudanças de Fase: Sólidos, líquidos e gases. Fusão e solidificação. Vaporização e condensação. Movimento Ondulatório: Movimento harmônico simples. Ondas transversais numa corda e na superfície de um líquido. Ondas longitudinais. Som. Difração e interferência. Óptica Geométrica: Reflexão da luz. Espelhos planos e esféricos. Formação de imagens por um espelho. Refração da luz. Fenômenos relacionados com a refração. Dispersão da luz. Lentes esféricas. Instrumentos ópticos. Eletrostática: A carga elétrica. Condutores e isolantes. Lei de Coulomb. O campo elétrico. O campo elétrico de uma carga puntiforme. Potencial elétrico. Capacitância. Associação de capacitores. Capacitores com dielétricos. O uso de capacitores. Corrente Elétrica: Corrente elétrica e diferença de potencial. Resistência elétrica e resistividade. Lei de Ohm. Força eletromotriz. Energia e potência em circuitos elétricos. Associação de resistores. Lei dos nós e lei das malhas. Noções de corrente alternada. Magnetostática: O campo magnético. Corrente elétrica e campo magnético.

1.4.11. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE INFORMÁTICA

1.4.11.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador; Hardware e Software; Sistemas de Entrada/Saída e Armazenamento; Sistemas de Numeração; Aritmética computacional; Princípios de Sistemas Operacionais; Características de Microprocessadores; Sistemas Operacionais: MS-DOS, Windows NT, Windows 98, Windows XP e LINUX; Gerenciamento de Arquivos; Formatação de Planilhas; Impressão de Planilhas; Gráficos.

1.4.12. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE LÍNGUAS

1.4.12.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE LÍNGUAS

Registro de Ocorrências. Medidas de Emergência. Segurança Física das Instalações. Proteção de Entradas não permitidas. Prevenção de sabotagem. Noções básicas de socorros de urgência. Recebimento, guarda e entrega de materiais. Lançamento das requisições de materiais. Identificação dos itens e conhecimento. Contagem física.

1.4.13. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE QUÍMICA

1.4.13.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Soluções: concentração de soluções, diluição de soluções, mistura de soluções, titulometria: Conceito de: símbolos e fórmulas químicas, equações químicas, reações químicas; Noções de segurança em laboratório; Noções de segurança sobre manuseio de produtos químicos; Cálculos químicos: fórmulas e estequiometria; Ligações químicas, Nomenclatura de compostos inorgânicos e orgânicos; principais vidrarias, materiais e equipamentos utilizados em laboratório.

1.4.14. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ÁREA DE ANÁLISES CLÍNICAS

1.4.14.1. TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Hematologia clínica: Acondicionamento do sangue. Métodos de coloração. Hemograma manual e por automação. Índices hematológicos. Contagem de reticulócitos. Estudo dos esfregaços de sangue. Contagem de eritroblastos. Teste de falcização. Velocidade de Hemossedimentação. Provas de Coagulação. Índices hematimétricos. Bioquímica clínica: Anticoagulantes. Preparo de material para exame: centrifugação, aliquotagem e diluição. Preparo e realização de curva glicêmica e hemoglobina glicada. Eletroforese de proteínas. Preparo e determinação: glicose, uréia, creatinina, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, bilirrubina total e frações.

Microbiologia clínica: Coleta, transporte e conservação das amostras. Métodos de coloração. Meios de cultura. Técnicas de semeadura. Provas para identificação bacteriana. Teste de sensibilidade a antimicrobianos. Imunologia Clínica: Antígenos, anticorpos e interação antígeno-anticorpo, parâmetros e controle de qualidade dos ensaios imunológicos. Amostras utilizadas. Imunoensaios de precipitação, aglutinação de lise, imunoensaios utilizando conjugados e automação nos imunoensaios. Citologia clinica: exame do liquido cefalorraquidiano. Uroanálise: Coleta e preparo de amostras de urinas. Tiras reativas em uroanálises. Sedimento urinário. Técnicas laboratoriais em uroanálises. Dosagens em urina de 4 horas. Depuração da creatinina. Parasitologia clínica: Métodos do exame parasitológico de fezes para ovos, cistos e larvas. Controle de qualidade: interno e externo. Coeficiente de variação. Desvio padrão. Média. Biossegurança: cuidados com meio ambiente e saúde no trabalho, cuidados com descarte de material. Organização e comportamento laboratorial. Processos de análise laboratorial: fotometria, microscopia ótica e fluorescente, precipitação e aglutinação, fracionamento, automação, imunoensaios. Preparo de reagentes. Conversão de unidades. Limpeza e cuidado com aparelhagem, utensílios e instalações de laboratório. Esterilização. Cuidados pré-analíticos.

1.4.15. TÉCNICO EM RESTAURAÇÃO

1.4.15.1. TÓPICOS EM RESTAURAÇÃO

1- Noções básicas de preservação e conservação de acervos bibliográficos: Código de Ética; Procedimentos de conservação; Controle integrado de pragas; Proteção de livros e papel contra mofo; Armazenagem e manuseio; Limpeza de livros e prateleiras; Controle e conservação de equipamentos. 2. Estrutura e problemas do livro: Estrutura e partes do livro; Problemas do livro; Corpo do livro rompido; Canaletas soltas; Capa rasgada ou danificada; Lombada rasgada ou danificada. 3. Processos de reparos em livros; Recursos de trabalho: Tesoura, cola, prensa, guilhotina, papelão etc.; Fixação das canaletas; Reencadernarão de um livro em sua capa original; Substituição de lombada danificada; Inserção de páginas em volumes encadernados. 4 Encadernação a cola: história, causas da deteriorização, e procedimentos simples para o seu reparo: Encadernar manualmente impressos diversos(folhas soltas); Encadernar com cadernos; Fazer encadernação clássica; Dourar manualmente; Fazer gravação Hot Stamp.

1.4.16. TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1.4.16.1. TÓPICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1. Ergonomia: Conceito; Mobiliário dos Postos de trabalho; Equipamentos dos Postos de Trabalho; Organização do Trabalho e Condições Ambientais de Trabalho. 2. Higiene Ocupacional: Ruído; Vibração; Calor; Frio; Agentes Químicos e Agentes Biológicos. 3. Teoria das Falhas: Detecção e Análise de Falhas; Modos de Falhas, Falha Humana. 4. Gestão de Riscos: Princípios; Objetivo; Política; Diretrizes; Estratégia; Monitoramento de Segurança. 5. Programas de Segurança e Saúde do Trabalho: PPRA; PCMSO; PCMAT. 6. Segurança na Construção Civil: Áreas de Vivência; Demolição; Escadas; Rampas e Passarelas; Carpintaria; EPI; CIPA. 7. Segurança em Eletricidade: Riscos e Medidas de Controle. 8. Proteção e Combate a Incêndio: Fogo; Transmissão de Calor; Extinção; Combate. 9. Gestão de Emergências: Princípios; Política, Diretrizes, Estratégia, Plano de Ação em Emergência (PAE). 10. Legislação Aplicada à Saúde e Segurança no Trabalho: NR-4, NR-5, NR-6, NR-9, NR-10; NR-15, NR-17, NR-18 e NR-23.

1.4.17. TÉCNICO EM TELEFONIA

1.4.17.1. TÓPICOS EM TELEFONIA

Avaliação de projetos e desenhos de telecomunicações, Instalação de componentes em Telecomunicações, Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos Procedimentos e operação em equipamento de telecomunicações.