UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE

Notícia:   36 vagas técnico-administrativas em três campi da UFRPE

UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

EDITAL N° 10, DE 08 DE MARÇO DE 2012

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, autorizado pelo Presidente da República, através do Decreto n° 7.232, de 19 de julho de 2010, torna público a abertura das inscrições para o concurso público para provimento de cargos do Quadro Permanente, indicados nos Anexos I, II e III, regidos pelas Leis n°s 8.112/1990, 9.527/1997, 11.091/2005 e suas alterações e Decreto 6.944/2009, o qual será regido por este Edital.

1. REALIZAÇÃO E ESTRUTURA DO CONCURSO

1.1 O Concurso, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em prova de habilidades e conhecimentos aferidos através de provas Escritas/Objetivas e de provas Práticas/Operacionais, estas últimas exclusivamente para os cargos listados no Anexo VI deste edital.

1.2 Todas as provas obedecerão a conteúdos programáticos, modalidades, etapas, critérios para aprovação, classificação, desempate, e cronograma, conforme previstos neste Edital.

1.3 Este Edital estará disponível aos interessados, na internet, nos endereços www.covest.com.br e www.sugep.ufrpe.br.

1.4 O concurso será executado pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST-COPSET) da FADE-Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no período de 13/03/2012 a 30/03/2012, no endereço eletrônico www.covest.com.br, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição no qual deverão ser informados, obrigatoriamente, os números dos documentos de identidade e CPF, e endereço para contato, inclusive, e-mail.

O cadastramento desses dados permitirá a criação de uma senha pessoal e intransferível que dará acesso ao candidato a um ambiente personalizado na internet, no qual poderá consultar seus dados e obter informações referentes à sua participação no processo seletivo. De posse da senha, o candidato poderá completar seus dados cadastrais e, então, formalizar o seu pedido de inscrição, definindo sua preferência para concorrer apenas a um dos cargos/lotação dentre aqueles ofertados no concurso. Não haverá alteração de cargo/lotação após o encerramento das inscrições.

2.1 TAXA DE INSCRIÇÃO/VALOR E PAGAMENTO

2.1.1 A Taxa de inscrição será de R$ 70,00 (setenta reais) para os cargos pertencentes ao nível de classificação E, e de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos de níveis de classificação C e D.

2.1.2 A Taxa de Inscrição deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até 02/04/2012, através de Guia de Recolhimento da União (GRU/SIMPLES) disponível no endereço eletrônico www.covest.com.br, a ser impresso após conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição, competindo ao candidato guardar o comprovante de pagamento para a eventualidade de comprovação junto a COVEST/COPSET. Alternativamente, a operação de quitação poderá ser efetuada em caixas eletrônicos do Banco do Brasil, ou pela internet apenas para os correntistas daquela instituição bancária. Só serão aceitas GRU/SIMPLES impressas através do site da Covest (www.covest.com.br).

2.2 ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

2.2.1 A isenção da Taxa de Inscrição será concedida aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com seu pagamento, conforme estabelece o Decreto n° 6.593/2008. Para tanto, o interessado deverá requerer o beneficio, no período de 13/03/2012 a 21/03/2012, no endereço eletrônico www.covest.com.br.

2.2.2 Para pleitear à isenção da Taxa de Inscrição o candidato deverá, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos:

a) Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadünico), de que trata o Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007, e fornecer o Número de Identificação Social-NIS;

b) Pertencer à família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135, de 2007.

2.2.3 É exclusiva do candidato a responsabilidade pela veracidade das informações prestadas à COV EST-COPSET. A dom' aração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei , aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto no 83.936, de 6 de setembro de 1979.

2.2.4 O requerimento de isenção de taxa de inscrição não implica em formalização da inscrição no concurso, mesmo no caso de deferimento do pedido. O candidato beneficiado pela isenção de Taxa de Inscrição está sujeito ao cumprimento das obrigações contidas neste edital, inclusive aquela referente à formalização da inscrição no concurso no endereço eletrônico www.covest.com.br.

2.2.5 A divulgação do resultado final do julgamento dos pedidos de isenção de Taxa de Inscrição será realizada, no dia 26/03/2012, com a publicação da relação nominal dos beneficiados no endereço eletrônico www.covest.com.br.

2.3 REGULARIDADE DO CADASTRO E DO PEDIDO DE INSCRIÇÃO (DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE CADASTRO - DRC)

2.3.1 Recebido o formulário de inscrição, e realizada a comprovação do pagamento da taxa de inscrição perante o Banco do Brasil ou verificada a concessão do beneficio da isenção da taxa de inscrição, a COVEST/COPSET disponibilizará no endereço eletrônico www.covest.com.br o Documento de Regularidade de Cadastro - DRC, no qual constarão os dados e informações necessárias para garantir a participação do interessado no Concurso, tal como solicitado no Formulário Eletrônico de Inscrição.

2.3.2 O DRC poderá ser visualizado entre 25/04/2012 a 27/04/2012, para consulta, conferência de dados e correções ou alterações cadastrais. O acesso ao DRC se dará mediante a identificação do candidato por meio de seu CPF, senha e outros dados

2.3.3 O candidato que não anexar sua fotografia no período de exibição do DRC deverá providenciar foto (3x4 ou 2x2) para colar no Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI.

2.3.4 Caso o seu DRC não esteja disponível no endereço www.covest.com.br no dia 25/04/2012, o candidato deverá entrar em contato com a COVEST/COPSET pelo telefone (81) 3412.0828 para solicitar providências.

2.3.5 Na constatação de erros ou divergências no DRC, o interessado poderá retificar diretamente os dados e as informações prestadas no Formulário Eletrônico de Inscrição no site www.covest.com.br até o dia 27/04/2012.

2.3.6 Caso não haja manifestação por parte do candidato quanto à veracidade e exatidão dos dados cadastrais exibidos no DRC até o dia 27/04/2012, o candidato assumirá, de forma exclusiva, a responsabilidade sobre as informações, não havendo possibilidade de qualquer alteração no cadastro após essa data

2.4 COMUNICADO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO - CCI

2.4.1 A emissão do Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI representa o deferimento do pedido de inscrição, fornecendo, dentre outros dados, informações sobre o local de realização das provas Escritas-Objetivas e condição de concorrente a vaga reservada para as pessoas com deficiência, se for o caso.

2.4.2 O CCI deverá ser impresso a partir do dia 02/05/2012, sob responsabilidade exclusiva do candidato.

2.4.3 Caso o candidato, no período de exibição do DRC, não tenha transferido o arquivo digital da sua foto, ele deverá, após impressão do CCI, colar uma foto (3x4 ou 2x2).

2.4.4 A apresentação do CCI é condição para ingresso na sala de aplicação das provas.

2.4.5 A inscrição tem caráter condicional, sendo cancelada desde que verificadas falsidades ou inexatidões nas informações prestadas pelo candidato.

3. VAGAS RESERVADAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

3.1 Será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas para os cargos constantes nos Anexos I, II e III, observado o disposto no art. 59, 22 da Lei 8.112/1990, aos portadores de deficiência, desde que tal deficiência não os incompatibilizem para o exercício do cargo (Decreto n2 3.298/1999 e Decreto nº 5296/2004).

3.2 Não será considerado como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção.

3.3 Não haverá reserva de vagas às pessoas portadoras de deficiência para os cargos / lotações que ofereçam menos de cinco vagas (artigo 5.°, § 2.° da Lei 8.112/1990).

3.4 Para concorrer às vagas reservadas a pessoa portadora de deficiência deverá declarar esta condição no ato da inscrição (art. 40 §§ 1° e 2°, do Decreto n° 3.298/1999).

3.5 É facultada a pessoa portadora de deficiência atendimento especial para a realização das provas Escritas-Objetivas, desde que o requeira à COVEST/COPSET, em sua sede, até às 17h do dia 30/04/2012 (art. 40, §§ 1° e 2°, do Decreto n° 3.298/99). Anexado ao requerimento, o candidato deverá apresentar laudo médico recente (máximo de 90 dias), com indicação do tipo de deficiência do qual é portador (CID-10) e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado.

3.6 A COVEST/COPSET não se responsabilizará por atendimento especial ao candidato que não o requerer na forma e prazo previsto em 3.5.

3.7 Na hipótese de aprovação e classificação de candidato portador de deficiência, este deverá submeter-se à perícia médica promovida por Junta Médica da UFRPE, a qual caberá decisão terminativa, para fins de verificação da compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo para o qual logrou aprovação.

3.8 O candidato deverá comparecer à perícia Médica munido de laudo médico original recente ou cópia autenticada, emitido nos últimos noventa dias, atestando a espécie, o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), e a provável causa da deficiência.

3.9 As vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência que não forem providas por falta de candidatos, ou reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação para o respectivo cargo / lotação.

3.10 A publicação do resultado final do concurso será realizada em duas listas, uma com a pontuação de todos os candidatos e outra com a pontuação dos candidatos portadores de deficiência.

3.11 As pessoas portadoras de deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que concerne ao conteúdo programático, data e local de provas.

4. PROVAS

4.1 As provas Escritas/Objetivas serão realizadas em Recife, Garanhuns e Serra Talhada e as provas Práticas-Operacionais em Recife.

4.2 No CCI serão informados o local, a data e o horário das Provas Escritas/Objetivas. Na ocorrência de alteração nas datas, horários e locais, essa será objeto de prévia comunicação por Edital.

4.3 O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre o local, data e horário de provas como justificativa de sua ausência.

4.4 Em nenhuma hipótese, o candidato poderá prestar prova fora da data, horário, cidade e local predeterminados pela organização do concurso.

4.5 O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

4.6 O ingresso do candidato na sala de aplicação de provas se dará mediante apresentação de documento oficial de identidade. São considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (modelo com foto). Para validação como documento de identidade, o documento deve encontrar-se no prazo de validade.

4.7 Caso o candidato não apresente no dia de realização da prova documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá estar de posse de documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial (B.O.).

4.8 Quando a ocorrência policial não registrar o prazo de validade, considerar-se-á válido, para efeitos do presente Edital, quando expedido até 30 (trinta) dias antes da data de realização da Prova.

4.9 Caso a Coordenação de Aplicação julgue necessário, inclusive no caso de apresentação de ocorrência policial (B.O.) dentro do prazo de validade, será realizada identificação especial no candidato, mediante coleta de sua assinatura e impressões digitais, além da possibilidade do devido registro de imagem para segurança do certame.

4.10 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

4.11 Por ocasião da aplicação da prova, o candidato que não apresentar documento de identidade válido (original) ou documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial (B.O.) (conforme itens 4.7 e 4.8.) não poderá realizá-la, sendo automaticamente excluído do concurso.

4.12 É proibida a entrada dos candidatos nos locais de realização das provas com telefone celular, mesmo que desligado, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro transmissor/receptor de mensagens, sob pena de eliminação do candidato no concurso.

4.13 Durante a realização das provas é vedada a consulta ou comunicação entre candidatos, utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro transmissor/receptor de mensagens, equipamentos eletrônicos e similares, sob pena de eliminação do candidato no concurso.

4.14 Os candidatos não terão acesso às salas de provas portando armas. Em caso de candidato policial ou agente de segurança que se apresentar armado, este deverá entregar sua arma ao Chefe de Prédio para guarda temporária em invólucro próprio. É vedado também ao candidato o uso durante a prova de chapéu, boné, touca ou equivalente.

4.15 Não haverá segunda chamada ou repetição das provas.

5. PROVAS ESCRITAS/OBJETIVAS

5.1 Todos os candidatos se submeterão à Prova Escrita/Objetiva, de caráter eliminatória e classificatório, elaborada de acordo com o programa constante do Anexo V, no dia 13/05/2012, em local e horário constantes no CCI.

5.2 Para os cargos de nível de classificação E, a prova constará de 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, dentre as quais apenas uma é a correta, valendo cada questão 2,0 (dois pontos), conforme quadro a seguir:

CARGOS

COMPOSIÇÃO DA PROVA

QUANTIDADE DE QUESTÕES

Tradutor Interprete/Inglês

L. PORTUGUESA

10

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

30

Enfermeiro

Médico/Área: Psiquiatria

Psicólogo

Químico

L. PORTUGUESA

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

5.3 Para os cargos de níveis de classificação C e D, a prova constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, dentre as quais apenas uma é correta, valendo cada questão 2,5 (dois e meio pontos), conforme quadro a seguir:

CARGOS

COMPOSIÇÃO DA PROVA

QUANTIDADE DE QUESTÕES

Assistente de Laboratório

Assistente em Administração

Auxiliar em Administração

Técnico de Laboratório/Área: Histologia

Técnico de Laboratório/Área: Química

Técnico em Agropecuária

Técnico em Anatomia e Necropsia

Técnico em Economia Doméstica

L. PORTUGUESA

10

MATEMÁTICA

05

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

05

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

20

5.4 A Prova Escrita/Objetiva terá duração de 03 (três) horas para os cargos de nível de classificação C e D e de 04 (quatro) horas para os cargos de nível de classificação E.

5.5 Após resolver as questões da Prova, o candidato deverá marcar as respostas na Folha de Respostas, que se constitui em documento oficial de correção, servindo o caderno de prova apenas como rascunho e sem nenhum valor.

5.6 São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas. São consideradas marcações incorretas: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

5.7 Ao término do exame o candidato devolverá aos fiscais de sala a Folha de Respostas e o Caderno de Provas.

5.8 O candidato só poderá sair da sala de prova 2 (duas) horas após o seu início.

5.9 Será atribuída à Prova nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.10 A divulgação dos gabaritos das Provas Escritas/Objetivas será no dia 13/05/2012 através da internet no endereço eletrônico www.covest.com.br.

6. PROVA PRÁTICA/OPERACIONAL

6.1 Prestarão prova Prática/Operacional, de caráter classificatório, além da prova Escrita/Objetiva, apenas os cargos listados no Anexo VI deste edital.

6.2 Serão convocados para a Prova Prática/Operacional os candidatos que tiverem obtido nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita/Objetiva e, classificados pela ordem decrescente de notas obtidas na Prova Escrita/Objetiva, que se enquadrarem nos quantitativos indicados no anexo VI deste edital.

6.3 Em caso de existirem outros candidatos com igual pontuação ao último dos candidatos convocados, dentro dos quantitativos especificados no item anterior, estes também serão convocados para a Prova Prática/Operacional.

6.4 Os demais candidatos não convocados para a prova Prática/Operacional estarão automaticamente eliminados do presente concurso.

6.5 Os candidatos selecionados para a Prova Prática/Operacional, conforme itens 6.2 e 6.3, serão convocados na data de 21/05/2012, através do site www.covest.com.br. na convocação constarão local, data e horário das referidas provas.

6.6 Os conteúdos e as condições para a realização das provas Práticas/Operacionais, a indicação dos instrumentos, aparelhos ou das técnicas a serem utilizadas, juntamente com a metodologia empregada na avaliação, serão divulgados com o edital de convocação para essas provas, na data prevista no cronograma do evento.

6.7 A Prova Prática/Operacional será aplicada apenas na cidade de Recife, nas datas de 03/06/2012 a 10/06/2012.

6.8 Será atribuída a pontuação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos à Prova Prática/Operacional.

6.9 O candidato deverá comparecer ao local designado para a Prova Prática/Operacional, com antecedência de 60 (sessenta) minutos do horário fixado no edital de convocação, munido de caneta esferográfica preta e carteira de identidade. Os candidatos não terão acesso aos locais de provas sem os documentos aci ma mencionados.

6.10 A COV EST-COPSET filmará a realização da Prova Prática/Operacional e poderá utilizar detectores de metais e/ou recolhimento de impressões digitais para controle e identificação dos candidatos

7. RECURSOS

7.1 Serão admitidos recursos à Prova Escrita/Objetiva, por escrito e devidamente fundamentados, tendo por objeto, exclusivamente, a impugnação de questões por má formulação ou impertinência em relação ao programa da Prova Escrita/Objetiva

7.2 Os recursos à Prova Escrita/Objetiva deverão ser encaminhados em formulário padrão, disponibilizado pela COVEST/COPSET. Os formulários preenchidos com o recurso deverão ser protocolados, na sede da mesma, Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby, Recife-PE, nos dias 14/05/2012 e 15/05/2012, no horário das 9h até às 17h.

7.3 Serão admitidos recursos à pontuação da Prova Prática/Operacional, nos dias 18/06/2012 e 19/06/2012, que deverão ser apresentados por escrito, junto à COVEST-COPSET, sito à Rua Amaury de Medeiros, 206 -Derby, Recife-PE, no horário das 09h às 17h.

7.4 Não serão admitidos recursos enviados via fax ou pela internei, bem como os protocolados intempestivamente.

7.5 As decisões dos recursos à Prova Escrita/Objetiva serão divulgadas juntamente com o resultado da Prova Escrita/Objetiva, no site da COV EST/COPSET, até o dia 21/05/2012.

7.6 Se do exame dos recursos resultar anulação de questão na prova Escrita/Objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

7.7 As decisões dos recursos à Prova Prática/Operacional serão divulgadas juntamente com o Resultado Final do Concurso, no site da COV EST/COPSET, até o dia 28/06/2012.

8. ELIMINAÇÃO

8.1. Será eliminado do Concurso o candidato que:

a) faltar à prova Escrita/Objetiva, à prova Prática/Operacional, esta última apenas para os cargos listados no Anexo VI deste Edital , ou a elas comparecer após data e o horário especificados no CCI ;

b) portar no local de realização das provas telefone celular, mesmo que desligado, ou qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

c) durante a realização das provas, for surpreendido comunicando-se com outro candidato, ou terceiros, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro processo;

d) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes de decorrido o tempo mínimo estabelecido para permanência na sala;

e) não devolver, integral mente, o material de prova recebi do da COV EST-COPSET;

f) cometer incorreção ou descortesia para com qualquer dos executores, seus auxiliares ou autoridades presentes, durante a realização do concurso;

g) não for convocado para a prova Prática/Operacional conforme previsto nos itens 6.2, 6.3 e 6.4 deste Edital;

h) não obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita/Objetiva

i) será cancelada, a qualquer tempo, a inscrição do candidato que apresentar declaração falsa quando de sua inscrição, a ausência de qualquer dos requisitos deste Edital, restando anulados todos os atos do concurso a eles pertinentes.

9 APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

9.1 Serão aprovados os candidatos não eliminados e classificados, por ordem decrescente de argumento de classificação, dentro dos quantitativos máximos indicados nos anexos I, II e'''.

9.2 O argumento de classificação para os cargos listados no Anexo VI deste edital será a média aritmética entre a pontuação obtida na Prova Escrita/Objetiva e a pontuação obtida na Prova Prática/Operacional.

9.3 O argumento de classificação para os demais Cargos será a pontuação obtida na Prova Escrita/Objetiva.

9.4 Ocorrendo empate de pontos, na aprovação, a classificação será definida segundo os seguintes critérios sucessivamente:

a) maior idade;

b) maior número de acertos na parte de Conhecimentos Específicos da Prova Escrita/Objetiva.

9.5 Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o item 9.3, ainda que tenham atingido a nota mínima serão considerados reprovados no concurso, conforme artigo 16 § 1° do Decreto n° 6944/2009.

9.6 O resultado final do concurso será homologado pela UFRPE, através da publicação no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.covest.com.br, até o dia 28/06/2012.

10 PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

10.1 O concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da publicação no Diário Oficial da União da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFRPE.

11 REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

11.1 São requisitos para investidura no cargo:

a) aprovação no Concurso;

b) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa no gozo do Estatuto da Igualdade (Decreto n°. 70.436/1972);

c) estar quite com as obrigações eleitorais, e com as obrigações militares (para os do sexo masculino);

d) contar com a idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos, na data da posse;

e) contar, na data da posse, com os requisitos para ingresso, constantes nos Anexos I, II e III;

f) estar inscrito em órgão fiscalizador da profissão;

g) não perceber proventos de aposentadoria inacumuláveis com vencimentos (art. 40, § 6.°, da CF/88);

h) não acumular cargo, emprego ou função pública, exceto aqueles permitidos em lei, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse determinada no § 1° do artigo 13 da Lei n°. 9.527/1997;

i) não ter sofrido penalidade que o impossibilite de exercer cargo público (art. 137, da Lei n° 8.112/1990);

j) apresentar declaração de bens, atualizada na data da posse;

k) submeter-se à avaliação pelo serviço médico da UFRPE objetivando a comprovação de aptidão, física e mental, para o exercício do cargo.

11.2 Os documentos comprobatórios dos requisitos listados no item 11.1 serão exigidos dos candidatos quando convocados para posse.

11.3 Os candidatos nomeados que não tomarem posse no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação de sua nomeação no DOU, terá o ato de nomeação tornado sem efeito, observado o art. 13 da Lei 8.112/1990.

12 ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS

12.1 A descrição sumária das atribuições dos cargos previstos neste Edital constam no Anexo W.

13 REGIME DE TRABALHO

13.1 Os candidatos empossados em um dos cargos incluídos nos Anexos I, II e III deverão prestar suas atividades em qualquer unidade ou subunidade dos Campi para o qual fizeram opção no ato da inscrição e estarão sujeitos à jornada de trabalho de 40 horas semanais.

13.2 O candidato empossado no cargo de Médico/Área: Psiquiatria ficará sujeito à jornada de 20 horas semanais, com expediente obrigatório de segunda a sexta-feira.

13.3 Os candidatos aprovados serão lotados de acordo com a necessidade do serviço e exercerão suas atividades profissionais em qualquer unidade ou subunidade associado ao campus fixado na escolha do cargo no ato da inscrição, independente da sua localização.

14 REMUNERAÇÃO

14.1 Cargos de nível de Classificação C, Nível de Capacitação I, Padrão I: vencimento básico de R$ 1.473,58 (um mil e quatrocentos e setenta e três reais e cinqüenta e oito centavos);

14.2 Cargos de nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão I: vencimento básico de R$ 1.821,94 (um mil e oitocentos e vinte e um reais e noventa e quatro centavos).;

14.3 Cargos de nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão I: vencimento básico de R$ 2.989,33 (dois mil e novecentos e oitenta e nove reais e trinta e três centavos).

15 DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 O candidato deverá observar, rigorosamente, o Edital e Comunicados e Avisos Oficiais complementares ao presente Edital e a sua inscrição representará integral concordância às tais estipulações.

15.2 A organização do concurso fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares ao presente Edital, Comunicados e Avisos Oficiais, no endereço eletrônico da COVEST-COPSET, no Diário Oficial da União e jornal de grande circulação local.

15.3 É de responsabilidade do candidato, manter os seus dados atualizados para viabilizar os contatos necessários. Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na inscrição, o candidato deverá dirigir-se a COVEST-COPSET, Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby, Recife-PE.

15.4 Por razões de segurança do concurso, a COVEST/COPSET poderá filmar, fotografar ou colher impressão digital dos candidatos, quando da realização da prova.

15.5 Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação no concurso, valendo para esse fim, a publicação da homologação do concurso no Diário Oficial da União.

15.6 Os casos omissos serão resolvidos pela COVEST-COPSET.

15.7 O expediente da COVEST/COPSET se desenvolve entre 9h até 17h de segunda-feira à sexta-feira.

PROF. VALMAR CORRÊA DE ANDRADE
REITOR

ANEXO I - VAGAS PARA O CAMPUS DE DOIS IRMÃOS COM EXERCÍCIO EM QUAISQUER DE SUAS UNIDADES E SUBUNIDADE *

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

REQUISITOS PARA INGRESSO (Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS
(**)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS(***)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

DEF.

01

Auxiliar em Administração

C

Fundamental Completo

Experiência 12 meses

02

-

09

-

02

Assistente de Laboratório

C

Fundamental Completo

Experiência 12 meses

01

-

05

03

Técnico de Laboratório/ área: Histologia

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

01

-

05

-

04

Técnico em Anatomia e Necropsia

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo

Experiência 12 meses

03

-

14

-

05

Técnico em Agropecuária

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

04

1

18

5

06

Técnico em Economia Doméstica

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

01

-

05

07

Enfermeiro

E

Curso Superior em Enfermagem

-

01

-

05

-

08

Tradutor Interprete/inglês

E

Curso Superior em Letras

 

01

-

05

09

Médico/área:Psiquiatria

E

Curso Superior em Medicina

-

01

-

05

10

Psicólogo

E

Curso Superior em Psicologia

-

01

-

05

11

Químico

E

Curso Superior na área

-

01

-

05

-

(*) Campus de Dois Irmãos- inclui unidades acadêmicas e administrativas situadas no Recife e suas subunidades: Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAS (CODAI) - Município São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-Açúcar - Município de Carpina; Clínica de Bovinos de Garanhuns - Município de Garanhuns; Estação Experimental de Pequenos Animais - Município de Carpina; e Estação Ecológica de Tapacurá- Município São Lourenço da M ata).

(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (VCG). ("*") Anexo II do Decreto rf. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das unidades ou subunidades vinculadas ao campus de Dois Irmãos.

ANEXO II - VAGAS PARA O CAMPUS DE GARANHUNS E SUAS UNIDADES(*)

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

REQUISITOS PARA INGRESSO
(Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS (**)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS (***)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

DEF.

11

Assistente de Laboratório

C

Fundamental Completo

Experiência 12 meses

02

-

09

12

Assistente em Administração

D

Médio Profissionalizante ou Médio Completo

Experiência 12 meses

02

-

09

-

13

Técnico em Agropecuária

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

01

-

05

14

Técnico em Anatomia e Necropsia

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo

Experiência 12 meses

02

-

09

-

15

Técnico de laboratório/ área: química

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

01

-

05

16

Psicólogo

E

Curso superior em Psicologia

-

01

-

05

-

(*) Campus de Garanhuns- unidades acadêmicas ou administrativas.

(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (VCG). (***) Anexo II do Decreto n°. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das suas unidades vinculadas ao campus de Garanhuns.

ANEXO III - VAGAS PARA O CAM PUS DE SERRA TALHADA/PE, COM EXERCÍCIO EM QUAISQUER DE SUAS UNIDADES E SUBUNIDADES(*)

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

REQUISITOS PARA INGRESSO
(Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS (**)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS(***)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

DEF.

17

Assistente de Laboratório

C

Fundamental Completo

Experiência 12 meses

01

-

05

-

18

Assistente em Administração

D

Médio Profissionalizante ou Médio Completo

Experiência 12 meses

04

-

18

-

19

Técnico em Agropecuária

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

02

-

09

20

Técnico de laboratório/ área: química

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico

-

02

-

09

(*) Campus de Serra Talhada- inclui todas as suas unidades acadêmicas ou administrativas situadas em Serra Talhada e suas subunidades: Estação Experimental de Agricultura Irrigada de Parnamirim- Município de Parnamirim e Estação Experimental de Solos, Irrigação e Drenagem de Ibimirim - Município de Ibimirim.

(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (V CG).

(**) Anexo II do Decreto rf. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das unidades ou subunidades vinculadas ao campus de Serra Talhada

ANEXO IV - DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - C

ASSISTENTE DE LABORATÓRIO

Desempenhar atividades de laboratório de acordo com sua área de atuação. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

Executar sob avaliação e supervisão, serviços de apoio à administração.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - D

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA

Executar trabalhos técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade; executar projetos agropecuários em suas diversas etapas; planejar atividades agropecuárias; promover organização, extensão e capacitação rural; fiscalizar produção agropecuária; desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECROPSIA

Reconstituir cadáveres humanos e de animais; formolizar cadáveres humanos e de animais; embalsamar cadáveres. Taxidermizar animais vertebrados; curtir peles; preparar esqueletos de animais; confeccionar dioramas, pesquisando característica dos animais e seu habitat. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ECONOMIA DOMÉSTICA

Planejar, adaptar e ministrar treinamentos voltados a qualificação profissional, bem como executar atividades relacionadas às áreas de nutrição, higiene e saúde.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - E

ENFERMEIRO

Planejar, organizar, executar e avaliar os serviços e assistência de enfermagem, empregando processos de rotina e/ou específicos, para a proteção e a recuperação da saúde individual e coletiva, bem como tarefas relativas à observação, ao cuidado, à educação sanitária de toda a clientela assistida, prescrição de medicamentos estabelecidos, administração de medicamentos e tratamento prescritos, e/ou a aplicação de medidas para prevenção e controle sistemático de doenças e infecção hospitalar.

Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PSICÓLOGO

Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

QUÍMICO

Realizar ensaios, análises químicas e fisico-químicas, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras; produzir substâncias; desenvolver metodologias analíticas; interpretar dados químicos; monitorar impacto ambiental de substâncias; supervisionar procedimentos químicos; coordenar atividades químicas laboratoriais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TRADUTOR INTÉRPRETE/INGLÊS

Desenvolver atividades de tradução e interpretação, assim como versão de documentos acadêmicos e administrativos de interesse da UFRPE, no âmbito da Assessoria de Cooperação Internacional da universidade; traduzir e verter, na forma escrita, textos de qualquer natureza, de um idioma para outro, considerando as variáveis culturais bem como os aspectos terminológicos e estilísticos, tendo em vista um público-alvo específico; interpretar oralmente, de forma simultânea ou consecutiva, de um idioma para outro, discursos, debates, textos e formas de comunicação eletrônica, respeitando o respectivo contexto e as características culturais das partes; tratar das características e do desenvolvimento de uma cultura, representados por sua linguagem. Assessorar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANEXO V - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS ESCRI TAS/ OBJETIVAS CONHECIMENTOS BÁSICOS

PORTUGUÊS: PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C, D e E

Interpretação de textos, em prosa e de textos poéticos, para identificar: O tema central do texto; Informações ou idéias presentes no texto; Relações de causa, tempo, fim, comparação, conclusão, adição e outras entre orações, períodos ou parágrafos; Relações de sentido entre as palavras (sinônimos e antônimos). Ortografia, acentuação de palavras. Recursos do sistema de pontuação: vírgula, dois pontos, travessão, reticências, ponto final e pontos de exclamação e interrogação; Flexão de gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo; Conjugação de verbos regulares e irregulares; Conjunção; Concordância e regência: verbal e nominal; Crase; Sentido de radicais, prefixos e sufixos.

MATEMÁTICA: PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - C e D.

Conjunto de números naturais, inteiros, racionais e reais. Sistema legal de unidade de medida. Razão e Proporção, Grandezas proporcionais, Média Aritmética, Média Ponderada, Regra de Três Simples e Composta. Juros simples e compostos. Porcentagem e desconto simples.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - C, D e PARA O CARGO DE TRADUTOR INTÉRPRETE/INGLÊS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E.

Conhecimentos de uso e administração dos sistemas operacionais Windows e Linux. Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (MSOffice e Open Office); Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação, correio eletrônico.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C

ASSISTENTE DE LABORATÓRIO

1. Noções de Física, Química e Biologia. 2.Noções de Ecologia. 3.Noções de Microbiologia. 3. Transmissão e prevenção de Zoonoses. 4. Vias de administração de drogas, coleta de amostras e procedimentos laboratoriais de rotina conforme normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde. 5. Lavagem, esterilização e desinfecção de materiais e superficies. 6. Ética e biossegurança no laboratório. 7. Noções de microscopia. 8. Descarte de resíduos. 9. Propriedades fisico-químicas das substâncias e dos materiais; estrutura atômica e molecular; análise química (métodos químicos e fisicos e controle de qualidade analítico); 10. Técnicas básicas de laboratório. 11. Etapas e procedimento para à preparação de uma solução tanto a partir de um soluto sólido como por diluição de outra solução. 12. Segurança e equipamento no laboratório de fisico-químico.

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

1.Princípios fundamentais para o bom atendimento ao público.2. Técnicas de atendimento ao público. 3.Qualidade no atendimento. 4.Comunicação no ambiente de trabalho.5.Relações Humanas no Trabalho.6.Noções sobre comunicação na administração pública; correspondência oficial. 7.Noções de protocolo, arquivo e almoxarifado.8. Código de Ética dos Servidores Públicos Federais - Decreto n° 1.171, de 22/06/1994; Noções do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Artigos de 116, 117, 121 a 142 da Lei 8112/90).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

1. Funções Administrativas: planejamento, estrutura organizacional, racionalização do trabalho; indicadores de excelência. 2. Comunicação Interpessoal: barreiras, uso construtivo, comunicação formal e informal. 3. Gestão de Pessoas: conceitos, avaliação de desempenho, trabalho em equipe, motivação, liderança e gerenciamento de conflitos. 4. Gestão por Competências: conceitos, política e diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da Administração Pública Federal (Decreto n° 5.707/2006). 5. Administração de Materiais e Patrimônio: importância, organização da área de materiais, logística de armanezagem, transporte e distribuição. 6. Administração Pública: Disposições Gerais (Constituição Federal, Título III, Capítulo VII). 7. Agente Público: conceito, função pública, atendimento ao cidadão. 8. Regime Jurídico dos Servidores Público Federais: Direitos, Deveres e Responsabilidades (Lei n° 8.112/1990). 9. Ética na Administração Pública Federal (Decreto n° 1.171/1994). 10. Processo Administrativo: normas básicas no âmbito da Administração Federal (Lei n° 9.784/1999). 11. Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades e tipos, revogação e anulação; sanções (Lei n° 8.666/1993). 12. Controle Interno e Controle Externo na Administração Pública: conceito e abrangência. 13. Noções de Arquivologia: métodos de arquivamento.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA: HISTOLOGIA

1.Fundamentos em Biologia Celular. 2. Fundamentos Histologia Animal. 3. Fundamentos em Química Geral, Orgânica e Bioquímica.4. Biossegurança. 5. Reagentes usados no Laboratório de Histologia.6. Preparo de soluções. 7. Microscópios e Microscopia. 8. Coleta de material e fixação em histologia animal. 9. Processamento para inclusão em parafina e historresina. 10. Microtomia e Colorações.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA: QUÍMICA

1. Química Geral: Substâncias químicas e propriedades periódicas dos elementos. Ligações químicas e estruturas moleculares. Reações químicas e estequiometri a. Funções inorgânicas: ácidos, bases e sais (nomenclatura e fórmulas). 2. Conhecimentos básicos de operação, funcionamento, limpeza e cal i bração de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro em laboratórios. 3. Noções de segurança em laboratório: Gerenciamento de resíduos e segurança em laboratório. Equipamento de proteção individual e coletivo utilizado em laboratório de análises químicas. 3. Biossegurança: normas de biossegurança e controle do meio ambiente. Utilização de EPI 's. Descarte de resíduos biológicos. Descarte de resíduos perfurocortantes. Limpeza de áreas infectadas. 4. Manuseio de produtos químicos: Manipulação e uso de reagentes (ácidos, bases, sais, óxidos, solventes, compostos orgânicos). Manuseio e armazenagem de produtos químicos. Estocagem, desti nação e tratamento de resíduos químicos. 5. Princípios básicos das técnicas de análise: Potenciometria Gravimetria Turbidimetria Titulometria: de Neutralização, de Precipitação e de Oxidação-Redução. Complexometria Cromatograf ia: de papel, camada delgada e coluna; gasosa; gasosa com detetor de massa; líquida de alta resolução (CG, CG/EM e CLAE). Espectrometria (UV-Vis). 6. Noções de operação de instrumentos de mediação: absorciômetro (UV-Vis e absorção atômica). Fotômetro de chama 7. Padronização de soluções. 8. Cálculos para preparação e diluição de soluções: m/m, m/v, molar e quantidade de matéria (ppm, ppb e ppt). 9. Destilação e extração com solventes. 10. Uso de autoclaves. 11. Algarismos significativos 12. Transformação de unidade. 13. Parâmetros analíticos de medições: reprodutibilidade, linearidade, prwi são, exatidão, recuperação, limite de detecção, limite de quantificação, desvio padrão.13. Erros e Tratamento dos Dados Analíticos. 14. Técnicas de amostragem. 15. Técnicas básicas de biologia molecular. 16. Técnicas de tratamento de água potável: Conceitos básicos. Água para consumo humano e laboratórios de pesquisa - parâmetros. Tratamento convencional da água Equipamentos. Vidrarias (acessórios) e reagentes. Operações básicas (medidas de volume, pipetar, titular, pesar, precipitar, decantar, filtrar, desinfetar). Tratamento de resíduos sólidos. Operação e manutenção de bomba de água

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

1.Métodos de conservação dos solos e água (solos, plantas, adubação, correção de solo, fitotecnia e administração rural); 2.Práticas de conservação do solo e da água; 3.Práticas de manejo do solo referentes a: cobertura do solo, rotação de culturas,cultivos convencional, mínimo e direto; 4.Adubação verde; 5.Reflorestamento de espécies nativas e exóticas, implantação e manejo; 6.Noções gerais de meio ambiente; 7.Desenvolvi mento sustentável; 8.Agroecologi a; 9.Propriedades físicas,químicas e biológicas dos solos; 10.0 so de corretivos e fertilizantes; 11. Métodos de propagação, plantio, preparo do solo, tratos culturais, colheita, pós-colheita e comercialização de frutas, hortaliças e das culturas do milho, feijão de corda,mandioca e batata doce e cana de açúcar; 12.Codex Alimentarius; 13.Fruticultura; 14.0 Iericultura; 15.Principais pragas e doenças das plantas cultivadas e seu controle; 16.Noções sobre irrigação e drenagem; 17.Tratores, máquinas e implementos agrícolas:seleção, técnicas de operação e manutenção; 18.cálculo da capacidade operacional ;preparo do solo, aplicação de fertilizantes e corretivos, semeadura e plantio; 19.Planejamento agropecuário; 20.Economia e administração rural; 21.Noções sobre comunicação e extensão rural; 22.Aspectos socioeconômicos das culturas e criações; 23.Noções de hidrologia, irrigação, drenagem; 24.Aspectos referentes a criação e o devido manejo de raças de: Bovino de corte e leite, suinocultura, avicultura, ovinocultura, apicultura e piscicultura 25.Agrotóxicos: noções básicas sobre uso e aplicação corretos; destino final de embalagens vazias; 26.Sistema de Posicionamento Global (GPS): princípio de funcionamento, prwi são, uso de equipamento receptor. 27.N oções de meteorologia e climatologia

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECROPSIA

1.Noções básicas conceituais de: cadáver, necropsia, colheita e fixação (conservação) de amostras biológica em geral, notadamente de tecidos normais e/ou lesados; Noções básicas sobre fenômenos abióticos (sinais de morte) e transformativos (autólise, putrefação, mumificação). Bases de biologia e anatomia: células, tecidos, órgãos e sistemas dos animais domésticos: estrutura e funções. Reconhecimento macroscópico e localização dos órgãos e estruturas anatômicas principais. 2. Formulação de soluções fixadoras (notadamente aquelas à base de formalina) empregadas nas técnicas de preparação e conservação de peças e cadáveres, assim como de amostras colhidas destes. Técnicas e métodos para conservação de tecidos: substâncias fixadoras (álcool etílico, aldeído fórmico e glutárico): preparo e cuidados. 3. Preparação de cadáveres e peças anatômicas para aulas expositivas, diagnósticos de rotina e pesquisas científicas. 4.Indumentária (roupas adequadas e itens de proteção) e Instrumental básico para execução das necrópsias em animais. 5. Execução das técnicas de necropsias nas espécies animais, domésticos (grandes e pequenos), silvestres e de laboratório. 6.Normas básicas de biosegurança, saúde, higiene e preservação ambiental. Bases de saneamento e higiene: Noções gerais sobre infecções no laboratório e na sala de necropsia. Formas de contaminação de profissionais de saúde. Noções sobre limpeza, desinfecção, antissepsia e assepcia. Material de limpeza, detergentes, degermantes e antissépticos. Manuseio e cuidados gerais com material contaminado, substâncias tóxicas e cáusticas. Limpeza e higiene do instrumental, recipientes, ambiente (sala, mesas, superfícies contaminadas, anatômico e necrotério) e do cadáver. Higiene pessoal do profissional. Riscos de acidentes no trabalho e sua prevenção. Destino do lixo biológico.

TÉCNICO EM ECONOMIA DOMÉSTICA

1.Ética e legislação profissional. 2. Organização e segurança do trabalho em laboratórios de Técnica Dietética, Análise de Alimentos, Têxteis, Vestuário, Habitação e Desenvolvimento Humano. 3. Gestão de estoque de material de consumo para laboratórios de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Economia Doméstica. 4. Gestão de limpeza, conservação e manutenção de equipamentos em laboratórios de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Economia Doméstica.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E

ENFERMEIRO

1.Ética e bioética em enfermagem: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; Bioética -Novos rumos para os profissionais da saúde. Relacionamento enfermeiro/cliente ou paciente. 2.Saúde coletiva: Programa do tabagismo; Programa da Hipertensão Arterial; Programa de controle de Diabetes Melittus; Programa de saúde da família; Programa de ações na saúde do adultoe idoso; Programa de saúde da mulher; Doenças Endêmicas; Programa da saúde do jovem; Atenção Primária à Saúde; A Saúde e o trabalho; Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS).3.Enfermagem em doenças transmissíveis: Epidemiologia de doenças transmissíveis; Doenças infecto contagiosas. 4. Administração aplicada a enfermagem: Administração de Recursos Humanos; Administração de recursos fisicos e materiais; Supervisão de Enfermagem; Trabalho em Saúde: equipe multiprofissional, e equipe de enfermagem. 5.Segurança e saúde no trabalho: Meio ambiente de trabalho; Higiene do trabalho; Insalubridade e periculosidade; Acidente de trabalho; Doença profissional; A saúde do trabalhador de saúde; Equipamento de proteção coletiva.6. Atuação dos enfermeiros nos primeiros SOCO= Recursos de atendimento de emergência disponíveis; Parada cardiopulmonar; Hemorragias; Intoxicação; Envenenamento; Crise convulsiva; Queimaduras; Choque; Transporte de acidentado.

MÉDICO/ ÁREA: PSIQUIATRIA

1.Psicopatologia. 2.Delirium, demência, transtornos amnésticos e outros transtornos cognitivos. 3.Aspectos neuropsiquiátricos de infecçãodo HW no SIDA. 4.Transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. 5.Esquizofrenia. 6.Outros transtornos psicóticos: esquizoafetivo, esquizofreniforme, psicótico breve, delirante persistente, delirante induzido. 7.Síndromes psiquiátricas do puerpério. 8.Transtornos do humor. 9.Transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de hábitose impulsos. 10.Transtornos fóbicos-ansiosos: fobia específica, social e agorafobia. 11.0utros transtornos de ansiedade: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada. 12.Transtornos somatoformes. 13.Transtornos alimentares. 14.Transtornos do sono. 15. Transtornos de adaptação e transtorno de estresse pós-traumático. 16.Transtornos dissociativos. 17. Transtornos da identidade e da preferência sexual. 18.Transtornos da personalidade. 19. Transtornos factícios, simulação, não adesão ao tratamento. 20. Retardo mental. 21. Transtornos do desenvolvimento psicológico. 22. Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 23. Transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou adolescência. 24.Transtornos psiquiátricos relacionados ao envelhecimento. 25. Interconsulta psiquiátrica. 26. Transtornos Mentais causados por uma condição médica geral. 27. Emergências psiquiátricas. 28. Psicoterapias. 29. Psicofarmacologia e Psicofarmacoterapia. 30. Eletroconvulsoterapia e outras terapias biológicas. 31. Psiquiatria Forense: Responsabilidade Penal e Capacidade Civil. 32. Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. 33. Diagnóstico Sindrômico e Diagnóstico Nosológico em Psiquiatria. 34. Classificação em Psiquiatria: C1D-10 e DSM-W-TR. 35.Neuroimagem em Psiquiatria.

PSICÓLOGO

1. Organizações: estrutura, processos e dinâmica. 2. Motivação e satisfação no trabalho. 3. A Psicodinâmica do trabalho. 4. Saúde mental e qualidade de vida. 5. Alcoolismo e drogas. 6. Teorias e técnicas psicológicas: psicanálise/Gestalt terapia/Behaviorismo/Reich. 7. Clínica de crianças e adolescentes: teoria e técnica. 8. Aconselhamento breve para jovem, adulto, idoso e familiar: teoria e técnica. 9. Psicopatologia. 10. Psicossomática, Psicologia Hospitalar. 11. Tanatologia. 12. Dinâmica de grupo. 13. Código de Ética Profissional dos Psicólogos.

QUÍMICO

1.Fundamentos: identificação, conservação e manuseio dos diversos equipamentos de laboratório. 2.Técnicas de lavagem de material de laboratório. 3.Preparo de soluções e reagentes. 4.Padronização de soluções. 5.Estocagem de produtos tóxicos, corrosivos, inflamáveis ou explosivos. 6.Substâncias Orgânicas e Inorgânicas e tipos de reações. 7.Análises Volumétricas: ácido-base, precipitação, complexação e oxiredução. 8.Análises Potenciométrica: Análise Espectrofotométrica (Espectroscopia de absorção em UV-visível, infravermelho, atômica e espectrometria de massa). 9.Métodos Cromatográficos (Cromatografia líquida de alta resolução e gasosa). 10.Métodos térmicos de análise de materiais. 11.Biossegurança, padronização e controle de qualidade. 12.Química ambiental. 13.Vigilância Sanitária: conceito, histórico, objetivos, funções. 14.Importância na Saúde Pública. 15.Inspeção em Vigilância Sanitária. 16.Noções básicas do Processo Administrativo Sanitário. 17.Análises ambientais. 18.Ética profissional da categoria.

TRADUTOR INTÉRPRETE/INGLÊS

1. Leitura e compreensão de texto em língua inglesa: compreensão dos elementos linguísticos relevantes para a construção da textualidade; compreensão dos elementos linguísticos relevantes para identificação das idéias gerais e das informações específicas do texto; compreensão do contexto sociocognitivo de produção do texto. 2. Prática: escrita e oral. 3. Tradução/versão: correspondência entre textos em inglês e em português, abrangendo vocabulário, expressões idiomáticas e estruturas gramaticais. 4. Aspectos linguísticos da língua inglesa: adjetivos, quantificadores, pronomes, preposições, verbos, modais, orações interrogativas, negativas e condicionais, advérbios, voz passiva, conectivos.

ANEXO VI - QUANTITATIVOS DOS CONVOCADOS À PROVA PRÁTICA/OPERACIONAL

PARA AS VAGAS PARA O CAMPUS DE RECIFE, SUAS RESPECTIVAS UNIDADES E SUBUNIDADES/UFRPE

CARGOS

VAGAS

CONVOCADOS PARA PROVA PRÁTICA/ OPERACIONAL

NPD*

PD**

TOTAL

NPD*

PD**

TOTAL

Assistente de Laboratório

01

-

01

06

-

06

Técnico de Laboratório / área: Histologia

01

-

01

06

-

06

Técnico em Anatomia e Necropsia

03

-

03

17

-

17

Técnico em Agropecuária

04

1

05

22

6

28

Tradutor Intérprete/Inglês

01

-

01

06

-

06

*Não portadores de Deficiência **Portadores de Deficiência

PARA AS VAGAS PARA O CAMPUS DE GARANHUNS/PE E SUAS UNIDADES/UFRPE

CARGOS

VAGAS

CONVOCADOS PARA PROVA PRÁTICA/ OPERACIONAL

NPD*

PD**

TOTAL

NPD*

PD**

TOTAL

Assistente de Laboratório

02

-

02

11

-

11

Técnico em Agropecuária

01

-

01

06

-

06

Técnico em Anatomia e Necropsia

02

-

02

11

-

11

Técnico de Laboratório/Área: química

01

-

01

06

-

06

*Não portadores de Deficiência **Portadores de Deficiência

PARA AS VAGAS PARA O CAMPUS DE SERRA TALHADA/PE, SUAS RESPECTIVAS UNIDADES E SUBUNIDADES/UFRPE

CARGOS

VAGAS

CONVOCADOS PARA PROVA PRÁTICA/ OPERACIONAL

NPD*

PD**

TOTAL

NPD*

PD**

TOTAL

Assistente de Laboratório

01

-

01

06

-

06

Técnico em Agropecuária

02

-

02

11

-

11

Técnico de Laboratório/Área: química

02

-

02

11

-

11

*Não portadores de Deficiência **Portadores de Deficiência

ANEXO VII - CRONOGRAMA DO CONCURSO

DATA / PERÍODO

EVENTOS

13/03 a 21/03/2012

Período para requerimento de Isenção de Taxa Inscrição via internet.

13/03 a 30/03/2012

INSCRIÇÃO VIA INTERNET, no site www.covest.com.br, com emissão de boleto para pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU, exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

26/03/2012

Divulgação dos contemplados com a isenção da Taxa de Inscrição no site www.covest.com.br

02/04/2012

Último dia para recolhimento da taxa de inscrição (GRU), exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

25 a 27/04/2012

Período para consulta de dados do Documento de Regularidade de Cadastro - DRC para conferência, reclamação das divergências e alterações na inscrição.

30/04/2012

Último dia para portador de deficiência requerer atendimento especial durante a aplicação das provas.

A partir de 02/05/2012

Impressão do Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI, no endereço eletrônico www.covest.com.br, sob responsabilidade do candidato.

13/05/2012

Aplicação das Provas Escritas/Objetivas

15/05/2012

Data-limite para apresentação de recursos quanto ao gabarito das provas escritas/objetivas na sede da COVEST/COPSET

Até 21/05/2012

Resultado da Prova Escrita/Objetiva e Resultado dos Recursos

21/05/2012

Convocação para as Provas Práticas/Operacionais

03/06/2012 a 10/06/2012

Realização das Provas Práticas/Operacionais

Até dia 28/06/2012

Homologação do Resultado Final do Concurso