UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR

Notícia:   36 vagas para Professores na Universidade Estadual do Oeste - PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

GABINETE DA REITORIA

EDITAL Nº 110/2008-GRE

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO 29º CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NA UNIOESTE.

O Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso das atribuições legais e estatutárias e considerando a Lei Estadual nº 6.174, de 16 de novembro de 1970; a Lei Estadual nº 11.713, de 7 de maio de 1997, alterada pela Lei Estadual nº 14.825, de 12 de setembro de 2005; a Lei Estadual nº 13.456, de 11 de janeiro de 2002; o Decreto nº 5691/2002, de 15 de maio de 2002; a Lei nº 15.139, de 31 de maio de 2006; a Lei Estadual nº 14.274, de 24 de dezembro de 2003; o Decreto Estadual nº 2.508, de 20 de janeiro de 2004; o Decreto Estadual nº 5.722, de 24 de novembro de 2005, a Resolução conjunta 004/2007-SEAP/SETI, retificada pela Resolução Conjunta nº 008/2007-SEAP/SETI, de 10 de dezembro de 2007; os Ofícios 1346/07-GS/SETI e 1348/07-GS/SETI; o Ato Executivo nº 026/2008- GRE, de 03 de setembro de 2008, que aprova a abertura de 36 vagas a serem ofertadas no 29º Concurso Público para Docentes da Unioeste; o Ato Executivo nº 027/2008-GRE, de 08 de setembro de 2008, que aprova os requisitos, os pontos e as bancas para a realização do 29º Concurso Público para Docentes da Unioeste; a Resolução nº 266/2004-CEPE, de 20 de dezembro de 2004; a Resolução nº 280/2006-CEPE, de 21 de dezembro de 2006, que aprova Regulamento dos Processos de Seleção para Docentes da Unioeste,

TORNA PÚBLICO:

1 Do período, horários e locais de inscrição

Estão abertas as inscrições ao 29º Concurso Público de provas e títulos para provimento de cargo de Professor de Ensino Superior na Unioeste, de acordo com as vagas especificadas no Anexo II deste Edital, a serem realizadas:

- via Sedex: de 25 de setembro a 08 de outubro de 2008; ou

- nos Campi: de 25 de setembro a 10 de outubro de 2008, de segunda a sexta- feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h00min, nos respectivos setores de Recursos Humanos (RH).

1.1 A inscrição pode ser feita pessoalmente, por terceiro através de procuração (dispensado o reconhecimento de firma), ou via postal na modalidade de Sedex:

a) no caso de comparecimento pessoal ou através de procurador, dirigir-se ao setor de Recursos Humanos (RH) do campus mais próximo ou que mais convier ao candidato;

b) no caso de inscrição via Sedex, o endereço para a correspondência é o seguinte: Unioeste / Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Rua Universitária nº. 1619, Jardim Universitário, Caixa Postal 000701, CEP 85819-110, Cascavel, PR.

1.2 A inscrição somente se efetivará mediante a comprovação do pagamento da taxa de inscrição.

2 Do recolhimento da taxa de inscrição

Para a inscrição, o candidato deve efetuar o recolhimento da taxa de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), mediante pagamento de boleto bancário a ser obtido via internet, no endereço (www.unioeste.br), na janela (banner) relativo ao 29º Concurso Público Docente.

O candidato deve se certificar de que preenche todos os requisitos exigidos pelo presente Edital, pois não haverá, a qualquer título, a devolução da taxa de inscrição.

3 Do número de inscrições por candidato

Cada candidato tem direito a uma única inscrição, mediante a escolha de uma área/matéria citada no Anexo II deste Edital.

4 Da cópia dos regulamentos e do programa

O conteúdo programático, o presente Edital de abertura e a Resolução nº 280/2006-CEPE são disponibilizados, via internet, no endereço (www.unioeste.br).

5 Dos documentos a serem entregues no ato da inscrição

Para a inscrição ao concurso, o candidato deve apresentar, pessoalmente ou via postal, os seguintes documentos:

a) formulário de inscrição e ficha cadastral do candidato, em requerimento próprio (obtido via internet, no sítio (www.unioeste.br), no banner relativo ao 29º Concurso Público Docente;

b) fotocópia da carteira de identidade ou de documento equivalente com foto, inclusa no curriculum vitae;

c) fotocópia do diploma de graduação na área a ser provida, devidamente registrado, inclusa no curriculum vitae;

d) fotocópia de diplomas ou certificados de pós-graduação, acompanhados dos respectivos históricos escolares, na área a ser provida, inclusa no curriculum vitae;

e) fotocópia de outro documento exigido como requisito mínimo na área/matéria, se for o caso, inclusa no curriculum vitae;

f) curriculum vitae formulado no modelo da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) paginado, rubricado pelo candidato e encadernado com os documentos comprobatórios, devendo estes ser apresentados, preferencialmente, na ordem estabelecida no Anexo VI do regulamento dos Processos de seleção para Docentes da Unioeste, a Resolução nº 280/2006-CEPE;

5.1 Quando a pós-graduação stricto sensu for requisito mínimo, são homologadas apenas as inscrições de candidatos portadores de títulos conferidos por programas avaliados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

5.2 Quando a pós-graduação lato sensu for requisito mínimo para inscrição, são aceitos os certificados de cursos de especialização que atendam integralmente ao disposto na Resolução CNE/CES nº. 1, de 8 de junho de 2007, ou nas normas vigentes à época da emissão do documento.

5.3 Quanto aos documentos exigidos na alínea "d", o candidato se submete, também, sob pena de perda da vaga por ocasião da admissão dos classificados, ao cumprimento do estabelecido na Resolução nº 266/2004-CEPE, que "Aprova condições para aceite de diplomas e certificados de cursos de pós-graduação para admissão, promoção e ascensão funcional na Unioeste".

5.4 A não apresentação de qualquer um dos documentos arrolados nas alíneas do item "5" deste Edital implica o indeferimento irrecorrível da solicitação da inscrição, exceto aqueles citados na alínea "e", que poderão ser apresentados até a posse.

5.5 A inexatidão de declarações ou dados e a irregularidade na documentação verificadas em qualquer etapa do concurso importam a eliminação automática do candidato, sem prejuízo das sanções penais. Caso a irregularidade seja constatada após a nomeação do candidato, a mesma será apurada em competente processo administrativo nos termos da legislação em vigor, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis.

6 Dos candidatos estrangeiros

Ao candidato estrangeiro, depois de cumpridas as demais exigências deste Edital, é permitida a inscrição no Concurso Público mediante a apresentação de visto temporário, nos termos da Lei Federal nº. 6.815, de 19 de agosto de 1980, ou mediante a apresentação de visto permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

6.1 Na hipótese de candidato estrangeiro não portador de visto temporário ou permanente no ato da inscrição, é-lhe concedida inscrição condicional, para que providencie, no transcorrer do concurso público, e apresente na data da admissão, sob pena da perda da vaga para o candidato classificado seguinte, o visto temporário, nos termos da Resolução Normativa nº 1, de 29 de abril de 1997, do Conselho Nacional de Imigração, devendo, no entanto, para a posse, apresentar o visto permanente.

7 Dos trabalhos de homologação das inscrições pela CPSD

Encerrado o prazo de inscrição, os requerimentos, com a respectiva documentação, são apreciados pela Comissão de Processo Seletivo Docente (CPSD), que divulga em edital, via internet, na Reitoria e nos campi da Universidade, a relação completa dos números de inscrição e nomes dos candidatos com inscrição homologada e dos candidatos com inscrição não homologada.

7.1 Da inscrição não homologada não cabe recurso, salvo em caso de manifesta irregularidade por inobservância das disposições legais, hipótese em que cabe recurso, protocolizado a CPSD, no prazo de cinco da publicação do edital de homologação no DIOE.

7.2 Encerrado o período de inscrições, é vedada a juntada de documentos ao processo.

8 Do edital de composição das bancas examinadoras

O edital de composição das bancas examinadoras é divulgado via internet, bem como, no Diário Oficial do Estado.

8.1 Em caso de impedimento de integrante de banca já anunciado, o nome do novo integrante é divulgado a qualquer momento antes do início dos trabalhos.

9 Das provas

As provas se constituem de prova escrita, de prova didática com argüição, de prova prática com argüição, quando couber, e de avaliação do curriculum vitae, e são realizadas nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2008, no campus para o qual a vaga é ofertada, conforme segue:

a) 11 de novembro de 2008: prova escrita, de caráter eliminatório, com início às 9 horas;

b) 12 e 13 de novembro de 2008: prova didática e prova prática, quando couber, e a respectiva argüição, em horários determinados pela banca examinadora, e análise do curriculum vitae.

9.1 No caso de vaga para área/matéria que inclua língua e literatura estrangeiras, as provas são desenvolvidas no idioma estabelecido na apresentação dos pontos do conteúdo programático.

10 Dos critérios de avaliação

Os critérios de avaliação são os constantes na Resolução nº 280/2006-CEPE, e se constituem basicamente do seguinte:

a) a prova escrita, com peso "4" (quatro) na composição da nota final, avaliada pela banca examinadora e de caráter eliminatório a quem não atingir a nota "7" (sete) inteiros na escala de "0" (zero) a "10" (dez), é aquela em que o candidato versa formalmente e de modo dissertativo sobre conhecimentos teóricos da área ou matéria do concurso público delimitados por um ponto sorteado do programa de conteúdos programáticos;

b) a prova didática com argüição, e a prova prática com argüição quando couber, com peso "3" (três) na composição da nota final, de caráter exclusivamente classificatório, é aquela em que cada candidato classificado na prova escrita profere aula pública, perante a banca examinadora e a quem mais queira fazer-se presente, à exceção dos candidatos concorrentes, com argüição sobre o ponto sorteado, excluído o ponto da prova escrita;

c) a avaliação do "curriculum vitae", com peso "3" (três) na composição da nota final, de caráter exclusivamente classificatório, é realizada pela banca examinadora, com base nos instrumentos de avaliação fornecidos conforme o Anexo VI da Resolução nº 280/2006-CEPE, e avalia especificamente os seguintes itens: 1. a titulação acadêmica do candidato; 2. as atividades docentes universitárias; 3. os trabalhos e publicações na área de concentração ou matéria de domínio conexo; 4. as atividades e méritos profissionais, e 5. outros títulos e atividades.

10.1 Nota final mínima para aprovação

É considerado aprovado no concurso público o candidato que obtém média final igual ou superior a "6" (seis) inteiros, na escala de "0" (zero) a "10" (dez).

11 Dos recursos contra a avaliação das provas dos candidatos

11.1 O pedido de recurso deve ser justificado, e indicar com precisão a questão ou ponto sobre o qual versa a reclamação, sob pena de não ser acatado.

11.2 Cada recurso é admitido uma única vez, não cabendo pedido de reconsideração ou recurso à instância superior.

12 Dos critérios de desempate

Na admissão dos aprovados no concurso público, em havendo empate na ordem de classificação, é dada preferência, para os fins de convocação para nomeação, ao candidato que tenha, pela ordem:

a) maior idade.

b) maior titulação acadêmica;

c) maior nota na avaliação da prova escrita;

d) maior nota na prova didática com argüição;

e) maior nota de avaliação de curriculum vitae;

13 Da publicação dos resultados finais

Os resultados finais do concurso são objeto de edital específico, disponibilizado via internet, e publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, constando a relação dos candidatos aprovados e classificados com a nota final.

13.1 Do resultado final, cabe recurso no prazo de dois dias úteis da publicação do edital de resultados no DIOE.

14 Da homologação dos resultados finais

Cabe a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP homologar o resultado final do concurso público, conforme disposto no Art. 47 do Decreto 2508/2004.

15 Do prazo de validade

A validade do concurso é de até 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

16 Da convocação para a nomeação

16.1.Os candidatos classificados no limite das vagas para as quais se inscreveram, serão convocados, de acordo com a necessidade da Instituição, e obedecendo rigorosamente a ordem de classificação do concurso.

16.2 Se houver interesse da Administração, poderá ocorrer aproveitamento de candidatos aprovados no concurso público, para provimento de vaga na mesma área/matéria, em campus diverso daquele para o qual se inscreveu, desde que:

a) sejam equivalentes os requisitos de vaga;

b) haja concordância do candidato;

c) seja respeitada a ordem de classificação.

16.3 O candidato que, convocado na forma do item 16.2., optar pelo não aceite da vaga ofertada, manterá sua classificação, aguardando o surgimento de vaga no campus para o qual se inscrever.

16.4 Cabe ao candidato atender, sob pena da perda da vaga, até o ato da posse, a todas as exigências estabelecidas neste Edital, na Resolução nº 280/2006-CEPE e na Resolução nº 266/2004-CEPE, além do cumprimento dos demais requisitos para admissão, a constarem do edital de convocação.

16.5 São admitidos e empossados apenas os candidatos que não acumulem cargos públicos, observado o disposto no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal ou na legislação estadual pertinente.

16.6 É de responsabilidade do candidato, durante todo o prazo de realização e validade do concurso público, manter atualizado o seu endereço junto a Diretoria de Recursos Humanos.

16.7 A classificação no concurso público, mesmo no limite das vagas, não gera direito à nomeação.

17 Do regime jurídico para a nomeação

O regime jurídico para a nomeação é o estatutário, conforme previsto na Lei Estadual nº 6.174, de 16 de novembro de 1970.

18 Dos requisitos básicos para a investidura no cargo

Os requisitos básicos para a investidura no cargo são os seguintes:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) ter completado 18 (dezoito) anos de idade;

c) estar no gozo dos direitos políticos;

d) ser portador de certificado de reservista ou de dispensa de incorporação e estar quite com as obrigações eleitorais;

e) possuir os requisitos de escolaridade exigidos para o seu exercício; atender às exigências especiais para o seu provimento, previstas na legislação específica de âmbito estadual;

f) apresentar boa saúde, comprovada por inspeção médica oficial.

18.1 Os requisitos de que tratam as alíneas "a", "c" e "d" não se aplicam aos candidatos estrangeiros.

18.2 Além dos requisitos básicos previstos para a convocação e investidura no cargo, nos termos deste Edital, o edital de convocação pode fixar outros previstos em lei ou regulamentos.

19 Da ciência e aceitação

Ao efetivar a inscrição, o candidato aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas neste Edital, assim como as demais normas estabelecidas pela Unioeste para a realização do concurso público.

20 Do arquivamento dos documentos dos candidatos

Candidatos que não comparecerem ás provas ou não obtiverem classificação, poderão solicitar a devolução da documentação utilizada para inscrição no concurso, no e-mail ccpdocentes@unioeste.br, até 120 dias após a publicação em Diário Oficial do resultado final do certame, período após o qual a documentação será incinerada.

21 Da impugnação do presente edital

Pode ser interposta impugnação ao presente Edital no prazo de cinco dias úteis da publicação no DIOE.

22 Dos casos omissos

Os casos omissos são resolvidos pela CPSD ou, se for o caso, submetidos à apreciação do órgão competente, nos termos do Regimento Geral da Unioeste.

23 Dos anexos ao edital Constituem anexos deste Edital:

I - Tabela salarial.

II - Quadro de vagas (áreas/matérias), regime e os requisitos mínimos exigidos.

24 Informações:

Campus de Cascavel/Fone:(45)3220-3189 e 3220-3212

Campus de Foz do Iguaçu/Fone:(45)3576-81 05

Campus de Francisco Beltrão/Fone:(46)3520-481 1

Campus de M. C. Rondon/Fone:(45)3284-7915 e 3284-7905

Campus de Toledo / Fone: (45)3379-7011.

Reitoria/Fone:(45)3220-3035 e 3220-3119

Fax: (45) 3220-3045 ou 3324-4590

Internet: www.unioeste.br

E-mail: ccpdocentes@unioeste.br

Publique-se e cumpra-se.
Cascavel, 15 de setembro de 2008.

ALCIBIADES LUIZ ORLANDO
Reitor

Anexo I ao Edital nº 110/2008-GRE, de 15 de setembro de 2008.

TABELA SALARIAL DE INGRESSO

Conforme valores fixados no Decreto 3034/2008

Classe

Regime de Trabalho

Salário base R$

Adicional de Titulação R$

Total R$

AUXILIAR A (graduado)

RT-24

644,54

-

644,54

RT-40

1.074,23

-

1.074,23

AUXILIAR A (especialista)

RT-24

644,54

96,68

741,22

RT-40

1.074,23

161,13

1.235,36

ASSISTENTE A (mestre)

RT-24

880,38

396,17

1.276,55

RT-40

1.467,29

660,28

2.127,57

ADJUNTO A (doutor)

RT-24

1.106,31

829,73

1.936,04

RT-40

1.843,85

1.382,88

3.226,73

Observações:

1) Em função da titulação que possuírem, os docentes perceberão mensalmente, parcela remuneratória denominada Adicional de Titulação - ATT, nas seguintes condições, não cumulativas:

1º - 15% sobre o vencimento básico do seu regime de trabalho, para detentores de título de especialista;

2º - 45% sobre o vencimento básico do seu regime de trabalho, para detentores de título de mestre;

3º - 75% sobre o vencimento básico do seu regime de trabalho, para detentores de título de doutor.

2) O cálculo do regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva - TIDE é de 55%, sobre o vencimento básico, exclusivamente para os docentes com regime de trabalho de quarenta horas semanais, sendo que para o ingresso e permanência no Regime de TIDE, os docentes deverão, obrigatoriamente, estar em consecução de projetos de pesquisa e extensão, além de atender o disposto na lei e nas normas da Unioeste, cujos valores correspondem a:

TABELA A PARTIR DO INGRESSO NO REGIME TIDE

Classe

Regime de Trabalho

Salário base R$

TIDE R$

Adicional de Titulação R$

Total R$

AUXILIAR A (graduado)

RT-40

1.074,23

590,82

-

1.665,05

AUXILIAR A (especialista)

RT-40

1.074,23

590,82

249,75

1.914,80

ASSISTENTE A (mestre)

RT-40

1.467,29

807,00

1.023,43

3.297,72

- Para o Regime de Trabalho RT-24 não há previsão de TIDE;

- Os valores e os percentuais da parcela remuneratória poderão ser modificados em caso de alteração de lei.

Anexo II ao Edital nº 110/2008-GRE, de 15 de setembro de 2008.

Relação das Vagas do 29º Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor de Ensino Superior

CAMPUS DE CASCAVEL

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

Área/matéria: Histologia e Embriologia

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado em Ciências Biológicas ou em Histologia ou em Embriologia ou em Biologia Celular ou em Biologia Celular e Molecular. Experiência profissional de 06 (seis) meses em docência ou pesquisa na área de Histologia e Embriologia.

CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS - CCMF

Área/matéria: Internato em Pronto Socorro

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-24

Requisitos mínimos: Graduação em Medicina. Residência médica completa em neurocirurgia em serviço credenciado pelo MEC ou título de especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia ou título de especialista em Neurocirurgia pelo Conselho Federal de Medicina. Inscrição junto ao conselho profissional da categoria.

Área/matéria: Saúde Coletiva e Internato em Saúde Coletiva

Vagas e Regime: Duas vagas - RT-24

Requisitos mínimos: Graduação em Medicina. Inscrição junto ao Conselho Profissional da categoria.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES - CECA

Área/matéria: Política Educacional

Vagas e Regime: Uma vaga - RT -40

Requisitos mínimos: Doutorado em Educação.

Área/matéria: Prática de Ensino de Língua Inglesa

Vagas e Regime: Uma vaga - RT -40

Requisitos mínimos: Licenciatura em Letras Português/Inglês. Mestrado em Letras ou em Língua Inglesa ou em Lingüística ou em Estudos da Linguagem ou em Lingüística Aplicada.

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

Área/matéria: Contabilidade

Vagas e Regime: Quatro vagas - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Contábeis ou em Contabilidade. Mestrado em Ciências Contábeis ou em Ciências Contábeis e Controladoria ou em Contabilidade ou em Controladoria ou em Atuaria ou em Administração ou em Economia ou em Engenharia de Produção.

Área/matéria: Hotelaria

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Hotelaria ou em Turismo e Hotelaria ou em Turismo. Mestrado em Hotelaria ou em Turismo e Hotelaria ou em Turismo ou em Hospitalidade ou em Administração ou em Engenharia de Produção.

CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS - CECE

Área/matéria: Algoritmos e Estruturas de Dados e Inteligência Artificial

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Bacharel em Ciência da Computação ou em Informática ou em Engenharia da Computação. Créditos de mestrado concluídos em Ciência da Computação ou em Informática ou em Engenharia da Computação.

Área/matéria: Arquitetura de Computadores e Comunicação de Dados

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Bacharel em Ciência da Computação ou em Informática ou em Engenharia da Computação. Créditos de mestrado concluídos em Ciência da Computação ou em Informática ou em Engenharia da Computação.

Área/matéria: Máquinas Elétricas

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Engenharia. Mestrado em Engenharias ou em Ciências Exatas e da Terra.

Área/matéria: Materiais

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos Graduação em Engenharia. Mestrado em Engenharias ou em mínimos: Ciências Exatas e da Terra.

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH

Área/matéria: Prática de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

Área/matéria: Administração Geral

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Administração. Mestrado em Administração ou em Engenharia da Produção ou em Ciências Sociais Aplicadas com área de concentração da dissertação em Administração.

Área/matéria: Desenvolvimento Econômico

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Economia.

Área/matéria: Economia Doméstica

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Economia Doméstica. Mestrado em Economia Doméstica com área de concentração da dissertação em Nutrição ou Saúde Coletiva; ou Mestrado em Ciência dos Alimentos com área de Concentração da dissertação em Saúde ou em Nutrição ou em Tecnologia Agroindustrial; ou Mestrado em Nutrição Humana.

Área/matéria: Macroeconomia

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Economia.

Área/matéria: Psicologia

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Psicologia. Mestrado em Psicologia ou em Desenvolvimento Humano ou em Educação.

CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA

Área/matéria: Ciência das Plantas Daninhas

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Agronomia. Doutorado em Agronomia ou em Fitotecnia ou em Agricultura ou em Produção Vegetal.

Área/matéria: Genética e Melhoramento Animal

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos:

Graduação em Zootecnia ou em Agronomia ou em Medicina Veterinária. Doutorado em Zootecnia ou em Ciência Animal ou em Melhoramento Animal ou em Produção Animal ou em Medicina Veterinária com trabalho de tese em Produção Animal ou em Agronomia com trabalho de tese em Produção Animal.

Área/matéria: Topografia e Sensoriamento Remoto

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Agronomia ou em Engenharia Agrícola ou em Engenharia Florestal ou em Engenharia de Agrimensura ou em Engenharia Cartográfica. Doutorado em Agronomia ou em Engenharia Agrícola ou em Engenharia Florestal.

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - CCHEL

Área/matéria: Educação Física Escolar e Especial

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Educação Física. Mestrado em Educação Física ou em Educação Especial, ou em Educação ou em Educação Adaptada.

Área/matéria: Fundamentos da Educação

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação.

Área/matéria: Contabilidade Geral

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Contábeis. Mestrado em Ciências Contábeis.

Área/matéria: Pesquisa em Administração

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Administração. Doutorado em Administração ou em Engenharia de Produção ou em Economia.

CAMPUS DE TOLEDO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS

Área/matéria: Antropologia

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Sociais ou em Sociologia ou em Filosofia ou em História ou em Geografia. Mestrado ou Doutorado em Antropologia ou em Ciências Sociais.

Área/matéria: Ensino de Filosofia

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Filosofia. Doutorado em Filosofia ou em Educação.

Área/matéria: Prática de Ensino em Ciências Sociais

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Ciências Sociais. Mestrado em Ciências Sociais ou em Sociologia.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

Área/matéria: Economia

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Economia. Doutorado em Economia ou em Economia Aplicada ou em Engenharia de Produção.

CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS - CECE

Área/matéria: Engenharia de Pesca

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Engenharia de Pesca ou em Ciências Biológicas. Doutorado em Ciências Agrárias ou em Ciências Biológicas ou em Engenharias.

Área/matéria: Engenharia Química

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Engenharia Química. Doutorado em Engenharia Química com desenvolvimento de trabalho experimental de tese na área de Bioprocessos.

Área/matéria: Matemática Aplicada

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) ou em Engenharias. Mestrado em Matemática ou em Matemática

Aplicada ou em Engenharias.

Área/matéria: Química

Vagas e Regime: Uma vaga - RT-40

Requisitos mínimos: Graduação em Engenharia Química ou em Química (Bacharelado ou Licenciatura ou industrial ou tecnológica). Doutorado em Ciências na área de Química Inorgânica ou Química Inorgânica.

Campus de Cascavel

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Área: Histologia e Embriologia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Tecido epitelial

 

Ponto nº 2:

Tecido conjuntivo (frouxo, denso, reticular, mucoso, adiposo, cartilaginoso e ósseo)

 

Ponto nº 3:

Tecido nervoso

 

Ponto nº 4:

Tecido muscular

 

Ponto nº 5:

Sistema circulatório e relações evolutivas

 

Ponto nº 6:

Sistema digestório e relações evolutivas

 

Ponto nº 7:

Sistema reprodutor masculino e feminino e relações evolutivas

 

Ponto nº 8:

Sistema urinário e relações evolutivas

 

Ponto nº 9:

Embriologia humana e animal comparada I (gametogênese e fertilização)

 

Ponto nº 10:

Embriologia humana e animal comparada II (1ª a 4ª semana do desenvolvimento embrionário)

 

Prova prática com argüição: Interpretação de laminário histológico.

Campus de Cascavel

Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas

Área: Internato em Pronto Socorro

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Neoplasia cerebral;

 

Ponto nº 2:

Traumatismo crânio encefálico;

 

Ponto nº 3:

Traumatismo raqui medular;

 

Ponto nº 4:

Hipertensão intracraniana;

 

Ponto nº 5:

Coleções purulentas intracranianas;

 

Ponto nº 6:

Aneurisma Cerebral

 

Campus de Cascavel

Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas

Área: Saúde Coletiva e Internato em Saúde Coletiva

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Condições de saúde da população brasileira;

 

Ponto nº 02:

Epidemiologia de doenças infecciosas e não infecciosas;

 

Ponto nº 03:

Organização dos serviços de saúde de Atenção Primária de saúde;

 

Ponto nº 04:

Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes em atenção primária em saúde;

 

Ponto nº 05:

Indicadores de Saúde;

 

Ponto nº 06:

Epidemiologia de doenças não infecciosas.

 

Campus de Cascavel

Centro de Educação, Comunicação e Artes

Área: Política Educacional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Políticas Educacionais para formação de professores;

 

Ponto nº 2:

Estado, políticas sociais e políticas educacionais: debates, tendências e perspectivas;

 

Ponto nº 3:

Estado e política educacional no Brasil pós constituição de 1988;

 

Ponto nº 4:

Estado, liberalismo e educação no Brasil pós ditadura militar 1964;

 

Ponto nº 5:

Trabalho e educação no Brasil na década de 1990: diretrizes curriculares e planejamento educacional;

 

Ponto nº 6:

Gestão e avaliação das políticas educacionais.

 

Campus de Cascavel

Centro de Educação, Comunicação e Artes

Área: Prática de Ensino de Língua Inglesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Roles of Teachers and Learners;

 

Ponto nº 2:

Teacher Education - Crucial Issues;

 

Ponto nº 3:

Teaching English as a Foreign Language: Approaches, Methods and Techniques;

 

Ponto nº 4:

Theories of Language Learning and Implications for Language Teaching

 

Ponto nº 5:

Applied Linguistics and ELT;

 

Ponto nº 6:

English as a Lingua Franca and the Implications in English Language Teachers' Education;

 

Ponto nº 7:

Interactive Language Teaching.

 

Referência Bibliográfica

ALMEIDA FILHO, J.C.P. de O professor de língua estrangeira em formação. Campinas, Pontes, 1999.

BROWN, D.H. Principles of Language Learning and Teaching. 3d ed. New York, Prentice Hall, 1994.

CELCE-MURCIA, M. Teaching English as a Second or Foreign Language. 3rd ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001.

CRYSTAL, D. English as a Global Language. Cambridge, CUP, 1997.

McKAY, S. L. Teaching English as an International Language. Oxford, OUP, 2002.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas,Mercado das Letras, 1996.

NUNAN, D. Language teaching and learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1999.

________ , D. Second Language Teaching and Learning. Boston, Massachussetts: Heinle & Heinle Publishers, 1999.

RICHARDS, J.C. & ROGERS, T.S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge, CUP, 1986.

____________ & FARRELL, T. S. C. Professional Development for Language Teachers. Cambridge: CUP, 2005.

_____________ & LOCKHART, C. Reflective Teaching in second language classrooms. New York: CUP, 1994.

WIDOWSON, H.G. Teaching Language as Communication. Oxford, OUP, 1978.

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Área: Contabilidade

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Estrutura conceitual básica de contabilidade

 

Ponto nº 2:

Demonstrações financeiras

 

Ponto nº 3:

Ativo e Passivo exigível

 

Ponto nº 4:

Patrimônio líquido

 

Ponto nº 5:

Conceitos básicos de perícia

 

Ponto nº 6:

Conceitos básicos de auditoria

 

Ponto nº 7:

Conceitos básicos de custos

 

Ponto nº 8:

Análise das demonstrações contábeis

 

Ponto nº 9:

Contabilidade tributária

 

Ponto nº 10:

Contabilidade gerencial

 

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

Centro de Ciências Sócias Aplicadas

Área: Hotelaria

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Gestão de Meios de Hospedagem.

 

Ponto nº 02:

Operacionalidades e Gestão do Setor de Governança.

 

Ponto nº 03:

Planejamento estratégico dos Meios de Hospedagem.

 

Ponto nº 04:

Segurança do Trabalho, Petrimonial e Manutenção de Meios de Hospedagem.

 

Ponto nº 05:

Gestão e Operação do Setor de Front Office.

 

Ponto nº 06:

História da gastronomia: origem, evolução, novas tendências.

 

Ponto nº 07:

Gastronomia básica: procedimentos, mise-en-place, métodos de cocção.

 

Ponto nº 08:

Bebidas e organização de bares: classificação de bebidas, serviço e planejamento, enogastronomia, controle e sommelier.

 

Ponto nº 09:

Gestão de restauração: atributos e responsabilidades, métodos gerenciais.

 

Ponto nº 10:

Planejamento e elaboração de cardápios: histórico, tipos de cardápio, fatores determinantes, aspectos gráficos, ficha técnica, métodos para análise e vendas.

 

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Algoritmos e Estruturas de Dados e Inteligência Artificial

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Análise e Performance de Algoritmos.

 

Ponto nº 2:

Listas: Pilhas, Filas e listas encadeadas.

 

Ponto nº 3:

Árvores.

 

Ponto nº 4:

Organização de arquivos.

 

Ponto nº 5:

Algoritmos de ordenação.

 

Ponto nº 6:

Algoritmos de busca informada e não informada.

 

Ponto nº 7:

Lógica proposicional e relacional.

 

Ponto nº 8:

Sistemas especialistas e Representação do Conhecimento.

 

Ponto nº 9:

Aprendizado de máquina.

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Arquitetura de Computadores e Comunicação de Dados

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Arquiteturas de processadores: RISC, CISC e Arquiteturas atuais.

 

Ponto nº 2:

Microprogramação.

 

Ponto nº 3:

Ciclo de processamento de uma instrução.

 

Ponto nº 4:

Recurso de Pipeline.

 

Ponto nº 5:

Memória cachê e hierarquia de memórias.

 

Ponto nº 6:

Conceitos: componentes de um sistema de comunicação.

 

Ponto nº 7:

Modos de comunicação.

 

Ponto nº 8:

Topologia.

 

Ponto nº 9:

Protocolos: ISSO/OSI; e TCP/IP.

 

Ponto nº 10:

Técnicas de tratamento de erros.

 

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Máquinas Elétricas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Transformadores: princípio de funcionamento e circuitos equivalentes

 

Ponto nº 2:

Transformadores trifásicos transformadores de três enrolamentos e transformadores e reguladores

 

Ponto nº 3:

Máquinas Síncronas: princípio de funcionamento e características construtivas

 

Ponto nº 4:

Ensaios de Máquinas

 

Ponto nº 5:

Máquina de corrente contínua: princípio de funcionamento e características construtivas

 

Ponto nº 6:

Controle de velocidade e tensão em máquinas rotativas

 

Ponto nº 7:

Máquinas assíncronas: princípio de funcionamento e circuitos equivalentes

 

Ponto nº 8:

Equipamentos de comando e proteção para máquinas elétricas

 

CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Materiais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Ponto nº 1:

Classificação dos materiais de construção mecânica.

 

Ponto nº 2:

Estruturas atômica, cristalina e molecular.

 

Ponto nº 3:

Defeitos cristalinos.

 

Ponto nº 4:

Princípios de difusão.

 

Ponto nº 5:

Deformação.

 

Ponto nº 6:

Encruamento e recristalização.

 

Ponto nº 7:

Propriedades mecânicas.

 

Ponto nº 8:

Diagramas de equilíbrio binários.

 

Ponto nº 9:

Diagramas Fe-C.

 

Ponto nº 10:

Diagramas TTT isotérmicos e contínuos.

 

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

Centro de Ciências Humanas

Área: Prática de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

As implicações do Estágio Supervisionado para os Cursos de Formação de Professores

 

Ponto nº 02:

Dimensão técnica, humana e política da prática escolar.

 

Ponto nº 03:

Diretrizes para o Curso de Pedagogia: embates políticos

 

Ponto nº 04:

Instâncias colegiadas como processo de democratização no âmbito das relações escolares

 

Ponto nº 05:

Ação integrada da Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e as dimensões Políticas, Administrativas e Pedagógicas da escola.

 

Ponto nº 06:

Perspectivas da gestão escolar e o caráter político e administrativo das experiências cotidianas na Escola Pública

 

Ponto nº 07:

Os saberes teórico-metodológicos e as articulações pedagógicas com a formação docente

 

Ponto nº 08:

A formação do professor mediante a prática de pesquisa a partir do Estágio Supervisionado e as suas relações com a Educação Básica

 

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

Área: Administração Geral

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Plano de Remuneração e Benefícios

 

Ponto nº 2:

O processo de Desenvolvimento e de Implantação de Sistemas de Informação Gerenciais

 

Ponto nº 3:

Gestão de Qualidade

 

Ponto nº 4:

Decisões financeiras de investimento de longo prazo

 

Ponto nº 5:

Cadeias produtivas, verticalização e integrações agroindustriais

 

Ponto nº 6:

Sistema de avaliação de desempenho

 

Ponto nº 7:

Políticas Públicas e a Gestão Ambiental na Empresa

 

Ponto nº 8:

Estratégias Emergentes de Gestão

 

Ponto nº 9:

Teorias da Administração

 

Ponto nº 10:

Estratégias de Diferenciação de Marketing.

 

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Área: Desenvolvimento Econômico

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Teorias do Desenvolvimento Econômico: clássicos e estruturalistas

 

Ponto nº 2:

Modelos de Crescimento Econômico: teoria pós-keynesiana e teoria do crescimento endógeno

 

Ponto nº 3:

Teorias do Desenvolvimento Regional

 

Ponto nº 4:

Planejamento Econômico: análise de insumo-produto

 

Ponto nº 5:

Desigualdades Regionais no Brasil

 

Ponto nº 6:

Economia do Meio Ambiente

 

Ponto nº 7:

Economia Institucional

 

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

Área: Economia Doméstica

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto n° 01:

Situação e Tendências do Perfil Alimentar e Nutricional no Brasil.

 

Ponto n° 02:

Educação Nutricional: conhecimento da composição de alimentos para a promoção de Práticas Alimentares Saudáveis.

 

Ponto n° 03:

Saúde Infantil: novas demandas da saúde da criança.

 

Ponto n° 04:

Propriedade dos Alimentos e Teoria do Processamento: segurança alimentar, Boas Práticas de Fabricação e garantia de qualidade.

 

Ponto n° 05:

Fatores que Condicionam a Estabilidade dos Alimentos.

 

Ponto n° 06:

Processos de Conservação de Alimentos.

 

Ponto n° 07:

Nutrição nos Ciclos de Vida.

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Área: Macroeconomia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Modelo de Mundell-Fleming

 

Ponto nº 02:

Economia Monetária: demanda e oferta de moeda

 

Ponto nº 03:

Teorias do Crescimento Econômico: correntes pós-keynesianas e teorias do crescimento endógeno

 

Ponto nº 04:

As Correntes da Macroeconomia: síntese neoclássica; novo clássico; monetaristas, novo-keynesianos, e pós-keynesianos

 

Ponto nº 05:

Contabilidade Social

 

Ponto nº 06:

Déficits Orçamentários e Dívida Pública

 

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Área: Psicologia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

A história da Psicologia Jurídica no Brasil (origem e evolução).

 

Ponto nº 2:

Desestruturação familiar na criminalidade: violência doméstica como um problema de saúde pública.

 

Ponto nº 3:

A Psicologia em interface com o Direito: a contribuição dos conhecimentos psicológicos para o sistema judiciário.

 

Ponto nº 4:

Psicologia Organizacional: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

 

Ponto nº 5:

Psicologia do Trabalho, Globalização e Saúde Mental.

 

Ponto nº 6:

Psicologia Organizacional sob a ótica da Análise do Comportamento.

 

Ponto nº 7:

Gestão de Pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações.

 

Ponto nº 8:

Planejamento, Implementação e Administração de Instituições de Educação Infantil.

 

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Agrárias

Área: Ciência das Plantas Daninhas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Classificação, mecanismos de sobrevivência e dispersão das plantas daninhas;

 

Ponto nº 2:

Levantamento fitossociológico, dinâmica de populações e banco de sementes de plantas daninhas;

 

Ponto nº 3:

Interferência, competição e período de convivência das plantas daninhas;

 

Ponto nº 4:

Manejo de plantas daninhas;

 

Ponto nº 5:

Alelopatia;

 

Ponto nº 6:

Classificação dos herbicidas;

 

Ponto nº 7:

Formulações, misturas, interações e seletividade dos herbicidas;

 

Ponto nº 8:

Mecanismos de ação dos herbicidas;

 

Ponto nº 9:

Tecnologia de aplicação de agrotóxicos;

 

Ponto nº 10:

Resistência de plantas daninhas e herbicidas.

 

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Agrárias

Área: Genética e Melhoramento Animal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Estimativas de parâmetros genéticos;

 

Ponto nº 2:

Seleção e ganho genético;

 

Ponto nº 3:

Resposta correlacionada à seleção;

 

Ponto nº 4:

Teste de avaliação genética em bovinos;

 

Ponto nº 5:

Modelos lineares e não-lineares no melhoramento genético;

 

Ponto nº 6:

Delineamentos experimentais em melhoramento genético;

 

Ponto nº 7:

Análise multivariada;

 

Ponto nº 8:

Cruzamento em bovinos e suínos;

 

Ponto nº 9:

Uso do modelo animal na seleção de reprodutores;

 

Ponto nº 10:

Genética molecular.

 

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Agrárias

Área: Topografia e Sensoriamento Remoto

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Métodos de determinação de áreas e levantamento planialtimétricos;

 

Ponto nº 2:

Cartografia básica;

 

Ponto nº 3:

Teoria dos sistemas de coordenadas planas, UTM, RTM e LTM;

 

Ponto nº 4:

Noções elementares sobre linhas de referência terrestre e o sistema de coordenadas UTM;

 

Ponto nº 5:

GPS: conceitos, princípios básicos e utilização;

 

Ponto nº 6:

Sensoriamento remoto: conceitos básicos e aplicações para usuários de imagens de satélite;

 

Ponto nº 7:

Princípios físicos do sensoriamento remoto: fluxo radiante, irradiância, excitância, radiância, reflectância, transmitância e absorvância;

 

Ponto nº 8:

Comportamento espectral de alvos: solos, água e vegetação;

 

Ponto nº 9:

Fotointerpretação: fotografias aéreas, princípios e técnicas de fotointerpretação, estereoscopia e fotopedologia;

 

Ponto nº 10:

Sistemas de informações geográficas.

 

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras

Área: Fundamentos da Educação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Os pressupostos teóricos metodológicos da didática: a trajetória histórica e as tendências pedagógicas.

 

Ponto nº 2:

Os elementos sócio pedagógicos da prática escolar: o projeto político pedagógico, o planejamento de ensino e o plano de aula.

 

Ponto nº 3:

A direção e a execução do processo ensino aprendizagem na sala de aula.

 

Ponto nº 4:

A dinâmica do processo de ensino: o papel dos objetivos, conteúdos e métodos no planejamento, execução e avaliação.

 

Ponto nº 5:

Bases teóricas e metodológicas da inclusão na Educação Escolar.

 

Ponto nº 6:

Fundamentos psicológicos da aprendizagem.

 

Ponto nº 7:

O conhecimento do cotidiano e a prática docente.

 

Ponto nº 8:

A produção histórica do sistema educacional brasileiro.

 

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Área: Contabilidade Geral

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.

 

Ponto nº 2:

Consolidação das Demonstrações Contábeis.

 

Ponto nº 3:

Demonstrações Contábeis, Preparação e Divulgação.

 

Ponto nº 4:

Análise Econômico-Financeira: Estrutura, Liquidez, Rentabilidade e Atividade.

 

Ponto nº 5:

Métodos de Custeio.

 

Ponto nº 6:

Análise Custo/Volume/Lucro.

 

Ponto nº 7:

Contabilidade Tributária: Contribuições Sociais.

 

Ponto nº 8:

Orçamento Público.

 

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Área: Pesquisa em Administração

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

Técnicas de pesquisa.

 

Ponto nº 2:

Planejamento da pesquisa.

 

Ponto nº 3:

Avaliação da necessidade tecnológica.

 

Ponto nº 4:

Relacionamento entre a ciência e a tecnologia.

 

Ponto nº 5:

Organização para a inovação.

 

Ponto nº 6:

Processos de obtenção e aquisição de novas tecnologias.

 

Campus de Toledo

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Área: Antropologia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Antropologia do Século XIX (Evolucionismo e Difusionismo).

 

Ponto nº 02:

Antropologia Cultural Norte-Americana: principais temas e autores.

 

Ponto nº 03:

Antropologia Social Britânica: principais temas e autores.

 

Ponto nº 04:

Escola Sociológica Francesa: principais temas e autores.

 

Ponto nº 05:

Etnologia Indígena.

 

Ponto nº 06:

Antropologia Urbana.

 

Ponto nº 07:

Antropologia Brasileira.

 

Campus de Toledo

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Área: Ensino de Filosofia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

A formação do professor de filosofia;

 

Ponto nº 02:

A metodologia do ensino de filosofia para a educação básica;

 

Ponto nº 03:

Princípios e diretrizes para a seleção de conteúdos e atividades curriculares de filosofia para a educação básica;

 

Ponto nº 04:

A função da filosofia no currículo escolar da educação básica;

 

Ponto nº 05:

A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de filosofia;

 

Ponto nº 06:

O desenvolvimento das atividades práticas como componente curricular dos cursos de licenciatura de filosofia.

 

Campus de Toledo

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Área: Prática de Ensino em Ciências Sociais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 1:

A educação na abordagem dos autores clássicos da Sociologia (Durkheim, Marx e Weber).

 

Ponto nº 2:

O ensino de Sociologia e o desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil.

 

Ponto nº 3:

Educar pela pesquisa: a formação de professores-pesquisadores nas Ciências Sociais.

 

Ponto nº 4:

O processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações nas metodologias e nas práticas de ensino em Ciências Sociais.

 

Ponto nº 5:

Relação entre Estado, Sociedade e Educação no Brasil contemporâneo.

 

Ponto nº 6:

Licenciatura e as diretrizes curriculares de sociologia para o ensino médio: as atuais políticas de formação do professor.

 

Ponto nº 7:

A prática de ensino e o papel do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais.

 

Ponto nº 8:

O processo de avaliação na relação ensino-aprendizagem em Ciências Sociais.

 

Campus de Toledo

Centro de Ciências Sócias Aplicadas

Área: Economia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Microeconomia: Teoria da Firma

 

Ponto nº 02:

Microeconomia: Teoria do Consumidor c/ condições de segunda ordem

 

Ponto nº 03:

Macroeconomia: Modelo Keynesiano Generalizado(IS/LM)

 

Ponto nº 04:

Regressão Linear Múltipla

 

Ponto nº 05:

Análise Multivariada

 

Ponto nº 06:

Séries Temporais

 

Campus de Toledo

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Engenharia de Pesca

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Caracterização das classes: Cyanophyta; Pyrophyta; Chrysophyta; Pharophyta e Rodophyta.

 

Ponto nº 02:

Algas e seu emprego industrial, comercial, médico e farmacêutico.

 

Ponto nº 03:

Mecanismos Hosmoregulatórios em organismos aquáticos.

 

Ponto nº 04:

Relações térmicas em organismos aquáticos.

 

Ponto nº 05:

Metabolismo dos carboidratos, lipídeos, proteínas e dos nucletídeos e ácidos nucléicos.

 

Ponto nº 06:

Enzimas, vitaminas e coenzimas.

 

Ponto nº 07:

Microorganismos na higiene e tecnologia da pesca, e controle microbiológico.

 

Ponto nº 08:

Resistência natural e imunidade: antígeno, anticorpo e anticorpogênese.

 

Campus de Toledo

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Engenharia Química

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Processos fermentativos aeróbios e anaeróbios.

 

Ponto nº 02:

Cinética dos processos fermentativos.

 

Ponto nº 03:

Fermentação contínua e descontínua.

 

Ponto nº 04:

Enzimas, cinética enzimática e aplicações da catálise enzimática.

 

Ponto nº 05:

Projeto, operação e controle de biorreatores.

 

Ponto nº 06:

Agitação, aeração e esterilização.

 

Ponto nº 07:

Recuperação, separação e purificação de Bioprodutos.

 

Ponto nº 08:

Análise microbiológica de alimentos e bebidas.

 

Campus de Toledo

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Matemática Aplicada

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Funções de uma variável real: limites, continuidade, derivadas e integrais com aplicações.

 

Ponto nº 02:

Funções de várias variáveis reais: limites e continuidade.

 

Ponto nº 03:

Funções de várias variáveis reais: derivadas e aplicações.

 

Ponto nº 04:

Funções de várias variáveis reais: integral e aplicações.

 

Ponto nº 05:

Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e suas aplicações.

 

Ponto nº 06:

Geometria analítica: estudo da reta e do plano.

 

Ponto nº 07:

Transformações Lineares e aplicações.

 

Campus de Toledo

Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Área: Química

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ponto nº 01:

Modelos de ligação em Química Inorgânica: compostos iônicos.

 

Ponto nº 02:

Modelos de ligação em Química Inorgânica: ligações covalentes.

 

Ponto nº 03:

Conceitos de simetria e teoria de grupo: aplicações em Química Inorgânica.

 

Ponto nº 04:

Química de ácidos e bases.

 

Ponto nº 05:

Química de Coordenação: ligação, espectros e magnetismo.

 

Ponto nº 06:

Estrutura de compostos de coordenação.

 

Ponto nº 07:

Reações de compostos de coordenação.