IF Sertão Pernambucano - PE

Notícia:   33 vagas para Professores no Instituto Federal Sertão Pernambucano - PE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

EDITAL Nº 05, DE 04 DE JUNHO DE 2009

ALTERADO POR RETIFICAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, consoante autorização expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão contida na Portaria MPOG n.º 370, de 04 de dezembro de 2008, e do Ministério da Educação, através da Portaria nº. 1.500 de 09 de dezembro de 2008, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a selecionar candidatos com vistas ao provimento dos cargos constantes no presente Edital, na categoria funcional do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D 101, em regime de Dedicação Exclusiva e em conformidade com a Lei nº. 8.112/90, alterada pela Lei nº. 9.527/97, também alterada pela Lei nº. 11.784/2008, para o Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, para exercício na Reitoria, Campus Petrolina, Campus Floresta e Campus Petrolina Zona Rural.

1. DAS ÁREAS E REMUNERAÇÃO

1.1. As informações referentes às vagas, áreas de conhecimento, regime de trabalho e habilitação exigida para participação no Concurso Público, e remuneração constam dos Anexos I, II e III deste Edital.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1.A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) Possuir habilitação exigida para a área que irá concorrer, conforme Anexos I, II e III. Diplomas expedidos por universidades estrangeiras deverão estar revalidados e registrados, conforme Legislação pertinente.

d) Estar em gozo dos direitos políticos;

e) Estar quite com as obrigações militar e eleitoral;

f) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

g) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei n.º 8.112/90;

h) Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1º do art. 13 da Lei nº. 8.112/90;

i) Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

j) Ser considerado APTO em todos os exames pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados 10.3 deste edital, os quais correrão à suas expensas.

Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré-admissionais, este não poderá ser admitido. Esta avaliação terá caráter eliminatório;

k) Apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;

l) Não estar inscrito na dívida ativa.

2.2. Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão ter fluência na língua portuguesa.

2.3. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 2.1 deste item e daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato.

2.4. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes do subitem 2.1, não se considerando qualquer situação adquirida após essa data.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Período: de 15 de junho de 2009 ao dia 16 de julho de 2009.

3.2. Modalidade de Inscrição: As inscrições serão realizadas, única e exclusivamente, via Internet, no sítio www.ifsertao-pe.edu.br.

3.3. Acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio indicado, conforme descrição abaixo:

a) Preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line, conforme instruções no sítio;

b) imprimir o boleto bancário para o pagamento;

c) efetuar o pagamento bancário correspondente a Taxa de Inscrição em nome do IFSERTÃO-PE no valor de R$ 70,00 (setenta reais), em qualquer agência do Banco do Brasil, podendo ser pago até o dia 17 de julho de2009;

d) a Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

e) a partir do dia 21 de julho de 2009 o candidato deverá consultar, via Internet, no mesmo sítio, se sua inscrição foi confirmada;

3.4. a inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária dos respectivos recolhimentos;

3.5. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão ser rigorosamente cumpridas, inclusive o pagamento do boleto bancário até a data do vencimento.

3.6 Todas as informações relativas ao concurso serão divulgadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br.

3.7 Não serão prestadas, sob nenhuma hipótese, informações disponíveis neste edital de concurso e no endereço eletrônico do item anterior.

3.8 Para proceder a sua inscrição no Concurso Público, o candidato deverá:

a) Satisfazer todas as condições do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrição efetuada em desacordo com as normas aqui presentes;

b) Preencher ficha de inscrição disponibilizada através do endereço eletrônico www.ifsertaope.edu.br e efetuar recolhimento da taxa de inscrição, através de GRU - Guia de Recolhimento da União, código 153222, gestão 26323, código de recolhimento 28832-2 e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 70,00 (setenta reais);

3.9 A Comissão Organizadora do Concurso não se responsabilizará pela efetivação de inscrições pagas após o primeiro dia útil do encerramento do período de inscrições.

3.10 A taxa de que trata o subitem 3.3, alínea c, uma vez paga, não será restituída.

3.11 As informações e as declarações prestadas no Formulário de Inscrição serão da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Organizadora do Concurso o direito de excluir do Concurso aquele que não preencher o Formulário de forma completa e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.12 Efetivada a inscrição, não haverá devolução, em hipótese alguma, da taxa de inscrição ou de outras importâncias pagas, a qualquer título.

3.13 Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição:

a. para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá.

b. estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007;

c. preencher o Anexo IV das NORMAS GERAIS deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no período de 15/06/2009 à 17/06/2009;

d. o candidato que solicitar a isenção terá até o dia 23/06/2009 para entregar a documentação comprobatória;

e. a partir do dia 29/06/2009 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br se fora deferido seu requerimento de inscrição.

e. a partir do dia 28/07/2009 o candidato deverá imprimir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br seu comprovante de inscrição, contendo data e local da realização das provas.

f. o candidato que até o dia 28/07/2009 não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via internet, deverá entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) pelo telefone (87) 3863-2330, Ramal 23 ou 37 no horário de 8h as 12h e de 1 4h as 17h, nos dias 29 e 30/07/2009 sob pena de não ter acesso ao local das provas e a sua realização.

3.14. O candidato que necessitar de condições especiais para realizar as provas deverá apresentar à Comissão Organizadora do Concurso na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, situado à Rod. BR 407, Km 08, Jardim São Paulo, Petrolina - PE, até o dia 27/07/2009, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, requerimento devidamente instruído com atestado médico, descrevendo a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir sua participação no Concurso Público, enviada pelo correio, com data de postagem do dia 23/06/2009. Anexo V.

4 DO CONCURSO

4.1 O Concurso Público para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico será realizado em três etapas distintas e constará de:

a) Uma Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório;

b) Uma Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório;

c) Uma Prova de Títulos, de caráter classificatório.

4.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora composta por 3 (três) membros, todos docentes ou pesquisadores de instituições de ensino e/ou pesquisa.

4.3. À Prova Escrita e à Prova de Desempenho Didático, serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, a cada uma, inclusos os décimos.

4.4. À Prova de Títulos, cujo valor será de, no máximo, 100 (cem) pontos, serão atribuídos os valores constantes no Anexo VI deste edital.

4.5. O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início dos trabalhos, munido do original do documento oficial de identidade, o mesmo utilizado na inscrição e o comprovante de inscrição.

4.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial por funcionário membro da Comissão Organizadora do Concurso.

4.7. A identificação especial será exigida também, do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou a assinatura do portador.

4.8. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para nenhuma das provas e/ou realização das mesmas fora dos locais e horários determinados.

4.9. Todas as convocações e publicações de resultados parciais e finais serão divulgadas na Internet, no endereço eletrônico www.ifesertao-pe.edu.br

4.10. Será eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, durante o período de aplicação das provas:

a) For verificada a entrada no prédio de realização das provas portando aparelho telefônico celular ou qualquer outro meio de comunicação eletrônica;

b) Burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste Edital;

c) For surpreendido passando ou recebendo auxílio para realização de quaisquer das provas;

d) Comunicar-se com outros candidatos ou qualquer pessoa estranha ao Concurso Público;

e) Dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida no Concurso Público, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao referido processo;

f) Tiver cometido falsidade ideológica com prova documental ou;

g) Tiver utilizado procedimentos ilícitos, devidamente comprovados por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico.

5. DA PROVA ESCRITA

5.1 A prova escrita será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato, assim como sua capacidade de expressão em linguagem técnica.

5.2. Os candidatos cujas inscrições forem homologadas estarão automaticamente convocados para a Prova Escrita.

5.3. A Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será dissertativa e versará sobre um tema constante de uma lista de pontos para cada área, constantes do Anexo VII.

5.4. A Prova Escrita será realizada nas cidades para as quais os candidatos estejam concorrendo às vagas constantes neste Edital, das 8:00h às 12:00h, do dia 2 de agosto de 2009, conforme discriminação a seguir:

- Candidatos concorrentes às vagas do Campus Floresta farão as provas no Campus Floresta - localizado à Rua Projetada, s/n, Bairro Caetano - Floresta - PE.

- Candidatos concorrentes às vagas dos Campi Petrolina e Petrolina Zona Rural farão as provas escritas no Campus Petrolina localizado à Rod. BR 407 Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.

5.5. A Banca Examinadora sorteará 01 (um) ponto entre os listados para cada área, no dia e horário da Prova Escrita.

5.6. Após o sorteio, o candidato terá 60 (sessenta) minutos para consulta ao material bibliográfico de que dispõe no momento e em seguida terá 03 (três) horas para realizar a dissertação, sem qualquer tipo de consulta.

5.7. Após o sorteio do ponto, o candidato não poderá ausentar-se da sala sem prévia autorização da Banca Examinadora.

5.8. A nota final da Prova Escrita será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

5.9. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso quanto ao resultado da Prova Escrita no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da sua divulgação. O recurso, fundamentado, será dirigido à Comissão Organizadora do Concurso e entregue nos campus onde foram realizadas as provas escritas. Anexo VIII;

5.10. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

5.11. Por ocasião da divulgação do resultado da Prova Escrita, serão divulgados: data, horário e local do sorteio do ponto da Prova de Desempenho Didático.

6. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

6.1 Leia-se: A Prova de Desempenho Didático será realizada na cidade de Petrolina, no Campus Petrolina localizado à Rod. BR 407 Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.

6.2 A Prova de Desempenho Didático terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento e à metodologia da aula. Anexo IX.

6.2.1 A divulgação dos candidatos habilitados para a Prova de Desempenho Didático, bem como da data, horário e local do sorteio do tema da aula, será feita no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no momento da divulgação do resultado da Prova Escrita.

6.3. Só farão a prova de desempenho didático os candidatos aprovados na prova escrita com média igual ou superior a 7,0 pontos. A ordem de realização dessa prova será definida em função da pontuação da Prova Escrita, seguindo a ordem de classificação. Os pontos da Prova de Desempenho Didático serão os mesmos pontos da Prova Escrita.

6.4. O não comparecimento do candidato ao local e horário estabelecidos, implicará na sua eliminação.

6.5 O candidato terá uma tolerância máxima de 10 (dez) minutos para iniciar a sua exposição, sendo esse tempo contabilizado no tempo total da Prova de Desempenho Didático. Após esse tempo de tolerância, o candidato não poderá realizar a atividade e estará automaticamente desclassificado do Concurso Público.

6.6 Para ter acesso ao local, antes do início da Prova de Desempenho Didático, o candidato assinará ficha de frequência junto à Banca Examinadora e deverá apresentar documento de identidade com foto, na forma da Lei nº. 9.503/97.

6.7 As Provas de Desempenho Didático iniciar-se-ão, 24h após o sorteio do ponto.

6.8 No início da Prova de Desempenho Didático, o candidato entregará à Banca Examinadora o Plano de Aula, em 3 (três) vias impressas.

6.9 A Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma aula pública, com duração de 50 (cinquenta) minutos.

6.10 Após o término da aula, o candidato deverá permanecer até 10 (dez) minutos, no máximo, ao dispor da banca, a fim de prestar os esclarecimentos que lhe forem solicitados. Esse tempo não será contabilizado no limite de tempo estabelecido para a aula.

6.11 A avaliação da Prova de Desempenho Didático, feita por cada um dos 3 (três) membros da banca examinadora, consistirá da análise dos itens descritos no Anexo IX.

6.12 A nota final da Prova de Desempenho Didático será a média aritmética das três notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

6.13 Não caberá interposição de recurso ao resultado da Prova de Desempenho Didático, dadas as suas características.

7 DA PROVA DE TÍTULOS

7.1 Participarão da Prova de Títulos os candidatos classificados na Prova Escrita e na Prova de Desempenho Didático.

7.2 Os Títulos serão avaliados pela Banca Examinadora, perfazendo um total de 100 (cem) pontos, de acordo com o Anexo VI.

7.3 Os títulos deverão ser apresentados na forma de caderno ou pasta classificadora, cuja primeira folha deverá ser uma lista de todos os títulos entregues, seguida do Curriculum vitae no padrão Lattes, seguido das cópias xerográficas legíveis e autenticadas de todos os comprovantes, na rigorosa ordem prevista no Anexo VI.

7.4 Os Títulos deverão ser entregues à banca examinadora no ato do sorteio do ponto para a prova de desempenho didático. Não serão aceitos títulos entregues posteriormente ao momento do sorteio do ponto.

7.5 Não serão avaliados na Prova de Títulos os documentos sem autenticação.

8 DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO

8.1 A nota final do candidato será a média ponderada das notas das 3 (três) etapas do concurso, de acordo com os seguintes pesos:

a) Prova Escrita - PESO 3

b) Prova de Desempenho Didático - PESO 4

c) Prova de Títulos - PESO 3

8.2 Em caso de igualdade de pontos na média final, terá preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:

a) For mais idoso (artigo 27, parágrafo único da Lei nº. 10.741/03);

b) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

d) Possuir maior titulação;

e) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

f) Possuir maior número de filhos;

g) For portador de necessidades especiais;

h) For sorteado.

8.3 A Banca Examinadora emitirá parecer final e ata contendo registro das ocorrências da Prova Escrita, da Prova de Desempenho Didático e da Prova de Títulos, relacionando expressamente os candidatos habilitados com a respectiva classificação e os inabilitados.

8.4 O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em caso de inobservância das presentes normas. Nesta hipótese, caberá recurso à Comissão Organizadora.

8.5 O recurso fundamentado será dirigido à Organização do Concurso, na Diretoria de Gestão de Pessoas, situado no Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano localizado à BR 407 Km 08 - Jardim São Paulo, Petrolina - PE devendo ser interposto no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do resultado do Concurso Público. A Comissão Organizadora do Concurso, antes de proferir a sua decisão, deverá ouvir a Banca Examinadora.

8.6 A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano poderá, fundamentadamente, anular o resultado do Concurso Público.

8.7 O resultado final do Concurso Público será encaminhado à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano para publicação e demais procedimentos cabíveis.

8.8 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou. Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano reserva-se o direito de chamar os habilitados, na rigorosa ordem de classificação, conforme as necessidades da administração.

9 DA VALIDADE DO CONCURSO

9.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

9.2 Se houver desistência de algum candidato convocado para nomeação, será chamado o próximo candidato na ordem de classificação

10 DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO HABILITADO

10.1 O candidato habilitado será convocado para nomeação, rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerando-se as vagas existentes ou que venham a existir para o cargo a que concorreu, no Quadro Permanente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, observadas as vagas que venham surgir nos seus respectivos campus.

10.2 O candidato nomeado deverá satisfazer aos requisitos legais para a Posse em cargo público federal, inclusive ser declarado apto nos exames médicos, físicos e mentais, conforme legislação em vigor e normas estabelecidas neste Edital.

10.3 Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Diretoria de Gestão de Pessoas, portando os documentos comprobatórios dos requisitos legais, e os seguintes exames e laudos médicos, expedidos, no máximo, há 30 (trinta) dias:

a) Originais de Exames laboratoriais: Hemograma, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Triglicerídeos, Tipagem Sanguínea, Creatinina, VDRL, TGP, Gama GT, EPF, Parcial da Urina, ECG e Raio-X de tórax PA;

b) RX do Tórax Bilateral, Teste Ergométrico, Ácido Úrico e PSA, se o candidato tiver 40 anos completos ou mais, além dos exames solicitados na alínea "a" deste item.

10.4 A Equipe de profissionais de saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano fornecerá laudo de Aptidão física e mental.

10.5 No interesse da Administração Federal e com a anuência do candidato habilitado, este poderá ser nomeado para lotação em outro Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano diferente daquela para a qual fez a inscrição, ou para lotação em outra Instituição Federal de Ensino.

10.6 O candidato classificado será convocado para nomeação por correspondência direta para o endereço constante na Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, se aceita ou não o cargo. O não pronunciamento do convocado, no prazo 03 (três) dias úteis, contados a partir do recebimento da convocação, permitirá ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

10.7 Para fins de possível convocação, o candidato habilitado será responsável pela atualização de endereço e telefones, durante a vigência do Concurso Público, junto a Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

10.8 Os documentos que comprovem os requisitos básicos para investidura no cargo serão exigidos por ocasião do provimento das vagas, de acordo com o que dispõe o artigo 5º, incisos I, II, III, IV, V, VI e parágrafo 1º do mesmo artigo da Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, no ato da posse.

10.9 A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação no Diário Oficial da União do ato de provimento (nomeação). Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer neste prazo (artigo 13 da Lei nº. 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

10.10 É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. O servidor será exonerado do cargo, se não entrar em exercício neste prazo (artigo 15 da Lei nº. 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

11 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 A inexatidão das afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará em eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

11.2 A classificação no Concurso Público não assegura ao candidato habilitado direito ao ingresso automático no cargo, mas a expectativa de nele ser admitido, seguindo a ordem de classificação. A concretização desse ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse, juízo e conveniência da Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

11.3 A inscrição no Concurso Público implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições do teor deste Edital e das Instruções Específicas, expedientes dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

11.4 Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão de Organização do Concurso Público e encaminhados, se necessário, à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

12 CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO - PROFESSOR EFETIVO 2009

DATA

AÇÕES

04/06

Publicação do Extrato do Edital no DOU

05/06

Publicação do Edital no Site

15/06 a 16/07

Inscrições

15/06 a 17/06

Período para solicitação da taxa de isenção

15/06 a 22/06

Período para envio da documentação com probatória

29/06

Resultado do pedido de isenção

21/07

Publicação das Inscrições homologadas

22 a 23/07

Prazo para interposição de recurso das inscrições

27/04

Resultado do recurso das inscrições

28/07

Homologação final das inscrições e Divulgação dos locais de prova

02/08

Prova Escrita

04/08

Resultado da Prova Escrita

05 e 06/08

Prazo para interposição de recurso da prova escrita

08/08

Resultado do Recurso da Prova Escrita

10/08

Sorteio do Ponto para Prova de Desempenho Didático

11 e 12/08

Prova de Desempenho Didático

14//08

Divulgação do Resultado Final

17 e 18/08

Prazo para interposição de recurso para prova de títulos

21/08

Publicação e Homologação do Concurso - DOU

Petrolina, 04 de junho de 2009.

SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ
Reitor

Anexo I - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento/ CAMPUS PETROLINA - ZONA RURAL

PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO CAMPUS PETROLINA - ZONA RURAL

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Remuneração

Desenho Técnico e Topografia

Licenciado em Ciências Agrárias, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrícola, Engenheiro Agrônomo.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Zootecnia

Licenciado em Ciências Agrárias, Engenheiro Agrônomo, Veterinário, Zootecnista.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Agronegócio

Graduação ou licenciatura em Ciências Agrárias, Engenheiro Agrônomo, Administrador, Economia, Tecnólogo em Fruticultura Irrigada.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Química

Licenciado ou Bacharel em Química, Engenheiro Químico, Químico Industrial com, no mínimo, especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Agricultura com Ênfase em Agricultura Orgânica e Familiar

Licenciado em Ciências Agrárias, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo em Fruticultura Irrigada.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Agricultura com Ênfase em Solos

Licenciado em Ciências Agrárias, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Agrícola, Tecnólogo em Fruticultura Irrigada com, no mínimo, especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Língua Portuguesa

Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, com, no mínimo, especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Agricultura com Ênfase em Irrigação e Drenagem

Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Agrícola, Tecnólogo em Irrigação e Drenagem, Tecnólogo em Recursos Hídricos, Tecnólogo em Fruticultura Irrigada, com, no mínimo, especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Anexo II - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS PETROLINA

PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO CAMPUS PETROLINA

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Remuneração

Eletrotécnica - Eletrônica e Automação

Graduação ou licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Tecnólogo em Automação Industrial, Automática, Mecatrônica ou Eletromecânica.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Eletrotécnica - Instalações Elétricas e maquinas Elétrica

Graduação ou licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Tecnólogo em Automação Industrial, Automática, Mecatrônica ou Eletromecânica.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Física

Licenciatura ou bacharelado em Física, com especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Química

Licenciatura ou bacharelado em Química, com especialização

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Química Industrial

Graduação em Engenharia Química ou de Alimentos; Graduação em Química Industrial, Tecnologia de Alimentos com especialização na área.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Informática Manutenção e Redes de Computadores

Graduação ou Tecnólogo em: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas, Licenciatura em Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura ou Graduação em Matemática com especialização na área do concurso

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Informática Programação

Graduação ou Tecnólogo em: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Sistemas para Internet, Análise de Sistemas ou Licenciatura em Computação, Licenciatura ou Graduação em Matemática com especialização na área do concurso

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Pedagogia

Graduação em Pedagogia com especialização

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

Anexo III - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS FLORESTA

PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO CAMPUS FLORESTA

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Remuneração

Agricultura

Graduação em Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Agrárias, Tecnólogo em Fruticultura Irrigada com Mestrado em Fitotecnia, Produção Vegetal, Ciências Agrárias.

02

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Zootecnia

Graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica ou Licenciatura em Ciências Agrárias.

03

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Administração

Graduação em Engenharia Agronômica, Administração, Economia e Licenciatura em Ciências Agrárias.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,28

Informática

Graduação ou Tecnólogo em: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Software ou Gestão em Tecnologia da Informação.

02

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Eletrotécnica - Eletrônica e Automação

Graduação ou Licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Tecnólogo em Automação Industrial, Automática, Mecatrônica ou Eletromecânica.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Química

Graduação em Química Industrial, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Química Industrial, com Especialização.

02

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,28

Português

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, com, no mínimo, especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,28

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática com especialização.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,28

Física

Licenciatura Plena em Física, Matemática, Estatística ou habilitação legal equivalente à Graduação.

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Pedagogia

Graduação ou Licenciatura em Pedagogia com Especialização

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,98

História

Licenciatura Plena em História com Especialização

01

Dedicação Exclusiva

R$ 3.077,28

Educação Física

Graduação em Educação Física

01

Dedicação Exclusiva

R$ 2.757,64

Anexo IV - Requerimento da Taxa de Isenção

REQUERIMENTO TAXA DE ISENÇÃO

À Comissão de Concurso

Eu, ______________________________________________, RG nº. ________________, CPF nº. _________________, data de nascimento ____/____/____, NIS (Número de Inscrição Social) nº. _______________, residente e domiciliado a (Rua, Av.)________________________________________, nº. _________, Bairro _________, CEP ___________, venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso para o cargo ______________________, do Campus de ___________________ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital nº. _05/2009, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº. 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição. Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

________________, _____/_____/2009

Anexo V - Formulário para solicitação de recursos especiais para realização de prova

NOME DO CANDIDATO: ___________________________________________

DEFICIENTE VISUAL: ( ) Sim ( ) Não

Se SIM: ( ) Requer prova em Braile

( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24

( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:

Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s).
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Anexo VI - Barema da Prova de Títulos

Grupo I - Títulos Acadêmicos

Para fins de pontuação, será considerado apenas o título de maior grau:

Atividades

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

10

Certificado de Licenciatura

08

Diploma de Graduação

05

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, referente aos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério na Pós-graduação

0,7 ponto/semestre

Exercício do Magistério em Curso Superior

0,5 ponto /semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, Técnica incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 ponto/semestre

Orientação de tese de doutorado aprovada

3 pontos por tese

Co-orientação de tese de doutorado aprovada

1,5 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 pontos por dissertação

Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada

0,75 ponto por dissertação

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,5 ponto por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

1 ponto por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,5 ponto por banca e/ou concurso

Coordenação de projeto de pesquisa, ensino e extensão

0,5 ponto por projeto até 03 pontos

Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 horas)

0,2 ponto por curso até 02 pontos

Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão

0,2 ponto por semestre

Curso ministrado na área objeto do concurso, mínimo de 20 horas

0,2 ponto por curso

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do concurso

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Autoria de livro

5 pontos por livro

Capitulo de livro

3 pontos por capítulo

Artigo completo publicado em periódico científico

2 pontos por artigo

Artigo completo publicado em congresso

1 ponto por trabalho

Artigo aceito em periódico indexado

1 ,0 por artigo

Resumo expandido apresentado em congresso

0,5 ponto por trabalho

Participação em congressos e seminários

0,2 ponto

Grupo IV - Experiência profissional além da atividade docente e cursos de formação complementar

Poderá ser considerada a atividade abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Experiência devidamente comprovada e relacionada à área de conhecimento, objeto do concurso.

1 ponto por ano

Participação em curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 40 horas.

0,5 ponto por curso

Curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 20 horas.

0,2 ponto por curso

- Não será computado tempo relativo a estágio.

Anexo VII - Temas para as Provas Escrita e de Desempenho Didático, por Área de Conhecimento

CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

DESENHO E TÉCNICO E TOPOGRAFIA

DESENHO TÉCNICO

1. Instrumentos e materiais de desenho.

2. Normas Brasileiras.

3. Escalas, Cota, Cotagem e Regras Gerais de Cotagem.

4. Sistemas de Representação Gráfica (perspectivas, vistas ortogonais e plantas).

TOPOGRAFIA

5. Conceitos Fundamentais, Importância e Aplicações da Topografia na Agricultura,

Ângulos Topográficos Horizontais (diretos, azimutes, rumos e deflexões) e Verticais (zenital alfa e nadiral).

6. Medição de Distancias Horizontais e Verticais (processo direto e indireto);

7. Taqueometria:

8. Levantamento planimétrico (conceitos, etapas e métodos);

9. Levantamento Altimétrico (conceitos, nivelamento trigonométrico, nivelamento geométrico simples e nivelamento geométrico composto);

10. Instrumentos Topográficos (auxiliares e de medição).

ZOOTECNIA

1. Manejo sanitário de caprinos e ovinos.

2. Implantação e conservação de pastagens nativas do semiárido.

3. Manejo produtivo, nutricional e sanitário de aves caipiras.

4. Prevenção, controle sanitário, alimentação e manejo produtivo na criação de aves de corte e postura.

5. Manejo reprodutivo de machos e fêmeas da espécie suína.

6. Apicultura: implantação, manejo, doenças, produtos e comercialização.

7. Criação de codornas: manejo produtivo e reprodutivo; prevenção e controle sanitário.

8. Produção e melhoramento genético na bovinocultura de leite.

9. Julgamento e preparo de caprinos e ovinos para exposição.

10. Cunicultura: raças, instalações e manejo de coelhos.

AGRONEGÓCIO

1. Agronegócio brasileiro: importância, contexto histórico.

2. Empreendedorismo - comportamento empreendedor.

3. Empresa - conceito, tipo e classificação, porte.

4. Gestão da produção.

5. Gestão de pessoal.

6. Contabilidade rural.

7. Comercialização: mercado interno e externo; negociação internacional; logística.

8. Administração de Marketing: marketings estratégico, o mix de marketing, segmentação de mercado e posicionamento de marca.

9. Elaboração do plano de negócio.

10. Crédito rural

11. Elaboração de projetos agropecuários e agroindustriais

QUÍMICA

1. Classificação Periódicas dos Elementos Químicos.

2. Ligações Químicas.

3. Estequiometria.

4. Funções Orgânicas e Isomeria.

5. Estudo das Soluções e Unidades de Concentração.

6. Cinética Química.

7. Equilíbrio Químico.

8. Erros Experimentais e Estatística na Química Analítica.

9. Titulação: Ácido - Base; Complexiométrica e Redox.

10. Análise gravimétrica.

AGRICULTURA COM ÊNFASE EM AGRICULTURA ORGÂNICA E FAMILIAR

1. Introdução à Agroecologia: conceitos, princípios e intervenção dos sistemas agrícolas sobre o ecossistema (degradação física, química e biológica);

2. Sustentabilidade dos agroecossistemas e movimentos da agricultura: orgânica, biodinâmica, biológica, ecológica regenerativa e permacultura.

3. Sistemas de produção orgânica de vegetais e animais em suas relações com o meio ambiente.

4. Manejo ecológico dos solos.

5. Manejo fitossanitário na agricultura orgânica

6. Princípios básicos de ecologia da população vegetal.

7. Interações, diversidade e estabilidade em agroecossistemas.

8. A transição da agricultura convencional à agricultura ecológica.

9. Regulamentação da agricultura orgânica: IN 07/99 MARE e demais bases legais, Diretrizes do IBD e IFOAM.

10. Importância, características fundiárias e os sistemas produtivos da agricultura familiar nordestina (Arranjos Produtivos Locais - APLs)

AGRICULTURA COM ÊNFASE EM SOLOS

1. O solo como um sistema disperso: fase sólida, fase líquida e fase gasosa.

2. Fertilidade natural, potencial e atual e sua posição no contexto socioeconômico no Estado e no País.

3. Modelo hidrodinâmico de fertilidade e transporte de nutrientes no solo.

4. Amostragem de solo para análise física e de fertilidade.

5. Avaliação da fertilidade do solo.

6. Reação do solo.

7. Matéria orgânica do solo.

8. Nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio; enxofre e micronutrientes.

9. Recomendação de adubação.

10. Potencial total de água no solo e tensiometria.

11. Conservação do solo.

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Caminhos entre a Literatura e a História.

2. Forças e formas de resistência na poesia brasileira do Século XX.

3. Os gêneros do discurso.

4. Tipologia textual e gêneros: mecanismos de construção de sentido.

5. Intertextualidade e polifonia - vozes do discurso.

6. Linguagem e preconceito.

7. Língua e poder.

8. Contexto social das interações verbais.

9. Coerência textual: um princípio de interpretabilidade.

10. A coesão - referenciação e sequenciação textuais.

11. Estrutura do período: encadeamento e hierarquização.

12. Paráfrase e polissemia - discurso e construção de sentidos.

AGRICULTURA COM ÊNFASE EM IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

1. Movimento de água no solo.

2. Medição de vazão.

3. Relação solo - água - planta - atmosfera.

4. Hidráulica de condutos livres.

5. Hidráulica de condutos forçados.

6. Qualidade de água para irrigação.

7. Métodos e sistemas de irrigação.

8. Riscos e controle de salinidade em áreas irrigadas.

9. Manejo de irrigação.

10. Drenagem agrícola.

Temas para as Provas Escritas e de Desempenho Didático, por Área de Conhecimento

CAMPUS PETROLINA

ELETROTÉCNICA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E MÁQUINAS ELÉTRICAS

1. Dimensionamento e Instalações de condutores Elétricos;

2. Comando, controle e proteção de circuítos;

3. Luminotécnica;

4. Curto-circuito em Instalações Elétricas;

5. Sistemas de aterramento;

6. Proteção contra descargas atmosféricas;

7. Máquinas de corrente contínua;

8. Máquinas síncronas;

9. Máquinas de indução;

10. Transformadores monofásicos e trifásicos.

ELETROTÉCNICA - ELETRÔNICA E AUTOMAÇÃO

1. Ações de controle básico e respostas de controle: on/off, P, PI, PD e PID.

2. Controlador lógico programável: Princípios de funcionamento, programação e aplicações.

3. Sensores e atuadores: Princípios, funcionamento, aplicações e configurações.

4. Sistemas de supervisão em automação e redes industriais: Princípios, funcionamento, aplicações e configurações.

5. Dispositivos de Potência e retificadores polifásicos

6. Transdutores e conversores A/D e D/A.

7. Princípios de eletropneumática e eletrohidráulica.

8. Sistemas automação predial.

9. Automação Industrial;

10. Inversores de frequência.

FÍSICA

1. As leis de Newton do movimento.

2. As leis de conservação da Mecânica Clássica.

3. Formalismo lagrangiano e hamiltoniano.

4. As leis da Termodinâmica.

5. Ensemble canônico.

6. Estatísticas de Bose-Einstein e Fermi-Dirac.

7. As equações de Maxwell.

8. Os postulados da Mecânica Quântica.

9. O oscilador harmônico quântico.

10. Potenciais centrais e átomo de hidrogênio.

QUÍMICA

1. Estrutura Atômica, Classificação Periódica e Propriedades Físicas e Químicas dos Elementos Químicos;

2. Ligações Químicas;

3. Estequiometria;

4. Química dos Compostos de Coordenação;

5. Termodinâmica;

6. Cinética Química;

7. Equilíbrio Químico;

8. Eletroquímica;

9. Ensino de Química: O Papel da Experimentação e da História da Química

10. Ensino de Química: O Cotidiano e a Contextualização

QUÍMICA INDUSTRIAL

1. Estudo das soluções: classificação das soluções, solubilidade, mecanismo da solubilidade, curvas de solubilidade, concentração de soluções, diluição e mistura de soluções;

2. Termomodinâmica química: Leis da Termodinâmica, entalpia e entalpia de reação, fatores que influenciam na entalpia de reação, lei de Hess e entalpia de formação, energia de ligação, entropia, energia livre;

3. Equilíbrio químico: conceito de equilíbrio químico, constantes (Kc e Kp) de equilíbrio, aplicação das constantes de equilíbrio, princípio de Le châtelier e efeito do íon comum, equilíbrio iônico e lei da diluição de Ostwald;

4. Cinética química: Velocidade de reação, condições de ocorrência de uma reação química, teoria das colisões e do complexo ativado, fatores que influenciam na velocidade dos processos químicos, energia de ativação e equação de Arrhenius, mecanismos de reação química, catálises e biocatalisadores;

5. Métodos clássicos de análise: Titulometria (Neutralização, Complexação e Oxido-redução);

6. Métodos instrumentais de análise: Espectrofotometria UV-VIS, Absorção atômica de chama, Cromatografia líquida e gasosa.

7. Métodos instrumentais de análise: turbidimetria, potenciometria, polarimetria, refratometria.

8. Transmissão de calor: Condução, convecção, irradiação; Transferência de massa.

9. Propriedades estáticas e dinâmicas dos fluídos; cálculos de pressões e estabilidades de corpos imersos; cálculos de perdas de carga em fluídos transportados em condutos; estudo das perdas de energia em fluídos ao serem conduzidos em tubulações.

10. Principais operações unitárias de aplicação na indústria alimentícia (Filtração, Destilação, Secagem, Evaporação).

INFORMÁTICA - MANUTENÇÃO E REDES DE COMPUTADORES

1. Introdução ao Hardware do PC e Microprocessadores

2. Arquitetura dos micros do Padrão PC

3. Placas Mãe: Tipos, Componentes e Configurações

4. Montagem de Micros: Teoria e Prática

5. Manutenção de Computadores: (Preventiva e Corretiva) Detecção de problemas e suas respectivas soluções

6. Rede de computadores: Topologia, Protocolos TCP-IP, NetBEUI, Conceito de domínio em rede, Elementos que a compõem (switch, gateway, firewall,etc.), serviços (DNS, FTP, WWW, E-mail).

7. Segurança da Informação: Mecanismos de Segurança, Criptografia e Certificação Digital.

8. Modelo OSI: Camadas: Física, Dados, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação.

9. Redes: Gerenciamento de redes e Cabeamento Estruturado; Comunicação sem fio e mobilidade.

10. Sistemas Operacionais de Redes: Windows e Linux: Instalação, Administração e Manutenção Integração de redes Windows e Linux.

INFORMÁTICA - PROGRAMAÇÃO

1. Linguagens de Programação de Banco de Dados para Web

2. Algoritmos e Lógica de Programação: Teoria e Prática

3. Algoritmos e Estruturas de Dados: Conceitos Básicos de Algoritmos, Análise de Algoritmos, Estruturas de Dados, Busca, Ordenação, Algoritmos em Grafos.

4. Engenharia de Software: Planejamento e gerenciamento do desenvolvimento de software; Desenvolvimento formal de software; Conceitos e implementação de linguagens de programação.

5. Arquitetura de Software e Padrões de Projeto Orientado a Objetos.

6. Engenharia de requisitos e validação de sistemas.

7. Programação Estruturada em Linguagem C: Histórico, Aspectos da Linguagem, Operadores e Expressões, Estruturas de Controle, Operadores Condicionais, Programas Mono e Multi Arquivos, Legibilidade e Depuração de Programas, Arrays e Strings.

8. Desenvolvimento Orientado a Objetos

9. Engenharia de Software Web: Planejamento e Desenvolvimento de Aplicações Web. Sistemas hipertexto e hipermídia. Linguagens de Modelagem e Frameworks para Web.

10. Sistemas Distribuídos: Programação do lado do Cliente: Tecnologias, HTML, CSS e Java Script, Programação do lado do Servidor: Tecnologias, PHP, MySQL e JSP.

PEDAGOGIA

1. Educação à distância no Brasil: diretrizes políticas e fundamentos.

2. Educação e ambientes virtuais de aprendizagem.

3. Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação.

4. Educação Especial e Inclusiva no Brasil: evolução e desafios atuais.

5. Legislação e políticas públicas brasileiras voltadas à educação especial.

6. Educação inclusiva e avaliação da aprendizagem

7. Paradigmas educacionais inovadores: a produção de conhecimento.

8. Formação docente: entre o discurso legal e a prática.

AGRICULTURA

1. Introdução à agricultura, aspectos gerais de fruticultura, olericultura e silvicultura (aplicada ao semiárido)

2. Descrição botânica e propagação de plantas frutíferas

3. Descrição botânica e propagação de plantas olerícolas

4. Planejamento e instalação de pomares

5. Planejamento e instalação de hortas

6. Produção de mudas frutíferas

7. Produção de mudas olerícolas

8. Técnicas de cultivo e tratos culturais em fruticultura: manga, banana e curcubitáceas

9. Técnicas de cultivo e tratos culturais em olericultura: tomate, cebola, milho e feijão

10. Produção de sementes de olerícolas e oleaginosas.

ADMINISTRAÇÃO

1. Processo Decisório e as Etapas do Planejamento.

2. Gestão do Conhecimento nas Organizações.

3. Gestão Contábil e Financeira nas Organizações.

4. Empreendedorismo - comportamento empreendedor.

5. Administração de Marketing: marketings estratégico, o mix de marketing, segmentação de mercado e posicionamento de marca.

6. Abordagem Sistêmica da Administração.

7.Gestão Estratégica de Pessoas.

8. Implementação e Avaliação de Programas e Projetos Agropecuários e Agroindustriais

9. Elaboração do plano de negócio.

10. Crédito rural

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Caminhos entre a Literatura e a História.

2. Forças e formas de resistência na poesia brasileira do Século XX.

3. Os gêneros do discurso.

4. Tipologia textual e gêneros: mecanismos de construção de sentido.

5. Intertextualidade e polifonia - vozes do discurso.

6. Linguagem e preconceito.

7. Língua e poder.

8. Contexto social das interações verbais.

9. Coerência textual: um princípio de interpretabilidade.

10. A coesão - referenciação e sequenciação textuais.

11. Estrutura do período: encadeamento e hierarquização.

12. Paráfrase e polissemia - discurso e construção de sentidos

MATEMÁTICA

1. Função Exponencial e Logarítmica;

2. Limite e continuidade de Funções;

3. Polinômios e Equações Algébricas;

4. A integral Definida;

5. Análise Combinatória e Probabilidade;

6. Geometria Analítica;

7. Números complexos;

8. Geometria Espacial;

9. Estatística;

10. Derivadas

INFORMÁTICA

1. Fundamentos de Banco de Dados e Linguagem SQL;

2.Programação Orientada a Objetos;

3.Ciclo e Metodologias no Desenvolvimento de Software;

4.Teste e Qualidade de Software;

5.Administração de Sistemas Operacionais de Rede: Linux e Windows;

6.Redes de Computadores: principais tecnologias;

7.Montagem e Manutenção de Computadores;

8.Segurança e Auditoria de Sistemas;

9. Aplicações Gráficas Vetoriais e Matriciais: teoria e prática.

10. Sistemas Operacionais de Redes: Windows e Linux: Instalação, Administração e Manutenção; Integração de redes Windows e Linux.

11. Engenharia de Software Web: Planejamento e Desenvolvimento de Aplicações Web. Sistemas hipertexto e hipermídia. Linguagens de Modelagem e Frameworks para Web

ZOOTECNIA

1. Implantação e Manejo do Apiário.

2. Exigências Nutricionais de Suínos nas diferentes fases de criação.

3. Manejo Nutricional de Equinos

4. Manejo de Aves de Corte e Postura.

5.Manejo Nutricional da Criação de Peixes.

6. Potencialidades da piscicultura na região Semi-árida.

7. Técnicas de reprodução natural e artificial em caprinos e bovinos.

8. Melhoramento Genético dos principais animais de interesse zootécnico.

9. Higiene e Profilaxia em produção animal.

10. Principais doenças que acometem os ruminantes.

11. Aspectos Anátomo-fisiológicos do Aparelho Reprodutivo dos Animais de Interesse Zootécnico;

12. Vias e Métodos de Aplicação de Vacinas e Medicamentos nos Animais de Produção.

QUÍMICA

1. Estrutura atômica;

2. Ligações químicas;

3. Funções e reações inorgânicas;

4. Estequiometria e cálculos estequiométricos;

5. Equilíbrio químico;

6. Fundamentos e Aplicações das Leis das Termodinâmica;

7. Eletroquímica e corrosão;

8. Cinética das reações químicas;

9. Estrutura e propriedades físicas de compostos orgânicos;

10. Funções e reações orgânicas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. As perspectivas metodológicas do ensino da Educação Física frente ao contexto educacional brasileiro.

2. Modalidades Esportivas Individuais

3. Modalidades Esportivas Coletivas

4. Metodologia do Ensino da Educação Física: O papel da Educação Física como componente curricular no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, tendo como base o Projeto Político Pedagógico.

5. A Educação Física Inclusiva.

6. O surgimento da necessidade do trato dos conteúdos Recreação e Lazer nos conteúdos das aulas de Educação Física.

7. Qualidade de vida, suas abordagens e possibilidades de trabalho com alunos no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

8. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Física.

HISTÓRIA

1. Civilização Grega.

2. Civilização Romana.

3. Contribuições da Renascença para a formação do mundo moderno.

4. Primeira Guerra Mundial: consequências políticas e sociais

5. Relações internacionais no pós Segunda Guerra: a Guerra Fria

6. Transição do feudalismo para o capitalismo

7. Pernambuco: dos meados ao final do século XIX

8. Era Vargas: impacto na política até a ditadura militar.

9. Independências da América Latina

10. Conquista territorial como fator de luta e poder

ELETROTÉCNICA - ELETRÔNICA E AUTOMAÇÃO

1. Ações de controle básico e respostas de controle: on/off, P, PI, PD e PID.

2. Controlador lógico programável: Princípios de funcionamento, programação e aplicações.

3. Sensores e atuadores: Princípios, funcionamento, aplicações e configurações.

4. Sistemas de supervisão em automação e redes industriais: Princípios, funcionamento, aplicações e configurações.

5. Dispositivos de Potência e retificadores polifásicos

6. Transdutores e conversores A/D e D/A.

7. Princípios de eletropneumática e eletrohidráulica.

8. Sistemas automação predial.

9. Automação Industrial;

10. Inversores de frequência

PEDAGOGIA

1. Educação à distância no Brasil: diretrizes políticas e fundamentos.

2. Educação e ambientes virtuais de aprendizagem.

3. Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação.

4. Educação Especial e Inclusiva no Brasil: evolução e desafios atuais.

5. Legislação e políticas públicas brasileiras voltadas à educação especial.

6. Educação inclusiva e avaliação da aprendizagem

7. Paradigmas educacionais inovadores: a produção de conhecimento.

8. Formação docente: entre o discurso legal e a prática

FÍSICA

1. As leis de Newton do movimento.

2. As leis de conservação da Mecânica Clássica.

3. Formalismo lagrangiano e hamiltoniano.

4. As leis da Termodinâmica.

5. Ensemble canônico.

6. Estatísticas de Bose-Einstein e Fermi-Dirac.

7. As equações de Maxwell.

8. Os postulados da Mecânica Quântica.

9. O oscilador harmônico quântico.

10. Potenciais centrais e átomo de hidrogênio.

Anexo VIII- Formulário para Solicitação de Recurso

EDITAL Nº. 05, DE 04 DE JUNHO DE 2009

FORMULÁRIO PARA RECURSO DOCENTE

NOME DO CANDIDATO: ______________________________________________

Orientações:

1. Use folha separada para cada recurso.

2. Use um número de protocolo para cada folha.

3. Assine e se identifique apenas na capa do processo que deverá ser retirada no Setor de Protocolo.

4. Não assine nem coloque identificação nas folhas que contenham as argumentações de seu recurso.

5. O julgamento dos recursos será divulgado no sítio www.ifsertao-pe.edu.br, nas datas previstas no edital.

CARGO: _______________________________________________________________________

ARGUMENTAÇÃO LÓGICA: _____________________________________________________

Anexo IX- Tabela de Atribuição de Pontos para a Prova de Desempenho Didático

FICHA DE AVALIAÇÃO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Candidato:_______________________________________

Área:___________________________________________

Plano de Aula

Pontuação Possível

Pontuação Atribuída

Observações do Examinador

Objetivos

0 a 4

 

 

Conteúdo Programático

0 a 4

 

 

Estratégias de Ensino

0 a 4

 

 

Recursos Didáticos

0 a 3

 

 

Fixação de Aprendizagem

0 a 3

 

 

Utilização do Tempo

0 a 1

 

 

Referências Bibliográficas

0 a 1

 

 

TOTAL (A)

0 a 20

 

 

 

Desenvolvimento da Aula

Pontuação Possível

Pontuação Atribuída

Observações do Examinador

Domínio do Conteúdo

0 a 20

 

 

Operacionalização dos Objetivos

0 a 20

 

 

Utilização de Estratégias

0 a 10

 

 

Utilização de Recursos Didáticos

0 a 10

 

 

Fixação da Aprendizagem

0 a 10

 

 

Controle do Tempo

0 a 10

 

 

TOTAL (B)

0 a 80

 

 

A nota total do candidato na Prova de Desempenho Didático será a soma TOTAL (A) + TOTAL (B).

Nome do Examinador: _________________________________

Rubrica: ____________________________________________