UFRR - Universidade Federal de Roraima - RR

Notícia:   33 vagas para a Universidade Federal - RR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

EDITAL N.º 001/2008-DRH

BOA VISTA, 21 DE JANEIRO DE 2008

A DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais, estatutárias, e considerando as autorizações concedidas pelas Portarias, nº. 450/2007, de 27/12/2007, publicada no DOU de 28/12/2007 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Portarias n°. 1262 e 1263 de 27/12/2007, DOU de 28/12/2007 do Ministério da Educação, e ainda a Portaria MPOG n°. 450/2002 de 06/11/2002 publicada no DOU de 07/11/2002, torna público, para conhecimento dos interessados, a realização de CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DE 3º GRAU, conforme especificações a seguir:

1. DO CONCURSO

1.1. O Concurso Público objeto deste edital será coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos/DRH, podendo para o fim publicar atos, avisos, convocações, comunicados e demais regulamentações.

1.2. A DRH poderá recorrer aos serviços de outros setores da UFRR ou de outras Instituições de Ensino, necessários à realização do concurso.

1.3. Os trabalhos sob a coordenação da DRH terminarão quando da publicação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União.

1.4. O Concurso Público de que trata o presente edital tem por objetivo suprir vagas para o cargo de Professor do Magistério de Superior para candidatos portadores dos títulos de Doutorado e Mestrado, para o quadro efetivo da UFRR, conforme o especificado no quadro a seguir:

Centro, Departamento, Cargo/Classe, Exigências Complementares, Carga Horária, Vagas.

Unidades Acadêmicas

Cargo/Classe

Exigências Complementares

Carga Horária

Vagas

CEDUC / Psicologia

Professor Adjunto

Graduado em Psicologia com Doutorado em Psicologia.

40h/DE

01

EAGRO

Professor Adjunto

Graduado em Agronomia ou Biologia, com Doutorado em Fisiologia Vegetal, Genética ou Biotecnologia Vegetal.

40h/DE

01

IGEO / Geologia

Professor Assistente

Geólogo ou Engenheiro Geólogo, com Mestrado em Geologia e/ou Petrologia ou área afins, (Cristalografia, Geoquímica, Prospecção e Geologia Econômica) com experiência em mineralogia e petrologia.

40h/DE

01

CCH / Relações Internacionais

Professor Assistente

Graduado em Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciência Política, Sociologia ou Direito, com mestrado em Relações Internacionais.

40h/DE

01

Professor Assistente

Graduado em Economia, com mestrado em Relações Internacionais ou em Economia.

40h/DE

01

CeCAJ / Secretariado Executivo

Professor Assistente

Graduado em Secretariado Executivo, com Mestrado em Secretariado Executivo.

40h/DE

01

CeCAJ / Direito

Professor Assistente

Graduado em Direito, com Mestrado em Direito ou Ciências Jurídicas.

40h/DE

01

CCT / Arquitetura

Professor Assistente

Graduado em Arquitetura e Urbanismo com Mestrado em Arquitetura, Urbanismo, Design, Engenharia Civil e História.

40h/DE

01

CCT / Ciência da Computação

Professor Assistente

Graduado em Computação, Matemática ou Engenharia, com Mestrado em Ciência da Computação.

40h/DE

01

 

Total

09

Legenda: CeCAJ: Centro de Ciência Administrativas e Jurídicas; CEDUC: Centro de Educação; CCH: Centro de Ciências Humanas; CCT: Centro de Ciências e Tecnologia; EAGRO: Escola Agrotécnica; DE: Dedicação Exclusiva.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. No ato da inscrição o candidato deverá entregar:

a) comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) para o cargo de professor Adjunto I com Doutorado e R$ 56,00 (cinqüenta e seis reais) para o cargo de professor Assistente I com Mestrado, depositada no Banco do Brasil, através da Guia de Recolhimento da União-GRU, Código de Recolhimento 28883-7, Unidade Gestora 154080, Gestão 15277, em nome da Universidade Federal de Roraima. No que se refere ao comprovante de pagamento não serão aceitos quaisquer tipos de protocolo ou agendamento.

b) ficha-requerimento de inscrição preenchida e assinada, não devendo conter emendas, rasuras ou entrelinhas;

c) cópia recente, legível e em bom estado de documento de identidade, expedido pelas Secretarias de Segurança Pública ou pela Forças Armadas, Polícias Militares, Corpo de Bombeiros, Ordens ou Conselhos de Classe, Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo), Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Carteiras Funcionais expedidas por Órgão Público (que por Lei Federal valham como documento de identidade, não sendo considerado comprovante do número da carteira de identidade ou qualquer tipo de protocolo);

d) três vias do curriculum vitae, devidamente comprovado, encadernados ou grampeados com os documentos numerados em ordem crescente de informações; devendo conter em cada via, uma cópia do histórico e do diploma referente ao cargo para o qual concorrer;

e) cópia do visto de permanência ou de documento de igual validade na forma da legislação em vigor para candidatos de nacionalidade estrangeira.

2.2. Os títulos de graduação e pós-graduação emitidos por curso de instituição estrangeira ou nacional, não reconhecidos pela CAPES, deverão estar revalidados por instituição de ensino nacional credenciada pelo MEC.

2.3. As cópias dos diplomas de graduação e pós-graduação poderão ser substituídas, para efeito de inscrição, por cópia do certificado de conclusão de curso, acompanhado de justificativa, emitidos pela instituição responsável ou outro documento que os comprove.

2.4. Não serão aceitas inscrições fora do prazo e/ou condicionais, como também não serão aceitos quaisquer documentos, com exceção da atualização de endereço.

2.5. Admitir-se-á inscrição por procuração específica para este fim, de formato simples, não sendo necessário o reconhecimento de firma, devendo o procurador entregá-la no setor de inscrição, juntamente com a documentação a seguir:

a) cópia legível do documento de identidade do procurador;

b) documentação do candidato exigida no subitem 2.1.

2.6. O comprovante de inscrição será entregue ao procurador, depois de efetuada a inscrição.

2.7. A entrega da documentação completa, exigida para inscrição, será de inteira responsabilidade do candidato(a) ou do seu procurador(a), não cabendo ao setor de inscrição conferência no ato do recebimento. O(A) procurador(a) assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as conseqüências de eventuais erros.

2.8. Não haverá isenção da taxa de inscrição.

2.9. No caso de qualquer entrave relativo à percepção financeira da taxa de inscrição junto à conta indicada para depósito, cancelar-se-á a inscrição, eliminando em qualquer momento o candidato do concurso.

2.10. Antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso, uma vez que a taxa paga, não será restituída em hipótese nenhuma.

2.11. No ato da inscrição é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato. Caso não o possua deverá solicitá-lo nos postos credenciados, em tempo hábil, isto é, de forma que disponha do respectivo número no momento da inscrição.

2.12. Ao portador de necessidade especial é assegurado o direito de inscrição e participação no presente concurso público, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade especial de que é portador, porém não será disponibilizado reserva de vaga por ocasião do quantitativo das vagas autorizadas para o concurso público.

3. DO PERÍODO, DO LOCAL E DO HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES.

3.1. Período: 11/02/2008 a 20/03/2008 em dias úteis.

3.2. Local: as inscrições deverão ser efetivadas na Diretoria de Recursos Humanos/DRH da Universidade Federal de Roraima, Sala 409, Bloco IV.

3.3. A UFRR tornará pública qualquer alteração nos locais de inscrição.

3.4. Horário: de 08h30min às 1 1h30min e de 14h30min às 17h30min (horário local).

3.5. No momento da inscrição o candidato receberá o Programa de Prova que constará de 10 itens que estará também disponível no site www.ufrr.br.

3.6. Serão aceitas inscrições via SEDEX, para o seguinte endereço: Universidade Federal de Roraima, Avenida Capitão Enê Garcez, nº 2.413, Bairro Aeroporto, CEP 69.304-000, Boa Vista - Roraima, devendo conter no envelope: solicitação de inscrição datada e assinada, conforme o modelo definido no Anexo I deste Edital e a documentação do candidato exigida no subitem 2.1. O Envelope deve constar da seguinte identificação: "Concurso Público/Doutorado" ou "Concurso Público/Mestrado", identificando também a respectiva área.

a) Somente será considerada a documentação postada até o dia 20/03/2008.

b) A UFRR não assumirá qualquer responsabilidade por atrasos ou extravios de correspondência ou documentação que lhe tenha sido encaminhada. Será disponibilizada no site www.ufrr.br no dia 01/04/2008, a relação dos nomes dos candidatos que enviaram sua inscrição via SEDEX dentro do prazo estabelecido.

3.7. Encerrado o prazo de inscrição, a Diretoria de Recursos Humanos - DRH analisará, juntamente com o Chefe do Departamento Didático, a documentação dos inscritos para fins de homologação.

3.8. As inscrições que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital serão indeferidas.

3.9. Dia 04/04/2008 será publicada a relação nominal dos candidatos com inscrições deferidas e eventualmente indeferidas.

3.10. Todas as publicações (editais, avisos, comunicados, convocações e programas, etc.) relacionadas com o Concurso Público, objeto deste Edital, serão disponibilizadas no site www.ufrr.br e no mural da Diretoria de Recursos Humanos, sendo de responsabilidade do(a) candidato(a) manter-se informado(a).

4. DAS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

4.1.O Concurso constará de três modalidades de avaliação:

a) prova de análise curricular;

a.1) será considerada para pontuação referente à titulação acadêmica apenas a titulação mais alta;

b) prova escrita - terá duração máxima de 04 (quatro) horas, na qual o candidato versará sobre um ponto sorteado na hora da prova, dentre os dez temas do Programa da Prova, específico da área de atuação;

c) prova didática ou didático-prática.

c. 1) prova didática constará de uma aula teórica com duração de 50 (cinqüenta) minutos, sobre um ponto sorteado, extraído dentre uma lista de dez pontos do Programa da Prova, específico da área de atuação.

c.2) prova didático-prática - constará de uma atividade prática com duração de 2h00m (duas) horas, com tema específico da área de atuação.

c.3) o candidato será convocado para comparecer ao local de prova 24 horas, no mínimo, antes da realização da prova didática para acompanhar o sorteio do ponto, bem como da ordem de sua apresentação individual.

c.4) caberá ao candidato decidir sobre a forma de abordagem e a de apresentação do ponto sorteado para a prova didático, sendo-lhe facultado o uso dos recursos audiovisuais.

c.5) a UFRR não se obriga a disponibilizar recursos audiovisuais.

c.6) o candidato deverá entregar por escrito 3 (três) cópias do plano de aula sobre o ponto sorteado para prova didática e para o candidato da prova didático-prática, 3 (três) cópias do plano de atividade a ser desenvolvido de acordo com o tema da área específica objeto do concurso.

c.7) na Prova Didática ou Didático-Prática, a Banca Examinadora avaliará o candidato quanto:

a) à capacidade de organizar idéias sobre o tema sorteado;

b) à capacidade de expor idéias sobre o tema sorteado ao nível do(a) candidato(a);

c) à objetividade;

d) ao espírito crítico;

e) ao domínio do tema sorteado;

f) à coerência entre o plano de aula apresentado e o desenvolvimento da aula;

g) à adequação da exposição ao tempo previsto.

4.2. Somente prestarão a prova didática ou didático-prática, os candidatos habilitados na prova escrita.

4.3. Serão atribuídas, individualmente, pelos membros da banca examinadora, notas de zero(0) a 100 (cem) pontos, como avaliação, em cada uma das três modalidades.

4.4.A Nota Final de cada uma das três modalidades será a média aritmética das notas individuais atribuídas pelos membros da banca examinadora.

4.5. A atribuição de pontuação para a prova de análise curricular atenderá aos critérios relacionados no anexo II deste edital.

4.6. Compete a Pró-Reitoria de Graduação e a Diretoria de Recursos Humanos indicar a banca examinadora, composta de quatro membros (três titulares e um suplente), devendo pelo menos o presidente possuir título mais elevado.

5. DA REMUNERAÇÃO INICIAL

Cargo/Professor

Vencimento Básico

GAE

GED

Auxilio Alimentação

Vantagem Individual

Total Bruto

Com o título de Doutor (40h/DE)

1.209,44

1.935,10

2.345,00

133,19

59,87

5.682,60

Com o título de Mestrado (40h/DE)

770,52

1232,83

1566,60

133,19

59,87

3.763,01

Obs: O Auxilio Transporte será opcional.

Legenda: GAE: Gratificação de Atividade Executiva; GED: Gratificação de Estímulo à Docência.

6. DAS PROVAS

6.1. O candidato que tiver sua inscrição deferida receberá no endereço informado por ele na ficha-requerimento de inscrição, o Boleto de Confirmação de Inscrição (BCI), constando o local, a data e horário da realização das provas. Para tanto, o candidato deverá manter atualizado seu endereço junto ao setor responsável pelo recebimento de sua inscrição, enquanto estiver participando do concurso público.

6.2. O candidato com inscrição deferida deverá apresentar-se no local designado para as provas, no dia e hora, com pelo menos 1 (uma) hora de antecedência, munido de documento de identidade, do Boleto de Confirmação de Inscrição (BCI) e de caneta esferográfica de tinta indelével azul ou preta.

6.3. Não se permitirá ao candidato prestar as provas sem o seu documento de identidade e o Boleto de Confirmação de Inscrição (BCI).

6.4. Na impossibilidade de o candidato apresentar documento de identidade original, no dia de realização da prova, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

6.5. Do candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador, também será exigida a apresentação de identificação especial.

6.6. Por conveniência da UFRR, as provas poderão ser realizadas em outros estados do Brasil.

6.7. Não será permitida a entrada de candidatos nos locais de provas portando armas, aparelhos eletrônicos tais como: bip, telefone celular, calculadora, relógio com calculadora, pager, walkman, rádio receptor, gravador, livros, anotações ou qualquer outro objeto que for julgado desnecessário seu uso ou porte no decorrer das provas.

6.8. Será eliminado do concurso público o candidato com inscrição deferida que:

a) não comparecer ao local das provas no horário estabelecido;

b) comparecer ao local das provas sem o seu documento de identidade;

c) ausentar-se da sala de provas sem justificativa ou autorização, após ter assinado a lista de presença, portando ou não a folha de respostas;

d) transgredir as normas citadas no subitem 6.7;

e) comprovadamente usar de fraude ou para ela concorrer, atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou auxiliar na aplicação das provas;

f) não devolver integralmente o material recebido ao término das provas;

g) não assinar a folha de respostas e/ou a lista de presença, no local apropriado ou usar de qualquer tentativa de identificação indevida;

h) não obtiver a pontuação mínima, sessenta pontos, necessária para a sua aprovação;

i) ser inabilitado em inspeção médica;

j) não apresentar os documentos exigidos quando convocado para posse.

7. DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1. O total de pontos obtidos pelo candidato será a soma algébrica de pontos referente a cada modalidade de avaliação:

a) prova de análise curricular;

b) prova escrita;

c) prova didática ou didático-prática.

7.2. Será desclassificado o candidato que obtiver, em qualquer uma das três modalidades realizadas, nota inferior a 60 (sessenta) pontos, atribuída por, pelo menos, um dos membros da banca examinadora.

7.3. A banca examinadora encaminhará à Diretoria de Recursos Humanos, o resultado do concurso, na ordem decrescente de pontuação, propondo a nomeação dos aprovados, observada a ordem de classificação com referência a quantidade de vagas a serem preenchidas.

7.4. No caso de empate na pontuação (Prova de Análise Curricular + Prova Escrita + Prova Didática ou Prova Didático-Prática), para fins de classificação final, será dada preferência, sucessivamente, ao candidato que:

a) obtiver maior pontuação na Prova de Análise Curricular;

b) obtiver maior pontuação na Prova Didática ou Prova Didático-Prática;

c) obtiver maior pontuação na Prova Escrita;

d) for mais idoso.

8. DO RECURSO

8.1. O candidato cuja inscrição tenha sido indeferida poderá recorrer em última instância da decisão ao Pró-Reitor de Administração, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir da publicação do edital de homologação das inscrições.

8.2. Não caberá recurso da Prova Didática ou Prova Didático-Prática, em razão das suas especificidades.

8.3. Não será concedida vista de provas, facultando-se, entretanto, ao candidato dirigir ao Pró-Reitor de Administração, recurso de questões específicas que deseje seja reexaminada, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial da União - DOU.

8.4. O Pró-Reitor de Administração ouvirá a banca examinadora do concurso a que se vincula a vaga para o qual concorre o candidato.

8.5. Se do exame de recursos resultar na anulação de item integrante das provas, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos que eventualmente realizaram as mesmas provas, independente de terem recorrido.

8.6. Em hipótese alguma serão avaliados pedidos de revisão de recurso, recurso de recurso e/ou recurso do resultado final.

9. DO RESULTADO FINAL

9.1. O Resultado Final será publicado no Diário Oficial da União - D.O.U., afixado nos murais da UFRR e no site www.ufrr.br, por ordem decrescente dos pontos obtidos nas três modalidades de avaliação, observados os pontos mínimos exigidos para habilitação, obedecidos os critérios de desempates e demais normas constantes deste Edital.

10. DO PRAZO DE VALIDADE

10.1. O prazo de validade do Concurso Público a que se refere o presente Edital será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação da homologação final do concurso.

10.2. O candidato concorre exclusivamente às vagas de que trata o presente Edital. Caso sejam autorizadas novas vagas para cargos iguais, o candidato classificável poderá ser convocado para tomar posse durante a validade do Concurso Público, observando-se a legislação vigente e a critério da Administração da UFRR.

11. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

11.1. Para a investidura do cargo exigir-se-á as seguintes condições:

a) ser brasileiro, nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos. Para os demais estrangeiros, documentação hábil fornecida pela Polícia Federal que comprove a permanência regular no País;

b) estar no gozo de seus direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) não acumular cargos, empregos e funções públicas, mesmo na inatividade, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1° do art. 13 da Lei 8.112/1990;

f) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovados pela apresentação dos seguintes exames: hemograma completo, raios-X do tórax, VDRL, uréia, creatinina, glicemia, EAS, parasitológico de fezes;

h) apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse;

i) possuir no mínimo o título exigido para o cargo;

j) não ter sofrido as penalidades existentes no art. 137 da Lei nº. 8.112, de 11/12/1990;

l) não ter restrições fiscais.

m) apresentar visto de permanência ou de documento de igual validade na forma da legislação em vigor para candidatos de nacionalidade estrangeira.

11 .2. Os documentos comprobatórios do atendimento aos requisitos fixados no subitem 11.1. serão exigidos apenas dos candidatos convocados para nomeação, sendo que os requisitos previstos nas alíneas "b", "c" e "d" não serão aplicados aos estrangeiros legalmente habilitados, de que trata a alínea "a" do subitem anterior.

12. DA CONVOCAÇÃO E POSSE

12.1. O candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas, será convocado para nomeação, obedecida à estrita ordem de classificação, através de ofício com Aviso de Recebimento (AR), obrigando-se a declarar por escrito, no prazo máximo de 07 (sete) dias úteis a contar da data de recebimento da convocação, se aceita ou não ocupar a vaga do cargo para o qual está sendo convocado. O não pronunciamento do candidato no prazo aqui estabelecido implicará a sua exclusão do Concurso Público.

12.2. O candidato nomeado que não se apresentar para assumir o cargo dentro do prazo legal será automaticamente desclassificado.

12.3. Para a nomeação será solicitado do(a) candidato(a) aprovado(a) a documentação pertinente que a legislação exige.

12.4. A posse no cargo fica condicionada à aprovação em inspeção médica por Junta Médica Oficial e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

12.5. Para a posse serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no ato da inscrição. Exige-se também declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com a opção de vencimentos e compatibilidade de carga horária, se couber.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A candidata que necessitar amamentar durante a realização das provas deverá prover acompanhante que permanecerá em sala reservada para finalidade da guarda da criança.

13.2. A aprovação no Concurso não assegurará ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Pessoal da UFRR, mas apenas, a expectativa de ser nomeado, segundo a ordem classificatória, ficando este ato condicionado à observância das disposições gerais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e conveniência da Administração.

13.3. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito as normas da Resolução N° 015/2006-CUni de 13 de setembro de 2006 e ao estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual sua aptidão e capacidade, serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

13.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso, valendo, para este fim, o Edital de Homologação do resultado, publicado no Diário Oficial da União.

13.5. A inscrição no presente Concurso implica, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, sendo de responsabilidade do candidato manter-se informado dos atos, prazos, datas e procedimentos referentes ao Concurso.

13.6. O candidato deverá manter atualizado seu endereço junto ao setor responsável pelo recebimento de sua inscrição, enquanto estiver participando do Concurso.

13.7. Os casos omissos serão resolvidos pela banca examinadora e/ou Diretoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Roraima conjuntamente com a Procuradoria Jurídica.

Maria Antonia Oliveira da Silva
Diretora de RH

Anexo I do Edital n.º 001/2008-DRH

Ficha-Requerimento de Inscrição via SEDEX

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE 3º GRAU

Nome completo do(a) Candidato(a)

Sexo

 

( ) Masculino

( ) Feminino

Documento de Identidade

Data de Nascimento

CPF

Tipo

Número

UF

( ) Civil

( ) Militar

 

 

 

 

É portador de Necessidade Especial?

( ) Sim

( ) Não

Qual?

 

ENDEREÇO COMPLETO

Rua/Avenida:

 

N.º:

Bairro:

CEP:

Cidade:

UF:

Telefones (DDD):

E-mail:

Solicito minha inscrição no Concurso Público destinado ao provimento do cargo abaixo citado.

Cargo:

Professor/Doutorado( )

Professor/Mestrado ( )

Área de Atuação Pretendida:

 

Unidade

Declaro, ainda, conhecer os requisitos exigidos para a inscrição, para a nomeação e para a posse, bem como concordar plenamente, com todos os termos do Edital n.º 001/2008-DRH, de 21 de janeiro de 2008, que regulamenta o Concurso Público e, ainda apresentar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo, por ocasião da posse.

Cidade

Estado

Dia

Mês

Ano

     

Assinatura de acordo com a do documento oficial de identidade ____________________________________

Anexo II do Edital n.º 001/2008-DRH

1.0

Titulação acadêmica na área do concurso e áreas afins

Pontos

1 .

Doutorado ou de notório saber ou equivalente na área de atuação específica da matéria objeto do Concurso.

50

2 .

Doutorado ou de notório saber ou equivalente na área de atuação afim da matéria objeto do Concurso.

25

3.

Mestrado na área de atuação específica da matéria objeto do Concurso.

40

4.

Mestrado na área de atuação afim da matéria objeto do Concurso.

20

5.

Especialização na área de atuação específica da matéria objeto do Concurso.

30

6.

Especialização na área de atuação afim da matéria objeto do Concurso.

15

7.

Graduação na área de atuação específica da matéria objeto do Concurso.

20

8.

Graduação na área de atuação afim da matéria objeto do Concurso.

10

2.0

Atividades acadêmicas nos últimos cinco anos

Pontos

9.

Efetivo exercício no Ensino Superior por disciplina, por semestre, nos últimos cinco anos.

1,0

10.

Efetivo exercício no Ensino Médio - máximo de cinco anos (por ano de efetivo exercício).

1,0

11.

Atividade de monitoria da área de atuação objeto da seleção no ensino de graduação, por no mínimo um semestre letivo (por semestre).

0,5

12.

Orientação de Tese de Doutorado ou notório saber na área de atuação objeto do Concurso (por tese orientada).

3,0

13.

Orientação de Tese de Doutorado ou notório saber na área de atuação afim àquela objeto do Concurso (por tese orientada).

1,5

14.

Orientação de Dissertação de Mestrado na área de atuação objeto do Concurso (por dissertação orientada).

2,0

15.

Orientação de Dissertação de Mestrado em área de atuação afim àquela objeto do Concurso (por dissertação orientada).

1,0

16.

Orientação de monografia de Curso de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) na área de atuação objeto do Concurso (por monografia orientada).

1,0

17.

Orientação de monografia de Curso de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) em área de atuação afim, àquela objeto do Concurso (por monografia orientada).

0,5

18.

Orientação de projeto Institucional de Iniciação Científica, de Extensão ou de trabalho acadêmico de conclusão de Graduação (por projeto orientado).

1,0

19.

Participação, como aluno de graduação, em Programa Institucional de Iniciação Científica ou PIBIC ou de Extensão no mínimo de um ano.

0,5

20.

Participação como membro titular em banca examinadora de Concurso Público, para professor do magistério de 3º grau nos últimos cinco anos (por banca examinadora).

1,0

21.

Participação como membro titular em banca examinadora de tese de doutorado ou de notório saber, nos últimos cinco anos (por banca examinadora).

1,0

22.

Participação como membro titular em banca examinadora de Dissertação de Mestrado, nos últimos cinco anos ( por banca examinadora).

0,5

23.

Participação como membro titular em banca examinadora de monografia de especialização, nos últimos cinco anos (por banca examinadora).

0,25

24.

Participação como membro titular em banca examinadora de monografia de graduação, nos últimos cinco anos ( por banca examinadora).

0,25

3.0

Atividade intelectual na área do concurso e áreas afins.

Pontos

3.1

Produção Bibliográfica

25.

Publicação de artigo científico, na íntegra, na área de atuação objeto do Concurso, em revista especializada internacional com corpo editorial (por artigo), nos últimos cinco anos.

8,0

26.

Publicação de artigo científico, na íntegra, na área de atuação afim àquela objeto do Concurso, em revista especializada internacional com corpo editorial (por artigo), nos últimos cinco anos.

4,0

27.

Publicação de artigo científico, na íntegra, na área de atuação objeto do Concurso, em revista especializada nacional com corpo editorial (por artigo), nos últimos cinco anos.

5,0

28.

Publicação de artigo científico, na íntegra, na área de atuação afim àquela objeto do Concurso, em revista especializada nacional com corpo editorial (por artigo), nos últimos cinco anos.

2,5

29.

Publicação de livro na área de atuação objeto do Concurso (por livro publicado), nos últimos cinco anos.

10

30.

Publicação de livro em área de atuação afim àquela objeto do Concurso (por livro publicado), nos últimos cinco anos.

5,0

31.

Publicação de capítulo em livro de coletânea, na área de atuação objeto do Concurso (por capítulo publicado), nos últimos cinco anos.

3,0

32.

Publicação de capítulo em livro de coletânea, na área de atuação afim àquela objeto do Concurso (por capítulo publicado), nos últimos cinco anos.

1,5

33.

Publicação de resumo expandido em Anais de eventos científicos internacionais ou nacionais (por resumo publicado), nos últimos cinco anos.

1,0

34.

Publicação de resumo expandido em Anais de eventos científicos regionais ou locais (por resumo publicado), nos últimos cinco anos.

0,5

35.

publicação de artigos sobre tema relativo à matéria objeto do Concurso em jornais ou revistas de divulgação científica (por artigo publicado), nos últimos cinco anos.

0,5

36.

Artigos em jornais ou revistas comuns (artigos de opinião/divulgação) relativo à matéria objeto do Concurso, por artigo publicado.

0,25

37.

participação em eventos Científicos Internacionais ou Nacionais, através de comunicação oral, nos últimos cinco anos( por comunicação).

2,0

38.

participação em eventos Científicos Regional ou Local, através de comunicação oral, nos últimos cinco anos(por comunicação).

1,0

39.

Participação em eventos Científicos Internacionais ou Nacionais, através de painel ou posters, nos últimos cinco anos (por painel ou posters).

0,5

40.

Participação em eventos Científicos Regional ou Local, através de painel ou posters, nos últimos cinco anos (por painel ou posters).

0,25

41.

Exercício técnico profissional em função diretamente relacionada com a área de atuação objeto do Concurso por no mínimo um ano.

2,0

42.

Exercício técnico profissional em área de atuação afim àquela objeto do Concurso por mínimo um ano.

1,0

43.

Participação em curso de extensão, com aproveitamento e freqüência comprovados, de duração mínima de 80 horas, na área de atuação objeto do Concurso (por curso realizado), nos últimos cinco anos.

0,5

44.

Participação em curso de extensão, com aproveitamento e freqüência comprovados, de duração mínima de 40 horas, na área de atuação afim àquela objeto do Concurso (por curso realizado), nos últimos cinco anos.

0,25

45.

Participação em mini-curso de congressos ou encontros, com aproveitamento e freqüência comprovados, de duração mínima de 12 horas (por curso realizado), nos últimos cinco anos.

0,25

46.

Estágio extracurricular na área de atuação com duração mínima de 100 horas, em especialidade diretamente relacionada com a área de atuação objeto do Concurso (por estágio realizado).

0,5

47.

Estágio extracurricular na área de atuação com duração mínima de 100 horas, em especialidade afim aquela objeto do Concurso (por estágio realizado), nos últimos cinco anos.

0,25

48.

aprovação em Concurso Público para professor do 3º grau na área do objeto do Concurso (máximo de cinco concursos).

1,0

49.

Aprovação em Concurso Público para professor do 3º grau na área em áreas afins aquela objeto do Concurso (máximo de cinco Concursos).

0,5

50.

Curso de extensão universitária, com duração mínima de 40 horas, ministrado em área específica do Concurso (por curso) nos últimos cinco anos.

1,0

51.

Curso de extensão universitária, com duração mínima de 40 horas, ministrado em áreas afins aquela objeto do Concurso (por curso) nos últimos cinco anos.

0,5

52.

Pós - doutorado em área específica do Concurso.

5,0

53.

Pós - doutorado em áreas afins àquela objeto do Concurso.

2,5

3.2

Produção Técnica

Pontos

54.

Serviço técnico (por trabalho desenvolvido).

Consultoria.

5,0

Parecer técnico.

5,0

Assistência.

5,0

Tradutor/intérprete oficial.

5,0

Outros.

2,5

55.

Carta, mapa, similar (por trabalho).

Aerofotograma.

5,0

Carta.

5,0

Assessoria.

5,0

Mapa.

10,0

Fotograma.

5,0

Outros.

5,0

56.

Desenvolvimento de material didático e instrucional (por trabalho)

Redigido integralmente pelo candidato.

5,0

Coletânea.

3,0

Estudo de caso.

3,0

57.

Desenvolvimento de aplicativo

Computacional.

5,0

Multimídia.

5,0

Outros.

2,5

58.

Desenvolvimento de produto (por produto ou patente registrada em órgão competente)

Aparelho.

5,0

Instrumento.

5,0

Equipamento, fármacos e similares.

5,0

Outros.

2,5

59.

Desenvolvimento de técnica (por técnica desenvolvida)

Analítica.

5,0

Instrumental.

5,0

Processual.

5,0

Terapêutica.

5,0

Pedagógica.

5,0

Outros.

2,5

60.

Editoria

Conselho editorial/revisor científico.

5,0

Edição.

5,0

Editoração5,0

Outros

2,5

61.

Organização de Evento (por evento).

Montagem.

1,0

Organização.

1,0

Outros.

0,5

3.3.

Produção artística

62.

Programa de rádio e televisão.

Entrevista.

5,0

Mesa redonda.

5,0

Comentário.

5,0

Outros.

5,0

63.

Obra de artes visuais (por obra).

Cinema

5,0

Desenho.

5,0

Escultura.

5,0

Fotografia.

5,0

Gravura.

5,0

Instalação.

5,0

Pintura.

5,0

Televisão.

5,0

Vídeo.

Chefia de reportagem.

5,0

Produção.

5,0

Edição.

10,0

Direção.

10,0

Outros.

2,5

64.

Sonoplastia (por trabalho desenvolvido).

Cinema.

10,0

Música.

5,0

Rádio.

10,0

Teatro.

5,0

Televisão.

5,0

Direção.

10,0

Outros.

2,5

65.

Desenvolvimento de aplicativo.

Computacional.

5,0

Multimídia.

5,0

Outros.

2,5

66.

Jornais.

Chefia de reportagem.

5,0

Secretária de redação.

10,0

Edição.

10,0

Direção.

10,0

67.

Entrevista.

Radio (por matéria de cinco minutos) apenas 5 trabalhos.

2,0

Televisão (por matéria de cinco minutos) apenas 5 trabalhos.

2,0

Concurso Público para professor efetivo do Departamento de Psicologia/CeDUC

Cargo: Professor de Magistério Superior Adjunto I com Doutorado

Requisito: Graduado em Psicologia, com Doutorado em Psicologia.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1) Teorias do processo grupal;

2) Fundamentos das dinâmicas de grupo;

3) Origem e evolução da psicologia da educação;

4) Teorias do desenvolvimento: aspectos bio-psico-sociais;

5) Teóricos contemporâneos da Psicologia da aprendizagem;

6) A atuação do psicólogo educacional no Brasil;

7) Ética, sociedade e saúde mental;

8) Abordagens em Psicologia familiar;

9) A relação psicologia e trabalho;

10) O papel dos psicólogos nas organizações.

Sugestão de bibliografia:

BASTOS, A V. B., BORGES-ANDRADE, J. R. ZANELLI, J. LC. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CATANA, A. C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

COOL, César; PALACIOS, J. MARCHES, A. (orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996.

CORDIOLI, A. V. Psicoterapias - abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FIGUEIREDO, A C. & FILHO, J. (orgs). Ética e saúde mental. Rio de Janeiro: Topobooks, 1996.

GOULART, I. B. (org). Psicologia Organizacional e do Trabalho: teoria, pesquisa e temas correlatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

MINICUCCI, A. Dinâmica de Grupo: Teorias e Sistemas. São Paulo: Atlas, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação no Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

Concurso Público para professor efetivo da Escola Agrotécnica-EAGRO

Cargo: Professor de Magistério Superior Adjunto I com Doutorado

Requisito: Graduado em Agronomia ou Biologia, com Doutorado em Fisiologia Vegetal, Genética ou Biotecnologia Vegetal.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1) Mecanismos específicos da regulação da expressão gênica e controle molecular do metabolismo em plantas.

2) Origem e organização do corpo da planta: tecidos, meristemas, órgãos vegetativos e órgãos reprodutivos.

3) Substâncias reguladoras de crescimento em plantas: metabolismo, regulação e mecanismos de ação no crescimento e desenvolvimento.

4) Conservação in vitro de recursos genéticos vegetais.

5) Micropropagação vegetal: princípios, métodos e aplicações.

6) Polinização e fertilização in vitro: princípios e aplicações.

7) Totipotência celular e cultura in vitro de tecidos e orgãos vegetais.

8) Estrutura, organização e funcionamento de um laboratório de biotecnologia vegetal.

9) Efeitos de fatores externos no crescimento e desenvolvimento vegetal.

10) Interação de plantas com microorganismos e suas aplicações biotecnológicas.

Bibliografia sugerida:

BUCHANAN, B.B.; GRUISSEM, W.; Jones, R.L. Biochemistry and Molecular Biology of Plants. 1ª ed. USA, 2000. 1367p.

FREITAS, L.R.; Bered L. (orgs.) Genética e Evolução Vegetal. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 461p.

RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biology of Plants, 7ª ed. New York: Freeman and Company Publishers, 2005. 944p.

TAIZ, L.; Zeiger, E. Fisiologia vegetal, 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 719 p.

TORRES, A.C.; CALDA, L.S. Técnicas e Aplicações da Cultura de Tecidos de Plantas. Brasília: ABCTP/Embrapa-CNPH, 1990. 433p.

TORRES, A.C.; CALDAS, L.S.; BUSO, J.A. (eds.). Cultura de tecidos e transformação genética de plantas (volumes 1 e 2). Brasília: Embrapa-SPI / Embrapa-CNPH, 1998.

Concurso Público para professor efetivo do Departamento de Geologia/IGEO

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Geólogo ou Engenheiro Geólogo, com Mestrado em Geologia e/ou Petrologia ou áreas afins, (Cristalografia, Geoquímica, Prospecção e Geologia Econômica), com experiência em mineralogia e petrologia.

Pontos para a prova escrita:

1) Propriedades físicas e óticas de identificação de minerais.

2) Magma: definições e características físico-químicas das fases constituintes. Tipos de magmas. Fatores que controlam as fusões magmáticas. Graus de fusão parcial. Compatibilidades e incompatibilidades durante a fusão.

3) Teorias de origem do universo e estrutura interna da Terra: observações diretas e indiretas; ondas sísmicas; principais descontinuidades e composição das principais camadas do interior da Terra.

4) O fenômeno de metamorfismo: classificação, tipos e fatores. Textura e estrutura de rochas metamórficas.

5) Rochas Sedimentares, classificação, ocorrência e gênese. Descrição de aspectos macroscópicos e microscópicos da textura e composição.

6) Petrografia e composição das rochas magmáticas. As suítes de rochas magmáticas. Geração, diversificação e ascensão de magmas.

7) Equilíbrios metamórficos. Regras de fases aplicada às associações metamórficas. Diagramas de fase.

8) Princípios de sedimentologia: estruturas sedimentares, processos de transporte, condições deposicionais, registros sedimentares, diagênese.

9) Ambientes Tectônicos e magmatismo correspondente. Magmatismo e mineralizações associadas.

10) Ectônica de placas e a geração de rochas metamórficas.

Prova Didático-Prática:

Demonstração de conhecimento prático de petrografia, utilizando inclusive o microscópio petrográfico, através da descrição e interpretação de uma ou mais amostras/lâminas delgadas de rochas ígneas e metamóficas. A prova terá duração de 2 (duas) horas, e ao final da mesma o candidato apresentará uma documentação escrita sobre o tema, com descrição do material, identificação da mineralogia principal, texturas e estruturas, descrição macroscópica e microscópica, cálculo da composição química aproximada (contagem por estimativa de área), bem como suas interpretações.

Bibliografia Sugerida

BEST, M. (1982) - Igneous and Metamorphic Petrology. Freemann and Company. London.630p.

CLARKE, DB (1992) - Granitoid Rocks. Chapman & Hall. 280p.

CONDIE, K. (2000) - Plate Tectonics and Crustal Evolution. Fourth Ed. BH Ed. 283 p.

COX, KG.; BELL, JD. and PANKHURST, RJP. (1984) - The Interpretation of the Igneous rocks. George Allen and Unwim Publish. London. 430p.

DEER, WA; HOWIE, RA. and ZUSMANN, J. (1981) - Minerais Constituintes de Rochas : uma Introduçäo. Fund. Calouste Gulbekian. Lisboa. 584p.

HALL, A. (1987) - Igneous Petrology. Longman . London. 573p.

HATCH, F. H.; WELLS, A. K. and WELLS, M. K. (1987) - Petrology of Igneous Rocks. George Allen and Unwim Publish. London. 15ª Ed. 551p.

HUGHES, CJ. (1985) - Igneous Petrology. Elsevier Scientific Publish. Amsterdam. 2ª Ed. 551p.

HYNDMAN, C. (1985) - Petrology of Igneous and Metamorphic Rocks. Mc Graw Hill Comp. N. York. 786p.

MACKENZIE, W. S.; DONALDSON, C. M. and GUILFORD, C. (1982) - Atlas of the Igneous rocks and their textures. Longman. London. 148p.

MACKENZIE, W. S. and GUILFORD, C. (1981) - Atlas of Rock Forming Minerals in Thin Section. Longman. London. 98p.

MIDLEMOST, E.A. K. (1985) - Magmas and Magmatic Rocks. Longman. 226p.

NOCKOLDS, S. R.; KNOX, R. W. D. and CHINER, GA. (1985) - Petrology for Students. Cambridge Univers. Press. Cambridge. 435p.

SIAL, A. N. e Mc REATH, I. (1984) - Petrologia Ignea. SBG/CNPq/Bureau. Salvador. 181 p.

WILIANS, H.; TURNER, F. J. and GUILBERT, C. M. (1970) - Petrografia. Ed. Polígono. S. Paulo.

WILSON, M. (1989) - Igneous Petrogenesis. A Global Tecctonic Approach. Unwin Hyman. London. 466p.

SUGUIO, K. 2003. Geologia Sedimentar. São Paulo-SP. Editora Edgar Bluncher Ltda. 400p.

REINECK, H. E. & SINGH, I. B. Deposicional Sedimentary Enviroment.2ª Ed. Berlin-EHeidelberger, New York, Springer-Verlag. 549 p.

READING, H. G. (eds.) 1996. Sedimentary environments:Processes, fácies and stratigraphy. 3[ ed. Oxford, Blackwell Sciense.

WINKLER, H. G. F. 1977. Petrogênese da rochas metamórficas. Ed. Edgard Blucher, 254p.

YARDLEY, B. W. D. 2004. Introdução a Petrologia Metamófica. 2ª Ed. Edunb, 434p.

WERNICK, E 2004. Rochas Magmáticas: Conceitos Fundamentais e Classificação Modal, Química, Termodinâmica E Tectônica. São Paulo-SP, Ed. Unesp.655 p.

FUJIMORI, S. 1987. Introdução ao uso do microscópio petrográfico. Salvador-BA, C. D.. UFBA, 240p.

Concurso Público para professor efetivo do Departamento de Relações Internacionais/CCH

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Graduado em Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciência Política, Sociologia ou Direito, com mestrado em Relações Internacionais.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1. O sistema internacional de Estados e o histórico das relações internacionais desde o sistema multipolar europeu do século XIX até a Guerra Fria.

2. A Ordem internacional no pós - Guerra Fria: a hegemonia dos EUA, a União Européia e as potências emergentes.

3. Paz, defesa e segurança Internacional no sistema internacional do pós-Guerra Fria.

4. Principais correntes teóricas das Relações Internacionais.

5. As fronteiras setentrionais do Brasil: OTCA, Comunidade Andina e as relações bilaterais com a Guiana, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname.

6. História da Política Externa Brasileira: do início do século XX aos nossos dias.

7. Processos de integração regional, tais como UE, ASEAN, APEC, MERCOSUL, União Africana, NAFTA, CARICOM e Comunidade Andina.

8. As relações Meridionais do Brasil: O MERCOSUL e a Tríplice Fronteira.

9. Organizações Internacionais: história, prática e atores.

10. Temas da agenda global: democracia, comércio, finanças, meio ambiente, direitos humanos e terrorismo.

OBSERVAÇÃO: Não sugerimos bibliografia.

Concurso Público para professor efetivo do Departamento de Relações Internacionais/CCH

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Graduado em Economia, com Mestrado em Relações Internacionais ou em Economia.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1. A evolução da economia mundial desde sua estruturação institucional;

2. A prática de organismos internacionais e atores de relevância como OMC, BIRD, FMI;

3. Políticas econômicas nacionais e a sua interface ideológica amparada em grandes correntes de pensamento econômico;

4. As relações econômicas internacionais no período compreendido de 1945 aos nossos dias;

5. O funcionamento do sistema financeiro internacional do pós-Guerra Fria aos nossos dias;

6. A construção do sistema multilateral de comércio;

7. Processos de integração regional, tais como UE, ASEAN, APEC, MERCOSUL, União Africana, NAFTA, CARICOM e Comunidade Andina;

8. Formação econômica do Brasil: o modelo de substituição de importações, o milagre econômico, o capital internacional, recessão econômica, endividamento externo e políticas de combate à inflação;

9. Principais correntes teóricas das Relações Internacionais;

10. A Ordem internacional no pós-Guerra Fria: a hegemonia dos EUA, a União Européia e as potências emergentes.

OBSERVAÇÃO: Não sugerimos bibliografia.

Concurso Público para professor efetivo do Departamento Secretariado Executivo/CeCAJ

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Graduado em Secretariado Executivo, com Mestrado em Secretariado Executivo.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1) Da Regulamentação da Profissão de Secretariado e o Código de Ética.

2) Desenvolvimento de Pessoas.

3) Estágio Supervisionado e a Prática Profissional.

4) Ética.

5) Gestão Estratégica.

6) Gestão Organizacional Ontem e Hoje.

7) Protocolo, Cerimonial e Etiqueta.

8) Relações Interpessoais.

9) Tecnologia da Gestão Secretarial.

10) Tomada de Decisão - Processo Decisório.

Bibliografia Sugerida:

GUIMARÃES, Márcio E. O Livro Azul da Secretária Moderna. 21ª ed., São Paulo, Érica, 2001.

LUCENA, Maria Diva. Planejamento de Recursos Humanos. São Paulo, Atlas, 1995.

BIANCHIN, Anna Cecília de M., ALVARENGA, Mariana e BIANCHIN, Roberto. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado. 3ª ed., Thomson Learning, 2003.

PICONEZ, Stela C. B. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 9ª ed., Papirus, 2003.

BROWN, Marvin T. Ética nos Negócios. São Paulo, Makron Books, 1993.

RIOS, Terezinha A. Ética e Competência. 14ª ed., São Paulo, Cortez, 2004.

ASHLEY, Patrícia Almeida (coordenação), Vários autores. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo, Saraiva, 2003.

COSTA, Eliezer A. da. Gestão Estratégica. São Paulo, Saraiva, 2004.

ANSOFF, Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo, Atlas, 1990.

MELO NETO, Francisco P. de e FROES, César. Gestão de Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro. 2ª ed., Rio de Janeiro, Qualitymark, 2001.

MITCHELL, Mary e CORR, John. Tudo Sobre Etiqueta. 2ª ed., São Paulo, Manole, 2000.

POST, Peggy e POST, Peter. Manual de Etiqueta nos Negócios. Rio de Janeiro, Campus, 2003.

DA COSTA, Silvia G. Assédio Sexual: Uma Versão Brasileira. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1995.

FRITZEN, Silvino J. Relações Humanas Interpessoais. 14ª ed., Petrópolis, Vozes, 2002.

BOM SUCESSO, Edna de Paula. Relações Interpessoais. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2002.

CHINELATO FILHO, João. O&M Integrado à Informática. 11ª ed., Rio de Janeiro, LTC, 2001.

ALONSO, Maria Éster C. A Arte de Assessorar Executivos. Pulsar.

CHRISTOPHER, Elizabeth M. Técnicas de Negociação. Clio.

POLLAR, Odette. Organizando Seu Local de Trabalho: Um Guia para Produtividade Pessoal. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1998.

SOLOMON, Robert. A Melhor Maneira de Fazer Negócios. São Paulo, Negócios, 2000.

Concurso Público para professor efetivo do Departamento de Direito Público/CeCAJ

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Graduado em Direito, com Mestrado em Direito ou Ciências Jurídicas

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1) Ordenamento jurídico: critérios de validade da norma jurídica: interpretação e integração.

2) Fundamentos da Teoria Geral do Estado: origem do Estado; formas de Estado; formas de Governo; Soberania e Poder Constituinte.

3) Fundamentos de Direito Constitucional: Constituição; Princípios Constitucionais; Direitos e Garantias; Federação Brasileira.

4) Direito Civil: das Pessoas e da Família; das Coisas; das Obrigações; das Sucessões.

5) Direito Penal: Norma Penal; Imputabilidade; Antijuridicidade; dos Delitos em Geral.

6) Direito Comercial: Comerciante; Sociedades Comerciais Títulos de Crédito: Concordata e Falência.

7) Direito Administrativo: Regime Jurídico Administrativo; Servidores Públicos; Licitação.

8) Fundamentos de Direito do Trabalho: Empregado; Empregador; Contrato Individual de Trabalho; Direitos Sociais.

9) Direito Processual Civil: Fundamentos; Ação; Processo e Procedimentos; Sujeitos Processuais; Procedimento Comum e Especial.

10) Direito Processual Penal: Fundamentos; Inquérito Policial: da Ação Penal; do Processo Comum e dos Crimes da Competência do Júri.

OBSERVAÇÃO: Não sugerimos bibliografia.

Concurso Público para professor efetivo do Departamento de Arquitetura/CCT

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Graduado em Arquitetura e Urbanismo, com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou áreas afins.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1. Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

2. Projeto Paisagístico e Meio Ambiente.

3. Conforto Ambiental.

4. Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.

5. Planejamento Urbano e Regional.

6. Informática Aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

7. Patrimônio Histórico e Cultural.

8. Estética e História da Arte.

9. Desenho à Mão Livre e Maquete.

10. Geometria Descritiva e Desenho de Perspectiva.

Bibliografia Sugerida:

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: O Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. São Paulo: Cia de letras, 1999.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. Ed. Martins Fontes

ASBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Manual de Contratação de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo. Ed: PINI.

ASENSIO, Paco. Tropical Houses. Editora: Teneues.

AVES, Roberto. Como construir uma casa. Rio de Janeiro: Ediouro, [198_?].

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Ed. Abril Cultural,1 981.

BAHAMÓN, Alejandro. Arquitetura e Desenvolvimento de Projetos. Editora: Monsa

BAHAMÓN, Alejandro. Sketch Planejar e Construir. Editora: Monsa

BANHAM, Reyner. Teoria e Projeto na Primeira Era da Máquina - Arquitetura - Col. Debates. Editora: Perspectiva.

BENEVOLO, Leonardo. A Cidade e o Arquiteto - Col. Debates 190. Editora: Perspectiva.

BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 1983.

BENEVOLO. História da arquitetura moderna . São Paulo: Perspectiva, 1996.

BENEVOLO. Origens da urbanística moderna . Lisboa: Presença, 1991.

BONDUKI, Nabil (org.). Habitat. Editora: Studio Nobel - 1997

BORGES, Gladys Cabral de Mello; BARRETO, Deli Garcia Ollè; MARTINS, Enio Zago. Noções de Geometria Descritiva - Teoria e Exercícios. Editora: Sagra-dc Luzzatto.

BRANDI, Cesare. Coleção Artes & Ofícios - Teoria da Restauração. Ed: Ateliê Editorial - 2004

BROWN, G. Z.; DEKAY, Mark. Sol, Vento & Luz - Estratégias para o Projeto de Arquitetura. Editora: Bookman.

CHOAY, Francoise. O Urbanismo - Utopias Realidades Col. Estudos. Editora: Perspectiva

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1981.

COMAS, Carlos Eduardo. Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação. São Paulo: Projeto, 1986.

CONDE, Luiz Paulo; MAGALÃES, Sérgio. Favela-Bairro: Uma Outra História da Cidade do Rio de Janeiro. Editora: ViverCidades - 2004.

CORBUSIER, Le. Planejamento Urbano - Col. Debates 37. Editora: Perspectiva

COSTA, Ennio Cruz da. Acústica Técnica. São Paulo. Ed PINI.

COSTA, Ennio Cruz da. Arquitetura Ecológica - condicionamento térmico natural. São Paulo. Ed PINI.

COSTA, Ennio Cruz da. Física Aplicada a Construção - Conforto Térmico. São Paulo. Ed PINI.

COSTA, Ennio Cruz da. Ventilação. São Paulo. Ed PINI.

CZAJKOWISKI, Jorge (coord.). Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro. Ed: Casa da Palavra - 2000.

CZAJKOWISKI, Jorge (org.); SALOMON, M. H. (coord.). Guia da Arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro. Ed: Casa da Palavra - 2000

CZAJKOWISKI, Jorge (org.); SALOMON, M. H. (coord.). Guia da Arquitetura Colonial, Neoclássica e Romântica no Rio de Janeiro. Ed: Casa da Palavra - 2000.

CZAJKOWISKI, Jorge (org.); SALOMON, M. H. (coord.). Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro. Ed: Casa da Palavra - 2000.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento. São Paulo, ed PINI.

FERRARI, Celson. Dicionário de Urbanismo. Editora: Disal - 2004.

FERRO, Sérgio. O Canteiro e o Desenho. Ed: ProLivros - 2005.

FORSETH, Kevin. Projeto em arquitetura. São Paulo: Hemus, [199_?].

FORSETH, Kevin. Projetos em arquitetura. São Paulo: Hemus, [19_ _].

FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo. Ed. Martins Fontes

FRENCH, Thomas. Desenho técnico. Porto Alegre: Globo, 1978.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

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Concurso Público para professor efetivo do Departamento da Ciência da Computação/CCT

Cargo: Professor de Magistério Superior Assistente I com Mestrado

Requisito: Graduado em Computação, Matemática ou Engenharia, com Mestrado em Ciência da Computação.

Pontos para a prova escrita e para a prova didática:

1. Introdução a Sistemas de Computação.

2. Algoritmos e Lógica.

Bibliografia Sugerida:

SOUZA, J. N. LÓGICA PARA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Editora: CAMPUS, 2005.

ABE, J. M.; SCALZITTI, A.; FILHO, J. I. S. INTRODUÇÃO À LÓGICA PARA A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Editora: ARTE & CIÊNCIA, 2001.

POLLONI, E. G. F. ; PERES, F. R. ; FEDELI, R. D. Introdução a Ciência da Computação. Thompson Pioneira, 2003

GUIMARÃES, A.M. ; LAGES, N. A. C. Introdução a Ciência da Computação. LTC, 1996.

LOPES, A. Introdução à Programação: 500 algoritmos resolvidos, Campus, 2002.

ARAUJO, E. Algoritmos: fundamentos e prática, Visual Books, 2005.

3. Programação estruturada, Orientado a objetos e para internet.

4. Estrutura de Dados.

Bibliografia Sugerida:

RICHARDS, B. Introduction to Functional Programming Using Haskell, (2ª Edição), Editora: Prentice Hall PTR; 1998. 448pag. Editora: Prentice Hall PTR.

FETHI, A; LAPALME G. Algorithms : A Functional Programming Approach (1ª Edição) . 1999, 256 pag. Editora: Addison Wesley.

Manzano, José Augusto N. G./ Yamatumi, Wilson Y., Programando Em Turbo Pascal 7.0 & Free Pascal Compiler-Guia Prático De Orientação E Desenvolvimento, Erica 2005.

BOENTE, A. Programação Web sem mistérios - construa sua própria home page, Brasport, 2005.

OLIVEIRA, W. Programação para Internet, Visual Books, 2001

GUTMANS, A PHP 5 - Programação poderosa, Alta Books, 2005.

DROZDEK, A. Estrutura de dados e algoritmos em C++, Thomson Pioneira, 2002.

TANENBAUM, A. M. Estruturas de dados usando C. Rio de Janeiro: Makron Books, 1995..

SANTOS, R. Introdução a programação orientada a objetos usando Java, Campus, 2003.

MANZANO, J. C++ Programação de Computadores, Erica, 2003.

MARQUES, P Programação C#, fca, 2005.

SAVITCH, W. C++ absoluto, Pearson Addison Wesley, 2004.

5. Análise, implementação e gerência de projetos.

6. Análise de Algoritmos.

Bibliografia Sugerida:

PRESSMAN, R. S. ENGENHARIA DE SOFTWARE. Editora: Makron Books/McGraw-Hill, 2002.

SOMMERVILLE, I. ENGENHARIA DE SOFTWARE (6A. EDIÇÃO). Editora: Prentice Hall, 2003.

TOSCANI, L; VELOSO, P. Complexidade de algoritmos, Sagra Luzzatto, 2002.

TAMASSIA, R; GOODRICH, M; Projeto de algoritmos: fundamentos, análise e exemplos da internet, Bookman, 2004.

FILHO, T. L. Metodologia de desenvolvimento de sistemas. Editora: AXCEL, 2003.

OLIVEIRA, J. F. Metodologia para desenvolvimento para de projeto de sistemas: guia prático. Editora: Érica, 2002.

WAZLAWICK, R. S. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. Editora: Campus, 2004.

YOURDON, E. Análise estruturada moderna. Editora: Campus, 1990.

MACHADO, F. N. R. Análise relacional de sistemas. Editora: Érica, 2002.

BEZERRA, E. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML Editora: Campus, 2002.

BRAUDE, E. PROJETO DE SOFTWARE. Editora: Bookman, 2005.

SILVA, N. P. PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (12ª EDIÇÃO). Editora: Érica, 1994.

DAVIS, W. S. ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS - UMA ABORDAGEM ESTRUTURADA. Editora: LTC, 1994.

MONTEIRO, E. PROJETO DE SISTEMAS E BANCO DE DADOS. Editora: Brasport, 2004.

PENDER, T. UML: A BÍBLIA. Editora: Campus, 2004.

LARMAN, C. UTILIZANDO UML E PADRÕES (2ª EDIÇÃO). Editora: Bookman, 2003.

VARGAS, R. V. GERENCIAMENTO DE PROJETOS (6ª EDIÇÃO). Editora: BRASPORT, 2005.

XAVIER ,C. M. D. S; VIVACQUA , F. R; ET AL. METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: METHODWARE (3ª EDIÇÃO). Editora: BRASPORT,2005.

7. Arquitetura e Organização de Computadores.

8. Teoria da Computação, Linguagens Formais e Autômatos.

9. Sistemas Operacionais, distribuídos e redes de computadores.

10. Construção de Compiladores e sistemas de armazenamento de dados.

Bibliografia Sugerida:

Monteiro, Mário A. Introdução a Organização de Computadores. 2001. LTC

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DIVERIO E MENEZES . Teoria da Computação- série UFRGS nº 5 . Saggra-Luzzatto , 2000.

HARRY R. L.; CHRISTOS H. P. Elementos da Teoria da Computação. Bookman , 2004

JOHN, E. H. ; RAJEEV, M. ; JEFREY, D. U. Introdução à Teoria dos Autômatos, Linguagens e Computação. Campus , 2002.

MENEZES, P. F. B. Linguagens Formais e Autômatos 3 - Série Livros Didáticos. Saggra- Luzzatto, 2001.

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AHO, A. V., ULLMAN, J. D. Compiladores: princípios, técnicas e ferramentas, LTC, 1996.

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Tanenbaum, Andrew S. Redes de Computadores(4º Edição). 2003, 950 pag. Editora: Campus.

Semola, Marcos. Gestão da Segurança da Informação. 2003, 160 pag. Editora: Campus.

Bruce Shneier. Applied Cryptography: Protocols, Algorithms, and Source Code in C (2º Edição). 1995, 784 pag.

Melo, S P. TRIGO, C H. Projeto de Segurança em Software Livre: Teoria e Prática. 2004, 193 pag. Editora: Alta Books.

SILVERSCHATS, A. SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS. Editora: Makron Books, 1999.

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COSTA, R. L. C. SQL: GUIA PRÁTICO. Editora: Brasport, 2004.

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