Prefeitura de Capela Nova - MG

Notícia:   31 vagas de vários cargos de até R$ 1.250,00 na Prefeitura de Capela Nova - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELA NOVA

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2010

(INCLUÍDA A 1º ALTERAÇÃO)

O Prefeito do Município de Capela Nova, Estado de Minas Gerais, Sr. Djalma de Carvalho Moreira Júnior, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de cargos efetivos da Administração Direta, em consonância com a Lei Orgânica local; com as Leis Complementares Municipais pertinentes à espécie, sobretudo às de nº. 517/1993 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis Municipais do Município de Capela Nova - MG), nº 492/1992 (Abre vagas no Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos do Município de Capela Nova - MG), nº 64412002 (Cria Cargos e Vagas no Quadro de Servidores Públicos do Município de Capela Nova - MG e da outras providencias) e a de nº 73412009 (Cria no Plano de Cargos e Salários do Município, os cargos que menciona), atento ao disposto na Instrução Normativa do TCE1MG de nº 0512007 e alterações introduzidas pela IN 0412008 e pela IN 0812009, bem como aos competentes mandamentos constitucionais, que normatizam as regras insertas no presente Edital.

1 - Disposições Preliminares:

1.1 - Este Concurso Público visa o provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Capela Nova - MG, no limite das vagas aqui oferecidas, e, também, a formação de cadastro reserva.

1.2 - O Concurso Público será regido pelo presente Edital e sua operacionalização caberá à empresa ECAP CONSULTORIA LTDA, com sede à Rua Manoel Lobato nº 175 A, Centro, Leopoldina - MG, CEP nº 36700-000, CNPJ nº 02.926.82910001-45, tele1fax nº (32) 3441-9061.

1.3 - O Prefeito Municipal instituiu pela Portaria nº 061/2010, uma Comissão Especial objetivando o acompanhamento e fiscalização deste Concurso Público.

1.4 - O regime jurídico do Município de Capela Nova é o estatutário (Lei 517/1993: Estatuto dos Servidores Públicos Civis Municipais do Município de Capela Nova - MG) e o regime previdenciário é o Regime Geral da Previdência Social.

1.5 Integram este Edital os Anexos: I - Cronograma Previsto; II - Cargos Ofertados; III - Das Taxas de Inscrição; IV - Escolaridade e Requisitos Mínimos para o Provimento; V - Atribuições dos Cargos, VI - Conteúdo Programático das Provas Objetivas de Múltipla Escolha; VII - Modelo de requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição; e VIII - Modelo de requerimento de inscrição como Portador de Deficiência Física.

1.6 - O único site autorizado a divulgar os dados, atos e demais informações oficiais sobre o Concurso é www.ecapconsultoria.com.br.

2 - Condições para Inscrição:

2.1 - Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, que tenha adquirido direito de igualdades civis, em pleno gozo, na forma da Lei.

2.2 - Conhecer e estar de acordo com as normas e exigências contidas neste Edital.

3 - Condições para Posse:

3.1 - Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital.

3.2 - Estar quites com as obrigações eleitorais e, também, se do sexo masculino, com as militares.

3.3 - Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos de idade completos.

3.4 - Estar em gozo dos direitos políticos.

3.5 - Atender à escolaridade, habilitação e pré-requisitos para provimento do cargo concorrido.

3.6 - Possuir aptidão física e mental compatível com o exercício do cargo pretendido.

4 - Inscrições:

4.1 - Presencial:

4.1.1 - Período: de 26 de julho de 2010 a 26 de agosto de 2010, exceto aos sábados, domingos e feriados.

4.1.2 - Horário: das 12h00min às 16h00min.

4.1.3 - Local: sede da Prefeitura Municipal, na Rua Lopes de Assis, 09, Centro, Capela Nova - MG, Centro.

4.1.4 - O candidato deverá estar ciente das disposições contidas neste Edital, preencher e subscrever requerimento fornecido pela Prefeitura, no qual declara que atende as condições exigidas e que se submete às normas aqui insertas.

4.1.5 - A inscrição poderá ser realizada por instrumento público ou particular de procuração, contendo poderes específicos para tal fim e, sendo particular, deverá estar com a assinatura do outorgante reconhecida em cartório. São de total responsabilidade do candidato inscrito por procuração, as informações prestadas por seu procurador no requerimento de inscrição.

4.1.6 - O comprovante definitivo da inscrição presencial (Cartão de Confirmação da Inscrição) será entregue ao candidato ou a seu procurador, nos dias 14, 15,16 e 17 de setembro de 2010, das 12h00min às 16h00min, na Prefeitura Municipal - Rua Lopes de Assis, 09, Centro, Capela Nova - MG, Centro.

4.2 - Internet:

4.2.1 - Início: 26 de julho de 2010, a partir de 00h.

4.2.2 - Término: 26 de agosto de 2010, às 23h59min (horário oficial de Brasília-DF).

4.2.3 - Endereço eletrônico: www.ecapconsultoria.com.br (acessar o link "Concurso Capela Nova").

4.2.4 - A confirmação da inscrição via internet dependerá da constatação do pagamento da taxa de inscrição, cujo procedimento será informado no endereço eletrônico mencionado no subitem anterior, e não serão acatadas àquelas em que o pagamento tenha sido realizado de forma diversa da opção oferecida.

4.2.5 - O comprovante definitivo da inscrição via internet estará disponível para impressão do candidato, a partir do dia 14 de setembro de 2010, no site www.ecapconsultoria.com.br.

4.2.6 - Os dados cadastrais informados pelo candidato, quando do requerimento da inscrição via internet, são de sua exclusiva responsabilidade, incluindo-se a declaração de ser portador de deficiência, como consta do Anexo VIII.

4.2.7 - Não caberá responsabilidade alguma a ECAP CONSULTORIA LTDA, pelas inscrições, via internet, não confirmadas em razão do descumprimento das respectivas instruções e, bem assim, daquelas não concretizadas em virtude de qualquer motivo de ordem técnica, seja dos computadores ou dos meios de comunicação, exceto se tais falhas técnicas forem motivadas pela ECAP CONSULTORIA LTDA.

4.3 - Informações complementares:

4.3.1 - As inscrições somente serão realizadas na forma estabelecida neste Edital.

4.3.2 - Não serão confirmadas as inscrições com documentação incompleta ou fora do prazo.

4.3.3 - Não serão aceitos pedidos para alteração dos cargos inscritos.

4.3.4 - Nenhum candidato poderá concorrer a mais de um cargo, sendo indeferidos os requerimentos formulados após a confirmação da primeira inscrição do candidato.

4.3.5 - O pagamento da taxa não importa na efetivação da inscrição, que somente ocorre quando atendidos todos os requisitos aqui estabelecidos.

4.3.6 - Em hipótese alguma será devolvido ao candidato o valor pago pela inscrição, salvo no caso de não realização do Concurso.

4.3.7 - O requerimento de inscrição e o valor pago são pessoais e intransferíveis.

4.3.8 - Inscrições pagas com cheques sem a devida provisão de fundos serão canceladas.

5 - Isenção da Taxa de Inscrição:

5.1 - Somente haverá isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para o respectivo pagamento, na forma disposta neste Edital.

5.2 - Fará jus à isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que comprovar ser membro e residir com família de baixa renda, inscrita em algum programa de assistência social do Governo Federal ou do Estadual; ou apresentar declaração emitida pela Secretaria de Assistência Social do Município em que esteja domiciliado, atestando que o mesmo pertence e reside com família de baixa renda, nos termos da legislação vigente e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), de forma a provar sua situação de hipossuficiência econômica e financeira.

5.3 - A inscrição mediante pedido de isenção de pagamento da respectiva taxa ocorrerá, exclusivamente, nos dias 02, 03, 04, 05 e 06 de agosto de 2010, no mesmo horário e local, informados nos subitens "4.1.2" e "4.1.3", não sendo aceito, sob nenhum pretexto, fora do período aqui estabelecido.

5.4 - Além dos documentos comprobatórios da hipossuficiência financeira (subitem "5.2"), o candidato deverá apresentar fotocópia do CPF e da carteira de identidade ou documento equivalente, e declarará expressamente na forma do Anexo VII deste Edital, sob as penas da lei, a sua condição de hipossuficiência de recursos financeiros.

5.5 - Pela internet, o requerimento da isenção da taxa de inscrição deverá ser realizado nos mesmos dias informados no subitem "5.3", em link específico do site www.ecapconsultoria.com.br, e a documentação comprobatória da hipossuficiência de recursos financeiros (subitens "5.2" e "5.4), poderá ser remetida, via postal, à Prefeitura Municipal, com data de postagem até o dia 06 de agosto de 2010, ou então protocolar na sede da mesma em igual prazo.

5.6 - A Comissão Especial do Concurso Público e a ECAP CONSULTORIA LTDA analisarão os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição, publicando, no dia 13 de agosto de 2010, no mural da Prefeitura, da Câmara Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, relação daqueles que foram deferidos, assegurado o direito de recurso, no prazo de dois dias úteis. O recurso deverá ser interposto via postal ou pessoalmente protocolado no endereço da Prefeitura (Rua Lopes de Assis nº 09, Centro, Capela Nova1MG, CEP nº 36290-000), desde que a data do AR1EBCT esteja dentro do prazo recursal.

5.7 - A simples entrega da documentação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição que somente será deferida se atendidos todos os requisitos aqui insertos.

5.8 - Não serão aceitos, após a entrega da documentação, acréscimos ou alterações das informações prestadas.

5.9 - Não será aceita solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição por fax ou via postal.

5.10 - O candidato cujo pedido de isenção tiver sido indeferido não participará do Concurso Público na condição de isento, mas poderá efetivar a sua inscrição mediante pagamento da respectiva taxa, até o último dia estipulado para a realização das inscrições.

5.11 - Não será concedida isenção aos candidatos inscritos que já tenham efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

6 - Tratamento Especial:

6.1 - Portadores de necessidades especiais e gestantes, que necessitarem de tratamento especial no dia das provas, deverão entregar Pedido de Tratamento Especial, especificando os meios necessários para a realização dessas provas. O Pedido de Tratamento Especial deverá estar acompanhado de laudo médico, descrevendo a situação do candidato e suas necessidades, sob pena de ser indeferido sumariamente.

6.2 - O Pedido de Tratamento Especial, acompanhado do respectivo laudo médico, deverá ser entregue, impreterivelmente até o último dia das inscrições (26/08/2010), no local e horário aqui estabelecidos.

6.3 - Apenas em caso fortuito ou de força maior, poderá haver solicitação de tratamento especial fora da data estipulada no subitem anterior, sendo que, nesta hipótese, a aceitação do pedido dependerá de análise a ser feita pela ECAP CONSULTORIA LTDA, que avaliará a possibilidade e viabilidade do atendimento, podendo indeferir o pedido em caso de não ser atendidos tais requisitos.

7 - Portadores de Deficiência:

7.1 - É assegurado à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever no presente Concurso Público, em igualdade de condições com os demais candidatos, na forma aqui estabelecida, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portadora.

7.2 - 5 % (Cinco por cento) do número de vagas ofertadas ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

7.3 - Se ao longo do prazo de validade deste Concurso Público forem instituídas e1ou disponibilizadas outras vagas além daquelas ofertadas, a primeira (1º) nomeação de candidato portador de deficiência, desde que classificado, ocorrerá quando da nomeação da vigésima (20º) vaga de cada cargo, sendo a segunda (2º) na quadragésima vaga (40º), e assim sucessivamente.

7.4 - Será considerada portadora de deficiência a pessoa que se enquadrar nas especificações contidas no art. 4º do Decreto Federal 3.298/1999.

7.5 - Os candidatos portadores de deficiência, se classificados serão submetidos, quando convocados, à avaliação médico-pericial para a verificação da compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo, sendo assegurado o direito de interposição de recurso, no prazo de dois dias úteis, contados da divulgação do eventual laudo contrario ao provimento.

7.6 - O candidato portador de deficiência, no ato da inscrição, além de proceder na forma disposta no item "4", deverá apresentar em envelope lacrado, que não será conferido pelo atendente, os seguintes documentos: laudo médico recente (original ou cópia autenticada em cartório), atestando a espécie, o grau e1ou nível da deficiência, constando o nº do CID (Classificação Internacional de Doença) e a provável causa da deficiência, e declaração assinada pelo candidato, na forma do Anexo VIII, constando que é portador de deficiência e que está ciente de que terá de se submeter, se aprovado, ao exame médico como referido no subitem "7.5".

7.7 - Pela internet, no site www.ecapconsultoria.com.br, haverá link específico para a inscrição do portador de deficiência, e a respectiva documentação comprobatória deverá ser entregue na sede da Prefeitura Municipal de Capela Nova, ou remetida via postal à Prefeitura Municipal, com data limite de postagem de até 26 de agosto de 2010.

7.8 - O candidato que não apresentar os documentos especificados no subitem "7.6" poderá participar do Concurso Público como não-portador de deficiência, sendo esta decisão irrecorrível.

7.9 - Os candidatos portadores de deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que concerne ao conteúdo das provas, à avaliação e os critérios para aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para classificação.

7.10 - Havendo necessidade de tratamento especial para a realização das provas, o candidato portador de deficiência deverá fazer a solicitação, nos termos do item "6".

7.11 - Na falta de candidatos habilitados para as vagas reservadas aos portadores de deficiências, essas vagas serão preenchidas pelos demais candidatos classificados, com estrita observância da ordem de classificação.

8 - Cronograma do Concurso:

8.1 - As datas previstas para este Concurso Público estão dispostas no Anexo I.

9 - Cargos Ofertados:

9.1 - Os cargos oferecidos neste Concurso, o número de vagas, inclusive para as pessoas portadoras de deficiência, bem como a carga horária semanal e o salário mensal, estão no Anexo II.

10 - Taxas de Inscrição:

10.1 - Os valores das taxas de inscrição para cada cargo estão especificados no Anexo III.

11 - Escolaridade e Requisitos Mínimos para o Provimento:

11.1 - O nível de escolaridade, a habilitação e os pré-requisitos para o provimento de cada cargo oferecido estão dispostos no Anexo IV.

12 - Atribuições dos Cargos:

12.1 - As atribuições relativas aos cargos a serem providos são as constantes no Anexo V.

13 - Conteúdo Programático:

13.1 - O Conteúdo programático referente às provas objetivas está disposto no Anexo VI.

14 - Requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição:

14.1 - O Modelo de requerimento para a isenção do pagamento da taxa de inscrição ao cargo pretendido, está inserido no Anexo VII.

15 - Requerimento de inscrição de portador de deficiência física:

15.1 - O Modelo de requerimento para a inscrição como candidato portador de deficiência física está expresso no Anexo VIII.

16 - Provas:

16.1 - O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha para todos os cargos.

17 - Prova Objetiva de Múltipla Escolha:

17.1 - A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na sede do Município de Capela Nova, no dia 19 de setembro de 2010, em local e horário que serão inseridos no Cartão de Confirmação da Inscrição, que o candidato receberá nos termos dos subitens "4.1.6" e "4.2.5", bem como divulgados no site autorizado.

17.2 - A prova objetiva constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, valendo 2,5 (dois ponto e meio) cada questão, com duração máxima de 03h00min (três horas), sendo classificado o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento) por disciplina e 60% (sessenta por cento) do total de pontos. Cada questão conterá 4 (quatro) opções, sendo que apenas uma opção por questão deverá ser assinalada pelo candidato, em cartão próprio fornecido no dia da prova, sob pena de nulidade em caso de procedimento diverso.

17.3 - Os candidatos deverão estar no local da realização das provas, 30 (trinta) minutos antes do horário consignado no Cartão de Confirmação da Inscrição, munidos de tal Cartão, documento de identidade com o qual se inscreveu e caneta esferográfica azul ou preta.

17.4 - O ingresso no local das provas apenas será permitido dentro do horário estabelecido, não sendo admitida a realização de provas fora do local designado e, sob nenhum pretexto, haverá segunda chamada para a realização das provas.

17.5 - Será excluído do Concurso Público o candidato que faltar à prova escrita ou chegar após o horário estabelecido, ou que, durante a sua realização, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando de livros, notas, máquinas calculadoras, telefone celular, computador portátil, relógio tipo Data Bank, BIP, impressos não permitidos e qualquer outro material para consulta. Será excluído também o candidato que se retirar do recinto da prova, durante sua realização, sem a devida autorização; que se ausentar do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de fiscal; que usar de incorreções ou descortesias para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes; que fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio que não os permitidos; que preencher o Cartão de Respostas a lápis; que se recusar a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado à sua realização e que se ausentar da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

17.6 - Os 2 (dois) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. O candidato que insistir em sair do local de aplicação da prova, deverá assinar termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade.

17.7 - É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público, os quais serão afixados nos quadros de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br, devendo ainda manter atualizado seu endereço, e quando do preenchimento do requerimento de inscrição, fornecer o endereço completo.

17.8 - Não será permitido ao candidato fumar na sala de provas.

17.9 - Na correção das provas de múltipla escolha não serão computadas as questões não assinaladas no cartão de respostas e às que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras.

17.10 - As Provas Objetivas de Múltipla Escolha terão o seguinte conteúdo:

Cargos

Nº. de Questões/Matéria

Português

Matemática

C. Gerais

C. Específicos

Total

Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem

10

10

10

10

40

Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza

10

10

10

10

40

Auxiliar de Secretaria

10

10

10

10

40

Cantineira

10

10

10

10

40

Farmacêutico

10

 

10

20

40

Fonoaudiólogo

10

 

10

20

40

Motorista II

10

10

10

10

40

Oficial Especializado - Pedreiro

10

10

10

10

40

Professor Municipal II

10

 

10

20

40

Psicólogo

10

 

10

20

40

Supervisor Escolar

10

 

10

20

40

Técnico em Enfermagem

10

 

10

20

40

Técnico em Laboratório

10

 

10

20

40

Veterinário

10

 

10

20

40

17.11 - As provas serão de acordo com o nível de escolaridade exigido neste Edital e, ainda, obedecerão às matérias constantes no Anexo VI - Conteúdo Programático.

17.12 - Submeter-se-ão à prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos aos cargos de Motorista, os 10 (dez) primeiros colocados respeitando os critérios de desempates disposto no item 18.3, deste que aprovados na prova objetiva de múltipla escolha.

17.12.1 - A prova prática para os candidatos ao cargo de Motorista, de acordo com as determinações do examinador, constará de condução de um veículo em vias públicas da cidade, buscando evidenciar de forma profissional a postura do condutor1candidato, em obediência aos seguintes critérios que serão observados pelo examinador: perda de 04 (quatro) pontos por falta gravíssima porventura cometida; perda de 03 (três) pontos por falta grave porventura cometida; perda de 02 (dois) pontos por falta média acaso cometida e perda de 01 (um) ponto por falta leve acaso cometida, entendendo-se: por falta gravíssima: desobedecer à sinalização ou parada obrigatória; avançar sobre o meio fio; não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido; avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga; transitar em contramão de direção; não completar a realização de todas as etapas do exame; avançar a via preferencial; provocar acidente durante a realização do exame; exceder a velocidade regulamentada para a via; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima. Por falta grave: desobedecer à sinalização da via ou do agente da autoridade de trânsito; não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção; não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia; manter a porta do veículo aberta ou semiaberta durante o percurso da prova ou parte dela; não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção do veículo em movimento; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave. Por falta média: executar o percurso da prova, no todo ou em parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre; trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima; interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova; fazer conversão incorretamente; usar buzina sem necessidade ou em local proibido; desengrenar o veículo nos declives; colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias; usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro; engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média. Por falta leve: provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado; ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

17.12.2 - Concluído o trajeto da prova prática para o cargo de Motorista, o candidato assinará a respectiva ficha de avaliação, ficando ciente do total de pontos que porventura perdeu.

17.12.3 - Os candidatos ao cargo de Motorista deverão exibir ao examinador responsável pelo exame de direção, original de sua carteira nacional de habilitação, de acordo com a categoria exigida neste edital ("D" ou "E"), e entregar-lhe uma fotocópia da mesma. Poderão também, apresentar o comprovante autenticado de aprovação em exame de alteração de categoria junto ao DETRAN. O candidato que não apresentar a documentação exigida neste item não fará a respectiva prova prática, sendo, sumariamente, eliminado do Concurso Público.

17.12.4 - A prova prática para o cargo de Motorista valerá 40 (quarenta) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de pontos.

17.12.5 - As provas práticas serão realizadas em horário e local que será publicado no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal de Capela Nova, divulgado no site www.ecapconsultoria.com.br.

17.12.6 - Os candidatos habilitados para esta fase deverão comparecer no local indicado para realização da prova 30 (trinta) minutos antes do horário fixado para seu início, munidos do comprovante de inscrição e documento de identidade.

17.12.7 - Será também eliminado do Concurso Público nesta fase, o candidato que se retirar do recinto da prova, durante sua realização e sem a devida autorização, e não estiver no local da prova no horário previsto para assinar a lista de presença, sendo, via de consequência, desclassificado. Será ainda eliminado o candidato que usar de incorreções ou descortesias para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.

18 - Classificação:

18.1 - Será classificado o candidato que obtiver o número mínimo de pontos estabelecido para a prova objetiva de múltipla escolha.

18.2 - A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos na prova objetiva de múltipla escolha e constará de duas listas, contendo a primeira pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência e, a segunda apenas a pontuação destes últimos.

18.3 - Na classificação final entre candidatos empatados com igual número de pontos em todas as etapas (prova objetiva de múltipla escolha, prática e de títulos, se existentes), e após a observância do disposto no art. 27, § único, da Lei Federal 10.741/2003 - Estatuto do Idoso - serão fatores de desempate:

1º) Maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos.

2º) Maior nota na Prova de Português.

3º) Maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais.

4º) Maior nota na Prova de Matemática.

5º) Maior idade.

6º) Sorteio Público.

19 - Prova de Título experiência:

19 - Resultados e Recursos:

19.1 - Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados na sede da Prefeitura e da Câmara Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 20 de setembro de 2010.

19.2 - Os resultados da prova objetiva de múltipla escolha também serão divulgados no mural da Prefeitura, da Câmara Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 28 de setembro de 2010.

19.3 - Caberá recurso de qualquer quesito da prova objetiva de múltipla escolha, até 02 (dois) dias após a divulgação do gabarito oficial (nos dias 29 e 30 de setembro de 2010), desde que demonstre erro material e que seja devidamente fundamentado.

19.4 - Caberá recurso contra erros materiais ou omissões de cada etapa, constituindo as etapas em divulgação dos gabaritos preliminares, divulgação da pontuação na prova objetiva de múltipla escolha e divulgação do resultado final incluído o fator de desempate estabelecido, até 02 (dois) dias após a divulgação1publicação oficial das respectivas etapas, conforme disposto no Anexo I - Cronograma do Concurso.

19.5 - Todos os recursos deverão ser protocolados na sede da Prefeitura, das 12h00min às 16h00min, devendo ser endereçados à Comissão Especial do Concurso, ou enviados via postal (SEDEX com AR), com data de postagem dentro do prazo recursal, para a Prefeitura Municipal de Capela Nova1MG, Rua Lopes de Assis, nº 09, Centro, Capela Nova - MG, CEP nº 36290-000, A1C Comissão Especial do Concurso.

19.6 - O recurso contra a prova objetiva de múltipla escolha e1ou gabaritos preliminares deverá ser individual, por questão, com a identificação do item que o Candidato aponte erro na questão, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações de artigos, de legislação, itens, páginas de livros, nomes dos autores, etc., juntando, sempre que possível cópia dos comprovantes e ainda a exposição de motivos e argumentos com justificativas circunstanciadas.

19.7 - Serão rejeitados os recursos protocolados ou postados fora do prazo improrrogável de 02 (dois) dias a contar da publicação de cada etapa, conforme previsto no subitem "19.4", ou não fundamentados e os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato, como seu nome e endereço completo, número de inscrição e cargo e, ainda, serão rejeitados aqueles recursos enviados por fax-símile, e-mail ou qualquer outro meio que não o previsto neste edital.

19.8 - A autoridade competente para homologar os recursos julgados pela Comissão Especial do Concurso é o Prefeito Municipal, sendo a respectiva decisão, irrecorrível.

19.9 - Os prazos estabelecidos nos subitens "19.3", "19.4" e "19.7" serão contados em dias úteis, iniciando no dia útil subsequente ao da publicação1divulgação do ato.

19.10 - Os recursos julgados pela Comissão Especial do Concurso e homologados pelo Prefeito Municipal serão afixados no mural da Prefeitura e da Câmara Municipal, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br.

19.11 - Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões da prova objetiva de múltipla escolha, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos indistintamente, exceto aqueles que já o tenham computado em listagem anterior.

20 - Convocação e Nomeação:

20.1 - O provimento dos cargos, nas vagas oferecidas neste Concurso Público, será efetivado em estrita obediência à ordem de classificação dos candidatos.

20.2 - A convocação será feita por ofício, no endereço indicado no Requerimento de Inscrição.

20.3 - A nomeação para o cargo dependerá de prévia inspeção médica oficial, conforme indicação da Prefeitura Municipal de Capela Nova.

20.4 - O início das atividades no cargo ocorrerá em data a ser definida pela Prefeitura.

20.5 - O candidato, quando convocado para o provimento, além de atender aos pré-requisitos exigidos para o cargo, deverá apresentar, obrigatoriamente, o original e fotocópia dos seguintes documentos:

20.5.1 - Carteira de Identidade.

20.5.2 - Certidão de Nascimento ou Casamento.

20.5.3 - Título Eleitoral e comprovante de regularidade com as obrigações eleitorais.

20.5.4 - Comprovante de regularidade com as obrigações militares, se do sexo masculino.

20.5.5 - CPF.

20.5.6 - Carteira Nacional de Habilitação na categoria exigida para o cargo.

20.5.7 - Número do PIS1PASEP ou declaração de que não é inscrito.

20.5.8 - Atestado médico de sanidade física e mental, necessária ao desempenho das funções inerentes ao cargo. O exame será realizado por médico da Prefeitura Municipal de Capela Nova ou por médico credenciado por ela, que poderá, se julgar necessário, solicitar, ao candidato, exames complementares.

20.5.9 - Diploma ou Certificado de Escolaridade, conforme exigência do cargo, registrado no órgão competente.

20.5.10 - Habilitação legal para o exercício de profissão regulamentada, conforme o cargo pretendido, inclusive com registro no respectivo Conselho.

20.5.11 - Declaração que exerce ou não outro cargo, emprego ou função pública.

20.5.12 - Duas fotografias 3x4, recentes.

20.5.13 - Outros documentos a critério da Administração Pública.

20.6 - Excluído.

20.7 - A lotação do servidor nomeado será determinada pelo Prefeito Municipal.

20.8 - Para o Cargo de Motorista comprovação de exercício da profissão por no mínimo 03(três) anos.

20.9 - O Candidato classificado, no ato da sua nomeação, deverá comprovar o atendimento ao item 20.8, e em caso contrario será preterido em detrimento do candidato classificado na posição subsequente, que comprove atender.

21 - Disposições Finais:

21.1 - A inexatidão das informações prestadas, a não apresentação completa ou a irregularidade de documentos, ainda que verificado posteriormente, deverão ser sanadas no prazo de dois dias úteis, contados da respectiva ciência (AR1EBCT) e na forma disposta no subitem "21.8", sob pena de eliminação do candidato e sem prejuízo das sanções penais pertinentes.

21.2 - O candidato, no ato da inscrição, está dispensado de comprovar a escolaridade exigida para o respectivo provimento. Entretanto, se classificado, não tomará posse, caso não comprove possuir a escolaridade exigida.

21.3 - A aprovação no Concurso Público, no limite das vagas ofertadas e no prazo de validade do certame (que é de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, facultada a prorrogação por uma vez e por igual período), assegura ao candidato direito subjetivo à nomeação para o cargo que concorreu e foi aprovado, exceto nas hipóteses decorrentes de fatos supervenientes, devidamente justificados e comprovados.

21.4 - A Prefeitura Municipal e a ECAP CONSULTORIA LTDA não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

21.5 - A inscrição implicará por parte do candidato, conhecimento e aceitação das normas contidas neste Edital.

21.6 - Não haverá informação individual aos candidatos (exceto nos casos previstos neste Edital), cabendo a estes, tomarem conhecimento de todos os atos, decisões e resultados deste Concurso Público, nos locais e site indicados para divulgação. A responsabilidade pela busca de informações é exclusiva do candidato.

21.7 - Os prazos para interposição de recursos em qualquer fase deverão ser contados com estrita observância do dia de publicação no mural da Prefeitura e da Câmara Municipal de Capela Nova e no site www.ecapconsultoria.com.br que ocorrem simultaneamente.

21.8 - Na contagem dos prazos recursais, excluir-se-á o dia da publicação1divulgação e incluir-se-á o dia do vencimento, desde que seja dia útil. Em caso contrário, ou seja, se não for dia útil, o período previsto será prorrogado para o primeiro dia útil subsequente

21.9 - As informações aos candidatos serão através da Comissão Especial do Concurso Público, pelo telefone (31) 3727-1110, nos dias úteis, das 12h00min às 16h00min, excetuando-se àquelas relativas ao resultado do concurso, que não serão prestadas por telefone.

21.10 - Outras informações também poderão ser obtidas pelo e-mail concursocapelanova@ecapconsultoria.com.br.

21.11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso, ouvida a ECAP CONSULTORIA LTDA.

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

Anexo I

(Cronograma do Concurso)

Item

Descrição

Datas

1)

Publicação do Edital do Concurso

12/05/2010

2)

Inscrições

26/07/2010 a 26/08/2010

3)

Relação de inscritos e deferimento de inscrições

08/09/2010

4)

Recurso de confirmação de inscrição

09/09/2010 a 10/09/2010

5)

Relação de candidatos por vagas e locais das provas objetivas

14/09/2010

6)

Aplicação da prova objetiva

19/09/2010

7)

Divulgação dos gabaritos

20/09/2010

8)

Recurso do gabarito

21/09/2010 a 22/09/2010

9)

Divulgação do resultado da prova objetiva

28/09/2010

09)

Recurso do resultado da prova objetiva

29/09/2010 a 30/09/2010

10)

Divulgação do resultado OFICIAL

08/10/2010

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

Anexo II

(Cargos Ofertados)

Cargos

Vagas

Vagas p/portadores de deficiência

Carga horária semanal

Salário mensal (R$)

Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem

10

Vide edital subitem 7.3

40 h

510,00

Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza

02

Vide edital subitem 7.3

40 h

510,00

Auxiliar de Secretaria

01

Vide edital subitem 7.3

40 h

550,00

Cantineira

01

Vide edital subitem 7.3

40 h

510,00

Farmacêutico

01

Vide edital subitem 7.3

30 h

1.250,00

Fonoaudiólogo

01

Vide edital subitem 7.3

40 h

800,00

Motorista II

05

Vide edital subitem 7.3

40 h

682,55

Oficial Especializado - Pedreiro

02

Vide edital subitem 7.3

40 h

510,00

Professor Municipal II

02

Vide edital subitem 7.3

30 h

682,55

Psicólogo

01

Vide edital subitem 7.3

30 h

1.100,00

Supervisor Escolar

01

Vide edital subitem 7.3

40 h

800,00

Técnico em Enfermagem

02

Vide edital subitem 7.3

40 h

510,00

Técnico em Laboratório

01

Vide edital subitem 7.3

40 h

550,00

Veterinário

01

Vide edital subitem 7.3

20 h

855,00

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

Anexo III

(Das Taxas de Inscrição)

Cargos

Taxa de Inscrição (R$)

Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem

41,00

Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza

41,00

Auxiliar de Secretaria

44,00

Cantineira

41,00

Farmacêutico

100,00

Fonoaudiólogo

64,00

Motorista II

55,00

Oficial Especializado - Pedreiro

41,00

Professor Municipal II

55,00

Psicólogo

88,00

Supervisor Escolar

64,00

Técnico em Enfermagem

41,00

Técnico em Laboratório

44,00

Veterinário

68,00

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

Anexo IV

(Escolaridade e Requisitos Mínimos para o Provimento dos Cargos)

Cargos

Escolaridade e Pré-requisitos Mínimos

Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada
de Rodagem

4ª Série - Ensino fundamental (antigo Primário).

Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza

4ª Série - Ensino fundamental (antigo Primário).

Auxiliar de Secretaria

Ensino médio completo - antigo 2º Grau.

Cantineira

4ª Série - Ensino fundamental (antigo Primário).

Farmacêutico

Curso superior completo de Farmácia e registro no CRF.

Fonoaudiólogo

Curso superior completo de Fonoaudiologia e registro no conselho de classe.

Motorista II

1º Grau Completo (ensino fundamental) CNH "D" ou experiência de 03 (três) anos na profissão.

Oficial Especializado - Pedreiro

4ª Série - Ensino fundamental (antigo Primário).

Professor Municipal II

Curso de Magistério a nível de 2º Grau ou superior completo de Normal Superior ou Pedagogia.

Psicólogo

Curso superior completo de psicologia e registro no conselho de classe.

Supervisor Escolar

Curso superior completo de pedagogia com extensão em Supervisão Escolar.

Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem.

Técnico em Laboratório

Curso Técnico em Laboratório.

Veterinário

Curso Superior em Medicina Veterinária e registro no conselho de classe.

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

Anexo V

(Atribuições dos Cargos)

Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem: Executar serviços gerais de natureza braçal, compreendendo: limpeza, conservação, reparo e manutenção de instalações, móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, cantina, copa, preparo de refeições e serviços de jardinagem, bem como auxiliar e1ou substituir operadores, mecânicos e outros correlatos, de acordo com sua área de atuação.

Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza: Executar serviços gerais de natureza braçal, compreendendo: limpeza, conservação, reparo e manutenção de instalações, móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, cantina, copa, preparo de refeições e serviços de jardinagem, bem como auxiliar e1ou substituir operadores, mecânicos e outros correlatos, de acordo com sua área de atuação.

Auxiliar de Secretaria: Auxiliar nas matrículas e rematrículas de alunos; efetuar os registros da vida escolar dos alunos e dos professores; efetuar a distribuição dos alunos no início do período escolar, para formar turmas; efetuar a troca de alunos de uma turma para outra; elaborar atas escolares; participar de Conselho de Classe; expedir documentos de alunos, quando solicitado; fazer o quadro de movimentação de professores e elaborar outras atividades correlatas.

Cantineira: Confeccionar merenda e lanche para alunos e professores das escolas municipais; manter vasilhas, fogões, talheres, cantina, despensa e demais locais de armazenamento de alimentos em condições apropriadas; guardar e conservar os alimentos destinados à merenda escolar e Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Farmacêutico: executar, planejar, acompanhar e avaliar as ações, selecionar e estimar a necessidade de medicamentos, gerenciar o processo de aquisição de medicamentos, garantir condições adequadas para o armazenamento de medicamentos, distribuir e dispensar medicamentos, manter cadastro atualizado dos usuários, unidades e profissionais de saúde, desenvolver sistema de informação e comunicação, promover o uso racional de medicamentos; enfim, ser o responsável técnico da farmácia de uma Unidade Básica de Saúde, exercendo, para tal, outras tarefas correlatas.

Fonoaudiólogo: exercer as respectivas atividades, concedendo consultas, orientando os pacientes e acompanhando o respectivo tratamento, segundo determinações da Secretaria Municipal de Saúde, e outras funções correlatas.

Motorista II: Dirigir veículos pesados e leves, manipulando os comandos de direção e marcha, obedecendo a sinalização e observando o fluxo de tráfego, para evitar acidentes; Vistoriar o veículo verificando o estado dos pneus, o nível do combustível, água e óleo do cárter e testando os freios e parte elétrica, para certificar-se de suas condições; Examinar as ordens de serviços, verificando o itinerário a ser seguido, e a localização do estabelecimento para onde serão transportados funcionários, pacientes, materiais e máquinas da Prefeitura, para dar cumprimento à programação estabelecida; Zelar pela documentação da carga e do veículo, verificando sua legalidade e correspondência aos volumes, para apresentá-las às autoridades competentes, quando solicitadas; Cuidar pela manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos, para assegurar seu perfeito estado de conservação; Recolher o veículo após a jornada de trabalho, conduzindo-o à garagem, para permitir a manutenção e abastecimento do mesmo; Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Oficial Especializado - Pedreiro: Executar serviços especiais de eletricidade, acabamentos, assentamento de azulejos, pisos, peças sanitárias ou de arte; - Efetuar serviços especiais de carpintaria observando medidas, cortando, armando, instalando e separando peças de madeira, para permitir a construção, recuperação, reforma e manutenção de instalações, móveis e utensílios; Realizar serviços especiais de hidráulica, montando, ajustando e reparando instalações para manter o sistema em perfeito estado de funcionamento; Fazer apontamentos de pessoas e distribuir atividades operacionais dentro de sua área de atuação; Fiscalizar o cumprimento do código de obras municipais, em obras residenciais e comerciais no Município; Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Professor Municipal II: Exercer atividades de magistério até a 4º série do 1º grau; Planejar e ministrar aulas e atividades de classe, observados os programas oficiais de ensino; Realizar avaliações de aprendizagem e elaborar relatórios; Realizar trabalhos extra classe vinculados com a preparação de atividades docentes, participação de reuniões e promoções do estabelecimento de ensino; Escriturar diários de classe e boletins; - Cumprir demais dispositivos constantes no Regimento Escolar da unidade; Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Psicólogo: Prestar, com ampla autonomia e sob supervisão, atendimento e atividades técnicas e especializadas em sua área de atuação, a pacientes nas unidades de saúde do Município.

Supervisor Escolar: Coordenar, orientar e supervisionar o desenvolvimento de atividades técnicas e pedagógicas, de alta complexidade e responsabilidade, nas unidades de ensino da rede escolar municipal.

Técnico em Enfermagem: Organizar as campanhas de vacinação; Fazer curativos em geral, nebulizações, aplicar injeções e visitar enfermos acamados com esta finalidade; Auxiliar o enfermeiro em pequenas cirurgias e suturas; Controlar peso, medida, temperatura, pressão arterial dos pacientes; Marcar por telefone as consultas encaminhadas para outras cidades; Esterilizar equipamentos médicos; Solicitar materiais para serem utilizados no trabalho; Executar o trabalho dentro das normas de higiene e segurança do trabalho; Executar outras tarefas correlatas mediante determinação superior.

Técnico em Laboratório: Organizar todo o local de trabalho, armazenando todo o material utilizado nas análises de laboratório; Realizar trabalhos de manipulação de medicamentos e outras substâncias, sempre obedecendo às instruções do Bioquímico; Manter sob boa guarda todas as fichas de exames e demais documentos do laboratório; Realizar coleta de materiais para análise; Agendar as atividades desempenhadas pelo Bioquímico; Esterilizar equipamentos diversos; Solicitar materiais para serem utilizados no trabalho; Executar o trabalho dentro das normas de higiene e segurança do trabalho; Participar da limpeza do local de trabalho; Executar outras tarefas correlatas mediante determinação superior. Veterinário: Realizar, com autonomia, atividades técnicas de grande complexidade e responsabilidade, relativas à sua área de atuação.

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

Anexo VI

(Conteúdo Programático das Provas Objetivas de Múltipla Escolha)

Português: conteúdo comum para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem; Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza; Cantineira; Oficial Especializado - Pedreiro.

Alfabeto da Língua Portuguesa; Ordem Alfabética; Ordenação de Frases; Ortografia; Divisão Silábica e Classificação quanto ao número de sílabas; Frases:- Interrogativa - Exclamativa - Afirmativa - Negativa; Classes de Palavras; Comparação de palavras entre si: Sinônimos e Antônimos; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação; Concordância dos Nomes (substantivos) e dos Verbos; Análise e Interpretação de Textos.

Português: conteúdo comum para o cargo de Motorista II

Fonema; Sílaba; Ortografia; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção, advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de Textos.

Português: conteúdo comum para os cargos de Auxiliar de Secretaria; Técnico em Enfermagem; Técnico em Laboratório.

FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades de defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Português: conteúdo comum para os cargos de Farmacêutico; Fonoaudiólogo; Professor Municipal II; Psicólogo; Supervisor Escolar; Veterinário.

FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades de defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Matemática: conteúdo comum para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem; Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza; Cantineira; Oficial Especializado - Pedreiro.

Números: sequência numérica e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Grandezas e suas medidas: tempo, comprimento e massa. Unidades de medida: comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos); massa (tonelada, quilograma, grama); capacidade (litro e mililitro); tempo (hora, minutos e segundos). Formas geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência); reconhecimento de figuras espaciais (esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular). Frações ordinárias e decimais: operações (adição, multiplicação, subtração e divisão). Bibliografia sugerida: livros didáticos de matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Matemática: conteúdo comum para o cargo de Motorista II

Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1º grau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1º volta: seno, cosseno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Matemática: conteúdo para o cargo de Auxiliar de Secretaria

Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1º grau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1º volta: seno, cosseno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Conhecimentos Gerais: conteúdo comum para todos os Cargos.

OBS:. AS PROVAS FOCALIZARÃO O REFERIDO CONTEÚDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATÍVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais - aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. Planejamento das atividades inerentes ao cargo.

Bibliografia sugerida: Livros de História e Geografia Geral. Internet. Revistas, Jornais e Telejornais.

Conhecimentos Específicos: Auxiliar de Serviços Gerais - Estrada de Rodagem

Noções; Adubação; Poda de árvores; Plantio; Replantio; Equipamentos; Ferramentas e utensílios comuns ao exercício da função; Conhecimentos de ferramentas como: martelo, enxada, foice, pá, cavadeira, pé-de-cabra, alicates, arco de roçar, etc..; manutenção de estradas; Capinação; Abertura de valas e valetas; Uso de enxada, enxadão, foice, roçadeira, pá e carriola.

Conhecimentos Específicos: Auxiliar de Serviços Gerais - Limpeza

Noções de limpeza e higiene; Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos; Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças e persianas; Limpeza de ralos, caixa de gordura, vasos e pias; Uso e cuidado com matérias de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo; Limpeza de ruas e coleta de lixo; Produtos apropriados para limpeza de: pisos, paredes, vasos sanitários, azulejos, etc; Preparo e distribuição de café, chá, suco, etc; Pequenos reparos em instalações, mobiliários e utensílios; Limpeza interna e externa de prédios, banheiros, laboratórios, escolas, bem como de móveis e utensílios; Vigilância de patrimônio; Serviços de protocolo e entrega de correspondências internas e externas. Prevenção de acidentes; Noções de segurança no trabalho; Noções de primeiros socorros.

Conhecimentos Específicos: Auxiliar de Secretaria

Ata - Ofício - Memorando - Certidão - Atestado - Declaração - Curriculum Vitae - Procuração - Aviso - Comunicado - Circular - Requerimento - Portaria - Edital - Decreto - Carta Comercial - Organograma - Fluxograma - Recebimento e Remessa de Correspondência Oficial - Impostos e Taxas - Siglas e Abreviaturas - Formas de Tratamento em correspondências oficiais - Tipos de Correspondência - Atendimento ao público - Noções de Protocolo - Arquivo e as Técnicas de Arquivamento - Assiduidade - Disciplina na execução dos trabalhos - Relações Humanas no trabalho - Poderes Legislativo e Executivo Municipal - Leis Ordinárias e Complementares - Constituição Federal Art. 6º a 11 - Conhecimentos Básicos em Word for Windows e Excel - Uso do correio eletrônico e Internet.

Conhecimentos Específicos: Cantineira

Os alimentos; Proteção dos alimentos; Cuidados pessoais no trabalho - Segurança no trabalho; Da merenda escolar; Preparação dos alimentos; O gás de cozinha; Utilização e manuseio dos eletrodomésticos; Elaboração dos pratos; Estocagem dos alimentos; Controle de estoque; Melhor aproveitamento de alimentos; Conservação e validade dos alimentos; Relacionamento interpessoal; Conservação de alimentos e manipulação de carnes; Conservação e higiene; Conceitos básicos de alimentação, nutrição, nutrientes e alimentos; Relação entre saúde e alimento; A classificação dos alimentos; Os nutrientes e sua atuação no organismo; Seleção, conservação e condições inadequadas ao consumo dos alimentos; Cuidados ao compor frutas e verduras, alimentos enlatados, grão e farinhas, massas, doces e tortas, carnes, pescado, laticínios.

Conhecimentos Específicos: Farmacêutico

FARMACOLOGIA: Farmacocinética - Absorção, distribuição e Eliminação das Drogas; Farmacodinâmica - Mecanismo de Ação das Drogas que atuam em diversos órgãos e Sistemas; Classificação dos medicamentos; Toxicologia; Interações medicamentosas. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica: Conceitos Gerais; uso Racional de Medicamentos;Intervenção Farmacêutica e otimização da farmacoterapia; Aspectos de biossegurança em farmácias; Farmacoepidemiologia e Farmacovigilãncia; Estudos de utilização de medicamentos; Farmacoterapia baseada em evidências. SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS: Conceitos Gerais; Farmacoeconomia; Padronização de Medicamentos; Guias farmacoterapêuticos, Serviços e Centros de Informações de Medicamentos; Comissões de Farmácia e Terapêutica. MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL: Controle de Psicotrópicos, entorpecentes e antirretrovirais (Legislação e Dispensação); Portaria 344198;Medicamentos de referência, similares e genéricos. FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA: Manipulação de Fórmulas Magistrais e Oficinais; Boas Práticas de Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Farmacotécnica de Produtos Estéreis: Reconstituição, Diluição, Fracionamento e Estabilidade de Produtos Injetáveis; Preparo de Soluções Parenterais e Outras Formulações de Grande volume; Cálculos em farmácia; Noções Básicas de Filtração, Destilação e Esterilização. CONTROLE DE QUALIDADE: Controle de Qualidade de Matérias-primas e Produtos Farmacêuticos - Métodos físicos, químicos, físico-químicos, biológicos e microbiológicos; garantia de Qualidade em Farmácia Hospitalar. ÉTICA PROFISSIONAL: Legislação Sanitária aplicada à Farmácia. A organização Jurídica da profissão Farmacêutica. Histórico da profissão farmacêutica no Brasil e no mundo. Conceitos básicos em Ciências Farmacêuticas. Política de Medicamentos. História da Saúde Pública no Brasil. O SUS. EPIDEMIOLOGIA: Determinações Sociais do Processo Saúde1Doença e Aspectos Epidemiológicos. Indicadores de Saúde Gerais e Específicos. Doenças de Notificação Compulsória. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Noções de controle de infecção hospitalar. LICITAÇÃO E AQUISIÇÃO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS: Administração de Farmácia dispensação, aviamento de receitas, controle de estoque de medicamentos, normas, rotinas e recursos humanos.; Boas práticas de armazenamento e estocagem de medicamentos;Organização de Almoxarifados e Condições adequadas de Armazenamento; Controle e planejamento de Estoque de Medicamentos e Materiais de Consumo; Consumo Médio Mensal, Ponto de Requisição, Estoque Mínimo e Estoque Máximo Curvas ABC/XYZ; Sistemas de Distribuição e Dispensação de Medicamentos.

Conhecimentos Específicos: Fonoaudiólogo

Fonoaudiologia Escolar: distúrbios de aprendizagem (leitura e escrita, disgrafia, disortografia, discalculia, orientação para escola e família); Fonoaudiologia em Neurologia (Síndromes e Demências); Patologias de fala e linguagem (Deficiência Mental, Encefalopatia Crônica não Progressiva, Afasia, Gagueira, Fissura Labiopalatina, Atraso de fala e linguagem, Distúrbio Articulatório); Voz (avaliação, diagnóstico e tratamento das Disfonias); Aleitmento Materno; Exames Audiológicos e Processamento Auditivo Central; Prótese Auditiva (indicação e adaptação); Fonoaudiologia em Saúde Pública; Desenvolvimento da criança normal e patológico (linguagem, motor e cognitivo); Atualidades em Fonoaudiologia.

Conhecimentos Específicos: Motorista II

Legislação e Sinalização de Trânsito; Normas gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito; Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania; Noções de mecânica básica de autos.

Bibliografia Sugerida: Código de Trânsito Brasileiro Lei nº 9.503197 e seus Anexos, Decreto nº 62.127 de 16/01/68 e Decreto nº 2.327 de 23109197.

Conhecimentos Específicos: Oficial Especializado - Pedreiro.

Conhecimentos das ferramentas; Conhecimentos da Função; Normas de segurança; Conhecimentos do sistema de metragem linear; Cubicagem; Conhecimentos dos materiais; Concretagem; Preparação de massas; Noções de assentamento de tijolos.

Conhecimentos Específicos: Professor Municipal II

Sugestões Bibliográficas: Psicologia na Educação - Davis, Cláudia - Editora Cortez; Uma Escola para o povo - Nidelcoff, Maria Tereza - Editora Brasiliense; Avaliação Mediadora - Hoffmann, Jussara, - Editora Mediação; Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem - Luria, A.R. Vygostky - SP - ícone - EDUSP188; Lei Federal 9.394196; Caderno ideias 19 e 20; Parâmetros Curriculares Nacionais - Vol. 1 a 10 - Séc. de Educação Fundamental Brasília - MEC1S; E;F; Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros - Editora Ática; Avaliação da aprendizagem escolar - Cipriano Luckesi; A importância do ato de Ler - Paulo Freire - Editora Cortez; Lei n. º 8.069 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro - Editora Cortez; Ensino: as abordagens do processo - Maria da Graça N. Mizukami; Planejamento: Plano de Ensino-aprendizagem e Projeto Educativo - Celso dos Santos Vasconcelos; A formação social da mente - L. Vygotsky - Editora Martins Fontes - SP; O educador e a moralidade infantil - uma visão construtivista - Telma Pileggi Vinha - Mercado de Letras edições e Livraria Ltda. - Campinas - SP; Educação como prática da Liberdade - Paulo Freire - Editora Paz e Terra S1A; Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro - Maria da Graça Azenha - Editora Ática; Diagnóstico e tratamento dos Problemas de Aprendizagem - Sara Paín - Editora Artes Médicas Sul Ltda - Porto Alegre - RS; Violência e Educação - Regis de Morais - Papirus Editora - (Cap. 1, 2, 3 e 4); Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento - César Coll Salvador - Editora Artes Médicas Sul Ltda - Porto Alegre - RS; Pensamento e Linguagem - L. S. Vygotsky - Livraria Martins Fontes Editora Ltda - São Paulo - SP; Escola - leitura e produção de textos - Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodríguez - Editora Artes Médicas Sul Ltda - Porto Alegre - RS; Os sete saberes necessários à Educação do Futuro - Edgar Morin - Editora Cortez - São Paulo - SP; A Organização do Currículo por projetos de trabalho - Fernando Hernandez Montserrat Ventura - Editora Artes Médicas - (Cap. 5, 6 e 7); Repensando a Didática - Antônia Osina Lopes, Ilma Passos Alencastro Veiga e outros - Papirus Editora; A criança na fase inicial da escrita - a alfabetização como processo discursivo - Ana Luiza Bustamante Smolka - Editora Cortez; Pensamento Pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti; Aprendizagem da Linguagem Escrita - Liliana Tolchinsky Landsmann; Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber; Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29,30, 32 e 87 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Conhecimentos Específicos: Psicólogo

Sugestões Bibliográficas: BRAZELTON, T. Berry [et al] - 3 a 6 anos - Momentos Decisivos do Desenvolvimento Infantil - Artmed; MASSIMI, Mariana - História da Psicologia Brasileira da Época Colonial até 1934; SKINNER, B.F. - Sobre o Behaviorismo; RAPPAPORT, Clara Regina -Temas Básicos de Psicologia; AMIRALIAN, Maria Lúcia T.M. - Psicologia do Excepcional - Volume 8; ZAHAR,Jorge - Freud e o Inconsciente - 18º edição; ANDREY, Alberto A. Andery [et al] - Psicologia Social - O Homem em Movimento - Editora Brasiliense; CORDIOLI, Aristides Volpato (org) - Psicoterapias - Abordagens Atuais - Artmed; OLIVEIRA, Gislene de Campos - Psicomotricidade - Educação e Reeducação num Enfoque Psicopedagógico; SANTOS, Eduardo Ferreira - Psicoterapia Breve1 Abordagens Sistematizada de Situações de Crise - Ed. Agora; GUIMARÃES, Liliana Andolpho Magalhães 1 GRUBITS, Sonia (orgs.) - Série Saúde Mental e Trabalho - Volumes 1, 2 e 3; KAMII, Constance 1 DEVRIES, Rheta - Piaget para a educação pré-escolar - Artmed; VYGOTSKY, L.S. - A Formação Social da Mente - Ed. Martins Fontes; PAIN, Sara - Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem - Artmed; RAPPORT, Clara Regina [et al] - Psicologia do Desenvolvimento - A Idade Pré-Escolar - Vol.3 – Ed. Pedagógica e Universitária Ltda.; RANGE, Bernard - Psicoterapia Comportamental e Cognitiva de Transtornos Psiquiátricos - Editorial Psy, 1998; SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen - História da Psicologia Moderna - 8º edição - Thomson Pioneira, 2005; STERNBERG, Robert J. - Psicologia Cognitiva - Artmed - 4º Ed.; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; BORGES, Andrade, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos - Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil - Artmed; Psicologia do Medo - como lidar com temores, fobias, angústias e pânicos; HOLMES, David S. - Psicologia dos Transtornos Mentais - Artmed; FORGHIERI, Yolanda Cintrao - Psicologia Fenomenológica - Thomson Pioneira; JUNG, Carl Gustav - O Desenvolvimento da Personalidade - Ed. Vozes; SOBOLO, Lis Andréa Pereira (autor) - Violência Psicológica no Trabalho e Assédio Moral; SILVEIRA FILHO, Dartiu Xavier da (autor) - Drogas: uma compreensão psicodinâmica das farmacodependências; WERLANG, Blanca Susana Guevara (org.) 1 AMARAL, Anna Elisa de Villemor (org) - Atualizações em métodos projetivos para avaliação psicológica; HALL, Calvin Springer; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. - Teorias da Personalidade - Artmed; SIMÕES, Edda Augusta Quirino - Psicologia da Percepção II - Temas Básicos de Psicologia - Vol. 10 - EPU; SERRA, Ana Maria (org. da tradução brasileira) - Fronteiras da Terapia Cognitiva; SILVA, Laura Belluzzo de Campos (autor) - Doença Mental Psicose Loucura: representações e práticas da equipe multiprofissional de um hospital; GRANDESSO, Marilene A. 1 BARRETO, Miriam Rivalta (organizadoras) - Terapia Comunitária - Tecendo Redes para a Transformação Social - Saúde, Educação e Políticas Públicas - Casa do Psicólogo; Psicologia e Direitos Humanos: desafios contemporâneos - Conselho Federal de Psicologia (autor); ADRADOS, Isabel (autora) - A Intuição do Psicólogo - Técnicas de abordagem com uso do Rorschach; GINGER, Serge - Gestalt - Uma terapia do contato - Summus; CUNHA, Jurema Alcides - Psicodiagnóstico - 5º- edição - Artmed; SHINE, Sidney - Avaliação Psicológica e Lei: Adoção, Vitimização, Separação Conjugal, Danos Psíquicos e Outros Temas - Casa do Psicólogo; KNOBEL, Elias - Psicologia e Humanização - Assistência aos pacientes graves - Atheneu Editora; PEIXOTO, Clarice Ehlers - Envelhecimento, Políticas Sociais e novas tecnologias - FGV; CHEMAMA, Roland 1 VANDERMERSCH, Bernard - Dicionário de Psicanálise - Unisinos; YALOM, Irvin D. & LESZCZ, Molyn - Psicoterapia de Grupo - 5º edição - Artmed; GUICHARD, Jean 1 HUTEAU, Michel - Psicologia da Orientação -Instituto Piaget; PRIMI, Ricardo (org.)1 ALMEIDA, Leandro da Silva (org.)1 CANDEIAS, Adelina (org.)1 ROAZZI, Antônio (org.) - Inteligência definição e Medida na Confluência de Múltiplas Concepções; ABENHAIM, Evanir 1 MACHADO, Adriana Marcondes 1 V. NETO, Alfredo José de 1 [et al] - Psicologia e Direitos Humanos: Educação Inclusiva - Direitos Humanos na Escola - Casa do Psicólogo; Código de Ética do Psicólogo.

Conhecimentos Específicos: Supervisor Escolar

Educação: conceito, fins, objetivos, ensino renovado, a supervisão e o corpo docente; Supervisão Escolar : conceito, evolução, características, necessidade; Funções: Relações Humanas na Supervisão Escolar, Métodos e técnicas; Etapas da Supervisão; Setores da Supervisão: planejamento, comunicação, material didático, ensino, assistência ao professor, visitas e reuniões, assistência ao educando, disciplina, atividades extra classe, relações com a comunidade, arquivo, avaliação; Planejamento; Avaliação; Metodologia. MEC - Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental de 1º a 8º séries; Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394196; Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069.

Bibliografia sugerida: BOTH, Ivo José - Municipalização da Educação 1 Editora - _; NERICI, Imideo - A Supervisão Escolar - Ed. Atlas; AZENHA, Maria da Graça - Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. Ed. _; RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica - Um modelo. Editora Vozes. GADOTTI, Moacir - Pensamento Pedagógico Brasileiro. Ed. _; SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Ed. Cortez; FREIRE, Paulo - Educação como prática de liberdade - Ed. _; HOFFMANN, Jussara - Avaliação - Mito de Desafio - Educação e Realidade. TURRA, Clódia Maria Godoy e outros - Planejamento de Ensino e Avaliação - Editora Meridional. EMMA; NIDELCOFF, Maria Teresa - Uma Escola para o povo- Editora Brasiliense; BUSQUETS, Maria Dolors e outros. Temas Transversais em Educação. Editora Ática.

Conhecimentos Específicos: Técnico em Enfermagem

Técnicas básicas de enfermagem; infecção hospitalar; ordem e limpeza na unidade; sinais vitais; movimentação e transporte de paciente; higiene corporal; posições e restrições de movimentos; coleta de material para exames; controle hídrico; dietas básicas e especiais; administração de medicamentos; cateterismo vesical masculino e feminino; lavagem gástrica; sondagem gástrica; curativo; enfermagem em clínica médica; enfermagem em clínica cirúrgica; enfermagem obstétrica; enfermagem pediátrica; ética profissional; lei que regulamenta o exercício da profissão; socorros de urgência; vacinação; aleitamento materno; doenças infecciosas e parasitárias.

Conhecimentos Específicos: Técnico em Laboratório

Principais aparelhos de laboratório; Microscopia - noções gerais; Noções Básicas de Meios de Cultura e Reagentes; Esterilização e desinfecção; Métodos de coloração e bacteriologia; Morfologia bacteriana; Métodos de pesagem, balança de precisão analítica; Noções básicas de microscopia óptica microscópio; Vidraçaria e outros materiais de laboratório, reconhecimento, preparo e utilização; Noções de centrifugação - centralizadores; Filtração; Equilíbrios ácido-básico: noções de Ph; Volumetria - preparo de soluções reagentes e outros meios usados em laboratório; Banho Maria, Estufas-Espectrofotômetro; Uso de água em laboratório - Filtração - Destilação - Desmineralização - Destilador - Deionizador; Teorias das Diluições - aplicações práticas; Registro de resultados dos trabalhos e relatórios; Noções básicas sobre tipo sanguíneo; Noções básicas sobre componentes do sangue; Noções gerais sobre as principais técnicas laboratoriais utilizadas em bioquímica do sangue; Urinálise; Noções sobre a biossegurança em laboratório; Noções gerais sobre as principais técnicas laboratoriais utilizadas em micro e parasitas.

Conhecimentos Específicos: Veterinário

I - Extensão Rural - 1. Projetos de extensão rural; elementos essenciais 2. Noções de comunicação rural 3. Noções de educação de adultos 4. Metodologia II - Produção Animal 1. Bovinocultura de corte 2. Bovinocultura leiteira 3. Formação e manejo de pastagens: fenação e silagem 4. Técnicas básicas e auxiliares para aumentar a eficiência econômica das explorações animais 5. Manejo de rebanhos, reprodução animal e inseminação artificial III - Defesa Sanitária Animal - 1. Epidemiologia 2. Imunologia 3. Esterilização e desinfecção 4. Etiopatogenia, diagnóstico, tratamento, prevenção, controle e erradicação das principais enfermidades 5. Infectocontagiosas e parasitárias, das espécies bovinas, bubalina, equina, suína, ovina, caprinos e avicultura IV - Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal em Matadouro: Noções gerais sobre inspeção anti-mortem, post-mortem e destinação e aproveitamento das carcaças, resíduos e subprodutos.

Capela Nova - MG, 12 de maio de 2010.

Djalma de Carvalho Moreira Júnior
Prefeito Municipal

ANEXO VII

(MODELO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO)

Declaro, para todos os fins e direitos, sob as penas da lei, que não tenho condições de arcar com os valores relativos à Taxa de Inscrição do Concurso Público nº 01/2010, do Município de Capela Nova - MG, relativamente ao cargo de __________________________.

Declaro, outrossim, que sou integrante de família de baixa renda, beneficiária de Programa Social do Governo _________________________________ , com os quais resido.

Por fim, afirmo conhecer as implicações legais, civis e criminais, em caso de falsa declaração.

Assim, juntando os documentos estipulados no Edital do Concurso, venho requerer seja deferido o pedido que formulo de isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição para que eu possa realizar a prova pretendida.

Firmo para que atingidos sejam todos os fins visados, e me comprometo com todos os termos do pedido aqui formulado.

Capela Nova - MG, _____________ de agosto de 2010.

____________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

QUALIFICAÇÃO DO REQUERENTE

NOME COMPLETO _______________________________________________________________________

ENDEREÇO ______________________________________________________________________________

ESTADO CIVIL ______________________________ PROFISSÃO _________________________________

IDENTIDADE nº ____________________________________ CPF nº ________________________________

ANEXO VIII

(MODELO DE DECLARAÇÃO DE CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA)

Declaro, para todos os fins e direitos, sob as penas da lei, em razão do Concurso Público nº 01/2010, do Município de Capela Nova - MG, que pretendo concorrer relativamente ao cargo de ___________________________, que estou ciente e de acordo com todos os dispositivos constantes deste Edital.

Declaro, outrossim, que estou enquadrado nas descrições explicitadas nos incisos I a V, do art. 4º do Decreto Federal nº 3298/1999.

Afirmo que a deficiência da qual sou portador não me impede de exercer a atividade para a qual pretendo concorrer.

Por fim, afirmo conhecer as implicações legais, civis e criminais, em caso de falsa declaração.

Assim, juntando os documentos estipulados no Edital do Concurso, venho requerer seja deferido o pedido que formulo de minha inscrição na condição de portador de deficiência física, de forma a ser enquadrado nas previsões contidas neste Edital.

Firmo para que atingidos sejam todos os fins visados, e me comprometo com todos os termos do pedido aqui formulado.

Capela Nova - MG, __________ de agosto de 2010.

___________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

QUALIFICAÇÃO DO DECLARANTE

NOME COMPLETO _______________________________________________________________________

ENDEREÇO ______________________________________________________________________________

ESTADO CIVIL _________________________________ PROFISSÃO ______________________________

IDENTIDADE nº ______________________________ CPF nº ______________________________________