Prefeitura de Sobral - CE

Notícia:   300 vagas para Professores na Prefeitura de Sobral - CE

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL

ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 03/2009

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, Senhor JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO, e o SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, Senhor JULIO CESAR DA COSTA ALEXANDRE, no uso das suas atribuições legais, tornam pública a realização do Concurso Público de Provas e Títulos, a se realizar de acordo com as normas contidas neste Edital e sob responsabilidade da Universidade Estadual Vale do Acaraú, destinado ao provimento de cargos vagos de Professor da Rede Municipal de Ensino e os que vierem a vagar ou forem criados no prazo de validade do concurso, conforme discriminado nos anexos integrantes deste Edital.

1. DOS CARGOS

1.1. O Concurso destina-se ao preenchimento de cargos de professor existentes na rede municipal, sendo explicitado nos anexos integrantes do edital o quantitativo de cargos, nomenclatura, habilitação exigida e valor da remuneração.

1.2. A nomeação dos concursados habilitados será feita obedecendo rigorosamente à ordem de classificação por localidade, passando, o professor nomeado, a fazer parte do quadro de servidores do município de Sobral, regido pela legislação própria.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas na Secretaria da Educação de Sobral, à Rua Viriato de Medeiros, nº 1.250 - 2º andar - Sobral-CE, no período de 13 a 31 de julho 2009, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ficando a realização do concurso a cargo da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

2.2. Não será aceita inscrição por correspondência ou condicional.

3. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

3.1. São condições para concorrer:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) ser maior de 18 (dezoito) anos;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações militares (se do sexo masculino);

e) preencher as demais condições legais exigidas para o cargo que pleiteia, nos termos dos Anexos deste Edital.

4. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO

4.1. No ato da inscrição, serão exigidos os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida, sem emendas ou rasuras;

b) Três fotos 3X4;

c) Cópia de documento de identificação, que por força de Lei Federal tenha valor de identidade, devidamente autenticada em Cartório ou pelo
funcionário responsável pela inscrição, mediante apresentação do documento original;

d) Cópia do Certificado ou Certidão do Curso Superior exigido para o cargo pretendido, conforme anexo I deste Edital, devidamente autenticada em Cartório ou pelo funcionário responsável pela inscrição, mediante apresentação do documento original;

e) Cópia de comprovante de quitação eleitoral, devidamente autenticada em Cartório ou pelo funcionário responsável pela inscrição, mediante apresentação do documento original;

f) Cópia da Carteira de Reservista ou equivalente (para o sexo masculino), devidamente autenticada em Cartório ou pelo funcionário responsável pela inscrição, mediante apresentação do documento original;

g) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais), junto à Caixa Econômica Federal, na Conta Corrente 819-4, Agência 0554-1, Operação 006.

h) Procuração com firma devidamente reconhecida em cartório, acompanhada de cópia autenticada de documento de identidade do procurador, no caso de inscrição por procuração;

5. DAS OPÇÕES NO ATO DA INSCRIÇÃO

5.1. Às pessoas portadoras de deficiência física é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público.

5.1.1. O candidato amparado pelo art. 37, inciso VIII da Constituição Federal, deverá declarar no ato da inscrição ser portador de deficiência, especificando-a.

5.1.2. Quando convocado, a perícia médica oficial terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

5.1.3. Em caso da não existência de inscrição de deficiente, as vagas retornarão ao cômputo geral das vagas ofertadas.

5.2. Só será aceita uma inscrição por candidato.

5.2.1. O candidato deverá, no ato da inscrição, fazer a opção para o distrito ao qual está concorrendo, conforme Anexos IV e VI deste Edital.

5.2.2. Ao fazer a opção por determinado distrito, o candidato fica ciente de que poderá ser nomeado para quaisquer das escolas daquele distrito ou quaisquer das salas localizadas em prédios sob sua responsabilidade, conforme constante no Anexo VI deste Edital.

5.2.3. Desde que havendo carência em determinado distrito e havendo consentimento de candidatos aprovados para outra localidade e não nomeados por falta de vagas, poderá haver remanejamento de um para outro distrito, seguindo a ordem de classificação geral, passando a valer como lotação a escolhida pelo candidato aprovado.

6. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

6.1. O Concurso terá validade pelo prazo de 02 (dois) anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, por ato da autoridade que tenha determinado sua abertura. Durante o prazo de validade do Concurso, os cargos que vagarem e os que forem criados poderão ser preenchidos pelos candidatos aprovados.

7. DO PROCESSO SELETIVO

7.1. O concurso constará de três fases: a primeira fase é eliminatória e será composta por prova escrita com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha e uma redação; a segunda fase, também eliminatória, constará de uma prova didática (aula); a terceira fase, classificatória, será composta da média das duas primeiras fases e da prova de títulos, conforme disposto no item 12.

7.1.1. A prova escrita constará de uma redação e de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, e versará sobre o programa publicado no Anexo II deste Edital.

7.1.2. A prova didática (aula) será feita apenas pelos candidatos habilitados na primeira fase, em local, horário e data publicados com a divulgação do resultado da primeira fase, regulamentada no Anexo III deste Edital.

8. DA PROVA ESCRITA

8.1. Os candidatos aos cargos de Professor da Educação Infantil e Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) farão uma redação e uma prova objetiva com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, sendo 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa, 15 (quinze) questões de Matemática, 05 (cinco) questões de História, 05 (cinco) questões de Geografia e 05 (cinco) questões de Ciências, conforme conteúdo programático constante no anexo II deste Edital.

8.2. Os candidatos ao cargo de Professor das Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) farão uma redação e uma prova objetiva com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Didática e 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos da área de opção do candidato, conforme conteúdo programático constante no anexo II deste Edital.

8.3. A aplicação das provas será dia 30 de agosto de 2009, das 8 às 12 horas, em local a ser informado no cartão de identificação do candidato.

8.3.1. O cronograma completo do processo do concurso consta no Anexo V deste Edital.

8.4. O candidato deverá comparecer ao local da prova uma hora antes do horário previsto para o início da mesma, munido de caneta esferográfica de tinta azul, cartão de inscrição e documento oficial de identidade, não sendo admitido na sala o candidato que se apresentar após o início da prova.

8.5. Será considerada nula a resposta marcada no cartão-resposta que contiver indicação de mais de uma alternativa ou ainda omissão ou rasura.

8.6. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato na sua exclusão do concurso, seja qual for o motivo alegado.

8.7. Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de máquina calculadora, telefone celular ou outro aparelho eletrônico.

8.8. Ao terminar a prova o candidato entregará ao fiscal o caderno de questões, juntamente com o cartão-resposta e a folha de redação.

9. DA PROVA DIDÁTICA (AULA)

9.1. A prova didática constará de uma aula, cujo tema será sorteado com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, em local, data e horário previamente determinado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

9.2. Os temas da aula, bem como a escala de pontuação, constam no Anexo III deste Edital.

9.3. A prova didática (aula) terá duração de 30 (trinta) minutos, devendo o candidato apresentar à Banca Examinadora o Plano de Aula, em 3 (três) vias, no início da mesma.

10. DOS TÍTULOS

10.1. A entrega dos títulos, devidamente comprovados, obedecerá à discriminação do Anexo VII deste Edital.

10.1.1. Não serão aceitos protocolos de documentos, devendo ser apresentada fotocópia autenticada.

10.1.2. Os comprovantes de conclusão dos cursos deverão ser expedidos por Instituição Oficial ou particular devidamente autorizada.

10.1.3. É de exclusiva responsabilidade do candidato a apresentação e comprovação dos títulos, na Secretaria da Educação do Município de Sobral, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas a contar da divulgação do resultado da 2ª Fase.

11. DO JULGAMENTO DAS PROVAS

11.1. A prova escrita com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha e uma redação, serão avaliadas, cada uma, na escala de 0 (zero) a 1000 (mil) pontos. Para a transformação em nota os pontos serão divididos por 100 (cem).

11.1.1. A média da 1ª fase obedecerá à seguinte ponderação: Prova Escrita com Questões de Múltipla Escolha - Peso 7 (sete); Redação - Peso 3 (três).

11.1.2. Será considerado habilitado para a segunda fase o candidato que obtiver média ponderada igual ou superior a 6 (seis).

11.2. A prova didática (aula) será avaliada na escala de 0 (zero) a 1000 (mil) pontos. Para a transformação em nota os pontos serão divididos por 100 (cem).

11.2.1. Será considerado habilitado para a terceira fase o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis).

12. DA CLASSIFICAÇÃO

12.1. A nota final será composta de uma média ponderada entre as seguintes notas:

Nota 1 - Média das notas das duas primeiras fases.

Nota 2 - Nota dos títulos, conforme critérios de pontuação do anexo VII integrante deste Edital.

12.1.1. Para a nota final a média disposta no item anterior obedecerá à seguinte ponderação:

a) Nota 1 - Peso 8

b) Nota 2 - Peso 2

12.2. Os candidatos serão classificados considerando as inscrições por distrito, em ordem decrescente da nota final.

12.2.1. Em caso de empate na classificação final, serão adotados os seguintes critérios para desempate, na seguinte ordem:

1º Maior nota na prova escrita - 1ª Fase;

2º Maior nota na prova didática (aula) - 2ª Fase;

3º Maior tempo no magistério, comprovado quando da entrega dos títulos;

4º Maior Idade;

5º Sorteio.

13. DOS RECURSOS

13.1. Do resultado de cada uma das três fases do concurso cabe recurso, dentro de 24 (vinte e quatro) horas da divulgação dos respectivos resultados, à Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

13.2. Do resultado final cabe recurso, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, à Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS da Universidade Estadual Vale do Acaraú, a contar da data da publicação no Impresso Oficial do Município.

13.3. Os recursos interpostos fora do prazo acima previsto não serão conhecidos pela Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

14. DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

14.1. O presente concurso tem como embasamento legal as Legislações Federal, Estadual e Municipal vigentes.

15. DA CARGA HORÁRIA

15.1. A carga horária será de 20 (vinte horas) horas semanais.

16. DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

16.1. O Estágio Probatório é a última etapa do concurso, onde os ocupantes dos cargos de provimento efetivo ficam sujeitos ao cumprimento obrigatório do Estágio Probatório de 3 (três) anos entre a posse e a investidura permanente, obedecendo às normas estabelecidas na Lei 671 de 10 de abril de 2006, e regulamentado através de decretos expedidos pela Prefeitura Municipal de Sobral.

17. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

17.1. A habilitação no concurso público não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático no Quadro de Pessoal da Secretaria da Educação do Município de Sobral, mas apenas a expectativa de ser nomeado seguindo rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização desse ato condicionada à existência de vaga, à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e à conveniência administrativa.

17.2. Será excluído do concurso, por ato da Secretaria da Educação do Município de Sobral, aquele que: prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata; não comprovar as exigências contidas nos anexos integrantes deste Edital, quando convocado para nomeação, ou deixar de comprovar, através de perícia médica, a deficiência compatível com o cargo para o qual se inscreveu.

17.3. Será excluído do concurso, por ato da Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o candidato que:

a) for surpreendido durante a realização das provas em comunicação com outro candidato, bem como, utilizando-se de qualquer espécie de consulta, máquina calculadora, telefone celular, ou outro aparelho eletrônico, ou ainda de livros, notas ou impressos não permitidos;

b) não apresentar documento de identidade, ou quaisquer outros que por força de Lei Federal tenham força de identidade, no ato da realização da prova;

c) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de fiscal, durante a realização da prova.

17.4. A inscrição do candidato importará em conhecimento e aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

17.5. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de cargos, bem como não haverá, em hipótese alguma, devolução da importância paga a título de ressarcimento das despesas com material e serviços.

17.6. Os casos omissos no que concerne à elaboração, aplicação e correção das provas serão resolvidos pela Comissão indicada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

17.7. O candidato que tenha vínculo funcional com o Município de cargo passível de acumulação deverá optar, no ato da nomeação, pelo cargo para o qual se habilitou no presente concurso, devendo apresentar Certidão Negativa de Acumulação, expedida pela Secretaria da Gestão do Município de Sobral.

17.8. O candidato convocado para a posse que não se apresentar será considerado desistente, perderá o direito de nomeação e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação final, do mesmo cargo, considerando-se a omissão também como desistência.

17.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS, nos termos estabelecidos em contrato.

17.10. São partes integrantes deste Edital os seguintes Anexos:

a) Anexo I - Qualificação exigida/Descrição dos cargos

b) Anexo II - Programa das provas escritas

c) Anexo III - Prova Didática - Aula

d) Anexo IV - Relação de Vagas e Salários

e) Anexo V - Cronograma

f) Anexo VI - Relação das Escolas por Distrito

g) Anexo VII - Critérios para Títulos

Paço Municipal Prefeito José Euclides Ferreira Gomes, em Sobral, 09 de junho de 2009.

JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO
Prefeito Municipal

JULIO CESAR DA COSTA ALEXANDRE
Secretário da Educação

ANEXO I INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2009

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA/DESCRIÇÃO DOS CARGOS

Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Professor de Educação Infantil

Licenciatura Plena em Pedagogia

Professor das Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Língua Portuguesa

Licenciatura Plena em Letras

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática, Física, Química ou Ciências com Habilitação em Matemática

História

Licenciatura Plena em História ou Estudos Sociais

Geografia

Licenciatura Plena em Geografia ou Estudos Sociais

Educação Física

Licenciatura Plena em Educação Física

Descrição Sintética dos Cargos

O professor deverá:

· Planejar e ministrar aulas em Cursos Regulares, transmitindo os conteúdos teórico- práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise e crítica, as suas aptidões, motivando-os, ainda, para atuarem nas mais diversas áreas profissionais;

· Elaborar planos de aula, selecionando o conteúdo e determinando a metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino;

· Elaborar e aplicar técnicas de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, para verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados;

· Registrar a matéria ministrada e os trabalhos efetivados fazendo anotações no diário de classe, para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do curso;

· Colaborar para o desenvolvimento e a formação integral da criança e do adolescente, instrumentalizando-os com conhecimento, atitudes, competências e atividades construtivas;

· Participar das reuniões de pais, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos, estimulando a família a colaborar na educação das crianças e adolescentes;

· Organizar e promover trabalhos complementares de caráter cívico, cultural e recreativo, facilitando a organização de grêmios e grupos de estudo, para incentivar o espírito de liderança dos alunos e concorrer para a socialização dos mesmos;

· Estudar o programa a ser desenvolvido, analisando-o detalhadamente, para inteirar- se do conteúdo e fazer o planejamento do curso;

· Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados, analisando as situações-problema da classe sob sua responsabilidade, emitindo opiniões e apresentando soluções adequadas a cada caso;

· Ministrar aulas de acordo com as propostas curriculares da escola;

· Aplicar exercícios práticos complementares, induzindo os alunos a expressarem suas idéias através de debates, questionamentos, redações e outras técnicas similares e a efetivação de pesquisas para proporcionar-lhes meios de desinibição verbal e escrita, de desenvolvimento da criatividade e de extensão e utilização dos conhecimentos adquiridos.

ANEXO II INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2009

PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS

I - PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)

LÍNGUA PORTUGUESA

· Fones, fonemas e grafemas;

· Relações entre fonemas e grafemas;

· Vogais e consoantes;

· Encontros vocálicos;

· Encontros consonantais;

· Divisão silábica;

· Acentuação gráfica;

· Acentuação tônica;

· Estrutura das palavras;

· Formação de palavras;

· A fala e a escrita: diferenças formais e diferenças funcionais;

· A leitura: teorias linguísticas sobre leitura, modelos de leitura, fatores que determinam a leitura.

MATEMÁTICA

· Operações básicas para a construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação (classe e inclusão de classes), construção de seqüências;

· Sistema de numeração decimal: operações com números naturais, inteiros e racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação);

· Resolução de problemas envolvendo números naturais, inteiros e fracionários;

· Divisibilidade: regras de divisibilidade, resolução de problemas, fatoração;

· Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC): processos e resolução de problemas;

· Unidades de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo;

· Principais figuras geométricas planas: cálculo do perímetro e da área;

· Sólidos geométricos (cubos, prismas, cilindros, pirâmides e cones): identificação e definição de faces, arestas e vértices, cálculo da superfície e do volume.

HISTÓRIA

· Causas da expansão comercial marítima;

· Processo de colonização do Brasil;

· Bloqueio continental: transmigração da família real;

· Processo de independência: Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Revolução de 1817; Confederação do Equador (Ceará) e Independência;

· Sedição de Juazeiro; Caldeirão; Oligarquia Acyolina;

· República: proclamação, revoluções de 1930 e 1964, redemocratização do Brasil.

GEOGRAFIA

· A criança e as relações espaciais;

· A representação espacial e o ensino do mapa;

· As escalas de percepção e análise do espaço geográfico: o bairro, a cidade, o município, e o estado;

· A natureza e a sociedade: paisagens naturais e paisagens culturais;

· A paisagem do lugar;

· A cidade e o campo: o modo de vida urbano e o modo de vida rural;

· A crosta terrestre brasileira (formação, conservação, poluição e erosão do solo);

· Aspectos básicos da flora e da fauna brasileira.

CIÊNCIAS

· Água (composição, ciclo e importância);

· Ar (propriedades, poluição e importância);

· Seres vivos (características gerais, classificação e reprodução);

· Ecologia (conceitos básicos: biosfera, ecossistemas, habitat, nicho ecológico, população, comunidade e noções de Educação Ambiental).

II - PARA O CARGO DE PROFESSOR DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO)

LÍNGUA PORTUGUESA (para todas as áreas)

· Fonemas/grafemas;

· Encontros vocálicos;

· Acentuação gráfica;

· Estrutura das palavras;

· Formação de palavras;

· Flexão nominal;

· Flexão verbal;

· Frase, oração, período;

· Termos da oração;

· Período composto: coordenação e subordinação.

DIDÁTICA (para todas as áreas)

· Evolução histórica da Didática;

· Conceito de Didática e suas relações com a história da Pedagogia: teorias e tendências pedagógicas;

· A dimensão técnica, humana e política da Didática;

· Resignação da didática nos anos 90: princípios e proposições;

· O professor como investigador na ação didática;

· A relação teoria e prática no processo de ensino- aprendizagem escolar;

· O papel da Didática no ensino fundamental;

· As diferentes abordagens do planejamento de ensino escolar;

· Relações didáticas, currículo e avaliação;

· A Didática e a interdisciplinaridade;

· A Didática e a Pedagogia do Projeto;

· Componentes básicos do plano de aula;

· Concepções da avaliação da aprendizagem escolar: diagnóstica, emancipatória, processual, punitiva, classificatória.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

LÍNGUA PORTUGUESA

· Fonemas/grafemas;

· Fonemas: classificação de vogais e consoantes;

· Encontros vocálicos;

· Acentuação gráfica;

· Estrutura e formação de palavras;

· Flexão nominal;

· Flexão verbal;

· Frase, oração, período;

· Termos da oração;

· Período composto: coordenação e subordinação;

· Semântica: sinonímia. antonímia, hiponímia e hiperonímia;

· Gêneros textuais: definição e funcionalidade;

· Tipologias textuais.

MATEMÁTICA

· Operações com números inteiros;

· Potenciação;

· Radiciação;

· Operações com números racionais;

· Potenciação e Radiciação;

· Equação do 1º grau com uma variável;

· Resoluções de problemas do 1º grau;

· Inequação do 1º grau com uma variável;

· Resoluções de Inequações do 1º grau;

· Sistemas de Equações do 1º grau com duas variáveis;

· Resolução de situação-problema;

· Equação do 2º grau;

· Estudo do discriminante, estudo das raízes, relações entre coeficientes e raízes, composição da equação conhecendo as raízes;

· Lógica;

· Conjuntos;

· Noções elementares sobre funções;

· Matemática Financeira: porcentagem, proporcionalidade, juros simples e descontos simples, inflação;

· Polinômios: grau e raiz de um polinômio, multiplicação e divisão;

· Geometria Plana: relações métricas de um triângulo qualquer, pontos notáveis de um triângulo, polígonos (diagonais), quadriláteros, áreas de superfícies planas.

HISTÓRIA

· A Pré-História;

· Roma: Da Monarquia ao Império;

· Feudalismo;

· Renascimento;

· Revolução Industrial;

· Expansão e crise do Bloco Socialista;

· Período Regencial;

· A era Vargas;

· Brasil: de 1945 aos dias atuais;

· Aspectos históricos de Sobral.

GEOGRAFIA

. Cartografia - linhas imaginárias, fusos horários, escalas e tipos de mapas;

· Aspectos da população mundial (movimentos populacionais, setores de atividades, população ativa e inativa);

· Continentes e oceanos;

· A globalização;

· A nova ordem mundial;

· Industrialização e urbanização do Brasil;

· Ecossistemas naturais do Brasil (relevo, clima e hidrografia);

· A grandeza do território brasileiro: localização, limites e divisão política;

· Aspectos físicos do Nordeste;

· Sobral: aspectos geográficos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

· História das concepções de Educação Física Escolar;

· A gênese da Educação Física Escolar;

· O corpo na escola: história e perspectiva;

· Cultura corporal e Educação Física Escolar; Educação Física Escolar, LDB, PCNs e Referenciais Curriculares Básicos;

· Perspectiva para o ensino da Educação Física Escolar em Sobral;

· Educação Física e o Projeto Político Pedagógico;

· Educação Física Escolar, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental;

· Educação Física e a dinâmica curricular da escola;

· Educação Física enquanto processo de mobilização da comunidade escolar;

· O lazer como processo educativo;

· Educação Física e a cultural infantil;

· O conhecimento de que trata a educação escolar;

· Princípios norteadores no trato com o conhecimento em Educação Física Escolar;

· Planejamento em Educação Física Escolar;

· O esporte enquanto conteúdo escolar;

· Possibilidades educativas na vivência do jogo;

· Avaliação em Educação Física Escolar;

· Procedimentos metodológicos em Educação Física Escolar;

· Educação Física e interdisciplinaridade;

· A ginástica enquanto conteúdo escolar.

ANEXO III INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2009

PROVA DIDÁTICA - AULA

Temas para Professor de Educação Infantil

1. A prática do cuidar e educar na educação infantil

2. Autonomia da criança: significado e importância

3. A brincadeira e o pensamento da criança

4. Processo pedagógico na educação infantil - rotina pedagógica

5. Avaliação - instrumentos para avaliação na pré-escola

6. Evolução da linguagem oral

7. Evolução da linguagem escrita

8. A Matemática na educação infantil

9. A criança e as descobertas da natureza

10. Estágio de desenvolvimento da criança na educação infantil

Temas para Professor do 1º ao 5º ano

1. Redação Escolar - Desenvolvimento e avaliação, relação escrita e gramática

2. Processos iniciais de leitura e escrita

3. Literatura infantil e o prazer de ler - definições, características e breves históricos

4. O desenvolvimento da leitura

5. A produção de textos: desenvolvimento e avaliação

6. A importância da literatura, destinada às crianças, como formadora das mentes infantis

7. Métodos de alfabetização

8. Ensino de Matemática e da língua materna nas séries iniciais: relação entre as duas linguagens

9. Leitura, escrita e ensino de História nas séries iniciais

10. Leitura, escrita e estudo da Geografia nas séries iniciais

Temas para Professor do 6º ao 9º ano - Língua Portuguesa

1. Fonologia: aspectos segmentais e suprassegmentais

2. Relações entre fala e escrita

3. Gêneros textuais e tipologias textuais

4. Linguística textual: coesão e coerência

5. Leitura: compreensões literal, crítica e interpretativa

6. Variação linguística

7. Flexão verbal

8. Componentes oracionais

9. Relações oracionais

10. Dêixis: pessoa, espaço e tempo

Temas para Professor do 6º ao 9º ano - Matemática

1. Potenciação - Radiciação

2. Equação do 1º grau com uma variável: Resolução de problemas do 1º grau

3. Resoluções de inequações do 1º grau

4. Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis: Resolução de situação- problema

5. Equação do 2º grau: Estudo do discriminante, estudo das raízes, relações entre coeficientes e raízes, composição da equação conhecendo as raízes

6. Lógica e conjuntos

7. Matemática financeira: Porcentagem, proporcionalidade, juros simples e descontos simples, inflação

8. Polinômios: Grau e raiz de polinômio, multiplicação e divisão

9. Geometria plana: Relações métricas de um triângulo qualquer, pontos notáveis de um triângulo, polígonos (diagonais), quadriláteros, áreas de superfícies planas

10. Noções elementares sobre funções

Temas para Professor do 6º ao 9º ano - História

1. Da Pré-História à História

2. Roma: da Monarquia ao Império

3. O Sistema Feudal

4. O Renascimento

5. A Revolução Industrial

6. O fim da bipolarização

7. O período regencial no Brasil

8. Brasil - Revoltas na República Velha

9. Período Getulista

10.Brasil: de 1945 aos dias atuais

Temas para Professor do 6º ao 9º ano - Geografia

1. Cartografia

2. Estrutura geológica e relevo

3. Os movimentos populacionais

4. A globalização e a formação de blocos econômicos

5. Ascensão e decadência da União Soviética

6. A nova ordem mundial

7. Brasil: localização, limites, extensão e divisão política

8. Urbanização brasileira

9. Brasil: relevo e hidrografia

10. Nordeste: localização, clima, relevo e hidrografia

Temas para Professor do 6º ao 9º ano - Educação Física

1. Resgate histórico da Educação Física como prática pedagógica

2. Contribuições e conflitos do percurso da legislação na Educação Física: LDB, PCNs e Referenciais Curriculares Básicos

3. A Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental

4. A Educação Física enquanto processo de mobilização da comunidade escolar

5. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em Educação Física: trajetória, orientações legais e implicações pedagógicas

6. A Educação Física e a interdisciplinaridade

7. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola

8. A Educação Física no currículo escolar e o esporte

9. A Educação Física no processo da inclusão

10. Conteúdos da cultura corporal que correspondem à área da Educação Física

Escala de Pontuação da Prova Didática

Domínio do conteúdo trabalhado

3 pontos

Comunicação, fluência verbal, desinibição, capacidade de exposição do conteúdo

4 pontos

Organização do tempo pedagógico

2 pontos

Coerência entre plano e aula

1 ponto

ANEXO IV INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2009

RELAÇÃO DE VAGAS E SALÁRIOS

Quadro I - Vagas

Ord

Localidade

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Total

Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano

Língua Portuguesa

Matemática

História

Geografia

Educação Física

1

SEDE

80

31

26

21

10

10

10

188

2

APRAZÍVEL

3

 

1

2

 

1

1

8

3

ARACATIAÇU

5

2

2

3

 

1

1

14

4

BONFIM

2

 

1

 

 

 

 

3

5

CAIOCA

2

 

1

 

 

 

 

3

6

CARACARÁ

2

1

1

1

1

 

1

7

7

JAIBARAS

4

 

5

4

1

1

2

17

8

JORDÃO

4

8

3

2

 

1

1

19

9

PATOS

1

 

 

 

 

 

 

1

10

PATRIARCA

4

1

2

2

1

 

1

11

11

RAFAEL ARRUDA

 

 

2

2

 

1

1

6

12

TAPERUABA

6

2

5

3

1

 

1

18

13

TORTO

2

 

1

 

 

1

1

5

TOTAIS

115

45

50

40

14

16

20

300

Os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental poderão ser lotados, de acordo com a opção de localidade e/ou disciplina, em quaisquer das escolas ou salas de aula, conforme Anexo VI.

Quadro II - Salário

Qualificação

Vencimento Base (20h)

Licenciatura Plena

R$ 617,07

Na vigência do Estágio Probatório, última etapa do concurso, os professores participarão obrigatoriamente de um Programa de Formação, obedecendo às normas estabelecidas na Lei 671 de 10 de abril de 2006, e regulamentado através de decretos expedidos pela Prefeitura Municipal de Sobral.

ANEXO V INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2009

CRONOGRAMA

Ord

Descrição

Prazos

Local

1

Inscrições

13 a 31/07/09

Secretaria da Educação

2

Entrega dos Cartões

26 e 27/08/09

Secretaria da Educação

3

Prova Escrita

3 0/08/09

A ser informado no cartão de identificação

4

Resultado da Prova Escrita

11/09/09

Secretaria da Educação

5

Sorteio para a Prova Didática

14/09/09

UVA - Campus CIDAO

6

Prova Didática

15 a 29/09/09

UVA - Campus CIDAO

7

Resultado da Prova Didática

05/10/09

Secretaria da Educação

8

Recebimento dos Títulos

06 a 08/10/09

Secretaria da Educação

9

Resultado Final

23/10/09

Secretaria da Educação

ANEXO VI INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2009

Relação de Escolas por Localidade

Ord

Localidade

Instituição

1

SEDE

Escolas: 1º de Maio - Antenor Naspolini - Antonio Mendes Carneiro - Carlos Jereissati - Dinorah Tomaz Ramos - Emílio Sendim - Gerardo Rodrigues - José Parente Prado - Osmar de Sá Ponte - Padre Osvaldo Chaves - Padre Palhano - Raimundo Pimentel Gomes - Raul Monte - Yêdda Frota Centros de Educação Infantil: Dolores Lustosa, Irmã Anísia Rocha e Jacyra Pimentel Gomes

2

APRAZÍVEL

Escola: Antonio Custódio

3

ARACATIAÇU

Escola: Francisco Aguiar

4

BONFIM

Escola: José Arimatéia Alves

5

CAIOCA

Escola: Manoel Marinho

6

CARACARÁ

Escola: Odete Barroso

7

JAIBARAS

Escolas: Leonília Gomes Parente - Joaquim Barreto (Setor I) - Raimundo Santana (Barragem)

8

JORDÃO

Escolas: José Inácio - José Leôncio (Baracho) - Jacira Mendes Oliveira (São Francisco).

9

PATOS

Escola: Deliza Lopes

10

PATRIARCA

Escola: Pery Frota

11

TAPERUABA

Escola: Massilon Sabóia

12

TORTO

Escola: Elpídio Ribeiro

ANEXO VII INTEGRANTE DO EDITAL 03/2009

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS

1. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

TÍTULOS

MÁXIMO DE PONTOS

1.1.Cursos na área da educação com duração mínima de 40 h (0,5 pontos por curso - máximo de 04 cursos).

2,0

1.2.Curso de pós-graduação (especialização) na área da educação (no máximo 01 curso).

1,5

1.3.Curso de pós-graduação (mestrado) na área da educação (no máximo 01 curso).

2,5

 

2.EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

TÍTULOS

MÁXIMO DE PONTOS

2.1. Experiência no Magistério - sala de aula (1 ponto por ano - máximo de 04 anos).

4,0