UFAM - Universidade Federal do Amazonas - Edital 5 - AM

Notícia:   30 vagas para Professores na Fundação Universidade Federal - AM

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

EDITAL N° 005, DE 30 DE JANEIRO DE 2009

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS torna público para conhecimento dos interessados que realizará CONCURSO PÚBLICO destinado ao preenchimento de cargos na carreira do MAGISTÉRIO SUPERIOR, com lotação no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, com sede no Campus Universitário do Baixo Amazonas, no Município de Parintins-AM, pertencente à Universidade Federal do Amazonas, conforme impõe o inciso II do art. 37, da Constituição Federal e legislação complementar aplicável à espécie, observadas as Portarias nº. 4.494, de 23/12/2005, publicada no DOU de 26/12/2005, do Ministro de Estado da Educação, na autorização constante da Portaria do Ministro de Estado da Educação nº. 1262, de 27/12/2007, publicada no DOU de 28/12/2007, Portaria nº. 224, de 23/7/2007, publicada no DOU de 24/7/2007, do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministro da Educação, Portaria nº. 731, de 24/7/2007, publicada no DOU de 25/7/2007, do Ministro da Educação, Portaria nº. 286/2008, de 02/09/2008, publicada no DOU de 03/09/2008, do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Portaria nº. 1226/2008, de 06/10/2008, publicada no DOU de 07/10/2008, do Ministro da Educação e Portaria Interministerial nº. 08/2008, de 26/08/2008.

1 - Das Disposições Preliminares

1.1 - O ingresso e/ ou acesso à Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas do Quadro de Pessoal da Fundação Universidade do Amazonas - FUA nas classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, far-se-á unicamente mediante Concurso Público de Provas e Títulos, nos termos da Resolução nº. 026/2008 - CONSUNI, de 30/09/2008, do Conselho Universitário, observadas às disposições da Lei nº. 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990.

1.2 - Ao Concurso Público de que trata o presente Aviso de Edital, poderão concorrer candidatos brasileiros e estrangeiros, aplicando-se, quanto a estes, a previsão do § 3º do artigo 5º da Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, acrescentado pela Lei nº. 9.915, de 20 de novembro de 1997 e demais Leis complementares.

2 - Da Unidade, Área de Conhecimento, Classe, Requisito Mínimo, Regime de Trabalho e Número de Vagas.

2.1 - O provimento do cargo de Professor de 3º Grau nas classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, far-se-á em conformidade com o art. 2° da Portaria n° 731, de 24/7/2007, Portaria n° 1262 de 27/12/2007, Portaria nº. 1226/2008, de 06/10/2008, de 07/10/2008, e Portaria Interministerial nº. 08/2008, de 26/08/2008, com lotação no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, com sede no Campus Universitário do Baixo Amazonas, no Município de Parintins-AM.

Área de Conhecimento/Sub-Áreas

Classe - Nível I

Requisito Mínimo (*)

Regime de Trabalho Semanal

N°. de Vaga

Filosofia/Filosofia Geral

Assistente

Mestrado em Filosofia com Graduação em Filosofia.

Dedicação Exclusiva

1

Administração/ Administração Mercadológica

Assistente

Mestrado em Administração ou Ciências Contábeis ou economia com Graduação em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia

Dedicação Exclusiva

1

Administração/Ciências Contábeis/Economia/ Administração Financeira

Auxiliar

Graduação em Administração ou Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis

Dedicação Exclusiva

1

Administração/ Administração de Materiais/Administração de Empresas

Assistente

Mestrado em Administração ou em Engenharia da Produção ou em Logística com Graduação em Administração

Dedicação Exclusiva

1

Administração/ Administração de Recursos Humanos

Auxiliar

Graduação em Administração

Dedicação Exclusiva

1

Zootecnia/Pastagem e Forragicultura(1)

Assistente

Mestrado em Zootecnia ou áreas afins com Graduação em Zootecnia.

Dedicação Exclusiva

1

Zootecnia/Nutrição e alimentação Animal(1)

Assistente

Mestrado em Zootecnia com Graduação em Zootecnia.

Dedicação Exclusiva

1

Zootecnia/Genética e Melhoramento Animal(1)AssistenteMestrado em Zootecnia ou áreas afins com Graduação em Zootecnia.Dedicação Exclusiva1
Zootecnia/Produção Animal - Pequenos Ruminantes(1)AssistenteMestrado em Zootecnia ou áreas afins com Graduação em Zootecnia.Dedicação Exclusiva1
Medicina Veterinária/inspeção de produtos de origem animal/reprodução animal(1)AssistenteMestrado em Ciências da Saúde ou áreas afins com Graduação em Medicina Veterinária.Dedicação Exclusiva1
Serviço Social/Fundamentos do Serviço Social/Serviço Social Aplicado/Serviço Social do TrabalhoAuxiliarGraduação em Serviço Social.Dedicação Exclusiva4(**)
Comunicação Social/Jornalismo/Jornalismo e editoraçãoAuxiliarGraduação em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo.Dedicação Exclusiva1
Comunicação Social/Jornalismo/Radio difusãoAuxiliarGraduação em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo.Dedicação Exclusiva1
Comunicação Social/Jornalismo/Vídeo difusãoAuxiliarGraduação em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo.Dedicação Exclusiva1
Comunicação Social/Jornalismo/Comunicação - Webjornalismo e Novas TecnologiasAuxiliarGraduação em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo ou Produção EditorialDedicação Exclusiva1
Comunicação Social/Jornalismo/Teoria e ética do jornalismo - Pesquisa e Prática em JornalismoAuxiliarGraduação em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo ou Produção EditorialDedicação Exclusiva1
Sociologia/AntropologiaAssistenteMestrado em Ciências Sociais ou Antropologias ou Sociologia com Graduação em Ciências Sociais ou Antropologia ou SociologiaDedicação Exclusiva1
Educação Física - Ciências da Saúde/Educação Física IAssistenteMestrado em Educação ou em Educação Física com Graduação ou Licenciatura em Educação Física.Dedicação Exclusiva1
Educação Física - Ciências da Saúde/Educação Física IIAssistenteMestrado em Educação Física ou áreas afins com Graduação ou Licenciatura em Educação Física.Dedicação Exclusiva1
Ciências da Saúde/Fisioterapia e Terapia OcupacionalAssistenteMestrado em Treinamento Esportivo ou Fisiologia ou áreas afins com Graduação em Fisioterapia.Dedicação Exclusiva1
Educação Física - Ciências da Saúde/Educação Física IIIAssistenteMestrado em Educação Física ou áreas afins com Graduação ou Licenciatura em Educação Física.Dedicação Exclusiva1
Educação/Educação Física - Ciências da Saúde/Educação Física IVAssistenteMestrado em Educação com Licenciatura em Educação Física.Dedicação Exclusiva1
Educação/Orientação EducacionalAssistenteMestrado em Educação com Graduação em PedagogiaDedicação Exclusiva1
Educação/Educação EspecialAssistenteMestrado em Educação com Graduação em PedagogiaDedicação Exclusiva1
Educação/Educação Pré-escolar/ Tópicos específicos de educaçãoAssistenteMestrado em Educação com Graduação em PedagogiaDedicação Exclusiva1
Educação/Métodos e técnicas do Ensino/Currículo/ planejamento e avaliação educacionalAuxiliarGraduação em PedagogiaDedicação Exclusiva1
Educação/Currículos específicos para níveis e tipos de educação/Ensino aprendizagem/Planejamento EducacionalAuxiliarGraduação em PedagogiaDedicação Exclusiva1

(*) Os candidatos aprovados que tomarem posse e que possuam titulo de Mestre ou Doutor, poderão solicitar promoção, conforme o caso, para as classes de Assistente- I ou Adjunto- I, respectivamente, mediante apresentação da documentação comprobatória.

(**) Um vaga será destinada a portadores de necessidades especiais

3 - Da Inscrição

As inscrições, exceto as áreas de conhecimento (1), serão realizadas no período de 02 a 18/2/2009 (exceto domingo e feriados), nos seguintes horários:

Segunda a Sexta-feira - 8:00 h às 12:00 h .

Sábado - 8:30 h às 11:30 h.

Local: Departamento de Recursos Humanos - DRH. End.: Bloco da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários no Campus Universitário - Setor Norte - Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000. Bairro Coroado. CEP: 69.077-000. Fone: (0xx92) 3647-4239 e 3647-4228.

Áreas de Conhecimento (1) : UNESP - Campus de Jabuticabal - Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane. Departamento de Zootecnia . CEP: 14.890.900 - Jabuticabal - São Paulo Responsável: Prof. Humberto Donahti.

4 - Do Valor da Taxa de Inscrição e informações complementares:

Auxiliar I em Regime de Dedicação Exclusiva - R$ 69,00 (sessenta e nove reais )

Assistente I em Regime de Dedicação Exclusiva - R$ 111,00 (cento e onze reais).

4.1 - O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado através da Guia de recolhimento da União - GRU que pode ser baixada do endereço www.tesouro.fazenda.gov.br, com o seguinte preenchimento: UG - 154039; Gestão: 15256; Nome da Unidade: Fundação Universidade do Amazonas; Recolhimento Código: 28883-7; Descrição do Recolhimento: TX. INCR. CONCURSO PÚBLICO.

4.2 - O comprovante de pagamento deverá ser entregue juntamente com a documentação exigida no ato da inscrição;

4.3 - Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos para a participação no Concurso Público;

4.4 - A posse do candidato no cargo, em regime de trabalho de dedicação exclusiva, elimina a possibilidade do exercício paralelo de qualquer outra atividade pública ou privada;

4.5 - Efetivada a inscrição, não haverá devolução da importância paga, salvo em caso de cancelamento do Concurso;

4.6 - Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do candidato e apresentação do documento de identidade do procurador, além dos documentos exigidos para a inscrição;

4.7 - O candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros por este cometidos;

4.8 - Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que fará parte do respectivo dossiê;

4.9 - As informações prestadas no Formulário de Solicitação de Inscrição são da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Fundação Universidade do Amazonas do direito de excluir do processo seletivo aquele que o preencher com dados incorretos, incompletos ou rasurados, bem como se constatado posteriormente, que os dados fornecidos são inverídicos ou falsos;

4.10 - Não haverá em qualquer hipótese inscrição condicional ou aceitação de documentação incompleta;

4.11 - Serão aceitas inscrições, via SEDEX, excepcionalmente, desde que o pagamento da taxa de inscrição e a data da postagem no SEDEX tenha sido comprovadamente efetivada até o dia 18/02/2009.

4.12 - O candidato estrangeiro aprovado, só poderá tomar posse no cargo, depois de nomeado, mediante apresentação do visto permanente no país.

4.13 - O candidato portador de necessidades especiais, amparada pelo disposto no Artigo 4° do Decreto nº. 3.298/1999, poderá concorrer às vagas a ela reservadas, discriminadas no ANEXO. Para tanto, deverá anexar à ficha de inscrição Requerimento e Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID.

4.14 - O candidato portador de necessidades especiais que não atender o disposto no item 3.15 não poderá interpor recurso em favor de sua situação e, assim, não será considerado candidato portador de deficiência.

4.15 - O candidato com necessidades especiais que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado no momento de realização das provas, deverá solicitá-lo no ato da inscrição, indicando claramente o tipo de atendimento diferenciado de que necessite. Deixando de fazê-lo, não lhe será disponibilizado esse atendimento.

Cada pedido de inscrição constituirá um processo à parte, com todas as suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas pelo Coordenador da Comissão do Concurso.

5 - Da Documentação Para Inscrição:

5.1 - Requerimento de inscrição dirigido ao Coordenador da Comissão do Concurso;

5.2 - Curriculum Vitae em 01 (uma) via, contendo a relação dos títulos do candidato, acompanhado de fotocópias autenticadas dos documentos ou cópia de cada um dos mesmos, devidamente comprovados com os originais;

5.3 - Fotocópia autenticada ou cópia do documento original, devidamente comprovado com o original do Diploma de Graduação Plena e/ou Pós-Graduação Stricto Sensu na área de conhecimento do concurso ou comprovante de titulação acadêmica exigida para admissão na classe da carreira de Magistério a que pertence o cargo oferecido à disputa no concurso;

5.4 - Fotocópia autenticada ou cópia do documento original, devidamente comprovado, do Histórico Escolar do Curso correspondente ao diploma apresentado;

5.5 - Fotocópia autenticada ou cópia do documento original, devidamente comprovado, do original da Cédula de Identidade;

5.6 - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

OBS:

- Os diplomas, graus e títulos devem corresponder necessariamente à área de conhecimento definido neste Edital;

- Os diplomas de graduação e os graus e títulos de pós-graduação somente serão aceitos se expedidos por cursos reconhecidos ou credenciados junto ao SNPG/CAPES ou autorizados pelos Conselhos Superiores da UFAM;

6 - Da Regulamentação do Concurso

6.1 - A Resolução nº. 026/2008, de 30.09.2008, do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas, é considerada parte integrante do presente Edital;

6.2 - O pedido de inscrição ao concurso importa em integral adesão do candidato às normas expressas na Resolução supracitada e neste Edital.

7 - Das Provas

Conforme a Resolução nº. 026/2008, de 37.09.2008, o Concurso Público será constituído das seguintes etapas:

7.1 - Prova Escrita;

7.2 - Prova Didática;

7.3 - Prova de Títulos.

O não comparecimento a qualquer das provas, no horário constante no cronograma de realização das provas como definido neste Edital será tomado como desistência do Candidato, sendo eliminado automaticamente do concurso.

8 - Dos períodos de realização do Concurso

O cronograma de realização das provas será divulgado no endereço eletrônico www.ufam.edu.br, clicando no banner CONCURSO, com pelo menos cinco dias úteis de antecedência indicando o horário e local de realização das provas. O cronograma das provas conterá informações relativas ao sorteio da ordem de apresentação dos candidatos nas provas.

9 - Das Condições de Realização das Provas

9.1 - As provas escritas serão realizadas no Município de Manaus, em local a ser definido e informado conforme item anterior, exceto as Áreas de Conhecimento (1) que serão realizadas na UNESP - Departamento de Zootecnia - Campus de Jaboticabal - São Paulo. Endereço: Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, S/N. CEP: 14.890.900 - Coord. Prof. Humberto Tonahti.

9.2 - As provas didáticas serão realizadas em locais a serem definidas pelas Bancas Examinadoras e comunicadas aos candidatos, previamente.

9.3 - Recomenda-se aos candidatos acessar o endereço eletrônico www.ufam.edu.br, clicando no banner CONCURSO para confirmarem a sala exata de realização das provas escritas, no mínimo 24 horas antes do dia de realização das mesmas, evitando possíveis problemas.

9.4 - Recomenda-se aos candidatos que compareçam ao local de prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário estabelecido para o início das provas, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta) e do documento de identificação;

9.5 - Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento de realização do evento, após o horário previamente marcado para o início das provas;

9.6 - Somente terá acesso à sala de provas o candidato que estiver previamente cadastrado e munido do original de seu Documento Oficial de Identidade ou de cópia deste devidamente autenticada, legível e sem rasuras;

9.7 - Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos das Forças do Ministério da Defesa (Exercito, Marinha e Aeronáutica) Secretarias de Segurança Pública e Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Conselhos, etc); passaporte (com período válido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente modelo novo, com foto);

9.8 - Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, nem documentos ilegíveis, apresentados com sinais visíveis de rasura;

9.9 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato;

9.10 - Durante a realização das provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras (também em relógios) e agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens;

9.11 - É vedado o ingresso de candidato em local de prova portando arma de qualquer natureza;

9.12 - Não haverá segunda chamada para as provas.

10 - Da Aprovação do Concurso

A aprovação no Concurso, objeto deste Edital, não assegura ao candidato o direito de ingresso no quadro de pessoal da FUA, mas apenas expectativa de direito à investidura, ficando a concretização deste ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do concurso e da apresentação da documentação exigida em Lei.

11 - Da Homologação

Conforme disposto no art. 13 da Portaria MPOG n°. 450, de 06 de novembro de 2002, o resultado final do Concurso, homologado pelo dirigente da Fundação Universidade do Amazonas, será publicado no Diário Oficial da União, juntamente com a classificação final dos candidatos aprovados no certame, abrangendo até duas vezes a quantidade de vagas prevista para cada cargo.

12 - Da Validade do Concurso

A validade do concurso público objeto do presente Edital será de 1 (um) ano, contado a partir da publicação do ato de homologação do respectivo resultado no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas, ser prorrogado por igual período, nos termos do inciso III, do art. 37 da Constituição Federal, art. 12 da Lei n. 8.112/90 e Parágrafo 1°. do Decreto n. 4.175, de 27 de março de 2002.

13 - Das Condições para Nomeação

13.1 - A nomeação dar-se-á de acordo com os artigos 9° e 10°, da Lei n°. 8.112/90;

13.2 - Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório por um período de três anos, observado o que prescrevem o art. 20 e seus parágrafos da Lei n°. 8.112/90 e alterações, além das normas regulamentares vigentes na Universidade Federal do Amazonas.

14 - Dos Benefícios e Vantagens

Os benefícios e vantagens são os estabelecidos em Lei, Decretos ou Instruções Normativas vigentes na data da nomeação.

15- Da Remuneração

Professor Adjunto I e Regime de Dedicação Exclusiva: R$ 6.722,86 (seis mil setecentos e vinte e dois reais e oitenta e seis centavos)

Professor Assistente I e Regime de Dedicação Exclusiva: R$ 4.442,60 (quatro mil quatrocentos e quarenta e dois reais e sessenta centavos).

Professor Auxiliar I e Regime de Dedicação Exclusiva, apenas com Graduação: R$ 2.757,65(Dois mil setecentos e cinqüenta e sete reais e sessenta e cinco centavos)

Professor Auxiliar I e Regime de Dedicação Exclusiva, com Graduação e Aperfeiçoamento: R$ 2.847,08(Dois mil oitocentos e quarenta e sete reais e oito centavos)

Professor Auxiliar I e Regime de Dedicação Exclusiva, com Graduação e Especialização: R$ 3.077,29(Três mil setenta e sete reais e vinte e nove centavos).

16 - Dos Requisitos Para Investidura no Cargo

A nomeação do candidato fica condicionada a:

a) ter sido aprovado e classificado no Concurso, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira; No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto n°. 70.436, de 18 de abril de 1972. Para os demais estrangeiros, documentação hábil fornecida pela Policia Federal, que comprove a permanência regular no País;

c) gozar dos direitos políticos na plenitude;

d) estar quite com as obrigações eleitorais, para os nacionais;

e) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino, se brasileiros;

f) ter, na data da nomeação, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e não haver atingido 70 (setenta) anos;

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, mediante aprovação em inspeção médica a ser realizada pela Junta Médica da Fundação Universidade do Amazonas. Esta avaliação tem caráter eliminatório, sem direito a recurso.

h) não ter sido considerado, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

i. responsável por atos julgados irregulares, em razão de decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, de Tribunais de Contas Estaduais, do Distrito Federal ou de Municípios, por Conselhos de Contas de Municípios ou por parte de Conselhos Superiores da Universidade Federal do Amazonas;

ii. punido, em decisão da qual não mais caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;

iii. condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei n° 7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei n° 8.429, de 2 de junho de 1992;

i) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, se solicitados, por ocasião da posse.

OBS: A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos apontados e daqueles que venham a ser acrescentados com base na previsão da alínea "i", impedirá a formalização da posse do candidato.

17 - Da Nomeação

- O candidato aprovado será nomeado para a carreira do Magistério Superior, na Classe inicial em que tenha se habilitado, mediante ato do dirigente da Fundação Universidade do Amazonas, publicado no Diário Oficial da União, no prazo de até 90(noventa) dias;

- O candidato nomeado será convocado para tomar posse, que deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do respectivo ato no Diário Oficial da União;

- O candidato que não tomar posse no prazo estipulado terá seu ato de nomeação tornado sem efeito;

- Quando convocado para a solenidade de posse, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, acompanhados das respectivas cópias, que ficarão em poder do Departamento de Pessoal da Fundação Universidades do Amazonas:

a) Comprovação da escolaridade exigida;

b) Título de eleitor, acompanhado do comprovante de votação no último pleito;

c) CPF;

d) Inscrição nos PIS / PASEP, quando se tratar de brasileiro;

e) Certificado de Reservista ou isenção de serviço militar, se do sexo masculino e brasileiro;

f) Carteira de Identidade (RG);

g) Curriculum Vitae no modelo da Plataforma Lattes(www.cnpq.br), com documentação devidamente comprovada;

h) Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme estado civil;

i) Uma fotografia tamanho 3x4 recente;

j) Documento hábil que comprove a permanência regular no País, para candidato estrangeiro;

k) Certidão de Nascimento dos filhos menores até 07 (sete) anos de idade;

l) Declaração de Bens e Valores que constituam o patrimônio do nomeado (feita no ato do ingresso);

m) Tipo sanguíneo e fator RH;

n) Exame de Saúde Admissional com habilitação da Perícia Médica, realizada pela Junta Médica da Fundação Universidade do Amazonas.

OBS: As exigências das alíneas "b" e "f" não se aplicam em relação aos candidatos estrangeiros.

XVII - Das Disposições Gerais e Transitórias:

- O Presente Edital revigora e se reporta ao Aviso de Edital No. 019/2008, de 26 de junho de 2008, publicado no Diário Oficial da União em 30 de junho de 2008.

- Ocorrendo empate na classificação final, o critério de desempate será o estabelecido no Art. 56 da Resolução N° 026/2008-CONSUNI;

- O Resultado final do Concurso Público será publicado no Diário Oficial da União e informado no endereço eletrônico www.ufam.edu.br, clicando no banner CONCURSO;

- A convocação para nomeação do candidato obedecerá rigorosamente à ordem decrescente de classificação;

- A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será divulgada por meio do endereço eletrônico www.ufam.edu.br, ou por correspondência oficial do órgão responsável da Universidade, para o endereço constante do requerimento de inscrição no concurso, não se responsabilizando a Fundação Universidade do Amazonas pela mudança de endereço sem comunicação prévia e por escrito, por parte dos interessados;

- O não pronunciamento do candidato convocado, no prazo estabelecido no Edital de que trata o item anterior, facultará à Administração a convocação do candidato seqüencialmente classificado, excluindo do Concurso aquele que se omitiu ao deixar de atender a convocação;

- Caso não sejam ocupadas todas as vagas oferecidas pelo presente Edital, a Fundação Universidade do Amazonas reserva-se ao direito de convocar candidatos aprovados em outros Concurso Público que ainda estejam no prazo de validade, realizados por outras Unidades Acadêmicas da UFAM (Capital e Interior), ou daqueles providos por outras Instituições Federais de Ensino Superior, em áreas de conhecimentos compatíveis com aquelas cujas vagas não lograram ser preenchidas, observando-se que o provimento respectivo, nessas hipóteses, ocorrerá no cargo e lotação na Unidade Acadêmica indicados neste Edital;

- Verificada a impossibilidade de preenchimento de vaga, quer pela ausência de candidato classificado, quer por desistência, sem registro de outro habilitado para a mesma vaga ou pela não existência de candidatos aprovados para uma determinada área do concurso, esta poderá ser remanejada, a critério do Conselho de Administração da Universidade Federal do Amazonas, para que possa ser utilizada em outra área de conhecimento, objeto deste edital, que contenha candidatos classificados, além do quantitativo oferecido no Edital;

- Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada, a qualquer tempo, antes da realização das provas, mediante nova publicação do item ou itens eventualmente retificados, alterados ou complementados;

- Não haverá ressarcimento de despesas pessoais de qualquer natureza, realizadas pelos candidatos, especialmente aquelas que resultem de alimentação, hospedagem e preço de passagem em qualquer modalidade de transporte, mesmo quando decorram do eventual adiantamento ou anulação total ou parcial do certame , ou de fases específicas de repetição.

- Os candidatos poderão recorrer do resultado das provas que tenham realizado, desde que o façam no prazo de 24 horas após a respectiva divulgação , mediante petição circunstanciada endereçada ao Coordenador do Concurso.

- Não serão admitidos recursos que se restrinjam a mera alegação de injustiça na pontuação informada.

- O recurso tempestivamente imposto será apreciado e decidido pela respectiva Banca Examinadora , no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

- Não será admitido recurso que tenha por objetivo a singela retificação da pontuação lançada na prova.

- Os documentos que instruírem os pedidos de inscrição serão restituídos, aos candidatos não aprovados, mediante requerimento endereçado ao Coordenador do Concurso, no prazo máximo de 72 horas após publicação do resultado do concurso no Diário Oficial da União. A partir desta data, a Universidade tomará medidas administrativas cabíveis quanto ao destino dos documentos.

- De todas as reuniões da Banca Examinadora, serão lavradas atas, em que serão registradas as ocorrências verificadas e as decisões tomadas, devidamente assinadas pelos examinadores;

- A nomeação será feita com lotação no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, com sede no Campus Universitário do Baixo Amazonas, no Município de Parintins-AM.

- A chamada dos candidatos para todos os atos do concurso far-se-á pela ordem de inscrição;

- Os casos omissos serão resolvidos de conformidade com o Art. 67 da Resolução N° 026/2008- CONSUNI. , ouvida, sempre que possível, a Procuradoria Federal / FUA.

ANEXO I:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TEMAS PARA ESTUDO

1-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Administração /Administração Mercadológica

- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING.

- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE UMA ESTRUTURA DE MARKETING.

- ESTRATÉGIA GLOBAL DE MARKETING.

- PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING.

- ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO MERCADO CONSUMIDOR.

- SEGMENTAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS.

- PESQUISA DE MERCADO: PROCESSO, METODOLOGIA, TÉCNICAS E TIPOS.

- PLANEJAMENTO E POLÍTICA DE VENDAS.

- ANÁLISE DE MÍDIA E DE EFETIVIDADE DA PROPAGANDA.

- LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO.

2-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Administração /Administração Financeira

- CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA.

- MONTANTE E VALOR ATUAL.

- RENDAS DE TERMOS CONSTANTES E VARIÁVEIS.

- EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E JUROS COMPOSTOS.

- FLUXO DE CAIXA.

- TAXA INTERNA DE RETORNO.

- AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS.

- AS FUNÇÕES GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL.

- MERCADO FINANCEIRO.

- PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

3-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Administração /Administração de Recursos Humanos

- ASPECTOS PRELIMINARES: ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL, GESTÃO DE SERES HUMANOS OU ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.

- O GESTOR DE RECURSOS HUMANOS: PERFIL, HABILIDADES E PAPÉIS.

- MODELOS E SUBSISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS.

- EMPREGABILIDADE.

- RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES.

- RECURSOS HUMANOS ESTRATÉGICOS.

- POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS.

- RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E RECOLOCAÇÃO DE PESSOAL.

- AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO.

- SISTEMA DE CARGOS, REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS SOCIAIS;

4-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Administração /Administração de Empresas- Administração de Materiais

- A LOGÍSTICA INTEGRANDO COMPRAS, ARMAZENAGEM, SUPRIMENTOS, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO.

- LOGÍSTICA DE ESTOCAGEM: CUSTOS, AVALIAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE ESTOQUES, ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS.

- TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.

- CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES.

- ORGANIZAÇÃO E SISTEMAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.

- PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

- TECNOLOGIAS DE GESTÃO INDUSTRIAL: JUST-IN-TIME, KANBAN, KAIZEN, M.R.P I, M.R.P. II, O.P.T.

- SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO;

- NORMAS DA SÉRIE ISO 9000;

- AUDITORIA DE QUALIDADE.

5-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Comunicação Social/Jornalismo e editoração

- A HISTÓRIA DO JORNALISMO IMPRESSO NO BRASIL E NO MUNDO;

- O JORNALISMO IMPRESSO NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO DE MASSA E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS;

- PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E GESTÃO EDITORIAL EM JORNALISMO IMPRESSO;

- GÊNEROS DISCURSIVOS NO JORNALISMO IMPRESSO;

- A NOTÍCIA E SUA ESTRUTURA;

- O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO JORNALISMO IMPRESSO E SUAS IMPLICAÇÕES;

- PRÁTICA DE REPORTAGEM E DE ENTREVISTA, DO PLANEJAMENTO À EDIÇÃO;

- MÍDIAS DO JORNALISMO IMPRESSO: CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES;

- TEORIAS DO JORNALISMO E DA NOTÍCIA NO CONTEXTO DO JORNALISMO IMPRESSO;

- O JORNALISMO IMPRESSO NA CONTEMPORANEIDADE.

6-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Comunicação Social/ Radiodifusão

- HISTÓRIA DO RADIO JORNALISMO NO BRASIL E NO MUNDO;

- O RADIO JORNALISMO NA CONTEMPORANEIDADE: LEGISLAÇÃO, RÁDIOS COMUNITÁRIAS, RÁDIOS "PIRATAS", RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS, RÁDIO JORNALISMO NA INTERNET;

- A ESTRUTURA DA NOTÍCIA EM RADIO JORNALISMO;

- PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS RADIO JORNALÍSTICOS: PRINCÍPIOS E TÉCNICAS;

- O TEXTO VERBAL NO RADIO JORNALISMO E SUAS ESPECIFICIDADES;

- GÊNEROS DISCURSIVOS EM RADIO JORNALISMO;

- ROTEIRIZAÇÃO DE PROGRAMAS RADIO JORNALÍSTICOS;

- PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DE REPORTAGEM E DE ENTREVISTA NO RADIO JORNALISMO, DO PLANEJAMENTO À EDIÇÃO;

- O RADIO JORNALISMO E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS;

- OS NOVOS PARADIGMAS DO RADIO JORNALISMO NA INTERNET.

7-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Comunicação Social/ Videodifusão

- HISTÓRIA DO TELEJORNALISMO NO BRASIL E NO MUNDO;

- O TELEJORNALISMO NA CONTEMPORANEIDADE;

- A ESTRUTURA DA NOTÍCIA EM TELEJORNALISMO;

- PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS TELE JORNALÍSTICOS: PRINCÍPIOS E TÉCNICAS;

- VERBAL E NÃO-VERBAL NO TEXTO TELE JORNALÍSTICO: CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES;

- GÊNEROS DISCURSIVOS EM TELEJORNALISMO;

- ROTEIRIZAÇÃO DE PROGRAMAS TELE JORNALÍSTICOS;

- PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DE REPORTAGEM E DE ENTREVISTA NO RADIO JORNALISMO, DO PLANEJAMENTO À EDIÇÃO;

- O TELEJORNALISMO E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS;

- TEORIAS DO JORNALISMO E DA NOTÍCIA NO CONTEXTO DO TELEJORNALISMO.

8-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Comunicação Social/ Comunicação - Webjornalismo e Novas Tecnologias

- HISTÓRIA DO WEBJORNALISMO NO BRASIL E NO MUNDO;

- INTERNET E JORNALISMO DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE;

- A ESTRUTURA DA NOTÍCIA EM WEBJORNALISMO;

- PLANEJAMENTO DE PRODUTOS JORNALÍSTICOS EM AMBIENTES DIGITAIS: PRINCÍPIOS E TÉCNICAS;

- EDIÇÃO DE TEXTO NA INTERNET;

- GÊNEROS DISCURSIVOS EM WEBJORNALISMO;

- CIBERCULTURA;

- PESQUISA JORNALÍSTICA, ENTREVISTA E REPORTAGEM ATRAVÉS DA INTERNET;

- O WEBJORNALISMO E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS;

- ÉTICA NO JORNALISMO DIGITAL.

9-ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Comunicação Social/ Teoria e ética do jornalismo - Pesquisa e Prática em Jornalismo

- HISTÓRIA DO JORNALISMO NO BRASIL E NO MUNDO;

- TEORIAS DO JORNALISMO;

- TEORIAS DA NOTÍCIA;

- JORNALISMO E COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE;

- METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICOS;

- TEORIAS DO CONHECIMENTO;

- TÉCNICAS DE PESQUISA EM JORNALISMO;

- DISCURSO JORNALÍSTICO E DISCURSO CIENTÍFICO;

- OBJETOS DA PESQUISA EM JORNALISMO: PRODUÇÃO, PRODUTO, CIRCULAÇÃO, RECEPÇÃO;

- OS ESTUDOS SOBRE JORNALISMO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA.

10 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Sociologia/ Antropologia

- A EMERGÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DITA DE MASSA NO CONTEXTO DA MODERNIDADE;

- TEORIA CRÍTICA E "INDÚSTRIA CULTURAL";

- CATEGORIAS DA CULTURA NA CONTEMPORANEIDADE: ERUDITO E POPULAR, MODERNO E TRADICIONAL, NACIONAL E ESTRANGEIRO, CULTURA DE MASSA;

- ESTUDOS CULTURAIS E SUAS PROBLEMÁTICAS: IDENTIDADE E DIFERENÇA, CULTURA POPULAR E RESISTÊNCIA, PÓS-COLONIALISMO, HIBRIDISMO, NOMADISMO, MULTICULTURALISMO, INVENÇÃO DAS TRADIÇÕES, DISCURSO, PODER E HEGEMONIA;

- INDÚSTRIA CULTURAL E "MODERNA TRADIÇÃO BRASILEIRA";

- GLOBALIZAÇÃO E MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA;

- A "REVOLUÇÃO CULTURAL DO TEMPO LIVRE";

- "MODERNIDADE" E "PÓS-MODERNIDADE": CONCEITUALIZAÇÕES, CATEGORIZAÇÕES E PROBLEMÁTICAS EM DEBATE;

- O JORNALISMO COMO "CAMPO SOCIAL";

- ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO.

11 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação Física - Ciências da Saúde/ Educação Física I

- TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA;

- PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;

- METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;

- PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ENSINO MÉDIO);

- PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ENSINO FUNDAMENTAL);

- PLANEJAMENTO: CONCEITOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS;

- VISÃO HOLÍSTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;

- FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA.

12 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação Física - Ciências da Saúde/ Educação Física II

- ENTENDENDO A UNIVERSIDADE;

- O QUE ACONTECE COM UM CORPO EM MOVIMENTO: UMA VISÃO BIOMECÂNICA;

- O QUE ACONTECE COM UM CORPO EM MOVIMENTO: UMA VISÃO BIOQUÍMICA;

- O QUE ACONTECE COM UM CORPO EM MOVIMENTO: UMA VISÃO ANATÔMICA;

- OS CAMPOS DE PESQUISA E ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA;

- O DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS DIFERENTES FASES DA VIDA;

- A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA;

- ENTENDENDO A PSICOPEDAGOGIA;

- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE E O LAZER;

- O CORPO HOJE, ONTEM E AMANHÃ.

13 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Ciências da Saúde/ Fisioterapia e Terapia Ocupacional

- METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO PARA ESCOLARES;

- PLANEJAMENTO EM TREINAMENTO ESPORTIVO PARA ESCOLARES;

- PERIODIZAÇÃO EM TREINAMENTO ESPORTIVO;

- CONDICIONAMENTO FÍSICO;

- AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO;

- FISIOLOGIA DO ESPORTE;

- FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO;

- BIOLOGIA DO ESPORTE;

- EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA.

14 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação Física - Ciências da Saúde/ Educação Física III

- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAS DIFERENTES FASES DA VIDA;

- O JOGO E A EDUCAÇÃO;

- EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS;

- JOGO E BRINCADEIRA DENTRO DAS VÁRIAS CULTURAS;

- PRÁTICA CORPORAL COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL;

- A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: PREPARANDO OS PROFESSORES PARA ESSE TRABALHO ESPECIAL;

- O ESPAÇO DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL;

- A PEDAGOGIA DO BRINCAR E JOGAR;

- A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A APRENDIZAGEM DO FUTURO PROFESSOR;

- O LAZER DIFERENTE DE TEMPO LIVRE.

15 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação Física - Ciências da Saúde/ Educação Física IV

- PRÁTICAS ALTERNATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TAI-CHI-CHUAN;

- DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS;

- ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA;

- ABORDAGEM METODOLÓGICA DA SAÚDE RENOVADA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR;

- EDUCAÇÃO EM SAÚDE;

- PROCESSO DE SAÚDE E DOENÇA;

- AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL;

- AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL;

- AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.

16 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação/ Métodos e técnicas do Ensino/Currículo/planejamento e avaliação educacional

- O OBJETO DA DIDÁTICA E OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O PROCESSO DIDÁTICO;

- AS DIFERENTES MODALIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS PROCESSOS ENSINO-APREDIZAGEM;

- A RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSOR - ALUNO E AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL;

- PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E NÍVEIS DE PLANEJAMENTO;

- AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES, FINALIDADES NA LDB 9394/96;

- PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA;

- O CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO CULTURAL E SOCIAL;

- O QUE É CURRÍCULO: DEFINIÇÕES E CONCEPÇÕES;

- AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO;

- CULTURA, MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO.

17 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação/ Educação Pré-escolar-Tópicos específicos de educação

- A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E SUA REPRESENTAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS;

- A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANEJAMENTO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO;

- A DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL;

- A INFÂNCIA E O INFANTIL DO SUJEITO;

- DESENVOLVIMENTO E APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL;

- FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS JARDINS DE INFÂNCIA À CONCEPÇÃO ATUAL;

- PRINCIPAIS TEORIAS E MÉTODOS DAS ALFABETIZADORAS: MÉTODO SINTÉTICO, MÉTODO ANALÍTICO E MÉTODO GLOBAL;

- FATORES SOCIAIS HISTÓRICOS, CULTURAIS, LINGUÍSTICOS, SOCIOLINGUÍSTICOS E PSICOLINGUÍSTICO QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA;

- GÊNESE E CONCEITOS DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL;

- PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA TRABALHO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL.

18 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação/ Orientação Educacional

- AÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA NO ACOMPANHAMENTO DE DISCENTES ESTAGIÁRIOS;

- O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALÉM DE UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UM OLHAR ÀS DIFERENTES ATIVIDADES DOCENTES;

- ELABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PLANO DE ESTÁGIOS NOS ESPAÇOS ESCOLARES;

- FUNDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS;

- GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: UM DESAFIO POSSÍVEL;

- A FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) PROFESSOR (A): REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS;

- A ESCOLA E SEU COTIDIANO;

- ESCOLA: UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA;

- O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFERENTES OLHARES;

- O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL E A PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA.

19 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação/ Educação Especial

- EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITO, HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS;

- POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL;

- CIDADANIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL;

- HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS;

- AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAIS E EDUCACIONAIS;

- EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES;

- ABORDAGEM DO CURRÍCULO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS: PRÁTICAS E DISCURSO;

- METODOLOGIA DE ENSINO PARA COMUNIDADE SURDA: PRÁTICAS POSSÍVEIS;

- O CONCEITO DO LÚDICO E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO (PSICOMOTOR, COGNITIVO, AFETIVO...);

- O JOGO COMO EIXO INSTRUTURANTE DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

20 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Educação/Currículos específicos para níveis e tipos de educação-Ensino aprendizagem-Planejamento Educacional

- OS PCNS E A PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL;

- PROPOSTA METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL;

- O ESPAÇO DA LEITURA E DA ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR;

- CONCEPÇÕES DE PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO;

- CORRENTES TEÓRICAS DE PESQUISA EDUCACIONAL NO BRASIL;

- O QUE É E POR QUE ARTE-EDUCAÇÃO;

- AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS (MÚSICA, IMAGEM, POESIA, ARTE VISUAL, TEATRO, FOLCLORE E CULTURA POPULAR) E SUAS RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO;

- PERSPECTIVAS DO ENSINO DA ARTE EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A);

- O QUE É CIENTIFICIDADE?;

- EDUCAR PELA PESQUISA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

21 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: Serviço Social/ Fundamentos do Serviço Social-Serviço Social Aplicado-Serviço Social do Trabalho

- HISTÓRIA E CONSTITUIÇÃO DA CATEGORIA PROFISSIONAL.

- O CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL.

- A EXPRESSÃO E O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA E ESPECIFICAMENTE NO BRASIL.

- A FORMULAÇÃO E A GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NAS DIFERENTES CONJUNTURAS SÓCIO-HISTÓRICAS BRASILEIRAS.

- DEBATE ÉTICO CONTEMPORÂNEO, A BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL.

- O MUNDO DO TRABALHO NA ERA DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E AS REPERCUSSÕES NOS PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

- PESQUISA SOCIAL: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, MÉTODOS E TÉCNICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS.

- A (RE) ORGANIZAÇÃO NA GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

- O EXERCÍCIO PROFISSIONAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA

- O EXERCÍCIO PROFISSIONAL FRENTE AOS DESAFIOS REGIONAIS.

22 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: ZOOTECNIA/ PASTAGEM E FORRAGICULTURA

- FISIOLOGIA DE PLANTAS C3, C4 E CAM;

- GÊNERO PASPALUM, GÊNERO BRACHIARIA, GÊNERO PENNISETUM;

- GÊNERO ECHINOCHLOA;

- TRATOS CULTURAIS EM PASTAGEM;

- MÉTODOS DE INTENSIFICAÇÃO DO CURSO DE PASTAGEM: VOISIN, ROTACIONADO COM E SEM IRRIGAÇÃO, PASTAGENS CONSORCIADAS;

- BANCO DE LEGUMINOSAS;

- ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR E CRESCIMENTO DAS PASTAGENS;

- FATORES AMBIENTAIS NECESSÁRIOS PARA O CRESCIMENTO DE FORRAFEIRAS;

- FATORES AMBIENTAIS EM PLANEJAMENTO DE GRÃOS ARMAZENADOS;

- PRINCIPAIS PRAGAS DE GRÃOS ARMAZENADOS E DE PASTAGENS;

23 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: ZOOTECNIA/ NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL

- ANÁLISE BROMATOLOGICA;

- DIFERENCIAL ENTRE MÉTODO WEENDE E VAN SOEST;

- NUTRIÇÃO DE SUÍNOS EM REGIÕES TROPICAIS;

- FATORES DE AMBIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE ANIMAIS;

- UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS NA NUTRIÇÃO ANIMAL;

- UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS AMAZÔNICOS NA NUTRIÇÃO ANIMAL;

- INSTALAÇÕES PARA SUÍNOS NAS DIFERENTES FASES DE CRIAÇÃO EM CLIMA TROPICAL;

- SISTEMA FISCAL;

- EXIGÊNCIA NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS.

24 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: ZOOTECNIA/ GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL

- MÉTODOS DE MELHORAMENTO ANIMAL;

- MELHORAMENTO DE SUÍNOS;

- MELHORAMENTO DE AVES;

- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE;

- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE CORTE;

- MELHORAMENTO DE BUBALINOS;

- MELHORAMENTO DE CAPRINOS LEITEIROS E DE CORTE;

- MELHORAMENTO DE OVINOS DE LÃ E CORTE;

- MELHORAMENTO ANIMAL E PRODUÇÃO;

- PROGRAMAS DE MELHORAMENTO ANIMAL;

25 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: ZOOTECNIA/ PRODUÇÃO ANIMAL - PEQUENOS RUMINANTES

- RAÇAS NACIONAIS E EXÓTICOS DE CAPRINOS E OVINOS;

- MANEJO NUTRICIONAL DE CAPRINOS;

- MANEJO NUTRICIONAL DE OVINOS;

- MELHORAMENTO DE CAPRINOS PARA LEITE E CARNE;

- MELHORAMENTO DE OVINOS PARA LÃ, LEITE E CARNE;

- DOENÇAS METABÓLICAS DE OVINOS E CAPRINOS;

- EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS DE OVINOS E CAPRINOS;

- PASTAGENS PARA OVINOS E CAPRINOS;

- SISTEMA DE CRIAÇÃO PARA OVINOS E CAPRINOS EM REGIÕES DE CLIMA TROPICAL ÚMIDO.

26 - ÁREA DE CONHECIMENTO/SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA/INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL/REPRODUÇÃO ANIMAL

- DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL;

- CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS;

- BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF'S) E ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC);

- PRINCIPAIS ENFERMIDADES OBSERVADAS EM ANIMAIS DE PRODUÇÃO QUE COMPROMETAM CONSUMO;

- INSPEÇÃO ANTE-MORTEN E POST-MORTEN;

- RIISPOA;

- ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO;

- DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS DO SISTEMA REPRODUTIVO;

- PROBLEMAS REPRODUTIVOS DE ORIGEM GENÉTICA;

- ANATOMOHISTOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS DIGESTORIO, REPRODUTOR, ENDÓCRINO;

27 - Área de conhecimento/SUBÁREA: Filosofia/ Filosofia Geral

- MITO E LOGOS;

- A REPÚBLICA DE PLATÃO;

- ÉTICA A NICÔMACO;

- CONFISSÕES DE AGOSTINHO;

- ENTE E ESSÊNCIA EM TOMÁS DE AQUINO;

- DISCURSO DO MÉTODO DE DESCARTES;

- A PAZ PERPÉTUA DE KANT;

- GENEALOGIA DA MORAL DE NIETZCHE;

- EXISTENCIALISMO E HUMANISMO DE SARTRE; A MICROFÍSICA DO PODER EM MICHEL FOUCAULT.

Manaus, 30 de janeiro de 2009.

HIDEMBERGUE ORDOZGOITH DA FROTA
Presidente do Conselho Diretor da FUA e Reitor da UFAM