UFPI - Universidade Federal do Piauí - PI

Notícia:   29 vagas para Técnicos Administrativos na Universidade Federal - PI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

EDITAL Nº 01/2009 - DRH

O Reitor da Universidade Federal do Piauí no uso de suas atribuições legais e, mediante autorização constante das Portarias n°. 286/08 do Ministro de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão e Portaria n°. 1.226/08 do Ministro de Estado da Educação, publicadas no Diário Oficial da União em 03.09.2008, 07/10/2008, respectivamente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público de provas, destinado a selecionar candidatos para provimento das vagas de cargos na categoria funcional de Técnico-Administrativos em Educação - Lei n°. 11.091/2005 de 12/01/2005, publicada no Diário Oficial da União de 13/01/2005-PCCTAE para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, 2008 e 2009 e Universidade Aberta do Brasil - UAB - 2008, conforme especificados no subitem 1.1 deste Edital, de acordo com a Lei n.° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12/12/1990 e com a Portaria n°. 450/2002 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 07/11/2002, observadas as disposições legais aplicáveis à espécie e as normas contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Os cargos, níveis de classificação/ capacitação, padrão de vencimento requisito/escolaridade, local de trabalho/ vasas, vencimento básico e taxa de inscrição, estão estabelecidos no quadro a seguir:

CÓDIGO / CARGO

NÍVEL DE CLASSI- FICAÇÃO / NÍVEL DE CAPACI- TAÇÃO / PADRÃO DE VENCIMENTO

REQUISITO / ESCOLA- RIDADE (*)

LOCAL DE TRABALHO / N ° DE VAGAS

VENCI- MENTO BÁSICO R$ (**)

TAXA R$

UAB

REUNI

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA TERESINA-PI

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA TERESINA-PI

CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL FLORIANO‑PI

01

ADMINISTRADOR

E- 1 - 1

Curso Superior em Administração e registro no Conselho competente

01

01

-

1.747,83

43,00

02

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Curso Superior na área de Informática

01

-

-

03

ESTATÍSTICO

Curso Superior em Ciências Estatísticas ou Atuariais e registro no Conselho competente

-

01

-

04

FIGURINISTA

Curso Superior Em Artes Cênicas com Habilitação em Indumentária e registro no Conselho competente.

-

01

-

05

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas concluídos em Instituição reconhecido pelo MEC

01

01

-

06

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

D -1- 1

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo mais experiência de 12 meses na área de administração

04

05

05

1364,53

34,00

07

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico em Eletrônica com ênfase em sistemas computacionais

03

-

-

08

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA Biologia

Ensino Médio profissionalizante na área de Biologia ou Ensino Médio completo + curso Técnico de laboratório na área de Biologia

-

-

03

09TÉCNICO EM ELETROELE- TRÔNICAEnsino Médio profissionalizante ou Ensino Médio completo + curso Técnico na área e registro no conselho competente.-01-
10TÉCNICO EM ELETROTÉCNICAEnsino Médio profissionalizante ou Ensino Médio completo + curso Técnico na área e registro no conselho competente-01-

* Os documentos comprobatórios referentes ao requisito/escolaridade serão exigidos somente para investidura no cargo.

** vencimento básico, (valores referentes ao mês fevereiro de 2009)

O servidor fará jus ao Auxilio Alimentação e demais vantagens previstas na Legislação.

Jornada de trabalho: 40 (quarenta) horas semanais.

1.2 Os cursos indicados no requisito/escolaridade devem ser reconhecidos pelo MEC, e os candidatos classificados para nomeação deverão comprovar, quando o cargo assim o exigir, o registro no conselho competente.

1.3 O candidato concorrerá à vaga do cargo/local de trabalho para o qual se inscreveu.

1.4 Os códigos dos locais de trabalho estão discriminados no quadro a seguir:

CÓDIGO

LOCAL DE TRABALHO

01

UABI - CAMPUS MINISTRO PETRONIO PORTELA - TERESINA PI

02

REUNI - CAMPUS MINISTRO PETRONIO PORTELA - TERESINA-PI

03

REUNI - CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL - FLORIANO-PI

2. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1 A investidura no cargo está condicionada ao atendimento das seguintes condições:

a) ter sido aprovado e classificado no concurso, dentro das vagas oferecidas neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1° do artigo 12 da Constituição Federal;

c) estar em gozo dos direitos políticos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

f) ter idade mínima de 18 anos na data de posse;

g) comprovar o requisito exigido subitem 1.1. deste Edital para exercício do cargo, bem como registro no Conselho competente quando o cargo assim o exigir;

h) apresentar atestado de sanidade física e mental;

i) apresentar declaração de acumulação lícita de cargo público;

j) apresentar declaração de bens e valores patrimoniais;

k) apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

2.2 Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso e investidura no cargo. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 2 e seus subitens, bem como o não atendimento ao que determina o item 14.2, impedirá a posse do candidato.

2.3 Para o cargo de Assistente em Administração, a experiência de trabalho deve ser comprovada através de:

· Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

· Se realizado na área pública, declaração/certidão do tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso);

· No caso de serviços prestados, contrato da prestação de serviços (com início e fim, se for o caso).

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição será efetuada conforme procedimentos especificados a seguir:

3.1.1 SERÁ ADMITIDA A INSCRIÇÃO EXCLUSIVAMENTE VIA INTERNET, no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso, solicitada no período entre 8:00 horas do dia 09 de março de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 25 de março de 2009 horas, observado o horário oficial de Brasília-DF. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 26 de março de 2009 (um dia após o período de inscrição).

3.1.2 O candidato deverá preencher todos os campos do formulário eletrônico, imprimir seu pedido de inscrição, em seguida, imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser feito através de GRU (Guia de Recolhimento da União). O pagamento da taxa deverá ser efetivado em qualquer agência do Banco do Brasil.

3.1.3 A Universidade Federal do Piauí não se responsabilizará por pedido de inscrição não recebido por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como, outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3.2 Os pedidos de inscrição somente serão acatados após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição, dentro do prazo estabelecido no subitem 3.1.1 do Edital.

3.3 Não será aceita inscrição por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea, ou por qualquer outra via que não especificada neste Edital.

3.4 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros ou para outros certames.

3.5 Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em nenhuma hipótese, a alteração do cargo nem do CPF do candidato.

3.6 As informações prestadas no pedido de inscrição serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a UFPI do direito de excluir do concurso aquele(a) que não preencher o formulário de forma completa e correta.

3.7 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

3.8 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

3.9 Será anulado o pedido de inscrição por qualquer vício verificado no processo de pagamento da taxa de inscrição, tais como cheque devolvido ou falhas verificadas no meio de pagamento escolhido em desacordo com o estabelecido neste Edital.

3.10 O comprovante do pedido de inscrição, onde consta o número de inscrição, deverá ser mantido em poder do(a) candidato(a) e apresentado nos locais de realização das provas.

3.11 O período de inscrição será reaberto se não houver candidatos para concorrer à vaga ou ainda, quando não houver nenhum candidato aprovado no final do certame, não havendo limitação quanto ao número de vezes.

3.12. O edital do Concurso Público se encontra disponibilizado na íntegra no endereço eletrônico: www.ufpi.br/concurso

4. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

4.1 Serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência, em caso de aprovação, 5% (cinco) por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo/local de trabalho neste Edital, exceto para os cargos que tenham somente uma vaga, desde que, a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo para o qual concorre. Haverá reserva de vaga para os cargos de:

· Assistente em Administração - UAB - Campus Ministro Petrônio Portela - 01(uma vaga)

· Assistente em Administração - REUNI/ Campus Ministro Petrônio Portela - 01(uma vaga)

· Assistente em Administração - REUNI/Campus Amílcar Ferreira Sobral - 01(uma vaga)

· Técnico de Tecnologia da Informação - UAB- Campus Ministro Petrônio Portela - 01(uma) vaga

· Técnico de laboratório/ Biologia - REUNI/ Campus Amílcar Ferreira Sobral - 01(uma vaga)

4.1.1 Obedecendo o critério considerado necessário definido no item 9, alínea "a" serão incluídos dentro dos limites especificados na alínea "b", a quantidade de deficientes necessária para manter a proporção de 5% (cinco por cento).

4.1.2 Durante o prazo de validade do Concurso, a Universidade Federal do Piauí manterá o percentual de deficientes em relação aos cargos efetivamente ocupados, salvo quando não houver candidatos deficientes, que atendam aos critérios estabelecidos no item 9 alíneas "a" e "b".

4.1.3 Na falta de candidato aprovado para a vaga reservada aos portadores de deficiência, esta será preenchida pelos demais concursados, com a estrita observância da ordem classificatória.

4.2 Consideram-se pessoas portadoras de deficiência, aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4° do Decreto 3.298/99, de 20/12/1999, com alteração do Decreto n°. 5.296/04 de 02.12.2004.

4.2.1 De acordo com o referido Decreto, o candidato, portador de deficiência, deverá identificá-la na ficha de inscrição.

4.3 As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/99, particularmente em seu Artigo n.° 40, participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, horário, local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os candidatos.

4.4 O candidato que necessitar de atendimento especial para realização da prova deverá indicar, em formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso, os recursos especiais necessários e enviar, até às 18:00 do dia 27 de março de 2009, impreterivelmente, via SEDEX, à Comissão Organizadora de Concursos na DRH/UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, CEP: 64049-550, Teresina - Pi, laudo médico original que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.4.1 O laudo médico original referido no item 4.4. poderá, ainda, ser entregue, até o dia 27 de março de 2009, das 8: 30 às 17:30 horas (exceto sábado, domingo e feriado), pessoalmente ou por terceiro, na Divisão de Protocolo da UFPI - SG - 07 - Campus da Ininga - Teresina - Pi.

4.4.2 O laudo médico deverá deixar explícita as condições adiante especificadas:

a) Laudo Médico original atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doenças - CID;

b) Solicitação do acompanhamento para realizar prova com monitor ou a confecção da prova ampliada, para os portadores de deficiência (cegos ou amblíopes) e de tempo adicional para realização da prova, com justificativa de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, para os candidatos cuja deficiência comprovadamente assim o exigir. O formulário de Requerimento se encontra disponibilizado no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso.

4.4.2.1 O cumprimento da alínea "a" é indispensável e determinará a inclusão do candidato como portador de deficiência;

4.4.2.2 O não atendimento da alínea "b" desobrigará a organização do concurso da confecção de prova ampliada para cegos ou amblíopes, da concessão de tempo adicional e disponibilização de monitor.

4.4.3. O Laudo Médico apresentado terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido.

4.5 O candidato portador de deficiência que, no pedido de inscrição, não declarar esta condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

4.6 A classificação dos candidatos optantes pela reserva de vaga aos portadores de deficiência dar-se-á no exato número de vagas da reserva, constando na lista geral de classificação do cargo/local de trabalho para o qual optou a concorrer, e em lista específica para deficientes.

4.7. A não observância pelo candidato de quaisquer das disposições deste item, implicará a perda do direito a ser nomeado para a vaga reservada às pessoas portadoras de deficiência.

4.8 A Universidade designará Comissão Multiprofissional de que trata o art. 43 do Decreto n° 3.298 de 20/12/1999.

4.9. Havendo parecer médico oficial contrário à condição de pessoa portadora de deficiência, o nome do candidato será excluído da listagem de classificação.

4.10 O candidato que for julgado pela junta médica oficial como INAPTO para o exercício do cargo, em razão da incompatibilidade da deficiência com o exercício das atividades do cargo, será desclassificado do concurso.

5. DA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS:

ADMINISTRADOR: Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ESTATÍSTICO: Desempenhar tarefas no campo da estatística, como pesquisa sobre os fundamentos desta Ciência, suas aplicações práticas, organização e execução de investigações estatísticas, elaborando e testando métodos e sistemas de amostragem e outros, para renovar os métodos estatísticos ou melhorar os já existentes.

FIGURINISTA: Efetuar trabalhos de criação de modelos, indicando a forma, a técnica e o material da confecção dos mesmos.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços nas áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA: Executar tarefas de manutenção, instalação e reparação de sistemas eletroeletrônicos convencionais e automatizados, bem como as de coordenação e desenvolvimento de equipes de trabalho no planejamento, desenvolvimento, avaliação de projetos e aplicação de normas técnicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA: Executar tarefas de caráter técnico relativos à avaliação e controle de projeto de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, e utilizando instrumentos apropriados para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagens e aperfeiçoamento dos mencionados equipamentos.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registro de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

6. DAS PROVAS

6.1 Para todos os cargos, o concurso constará de prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, com valor igual a 100 (cem) pontos.

6.2 O conteúdo programático comum para todos os cargos constam no Anexo I deste Edital.

6.3 A área de conhecimento, número de questões por área e total, e o valor de cada prova estão especificados no quadro a seguir:

CARGOS

ÁREA DE CONHECIMENTO/ N°. QUESTÕES

TOTAL DE PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

MATEMÁTICA

ESPECÍFICO DO CARGO

TOTAL DE QUESTÕES DA PROVA

ADMINISTRADOR

10

10

-

30

50

100

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

10

-

-

40

ESTATÍSTICO

10

10

-

30

FIGURINISTA

10

10

-

30

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

10

10

-

30

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

10

10

-

30

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

10

-

10

30

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / BIOLOGIA

10

10

-

30

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

10

10

 

30

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

10

10

 

30

6.4 Será eliminado do Concurso o candidato que não atingir o mínimo de 50% (cinquenta) por cento das questões de uma mesma área de conhecimento do cargo.

7. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 As provas serão aplicadas na cidade de Teresina-Pi, em local, data e horário previstos no Cronograma de Execução deste Edital - Anexo II. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação das provas será afixada no Quadro de Avisos da Diretoria de Recursos Humanos - DRH - SG-07 - ENGATE - Campus Ministro Petrônio Portela - Ininga - Teresina-Piauí e divulgada na Internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

7.2 O candidato comparecerá ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de:

a) caneta esferográfica (tinta preta ou azul escuro);

b) comprovante de inscrição;

c) documento original de Identidade Civil, Militar, Profissional ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou ainda, Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo com foto), apresentado no ato da inscrição.

7.2.1 Sem o documento original de identificação o candidato não fará prova.

7.2.2 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, o documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

7.2.3 A identificação especial será exigida, também, do candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

7.2.4 Não serão aceitos como documentos de identidade, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo), carteira de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

7.2.5 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

7.3 Não será admitido à sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da prova.

7.3.1 O candidato que se retirar do ambiente de prova, não poderá retornar em hipótese alguma.

7.4 No dia da realização das provas, será proibido ao candidato, o ingresso nas salas de realização das provas e/ou permanecer no local das provas conduzindo máquina calculadora (inclusive em relógio) ou similar, agenda eletrônica, notebook, palmtop, gravador, máquina fotográfica, telefone celular, BIP, Walkman, gravador, qualquer outro receptor de mensagem ou portando armas. Durante a realização das provas objetivas não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, bem como o uso de óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéu, boné, gorro, etc. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

7.4.1 A Universidade não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

7.5 As provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, com duração de 03 (três) horas, incluindo o tempo necessário ao preenchimento do cartão resposta, serão do tipo múltipla escolha, com uma única resposta correta.

7.6 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que durante a realização das provas:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

a) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro candidato;

b) for surpreendido portando qualquer dos equipamentos ou similar, discriminados no subitem 7.4;

c) faltar com o devido respeito com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e com os candidatos;

d) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

e) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal e/ou portando cartão resposta;

f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

g) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso.

7.7 Quando, após as provas, for constado por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato utilizado processos ilícitos, sua prova será anulada e ele será automaticamente eliminado do concurso.

7.8 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em razão de afastamento de candidatos da sala de prova.

7.9 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da provas e/ou pelas autoridades presentes informações referentes ao conteúdo das provas e/ou a critérios de avaliação/classificação.

7.10 Somente será permitido ao candidato entregar o seu caderno de questões/prova após 01(uma) hora do início da prova. Transcorrido esse tempo, o candidato devolverá o caderno e cartão resposta ao fiscal de sala e deverá retirar-se do local.

7.11 As respostas serão transcritas para o CARTÃO RESPOSTA, que é o único documento válido para a correção eletrônica através de leitura óptica.

7.12 O preenchimento do CARTÃO RESPOSTA será de inteira responsabilidade do candidato, que procederá de acordo com as instruções nele contidas.

7.13 Na correção do CARTÃO RESPOSTA será atribuída nota O (zero) às questões não assinaladas, questões que contiverem mais de uma alternativa marcada, emenda ou rasura, ainda que legível.

7.14 Ao terminar a prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, o candidato obrigatoriamente entregará ao fiscal da sala o CARTÃO RESPOSTA, devidamente assinado.

7.15 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para as provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, nem substituição do CARTÃO RESPOSTA por erro do candidato, seja qual for o motivo alegado.

7.16 O não-comparecimento no local, horário e data determinados para realização das provas implicará a eliminação automática do candidato.

7.17 O candidato só poderá retirar-se do local de realização das provas, levando o caderno de questões/prova, no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o término das mesmas.

7.18 O gabarito das provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos será divulgado na data constante no Cronograma de Execução do Concurso, Anexo II deste Edital.

7.19 Não serão aplicadas provas em local, em data ou em horário diferentes dos predeterminados no Cronograma de Execução do concurso.

7.20 Em hipótese alguma haverá vista ou revisão de provas, facultada, no entanto, a interposição de recursos na forma do item 8 e seus subitens, deste Edital.

7.21 Qualquer alteração no Cronograma de Execução do Concurso - Anexo II será divulgado na UFPI/DRH e na Internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/ concurso

8. DO RECURSO

8.1. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, relativo à divulgação do Gabarito das provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. O recurso deverá ser devidamente fundamentado, e dirigido à Comissão Organizadora do Concurso, entregue sob protocolo, na Divisão de Protocolo da UFPI - SG-07 em Teresina - Pi, na data prevista no cronograma de execução do concurso, que serão encaminhados à Comissão Organizadora do Concurso.

8.2. No requerimento do recurso, cada questão deverá ser indicada, individualmente, em folha separada,por área de conhecimento e fundamentada com lógica e consistência seus argumentos. O recurso não poderá ser assinado, rubricado e nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser preliminarmente indeferido. A identificação do candidato deve ser feita somente no formulário de recurso que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso, e na Divisão de Protocolo Geral da UFPI, em Teresina- Pi.

8.2.1 Será desconsiderado o recurso da prova objetiva em que o candidato de alguma forma se identificar.

8.3. Os recursos somente serão admitidos se interpostos no prazo determinado no Cronograma de Execução do Concurso, Anexo II deste Edital. Não será aceito, em nenhuma hipótese, pedido de revisão do julgamento dos recursos ou recurso interposto fora do prazo determinado no cronograma de execução Anexo II deste Edital.

8.4. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

8.5 Os recursos serão analisados pela Comissão Elaboradora das provas escritas objetivas, que dará decisão determinativa sobre os mesmos, constituindo-se em única e última instância. A decisão final da Comissão será soberana e definitiva, não existindo desta forma recurso contra resultado do recurso.

8.6 Na prova escrita objetiva, o(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) serão atribuído(s) a todos os candidatos.

8.7 Não caberá recurso contra o resultado final do Concurso.

9. DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

9.1 Será considerado aprovado e classificado no Concurso, o candidato que, cumulativamente, atender às seguintes exigências:

a) ter obtido, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, obedecido o percentual mínimo exigido para cada área determinado no subitem 6.4.

b) ter sido classificado até 02 (duas) vezes o número de vagas determinado para cada cargo/local de trabalho no subitem 1.1 deste Edital.

10. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

10.1 A Classificação final dos candidatos para cada cargo dar-se-á em ordem decrescente do total de pontos da prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos (obedecido o percentual mínimo exigido para cada área), em lista de classificação, até o limite de 02 (duas) vezes o número de vagas determinado para cada cargo neste Edital, conforme artigo 13 da Portaria n° 450/2002 - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, DOU 07/11/2002.

10.2 Ocorrendo igualdade de pontos no Resultado Final, o desempate para fins de classificação, será em prol do candidato que, sucessivamente:

a) Para todos os Cargos, EXCETO para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação e Técnico de Tecnologia da Informação.

· tiver idade igual ou superior a 60(sessenta) anos (artigo 27 § único Lei n° 10.741 de 01/10/2003);

· obtiver o maior número de pontos na área de Conhecimentos Específicos;

· obtiver o maior número de pontos na área de Língua Portuguesa;

· obtiver o maior número de pontos em Noções de Informática;

· persistindo o empate terá preferência o candidato que tenha mais idade.(quando se tratar de candidatos com dia, mês e ano de nascimento iguais, para o critério de desempate será considerado a hora do nascimento).

b) Para o cargo de Técnico de Tecnologia da Informação

· tiver idade igual ou superior a 60(sessenta) anos (artigo 27 § único Lei n° 10.741 de 01/10/2003);

· obtiver o maior número de pontos na área de Conhecimentos Específicos;

· obtiver o maior número de pontos na área de Língua Portuguesa;

· obtiver o maior número de pontos na área de Matemática;

· persistindo o empate terá preferência o candidato que tenha mais idade.(quando se tratar de candidatos com dia, mês e ano de nascimento iguais, para o critério de desempate será considerado a hora do nascimento).

c) Para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação

· tiver idade igual ou superior a 60(sessenta) anos (artigo 27 § único Lei n° 10.741 de 01/10/2003);

· obtiver o maior número de pontos na área de Conhecimentos Específicos;

· obtiver o maior número de pontos na área de Língua Portuguesa;

· persistindo o empate terá preferência o candidato que tenha mais idade.(quando se tratar de candidatos com dia, mês e ano de nascimento iguais, para o critério de desempate será considerado a hora do nascimento).

11. DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

11.1 O Resultado Final do Concurso será encaminhado pelo Presidente da Comissão Organizadora ao Magnífico Reitor, para homologação e publicação no Diário Oficial da União.

12. DO PRAZO DE VALIDADE

12.1 O prazo de validade do Concurso Público será de 01(um) ano, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, uma única vez, conforme artigo 12 da Portaria 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no D.O.U. de 07/11/2002.

12.2 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante o período de validade do Concurso, poderá autorizar a nomeação de candidatos classificados e não convocados até o limite de 50% (cinqüenta por cento) a mais do quantitativo original de vagas determinadas para cada cargo, no Edital, conforme artigo 14 da Portaria 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no D.O.0 de 07/11/2002.

12.3 Ocorrendo a autorização citada no subitem anterior, serão publicados no Diário Oficial da União os atos de nomeação dos candidatos classificados, obedecida rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no Edital de homologação.

13. DA NOMEAÇÃO

13.1 A nomeação dos candidatos classificados fica condicionada à comprovação dos requisitos para investidura nos cargos especificados no subitem 2.1 deste Edital.

13.2 O candidato classificado no concurso será nomeado de acordo com a estrita ordem de classificação no limite do exato número de vagas determinada para cada cargo no presente Edital.

13.3 Havendo desistência de candidatos convocados para a nomeação, a Universidade procederá, durante o prazo de validade do concurso, a quantas convocações forem necessárias para o provimento das vagas determinadas para cada cargo neste Edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no Edital de homologação, conforme Portaria n° 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no DOU de 07/11/2002.

14. DA POSSE E EXERCÍCIO

14.1 A posse e o exercício dos candidatos nomeados, serão de acordo com o que determina a Lei n.° 8.112/90.

14.2 Além dos requisitos já estabelecidos no item 2 deste Edital, o candidato aprovado e classificado, deverá atender ao que se segue para ser empossado no cargo.

14.2.1 Estar quite com os cofres públicos;

14.2.2 Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no Art. 137 da Lei n° 8.112/90.

14.3 Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito ao Estágio Probatório.

15. DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

15.1 A falta de comprovação de qualquer requisito para investidura no cargo, prática de falsidade ideológica, procedimento indisciplinar ou descortês para com os membros da Comissão, coordenadores, auxiliares e autoridades presentes, durante a realização das provas e do processo do concurso, acarretará o cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do Concurso e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados, ainda que já tenha sido publicado o Edital de homologação do resultado fmal do concurso, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

15.2 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão comprobatória de classificação no Concurso, valendo para este fim, o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

15.3 A inscrição do candidato implicará no conhecimento das presentes normas e no compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e seus Anexos, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.

15.4 A aprovação e classificação final no concurso geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação no limite do exato número de vagas determinada para cada cargo/local de trabalho no presente Edital. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da disponibilidade orçamentária, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do Concurso e da apresentação da documentação exigida em lei para investidura no cargo.

15.5 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar rigorosamente a publicação de todos os atos, editais e etapas estabelecidas no Cronograma de Execução Anexo II, referentes a este Concurso Público, no Diário Oficial da União, os quais também serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso.

15.6 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá solicitar à comissão organizadora do Concurso, até 02(dois) dias antes da data para realização da prova, e no dia da prova levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança.

15.7 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

15.8 Serão publicados no Diário Oficial da União, somente os resultados dos candidatos que lograram classificação no Concurso até 02 (duas) vezes o número de vagas determinado para cada cargo/local de trabalho, neste Edital.

15.9 Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão do Concurso, ouvida a Procuradoria Jurídica da UFPI.

Teresina(PI), fevereiro/2009

Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior
Reitor da Universidade Federal do Piauí

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

COMUM PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA: Texto e textualidade: conceito de texto; fatores pragmáticos sociocumunicativos (intencionalidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade), semânticos (coerência) e formais (coesão). Fatores de coerência: conhecimento linguístico, inferência; coesão por anaforismo e cataforismo; coesão por encadeamento de segmentos textuais: conectores/operadores discursivos. Interpretação de texto. Tipos e gêneros textuais. Níveis de linguagem. Ortografia (de acordo com a reforma): escrita correta das palavras. Acentuação gráfica. Léxico: o sentido das palavras (denotação e conotação). Sinonímia e paronímia. Relações sintáticas: concordância, regência e colocação. Figuras e vícios de linguagem. Pontuação. Redação técnica.

COMUM PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - EXCETO PARA O CARGO DE ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos básicos de Hardware, Software e Peopleware. Dispositivos de Hardware: Entrada, Saída e Armazenamento. Operação dos Sistemas Operacionais: Microsoft Windows XP e LINUX. Microsoft Office 2003 em português do Brasil: Word, Excel e Powerpoint. OpenOffice.org 2.4 em português do Brasil: Writer e Calc. Intranet. Internet: Navegação, Transferência de arquivos, Correio eletrõnico, Sítios de busca e Segurança na Internet. Navegadores: Internet Explorer 6.0 e Mozilla Firefox 2.0. Vírus e Antivírus. Certificação digital: conceitos e legislação.

COMUM PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Texto e textualidade: interpretação de texto; coerência; fatores de coerência: conhecimento linguístico, inferência, intertextualidade; coesão: por termos anafóricos e por conectores/ operadores discursivos. Tipos e gêneros textuais. Ortografia (de acordo com a reforma): escrita correta das palavras. Acentuação gráfica. Léxico: sinonímia e paronímia. Relações sintáticas: concordância, regência e colocação. Pontuação. Redação técnica.

COMUM PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO - EXCETO PARA O CARGO TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos básicos de Hardware, Software e Peopleware. Dispositivos de Hardware: Entrada, Saída e Armazenamento. Operação dos Sistemas Operacionais: Microsoft Windows XP e LINUX. Microsoft Office 2003 em português do Brasil: Word e Excel. OpenOffice.org 2.4 em português do Brasil: Writer e Calc. Intranet. Internet: Navegação, Transferência de arquivos, Correio eletrõnico, Sítios de busca e Segurança na Internet. Navegadores: Internet Explorer 6.0 e Mozilla Firefox 2.0.

SOMENTE PARA O CARGO DE TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MATEMÁTICA: Raciocínio lógico; Sistemas de numeração; Operações aritméticas em diversas bases; Conjuntos numéricos: operações fundamentais, radiciação, potenciação, proporção, percentagem, juros simples, juros compostos e descontos simples. Função: polinomial do primeiro, polinomial do segundo grau, função modular, exponencial e logarítmica. Sistema métrico decimal: unidades de comprimento, unidades de área, áreas planas, unidades de volume e de capacidade, volumes dos principais sólidos geométricos.

CARGO: ADMINISTRADOR

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Teoria Geral da Administração: principais correntes, idéias e principais críticas. Administração: história e teorias contemporâneas. Administração moderna: principais desafios. Funções da administração e processo administrativo. Gestão de Pessoas: conceito, evolução histórica no Brasil, desafios e o profissional de Gestão de Pessoas. Planejamento de recursos humanos. Processos da Gestão de Pessoas: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e educação, avaliação de desempenho, remuneração e recompensas, higiene, segurança e saúde no trabalho. Teorias de motivação, teorias de liderança e comunicação. Negociação. Administração Mercadológica: conceitos básicos. O ambiente de marketing. Pesquisa de mercado. Segmentação de mercado e posicionamento. Estratégias do produto. Marketing de serviços. Estratégias de distribuição. Gestão do relacionamento com o cliente. Comunicação em marketing. Responsabilidade social. O&M: conceito. Processos organizacionais: organização, níveis administrativos, departamentalização, descentralização, estruturas organizacionais. Análise administrativa. Gráficos de organização, de fluxo e de processos. Layout. Análise da distribuição do trabalho. Manuais da organização. Administração da Produção e Operações: evolução histórica da administração da produção, objetivos e avaliação da produtividade. Localização de empresas. O produto. Estudo de tempos e métodos. Layout de empresas industriais. Técnicas japonesas. Qualidade. Administração de Materiais: conceito e importância. Armazenamento de materiais. Análise e previsão de estoque. Controle de estoques. Custo. Lote econômico. Estoque de segurança. Sistema ABC. Administração de compras. Distribuição e transporte. Gestão do Conhecimento: conceito. Complexidade do conhecimento. Formatos e fontes de conhecimento. Informação e conhecimento no contexto organizacional. Conhecimento tácito e explícito. Teorias e princípios da gestão do conhecimento. Administração Financeira: a função financeira na empresa. Principais áreas de decisões em administração financeira. Atribuições do administrador financeiro de uma empresa. Estrutura organizacional típica da função financeira. Definição e objetivos da função financeira. Avaliação de alternativas de investimento. Fluxos de caixa. Métodos de avaliação. Risco e incerteza na avaliação das alternativas de investimento. Estrutura financeira de uma empresa. Conceito de risco econômico e risco financeiro. Princípios de alavancagem financeira. Fatores que influenciam a composição da estrutura financeira de uma empresa. Administração de Sistemas de Informação: conceito. Organizações como máquinas. O sucesso do uso da tecnologia da informação pelo usuário final. Organizações como organismos. O sistema de informação e o indivíduo. Organizações virtuais. Tele-trabalho. Organizações como cérebros. Sistemas Integrados de Gestão. O papel da Internet na empresa. Intranet. Sistemas de informação entre organizações. Comércio eletrõnico. Organizações como culturas. Implicações culturais da tecnologia da informação. Implicações sociais da tecnologia da informação. Sistema de informação e mudança organizacional. A Administração frente às novas tendências: administração por competência, gestão ambiental, responsabilidade social, organização de aprendizagem, terceiro setor, governança corporativa. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (Lei 8.112, de 1990).

CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ARQUITETURA DE COMPUTADORES: Máquina multinível - Evolução dos computadores - Arquiteturas CISC - Arquiteturas RISC - Assembly. BANCO DE DADOS: Linguagens de bancos de dados, gerenciadores, administradores e usuários de banco de dados. Modelos clássicos. Modelo relacional. Processamento de consultas. Recuperação de paradas e falhas. Modelagem e projeto de banco de dados. Controle de concorrência em Banco de Dados. Banco de Dados Cliente-Servidor. Banco de Dados distribuídos. Segurança e integridade. ENGENHARIA DE SOFTWARE: Ciclo de Vida de um software. UML - Conceitos, diagramas e modelagem. Mapeamento UML para linguagem Orientada a Objetos. REDES DE COMPUTADORES: Padrão TCP-IP: conceitos e camadas - Características e Protocolos. Internet - DHCP, DNS, e-mail, FTP e outros serviços. SISTEMAS OPERACIONAIS: Gerenciamento de Processos - conceito, escalonamento e deadlocks. Gerenciamento de Memória - organização de memória, memória virtual e sistema de arquivos. Sistema Linux - Configurações e Operação. PROGRAMAÇÃO: Paradigmas de programação. Linguagens Orientadas a Objetos - Conceitos e estruturas. Linguagem Delphi - Características e programação. Linguagem Java - Características, tecnologias, estruturas de dados na linguagem Java, tecnologias de acesso a Bancos de Dados, programação voltada para a Internet. Linguagem Ruby on rails - Conceitos e estruturas.

CARGO: ESTATÍSTICO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Estatística Descritiva. Tipos de Variáveis. População e amostra. Medidas de Posição: Média aritmética simples e ponderada, moda, mediana (dados agrupados e não agrupados). Medidas de dispersão: Desvio médio,variãncia,desvio padrão e coeficiente de variação. Pesquisa por Amostragem. Técnicas de amostragem. Números Índices. Séries Estatísticas. Distribuição de freqüência. Probabilidade: Evento aleatório. Espaço amostral. Probabilidade Condicional. Eventos Independentes. Eventos Complementares. Eventos mutuamente exclusivos. Cálculos de probabilidades. Funções de Densidade e Probabilidade. Variáveis Aleatórias discretas e contínuas. Função de uma Variável Aleatória. Distribuições binomiais e normais. Inferência Estatística: Testes de hipótese e intervalos de confiança. Correlação e Regressão. Derivadas. Funções continuas. Variáveis aleatórias: Variáveis aleatórias e funções de distribuição, tipos de variáveis aleatórias, a distribuição de uma variável aleatória,vetores aleatórios. Esperança Matemática: Propriedades, Esperança de funções de variáveis aleatórias,Momentos,Esperanças de funções de variáveis aleatórias,teoremas de convergência. Limites. Integral. Seqüências e Limite de seqüências.

CARGO: FIGURINISTA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: DESIGN E CRIAÇÃO: Pesquisa de tendências e mercado; princípios e fundamentos do design; criação de moda e figurino para artes cênicas e televisão. VESTUÁRIO: História do vestuário e da moda; evolução das técnicas de produção. TECNOLOGIA TÊXTIL: Fibras têxteis; fiação; métodos de produção; beneficiamento dos artigos têxteis. DESENHO DE MODA: Coordenação do desenho de moda; construção e desenvolvimento da figura de moda; tecnologias aplicadas ao desenho de moda. MODELAGEM: Conceitos; técnicas e equipamentos. COSTURA E ACABAMENTO: Tipos de costura; máquinas e acessórios. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: Conceitos; Sistemas de produção e layout; cálculo de recursos.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: História da Educação no Brasil. Estrutura da

Educação Brasileira: Níveis, Responsabilidades, Princípios. Constituição Federal de 1988: Capítulo III - Artigos de 205 a 214. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei N° 9.394/96. Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei N° 10.172/ 01. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ensino Superior no Brasil: Paradigmas educacionais x Práticas Pedagógicas. Planejamento Educacional: Projeto Político Pedagógico, Planejamento de Ensino. Avaliação na Educação: Avaliação do Processo Educacional, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Educação à Distância (EAD): Importância, Princípios, Estrutura e Funcionamento. Supervisão Educacional: Concepções e Práticas.

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conhecimentos básicos em administração: características básicas das organizações, natureza, finalidade, evolução, níveis e departamentalização. Processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Principais teorias e autores: administração científica, teoria clássica e relações humanas. Organização formal e informal. Conhecimentos básicos em Gestão de Pessoas. Conhecimentos básicos em Administração de Materiais: compras, vendas e estoque. A comunicação administrativa: emissor, codificador, mensagem, canal, receptor e decodificador. Técnicas de redação de documentos oficiais. Os mandamentos da boa comunicação. Relações Humanas no trabalho. O&M: organização do trabalho e rotinas. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (Lei 8.112, de 1990).

CARGO: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Redes. Noções básicas de redes. Protocolos TCP/IP e OSPF. Configuração de roteadores e switches. Funcionamento básico dos equipamentos de rede. Endereçamento IP. Máscaras e sub-redes. Noções de monitoramento e gestão de tráfego em redes. Internet. Noções básicas de padrões Internet. Operação dos serviços DHCP, WINS, DNS, FTP. Servidores WEB e VPN. Operações em ambiente Windows e Linux para servidores e serviços Internet. Operação de servidores proxy. Correio eletrõnico e gateways. Navegação na rede. Sites de busca. Noções de segurança na Internet. Spams, boatos e tentativas de ataques pela Internet. Sites seguros. Sistemas operacionais. Administração de ambientes Windows 2000/2003 Server e Linux. Operação de Active Directory. Noções básicas de conectividade a Bancos de Dados. Softwares aplicativos e plataformas operacionais (sistemas operacionais, antivírus, diretórios, servidores de arquivos, sistemas de impressão, distribuição de programas em redes locais. Programação para WEB. Projeto de programação visual para sites e sistemas WEB. Conceitos básicos das linguagens HTML, Java Script e PHP. Planejamento e estrutura. Produção de páginas. Manutenção e atualização. Arquitetura de computadores. Conhecimentos fundamentais sobre o processamento de dados. Organização e arquitetura de computadores. Memória virtual. Memória cache. Características físicas dos principais periféricos e dispositivos. Barramentos síncronos e assíncronos. Compilação e interpretação de programas. Linguagens de programação. Paradigmas de linguagens de programação. Tipos de dados. Equivalência de tipos Regras de escopos estático e dinâmico. Conceitos de programação estruturada.Subprogramas. .Passagem de parâmetros. Tipos abstratos de dados. Programação orientada a objetos. Banco de dados. Conceitos básicos. Abordagem relacional. Propriedades do modelo relacional. Modelagem Entidade-relacionamento. Transformação do modelo conceituai para o relacional. Bancos de Dados Orientado a Objetos. Bancos de Dados distribuídos. A linguagem SQL. Banco de Dados SQL e Oracle. Visões. Normalização. Integridade. Concorrência. Controle de acesso. Ferramentas de Banco de Dados.

CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: REGRAS DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO. MATERIAIS DE LABORATÓRIO: identificação de vidraria, equipamentos e demais utensílios. Normas para conservação de equipamentos, lavagem e esterilização de vidraria. Limpeza e higiene do laboratório. MICROSCOPIA: uso da lupa. Uso do microscópio óptico composto. Sistema óptico e sistema mecânico. Mecanismo de formação da imagem. Regras para obtenção de uma boa focalização. Cuidados com o aparelho. Limpeza e conservação. CITOQUÍMICA: Métodos e preparação de lâminas para microscopia: preparação supravital (com célula viva). Preparação com célula fixada e preparação em corte histológico. Princípio de reação corante- substrato. Tipos de corantes usuais. Corantes ácidos, corantes básicos e suas finalidades. Coloração indicada para DNA, cromossomos, núcleo e citoplasma. Técnica de esmagamento. Técnica de esfregaço (sêmen e sangue) técnica de cultura de linfócitos. USO E FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS NO LABORATÓRIO: centrifugação de materiais, esterilização de substâncias. Uso do PHmentro. Pesagem de substâncias sólidas em balança comum e analítica. Obtenção de água destilada e desionizada. Conservação de materiais em geladeira e freezer. Uso do banho-maria e de estufa de cultura. PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES E REAGENTES: princípios fundamentais para o preparo de soluções e reagentes. Conceito de PH. Solução tampão. Preparo de corantes. ZOOLOGIA: Coleta de animais. Conservação de animais. Dissecação e taxidermia de animais. BOTÂNICA: Coleta. Secagem. Armazenamento e montagem de plantas (exsicata). Manejo de herbário.

CARGO: TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Resistores: Código de cores. Associação em série. Associação em paralelo. Lei de Ohm. As Leis de Kirchoff: Lei das tensões numa malha fechada. Lei dos nós. Análise de circuitos resistivos alimentados por fontes de tensão contínuas: O teorema de Thevenin. O circuito equivalente de Norton. Capacitores: Código de cores. Associação em série. Associação em paralelo. Materiais semicondutores: Conceito. Tipos mais utilizados. Recombinação e tempo de vida. Fluxos de elétrons e fluxos de lacunas. Dopagem. Diodo: O diodo não-polarizado. O diodo polarizado reversamente. O diodo polarizado diretamente. A barreira de potencial. A camada de depleção. As curvas do diodo. Circuitos com diodos. Retificadores. O diodo Zener: Características elétricas. Curva tensão x corrente. Circuitos com diodo Zener. Circuitos retificadores de meia onda e onda completa. Circuitos retificadores com filtro capacitivo. Circuitos ceifadores. Circuitos multiplicadores de tensão. Transistores bipolares de tensão: Estrutura física. Tipos: NPN e PNP. Tipos de polarização do transistor. Configuração base-comum. Configuração emissor-comum. Configuração coletor-comum. O transistor operando como chave. O transistor operando como amplificador. Configurações compostas: Configuração em cascata. Configuração Darlington. Análise de circuitos com pequenos sinais: configurações básicas. Modelos para análise em pequenos sinais: Modelo T. Modelo rr. Transistores de Efeito de Campo: Construção e Características. Tipos de polarização. Circuitos com JFET. CMOS. VMOS. Análise de resposta em freqüência: Ganho: conceito. Decibel: conceito. Curvas de Bode. Resposta em baixa e alta freqüência. Efeito da capacitãncia Miller. Amplificadores Operacionais: Operação diferencial em base- comum. Amplificadores operacionais básicos. Parãmetros de especificação. Parãmetros de freqüência. Aplicações: Multiplicador de ganho constante. Somador de tensões. Buffer de tensão. Filtros ativos. Amplificadores de potência: Definições e tipos de amplificadores. Amplificador classe A com realimentação série. Ampllificador classe A com acoplamento a transformador. Operação do amplificador classe B. Circuitos amplificadores classe B. Circuitos integrados (Cls) lineares digitais: CIS com funções lógicas: E, OU, NÃO E. Operação de um Cl comparador. Conversor analógico-digital. Oscilador controlado por tensão. Fontes reguladas de Tensão. Instrumentos de medida: Osciloscópios: Tipos: analógico e digital. Idéia estrutural básica. Características. Aplicações. Multímetros: Tipos: analógico e digital. Ohmímetro. Voltímetro. Características. Aplicações. Frequencimetro. Analisadores de espectro de freqüência: Idéia estrutural básica. Características. Aplicações.

CARGO: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Eletricidade Básica - Conceitos básicos sobre eletricidade; Unidades de medidas; Sistema Internacional de Unidades; Lei de Ohm, leis de Kirchhoff. Eletromagnetismo - Materiais magnéticos. Propriedades magnéticas dos corpos. Lei de Coulomb. Força e trabalho eletromagnético. Lei de Lenz. Indução eletromagnética. Campo magnético de condutor. Geradores. Indutores. Análise de circuitos elétricos: teoremas básicos de circuitos; divisores de tensão e corrente; Leis de Thevenin e Norton; superposição; circuitos equivalentes; Análise de circuitos monofásicos e trifásicos. Associação de resistores, indutores e capacitores; Potência elétrica; Correção de fator de potência. Medidas elétricas - Equipamentos elétricos de medição:Uso de multímetro; Alicate amperímetro; Wattímetro; Materiais elétricos; Máquinas elétricas- Transformadores de potência (princípio de funcionamento e ensaios);Motores Elétricos (princípio de funcionamento, tipos de ligação, proteção, partida de motores, chaves automáticas, inversores de freqüência e Soft starter); Equipamentos Elétricos; Sistemas trifásicos; Instalações elétricas industriais de alta e baixa tensão; Comandos elétricos- Interpretação de esquemas para comando e controle funcionais; Esquemas funcionais básicos e função de componentes; Interruptores, chaves de comutação,contatores, relés, fusíveis; Comandos de motores; Sensores.; Proteção de sistemas elétricos; Aterramento; Sistema de proteção contra descargas atmosféricas; Luminotécnica; Noções de eletrônica analógica- Diodos semicondutores; Circuitos com diodos; Diodos especiais; Transistor bipolar e Transistor de efeito de campo; Noções de eletrônica digital. Eletrônica de Potência - Dispositivos tiristores (SCR, TRIAC e DIAC): princípio de funcionamento e aplicações básicas. Conversores CA-CC e CC-CA; Segurança em instalações e serviços em eletricidade: Norma Regulamentadora NR10.

ANEXO II

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ETAPAS

DATA/HORÁRIO

LOCAL

INSCRIÇÕES

09 a 25.03.2009

EXCLUSIVAMENTE VIA INTERNET no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso, conforme item 3 do Edital.

DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE APLICAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

31.03.2009

Na UFPI/DRH - SG-07 - ENGATE - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

APLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

05.04.2009

Em Teresina - Pi, conforme divulgado dia 31.03.2009

DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

06.04.2009

Na UFPI/DRH - SG-07 - ENGATE - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

PRAZO PARA RECURSO DO GABARITO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

07 e 08.04.2009 8:30 às 11:30 14:30 às 17:30

Na Divisão de Protocolo da UFPI - SG-07 - Campus da Ininga em Teresina.

RESULTADO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA, APÓS RECURSO DO GABARITO (somente para os candidatos que atingiram o mínimo de 60% do total da prova escrita objetiva)

15.04.2009

Na UFP/DRH - SG-07 - ENGATE - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

RESULTADO FINAL

17.04.2009

Na UFPI/DRH - SG-07 - ENGATE - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

Obs: Qualquer alteração no Cronograma será divulgada na UFPI/DRH-ENGATE SG-07 e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso.