UNIR - Universidade Federal de Rondônia - RO

Notícia:   29 vagas para Professor na Universidade Federal de Rondônia - UNIR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIR - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

EDITAL Nº 008/2010/GR, DE 26 DE MARÇO DE 2010

A Fundação Universidade Federal de Rondônia, através de sua Vice-Reitora, Professora Maria Ivonete Barbosa Tamboril, no exercício de suas competências, considerando a Portaria Normativa Interministerial nº 22, que instituiu o Banco de Professor-Equivalente, do Ministério da Educação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, alterada pela Portaria Nº 224, do Ministério da Educação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, nos termos da Nota Técnica nº 001/2007/DEDES/SESu/MEC, de 3 de agosto de 2007; em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o Decreto nº 94.664, de 23 de julho de 1987, o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, Lei 11.784, de 22 de setembro de 2008, Seção IV, da Carreira do Magistério Superior (CMS) e as portarias nº 124 de 15 de março de 2010, nº 327 e nº 328 de 19 de março de 2010 e nº 345 de 25 de março de 2010, torna pública a abertura das inscrições para Concurso Público de provas e títulos para o Professor de Magistério Superior.

1. Do concurso

1.1 O Concurso Público, objeto deste edital, será coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, podendo, para esse fim, publicar atos, avisos, convocações, comunicados e demais regulamentações;

1.2 A PROGRAD poderá recorrer aos serviços de outros setores da UNIR necessários à realização do concurso;

1.3 Os trabalhos sob a coordenação da PROGRAD terminarão quando da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União;

1.4 Caberá à Diretoria de Recursos Humanos tomar as providências necessárias para a contratação dos candidatos aprovados.

2. Dos requisitos para investidura no cargo

2.1. O candidato aprovado e classificado indicado para ocupar a vaga, objeto do presente edital, será investido no cargo, se atendidas às seguintes exigências, na data da posse:

2.1.1 Se brasileiro;

a. ter idade mínima de dezoito anos;

b. estar quite com as obrigações eleitorais e militares, quando for o caso;

c. estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o cargo exigir;

d. ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, consoante laudo de Junta Médica;

e. possuir a titulação exigida para o cargo, comprovada através de Diploma devidamente registrado ou reconhecido ou de Certidão;

f. não acumular cargos, empregos e funções públicas, inclusive na inatividade, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1º do art. 13 da Lei 8.112/1990;

g. não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no art. 137, parágrafo único, da Lei 8.112/1990.

2.1.2. Se estrangeiro:

a. ter idade mínima de dezoito anos;

b. ter visto de permanência em território nacional que permita o exercício de atividade laborativa no Brasil;

c. estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o cargo

d. ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, consoante laudo de Junta Médica;

e. possuir a titulação exigida para o cargo, comprovada através de Diploma devidamente registrado ou reconhecido ou de Certidão. Os diplomas de instituições estrangeiras deverão estar convalidados no Brasil;

f. não acumular cargos, empregos e funções públicas, inclusive na inatividade, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1º do art. 13 da Lei 8.112/1990;

g. não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no art. 137, parágrafo único, da Lei 8.112/1990.

3. Das vagas, do perfil, do regime de trabalho, da titulação

3.1. O Concurso Público de que trata o presente edital tem por objetivo suprir vagas para o cargo de Professor do Magistério de 3o Grau da UNIR, de acordo com o Anexo I - Especificação das Vagas, o que servirá de orientação essencial para a inscrição;

3.2. Consideram-se Áreas Afins as estabelecidas pela CAPES, mantidas as afinidades por área de conhecimento, ver relação no site: .

4. Das inscrições

4.1. As inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos estarão abertas no período de 05 a 10 de abril de 2010.

4.1.1. Não havendo candidatos inscritos até a data de 10/04/2010 para as vagas ofertadas, serão reabertas as inscrições para as mesmas áreas e com a titulação imediatamente inferior (mestre ou especialista), no período de 19 a 24/04/2010 obedecendo as áreas e o perfil indicado no quadro de reabertura;

4.1.1.1 Caso não tenha candidatos inscritos até 24/04/2010 para as vagas ofertadas, serão reabertas as inscrições para as mesmas áreas e com a titulação de imediatamente inferior (especialista), no período de 03 a 08/05/2010 obedecendo as áreas e o perfil indicado no quadro de reabertura;

4.1.2. A UNIR divulgará no site: e no Diário Oficial da União a Reabertura de Inscrições, quando houver;

4.1.3. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico: ;

4.1.4. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição online, imprimir o boleto bancário imediatamente após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição e efetuar o pagamento do mesmo na rede bancária até 18 horas do dia 12/04/10 (para o caso do item 4.1), até 18 horas do dia 26/04/10 (para o caso do item do 4.1.1) e até 18 horas do dia 10/05/10 (para o caso do item 4.1.1.1);

4.1.5. Será considerado inscrito no concurso o candidato que tiver a sua inscrição confirmada no site: . Esta confirmação é gerada após o envio da informação de pagamento do boleto bancário. O candidato deverá imprimir sua confirmação de inscrição e/ou o boleto bancário pago, juntamente com o documento oficial de identidade, e apresentá-los nos dias de provas à Banca Examinadora;

4.1.6. O candidato inscrito deverá encaminhar para o e-mail: prograd.concurso@unir.br, cópia do boleto bancário com comprovante de pagamento e cópia do currículo, modelo lattes (www.cnpq.br), via SEDEX, sem a necessidade de comprovação, neste momento até o dia 13/04/10 (para o caso do item 4.1), até o dia 27/04/10 (para o caso do item 4.1.1) e até o dia 11/05/10 (para o caso do item 4.1.1.1). O SEDEX deve ser encaminhado para Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus José Ribeiro Filho, Pró-Reitoria de Graduação, situada à BR 364, Km 9,5 sentido Acre, Porto Velho/RO, CEP 76806.679.

4.1.7. A Universidade Federal de Rondônia não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

4.1.8. Para efetivação da inscrição e/ou preenchimento de solicitação de isenção via internet, o candidato poderá também utilizar, nos dias úteis, computadores disponibilizados na Universidade Federal de Rondônia/UNIR nos Campus de Porto Velho e Interior, das 09h às 11h e das 15h às 17h;

4.1.9. Antes de efetuar a inscrição e/ou pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos, principalmente no que se refere à área de formação;

4.1.10. As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a UNIR do direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;

4.1.11. A qualquer tempo, poder-se-ão anular: a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que constatada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas informações, provas, ou em documentos apresentados.

4.2. Taxa de Inscrição

4.2.1. O valor da taxa de inscrição, para o Concurso Público de Provas e Títulos, está relacionado à titulação mínima exigida para o cargo, previsto no Anexo I desse edital, e não à titulação do candidato, conforme valores abaixo relacionados:

a. Adjunto: R$ 99,32 (noventa e nove reais e trinta e dois centavos)

b. Assistente: R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos);

c. Auxiliar: R$ 70,94 (setenta reais e noventa e quatro centavos);

4.2.2. A taxa, uma vez recolhida, não será restituída em hipótese alguma;

4.2.3. Ao término do preenchimento do Requerimento de Inscrição, o candidato deverá conferir todos os dados prestados, sendo de sua inteira responsabilidade as informações prestadas;

4.2.4. O pagamento da taxa não dá direito à inscrição do candidato fora dos prazos previsto neste edital. A perda dos prazos não implicará na devolução da taxa de inscrição.

4.3. Confirmação das inscrições

4.3.1. A PROGRAD divulgará no site: a relação nominal das inscrições recebidas e que tiveram o pagamento da taxa de inscrição devidamente confirmado, conforme cronograma divulgado no site: .

5. Da isenção

5.1. De conformidade com o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, são isentos do pagamento da taxa de inscrição os trabalhadores que, comprovadamente, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

5.1.1. Os candidatos que se encaixarem nesse perfil devem apresentar solicitação de isenção e documentação comprobatória, no horário das 9 às 11 e das 15 às 17 horas, através de formulário disponível na página da UNIR (www.unir.br), nos seguintes períodos:

a. 05 e 06/04/10 - para doutores, mestres e especialistas;

b. 19 e 20/04/10 - para mestres e especialistas, no caso do item 4.1.1;

c. 03 e 04/05/10 - para especialistas, no caso do item 4.1.1.1;

5.1.2. A concessão de isenção do pagamento de inscrição não significa inscrição no concurso. Para isso, o beneficiário deverá seguir as instruções e observar as normas constantes do Edital;

5.1.3. A entrega da documentação será obrigatória para todos os candidatos que solicitarem a isenção, através deste Edital;

5.1.4. A documentação deverá ser entregue na Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD (antigo prédio da Reitoria) - BR 364, Km 9,5 - Sentido Acre - Porto Velho-RO, CEP 76806.679, impreterivelmente até as datas estipuladas no item 5.1.1.

5.1.5. Os pedidos de isenção serão analisados por Comissão Especial de Isenção de Concurso Docente, devidamente portariada pela PROGRAD;

5.1.6. Os candidatos que solicitarem Isenção da Taxa do Concurso para Docentes deverão entregar requerimento contendo:

a. indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo Cadastro Único;

b. Declaração do candidato, sob as penas da lei, de que é membro de baixa renda, segundo a definição do art. 4º, I, II e IV do Decreto n. 6.135/07. Modelo no site: ;

5.1.7. A inscrição ao programa de isenção é individual;

5.1.8. A falta de qualquer um dos documentos solicitados implicará no indeferimento do pedido;

5.1.9. Toda documentação comprobatória necessária deverá ser apresentada em fotocópias e em hipótese nenhuma será devolvida;

5.1.10. Após a entrega dos documentos solicitados no cadastramento da isenção não será permitida qualquer complementação ou substituição de formulários ou documentos;

5.1.11. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto N.º.936, de 6 de setembro de 1979;

5.1.12. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a. omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b. fraudar e/ou falsificar documentação;

c. não observar a forma e o prazo estabelecidos neste edital.

5.1.13. A partir da divulgação do resultado, haverá o prazo de 02 (dois) dias úteis para entrega de recursos contra o indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição.

5.1.14. Os casos omissos e as situações não previstas neste edital serão decididos pela Comissão de Isenção ou instâncias competentes;

5.1.15. O resultado das solicitações será divulgado no site: e afixado no hall de entrada da UNIR/Centro.

6. Dos portadores de necessidades especiais

6.1. Devido ao insuficiente número de vagas destinadas para cada cargo, não será possível atender ao percentual reservado às pessoas portadoras de deficiências ou necessidades especiais, previsto no art. 5º, § 2º da Lei nº. 8.112 de 11/12/90 e Dec. 3.298, de 20/12/1999;

6.2. Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição no concurso público previsto neste edital, dele participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com as atividades do cargo para o qual concorre;

7.Da validade

7.1. O concurso terá validade de um (1) ano, prorrogável por igual período, no interesse da Universidade.

8.Das provas

8.1. As provas acontecerão no período de 17 a 26/05/10. O local e horário de apresentação dos candidatos para início do certame serão posteriormente divulgados pela PROGRAD, no site: , conforme as informações forem fornecidas pelos respectivos departamentos;

8.1.1. As provas serão realizadas, preferencialmente, nos locais de funcionamento dos cursos das vagas ofertadas;

8.1.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado, a serem divulgados pelas Bancas Examinadoras nos locais das provas;

8.1.3. O candidato deverá comparecer ao local destinado à realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o seu início;

8.1.4. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido de documento oficial de identidade, com fotografia e assinatura, o boleto bancário pago referente à taxa de inscrição e/ou comprovante de inscrição extraído do site: . Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir com clareza a identificação do candidato e de sua assinatura;

8.1.5. Serão considerados documentos oficiais de identidade: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares (ex-Ministérios Militares), pelas Secretarias de Segurança, pelos Corpos de Bombeiros, pelas Polícias Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); Carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; Carteiras funcionais expedidas pelas Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal; carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto); Carteira de Trabalho e Previdência Social.

8.1.6. Os candidatos somente poderão ausentar-se da sala no período da realização da prova escrita mediante autorização da Banca Examinadora e acompanhado de um dos membros;

8.1.7. Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para qualquer prova, bem como sua aplicação fora do horário, data e local pré-destinados;

8.1.8. Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a. Durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

b. For descortês com os membros da Banca Examinadora ou com qualquer outra autoridade presente durante a realização do Concurso Público;

8.1.9. Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente a um dos membros da Banca Examinadora a prova acompanhada das folhas de respostas;

8.1.10. Não será permitida a permanência no local das provas de candidato portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador etc.).

8.1.11. O Concurso constará das seguintes provas:

a. Prova escrita;

b. Prova didática;

c. Prova de títulos.

8.1.12. O não comparecimento do candidato a qualquer das provas, nas datas e horários pré-determinados, implicará na sua eliminação do concurso;

8.1.13. A Banca Examinadora deverá controlar a frequência dos candidatos em cada etapa do concurso, ou seja: sorteio do tema da prova escrita, prova escrita, sorteio do tema da prova didática e prova didática.

8.1.14. Os 10 (dez) pontos, correspondentes ao conteúdo programático das áreas do concurso fazem parte do Anexo II e estarão à disposição dos candidatos no site .

8.2. Prova escrita

8.2.1. A prova escrita tem por objetivo avaliar a capacidade dos candidatos em relação à estruturação (desenvolvimento e conclusão), conteúdo (domínio e adequação ao tema) e qualidade e rigor da exposição (atualização teórica, clareza, correção de linguagem e coerência) e será organizada segundo as seguintes regras:

a. às 10 horas do dia 17/05/10 - sorteio do tema;

b. das 10 às 12 horas do dia 17/05/10 - consulta bibliográfica;

c. às 14 horas do dia 17/05/10 - início da prova;

8.2.2. A prova escrita será de aplicação simultânea para todos os candidatos na mesma área de conhecimento objeto do concurso;

8.2.3. Versará sobre tema sorteado por um dos candidatos e comum a todos, perante a Banca Examinadora, de uma lista de 10 (dez) pontos (Anexo II), divulgados no site: ;

8.2.3.1. O não comparecimento no ato do sorteio do tema para a prova escrita, por qualquer motivo, implicará na desclassificação automática e irrecorrível do candidato;

8.2.3.2. Sorteado o tema, não mais será permitido o ingresso de candidato retardatário no recinto da prova;

8.2.3.3. O tema sorteado para a prova escrita será excluído da prova didática;

8.2.3.4. Logo após o sorteio do tema, os candidatos terão 2 (duas) horas para consulta bibliográfica;

8.2.4. A prova escrita terá duração máxima de 4 (quatro) horas, não computadas as 2 (duas) horas da consulta bibliográfica;

8.2.5. Os membros da Banca Examinadora atribuirão a cada candidato nota de 0 (zero) a 100 (cem), cuja média aritmética será a nota final da prova escrita, eliminado o candidato que obtiver média inferior a 70 (setenta);

8.2.5.1. Ocorrendo diferença de 30 (trinta) ou mais pontos entre as notas atribuídas pelos examinadores, a Banca deverá reunir-se para rever as distorções;

8.2.6. Os critérios de avaliação da Prova Escrita fazem parte deste Edital - Anexo III

8.2.6.1. Até às 12 horas do dia 18/05/10, o resultado da prova será divulgado pela Banca Examinadora, em documento contendo a relação com os nomes e as notas dos candidatos habilitados em ordem alfabética e afixado no quadro de avisos do local da prova;

8.2.6.2. Os candidatos poderão solicitar à Banca Examinadora cópia da prova escrita e espelho da avaliação para subsidiar o recurso até as 12 horas do dia 19/05/10;

8.2.7. Os recursos da prova escrita deverão ser impetrados até 17 horas do dia 19/05/10;

8.2.8. O resultado dos recursos será divulgado até as 12 horas do dia 20/05/10, no site: e no local das provas. Na mesma ocasião, será feito o sorteio do tema para a prova didática.

8.3. Prova didática

8.3.1. A prova didática, com arguição, de caráter eliminatório, será pública e destinada a avaliar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação, de correção de linguagem, de síntese e de conhecimento sobre o tema, será organizada segundo as seguintes regras:

a. às 14 horas do dia 21/05/10 - sorteio do tema e sorteio da ordem de apresentação;

b. às 14 horas do dia 22/05/10 - início da prova;

8.3.2. O tema da prova didática, constante do Anexo II, excluído o que houver sido sorteado para a prova escrita, será comum a todos os candidatos da mesma área de conhecimento;

8.3.3. O sorteio do tema será realizado por um dos candidatos, na presença do Presidente da Banca Examinadora, com pelo menos 24 (vinte e quatro horas) horas de antecedência da prova;

8.3.3.1. Na mesma sessão, será realizado sorteio para definir a ordem de participação dos candidatos na prova;

8.3.3.2. O não comparecimento à sessão de sorteio do tema para a prova didática, por qualquer motivo, implicará na desclassificação do candidato;

8.3.4. O Banca Examinadora, após o sorteio do tema, solicitará ao respectivo departamento: pincel, apagador e projetor de multimídia (Data Show), para serem utilizados pelos candidatos na apresentação das aulas. Os demais aparelhos ou recursos serão de responsabilidade exclusiva do candidato;

8.3.5. Todos os candidatos deverão estar presentes a partir das 14 horas, a fim de que as apresentações possam ser adiantadas, caso haja desistência ou antecipação na apresentação de algum candidato;

8.3.6. Não é permitido ao candidato assistir a aula ou a arguição feita a qualquer dos seus concorrentes;

8.3.7. Antes de iniciar sua prova didática, o candidato deverá entregar a cada membro da Banca Examinadora uma cópia do respectivo plano de aula;

8.3.8. A aula terá duração de 60 (sessenta) minutos, vedada a interrupção por parte da Banca Examinadora ou de qualquer uma das pessoas presentes;

8.3.9. Os critérios de avaliação da Prova Didática fazem parte deste Edital - Anexo III

8.3.9.1. Ministrada a aula, a Banca Examinadora fará a arguição do candidato, formulando cada membro, na sua vez, no máximo, três perguntas, cabendo ao candidato respondê-las em até 05 (cinco) minutos. Não será permitida a réplica.

8.3.10. A avaliação dar-se-á imediatamente pela Banca Examinadora mediante a atribuição, por cada um de seus membros, de nota na escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo a nota final a média aritmética das mesmas, considerado eliminado o candidato que obtiver média inferior a 70 (setenta);

8.3.10.1. A utilização adequada do tempo será um dos itens de avaliação, não devendo, porém, ser excluído do concurso público o candidato que não completar esses minutos;

8.3.10.2. Ocorrendo diferença de 30 (trinta) ou mais pontos entre as notas atribuídas pelos examinadores, a Banca deverá reunir-se para rever as distorções;

8.3.11. Às 12 horas do dia 24/05/10, o resultado da prova didática será divulgado pela Banca Examinadora, contendo relação com os nomes e as notas dos candidatos habilitados, por ordem alfabética, e afixado no quadro de avisos do local da prova;

a. Nesta ocasião, a Banca Examinadora solicitará dos candidatos aprovados, os documentos comprobatórios do currículo, enviado no ato da inscrição, no prazo máximo de 4 (quatro) horas, contadas a partir da divulgação do resultado final da prova didática, que serão utilizados na comprovação da prova de títulos;

8.3.12. Os candidatos poderão solicitar à Banca Examinadora cópia da gravação da prova didática para subsidiar o recurso até as 12 horas do dia 25/05/10;

8.3.13. Os recursos da prova didática deverão ser impetrados até as 17 horas do dia 25/05/10;

8.3.14. Os resultados dos recursos serão divulgados até as 12 horas do dia 26/05/10;

8.3.15. A prova didática de cada candidato será gravada para efeito de registro e avaliação, conforme Art. 13, parágrafo 3º do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009.

a. o gravador de voz deverá ser solicitado pela Banca Examinadora ao respectivo departamento.

8.4. Prova de títulos

8.4.1. O exame dos títulos, de caráter classificatório, exclusivamente dos candidatos aprovados nas provas anteriores, destina-se a avaliar a titulação acadêmica, a experiência de magistério no ensino superior e a produção intelectual, científica ou artística, obedecidas as regras contidas no Anexo III, disponibilizado no site: ;

8.4.2. As informações sobre a produção acadêmica que não tiverem comprovação não serão consideradas na prova de títulos;

8.4.3. Na apreciação de títulos, serão considerados os documentos comprobatórios da produção acadêmica e de aperfeiçoamento; de ensino, pesquisa e extensão; produção intelectual, científica e artística; e experiência profissional, todos relativos aos últimos 5 (cinco) anos;

8.4.4. A nota resultante da conversão dos pontos obtidos com o exame e julgamento dos títulos terá caráter classificatório e será computada junto às notas obtidas na prova escrita e na prova didática;

8.4.5. Será eliminado do concurso o candidato cuja comprovação curricular não corresponda à área ou área afim conforme exigida no Edital e informada no Formulário de Inscrição;

8.4.6. Ao final da prova de títulos, a Banca Examinadora devolverá aos candidatos seus documentos comprobatórios do Currículo Lattes, mas deterá as cópias relativas à Graduação e Pós-Graduação dos candidatos aprovados;

8.4.7. O resultado da prova de títulos será divulgado até as 17 horas do dia 26/05/10;

8.4.8. Os candidatos poderão solicitar à Banca Examinadora cópia da Ficha de Avaliação para subsidiar o recurso até as 12 horas do dia 27/05/10;

8.4.9. Os recursos da prova de títulos deverão ser impetrados até as 17 horas do dia 27/05/10;

8.4.10. Os resultados dos recursos da prova de títulos serão divulgados até as 12 horas do dia 28/05/10;

9. Da seleção e classificação

9.1. Os critérios de aprovação e classificação considerarão o que consta no Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009, no Regimento Geral da Universidade Federal de Rondônia e no presente edital;

9.2. Cada área de conhecimento terá uma única Banca Examinadora indicada pelo Departamento correspondente, será composta por um presidente, dois membros e um suplente;

9.2.1. As Bancas Examinadoras serão constituídas observando-se os seguintes critérios:

a. Titulação igual ou superior à exigida no Anexo I;

b. No mínimo, dois membros com formação na área do concurso;

9.3. De acordo com o Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009, os candidatos não classificados no número máximo de aprovados, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público;

9.4. A classificação final dos candidatos obedecerá as seguintes regras:

9.4.1. A nota final de cada candidato será a média aritmética ponderada das notas obtidas nas seguintes avaliações: Prova Escrita (eliminatória), Prova Didática (eliminatória) e Prova de Títulos (classificatória), de acordo com a seguinte fórmula:

NF = 0,4NFPE + 0,5NFPD + 0,1NFPT,

em que: NFPE é a nota final da prova escrita, NFPD é a nota final da prova didática e NFPT é a nota final da prova de títulos;

9.4.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados serão considerados reprovados (Art. 16, parágrafo 3º e anexo II do Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009).

10. Da homologação e divulgação dos resultados

10.1. O resultado final do concurso será encaminhado pelas Bancas Examinadoras, à PROGRAD, através de atas de todas as etapas, especificando a ordem dos candidatos aprovados e classificados, até o dia 01/06/10.

10.2. A PROGRAD divulgará o resultado encaminhado pelas bancas examinadoras na página eletrônica da Universidade Federal de Rondônia;

10.3. A REITORIA homologará e publicará os resultados, através de edital, no Diário Oficial da União, até o dia 06/06/10.

11. Da remuneração

11.1 Os candidatos classificados serão nomeados e remunerados conforme Tabelas 1, 2 e 3:

Tabela 1: Remuneração Inicial para professores em Regime de Dedicação Exclusiva (em R$)

Titulação

Venc. Básico

RT

GEMAS

Aux. Alimentação

Valor Total

Graduado I

1.728,28

0

1.029,36

304,00

3.061,64

Auxiliar I Especialização

1.728,28

319,64

1.029,36

304,00

3.381,28

Assistente I Mestrado

2.001,86

1.406,62

1.034,12

304,00

4.746,60

Adjunto I Doutorado

2.318,71

3.365,27

1.038,87

304,00

7.026,85

Tabela 2: Remuneração Inicial para professores em Regime de T-40 (em R$)

Titulação

Venc. Básico

RT

GEMAS

Aux. Alimentação

Valor Total

Graduado I

1.115,02

0

1.009,18

304,00

2.428,20

Auxiliar I Especialização

1.115,02

82,09

1.009,18

304,00

2.510,29

Assistente I Mestrado

1.291,52

461,60

1.013,84

304,00

3.070,96

Adjunto I Doutorado

1.495,94

1.602,91

1.018,50

304,00

4.421,35

Tabela 3: Remuneração Inicial para professores em Regime de T-20 (em R$)

Titulação

Venc. Básico

RT

GEMAS

Aux. Alimentação

Valor Total

Graduado I

557,51

0

961,12

152,00

1.670,63

Auxiliar I Especialização

557,51

78,18

961,12

152,00

1.748,81

Assistente I Mestrado

645,76

226,77

965,56

152,00

1.990,09

Adjunto I Doutorado

747,97

564,26

970,00

152,00

2.434,23

12.1. O candidato que desejar interpor recurso contra as disposições legais ou regimentais terá o prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data de divulgação do edital;

12.2. Publicadas as portarias de constituição das Bancas Examinadoras, no site: , os candidatos inscritos poderão solicitar impugnação justificada de membros da Banca Examinadora, por parentesco ou afinidade comprovada, entre membros da Banca Examinadora e quaisquer candidatos, no prazo de três dias após a publicação das portarias de constituição das bancas examinadoras;

12.3. A solicitação de impugnação justificada deverá ser redigida de forma clara, consistente, objetiva e obrigando-se à produção de provas, a qual será dirigida à Comissão Superior de Concurso. Tal solicitação deverá ser protocolizada na Pró-Reitoria de Graduação, localizada no Campus da Universidade Federal de Rondônia, BR 364, Km 9,5 Porto Velho, RO, no horário de 09h às 11h e das 15h às 17h, ou pelo e-mail: prograd.concurso@unir.br desde que sua solicitação esteja devidamente assinada e escaneada;

12.4. A exclusão será tornada pública por meio de comunicado que será divulgado no site: ;

12.5. O recurso contra os resultados parciais será dirigido à Comissão Auxiliar do Concurso nos locais de realização da prova, no horário das 8h às 18h, com exceção de Porto Velho, onde deverão ser encaminhados à Comissão de Superior de Concurso, na PROGRAD;

12.6. Os recursos apresentados intempestivamente e cujo teor desrespeite a Banca Examinadora serão preliminarmente indeferidos;

12.7. Os prazos não se iniciam nem encerram em sábados, domingos ou feriados.

13. Da descrição das atribuições do cargo

13.1. São deveres específicos do docente, conforme Art. 189 do Regimento Geral da Universidade Federal de Rondônia: prestar assistência aos discentes, promovendo e incentivando sua integração na vida escolar, através das atividades didáticas e de outros meios adequados; ministrar aulas e cumprir integralmente a programação determinada pelo Departamento; observar o regime escolar e horários estabelecidos; anotar a frequência dos alunos no documento próprio; registrar as notas no SINGU conforme prazos estabelecidos no calendário acadêmico; entregar aos chefes de Departamento, nos prazos estabelecidos, o material referente às atividades dos discentes; apresentar, para aprovação ao Conselho de Departamento, os programas das disciplinas, bem como o planejamento específico de cada disciplina ministrada; apresentar ao Departamento relatório circunstanciado após participação em curso, estágio, congresso e outras reuniões; representar seus pares, quando indicado, nos órgãos colegiados; dedicar-se à pesquisa científica, extensão e à elaboração de estudos de sua especialidade; participar na elaboração da proposta pedagógica do Departamento a que pertence.

14. Das disposições gerais e finais

14.1. A homologação do concurso será publicada no Diário Oficial da União, obedecendo à ordem dos candidatos aprovados no certame e classificados para cada cargo;

14.2. O membro da Banca Examinadora que der causa a motivo de suspeição ou impedimento, obrigatoriamente, deverá manifestar-se imediatamente após a sua designação pelo Departamento visando a sua substituição;

14.3. A classificação não assegura ao candidato o ingresso automático no Serviço Público Federal, mas apenas a expectativa de ser nele nomeado segundo a rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização da investidura no cargo, condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse e conveniência da Administração da Universidade Federal de Rondônia;

14.4. Os candidatos classificados fora do limite de vagas da correspondente área de conhecimento poderão ser convocados para admissão, no interesse da Universidade, mediante o surgimento de novas vagas, no prazo de validade do concurso;

14.5. O candidato habilitado no concurso, quando convocado para a posse, deverá atender aos requisitos previstos na legislação em vigor e neste edital;

14.6 O candidato aprovado em outras IFES, no interesse da Universidade, poderá ser solicitado para admissão, caso não sejam preenchidas as vagas;

14.7. Os candidatos classificados fora do limite de vagas da correspondente área do conhecimento poderão ser solicitados por outra IFES, no prazo de validade do concurso;

14.8. A inscrição do candidato implicará o conhecimento destas instruções e a tácita aceitação das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento;

14.9. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação ou de notas, valendo para tal fim, a homologação do resultado final do concurso publicada no Diário Oficial da União;

14.10. O candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, sujeitar-se-á, sem prejuízo das demais cominações legais, à anulação da inscrição e de todos os atos dela decorrentes, ou à rescisão do contrato, se já admitido, assegurada, sempre, a ampla defesa;

14.11. Não haverá segunda chamada para nenhuma prova, fase ou etapa do concurso, importando a ausência do candidato, por qualquer motivo, sua eliminação do processo seletivo;

14.12. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da convocação dos candidatos para as provas correspondentes, portanto, é de inteira responsabilidade do candidato o conhecimento dessas alterações, atualizações ou acréscimos;

14.13. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: prograd.concurso@unir.br;

14.14. Os casos omissos serão resolvidos pela Reitoria.

Porto Velho, 26 de março de 2010.

Maria Ivonete Barbosa Tamboril
Vice-Reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia no Exercício da Reitoria

ANEXO I

ESPECIFICAÇÃO DAS VAGAS

Campus / Curso

Área

Classe

Reg. de trabalho

Perfil

Titulação mínima

Nº de Vagas

Porto Velho/ Filosofia

Filosofia Geral

Assistente

DE

Graduação em Filosofia; Mestrado em Filosofia

Mestre

3

Porto Velho/ Ciência da Informação

Catalogação; Classificação; Linguagem Documentaria: Tesauros e Ontologias.

Assistente

DE

Graduação em Biblioteconomia ou Ciências da Informação; Mestrado em Ciência da Informação ou Ciência da Comunicação

Mestre

2

Porto Velho/ Ciência da Informação

Teoria da Comunicação; Teoria da Ação Cultural; Estagio Curricular.

Assistente

DE

Graduação em Biblioteconomia ou Ciência da Informação; Mestrado em Ciências da Informação ou Ciência da Comunicação

Mestre

1

Porto Velho/ Física

Física Geral

Adjunto

DE

Graduação em Física; Doutorado em Física ou Ensino de Física ou Ensino de Ciências

Doutor

2

Porto Velho/ Engenharia Civil

Topografia, Geomática e Estradas

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia na área do concurso; Doutorado em Engenharia na área do concurso

Doutor

1

Porto Velho/ Engenharia Civil

Resistência dos Materiais e Estruturas

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Civil ou Física; Doutorado em Engenharia na área do concurso

Doutor

1

Porto Velho/ Eng. Civil

Materiais de Construção Civil

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Materiais ou Engenharia de Produção Civil; Doutorado em Engenharia na área do concurso

Doutor

1

Porto Velho/ Eng. Civil

Sistema de Transportes e Planejamento Urbano

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Civil, Doutorado em Engenharia na área do concurso

Doutor

1

Porto Velho/ Eng. Elétrica

Sistemas Elétricos de Potência

Assistente

DE

Graduação em Engenharia Elétrica; Mestrado em Engenharia Elétrica na área do concurso

Mestre

2

Porto Velho/ Engenharia Elétrica

Maquinas elétricas, motores e transformadores

Assistente

DE

Graduação em Engenharia Elétrica; Mestrado em Engenharia Elétrica na área do concurso

Mestre

2

Porto Velho/ Engenharia Elétrica

Controle e Automação

Assistente

DE

Graduação em Engenharia Elétrica, Matemática ou Física; Mestrado em Engenharia Elétrica

Mestre

1

Porto Velho / Letras-Inglês

Letras/Inglês e suas Respectivas Literaturas

Assistente

DE

Graduação em Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas; Mestrado em Língua Inglesa e Literatura, Língua Inglesa, Teoria da Literatura, Literaturas de Língua Inglesa, Linguística, Tradução ou Educação

Mestre

1

Porto Velho / Letras- Espanhol

Letras/Espanhol e suas Respectivas Literaturas

Assistente

DE

Graduação em Letras/Espanhol e suas Respectivas Literaturas; Mestrado em Língua Espanhola e Literatura, Língua Espanhola, Teoria da Literatura, Literatura Espanhola, Literatura Hispano-americana, Linguística, Tradução, Filologia ou Educação

Mestre

2

Porto Velho / Letras- Língua Portuguesa

Língua Portuguesa e Linguística

Adjunto

DE

Graduação em Letras; Doutorado em Língua Portuguesa, Linguística ou Filologia

Doutor

1

Porto Velho / Administração

Administração Geral

Assistente

T-40

Graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Engenharia da Produção ou Áreas afins das Ciências Sociais Aplicadas; Mestrado em Administração

Mestre

1

Porto Velho / Geografia

Geografia

Adjunto

DE

Graduação em Geografia; Doutorado em Geografia

Doutor

1

Porto Velho / História

História

Assistente

DE

Graduação em História; Mestrado em História ou áreas afins

Mestre

1

Porto Velho/ Enfermagem

Hospitalar: urgência/emergência, centro cirúrgico e/ou UTI

Adjunto

DE

Graduação em Enfermagem; Doutorado em Enfermagem ou na área de Saúde

Doutor

2

Porto Velho /

Medicina

Ginecologia e Obstetrícia

Assistente

T-20

Graduação em Medicina, Residência Médica em Serviço Credenciado pelo MEC na Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia; Mestrado na Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.

Mestre

1

Porto Velho /

Medicina

Clinica Médica

Assistente

T-20

Graduação em Medicina, Residência Médica em Serviço Credenciado pelo MEC na Especialidade de Clínica Médica; Mestrado na Especialidade de Clínica Médica.

Mestre

1

Porto Velho/

Direito

Direito

Auxiliar

DE

Graduação em Direito com Especialização em Direito; Inscrição na OAB e três anos de prática

Especialista

1

TOTAL

29

ANEXO II

TEMAS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA E BIBLIOGRAFIA

CAMPUS: Porto Velho

CURSOS: Filosofia, Ciência da Informação, Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, Letras-Língua Portuguesa, Administração, Geografia, Historia, Enfermagem, Medicina e Direito

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Filosofia

ÁREA: Filosofia Geral

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) A Questão do Ser em Heráclito e Parmênides

2) As Críticas de Sócrates aos Sofistas

3) A Ontologia de Platão

4) Conhecimento e Linguagem em Aristóteles

5) A Felicidade em Epicuro

6) O Problema do Mal em Santo Agostinho

7) O Nominalismo e o Realismo em Duns Scotus e Ockham

8) A Argumentação em Pedro Abelardo

9) O Livre-Arbítrio em São Tomás de Aquino

10) São Tomás de Aquino e o Jusnaturalismo

BIBLIOGRAFIA

1) OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Abril Cultural, 1985. (Os Pensadores)

2) PLATÃO. Protágoras. In ____ Dialogos I. Editora Edipro. 2007.

3) PLATÃO. Górgias. In ______ Diálogos II. Editora Edipro. 2007.

4) PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

5) ARISTÓTELES. Órganon. Editora Edipro. 2005.

6) EPICURO. Carta Sobre a Alegria e da Vida Feliz. Ed. Relógio d'Agua.

7) AGOSTINHO Col. Os Pensadores.

8) ABELARDO, P. Lógica para principiantes. Col. Os Pensadores.

9) GILSON, Etienne, A Filosofia na Idade Média. Editora Martins Fontes. 2001.

10) AQUINO, S. Tomás. Suma teológica. Sulina. 1980.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Ciência da Informação

ÁREA: Catalogação; Classificação; Linguagem Documentária: Tesauros e Ontologias.

TEMAS

1) História e evolução das teorias, normas e padrões da representação descritiva;

2) Código de catalogação AACR2: formas de entradas autores, entidades coletivas, nomes geográficos e títulos uniformes;

3) Formatos para automação, intercâmbio da catalogação e bases para implementação de sistemas informatizados CALCO, OCLC,MARC21 e outros.

4) Classificação: conceitos, origem e evolução;

5) Classificação Decimal de Dewey - CDD princípios teóricos e práticos; histórico; estrutura; notação e tabelas auxiliares;

6) Classificação Decimal Universal - CDU princípios teóricos e práticos; histórico; estrutura; notação e tabelas auxiliares.

7) Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas. As concepções de linguagem e os métodos da linguística.

8) Aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de redes conceituais.

9) Caracterização e tipologia de redes conceituais criadas para indexar e recuperar recursos (informações, documentos sonoros, visuais e textuais) em bases e bancos de dados organizados em espaços físicos e em espaços virtuais: tesauro, taxonomia, ontologia, classificação de assuntos.

10) Abordagens teórico-metodológicas da análise conceitual: divisão lógica e predicação conceitual.

BIBLIOGRAFIA

1) FURRIE, Betty. O MARC bibliográfico: um guia introdutório: catalogação legível por computador. Trad. de Beatriz Valadares Cedón et al. Brasília, DF: Thesaurus, 2000. 95p.

2) MEY, Eliane S. A. Introdução à catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1995. 123 p.

3) RIBEIRO, Antônia M. de C. M. AACR 2 - Anglo American cataloging rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. 2. ed., ed. ver. e atual. Brasília, DF: Ed. do Autor, 2001. 577 p.

4) GUARIDO, Maura Duarte Moreira. Como usar e aplicar a CDD 22º edição. Marília: Fundepe, 2008.

5) MENDES, Edilze B. M. Visão panorâmica dos principais sistemas de classificação bibliográfica. Campinas : PUCCAMP/FABI, 1995.

6) SOUZA, Sebastião. CDU: guia para utilização da edição padrão internacional em língua portuguesa. Brasília: Thesaurus, 2001.

7) CAMPOS, Maria Luíza de A. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001. 133 p.

8) CINTRA, Anna Maria Marques. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed, ver. E ampl. São Paulo: Polis, 1994. 92 p.

9) DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ciência da Informação, v. 7, n.2, p. 101-107, 1978.

10) DODEBEI, V. L. D. L. TESAURO: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto, Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Ciência da Informação

ÁREA: Teoria da Comunicação; Teoria da Ação Cultural; Estágio Curricular

TEMAS

1) Comunicação, Globalização, ideologia e poder.

2) O objeto da comunicação, as contribuições interdisciplinares.

3) As diversas abordagens e vertentes teóricas em comunicação.

4) O impacto das novas tecnologias no comportamento e na sensibilidade.

5) Conceitos e tendências em comunicação contemporânea e estetização da realidade.

6) O Sistema de produção e política cultural no Brasil.

7) O consumo cultural. Sociedade de massa, cultura e informação.

8) Unidades de informação, comunicação e ação cultural.

9) Biblioteca, educação formal e educação informal.

10) Da conservação à geração de bens culturais.

BIBLIOGRAFIA

1) DE FLEUR, M. e BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.

2) LIMA, L.C. (org.) Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

3) MATTELARD, Armand e Michèle. História das Teorias da Comunicação. Porto: Campo das Letras, 1997.

4) CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

5) MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: EDUSC, 2000.

6) CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos. Rio de janeiro, UFRJ, 1996.

7) COELHO, Teixeira. Guerras Culturais. São Paulo: Iluminuras, 2000.

8) MENDONÇA, M. Lei de Incentivo a Cultura: uma saída para a arte. São Paulo: Carthago Forte, 1994.

9) MICELI, Sérgio. Estado e Cultura no Brasil. Paz e Terra, 1984.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Física

ÁREA: Física Geral

TEMAS

1) Leis de Newton

2) Conservação da Energia Mecânica e Momento Linear

3) Oscilações

4) Fluidos

5) Leis da Termodinâmica

6) Eletricidade

7) Magnetismo

8) Óptica geométrica

9) Interferência e Difração

10) Conceitos Básicos de Física Moderna

BIBLIOGRAFIA

1) HALLIDAY, D.; RESNICK; WALKER, J. Fundamentos de Física, LTC, 2007. vol. 1, 2, 3 e 4.

2) TIPLER, P. Física, 5ª Ed. 2006, LTC. vol. 1, 2, 3 e 4.

3) NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Edgard Blucher, vol. 1, 2, 3 e 4.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Engenharia Civil

ÁREA: Topografia, Geomática e Estradas

TEMAS

1) Conceitos fundamentais: Determinação do geoide. Geometria do elipsoide. Sistemas de referencia. Projeções cartográficas. Sistemas de coordenadas;

2) Medições Lineares e Angulos: métodos, equipamentos e erros;

3) Levantamentos Planimétricos e Altimétricos: Métodos, equipamentos e erros. Representação do relevo. Plantas plani-altimétricas;

4) Compensação de poligonais. Cálculo de áreas. Divisão de áreas. Memorial Descritivo;

5) Fotogrametria e fotointerpretação;

6) Sistema de posicionamento global. Métodos de posicionamento. Método de posicionamento;

7) Geotecnologias aplicadas à engenharia: recursos hídricos, meio ambiente, recursos energéticos, transportes e planejamento.

8) Noções de terraplanagem: Cálculo de volumes. Corte e aterro. Lotações; Seções transversais e Diagrama de Brückner;

9) Projeto geométrico de rodovias - Curva circular simples, curva circular com transição, superelevação, superlargura, curva vertical;

10) Mecânica de pavimentos - Métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, método de dimensionamento de pavimentos rígidos, defeitos e recuperação de pavimentos.

BIBLIOGRAFIA

1) ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos (1997). Transporte humano - cidades com qualidade de vida. São Paulo.

2) AVERY, Thomas Eugene; BERLIN, Graydon Lennis. Fundamentals of remote sensing and airphoto interpretation. New Jersey: Prentice Hall, 1992.

3) BORGES, A. C. Topografia Aplicada à Engenharia Civil, Vol. 1 e 2. Blücher, 2006.

4) BURROUGH, PETER A.; MCDONNELL, RACHEL A. Principles of geographical information systems. New York: Oxford University Press, 2000.

5) GARCIA, Gilberto J. Sensoriamento remoto: princípios e interpretação de imagens. São Paulo: Liv. Nobel, 1982.

6) LOCH, Carlos & LAPOLLI, Edis M. Elementos básicos da fotogrametria e sua utilização prática. Florianópolis: UFSC. 1989.

7) McCORMAC, J. Topografia. LTC, 2007.

8) MEDINA, J. de. Mecânica dos Pavimentos. Ed. UFRJ, 1997.

9) SENÇO, W. de. Manual de Técnicas de Pavimentação. Vol. 1. Ed. PINI, 1997.

10) SENÇO, W. de. Manual de Técnicas de Projetos Rodoviários. Ed. PINI, 2008.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Engenharia Civil

ÁREA: Resistência dos Materiais e Estruturas

TEMAS

1) Algoritmos Computacionais Estruturados. Algoritmos e Estruturas de Dados. Algoritmos e Estruturas de Controle.

2) Compiladores e Linguagens de Programação.

3) Solução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias. Integração Numérica. Lógica Matemática.

4) Formulação em Deslocamentos do Método dos Elementos Finitos.

5) Estática dos pontos materiais e dos corpos rígidos.

6) Morfologia das estruturas. Estaticidade e estabilidade.

7) Ações, Linhas de Estado e Análise de Estruturas Isostáticas e hiperestáticas: vigas, pórticos, arcos, tirantes, treliças e grelhas.

8) Tensões e Deformações

9) Segurança Estrutural.

10) Análise Linear, Não-Linear e Análise Computacional de Estruturas Civis.

BIBLIOGRAFIA

1) Normas ABNT NBR relacionadas ao conteúdo programático.

2) BEER, F.P.; JOHNSTON JR., E. R. Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática. 5ª edição. São Paulo: Makron Books, 1994.

3) DIAS, Luís Andrade de Mattos. Estruturas de Aço: Conceitos, Técnicas e Linguagem. São Paulo, Zigurate Editora, 1998.

4) GHALI, A.; NEVILLE, A.M. AND BROWN, T. G. Structural Analysis: a Unified Classical and Matrix Approach. E & FN SPON: London, 2006.

5) HIBELLER, R. C. Resistência dos Materiais. 5 ed. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2004.

6) SORIANO, H. L. Análise de Estruturas: Formulação Matricial e Implementação Computacional. Editora Ciência Moderna. Rio de Janeiro. 1ª Edição. 2005.

7) SORIANO, H. L.; LIMA, S. S. Análise de Estruturas - Método das Forças e Método dos Deslocamentos. Editora Ciência Moderna. Rio de Janeiro. 2ª Edição. 2006.

8) SUSSEKIND, J.C. Curso de Análise Estrutural: Vol I - Vol II - Vol III. Editora Globo. São Paulo. 1991.

9) TIMOSHENKO & GERE. Mecânica dos sólidos. Editora LTC, 1994.

10) TIMOSHENKO; Resistência dos Materiais. Vol. I e V. II, Rio de Janeiro: Ed. Ao Livro Técnico S.A., 1994.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Engenharia Civil

ÁREA: Materiais de Construção Civil

TEMAS

1) Elementos de ciência dos materiais; Normatização; Estrutura dos materiais; Comportamento mecânico dos materiais.

2) Tecnologia dos materiais de construção: metais e liga;

3) Tecnologia dos materiais de construção: materiais e produtos cerâmicos, cal e gesso;

4) Tecnologia dos materiais de construção: vidros, polímeros, tintas e vernizes;

5) Tecnologia dos materiais de construção: madeiras e derivados;

6) Tecnologia dos materiais de construção: cimento Portland, aglomerantes, agregados e argamassas;

7) Tecnologia dos materiais de construção: aglomerantes e aglomerados betuminosos;

8) Concretos hidráulicos: métodos de dosagem, aditivo, produção, transportes e aplicação, controle tecnológico, propriedades do concreto fresco; propriedade do concreto endurecido, ensaios não-destrutivos;

9) Materiais não convencionais: compósitos, ferrocimento, pesquisas em novos materiais, fibrocimento, solo-cimento, argamassa armada, uso de fibras naturais e sintéticas em engenharia;

10) Produtos pré-fabricados de concreto e argamassas e seleção de materiais.

BIBLIOGRAFIA

1) ANTILL, J. M. e WOODHEAD, R. W. CPM Aplicado às Construções. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda.

2) CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. São Paulo: LTC, 7ª edição, 2008.

3) FALCÃO BAUER L. A. Materiais de construção - Ed. Pini.

4) FIORITO, A. J. S. I. Manual de argamassas e revestimentos. São Paulo: PINI, 1994.

5) MEHTA, P. K. e MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Estruturas, Propriedades e Materiais. Pini.

6) PASSOS, J. P. Cal: Fundamentos e aplicações na engenharia civil. São Paulo: PINI, 1998.

7) PAULO HELENE - Dosagem de Concreto - Ed. Pini

8) PETRUCCI, E. Concreto de Cimento Portland - Editora Globo

9) SOUZA, S.A. Ensaios mecânicos de materiais metálicos. São Paulo: Edgar Blücher, 5ª edição, 2000.

10) VAN VLAK, L.H. Princípios de ciências dos materiais. São Paulo: Edgar Blücher, 7ª reimpressão, 1985.

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Engenharia Civil

ÁREA: Sistema de Transportes e Planejamento Urbano

TEMAS

1) Noções de modelos. Programação linear e problemas de fluxos em redes; formulação e interpretação econômica.

2) Projeto geométrico de vias;

3) Dimensionamento de equipamentos e equipes de produção em projetos de terraplenagem;

4) Drenagem e pavimentação de vias;

5) Transporte sustentável;

6) Planejamento e operação de sistemas de transportes de carga;

7) Planejamento e operação de sistemas de transportes de passageiros;

8) Engenharia de tráfego e circulação viária;

9) Economia dos Transportes.

10) Planejamento do espaço Urbano e Regional;

BIBLIOGRAFIA

1) BALBO, J. T. Pavimentação Asfáltica: Materiais, Projetos e Restauração. Oficina de Textos, 2007.

2) EHRLICH, P. J. Pesquisa operacional: curso introdutório. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1988

3) FERRARI, C. (1977). Curso de planejamento Municipal Integrado- Urbanismo. Livraria Pioneira Editora, São Paulo.

4) FERRAZ, A.C.P., TORRES, I.G.E. (2001). Transporte Público Urbano. Rima, São Carlos.

5) FILHO, G. P. Estradas de Rodagem - Projeto Geométrico. IPC - Livraria Interciência, 1998.

6) Hugo Pietrantônio et al. Introdução à Engenharia de Tráfego.. Poli/USP. S.Paulo, 1999.

7) LEE, S. H. Introdução ao Projeto Geométrico de Rodovias. Florianópolis: UFSC, 2002.

8) MEDINA, J. de. Mecânica dos Pavimentos. Ed. UFRJ, 1997.

9) SENÇO, W. de. Manual de Técnicas de Projetos Rodoviários. Ed. PINI, 2008.

10) SARAIVA, M. (2000). A Cidade e o Tráfego - uma abordagem estratégica

CAMPUS DE PORTO VELHO

CURSO: Engenharia Elétrica

ÁREA: Sistemas Elétricos de Potencia

TEMAS

1) Métodos de análise e teorema de circuitos elétricos

2) Circuitos elétricos de primeira e segunda ordem

3) Potência elétrica em circuitos trifásicos

4) Cálculo de parâmetros de linhas de transmissão

5) Cálculo de fluxo de carga para redes de transmissão e de distribuição

6) Gestão de energia em sistemas elétricos de potência

7) Qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica

8) Variações de tensões de longa duração

9) Variações de tensões de curta duração

10) Contratos de Fornecimento de evergi e características de uso da energia pelo consumidor

BIBLIOGRAFIA

1) BOLTON, W.. Análise de Circuitos Elétricos. Ed. McGraw Hill do Brasil.

2) MONTICELLI, Alcir, Fluxo de Carga em Redes de Energia Elétrica. Cepel-Eletrobrás. Ed. Edgard Blucher LTDA, 1983.

3) STEVENSON, William D. Jr., Elements of Power System Analysis. Ed. Mc Graw Hill Fourth Edition.

4) DUCAN, R. C., MCGRANAGHAN, Mark F.; BEATY, H. W. Electrical Power Systems Quality. McGraw-Hill, 1996.

5) KAGAN, N.; ROBBA, E. J.; SHMIDT, H. P. Estimação de indicadores de qualidade de energia elétrica. Ed. Blucher, 2009.

6) Resolução nº 456 e Resolução nº 505 da ANEEL, considerando atualizações.

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CURSO: Engenharia Elétrica

AREA: Maquinas elétricas: motores e transformadores

TEMAS

1) Teoria e Circuitos Magnéticos

2) Transformadores: teoria e ensaios

3) Conversão Eletromecânica de Energia

4) Motores de Indução Trifásicos

5) Geradores Síncronos Trifásicos

6) Motores Síncronos Trifásicos

7) Geradores de Corrente Contínua

8) Motores de Corrente Contínua

9) Motores de Indução Monofásicos

10) Motores de passo

BIBLIOGRAFIA

1) HUGHES, A. Electric Motors and Drives. Newnes,1990

2) MAMEDE FILHO, S. Instalações Elétricas Industriais. LTC. Rio de Janeiro, 1997

3) OLIVEIRA, José Carlos de; COGO, João Roberto; ABREU, Silvio Froes de. Transformadores: Teoria e Ensaios. Edgard Blucher, 1984.

4) RASHID, Muhammad H. Eletrônica de Potência. Ed. Makron Books,1999

5) TORO, Vincent Del. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Ed. Prentice Hall do Brasil, 1994

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CURSO: Engenharia Elétrica

ÁREA: Controle e Automação

TEMAS

1) Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmico;

2) Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos e Térmico;

3) Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário;

4) Análise do Lugar das Raízes;

5) Projeto de Sistemas de Controle pelo Método de Lugar das Raízes;

6) Análise de Resposta em Frequência;

7) Projeto de Sistemas de Controle pela Resposta em Freqüência;

8) Controle PID e Sistemas de Controle com Dois Graus de Liberdade;

9) Análise de Sistemas de Controle Espaço de Estados;

10) Projetos de Sistemas de Controle no Espaço de Estado.

BIBLIOGRAFIA

1) KAILATH, T. Linear Systems, Prentice Hall, 1979.

2) ZHOU, K. & DOYLE, J. C. Essentials of Robust Control, Prentice Hall, 1997.

3) DORF, R. C. & BISHOP, R. H. Sistemas de controle moderno. 8a ed., Editora LTC, 1998.

4) PHILLIPS, C. L. & HARBOR, R. D. Feedback Control Systems. 4th ed., Prentice Hall, 2000.

5) OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno, 4ª ed, Pearson Brasil, 2003.

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CURSO: Letras/Inglês

ÁREA: Letras/Inglês e suas Respectivas Literaturas

TEMAS

1) Acquisition in the English Language Learning

2) Approaches and Methods in English Language Teaching

3) Translation Studies

4) Listening Comprehension class to intermediate students based on the communicative approach.

5) Reading and Comprehension class to first year students.

6) Teaching grammar to intermediate students in a communicative way.

7) Shakespeare's main Works.

8) Charles Dickens and the Victorian period.

9) Edgar A. Poe: His tales and poetry.

10) Walt Whitman's Leaves of Grass.

11) Chinua Achebe and Post-colonial Literature.

BIBLIOGRAFIA

1) FORD, Boris. The Pelican Guide to English Literature. Penguin, 1983.

2) ELLIS, R. Understanding Language Acquisition. Oxford University Press., 1986.

3) STUN, H. Fundamental Concepts of Language Teaching. O. U. P., 1983.

4) LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de Linguística Aplicada: A Natureza Social e Educacional dos Processos de Ensino/Aprendizagem de Línguas. Coleção Letramento, Educação e Sociedade. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

5) RICHARDS, J. c. The Contest of Language Teaching. Cambrigde Language Teaching Library, 1989.

6) TOTIS, P. Língua Inglesa: Leitura. SP: Cortez.1991.

7) WIDDOWSON, H. G. O Ensino de Línguas para comunicação. Campinas, Pontes, 1978.

8) ACHEBE, CHINUA. Things fall Apart. London: Heineman, 1990.

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CURSO: Letras/Espanhol

ÁREA: Letras/Espanhol e suas Respectivas Literaturas

TEMAS

1) La importancia de la novela D. Quijote para la literatura: Miguel de Cervantes Saavedra

2) El teatro del siglo de Oro Español: Lope de Vega, Calderón de la Barca, Tirso de Molina.

3) La literatura española anterior y posterior a la Guerra Civil en España

4) El Barroco hispano-americano: Sor Juana Inés de la Cruz

5) El Boom latinoamericano y la nueva narrativa hispanoamericana.

6) Rubén Darío y el modernismo hispanoamericano

7) El verbo: formas no personales. Los morfemas. El aspecto y el tiempo verbal. La conjugación regular. Irregulares verbales. Perífrasis verbales.

8) El grupo nominal: núcleo y actualizadores. Modificadores del grupo nominal. Modificadores especificativos y explicativos. La oposición. El grupo adjetival. El grupo verbal. El complemento directo. Caracterización semántica del complemento directo. El complemento indirecto. Caracterización semántica del complemento indirecto. El complemento circunstancial. Clasificación semántica del complemento circunstancial.

9) Los pronombres: Funciones de los pronombres personales. Valor reflexivo y valor recíproco. Valores gramaticales de se.

10) Los métodos y enfoques utilizados para la enseñanza de español como lengua extranjera.

BIBLIOGRAFIA

1) LOBATO, Jesús Sánchez; GARGALLO, Isabel Santos. Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid: Sociedad General Española de Librería, 2005.

2) MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español. Madrid: Edelsa, 1999. (Tomos I e Tomo II.)

3) ALARCOS LLORACH, E. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1999.

4) BOSQUE, Ignacio; DEMONTE, Violeta (org.). Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa, 1999.

5) PREDRAZA JIMÉNEZ, Felipe B.y RODRÍGUEZ CÁCERES, Milagros. Las épocas de la literatura española. Barcelona: Ariel, 2002.

6) _______. Manual de literatura española. 12 Vol. Navarra: Cénlit, 1980.

7) JOZEF, Bella. Historia de la Literatura Hispanoamericana,2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982

8) ______ Romance Hispano-americano. São Paulo: Ática, 1986

9) MARCO, Joaquín. Literatura Hispanoamericana: del Modernismo a nuestros días. Madrid: Espasa Calpe, 1987

10) VILLANUEVA, Darío. LISTE, José María Viña. Trayectoria de la novela hipanoamericana actual (del Realismo Mágico a los años ochenta). Madrid: Espasa Calpe, 1991

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CURSO: Letras-Língua Portuguesa

ÁREA: Língua Portuguesa e Linguística

TEMAS

1) Fonética e Fonologia: Letra e fonema; Dígrafos; Prosódia e Ortoépia;

2) Morfologia da Língua Portuguesa: Formação de Palavras;

3) Sintaxe estruturalista: Sentença, grupos nominais e referência pronominais;

4) Sintaxe gerativa: Posturas teóricas fundamentais;

5) Do latim ao português: Empréstimo linguístico, variedades e variantes;

6) A Língua Portuguesa e a sua História: Gramática, Linguística e Cultura Escrita;

7) Produção escrita e gramática normativa: Ortografia, Acentuação e Pontuação;

8) A Gramática Tradicional e a NGB;

9) Leitura, Redação e Argumentação; e

10) Estilística e Funções da Linguagem.

BIBLIOGRAFIA

1) BORBA, Francisco S. Fundamentos de gramática gerativa do português. Petrópolis: Vozes, 1981;

2) CAMARA JR, J. Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 20.ª ed. Petrópolis: Vozes, 1991;

3) ELIA, Sílvio. Fundamentos histórico-linguísticos do português do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2003;

4) GARCIA, Othon Moacir (1967). Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,1996;

5) ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo, Ática: 2000;

6) LUFT, Celso Pedro (1974). Moderna Gramática Brasileira. 12.ed. Rio de Janeiro: Globo, 1994;

7) MACAMBIRA, José Rebouças. Português Estrutural. São Paulo: Pioneira, 1978;

8) MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

9) NICOLA, José de & INFANTE, Ulisses. Gramática Essencial. São Paulo: Scipione, 1989; e

10) PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1991.

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CURSO: Administração

ÁREA: Administração Geral

TEMAS

1) Planejamento Estratégico

2) Logística Empresarial

3) Administração de Vendas

4) Teoria Geral de Administração

5) Teoria das Organizações

6) Administração da Produção

7) Gestão de Pessoas

8) Administração Financeira e Orçamentária

9) Análise de Investimentos

10) Organizações e Métodos

BIBLIOGRAFIA

1) HALL, Richard H. Organizações: estrutura e processos. Prentice Hall. São Paulo: Atlas, 2004.

2) DALF, Richard L. Organizações Teoria e Projetos São Paulo, Brasil, ed. Thomson Learning, 2002.

3) DRUCHER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.

4) SANTOS, Alvacir Correia dos. Princípios da eficiência da administração pública. SP: LTR, 2003.

5) BITENCOURT, C. Gestão Contemporânea de Pessoas. Novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre. Bookman, 2004.

6) FISCHMANN, A. A. e ALMEIDA, M. I. R. Planejamento Estratégico na Prática. SP. Atlas, 1991

7) BATEMAN, T. S. E SNELL, S. A. Administração - construindo vantagem competitiva. SP. Atlas. 1998.

8) TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2000

9) TAVARES, Mauro C. Gestão Estratégica. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2004.

10) TAYLOR, David A. Logística na Cadeia de Suprimentos (Uma Perspectiva Gerencial). São Paulo: Pearson Education, 2005.

11) SENGE, P. A. A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Editora Best Seller, 2000.

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CURSO: Geografia

ÁREA: Geografia

TEMAS

1) Geografia Teoria e Método

2) Territorialidade e Espacialidade

3) Espaço e Representação

4) Geografia Urbana

5) Geografia Regional

6) Regionalização

7) Geografia Econômica

8) Geografia da Pan Amazônia

9) Geografia da Industria

10) Escalas Geográficas e Redes

BIBLIOGRAFIA

1) ANDRADE, Manuel Correia. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.

2) BECKER, Bertha K. e EGLER, Cláudio. Brasil - uma nova potência regional na economia mundo. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1993.

3) CASTRO, I.E. et al (Orgs). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

4) CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 1999.

5) CORRÊA, R. L. Região e Organização Espacial. São Paulo: Editora Ática, 1991. p. 51 - 88.

6) MAMIGONIAN, A. A América Latina e a Economia Mundial: notas sobre os casos chileno, mexicano e brasileiro. Revista GEOSUL, Florianópolis, v. 14, n. 28, 1999.

7) MACHADO, L. O.. Redes, escalas geográficas e complexidade na dinâmica espacial da Amazônia. In: Seminário Meio Ambiente e Desenvolvimento da Amazônia, CNDDA/Fundação Konrad Adenauer, 1994, Rio de Janeiro.

8) RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

9) SANTOS, Milton (1966): Questão de Método. Tradução de Bento Prado Júnior. São Paulo: Difusão Europeia do Livro.

10) SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil. Território e Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

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CURSO: História

ÁREA: História

TEMAS

1) A Amazônia pré-colonial: populações nativas.

2) As invenções da Amazônia.

3) A conquista da Amazônia conflitos territoriais.

4) As ordens missionárias na Amazônia.

5) As Reformas e o Diretório Pombalino.

6) A Independência e a Cabanagem.

7) A economia da borracha na Amazônia.

8) A Amazônia e a Segunda Guerra Mundial.

9) A colonização recente da Amazônia.

10) Cultura e imaginário na Amazônia.

BIBLIOGRAFIA

1) CASTRO, Eduardo Viveiros e Maria Manuela Carneiro da Cunha. Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: Núcleo de História Indígena e Indigenismo-USP/FAPESP, 1993.

2) FREIRE, João Ribamar Bessa. A Amazônia Colonial (1616-1798). Manaus: Ed. Metro Cúbico, 1994.

3) GONDI, Neide. A invenção da Amazônia. Manaus: Valer, 2007 .

4) LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 1995.

5) SOUZA, Márcio. História da Amazônia. Manaus: Valer, 2009.

6) NEVES, Eduardo G. Arqueologia da Amazônia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2006.

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CURSO: Enfermagem

ÁREA: Hospitalar: urgência/emergência, centro cirúrgico e/ou UTI

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) O Processo de Enfermagem e sua importância para a fundamentação da assistência no contexto hospitalar

2) Assistência de enfermagem a adultos submetidos a cirurgia de quadril e fêmur;

3) Assistência de enfermagem à criança e adolescente em situação de urgência/emergência,

4) Assistência de enfermagem ao adulto com trauma multissistemico,

5) Assistência de enfermagem ao idoso no contexto intra e extra hospitalar;

6) Assistência de enfermagem ao adulto no pós-operatório de cirurgia torácica;

7) Acolhimento como instrumento terapêutico no Hospital

8) Assistência de Enfermagem ao paciente com síndrome de Guillan Barre na Unidade de Cuidados Intensivos

9) Implementação do Processo de Enfermagem na Unidade de Cuidados Intensivos

10) A enfermagem clinica no ambiente terapêutico hospitalar

BIBLIOGRAFIA

1) CARPENITO, L. J.; Planos de Cuidados de Enfermagem e Documentação: Diagnósticos de Enfermagem e Problemas Colaborativos.2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Capítulo: Síndrome de Guillan Barret, p.278-282.; Cirurgia Torácica, p. 448-453.

2) CRUZ, Isabel Cristina. Implementando o Processo de Enfermagem na Unidade de Cuidados Intensivos. In: SANTOS, Iraci dos ET AL. Enfermagem Assistencial no Contexto Hospitalar: realidade, questões, soluções. São Paulo: Atheneu, 2004, p. 277-228.

3) FIGUEIREDO, Nébia; SANTOS, Iraci. Introduzindo a Enfermagem Clinica no Ambiente Terapêutico Hospitalar. In: SANTOS, Iraci dos ET AL. Enfermagem Assistencial no Contexto Hospitalar: realidade, questões, soluções. São Paulo: Atheneu, 2004, p. 3-20.

4) SMELTZER, Suzane C. & BARE, Brenda G. Brunner/Sudarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 7 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

5) SOBRAL, Vera; TAVARES, Claudia Mara Mello; SILVEIRA, Maria de Fátima. O acolhimento como instrumento terapêutico. In: SANTOS, Iraci dos ET AL. Enfermagem Assistencial no Contexto Hospitalar: realidade, questões, soluções. São Paulo: Atheneu, 2004, p.65-70.

6) VIEIRA, Álvaro Alberto Bitencourt. Atendimento inicial ao paciente com trauma multissistemico. In: SANTOS, Iraci dos ET AL. Enfermagem Assistencial no Contexto Hospitalar: realidade, questões, soluções. São Paulo: Atheneu, 2004, p. 187-192.

7) WONG, Fundamentos de enfermagem pediátrica. Editoral] Marilyn J. Hockenberry; editores das seçoes David Wilson, Marilyn L. Winkelstein Tradução de Danielle Corbett.(et al.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Capítulos: 9; 11, 21; 25 e 27.

8) ZIÑIGA, Quênia G. Rogante. Ventilação mecânica básica para enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2004.

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CURSO: Medicina

ÁREA: Genecologia e Obstetrícia

TEMAS

1) Endometriose

2) Distopias genitais

3) Lesões precursoras do câncer do colo uterino e do câncer de endométrio

4) Climatério

5) Síndromes anovulatórias

6) Lesões benignas da mama

7) Prematuridade

8) Síndromes hipertensivas na gestação

9) Diabetes e gravidez

10) Ruptura prematura de membranas

BIBLIOGRAFIA

1) BENZECRY, R.; OLIVEIRA, H. C.; LEMGRUBER, I. Tratado de Obstetrícia Febrasgo. Revinter. 2000. 913p.

2) BENZECRY, R.; OLIVEIRA, H. C.; LEMGRUBER, I.. Tratado de Ginecologia Febrasgo. Revinter. 2001. Vol 1 e 2. 1485.

3) CUNNINGHAM F. MACDONALDE, P. C.; GANT N. F. ET. AL. Obstetrícia. 20a. Ed. 2000. 1.262p

4) CORRÊA, D. M., ET AL. NOÇÕES PRÁTICAS EM OBSTETRÍCIA. 12ª. Ed. Medsi. 1999. 797p.

5) Manual de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Johns Hopkins 2007

6) OXORN, H. Trabalho de Parto Roca. 1989. 800p.

7) REZENDE, .J. & MONTENEGRO, C. A. B.. Obstetrícia Fundamental. 11ª Ed. Ed. Guanabara.2009. 613p.

8) PINOTTI, J. A.; FONSECA, A. M.; BAGNOLI, V. R. Tratado de Ginecologia. Revinter. 2005. 1096p

9) SPEROFF, L. GLASS, R.; KASE, N. G. Endocrinologia Ginecológica Clínica e Infertilidade. Manoele.1986.631p.

10) ZUGAIB, M. Obstetrícia. Ed. Manole. 1ª Ed. 2008. 1.248p.

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CURSO: Medicina

ÁREA: Clínica Médica

TEMAS

1) Exame Físico e Anamnese

2) Patologias Cardiovasculares mais comuns: ICC, HAS, Coronariopatias, IAM, Embolias, Arritmias, Choque.

3) Patologias Respiratórias mais comuns: DPOC, Pneumonias, Asma.

4) Distúrbios metabólicos e hormonais: Distúrbios Hidroeletrolíticos, Dislipemias, Diabetes Mellitus, Endocrinopatias, Obesidade.

5) Patologias do Sistema Urinário: IRA e IRC, Glomerulonefrites, Síndrome Nefrítica e Síndrome Nefrótica, Infecção Urinária

6) Patologias do Aparelho Digestivo: Gastrites e gastropatias, Úlcera Péptica, Diarreias, Cirrose Hepática, Parasitoses Intestinais

7) Hemopatias: Anemias, Leucemias, Linfomas

8) Neurologia: AVC, Convulsões, Epilepsia

9) Infectologia: Malária, Paracocciodioidomicose, Hepatites, Hanseníase, Tuberculose, Antibioticoterapia

10) Reumatologia: Artrite Reumatoide, LES.

BIBLIOGRAFIA

1) Tratado de Medicina Interna - Cecil - Editora Elsevier 22ª Edição 2006

2) Medicina Interna - Harrison Editora Mcgrawhill-Interamericana 17ª Edição 2009.

3) Tratado de Clínica Médica - Antonio Carlos Lopes Ed. Rocca, 1º Edição 2007

4) Clínica Médica - Herlon Saraiva Martins - Ed. Manole, 1º Edição 2008

5) Semiologia Médica - Celmo Porto- Ed. Guanabara 6ª Edição 2009.

6) Tratado de Infectologia - Ricardo Veronesi - Editora Atheneu - 3ª Edição 2005.

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CURSO: Direito

ÁREA: Direito

TEMAS

1) Processo administrativo: Recursos administrativos - Recurso Hierárquico e Recurso Hierárquico Impróprio;

2) Processo administrativo no âmbito da administração federal (lei 9784/99): Recurso Administrativo - Instrução e decisão;

3) Processo constitucional: Habeas corpus - Ofensa indireta ao direito de locomoção, Mandado de segurança - Liminar;

4) Mandado de segurança coletivo, Mandado de injunção - Cabimento, Legitimação e Eficácia da decisão, Habeas - Data, Ação - Popular (Objeto competência);

5) Processo Penal, Recursos, Apelação, Recurso em sentido estrito, Carta testemunhável, Embargos infringentes, Embargos declaratórios e Revisão criminal;

6) Habeas - Corpus, Mandado de segurança em matéria criminal;

7) Processo Civil: Defesa do réu, Contestação, Exceção de incompetência e Reconvenção;

8) Recursos em espécie: Embargos de declaração, Apelação, Embargos infringentes, Recurso especial e recurso extraordinário;

9) Ação Cautelar no Processo Civil: Cautelares típicas, Execução;

10) Procedimentos especiais: Ação de consignação, Ações possessórias e Ação monitória.

BIBLIOGRAFIA

1) CARVALHO FILHO, J. S. Processo Administrativo Federal

2) ALEXANDRINO, M. & PAULO, V Direito Administrativo Descomplicado

3) CRATELLA JR, J. Prática do Processo Administrativo

4) LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado

5) CAPEZ, F. Curso de Processo Penal

6) LEITE, S. & FERNANDES G. B. Nulidades no Processo Penal-Paulo

7) NUCCI, G. S. Curso de Processo Penal

8) SCARANCE, A.; GRINOVER, A. P.; GOMES FILHO, A. M. Recursos no Processo Penal

9) FILHO MONTENEGRO, M. Curso de Processo Civil

10) GRINOVER, A. P. & DINAMARCO, C. R. Teoria Geral do Processo