Prefeitura de Barros Cassal - RS

Notícia:   29 vagas abertas nos Concurso Público da Prefeitura de Barros Cassal - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROS CASSAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE CONCURSO Nº 001/2011

Abre as inscrições para o Concurso Público dos Cargos a seguir relacionados.

O PREFEITO MUNICIPAL DE BARROS CASSAL, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, que estarão abertas, no período de 10 a 21 de janeiro de 2011, as inscrições ao Concurso Público para os cargos abaixo relacionados, do Quadro do Magistério Municipal Lei nº 701/2010, sob o Regime Jurídico Único, Lei n° 699/2010 baseado no Regulamento de Concursos, Decreto n° 030/2010, para o qual existem as vagas constantes deste Edital, com possibilidade de ocupação de futuras vagas, se houver necessidade.

01 - DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CONCURSO:

1.1 - Os cargos, o respectivo número de vagas, a carga horária semanal, o salário, a taxa de inscrição e o horário das provas escritas, dos cargos a serem supridos pelo presente concurso são os constantes do quadro seguinte:

NOME DOS CARGOSNº DE VAGASCARGASALÁRIO MENSALTAXA DE INSCRIÇÃOHORÁRIO DE PROVAS
Auxiliar Serviços Gerais Educação 01 40:00 510,00 40,00 08:30 horas
Responsável pela Biblioteca 01 40:00 650,00 40,00 13:30 horas
Educador Infantil 01 40:00 760,00 40,00 13:30 horas
Professor Educação Especial 01 20:00 525,00 60,00 08:30 horas
Professor Séries Iniciais 01 20:00 525,00 60,00 13:30 horas
Professor Séries Finais - Disciplina:

Língua Portuguesa

Matemática

Educação Física

Geografia

Ciências

Artes

Língua Espanhola

 
 
 
01

01

01

01

01

01

01

20:00525,0060,0008:30 horas

1.2 - A descrição das atribuições de cada cargo, a respectiva lotação, escolaridade e idade para nomeação e posse e demais características, constam do anexo da Lei Municipal nº 701/2010 - Plano de Carreira do Magistério, com as respectivas alterações.

02 - DAS INSCRIÇÕES:

2.1 - Condições para inscrição:

2.1.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado;

2.1.2 - Pagar na tesouraria da Prefeitura a taxa de inscrição;

2.1.3 - Permitida a inscrição para mais de um cargo, desde que haja compatibilidade de horário na realização da prova escrita, devendo neste caso pagar ou recolher as taxas de inscrição para cada cargo e/ou emprego e preencher a ficha de inscrição para cada uma;

2.2 - Documentação necessária: No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, com cópia:

2.4.1 - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (original);

2.4.2 - Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com foto e no caso de deficiente físico a condição do item 2.4.2.

2.3 - O Candidato poderá imprimir a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento, disponíveis no site www.schnorr.com.br, preenche-los e anexar cópia do documento de identificação para ser entregue na Prefeitura Municipal de Barros Cassal.

2.4 - É assegurado, nos termos do art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, a inscrição de candidatos portadores de deficiência, cuja deficiência seja compatível com as atribuições do cargo, participando estes, em igualdade de condições com os demais candidatos, sendo reservado 10% das vagas existentes ou que vierem a existir (1/10);

2.4.1 - A inscrição de candidato que optar pela reserva de vaga para portador de deficiência, deverá apresentar o laudo de compatibilidade com o cargo e constando obrigatoriamente o CID, que será submetido à análise de uma Comissão Especial nomeada para este fim, a qual poderá valer-se de parecer de médico oficial do Município ou outro profissional especialista, que emitirá parecer sobre o enquadramento do tipo ou grau de deficiência e sua compatibilidade com o cargo e/ou emprego, por ocasião da classificação, se aprovado;

2.4.2 - Não comprovada a deficiência, a reserva de vaga será desconsiderada, passando o candidato a fazer parte do grupo geral de classificação e em caso de incompatibilidade o candidato será excluído do processo;

2.4.3 - Os candidatos que por ocasião da inscrição, não optarem pela reserva de vaga destinada a deficiente, não terão direito à prova ou local especial para a sua realização, devendo àqueles sugerir as condições mínimas para o acesso às instalações em que serão realizadas as provas, através de requerimento próprio, juntado à ficha de inscrição, ou condições especificadas de próprio punho no verso da ficha de inscrição.

03 - DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

3.1 - A nominata dos candidatos que tiverem sua inscrição aceita, será divulgado, nos termos do item 13.3 deste Edital, até o 3° dia útil imediatamente posterior ao término das inscrições.

3.2 - Da não homologação da inscrição caberá recurso, mediante requerimento dirigido ao Prefeito Municipal, seguindo orientações do item 10 deste Edital.

04 - DAS PROVAS, NÚMERO DE QUESTÕES E DA PONTUAÇÃO:

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

4.1 - O Concurso Público para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais de Educação e Responsável pela Biblioteca, constituir-se-á de Prova de Conhecimentos Gerais e de Prova de Conhecimentos Específicos.

4.1.1 - A Prova de Conhecimentos Específicos terá caráter eliminatório, sendo aprovado o candidato que alcançar no mínimo 30 (trinta) pontos nesta prova e nota final igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

4.1.2 - A Prova de Conhecimentos Específicos e a Prova de Conhecimentos Gerais serão valorizadas, conjuntamente, na escala de zero a cem pontos, consistindo na resolução de questões baseadas no Conteúdo Programático deste edital, assim distribuídas:

Provas - Disciplina Nº Questões Pontuação
Prova de Conhecimentos Gerais:  
Português 15 30,0 pontos
Legislação 05 10,0 pontos
Prova de Conhecimentos Específicos 20 60,0 pontos

4.1.3 - As Provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos serão compostos por questões objetivas simples e/ou múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, tendo as provas conjuntamente, a duração máxima de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

4.2 - O Concurso Público os cargos de Educador Infantil, Professor Educação Especial, Professor Séries Iniciais e Professor Séries Finais, constituir-se-á de Prova Escrita e de Títulos.

4.2.1 - A Prova Escrita será valorizada na escala de zero a cem pontos, consistindo na resolução de questões objetivas baseadas no programa que integra o presente Edital, assim distribuídas:

Educador Infantil e Professor Séries Iniciais:

Disciplina Nº Questões Pontuação
Português 10 25,00 pontos
Didática 20 50,00 pontos
Legislação 10 25,00 pontos

4.2.1.1 - A Prova Escrita terá caráter eliminatório, sendo considerado aprovado, o candidato que alcançar no mínimo, 25 (vinte e cinco) pontos em Didática, 50 (cinqüenta) pontos no conjunto desta Prova e não tirar zero em qualquer das disciplinas.

Professor Séries Finais e Professor Educação Especial:

Disciplina Nº Questões Pontuação
Português 05 10,00 pontos
Didática 10 20,00 pontos
Legislação 05 10,00 pontos
Conhecimentos Específicos 20 60,00 pontos

4.2.1.2 - A Prova Escrita terá caráter eliminatório, sendo considerado aprovado, o candidato que alcançar no mínimo, 30 (trinta) pontos em Conhecimentos Específicos, 50 (cinqüenta) pontos no conjunto desta Prova e não tirar zero em qualquer das disciplinas.

4.2.2 - A Prova Escrita será composta por questões objetivas simples e/ou múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, tendo as provas conjuntamente, a duração máxima de 03 (três) horas.

4.2.3 - Os títulos serão entregues na data prevista no item 11.4, na Secretaria de Educação do Município de Barros Cassal, Av. Maurício Cardoso, 1177, Centro, no horário de expediente, das 09 às 15:30 horas, mediante preenchimento de formulário específico, em duas vias, a ser disponibilizado na internet, com a anexação das cópias dos títulos, devidamente autenticadas, nos termos deste Edital, apenas pelos candidatos aprovados conforme itens 4.1.1.1 e 4.1.1.2.

4.2.3.1 - O candidato não aprovado e apto para a classificação, nos termos do subitem 4.2 poderá retirar seus títulos a partir do mês de Maio de 2011.

4.2.3.2 - Os títulos serão somados à nota final da Prova Escrita;

4.2.3.3 - Juntamente com os títulos deverá ser entregue uma relação datilografada ou manuscrita dos mesmos, em duas vias, e assinada pelo candidato. Uma das vias ficará anexa aos títulos e, a outra será devolvida ao candidato, devidamente rubricada pelo responsável do recebimento dos documentos;

4.2.3.4 - Serão considerados títulos somente os documentos relacionados com a educação, não sendo considerados: trabalhos realizados e escritos, palestras proferidas, tempo de serviço, os cursos de datilografia, os cursos religiosos, cursos de informática, cursos de arte culinária, danças folclóricas, instrumentos musicais e música e assemelhados, exceto para a disciplina de Artes, e os certificados parciais de participação;

4.2.3.5 - Nenhum título receberá dupla valorização;

4.2.3.6 - Os títulos poderão atingir no seu todo, até 10 (dez) pontos, não sendo computados os que excederem a este limite.

4.2.3.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO;

4.2.3.7.1 - Serão considerados os títulos de atualização, aperfeiçoamento, treinamento e estudos de aprofundamento relacionados com a educação, realizados em instituições educacionais oficiais ou reconhecidas, não sendo aceitos os que tiveram inicio antes do ano de 2008, exceto a Pós-Graduação, que será considerada independente da data de realização, os emitidos por empresas privadas, ainda que relacionados à disciplina, salvo quando promovidos em parceria com a Secretaria de Educação do Município promotor;

4.2.3.7.2 - Valorização: Seminários, jornadas pedagógicas, cursos, encontros, simpósios, capacitações, oficinas de treinamentos, relacionados com a disciplina optada pelo candidato:

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

Categoria Dos Títulos

Carga Horária Do Título

Pontos Por Títulos

Máximo Pontos Por Categoria

A

De 21 até 40 h/a

0,60

3,00

B

De 41 até 60 h/a

0,80

4,00

C

Acima de 60 horas

1,00

1,00

D

Pós Graduação

2,00

2,00

Total de pontos possíveis nos títulos

10,00

4.2.3.8 - O curso de Ensino Médio, Habilitação ao Magistério, assim como a Licenciatura Curta e a Licenciatura Plena não serão avaliados, assim como a Pós Graduação que não tiver relação com a área de Educação, ou que tenha servido como comprovação de escolaridade para inscrição.

4.2.3.9 - Os títulos relacionados pelo candidato, que excederem ao número máximo de pontos para cada categoria, serão desconsiderados.

4.3 - As Provas Escritas de todos os cargos serão realizadas no dia 29 de janeiro de 2011, nos horários especificados no item 1.1 deste edital e nos locais definidos através de Edital, por ocasião da homologação das inscrições, devendo os candidatos estar no local 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para seu início, munidos da Ficha de Inscrição e documento de identificação com foto, e caneta azul ou preta, vedado o ingresso na sala para a realização da prova, quem não portar dos documentos acima relacionados.

4.4 - Será proibido o acesso ao local de realização das provas aos candidatos que se apresentarem em horário diferente do estabelecido para seu início, seja qual for o motivo alegado.

4.5 - O Caderno das Provas Escritas, será ao final de sua resolução pelo Candidato, devolvido para arquivamento à Prefeitura Municipal e posterior disponibilização de auditoria do T.C.E, sendo no entanto facultado aos candidatos interessados, somente vistas a prova padrão, ao gabarito preliminar e a sua grade de respostas, mas apenas ao próprio candidato e durante o prazo do recurso de revisão de questões e de notas.

4.6 - As provas serão elaboradas, tomando por base o conteúdo deste Edital e a escolaridade mínima fixada em Lei para o provimento de cada cargo e/ou emprego.

4.7 - Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada em quaisquer das provas.

4.8 - Não serão aplicadas provas em outro local além do designado pelo Edital.

05 - DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

5.1 - Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais da Educação e Responsável pela biblioteca o conteúdo programático é o que segue:

5.1.1 - Da prova de conhecimentos gerais - igual para todos os cargos. Português:

a) Interpretação de texto;

b) Fonologia; Ortografia e Regras de Acentuação e Crase;

c) Morfologia: Estrutura, Formação, Classificação e Flexão das Palavras;

d) Substantivos, Adjetivos, Artigos, Advérbios, Pronomes, Conjunções, Preposições, Numerais, Verbos, Sujeito, Predicado, Predicativo, Objeto, Complemento Nominal e Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo;

e) Classificação de orações: coordenadas e subordinadas;

f) Pontuação;

g) Regência e Concordância verbal e nominal;

h) Sinônimos e antônimos;

i) Análise sintática.

Bibliografia sugerida:

Cunha, Celso - Nova Gramática do Português Contemporâneo/Celso Cunha, Luís F. Lindley Cintra - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001.

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda - Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975 - 1ª edição.

Mesquita, Roberto Mello - Gramática da Língua Portuguesa - Saraiva - São Paulo.

Terra, Ernani - Gramática de Hoje/Ernani&Nicola - São Paulo:Scipione, 1999.

André, Hildebrando A. de - Gramática Ilustrada - São Paulo:Moderna, 1990.

Legislação:

a) Lei Orgânica do Município de Barros Cassal;

b) Constituição Federal de 1988 - arts. 1º a 43;

c)Leis Municipais:

n° 699/2010 - Regime Jurídico dos Servidores Municipais; nº 701/2010 - Plano de Carreira do Magistério;

nº 712/2010 - Sistema Municipal de Ensino.

5.1.2 - Da Prova de Conhecimentos Específicos - Responsável pela Biblioteca.

a) Questões objetivas sobre os conhecimentos das atribuições do cargo, Lei Municipal nº 701/2010, com a resolução de problemas práticos sobre as mesmas, devendo o candidato ter conhecimento da legislação Municipal, Estadual e Federal inerente ao Cargo;

b) Lei Orgânica do Município de Barros Cassal;

c) Constituição Federal 1988, arts 44 a 91 e 145 a 192;

d) Redação Oficial: ata, portaria, ordem de serviço, ofício, requerimento, atestado, declaração, certidão, procuração, memorando, circulares, lei e decreto;

Bibliografia: KASPARY, Adalberto José. Redação Oficial - Normas e Modelos;

e) Conhecimentos de Informática:

Noções básicas de: Software, Hardware, Redes e Internet;

Sistemas operacionais "DOS" e "Windows";

Sistemas aplicativos "MS-Office".

5.1.3 - Da Prova de Conhecimentos Específicos - Auxiliar Serviços Gerais Educação.

a) Questões objetivas sobre os conhecimentos das atribuições do cargo, Lei Municipal nº 701/2010, com a resolução de problemas práticos sobre as mesmas, devendo o candidato ter conhecimento da legislação Municipal, Estadual e Federal inerente ao Cargo;

b) Lei Orgânica do Município de Barros Cassal;

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

c) Constituição Federal 1988, arts 44 a 91 e 145 a 192.

5.2 - Para os cargos de Educador Infantil, Professor Educação Especial, Professor Séries Iniciais e Professor Séries Finais o conteúdo programático é o que segue:

5.2.1 - PORTUGUÊS - igual para todos: Interpretação de Texto:

1 - Exploração do conteúdo.

1.1 - Assunto objetivo;

1.2 - Desenvolvimento do conteúdo. 1.3 - Vocabulário.

2 - Exploração da organização do conteúdo.

2.1 - Estrutura do texto;

2.2 - Estrutura do parágrafo;

2.3 - Características do texto e parágrafo;

2.4 - Palavras e expressões de transição. Gramática:

1 - Fonética e Ortografia.

1.1 - Tonicidade vocabular;

1.2 - Emprego de Letras, acentuação, pontuação, sílabas ...;

2 - Morfossintaxe.

2.1 - Classes Gramaticais e emprego;

2.2 - Flexão nominal e verbal;

2.3 - Concordância nominal e verbal;

2.4 - Regência nominal e verbal;

2.5 - Crase, hífen.

Bibliografia Sugerida:

CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MESQUITA, Roberto Mello. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, s.d.

TERRA, Ernani. Gramática de Hoje. São Paulo: Scipione, 1999.

ANDRÉ, Hildebrando A. de. Gramática Ilustrada. São Paulo: Moderna, 1990.

5.2.2 - DIDÁTICA - igual para todos

1 - Educação:

1.1 - Conceitos e funções

1.2 - Realidade educacional atual

1.3 - Teorias da educação

2 - Processo ensino-aprendizagem

2.1 - Abordagens teóricas e aquisição do conhecimento: racionalismo, empirismo e interacionismo;

2.2 - O professor e sua competência teórica, ética e social;

2.3 - O aluno e sua identidade e desenvolvimento;

2.4 - A relação Professor x Aluno;

3 - Prática Pedagógica

3.1 - Planejamento:

3.1.1 - Conceitos e Teorias;

3.1.2 - Importância;

3.1.3 - Etapas;

3.1.4 - Resultados.

3.2 - A ação pedagógica e a prática da reflexão;

3.3 - A relação teoria e prática;

3.4 - Avaliação

3.4.1 - Conceitos e Teorias;

3.4.2 - Finalidades;

3.4.3 - Formas e Estratégias.

4 - Desenvolvimento cognitivo (Psicologia).

4.1 - Conceitos e princípios;

4.2 - Noções básicas de psicologia. Construção da auto estima. Ética.

4.3 - Estágios.

Bibliografia sugerida:

ANTUNES, Celso - Inteligências Múltiplas;

SAVIANI, Dermeval "Sentido da Pedagogia e o Papel do Professor Área I" Editora Cortes, 1985, São Paulo;

VASCONCELLOS, Celso dos S. - 5 Volumes e Cadernos Pedagógicos do Libertad;

PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. Trad. Elzon Lenardon. São Paulo, Mestre Jan, 1977;

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor, o cotidiano da escola. Petrópolis, Vozes, 1993;

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985;

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio; uma perspectiva construtivista. Porto Alegre, Hoffmann, 1993;

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto. São Paulo, Martins Fontes, 1991;

TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo. Editora Gente;

TIBA, Içami. Limite na Medida Certa. Editora Gente;

ZAGURY, Tânia. Educar Sem Culpa. Editora Record;

ZAGURY, Tânia. Limites Sem Trauma. Editora Record;

WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. Trad. Doris Sanches Pinheiro e Fernanda Alves Braga. São Paulo, Manole, 1989;

CANDAU, Vera Margia (org.) Rumo a uma nova didática;

FERREIRO, EMÍLIA; Com todas as letras, 3.ª ed. Tradução de M.ª Zilda da Cunha Lopes São Paulo: Cortez, 1993(vol.2)

GADOTTI, MOACIR; Concepção Dialética da Educação. Um Estudo introdutório 9.ª Ed. São Paulo: Cortez, 1995

PAULO FREIRE - Pedagogia da Autonomia.

5.2.3 - LEGISLAÇÃO - igual para todos:

1 - A educação na legislação:

1.1 - Constituição Federal de 1988, arts. 1 a 43 e 205 a 217, e suas Emendas -E.C.;

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

1.2 - Constituição Estadual de 1989, Cap. da Educação, e respectivas E.C.;

1.3 - Legislação Federal:

nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e Adolescente;

n° 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases, e suas atualizações; nº 11.114/2005 - Ingresso aos 06 anos no Ensino Fundamental; n° 11.494/2007 - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.

1.4 - Legislação Municipal:

n° 699/2010 - Regime Jurídico dos Servidores Municipais; nº 701/2010 - Plano de Carreira do Magistério;

nº 712/2010 - Sistema Municipal de Ensino.

2 - Dados Gerais do Município:

2.1 - População e censo Escolar: censo 2010 - IBGE e FUNDEB;

2.2 - Aspectos geográficos: área, relevo e limites municipais;

2.3 - Aspectos econômicos do Município;

2.4 - O Poder Executivo e Legislativo do Município.

5.2.4 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

5.2.4.1 - Disciplina de Língua Portuguesa:

1 - Interpretação de Texto:

1.1 - Exploração do conteúdo; assunto, objetivo; idéias de desenvolvimento do assunto; vocabulário; denotação e conotação; sinonímia, antonímia, homonímia.

1.2 - Exploração da organização do conteúdo: estrutura do texto: introdução, desenvolvimento, conclusão; estrutura do parágrafo: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão: características do texto e do parágrafo; organização, unidade, concordância, clareza, concisão, fluência; palavras e expressões de transição.

2 - Gramática:

2.1 - Fonética e Ortografia: Tonicidade vocabular: divisão silábica e acentuação gráfica; emprego de letras.

2.2 - Morfossintaxe; classes gramaticais e emprego; flexão nominal e verbal; concordância nominal e verbal; tipos de oração e partes integrantes; regência nominal e verbal; uso da crase.

5.2.4.2 - Disciplina de Matemática:

1 - Conceito de frações, equações e problemas de aplicação, problemas de proporcionalidade.

2 - Construção do número.

3 - Análise de problemas.

4 - Matemática e desenvolvimento; considerações histórico-pedagógicas sobre Matemática e sociedade; teoria e prática em educação Matemática.

5 - Geometria; geometria plana: cálculo de perímetros e áreas de polígonos convexos, círculos; semelhança, teorema de Tales; teorema de Pitágoras; geometria espacial: cálculo de áreas, volumes e aplicações; geometria analítica em R2 da reta, circunferência; problemas de paralelismo, por pendicularismo e tangência em R2; porcentagens e médias: progressões aritméticas e geométricas; aplicações; combinatória e probabilidade; contagem de conjuntos finitos, agrupamento simples ou com repetição de elementos do conjunto; aplicações; binômio de Newton; probabilidade em espaços amostrais finitos; aplicações; matrizes e determinantes; sistema linear (resolução e discussão); funções: definição, classificação, gráficos, análise das funções com relação ao comportamento e ao número de raízes.

5.2.4.3 - Disciplina de Educação Física:

1 - Desporto de Participação e Lazer. Princípios norteadores.

2 - Conceituações e finalidades do lazer; recreação e desporto.

2.1 - Objetivos, meios e condições.

2.2 - Espaços públicos de esporte, recreação e lazer.

3 - Estratégias e ações pedagógicas.

3.1 - Esporte, jogos, ginástica, recreação e lazer como meio de educação.

3.2 - Democratização do esporte e do lazer.

4 - Desenvolvimento das capacidades físicas.

5 - Avaliação em Educação Física.

5.2.4.4 - Disciplina de Geografia:

1 - Homem como único ser capaz de modificar o meio através do trabalho.

2 - Desenvolvimento X Meio Ambiente.

3 - Análise das sociedades, caracterizando o cotidiano das mesmas através do tempo (as migrações, etnias, riquezas).

4 - Agricultura, agropecuária, energia, comércio e indústria, meios de comunicação.

5 - O espaço geográfico e a relação do homem x meio.

6 - O Capitalismo.

7 - Industrialização e Geopolítica.

8 - A urbanização e desenvolvimento.

9 - Extrativismo.

10 - Divisão Nacional e Política do Brasil.

11 - Regiões Brasileiras (aspectos físicos, econômicos, clima, hidrografia);

12 - Urbanização e turismo ambiental;

13 - Aquecimento global.

5.2.4.5 - Disciplina de Ciências:

1 - A evolução dos organismos vivos e a origem da vida: concepções sobre a origem da vida; evolução: Darwinismo e teorias contemporâneas; formas de organização de vida atual e sua relação com os processos evolutivos.

2 - Organismos vivos e suas relações com o meio: os ambientes naturais; caracterização dos principais organismos vivos: conceitos ecológicos fundamentais e suas relações com o meio; os ambientes naturais; caracterização dos principais organismos vivos; conceitos ecológicos fundamentais e suas relações com problemas ambientais contemporâneos (ex.: urbanização, desmatamento, diferentes tipos de poluição ...); a flora e a fauna do RGS; os ciclos biogeoquímicos e o seu papel no equilíbrio ambiental.

3 - A bioquímica da célula; composição química dos seres vivos; os ácidos nucleicos (estrutura e função); morfologia e fisiologia celular;

4 - Os processos biológicos fundamentais: transporte, coordenação e relação; produção e liberação de energia; reprodução; hereditariedade.

5 - Saúde e os processos biológicos: nutrição (agrotóxicos, aditivos, ...); higiene, poluição; defesa orgânica; drogas; anticoncepção; doenças sexualmente transmissíveis; Aids.

6 - Fenômenos físicos e químicos; caracterização e identificação de substâncias; propriedades específicas substâncias; critérios de pureza; substâncias puras e misturas; separação de misturas. Noções sobre o modelo atômico de Rutherford Bohr. Noções sobre organização periódicos dos elementos. Noções sobre modelos químicos.

7 - Legislação Ambiental (licenciamento, animais e plantas silvestres,...) e Aspec‑

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

tos geológicos do RS.

5.2.4.6 - Disciplina de Artes:

1 - A importância e funções das linguagens estéticas na escola.

2 - Principais metodologias no ensino de Artes Plásticas e Artes Cênicas no Brasil.

3 - Linguagem Plástica; elementos e estrutura.

4 - Principais movimentos da arte Brasileira.

5 - Parâmetros do som; produção e reprodução.

6 - Evolução da Linguagem Musical.

7 - A relação entre o exercício (processo) e o (resultado) em sala de aula.

5.2.4.7 - Disciplina de Língua Espanhola:

1 - Análise e Interpretação.

1.1 - Identificação do tema central e das diferentes idéias contidas nos textos.

1.2 - Estabelecimento de relações entre as diferentes idéias dos textos.

1.3 - Identificação de elementos que exprimam lugar, tempo, modo, finalidade, causa, condição, conseqüência, comparação.

2 - Estudo do Vocabulário dos Textos.

2.1 - Significado de palavras e expressões.

3 - Aspectos Gramaticais - Aplicação Prática.

3.1 - Flexão do nome, do pronome, do artigo.

3.2 - Flexão do verbo (modo, tempo, número, pessoa, voz).

3.3 - Concordância nominal e verbal.

3.4 - Regência nominal e verbal.

3.5 - Nexos (preposição, conjunção, artigos, pronomes, adjetivos)

3.6 - Processo de relações através de idéias de causa, conseqüência, fim, tempo, condição, oposição, concessão, comparação.

5.2.4.8 - Professor Educação Especial:

a) Teóricos da Educação e Teorias da Aprendizagem;

b) Histórico da Orientação Educacional;

c) Função e papel do Orientador Educacional;

d) Trabalho coletivo na escola: A inserção do Orientador Educacional no processo ensino-aprendizagem;

e) Avaliação Escolar;

f) Inclusão Escolar;

g)Afetividade;

h) Questões objetivas sobre conhecimento das atribuições do cargo, com a resolução de problemas práticos sobre os mesmos.

Bibliografia sugerida:

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor, o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 13 ed. São Paulo: Gente, 2004.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: as teorias das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

GRISPUN, Miriam P. S. Zippin. A prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 2001.

HARGREVES, Andy; EARL, LORNA; Ryan, Jim. Educação para a mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HERNANDEZ, Fernando, VENTURA, Montsserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Educação e Realidade. Porto Alegre: Mediação, 1999.

MANTOAN, M. T. É. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão. In:

STOBÄUS, Claus Dieter; MOSQUERA, J. J. M. (Orgs). Educação Especial: em direção à Educação Inclusiva. 2 ed. s.l. EDIPUCRS, 2003.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MORIN, Edgar. Os Sete saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo, 2000.

OUTEIRAL, José O. Adolescer: estudos sobre Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PERRENOUD, Ph. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PIMENTA, Selma. Pedagogo na escola pública. Loyola. S.l; s.d.

SALVADOR, César Colli; PALCIOS, Jesus Marchesi. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva - Volume I. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

SILVA, Luiz Heron da. Século XXI Qual conhecimento? Qual Currículo? Rio de Janeiro. Petrópolis: Vozes, 1999.

SOLÉ, Isabel. Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TAILLLE, Yves de. OLIVEIRA, Marta Kohol de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1968.

5.3 - Toda a legislação citada deverá ser considerada com suas atualizações, até a data do presente Edital, cabendo aos candidatos interessados a providência da legislação para fins de estudo. A Legislação Federal poderá ser obtida no site www.presidencia.gov.br e a municipal no site www.schnorr.com.br e/ou www.diariomunicipal.com/famurs/.

5.4 - As provas serão elaboradas, tomando por base o conteúdo deste Edital e a escolaridade mínima fixada em Lei para o provimento do presente cargo.

06 - DA AVALIAÇÃO DAS PROVAS:

6.1 - A nota final para cada Prova do candidato será obtida pela multiplicação do número de acertos pelo valor de cada questão, fixado na própria prova.

6.2 - A nota máxima da Prova de Conhecimentos Específicos e da Prova de Conhecimentos Gerais, conjuntamente, será de 100 (cem) pontos.

07 - DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DAS PROVAS:

7.1 - Os resultados das Provas serão divulgados através de Edital, após a identificação das provas, no qual constará:

7.1.1 - o número da prova do candidato;

7.1.2 - o nome do candidato;

7.1.3 - a nota final de cada prova.

08 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS:

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

8.1 - Os candidatos de cada cargo serão classificados em ordem decrescente de pontos, e em caso de empate na classificação, terão preferência para nomeação, em ordem sucessiva, os seguintes candidatos:

8.1.1 - Para os cargos de Educador Infantil e Professor Séries Iniciais os que:

8.1.1.1 - tiverem maior nota na Prova Escrita;

8.1.1.2 - tiverem maior número de pontos em Didática;

8.1.1.3 - tiverem maior número de pontos em Português;

8.1.1.4 - tiverem maior número de pontos nos Títulos;

8.1.1.5 - se o empate persistir, por sorteio.

8.1.2 - Para os cargos de Professor Séries Finais e Professor Educação Especial os que:

8.1.2.1 - tiverem maior nota na Prova Escrita;

8.1.2.2 - tiverem maior número de pontos em Conhecimentos Específicos;

8.1.2.3 - tiverem maior número de pontos em Didática;

8.1.2.4 - tiverem maior número de pontos em Português;

8.1.2.5 - tiverem maior número de pontos nos Títulos;

8.1.2.6 - se o empate persistir, por sorteio.

8.1.3 - Para os cargos de Educador Infantil e Professor Séries Iniciais os que:

8.1.3.1 - tiverem maior número de pontos em Conhecimentos Específicos;

8.1.3.2 - tiverem maior número de acertoss em Português;

8.1.3.3 - se o empate persistir, por sorteio.

8.2 - O resultado deste Concurso Público será publicado na Prefeitura Municipal mediante Edital, afixado no Quadro Mural e/ou publicado na internet no site www.schnorr.com.br.

09 - DA DESIDENTIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS PROVAS:

9.1 - As Provas serão desidentificadas no início de sua realização, a vista de todos os candidatos, destacando-se o canhoto do Cartão de Identificação da Grade Respostas, no qual constarão os dados deste Concurso, além do número da Prova e o Nome do Candidato e a respectiva assinatura, sendo os mesmos colocados em um envelope específico, o qual será lacrado e visado pelos candidatos interessados, e obrigatoriamente pelos últimos três candidatos da sala.

9.2 - A data, hora e local de identificação das provas será comunicada na data de sua realização e devidamente registrada em ata, nos termos do item 4.5, e consistirá de ato público, onde serão apresentados os invólucros contendo os Cartões de Identificações, sendo estes conferidos pelos candidatos ou demais presentes, antes de sua abertura, devendo os mesmos estar inviolados.

9.3 - No ato da identificação da prova não será permitido o acesso as Provas, tendo o candidato direito de examiná-las, sob fiscalização, durante o prazo de recurso de revisão.

10 - DOS PRAZOS PARA RECURSOS:

10.1 - Da não homologação da inscrição, caberá recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do dia útil posterior ao da publicação do ato e por escrito, comprovando erro no processo de análise da documentação, vedado a juntada de documentos exigidos e não apresentados por ocasião da inscrição.

10.2 - Do concurso, cabem os seguintes recursos:

a) revisão de questões - apresentado no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do dia imediatamente posterior à publicação do gabarito das provas, cuja publicação poderá ser feita via internet;

b) revisão de notas - apresentado no prazo de 01 (um) dia útil a contar do dia imediatamente posterior à publicação do resultado provisório;

c) revisão de títulos - apresentado no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do dia imediatamente posterior à publicação dos pontos;

10.3 - Os recursos de revisão de questões, revisão de notas e revisão de títulos, deverão ser apresentados por petição escrita e encaminhados ao protocolo geral do Município, com identificação e assinatura do candidato apenas na folha de rosto do processo e em separado, em duas vias, as razões e fundamentação do recurso, sem identificação do recorrente.

10.4 - Só será deferido o requerimento de recurso, se o candidato comprovar que houve erro da Comissão Examinadora, se o mesmo contiver as razões do pedido, o qual deverá conter exposição detalhada dos fundamentos deste, para cada questão, bem como o total de pontos pleiteados em cada prova e se o mesmo estiver dentro do prazo e contiver a cópia da bibliografia citada no recurso.

10.5 - Para todos os efeitos, deverá sempre ser observado o disposto no regulamento do concurso e seleção, Decreto nº 030/2010.

11 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 - Este Concurso Público terá validade de até 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

11.2 - Observado o número de vagas existentes ou que venham a ocorrer, o candidato aprovado será convocado para admissão através de Edital afixado, além de comunicação por carta registrada para o endereço constante na inscrição ou por resultante de posterior atualização, devendo declarar por escrito se aceita ou não, o cargo para o qual foi habilitado.

11.2.1 - Não haverá segunda convocação para a nomeação, salvo hipótese do candidato que, ao comparecer e não aceitar a sua indicação, optar pela inclusão no final da relação, reposicionamento este que deverá ser requisitado por escrito.

11.2.2 - O Município reserva-se o direito de lotar o candidato nos seus serviços de acordo com suas conveniências e necessidades.

MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

11.3 - O Concurso Público será feito sob orientação, supervisão e assessoramento da Empresa Schnorr - Contabilidade, Informática e Assessoria Ltda., especialmente contratada para tal.

11.4 - O presente concurso público, exceto as datas fixadas por este Edital, obedecerá ao seguinte cronograma:

Data

Evento

30/01/2011

Publicação Gabarito Preliminar - internet, após às 18:00 horas

31/01/2011

Recurso de revisão de questões, dias 31/01 e 01/02/2011

07/02/2011

Publicação do resultado recurso revisão de questões

08/02/2011

Identificação das Provas às 10:00 horas na Prefeitura

09/02/2011

Publicação Notas através de Edital, até o final do expediente

10/02/2011

Recurso de revisão de notas

14/02/2011

Publicação do resultado recurso revisão de notas

15/02/2011

Apresentação dos títulos, de: 15/02/2011 a 18/02/2011

22/02/2011

Publicação dos pontos dos Títulos

23/02/2011

Recurso de revisão dos títulos, dias 23 e 24/02/2011

28/02/2011

Publicação do resultado recurso revisão dos títulos

01/03/2011

Realização do sorteio de desempate, se houver, às 10:00 horas

01/03/2011

Publicação do Resultado Final

11.5- Qualquer cidadão, diretamente ou via postal, poderá denunciar irregularidade ou ilegalidade, eventualmente ocorrida neste Concurso Público perante o Egrégio Tribunal de Contas do Estado, na forma da Lei Estadual n° 9.478/91.

12 - DA NOMEAÇÃO E DA POSSE:

12.1 - A nomeação, sob o Regime Jurídico Único - Lei Municipal nº 699/2010 e Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, Lei Municipal nº 452/2006, obedecerá a ordem de classificação dos candidatos aprovados e será efetuada de acordo com a existência de cargos vagos, necessidade de serviço e interesse da administração e, quando vinculado a convênios ou programas específicos, durante a vigência destes.

12.2 - A classificação no Concurso Público não assegurará ao candidato à nomeação imediata e automática no cargo público, mas apenas a expectativa de nele ser nomeado, segundo a ordem de classificação, durante o período de validade do Concurso, ficando a concretização deste ato acondicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse do serviço municipal.

12.3 - Os candidatos aprovados e nomeados, somente tomarão posse, depois de considerados aptos no exame médico e apresentarem os documentos a seguir relacionados com cópia:

12.3.01 - Duas fotos 3 x 4, recentes;

12.3.02 - Carteira de Identidade;

12.3.03 - Título Eleitoral, com comprovante de quitação;

12.3.04 - CIC - CPF;

12.3.05 - Comprovação de quitação Militar se for o caso;

12.3.06 - Cartão do PIS ou PASEP, caso tiver;

12.3.07 - Atestado médico adminissional;

12.3.08 - Certidão de Nascimento ou Casamento;

12.3.09 - Certidão dos filhos menores de 14 anos;

12.3.10 - Certidão Negativa de Antecedentes Criminais - fornecido pelo Fórum;

12.3.11 - Declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio;

12.3.12 - Declaração de que não ocupa outro cargo e/ou emprego ou aposentadoria, incompatível a esta nomeação e/ou admissão;

12.3.13 - Comprovação de idade mínima de 18 (dezoito) anos, e, certificado ou diploma comprovando a escolaridade mínima exigida em Lei, para cada cargo, na data da posse.

13 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

13.1 - A inexatidão das afirmativas e irregularidades da documentação, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

13.2 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções deste Edital e na aceitação tácita das condições nele contidas, tais como se acham estabelecidas.

13.3 - As publicações sobre o processamento deste Concurso Público serão feitas através de Edital, afixados no Quadro de Publicações do Município, junto ao "hall" de entrada da Prefeitura Municipal, podendo também ser divulgados na imprensa comum e na internet.

Gabinete do Prefeito Municipal, em 07 de janeiro de 2011.

IVO FRANCISCO FACHI,
Prefeito Municipal.

Registre-se e Publique-se
Data Supra

Beno Bertilo Hammes,
Secretário da Administração.