Prefeitura de Sarandi - PR

Notícia:   28 vagas para a Prefeitura de Sarandi - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SARANDI

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 276/2008

A Prefeitura Municipal de Sarandi, Estado do Paraná, faz saber a quem possa interessar que fará realizar Concurso Público para provimento de cargos nos termos das Leis Municipais n°s 16/93 e 053/98 e 159/07 e suas alterações subseqüentes, demais legislações pertinentes e de acordo com os critérios e condições a seguir:

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1 - DOS CARGOS

1.1. O Concurso destina-se ao provimento dos cargos em caráter efetivo, relacionados no Anexo I deste Edital, que estejam vagos, que venham a vagar ou a serem criados no prazo de validade do Concurso.

1.2. Os cargos, salários, jornada de trabalho, número de vagas, taxas de inscrição, requisitos legais e tipos de avaliação são os estabelecidos no Anexo I do presente Edital.

1.3. O Concurso Público será organizado, dirigido e orientado por comissão especialmente formada para este fim, denominada Comissão Especial de Concurso, nomeada com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência da realização das provas do Concurso Público.

1.3.1. A Comissão de que trata este item será composta por no mínimo 03 (três) membros nomeados por Decreto do Poder Executivo.

1.4. O Município poderá contratar empresas ou pessoas físicas especializadas para elaborar todos os atos necessários à realização do Concurso Público, bem como para elaborar, aplicar e corrigir as provas, não se dispensando, no entanto o disposto no item 1.3.

2 - DO RECRUTAMENTO E DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições deverão ser efetuadas na Prefeitura do Município de Sarandi - Paraná, situada à Rua José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro - Sarandi - Paraná, conforme procedimentos especificados a seguir:

2.1.1. PERÍODO: de 06 de junho a 11 de junho de 2008, excepcionalmente estaremos atendendo no sábado e domingo.

2.1.2. HORÁRIO: das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

2.2. Para efetuar a inscrição o candidato deverá:

a) preencher o formulário fornecido no local de inscrição;

b) pagar a taxa de inscrição na Caixa Econômica Federal ou Lotérica.

c) apresentar cópias legíveis, recentes e em bom estado de documentos de identidade e CPF, as quais serão retidas. Será obrigatória a apresentação de documento original no dia de realização da prova.

d) inscrever-se pessoalmente ou através de procurador habilitado no período, horário e local das inscrições;

e) preencher completamente a ficha de inscrição e a de identificação do candidato no ato de inscrição;

2.3. O candidato ao se inscrever, estará declarando satisfazer as seguintes condições para contratação:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou português amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica;

b) estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) estar no gozo dos seus direitos políticos;

d) estar com o cadastro de pessoa física - CPF em situação regular perante a Secretaria da Receita Federal;

e) ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da contratação;

f) estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

g) não ter sido condenado em processo cível ou de qualquer natureza com trânsito em julgado;

h) atender aos requisitos solicitados para o provimento dos cargos, de acordo com o Anexo I do presente Edital;

i) não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

j) não estar suspenso do exercício profissional, nem cumprindo qualquer outra penalidade disciplinar;

k) ter capacidade física e mental para o desempenho das funções;

l) Declarar, na Ficha de Inscrição, que atende às condições exigidas e se submete às normas expressas neste Edital.

2.3.1. Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos, acima fixados, serão exigidos, apenas, dos candidatos aprovados e convocados para serem contratados, não sendo aceitos protocolos dos documentos exigidos.

2.3.2. No ato da inscrição NÃO serão solicitados comprovantes dos requisitos legais contidos no Anexo I do presente Edital, e das exigências contidas no item 2.3 deste Edital. No entanto, será automaticamente desclassificado o candidato que não os apresentar no ato da investidura no cargo na Prefeitura do Município de Sarandi, sendo revogada a sua contratação.

2.4. Fica reservada a pessoa portadora de deficiência o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas de cada cargo oferecido neste Concurso Publico, em conformidade com a Lei Federal n° 7853/89 e Decreto n° 3298/99, art. 37, §1°.

2.5. Os candidatos portadores de deficiência deverão declarar, quando da inscrição, a deficiência da qual são portadores, apresentando Laudo Médico original e expedido no prazo de 60 (sessenta) dias anteriores ao término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência.

2.5.1. Consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.

2.5.2. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passível de correção.

2.6. O candidato portador de deficiência, após efetivar sua inscrição, deverá, no prazo de 24 horas, comparecer no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Sarandi, munido do original do documento de identidade e do Xerox do "comprovante de entrega do Formulário de Inscrição", para ser encaminhado a Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi, para confirmação da deficiência declarada e verificação da compatibilidade da mesma com as atribuições do cargo pretendido.

2.7. O candidato que não comparecer na Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi na data determinada pelo Departamento de Recursos Humanos terá sua inscrição cancelada.

2.8. Caso a Secretaria Municipal de Saúde, julgue necessário, o candidato será submetido a uma Junta de Especialistas para avaliação da capacidade laborativa, que emitirá laudo declarando a compatibilidade ou não da deficiência com as atribuições do cargo a ser ocupado;

2.9. Após a avaliação, o Departamento de Recursos Humanos publicará no Quadro de Editais da Prefeitura de Sarandi e no Órgão Oficial do Município a confirmação da inscrição dos candidatos portadores de deficiência;

2.10. Não caberá recurso quanto às decisões prolatadas decorrentes das Avaliações mencionadas nos tens 2.7 e 2.8;

2.11. O candidato considerado não portador de deficiência, pela Secretaria Municipal de Saúde, concorrerá somente às vagas regulares;

2.12. O candidato considerado, pela Junta de Especialistas, INAPTO para o exercício das atividades inerentes ao cargo será eliminado do Concurso Publico.

2.13. Os candidatos portadores de deficiência participarão do Concurso Publico em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, classificação, horário e local de realização das provas.

2.14. O candidato portador de deficiência, ou aquele que necessitar de condições especiais para a realização da prova, deverá solicitá-las, através de requerimento dirigido a Comissão Especial de Concurso Publico e entregue no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Sarandi, no período de realização das inscrições.

2.15. O candidato deficiente visual portador de cegueira ou amblíope, deverá solicitar, através de requerimento dirigido a Comissão Especial de Concurso Publico e entregue no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Sarandi, a confecção de prova ampliada ou com ledor especificando o tipo de deficiência e a opção em que se inscreveu, durante o período de realização das inscrições.

2.15.1. O candidato que não solicitar a prova especial no prazo mencionado não terá a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a mesma.

2.15.2. Aos deficientes visuais portadores de ambliopia, serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24 ou ledor.

2.16. Não havendo inscrição de candidatos portadores de deficiência ou no caso de reprovação destes, as vagas a eles reservadas serão preenchidas pelos demais aprovados no cargo, sendo obedecida à ordem de classificação.

2.17. Será permitida a inscrição por procurador, com procuração específica individual e firma reconhecida por autenticidade, acompanhada de fotocópia autenticada do documento de identidade do candidato e do procurador. Neste caso a procuração, bem como as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas à ficha de inscrição.

2.17.1. Não serão aceitas inscrições por correspondência ou via fax.

2.17.2. Não serão homologadas as inscrições com documentação incompleta e/ou fotocópias de documentos ilegíveis.

2.17.3. Em nenhuma hipótese será permitida a juntada de documentos ou aditamentos após o término das inscrições.

2.17.4. A inexatidão de declarações ou dados e a irregularidade na documentação verificada em qualquer etapa do Concurso Publico importarão na eliminação automática do candidato sem prejuízo das cominações legais. Caso a irregularidade seja constatada após a contratação do candidato, o mesmo será demitido pela Prefeitura.

2.18. A Prefeitura do Município de Sarandi divulgará através de Edital, em até 10 (dez) dias após o encerramento das inscrições a relação dos candidatos, que tiveram suas inscrições homologadas e não homologadas.

2.19. É obrigação de o candidato conferir seus dados na homologação das inscrições, bem como tomar conhecimento do seu número de inscrição no Concurso Publico, data, horário e local de realização das provas.

2.19.1. Caso haja qualquer inexatidão na informação relativa à inscrição, o candidato deverá dirigir-se, através de requerimento à Comissão Especial de Concurso Publico a ser entregue no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Sarandi para solicitar correção dos dados de inscrição. Em não o fazendo, estará assumindo total responsabilidade pelos dados registrados na mesma.

2.19.2. Somente será procedida a alteração, na hipótese de que o dado expresso pelo candidato em sua ficha de inscrição tenha sido transcrito erroneamente para as listas.

2.19.3. Os eventuais erros de digitação de nome, número do documento de identidade, etc, deverão ser corrigidos somente no dia das provas, na própria lista de presença.

2.20. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e a tácita aceitação das regras e condições estabelecidas neste Edital e demais normas que regem a Administração Pública, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3 - DA PROVA E SELEÇÃO

3.1. As provas serão realizadas no dia 22 de junho de 2008, em local e horário a serem divulgados na publicação da homologação das inscrições no Jornal do Povo (Maringá) e no endereço eletrônico www.sarandi.pr.gov.br

3.2 PROVA OBJETIVA

3.2.1. Prova de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

3.2.2. Prova composta de questões de múltipla escolha, distribuídas conforme consta no Anexo I - QUADRO DEMONSTRATIVO DA PROVA OBJETIVA, versando sobre o conteúdo constante do Anexo II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

3.2.3. Cada questão da Prova Objetiva terá 4 (quatro) ou 5 (cinco) alternativas e uma única opção correta.

3.2.4. A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Serão divididos os 100 (cem) pontos pelo número de questões que compõe a prova objetiva, sendo que cada questão terá o mesmo peso na prova.

3.3. As provas realizar-se-ão exclusivamente no Município de Sarandi, em horário e local a ser divulgado quando da homologação das inscrições dos candidatos.

3.4. O tempo de duração da prova será de 03 (três) horas, incluindo-se o preenchimento da folha de respostas (gabarito).

3.5. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos de cartão de identificação (comprovante de inscrição) e documento de identidade original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

3.6. Nenhum candidato poderá entregar a prova antes de decorrido 30 (trinta) minutos do seu início.

3.6.1. Não será permitida a prestação de provas fora do local, datas e horários previamente designados, seja qual for o motivo alegado.

3.6.2. Por ocasião da realização das provas serão entregues ao candidato o caderno de prova e a folha de respostas.

3.7. Somente será admitido à sala de prova o candidato que estiver munido de cartão de identificação (comprovante de inscrição) e documento de identidade original.

3.7.1. Serão considerados documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei federal valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CREA, OAB, CRC, etc, Carteira de Trabalho, Previdência Social e a Carteira Nacional de Habilitação com foto. Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original.

3.7.2. Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins, Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza privada, Carteira Nacional de Habilitação sem foto, etc.

3.7.3. Os documentos deverão estar em perfeitas condições de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3.8. Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário determinado.

3.8.1. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

3.9. O candidato deverá assinalar suas respostas, na Folha de Respostas, com caneta de tinta preta ou azul.

3.9.1. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenha mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

3.10. Será excluído do Concurso Publico o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido ou em local diferente do designado;

b) não comparecer à prova seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o documento de identidade exigido;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, de decorrido 30 (trinta) minutos do início das provas;

e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos ou portando calculadoras;

f) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

g) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

h) não devolver integralmente o material recebido;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) agir com descortesia em relação aos examinadores e seus auxiliares ou autoridades presentes.

3.11. No caso de candidata que necessita amamentar o filho no horário estabelecido para a prova, deverá indicar uma pessoa responsável pela guarda da criança, a qual comparecerá no horário determinado pela mãe, em sala destinada para esta finalidade.

3.11.1. O tempo gasto para a amamentação do filho não será compensado ao final.

3.12. Após concluir a prova o candidato deverá entregar ao fiscal de sala, somente a folha de respostas, podendo levar consigo o caderno de prova.

3.13. Não haverá substituição da folha de respostas, nem recurso decorrente de seu preenchimento incorreto.

3.14. O gabarito oficial, contendo as respostas das questões da prova objetiva, será divulgado até o quinto dia útil posterior à data da realização da prova objetiva.

4 - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

4.1. Será considerado classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

4.2. A nota final do candidato será igual ao total de pontos obtidos na Prova Objetiva.

4.3. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a nota final, em lista de classificação separada por cargos.

4.4. Os candidatos que, no ato da inscrição declararam serem portadores de deficiência, se classificados nas provas, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observados a respectiva ordem de classificação.

4.5. Em caso de empate na nota final, terá preferência, pela ordem:

a) o mais idoso;

b) o que tiver maior número de filhos menores de 16 (dezesseis anos) anos;

c) sorteio.

5 - DOS RECURSOS

5.1. Qualquer recurso poderá ser impetrado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas do fato que lhe deu origem. Deverão constar do recurso o nome do candidato, número de inscrição, número do documento de identidade, cargo para o qual se candidatou e endereço para correspondência.

5.2. Os recursos devidamente fundamentados e dirigidos a Comissão Especial de Concurso Publico, deverão ser entregues pelo candidato ou seu procurador no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Sarandi.

5.3. Somente serão apreciados os recursos, interpostos dentro do prazo, expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número da sua inscrição, documento de identidade (R.G.), opção a que está concorrendo endereço e telefone para contato e assinatura.

5.4. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerado, para tanto, a data do protocolo do mesmo.

5.5. Os pontos relativos a questões das provas eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes.

6- DA CONVOCAÇÃO

6.1. A convocação dos candidatos, para contratação, dar-se-á por publicação no Órgão Oficial do Município, JORNAL DO POVO (Maringá), devendo o candidato no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da publicação, comparecer no órgão de Recursos Humanos munidos da documentação e dos requisitos exigidos no Edital.

6.2. O não comparecimento dentro do prazo estabelecido na convocação ou a apresentação dentro dos prazos estabelecidos, porém sem satisfazer as exigências previstas em Edital, implicará na inabilitação do candidato para o Concurso Publico, reservando-se ao Município o direito de convocar o próximo candidato da lista de classificação.

7- DA CONTRATAÇÃO

7.1. Por ocasião da contratação, será exigido do candidato, a apresentação dos documentos relativos às condições estabelecidas nas alíneas "a" a "l" do item 2.3, sendo desclassificado o candidato que deixar de atender qualquer uma dessas condições.

7.2. A Administração Municipal reserva-se o direito de chamar os candidatos aprovados à medida de suas necessidades.

7.3. A inexatidão das declarações e/ou informações prestadas na ficha de inscrição ou a apresentação irregular de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Publico, anulando-se todos os atos decorrentes da respectiva inscrição ou contratação.

7.4. O candidato na condição de pessoa com deficiência, mesmo que aprovado e classificado no Concurso Publico, por ocasião de sua convocação para contratação, será submetido a uma avaliação por uma Junta Médica do Município para comprovar a compatibilidade da deficiência com as atividades a serem exercidas.

7.5. Será desclassificado, mesmo que aprovado e classificado no Concurso Publico, o candidato cuja deficiência for considerada incompatível com as atividades da função do cargo.

7.6. A contratação dos candidatos obedecerá, impreterivelmente, á ordem de classificação decrescente por cargo, constante do resultado final.

7.7. As contratações de que trata este Edital, serão efetuadas pelo prazo de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

7.8. As nomeações serão regidos pela Lei Municipal n10/92, de acordo com o artigo 268 e seguintes.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A inscrição para o Concurso Publico implicará a aceitação, por parte do candidato, das normas contidas neste Edital, bem como de outras que forem necessárias para seu fiel cumprimento.

8.2. O Concurso Publico disciplinado por este Edital tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

8.3. Os casos omissos serão deliberados pela Comissão Especial de Concurso Publico, em conjunto com a Procuradoria Jurídica do Município.

8.4. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em edital ou aviso publicado.

Sarandi, 05 de junho de 2008

APARECIDA FARIAS SPADA
PREFEITO MUNICIPAL

1.QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, JORNADA DE TRABALHO, SALÁRIOS, TIPO DE PROVA E TAXA DE INSCRIÇÃO

Cargo:

Contador

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O exercício dessas ocupações requer curso superior em Ciências contábeis, e registro no órgão (CRC) .

Descrição do Cargo

Supervisiona, coordena e executa serviços inerentes à contabilidade geral da Prefeitura Municipal. Escritura analiticamente os atos ou fatos administrativos, efetuando os correspondentes lançamentos contábeis, para possibilitar o controle contábil e orçamentário. Promove a prestação, acertos e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis. Examina empenhos de despesa, verificando a classificação e a existência de recursos nas dotações orçamentárias, para o pagamento dos compromissos assumidos. Elabora demonstrativos contábeis mensais, trimestrais, semestrais e anuais, relativos à execução orçamentária e financeira, em consonância com leis, regulamentos e normas vigentes, para apresentar resultados da situação patrimonial, econômica e financeira. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 2.631,78

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 100,00

 

Cargo:

Auditor Fiscal Tributário

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O exercício dessas ocupações requer curso superior em Ciências contábeis, e registro no órgão (CRC) e experiência comprovada de 5 anos, em auditoria fiscal.

Descrição do Cargo

Amparar tecnicamente todas as ações de fiscalização executadas pelo Município; montar estratégias nas ações de fiscalização; auxiliar a supervisão dos trabalhos da fiscalização municipal; auditar empresas sob fiscalização, lavrar autos de infrações diversas.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.973,35

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Médico Clínico

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina e especialização na área e inscrito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Descrição do Cargo

Realizam consultas e atendimentos médicos, solicita exames médicos; emitem diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente; efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Jornada Semanal

20 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.768,30

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Médico Ginecologista

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina e especialização na área e inscrito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Descrição do Cargo

Realizam consultas e atendimentos médicos, solicita exames médicos; emitem diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente; efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Jornada Semanal

20 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.768,30

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Médico Pediatra

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina e especialização na área e inscrito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Descrição do Cargo

Realizam consultas e atendimentos médicos, solicita exames médicos; emitem diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente; efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Jornada Semanal

20 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.768,30

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Assistente Social

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O exercício dessas ocupações requer curso superior em assistência social.

Descrição do Cargo

Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e privada; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis, através de projetos.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.651,60

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Psicólogo

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O exercício dessas ocupações requer curso superior em Psicologia, com inscrição no conselho regional de psicólogos.

Descrição do Cargo

Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

Jornada Semanal

30 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.768,40

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Enfermeiro

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior de Enfermagem e registro no Corem.

Descrição do Cargo

Prestam assistência ao paciente e/ou cliente em clínicas, hospitais,

ambulatórios, postos de saúde e em domicílio, realizando consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; coordenam e aditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Podem realizar pesquisas.

Jornada Semanal

30 Horas

Vencimento Inicial

R$ 1.768,40

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 50,00

 

Cargo:

Auxiliar de Enfermagem

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o acesso às ocupações requer ensino médio. E cursos de qualificação profissional de auxiliar de enfermagem. Registro no órgão (COREM).

Descrição do Cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestam assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizam ambiente de trabalho, dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos; comunicam-se com pacientes e familiares e com a equipe de saúde.

Jornada Semanal

30 Horas

Vencimento Inicial

R$ 566,32

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 20,00

 

Cargo:

Agente Fiscal

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o exercício das funções de Agente Fiscal municipal requer-se ensino de nível médio.

Descrição do Cargo

Executam atividades técnicas de fiscalização de tributos do tesouro público Municipal, elabora plano acompanhando e informando processos a fim de contribuir para que a política tributária fiscal do município se compatibilize com as demais medidas de interesse do desenvolvimento nacional, estadual e municipal.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 788,01

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 25,00

 

Cargo:

Técnico em Vigilância Sanitária

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O exercício das ocupações requer ensino médio.

Descrição do Cargo

Visitam domicílios periodicamente. Trabalham sob supervisão; orientam a comunidade para promoção da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; promovem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas; incentivam atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade; participam de reuniões profissionais. Executam tarefas administrativas.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 547,21

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 20,00

 

Cargo:

Auxiliar Administrativo

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o acesso à esta ocupação requer-se o ensino médio.

Descrição do Cargo

Executam serviços administrativos, atendem contribuintes, fornecedores; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos preenchimentos dos mesmos, preparam relatórios e planilhas; executam serviços gerais de escritórios; utiliza as ferramentas disponíveis, como maquina de escrever, micro computador, maquina de calcular.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 435,00

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

 

Cargo:

Fiscal

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O acesso a essas ocupações requer-se ensino fundamental, e habilitação

"AB" (Carro e Moto).

Descrição do Cargo

Fiscalizam o cumprimento da legislação tributária; e promovem a cobrança de tributos, aplicando penalidades; controlam a circulação de bens, mercadorias e serviços; atendem e orientam contribuintes.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 465,21

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

 

Cargo:

Telefonista

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o acesso a ocupação do cargo requer ensino médio, e curso profissionalizante na área.

Descrição do Cargo

Operam equipamentos, como pabx, fax, micro computadores, atende, transfere, cadastra e completa chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais.

Jornada Semanal

30 Horas

Vencimento Inicial

R$ 435,00

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

 

Cargo:

Assistente de Creche

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o acesso a essa ocupação requer ensino médio. Com habilitação em magistério.

Descrição do Cargo

Ensinam e cuidam de alunos na higiene pessoal, na faixa de zero a seis anos; auxiliam professor.

Jornada Semanal

30 Horas

Vencimento Inicial

R$ 435,00

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

 

Cargo:

Eletricista

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico de qualificação.

Descrição do Cargo

Planejam serviços elétricos, realizam instalação de distribuição de alta e baixa tensão, manutenção preventiva preditiva e corretiva, realiza medições e teste. Elaboram documentação técnica e trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Montam e reparam instalações elétricas e equipamentos auxiliares em ambientes públicos. Instalam e reparam equipamentos de iluminação de cenários ou palcos.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 687,08

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 20,00

 

Cargo:

Mecânico

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico de qualificação.

Descrição do Cargo

Elaboram planos de manutenção; realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 687,08

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 20,00

 

Cargo:

Vigia

Número de Vagas:

01

Pré-Requisitos

O acesso a essas ocupações requer ensino fundamental incompleto.

Descrição do Cargo

Zelam pela guarda do patrimônio e exercem a vigilância de estacionamentos, como(prédios públicos, escolas, e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 435,00

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

 

Cargo:

Auxiliar de Serviços Gerais Masculino

Número de Vagas:

05

Pré-Requisitos

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto.

Descrição do Cargo

Realizam manutenção geral em vias publicas, auxilio na construção civil, tapam buracos, limpam vias permanentes e conservam bueiros e galerias de águas pluviais. Controlam atividades de conservação e trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Prestam serviços de auxilio na área administrativa entre outros (arquivos, organização de documentos, recebimentos e expedição de malotes nos setores).

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 435,00

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

 

Cargo:

Auxiliar de Serviços Gerais Feminino

Número de Vagas:

05

Pré-Requisitos

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto.

Descrição do Cargo

Realizam serviços de limpeza em geral, inclusive nas vias publicas, realiza à higienização dos ambientes públicos, realização nos serviços de copa e cozinha. Controlam atividades de conservação e trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Prestam serviços de auxilio na área administrativa entre outros (arquivos, organização de documentos, recebimentos e expedição de malotes nos setores).

Jornada Semanal

40 Horas

Vencimento Inicial

R$ 435,00

Tipo de Prova

CB
CE

Taxa de Inscrição R$)

R$ 15,00

Legenda:

CB - Conhecimento Básico

CE - Conhecimento Específico

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS BÁSICOS COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: CONTADOR, AUDITOR FISCAL, MÉDICO CLÍNICO, MÉDICO GINECOLOGISTA, MÉDICO PEDIATRA, ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO E ENFERMEIRO.

PORTUGUÊS / Interpretação de Texto: Compreensão de textos. Noções de estruturação da frase e do parágrafo como elemento de compreensão de texto. A utilização dos conectivos e a adequação vocabular. Ambigüidade e Paráfrase. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego das classes gramaticais. Regras Gerais de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA - PARA OS CARGOS DE CONTADOR E AUDITOR FISCAL TRIBUTÁRIO - Razão; Grandezas Proporcionais; Regra de Sociedade; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Conceitos básicos de matemática financeira; Juros simples e composto; Conjunto de números; Valor numérico de expressões algébricas; Sistemas de equações de 1° grau com 02 incógnitas; Progressão aritmética; Progressão geométrica, Probabilidade.

CONTEÚDO ESPECÍFICO

CONTADOR

Conhecimento Específico - Auditoria: Conceitos fundamentais e finalidades da auditoria contábil. Administração Pública: Conceito, Organização político-administrativa brasileira, Organização da administração pública. Contabilidade Pública: Conceito, Campo de Atuação, Abrangência. Sistemas Contábeis. Regimes Contábeis; Registros Contábeis; Demonstrações Contábeis. Processo de Planejamento: PPA, LDO e LOA. Receita Pública. Despesa Pública. Patrimônio Público: Conceito, Bens Públicos, Variações Patrimoniais, Variações Ativas, Variações Passivas, Inventários (Estoque, Bens Móveis e Bens Imóveis), Reavaliações, Depreciações, Insubsistências e Superveniências Patrimoniais. Créditos Adicionais. Dívida Ativa. Lei 4.320/64. Lei de Responsabilidade Fiscal - LC n° 101. Licitação - Lei 8.666/93 e Lei 10.520/02. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Normas Brasileiras de Contabilidade e Normas Profissionais. Prestação de Contas, Controle Interno e Controle Externo na Administração Pública.

AUDITOR FISCAL TRIBUTÁRIO

Conhecimento Específico: ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1.Constituição Federal: Título II - Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Capítulo VIII - Da Administração Pública. 2. Código Penal Brasileiro: Título II - Do crime; Título III - Da Imputabilidade Penal; Título V, Capítulo VI - Dos efeitos da condenação; Título XI - Dos Crimes contra a Administração Pública. 3. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990: Título I - Das Disposições Preliminares; Título II, Capítulo I, Seção IV - Da posse e Exercício; Título III - Capítulo VIII - Do Direito de Petição; Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar. 4. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990 - Capítulo I, Seção II - Dos Crimes contra a Ordem Tributária praticados por Funcionários Públicos. 5. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992 - Dispõe sobre a improbidade administrativa. 6. Código de Ética Profissional 7. Portaria MPAS n. 862, de 23 de março de 2001 - que dispõe sobre o controle de acesso a dados, informações e sistemas informatizados da Previdência Social.

DIREITO CONSTITUCIONAL: Conceito, objeto e tendências do Direito Constitucional. Constituição: conceito, origens, conteúdo, estrutura e classificação. Classificação, interpretação e aplicação das normas constitucionais. Poder constituinte. Emenda à constituição. Hierarquia das normas jurídicas. Princípio da supremacia da Constituição. Controle de constitucionalidade das leis. Conceitos de Estado e de Nação. Elementos constitutivos do Estado. Formas de Estado. Formas de Governo. Regimes de governo. Evolução constitucional do Brasil. A Constituição de 1988. Organização do Estado brasileiro: divisão espacial do poder. Estado Federal. União. Estados Federados. Distrito Federal. Municípios. Territórios. Intervenção federal. Repartição de competências. Sistema Tributário Nacional. Princípios gerais da administração pública. Servidores públicos. Poder Legislativo. Estrutura e funções. Processo legislativo. Garantias dos parlamentares. Fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União. Poder Executivo. Estrutura e funções. Juízes federais. Garantias da magistratura. Funções essenciais à Justiça. Ministério Público. Advocacia-Geral da União. Finanças Públicas. Normas gerais. Orçamento público. Direitos e garantias fundamentais. Ordem econômica e financeira. Ordem social. Lei de Responsabilidade Fiscal - LC nº 101. Noções de Informática.

MÉDICO CLÍNICO

Conhecimento Específico: Generalidades e conceitos fundamentais; atualidades sobre pesquisas médicas; Exames de Rotina; Diagnósticos, terapia e prevenção de doenças relacionados a Parada circulatória, Blastomicose Sul americana EBV (EPSTEIN - BARR - VÍRUS); Pneumonias; Diarréia; Infecção urinária; Tumores ósseos; Ulcera péptica; Parasitose; Hormônios - suas funções, órgãos produtores, forma sintética - recomendação; Uso de anestésicos; Noções sobre prevenção e controle de zoonoses; Esquema e vacinação; Hipertensão arterial sistêmica; Insuficiência cardíaca; Doença valvular cardíaca; Diabetes mellitus; Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Lúpus eritematoso sistêmico; Dermatofitoses; Prevenção do câncer; Pneumonia comunitária; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Asma; Insuficiência renal crônica; Litíase renal; Constituição Federal - na parte relacionada ao SUS; NOB 96; NOAS 01/2001;

MÉDICO GINECOLOGISTA

Conhecimento Específico: Generalidades e conceitos fundamentais; Diagnósticos e terapia e prevenção de doenças referentes a esta especialidade; Engenharia Genética ( ação dos agentes mutagênicos) Teratogênese; Indicação para cesária; uso de hormônios; Exames de rotinas indicados; Métodos contraceptivos; Causas e tipos de aborto; Atualidades sobre pesquisas médicas; Generalidades e conceitos fundamentais; Pré-natal, hiperemese gravídica, abortamento, moléstia hipertensiva específica da gravidez, leucorréias, doença inflamatória pélvica aguda, tensão pré-menstrual, dismenorréia, sangramento uterino isfuncional, síndrome do climatério, câncer de mama, câncer de colo uterino.

MÉDICO PEDIATRA

Conhecimento Específico: Pediatria do desenvolvimento e preventiva: crescimento e desenvolvimento; imunizações; desordens emocionais e psicossociais. Nutrição e distúrbios nutricionais: alimentação do lactente normal; desnutrição; obesidade e avitaminoses. Fisiopatologia dos Líquidos corporais: terapia de reidratação oral e parenteral; equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-básico e suas desordens; acidentes: afogamento, queimaduras e envenenamento. Erros inatos do metabolismo. Doenças infecciosas na infância: prevenção; doenças bacterianas; doenças virais ou presumivelmente virais. Sistema imunológico: doença reumática e do tecido conjuntivo; desordens alérgicas e doenças devidas à deficiência imunológica inclusive síndrome da imunodeficiência adquirida. Sistema digestivo: dor abdominal; icterícias; doenças infecciosas; doenças parasitárias; síndrome da má absorção. Sistema respiratório: distúrbios respiratórios agudos e crônicos: procedimentos especiais e métodos diagnósticos. Sistema circulatório: doenças em recém-nascidos, na infância e adolescência. Sistema urinário: doenças do aparelho genito­urinário. Sistema nervoso: traumatismo crânio-encefálico; convulsões e coma. Hematologia: anemias e doenças hemorrágicas. Neoplasmas: leucoses; linfomas e tumores sólidos. Distúrbios metabólicos e endócrinos: baixa estatura; genitália ambígua; diabetes mellitus e síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético.Pele e anexos: infecções cutâneas e eczemas. Aleitamento Materno; Semiologia Pediátrica; Doenças em Pediatria- Urgência. Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080 de 19/09/90, Lei nº 8.142 de 28/12/90, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS de 1996, Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS - NOAS-SUS de 2002, Programa de Controle de Infecção Hospitalar; Código de Ética Profissional.

ASSISTENTE SOCIAL

Conhecimento Específico: Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social. Política de Assistência Social no Brasil: aspectos históricos, legislação, diretrizes atuais e políticas. Políticas Sociais Setoriais: assistência social, educação, saúde, habitação e outras. Política de Atenção Integral Segmentos: idoso, pessoas com necessidades especiais, mulheres, crianças e adolescente. Planejamento, Monitoramento e avaliação do Serviço Social. Elaboração de programas e serviços sociais. Participação, Controle Social e Conselhos de Políticas Públicas. Ética Profissional.

01 - Resolução CFESS n° 2373/93, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética dos Assistentes sociais.

02 - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS 01/2005 (www.mds.gov.br)

03 - Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

04 - Lei n° 10.741, de 01 de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

05 - Lei n° 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.

06 - Resolução CFESS n° 493/06 de 21 de agosto de 2006, que dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do Assistente Social.

07 - Lei é 11340/06 - Lei Maria da Penha.

PSICÓLOGO

Conhecimento Específico: Infância, adolescência. As inter-relações familiares: casamento, conflito conjugal, separação, guarda dos filhos. A criança e a separação dos pais. A criança e o adolescente vitimizados. Natureza e origens da tendência anti-social. Os direitos fundamentais da criança e o do adolescente. O trabalho do psicólogo em equipe multiprofissional. Psicodiagnóstico - técnicas utilizadas. A entrevista psicológica. Teoria da Personalidade, Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Diferenças individuais e de classes. Noções de cidadania, cultura e personalidade: !status!, papel e o indivíduo. Fatores sociais da anormalidade. Interação social. A psicologia social no Brasil. Aconselhamento psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Teoria de Personalidade: Psicanálise -Freud, Melaine Klein, Erickson,; - Reich; - Jung; - Adler; - Sullivan; - Horney; - Fromm; - Rogers; - Teoria Cognitiva de Kelly; - Topologia de Lewin; - A abordagem S = R. Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Entrevista Psicológica. Processos de Mudanças em Psicoterapia. Diferenças Individuais e de Classes. Cultura e Personalidade: !Status!, papel e o indivíduo. Fatores Sociais na Anormalidade. Interação Social. A Psicologia Social no Brasil. Aconselhamento Psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Ética Profissional.

ENFERMEIRO

Conhecimento Específico: Administração Aplicada à Enfermagem: elementos básicos de Administração geral e suas relações com assistência de Enfermagem. Planejamento de assistência de Enfermagem. Supervisão e liderança. Teorias administrativas e sua relação com a Enfermagem. Dimensionamento de pessoal, recrutamento e seleção; Educação continuada em Enfermagem. Divisão Técnica de trabalho. Fundamentos de Enfermagem: Instrumentos básicos de enfermagem. Processo de enfermagem e suas 4 fases. Principais problemas do ciclo vital. Deontologia de enfermagem e legislação do Exercício Profissional. Enfermagem médico- cirúrgica: Assistência de enfermagem nos problemas que afetam os sistemas: respiratório, cardiovascular, circulatório e hematológico. Problemas gastrointestinais e digestivos. Distúrbios das funções endócrinas e metabólicas. Proneurológicos e sensoriais. Controle parloperatório do paciente cirúrgico. Assistência de Enfermagem em pronto-socorro e nas Emergências. Enfermagem em saúde pública. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Vigilância epidemiológica e indicadores de saúde. Atenção primária em saúde, imunização. Assistência de enfermagem; na prevenção e controle das doenças diarréicas, no aleitamento materno e orientação alimentar para o desmame; no crescimento e desenvolvimento da criança; no controle das doenças respiratórias agudas, na prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis; no controle da tuberculose e da hanseníase; na prevenção, controle e educação das doenças degenerativas (hipertensão arterial e diabetes). Enfermagem Materno- Infantil: Assistência de enfermagem durante o ciclo vital da mulher (gestante, parturiente e puérpera). Parto normal e de risco. Puerpério e suas intercorrências clínicas. Recém-nascido normal e de alto risco. Lactente, pré-escolar e escolar no seu desenvolvimento utilizando aspectos físicos, psicológicos e sociais. Hospitalização (admissão e alta).

CONHECIMENTOS BÁSICOS AO CARGO DE ASSISTENTE DE CRECHE

PORTUGUÊS / INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Compreensão e interpretação de texto; A organização textual dos vários modos de organização discursiva; Coerência e coesão; Ortografia; Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos; Derivação e composição; A oração e seus termos; A estruturação do período; As classes de palavras: aspectos morfológicos, sintáticos e estilísticos; Linguagem figurada; Pontuação; Discurso direto, indireto e indireto livre.

ASSISTENTE DE CRECHE

Conhecimento Específico: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Estatuto da Criança e do adolescente, lei nº 8.069/1990. Gasparin, João Luiz. Uma didática para pedagogia histórico crítica. Campinas: autores associados, 2003. Saviani, Permeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. Campinas: autores associados, 1999. RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira. Reily, Lucia. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papiros, 2004. ( série educação especial ) . VIGOTSKI, L. S. A. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. KISHIMOTO (ORG.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. OLIVEIRA, Z. M. R. de. (org). Educação infantil: muitos olhares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. GARCIA, R. L. (org.) Revisitando a pré-escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. da S (org.). Educação infantil para que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

CONHECIMENTOS BÁSICOS COMUM AOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM, TÉCNICO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO, AGENTE FISCAL E TELEFONISTA.

PORTUGUÊS / INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Compreensão e interpretação de texto; A organização textual dos vários modos de organização discursiva; Coerência e coesão; Ortografia; Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos; Derivação e composição; A oração e seus termos; A estruturação do período; As classes de palavras: aspectos morfológicos, sintáticos e estilísticos; Linguagem figurada; Pontuação; Discurso direto, indireto e indireto livre.

MATEMÁTICA

Medidas de comprimento, massa e capacidade; Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Tabelas e gráficos; Razão e proporção; Números proporcionais; Regra de três simples; Porcentagem; Equações de 1O e 2O grau; Média aritmética e ponderada; Matemática financeira; Estatística; Probabilidade; Conjuntos e conjuntos numéricos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Conhecimento Específico: Enfermagem na saúde publica; Cuidados de enfermagem em pronto socorro; Cuidados de enfermagem com pacientes com distúrbios neurológicos psíquicos, cardíacos e endócrinos; Assistência do auxiliar de enfermagem em pacientes com hipertensão arterial e diabetes; Cuidados com pacientes universais no atendimento do paciente; Abordagem ao paciente com Tuberculose, Hanseníase e HIV; Conhecimentos do exercícios profissional de auxiliar de enfermagem; Saúde Publica; Cuidados no puerpério.

TÉCNICO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Conhecimento Específico: Conceitos e generalidades sobre Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Saneamento Básico; Disposição correta de resíduos industriais; Noções básicas de informática.

AGENTE FISCAL

Conhecimento Específico: Técnicas de redação oficial; Ética no atendimento; Iniciativa, Decisão e atenção concentrada; Noções de Informática.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Conhecimento Específico: Técnicas de redação oficial; Ética no atendimento; Iniciativa, Decisão e atenção concentrada; Noções de Informática.

TELEFONISTA

Conhecimento Específico: Fraseologia adequada para a telefonista; Procedimentos profissionais e padrões de atendimento; Histórico da telefonia no Brasil; Telefonia móvel celular; Como proceder nas ligações interurbanas e internacionais; Ligações telefônicas à cobrar; O fax e a secretária eletrônica; Uso e conservação do equipamento de telefonia; Noções de Informática.

CONHECIMENTOS BÁSICOS COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL: FISCAL, ELETRICISTA E MECÂNICO.

PORTUGUÊS / INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Emprego das classes de palavras; Tipologia textual; Significação literal e contextual dos vocábulos; Concordância verbal e nominal; Termos essenciais da oração; Crase; Dispositivos de normas padrões para língua escrita: concordância, regência e regras de pontuação; Emprego de elementos coesivos do texto: uso de pronomes, conjunções e advérbios; Interpretação de texto e coerência textual: apropriação do tema, progressão temática, relação entre as partes do texto, desenvolvimento de argumentos e seqüência de idéias.

MATEMÁTICA

Medidas de comprimento, massa e capacidade; Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Tabelas e gráficos; Razão e proporção; Números proporcionais; Regra de três simples; Porcentagem; Equações de 1º e 2º grau; Média aritmética e ponderada; Matemática financeira; Estatística; Probabilidade; Conjuntos e conjuntos numéricos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS FISCAL

Conhecimento Específico: Noções básicas de higiene e segurança no trabalho; relacionamento com os colegas de trabalho; atendimento a clientes com qualidade; Procedimentos Específicos da fiscalização; O Exercício Ilegal da profissão - como identificar, procedimentos que devem ser tomados; Exercício Ilegal e Exercício Irregular - qual a diferença?

ELETRICISTA

Conhecimento Específico: Local de trabalho nas atividades de eletroeletrônica; fontes geradoras de eletricidade; circuito elétrico; resistores; capacitores; indutores; multímetro digital; volt/amperímetro; alicate; fios e cabos elétricos; eletrodutos; descarte de materiais; acessórios utilizados em redes de eletrodutos; prevenção em energia elétrica; princípios de aterramento; dispositivos de proteção acionamento e segurança; fontes de alimentação; interruptores; tomadas e plugs; receptáculos; dispositivos de manobras ligações e conexões; Normas técnicas e diagramas de instalações elétricas; circuito magnético; corrente alternada: sistema de distribuição; lâmpadas incandescentes; luminárias fluorescentes; prevenção de acidentes; prevenção de incêndios; primeiros socorros e vitimas de choque elétrico; ferramentas de trabalho.

MECÂNICO

Conhecimento Específico: Noções de Mecânica (motor - tipos -, caixa, diferencial, freios, eletricidade, suspensão.

CONHECIMENTOS BÁSICOS COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO: VIGIA, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASCULINO E AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS FEMININO.

Português: ortografia oficial; acentuação; divisão silábica; pontuação; gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) dos substantivos e adjetivos; concordância entre adjetivos e substantivos; concordância verbal; interpretação de textos.

Matemática: as quatro operações com números inteiros e fracionários; sistema métrico decimal (medidas de comprimento, superfície, volume e de massa); medidas de tempo; sistema monetário; resolução de situações-problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

VIGIA

Conhecimento Específico: Questões que simulam as atividades da rotina diária do trabalho.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASCULINO

Conhecimento Específico: Questões que simulam as atividades da rotina diária do trabalho.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS FEMININO

CONHECIMENTO ESPECIFICO : Questões que simulam as atividades da rotina diária do trabalho.