Prefeitura de Pacajá - PA

Notícia:   277 vagas na Prefeitura de Pacajá - PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ

ESTADO DO PARÁ

CONCURSO PÚBLICO DE PACAJÁ

EDITAL Nº 001/2008

O PREFEITO MUNICIPAL DE PACAJÁ, no uso de suas atribuições legais, de acordo com os termos do que preceitua o art. 37, inciso II, da Constituição Federal, art. 44, § 1º. da Lei Orgânica do Município de Pacajá, e art. 15 da Lei nº. 021/90 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos de Pacajá -, torna público que estarão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO destinado ao provimento de 277 (duzentos e setenta e sete) vagas existentes no Quadro de Pessoal da PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ, que será realizado pela ORDEM - ORGANIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguir especificadas:

1 - DOS CARGOS, NÍVEL DE ESCOLARIDADE, VENCIMENTO E NÚMERO DE VAGAS:

1.1 - Os cargos ofertados, pré-requisitos, vencimento e número de vagas são estabelecidos conforme quadro abaixo:

CARGO

CÓDIGO

NÍVEL DE ESCOLARIDADE/PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTO

Nº. DE VAGAS

Auxiliar de Serviços Gerais

PMP-01

Ensino Fundamental Incompleto

R$ 380,00

07

Abatedor de Gado

PMP-02

Ensino Fundamental Incompleto e Aprovação em prova prática*

R$ 380,00

03

Borracheiro

PMP-03

Ensino Fundamental Incompleto e Aprovação em prova prática*

R$ 380,00

01

Coveiro

PMP-04

Ensino Fundamental Incompleto

R$ 380,00

03

Gari

PMP-05

Ensino Fundamental Incompleto

R$ 380,00

15

Soldador

PMP-06

Ensino Fundamental Incompleto e Experiência mínima de 01 (um) ano

R$ 600,00

01

Eletricista de Carro

PMP-07

Ensino Fundamental Incompleto e Experiência mínima de 1 (um) ano

R$ 600,00

01

Assistente Administrativo

PMP-15

Ensino Fundamental Completo e Curso Básico de Informática

R$ 450,00

25

Visitador Social

PMP-08

Ensino Médio Completo

R$ 500,00

02

Microscopista Zona Urbana

PMP-09

Ensino Médio Completo e Curso de Microscopista.

R$ 400,00

05

Microscopista Zona Rural

PMP-10

Ensino Médio Completo e Curso de Microscopista

R$ 400,00

05

Agente de Vigilância Sanitária

PMP-11

Ensino Médio Completo e Experiência mínima de 1 (um) ano

R$ 500,00

02

Técnico em Enfermagem - Zona Urbana

PMP-12

Ensino Médio Completo, Curso Técnico em Enfermagem, e Registro no Órgão de Classe

R$ 500,00

20

Técnico em Enfermagem - Zona Rural

PMP-13

Ensino Médio Completo, Curso Técnico em Enfermagem e Registro no Órgão de Classe

R$ 500,00

08

Auxiliar de Laboratório

PMP-14

Ensino Médio Completo e Curso de Auxiliar de Laboratório

R$ 400,00

02

Técnico em Contabilidade

PMP-16

Ensino Médio Completo, Curso Técnico em Contabilidade e Registro no Órgão de Classe

R$ 750,00

05

Técnico em Radiologia

PMP-17

Ensino Médio Completo, Curso Técnico em Radiologia e Registro no Órgão de Classe

R$ 500,00

01

Professor de Educação Básica I Zona Urbana

PMP-18

Curso de Magistério de Nível Médio

R$ 380,00

20

Professor de Educação Básica I Zona Rural

PMP-19

Curso de Magistério de Nível Médio

R$ 380,00

70

Professor de Educação Básica II Zona Urbana

PMP-20

Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação específica em magistério

R$ 400,00

30

Professor de Educação Básica II Zona Rural

PMP-21

Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação específica em magistério

R$ 400,00

20

Professor de Educação Básica II

PMP-22

Curso Superior de Licenciatura Plena em Matemática

R$ 400,00

05

Professor de Educação Básica II

PMP-23

Curso Superior de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa

R$ 400,00

05

Professor de Educação Básica II

PMP-24

Curso Superior de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa

R$ 400,00

02

Professor de Educação Básica II

PMP-25

Curso Superior de Licenciatura Plena em Geografia

R$ 400,00

05

Professor de Educação Básica II

PMP-26

Curso Superior de Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas

R$ 400,00

02

Professor de Educação Básica II

PMP-27

Curso Superior de Licenciatura Plena em História

R$ 400,00

05

Professor de Educação Básica II

PMP-28

Curso Superior de Licenciatura Plena em Educação Física

R$ 400,00

03

Técnico Pedagógico

PMP-29

Curso de Graduação em Pedagogia

R$ 900,00

02

Médico Clínico Geral

PMP-30

Curso de Graduação em Medicina e Registro no Órgão de Classe

R$ 4.000,00

01

Odontólogo

PMP-31

Curso de Graduação em Odontologia e Registro em Órgão de Classe

R$ 2.000,00

01

* A prova prática será aplicada pela Prefeitura Municipal de Pacajá, após classificação do candidato na prova objetiva, sendo as normas publicadas em edital próprio.

1.2 - A comprovação dos pré-requisitos e da habilitação para exercício do cargo será exigida no ato da contratação do candidato classificado.

1.3 - A jornada de trabalho estabelecida para os cargos constantes deste Edital, é de até 40 (quarenta) horas semanais, com exceção aos que possuem jornada de trabalho definida em lei.

2 - DO VALOR DAS TAXAS DE INSCRIÇÕES:

NÍVEL DE ESCOLARIDADE

VALOR DA INSCRIÇÃO

Ensino Fundamental Incompleto

R$ 25,00

Ensino Fundamental Completo

R$ 30,00

Ensino Médio

R$ 40,00

Superior

R$ 60,00

3 - DA DIVULGAÇÃO:

A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso será feita através da publicação de Editais, Extratos de Editais ou Avisos. Essas informações estarão à disposição dos candidatos através de:

3.1 - Divulgação no mural da Prefeitura Municipal de Pacajá, sito à Av. João Miranda dos Santos s/nº, Centro, Pacajá-Pará.

3.2 - Divulgação eletrônica pelo site www.ordem-pa.org.br.

3.3 - Publicação no Diário Oficial do Estado.

4 - DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA:

4.1 - Aos portadores de deficiências é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com as deficiências de que são portadores, para os quais serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas do cargo pleiteado, conforme preceitua o art. 9º, § 2º. da Lei Municipal nº. 021/90 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Pacajá.

4.2 - Na aplicação do percentual acima referido, o resultado será arredondado para o número inteiro imediatamente superior, se a parte fracionária for igual ou superior a 0,5% e para o número inteiro imediatamente anterior, se a parte fracionária for inferior a 0,5%.

4.3 - No ato da inscrição o candidato portador de deficiência deverá declarar sua condição no Formulário de Inscrição e anexar Laudo Médico que indique a espécie e o grau ou nível de deficiência de que são portadores, com o CID (Classificação Internacional de Doenças) e a assinatura do médico com o respectivo número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. O laudo Médico ficará anexado ao Requerimento de Inscrição. Caso seja necessário, o portador de deficiência poderá solicitar condições especiais para realizar a prova.

4.4 - Caso o candidato não anexe o Laudo Médico, NÃO será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário de Inscrição.

4.5 - Ressalvadas as disposições especiais definidas em lei, os candidatos portadores de deficiências participarão deste Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, aos locais de aplicação, ao conteúdo e a correção das provas, aos critérios de aprovação e a todas as demais normas que regem o certame.

4.6 - A relação dos candidatos que tiverem a inscrição deferida para concorrer na condição de portador de deficiência, será divulgada na data de 10 de Março de 2008.

5 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO:

São requisitos indispensáveis para nomeação e posse dos candidatos classificados:

5.1 - Comprovação da idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.

5.2 - Prova de ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º, artigo 12, da Constituição Federal de 1988.

5.3 - Comprovação de estar quite com o serviço militar ou dele ter sido dispensado, se do sexo masculino.

5.4 - Comprovação de estar quite com as obrigações eleitorais.

5.5 - Apresentar documentação comprobatória dos pré-requisitos para o exercício do cargo, constante neste Edital. Ter concluído, até a data da posse, o(s) curso(s) exigido(s) para o cargo a que se candidatou (comprovante de escolaridade). Não será considerada como curso concluído, a hipótese de o candidato estar cumprindo período de recuperação ou dependência, fato que implicará sua desclassificação.

5.6 - Apresentar documento de identidade ou do documento equivalente.

5.7 - Ser considerado apto para o exercício da função pública, através do exame médico, pelo qual serão avaliadas as condições físicas e mentais do candidato, pela Secretaria Municipal de Saúde de Pacajá.

5.8 - Apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado perante a Receita Federal.

5.9 - Apresentar Cartão de cadastramento no PIS/PASEP, se possuir.

O não atendimento da exigência do exame documental implicará na eliminação do candidato.

6 - DAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO:

6.1 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos.

6.2 - As inscrições serão efetivadas no período de 12 a 23 de Fevereiro de 2008.

6.3 - Para realizar a inscrição o candidato deverá primeiramente efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer Casa Lotérica, através de Boleto Bancário, que deverá ser obtido no local de inscrição, - Escola Aluísio Lock -, sito à Rua Inês Soares, Praça da Bandeira, Bairro do Centro, Pacajá/PA, no horário das 9h às 17h.

6.4 - Somente o pagamento do valor da taxa de inscrição NÃO significa Inscrição ao Concurso.

6.5 - Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá dirigir-se à "Escola Aluísio Lock", situada a Rua Inês Soares, Praça da Bandeira, Bairro do Centro, Pacajá/PA, no horário das 9h às 17h., e obter o Formulário de Inscrição, o qual deverá ser preenchido e devolvido juntamente com os seguintes documentos:

a) Cópia do Documento Oficial de Identidade. Serão considerados documentos de identidade: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens e Conselhos), Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho (CTPS), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

b) Comprovante original de pagamento da Taxa de Inscrição.

6.6 - Com a entrega dos documentos aos responsáveis pela inscrição, o candidato receberá o Comprovante Provisório de Inscrição, e uma cópia do Edital com as informações relativas ao certame, inclusive Conteúdo Programático de todos os cargos oferecidos.

6.7 - Uma vez efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a mudança do cargo de opção.

6.8 - Será admitida a realização de inscrição por terceiros. O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos pela pessoa que efetivar a inscrição, cabendo a Prefeitura Municipal de Pacajá o direito de excluir do Concurso Público aquele que preenchê-lo com dados incorretos, informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

6.9 - Não será acatada inscrição formulada por correspondência, via postal ou fax e em desacordo com as demais cláusulas e condições deste Edital.

6.10 - Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

6.11 - Não haverá isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição.

7 - DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

7.1 - A confirmação se processará no período de 19 a 21 de Março de 2008, no mesmo local e horário onde foi realizada a inscrição, quando então, o candidato apresentará o Comprovante de Inscrição Provisório e receberá o CARTÃO DE INSCRIÇÃO contendo dia, hora, local e sala de realização da prova, e a condição de deficiente quando for o caso.

7.2 - É obrigação do candidato ao receber o CARTÃO DE INSCRIÇÃO, conferir os seguintes dados: nome, número de identidade, cargo ao qual se inscreveu, e quando for o caso, informação de ter optado por concorrer às vagas reservadas para portadores de deficiência e/ou haver solicitado condição especial para realização das provas.

7.3 - O candidato deverá guardar em seu poder o CARTÃO DE INSCRIÇÃO para ser apresentado na data e local de realização da prova.

7.4 - Não serão emitidas segundas vias de Cartão de Inscrição sob qualquer pretexto.

8- DAS PROVAS DE HABILIDADES E DE CONHECIMENTOS:

8.1 - Este Concurso constará de Prova Objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.

8.2 - As provas objetivas constarão de questões de múltipla escolha, com as seguintes divisões:

CARGOS

DISCIPLINAS

NÚMERO DE QUESTÕES

PESO

Auxiliar de Serviços Gerais, Abatedor de Gado, Borracheiro, Coveiro, Gari, Soldador, Eletricista de Carro e Assistente Administrativo.

- Língua Portuguesa

10

6

- Matemática

10

4

Visitador Social, Microscopista, Agente de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Contabilidade e Técnico em Radiologia.

- Língua Portuguesa

05

4

- Matemática

05

4

-Conhecimentos Específicos

10

6

Professor de Educação Básica I.

- Língua Portuguesa

05

4

- Matemática

05

4

- Estudos Sociais

05

3

- Ciências

05

3

-Formação Geral, Didática e Legislação.

05

3

- Educação Infantil.

05

3

Professor de Educação Básica II.

- Língua Portuguesa

10

3

-Conhecimentos Específicos

15

4

-Didática e Legislação.

05

2

Técnico Pedagógico, Médico Clínico Geral e Odontólogo.

- Língua Portuguesa

10

2

-Conhecimentos Específicos

20

4

8.3 - O tempo máximo de duração da prova objetiva será de 4 (quatro) horas, e está prevista sua aplicação para o dia 23 de Março de 2008, no horário das 08:00 às 12:00 horas, nos seguintes locais:

- ESCOLA ALUÍSIO LOCK.

- ESCOLA 10 DE MAIO.

- ESCOLA PACAJÁ.

- ESCOLA JÚLIA GONÇALVES PASSARINHO.

8.4 - É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

9 - DAS PROVAS:

DAS PROVAS OBJETIVAS:

9.1 - Os programas de todas as disciplinas encontram-se no presente Edital.

9.2 - O candidato deverá comparecer ao local definido para a realização da prova com 40 (quarenta) minutos de antecedência do horário fixado para o seu início, munido do Cartão de Inscrição, da Carteira de Identidade original com a qual se inscreveu e caneta esferográfica, tinta preta ou azul.

ATENÇÃO: A CANETA TIPO "POROSA" PODE OCASIONAR ERRO NA LEITURA ELETRÔNICA DO CARTÃO DE RESPOSTAS, MOTIVO PELO QUAL DEVE SER EVITADA.

9.3 - Os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos com antecedência de 40 (quarenta) minutos do horário previsto para início da prova.

9.4 - Sem a apresentação dos documentos referidos no item 9.2, o candidato não poderá submeter-se à prova.

9.5 - Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

9.6 - Caso o candidato não possa apresentar no dia da realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda ou roubo, deverá apresentar documento de registro de ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo 90 (noventa) dias, ocasião que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas ou outros que o agente da coordenação entender necessário.

9.7 - Não será admitido, na sala de prova, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido, para o início da mesma.

9.8 - O candidato, ao ingressar no recinto do prédio, deverá dirigir-se para a sala na qual prestará prova, onde, após ser identificado, aguardará seu início.

9.9 - O candidato receberá o Caderno de Questões, com as questões já impressas, não sendo permitido pedido de esclarecimento sobre seu enunciado ou modo de resolvê-las.

9.10 - O candidato receberá também o Cartão de Respostas, onde deverá transcrever suas respostas do Caderno de Questões, cobrindo inteiramente com caneta tipo esferográfica, tinta azul ou preta, o espaço correspondente à alternativa escolhida. A avaliação das provas objetivas, realizada por sistema eletrônico de processamento de dados, levará em consideração, exclusivamente, as respostas transferidas para o Cartão de Respostas.

9.11 - O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar seu Cartão de Respostas.

9.12 - As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e, uma, somente uma, resposta correta.

9.13 - O Cartão de Respostas deverá ser preenchido corretamente, pois não haverá substituição do mesmo por erro do candidato.

9.14 - Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que não foram marcadas no Cartão de Respostas.

9.15 - Anulada alguma questão da prova objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os candidatos.

9.16 - Não será admitido que o Cartão de Respostas seja marcado por outra pessoa, salvo, em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por agente da ORDEM.

9.17 - O candidato só poderá entregar o Caderno de Questões, após 60 (sessenta) minutos do início da prova.

9.18 - Por motivo de segurança, o candidato não poderá levar o Caderno de Questões, antes de decorrido o tempo de 3 (três) horas do início da prova.

9.19 - Ao final da prova, os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova.

9.20 - Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferente dos determinados pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

9.21 - Em caráter excepcional, será realizada a prova em Unidade Hospitalar, para o candidato que apresentar atestado que comprove sua impossibilidade de comparecer no local estabelecido para realização da prova, fornecido por médico, com o respectivo CRM; o candidato deverá informar a Coordenação do Concurso, com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas do horário estabelecido para o início da prova.

9.22 - Não haverá segunda chamada para realização da prova. O não comparecimento do candidato implica em sua eliminação do certame.

9.23 - Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova, salvo por motivo de força maior, ou, se o início da mesma sofrer atraso, sendo que, em qualquer situação, será obedecido, rigorosamente o tempo de duração disposto no item 8.3 do presente Edital.

DA PROVA DE TÍTULOS:

9.24 - Para os cargos de Magistério e de Nível Superior haverá uma Prova de Títulos, de caráter classificatório.

9.25 - Referida prova será aplicada aos candidatos que venham a adquirir o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos da prova objetiva.

9.26 - A PROVA DE TÍTULO SE CONSTITUI DE ACORDO COM O QUADRO ABAIXO, DEVENDO A ENTREGA SER EFETIVADA NO MESMO PERÍODO DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, E NO MESMO LOCAL.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃOPONTOSLIMITECOMPROVAÇÃO

Curso de Graduação em Licenciatura Plena, realizado em instituição autorizada

3,0

01

Diploma ou Certificado da instituição superior com o respectivo Histórico Escolar

Curso de Especialização em área da educação, com carga mínima de 360h, nos termos da legislação vigente

2,0

01

Certificado de conclusão do curso de especialização, com a carga horária especificada

Curso de Aperfeiçoamento ou Atualização em área da educação, realizados a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60h.

1,0

02

Certificado de conclusão do curso, com a carga horária especificada e identificação do órgão que o expediu

Exercício de atividade profissional, não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na Administração Pública, em cargo/emprego na área específica a que concorre. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de ano

1,0 a cada 3 (três) anos

02

Certidão do Poder Público em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando o cargo/emprego exercido e período (início e fim)

Aprovação em concurso público para provimento de vaga em cargo privativo da área a que concorre

0,50

02

Certidão do Poder Público em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando a aprovação, e indicando o cargo

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

PONTOS

LIMITE

COMPROVAÇÃO

Curso de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em área da educação

3,0

01

Diploma ou Certificado da instituição superior com o respectivo Histórico Escolar

Curso de Especialização em área da educação, com carga mínima de 360h., nos termos da legislação vigente

2,0

01

Certificado de conclusão do curso de especialização, com a carga horária especificada

Curso de Aperfeiçoamento ou Atualização em área da educação, realizados a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60h.

1,0

02

Certificado de conclusão do curso, com a carga horária especificada e identificação do órgão que o expediu

Exercício de atividade profissional, não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na Administração Pública, em cargo/emprego na área específica a que concorre. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de ano

1,0 a cada 3 (três) anos

02

Certidão do Poder Público em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando o cargo/emprego exercido e período (início e fim)

Aprovação em concurso público para provimento de vaga em cargo privativo da área a que concorre

0,50

02

Certidão do Poder Público em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando a aprovação, e indicando o cargo

CARGO: TÉCNICO EM NÍVEL SUPERIOR

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

PONTOS

LIMITE

COMPROVAÇÃO

Mestrado em área específica a que concorre

2,0

01

Diploma ou Certidão da instituição superior com o respectivo Histórico Escolar

Doutorado em área específica a que concorre

3,0

01

Diploma ou Certidão da instituição superior com o respectivo Histórico Escolar

Curso de Pós-Graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360h.

2,0

01

Certificado de conclusão do curso, com a carga horária especificada e identificação do órgão que o expediu

Exercício de atividade profissional, não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na Administração Pública, em cargo/emprego na área específica a que concorre. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de ano1,0 a cada 3 (três) anos02Certidão do Poder Público em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando o cargo/emprego exercido e período (início e fim)
Aprovação em concurso público para provimento de vaga em cargo privativo da área a que concorre0,5002 Certidão do Poder Público em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando a aprovação, e indicando o cargo

9.27 - A comprovação dos títulos deverá ser realizada através de cópias dos documentos, devendo o candidato apresentar os originais, para conferência, no momento da entrega.

9.28 - Diplomas e Certificados emitidos no exterior, e em língua estrangeira, somente serão considerados se traduzidos por tradutor juramentado para a língua pátria.

9.29 - Não será computado como Título, curso de Graduação, Pós-Graduação, e outros que se constituírem pré-requisito para o exercício do cargo.

9.30 - Não serão computados como Título, os comprovantes de estágios, congressos, seminários, simpósios, oficinas, bolsas e outros que não estejam relacionados no quadro constante no item 9.20 do presente Edital.

9.31 - Será de responsabilidade exclusiva do candidato à entrega da documentação referente à Prova de Títulos, não sendo aceita fora do prazo, local e horário estabelecido.

10 - DO PROCESSO CLASSIFICATÓRIO:

10.1 - Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos, e chamados para assumirem os cargos, objeto do Concurso, até o limite das vagas aqui fixadas.

10.2 - Os candidatos terão computado os pontos obtidos da prova objetiva, com a soma dos pontos da prova de títulos, se aplicável.

10.3 - Para aprovação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total dos pontos.

10.4 - Em caso de empate, na soma final dos pontos obtidos, entre candidatos, o desempate obedecerá aos seguintes critérios:

10.4.1 - maior tempo de serviço prestado à Administração Pública do Município de Pacajá;

10.4.2 - candidato mais idoso;

10.4.3 - maior número de pontos nas questões de Conhecimentos Específicos, quando for o caso;

10.4.4 - maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;

10.5 - O critério de desempate estabelecido no item 10.4.1, será considerado mediante informação fornecida pelo candidato, devidamente confirmada pela Prefeitura Municipal de Pacajá.

10.6 - ATENÇÃO: O CANDIDATO QUE PRESTAR INFORMAÇÃO ERRÔNEA, ACERCA DO TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO AO MUNICÍPIO DE PACAJÁ, PODERÁ SER DESCLASSIFICADO DO CERTAME, CONFORME PREVISÃO CONSTANTE NO ITEM 12.2 DESTE EDITAL.

11 - DOS RECURSOS:

11.1 - Os gabaritos oficiais preliminares das provas, e o resultado preliminar da avaliação dos títulos serão afixados na Sede da Prefeitura Municipal de Pacajá, e disponibilizado no site da ORDEM (www.ordem-pa.org.br).

11.2 - O candidato que desejar recorrer dos gabaritos oficiais preliminares e dos resultados preliminares da avaliação dos títulos deverá fazê-lo no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do dia seguinte ao da divulgação.

11.3 - No site da ORDEM ficará disponível modelo de formulário de recurso.

11.4 - O Recurso deverá ser claro, consistente e objetivo, na forma digitada ou datilografada, sob pena de ser preliminarmente indeferido, e será julgado pela Comissão Organizadora do Concurso.

11.5 - Admitir-se-á um único recurso para cada etapa, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

11.6 - Somente serão julgados os recursos interpostos dentro do prazo com identificação do nome do Concurso Público, nome do candidato, cargo que está concorrendo, número de sua inscrição e assinatura.

11.7 - Os recursos deverão ser direcionados à Comissão Organizadora do Concurso Público, em duas vias, e apresentados no protocolo da Prefeitura Municipal de Pacajá, sito à Av. João Miranda dos Santos s/nº., bairro do Centro, no horário de funcionamento da referida repartição.

11.8 - Não serão aceitas solicitações de revisão de recursos.

11.9 - Se do exame de recurso resultar anulação de questão integrante da prova, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

11.10 - Recursos cujo conteúdo desrespeite a Comissão Organizadora do Concurso serão preliminarmente indeferidos, ficando o candidato sujeito a eliminação, conforme item 12.2 do presente Edital.

12 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

12.1 - A inscrição do candidato neste concurso, implica no conhecimento das normas e condições estabelecidas no presente Edital e na aceitação das mesmas, conforme declaração expressa no Formulário de Inscrição.

12.2 - Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

- For descortês ou agir incorretamente, com qualquer membro da equipe responsável pela execução e coordenação do Concurso;

- Atrasar-se ou não comparecer à prova;

- Afastar-se do local da prova sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído a mesma;

- Deixar de assinar a Lista de Presença;

- Apresentar declaração falsa ou inexata;

- For flagrado com falsa identificação pessoal;

- For surpreendido em qualquer tipo de comunicação - oral, escrita, mímica, consultas a textos, eletrônicas ou outra forma qualquer não autorizada pela Comissão Geral do Concurso - que caracterizar atitude fraudulenta, durante a realização da prova;

- Tentar subornar, por quaisquer meios, pessoas envolvidas no processo seletivo com o objetivo de assegurar sua própria classificação ou de terceiros;

- For flagrado portando ou usando armas, aparelhos sonoros, agendas, relógios não convencionais, telefones celulares, aparelhos eletrônicos e outros;

- Não entregar o material da prova ao término do tempo previsto para sua execução;

- Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, cometendo um comportamento indevido.

12.3 - A Organização para o Desenvolvimento Municipal - ORDEM, não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos ocorridos durante a realização da prova, nem danos causados aos mesmos;

12.4 - A aprovação/classificação no Concurso Público não assegura o direito à contratação do candidato, constituindo-se em mera expectativa de direito.

12.5 - O presente Concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data da homologação do resultado do Concurso, podendo ser prorrogada, por igual período, uma única vez, a critério da PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ.

12.6 - A homologação do resultado do Concurso Público, com a relação dos aprovados e classificados, será publicada na sede da Prefeitura Municipal de Pacajá.

12.7 - Após a divulgação do resultado final do Concurso Público, a Prefeitura Municipal de Pacajá responsabilizar-se-á pela continuidade do certame e pelos procedimentos pré-admissionais.

12.8 - A Comissão Organizadora do Concurso resolverá os casos omissos, e as dúvidas de interpretação deste edital.

12.9 - Quaisquer alterações nas regras deste Edital, só serão realizadas através de outro Edital.

12.10 - O presente Edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado do Pará e no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Pacajá.

Pacajá∕Pa, 11 de Janeiro de 2008

EDMIR JOSÉ DA SILVA
Prefeito Municipal de Pacajá

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOS: Auxiliar de Serviços Gerais/ Abatedor de Gado / Borracheiro / Coveiro / Gari / Soldador / Eletricista de Carro

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Uso de maiúscula e minúscula. 2- Uso de consoantes e vogais. 3- Divisão silábica das palavras. 4- Substantivo próprio e comum. 5- Aumentativo e diminutivo. 6- Singular e plural. 7- Masculino e feminino. 8- Formação de frases simples. 9- Formação de palavras com: ch, nh, lh, rr, ss, qua, que, qui, ça, ce, çi, co. 10- Sinais de pontuação.

II - MATEMÁTICA: 1- Sistemas de numeração decimal: centena e dezena. 2- As quatro operações fundamentais com números naturais. 3- Números pares e ímpares 4 - Medidas (tempo, capacidade e massa) 5- Sistema monetário brasileiro. 6- Números ordinais. 7- Problemas envolvendo as operações de adição e subtração.

CARGO: Assistente Administrativo

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Ortografia: grafia das palavras; acentuação gráfica; pontuação. 3- Fonética: fonema e letra. 4- Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e tonicidade, encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo. 5- Morfologia - classes de palavras variáveis e invariáveis: flexão. 5- Sintaxe: frase, oração, período simples e composto, termos da oração; 6- Concordância nominal e verbal.

II - MATEMÁTICA: 1- Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais (operações, propriedades e resolução de problemas). 2- Múltiplos e Divisores: Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C); propriedades e aplicações. 3- Unidades de Medidas: comprimento, superfície, tempo, massa, volume e capacidade. 4- Razão e Proporção. 5- Regra de Três Simples e Composta. 6- Porcentagem. 7- Equações de 1º e 2º Graus. 8- Geometria: área e perímetro das principais figuras planas.

CARGO: Visitador Social / Microscopista / Agente de Vigilância Sanitária / Técnico em Enfermagem / Auxiliar de Laboratório / Técnico em Contabilidade / Técnico em Radiologia

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Ortografia, divisão silábica, encontros vocálicos e encontros consonantais, pontuação e acentuação. 3- Emprego de crase. 4- Flexão nominal e verbal. 5- Concordância nominal e verbal. 6- Regência nominal e verbal. 7- Análise sintática: termos da oração. 8- Emprego dos verbos impessoais e conjunções. 9- Frase, oração, período: processo de coordenação e subordinação. 10. Semântica: significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, polissemia, denotação e conotação.

II - MATEMÁTICA: 1- Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais (operações, propriedades e resolução de problemas). 2- Potenciação e Radiciação (propriedades e aplicações) 3 - Múltiplos e Divisores: Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C); propriedades e aplicações. 4- Unidades de Medidas: comprimento, superfície, tempo, massa, volume e capacidade. 5- Razão e Proporção. 6- Regra de Três Simples e Composta. 7- Porcentagem. 8- Juro Simples e Composto. 9- Expressões Algébricas. 10- Equações de 1º e 2º Graus. 11- Inequações. 12- Sistemas de 1º e 2º Graus. 13- Geometria: área, perímetro e volume das principais figuras planas. 14- Relações métricas no triângulo retângulo.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Visitador Social:

1- Noções sobre a rede de serviços sociais (Assistência Social, Saúde, Educação, Previdência Social). 2- Noções sobre direitos sociais: crianças, adolescente, idoso, mulher, pessoas com deficiências, trabalho, habitação e saneamento. 3- Ética no relacionamento interpessoal. 4- Elementos para identificação de problemas sociais: trabalho infantil, violência doméstica e abuso sexual.

Microscopista:

1- Tipos de Microscópios. 2. Identificação das partes óptica e mecânica do microscópio. 3. Uso e preservação do microscópio. 4- Utilização do óleo de imersão. 5- Coleta de material biológico para microscopia. 6- Preparação de esfregaço e gota espessa. 7- Principais colorações para microscopia. 8- Diagnóstico laboratorial da Malária. 9- Diagnóstico laboratorial da Leishmaniose. 10- Conhecimentos sobre atividades relacionadas ao controle de doenças transmitidas por vetores. 11- Análise de larvas de mosquitos. 12- Noções sobre controle de doenças transmitidas por vetores. 13- Normas de Biosegurança. 14- Equipamentos de proteção individual e coletiva.

Agente de Vigilância Sanitária:

1- Noções sobre saneamento: abastecimento de água, sistemas de esgoto e resíduos sólidos. 2- Noções básicas sobre saúde pública: higiene, conservação e acondicionamento de gêneros alimentícios perecíveis. 3- Normas gerais de fiscalização dos serviços públicos de saneamento e saúde. 4- Noções básicas sobre saúde coletiva e preservação do meio ambiente. 5- Noções básicas sobre higiene, proteção e segurança do trabalho. 6- Normas de Biossegurança. 7- Equipamentos de proteção individual e coletiva. 8- Prevenção de riscos ambientais. 9- Investigação de surtos e danos causados a população e ao ambiente. 10- Políticas públicas em vigilância sanitária. 11-Avaliação e controle de danos causados ao ambiente. 12- Avaliação e controle de danos causados à saúde do trabalhador. 13- Avaliação e controle de danos causados pelos produtos e serviços de interesse à saúde. 14- Saúde ambiental

Técnico em Enfermagem:

1. Enfermagem Fundamental: Instrumentos básicos de trabalho em Enfermagem; Semiologia em Enfermagem; Assistência Sistematizada às necessidades de regulação térmica, circulatória e respiratória do paciente. 2. Assistência Sistematizada de Enfermagem a Mulher e a Criança: Assistência ao Pré-Natal, Exame Físico da gestante; orientação quanto aos exames de rotina; preparo da gestante para o parto normal, atendimento ao puerpério imediato; atendimento mediato e imediato ao recém nascido; Insuficiência Respiratória Aguda, Asma brônquica; Diarréias; Convulsões. 3. Assistência Sistematizada de Enfermagem ao Adulto: Distúrbios Clínicos: Diabetes mellitus, Hipertensão arterial, DPOC, Insuficiência renal aguda; Feridas: tipos e tratamento; Cuidar de Enfermagem Peri-operatório; Processamento de artigos médico-hospitalares. Cuidados intensivos: Insuficiência respiratória aguda, Infarto do miocárdio, Arritmias cardíacas, Reanimação; Cárdio­pulmonar. 4. Assistência Sistematizada de Enfermagem aos Portadores de Doenças Infecciosas e Parasitárias: Precauções Padrão: Tuberculose, Meningites, Leptospirose, Tétano, Leishmaniose, Toxoplasmose, Malária, Dengue, Hepatite, AIDS, Criptococose. 5. Administração em Enfermagem: Instrumentos administrativos - manuais, regimentos, normas e rotinas do serviço de enfermagem; Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem; Funções Administrativas - planejamento, organização, coordenação e controle.

Auxiliar de Laboratório

1- Noções básicas sobre vidraria. 2- Noções básicas sobre lavagem de material e esterilização (cuidado e manuseio de material contaminado). 3- Noções básicas sobre centrifugação. 4- Noções básicas sobre instruções, cuidados e técnicas utilizadas na coleta de material biológico. 5- Manuseio e conservação dos aparelhos e equipamentos de laboratório, limpeza, desinfecção e esterilização do instrumental. 6- Identificação, conservação e manuseio de materiais biológicos. 7- Descarte de materiais utilizados na coleta e tratamento de amostras contaminadas. 8- Noções básicas de Química Geral e Bioquímica. 9-Aplicação dos conhecimentos de preparo de soluções. 10-Introdução à Hematologia. 11-Técnicas de coleta. 12- Exame de urina. 13- Preparação de meios de cultura para crescimento bacteriano. 14- Controle de qualidade no laboratório de Análise Clínica. 15- Identificação, manuseio e preparo de materiais para as análises laboratoriais. 16- Orientação e esclarecimento ao paciente. 17- Conscientização dos cuidados necessários (pessoal e material) no laboratório de Análise Clínica. 18- Coleta do material para a realização do exame. 19- Noções elementares do funcionamento do laboratório

Técnico em Contabilidade:

1- Noções de Contabilidade geral: conceito, princípios contábeis geralmente aceitos; contabilização de operações básicas; 2- Contabilidade Pública: noções gerais; conceitos básicos; campo de aplicação; objeto; 3- Regime Contábil: regime de competência e de Caixa; 4- Orçamento Público: noções gerais de orçamentos; conceito; principais orçamentos; 5- Créditos Adicionais: créditos suplementares; créditos especiais; créditos extraordinários; 6- Receita Pública; definição, classificação, e estágios da receita pública; 7- Despesa Pública: definição, classificação, e estágios da despesa pública; 8- Escrituração de Operação Típicas da Contabilidade Pública: sistema orçamentário; sistema financeiro; sistema patrimonial; 9- Balanços: orçamentários, financeiros e patrimoniais; Demonstração das variações patrimoniais.

Técnico em Radiologia:

1- Anatomia Geral, Princípios de Formação de Imagem, Proteção Radiológica e Princípios do Posicionamento; 2- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas do Tórax; 3- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas do Abdome; 4- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas do Membro Superior; 5- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas do Membro Inferior; 6- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas do Cóccix, Sacro e Coluna Lombar; 7- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas da Coluna Torácica e Cervical; 8- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas do Crânio; 9- Anatomia Geral e Noções Básicas Radiológicas da Face e Seios Paranasais, Mastóides e Ossos Temporal.

CARGO: Professor de Educação Básica I

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Ortografia, divisão silábica, encontros vocálicos e encontros consonantais, pontuação e acentuação. 3- Emprego de crase. 4- Flexão nominal e verbal. 5- Concordância nominal e verbal. 6- Regência nominal e verbal. 7- Análise sintática: termos da oração. 8- Emprego dos verbos impessoais e conjunções. 9- Frase, oração, período: processo de coordenação e subordinação. 10. Semântica: significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, polissemia, denotação e conotação.

II - MATEMÁTICA: 1- Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais (operações, propriedades e resolução de problemas). 2- Potenciação e Radiciação (propriedades e aplicações) 3 - Múltiplos e Divisores: Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C); propriedades e aplicações. 4- Unidades de Medidas: comprimento, superfície, tempo, massa, volume e capacidade. 5- Razão e Proporção. 6- Regra de Três Simples e Composta. 7- Porcentagem. 8- Juro Simples e Composto. 9- Expressões Algébricas. 10- Equações de 1º e 2º Graus. 11- Inequações. 12- Sistemas de 1º e 2º Graus. 13- Geometria: área, perímetro e volume das principais figuras planas. 14- Relações métricas no triângulo retângulo.

III - ESTUDOS SOCIAIS: 1- As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste. 2- História do Brasil: O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes; Brasil Colônia: as primeiras expedições, as capitanias hereditárias, os governos gerais, as entradas e bandeiras, a Inconfidência Mineira; Brasil Império: Proclamação da Independência, primeiro reinado, período regencial , segundo reinado, abolição da escravatura; Brasil República: Proclamação da República a Constituição, os Símbolos Nacionais.

IV - CIÊNCIAS: 1- O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. 2- Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. 3- O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. 4- Os Animais: classificação, principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrados. 5- Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. 6- O Corpo Humano: Células: estruturas e funções; Tecidos: classificação e principais características; Órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos. 7- Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

V - EDUCAÇÃO INFANTIL: 1- Objetivos gerais da educação infantil. 2- O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. 3- A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. 4- Brincar o significado da brincadeira na formação da criança. 5- Interação social-diversidade e individualidade. 6- A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios - a resolução de problemas. 7- O profissional da Educação Infantil - características fundamentais. 8- A organização do currículo - orientações didáticas, objetivos e conteúdos. 9- A formação pessoal e social - concepção e aprendizagem. 10- A criança de 0 a 03 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: auto-estima, escolha, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. 11- A criança de 04 a 06 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais.

OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

I - FORMAÇÃO GERAL: 1- Educação e Cidadania; A educação Pública como instrumento de inclusão Social. 2- A participação do Professor na elaboração e na implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola; cotidiano escolar e formação continuada de professores. 3- Relação Ensino aprendizagem; Teorias da Aprendizagem; A atuação docente no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 4- Contribuições da Psicologia á Educação no estudo do desenvolvimento e da aprendizagem; Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento. 5- Objetivos gerais do Ensino Fundamental.

II - DIDÁTICA: 1- As tendências pedagógicas na educação. 2- Planejamento da Educação, de ensino e curricular. 3- O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos e métodos. 4- Avaliação do ensino/aprendizagem: a avaliação tradicional, diagnóstica, mediador e dialógica - Praticas Sociais de avaliação e o papel do erro na avaliação. 5- Currículo: seleção e Organização de conteúdos; pluralismo cultural e temas transversais; interdisciplinaridade. 6- Construtivismo: pressupostos filosóficos, definição e aplicação.

III - LEGISLAÇÃO: 1- Constituição Federal - Artigos 205 a 214. 2- Lei 9394/96 (LDB) - Artigos 01 a 34 ; 37 a 38 e 58 a 67.

CARGO: Professor de Educação Básica II

CONHECIMENTOS COMUNS (PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR)

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos; 2- Significação das palavras; 3- Emprego da crase; 4- Ortografia Oficial; 5- Acentuação Gráfica; 6- Flexão Nominal e Flexão verbal; 7- Pronomes: Emprego, colocação dos pronomes oblíquos e átonos. 8- Verbos: Conjugação e vozes, regulares. Irregulares e impessoais. 9- Sintaxe da Oração e do Período; 10- Concordância Nominal e Concordância Verbal; 11- Regência Nominal e Regência verbal; 12- Linguagem Formal e Informal. 13- Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 14- Funções de linguagem. 15- Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 16- Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração.

II - DIDÁTICA E LEGISLAÇAO: 1- As tendências pedagógicas na educação. 2- Planejamento educacional, de ensino e curricular. 3- O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos e métodos. 4- Avaliação do ensino/aprendizagem. 5- Artigos 205 a 214 da Constituição Federal. 6- A Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Artigos. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação específica em Magistério.

1- O Desenvolvimento da leitura e da escrita na criança, no adulto e nos portadores de necessidades educativas especiais. 2- A construção dos conhecimentos matemáticos e científicos na criança. 3- Desenvolvimento das noções de tempo e espaço na criança. 4- O cotidiano na construção do conhecimento histórico e geográfico. 5- O papel do lúdico na aprendizagem. 6- A importância da Recreação e dos Jogos no desenvolvimento humano. 7- O papel das Artes no processo educacional. 8- Fundamentos teórico-metodológicos das diferentes áreas do conhecimento. 9- Metodologia da Alfabetização de Jovens e Adultos. 10- O Processo de Aprendizagem das pessoas com direitos de atendimento educativos especiais.

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.

1- Conhecimentos Lingüísticos: A lingüística, Ciência da linguagem; Funções da linguagem; Características da linguagem oral e escrita; Variação lingüística e suas implicações para a prática pedagógica; O texto e o Discurso: sua produção em situação escolar; Compreensão e interpretação de textos; Concepção e tipo de gramática; Norma culta e conceito de "certo e errado"; Exercitar a língua ou ensinar gramática: a questão metodológica; A produção de material didático em Língua Portuguesa. 2- Conhecimentos Gramaticais: Noções Gerais de Fonética e Fonologia; Ortografia: Acentuação Gráfica; Crase; Pontuação; Morfossintaxe do verbo, substantivo, adjetivo, pronome; Sintaxe: estrutura do período, Termos da oração e coordenação e subordinação; Semântica: Conotação e Denotação; Sinônimo, Antônimo e Parônimos; papéris semânticos e funções sintáticas; Estilística: linguagem figurada: classificação das figuras no texto. 3- Literatura Brasileira: Gêneros Literários: características; Estilos de época: principais autores e obras dos séculos XIX e XX.

Licenciatura Plena em Matemática:

1- Conjuntos: conceito e representação, relação de pertinência, operações; conjuntos numéricos. 2- Divisibilidade: múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; teorema fundamental da aritmética; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números primos. 3- Sistema Métrico Decimal: unidades de medidas de comprimento, superfície, capacidade, volume e massa. 4- Potenciação e Radiciação: definições; relações entre as duas operações; radicais. 5- Razões e Proporções: razão, proporção, médias aritmética, geométrica e ponderada, porcentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto. 6- Álgebra: cálculo algébrico. 7- Funções: domínio e imagem; funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares e ímpares. 8. Funções polinomiais do 1º e 2º graus: equações e sistemas de 1º e 2º graus. 9- Funções transcendentes: exponencial, logarítmicas e trigonométricas. 10- Geometria Plana: ângulos, triângulos e polígonos; circulo e circunferência; relações métricas no triângulo retângulo e no círculo; relações trigonométricas nos triângulos retângulos e qualquer; área e perímetro de figuras planas.

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa.

1- Pronome (pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos). 2- Substantivos. 3- Adjetivos. 4-- Artigos definidos e indefinidos. 5 Numerais ordinais e cardinais. 6- Verbos: to be; presente simples; presente progressivo; there to be. 7- Horas, dias da semana, meses e estações no ano. 8- Advérbios. 9- Falsos cognatos. 10- Preposições. 11- Conjunções. 12- Verbos; presente x presente contínuo; passado; passado x passado contínuo; presente perfeito; presente perfeito x presente perfeito contínuo; passado perfeito; passado perfeito x passado perfeito contínuo; futuro; condicional; modais; voz passiva-ativa; infinitivo e o gerúndio. 13- Question Tag. 14- Discurso indireto. 15- Phrasal verbs. 16- Modo imperativo. 17- Leitura e interpretação de textos em língua inglesa. 18- Metodologia de ensino de inglês.

Licenciatura Plena em Geografia

UNIDADE I- O Espaço Geográfico Mundial: 1.1. A relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. 1. 2. Espaço e Território no mundo globalizado - implicações sócio-espaciais do processo de globalização. 1.3. A reordenação do espaço mundial: modos de produção, suas especificidades e repercussões na organização do espaço. 1.4. O espaço agrário mundial. 1.5. O espaço urbano industrial. 1.6. A população mundial: dinâmica, crescimento e distribuição. 1.7. A regionalização do espaço geográfico mundial da bipolarização à multipolarização. 1.8. Formação e perspectivas dos mega-blocos regionais: NAFTA, ALCA, União Européia, Bacia do Pacífico e APEC. UNIDADE II - O Espaço Regional Latino-Americano: 2.1. Caracterização do espaço regional latino-americano tendo em vista suas identidades sociais, econômicas e culturais. 2.2. As tentativas de integração regional: Pacto Andino e MERCOSUL.. UNIDADE III - O Espaço Geográfico Brasileiro: 3.1. O Brasil como potência regional. 3.2. As diferentes formas de regionalização do espaço brasileiro: morfoclimática, político-administrativa, para fins de planejamento e geo-econômica. 3.3. As regiões geo-econômicas do espaço brasileiro: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. a) Formação histórico-territorial; b) Produção econômica e apropriação da natureza. c) Dinâmica da população e organização do espaço rural e urbano.

Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas

1- Os Seres Vivos. Origem e evolução biológica. Contribuições do Organismo: teoria e Evolução Celular, funcionamento da célula, A organização celular - aspectos físicos, químicos e estruturais. 2- Reprodução celular. 3- Classificação e características gerais dos seres vivos. 4- Características anatômicas do Ser Humano: aspectos básicos na organização e fisiologia dos sistemas. 5- Herança biológica: a hereditariedade e o meio ambiente. 6- Ecologia: Ecossistemas, relações tróficas e biomas. 7- O homem e a biosfera: poluição e degradação ambiental. 8- Substância química e mistura: propriedades gerais, específicas e funcionais. 9- Estados Físicos. 10- Análise imediata. 11- Modelos atômicos: de Dalton e Rutheford - Bohr. 12- Distribuição eletrônica em camadas. 13- Número atômico e número de massa. 14- Elemento Químico. 15- Íons. 16- Isótopos e sua aplicações. 17- Tabela Periódica. 18- Ligações Químicas. 19- Propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos. 20- Funções inorgânicas: óxidos, bases, ácidos e sais - conceito e principais aplicações. 21- Óxidos, Bases, Ácidos e Sais na atmosfera, hidrosfera e litosfera. 22- Grandezas Físicas. 23- Mecânica, Cinemática e Dinâmica. 24- Trabalho e Energia. 25- Energia e sua conservação. 26 - Termologia. 27- Ótica e Ondas. 28- Eletricidade e Magnetismo.

Licenciatura Plena em Licenciatura Plena em História

1- Escravismo na antiguidade: Grécia, Roma; As religiões na antiguidade; Feudalismo. 2- A expansão comercial: os contatos com a Ásia, África e Américas. 3- O Brasil e o Sistema Colonial: o sistema econômico, a organização político-administrativa. 4- O fim do Sistema Colonial: Contexto Europeu; As revoluções Americana e Francesa; O fim do Colonialismo na América Espanhola e América Portuguesa. 5- A industrialização: as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. 6- O Imperialismo: América Latina; África; Ásia. 7- A Primeira Guerra Mundial; A Revolução Socialista na URSS; A crise de 1929; As recuperações econômicas; O projeto das democracias liberais; O projeto dos regimes autoritários - Japão, Alemanha e Itália. 8- O Brasil no modo de produção capitalista na Primeira e Segunda Repúblicas. 9- A Descolonização: Ásia; África. 10- O Brasil de 1930 a 1964; O Neocolonialismo; A Globalização e o Neo-liberalismo; Os governos militares. A Nova República.

Licenciatura Plena em Educação Física

1- Relações fundamentais: Educação Física e Educação; Educação Física e Motricidade Humana; Educação Física e Esporte; Educação Física e Saúde; Educação Física e Sociedade; Educação Física e Cidadania. 2- Educação Física enquanto componente curricular: possibilidade de experiências corporais: recreação e jogos; iniciação ao desporto; dança. Possibilidades de experiências prático-teóricas, cognitivas, sociais e afetivas: atividades lúdicas; a competição/cooperação/sociabilização; A reflexão/análise/compreensão/síntese da realidade físico corporal.

CARGOS: Técnico-Pedagógico / Médico Clínico Geral / Odontólogo

CONHECIMENTOS COMUNS (PARA OS CARGOS DE TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR)

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos; 2- Significação das palavras; 3- Emprego da crase; 4- Ortografia Oficial; 5- Acentuação Gráfica; 6- Flexão Nominal e Flexão verbal; 7- Pronomes: Emprego, colocação dos pronomes oblíquos e átonos. 8- Verbos: Conjugação e vozes, regulares. Irregulares e impessoais. 9- Sintaxe da Oração e do Período; 10- Concordância Nominal e Concordância Verbal; 11- Regência Nominal e Regência verbal; 12- Linguagem Formal e Informal. 13- Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 14- Funções de linguagem. 15- Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 16- Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração.

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Técnico-Pedagógico

1- Fundamentos da educação: filosóficos, políticos, sócio-econômicos e culturais; 2. História da educação no Brasil: período colonial, república, império, movimentos sociais e a educação no Brasil redemocratizado; 3. Estrutura do sistema organizacional brasileiro: a) o ensino brasileiro, organização administrativa, didática e funcional b) a educação na constituição brasileira e as perspectivas da nova LDB nacional 4. Objetivos dos diversos graus de ensino: infantil, fundamental, médio e superior. 5. Planejamento educacional: a) conceitos e princípios b) questões básicas no processo de planejamento: técnico, político e administrativo c) Etapas e níveis do planejamento educacional d) instrumentos do planejamento educacional (plano, programa e projetos) 7. Supervisão: conceitos e fundamentação político-filosófica; 2. Supervisão escolar e organização do trabalho pedagógico integrado: A ação supervisora no contexto das experiências curriculares nos diferentes níveis e modalidades do ensino; Concepções e reflexões sobre o planejamento: a) conceito, características e aspectos b) princípios que orientam o planejamento c) integração dos vários níveis em um só processo d) planejamento educacional como um processo (sistêmico, dialético e participativo) 8. Concepções e reflexões sobre o controle e avaliação do processo pedagógico: a) avaliação curricular b) avaliação do ensino-aprendizagem c) avaliação do desempenho docente 9. A dimensão técnica do trabalho pedagógico na perspectiva da supervisão escolar: a) tecnologias e suas utilizações no trabalho pedagógico: televisão, vídeo, informática b) cotidiano da escola: conselho escolar, conselho de classe, projeto político-pedagógico. 10. Parâmetros Curriculares.

Médico Clínico-Geral

1. Diabetes Melitus. 2. Hipertiroidismo. 3. Hipotiroidismo. 4. Insuficiência Renal Crônica. 5. Insuficiência Renal Aguda. 6. Glomerulopatias. 7. Cardíaca D, E, Congestiva. 8. Hipertensão. 9. Insuficiência Coronariana. 10. Pneumonias. 11. Asma Brônquica. 12. DPOC. 13. Cirrose. 14. Úlcera Péptica. 15. Hepatite. 16. Retocolite Ulcerativa. 17. Febre Tifóide. 18. Malária. 19. Dengue. 20. DST/AIDS. 21. Princípios e diretrizes do S.U.S. Lei Orgânica de Saúde do S.U.S (Lei 8.080 / Lei 8.1042): Normas operacionais de Assistência à saúde e operacionais básica do S.U.S. O Programa de Saúde da Família (PSF). 22. Tuberculose. 23. Hanseníase. 24. Tétano. 25. Raiva. 26. Atenção ao Idoso. 27. Aleitamento materno. 28. Vacinação.

Odontólogo

1. Patologia e Clínica Odontológica - Semiologia: Exame clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. 2. Alterações dos Tecidos Mineralizados dos dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. 3. Patologia da Polpa: Alterações inflamatórias; Necrose pulpar. 4. Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto radicular. 5. Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. 6. Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Viroses. 7. Cistos e Tumores da Cavidade Bucal: Lesões pré-cancerosas; Neoplasias Benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos não Neoplásicos da cavidade bucal. 8. Odontologia Social e Preventiva - Métodos de Prevenção e educação: Prevenção de Cárie Dentárias; Prevenção de doença periodontal. 9. Flúor: Bioquímica; Mecanismo de ação e toxicologia; Flúor sistêmico; Flúor Tópico. 10. Biosegurança em Odontologia: Esterilização; Proteção do profissional e do paciente. 11. Odontologia Restauradora - Adequação do meio bucal: diagnóstico de cárie; evidenciação da dentina cariada. 12. Tratamento Preventivo das Regiões de Cucatrículas e Fissuras. 13. Preparo cavitário moderno: cavidades Classe I, II, III, IV e V; cavidades atípicas. 14. Materiais para proteção do complexo dentina polpa: Cimentos: Fosfato de zinco, óxido de zinco e eugenol e policarboxilato de zinco; hidróxido de cálcio; ionômero de vidro; adesivos dentinários. 15. Materiais Restauradores: Amálgama, Resina Composta, ionômero de vidro. 16. Cirurgia - Cirurgia Oral menor: Indicações e contra indicações, cuidados pré e pós-operatório, Mecanismos e técnicas, Urgências Odontológicas; Terapêutica e farmacologia Odontológica: Prescrição, Indicações e contra indicações.