Prefeitura de Saudade do Iguaçu - PR

Notícia:   27 vagas com salários de até 5,2 mil na Prefeitura de Saudade do Iguaçu - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAUDADE DO IGUAÇU

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 007/2012 - CONCURSO PÚBLICO

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012
Instituído pela Resolução 001 de 04 de Outubro de 2011
Ano I - Edição Nº 0206

O Prefeito do Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, com seus anexos, que, de acordo com a Lei Orgânica Municipal, de 07 de setembro de 1993, com as alterações de 20 de outubro de 2010, com a Lei Municipal nº 376, de 06 de dezembro de 2006, com a Lei Municipal 687, de 15 de Fevereiro de 2012, com Lei Federal n.º 7.853/1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, com o Decreto Federal n.º 3.298/1999, que regulamenta a Lei Federal n.º 7.853/1989 que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, pela Lei Estadual nº 13456, com a Lei Federal n.º 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e considerando ainda o disposto no inciso II, do artigo 37, da Constituição Federal, e pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, estabelece as instruções especiais para o concurso público de provas e de provas de títulos para provimento de cargos, conforme segue:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Concurso Público será regido por este edital com a gestão da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu.

Visa o provimento de 27 (vinte e sete) vagas e cadastro de reserva, dentro do prazo de validade do certame, distribuídas da seguinte forma:

- Cadastro de Reserva para Advogado, 01 (uma) vaga para Arquiteto, 01 (uma) vaga para Assistente Social, Cadastro de Reserva para Cirurgião Dentista, Cadastro de Reserva para Contador, 01 (uma) vaga para Enfermeiro, Cadastro de Reserva para Farmacêutico Bioquímico, Cadastro de Reserva para Médico Veterinário, 01 (uma) vaga para Fisioterapeuta, 01 (uma) vaga para Nutricionista, 01 (uma) vaga para Médico, Cadastro de Reserva para Psicólogo, 01 (uma) vaga para Assistente Administrativo, 01 (uma) vaga para Auxiliar Administrativo, 01 (uma) vaga para Assistente de Professor Ensino Infantil, 01 (uma) vaga para Técnico Agropecuário, 01 (uma) vaga para Técnico em Enfermagem, Cadastro de Reserva para Vigilante Sanitário, 05 (cinco) vagas para Auxiliar de Serviços Gerais, 02 (duas) vagas para Gari, 02 (duas) vagas para Motorista, Cadastro de Reserva para Mecânico de Manutenção, 01 (uma) vaga para Vigilante, 01 (uma) vaga para Professor (40 horas), 04 (quatro) vagas para Professor (20 horas), 01 (uma) vaga para Professor em Educação Física (20 horas).

A remuneração prevista no item 3 - CARGOS - é a remuneração básica correspondente ao valor do vencimento previsto, para cada cargo, segundo o anexo I, da Lei Municipal 687, de 15 de Fevereiro de 2012, e referente ao nível e classe inicial.

Durante o período de validade do concurso, a Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda aos interesses e necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira, dentro da vaga existente ou que possam vir a existir.

Caso haja demanda de novas investiduras acima do número de vagas estimado no item 1.2, dentro do prazo de validade do certame, a Prefeitura Municipal poderá convocar candidatos aprovados, observada a ordem classificatória. Os demais classificados, considerado o cargo previsto neste edital, ficarão em cadastro de reserva, para suprimento de vagas que vierem a existir.

A seleção de que trata este edital, conforme o cargo, consistirá em prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de teste prático, de caráter eliminatório e classificatório, de provas de títulos, de caráter classificatório e de exame médico admissional, de caráter eliminatório.

2. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

2.1 Considera-se pessoa portadora de deficiência a enquadrada nas categorias previstas na Legislação Federal e Estadual correspondente.

2.2 Aos candidatos portadores de deficiência serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas, por cargo, desde que a deficiência de que são portadores seja compatível com as atribuições do cargo.

2.3 Caso a aplicação do percentual de que trata o item 2.2 resulte em número fracionado, igual ou superior a 0,5 (zero vírgula cinco), este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

2.4 Os candidatos portadores de deficiência participarão em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, horário e local da realização de todas as fases do concurso.

2.5 Ao candidato portador de deficiência é assegurado o direito de inscrever-se no presente concurso, desde que declare a deficiência de que é portador, comprovando-a por meio de Atestado Médico, original e fotocopia, datado dos últimos 30 (trinta) dias do início das inscrições, indicando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID 10, bem como a provável causa da deficiência.

2.6 A entrega do atestado mencionado no item anterior deverá ocorrer no ato da inscrição do candidato e será parte integrante da sua documentação.

2.7 Caso o candidato não apresente o Atestado Médico especificado pelo item 2.5 no ato da inscrição, não poderá participar do concurso na condição de portador de deficiência e conseqüentemente não concorrerá às vagas reservadas.

2.8 As vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência e não preenchidas serão destinadas aos demais candidatos habilitados, com estrita observância da ordem classificatória no concurso.

3. CARGOS

3.1 GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL

Nº VAGAS

CARGO

REQUISITOS

CH

SALÁRIO MENSAL R$)

CR

Advogado

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

2.895,74

01

Arquiteto

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.862,59

01

Assistente Social

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.224,36

CR

Cirurgião Dentista

Curso superior específico, especialização em endodontia e registro no órgão da classe

20

2.668,54

CR

Contador

Curso superior específico e registro no órgão da classe

40

3.767,55

01

Enfermeiro

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.370,90

CR

Farmacêutico Bioquímico

Curso superior específico e registro no órgão da classe

40

2.741,80

CR

Médico Veterinário

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.716,06

01

Fisioterapeuta

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.370,90

01

Nutricionista

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.716,06

01

Médico

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

5.245,10

CR

Psicólogo

Curso superior específico e registro no órgão da classe

20

1.716,06

3.2 GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO

Nº VAGAS

CARGO

REQUISITOS

CH

SALÁRIO MENSAL R$)

01

Assistente Administrativo

Ensino Médio completo

40

1.320,41

01

Auxiliar Administrativo

Ensino Médio completo

40

836,85

01

Assistente de Prof. Ensino Infantil

Ensino Médio completo

40

751,14

01

Técnico Agropecuário

Ensino Médio/Curso específico

40

1.129,92

01

Técnico em Enfermagem

Ensino Médio/Curso específico e registro no COREM

40

1.129,92

CR

Vigilante Sanitário

Ensino Médio completo

40

983.39

3.3 GRUPO OCUPACIONAL SERVIÇOS GERAIS

Nº VAGAS

CARGO

REQUISITOS

CH

SALÁRIO MENSAL R$)

05

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino fundamental (4ª série)

40

734,29

02

Gari

Ensino fundamental (4ª série)

40

734,29

02

Motorista

Ensino fundamental (4ª série) e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "D"

40

983,40

CR

Mecânico de Manutenção

Ensino fundamental (4ª série)

40

1.129,92

01

Vigilante

Ensino fundamental (4ª série)

40

983,40

3.4 GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO

Nº VAGAS

CARGO

REQUISITOS

CH

SALÁRIO MENSAL R$)

01

Professor (Educação Infantil)

Ensino Médio, na modalidade Magistério, Normal Superior ou Pedagogia.

40

1.451,00

04

Professor (Séries Iniciais)

Ensino Médio, na modalidade Magistério, Normal Superior ou Pedagogia.

20

1.141,64

01

Professor

Licenciatura Plena em Educação Física

20

1.363,78

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Requisitos Gerais e Cumulativos

4.1.1 Ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1.º, do artigo 12, da Constituição Federal;

4.1.2 Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos completos e não deve ter completado 70 (setenta) anos, até a data da posse, em virtude do disposto no inciso II, do parágrafo 1º do artigo 40, da Constituição Federal;

4.1.3 Possuir permissão do Comando, se o candidato for militar;

4.1.4 Possuir escolaridade compatível com o cargo a que é candidato, sendo que o diploma de curso superior deve ser reconhecido pelo MEC, até a data da posse;

4.1.5 Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

4.1.6 Estar inscrito em entidade de classe, compatível com o cargo;

4.1.7 Declaração que atende os requisitos de investidura no cargo ou que, no ato da posse, atenderá tais requisitos;

4.1.8 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo e em hipótese alguma haverá devolução de qualquer importância paga.

4.1.9 Não poderão se inscrever candidatos que já foram servidores públicos do Município de Saudade do Iguaçu, dispensados por justa causa, exonerados por inaptidão ao cargo em Avaliação de Estágio Probatório e/ou demitidos após conclusão de Inquérito Administrativo.

4.1.10 Caso haja efetivação da inscrição, mediante pagamento da taxa de inscrição, de mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada apenas a última e a outra indeferida.

4.1.11 No ato da inscrição, o candidato entregará fotocópia autenticada ou fotocópia acompanhada do original da Cédula de Identidade, do CPF, e, também, duas fotos 3x4 recentes. Um servidor municipal efetuará o cadastro do candidato, porém, o preenchimento correto da ficha e do requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, pressupondo-se, pela formalização desses atos, o conhecimento pormenorizado deste Edital, com a conseqüente aceitação de todos os termos. A declaração falsa ou inexata de dados constantes da ficha e do requerimento de inscrição ou, ainda, de apresentação de documentos falsos, acarretará em insubsistência da inscrição, nulidade de aprovação e/ou da classificação − se verificada posteriormente − sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

4.2 Local das Inscrições: As inscrições serão efetuadas no período de 23 de outubro de 2012 à 23 de novembro de 2012, nas dependências da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, na Rua Frei Vito Berscheid, 708, Centro, Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, mediante formulário próprio e pagamento do valor fixado para cada cargo, no horário das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

4.3 Não será aceita inscrição por via postal, fax ou correio eletrônico.

4.4 Para os cargos que trata o item 3 a inscrição será admitida e a comprovação documental restante será exigida para o candidato aprovado somente no ato da posse.

4.5 A inscrição poderá ser feita por procurador, devendo o mesmo apresentar documento de identidade própria e procuração por instrumento público ou particular. Se for por instrumento particular haverá a necessidade do reconhecimento da firma do outorgante em tabelionato.

4.6 O candidato que necessitar de qualquer tipo de tratamento diferenciado para a realização da prova objetiva deverá solicitá-lo no ato da inscrição obrigatoriamente, mediante protocolo dirigido a Comissão Organizadora do Concurso, indicando quais os recursos especiais que serão necessários (materiais, equipamentos,etc).

4.7 O pedido de inscrição que não atender os requisitos estabelecidos nesse Edital ou apresentado fora do prazo será sumariamente indeferido.

4.8. Valor da Inscrição

A inscrição fica condicionada ao prévio pagamento dos valores que seguem.

CARGOS

VALOR

GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL

R$ 100,00

GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO

R$ 50,00

GRUPO OCUPACIONAL SERVIÇOS GERAIS

R$ 30,00

GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO

R$ 100,00

5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

5.1. A inscrição deve ser instruída com os seguintes documentos:

5.1.1. Documento de Identidade, com foto (original) e cópia ou cópia autenticada;

5.1.2. CPF/MF (Cadastro de Pessoa Física) original e cópia, em situação regular ou cópia autenticada;

5.1.3. Declaração que atende os requisitos de investidura no cargo ou que os atenderá por ocasião da posse;

5.1.4. Duas fotos 3x4 de frente, recentes;

5.1.5. Comprovante do depósito bancário do pagamento do valor da inscrição.

Obs.: O depósito bancário referente ao valor da inscrição somente poderá ser efetuado em espécie, em banco e locais indicados pelo servidor municipal responsável pela inscrição e não serão aceitos depósitos efetuados em caixa de atendimento automático com comprovação posterior.

5.1.6. Apresentação de Títulos, original e cópia ou cópia autenticada, somente para o Grupo Ocupacional Profissional e para o Grupo Ocupacional Magistério.

6. RELAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS

6.1. Nos dez dias seguintes ao encerramento das inscrições a Comissão Organizadora relacionará os candidatos inscritos, certificando quais deles atendem os requisitos e apontando as irregularidades eventualmente constatadas.

6.2. Do indeferimento da inscrição, ou exclusão do candidato, cabe pedido de reconsideração à Comissão Organizadora no prazo de dois dias úteis contados da publicação do Edital com a relação dos inscritos no Órgão de Imprensa Oficial do Município, o Jornal "Diário do Sudoeste", de Pato Branco, Estado do Paraná, em edital afixado no prédio da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, no "site" www.saudadedoiguacu.pr.gov.br ou da intimação pessoal do candidato.

7. FORMA DO CONCURSO

7.1. Para os cargos do grupo ocupacional profissional, do grupo ocupacional administrativo, do grupo ocupacional serviços gerais e do grupo ocupacional magistério o concurso será de provas escritas objetivas de múltipla escolha, constando de 30 questões no total, conforme discriminado no Item 8 deste Edital, para o Grupo Ocupacional Profissional e Grupo Ocupacional Magistério de provas de títulos conforme discriminado no Item 10, deste Edital, e prova prática para o cargo de motorista.

8. DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

8.1. As provas de cada cargo abrangem conhecimento sobre as matérias constantes no quadro abaixo:

GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL

CARGO

PROVAS

Advogado

Português

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Arquiteto

Português

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Assistente SocialPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Cirurgião DentistaPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

ContadorPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

EnfermeiroPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Farmacêutico BioquímicoPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Médico VeterinárioPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

FisioterapeutaPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

NutricionistaPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

MédicoPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

PsicólogoPortuguês

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO

CARGO

PROVAS

Assistente Administrativo

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Auxiliar Administrativo

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Assistente de Prof. Ensino Infantil

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Técnico Agropecuário

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Técnico em Enfermagem

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Vigilante Sanitário

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

GRUPO OCUPACIONAL SERVIÇOS GERAIS

CARGO

PROVAS

Auxiliar de Serviços Gerais

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Gari

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Motorista

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Mecânico de Manutenção

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

Vigilante

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO

CARGO

PROVAS

Professor (Educação Infantil)

Português

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Professor (Séries Iniciais)

Português

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Professor (Educação Física)

Português

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

8.2. Cada prova será avaliada na escala de zero a dez pontos.

8.3. Cada matéria corresponde uma prova em separado.

8.4 Aos aprovados para o cargo de Motorista será aplicado teste prático de caráter eliminatório sobre conhecimentos específicos da função em local e forma a ser definida pela Comissão Organizadora do Concurso.

8.5. O candidato que não obtiver nota mínima igual ou superior a cinquenta por cento dos pontos máximos atribuídos em qualquer das provas escritas objetivas será eliminado do concurso.

8.6. É considerado reprovado o candidato que obtenha média final inferior a cinquenta por cento nas provas escritas objetivas e na prova prática.

8.7. O programa geral das provas está estabelecido nos Anexos II e III deste Edital.

8.8. O conteúdo programático estabelecido nos anexos anteriormente citados não terão a obrigatoriedade de serem exigidos em sua totalidade.

8.9. O tempo disponível para a realização das provas é de 3 (três) horas, incluso o tempo de preenchimento do cartão de respostas e conferência de dados dos candidatos e demais avisos e instruções.

9. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

9.1. As provas escritas objetivas serão realizadas no dia 16 de dezembro de 2012, às 09:00h, no Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, em locais a serem informados posteriormente. O ensalamento será publicado em edital próprio no órgão de Imprensa Oficial do Município, que é o Jornal "Diário do Sudoeste", de Pato Branco, Estado do Paraná, afixado nas dependências da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu e no "site" www.saudadedoiguacu.pr.gov.br, quando da homologação das inscrições.

9.1.1 O candidato deverá comparecer 30 minutos antes do horário marcado para início da prova. Portanto os portões serão fechados às 08h30min e após este horário a nenhum candidato será permitido ingresso ao local de realização das provas.

9.2. Critérios Gerais

I) Para adentrar ao local das provas, o candidato deve apresentar o comprovante de inscrição e a Cédula de Identidade (original) ou documento equivalente com foto.

II) O candidato deve assinar a lista de presença ao adentrar no recinto onde serão realizadas as provas, sob pena de ser considerado ausente.

III) Não será permitida, sob nenhuma hipótese, a entrada de Candidatos no local da prova:

a) sem o comprovante de inscrição e Cédula de Identidade (original) ou documento equivalente com foto;

b) após o horário previamente determinado, ficando os retardatários automaticamente eliminados do Concurso;

c) portando celular ligado, aparelhos de som, calculadoras de qualquer espécie, livros, cadernos e outros materiais de consulta;

d) acompanhados de crianças ou mesmo de adultos. Excetua-se o caso de amamentação desde que requerido no ato da inscrição.

IV) O candidato deverá transcrever as respostas da prova para o cartão de respostas, que será o único instrumento válido para a sua correção, sendo que o prejuízo advindo do preenchimento incorreto será de inteira responsabilidade do candidato. O preenchimento do cartão de respostas deve ser realizado com caneta esferográfica azul ou preta.

V) O Candidato não deve amassar, molhar, dobrar, rasgar, rasurar ou, de qualquer modo, danificar o seu cartão de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

VI) É vedada a substituição do cartão de respostas decorrente de erro cometido pelo Candidato.

VII) Será considerada nula a resposta à questão da prova que contenha emendas ou rasuras, com mais de uma opção de resposta assinalada e ou que não estiver assinalada no cartão de respostas.

VIII) O Candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância deste item acarretará a não-correção da prova e, conseqüentemente, a eliminação do Candidato no Concurso Público.

IX) Ao terminar a prova, o Candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala, o cartão de respostas e o caderno de provas.

X) Os 02 (dois) últimos candidatos de cada sala deverão entregar o cartão de respostas ao mesmo tempo, assinar o Termo de Encerramento de Prova e se retirarem, todos juntos, da sala.

XI) Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a data, local e horário da realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Concurso Público.

XII) Será eliminado do concurso o candidato que usar qualquer meio para se comunicar com os demais candidatos durante a realização das provas.

9.3 O gabarito das provas será publicado em edital próprio no órgão de Imprensa Oficial do Município, que é o Jornal "Diário do Sudoeste", de Pato Branco, Estado do Paraná, afixado nas dependências da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu e no "site" www.saudadedoiguacu.pr.gov.br, no dia 19 de dezembro de 2012.

9.4 A Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu não assume qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e alojamento dos candidatos, quando da realização das provas.

10. DAS PROVAS DE TÍTULOS

10.1. A Prova de Títulos contemplará os seguintes títulos e respectivos pesos:

10.1.1. Certificado de participação em seminários, palestras, congressos, cursos, jornadas acadêmicas, simpósios e atividades de extensão universitária complementar, com carga horária mínima de 24h: um décimo (0,1) de ponto a cada 180h acumuladas, com o máximo de cinco décimos (0,5) de ponto neste item, desde que expedidos a partir de Janeiro de 2007.

10.1.2. Certidão e/ou Diploma de conclusão de curso superior, exceto o curso necessário à participação no concurso: cinco décimos (0,5) de ponto para cada curso superior excedente concluído;

10.1.3. Certificado de conclusão de curso de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h, de Instituição de Ensino credenciada pelo MEC: três décimos (0,3), sendo no máximo 0,3;

10.1.4. Certificado de conclusão de curso de Mestrado ou Doutorado, recomendado/ reconhecido pelo MEC: cinco décimos (0,5) de ponto para cada título apresentado;

10.2. Dos documentos:

10.2.1. O certificado ou documento equivalente que comprove a conclusão do curso realizado deverá conter a carga horária cumprida.

10.2.2. Os títulos deverão ser entregues à Banca Examinadora no ato da inscrição no concurso e poderão ser entregues em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação por servidor público ou em cópias autenticadas por cartório.

10.2.3. Não serão considerados títulos sem carga horária ou com carga horária inferior a 24horas.

10.3. Os casos omissos não previstos neste edital serão resolvidos pela Banca Examinadora, cabendo recurso a Comissão Organizadora quando da publicação de edital de resultados.

10.4. A prova de títulos não terá caráter eliminatório sendo que os pontos obtidos serão considerados para classificação final do candidato

11. DA CLASSIFICAÇÃO

11.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota.

11.2. A relação dos candidatos aprovados e respectiva classificação será publicada em edital próprio no órgão de Imprensa Oficial do Município, que é o Jornal "Diário do Sudoeste", de Pato Branco, Estado do Paraná, afixado nas dependências da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu e no "site" www.saudadedoiguacu.pr.gov.br.

11.3 Quando da publicação do edital de candidatos aprovados e reprovados, com a respectiva classificação, terá o candidato o prazo de 2 (dois) dias úteis para formular pedido de revisão de prova , para interpor recurso contra o resultado e contra o gabarito, desde que devidamente fundamentados, se constatadas irregularidades ou preterição de formalidade substancial que tenha afetado ou influído no resultado do concurso.

11.4. Havendo empates na média final, o desempate será feito utilizando-se os seguintes critérios, em ordem de prioridade:

I - o candidato mais idoso a partir de 60 anos;

II - maior nota na prova de conhecimento específico;

III - maior nota na prova de português;

IV - maior nota na prova de conhecimento gerais;

V - maior nota na prova de matemática;

IV - candidato mais idoso.

12. PEDIDO DE REVISÃO OU RECURSO CONTRA ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO FINAL

12.1. O candidato interessado terá 2 (dois) dias úteis após a publicação do edital com relação dos aprovados e com a classificação final para formular pedido de revisão ou recurso contra ordem de classificação final.

12.2. Compete à Comissão Organizadora apreciar e julgar em única instância o pedido de revisão de provas e os pedidos de revisão ou recursos contra a ordem de classificação.

13. DO PROVIMENTO

13.1. A Aprovação em concurso não gera direito à nomeação, mas esta quando se der respeitará à ordem de classificação dos candidatos habilitados, salvo prévia desistência por escrito.

13.2. O candidato aprovado será convocado por edital, para assinatura do termo de posse no prazo de 30 (trinta) dias após a publicação do ato de provimento.

13.3. O candidato convocado deverá apresentar documentação comprobatória prevista no presente edital, de acordo com requisitos do seu cargo.

13.4. O não cumprimento do item anterior ocasionará na eliminação do candidato aprovado

13.5. O candidato que não atender a convocação ou manifestar seu desinteresse na sua nomeação será eliminado do concurso.

13.6. O candidato convocado que não desejar tomar posse no cargo, no prazo fixado no item anterior, pode solicitar, por escrito, a inclusão de seu nome no final da lista dos aprovados.

14. DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. A inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

14.2. A inexatidão das informações feitas pelo candidato no ato da sua inscrição ou irregularidade constadas no decorrer do processo, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

14.3. O concurso terá validade de dois (2) anos a contar da publicação do Edital de Homologação, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

14.4. Os candidatos devem comparecer ao local das provas pelo menos trinta (30) minutos antes da hora marcada, munidos do comprovante de inscrição, Documento de Identidade, com foto (original) e caneta esferográfica azul ou preta.

14.5. Será excluído do certame o candidato que durante a realização das provas for surpreendido em comunicação externa e/ou com outros candidatos, verbalmente, ou por qualquer outra forma.

15. PUBLICAÇÕES REFERENTES AO PRESENTE CONCURSO

15.1 O presente Edital de Convocação será afixado em local próprio no prédio sede da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu e publicado por, no mínimo, 3 (três) vezes, no órgão de imprensa oficial do Município, que atualmente é o Jornal "Diário do Sudoeste", de Pato Branco, Estado do Paraná, editado diariamente, que eventualmente poderá vir a ter edições extraordinárias destinadas especialmente à publicação de tais atos e no "site" www.saudadedoiguacu.pr.gov.br. Os demais editais, referentes a este concurso, serão publicados uma vez nos mesmos órgãos de divulgação.

16. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

16.1. O presente concurso público é regido pelas normas deste Edital, pela Lei Orgânica Municipal, de 7 de setembro de 1993, com as alterações de 20 de outubro de 2010, pela Lei Municipal nº 376, de 06 de dezembro de 2006, pela Lei Municipal 687, de 15 de Fevereiro de 2012, pela Lei Federal n.º 7.853/1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, pelo Decreto Federal n.º 3.298/1999, que regulamenta a Lei Federal n.º 7.853/1989 que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, pela Lei Estadual nº 13456, pela Lei Federal n.º 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e considerando ainda o disposto no inciso II, do artigo 37, da Constituição Federal, e pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

17. DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso, e poderá se valer da Assessoria Jurídica do Município e/ou de consultoria externa contratada para esse fim.

17.2. Este Edital/Regulamento, com seus anexos, entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Saudade do Iguaçu, 22 de outubro de 2012.

Rogério Gallina
Prefeito

ANEXO I

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL

ADVOGADO

Prestar assistência jurídica, integral e gratuita aos cidadãos carentes de recursos econômicos, por meio de orientação e medidas judiciais e extrajudiciais; Assessorar todos os Conselhos Municipais para melhor exercerem suas finalidades, emitindo pareceres e outros atos necessários. Desempenhar outras atividades correlatas.

ARQUITETO

São atribuições do cargo o estudo, o projeto, direção, execução, fiscalização e a construção de edifícios com suas obras complementares sejam eles: Projeto arquitetônico; Cálculo estrutural; Projeto hidro-sanitário; Projeto elétrico em baixa tensão; Projeto de prevenção e combate a incêndio; Projeto de central de gás; Execução da obra. A atribuição para o estudo, projeto, direção, execução, fiscalização e construção da obras que tenham caráter essencialmente artístico ou monumental obras tombadas pelo Patrimônio Histórico Municipal. A atribuição para projeto, direção e fiscalização dos serviços de urbanismo incluso o plano diretor, o loteamento, o desenvolvimento urbano e regional, o planejamento físico, local, urbano e regional e o trânsito. A atribuição para projeto, direção, execução e fiscalização de obras de arquitetura paisagística, parques, jardins e paisagismo. A atribuição para projeto, direção, execução e fiscalização das obras de Arquitetura de Interiores. Desempenhar outras atividades correlatas.

ASSISTENTE SOCIAL

Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos que objetivam a melhoria das condições sócio-econômicas de munícipes em geral, quanto à utilização de recursos públicos, comunitários ou particulares para atendimento de suas necessidades; participar do detalhamento de ações para programas específicos na área de promoção social; levantar e avaliar dados e indicadores sociais e executar ou acompanhar processos de intervenção envolvendo grupos de diversas faixas etárias, comunidades, associações, indivíduos e outros; Desempenhar outras atividades correlatas.

CIRURGIÃO DENTISTA (ENDODONTISTA)

Desenvolver atividades de preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares. Descrição Analítica: Realizar atividades e procedimentos conservadores da vitalidade pulpar; procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares, procedimentos cirúrgicos para-endodônticos e tratamento dos traumatismos dentários. Orientação da técnica de escovagem e motivação; tratamento da doença periodontal em crianças e adultos; executar outras tarefas afins.

CONTADOR

Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desempenhar outras atividades correlatas.

ENFERMEIRO

Realizar busca ativa, elaborar índices, normas e rotinas de cuidados de enfermagem, de desinfecção e esterilização, controle de qualidade de materiais, e prestar orientação sobre controle de infecção hospitalar; proceder levantamentos epidemiológicos; treinar funcionários de enfermagem laboratório; supervisionar indicação de procedimentos evasivos imunossupressivos e antibióticos; planejar, coordenar, acompanhar e executar atividades técnicas, administrativas e auxiliares da área de enfermagem; prestar consultoria interna e emitir pareceres sobre matérias de enfermagem; efetuar prescrições da assistência de enfermagem; prestar cuidados diretos a pacientes; elaborar e participar de programas e atividades de prevenção sanitária; prestar assistência a gestantes, parturientes, puérperas e a recémnascidos; efetuar assistência obstétrica em situações de emergência e executar partos sem distocia Participar de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Participar de programas de saúde comunitária; coordenar campanhas e intensificação de vacinas no Município; registrar e acompanhar execução de metas de vacinação; treinar e supervisionar serviços de auxiliares; controlar boletins mensais de transfusão sangüínea emitidos por hospitais. Desenvolver ações de vigilância sanitária/ epidemiológica, e de saúde do trabalhador. Planejar, executar, coordenar e controlar atividades de enfermagem em emergências e tratamentos diversos; executar ações e orientar as equipes de enfermagem em Centro de Saúde; efetuar visitas domiciliares, programa de saúde em creches e escolas, reuniões com a comunidade, e ações de vigilância epidemiológica; coordenar atividades de prevenção e controle de infecção em Centro de Saúde; prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública, definidos em rotina. Supervisionar fluxo de materiais para atendimento do SIATE, autoambulâncias e hospitais da rede, acompanhando e elaborando mapas de controle de estoque; desencadear procedimentos de compra de materiais; manter cadastro de fornecedores e prestadores de serviços; assegurar a manutenção preventiva de equipamentos; vistoriar veículos, materiais e equipamentos de uso no SIATE; realizar palestras e cursos específicos em instituições diversas. Desempenhar outras atividades correlatas.

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

Controlar estoque de fármacos, medicamentos e outros produtos de apoio farmacêutico; preparar pedidos de reposição; preparar relação de medicamentos com prazos de validade vencidos ou com outros problemas que os tornem impróprios para uso, providenciando destino correto, conforme a lei; receber e conferir requisições de material, organizando e providenciando seu encaminhamento; efetuar controle de qualidade de medicamentos e informar vigilância sanitária os lotes que apresentem problemas; preparar, organizar e atualizar lista de medicamentos disponíveis; assessorar licitações para aquisição de medicamentos Participar de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; selecionar medicamentos e correlatos. Controlar medicamentos, orientar usuários e proceder controle de frequência de distribuição de medicamentos a hipertensos e diabéticos. Supervisionar coleta de materiais para exames e respectivos registros; preparar e supervisionar a preparação de reagentes e insumos necessários à realização de exames; realizar testes e análises e registrar resultados de exames de apoio diagnóstico, emitir laudos e pareceres de resultados. Controlar o uso de psicotrópicos no Município e a numeração de receituário específico; controlar boletins mensais de transfusão sanguínea emitidos por hospitais; realizar inspeções em estabelecimentos de interesse para a saúde; verificar e protocolar processos de registro de produtos e de autorização de funcionamento. Desempenhar outras atividades correlatas.

MÉDICO VETERINÁRIO

Desenvolver ações de vigilância sanitária/epidemiológica, e de saúde do trabalhador; programar e coordenar atividades relativas à higiene de alimentos; participar na padronização de normas, métodos e técnicas de inquérito epidemiológico de zoonoses, de doenças de veiculação hídrica, de origem bacteriana e virótica; realizar palestras informativas sobre zoonoses de interesse humano, toxicoses agudas e crônicas e demais assuntos relacionados ao controle sanitário de alimentos; analisar e protocolar processos para registro de alimentos, especialmente de origem animal; emitir laudos e pareceres no âmbito da saúde pública; acompanhar e orientar os serviços de alimentação de creches e órgãos do Poder Executivo Municipal. Desempenhar outras atividades correlatas.

NUTRICIONISTA

Planejar, organizar e avaliar serviços e/ou programas de alimentação e nutrição em ambientes administrados pela Prefeitura; especificar dietas e elaborar cardápios específicos; fazer previsão de consumo de gêneros alimentícios; treinar, orientar e inspecionar atividades de cozinheiras, lactaristas e auxiliares; pesquisar informações técnicas e orientar a aquisição qualitativa de alimentos pela comunidade e pelo Poder Executivo Municipal. Desenvolver ações de vigilância sanitária/epidemiológica, e de saúde do trabalhador. Analisar processos para registro de alimentos que não sejam de origem animal; participar de investigação epidemiológica de surtos de doenças transmitidas por alimentos; planejar e executar planos e programas de trabalho de natureza alimentar, envolvendo a população de baixa renda. Participar de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Desempenhar outras atividades correlatas

MÉDICO

Analisar liberações de Autorização de Internamento Hospitalar; acompanhar processos de internamentos e analisar procedimentos técnicos adotados; analisar, conferir e liberar laudos de emissão de AIH para cirurgias eletivas; analisar guias, prontuários e documentos relativos à liberação de pagamentos ao Sistema Integrado a Traumas - SIATE. Prestar atendimento médico ambulatorial; participar com colegas na avaliação e elaboração de diagnósticos e indicação do tipo de intervenção necessária junto a pacientes do hospital; indicar necessidade de internação hospitalar; acompanhar quadro evolutivo de pacientes internados, orientar tratamento e prescrever alta; realizar cirurgias. Participar de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Na área de saúde pública e vigilância epidemiológica. Desenvolver ações de vigilância sanitária/epidemiológica, e de saúde do trabalhador. Analisar, mapear e repassar à Regional de Saúde notificações referentes a doenças infectocontagiosas; indicar a realização de bloqueio, vacinação, quimioprofilaxia, interdição e coleta de material; repassar normatizações profissionais de saúde do Município; desencadear ações de investigação, vacinação de bloqueio e bloqueio quimioprofilático; realizar confirmação diagnóstica de doenças infecto-contagiosas e interpretar exames laboratoriais; desenvolver ações específicas de bloqueio em doenças infecto-contagiosas; monitorar casos de ocorrência de cólera; efetuar vigilância epidemiológica para profilaxia da raiva e nos acidentes com animais peçonhentos; prestar apoio a hospitais no diagnóstico das meningites; produzir dados de morbi-mortalidade do Município; elaborar treinamentos na área de vigilância epidemiológica; participar na investigação de toxinfecções alimentares. Analisar e encaminhar documentos referentes à saúde do trabalhador; vistoriar preliminarmente estabelecimentos, avaliando condições de trabalho nos segmentos ergonômico, físico, químico, encaminhando relatórios à Delegacia Regional do Trabalho; orientar empregadores quanto as necessidades de implantação dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Prestar atendimento médico e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, prescrevendo e orientando tratamento, acompanhando evolução, e encaminhando-os a serviços de maior complexidade; executar atividades médico-sanitárias, exercendo atividades clínicas e procedimentos cirúrgicos de pequeno porte. Desempenhar outras atividades correlatas.

PSICÓLOGO

Relacionar o comportamento, com as situações, condições e outras condutas dos indivíduos para atendimento ou orientação individual e grupal, tanto na Psicologia Clinica, escolar, organizacional e comunitária. Psicologia Clínica: trabalhar com psicoterapia individual e grupal. Mais aplicada no campo médico incluindo tanto casos normais como patológicos, baseados na análise desses casos. Psicologia escolar: trabalhar com problemas de aprendizagem, orientação a grupos de professores e comportamentos inadequados na aula. Psicologia Organizacional: Selecionar a pessoa certa para o cargo certo, sempre em função da motivação e da produtividade. Psicologia comunitária: trabalhar com a comunidade, em termos de dinâmica de grupos, tanto operativos como de auto ajuda, trabalhar com alcoolistas, queixas generalizadas, associação de bairros, etc., tudo visando uma maior conscientização da problemática que esses grupos estejam enfrentando. Se inclui também, nesses casos, o atendimento individual, quando se fizer necessário, trabalhar em equipe com outros profissionais. Desempenhar outras atividades correlatas.

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Prestar atendimento e esclarecimentos ao público interno e externo, pessoalmente, por meio de ofícios e processos ou por meio das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas; efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições e outros impressos; otimizar as comunicações internas e externas, mediante a utilização dos meios postos à sua disposição, tais como telefone, fax, correio eletrônico, entre outros; promover recebimentos e arrecadação de valores e numerários, dentre outros; monitorar e desenvolver as áreas de protocolo, serviço de malote e postagem; instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações; operar computadores, utilizando adequadamente os programas e sistemas informacionais postos à sua disposição, contribuindo para os processos de automação, alimentação de dados e agilização das rotinas de trabalho relativos à sua área de atuação; operar máquinas de reprografia, fax, calculadoras, encadernadoras e outras máquinas de acordo com as necessidades do trabalho; redigir textos, ofícios, relatórios e correspondências, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; realizar procedimentos de controle de estoque, inclusive verificando o manuseio de materiais, os prazos de validade, as condições de armazenagem e efetivando o registro e o controle patrimonial dos bens públicos; auxiliar nos processos de leilão, pregão e demais modalidades licitatórias de bens e serviços; colaborar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletiva; ter iniciativa e contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiver desempenhando as suas tarefas; propor à gerência imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; manter-se atualizado sobre as normas municipais; participar de cursos de qualificação e requalificação profissional; manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; tratar o público com zelo e urbanidade; realizar outras atribuições pertinentes ao cargo e conforme orientação da chefia imediata; participar de escala de revezamento e plantões sempre que houver necessidade. Desempenhar outras atividades correlatas.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Participar da elaboração e execução de procedimentos administrativos inerentes ao setor de atuação; orientar e proceder à tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais assuntos administrativos, consultando documentos em arquivos e fichários, levantando dados, efetuando cálculos e prestando informações, quando necessário; elaborar relatórios de atividades com base em informações de arquivos, fichários e outros; elaborar, redigir, revisar, encaminhar e digitar cartas, ofícios, circulares, memorandos, tabelas, gráficos, instruções, normas e outros; atualizar e controlar fichários e arquivos de correspondências e documentos; receber, ordenar, protocolar e distribuir documentos, correspondências e encomendas, controlando sua movimentação e encaminhamento ao setor destinado; requisitar material de escritório, guardando-o e distribuindo-o aos diversos setores; efetuar cálculos, utilizando máquinas, tabelas e outros meios auxiliares; atender chamadas telefônicas, anotando e enviando recados, para obter ou fornecer informações; recepcionar pessoas que se dirijam ao setor, prestando-lhes todas as informações e serviços necessários e inerentes ao setor; operar sistemas administrativos e técnicos em microcomputador, tais como processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de uso corrente no setor; operar fax, e-mails, impressoras, transmitindo, recebendo, distribuindo e arquivando mensagens e documentos; efetuar demais tarefas correlatas a sua função. Desempenhar outras atividades correlatas.

ASSISTENTE DE PROFESSOR ENSINO INFANTIL

Cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil, proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere a higiene pessoal; auxiliar as crianças na alimentação; promover horário para repouso; garantir a segurança das crianças na instituição; observar a saúde e o bem-estar das crianças, prestando os primeiros socorros; comunicar aos pais os acontecimentos relevantes do dia; levar ao conhecimento da Direção qualquer incidente ou dificuldade ocorridas; manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade; apurar a freqüência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente; realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis; organizar registros de observações das crianças; acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional; participar de atividades extra-classe; participar de reuniões pedagógicas e administrativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino. Desempenhar outras atividades correlatas.

TÉCNICO AGROPECUÁRIO

Executar tarefas de caráter técnico relativas à programação, organização, assistência técnica, controle e fiscalização dos trabalhos agropecuários. Participar na elaboração e execução de projetos e programas desenvolvidos pela Instituição. Executar, quando necessário, esboços e desenhos técnicos de sua especialidade, segundo especificações técnicas e outras indicações. Fazer a coleta e análise de amostras, realizando testes de laboratórios e outros. Estudar as causas que originam os surtos epidêmicos em animais. Dedicar-se ao melhoramento genético das espécies animais e vegetais. Selecionar reprodutores e matrizes e proceder a inseminação artificial e outros processos. Controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem animal e vegetal. Participar na execução de projetos e programas de extensão rural. Orientar e treinar produtores rurais, pecuaristas, equipes de campo e outros a respeito de técnicas de agropecuária. Desempenhar tarefas técnicas ligadas à agropecuária, auxiliando em aulas práticas. Estudar os parasitas, doenças e outras pragas que afetam a produção agrícola, realizando testes, análises de laboratório e experiências e indicar os meios mais adequados de combate a essas pragas. Participar de programa de treinamento, quando convocado. Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática.Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função. Desempenhar outras atividades correlatas.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Controlar, requisitar e repor soluções em setores de hospital e postos de atendimento; preparar frascos para soluções; atuar no expurgo de material utilizado em serviços de saúde; receber, lavar, desinfectar e secar materiais; auxiliar no preparo de material, lavagem e limpeza de centro cirúrgico;acompanhar pacientes em deslocamentos no interior de unidades de saúde e em saídas externas; arrumar leitos (cama aberta e fechada); limpar e desinfectar áreas internas. Desempenhar outras atividades correlatas.

VIGILANTE SANITÁRIO

Fiscalizar habitações e estabelecimentos comerciais e de serviços, excetuando-se os estabelecimentos comerciais e de serviços sob a responsabilidade de profissionais cuja a escolaridade seja a superior completa na área da saúde; fiscalizar piscinas de uso coletivo restrito, tais como: as de clubes, condomínios, escolas associações, hotéis, motéis e congêneres; fiscalizar as condições sanitárias das instalações prediais de águas e esgotos; fiscalizar estabelecimentos de serviços, tais como: barbearias, salões de beleza, casas de banho, estabelecimentos esportivos de ginástica, cultura física, natação e congêneres, asilos, creches e similares; fiscalizar estabelecimentos de ensino, hotéis, motéis e congêneres, clubes recreativos e similares, lavanderias e similares, agências funerárias, velórios, necrotérios, cemitérios e crematórios, no tocante às questões higiênico-sanitárias; fiscalizar estabelecimentos que comercializem e distribuam gêneros alimentícios, bebidas e águas minerais; fiscalizar estabelecimentos que fabriquem e/ou manipulem gêneros alimentícios e envasem bebidas e águas minerais; encaminhar para análise laboratorial alimentos e outros produtos para fins de controle; apreender alimentos, mercadorias e outros produtos que estejam em desacordo com a legislação sanitária vigente; efetuar interdição de produtos, embalagens e equipamentos em desacordo com a legislação sanitária vigente; efetuar interdição parcial ou total do estabelecimento fiscalizado; expedir autos de intimação, de interdição, de apreensão, de coleta de amostras e de infração e aplicar diretamente as penalidades que lhe forem delegadas por legislação específica; executar e/ou participar de ações de Vigilância Sanitária em articulação direta com as de Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde, incluindo as relativas à Saúde do Trabalhador, Controle de Zoonoses e ao Meio Ambiente; fazer cumprir a legislação sanitária federal, estadual e municipal em vigor; exercer o poder de polícia do Município na área de saúde pública; elaborar réplica fiscal em processos oriundos de atos em decorrência do poder de polícia sanitária do Município; relatar ou proferir voto nos processos relativos aos créditos do Município, enquanto membros de Juntas de Julgamentos e de Recursos Fiscais Sanitários; executar outras atividades correlatas à área fiscal, a critério da chefia imediata; Desempenhar outras atividades correlatas.

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL SERVIÇOS GERAIS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Fazer a merenda, diversificando-a sempre que necessário; preparar e servir a merenda controlando-a quantitativa e qualitativamente; informar ao diretor da unidade escolar da necessidade de reposição de estoques; conservar o local de preparação da merenda em boas condições de trabalho procedendo à limpeza e arrumação; respeitar os alunos, professores e outros servidores da unidade escolar; preparar a merenda de acordo com o cardápio elaborado por nutricionista; zelar pelo material de uso e consumo na preparação da merenda escolar; efetuar demais tarefas correlatas a sua função. Manter a limpeza do ambiente de trabalho, pátios e demais dependências da instituição; varrer e lustrar o piso; tirar o pó dos móveis; limpar as janelas e portas; proceder a limpeza de sanitários e banheiros; auxiliar nos serviços de aplicação de máquinas; auxiliar nos serviços de manutenção; controlar o estoque de produtos de limpeza e higiene da instituição, comunicando ao seu superior imediato a necessidade de aquisição de mais produtos; preparar chá e café.Desempenhar outras atividades correlatas.

GARI

Varrer e limpar ruas e logradouros públicos e coletar o lixo acumulado em sarjetas, caixas de ralos e logradouros públicos, despejando-o em veículos ou locais apropriados; executar os serviços de coleta de lixo; executar serviços de manutenção de limpeza pública; executar serviços de pintura e conservação de meio-fio; executar os serviços de capina nos logradouros públicos; executar outras tarefas que, por suas características, se incluam na sua esfera de competência. Desempenhar outras atividades correlatas.

MOTORISTA

Transportar pessoas e materiais em geral, em veículos leves, furgões e/ou ambulâncias, em caminhões e/ou ônibus, e em veículos articulados, conforme habilitação específica para condução desses. Registrar entrada e saída do veículo, quilometragem e percurso; realizar manutenção de operação do veículo, verificando níveis de abastecimento de combustível, lubrificação, condições dos pneus e outras, informando necessidades de manutenções e promovendo respectivos abastecimentos. Desempenhar outras atividades correlatas.

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO

Inspecionar, desmontar, reparar, trocar, montar e testar componentes elétricos em geral de veículos leves, pesados e equipamentos.Inspecionar, desmontar, reparar, trocar, montar e testar componentes em geral de veículos leves, pesados e equipamentos. Executar reparos em peças danificadas, operando aparelho de solda elétrica e bico de oxigênio. Executar as atividades em oficinas de manutenção de veículos e equipamentos, desmontando, inspecionando, montando e lavando peças, e fornecendo ferramentas para mecânicos; lavar veículos leves, médios e pesados, enxugar e dar polimento; abastecer veículos, drenar impurezas em reservatórios, verificar volume de combustível, registrar dados, calibrar pneus, completar reservatórios de água, bateria e outros componentes de veículos e equipamentos; desmontar, inspecionar, consertar e trocar pneus e componentes; lubrificar veículos e equipamentos, trocar óleo e filtros, completar reservatórios, verificar, solucionar ou informar vazamentos. Desempenhar outras atividades correlatas.

VIGILANTE

Exercer a vigilância em áreas definidas, controlando a entrada de pessoas, adotando providências tendentes a evitar roubos e furtos, incêndios e danificações na área sob sua guarda; orientar o público, fornecendo informações conforme procedimentos definidos; controlar a utilização de estacionamento interno de veículos; efetuar a limpeza do local de trabalho; apresentar relatório de ocorrências, para fins de controle e providências. Desempenhar outras atividades correlatas.

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO PROFESSOR

Planejar e ministrar aulas, coordenando o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino; elaborar e executar programas educacionais; selecionar e elaborar o material didático utilizado no processo ensino-aprendizagem; organizar a sua prática pedagógica, observando o desenvolvimento do conhecimento nas diversas áreas, as características sociais e culturais do aluno e da comunidade em que a unidade de ensino se insere, bem como as demandas sociais conjunturais; elaborar, acompanhar e avaliar projetos pedagógicos e propostas curriculares; participar do processo de planejamento, implementação e avaliação da prática pedagógica e das oportunidades de capacitação; organizar e divulgar produções científicas, socializando conhecimentos, saberes e tecnologias; desenvolver atividades de pesquisa relacionadas à prática pedagógica; contribuir para a interação e articulação da escola com a comunidade; acompanhar e orientar estágios curriculares; acompanhar e apoiar a prática pedagógica desenvolvida na escola; estimular atividades artísticas, culturais e esportivas na escola; localizar demandas de capacitação em serviço e de formação continuada; programar e executar capacitação em serviço; participar da formulação e aplicação do processo de avaliação escolar; acompanhar a dinâmica escolar e coordenar ações inter-escolares; supervisionar a vida escolar do aluno; zelar pelo funcionamento regular da escola; assessorar o processo de definição do planejamento de políticas educacionais, realizando diagnóstico, produzindo, organizando e analisando informações; promover a divulgação, monitorar e avaliar a implementação das políticas educacionais; realizar avaliação psico­pedagógica e prestar atendimento aos alunos portadores de deficiência. Desempenhar outras atividades correlatas.

Saudade do Iguaçu, 22 de outubro de 2012.

Rogério Gallina
Prefeito

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GERAL

CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL

CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO

CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO

PROGRAMA:

PORTUGUÊS:

Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação.Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Níveis de linguagem.Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Hiperonímia e hiponímia. Ortoépica e prosódia. A norma culta. Sistema ortográfico vigente. Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais. Colocação dos pronomes átonos. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos.Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA:Conjunto.Conjunto.Conceito. Notação. Pertinência. Igualdade. Subconjunto. Operações: União, Interseção, Diferença. Número de elementos - Problemas.Conjuntos Numéricos. Números naturais: Operações fundamentais; fatorização; divisibilidade; máximo divisor comum (MDC) e mínimo divisor comum (MMC). Números inteiros: Números relativos; valor absoluto; operações. Números racionais: Fração (equivalência, simplificação, redução ao mesmo denominador); operações com frações ordinárias; operações com números decimais; dízimas periódicas; média aritmética ponderada. Números reais: A reta real; intervalos; radicais (propriedades, simplificação, operações, racionalização de denominadores). Expressões Algébricas Expressões algébricas: valor numérico; classificação; operações; produtos notáveis; fatoração; MDC e MMC; frações algébricas (simplificação, operações); polinômios (identidade, operações, divisibilidade). Equações e inequações do 1º grau. Sistemas de equações do 1º grau a duas variáveis. Problemas do 1º grau. Equações do 2º grau: resolução, relações entre coeficientes e raízes. Sistema do 2º grau a duas variáveis. Problemas do 2º grau. Sistema Legal De Unidades De Medir.Unidade de medida de comprimento - Perímetro de polígonos. Unidade de medida de superfície - Área de polígonos. Unidade de medida de volume - Volume de sólidos. Unidade de medida de capacidade. Relação com medida de volume. Unidade de medida de massa. Unidade de medida de tempo. Matemática Comercial Razão e proporção. Grandezas proporcionais. Divisão proporcional. Regra de três. Porcentagem. Juros simples. Geometria Elementos fundamentais: ponto, reta e plano. Posições relativas de duas retas. Semirreta. Segmento de reta. Medida de um segmento de reta-segmentos congruentes. Segmentos proporcionais - Teorema de Tales. Ângulos: Conceito, medida, classificação, congruência. Ângulos complementares e ângulos suplementares. Ângulos adjacentes e ângulos opostos pelo vértice. Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal. Polígonos convexos: conceito, classificação. Triângulos: conceito, elementos, classificação. Relações entre ângulos de um triângulo. Triângulo retângulo - Teorema de Pitágoras. Área das figuras planas Análise Combinatória. Arranjos simples. Permutações simples. Combinações simples.

CONHECIMENTOS GERAIS

Atualidades, Geografia e História do Brasil, Paraná e Município de Saudade do Iguaçu.

CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL SERVIÇOS GERAIS

PROGRAMA:

PORTUGUÊS

Interpretação e Compreensão de texto. Conhecimentos Linguísticos: Morfossintaxe. Frase: nominal e verbal. Oração. Estrutura do período simples. Termos essenciais da oração: sujeito e predicado. Concordância verbal e nominal. Pontuação.Ortografia. Acentuação Gráfica. Classes de palavras. Substantivo. Adjetivo. Numeral. Pronome. Verbo. Advérbio. Conjunção. Sílaba. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e acento tônico. Divisão silábica. Acento tônico

MATEMÁTICA

As quatro (4) operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), com números inteiros e fracionários e nomes dos termos de cada operação. Sistema Monetário (incluindo problemas).Números pares e ímpares Algarismos romanos. Porcentagem. Sistemas de Medidas: comprimento, capacidade, massa, superfície e volume. Sistema Métrico Decimal.MDC (Múltiplo Divisor Comum).MMC (Mínimo Múltiplo Comum).Termo desconhecido (sentença matemática), envolvendo problemas.

CONHECIMENTOS GERAIS

- Atualidades, Geografia e História do Brasil, Paraná e Município de Saudade do Iguaçu. Saudade do Iguaçu, 22 de outubro de 2012.

Rogério Gallina
Prefeito

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PARA OS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL, GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO E PARA OS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO

ADVOGADO

I - DIREITO CONSTITUCIONAL. Dos direitos e garantias fundamentais. Dos Municípios. Da Administração Pública. Dos Servidores Públicos. Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Da tributação e do orçamento. Das limitações do poder de tributar. Dos impostos da União. Dos Impostos dos Estados e do Distrito Federal. Dos impostos dos Municípios. Das finanças públicas. Da ordem econômica e financeira. Dos princípios gerais da atividade econômica. Lei de Responsabilidade Fiscal. II DIREITO CIVIL. Ato jurídico: modalidade e formas. Efeitos do ato jurídico: nulidade, atos lícitos, abuso de direito e fraude à lei. Prescrição: conceito, prazo, suspensão, interrupção e decadência. Obrigações: obrigação de dar, de fazer e não fazer; obrigações alternativas, divisíveis, indivisíveis, solidárias; clausula penal. Extinção das obrigações de pagamento - Objeto e prova, lugar e tempo de pagamento; mora; compensação, novação, transação; direito de retenção. Responsabilidade civil. Direitos reais. Contratos em geral: Empréstimo; comodato; mutuo; prestação de serviço; empreitada; mandato; fiança; extinção. III DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Ação, pretensão, condição da ação, classificação. Processo e procedimento; formação, extinção e suspensão do processo; pressupostos processuais. Prazos: classificação, princípios, contagem, preclusão, prescrição. Sujeitos da relação processual: partes, litisconsórcio e capacidade de ser parte de estar em juízo. Pedido: petição inicial - requisitos e vícios; pedido determinado, genérico e alternativo; cumulação de pedidos; interpretação e alteração do pedido. Resposta do réu; contestação, exceção e objeção; exceções processuais: incompetência, reconvenção; revelia; ação civil pública. Sentença e coisa julgada. IV DIREITO TRIBUTÁRIO. Código Tributário Nacional. Competência tributaria. Impostos. Taxas. Contribuição de melhoria. Obrigação tributária. Crédito tributário. Administração tributaria. V DIREITO ADMINISTRATIVO. Administração Pública. Atos administrativos. Licitação. Contratos administrativos. Serviços públicos e administração indireta/Entidades Paraestaduais. Domínio Público (Bens Públicos). Responsabilidade Civil da administração. Controle da administração pública. Improbidade administrativa. Processo administrativo e sindicância. Tomada de contas especial. VI DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sujeitos da relação de emprego. Trabalhador autônomo, avulso eventual e temporário. O empregador; sucessão de empregadores. O contrato de trabalho. Vícios e defeitos. Espécie do contrato de trabalho. Remuneração. Duração do trabalho: jornada, repouso, férias. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Terminação do contrato de trabalho. Rescisão. Aviso prévio. Fundo de garantia do tempo de serviço. Sentença. Recursos no processo do trabalho. Lei 8.666/93 e alterações posteriores; Lei complementar nº 101/00; Lei nº 11.107 de 06 de Abril de 2005.

ARQUITETO

Projeto de Arquitetura: métodos e técnicas de desenhos e projeto; programação de necessidades físicas das atividades, estudos de viabilidade técnico-financeira, informática aplicada à arquitetura, controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso). Normas técnicas Projeto de Arquitetura. Conhecimento de AutoCad. Projetos complementares: especificação de materiais e serviços, dimensionamento básico, instalações elétricas e hidrossanitárias, elevadores, ventilação/ exaustão, ar-condicionado, telefonia, prevenção contra incêndio. Programação, controle e fiscalização de obras: orçamento e composição de custos, levantamento quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro. Projeto de Urbanismo e Paisagismo: métodos e técnicas de desenho e projeto urbano e de paisagismo, noções de sistema cartográfico e de geoprocessamento, dimensionamento e programação de equipamentos públicos e comunitários, sistema viário, sistema de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental.Legislação de Parques e Jardins. Planejamento urbano: uso do solo, gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos, licenciamento ambiental, instrumentos econômicos e administrativos), aspectos sociais e econômicos do planejamento. Legislação Ambiental e Urbanística. Políticas Públicas de Preservação de ambientes históricas. Ética Profissional: Legislação referente à profissão de Arquiteto. Conhecimento sobre a legislação de entidades de classe profissional. Código de Ética - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

ASSISTENTE SOCIAL

O código de ética profissional do assistente social. Instituições Públicas e Políticas Públicas. Pobreza e desigualdade social no Brasil. Gestão social das Políticas Públicas: elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais. Pesquisa em Serviço Social. Conselhos e Conferências. Lei Orgânica da Assistência Social, Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Redes de atendimento. Desenvolvimento local: concepção de território, participação no poder local, planejamento participativo, plano diretor, questões sociais urbanas e rurais. Família: As novas modalidades de família, metodologias de abordagem familiar. O Adolescente e a violência. Drogas lícitas e ilícitas. O poder dos grupos de jovens. Estatuto da Criança e do Adolescente. Concepção metodológica das ações socioeducativas do Pro Jovem Adolescente: os coletivos juvenis no ProJovem Adolescente, eixos estruturantes do serviço socioeducativo.. Direitos Humanos e Cidadania: Lei nº. 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha). Declaração dos Direitos Humanos. Técnicas e dinâmicas de grupo.

CIRURGIÃO DENTISTA - ENDODONTISTA

Anatomia interna dental. Etiologia, diagnóstico e plano de tratamento das alterações pulpares e periapicais. Tratamento conservador da polpa dental. Cirurgia de acesso à cavidade pulpar. Preparo químico-mecânico dos canais radiculares: instrumentos e substâncias químicas. Medicação intracanal. Obturação dos canais radiculares: materiais obturadores e técnicas. Retrata mento dos canais radiculares. Tratamento das urgências na Endodontia. Terapêutica sistêmica coadjuvante ao tratamento endodôntico. Traumatismo dental - lesões traumáticas da dentição permanente. Tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta.

CONTADOR

Lei 8.666/93 e alterações - Lei de Licitações. Lei 101/2000 e alterações - Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei 4320/64. Constituição de 1988 - Finanças Públicas. Finanças públicas na constituição de 1988. Atividade financeira do Município: conceitos, características e finalidades. Direito financeiro: conceito e delimitação. Orçamento Público: conceito, espécies, natureza jurídica, elementos essenciais, classificação, princípios orçamentários, vedações constitucionais, normas gerais do Direito Financeiro (Lei nº 4.320 de 17/03/1964; fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos). Despesas públicas: conceito, aspectos jurídicos e econômicos, classificação, processamento, autorização, empenho, liquidação e pagamento. Despesas com pessoal e encargos sociais, juros e encargos sociais da dívida, outras despesas correntes, investimentos, inversões financeiras, amortização da dívida. Receita pública: conceito, classificação, fontes e estágios. Receita Corrente Líquida. Crédito Público e Dívida Pública. Créditos adicionais: suplementares, especiais e extraordinários e fontes para sua abertura. Reserva de Contingência. Despesas de exercícios anteriores. Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101 de 4/5/2000): Princípios e objetivos; Disposições preliminares; Planejamento; Receita pública; Despesa pública; Transparência; Controle e fiscalização; Transferências voluntárias; Destinação de recursos para o setor privado, dívida e endividamento; Gestão patrimonial; Disposições finais e transitórias. Relatório Resumido da Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal para Estados e Municípios exigidos pela Lei 101/00 (LRF). Sistema Integrado de Administração Financeira para os Estados e Municípios - SIAFEM: conceito, objetivos, principais documentos. Portaria 448 STN. Resolução TCE - Provimento 29/94.

ENFERMEIRO

Fundamentos de Enfermagem: Bioética. Processo de Enfermagem. Diagnóstico e consulta de enfermagem. Drogas, soluções, preparo e administração de medicamentos. Técnicas de enfermagem. Exame físico. Enfermagem Médico-Cirúrgica: Assistência de enfermagem a pacientes com problemas de saúde clínicos e cirúrgicos. Enfermagem em emergência. Enfermagem em terapia intensiva. Enfermagem na Atenção Básica: Assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias nos programas de atenção básica em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade, considerando as áreas estratégicas da atenção básica. Vigilância Epidemiológica. Enfermagem Pediátrica: Assistência ao recém-nascido, criança e adolescente com problemas de saúde clínicos e cirúrgicos. Enfermagem Obstétrica e Ginecológica: Assistência de enfermagem à mulher nos processos de gestação, parto, e puerpério. Planejamento familiar. Amamentação. Assistência nas afecções ginecológicas clínicas e cirúrgicas. Administração em Serviços de Enfermagem: Princípios fundamentais. Atribuições e atividades dos componentes de enfermagem. Gerenciamento de Recursos humanos e materiais.

FARMACÊUTICO/ BIOQUÍMICO

Farmacologia: Farmacocinética: Absorção, distribuição e eliminação de fármacos. Farmacodinâmica: Mecanismos de ação de fármacos. Princípios básicos da toxicologia: tratamento de intoxicações. Fármacos que atuam no sistema nervoso autônomo e sistema nervoso central. Autacóides. Fármacos utilizados no sistema urinário, cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, reprodutor e hematopoiético. Quimioterapia: antimicrobiana, antineoplásica e antiparasitária. Vitaminas. Farmacotécnica: Formas farmacêuticas obtidas por divisão mecânica: pós, comprimidos, drágeas e cápsulas. Formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica: emulsões, suspensões e aerossol. Soluções, extratos, tinturas e xaropes. Pomadas, cremes e pastas. Outras formas farmacêuticas: supositórios, colírios e injetáveis. Desenvolvimento farmacêutico: sistema de liberação de fármacos, estabilidade, preservação e aditivos utilizados em medicamentos. Boas Práticas de Fabricação e controle de qualidade na produção de medicamentos. Farmácia hospitalar: Controle de infecções hospitalar; uso racional de antibióticos terapêuticos e profiláticos, técnicas de esterilização e desinfecção. Estrutura organizacional e funções da farmácia hospitalar: seleção, aquisição, armazenamento, manipulação, distribuição e informações sobre medicamentos. Estudo de utilização de medicamentos. Noções de epidemiologia: desenhos de estudos e aplicações. Nutrição Parenteral, Quimioterapia antineoplásica e manipulação de outras misturas intravenosas. Biossegurança: equipamentos de proteção individual e equipamentos de contenção, mapas de risco. . Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Legislação Farmacêutica: Regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Nutrição Parenteral. Medicamentos genéricos e excepcionais. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. Formas de aquisição de Medicamentos, Central de Abastecimento Farmacêutico, Assistência e Atenção Farmacêutica, Farmacoepidemiologia.

FISIOTERAPEUTA

Fisioterapia:conceituação, recursos e objetivos.Reabilitação: conceituação,objetivos, sociologia, processo e equipe técnica. Papel nos serviços de saúde. Modelos alternativos de atenção à saúde das pessoas deficientes. Processo de avaliação de fisioterapia: semiologia; exame e diagnóstico, postura, diagnósticos das anomalias posturais (pato mecânica e correção). Processos incapacitantes mais importantes (processo de trabalho, problemas de atenção à saúde pré, peri, pós-natal e na infância, doenças infectocontagiosas, crônico-degenerativas e as condições de vida). Trabalho multidisciplinar em saúde; papel profissional e as instituições de saúde. Fisioterapia em Traumato-Ortopedia. Fisioterapia em Neurologia e Neuro-Pediatria. Fisioterapia em Pneumologia. Fisioterapia nas Afecções Reumáticas. Fisioterapia em Queimados. Fisioterapia em Cardiologia e Angiologia. Fisioterapia em Ginecologia e Reeducação Obstétrica. Fisioterapia em Geriatria. Reabilitação profissional: conceito, objetivos, processo e equipe técnica. Recursos terapêuticos em Fisioterapia. Prevenção: modelos alternativos de atenção à saúde.

MÉDICO

Parada Cardiorrespiratória, arritmias cardíacas,insuficiência coronariana aguda, infarto agudo do miocárdio, dissecção aórtica, emergências hipertensivas, choques. SARA,oxigenioterapia, insuficiência respiratória aguda, embolia pulmonar. Cetoacidose diabética, coma hiperosmolar, crise tireotóxica, insuficiência supra-renal. Infecção no hospedeiro imuno comprometido, sepse, infecções hospitalares, endocardite infecciosas, meningites. Distúrbio hidroeletrolítico e ácido-base, insuficiência renal aguda. Insuficiência hepática, pancreatite aguda, hemorragia digestiva alta e baixa, abodmen agudo. Distúrbios da hemostasia, indicações do uso do sangue e derivados. Comas, acidentes vasculares encefálicos, estado de mal epilético. Sedação e analgesia. Gastroenterologia: doenças do esôfago, doença péptica, câncer gástrico, síndrome disabsortiva, doenças inflamatórias do intestino, câncer do colon, hipertensão porta, diagnóstico diferencial das icterícias, cirrose hepática. Pneumologia: asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, câncer de pulmão, doenças da pleura. Reumatologia: diagnóstico diferencial das artrites, artrite reumatóide, lupus eritematoso sistémico, gota. Cardiologia: insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, cardiomiopatias. Hematologia: diagnóstico diferencial das anemias, interpretação clínica do hemograma, diagnóstico diferencial das linfoadenopatias e esplenomegalias. Neurologia: cefaléias, epilepsias, polineuropatias. Nefrologia: insuficiência renal crônica, síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, infecção urinária. Endocrinologia: diabetes mellitus, distúrbios da tireoide. Infectologia: síndrome da imunodeficiência adquirida, febre de origem obscura, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, leptospirose, toxoplasmose, mononucleose infecciosa, citomegalovirose, dengue, doença inflamatória pélvica, antibioticoterapia e drogas antivirais. Interpretação dos exames complementares básicos e principais métodos de imagem, fundamentos da farmacologia e terapêutica aplicada. Febre amarela.

MÉDICO VETERINÁRIO

Estatística vital: definições e conceitos.Levantamento de dados. Estatísticas de morbidade: prevalência, incidência; proporções, coeficientes, índices utilizados em estudos de saúde. Coeficientes ou taxas de mortalidade, morbidade e letalidade: gerais, específicos. Bio­estatística aplicada à Saúde Pública: apuração e levantamento de dados. Levantamento de dados, identificação de tipos variáveis. Tabelas de freqüência: representação gráfica. Análise de distribuição de freqüências: medidas de posição; medidas de dispersão; diagramas de controle. Doenças infecto-contagiosas em saúde pública veterinária: determinadas por bactérias: estreptococciases, tuberculose, pasteurelose, estafilococciases, brucelose, salmonelose, shigueloses, peste bubônica, vibriose, leptospirose; determinadas por vírus: raiva, encefalites eqüinas, aftosa; determinadas por protozoários: Febre Maculosa, leishmaniose, toxoplamose, tripanossomíase; determinadas por nematóides: triquinelose, ascaridíase, ancilostomíase; determinadas por trematóides: esquistossomoses, cercarioses; determinadas por cestóides: teníase, cisticercoses, equinococoses. Epidemiologia: conceitos; cadeia epidemiológica. Controle sanitário de alimentos: intoxicações e toxi-infeccções; profilaxia das intoxicações e toxi­infecções alimentares. Zoonoses: conceituação e classificação de zoonoses. Controle de raiva, controle de roedores, controle de vetores. Controle de produtos de uso veterinário. Clínica e cirurgia veterinária. Legislação sanitária federal e estadual. Fundamentos microbiológicos. Fontes de contaminação. Vias de transmissão. Higiene, plano de prevenção e condutas na toxi-infecção alimentar. Cuidados na prevenção de alimentos. Procedimentos para avaliação dos surtos de toxi-infecção. Conhecimentos de legislação vigente.

NUTRICIONISTA

Nutrientes: definições e classificação; funções, digestão, absorção, transporte e excreção. Energia. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-base. Fontes alimentares. Deficiência e toxicidade. Nutrição:alterações fisiológicas nos diversos ciclos de vida: primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, gestante, nutriz, adulto e idoso; recomendações nutricionais. Avaliação Nutricional: conceitos, métodos de avaliação nos diferentes ciclos de vida; Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Terapia Nutricional: nas patologias cardiovasculares e pulmonares; nas patologias do sistema digestivo e glândulas anexas; nas afecções endócrinas e do metabolismo; nas patologias do sistema renal e das vias urinárias; nas doenças infectoparasitárias; na doença neoplásica; na obesidade; nas anemias; no estresse metabólico; nas alergias e intolerâncias alimentares; na desnutrição protéico-energética. Métodos de Suporte Nutricional. Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais: obesidade, desnutrição protéico-energética; anemia ferropriva; hipovitaminose A. Controle Higiênico-Sanitário: fundamentos microbiológicos; contaminação, alteração e conservação de alimentos; toxinfecções alimentares. Técnica Dietética: conceitos, classificação, características dos alimentos; pré-preparo e preparo dos alimentos. Educação, Saúde e Nutrição: aspectos, conceitos e métodos de ensino envolvidos na prática da Educação e Saúde. Integralidade. Evolução e mudanças nos hábitos alimentares. Políticas, Programas e Projetos de Saúde: SUS; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Programa Saúde da Família; Bolsa Família; Programa Saúde do Adolescente; Programa de Saúde do Idoso, Programa de Saúde da Mulher; Projeto de Promoção da Saúde; Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento; Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

PSICÓLOGO

História da Psicologia - Período Pré Científico - Filósofos Gregos - Sócrates, Platão, Aristóteles - Santo Agostinho - A Escolástica - Renascimento - Descartes - Empirismo Inglês - Associalismo - Materialismo Científico do século XIX - Bases Filosóficas do Comportamento - Sistema Nervoso. Micro-Visão: neurônios, sinapses, impulso nervoso, vias nervosas, Reflexo e Arco reflexo. Macro-Visão: Sistema Nervoso Central e Periférico. Localização das principais funções. O cérebro como organizador. O Sistema Nervoso e o Psiquismo. - Escolas Psicológicas - Período Científico - Estruturalismo - Pragmatismo - Funcionalismo - Reflexologia - Behaviorismo - Psicanálise - Gestalt - Humanismo - Psicologia Contemporânea 2 - Definição - Objeto - Métodos de Psicologia: descritivos, Experimentais e Estatísticos - Campos da Psicologia - Psicologia Clínica - Psicologia Experime - Psicologia do Desenvolvimento - Psicologia Social - Psicologia Jurídica - Psicologia Psicométrica - Aconselhamento Psicológico - Psicologia Educacional - Psicologia Escolar - Psicologia da Personalidade - Psicologia do Trabalho

PROFESSOR

Legislação Educacional Brasileira: Constituição Federal do Brasil;Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial; A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração; Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério - FUNDEB. Psicologia e Educação; Desenvolvimento infantil com base nas concepções de Vigotski e Jean Piaget (Zonas de Desenvolvimento e Fases de Aprendizagem); Avaliação do processo educativo; A Pedagogia por Projetos; A concepção sócio-construtivista de educação; As Inteligências Múltiplas; Metodologias de Ensino para Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Saudade do Iguaçu, 22 de outubro de 2012.

Rogério Gallina
Prefeito