Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE CEP 5 6304-205.
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O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 19 de dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 22 de dezembro de 2008, e considerando as disposições da Lei nº 8.745 de 09 de dezembro de 1993, alterada pela Lei nº 9.849 de 2 6 de outubro de 1999, do Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, torna público que estarão abertas, no período de 04/03 a 13/03/2011, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de Professor Substituto, nas condições que seguem:
1. Das vagas, área de conhecimento, área de atuação, formação profissional exigida, regime de trabalho, valor d a inscrição e prazo de vigência do contrato:
VAGAS | ÁREA DO CONHECI- MENTO | ÁREA DE ATUAÇÃO | FORMAÇÃO PROFISSIO- NAL | REGIME DE TRABALHO | COLEGIADO/ CAMPUS DE LOTAÇÃO | VALOR DA INSCRI- ÇÃO | PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO |
01 | Marketing | Administração e marketing, marketing de serviços. | Graduação em Administração de Empresas; Graduação em outra área desde que possua Especialização em Marketing ou Mestrado em Administração. | 20h | Administração / Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
01 | Administração Geral e Agronegócio | Administração geral, Gestão do Agronegócio; Introdução a Administração, Teoria Geral da Administração, Administração Rural, Comportamento Organizacional. | Graduação em Administração de Empresas; Graduação em outra área desde que possua Especialização em Administração ou Mestrado em Administração. | 20h | Administração / Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
01 | Estratégia e Organizações | Estratégia Organizacional, Metodologia de Pesquisa em Administração, Empreendedorismo ,Teoria Geral da Administração, Tecnologia e Sistemas de Informação. | Graduação em Administração ou Mestrado em Administração ou Pós-graduação na área de conhecimento. | 20h | Administração / Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
01 | Medicina de Comunidade e Saúde da Família | Introdução a Medicina; Ética e Bioética; Saúde da Família e Comunidade; Residência em Saúde da Família; Internato; Núcleo Temático; Atividade da Policlínica. | Graduação em Medicina e Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade ou Saúde Pública | 20h | Medicina/ Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
02 | Saúde Coletiva | Saúde Coletiva, Vigilância epidemiológica; Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Estratégia Saúde da Família e participação em aulas práticas em unidades de saúde e laboratórios. | Graduação em Enfermagem | 20h | Enfermagem/ Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
01 | Processos Grupais e Psicossociais | Processos Grupais, Processos Psicossociais no Trabalho, Núcleos Temáticos e outras disciplinas do núcleo comum. | Graduação em Psicologia | 20h | Psicologia/ Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
01 | Pediatria | Medicina Geral da Criança I; Medicina Geral da Criança II; Participação nos núcleos temáticos e Assistir pacientes no PSF, Policlínica e na rede Hospitalar. | Graduação em Medicina com Especialização em Pediatria. | 20h | Medicina/ Campus Petrolina | R$ 40,00 | 6 meses |
01 | PMC do Sistema Nervoso | Patologia Médico- Cirúrgica do Sistema Nervoso; Neuroanatomia; Participação nos núcleos temáticos e na rede Hospitalar. | Graduação em Medicina com Especialização em Neurologia ou Neurocirurgia OU com mestrado. | 20h | Medicina/ Campus Petrolina | R$ 40,00 | 6 meses |
01 | Metodologia da Pesquisa | Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa. | Qualquer graduação, com no mínimo, curso de especialização. | 20h | Medicina Veterinária/ Campus Ciências Agrárias | R$ 40,00 | 1 ano |
01 | Patologia Veterinária | Patologia Geral Patologia Veterinária especial | Graduação em Medicina Veterinária | 20h | Medicina Veterinária/ Campus Ciências Agrárias | R$ 40,00 | 6 meses |
01 | Microbiologia / Parasitologia | Microbiologia, Parasitologia e participação em Núcleos Temáticos | Graduação em Ciências Biológicas ou Biomedicina ou Farmácia ou Enfermagem ou Medicina. | 20h | Ciências Farmacêuticas / Campus Petrolina | R$ 40,00 | 1 ano |
1.1 O Professor Substituto aprovado neste PSS ficará lotado no colegiado acadêmico para o qual prestou a seleção, podendo, a critério da Administração, ministrar disciplinas de sua a área de conhecimento/ área de atuação em outro curso/campus.
2. Dos requisitos dos candidatos
2.1 Poderão se candidatar à presente seleção de Professor Substituto, brasileiros que atendam às seguintes exigências, que deverão ser comprovadas no ato da contratação:
a) gozar dos direitos políticos;
b) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
c) ter idade mínima de 18 anos completos;
d) comprovar formação profissional e titulação exigidas para a área de conhecimento a qual concorreu;
e) não seja ocupante de cargo efetivo da carreira do magistério, de que trata a Lei no 7.59 6 de 10/04/87;
f) comprovar formalmente a compatibilidade de horários, se servidor de nível superior da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas;
3. Das inscrições
3.1 Período e horário: das 8 horas do dia 04 de março às 23 horas e 50 minutos do dia 13 de março de 2011, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico ( www.concurso.univasf.edu.br ).
3.2 O valor da taxa de inscrição, estabelecido no quadro do item 1, deverá ser recolhido no Banco do Brasil, através do formulário (GRU) adquirido pela internet no endereço ( www.concurso.univasf.edu.br ), e o seu preenchimento dar-se-á conforme segue: Unidade Favorecida Código (UG) 154421, Gestão 2 6230, Recolhimento Código 28883-7, Referência Código 10041909, Competência 03/2011.
3.3 O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento do requerimento de inscrição.
3.4 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar-se de que atenderá a todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo para o qual pretende concorrer, conforme item 2.1 deste edital.
3.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.
3. 6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.
3.7 O pagamento da GRU poderá ser até o dia 14/03/2011 desde que o candidato tenha efetuado a inscrição até as 23 horas e 50 minutos do dia 13/03/2011.
3.8 Não serão aceitas inscrições condicionais ou extemporâneas.
3.9 A confirmação da inscrição será disponibilizada no site:
( www.concurso.univasf.edu.br ) a partir do dia 18/03/2011.
3.10 Os programas das áreas de conhecimento/área de atuação estarão disponíveis no local das inscrições e no endereço eletrônico da UNIVASF ( www.concurso.univasf.edu.br ), conforme o Anexo II deste edital.
3.11 Expirado o prazo das inscrições e verificada a inexistência de candidatos inscritos para determinada(s) área(s), poderão ser reabertas as inscrições para a classe imediatamente inferior, sendo posteriormente divulgado o cronograma das provas.
4. Da isenção d a taxa de inscrição
4.1 Conforme o Decreto 6.593, de 02.10.2008, publicado em 03.10.2008, o candidato poderá requerer isenção da taxa de inscrição desde que:
4.1.2 Esteja inscrito no cadastro para programas sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto no 6.135, de 2 6.0 6.2007;
4.1.3 Seja membro de família de baixa renda, nos termos do decreto acima;
4.2 O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante requerimento do candidato, conforme modelo (Anexo III) disponibilizado na página eletrônica da UNIVASF: ( www.concurso.univasf.edu.br ), no qual deverá constar: indicação do número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico; e declaração de que atende à condição descrita no item 4.1 e subitens. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto 83.93 6, de 06 de setembro de 1979.
4.3 O candidato deverá entregar juntamente com o requerimento, cópia do RG.
4.4 Somente serão aceitos os requerimentos entregues na Secretaria de Recursos Humanos - SRH (Prédio da Reitoria), na Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, das 08 às 18 h, com intervalo para almoço, das 12 às 14h, no dia 10/03/2011.
4.5 A Comissão responsável pelo Processo de Seleção Simplificada informará ao candidato acerca do deferimento ou não do seu pedido.
4. 6 Caso a isenção não seja deferida, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição para concorrer às vagas do processo seletivo simplificado.
5. D a remuneração
5.1 A remuneração do Professor Substituto será correspondente ao valor estabelecido para o nível 1(um) das classes Auxiliar, Auxiliar com Especialização, Assistente ou Adjunto da carreira docente do Magistério Superior, para o qual o contratado possua a qualificação requerida, conforme disposto no Decreto no 94. 664, de 23 de julho de 1987, na Lei Delegada 13/92 e nas Leis 11.344/2006 e 11.784/2008, observando no cálculo o regime de 20 horas semanais, ficando proibida qualquer alteração salarial ou progressão funcional por titulação, conforme tabela abaixo:
Cargo / classe / padrão | Regime de trabalho | Remuneração básica (R$) | Retribuição por Titulação (R$) | Gratificação Executiva de Magistério Superior (R$) | Remuneração Total (R$) |
Professor Adjunto I | 20h | 747,97 | 564,26 | 970,00 | 2.282,23 |
Professor Assistente I | 20h | 645,76 | 226,77 | 965,56 | 1.838,09 |
Professor Auxiliar I com Especialização | 20h | 557,51 | 78,18 | 961,12 | 1.596,81 |
Professor Auxiliar I | 20h | 557,51 | 0,00 | 961,12 | 1.518,63 |
6. Das especificações do Processo Seletivo Simplificado (PSS)
6.1 O PSS será coordenado por uma Comissão Organizadora, designada pelo Reitor, a qual definirá uma Banca Examinadora para cada vaga, constituída de três professores indicados pelo Colegiado solicitante.
6.2 O PSS não se constitui em concurso público para ingresso efetivo na Carreira do Magistério Superior.
6.3 O PSS deverá constar de prova didática aberta ao público, exceto para os candidatos concorrentes, e de exame de títulos (com pontuação constante no Anexo I), conforme tabela abaixo discriminada:
AVALIAÇÃO | NOTA | PESO | PONTUAÇÃO MÁXIMA | CARÁTER |
Prova Didática | Até 100 | 0, 6 | 60 | ELIMINATÓRIO |
Exame de Títulos | Até 100 | 0,4 | 40 | CLASSIFICATÓRIO |
6.4 A prova didática, que visa demonstrar a capacidade do candidato de expor seus conhecimentos de maneira clara e organizada, observará o tema estabelecido por sorteio com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência. O candidato que não comparecer ao sorteio do ponto estará automaticamente eliminado. O tema a ser exposto na aula didática será sorteado entre os assuntos constantes de cada programa.
6.4.1 Caso haja mais de um candidato inscrito em determinada área, todos os candidatos deverão comparecer no início dos trabalhos, no horário previamente informado no sorteio do tema, para sorteio da ordem de apresentação na prova didática. O não comparecimento no sorteio da ordem de apresentação no horário previsto implicará, também, na eliminação do candidato.
6.5 Esta prova, cuja assistência é vedada aos demais candidatos, será realizada em sessão pública e terá duração mínima de quarenta e máxima de cinqüenta minutos.
6. 6 Antes da realização da prova didática o candidato deverá entregar para a banca examinadora currículo devidamente comprovado, para efeitos de pontuação na prova de títulos.
6.7 O candidato deverá elaborar e entregar o Plano de Aula à Banca Examinadora, em três vias.
6.8 Para efeitos de pontuação na prova didática serão observados dos candidatos:
a) conhecimento sobre o assunto;
b) clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;
c) linguagem correta e adequada;
d) utilização adequada do tempo;
e) elaboração e execução do plano de aula.
6.9 O candidato que não obtiver o mínimo de 70 (setenta) pontos na nota da prova didática será desclassificado.
6.10 Em caso de empate na classificação final serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:, I - maior nota obtida na prova didática, II - maior nota no exame de títulos acadêmicos, III - maior idade.
6.11 Não será admitida revisão da prova didática ou segunda chamada.
6.12 O quadro geral das notas obtidas pelos candidatos será divulgado no endereço eletrônico ( www.concurso.univasf.edu.br ).
6.13 O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato no dia da realização da prova didática, aferindo-se a pontuação conforme anexo I deste edital. Os documentos não certificados ou não comprovados não serão analisados pela Banca Examinadora.
6.14 A Comissão Organizadora não disponibilizará equipamentos audiovisuais para a realização da prova didática. Caso queira utilizar tais recursos, o candidato deverá providenciá-los.
7. D a realização das provas
7.1 O sorteio do ponto e a prova de aptidão didática serão realizados no Campus de PetrolinaPE.
7.2 O sorteio do ponto acontecerá no dia 24/03/2011, em horário a ser divulgado posteriormente.
7.3 O sorteio da ordem de apresentação e a prova didática serão realizados na data de 25/03/2011, respeitando-se o intervalo mínimo de 24 (vinte e quatro) horas do sorteio do ponto.
8. Dos recursos
8.1 Nos dias 28 e 29 de março de 2011, os candidatos poderão apresentar recurso à Comissão Examinadora, desde que fundamentado, que responderá por escrito, quanto ao mérito do pedido.
9. Das Disposições Gerais
9.1 Juntamente com a inscrição o candidato firmará compromisso declarando conhecer os termos deste edital e a regulamentação pertinente ao Processo Seletivo Simplificado.
9.2 O contrato do Professor Substituto observará o prazo estabelecido no quadro do item 1, podendo ser prorrogado (cfr. Inciso IV do art. 20, c/c o § 30 do art. 40 da Lei 8.745/93, com redação dada pela Lei no 9.849/99).
9.3 Os candidatos que já foram contratados com fundamento nas Leis 8.745/93 e 9.849/99, somente poderão ser novamente contratados após decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último contrato.
9.4 Uma vez emitido o parecer conclusivo da Comissão Organizadora, o resultado será encaminhado ao Reitor para homologação e autorização da contratação e publicação no Diário Oficial da União.
9.5 A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a assinatura do contrato condicionada à observância das disposições da Lei no 8.745/93, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do processo seletivo e do exclusivo interesse e conveniência da Universidade.
9. 6 O Coordenador do Colegiado ao qual o professor substituto esteja vinculado comunicará à Secretaria de Recursos Humanos - SRH, com antecedência de 30 dias, o encerramento do contrato a fim de cessar o pagamento correspondente ao salário do professor substituto, caso não seja solicitada a renovação.
9.7 O presente Edital poderá ser revogado a qualquer momento, desde que motivo superveniente ou relevante assim o exigir, sem que isso venha gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.
9.8 Por ocasião do término do prazo de vigência do contrato, nenhuma indenização é devida ao contratado, tendo em vista a natureza jurídica do contrato de que trata este edital, salvo o pagamento de férias e gratificação natalina proporcional aos meses trabalhados.
9.9 A extinção do contrato de Professor Substituto se dará pelo término do prazo contratual, por iniciativa do contratado, comunicada por escrito com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, ou da Unidade, ou ainda poderá ser rescindido unilateralmente pela UNIVASF, sem que gere a obrigação de indenizar o contratado, caso este incorra na prática dos ilícitos previstos nos incisos I a XII do artigo 132 da Lei no 8.112/90, com alterações posteriores.
9.10 O processo seletivo simplificado terá prazo de validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado a critério da Administração.
9.11 O Processo Seletivo de que trata este Edital está regulamentado pela Lei 8745/93 e pela Lei 9849/99.
9.12 Não será devolvida qualquer documentação dos candidatos, mesmo os que não foram aprovados.
9.13 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do PSS.
PAULO CÉSAR DA SILVA LIMA Vice-Reitor no Exercício do Cargo de Reitor
ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2009, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009
Tabela de Pontuação para julgamento da Prova de Títulos nos Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior da UNIVASF
Grupo I - Títulos Acadêmicos - até 40 pontos
Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo:
Atividades | Pontos |
Diploma de Doutor ou Livre Docência | 40 |
Diploma de Mestre | 20 |
Certificado de Especialização | 08 |
Certificado de Residência Médica credenciada pelo MEC | 08 |
Diploma de Graduação | 05 |
Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão
Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 25 pontos:
Atividades | Pontos |
Exercício do Magistério no Ensino Superior | 0,5 pontos/semestre |
Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica | 0,3 pontos/ano |
Ensino não regular na área/ subárea do concurso: - Cursos (mínimo de 4 horas) - Conferências/ Palestras | 0,2 pontos por curso ministrado 0,1 pontos por evento (Até o limite de 02 pontos) |
Orientação de tese de doutorado aprovada | 4 pontos por tese |
Orientação de dissertação de mestrado aprovada | 2 pontos por tese |
Orientação de monografia de especialização aprovada | 0,5 pontos por monografia |
Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação | 0,2 pontos por monografia ou trabalho (até o limite de 03 pontos) |
Orientação de grupo PET | 0,5 pontos por grupo-ano (até o limite de 02 pontos) |
Orientação de aluno bolsista de iniciação científica | 0,2 pontos por bolsista-ano (até o limite de 02 pontos) |
Orientação de aluno bolsista de monitoria | 0,2 pontos por bolsista (até o limite de 02 pontos) |
Orientação de aluno bolsista de extensão | 0,2 pontos por bolsista (até o limite de 02 pontos) |
Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado | 0,3 pontos por tese |
Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior | 0,2 pontos por tese ou concurso |
Coordenação de projeto de extensão | 0,5 pontos por projeto (até o limite de 03 pontos) |
Participação em projeto de extensão | 0,25 pontos por projeto (até o limite de 1,5 pontos) |
Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 h/aula) | 0,2 pontos por curso (até o limite de 02 pontos) |
Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão | 0,2 pontos por semestre |
Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do Concurso - 75 pontos para os candidatos a Professor Titular. Para os candidatos a Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, até o limite de 25 pontos.
Atividades | Pontos |
Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN) Autor: Coautor: |
03 pontos por livro 02 pontos por livro |
Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN) Organizador: Coorganizador: |
1,5 pontos por livro 0,5 pontos por livro |
Capitulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN) Autor: Coautor: |
1,5 pontos por livro 0,5 pontos por livro |
Tradução de livro especializado Tradutor: Cotradutor: |
1,5 pontos por livro 0,5 pontos por livro |
Artigo completo publicado em periódico científico especializado, indexado e com corpo de árbitros e Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais. Autor/ co-autor: Qualis A1 Qualis A2 Qualis B1 Qualis B2 Qualis B3 Qualis B4 Qualis B5 Qualis C Sem qualis | 1,8/0,9 pontos 1,6/0,8 pontos 1,4/0,7 pontos 1,2/0,6 pontos 1,0/0,5 pontos 0,8/0,4 pontos 0,6/0,3 pontos 0,4/0,2 pontos |
Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais | 0,2 pontos por trabalho |
Relatório técnico de pesquisa publicado | 0,5 pontos por relatório |
Trabalhos técnicos e artísticos especializados na área do concurso | 0,5 por trabalho (até o limite de 02 pontos) |
Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais | 0,5 pontos por prêmio (até o limite de 02 pontos) |
Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados | 1 ponto p/ consultoria (até o limite de 04 pontos) |
Artigos especializados publicados na imprensa | 0,5 pontos por artigo (até limite de 2 pontos) |
Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos | 0,5 pontos por manual (até o limite de 04 pontos) |
Participação em congressos e seminários | 0,5 pontos por evento (até o limite de 2 pontos) |
Patente ou processos registrados de patente | 04 pontos por patente |
Grupo IV - Exercício de atividades ligadas à administração universitária
Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:
Atividades | Pontos |
Reitor | 2 pontos por ano |
Vice-Reitor, Diretor de Centro, Pró-Reitor | 1 ponto por ano |
Ocupantes de outros cargos de CD-3 e CD-4 | 0,5 pontos por ano |
Membro de Conselhos Superiores de Universidades | 0,2 pontos por ano |
Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós-graduação de caráter permanente | 0,2 pontos por ano |
Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual | 0,2 pontos por curso |
JOSÉ WEBER FREIRE MACEDO
Reitor da UNIVASF
ANEXO II
EDITAL Nº 14 DE 02 DE MARÇO DE 2011
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Área de conhecimento: MARKETING
1. Administração de Marketing (macro e micro);
2. Marketing Mix;
3. Composto de promoção e de comunicação: decisões e ferramentas;
4. Segmentação de mercado e posicionamento
5. Comportamento do consumidor: principais tendências no Brasil e no mundo;
6. Planejamento estratégico voltado ao mercado;
7. Marketing Global;
8. Diferenças entre produtos e serviços e especificidades do MKT de serviços X produto;
9. Criação e gerenciamento do relacionamento com o cliente: filosofia e tecnologias de suporte ;
10. Fatores críticos para o sucesso do mkt de serviço: processos, pessoas, ambiente físico entrega.
Área de conhecimento: ADMINISTRAÇÃO GERAL E AGRONEGÓCIO
1. Evolução do pensamento administrativo
2. Críticas à teoria weberiana da burocracia
3. Responsabilidade social empresarial
4. Habilidades e papéis do administrador
5. Comunicação e relações públicas nas organizações
6.- Abordagens do processo decisório
7. Correntes Metodológicas do Estudo dos Sistemas Agroindustriais: Commodity System Approach (CSA), Análise de Filiéres e os conceitos de Sistemas Agroindustriais e Agronegócio
8. Gerenciamento dos Sistemas Agroindustriais
9. Comercialização dos Sistemas Agroindustriais: processos, mecanismos de comercialização e estratégias de mercado de futuros e opções
10. Gestão da Qualidade Agroindustrial
Área de conhecimento: ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÕES
1. O conceito de estratégia, o processo da administração estratégica e as escolas do processo de formação de estratégia
2. Ambiente externo da organização: macroambiente, ambiente industrial, concorrência e grupos estratégicos
3. Ambiente interno da organização: recursos, capacidades e competências
4. Estratégias internacionais e estratégias corporativas
5. Estratégia genéricas (nível de unidade de negócio) e estratégia funcional
6. Implementação de estratégia e avaliação do desempenho organizacional
7. Natureza da pesquisa, identificação e construção do problema e do plano de pesquisa
8. Tipos, fontes, formas de coleta de dados e processo de amostragem
9. Estratégias de investigação: levantamento, estudo de caso, estudos observacionais, pesquisa-ação e experimentos
10. Técnicas analíticas para dados qualitativos e quantitativos
11. Sistemas de Informação
12. Sistemas de Suporte Gerencial e Organizacional
Área de conhecimento: MEDICINA DE COMUNIDADE E SAÚDE DA FAMÍLIA
1. Territorialização
2. Pré-natal
3. Doenças sexualmente transmissíveis
4. Diabetes Melitos
5. Hipertensão arterial sistêmica
6. Vacinação
7. Puericultura
8. Vigilância epidemiológica
9. Princípios gerais da oncologia
10. Princípios e diretrizes do SUS para a atenção básica
Área de conhecimento: SAÚDE COLETIVA
1. Vigilância Epidemiológica (Ações preconizadas pelo Sistema Único de Saúde nesta área e que são executadas pelos sistemas municipal, estadual e federal);
2. Vacinas e rede de frio (Mecanismos dos imunobiológico administrados na rede pública e privada. Calendário, dose, aplicação, conservação dos imunos na unidade e no município);
3. Hanseníase (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
4. Tuberculose (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
5. AIDS (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
6. Corrimento uretral e vaginal (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
7. Úlceras Genitais (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
8. Doenças exantemáticas (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
9. Leishmaniose visceral e tegumentar (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE);
10. Meningites (Mecanismos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento medidas de controle, organização dos serviços, medidas de saúde coletiva, investigação epidemiológica, SAE).
Área de conhecimento: PROCESSOS GRUPAIS E PSICOSSOCIAIS
1. Perspectiva histórica dos trabalhos e teorizações com grupos
2. Conceitos básicos: formação de grupos, definição de grupo, tipos de grupo, dimensões do comportamento em grupo, relações e conflitos intergrupos
3. O processo de comunicação e mediação simbólica nos grupos
4. Dimensões teórico-metodológicas das intervenções em contextos de grupos, instituições e organizações
5. Técnicas e estratégias de dinâmica de grupo em áreas diversas da psicologia: objetivos, planejamento e avaliação
6. Psicologia social e sua relação com a gestão de pessoas
7. Movimentos de grupo sob a perspectiva da psicologia institucional
Área de conhecimento: PEDIATRIA
1. Diarréia e desidratação aguda
2. Desnutrição
3. Aleitamento
4. Crescimento e desenvolvimento
5. Imunização
6. Infecções Neonatais crônicas
7. Doenças exantemáticas
8. Meningites
9. Asma brônquica
10. Infecções urinárias
Área de conhecimento: PMC DO SISTEMA NERVOSO
1. Evolução neuropsicomotora
2. Distúrbios estásticos do desenvolvimento cerebral
3. Hemorragias intracranianas
4. Encefalopatias não progressivas da infância
5. Cefaléia, traumatismo de crânio e encéfalo
6. Trauma raquimedular
7. Epilepsias e síndromes epilépticas
8. Edema cerebral, hipertensão intracraniana, hidrocefalias
9. Distúrbios da unidade motora
10. Doenças de origem vascular
11. Distúrbios neurocutâneos
12. Parkinsonismo
13. Morte cerebral
Área de conhecimento: METODOLOGIA DA PESQUISA
1. Modalidades de textos de conteúdo científico: caracterização e diferenciações
2. Redação de resumos e fichamento de textos: tipos e características
3. A composição de um projeto de pesquisa e de trabalhos de conclusão de cursos e relações entre as unidades constituintes
4. A construção de hipóteses de pesquisa
5. Tipos de pesquisa: básica, aplicada, experimental
6. Contribuição da filosofia grega antiga para o conhecimento científico
7. Técnicas e instrumentos de coleta de dados na pesquisa
8. Caracterização dos métodos quantitativos e qualitativos da pesquisa
9. Técnicas de análise de dados na pesquisa quantitativa e qualitativa
10. Técnicas para a preparação de Seminários: tipos de seminários e de apresentações
Área de Conhecimento: PATOLOGIA VETERINÁRIA
1. Sistema digestório
2. Glândulas anexas ao sistema digestório
3. Sistema respiratório
4. Sistema urinário
5. Alterações circulatórias
6. Distúrbios da pigmentação
7. Inflamação e reparação
8. Necrose
9. Distúrbios do crescimento e neoplasia
10. Técnica de necropsia, coleta e envio de material para laboratório.
Área de conhecimento: MICROBIOLOGIA/PARASITOLOGIA
1. Doença de Chagas
2. Leishmanioses humanas
3. Schistosoma mansoni e esquistossomose
4. Ascaris lumbricóides
5. Ancilostomideos
6. Anatomia bacteriana: Aspectos ultrastruturais e bioquímicos
7. Gênero Staphylococcus.
8. Gênero Mycobacteria
9. Estrutura, metabolismo, crescimento e mecanismos de reprodução dos fungos.
10. Propriedades gerais dos vírus