FUMEP - Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba - SP

Notícia:   25 vagas para Auxiliar de Administração na Fumep - SP

FUMEP - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº 006/2011

CONTRATAÇÃO POR PRAZO INDETERMINADO

AV. MONSENHOR MARTINHO SALGOT, 560 FONE (19) 3412-1100
CAIXA POSTAL 226 CEP: 13414-040
PIRACICABA - SP

O Prof. ANTONIO CARLOS COPATTO, Diretor Executivo da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba - FUMEP, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público para provimento imediato pelo regime da CLT de 15 (quinze) vagas para o cargo de AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO I e 10 (dez) vagas para o cargo de AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO II - área contábil, cujas contratações serão por PRAZO INDETERMINADO.

1. DA REGÊNCIA E REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 006/2011

O Concurso Público será regido por este Edital e seus anexos (instruções, retificações e outras publicações que dão direcionamento e esclarecimentos deste processo de seleção) e será realizado pela Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba.

2. DOS CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA, SALÁRIO E ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA

2.1. O presente Concurso Público visa o provimento dos cargos de Auxiliar de Administração I e Auxiliar de Administração II - área contábil, para um total de 25 (vinte e cinco) vagas existentes e distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

Cargos

N°de Vagas

Carga horária semanal

Salário (R$) Reais

Escolaridade Mínima Exigida

Auxiliar de Administração I

15

40h

1.400,00

Conclusão do Ensino Médio

Auxiliar de Administração II - área contábil

10

40h

1.400,00

Conclusão do Ensino Médio

2.2. O Concurso destina-se a selecionar candidatos para preenchimento de 25 (vinte e cinco) vagas existentes nesta data e mais as que se tornarem necessárias durante o prazo de validade deste Concurso, contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) conforme especificações abaixo:

2.3. O preenchimento das vagas dar-se-á em função das necessidades da entidade.

2.4. O ocupante do cargo irá exercer suas funções na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba - FUMEP, de acordo com a carga horária mencionada. O horário de trabalho será estabelecido pela Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba - FUMEP, de acordo com suas necessidades e conveniências, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.

2.5. Em conformidade com o disposto na Lei Complementar 683 de 18/09/92, Art. 1º, não serão reservadas vagas para deficientes físicos, uma vez que o seu percentual não atinge o mínimo de 1 (uma) vaga.

3. DAS INSCRIÇÕES

A inscrição implicará na completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

3.1. O candidato deverá inscrever-se em apenas 1 (um) cargo, tendo em vista que a Prova Objetiva/Prova Escrita será no mesmo dia e horário.

3.2. Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou fora do prazo e horários estabelecidos, quaisquer que sejam as razões alegadas, exceto quando houver um adiamento oficial do período inicialmente divulgado.

3.3. Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou qualquer outra via que não a divulgada neste edital.

3.4. A taxa da inscrição não será devolvida em hipótese alguma.

3.5. Fica atribuída ao candidato total responsabilidade pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição.

3.6. O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever ou que não possa satisfazer todas as condições contidas neste edital, terá cancelada a sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado na Prova Objetiva/Prova Escrita.

3.7. Datas e horários: as inscrições deverão ser feitas pelo candidato no período de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2011, na página da Internet www.fumep.edu.br (preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto bancário para pagamento, cujo valor será R$ 30,00);

3.8. Requisitos exigidos no ato da inscrição:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro devidamente autorizado por lei;

b) ter 18 anos completos no ato da inscrição;

c) estar em gozo dos seus direitos políticos;

d) estar em dia com as obrigações e encargos com o serviço militar (se masculino);

e) preencher os requisitos mínimos de escolaridade exigidos para o exercício do cargo.

4. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Segue abaixo um resumo das atividades atribuídas aos candidatos aprovados e que vierem ocupar os cargos de Auxiliar de Administração I e Auxiliar de Administração II - área contábil:

4.1. Ao Auxiliar de Administração I caberá desenvolver atividades tais como:

a) Auxiliar na execução de trabalhos rotineiros, relacionados à organização, controle e manutenção dos serviços administrativos da área e/ou do setor em que estiver vinculado;

b) Auxiliar nas tarefas de apoio e atendimento ao público, fornecedores e funcionários conforme solicitação;

c) Elaborar e/ou digitar ofícios, comunicados, relatórios e outros documentos, conforme solicitação do superior imediato;

d) Auxiliar em outras funções atribuídas ao cargo quando determinado, conforme atividades desenvolvidas na área e/ou setor em que estiver vinculado, a critério do superior imediato.

4.2. Ao Auxiliar de Administração II - área contábil caberá desenvolver atividades tais como:

a) Auxiliar na organização de documentos, efetuando sua classificação contábil, com geração de lançamentos, conforme solicitação do superior imediato;

b) Auxiliar nos trabalhos de análise e conciliação de contas, bem como demonstrativos contábeis diversos, sob a supervisão do superior;

c) Auxiliar em tarefas referentes à área de atuação, utilizando equipamentos e programas de informática;

d) Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

5. DO CONCURSO PÚBLICO

A avaliação dos candidatos será feita em uma única etapa: uma Prova Objetiva chamada aqui de Prova Escrita.

5.1. Da Prova Objetiva - PROVA ESCRITA

A Prova Escrita será de caráter eliminatório e classificatório, será do tipo teste, com 60 questões de múltipla escolha e será:

Para o cargo de Auxiliar de Administração I, a Prova Escrita terá 20 Questões de Língua Portuguesa, 20 Questões de Matemática,

10 Questões de Informática Básica e 10 Questões de Atualidades, cujas respostas serão apresentadas na forma de 5 (cinco)

alternativas, com apenas 1 (uma) alternativa correta, no nível da escolaridade exigida para o exercício do cargo (nível médio).

· LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Interpretação de Texto. Acentuação. Emprego de verbos e pronomes. Crase. Pontuação. Colocação Pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego de preposição e de conjunção.

· MATEMÁTICA: Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Sistemas de medidas usuais. Números relativos. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Juros compostos. Equação de 1° e 2° graus. Resolução de problemas. Noções básicas de estatística.

· INFORMÁTICA BÁSICA: Noções básicas de informática e aplicativos Microsoft Word e Microsoft Excel.

· ATUALIDADES: Atualidades dos últimos 12 (doze) meses, que foram veiculadas em jornais, revistas, rádio, televisão e internet, cujos temas serão sobre Política, Economia, Ciências, Educação, Cidadania, Meio Ambiente, Questões Sociais e outras Internacionais que mereceram destaque da imprensa, escrita, falada e virtual.

Para o cargo de Auxiliar de Administração II - área contábil, a Prova Escrita terá 15 Questões de Língua Portuguesa, 15 Questões de Matemática, 10 Questões de Informática Básica, 10 Questões de Atualidades e 10 Questões de Conhecimentos de Contabilidade, cujas respostas serão apresentadas na forma de 5 (cinco) alternativas, com apenas 1 (uma) alternativa correta, no nível da escolaridade exigida para o exercício do cargo (nível médio).

· LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Interpretação de Texto. Acentuação. Emprego de verbos e pronomes. Crase. Pontuação. Colocação Pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego de preposição e de conjunção.

· MATEMÁTICA: Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Sistemas de medidas usuais. Números relativos. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Juros compostos. Equação de 1° e 2° graus. Resolução de problemas. Noções básicas de estatística.

· INFORMÁTICA BÁSICA: Noções básicas de informática e aplicativos Microsoft Word e Microsoft Excel.

· ATUALIDADES: Atualidades dos últimos 12 (doze) meses, que foram veiculadas em jornais, revistas, rádio, televisão e internet, cujos temas serão sobre Política, Economia, Ciências, Educação, Cidadania, Meio Ambiente, Questões Sociais e outras Internacionais que mereceram destaque da imprensa, escrita, falada e virtual.

· CONHECIMENTOS DE CONTABILIDADE: Conceitos básicos de Contabilidade, contas a receber e a pagar, movimento de caixa e controle patrimonial.

5.2. Das regras e cálculo das pontuações da Prova Escrita

a) A Prova Escrita terá duração de 3 (três) horas;

b) Para a realização da prova, os candidatos receberão um caderno de questões e uma folha de respostas;

c) Ao terminarem a prova, os candidatos deverão entregar ao fiscal da sala, a prova e a folha de respostas assinando, neste ato, a lista de presença;

d) O preenchimento da folha de respostas é de inteira responsabilidade do candidato e é o único documento válido para a correção;

e) As questões não respondidas ("deixadas em branco") na folha de respostas da prova não irão contabilizar créditos ou débitos nas pontuações;

f) Serão consideradas erradas na prova as questões que contenham mais de uma resposta assinalada, emenda ou rasura, ainda que legíveis;

g) Para cada questão da prova assinalada corretamente, o candidato receberá uma pontuação conforme a tabela abaixo;

h) A totalização dos pontos obtidos na Prova Escrita determinará a Média Final do concurso conforme a tabela abaixo;

i) O candidato não poderá "zerar" em qualquer dos assuntos do conteúdo da prova escrita;

j) Quesitos da Prova Escrita dos candidatos inscritos para o cargo de Auxiliar de Administração I:

Conteúdo da Prova Escrita do Auxiliar de Administração I

N° de questões da Prova Escrita

Valor unitário das questões da Prova Escrita

Pontuação da Prova Escrita (TPPE)

Língua Portuguesa

20 questões

2 pontos por questão

40 pontos

Matemática

20 questões

2 pontos por questão

40 pontos

Informática Básica

10 questões

1 ponto por questão

10 pontos

Atualidades

10 questões

1 ponto por questão

10 pontos

TOTAIS

60 questões

 

100 pontos

k) Quesitos da Prova Escrita dos candidatos inscritos para o cargo de Auxiliar de Administração II - área contábil:

Conteúdo da Prova Escrita do Auxiliar de Administração II - área contábil

N° de questões da Prova Escrita

Valor unitário das questões da Prova Escrita

Pontuação da Prova Escrita (TPPE)

Língua Portuguesa

15 questões

2 pontos por questão

30 pontos

Matemática

15 questões

2 pontos por questão

30 pontos

Informática Básica

10 questões

1 ponto por questão

10 pontos

Atualidades

10 questões

1 ponto por questão

10 pontos

Conhecimentos de Contabilidade

10 questões

2 pontos por questão

20 pontos

TOTAIS

60 questões

 

100 pontos

l) A Média Final do Concurso Público será obtida pela seguinte fórmula: Total de Pontos da Prova Escrita, dividido por 10, ou seja, TPPE 10

m) Será considerado aprovado, o candidato que obtiver a Média Final do Concurso Público igual ou superior a 5 (cinco) e que não zerou em nenhum dos conteúdos da Prova Escrita.

6. DA PREPARAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

6.1. A preparação, aplicação e avaliação da Prova Escrita serão atribuídas a uma Banca Examinadora, apoiada pela Comissão Organizadora do concurso. A Banca Examinadora e a Comissão Organizadora serão compostas por profissionais nomeados por ato do Diretor Executivo da FUMEP.

6.2. A Prova Escrita será realizada no dia 16 de dezembro de 2011, com início às 19h00 e término às 22h00, nas dependências da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, na Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, bairro Areão, Piracicaba/SP.

6.3. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto N° 2, borracha macia e de um dos documentos especificados abaixo, sendo informados desde já que não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos diferentes dos abaixo definidos:

a) Cédula de Identidade ou;

b) Carteira de Trabalho CTPS ou;

c) Carteira Nacional de Habilitação, modelo novo, expedida nos termos da Lei Federal n° 9.503, 23 de setembro de 1997 (com fotografia) e dentro do prazo de validade;

6.4. Não haverá segunda chamada devido à ausência do candidato à prova, seja qual for o motivo alegado. O não comparecimento à prova implicará na eliminação do candidato do Concurso Público e não lhe será devolvida a taxa de inscrição.

6.5. Não haverá aplicação de prova fora dos locais, datas e horários preestabelecidos.

6.6. Somente será admitido na sala de provas, o candidato que apresentar um dos documentos discriminados no item 6.3 deste Edital, desde que permita, com clareza, a sua identificação.

6.7. Durante a prova, não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, comunicação entre os candidatos, nem utilização de telefone celular, BIP, walkman, agendas eletrônicas, relógios, calculadoras, chapéu, boné ou quaisquer outros equipamentos de comunicação ou digitais.

6.8. O candidato não poderá ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal.

6.9. O candidato só poderá retirar-se do local da aplicação da prova após 1 (uma) hora de seu início.

6.10. Ao término da prova objetiva/prova escrita, os dois últimos candidatos deverão sair da sala de prova (local) no mesmo momento. Em hipótese alguma poderá um único candidato permanecer sozinho em sala de prova (local) com o Fiscal do Concurso Público. Os dois últimos candidatos a permanecerem nos locais de prova deverão acompanhar a lacração dos envelopes e assinar a lista de presença em local previamente destinado.

6.11. Será automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que:

a) apresentar-se após o sinal de entrada nas salas de provas;

b) apresentar-se sem um dos documentos exigidos no item 6.3;

c) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

d) for surpreendido em comunicação com outras pessoas por qualquer meio, ou utilizando-se dos objetos não permitidos conforme o item 6.7 deste Edital;

e) usar meios ilícitos para executar a prova;

f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

g) portar arma;

h) agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas.

7. DA DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVA ESCRITA

7.1. O gabarito da Prova Escrita será colocado na página da Internet www.fumep.edu.br no dia 19 de dezembro de 2011.

8. DOS RECURSOS

Após a divulgação dos gabaritos, o candidato terá 2 (dois) dias para solicitar recurso, fazendo uso do requerimento que ficará disponível na página da Internet www.fumep.edu.br e deverá ser encaminhado à Comissão Organizadora do Concurso Público através do Setor de Protocolo da FUMEP. O recurso deverá ser unitário por questão, constando a indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, tomando por base apenas bibliografias utilizadas nos cursos de ensino médio estaduais. Não serão aceitos recursos via postal, telegrama, fax ou qualquer outro meio que não o especificado neste edital.

O recurso será indeferido quando:

· As respostas das questões não estiverem fundamentadas em bibliografia amplamente conhecida;

· For interposto fora do prazo;

· Não for encaminhado via Protocolo da FUMEP.

Após o julgamento dos recursos, os pontos correspondentes às questões que porventura sejam anuladas, serão atribuídos indistintamente a todos os candidatos inscritos.

9. DA CLASSIFICAÇÃO

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem a Média Final igual ou superior a 5 (cinco) e que não zeraram em nenhum dos conteúdos da Prova Escrita, sendo classificados em ordem decrescente pela Média Final conforme a letra l do item 5.2 deste Edital.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

Em caso de igualdade de pontuação final, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

10.1. Candidatos inscritos para Auxiliar de Administração I:

a) Que tiver obtido maior número de pontos na parte de Matemática da Prova Escrita;

b) Que tiver obtido maior número de pontos na parte de Língua Portuguesa da Prova Escrita;

c) Que possuir maior idade.

10.2. Candidatos inscritos para Auxiliar de Administração II - área contábil:

a) Que tiver obtido maior número de pontos na parte de Conhecimentos de Contabilidade da Prova Escrita;

b) Que tiver obtido maior número de pontos na parte de Língua Portuguesa da Prova Escrita;

c) Que possuir maior idade.

11. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DA HOMOLOGAÇÃO

A divulgação dos resultados finais será no Jornal de Piracicaba, na Gazeta de Piracicaba e na página da Internet www.fumep.edu.br, cabendo recurso até 2 (dois) dias úteis a contar da data da publicação. Decorrido este prazo in albis, a Comissão Organizadora encaminhará os resultados à Diretoria Executiva para encaminhamento ao Conselho de Curadores para homologação.

12. DAS CONVOCAÇÕES, AVISOS E RESULTADOS

As convocações, avisos e resultados serão publicados no Jornal de Piracicaba, na Gazeta de Piracicaba e na página da Internet www.fumep.edu.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

13. DAS CONTRATAÇÕES, NOMEAÇÕES E ESTÁGIO PROBATÓRIO

As contratações e nomeações serão feitas obedecidas à ordem de classificação final, à legislação em vigor e às necessidades da administração da FUMEP. No ato da contratação os candidatos aprovados e convocados para contratação deverão entregar os seguintes documentos:

a) cópia da cédula de identidade, com foto no documento;

b) cópia do CPF;

c) cópia do título de eleitor e comprovante de ter votado na última eleição ou a justificativa com aprovação da Justiça Eleitoral de não ter votado;

d) cópia do documento que comprove a quitação com o Serviço Militar (se masculino);

e) atestado de antecedentes criminais atualizado, terá validade a apresentação de atestado de antecedentes criminais obtido pela internet;

f) cópia autenticada do Histórico Escolar da escolaridade mínima exigida para o ocupante do cargo;

g) duas fotos 3x4 recentes;

h) conforme a Constituição Federal, Artigo 37 e incisos XVI e XVII, se o candidato ocupar outro cargo, função ou emprego remunerado em autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente pelo poder público, deverá fornecer uma declaração de legalidade do acúmulo do cargo, função ou emprego.

Os contratados durante os 3 (três) primeiros anos de contratação passarão por um estágio probatório e serão avaliados semestralmente por uma comissão constituída por profissionais da área administrativa, nomeados pela Diretoria Executiva, cabendo ao candidato avaliado ampla defesa naquilo que couber.

14. DAS CONVOCAÇÕES

14.1. Caso o candidato aprovado não atenda dentro do prazo à convocação para a sua contratação, perderá a vaga, e será chamado o próximo candidato classificado.

14.2. Havendo necessidade de novas vagas, dentro do prazo de validade deste concurso, serão convocados, por ordem decrescente, os próximos candidatos classificados.

15. DO PRAZO DE VALIDADE

O prazo de validade deste Concurso Público será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Assegura à FUMEP em casos excepcionais, devidamente motivados, o não provimento dos cargos pelos candidatos aprovados.

16. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva da FUMEP.

17. DAS DATAS DO CONCURSO PÚBLICO

Publicação do Aviso do CP no Jornal de Piracicaba, na Gazeta e no site: dias 24, 25 e 26 de novembro de 2011.

Publicação do Ato Nº 024/2011 da Diretoria Executiva na página da Internet www.fumep.edu.br, contendo os nomes da composição da Comissão Organizadora e da Comissão Examinadora.

Publicação do Edital do CP no site da FUMEP: a partir do dia 24/11/2011.

Período de inscrição: de 28, 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2011.

Publicação dos candidatos inscritos e convocação para a prova: 07 de dezembro de 2011.

Dia da Prova Objetiva/Prova Escrita: 16 de dezembro de 2011, das 19h00 às 22h00.

Publicação do Gabarito: 19 de dezembro de 2011.

Período de interposição de recurso da prova: 19 e 20 de dezembro de 2011.

Análise dos recursos: 21 e 22 de dezembro de 2011.

Publicação da decisão dos recursos: 23 de dezembro de 2011.

Período de correção das provas e definição da ordem de classificação: 02 e 03 de janeiro de 2012.

Publicação da classificação: 05 de janeiro de 2012.

Período de interposição de recurso da classificação: 05 e 06 de janeiro de 2012.

Análise dos recursos: 09 e 10 de janeiro de 2012.

Publicação do resultado final: 13 de janeiro de 2012.

Publicação da homologação e convocação dos candidatos aprovados a serem contratados: 14 de janeiro de 2012.

18. DAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 006/2011

Um aviso resumido sobre este Edital será publicado no Jornal de Piracicaba, na Gazeta de Piracicaba e o Edital em sua íntegra ficará disponível na página da Internet www.fumep.edu.br, no Setor de Cópias da FUMEP, na Biblioteca da FUMEP e no Setor de Pessoal da FUMEP. Não serão dadas informações por telefone.

Piracicaba, 23 de novembro de 2011.

Prof. ANTONIO CARLOS COPATTO
Diretor Executivo da FUMEP