Prefeitura de Cananéia - SP

Notícia:   25 vagas de até R$ 6.405,00 destinadas a Prefeitura de Cananéia - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE CANANÉIA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 01/09

Dispõe sobre a abertura de inscrições para processo seletivo objetivando a contratação por prazo determinado, em caráter emergencial para atender excepcional interesse público, nas seguintes vagas: 01 (um) Assistente Social, 01 (um) Bibliotecário, 02 (dois) Enfermeiros, 01 (um) Farmacêutico, 05 (cinco) Médicos de Saúde da Família, 02 (duas) Merendeiras, 03 (três) Monitores de Creche, 01 (um) Nutricionista, 02 (dois) Professores de Ensino Fundamental I, 02 (dois) Professores de Ensino Fundamental II (Educação Física), 02 (dois) Professores de Ensino Infantil, 01 (um) Psicólogo, 02 (dois) Secretários de Escola, na forma da Lei n° 1.387/99 de 16 de dezembro de 1999, alterada pela Lei n° 1.641/03 de 04 de dezembro de 2003, regidos pelo Regime Jurídico Celetista - C.L.T. - Consolidação das Leis do Trabalho.

A comissão examinadora responsável pela elaboração do processo seletivo n° 01/2009, constituída pela Portaria n° 196/09 de 21 de agosto de 2009, alterada pela Portaria n° 208/09 de 14 de setembro de 2009, faz saber a todos, quanto o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento, que será realizado neste município, contratação através de provas, conforme as seguintes instruções especiais:

1. DAS FUNÇÕES:

Denominação

N° de vagas

Vencimento

Carga horária semanal

Escolaridade

Valor da Taxa de Inscrição

Assistente Social

01

R$ 1.287,29

40 horas

Ensino superior completo em Serviço Social e registro no CRESS - Conselho Regional de Serviço Social.

R$ 25,00

Bibliotecário

01

R$ 1.038,65

40 horas

Ensino superior completo em Biblioteconomia e registro no CRB - Conselho Regional de Biblioteconomia.

R$ 25,00

Enfermeiro

02

R$ 1.879,50

30 horas

Ensino superior completo em Enfermagem e registro no COREN - Conselho Regional de Enfermagem.

R$ 25,00

Farmacêutico01R$ 1.879,5040 horas Ensino superior completo em Farmácia e registro no CRF - Conselho Regional de Farmácia.R$ 25,00
Médico de Saúde da Família05R$ 6.405,0040 horasEnsino superior completo em Medicina e registro no CRM - Conselho Regional de Medicina. R$ 25,00
Merendeira02R$ 508,9140 horasEnsino fundamental completo.R$ 10,00
Monitor de Creche03R$ 559,3740 horas Estar cursando Pedagogia.R$ 10,00
Nutricionista01R$ 2.089,5040 horas Ensino superior completo em Nutrição e registro no CRN - Conselho Regional de Nutricionistas.R$ 25,00
Professor de Ensino Fundamental I02R$ 1.039,5030 horasEnsino superior completo em Pedagogia.R$ 25,00
Professor de Ensino Fundamental II (Educação Física)02R$ 1.065,0030 horasEnsino superior completo em Educação Física e registro no CREF - Conselho Regional de Educação Física.R$ 25,00
Professor de Ensino Infantil02R$ 866,2525 horasMagistério com habilitação em Educação Infantil. PedagogiaR$ 15,00
Psicólogo01R$ 2.089,5040 horasEnsino superior completo em Psicologia e Registro no CRP - Conselho Regional de Psicologia.R$ 25,00
Secretário de Escola02R$ 759,3640 horasEnsino médio completo e conhecimentos em informática (Sistemas Operacionais Windows e Linux e Microsoft Office).R$ 10,00

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1 - As inscrições estarão abertas e deverão ser feitas no período de 22/09/09 a 25/09/09, no horário das 09h00min às 11h30min horas e das 14h30min às 17h00min horas na Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, sito à Av. Beira Mar, 287 - Centro.

2.2 - Os candidatos deverão dirigir-se à tesouraria no local acima especificado, munido de documentos - RG e CPF, para o preenchimento completo da Ficha de Inscrição e recolher a taxa de inscrição referente à função pretendida.

2.3 - Sem o recolhimento da taxa de inscrição não será efetuada a inscrição do candidato, bem como não terão validade as inscrições efetuadas fora do local indicado no item 2.1.

2.4 - O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou em cheque. As inscrições feitas com cheques somente serão consideradas efetivadas após a respectiva compensação.

2.5 - Somente terá validade a inscrição do candidato que estiver com o comprovante de recolhimento do valor de inscrição constante deste Edital (que será cobrada a título de reembolso de despesas com materiais e serviços) para confronto com a folha de presença quando da realização das provas.

2.6 - As inscrições poderão ser feitas através de procuração desde que esteja especificado no instrumento, tal finalidade.

3. DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÕES:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) Ter no mínimo 18 anos de idade;

c) Estar quite com as obrigações do serviço militar, quando do sexo masculino, observada a legislação em vigor;

d) Estar em gozo de seus direitos políticos, civis e eleitorais.

4. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA:

4.1 - No caso de pessoa portadora de deficiência, a mesma deverá apresentar, no ato da inscrição, atestado médico, apenas com a finalidade de descrever a deficiência, a fim de que sejam garantidas as condições especiais de participação nas provas. O atestado terá por base o exame médico específico, que poderá ser realizado por médico particular ou especialista na área de Saúde de Administração Pública municipal, estadual ou federal, ou entidades filantrópicas ligadas à pessoa portadora de deficiência.

5. DAS PROVAS:

5.1 - O Processo Seletivo constará de provas escritas.

5.2 - As provas serão as seguintes:

ASSISTENTE SOCIAL

Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Acompanhamento de casos especiais com problemas de saúde, relacionamento familiar, drogas, alcoolismo e outros, sugestão de encaminhamento aos órgãos competentes de assistência, visando o atendimento dos mesmos.

02 - Organização da participação dos indivíduos em grupo, desenvolvimento das potencialidades e promoção de atividades educativas, recreativas e culturais, para assegurar o progresso coletivo e a melhoria do comportamento individual.

03 - Planejamento, execução e análise de pesquisas sócio-econômicas, educacionais e outras, utilizando técnicas específicas para identificar as necessidades e subsidiar programas educacionais, habitacionais, de saúde e formação de mão-de-obra.

04 - Programação das ações básicas de uma comunidade nos campos social e outros, através da análise dos recursos e das carências sócio-econômicas dos indivíduos e da comunidade, orientando-os e promovendo seu desenvolvimento.

05 - Serviços de âmbito social, individual e/ou em grupos, identificação e análise de problemas e necessidades materiais e sociais, aplicação de métodos e processos básicos do Serviço Social.

06 - Conhecimentos pertinentes à legislação da área de assistência social (Plano Nacional de Assistência Social - PNAS, Sistema Único de Assistência Social - SUAS, Atribuições do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA/Lei Federal n° 8.069/90, Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS/Lei Federal n° 8.742/93 e Estatuto do Idoso/Lei n° 10.741/03).

BIBLIOTECÁRIO

Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Bibliotecas, Cultura e Sociedade.

02 - Catalogação:

- tipos de catálogos.

- tipos de fichas.

03 - Classificação:

- Classificação de autor.

- Classificação decimal DEWEY.

04 - Organização e Administração de Bibliotecas:

- o acervo.

- registro ou tombamento.

- seleção e aquisição.

ENFERMEIRO

Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Processo e diagnóstico em Enfermagem (Sistematização da Assistência de Enfermagem):

- Fundamentos de Enfermagem - Conhecimentos e Princípios que fundamentam as técnicas e os procedimentos de Enfermagem.

- Ética e Legislação Aplicada à Enfermagem. Lei n° 8.967 de 28/12/94, Decreto n° 94.406 de 08/06/87, que dispõem sobre o Exercício Profissional.

- Resolução COFEN-159 e Resolução COFEN-240/2000.

- Constituição Federal: Título VIII - Da Ordem Social - Capítulo II - Da Seguridade Social - Seção II - Da Saúde.

- Leis n° 8.080 e n° 8.142 (Leis Orgânicas da Saúde).

- Código de Deontologia, Lei do exercício Profissional.

02 - Enfermagem Materno Infantil:

- Assistência de Enfermagem à mulher em ginecologia, planejamento familiar, Pré-Natal, parto, puérperio, aleitamento materno e complicações mais comuns na gravidez e no parto. Assistência à criança: o recém-nascido normal, patológico e/ou prematuro.

- Assistência de Enfermagem à criança com: afecções do aparelho cardiovascular.

- Afecções do aparelho genito urinário; afecções gastro-intestinal; afecções oculares e auditivas.

- Distúrbios hematológicos; distúrbios metabólicos; Problemas neurológicos.

- Problemas oncológicos.

- Assistência de Enfermagem em Puericultura/Pediatria:

- Crescimento e desenvolvimento e patologias mais comuns na infância;

- Problemas dermatológicos: assaduras, infecções bacterianas, micóticas e parasitárias;

- Infecções de vias aéreas;

- Hipertemia; e

- Criança com má formação congênita.

03 - Enfermagem em Saúde Pública:

- Epidemologia, Imunização (cadeia de frio, tipos de vacinas, conservação e armazenamento, validade, doses, vias de administração e esquema de vacinação do Ministério da Saúde), programas de saúde Materno infantil, saúde da criança, saúde da mulher, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, medidas preventivas, doenças transmissíveis, doenças de notificação compulsória, doenças crônico-degenerativas e neoplásica, visita domiciliar, consulta de Enfermagem, equipe de saúde, educação em saúde, trabalhos com grupos, doenças infecciosas e parasitárias.

04 - Medicações: cálculo de medicamentos, vias de administração, cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, quimioterapia e assistência de enfermagem no paciente em quimioterapia.

FARMACÊUTICO

Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Absorção, distribuição, farmacocinética, biotransformação e excreção de drogas.

02 - Administração de Farmácia.

- Dispensação.

- Aviamento de Receitas.

- Controle de estoque de medicamentos.

- Normas.

- Rotinas e Recursos Humanos

03 - Antibióticos e Quimioterápicos.

- Conceituação agente produtor e classificação.

04 - Anti-sépticos.

05 - Controle de infecções hospitalares.

06 - Farmacologia.

- Introdução: Conceitos básicos de Farmacologia.

- Farmacodinâmica.

- Aplicações de conceitos de Farmacocinética/Farmacodinâmica.

- Mecanismos de ação dos grupos farmacológicos.

- Interação Medicamentosa.

- Farmacognogia.

- Química Farmacêutica.

07 - Higiene Social.

- Medidas preventivas de doenças.

- História Natural das doenças.

- Evolução das doenças transmissíveis.

- Relação do ambiente e doenças transmissíveis.

- Doenças não infecciosas.

- Medidas das doenças.

- Organização do Sistema Nacional de Saúde.

- Imunização.

- Doenças Sexualmente Transmissíveis.

- Viroses.

- Zoonoses.

- Protozooses.

- Bacterioses.

- Parasitoses.

- Micoses.

08 - Medicamentos controlados e entorpecentes.

09 - SUS e Municipalização - Processo Saúde - Doença e Indicador de Saúde.

10 - Toxicologia: farmacodependência.

11 - Vigilância Sanitária.

12 - Vigilância Epidemiológica.

MÉDICO DE SAÚDE DA FAMÍLIA Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Acidentes com animais peçonhentos.

02 - Conceitos Básicos de epidemiologia.

03 - Crescimento e desenvolvimento.

04 - Doenças do Aparelho Cardiovascular.

05 - Doenças do Aparelho Circulatório. (HAS).

06 - Doenças do Aparelho Genitourinário.

07 - Doenças do Aparelho Locomotor.

08 - Doenças do Aparelho Respiratório.

09 - Doenças do Sistema Digestivo e Metabólicas. (DM).

10 - Doenças Infecciosas e parasitárias.

11 - Doenças Transmissíveis.

12 - Imunidade - Vacinação - Esquema.

13 - Pré-natal, parto e puerpério.

14 - Recém-nascido normal puericultura e patologias neonatais.

15 - Saúde Pública e Sociedade.

16 - Urgência e Emergência pré-hospitalar.

MERENDEIRA

Programa:

I - LÍNGUA PORTUGUESA:

01- Acentuação.

02 - Alfabeto - vogais e consoantes.

03 - Artigos.

04 - Interpretação de texto.

05 - Maiúsculas e minúsculas.

06 - Orações.

07 - Plural.

08 - Pontuação.

09 - Sílabas.

10 - Sinônimos e antônimos.

11 - Substantivos.

II - MATEMÁTICA:

01 - Formas geométricas espaciais, planas e contornos.

02 - Frações.

03 - Possibilidades e raciocínio combinatório.

04 - Probabilidade.

05 - Múltiplos e Divisores.

06 - Números Decimais.

07 - Números Naturais.

08 - Operações por Frações.

09 - Resolução de Problemas envolvendo as quatro operações.

10 - Simetria.

11 - Unidade de Medidas e Comprimento.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Alimentos:

- Conservação de alimentos.

- Manipulação e transporte de alimentos.

- Normas Gerais de higiene necessárias aos alimentos destinados ao consumo humano.

- Prazo de validade.

- Rotulagem.

02 - Análise da qualidade de gêneros alimentícios.

03 - Armazenagem de produtos (adequação do local, data de validade e qualidade dos gêneros alimentícios).

04 - Assuntos correlatos à respectiva área.

05 - Conservação, limpeza e higienização (dependências, equipamentos, materiais e utensílios).

06 - Controle de estoques de gêneros alimentícios.

07 - Higienização e limpeza de equipamentos, locais de refeições e de utensílios

08 - Interpretação de receitas.

09 - Noções de higiene, saúde e segurança no trabalho.

10 - Noções de qualidade; Qualidade da Merenda;

11 - Técnicas de cozinha, tipos de equipamentos, manuseio, operação e cuidados.

12 - Técnica em preparos de pratos frios.

13 - Técnica em preparos de pratos quentes.

14 - Técnica em preparos de assados.

15 - Técnica em preparos de sobremesas.

16 - Técnica em preparos de pães e doces.

17 - Planejamento.

18 - Preparo e distribuição de refeições

19 - Produtos utilizados - tipos de produtos, tipos de temperos, tipos de ingredientes.

20 - Qualidade da merenda.

21 - Seleção de ingredientes para o preparo de refeições

22 - Tipos de fogões, panelas e fornos, manuseio, operação e cuidados.

MONITOR DE CRECHE

Programa:

I - LÍNGUA PORTUGUESA:

01 - Acentuação.

02 - Crase.

03 - Classificação e emprego das palavras: substantivo; artigo; adjetivo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição.

04 - Concordância nominal e verbal.

05 - Interpretação de texto.

06 - Ortografia.

07 - Pontuação.

08 - Regência nominal e verbal.

09 - Significação das palavras: sinônimos, antônimos; sentido próprio e sentido figurado.

10 - Tipos de sujeito e predicado.

II - MATEMÁTICA:

01 - Conjunto de números inteiros: operações.

02 - Conjunto dos números racionais: operações.

03 - Conjuntos: noções gerais, propriedades e operações.

04 - Equações de 1° e 2° Graus - exponencial e logarítmica - resolução de problemas.

05 - Porcentagem e Juros simples.

06 - Probabilidades.

07 - Regras de três: simples e composta.

08 - Seqüência: Progressões aritmética e geométrica.

09 - Unidade de Medidas e Comprimento.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Psicologia do Desenvolvimento Infantil.

02 - A construção do conhecimento da criança de 0 a 06 anos.

03 - A atividade da criança de 0 a 06 anos.

04 - A atividade lúdica na criança.

05 - O cotidiano da creche.

06 - Relação creche/família/comunidade.

07 - Política da educação infantil.

08 - Noções básicas de higiene e saúde.

NUTRICIONISTA

Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Administração de serviços de Alimentação.

02 - Alimentação escolar e pré-escolar.

03 - Análise do estado de nutrição. Avaliação dos diversos fatores relacionados com problemas de alimentação, como classe social, meio de vida e outros. Aconselhamento e instrução à população.

04 - Avaliação nutricional: epidemiologia da desnutrição protéica calórica.

05 - Cálculo das necessidades calorias basais e adicionais para adulto normal.

06 - Cálculo de dietas normais.

07 - Carências nutricionais.

08 - Condições Sanitárias, Higiênicas e métodos de Conservação.

09 - Critérios e procedimentos de segurança sanitária.

10 - Critérios para planejamento e avaliação de dietas normais: qualitativos, quantitativos e grupos de alimentos.

11 - Custo de refeições per capita.

12 - Doenças de infância.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Programa:

I - LÍNGUA PORTUGUESA:

01 - Acentuação.

02 - Crase.

03 - Classificação e emprego das palavras: substantivo; artigo; adjetivo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição.

04 - Concordância nominal e verbal.

05 - Interpretação de texto.

06 - Ortografia.

07 - Pontuação.

08 - Regência nominal e verbal.

09 - Significação das palavras: sinônimos, antônimos; sentido próprio e sentido figurado.

10 - Tipos de sujeito e predicado.

II - MATEMÁTICA:

01 - Conjunto de números inteiros: operações.

02 - Conjunto dos números racionais: operações.

03 - Conjuntos: noções gerais, propriedades e operações.

04 - Equações de 1° e 2° Graus - exponencial e logarítmica - resolução de problemas.

05 - Porcentagem e Juros simples.

06 - Probabilidades.

07 - Regras de três: simples e composta.

08 - Seqüência: Progressões aritmética e geométrica.

09 - Unidade de Medidas e Comprimento.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Avaliação da aprendizagem.

02 - Didática e trabalho pedagógico.

03 - Educação e sociedade.

04 - Fundamentos de currículo.

05 - Perspectivas metodológicas.

06 - Planejamento e gestão educacional.

07 - Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

08 - Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Programa:

I - LÍNGUA PORTUGUESA:

01 - Acentuação.

02 - Crase.

03 - Classificação e emprego das palavras: substantivo; artigo; adjetivo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição.

04 - Concordância nominal e verbal.

05 - Interpretação de texto.

06 - Ortografia.

07 - Pontuação.

08 - Regência nominal e verbal.

09 - Significação das palavras: sinônimos, antônimos; sentido próprio e sentido figurado.

10 - Tipos de sujeito e predicado.

II - MATEMÁTICA:

01 - Conjunto de números inteiros: operações.

02 - Conjunto dos números racionais: operações.

03 - Conjuntos: noções gerais, propriedades e operações.

04 - Equações de 1° e 2° Graus - exponencial e logarítmica - resolução de problemas.

05 - Porcentagem e Juros simples.

06 - Probabilidades.

07 - Regras de três: simples e composta.

08 - Seqüência: Progressões aritmética e geométrica.

09 - Unidade de Medidas e Comprimento.

III - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO:

01 - Avaliação Educacional.

02 - Fundamento de currículo.

03 - Planejamento e Gestão Educacional.

04 - Sociedade Brasileira e Educação.

IV - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Acondicionamento, armazenamento e conservação de equipamentos e materiais esportivos.

02 - Acompanhamentos de educandos. Identificação de falhas individuais ou coletivas. Desempenho mais eficiente. Escolha da modalidade esportiva.

03 - A Educação Física na Sociedade.

04 - A Educação Física no processo ensino-aprenidizagem:

- Aspectos psico-sociais.

05 - Assuntos correlatos e gerais à respectiva área.

06 - Aspectos gerais do corpo humano (noções básicas).

07 - Atendimento das necessidades dos treinandos. Saúde e alimentação.

08 - Atividades e modalidades desportivas.

09 - Atividades esportivas de publicidade ou promocionais. Arrecadação de fundos para a realização de eventos.

10 - Atualidades esportivas.

11 - Conhecimentos teóricos e práticos da área.

12 - Desenvolvimento de eventos esportivos destinados à comunidade.

13 - Educação Física e Sociedade:

- A Educação Física na Sociedade.

- A Escola como instituição social.

- A importância da Educação Física.

14 - Educação Física:

- Aspectos psico-sociais.

- E saúde.

- Na atualidade.

- Planejamento de Atividades.

15 - Estratégias, noções, princípios e regras técnicas de diversas modalidades esportivas.

16 - Exercícios físicos para grupos especiais (3ª idade, deficientes físicos e mentais).

17 - Fundamentos comportamentais da Atividade Motora e/ou Esportiva: ensino e aprendizagem motora; desenvolvimentos motor, cognitivo, afetivo e social.

18 - Fundamentos Sócio-Culturais da Conduta Motora e/ou Esportiva Formal e Não Formal: aspectos filosóficos, históricos e antropológicos da conduta motora e/ou esportiva.

19 - Métodos de Organização e Planejamento de competições esportivas.

20 - Métodos de treinamento. Treinamento físico. Táticas mais empregadas nos vários esportes.

21 - Noções sobre as regras das modalidades esportivas (Atletismo, Basquetebol, Futebol de Campo, Futebol de Salão, Natação e Voleibol).

22 - O desenvolvimento harmônico das boas condições físicas e mentais.

23 - O jogo: Jogo cooperativo.

24 - Organização de material e uniforme para treinos ou jogos.

25 - Relatórios sobre treinamentos ou competições.

26 - Reuniões com equipes multiprofissionais ou comissões técnicas esportivas. Políticas esportivas.

27 - Tarefas que se destinam a treinar educandos. Princípios de cada modalidade, que vise desenvolver e melhorar os conhecimentos e habilidades dos educandos.

28 - Planejamento das etapas de treinamento.

PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL Programa:

I - LÍNGUA PORTUGUESA:

01 - Acentuação.

02 - Crase.

03 - Classificação e emprego das palavras: substantivo; artigo; adjetivo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição.

04 - Concordância nominal e verbal.

05 - Interpretação de texto.

06 - Ortografia.

07 - Pontuação.

08 - Regência nominal e verbal.

09 - Significação das palavras: sinônimos, antônimos; sentido próprio e sentido figurado.

10 - Tipos de sujeito e predicado.

II - MATEMÁTICA:

01 - Conjunto de números inteiros: operações.

02 - Conjunto dos números racionais: operações.

03 - Conjuntos: noções gerais, propriedades e operações.

04 - Equações de 1° e 2° Graus - exponencial e logarítmica - resolução de problemas.

05 - Porcentagem e Juros simples.

06 - Probabilidades.

07 - Regras de três: simples e composta.

08 - Seqüência: Progressões aritmética e geométrica.

09 - Unidade de Medidas e Comprimento.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - A atividade da criança de 0 a 6 anos.

02 - Reflexões sobre alfabetização.

03 - A construção do conhecimento da criança de 0 a 6 anos.

04 - Educação infantil na L.D.B.

05 - A aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

06 - Concepções de educação infantil e pedagogias diferenciadas.

07 - Avaliação na educação infantil.

PSICÓLOGO

Programa:

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Análise da doença mental do ponto de vista não institucional.

02 - Analises de ocupações e acompanhamento de avaliações de desempenho pessoal. Equipes multiprofissionais. Testes, métodos ou técnicas de psicologia que podem se aplicados ao trabalho.

03 - Assistência à saúde mental. Atendimento e orientação à área educacional e organizacional de recursos humanos. Elaboração e aplicação de técnicas psiológicas, visando possibilitar a orientação e diagnostico clínico.

04 - Atendimento à comunidade e aos casos encaminhados. Desenvolvimento psíquico, motor e social do indivíduo, em relação à sua integração à família e à sociedade.

05 - Atendimento a casos de saúde mental como toxicômanos e alcoólatras. Organização de grupos homogêneos. Técnicas de terapia de grupo, visando à solução dos problemas.

06 - Atendimento psicológico na área educacional, visando o desenvolvimento psíquico, motor e social das crianças e adolescentes em relação a sua integração à escola e à família, visando promover o ajustamento das mesmas.

07 - Atuação do psicólogo em equipe multidisciplinar.

08 - Cognição humana com aspecto de processamento da informação.

09 - Estudos piagetianos.

10 - Evolução instintiva segundo Freud e Malainde Klein.

11 - Família (noções básicas, psicodinâmica, tratamentos).

12 - Fundamentos de psicopatologia.

13 - Pensamento e Linguagem

14 - Posição esquizo-paranóide.

15 - Psicodiagnóstico (Teoria e Técnicas).

16 - Psicoterapia/Psicoterapia breve/Psicoterapia de apoio (Conceituação, teoria e técnicas).

17 - Teorias Construtivas.

18 - Trabalhos em grupos.

SECRETÁRIO DE ESCOLA

Programa:

I - LÍNGUA PORTUGUESA:

01 - Concordância Nominal e Verbal.

02 - Confronto e Reconhecimento de frases corretas e incorretas.

03 - Classe de palavras.

04 - Colocação de linguagem.

05 - Dos pronomes oblíquos e átonos.

06 - Emprego de Crase.

07 - Emprego de tempos e modos verbais.

08 - Figuras de Acentuação Gráfica.

09 - Figuras de pensamento.

10 - Flexão Nominal e Verbal.

11 - Interpretação de Texto.

12 - Orações Subordinadas e Coordenadas.

13 - Ortografia Oficial.

14 - Pontuação.

15 - Pronomes: Emprego, formas de tratamento e colocação.

16 - Regência Verbal e Nominal.

17 - Termos Acessórios da Oração e Vocativos.

18 - Termos Essenciais da Oração.

19 - Termos Integrantes da Oração.

II - MATEMÁTICA:

01 - Análise Combinatória.

02 - Conjunto de números inteiros: operações.

03 - Conjunto dos números racionais: operações.

04 - Conjuntos: noções gerais, propriedades e operações.

05 - Equações de 1° e 2° Graus - exponencial e logarítmica - resolução de problemas.

06 - Geometria Analítica: noções gerais, estudo de reta, estudo da circunferência e da equação da circunferência.

07 - Geometria Plana e Espacial: noções gerais e círculo.

08 - Matrizes: noções gerais, operações e determinantes.

09 - Porcentagem e Juros simples.

10 - Probabilidades.

11 - Regras de três: simples e composta.

12 - Relação e função: noções gerais, domínio, imagem: Razão e proporção: Grandezas proporcionais.

13 - Seqüência: PA (Progressão Aritmética) e PG (Progressão Geométrica).

14 - Simplificação de radicais.

15 - Sistemas lineares.

16 - Trigonometria: no triângulo retângulo.

III - CONHECIMENTOS GERAIS:

01 - A questão da cidadania no tempo e em diferentes espaços.

02 - Assuntos da atualidade: acontecimentos nacionais e internacionais abordados em jornais, revistas, programas de rádio e TV.

03 - Cultura Geral e brasileira.

04 - Ecologia e meio-ambiente.

05 - Economia, política e sociedade no Brasil.

06 - Literatura Brasileira e Mundial.

07 - História Geral e do Brasil.

IV - CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:

01 - Computadores e periféricos.

02 - Equipamentos e materiais relativos à área de Informática.

03 - Manutenção de Micro.

04 - Noções de Internet.

05 - Sistemas Operacionais Windows 95, 98, 2000, XP e Me e Linux. Office 2003: Word, Excel, Power Point e Access.

V - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Assuntos correlatos à respectiva área.

02 - Atendimento e recepção ao público, de ligações telefônicas e de mensagens via fax.

03 - Classificação, encaminhamento e despacho de documentos e correspondências.

04 - Escrituração Escolar:

- Matrícula.

- Freqüência.

- Histórico Escolar.

1. - Expedição de:

- Diplomas.

- Certificado de Conclusão de séries e de cursos.

- Preparação de documentos para Registro no MEC.

2. - Preparo de:

- Quadros e horários de aula.

- Controle de cumprimento de Carga Horária Anual.

- Termo de visita.

- Manutenção de Registros:

- Processo de Avaliação e Promoção.

- Dados Estatísticos.

- Informações Educacionais.

- Transferência.

- Adaptação.

- Intercomplementariedade.

- Grades Curriculares.

05 - Padrões estéticos estabelecidos, visando a produção de documentos.

06 - Recebimento e remessa de correspondência oficial.

07 - Redação de memorandos, circulares, cartas, comunicados, editais, relatórios, ofícios simples e demais correspondências.

6.DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

6.1 - As provas realizar-se-ão na cidade de Cananéia, Estado de São Paulo, no dia 04/10/2009, a partir das 9:00 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldo Beletti de Britto, situada na Praça dos Esportes, s/nº, Bairro Acaraú, próxima ao Ginásio de Esportes Governador Mario Covas, devendo os inscritos comparecerem com 30 (trinta) minutos de antecedência.

6.2 - Não poderá prestar prova o candidato que não respeitar o horário estabelecido para o início das mesmas.

6.3 - O candidato deverá apresentar, nas provas, a Cédula de Identidade ou documento oficial com foto e o comprovante de inscrição.

6.4 - Não haverá segunda chamada e repetição de provas, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

6.5 - O tempo de duração das provas escritas será de 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos.

6.6 - As questões serão elaboradas levando em consideração as condições específicas da função pretendida.

6.7 - O tempo mínimo de permanência do candidato na sala de prova é de 30 (trinta) minutos após o início da mesma, sendo permitido levar o caderno de prova somente após 01 (uma) hora de permanência na sala.

6.8 - O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas munido de caneta azul ou preta (obrigatório para o preenchimento de gabarito), lápis e borracha.

6.9 - Não será permitida consulta e nem utilização de qualquer equipamento eletrônico durante as provas.

7.DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1 - Só estarão habilitados os candidatos que obtiverem Nota Mínima igual a 5,0 (Cinco) ou superior a mais pontos nas provas.

7.2 - Todas as provas serão compostas de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha, constando apenas 01 (uma) alternativa correta, abordando o conteúdo programático especificado para cada função, com valor de 1,00 (um) ponto cada questão.

7.3 - No prazo de até 02 (dois) dias úteis a contar da data da publicação dos atos do Processo Seletivo, o candidato poderá apresentar recurso a Comissão Examinadora, o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.

7.4 - Em havendo empate entre os candidatos o desempate dar-se-á em favor daquele que:

a) Tiver maior idade;

b) Que tiver maior número de filhos.

8. DA CONVOCAÇÃO PARA A ADMISSÃO:

8.1 - A convocação para a admissão dos candidatos habilitados obedecerá à ordem de classificação.

8.2 - O candidato aprovado, conforme especificação do Edital do Processo Seletivo, por ocasião da contratação terá que se apresentar na Seção de Pessoal, a fim de comprovar sua escolaridade e demais habilitações exigidas à função pleiteada, sendo que o não cumprimento das exigências acarretará a perda do direito à vaga no prazo de 02 (dois) dias úteis após a convocação.

8.3 - Ao candidato aprovado e contratado será vedada a acumulação remunerada de cargos/empregos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observando o que dispõe a Emenda Constitucional nº. 19 de 04 de junho de 1998.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

9.1 - A contratação dos candidatos classificados far-se-á pela Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, obedecendo a ordem de classificação por candidatos.

9.2 - A inexatidão nas informações ou constatação de irregularidades em documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo.

9.3 - O candidato classificado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia (Seção de Pessoal), durante a vigência do Processo Seletivo.

9.4 - O Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com o art. 37 da Constituição Federal.

9.5 - Desde já fica resguardado o percentual legal em favor dos portadores de deficiência física com prévia comprovação da incapacidade.

Cananéia, 18 de setembro de 2009.

ADRIANO CESAR DIAS
Prefeito Municipal