UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR

Notícia:   24 vagas para Professor na Universidade Estadual de Londrina - PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIDADE: REITORIA

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL Nº 210/2008 - PRORH

I - De conformidade com o que dispõem os Art. 37, II, da Constituição Federal; o Art. 27, II, da Constituição do Estado do Paraná; as Leis Estaduais nº. 6.174, de 16 de novembro de 1970; nº. 11.713, de 07 de maio de 1997 e nº. 14.825, de 12 de setembro de 2005; os Decretos Estaduais nº. 2.508, de 20 de janeiro de 2004; nº. 5.722, de 24 de novembro de 2005; os Arts. 75-83 do Estatuto da Universidade Estadual de Londrina; os Arts. 134-142 do Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina e o contido nas Resoluções do Conselho de Administração - CA, sob nº. 32, de 25 de abril de 2001 e nº. 0005, de 27 de fevereiro de 2008 e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE sob nº. 30, de 23 de março de 2006, nº. 0017, de 28 de fevereiro de 2008 e nº. 0109, de 26 de junho de 2008, a Universidade Estadual de Londrina torna público que estarão abertas as inscrições ao CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, para os Centros, Departamentos, áreas/subáreas, e regimes de trabalho, conforme dispõem o presente Edital e seus anexos:

II - DAS INSCRIÇÕES

1. O presente Concurso Público consistirá na realização "de provas e títulos" (CF/Art. 37, II) nos termos deste Edital.

2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 18 a 22 de agosto de 2008, pessoalmente ou por intermédio de mandatário (procurador), por meio de instrumento público ou particular com firma reconhecida, com poderes específicos para representar o outorgante no requerimento de inscrição do concurso configurado neste Edital, inclusive para atendimento das exigências do mesmo e ANEXO I, junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Londrina - Campus Universitário - Londrina - Paraná, das 8h30m às 11h e das 14h às 17h. Mais informações poderão ser obtidas nos telefones: (43) 3371-4302 e 3371-4569, Fax: (43) 3371-4101, no site: www.uel.br/prorh ou e-mail: dsdcrh@uel.br

3. As inscrições também poderão ser realizadas por meio de correspondência enviada via SEDEX, mediante o encaminhamento de requerimento firmado pelo próprio candidato ou pelo procurador de acordo com o prescrito no item 2, e da documentação complementar constante neste Edital. A documentação deverá ser postada até o último dia das inscrições (22/08/2008) para o seguinte endereço: PRÓ -REITORIA DE RECURSOS HUMANOS - CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES, Caixa Postal 6001, CEP 86051-990, Londrina - PR.

4. No ato da inscrição para o presente concurso público o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição fornecido pela UEL e dirigido ao Magnífico Reitor (disponível no site: www.uel.br/prorh), no qual o candidato deverá declarar conhecer e estar de acordo com todas as normas do presente Edital e das que o amparam ;

b) Fotocópia do documento oficial de identidade, que comprove ser de nacionalidade brasileira ou, no caso de candidato estrangeiro, fotocópia do visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil;

c) Fotocópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação e do histórico escolar. Para a nomeação será obrigatório a apresentação do Diploma e histórico escolar;

d) Fotocópia do comprovante de conclusão do curso de Residência Médica e do histórico escolar (quando for o caso);

e) Fotocópia do comprovante de conclusão do curso de Especialização e do histórico escolar (quando for o caso);

f) Fotocópia do diploma do curso de Mestrado, do histórico escolar correspondente e da folha de rosto e do resumo da dissertação de Mestrado, caso seja exigido como requisito o título de Mestre; O título de Mestre poderá ser substituído por certificado de conclusão ou outro documento comprobatório que vincule o candidato a curso de pós-graduação Stricto Sensu, constando o programa e a área de concentração, bem como o título da dissertação quando for requisito exigido pelo Departamento conforme disposto no Anexo I deste Edital, de acordo com o disposto no item 10 e 10.1 deste Edital.

g) Fotocópia do diploma do curso de Doutorado, do histórico escolar correspondente e da folha de rosto e do resumo da tese de Doutorado, caso seja exigido como requisito o título de Doutor; O título de Doutor poderá ser substituído por certificado de conclusão ou outro documento comprobatório que vincule o candidato a curso de pós-graduação Stricto Sensu, constando o programa e a área de concentração, bem como o título da tese quando for requisito exigido pelo Departamento conforme disposto no Anexo I deste Edital, de acordo com o disposto no item 10 e 10.1 deste Edital.

h) Fotocópia dos documentos comprobatórios dos demais requisitos mínimos exigidos para cada vaga (experiência, título de especialista, apresentação de Memorial/Portfólio e outros), previstos no anexo I deste Edital (quando for o caso).

i) Apresentação de 1 (uma) via documentada do curriculum vitae no formato da Plataforma Lattes (encadernada).

j) Comprovante de recolhimento do preço público da inscrição, nos termos do item 6 deste Edital.

5. Os documentos exigidos para inscrição constantes no item 4 deverão ser apresentados na parte inicial do curriculum vitae e não necessitam ser fotocópias autenticadas .

6. O valor do PREÇO PÚBLICO será de 10% (dez por cento) do salário básico, referente à classe inicial de professor Auxiliar, Assistente ou Adjunto, de acordo com o requisito mínimo e regime de trabalho estabelecidos no Anexo I, conforme tabela de vencimentos constante no item 86 deste Edital, devendo ser recolhido por meio de boleto bancário, que estará à disposição do candidato no site: www.uel.br/prorh

7. A inscrição será permitida para brasileiros natos ou naturalizados, portugueses que tenham adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (§ 1°, Art. 12 da Constituição Federal e Decretos Federais n°s. 70.391, de 12 de abril de 1972 e 70.436, de 18 de abril de 1972) ou estrangeiros com visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil e exigir-se-á como título básico, sem dispensa de outros requisitos, que o candidato possua diploma de curso de graduação de duração plena ou de programas de pós-graduação credenciados pela CAPES/MEC que inclua, no todo ou em parte, a área de estudos correspondentes ao Departamento interessado, além dos requisitos previstos neste Edital.

8. Para o atendimento do disposto no item 7, o candidato deverá comprovar ter cursado, em nível de graduação ou de pós-graduação, matéria idêntica ou afim, p elo menos no mesmo nível de complexidade da área ou subárea para a qual o Departamento define a vaga.

9. Em se tratando de portador de título de Mestre ou Doutor, de Programas de pós -graduação que tenham validade nacional comprovada pela CAPES/MEC, a exigência será atendida quando a área de conhecimento de sua pós-graduação tiver sido a área ou subárea para a qual o Departamento definiu a vaga.

10. No ato da inscrição, o título de Mestre ou de Doutor poderá ser substituído por certificado de conclusão ou outro documento comprobatório que vincule o candidato a curso de pós - graduação Stricto Sensu constando o programa e a área de concentração, bem como o título da dissertação ou tese quando for requisito exigido pelo Departamento conforme disposto no Anexo I deste Edital, emitidos pela Instituição responsável pelo curso e constando que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC.

10.1. O candidato aprovado, apto a ser nomeado, que não apresentar o comprovante de conclusão do curso de pós-graduação Stricto Sensu, nos moldes estabelecidos no item 79,d e d.1, exigido como requisito mínimo, no prazo estipulado no Edital de Convocação, será automaticamente excluído do concurso público.

11. Somente serão aceitas inscrições de portadores de títulos de pós -graduação obtidos no exterior mediante apresentação de comprovante de revalidação correspondente expedido por Instituição de Ensino Superior oficial e acompanhado de tradução pública juramentada.

12. Não serão aceitas as inscrições de portadores de diploma de graduação obtido no exterior sem a devida revalidação, salvo as de portadores de grau de Mestre ou de Doutor obtido no Brasil.

13. A documentação exigida no item 4 deverá ser entregue no ato da inscrição, não podendo ser complementada posteriormente.

14. O candidato firmará termo de compromisso onde declarará, sob as penas da lei, que atende as condições exigidas por este Edital e que possui os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos, por meio de documentos originais, os quais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, em caso de no meação.

15. A inexatidão de declarações ou dados e a irregularidade na documentação verificadas em qualquer etapa da seleção importarão na exclusão automática do candidato, sem prejuízo das sanções penais. Caso a irregularidade seja constatada após a nome ação do candidato, a mesma será apurada em competente processo administrativo nos termos da legislação em vigor, sem prejuízo das outras sanções aplicáveis.

16. Encerrado os prazos de inscrições no concurso público, os requerimentos, com a respectiva documentação, serão apreciados por uma Comissão Especial, constituída de no mínimo 3 (três) professores integrantes da carreira docente, nomeados pelo Reitor.

17. A Comissão Especial, concluído o trabalho, publicará em edital na PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS e no site: www.uel.br/prorh no dia 30 de setembro de 2008 a homologação das inscrições, onde constará data, horário e local da prova escrita, bem como a composição da Banca Examinadora .

18. Das decisões da Comissão Especial caberá recurso ao Reitor, no prazo d e 5 (cinco) dias, contados da data da publicação da homologação das inscrições, sem efeito suspensivo.

19. Para efeito de composição do curriculum vitae, que deverá ser obrigatoriamente apresentado no formato da Plataforma Lattes, o candidato deverá observar os itens constantes no Anexo I -A deste Edital.

20. O curriculum vitae somente poderá ser complementado posteriormente, nos termos do item 21 deste Edital.

21. Na hipótese da prova escrita não ser realizada até 3 (três) meses após o encerramento da inscrição, o candidato poderá complementar formalmente os dados de seu curriculum vitae por meio de documentos comprobatórios de atividades desenvolvidas durante este período, devidamente protocolizados na Divisão de Protocolo e Comunicação do Sistema de Arquivos da UEL, com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data fixada para a prova escrita, exceto o(s) referente(s) ao(s) requisito(s) mínimo(s).

22. Os candidatos de outras localidades deverão postar, via SEDEX, a documentação mencionada no item 21 deste Edital até o 5º (quinto) dia útil anterior à data fixada para a prova escrita.

III - JULGAMENTO DOS CANDIDATOS

23. A seleção dos candidatos cujas inscrições foram homologadas caberá, em cada caso, a uma Banca Examinadora, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Ex tensão - CEPE, nomeada pelo Reitor, constituída de professores de reconhecida qualificação nos campos de conhecimento compreendidos na seleção e de hierarquia igual ou superior à docência a ser provida.

24. A lista de 10 (dez) nomes de professores indicados p ara participar da Banca Examinadora foi escolhida e aprovada pelo Departamento ao qual pertence a docência objeto da seleção em reunião convocada para esse fim e consta do Anexo I -E deste Edital.

25. As Bancas Examinadoras serão constituídas de 3 (três) membros, sendo pelo menos 1 (um) de outra Instituição e terão sempre dois suplentes.

26. Os candidatos inscritos poderão impugnar, justificadamente, qualquer dos 10 (dez) nomes indicados para a composição da Banca Examinadora, impugnação que deverá ser analisada pela Comissão Especial, em até 5 (cinco) dias após o término das inscrições, mediante pedido protocolizado na Divisão de Protocolo e Comunicação do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina.

27. As impugnações serão apreciadas pela Comissão Especial, que opinará, fundamentadamente, cabendo ao Magnífico Reitor a decisão final .

28. Idêntico direito será assegurado ao candidato no caso de alteração da composição da Banca, hipótese em que o prazo de 5 (cinco) dias passará a vigorar a partir da data da publicação da respectiva alteração.

29. A composição da Banca Examinadora e o dia de sua instalação para início do concurso público serão anunciados aos candidatos inscritos no ato da homologação das inscrições, conforme item 17 deste Edital.

30. As Bancas Examinadoras só poderão instalar-se e decidir com a totalidade de seus membros.

31. O Resultado final do Concurso Público, julgado pela Banca Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá recurso para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado da data da publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná do resultado final do concurso público, o qual poderá reformar a decisão recorrida pelo voto de dois terços (2/3) dos membros do referido Colegiado.

32. O recurso mencionado no item 31 deverá ser protocolizado na Divisão de Protocolo e Comunicação do Sistema de Arquivos da UEL.

IV - DAS PROVAS

33. O concurso público constará de:

a) Prova Escrita, com caráter eliminatório;

b) Prova Didática;

c) Argüição sobre o ponto sorteado para a Prova Didática;

d) Análise e Avaliação do curriculum vitae do candidato.

34. A Prova Escrita, de caráter eliminatório, simultânea para todos os candidatos à mesma área ou subárea de conhecimento objeto do concurso, versará sobre ponto sorteado no momento da prova por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, de uma lista de 10 (dez) pontos e terá a duração de 3 (três) horas, precedidas de 1 ( uma) hora para consulta bibliográfica.

35. O candidato deverá apresentar o original do seu documento oficial de identidade com foto no início da realização de todas as provas e no ato do sorteio do ponto para a prova didática, sob pena de ser desclassificado.

36. A Prova Escrita terá seu início com o sorteio do ponto, não sendo mais admitido o ingresso de nenhum candidato no local da prova, independentemente de quaisquer motivos porventura alegados.

37. A consulta bibliográfica será efetuada logo após o sorteio do ponto, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de anotação ou consulta durante a prova escrita.

38. A lista de 10 (dez) pontos de cada área/subárea objeto deste concurso para as provas foi elaborada por uma Comissão de 3 (três) professores do Departamento interessado, integrantes da carreira docente e consta do Anexo I -D deste Edital.

39. A data da prova escrita será informada no ato da homologação da inscrição, conforme item 17 deste Edital.

40. O ponto sorteado na Prova Escrita será automaticamente excluído da Prova Didática e da Argüição.

41. A Prova Escrita será avaliada pela Banca Examinadora no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a sua conclusão, de acordo com os seguintes critérios.

I.Apresentação (introdução - desenvolvimento - conclusão);

II. Conteúdo (mínimos - organização - clareza de idéias);

III. Linguagem (clareza - propriedade - correção).

42. Caberá a cada um dos membros da Banca Examinadora atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez) e a nota final será a média aritmética das mesmas.

43. O candidato que não obtiver a nota final mínima 7,0 (sete) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

44. O resultado da avaliação da prova escrita será publicado por meio de Edital a ser afixado junto à Sala Central Organizadora do Concurso, localizada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH/Reitoria - sala 14.

45. No Edital de publicação do resultado da prova escrita a Pró -Reitoria de Recursos Humanos-PRORH fará constar as datas, horários e locais das provas didáticas para os candidatos classificados na prova escrita.

46. A cópia da prova escrita ficará à disposição do candidato junto à sala Central Organizadora do Concurso, sendo permitida a obtenção de fotocópia tão somente de sua prova.

47. Contra o resultado da Prova Escrita caberá pedido de reconsideração, devidamente fundamentado, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da publicação da nota final, devendo a Banca Examinadora analisá-lo nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes, lavrar ata circunstanciada de sua decisão e publicá-la na Sala Central Organizadora do Concurso, só cabendo recurso dessa decisão nos termos do item 31 deste Edital.

48. O pedido de reconsideração da Prova Escrita deverá ser protocolizado na Central Organizadora do Concurso na Pró-Reitoria de Recursos Humanos - sala 14.

49. O gabarito para Análise de Curriculum Vitae bem como o roteiro de itens para a avaliação das Provas Didática e de Argüição constam dos Anexos I -A e I-B deste Edital.

50. A Prova Didática será pública, com o objetivo de apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria e constará de aula proferida, em nível de graduação, no tempo mínimo de 40 (quarenta) e no máximo de 60 (sessenta) minutos, sobre o ponto que será sorteado pelo candidato na sala Central Organizadora do Concurso, localizada na Pró -Reitoria de Recursos Humanos - sala 14, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, da lista de pontos mencionada no item 38, excluído o sorteado para a Prova Escrita.

51. O não comparecimento do candidato, por qualquer motivo, para o sorteio do ponto para a Prova Didática e de Argüição, até a hora marcada para o início da realização da prova Didática, implicará em sua desclassificação automática e irrecorrível no presente Concurso.

52. Ao iniciar a Prova Didática, o candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o seu plano de aula.

53. A avaliação da Prova Didática será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, cabendo a cada um de seus membros atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

54. A nota final da Prova Didática será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, na escala de zero (0) a dez (10).

55. A Argüição será pública, em nível de graduação, sobre o mesmo ponto sorteado para a Prova Didática.

56. A Argüição terá a duração máxima de 60 (sessenta) minutos e cada um dos membros da Banca Examinadora argüirá o candidato sobre o ponto sorteado para a Prova Didática.

57. A nota final da Prova de Argüição será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, na escala de zero (0) a dez (10).

58. A análise e a avaliação do curriculum vitae dos candidatos serão realizadas pela Banca Examinadora, em sessão reservada, observados os itens constantes do Anexo I -A deste Edital.

59. A Banca Examinadora poderá solicitar esclarecimentos sobre o curriculum vitae dos candidatos, logo após a Argüição.

60. A Banca Examinadora analisará o curriculum vitae de todos os candidatos de determinada área/subárea e atribuirá, para cada candidato, a pontuação correspondente na ficha de apuração dos resultados, utilizando o gabarito de avaliação constante no Anexo I -A deste Edital.

61. A nota final da Análise e Avaliação de curriculum vitae de cada candidato será calculada tomando por base a pontuação obtida no gabarito anexo ao presente Edital, atribuindo uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) para a maior pontuação. Aos demais candidatos será computada nota aplicando-se regra de três simples, devendo a nota final conter somente uma casa decimal, utilizando a regra universal de aproximação: quando o segundo número subseqüente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro) permanece o primeiro número subseqüente à vírgula; quando o segundo número subseqüente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subseqüente à vírgula será acrescido de uma unidade.

62. A média final das provas será calculada obedecendo a seguinte ponderação:

- Prova Escrita ........................... x 3

- Prova Didática.......................... x 2

- Argüição .................................. x 2

- Análise de curriculum vitae ....... x 3

e o somatório dos resultados será dividido por 10 (dez), com uma casa decimal, utilizando a regra universal de aproximação: quando o segundo número subseqüente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro) permanece o primeiro número subseqüente à vírgula; quando o segundo número subseqüente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subseqüente à vírgula será acrescido de uma unidade.

63. Será considerado habilitado pela respectiva Banca Examinadora o candidato que obtiver média final mínima 7,0 (sete) .

64. O resultado final de cada área/subárea será publicado, por ordem de classificação, no Diário Oficial do Estado do Paraná, na Pró -Reitoria de Recursos Humanos e no site: www.uel.br/prorh e encaminhado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP para devida homologação.

65. Contra o resultado final poderão ser interpostos recursos nos termos do item 31 deste Edital.

V - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

66. As normas regulamentadoras do presente concurso serão publicadas no Diário Oficial do Estado do Paraná, na Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH e no site: www.uel.br/prorh

67. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de to dos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público na Pró -Reitoria de Recursos Humanos - PRORH, no Diário Oficial do Estado do Paraná ou no site: www.uel.br/prorh

68. No caso do candidato ter sua inscrição deferida para mais de uma área/sub área e coincidir das provas serem marcadas para a mesma data, o candidato deverá, por sua livre opção, escolher a área/subárea em que deseja participar .

69. Em relação aos Portadores de Necessidades Especiais, quando for o caso, serão aplicadas as Leis Estaduais nº 13.456, de 11 de janeiro de 2002 e 15.139, de 31 de maio de 2006 e o Decreto Estadual nº 2.508, de 20 de janeiro de 2004.

70. Em relação aos afro-descendentes, quando for o caso, será aplicada a Lei Estadual nº 14.274, de 24 de dezembro de 2003.

71. A aprovação no concurso público não gera, para o candidato, direito à nomeação.

72. Antes de efetuar o pagamento do valor referente à inscrição, o candidato deverá certificar - se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público estabelecido pelo presente Edital, não sendo devida a devolução do preço público pago, que não será restituído em nenhuma hipótese .

73. A nomeação dos aprovados será processada observando -se rigorosamente a ordem de classificação dentre as vagas ofertadas.

74. É de responsabilidade do candidato, durante todo o prazo de realização e validade do Concurso Público, manter atualizado o seu endereço junto à Pró -Reitoria de Recursos Humanos - PRORH.

75. O candidato convocado para nomeação poderá, caso não tenha interesse na vaga, pedir reclassificação no Concurso Público por uma única vez, passando a ser o último classificado.

76. Surgindo novas vagas durante o período de validade do presente concurso público, devidamente aprovadas pelo Conselho de Administração - CA, na mesma área/subárea em regime de 20 ou 40 horas semanais conforme necessidade da Instituição, os candidatos aprovados poderão ser convocados, observada a ordem de classificação e demais exigências normativas.

77. Em caso de empate será dada preferência, para fins de classificação, ao candidato que tenha obtido a maior nota na Prova Escrita e, persistindo o empate, ao que tenha a maior nota na Análise de Curriculum Vitae.

78. No ato da assinatura do Termo de Posse o nomeado firmará declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública; na hipótese de acúmulo legal, contemplado no Art. 37, XVI e XVII, da Constituição Federal e Art. 27, XVI e XVII, da Constituição do Estado do Paraná, o nomeado firmará declaração de acúmulo legal de cargo, emprego ou função pública, à qual anexará certidão dos horários de suas atividades emitida pela entidade a que sirva.

79. Para sua nomeação, quando convocado, o candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos:

a) 1 (uma) via do curriculum vitae devidamente atualizado e assinado, no formato da Plataforma Lattes;

b) Diploma(s) de graduação e o(s) histórico(s) escolar(es);

c) Certificado(s) de conclusão de curso(s) de pós -graduação Lato Sensu e o(s) histórico(s) escolar(es);

d) Diploma(s) de curso(s) pós-graduação Stricto Sensu e o(s) histórico(s) escolar(es);

d.1) O Diploma de pós-graduação Stricto Sensu poderá ser substituído por certificado, atestado ou ata de defesa, acompanhado de declaração onde conste que o título foi devidamente homologado, faltando apenas expedição e registro do Diploma.

e) Resultado do exame pré-funcional, devidamente homologado pela Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional - DIMS da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP, devendo dele constar que está apto para ser nomeado. (Esse documento será encaminhado pelo SEBEC/SESMT - Serviço de Bem Estar à Comunidade/Divisão de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho diretamente à Pró -Reitoria de Recursos Humanos - PRORH);

f) Declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado ou declaração de Imposto de Renda;

g) Declaração de horário de trabalho, caso possua outro contrato de trabalho, emitida pela Empresa ou Instituição, constando o dia da semana e o horário de trabalho;

h) Habilitação profissional, expedida por Conselhos, Órgãos ou Instituições competentes, sempre que for o caso;

i) Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná;

j) Título de eleitor com o comprovante de votação da última eleição, exceto para o candidato estrangeiro;

k) Cartão de Identificação do contribuinte (CIC/CPF);

l) Cartão do PIS/PASEP e, no caso de pessoa não cadastrada anteriormente, extrato do PIS/PASEP recolhido junto à Caixa Econômica Federal;

m) Comprovante de quitação com o serviço militar - Certificado de Reservista (para o sexo masculino), exceto para o candidato estrangeiro;

n) Certidão de casamento, quando for o caso;

o) Certidão de nascimento dos filhos menores de 21 (vinte e um) anos (dependentes), maiores de 21 (vinte anos) dependentes ou maiores de 21 (vinte e um) anos (dependentes) considerados civilmente incapazes, juntamente com a caderneta de vacinação dos filhos menores de 5 (cinco) anos;

p) 1 (uma) foto 3x4 recente;

q) Comprovante oficial de abertura de conta corrente junto à Caixa Econômica Federal, contendo a agência e o número da conta;

r) Para os candidatos estrangeiros será obrigatório, além dos documentos acima, a apresentação dos seguintes documentos:

- Carteira de identidade de estrangeiro com visto permanente ou visto temporário, observado o disposto no item 81 deste Edital;

- Quando naturalizado, documento que originou a naturalização.

80. Para os documentos solicitados no item 79 deste Edital, o convocado deverá apresentar fotocópias juntamente com os originais para autenticação junto à Pró -Reitoria de Recursos Humanos - PRORH, ou fotocópias autenticadas em cartório.

81. O candidato estrangeiro que for nomeado, se ainda portador de visto temporário, para tomar posse deverá apresentar prova de ter requerido junto ao Ministério da Justiça a transformação do visto temporário para visto permanente, sujeitando -se às conseqüências legais que o indeferimento da transformação causar à sua condição de servidor público.

82. Ainda, para a nomeação, o candidato que, no ato da inscrição, tenha apresentado declaração de conclusão de curso de pós-graduação na qual conste a necessidade de homologação do aproveitamento para a outorga do título ou ainda declaração que estava cursando pós-graduação, deverá apresentar prova da obtenção do título exigido como requisito mínimo, por meio de diploma ou de certificado emitido pela Instituição de origem. A não apresentação deste documento no prazo estipulado no Edital de Convocação excluirá automaticamente o candidato do concurso público.

83. Não será permitida a nomeação de candidatos que tenham sido demitidos de cargo ou emprego público, nos últimos 5 (cinco) anos, a contar da data da demissão; assim, pois, no ato da posse o candidato aprovado deverá firmar declaração de que não incorre em tal hipótese, sob pena de invalidação do ato de sua nomeação.

84. O ato de nomeação do docente determinará o Departamento de lotação e o Centro de Estudos ao qual aquele pertence, não o vinculando ao direito de ministrar uma disciplina específica, mas, sim, todas aquelas que estejam alocadas na referida Unidade .

85. Para efeito de enquadramento na carreira docente, quando da admissão aos quadros da Universidade Estadual de Londrina, será observada a titulação máxima do candidato classificado, sendo na classe de Professor Adjunto o título de Doutor; na de Professor Assistente o título de Mestre e na de Professor Auxiliar, nível B, o concluinte do Curso de Especialização, que tenha funcionado de conformidade com as prescrições da Resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que "Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós - graduação".

86. O vencimento mensal referente ao regime de 40 horas semanais correspondente ao mês de março de 2008 é de:

Classe

Titulação

Nível

Salário Básico

Incentivo de mérito

Vencimentos

Professor Adjunto

Doutor

AD-A

R$ 1.843,85

R$ 1.382,89

R$ 3.226,73

Professor Assistente

Mestre

AS-A

R$ 1.467,29

R$ 660,28

R$ 2.127,57

Professor Auxiliar

Especialização

AX-B

R$ 1.106,45

R$ 165,96

R$ 1.272,41

Poderá, ainda, ser concedido aos professores de qualquer classe o regime de TIDE (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva), com acréscimo de 55% sobre o valor total dos vencimentos da tabela acima se atendidas as exigências normativas.

87. O horário das atividades do professor nomeado será de acordo com o regime de trabalho e com as necessidades do Departamento respectivo, podendo ser no período matutino, e/ou vespertino, e/ou noturno, incluindo sábados, domingos e feriados.

88. O período de validade do concurso público será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial do Estado, da homologação do resultado final feita pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

89. Os candidatos não aprovados, ou que tiveram suas inscrições indeferidas, poderão retirar as fotocópias dos documentos apresentados para inscrição, até 120 (cento e vinte) dias após o encerramento do concurso, observando -se os prazos para recurso. Os candidatos aprovados e não convocados poderão retirá-las até 30 (trinta) dias após a data de vencimento do prazo de validade do concurso. Decorridos os prazos ora citados os documentos serão incinerados.

90. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.

Londrina, 10 de julho de 2008.

Prof. Dr. Wilmar Sachetin Marçal
Reitor

Prof. Fábio Cézar Martins
Pró-Reitor de Recursos Humanos

ANEXO I DO EDITAL Nº 210/2008

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

Área/subárea: LÍNGUA FRANCESA/LITERATURAS EM LÍNGUA FRANCESA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo:

- Graduação em Letras com Habilitação em Francês;

- Mestrado em Letras ou áreas afins; e

- 02 (dois) anos de docência em Língua Francesa.

DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS E CLÁSSICAS

Área/subárea: LÍNGUA PORTUGUESA/LINGÜÍSTICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Letras e Doutorado em Letras ou Língua Portuguesa ou Lingüística ou Estudos da Linguagem.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

Área: GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Doutorado em Genética ou áreas afins, com tese desenvolvida em Genômica Estrutural e/ou Funcional.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PATOLÓGICAS

Área: PARASITOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo:

- Graduação em Biomedicina ou Farmácia ou Medicina ou Biologia; e

- Doutorado na área de Parasitologia ou áreas afins, com tese em Protozoários ou Helmintos de interesse Médico.

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Área: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE E FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Psicologia com Formação de Psicólogo;

- Doutorado em Psicologia ou Educação ou Educação Especial, com tese em Análise do Comportamento; e

- 02 (dois) anos de experiência em Ensino Superior na área de Psicologia.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Área: QUÍMICA ORGÂNICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Química ou áreas afins e Doutorado em Química Orgânica (Química de Produtos Naturais ou Sínteses Orgânicas).

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

Área/subárea: ECONOMIA/TEORIA ECONÔMICA

Número de vagas: 1 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Economia e Doutorado em Economia ou áreas afins desde que tenha cursado as disciplinas de Macroeconomia, Microeconomia, Econometria e Matemática.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

Área/subárea: CLÍNICA MÉDICA/REUMATOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: Residência Médica em Reumatologia com duração mínima de 02 (dois) anos.

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

Área/subárea: NEUROCIRURGIA / NEURORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência em Neurocirurgia em Serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e MEC;

- Título de Especialista em Neurocirurgia pela SBN/AMB; e

- 01 (um) ano de estágio em Serviço de Neurorradiologia Endovascular.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL

Área/subárea: ODONTOLOGIA/ORTODONTIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Odontologia e Doutorado em Ortodontia.

DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

Área/subárea: FISIOTERAPIA/SAÚDE COLETIVA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Fisioterapia;

- Mestrado na área;

- 02 (dois) anos de experiência como docente em Ensino Superior; e

- Experiência profissional na área de Saúde Pública ou correlata.

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA

Área/subárea: MEDICINA/PEDIATRIA/PEDIATRIA SOCIAL

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Medicina e Residência Médica em Pediatria ou Título de Especialista em Pediatria.

Área/subárea: MEDICINA/PEDIATRIA/PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA E OU ALERGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Medicina, Residência Médica em Pediatria ou Título de Especialista em Pediatria e experiência em Pneumologia Pediátrica e/ou Alergia.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Área/subárea: DIDÁTICA/DIDÁTICA GERAL

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Pedagogia, Doutorado em Educação e 02 (dois) anos de experiência em Ensino Superior.

Área: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Pedagogia ou Psicologia e Doutorado em Educação ou Psicologia, com temática de tese relacionada à Educação.

Área: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Pedagogia, Doutorado em Educação e 02 (dois) anos de experiência em Coordenação Pedagógica (Orientação ou Supervisão Escolar).

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Área/subárea: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS/CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo:

- Graduação em Arquivologia ou Biblioteconomia;

- Mestrado em Ciência da Informação ou áreas afins: História, Sociologia, Educação, Administração, Comunicação, Letras, Lingüística, Filosofia, Ciência da Computação, Arquivologia ou Biblioteconomia.

DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

Área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/METODOLOGIA DO

ENSINO E PESQUISA EM ARTE

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Desenho e Plástica;

- Doutorado em Educação ou Doutorado em Arte ou Doutorado na área de Humanas com Mestrado em Educação; e

- Experiência didática em Arte no Ensino Fundamental e/ou Médio.

Área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/MÍDIAS TECNOLÓGICAS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Desenho e Plástica;

- Doutorado em Arte, Multimeios ou áreas afins; e

- Apresentação de Memorial/Portifólio conforme o Anexo I -C deste Edital.

DEPARTAMENTO DE DESIGN

Área/subárea: DESIGN DE MODA/EXPRESSÃO GRÁFICA/ILUSTRAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Design ou Moda ou áreas afins, Especialização e 02 (dois) anos de experiência na área.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

Área: AGROMETEOROLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Agronomia com registro no CREA e Doutorado.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA

Área/subárea: MEDICINA VETERINÁRIA/PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Medicina Veterinária;

- Residência em Patologia Animal;

- Mestrado em Medicina Veterinária com dissertação na área de Análises Clínicas Veterinárias; e

- Matrícula em Doutorado em Medicina Veterinária.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Área/subárea: PROJETO/DESENHO PROJETIVO E REPRESENTAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Área/subárea: GEOTÉCNICA/ESTRADAS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: Graduação em Engenharia Civil e Doutorado em Estradas ou áreas afins.

ANEXO I-A DO EDITAL Nº 210/2008

GABARITO PARA AVALIAÇÃO DE CURRICULUM VITAE

DADOS GERAIS

1 FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO (Máximo de 25 pontos)

1.1 Pós-doutorado

25

1.2 Doutorado
1.2.1 Matriculado com exame de qualificação realizado
1.2.2 Matriculado com créditos concluídos

20
17
16

1.3 Mestrado
1.3.1 Matriculado com exame de qualificação realizado
1.3.2 Matriculado com créditos concluídos

15
12
11

1.4 Especialização na área ou em Educação

10

1.5 Curso de graduação (específico ou correlato)

05

Será pontuada exclusivamente a formação / titulação maior e apenas uma vez

2 ATUAÇÃO PROFISSIONAL (nos últimos cinco anos)

2.1 Tempo de magistério na área (Máximo de 15 pontos)
2.1.1 Na graduação
2.1.2 Na pós-graduação lato sensu
2.1.3 Na pós-graduação stricto sensu

1 ponto por ano por nível

2.2. Exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio (Máximo de 5 pontos)

1 ponto por ano

2.3 Participação em colegiado e coordenação (Máximo de 5 pontos)

2.3.1 Coordenação de curso (graduação e/ou pós -graduação)

2.3.2 Participação em colegiados superiores (câmaras e/ou conselhos)

2 pontos por mandato
1 ponto por mandato

2.4 Monitoria ou estágio (após conclusão da graduação) na área, com o mínimo de 180 horas (máximo de 1 ponto)

1 ponto

2.5 Participação em atividades administrativas na especialidade (máximo de 1 ponto)

1 ponto

3 PRÊMIOS E TÍTULOS

3.1 Prêmios, distinções e láureas outorgados por entidades cientificas ou acadêmicas por trabalhos ou atividades na área (não serão pontuadas homenagens como nome de turma, patrono ou paraninfo; máximo de 3 pontos)

1 ponto por premiação

 

4 PROJETOS

4.1 Coordenação de projetos de pesquisa aprovados e financiados por agências de fomento.
4.2 Coordenação de projetos de extensão o ou de ensino aprovados e financiados por agências de fomento ou órgãos governamentais.

5 pontos por projeto

4.3 Participação em projetos de pesquisa aprovados e financiados por agências de fomento.
4.4 Participação em projetos de extensão ou de ensino aprovados e financiados por agências de fomento ou órgãos governamentais.

2 pontos por projeto

5 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

5.1 Artigos Publicados (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

 
5.1.1 - Qualis A
5.1.2 - Qualis B
5.1.3 - Qualis C

Internacional

Nacional

Local

8

6

5

6

4

3

4

2

1

5.2 Livros e Capítulos

5.2.1 Livros editados (autor geral, coordenador, editor, organizador, tradutor)

10

5.2.2 Autor de capítulos

6

5.3 Trabalhos em Eventos (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

5.3.1 Apresentação de trabalhos em eventos científicos internacionais
5.3.2 Apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais
5.3.3 Publicação de texto completo em anais de evento

1
0,5
1

5.4 Demais Tipos de Produção Bibliográfica

5.4.1 Softwares, produtos, processos, espetáculos, partituras, vídeos, portifólios, discos.

8

5.5 Demais Tipos de Produção Técnica (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

5.5.1 Cursos não curriculares ministrados na especialidade

2

5.5.2 Conferências e palestras proferidas em eventos científicos

1

5.5.3 Organização e coordenação de eventos científicos (congressos, simpósios e similares)

4

6 ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

6.1 Orientação de aluno de graduação (TCC, iniciação científica, monografia
6.2 Orientação de especialização
6.3 Orientação de mestrado
6.4 Orientação de doutorado

1
2
4
8

7 PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE COMISSÕES JULGADORAS (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

7.1 Graduação
7.2 Especialização
7.3 Mestrado
7.4 Doutorado

0,2
0,4
0,8
1

7.5 Participação em bancas examinadoras de concurso público no magistério superior

0,2

8 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

8.1 Congressos, simpósios, etc. (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

0,1

9 ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)

9.1 Orientação de aluno de graduação (TCC, iniciação científica, monografia)
9.2 Orientação de especialização
9.3 Orientação de mestrado
9.4 Orientação de doutorado

0,5
1
2
4

MÉTODO DE CÁLCULO DA NOTA FINAL DA ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE

1 A banca examinadora analisa o curriculum vitae de todos os candidatos da área/subárea e atribui, para cada candidato, a pontuação correspondente na ficha de apuração dos resultados, utilizando o gabarito de avaliação.

2 A nota final da Análise e Avaliação de curriculum vitae de cada candidato será calculada tomando por base a pontuação obtida no gabarito, atribuindo uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) para a maior pontuação. Aos demais candidatos será computada nota aplicando-se regra de três simples, devendo a nota final conter somente uma casa decimal, utilizando a regra universal de aproximação: quando o segundo número subseqüente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro) permanece o primeiro número subseqüente à vírgula; quando o segundo número subseqüente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subseqüente à vírgula será acrescido de uma unidade.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
FiCHA DE APURAÇÃO DOS RESULTADOS

Candidato(a) _____________________________________________________________________________

Área/Subárea : __________________________________ Centro/Depto : _____________________________

Item

Pontuação Obtida

Pontuação máxima possível

Item

Pontuação Obtida

Pontuação máxima possível

Sub-item

Nº pontos

Sub-item

Nº pontos

1 - Formação Acadêmica / Titulação

1.1

 

25

5 - Produção Bibliográfica

5.3.1

 

Últimos cinco anos

1.2

 

5.3.2

 

1.2.1

 

5.3.3

 

1.2.2

 

5.4.1

 

--

1.3

 

5.5.1

 

Últimos cinco anos

1.3.1

 

5.5.2

 

1.3.2

 

5.5.3

 

1.4

 

6 - Orientações Concluídas

6.1

 

Últimos cinco anos

1.5

 

6.2

 

2 - Atuação Profissional

2.1.1

 

15

6.3

 

2.1.2

 

6.4

 

2.1.3

 

7 - Participação em Banca de Comissões Julgadoras

7.1

 

Últimos cinco anos

2.2

 

5

7.2

 

2.3.1

 

5

7.3

 

2.3.2

 

7.4

 

2.4

 

1

7.5

 

2.5

 

1

8 - Participação em Eventos Científicos

8.1

 

Últimos cinco anos

3 - Prêmios e Títulos

3.1

 

3

4 - Projetos

4.1

 

--

4.2

 

4.3

 

9 - Orientações em andamento

9.1

 

Últimos cinco anos

4.4

 

9.2

 

5 - Produção Bibliográfica

5.1.1

 

Últimos cinco anos

9.3

 

5.1.2

 

9.4

 

5.1.3

 

SOMA DOS PONTOS

 

 

5.2.1

 

--

5.2.2

 

 

BANCA EXAMINADORA

_______________________

______________________________________________

Data: ________/________/________

ANEXO I-B DO EDITAL Nº 210/2008 - PRORH

SUGESTÃO PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

ASPECTOS PASSÍVEIS DE OBSERVAÇÃO

I - PLANEJAMENTO (ATÉ 1,0)

1. Determinação dos objetivos da aula

2. Listagem do conteúdo programático

3. Indicação dos procedimentos didáticos

4. Indicação dos recursos auxiliares

5. Apresentação dos recursos de avaliação

6. Bibliografia

II - DESENVOLVIMENTO (ATÉ 9,0)

7. Comunicação dos objetivos

a) quanto ao conteúdo

8. Domínio do conteúdo

a) quanto à apresentação da aula

9. Adequação aos objetivos

10. Relevância dos itens selecionados

11. Organização seqüencial

12. Atualidade das informações

13. Clareza e objetividade

14. Ilustração com exemplos

15. Uso adequado dos recursos auxiliares

16. Conclusão: revisão, aplicações, etc.

17. Adequação à duração prevista

 

SUGESTÃO PARA AVALIAÇÃO DA ARGÜIÇÃO
ELEMENTOS A SEREM OBSERVADOS

A) Princípios da área, leis gerais, etc, enfocados na explanação do assunto;

B) Interdependência do assunto com a área

C) Problemas relacionados ao conhecimento, referentes ao assunto: C.1) de ordem técnica/laboratorial/d e investigação;

C .2) de informação/comunicação/divulgação.

D) Atualidade do conteúdo do assunto apresentado;

E) Informações advindas de outras áreas, utilizadas na explanação (pluridisciplinaridade)

ANEXO I-C DO EDITAL Nº 210/2008 - PRORH

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE MEMORIAL / PORTFÓLIO PARA CANDIDATOS DA ÁREA/SUBÁREA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA / EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL / DESENHO E PINTURA

Levando em consideração que um dos indicadores de grande importância para a avaliação de candidatos a professores no Departamento de Arte Visual é a comprovação de um fazer poético em diferentes linguagens artísticas, demonstrando os domínios, habilidades e competências, na especialidade e no campo da expressão no qual será avaliado, indicamos alguns itens que serão considerados como critério para inscrição e pontuação nos concursos públicos, além dos demais requisitos exigidos.

Área Subárea: Educação Artística / Expressão Bidimensional /Desenho e Pintura

Elementos para constituição de portfólio para avaliação.

Item

Título

Descrição

01

Apresentação

Texto autoral que apresente a descrição sumária da produção pessoal indicando as proposições poéticas que desenvolve e suas motivações.

02

Documentação

Dossiê documental com fotografias impressas (com, pelo menos, seis fotos em cada uma das poéticas desenvolvidas), no caso de arte visual; Inclusão de Compact disc em DVD, no caso de poéticas videográficas, digitais ou de instalações.

03

Exposições Individuais e coletivas

Relação das mostras individuais e coletivas, acompanhadas de textos sucintos e explicativos das proposições desenvolvidas, data e local de cada uma delas.

04

Mostras institucionais

Participação de exposições em Museus, Salões ou mostras institucionais com descrição do caráter institucional e das proposições apresentadas e eventuais premiações ou menções honrosas neles obtidas. Data e local.

05

Complementação (se necessário)

Outros dados que o candidato considere importante citar, abordar ou apresentar como integrantes de sua produção, devidamente comprovado no formato da Plataforma Lattes.

ANEXO I-D DO EDITAL Nº 210/2008 - PRORH

LISTA DE PONTOS PARA AS PROVAS

PROVAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ÁREA/SUBÁREA: LÍNGUA FRANCESA/LITERATURAS EM LÍNGUA FRANCESA

01

LA DOUBLE PRONOMINALISATION.

02

LES PRONOMS RELATIFS: FORMES SIMPLES ET COMPOSÉES.

03

LA VOIX PASSIVE ET LA NOMINALISATION.

04

LE DISCOURS RAPPORTÉ ET LA CONCORDANCE DES TEMPS.

05

L'EMPLOI DU SUBJONCTIF.

06

L'IMPARFAIT ET LE PASSÉ COMPOSÉ.

07

LE MOYEN ÂGE.

08

LA REPRÉSENTATION THÉÂTRALE AU XVII e SIÈCLE.

09

LE SYMBOLISME.

10

LE ROMAN AU XIXe SIÈCLE.

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS E CLÁSSICAS
ÁREA/SUBÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA/LINGÜÍSTICA

01

MORFOLOGIA DO VERBO.

02

COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO.

03

SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTO: AMBIGÜIDADE, PRESSUPOSIÇÃO E IMPLICATURA.

04

EXPRESSIVIDADE E AFETIVIDADE.

05

FONOLOGIA DO PORTUGUÊS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DESCRITIVOS.

06

GÊNEROS TEXTUAIS DA ESFERA ACADÊMICA.

07

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS.

08

INTERTEXTUALIDADE E POLISSEMIA.

09

FORMAÇÃO DO LEITOR: MÍDIA E EDUCAÇÃO.

10

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
ÁREA: GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

01

CONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECA GENÔMICA.

02

CLONAGEM GÊNICA VIA PCR (REAÇÃO POLIMERASE EM CADEIA).

03

PRINCÍPIOS DE BIOINFORMÁTICA.

04

GENÔMICA FUNCIONAL: PROTEÔMICA.

05

GENÔMICA FUNCIONAL: TRANSCRIPTOMA.

06

MAPEAMENTO GENÉTICO VIA MARCADORES MOLECULARES.

07

SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS.

08

REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA EM EUCARIONTES.

09

TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA.

10

GENÔMICA COMPARATIVA.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PATOLÓGICAS
ÁREA: PARASITOLOGIA

01

IMUNOPATOGENIA DA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI.

02

ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA DOENÇA DE CHAGAS.

03

ESTRONGILOIDÍASE EM IMUNOSSUPRIMIDOS.

04

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DOS PROTOZOÁRIOS INTESTINAIS.

05

EPIDEMIOLOGIA E PROFILAXIA DA MALÁRIA.

06

EPIDEMIOLOGIA E DIAGNÓSTICO DA TOXOPLASMOSE.

07

CRIPTOSPORIDIOSE E MICROSPORI DIOSE.

08

AMEBÍASE ENTAMOEBA HISTOLYTICA/ENTAMOEBA DISPAR.

09

TENÍASE/CISTICERCOSE.

10

IMUNOPATOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

ÁREA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE E FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

01

CONCEITO DE ANÁLISE FUNCIONAL NO BEHAVIORISMO RADICAL DE B.F. SKINNER.

02

NOÇÃO DE COMPORTAMENTO NO BEHAVIORISMO RADICAL DE B. F. SKINNER.

03

O PROCESSO ANALÍTICO COMPORTAMENTAL NAS INSTITUIÇÕES.

04

MODELO DE SELEÇÃO POR CONSEQÜÊNCIAS.

05

POSSIBILIDADES DE INTERSECÇÃO ENTRE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E PESQUISA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.

06

O COMPORTAMENTO VERBAL NA COMPREENSÃO DO CONHECER.

07

O COMPORTAMENTO VERBAL NA COMPREENSÃO DO LEMBRAR.

08

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO A PERSPECTIVA DO BEHAVIORISMO RADICAL DE B. F. SKINNER.

09

ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE AUTO-CONTROLE, TOMADA DE DECISÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMA A PARTIR DA PERSPECTIVA DO BEHAVIORISMO RADICAL DE B. F. SKINNER.

10

A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS E DE CLASSIFICAÇÃO DIAGNÓSTICA (DSM E CID) NOS MODELOS FORMAIS DE AVALIAÇÃO E NO MODELO COMPORTAMENTAL.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ÁREA: QUÍMICA ORGÂNICA

01

REAÇÕES RADICALARES.

02

REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO.

03

REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA.

04

REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO ELETROFÍLICA AROMÁTICA.

05

REAÇÕES DE ADIÇÃO ELETROFÍLICA A ALCENOS E ALCINOS.

06

REAÇÕES DE ADIÇÃO NUCLEOFÍLICA À CARBONILA.

07

REAÇÕES DE CICLOADIÇÃO.

08

ESTEREOQUÍMICA.

09

REAÇÕES DE OXIDAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS.

10

DETERMINAÇÃO ESTRUTURAL DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS (ESPECTROMETRIAS DE RMN, DE MASSAS E NO IV).

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÁREA/SUBÁREA: ECONOMIA/TEORIA ECONÔMICA

01

TEORIA DO CONSUMIDOR.

02

TEORIA DA PRODUÇÃO E DO CUSTO.

03

TEORIA DO EQUILÍBRIO GERAL E BEM-ESTAR.

04

ESTRUTURAS DE MERCADO E PADRÕES DE CONCORRÊNCIA.

05

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL: TEORIAS ALTERNATIVAS.

06

MACROECONOMIA ABERTA: TAXAS DE CÂMBIO FIXAS E FLEXÍVEIS.

07

DEMANDA E OFERTA AGREGADA.

08

MODELOS DE FORMAÇÃO DE EXPECTATIVAS E INFLAÇÃO.

09

TEORIAS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO: NEOCLÁSSICOS E PÓS‑KEYNESIANOS.

10

TEORIA DOS CICLOS E DAS FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA
ÁREA/SUBÁREA: CLÍNICA MÉDICA/REUMATOLOGIA

01

FIBROMIALGIA.

02

DOENÇA REUMATÓIDE.

03

FEBRE REUMÁTICA.

04

ARTRITES CRÔNICAS DA INFÂNCIA.

05

GOTA.

06

LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO.

07

DERMATOPOLIMIOSITE.

08

ESPONDILITE ANCILOSANTE.

09

ARTROSE.

10

OSTEOPOROSE.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA
ÁREA/SUBÁREA: NEUROCIRURGIA/NEURORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

01

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DOS ANEURISMAS INTRACRANIANOS.

02

TRATAMENTO EN DO VASCU LAR DAS MALFORMAÇÕES ARTÉRIO -VENOSAS INTRACRANIANAS.

03

ANGIOPLASTIA DAS ARTÉRIAS CEREBRAIS.

04

TUMORES MALIGNOS INTRACRANIANOS.

05

VERTEBROPLASTIA.

06

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DAS MALFORMAÇÕES ARTÉRIO-VENOSAS MEDULARES.

07

ANÁLISE COMPARATIVA DOS TRATAMENTOS DE ANEURISMAS INTRACRANIANOS: MICROCI RURGIA E ENDOVASCULAR.

08

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DOS ANEURISMAS DO SISTEMA VERTEBRO­BASILAR.

09

TRATAMENTO DO ANEURISMA DO SISTEMA CAROTÍDEO: MICROCIRURGIA OU ENDOVASCULAR.

10

TRATAMENTO CONSERVADOR DO TRAUMATISMO CRÂNIO-ENCEFÁLICO.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL
ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ORTODONTIA

01

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRANIOFACIAL - PERÍODO PRÉ-NATAL.

02

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRANIOFACIAL - PERÍODO PÓS-NATAL.

03

DESENVOLVIMENTO DOS DENTES E DA OCLUSÃO.

04

ETIOLOGIA DAS MÁS OCLUSÕES - FATORES DE ORDEM LOCAL.

05

ETIOLOGIA DAS MÁS OCLUSÕES - FATORES DE ORDEM GERAL.

06

CLASSIFICAÇÃO DAS MÁS OCLUSÕES.

07

EXTRAÇÃO SERIADA.

08

ORTODONTIA PREVENTIVA E INTERCEPTIVA.

09

HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS.

10

CONTENÇÃO ORTODÔNTICA.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
ÁREA/SUBÁREA: FISIOTERAPIA/SAÚDE COLETIVA

01

FISIOTERAPIA E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

02

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE.

03

EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

04

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

05

ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA DOMICILIAR.

06

A FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA.

07

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL.

08

INDICADORES SÓCIO-DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE.

09

EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ATIVIDADES EM GRUPO.

10

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA
ÁREA/SU BÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/PEDIATRIA SOCIAL

01

ALEITAMENTO MATERNO - ASPECTOS PRÁTICOS.

02

ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA.

03

IMUNIZAÇÃO.

04

CRESCIMENTO DA CRIANÇA NORMAL E SUA AVALIAÇÃO.

05

SEGUIMENTO DO RN DE RISCO.

06

PROFILAXIAS DAS DOENÇAS CARENCIAIS NO LACTENTE: HIPOVITAMINOSE A e D, DEFICIÊNCIA DE FERRO E DE IODO.

07

QUEIXAS COMUNS NO LACTENTE: CÓLICAS, DERMATITES, REGURGITAÇÃO E DISTÚRBIOS DO SONO.

08

DESENVOLVIMENTO.

09

DESNUTRIÇÃO PROTEÍCO E ENERGÉTICA.

10

OBESIDADE.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA
ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA E OU ALERGIA

01

ASMA.

02

PNEUMONIA AGUDA.

03

TUBERCULOSE.

04

SÍNDROME DO BEBÊ CHIADOR.

05

DISPLASIA BRONCOPULMONAR.

06

ANEMIAS CARENCIAIS.

07

CRESCIMENTO NORMAL.

08

DESENVOLVIMENTO NORMAL.

09

IMUNIZAÇÃO.

10

ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
ÁREA/SUBÁREA: DIDÁTICA/DIDÁTICA GERAL

01

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DIFERENTES PERSPECTIVAS E SEUS PRESSUPOSTOS.

02

O PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

03

TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS.

04

ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER.

05

AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR.

06

A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

07

A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

08

A DIMENSÃO TÉCNICA DA PRÁTICA DOCENTE.

09

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.

10

DIDÁTICA: SEU PROCESSO HISTÓRICO E SUA CONSTITUIÇÃO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
ÁREA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

01

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

02

MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

03

ASPECTOS PSICO-SOCIAIS DA DEFICIÊNCIA: PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO.

04

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.

05

CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO.

06

A PERSPECTIVA ECOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

07

COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM.

08

A PATOLOGIZAÇÃO DO ENSINO E A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR.

09

CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE APRENDIZAGEM.

10

O PROFESSOR FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
ÁREA: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

01

A GESTÃO DA ESCOLA E OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DA PARTICIPAÇÃO.

02

A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E FILOSÓFICOS.

03

A COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO FORMAL E NÃO- FORMAL.

04

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR.

05

A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO.

06

IMPLICAÇÕES DA REESTRUTURA PRODUTIVA NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

07

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E NO MUNDO: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS.

08

AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA DÉCADA DE 90 DO SÉCULO XX.

09

A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DO PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA.

10

MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE: MANIFESTAÇÕES NA EDUCAÇÃO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
ÁREA/SU BÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS/CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

01

PRODUÇÃO E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.

02

REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

03

TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

04

PROCESSOS DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

05

GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO.

06

COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

07

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

08

PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

09

RECURSOS INFORMACIONAIS: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO.

10

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA ARQUIVOLOGIA E NA BIBLIOTECONOMIA.

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/METODOLOGIA DO ENSINO DE PESQUISA EM ARTE

01

A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ARTE.

02

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ARTE.

03

A CULTURA VISUAL E O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

04

O ENSINO DAS ARTES VISUAIS POR PROJETOS DE TRABALHO: DA CONCEPÇÃO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR.

05

CITAÇÃO, APROPRIAÇÃO, CÓPIA E RELEITURA: DOS CONCEITOS AOS PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NA ESCOLA.

06

ARTE CONTEMPORÂNEA, MULTICULTURALIDADE E O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

07

AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES.

08

O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - O QUE ESPERAR DESSA EXPERIÊNCIA?

09

OBSERVAÇÃO, REGISTRO, REFLEXÃO E PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO: COMO ESTES ELEMENTOS SE RELACIONAM NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA?

10

O PROFESSOR DE ARTE E A PESQUISA-AÇÃO: PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL
ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/MÍDIAS TECNOLÓGICAS

01

POÉTICAS DIGITAIS E SIMULAÇÃO DE IMAGENS.

02

ENTRE IMAGENS: IMAGENS ARTESANAIS, TÉCNICAS E DIGITAIS.

03

O ESPAÇO SIMULADO: DAS POÉTICAS TRADICIONAIS ÀS POÉTICAS ELETRÔNICAS E DIGITAIS.

04

INTERATIVIDADE: PONTO DE ENCONTRO ENTRE ARTE E TECNOLOGIA.

05

ARTE, TECNOLOGIA E CULTURA: QUAL É O LUGAR DO ESPECTADOR?

06

A FOTOGRAFIA E O OLHAR: POSSIBILIDADES DO SENSÍVEL.

07

FOTOGRAFIA ANALÓGICA E FOTOGRAFIA DIGITAL: O QUE ENSINAR E POR QUE ENSINAR.

08

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, A SALA DE AULA E O ENSINO DE ARTE.

09

IMAGENS FIXAS E IMAGENS EM MOVIMENTO: O EXERCÍCIO DA PRODUÇÃO A PARTIR DE OBRAS DE ARTE.

10

AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO DE ALUNOS E PROFESSORES DE ARTE.

OBS.: PARA ESTÁ ÁREA/SUBÁREA O DEPARTAMENTO APRESENTA SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA NA PÁGINA Nº 42.

Sugestão de bibliografia somente para a área/subárea: Educação Artística-Arte Visual/Mídias Tecnológicas

Bibliografia de apoio:

ARAÚJO, Ricardo. Poesia Visual - Vídeo Poesia. São Paulo, Perspectiva, 1999.

BARBOSA, A. M. T. B. (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, R.M. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COUCHOT, Edmond. Porto Alegre, UFRGS, 2003.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI. São Paulo, UNESP, 1997.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. São Paulo, EDUSP, 1993.

PALLOFF, R.M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

TAYLOR, Arte, inimiga do povo. São Paulo, Conrad, 2005.

www.macvirtual.usp.br

www.webartigos.com/categories/Arte-e-Ci%EAncia/

www.educarede.org.br

LISTA DE PONTOS PARA AS PROVAS
PROVAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE DESIGN
ÁREA/SU BÁREA: DESIGN DE MODA/EXPRESSÃO GRÁFICA/ILUSTRAÇÃO

01

AS TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO APLICADAS À MODA.

02

PROJETO DE COLEÇÃO: A ILUSTRAÇÃO DE MODA E A COMUNICAÇÃO DE CONCEITOS.

03

O CORPO COMO ESPAÇO DO OBJETO PROJETUAL.

04

A REPRESENTAÇÃO DO CORPO E SUA INTERAÇÃO COM A VESTIMENTA.

05

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ILUSTRAÇÃO DE MODA.

06

A FUNÇÃO COMUNICATIVA DO DESENHO.

07

A RELAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO COM O PÚBLICO-ALVO DE UM PROJETO DE PRODUTOS DE MODA.

08

O PAPEL DA EXPRESSÃO GRÁFICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COLEÇÃO.

09

A ILUSTRAÇÃO COMO VEÍCULO DE MENSAGENS VISUAIS.

10

AS LINGUAGENS DE DESENHO EM UM PROJETO DE COLEÇÃO.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
ÁREA: AGROMETEOROLOGIA

01

COSMOGRAFIA: RADIAÇÃO SOLAR; DECLINAÇÃO SOLAR; ESTAÇÕES DO ANO.

02

BALANÇO DE ENERGIA NA SUPERFÍCIE DO SOLO: TEORIA E APLICAÇÃO.

03

PRECIPITAÇÃO PLUVIAL: FORMAÇÃO, TIPOS E PROBABILIDADE DE OCORRRÊNCIA DE CHUVA.

04

CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA.

05

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO.

06

CONDICIONAMENTO CLIMÁTICO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA.

07

MANEJO DO MICROCLIMA NA AGRICULTURA.

08

EVAPOTRANSPIRAÇÃO: DEFINIÇÕES E PRINCIPAIS MÉTODOS PARA A ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL.

09

BALANÇO HÍDRICO.

10

MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E AGRICULTURA.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA
ÁREA/SU BÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA/PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

01

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA LEUCOCITÁRIA.

02

ANEMIA HEMOLÍTICA.

03

FUNÇÃO HEPÁTICA.

04

URINÁLISE.

05

FUNÇÃO PANCREÁTICA.

06

LÍQUIDOS CAVITÁRIOS.

07

PROVAS DE FUNÇÃO RENAL.

08

HEMOSTASIA.

09

AVALIAÇÃO DAS PROTEÍNAS PLASMÁTICAS.

10

LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ÁREA/SUBÁREA: PROJETO/DESENHO PROJETIVO E REPRESENTAÇÃO

01

DESENHO DE OBSERVAÇÃO E TÉCNICAS GRÁFICAS: DO OBJETO AO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL.

02

O CROQUI COMO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PROJETO EM ARQUITETURA.

03

CONCEITOS, NORMAS E CONVENÇÕES DO DESENHO ARQUITETÔNICO.

04

REPRESENTAÇÕES TÉCNICAS LEGAIS E LEGISLAÇÃO.

05

PROJETO EXECUTIVO E DETALHAMENTO NAS TÉCNICAS ARTESANAIS E DIGITAIS.

06

A REPRESENTAÇÃO EM PERSPECTIVA: TIPOS, MÉTODOS E USOS EM DIFERENTES TÉCNICAS.

07

TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL NAS FORMAS FÍSICA E DIGITAL.

08

REPRESENTAÇÃO DO PROJETO URBANO EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCALA E TÉCNICAS GRÁFICAS.

09

LAY-OUT E APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERIORES EM DIVERSAS TÉCNICAS GRÁFICAS.

10

REPRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERIORES EM DIVERSAS TÉCNICAS GRÁFICAS.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ÁREA/SUBÁREA: GEOTÉCNICA/ESTRADAS

01

DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS.

02

PROJETO GEOMÉTRICO HORIZONTAL.

03

PROJETO GEOMÉTRICO VERTICAL.

04

PROJETO DE TERRAPLANAGEM EM ESTRADAS.

05

DRENAGEM DO PAVIMENTO.

06

ESTUDO DE TRÁFEGO.

07

ESTUDO DOS SOLOS E AGREGADOS.

08

MATERIAIS BETUMINOSOS.

09

DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS.

10

RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS.

ANEXO I-E DO EDITAL Nº 210/2008 - PRORH

Centro de Letras e Ciências Humanas

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

Área/subárea: Língua Francesa/Literaturas em Língua Francesa

1.

Profª.

REJANE JACQUELINE DE QUEIROZ FIALHO TAILLEFER

Doutorado

UEL

2.

Profª.

LOREDANA LIMOLI

Doutorado

UEL

3.

Profa.

VÉRONIQUE MARIE BRAUN DAHLET

Doutorado

USP

4.

Profa.

CRISTINA MOERBECK CASADEI PIETRARÓIA

Doutorado

USP

5.

Prof.

ADALBERTO DE OLIVEIRA SOUZA

Doutorado

UEM

6.

Prof.

ÁLVARO DAVID HWANG

Doutorado

UEM

7.

Profa.

ANA PAULA GUEDES

Doutorado

UEM

8.

Profa.

MÁRCIA MARIA VALLE ARBEX

Doutorado

UFMG

9.

Profa.

RAIMUNDA MARIA DA SILVA BEDASEE

Pós-Doutorado

UFBA

10.

Prof.

GILBERTO PINHEIRO PASSOS

Doutorado

USP

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

Área/subárea: Língua Portuguesa/Lingüística

1.

Prof.

LUIZ CARLOS FERNANDES

Doutorado

UEL

2.

Prof.

PAULO DE TARSO GALEMBECK

Doutorado

UEL

3.

Profa.

LIDIA MARIA GONÇALVES

Doutorado

UEL

4.

Profa.

MARIA BEATRIZ PACCA

Doutorado

UEL

5.

Prof.

LUDOVI KO CARNASCIALI DOS SANTOS

Doutorado

UEL

6.

Profa.

APARECIDA NEGRI ISQUERDO

Doutorado

UFMS

7.

Profa.

APARECIDA FEOLA SELLA

Doutorado

UNIOESTE

8.

Profa.

IRENILDE PEREIRA DOS SANTOS

Livre Docência

USP

9.

Profa.

NEUSA MARIA OLIVEIRA BARBOSA BASTOS

Pós-Doutorado

PUC/SP

10.

Profa.

SONIA APARECIDA LOPES BENITES

Pós-Doutorado

UEM

Centro de Ciências Biológicas

Departamento de Biologia Geral

Área: Genética e Biologia Molecular

1.

Profª.

MARIA HELENA PELEGRINELLI FUNGARO

Doutorado

UEL

2.

Prof.

MÁRIO SÉRGIO MANTOVANI

Doutorado

UEL

3.

Profa.

ANA LUCIA DIAS

Doutorado

UEL

4.

Prof.

PAULO MAURICIO RUAS

Doutorado

UEL

5.

Profa.

ROSANGELA MARIA PINTO MOREIRA

Doutorado

UEL

6.

Prof.

LUIZ FILIPE PROTASIO PEREIRA

Doutorado

IAPAR

7.

Prof.

ALEXANDRE NEPOMUCENO

Doutorado

EMBRAPA

8.

Profa.

FRANCISMAR CORREA MARCELINO

Doutorado

EMBRAPA

9.

Profa.

MARIA HELENA DE SOUZA GOLDMAN

Doutorado

USP/FFCLRP

10.

Prof.

CARLOS ALBERTO LABATE

Doutorado

ESALQ

Departamento de Ciências Patológicas

Área: Parasitologia

1.

Profa.

IVETE CONCHON COSTA

Doutorado

UEL

2.

Profa.

EIKO NAKAGAWA ITANO

Doutorado

UEL

3.

Profa.

MARIA ANGÉLICA EHARA WATANABE

Doutorado

UEL

4.

Profa.

ANA MARIA BONAMETTI

Doutorado

UEL

5.

Profa.

SUELI FUMIE YAMADA OGATTA

Doutorado

UEL

6.

Profa.

ANA LUCIA FALAVIGNA GUILHERME

Doutorado

UEM

7.

Prof.

MITERMAYER GALVÃO DOS REIS

Doutorado

FUND.OSWALDO CRUZ

8.

Prof.

CARLOS GRAEFF-TEIXEIRA

Doutorado

PUC/RS

9.

Profa.

MARIA APARECIDA GOMES

Doutorado

UFMG

10.

Profa.

VANETE THOMAZ SOCCOL

Doutorado

UFPR

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

Área: Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e Fundamentos e Aplicações da Análise do Comportamento

1.

Profa.

MAURA GLÓRIA DE FREITAS

Doutorado

UEL

2.

Profa.

MARCIA CRISTINA CASERTA GON

Doutorado

UEL

3.

Profa.

RENATA GROSSI

Doutorado

UEL

4.

Profa.

NORMA SANT'ANA ZAKIR

Doutorado

UEL

5.

Profa.

CYNTHIA BORGES DE MOURA

Doutorado

UEL

6.

Profa.

ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE

Doutorado

UFSCar

7.

Profa.

ALESSANDRA TURINI BOLSONI SILVA

Doutorado

UNESP/BAURU

8.

Profa.

JOCELAINE MARTINS DA SILVEIRA

Doutorado

UFPR

9.

Profa.

VÂNIA LÚCIA PESTANA SANT´ANA

Doutorado

UEM

10.

Profa.

ANA LÚCIA ROSSITO AIELLO

Doutorado

UFSCar

Centro de Ciências Exatas

Departamento de Química

Área: Química Orgânica

1.

Prof.

FERNANDO CÉSAR DE MACEDO JU NIOR

Doutorado

UEL

2.

Prof.

MILTON FACCIONE

Doutorado

UEL

3.

Prof.

CESAR CORNÉLIO ANDREI

Doutorado

UEL

4.

Profa.

ELIANA APARECIDA SILICZ BUENO

Doutorado

UEL

5.

Profa.

TEREZINHA DE JESUS FARIA

Doutorado

UEL

6.

Profa.

MARIA HELENA SARRAGIOTTO

Doutorado

UEM

7.

Prof.

DIOGENES APARICIO GARCIA CORTEZ

Doutorado

UEM

8.

Profa.

CLEUZA CONCEIÇÃO DA SILVA

Doutorado

UEM

9.

Profa.

SILVANA MARIA DE OLIVEIRA SANTIN

Doutorado

UEM

10.

Prof.

ANGELO DE FÁTIMA

Doutorado

UFMG

Centro de Estudos Sociais Aplicados

Departamento de Economia

Área/subárea: Economia/Teoria Econômica

1.

Profa.

ROSSANA LOTT RODRIGUES

Doutorado

UEL

2.

Prof.

CARLOS ROBERTO FERREIRA

Doutorado

UEL

3.

Prof.

ANTONIO CARLOS MORETTO

Doutorado

UEL

4.

Prof.

SÉRGIO CARLOS DE CARVALHO

Doutorado

UEL

5.

Profa.

MARIA DE FÁTIMA SALES DE SOUZA CAMPOS

Doutorado

UEL

6.

Prof.

NEIO LÚCIO PERES GUALDA

Doutorado

UEM

7.

Prof.

PERY FRANCISCO ASSIS SHIKIDA

Doutorado

UNIOESTE

8.

Profa.

CLEISE MARIA DE ALMEIDA TUPICH HILGEMBERG

Doutorado

UEPG

9.

Profa.

AMÁLIA MARIA GOLDBERG GODOY

Pós-Doutorado

UEM

10.

Prof.

CÁSSIO FREDERICO CAMARGO ROLIM

Pós-Doutorado

UFPR

Centro de Ciências da Saúde

Departamento de Clínica Médica

Área/subárea: Clínica Médica/Reumatologia

1.

Prof.

LUIZ CARLOS LÚCIO CARVALHO

Mestrado

UEL

2.

Profa.

MARGARIDA DE FÁTIMA FERNANDES CARVALHO

Doutorado

UEL

3.

Prof.

RACHID TUMA NETO

Mestrado

UEL

4.

Profa.

CECÍLIA LISETE ALMENDRA

Mestrado

UEL

5.

Prof.

JOSÉ VICENTE GARCIA VELOZ

Mestrado

UEL

6.

Prof.

SEBASTIÃO CEZAR RADOMINSKI

Doutorado

UFPR

7.

Prof.

ACIR RACHID FILHO

Doutorado

UFPR

8.

Prof.

PAULO ROBERTO DONADIO

Mestrado

UEM

9.

Prof.

DAVID CEZAR TITTON

Mestrado

UFPR

10.

Prof.

MARCO ANTONIO ROCHA LOURES

Mestrado

UEM

Departamento de Clínica Cirúrgica

Área/subárea: Neurocirurgia/Neuroradiologia Intervencionista

1.

Prof.

PEDRO GARCIA LOPES

Doutorado

UEL

2.

Prof.

ADELMO FERREIRA

Doutorado

UEL

3.

Prof.

WANDER MIGUEL TAMBURUS

Doutorado

UEL

4.

Prof.

LUIS SIDONIO TEIXEIRA DA SILVA

Doutorado

UEL

5.

Prof.

DAMACIO RAMON KAIMEN MACIEL

Pós-Doutorado

UEL

6.

Prof.

MARCO ANTONIO STEFANI

Doutorado

UFRGS

7.

Prof.

MARIO AUGUSTO TARICCO

Doutorado

USP

8.

Prof.

ROBERTO CALICHIO GABARRA

Doutorado

FAC.MED. BOTUCATU

9.

Prof.

LUIZ ALBERTO BACHESCHI

Doutorado

USP

10.

Prof.

LUIS ALENCAR BIURRUM BORBA

Mestrado

FAC. EVANG. CURITIBA

Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil

Área/subárea: Odontologia/Ortodontia

1.

Prof.

PAULO EDUARDO BAGGIO

Doutorado

UEL

2.

Prof.

CLAUDENIR ROSSATO

Doutorado

UEL

3.

Prof.

LUIZ SERGIO CARREIRO

Doutorado

UEL

4.

Profa.

WANDA TEREZINHA GARBELINI FROSSARD

Doutorado

UEL

5.

Profa.

CASSIA CILENE DEZAN GARBELINI

Doutorado

UEL

6.

Prof.

ADILSON LUIZ RAMOS

Doutorado

UEM

7.

Profa.

LEI LA CESÁRIO PEREIRA PINTO

Doutorado

UNOPAR

8.

Prof.

HIROSHI MARUO

Doutorado

PUC/PR

9.

Prof.

TIEO TAKAHASHI

Doutorado

UNIPAR

10.

Prof.

HÉLIO HISSASHI TERADA

Doutorado

UEM

Departamento de Fisioterapia

Área/subárea: Fisioterapia/Saúde Coletiva

1.

Profa.

CELITA SALMASO TRELHA

Doutorado

UEL

2.

Profa.

ELIANE DA SILVA MEWES GAETAN

Doutorado

UEL

3.

Profa.

CÉLIA REGINA RODRIGUES GIL

Doutorado

UEL

4.

Profa.

ELISABETE DE FÁTIMA POLO DE ALMEIDA NUNES

Doutorado

UEL

5.

Prof.

MÁRCIO JOSÉ DE ALMEIDA

Doutorado

UEL

6.

Profa.

VERA MARIA DA ROCHA

Doutorado

UFRGS

7.

Profa.

RAQUEL SOARES TASCA

Doutorado

UEM

8.

Profa.

MARIA APARECIDA DE PAULA MACHADO

Doutorado

USP

9.

Profa

RAQUEL TERADA

Doutorado

UEM

10.

Profa

LÍLIA BUENO DE MAGALHÃES

Doutorado

UNIV.TUIUTI

Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica

Área/subárea: Medicina/Pediatria/Pediatria Social

1.

Prof.

GERSON ZANETTA DE LIMA

Mestrado

UEL

2.

Profa.

ZULEIKA THOMSON

Pós-Doutorado

UEL

3.

Profa.

ANA BERENICE RIBEIRO DE CARVALHO

Doutorado

UEL

4.

Profa.

MARGARIDA DE FÁTIMA FERNANDES CARVALHO

Doutorado

UEL

5.

Prof.

ALFREDO ZEPEDA WILLS

Mestrado

UEL

6.

Prof.

JOSÉ CARLOS AMADOR

Doutorado

UEM

7.

Profa.

ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES

Doutorado

UEM

8.

Profa.

LÚCIA FERRO BRICKS

Doutorado

USP

9.

Profa.

HELOISA HELENA SOUSA MARQUES

Doutorado

USP

10.

Prof.

NELSON AUGUSTO ROSARIO FILHO

Doutorado

UFPR

Área/subárea: Medicina/Pediatria/Pneumologia Pediátrica e ou Alergia

1.

Profa.

ANA BERENICE RIBEIRO DE CARVALHO

Doutorado

UEL

2.

Profa.

MARGARIDA DE FÁTIMA FERNANDES CARVALHO Doutorado

Doutorado

UEL

3.

Prof.

JOSE CARLOS DOS SANTOS GUITTI Doutorado

Doutorado

UEL

5.

Prof.

GERSON ZANETTA DE LIMA

Mestrado

UEL

5.

Profa.

ANGELA SARA JAMUSSI DE BRITO

Pós-Doutorado

UEL

6.

Prof.

JOSÉ CARLOS AMADOR

Doutorado

UEM

7.

Profa.

ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES

Doutorado

UEM

8.

Profa.

LÚCIA FERRO BRICKS

Doutorado

USP

9.

Profa.

HELOISA HELENA SOUSA MARQUES

Doutorado

USP

10.

Prof.

NELSON AUGUSTO ROSARIO FILHO

Doutorado

UFPR

Centro de Educação, Comunicação e Artes

Departamento de Educação

Área/subárea: Didática/Didática Geral

1.

Profa.

NADIA APARECIDA DE SOUZA

Doutorado

UEL

2.

Profa.

NEUSI APARECIDA NAVAS BERBEL

Doutorado

UEL

3.

Profª.

LUCINEA APARECIDA DE REZENDE

Doutorado

UEL

4.

Profa.

MAURA MARIA MORITA VASCONCELLOS

Doutorado

UEL

5.

Profa.

CLAUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRA

Doutorado

UEL

6.

Profa.

PURA LÚCIA OLIVER MARTINS

Doutorado

PUC/PR

7.

Prof.

JOÃO LUIZ GASPARIN

Doutorado

UEM

8.

Profa.

SONIA NEGRÃO

Doutorado

UEM

9.

Profa.

TANIA MARIA FIGUEIREDO BRAGA GARCIA

Doutorado

UFPR

10.

Profa.

MARILDA APARECIDA BEHRENS

Doutorado

PUC/PR

Área: Psicologia da Educação

1.

Profª.

SILVIA MÁRCIA FERREIRA MELETTI

Doutorado

UEL

2.

Profa.

MARIA CRISTINA MARQUEZINE

Doutorado

UEL

3.

Profª.

ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN

Doutorado

UEL

4.

Prof.

JOÃO BATISTA MARTINS

Doutorado

UEL

5.

Profª.

FRANCISMARA NEVES OLIVEIRA

Doutorado

UEL

6.

Profª.

ANA MERCÊS BAHIA BOCK

Doutorado

PUC/SP

7.

Profª.

ROSELI APARECIDA CAÇÃO FONTANA

Doutorado

UNICAMP

8.

Prof.

RICARDO LEITE CAMARGO

Doutorado

USP/ESALQ

9.

Prof.

LINO DE MACEDO

Livre-Docência

USP

10.

Profª.

SADAO OMOTE

Livre-Docência

UNESP/Marília

Área: Política e Gestão da Educação

1.Profª. MARILIA FARIA DE MIRANDADoutoradoUEL
2.Profª. ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZDoutoradoUEL
3.Profª. ADREANA DULCINA PLATTDoutoradoUEL
4.Profa. CLAUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRADoutoradoUEL
5.Profa. MAGDA MADALENA TUMADoutoradoUEL
6.Profa. AMÉLIA KUMIKO NOMADoutoradoUEM
7.Prof. LUCIDIO BIANCHETTIDoutoradoUFSC
8.Profa. ANDRÉA BARBOSA GOUVEIADoutoradoUFPR
9.Profa. TAÍS MOURA TAVARESDoutoradoUFPR
10.Profa. MARIA RITA DE ASSIS CESARDoutorado UFPR

Departamento de Ciência da Informação

Área/subárea: Ciências Sociais Aplicadas/Ciência da Informação

1.Profa. MARIA INÊS TOMAÉLDoutoradoUEL
2.Profa. LINETE BARTALODoutoradoUEL
3.Profª. MARIA JÚLIA GIANNASI KAIMENDoutorado UEL
4.Profa. ANA ESMERALDA CARELLIDoutoradoUEL
5.Profa. TEREZINHA ELISABETH DA SILVADoutorado UEL
6.Profa. LEILAH SANTIAGO BUFREMPós-Doutorado UFPR
7.Profa. JOHANNA WILHELMINA SMITDoutoradoUSP
8.Profa DAISY PIRES NORONHADoutoradoUSP
9.Prof. RAIMUNDO NONATO MACEDO DOS SANTOSDoutorado UFSC
10.Profa LIGIA MARIA ARRUDA CAFÉDoutoradoUFSC

Departamento de Arte Visual

Área/subárea: Educação Artística-Arte Visual/Metodologia do Ensino e Pesquisa em Arte

1.Prof. RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRADoutorado UEL
2.Profª. MARIA IRENE PELLEGRINO DE OLIVEIRA SOUZA DoutoradoUEL
3.Prof. ISAAC ANTONIO CAMARGODoutoradoUEL
4.Prof. MARCOS RODRIGUES AULICINODoutoradoUEL
5.Prof. JARDEL DIAS CAVALCANTIDoutoradoUEL
6.Profa. TERESINHA SUELI FRANZDoutoradoUFSC
7.Profa. MIRIAM CELESTE MARTINSDoutoradoUNESP
8.Profa. IRENE TOURINHODoutoradoUFG
9.Profa. LEDA GUIMARÃESDoutoradoUFG
10.Profa. DULCE OSINSKYDoutoradoUFPR

Área/subárea: Educação Artística-Arte Visual/Mídias Tecnológicas

1.

Prof.

ISAAC ANTONIO CAMARGO

Doutorado

UEL

2.

Profª.

MARIA IRENE PELLEGRINO DE OLIVEIRA SOUZA

Doutorado

UEL

3.

Prof.

RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRA

Doutorado

UEL

4.

Profª.

CRISTIANE AFFONSO DE ALMEIDA ZERBETTO

Doutorado

UEL

5.

Prof.

MARCOS RODRIGUES AULICINO

Doutorado

UEL

6.

Profa.

MONICA BAPTISTA SAMPAIO TAVARES

Doutorado

USP

7.

Profa.

SUZETE VENTURELLI

Doutorado

UnB

8.

Profa.

MARIA CRISTINA BIAZUS

Doutorado

UFRGS

9.

Prof.

SILVIO PERINI ZAMBONI

Doutorado

UnB

10.

Profa.

DIANA DOMINGUES

Pós-Doutorado

UFRGS

Departamento de Design

Área/subárea: Design de Moda/Expressão Gráfica/Ilustração

1.

Profa.

MARIA CELESTE DE FÁTIMA SANCHES MONTEMEZZO

Mestrado

UEL

2.

Profª.

DOROTÉIA BADUY PIRES

Mestrado

UEL

3.

Profa.

MARGARETH ANNA ZEKVELD DAHER

Mestrado

UEL

4.

Profa.

CLEUZA BITTENCOURT RIBAS FORNASIER

Mestrado

UEL

5.

Profa.

PATRICIA DE MELLO SOUZA

Mestrado

UEL

6.

Prof.

ERICSON STRAUB

Mestrado

PUC/PR

7.

Prof.

CLÁUDIO PEREIRA SAMPAIO

Mestrado

UFPR

8.

Prof.

CELSO TETSUO SUONO

Mestrado

UTFPR

9.

Prof.

LUÍS VIDAL NEGREIROS GOMES

PhD

UNIRITTER

10.

Profa.

LÍGIA MARIA SAMPAIO DE MEDEIROS

Doutorado

UNIRITTER

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Agronomia

Área: Agrometeorologia

1.

Prof.

ODAIR MORAES

Doutorado

UEL

2.

Prof.

EFRAIM RODRIGUES

Doutorado

UEL

3.

Prof.

RICARDO RALISCH

Doutorado

UEL

4.

Prof.

HIDEAKI WILSON TAKAHASHI

Doutorado

UEL

5.

Prof.

ROBERTO ANTUNES FIORETTO

Doutorado

UEL

6.

Prof.

ANTONIO ROBERTO PEREIRA

Doutorado

USP/ESALQ

7.

Profª.

DALVA MARTINELLI CURY LUNARDI

Doutorado

FCA/UNESP

8.

Prof.

PAULO CÉSAR SENTELHAS

Doutorado

USP/ESALQ

9.

Prof.

ÉLCIO SILVÉRIO KLOSOWSKI

Doutorado

UNIOESTE

10.

Prof.

PAULO SÉRGIO LOURENÇO DE FREITAS

Doutorado

UEM

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

Área/subárea: Medicina Veterinária/Patologia Clínica Veterinária

1.

Profa

MARA REGINA STIPP BALARIN

Doutorado

UEL

2.

Prof

ANTONIO CARLOS FARIA DOS REIS Doutorado

Doutorado

UEL

3.

Profª.

ROBERTA LEMOS FREIRE Doutorado

Doutorado

UEL

4.

Profª.

DAISY PONTES NETTO Doutorado

Doutorado

UEL

5.

Profª.

ANA PAULA FREDERICO RODRIGUES LOUREIRO BRACARENSE Doutorado

Doutorado

UEL

6.

Prof.

RAIMUNDO SOUZA LOPES

Doutorado

UNESP

7.

Profª.

CECÍLIA BRAGA LAPASY

Doutorado

UNOESTE

8.

Prof.

JOSÉ JURANDIR FAGLIARI

Livre-Docência

UNESP

9.

Profª.

REGINA KIOMI TAKAHIRA

Doutorado

UNESP

10.

Profª.

ROSANGELA LOCATELLI DITTRICH

Doutorado

UFPR

Centro de Tecnologia e Urbanismo

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Área/subárea: Projeto/Desenho Projetivo e Representação

1.

Prof.

MANFREIDE HENRIQUE MARTINEZ

Doutorado

UEL

2.

Prof.

KLEBER FERRAZ MONTEIRO

Doutorado

UEL

3.

Prof.

PAULO MARCOS MOTTOS BARNABÉ

Doutorado

UEL

4.

Prof.

SIDNEI JUNIOR GUADANHIM

Doutorado

UEL

5.

Prof.

OTÁVIO YASSUO SHIMBA

Doutorado

UEL

6.

Prof.

RENATO LEÃO REGO

Pós-Doutorado

UEM

7.

Prof.

PAULO JULIO VALENTINO BRUNA

Livre-Docência

FAU/USP

8.

Prof.

LEONARDO TOSSIAKI OBA

Doutorado

PUC/PR

9.

Prof.

LUCIO GOMES MACHADO

Doutorado

USP

10.

Prof.

SALVADOR GINOATO

Doutorado

PUC/PR

Departamento de Construção Civil

Área/subárea: Geotecnia/Estradas

1.

Prof.

MARIO CESAR STAMM JUNIOR

Doutorado

UEL

2.

Prof.

CARLOS JOSÉ MARQUES DA COSTA BRANCO

Doutorado

UEL

3.

Profª.

RAQUEL SOUZA TEIXEIRA

Doutorado

UEL

4.

Prof.

ARON LOPES PETRUCCI

Doutorado

UEL

5.

Profª.

BERENICE MARTINS TORALLES CARBONARI

Doutorado

UEL

6.

Prof.

JOSÉ KYINHA YSHIBA

Doutorado

UEM

7.

Prof.

ALEXANDRE BENETTI PARREIRA

Doutorado

USP

8.

Prof.

MANUEL HENRIQUE ALBA SÓRIA

Doutorado

USP

9.

Prof.

ANTONIO BELINCANTA

Doutorado

UEM

10.

Profª.

NELCI HELENA MAIA GUTIERREZ

Doutorado

UEM