UFS - Universidade Federal de Sergipe - SE

Notícia:   23 vagas de até R$ 7.333,67 para Professor na Universidade Federal de Sergipe

UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

DIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

EDITAL Nº 013/2012

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

A Gerência de Recursos Humanos da Universidade Federal de Sergipe, em atendimento ao disposto no inciso II, artigo 37 da Constituição Federal, na Lei 8.112/1990, de 11/12/1990, no Decreto nº 6.944, de 21/08/2009, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público para o provimento dos cargos vagos de Professor da Carreira do Magistério Superior, correspondente ao Banco de Professores-Equivalente, conforme disposto no Decreto nº 7.485 da Presidência da República, de 18/05/2011, na Portaria, nº. 440, de 17/10/2011, publicada no DOU de 18/10/2011, dos Ministérios do Planejamento e da Educação, na Portaria nº 1.584, de 04/11/2011, publicada no DOU em 07/11/2011, do Ministério de Estado da Educação, e na Lei nº 11.784/08, observados os termos das disposições do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal de Sergipe, a Resolução nº 23/2007 do Conselho Universitário, a Portaria n° 853/UFS, de 22/04/2010, retificada pelas Portarias nº 2094/UFS, de 15/09/2010, e nº 628/UFS, de 25/03/2011, mediante as normas e condições contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A denominação dos cargos, regime de trabalho, titulação mínima exigida, matérias de ensino e o número de vagas constam no Anexo I.

1.2. Os candidatos aprovados serão nomeados sob Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, previsto na Lei nº 8.112 de 11/12/1990.

1.3. São objetos deste Edital os cargos integrantes da Carreira do Magistério Superior, conforme o quadro a seguir:

Cargos oferecidos neste Edital

Remuneração Inicial (Lei nº 11.784/2008) em R$

Classe

Nível

Regime

Vagas

Venc. Básico (A)

Retribuição Por Titulação (B)

Grat. Esp. Magistério Superior (C)

Total (A+B+C)

Assistente

1

D.E.*

15

2.001,86

1.592,90

1.056,83

4.651,59

Adjunto

1

D.E.*

08

2.318,71

3.916,88

1.098,08

7.333,67

*Dedicação Exclusiva

1.4. O Concurso Público objeto deste Edital será Coordenado pela Gerência de Recursos Humanos e a aplicação das provas será executada pelos Departamentos/Núcleos acadêmicos através da Comissão Examinadora instituída pelo Departamento/Núcleo responsável pela vaga.

1.5. Todas as informações sobre o concurso objeto deste Edital serão divulgadas no endereço eletrônico www.grh.ufs.br, sendo de responsabilidade do candidato acessá-lo, periodicamente, para acompanhar as etapas desta seleção.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. A inscrição do candidato neste concurso implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, nas instruções específicas de cada item e nas demais informações que porventura venham a ser divulgadas no endereço eletrônico www.grh.ufs.br, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

2.2. A inscrição será efetuada presencialmente, pelo próprio candidato ou por seu procurador, neste último caso com procuração original com poderes específicos e com firma reconhecida em cartório.

2.3. O período de inscrição está compreendido entre às 9h do dia 19/03/2012 (segunda-feira) e 17h do dia 17/04/2012 (terça-feira), no horário local.

2.4. A DIRESP estará aberta para realização da inscrição objeto deste Edital de segunda a sexta-feira, no horário local compreendido de 09h às 12h e de 14h às 17h, exceto em feriados nacionais ou regionais.

2.5. Para efetuar a inscrição o candidato deverá entregar à Divisão de Recrutamento e Seleção de Pessoal - DIRESP, no endereço: Av. Marechal Rondon, s/n, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Prédio da Reitoria, Bairro Jardim Rosa Elze, São Cristóvão/SE, os seguintes documentos:

a. Formulário de Inscrição, disponível no Anexo II deste Edital, preenchido com os dados pessoais do candidato e assinado pelo candidato ou seu procurador;

b. Fotocópia do documento de identidade do candidato expedido pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelas Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos, ou Carteira Nacional de Habilitação com foto e, no caso de Inscrição por Procuração, também fotocópia da identidade do procurador, procuração original com poderes especiais e com firma reconhecida em cartório, ou no caso de candidato com nacionalidade estrangeira, fotocópia do passaporte e prova de que é portador de visto válido.

c. Fotocópia da Guia de Recolhimento da União (GRU) e do comprovante de pagamento, constando o número do CPF do candidato, emitidos no período de 19/03 a 17/04/2012, no valor estabelecido neste edital e pago exclusivamente no Banco do Brasil.

d. Fotocópia do comprovante de residência do candidato.

2.6 As taxas da inscrição corresponderão aos seguintes valores:

Classe

Nível

Regime

Taxa de inscrição (R$)

Assistente

1

D.E.

100,00

Adjunto

1

D.E.

150,00

2.7 Para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.grh.ufs.br, onde obterá as informações para emissão do boleto.

2.8 O pagamento da Guia de Recolhimento da União deverá ser efetuado nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

2.9 Não será aceita a inscrição cujo pagamento da GRU seja efetuado após o dia 17/04/2012, ou cujo pagamento seja realizado em desacordo com este Edital.

2.10 Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

2.11 Não será aceita a inscrição por Fax, SEDEX ou entregue por terceiros sem a devida procuração.

2.12 O simples preenchimento do formulário de inscrição não gera ao candidato qualquer direito ou expectativa em relação à participação no Concurso objeto deste edital.

2.13 A efetivação da inscrição fica condicionada à confirmação do recolhimento da taxa de inscrição junto ao Banco do Brasil.

2.14 Somente terá validade o comprovante de pagamento da taxa de inscrição que constar o código de barras da Guia de Recolhimento da União (GRU) com C.P.F. do candidato.

2.15 O pagamento da inscrição efetuado com cheque só será considerado após a compensação do mesmo.

2.16 As informações prestadas no preenchimento do formulário de inscrição são de exclusiva responsabilidade do candidato, que responderá por eventuais erros ou omissões.

2.17 A qualquer momento poderá ser anulada a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.18 O candidato deverá guardar em seu poder o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

2.19 O candidato só poderá realizar uma única inscrição e após realizada não será permitida a modificação da opção do cargo.

2.20 Não será aceita, em hipótese alguma, inscrição condicionada ou que não atenda aos requisitos deste Edital.

3. DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1. O candidato portador de necessidades especiais deverá informar sua condição e as condições especiais que necessita para realização das provas através do Formulário de Inscrição, que serão disponibilizadas pela UFS à medida de suas disponibilidades.

3.2. Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão apresentar entre os dias 26/03 e 05/04/2012, no horário das 09h às 12h e das 14h às 17h (exceto sábado e domingo) na DIRESP, laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Intencional de Doença (CID), bem como a possível causa da deficiência.

3.3. Aos candidatos portadores de necessidades especiais, aprovados neste concurso público, será destinada a 2ª vaga em diante, obedecido o critério de alternância entre candidatos da lista geral e da lista especial, conforme o limite estabelecido no §1º, artigo 37, Decreto nº 3.298/1999.

3.4. Caso o candidato seja aprovado neste concurso, deverá comprovar a condição de portador de necessidades especiais perante avaliação da Junta Médica da UFS.

4. DO PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1. Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa. Fará jus a isenção total de pagamento o candidato que atender aos requisitos estabelecidos no Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, publicado no D.O.U em 03/10/2008, e as condições adiante citadas:

a. Condição de desempregado e não estar recebendo seguro-desemprego, por meio de apresentação da cópia e original da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com o nº. e série, e cópia do contrato que identifique as datas de admissão e de demissão do último emprego.

b. Comprovar consumo mensal de energia elétrica que não ultrapasse 100 kWh, mediante a apresentação de cópia e original das últimas 03 (três) contas, as quais deverão apresentar o mesmo endereço do candidato, conforme indicado no formulário do Anexo III deste Edital.

c. Apresentar renda familiar por meio de original e fotocópia de: comprovante da renda familiar dos meses de janeiro e fevereiro de 2012 (contracheque, extrato bancário ou declaração de autônomo).

d. Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007;

e. Não exercer qualquer atividade remunerada, ainda que informal, qualquer que seja a denominação empregada ou possuir qualquer outra fonte de renda;

4.2. O candidato interessado que preencher os requisitos e desejar solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá preencher o formulário constante do Anexo III deste edital, anexar a documentação exigida e enviar por SEDEX, com data da postagem de até 03/04/2012, ou entregar pessoalmente, até o dia 03/04/2012, à DIRESP, no endereço Av. Marechal Rondon, s/n, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Prédio da Reitoria, Bairro Jardim Rosa Elze, São Cristóvão/SE, CEP: 49100-000. O horário de atendimento da DIRESP para receber os pedidos de isenção ocorrerá de 9h às 12h e de 14h às 17h (horário local), de segunda a sexta-feira.

4.3. A simples entrega da documentação não garante ao interessado a isenção de pagamento da taxa de inscrição, que estará sujeita à análise por parte da Gerência de Recursos Humanos.

4.4. Não serão aceitos, após a entrega da documentação, acréscimos ou alterações das informações prestadas.

4.5. O não-cumprimento de uma das etapas fixadas, a falta ou a inconformidade de alguma informação ou documentação ou a solicitação apresentada fora do período fixado implicará a eliminação automática do processo de isenção.

4.6. O candidato é responsável pela veracidade das informações prestadas e pela autenticidade da documentação apresentada, sob as penas da lei, cabendo à Gerência de Recursos Humanos a análise do preenchimento das condições e dos requisitos exigidos e o eventual indeferimento dos pedidos em desacordo, podendo, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, rever a isenção. Constatada a ocorrência de tais hipóteses, serão adotadas medidas legais contra os infratores, inclusive as de natureza criminal.

4.7. O resultado da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado no horário compreendido entre 9h e 18h, do dia 09/04/2012, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.

4.8. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição.

4.9. O candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida deverá proceder à inscrição regular, dentro do período e de acordo com os procedimentos de inscrição determinados neste Edital, para efetivação de sua inscrição. Caso o candidato não efetue sua inscrição nesse período, não terá sua inscrição efetivada.

4.10. Os candidatos cuja solicitação tiver sido indeferida não participarão do processo seletivo como isentos.

4.11. Não será concedida isenção aos inscritos que já tenham efetuado o pagamento da respectiva taxa de inscrição.

5. DO INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE INSCRIÇÃO

5.1. Será indeferido o requerimento da inscrição:

a. Apresentado extemporaneamente e/ou sem atendimento dos meios, procedimentos e formulários próprios, conforme determinações do Edital;

b. Que não foi devidamente preenchido e entregue, conforme instruções deste Edital;

c. Sem o correspondente pagamento do valor total da inscrição, nas condições, valores e prazos estabelecidos neste Edital, ou cujo cheque tenha sido devolvido, por qualquer motivo.

5.2. No caso de o pagamento da inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura venha a ser devolvido, por qualquer motivo, a Universidade Federal de Sergipe tomará as medidas legais cabíveis.

5.3. Os pedidos de inscrição indeferidos serão divulgados no site www.grh.ufs.br até o dia 20/04/2012.

6. DAS PROVAS

6.1. Este Concurso Público de Provas e Títulos será realizado em duas fases:

a. A primeira fase consistirá em prova escrita;

b. A segunda fase consistirá em prova didática, prova de títulos e, no caso de Professor Adjunto, também prova do projeto de pesquisa.

6.2. Os pontos das provas estão disponíveis no Anexo IV e a área do projeto de pesquisa será informada no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.

7. DA APLICAÇÃO DAS PROVAS

7.1. As provas serão aplicadas num prazo mínimo de 30 (trinta) dias e máximo de 120 (cento e vinte) dias corridos após a publicação deste edital no Diário Oficial da União e suas datas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados, a partir do dia 21/04/2012 e no mínimo com 05 (cinco) dias de antecedência para o início das provas, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br. Cabe ao candidato acessar este endereço eletrônico para identificar os dias, horários e locais de aplicação de sua prova.

7.2. Para todas as provas, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 1 hora ao local indicado, munido de documento de identidade com foto expedido pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelas Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos, ou Carteira Nacional de Habilitação.

7.3. Não será permitida a entrada no local da prova escrita sem documento de identidade com foto.

7.4. No caso de perda ou extravio dos documentos exigidos, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em Órgão Policial.

7.5. Não será permitida durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, máquinas calculadoras ou similares, relógio, pager, bip, walkman ou qualquer outro aparelho eletrônico, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, usar chapéu, boné ou óculos escuros.

7.6. A Prova Didática será realizada em sessão pública e será gravada para efeito de registro e avaliação.

7.7. Antes de dar início à prova didática o candidato deverá distribuir o seu plano de aula a todos os membros da Comissão Examinadora.

7.8. Para participar da prova de títulos, o candidato deverá entregar a Comissão Examinadora, no ato do sorteio do ponto para a prova didática, 01 (uma) cópia encadernada do currículo versão lattes atualizado, devidamente comprovado. No caso de professor adjunto, o projeto de pesquisa também deverá ser entregue à Comissão Examinadora, em 04(quatro) vias, no momento do sorteio do ponto da prova didática.

7.9. A Prova de Títulos será realizada por Comissão Examinadora do concurso que utilizará apenas os documentos submetidos pelo candidato para este fim.

7.10. Para a Prova de Títulos não serão pontuados os documentos que estiverem em desacordo com este Edital.

7.11. Será eliminado do Concurso o candidato que:

a. Não comparecer nos dias e horários definidos ao local das provas escrita ou didática;

b. Comprovadamente usar de fraude, atentar contra disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou auxiliar a realização das provas;

8. DO JULGAMENTO DAS PROVAS

8.1. A pontuação final dos candidatos será obtida em conformidade com a Resolução nº 23/07/CONSU/UFS, de 24 de setembro de 2007.

9. DOS RECURSOS

9.1. Da publicação da homologação do resultado do concurso, caberá recurso ao Conselho Universitário, num prazo máximo de até 05 (cinco) dias úteis contados da referida publicação no Diário Oficial da União, exclusivamente por arguição de ilegalidade, mediante requerimento destinado à Gerencia de Recursos Humanos.

9.2. Os recursos serão autuados e anexados ao processo do concurso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, pela Gerência de Recursos Humanos, que os encaminhará ao Conselho Universitário, para julgamento num prazo máximo de 30 (trinta) dias.

10. CRITÉRIO DE DESEMPATE

10.1. No caso de igualdade da pontuação final serão adotados os critérios de desempate descritos abaixo em ordem crescente de prioridade:

a. Candidato mais idoso, conforme determina o parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741/2003;

b. Persistindo o empate, maior nota na prova didática;

c. Persistindo o empate, maior nota na prova escrita.

10.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados serão considerados reprovados.

11. DO RESULTADO DO CONCURSO

11.1. O resultado do concurso público será homologado e publicado no Diário Oficial da União, na forma de relação nominal disposta em ordem crescente de classificação, dentro do limite estabelecido pelo Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009.

11.2. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, estarão automaticamente reprovados neste concurso público.

11.3. O resultado final será divulgado em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos, conforme determina o art. 42 do Decreto nº 3.298/99.

12. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS:

12.1. Para assumir o cargo o candidato deverá:

a. Ter sido aprovado no concurso público objeto deste Edital;

b. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional. No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, nos termos do §1º do art. 12 da Constituição Federal;

c. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

d. Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;

e. Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

f. Estar em gozo dos direitos políticos;

g. Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido, conforme indicado no Anexo I;

h. Quando necessário, o certificado ou diploma deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

i. Estar inscrito no órgão fiscalizador do exercício profissional e devidamente quite com suas demais exigências legais, quando for o caso;

j. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei 8.112/1990;

k. Não acumular cargo, emprego e funções públicas, exceto aqueles permitidos na lei, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para a posse determinado no § 1º do art. 13 da Lei 9.527/1997.

l. Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para a posse determinado no § 1º do art. 13 da Lei 9.527/1997.

12.2. Na ocasião da posse, o candidato convocado deverá comprovar os requisitos exigidos para o cargo neste Edital, e ainda o que determina a Lei, sob pena de ficar impossibilitado de assumir o cargo.

13. DA NOMEAÇÃO E POSSE

13.1. O candidato aprovado será nomeado e convocado para a posse em período a ser marcado pela Gerência de Recursos Humanos.

13.2. Somente poderá ser empossado o candidato aprovado que for julgado apto por Junta Médica Oficial da Universidade Federal de Sergipe.

13.3. O não comparecimento do candidato no decorrer de trinta dias da nomeação implicará a revogação de sua portaria de nomeação e posterior convocação do próximo classificado.

13.4. A posse dos candidatos observará o limite de vagas estabelecido no presente Edital.

13.5. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno de acordo com as necessidades da instituição.

13.6. Os candidatos aprovados poderão apresentar, para efeito da posse, titulação que supere as exigências mínimas para ingresso no cargo desde que estejam de acordo com a área da titulação determinada no Anexo I deste Edital.

13.7. Os candidatos aprovados serão lotados nos respectivos Departamentos/Núcleos em conformidade com interesse e necessidade da Instituição.

13.8. Até 20 (vinte) dias corridos após a data da publicação da Portaria de nomeação no Diário Oficial da União, o candidato aprovado deverá apresentar à Gerência de Recursos Humanos, os títulos exigidos conforme requisitos constantes no anexo I.

14. DA VALIDADE DO CONCURSO

14.1. O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. A Gerência de Recursos Humanos, a qualquer momento, poderá utilizar detectores de metal para verificação de porte de equipamentos eletrônicos, principalmente na ida dos candidatos ao banheiro.

15.2. Na hipótese de surgirem novas vagas, observado o prazo de validade do concurso, a UFS convocará demais candidatos homologados, obedecendo rigorosamente à ordem da classificação final.

15.3. A habilitação no concurso público não assegura ao candidato o direito à nomeação, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo a ordem de classificação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e disponibilidade de vagas autorizadas para o cargo que concorreu.

15.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de habilitação e classificação no concurso público, valendo, para este último fim, o resultado do concurso publicado no Diário Oficial da União.

15.5. A inscrição do candidato implica aceitação das decisões que venham a ser tomadas pela Gerência de Recursos Humanos (GRH) em casos omissos ou em situações não previstas.

15.6. Os candidatos aprovados poderão ser aproveitados em outros campi da Universidade Federal de Sergipe, assim como por outras instituições federais de ensino.

15.7. Os casos omissos serão decididos pela Gerência de Recursos Humanos.

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, 15 de março de 2012.

Maria Teresa Gomes Lins
Gerente de Recursos Humanos

ANEXO I

DESCRIÇÃO DO CARGO, NÚMERO DE VAGAS, MATÉRIAS DE ENSINO, REGIME DE TRABALHO E ÁREA DE TITULAÇÃO

CAMPUS DE LAGARTO

Depto./ Núcleo

Cargo

Regime de trabalho

Área da titulação *

Matérias de ensino

Disciplinas

Nº de vagas

Fonoaudiologia

Adjunto

DE

Graduação em Fonoaudiologia e Doutorado em Fonoaudiologia ou em áreas correlatas.

Fonoaudiologia

II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (AUDIOLOGIA) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

01

Fonoaudiologia

Adjunto

DE

Graduação em Fonoaudiologia e Doutorado em Fonoaudiologia ou em áreas correlatas

Fonoaudiologia

II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (LINGUAGEM) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

01

Fonoaudiologia

Adjunto

DE

Graduação em Fonoaudiologia e Doutorado em Fonoaudiologia ou em áreas correlatas

Fonoaudiologia

II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (VOZ) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

01

Fonoaudiologia

Adjunto

DE

Graduação em Fonoaudiologia e Doutorado em Fonoaudiologia ou em áreas correlatas

Fonoaudiologia

II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (MOTRICIDADE OROFACIAL) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

01

Farmácia

Adjunto

DE

Graduação em Farmácia e Doutorado em Ciências Farmacêuticas ou em áreas afins.

Farmácia

II Ciclo de Farmácia (foco em Metabolismo e Nutrição Humana)- Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Práticas de Ensino na Comunidade.

01

Farmácia

Adjunto

DE

Graduação em Farmácia e Doutorado em Ciências Farmacêuticas ou em áreas afins.

Farmácia

II Ciclo de Farmácia (foco em Plantas Medicinais) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Práticas de Ensino na Comunidade.

01

Farmácia

Adjunto

DE

Graduação em Farmácia e Doutorado em Ciências Farmacêuticas ou em áreas afins.

Farmácia

II Ciclo de Farmácia (foco em Assistência Farmacêutica) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Práticas de Ensino na Comunidade.

01

Farmácia

Adjunto

DE

Graduação em Farmácia e Doutorado em Química ou em áreas afins.

Farmácia

II Ciclo de Farmácia (foco em Química Farmacêutica) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Práticas de Ensino na Comunidade.

01

Nutrição

Assistente

DE

Graduação em Nutrição e Mestrado em Nutrição ou em áreas afins.

Nutrição

II Ciclo de Nutrição (foco em Alimentação, Nutrição, Saúde e Doença nos ciclos da vida: ALIMENTOS)-Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

02

Nutrição

Assistente

DE

Graduação em Nutrição e Mestrado em Nutrição ou em áreas afins

Nutrição

II Ciclo de Nutrição (foco em Alimentação, Nutrição, Saúde e Doença nos ciclos da vida: NUTRIÇÃO CLÍNICA) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

02

Educação em Saúde

Assistente

DE

Graduação em Ciências Biológicas e ou em áreas da Saúde, com Mestrado em Ciências da Saúde ou em áreas afins

Educação em Saúde

"Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Bioquímica e Imunologia Humana

03

Educação em Saúde

Assistente

DE

Graduação em Ciências Biológicas e ou em áreas da Saúde, com Mestrado em Ciências da Saúde ou em áreas afins

Educação em Saúde

"Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Anatomofisiologia

03

Educação em Saúde

Assistente

DE

Graduação em Ciências Biológicas e ou em áreas da Saúde, com Mestrado em Ciências da Saúde ou em áreas afins

Educação em Saúde

"Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Competências e Atitudes em Saúde

03

Educação em Saúde

Assistente

DE

Graduação em Ciências Biológicas e ou em áreas da Saúde, com Mestrado em Ciências da Saúde ou em áreas afins

Educação em Saúde

"Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Fisiologia e Patologia

02

*Conforme o item 13.6 deste Edital, os candidatos aprovados poderão apresentar, para efeito da posse, titulação que supere as exigências mínimas para ingresso no cargo desde que estejam de acordo com a área da titulação determinada no Anexo I deste Edital.

ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome do candidato:

CPF:

Inscrição por procuração? SIM ( )NÃO ( )

RG:

E-mail:

Telefone fixo (c/DDD):

Celular (c/DDD):

Endereço residencial:

Complemento endereço:

Titulação:

( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado

Área da maior titulação:

DADOS DA VAGA

Número do Edital:

Cargo pretendido: ( ) Prof. Auxiliar ( ) Prof. Assistente ( ) Prof. Adjunto

Departamento/Núcleo:

Campus:

Matéria pretendida:

CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE)

O candidato é Portador de Necessidades Especiais (PNE)? ( ) SIM ( ) NÃO

Se PNE, precisará de condição especial para a prova? ( ) SIM ( ) NÃO

Qual condição especial de prova?

Em, ____/_____/2012.

_______________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO OU PROCURADOR

Recibo de Inscrição para Concurso Público da Universidade Federal de Sergipe (Campos destinados à UFS)

Candidato:

Edital pretendido:

Cargo pretendido: ( ) Prof. Auxiliar ( ) Prof. Assistente ( ) Prof. Adjunto

Departamento/Núcleo:

Campus:

Matéria pretendida:

Responsável pelo recebimento:

Data: _____/____/2012.

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

Nome:
RG. CPF:
Endereço completo:

Composição Familiar

Informe os dados de todas as pessoas que residem no mesmo endereço que o candidato:

NOME RG PARENTESCO SALÁRIO/RENDA MENSAL
    
    
    
    
    
    

Declaro, para efeito de concessão de isenção de pagamento de taxa de inscrição do concurso público para provimento de vagas, e sob as penas da lei, que atendo às condições e aos requisitos estabelecidos no Edital nº 013/2012.

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, ____/____/2012

_______________________________.
Assinatura do Candidato

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RECIBO DE ENTREGA DO PEDIDO ISENÇÃO PARA INSCRIÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO - UFS

Candidato: __________________________________________________________________________
Recebi o pedido,

_____/_____/_______
DATA

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REPRESENTANTE DA DIRESP

ANEXO IV

PONTOS DAS PROVAS POR ÁREA

Pontos - Matéria de Ensino Fonoaudiologia; Disciplinas II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (AUDIOLOGIA) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

- Anatomia e fisiologia da audição e do equilíbrio.

- Avaliação Audiológica em crianças de 0 a 5 anos.

- Avaliação de distúrbio de processamento auditivo central em crianças.

- Emissões otoacústicas: procedimentos e interpretação dos resultados.

- Imitanciometria e pesquisa dos reflexos acústicos: procedimentos e interpretação dos resultados em crianças e adolescentes.

- Metodologias ativas no ensino em ciências da saúde.

- Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico: procedimentos e interpretação dos resultados na infância.

- Promoção da saúde na área de Audiologia.

- Reabilitação e Implante Coclear: tendências atuais na Fonoaudiologia.

- Seleção e Adaptação de próteses Auditivas na infância.

Pontos - Matéria de Ensino Fonoaudiologia; Disciplinas II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (LINGUAGEM) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

- Afasiologia: aspectos conceituais e atuação fonoaudiológica na Afasia Infantil.

- Comunicação suplementar e/ou alternativa: conceitos e possibilidades na práxis fonoaudiológica.

- Conceitos, etiologia, classificação e atuação fonoaudiológica nos Transtornos de Escrita.

- Demências na infância e adolescência: avaliação da linguagem e funções cognitivas.

- Desenvolvimento normal e patológico do Sistema Nervoso Central e funções cognitivas.

- Fonética e Fonologia: conceituação, caracterizações e classificações.

- Linguagem, discurso e constituição do sujeito.

- Metodologias ativas no ensino em ciências da saúde.

- Metodologias avaliativas e terapêuticas na clínica da fluência.

- Transtornos de Leitura: conceituação, etiologias, classificação e intervenção fonoaudiológica nas dislexias.

Pontos - Matéria de Ensino Fonoaudiologia; Disciplinas II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (VOZ) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

- Anatomia e fisiologia da produção vocal: a correspondência com os transtornos vocais.

- Atuação Interdisciplinar na área de Voz.

- Avaliação e diagnóstico da Voz falada e cantada.

- Avanços científicos e tecnológicos na área de Voz.

- Correlação perceptivo-auditiva, laríngea, acústica e emocional das disfonias na infância e adolescência.

- Distúrbio neurológico da Voz: avaliação objetiva e subjetiva.

- Metodologias ativas no ensino em ciências da saúde.

- Promoção da saúde vocal e ações preventivas em Voz.

- Reabilitação fonoaudiológica das disfonias infantis.

- Voz normal, adaptada e desviada: aspectos conceituais e controversos.

Pontos - Matéria de Ensino Fonoaudiologia; Disciplinas II Ciclo de Fonoaudiologia - Foco: Atenção Primária à Saúde e Nível Complementar da Atenção Básica (MOTRICIDADE OROFACIAL) - Sessões tutoriais, Práticas de habilidades, Palestras, Prática de Ensino na Comunidade.

- Anatomia do Sistema Estomatognático.

- Atuação fonoaudiológica na Fissura Labiopalatina.

- Avaliação e diagnóstico fonoaudiológico em Motricidade Orofacial.

- Avanços científicos e tecnológicos na área de Motricidade Orofacial.

- Disfagia Infantil: intervenção fonoaudiológica hospitalar em recém nascido de risco.

- Interveção fonoaudiológica nas desordens temporomandibulares.

- Metodologias ativas no ensino em ciências da saúde.

- Reabilitação fonoaudiológica na Paralisia Cerebral Espástica e Atetósica.

- Respiração Oral: intervenção fonoaudiológica e os limites do tratamento.

- Terapia fonoaudiológica nas Encefalopatias Crônicas da infância.

Pontos - Matéria de Ensino Farmácia; Disciplinas II Ciclo de Farmácia (foco em Metabolismo e Nutrição Humana)

- Metodologias Ativas no Ensino da Saúde.

- Cálculos de Pesos, Medidas, Expressão de Concentração na Farmácia de Manipulação.

- Cálculos de Soluções Isotônicas e de Eletrólitos e Funções Exponenciais e Logarítmicas.

- Ácidos, bases, pH e Sistemas tampão: Bioquímica da respiração e do Sangue.

- Bioquímica dos Carboidratos: Metabolismo da Glicose e do Glicogênio.

- Bioquímica dos Aminoácidos e Proteínas: Digestão e Absorção de Proteínas, Metabolismo Geral de Aminoácidos.

- Macronutrientes: classificação, funções, fontes e Terapias nutricionais em diversos ciclos da vida.

- Operações unitárias em Estágios.

- Operações Unitárias de Transporte Molecular e Turbulento.

- Aplicações de Operações Unitárias a Projetos de Equipamento.

Pontos - Matéria de Ensino Farmácia; Disciplinas II Ciclo de Farmácia (foco em Plantas Medicinais)

- Metodologias Ativas no Ensino da Saúde.

- Identificação, classificação, cultivo, coleta, secagem e armazenamento de plantas medicinais.

- Metabolismo e biossíntese de produtos secundários vegetais.

- Análise e Controle da qualidade e padronização de fármacos vegetais.

- Óleos essenciais: Composição Química, Processo de extração, Propriedades Farmacológicas, Toxicidade e Utilização e Principais Fármacos.

- Heterosídeos cardiotônicos: Composição química, Processo de extração, Propriedades Farmacológicas, Toxicidade e Utilização e Principais Fármacos.

- Principais Compostos vegetais utilizados como medicamento: Composição química, Processo de extração, Propriedades Farmacológicas e Toxicidade.

- História, Princípios e Fundamentos da Homeopatia.

- Tinturas Homeopáticas: Definição, processo de obtenção, Acondicionamento e Conservação.

. Escalas e Métodos de Preparação das formas farmacêuticas derivadas.

Pontos - Matéria de Ensino Farmácia; Disciplinas II Ciclo de Farmácia (foco em Assistência Farmacêutica)

- Metodologias Ativas no Ensino da Saúde.

- Contribuições da Farmacoepidemiologia para a Saúde Pública.

- Atribuições do profissional farmacêutico nos três níveis de Assistência à Saúde.

- Ciclo da Assistência Farmacêutica.

- Organização e Promoção da Assistência Farmacêutica: Planejamento e Gerenciamento.

- Indicadores de qualidade de uso de medicamentos: Metodologia WHO/DAP.

- Metodologia epidemiológica básica em farmacovigilância.

- Uso racional dos medicamentos e estratégias para sua promoção.

- Metodologia Científica Aplicada à Farmácia.

- Política Nacional de Saúde e Tipo de Assistência Médica no Brasil - Sistema Único de Saúde (SUS).

Pontos - Matéria de Ensino Farmácia; Disciplinas II Ciclo de Farmácia (foco em Química Farmacêutica)

- Metodologias Ativas no Ensino da Saúde.

- Ligação química: estrutura eletrônica, íons multieletrônicos, ressonância e polaridade de ligação.

- Tabela periódica, Propriedades Periódicas, Reações Químicas e Estequiometria.

- Elaboração de relatórios, Vidrarias e equipamentos, Descarte e armazenamento de resíduos.

- Principais grupos químicos: Nomeclatura, propriedades físico-químicas e principais reações.

- Análise química e Métodos de preparação, separação, purificação e caracterização de compostos químicos.

- Teoria Atômica e Quântica.

- Líquidos, soluções e gases: propriedades, estequiometria e equilíbrio químico.

- Aplicações e Importância econômica e social de compostos orgânicos de interesse farmacêutico.

- Síntese de compostos orgânicos.

Pontos - Matéria de Ensino Nutrição; Disciplinas II Ciclo de Nutrição (foco em Alimentação, Nutrição, Saúde e Doença nos ciclos da vida: ALIMENTOS)

- Seleção e Preparo de Alimentos.

- Fundamentos da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

- Digestão, Absorção e Metabolismo dos Alimentos.

- Planejamento de Cardápios.

- Segurança Alimentar e Nutricional.

- Requerimentos Nutricionais nos Ciclos da Vida.

- Tabelas de Composição Química dos Alimentos.

- Metodologias Ativas na Formação em Saúde.

- Alimentos industrializados na Alimentação Humana.

- Política de Humanização dos Serviços de Saúde.

Pontos - Matéria de Ensino Nutrição; Disciplinas II Ciclo de Nutrição (foco em Alimentação, Nutrição, Saúde e Doença nos ciclos da vida: NUTRIÇÃO CLÍNICA)

- Desnutrição: tipo e fisiopatologias.

- Exames laboratoriais aplicados à Nutrição Clínica em atendimento ambulatorial.

- Metabolismo da Água e eletrólitos na Saúde e na Doença.

- Funções fisiológicas e deficiências de Vitaminas.

- Requerimentos Nutricionais nos Ciclos da Vida (adulta, adolescência e infância).

- Organização e Aspectos Legais da Atenção Nutricional.

- Nutrição Enteral.

- Nutrição Parenteral.

- Metodologias Ativas na Formação em Saúde.

- Política de Humanização dos Serviços de Saúde.

Pontos - Matéria de Ensino Educação em Saúde; Disciplinas "Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Bioquímica e Imunologia Humana

- Sistema de Tampão (renal e respiratório) - Equilíbrio ácido/base, distúrbios respiratórios e metabólicos, Efeito Bohr da hemoglobina, aspectos bioquímicos da hemoglobina, transporte de gases.

- Sistemas Renina-Angiotensina-Aldosterona - Mecanismos de controle de PA, Hipertensão arterial, equilíbrio hidroeletrolítico (controle e regulação renal).

- Inflamação, cicatrização, reparo, regeneração. Proteínas Plasmáticas: Processo de Agressão Tecidual e Proteínas de fase aguda; Proteínas do Sistema Complemento.

- Aspectos gerais e diagnóstico diferencial das infecções Bacterianas, Parasitárias, Virais e Fúngicas; Resposta imune às infecções; Mecanismo de Agressão ao Hospedeiro; Estratégias de defesa durante a infecção.

- Imunização Ativa: Cobertura vacinal; vacinas em imunodeficiências e gestantes; Vacinas combinadas; Calendário vacinal.

- Hipersensibilidades: tipos I, II, III e IV; Diagnóstico in vivo das Doenças Alérgicas; Diagnóstico Laboratorial das Doenças Alérgicas.

- Metabolismo de carboidratos: Produção e consumo de ATP, vias metabólicas principais; Metabolismo da Glicose e Diabete Melito; Diagnóstico e Monitoramento do Diabete Melito; Cetoacidose diabética.

- Digestão, Absorção e transporte de lipídios. Distúrbios do metabolismo de lipídios; Perfil Lipídico; Aterosclerose; Obesidade.

- Biomoléculas: Proteínas. Carboidratos. Lipídios e Ácidos Nucleicos. Aspectos gerais, características, classificação, funções, identificação.

- Análise e interpretação de Hemograma. Parâmetros Avaliados; Diagnóstico Diferencial; Índices Hematimétricos; Contagem absoluta e relativa de leucócitos; Contagem absoluta de eritrócitos. Plaquetas.

Pontos - Matéria de Ensino Educação em Saúde; Disciplinas "Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Anatomofisiologia

- Fundamentos morfofuncionais da biologia celular.

- Organização geral do sistema nervoso.

. Aspectos morfológicos e funcionais do músculo esquelético e do músculo liso.

- Organização anatômica e regulação neuro-hormonal do sistema gastrointestinal.

- Bioeletrogênese: Potencial de membrana.

- Anatomia do sistema renal e o mecanismo de concentração e diluição da urina.

- Propriedades gerais dos sistemas sensoriais e sensibilidade somática.

- Regulação endócrina da reprodução.

- Reação inflamatória.

- Mecanismos de sinalização celular.

Pontos - Matéria de Ensino Educação em Saúde; Disciplinas "Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Competências e Atitudes em Saúde

- Metodologias ativas de aprendizagem.

- Bioética e trabalho multidisciplinar em saúde.

- Anatomofisiologia e técnica de verificação dos sinais vitais.

- Suporte básico de vida.

- Medidas Antropométricas.

- Primeiros socorros.

- Biossegurança: prevenção e conduta diante de acidentes com materiais biológicos e equipamentos de proteção.

- Normas bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Anamnese e exame físico.

- Pesquisa bibliográfica em saúde e abordagem da plataforma pergamum.

Pontos - Matéria de Ensino Educação em Saúde; Disciplinas "Ciclo Comum" para as atividades: Tutorial, Laboratórios, Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade, com ênfase em Fisiologia e Patologia

- Mecanismos de agressão e defesa contra as verminoses, particularizando Schistosoma Mansoni.

- Fisiopatologia e epidemiologia das meningites bacterianas.

- Uso de medicamentos na gravidez, efeitos adversos no concepto em formação (teratogênicos) e no concepto já formado.

- Aspectos epidemiológicos, imunológicos e fisiopatológicos da Dengue.

- Reações alérgicas imediatas e tardias.

- Aspectos psicossociais decorrentes da obesidade e do consumo de álcool em jovens.

- Anatomia, gametogênese e regulação do sistema reprodutor feminino.

- Anatomia gametogênese e regulação do sistema reprodutor masculino.

- Aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema cardiovascular.

- Fisiopatologia da dor.