Prefeitura de Porecatu - PR

Notícia:   210 vagas de até R$ 2.560,38 para a Prefeitura de Porecatu - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORECATU

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

O Senhor DARIO DI MIGUELI LUNARDELLI, Prefeito do Município de Porecatu, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no Art. 37, inciso II, da Constituição Federal, e nas Leis Municipais nº. 778/91, 912/94, 1236/06 e 1300/08;

RESOLVE

TORNAR PÚBLICO aos interessados que estarão aberta as inscrições para o Concurso Público de Provas Escritas e de Provas de Títulos, que dará provimento aos cargos do quadro do Geral da Prefeitura nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital.

1. DOS CARGOS, JORNADA DE TRABALHO, NÚMEROS DE VAGAS, VENCIMENTOS E HABILITAÇÃO.

- Encontram-se abertas, para preenchimento das vagas, mediante Concurso Público, conforme Anexo I, parte integrante deste Edital.

1.2 - Ficam reservadas aos portadores de necessidades especiais as vagas para os cargos, de acordo com a Lei Municipal nº. 987, de 07 de dezembro de 1998.

1.3 - Os candidatos aprovados no Concurso Público, quando da sua convocação, serão admitidos pelo regime CELETISTA (C.L.T. - Consolidação das Leis do Trabalho).

2. DOS REQUISITOS PARA NOMEAÇÃO/INVESTIDURA

2.1 Além dos documentos solicitados para inscrição, serão exigidos do candidato, no momento em que for convocado para assumir o cargo, as seguintes condições e/ou documentos:

a) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, até a data de posse;

b) Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo, atestado por inspeção de saúde, de caráter eliminatório. Caso seja considerado inapto, não será admitido e perderá automaticamente a vaga;

c) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português a quem foi concedida igualdade nas condições previstas no artigo 12, inciso II, § 1º da Constituição Federal de 1988;

d) Estar quite e liberado do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;

e) Estar em gozo dos direitos políticos;

f) Haver votado nas últimas eleições realizadas antes das inscrições ou ter justificado a ausência, quando for o caso;

g) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais fornecida pelo Cartório do Distribuidor do Fórum da Comarca de Porecatu-PR;

h) Não ter sido demitido por justa causa do serviço público, atestado por Declaração assinada pelo candidato;

i) Fotocópia autenticada dos documentos que comprovem o requisito exigido para o cargo;

j) Estar registrado no respectivo conselho de classe, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e exercício profissional, quando for o caso;

k) Fotocópia do documento que comprove a escolaridade e habilitação legal conforme requisito para o Cargo;

l) Não estar aposentado em decorrência de cargo, função ou emprego público de acordo com o previsto no inciso XVI, XVII e parágrafo 10 do art. 37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais números 19 e 20;

m) Não estar em exercício de cargo público, de acordo com o previsto no inciso XVI e XVII do art.37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais números 19 e 20;

n) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, da cédula de identidade, do titulo de eleitor, do CPF e do PIS/PASEP;

o) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos, juntamente com declaração da unidade escolar onde o mesmo está regularmente matriculado;

p) Carteira de Vacinação dos filhos com idade até 06 (seis) anos;

q) Carteira de Trabalho (CTPS);

r) As fotocópias apresentadas deverão estar acompanhadas dos documentos originais para verificação da autenticidade.

3. DAS INSCRIÇÕES. As inscrições somente serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração)

3.1 - A inscrição presencial será feita no edifício sede da Prefeitura Municipal de Porecatu, sita a Rua Barão do Rio Branco, 344, centro, fone (43) 3623-3100, Porecatu-PR, no período entre 04 de junho a 11 de junho de 2.008, no horário das 08h30min às 11h00min e das 13h00min às 16h30min (com exceção de sábado e domingo)

3.2 - A inscrição será efetivada mediante os seguintes documentos:

a) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, junto ao Banco do Brasil - Agência de Porecatu (0441-3), na Conta Corrente nº. 16.157-8;

b) Ficha de inscrição devidamente preenchida pelo candidato;

c) Fotocópia de documento oficial de identificação com fotografia;

d) 02 (duas) foto 3x4 recente tirada de frente;

e) No caso de candidatos portadores de necessidades especiais deverá ser apresentado Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao CID - Classificação Internacional de Doença;

3.3 - A formalização da inscrição implica em total ciência das condições exigidas para admissão ao cargo e aceitação das normas expressas neste edital.

3.4 - Não será concedida, por qualquer alegação, a isenção da taxa de inscrição.

3.5 - Declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das sanções cabíveis.

3.6 - É de exclusiva responsabilidade do candidato a exatidão dos dados cadastrais informados no ato da inscrição. Não será aceito, em hipótese alguma, pedido de alteração do cargo para o qual o candidato se inscreveu.

3.7 - São considerados documentos de identidade as carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores. As Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CRF, CREA, OAB, CRC, CRESS etc., a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei nº 9.503 art. 159, de 23/9/97.

3.8 - Não serão aceitas inscrições por correspondência, via fax ou e-mail.

3.9 - Não serão homologadas as inscrições com documentação incompleta e/ou fotocópias ilegíveis.

3.10 - Em nenhuma hipótese será permitida a juntada de documentos ou aditamentos após o término das inscrições.

3.11 - Será permitida a inscrição por procurador, com procuração especifica individual e firma reconhecida por autenticidade, acompanhada de fotocópia autenticada do documento de identidade do candidato e do procurador. Neste caso a procuração, bem como a fotocópia dos documentos deverá ser anexada à ficha de inscrição.

3.12 - A falsificação e inexatidão de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação e a não comprovação dos requisitos exigidos para o provimento no cargo, verificada em qualquer etapa do Concurso Público, importará na eliminação automática do candidato sem prejuízo das cominações legais. Caso a irregularidade seja constatada após a admissão do candidato, o mesmo será demitido por justa causa pela Prefeitura Municipal.

3.13 - Os documentos de escolaridade obtidos na exterior serão aceitos se convalidados ou reconhecidos ou revalidados pelo Ministério da Educação e do Desporto ou Instituição de Ensino Superior Oficial. Estes documentos, bem como quaisquer outros obtidos no exterior, deverão estar acompanhados da respectiva tradução pública e juramentada.

4. INSCRIÇÕES DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1 - Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso público em cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

4.2 - Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no Art. 4º do Decreto Federal nº. 3298/99, alterado pelo Decreto Federal nº. 5296, de 02/12/2004.

4.3 - O candidato que não declarar a necessidade especial da qual é portador não poderá alegar, posteriormente, essa condição, para reivindicar as prerrogativas deste Edital.

4.4 - No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais especificará, se for o caso, a sua necessidade de adaptação para a realização das provas a ser prestadas, respeitadas as características estabelecidas neste Edital, não lhe cabendo qualquer reivindicação no dia da prova ou, posteriormente, caso não faça essa especificação.

4.5 - A realização de prova em condições específicas para o candidato portador de necessidades especiais, assim consideradas aquelas que possibilitem a prestação do exame respectivo, é condicionada à solicitação prévia pelo candidato e sujeita à apreciação e deliberação da Comissão Especial de Concurso, observada a legislação específica.

4.6 - O candidato com deficiência visual total deverá realizar, obrigatoriamente, a sua prova em braile ou ampliada. Para tanto, ele deverá levar para o local de provas o material necessário para sua realização (reglete e punção ou máquina de datilografia braile).

4.7 - O candidato portador de necessidades especiais participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação e aos critérios de aprovação e classificação.

4.8 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passível de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

4.9 - Os candidatos que no ato da inscrição se declararem portadores de deficiência, se aprovados no concurso público, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

5. HOMOLOGAÇÃO

5.1 - Será divulgado no dia 13/06/2008 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como, o horário e o local de realização das provas escritas. A relação será disponibilizada, através de publicação no órgão de imprensa oficial de divulgação e publicação municipal, e bem, como, o Edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Porecatu.

5.2 - É de responsabilidade do candidato o acesso e verificação dos locais de prova.

5.3 - Quanto à homologação, caberá pedido de reconsideração, sem efeito suspensivo, à Comissão Especial do Concurso, no prazo máximo de 01 (um) dia útil, contado da data de publicação da homologação das inscrições.

5.4 - O Presidente da Comissão, quando for o caso, decidirá sobre o pedido de reconsideração e divulgará o resultado no mesmo sistema do item 5.1, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis.

6. CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 - As provas para os cargos de que trata este Edital serão aplicadas no dia 22 de junho de 2008.

6.2 - Os candidatos deverão comparecer, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerado o horário oficial de Brasília; munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6.3 - Somente será permitido o acesso à sala de provas, o candidato que estiver munido de documento de identificação oficial com foto, tais como, Cédula Oficial de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado de Reservista ou Passaporte.

6.4 - Será exigida a apresentação do documento original, devendo estar em perfeito estado de conservação de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

6.5 - Não serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes dos anteriormente definidos, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada.

6.6 - Em hipótese alguma será permitido:

a) o candidato prestar prova sem que o seu pedido de inscrição esteja previamente confirmado;

b) o ingresso de candidato no estabelecimento de exame, após o fechamento dos portões;

c) o candidato prestar provas fora do horário ou espaço físico pré-determinados;

d) o ingresso ou a permanência de pessoa estranha ao certame, em qualquer local de prova, durante a realização das provas, salvo o acompanhante de candidato portador de necessidades especiais.

6.7 - No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, trinta dias da data da realização da prova e, ainda, ser submetido à identificação especial, compreendendo a coleta de assinatura e impressão digital em formulário próprio.

6.8 - Não haverá segunda chamada para a prova objetiva em etapa única, deste concurso, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do processo.

6.9 - Após ser identificado e instalado em seu local de prova, o candidato não poderá consultar ou manusear qualquer material de estudo ou leitura, enquanto aguarda o início das provas.

6.10 - Depois de identificado e instalado, o candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado de um Fiscal.

6.12 - Na eventualidade do nome do candidato não constar da lista de candidatos inscritos, mas que seja apresentado o respectivo comprovante de inscrição, efetuado nos moldes previstos neste Edital, este poderá participar do Concurso Público devendo preencher formulário específico.

6.13 - A inclusão de que trata este item será realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da regularidade da referida inscrição.

6.14 - Constatada a irregularidade da inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito à reclamação, independente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

6.15 - Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, relógios digitais, agendas eletrônicas, Pager, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrônico. Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, deverão ser desligados e colocados sob a mesa e retirados somente após a entrega da folha de respostas.

6.16 - O candidato que, durante a realização da prova, for encontrado utilizando qualquer um dos objetos especificados acima será automaticamente eliminado do concurso.

6.17 - É vedado o ingresso de candidato portando arma (branca ou de fogo) nos locais de realização da prova.

6.18 - Será, também, eliminado do concurso, o candidato que incorrer nas seguintes situações:

a) deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;

b) tratar com falta de urbanidade ou agir com descortesia em relação aos examinadores, seus auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;

c) Perturbar ou tumultuar, de qualquer modo a realização das provas;

d) estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio;

e) usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

f) deixar de atender às normas contidas no caderno de provas e às demais orientações expedidas pela organização do concurso.

6.19 - Em nenhuma hipótese haverá substituição da folha de respostas, por erro do candidato. Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala sua folha de respostas assinada, bem como o caderno de provas.

6.20 - A prova objetiva terá a duração de 3h00 (três horas), incluído o tempo de marcação na folha de respostas.

6.21 - Os candidatos somente poderão deixar o local das provas depois de decorridos 60 (sessenta) minutos, ou seja, 01 (uma) hora do início efetivo das mesmas.

6.22 - Na hipótese de candidata lactante, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a realização da prova, desde que leve um acompanhante, o qual será responsável pela criança e permanecerá em sala reservada para esta finalidade.

7. PROVAS

7.1 - Para os cargos de Administrador Hospitalar, Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Bibliotecário, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Museólogo, Nutricionista, Operador de Raio-X, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho a avaliação constará de Prova Escrita (conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e em língua portuguesa), que será avaliada na escala de 0,00(zero) a 10,00(dez) pontos.

- A Prova Escrita constará de questões objetivas.

- Cada questão da prova escrita constará de apenas uma alternativa correta.

- Na prova escrita será atribuída pontuação 0,00(zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

- A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota final igual ou superior a 5,00 (cinco) pontos para ser considerado aprovado.

- A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) for mais idoso;

b) tiver maior encargo de família.

7.2 - Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino e Feminino), Borracheiro, Coveiro, Costureira, Lubrificador e Merendeira a avaliação constará de Prova Escrita (conhecimentos gerais, Língua Portuguesa e Matemática), que será avaliada na escala de 0,00(zero) a 10,00(dez) pontos.

- A Prova Escrita constará de questões objetivas.

- Cada questão da prova escrita constará de apenas uma alternativa correta.

- Na prova escrita será atribuída pontuação 0,00(zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

- A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota final igual ou superior a 5,00 (cinco) pontos para ser considerado aprovado.

- A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) for mais idoso;

b) tiver maior encargo de família.

7.3 - Para os cargos de Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Marceneiro, Mecânico, Motorista e Pedreiro, a avaliação constará de Prova Escrita (conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, Língua Portuguesa e Matemática), que será avaliada na escala de 0,00(zero) a 10,00(dez) pontos.

- A Prova Escrita constará de questões objetivas.

- Cada questão da prova escrita constará de apenas uma alternativa correta.

- Na prova escrita será atribuída pontuação 0,00(zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

- A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota final igual ou superior a 5,00 (cinco) pontos para ser considerado aprovado.

- A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) for mais idoso;

b) tiver maior encargo de família.

7.4 - Para os cargos de Auxiliar Administrativo, Escriturário, Fiscal, Monitor para Biblioteca e Telefonista, a avaliação constará de Prova Escrita (conhecimentos gerais, Língua Portuguesa, Matemática e Informática), que será avaliada na escala de 0,00(zero) a 1 0,00(dez) pontos.

- A Prova Escrita constará de questões objetivas.

- Cada questão da prova escrita constará de apenas uma alternativa correta.

- Na prova escrita será atribuída pontuação 0,00(zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

- A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota final igual ou superior a 5,00 (cinco) pontos para ser considerado aprovado.

- A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) for mais idoso;

b) tiver maior encargo de família.

7.5 - Para o cargo de Professor de Educação Física a avaliação constará de Prova Escrita (conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, língua portuguesa e matemática) e Prova de Títulos.

- A prova escrita será avaliada na escala de 0,00(zero) a 9,00(nove) pontos.

- A prova escrita constará de questões objetivas, referentes ao programa de prova para o cargo.

- Cada questão da prova escrita constará de apenas uma alternativa correta.

- Na prova escrita será atribuída pontuação 0,00(zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

- A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter, no mínimo, 4,50 (quatro inteiros e cinco décimos) pontos para poder participar da prova de títulos.

- A prova de títulos não terá caráter eliminatório e será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 1,00 (um) ponto de acordo com os critérios definidos abaixo:

a) Curso de pós-graduação completo ao nível de especialização na área de educação: 0,80 pontos.

b) Curso de licenciatura plena completa na área de educação: 0,50 pontos.

c) Cursos adicionais na área totalizando, no mínimo, 200 (duzentas) horas: 0,20 pontos. - Os itens "a" e "b" não serão pontuados cumulativamente

- Para a letra "c" , basta apenas um comprovante de 200 (duzentas) horas, ou diversos comprovantes que a soma totalize 200 (duzentas) horas, para obter a pontuação.

- A nota final será calculada através da somatória dos pontos obtidos por cada candidato nas duas provas (prova escrita e prova de títulos).

- A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) For mais idoso;

b) Obtiver maior nota na prova escrita;

7.6 - Para o cargo de Operador de Máquinas a avaliação constará de Prova Escrita (conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, língua portuguesa e matemática) e Prova Prática.

- A Prova escrita e a Prova prática serão avaliadas na escala de 0,00(zero) a 1 0,00(dez) pontos.

- A prova escrita constará de questões objetivas, referentes ao programa de prova para o cargo.

- Cada questão da prova escrita constará de apenas uma alternativa correta.

- Na prova escrita será atribuída pontuação 0,00(zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

- A prova escrita terá caráter eliminatório, devendo o candidato obter, no mínimo, 5,00 (cinco) pontos para poder participar da prova Prática.

- A nota final será calculada através da somatória dos pontos obtidos por cada candidato nas duas provas (prova escrita e prova prática), devendo o candidato obter, no mínimo, média final igual ou superior a 5,00 (cinco pontos) para ser considerado aprovado.

- A classificação será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

c) for mais idoso;

d) obtiver maior nota na prova escrita;

8. DESCLASSIFICAÇÃO

8.1 - Será desclassificado o candidato que:

a) Não estiver presente na sala ou local de provas no horário determinado para o seu início;

b) For surpreendido, durante a execução das provas, em comunicação com outro candidato ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora e de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude;

c) Não devolver a folha de respostas (Gabarito).

9. DIVULGAÇÃO DO GABARITO

9.1 - O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia posterior ao da aplicação da prova mediante edital. Quanto ao gabarito divulgado, caberá pedido de recurso, desde que devidamente fundamentado, à Comissão Especial do Concurso Público, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de publicação dos gabaritos. Se da análise do recurso resultar anulação de questão, os pontos referentes à mesma serão atribuídos a todos os candidatos.

10. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

10.1 - O resultado final do concurso público será publicado no quadro de avisos da Prefeitura do Município de Porecatu e no seu órgão oficial de divulgação e publicação.

11. RECURSO DO RESULTADO FINAL

11.1 - Quanto ao resultado final, caberá pedido de recurso, desde que devidamente fundamentado, à Comissão Especial do Concurso Público, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de publicação.

11.2 - Recurso interposto em desacordo com este Edital não será considerado.

11.3 - Recurso interposto fora do prazo estabelecido neste Edital não será analisado. O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

11.4 - Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato.

11.5 - A Comissão Especial do Concurso Público, após análise dos pedidos, decidirá sobre sua aceitação e publicará, quando couber, o resultado do pedido através de edital.

12. APRESENTAÇÃO DOS RECURSOS;

12.1 - O recurso deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) - Argumentação lógica e consistente;

b) - Capa constando o nome e a assinatura do candidato;

c) - ser entregue em duas vias originais, datilografados ou digitado, sob pena de ser preliminarmente indeferido;

d) - O recurso deverá ser individual e único por questão, com indicação precisa do item em que o candidato se julga prejudicado, devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações, paginas de livros, autores, edições e editoriais, juntando-se cópias comprobatórias.

12.2 - Recursos inconsistentes e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão preliminarmente indeferidos.

12.3 - Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile, telex, telegrama ou Internet.

12.4 - O pedido de recurso deverá ser encaminhado à Comissão Especial de Concurso e protocolado na Divisão de Pessoal da Prefeitura Municipal de Porecatu, durante o horário de expediente, de segunda à sexta-feira.

12.5 - Recebido o pedido de recurso, a Comissão Especial do Concurso encaminhará para a empresa dando-se ciência da referida decisão ao interessado, no prazo máximo de (7) sete dias úteis.

12.6 - O recurso apresentado fora do prazo estabelecido será indeferido.

12.7 - Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) , a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

13. VALIDADE

131 - O prazo de validade do concurso público será de 24(vinte e quatro) meses a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura do Município de Porecatu.

14. CONVOCAÇÃO

14.1 - O candidato aprovado será convocado mediante publicação no órgão oficial do Município e afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Porecatu.

14.2 - A convocação/Admissão obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, e de acordo com que surgirem as vagas e a necessidade da Prefeitura do Município de Porecatu.

14.3 - Quando da convocação, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar fotocópia autenticada de todos os documentos comprobatórios dos requisitos para o cargo.

14.4 - O candidato, após a convocação, deverá comparecer à sede da Prefeitura, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, munido dos documentos descritos no início deste regulamento.

14.5 - Quando da convocação, o candidato deverá fazer sua opção entre assumir ou desistir da vaga, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após sua convocação.

14.6 - O candidato que deixar de comparecer no prazo previsto perderá automaticamente a vaga, sendo convocado o candidato seguinte, na ordem de classificação.

14.7 - O candidato convocado será submetido a exame médico pré-admissional e, caso seja considerado inapto para exercer a função, não será admitido, perdendo automaticamente a vaga.

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 - Não serão admitidos servidores com vínculo de trabalho por prazo determinado ou indeterminado, em empregos/cargos/funções nesta ou em outra repartição/instituição pública, exceto nos casos de acúmulo legal, de acordo com a Constituição Federal.

15.2 - As condições do exercício do cargo dos candidatos aprovados e nomeados serão regulados pela Consolidação das Leis Trabalhista (C.L.T.).

15.3 - O horário e o local de trabalho serão de acordo com a necessidade da Prefeitura do Município de Porecatu.

15.4 - Os casos omissos até a publicação final do concurso serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso e, após a publicação do resultado final, pelo Prefeito Municipal de Porecatu.

15.5 - A aprovação no concurso público não cria direito de contratação/admissão, gerando para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação, e serão convocados os candidatos conforme a necessidade do Município.

15.6 - Os candidatos classificados deverão manter seus endereços atualizados durante o período de validade o concurso, informando qualquer alteração do mesmo à Prefeitura do Município de Porecatu. Caso o candidato não seja encontrado no endereço mencionado na ficha de inscrição, perderá automaticamente a vaga, sendo convocado o próximo candidato classificado para assumir a vaga ora existente.

15.7 - Os documentos dos candidatos não aprovados ou desclassificados, apresentados quando da inscrição, poderão ser retirados pelo próprio candidato ou por procurador legalmente constituído, até 1 20(cento e vinte) dias após o encerramento do concurso. No caso de candidatos aprovados que não forem convocados, o prazo será de até 30 (trinta) dias após a data de vencimento do prazo de validade do concurso. Decorridos os prazos ora citados, os documentos serão incinerados.

15.8 - A inscrição implicará o conhecimento das presentes instruções por parte do candidato e o compromisso tácito de aceitação das condições do concurso, tais como aqui se acham estabelecidas.

Porecatu-Pr, 02 de junho de 2008.

Dario Di Migueli Lunardelli
Prefeito Municipal

ANEXO I
EDITAL DE CONCURSO Nº 001/08

CARGO

VAGAS

C/H

VENCIMENTO

REQUISITO MÍNIMO

TAXA DE INSCRIÇÃO

Administrador Hospitalar

01

40

2.106,43

Curso superior em Administração Hospitalar

75,00

Advogado

03

20

1.910,60

Curso superior em Direito e registro na OAB

75,00

Analista de Sistemas

02

40

1.650,45

Curso Superior em Análise de Sistemas

65,00

Assistente Social

02

40

1.650,45

Curso Superior em Serviço Social e registro no Conselho

65,00

Auxiliar Administrativo

04

40

537,33

Ensino Médio concluído

30,00

Auxiliar de Enfermagem

06

36

433,34

Curso específico e registro no Conselho

25,00

Auxiliar de Serviços Gerais - Masculino

35

40

433,34

Alfabetizado

20,00

Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino

30

40

433,34

Alfabetizado

20,00

Bibliotecário

02

40

1.293,17

Curso superior em Biblioteconomia e registro no conselho

65,00

Borracheiro

02

40

433,34

Alfabetizado

20,00

Carpinteiro

02

40

464,18

4ª série do ensino fundamental concluída

25,00

Contador

01

40

2.560,38

Curso superior em Ciências Contábeis e registro no Conselho

75,00

Costureira

02

40

433,34

4ª série do ensino fundamental concluída

20,00

Coveiro

04

40

433,34

Alfabetizado

20,00

Eletricista

02

40

511,75

4ª série do ensino fundamental concluída

25,00

Encanador

02

40

511,75

4ª série do ensino fundamental concluída

25,00

Escriturário

15

40

433,34

Ensino Fundamental Concluído

25,00

Fiscal

04

40

1.425,72

Curso superior em Direito, Administração, Ciências Contábeis ou Economia.

65,00

Fisioterapeuta

03

40

1.063,89

Curso superior em Fisioterapia e registro no Conselho

65,00

Fonoaudiólogo

02

40

1.063,89

Curso superior em Fonoaudiologia e registro no Conselho

65,00

Jardineiro

08

40

433,34

Alfabetizado

20,00

Lubrificador

02

40

464,18

Alfabetizado

25,00

Marceneiro

03

40

511,75

4ª série do ensino fundamental concluída

25,00

Mecânico

01

40

511,75

4ª série do ensino fundamental concluída

25,00

Merendeira

12

40

433,34

Alfabetizado

20,00

Monitor para Biblioteca

04

40

433,34

Magistério concluído ou Curso de Normal Superior Concluído

25,00

Motorista

10

40

464,18

4ª série do ensino fundamental concluída e Carteira Nacional de Habilitação " D"

25,00

Museólogo

01

40

1.293,17

Curso Superior em História ou Especialização em Museologia

65,00

Nutricionista

02

40

1.063,89

Curso superior em Nutrição e registro no Conselho

65,00

Operador de Raio-X

01

24

592,42

Curso Técnico Específico e registro na DRT

30,00

Operador Máquinas

05

40

537,33

4ª série do ensino fundamental concluída e Carteira Nacional de Habilitação categoria " C"

25,00

Pedreiro

10

40

511,75

4ª série do ensino fundamental concluída

25,00

Professor de Educação Física

06

20

592,42

Curso superior em Educação Física e registro no conselho

35,00

Psicólogo

02

40

1.063,89

Curso superior em Psicologia e registro no Conselho

65,00

Técnico em Contabilidade

04

40

875,26

Ensino médio profissionalizante em Contabilidade

35,00

Técnico em Enfermagem

10

40

592,42

Curso Técnico em Enfermagem e registro no Conselho

30,00

Técnico em Informática

02

40

875,26

Ensino médio concluído e Curso Técnico em Informática

35,00

Técnico em Segurança do Trabalho

02

40

1.293,17

Ensino médio com Curso Técnico profissionalizante e registro no Conselho

65,00

Telefonista

01

40

433,34

Ensino Fundamental concluído

20,00

ANEXO II

PROGRAMA DE PROVAS DO EDITAL DE CONCURSO Nº 01/08

- A prova escrita de cada cargo constará de 25 (vinte e cinco) questões objetivas.

CONHECIMENTOS GERAIS DESDE 2007 - PARA TODOS OS CARGOS

Domínio de tópicos de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, desenvolvimento sustentável, ciências, história, geografia, literatura, etc, em nível nacional e internacional.

PROGRAMA DE PROVAS - AUXILIAR ADMINISTRATIVO - ESCRITURÁRIO - MONITOR PARA BIBLIOTECA - TELEFONISTA

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

MATEMÁTICA

Conjuntos: Determinação de conjuntos. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Partição de conjuntos. Operações com conjuntos (união, intersecção, diferença e complementar). Sistemas de Numeração. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Inteiros: Conceito. Ordenação. Comparação. Módulo. Operações com números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Expressões numéricas com números inteiros. Problemas envolvendo números inteiros. Números Racionais: Conceito. Frações e números decimais. Dízimas periódicas simples e compostas. Equivalência. Ordenação. Comparação. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Expressões numéricas com números racionais. Problemas envolvendo números racionais. Números Irracionais. Números Reais: Conceito. Representações na reta. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Expressões numéricas com números reais. Problemas envolvendo números reais. Potências de 10 e Notação Cientifica. Razões e Proporções. Porcentagem. Juros. Regra de Três. Noções de estatísticas e probabilidade. Gráficos e tabelas para tratamento da informação. Possibilidades e chances. Grandezas e Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Equações de 1° e 2° graus: Resoluções de equações. Resoluções de problemas envolvendo equações. Sistemas de equações e inequações. Simplificação de frações algébricas. MMC e MDC. Polinômios e suas operações.

INFORMÁTICA

Conceitos básicos de computação. Componentes de hardware e software de computadores. Sistema operacional Windows (98/2000). Conhecimento de Word, Excel, Powerpoint e Internet.

PROGRAMA DE PROVAS - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS -

BORRACHEIRO - COSTUREIRA - COVEIRO - LUBRIFICADOR - MERENDEIRA

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Sinônimos e antônimos. Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

PROGRAMA DE PROVAS - FISCAL

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

MATEMÁTICA

Conjuntos: Determinação de conjuntos. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Partição de conjuntos. Operações com conjuntos (união, intersecção, diferença e complementar). Sistemas de Numeração. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Inteiros: Conceito. Ordenação. Comparação. Módulo. Operações com números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Expressões numéricas com números inteiros. Problemas envolvendo números inteiros. Números Racionais: Conceito. Frações e números decimais. Dízimas periódicas simples e compostas. Equivalência. Ordenação. Comparação. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Expressões numéricas com números racionais. Problemas envolvendo números racionais. Números Irracionais. Números Reais: Conceito. Representações na reta. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Expressões numéricas com números reais. Problemas envolvendo números reais. Potência de 10 e Notação Cientifica. Razões e Proporções. Porcentagem. Juros. Regra de Três. Noções de estatísticas e probabilidade. Gráficos e tabelas para tratamento da informação. Possibilidades e chances. Grandezas e Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Equações de 1° e 2° graus: Resoluções de equações. Resoluções de problemas envolvendo equações. Sistemas de equações e inequações. Simplificação de frações algébricas. MMC e MDC. Polinômios e suas operações.

INFORMÁTICA

Conceitos básicos de computação. Componentes de hardware e software de computadores. Sistema operacional Windows (98/2000). Conhecimento de Word, Excel, PowerPoint e Internet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (MATERIAL CONSTA NO SITE www.porecatu.pr.gov.br)

Plano Diretor

Código Tributário Municipal

Código de Posturas

Código de Obras

PROGRAMA DE PROVAS - ASSISTENTE SOCIAL

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O estado. A sociedade civil e o serviço social no Brasil. A prática e a nova ética no Serviço Social. A relação do poder na prática interprofissional. A posição do Serviço Social e as emergências de assistência. Seguridade Social. Previdência social: garantia dos direitos, deveres, descentralização da gestão administrativa. Sistema Único de Saúde: promoção, proteção, recuperação, participação social em saúde, planejamento situacional em saúde. Assistência Social: Assistência Social na política social, relação da Assistência social com as políticas públicas, relação da Assistência Social com as políticas sociais específicas: criança e adolescente, idoso e pessoa portadora de deficiência. O Estado brasileiro e as políticas públicas. Relação do Estado com a sociedade civil. Análise das políticas: educação, habitação e trabalho. Lei Orgânica da Assistência Social. Estatuto da Criança e do Adolescente.

PROGRAMA DE PROVAS - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

MATEMÁTICA

Conjunto dos números naturais: operações fundamentais e propriedades. Conjunto dos números inteiros: operações fundamentais e propriedades. Conjunto dos números racionais: operações fundamentais e propriedades. Problemas com equações do 1° e 2° grau. Razão e proporção. Porcentagem. Medidas de comprimento, massa e capacidade. Juros simples. Desconto simples. Interpretação de gráficos. Regra de três simples e composta.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Organização de competições nas aulas de educação física. Organização de competições de desportos individuais. Aprendizagem Motora e Educação Física: Limites e Possibilidades. A aprendizagem Motora no esporte. Desenvolvimento e ensino da antecipação motora. Regras, técnicas para aprendizagem execução e aplicações no atletismo, futebol, futsal, natação, voleibol, basquetebol, handebol, dentre outras modalidades desportivas. Orientação das funções da equipe de arbitragem e pessoal envolvido. Educação Física e Sociedade: - A importância da Educação Física; - A Educação Física na Sociedade; - A Escola como instituição social. Educação Física no processo ensino-aprendizagem: - Planejamento e sua evolução; - Aspectos psico-sociais; - Metodologia; - Seleção de conteúdos. Anatomia Humana: - Aspectos gerais do corpo humano; - Sistemas; - Princípios biológicos básicos do treinamento esportivo; - Socorros e Urgências no esporte. - Esportes, jogos e atividades rítmicas e expressivas: - Características sócio-efetivas, motoras e cognitivas; - Jogo cooperativo; - Perspectivas educacionais através do lúdico; - Regulamentos e regras; - Atividades em geral. PCNs. LDB.

PROGRAMA DE PROVAS - MOTORISTA - OPERADOR DE MÁQUINAS

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Sinônimos e antônimos. Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Condução de veículos da espécie; Manobras; Conhecimentos sobre os instrumentos do painel de comando; Manutenção dos equipamentos; Direção, operação dos equipamentos e acoplagem de implementos diversos. Noções de segurança individual, coletiva e de instalações. Legislação de trânsito. Direção defensiva. Conhecimentos básicos de mecânica e de elétrica. Principais rodovias do Paraná e cidades por ela interligadas.

HAVERÁ PROVA PRÁTICA PARA OPERADOR DE MÁQUINAS AOS QUE ATINGIREM A MÉDIA DE NOTA

PROGRAMA DE PROVAS - ENCANADOR

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Sinônimos e antônimos. Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias; Instalações Prediais de Esgotos Sanitários e Águas Pluviais; Instalações Prediais de Água Potável: Conceitos e Tipos de Bombas Centrifugas para Recalque de Água, Instalações e Manutenção; Terminologia; Simbologia: Sistema de Representação.

PROGRAMA DE PROVAS - ELETRICISTA

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau.Sinônimos e antônimos.Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceito de Condutores, Tipos de Condutores Usuais, Dispositivos de Comando e Proteção. Tipos de Materiais para Instalações Elétricas e Telefônicas. Proteção Contra Choque Elétrico. Emendas e Terminações para Condutores.

PROGRAMA DE PROVAS - MECÂNICO

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau.Sinônimos e antônimos.Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos e utilização adequada das ferramentas; Conhecimentos da norma de segurança; Explosão; Óleos e lubrificantes; Motor; Transmissão; Suspensão; Ignição; Peças de reposição; Sistemas de medidas utilizadas para as peças, roscas e parafusos; Conhecimentos básicos da função.

PROGRAMA DE PROVAS - CARPINTEIRO

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau.Sinônimos e antônimos.Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1- Madeiras - tipos. 1.1 - Montagem. Desmontagem. Fabricação. Instalação. Outros. 2- Noções sobre segurança no trabalho. 3- Noções de primeiros socorros.

PROGRAMA DE PROVAS - JARDINEIRO

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Sinônimos e antônimos. Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos gerais sobre jardinagem

PROGRAMA DE PROVAS - MARCENEIRO

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Sinônimos e antônimos. Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos gerais sobre marcenaria, madeiras, montagem, desmontagem, fabricação, instalação, noções sobre segurança no trabalho e de primeiros socorros.

PROGRAMA DE PROVAS - PEDREIRO

PORTUGUÊS

Interpretação de textos. Ortografia. Verbo. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Sinônimos e antônimos. Numeral: leitura e escrita

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem. Expressões numéricas com números naturais. Múltiplos e Divisores (Seqüências, divisor ou fator, fatoração, critérios de divisibilidade, fatoração completa.). Números primos. Decomposição em fatores primos. MDC E MMC. Problemas envolvendo números naturais. Números Fracionários: Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números fracionários. Problemas envolvendo números fracionários. Números Decimais: Representação e leitura. Transformações. Comparação. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo números decimais. Razões e proporções. Proporcionalidade. Porcentagem: Uso da porcentagem no dia a dia. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro e área das principais figuras planas. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções sobre solos. Noções sobre constituintes do concreto e das argamassas. Noções de traço e emprego das argamassas. Noções de aglomerantes (cal - cimento - gesso). Noções sobre agregados miúdos e graúdos (areia e brita). Noções sobre materiais cerâmicos (tijolos - telhas - manilhas de barro - azulejos - ladrilhos). Noções sobre segurança no trabalho.

PROGRAMA DE PROVAS - OPERADOR DE RAIO-X

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Efeitos da radiação e proteção radiológica. Equipamentos e acessórios radiológicos. Processamento manual e automático de filmes para radiodiagnóstico. Câmara escura, cuidados e preparação de materiais. Contrastes radiológicos (tipo e utilização). Formação da imagem radiográfica. Técnicas radiográficas: crânio, face, coluna vertebral, ossos e articulações, aparelho urinário, vias biliares e torax. Anatomia radiográfica (conhecimentos básicos).

PROGRAMA DE PROVAS - FONOAUDIÓLOGO

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Código de Ética. Anatomia e fisiologia do sistema vestibulococlear; Prevenção, identificação precoce e tratamento dos distúrbios da audição; Audiologia clínica: procedimentos de avaliação audiológica básica; Indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas; Emissões Otoacústicas; Audiologia educacional; Processamento auditivo: avaliação e terapia; Linguagem: Teorias de aquisição, anatomofisiologia, atrasos na aquisição; Consciência Fonológica - enfoque terapêutico; Avaliação, diagnóstico e terapia dos distúrbios do aprendizado de leitura e escrita; Voz: Aspectos preventivos dos distúrbios de voz; avaliação e fonoterapia; Sistema estomatognático - avaliação e terapia; Avaliação e tratamento fonoaudiológico nas desordens temporomandibulares; Fissuras labiopalatinas - Tratamento fonoaudiológico; Gagueira: Pressupostos teóricos. Avaliação e intervenção; Avaliação e tratamento fonoaudiológico no ambiente hospitalar: neonatologia, oncologia. Atendimento a queimados; Gerontologia: aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento; atendimento a quadros de presbifonia, presbiacusia, distúrbios de linguagem: afasias e demências; Disfagia: Procedimentos de avaliação e tratamento da criança e do adulto.

PROGRAMA DE PROVAS - FISIOTERAPEUTA

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fisioterapia em: pneumologia, geriatria, cardiologia, traumatoortopedia, pediatria e neurologia. Conhecimentos de anatomia e fisiologia dos sistemas: cardiovascular, respiratório, neurológico, renal e endócrino. Conhecimentos de clínica relacionados às patologias cardiorrespiratórias, neurológicas, pediátricas, geriátricas e traumato-ortopédicas.

PROGRAMA DE PROVA - AUXILIAR DE ENFERMAGEM - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia e fisiologia humana. Microbiologia e parasitologia. Nutrição e dietética. Higiene e profilaxia. Preparo e esterilização de matérias. Administração de medicamentos: vias e posologia. Enfermagem médica. Enfermagem cirúrgica. Enfermagem em saúde pública. Ética profissional e legislação.

PROGRAMA DE PROVAS - PSICÓLOGO

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas.Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ética Profissional e legislação. Processos de Conhecimento da Realidade. O Inconsciente. Casualidades Psíquicas. A Dimensão Ideológica das Instituições. A Família. A Escola. O Processo Grupal e as Práticas Terapêuticas de Grupo. O Trabalho Institucional Psicológico. Psicologia, Psicanálise e Psicoterapias: Clínicas Psicológicas e suas Especialidades. O Campo das Psicoterapias. Diagnóstico em Psicanálise. Teorias da Personalidade. A relação indivíduo e trabalho. Aspectos gerais de motivação. Assistência à saúde mental.

PROGRAMA DE PROVAS - ANALISTA DE SISTEMAS

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Configurações de TCP/IP. Criação e configuração de consoles (MMC). Partição primária / entendida, montagem de volume com unidade simples. Montagem de volume com unidade / caminho, definição de permissão de acesso à raiz da unidade NTFS. Controle de cotas com atribuição de valores de cota padrão. Configuração de controle de acesso a pastas por ACL (Access Control List). Domínios (Configuração e manutenção). ACTIVE DIRECTORY (instalação e configuração). ISA Server (instalação e configuração). Rotinas de Backup incremental. LINUX (RED HAT, DEBIAN E FEDORA) Apache (instalação e manutenção). Squid (instalação e manutenção) Samba (instalação e manutenção) DHCP (instalação e manutenção) IPTABLES (instalação e manutenção) Posfix (instalação e manutenção) Shell Script (conhecimento intermediário) Acesso via SSH. Rotinas de Backup incremental. HARDWARE Conhecimentos avançados em roteadores e switches (instalação e configuração), unidades de Backup, no break's e demais equipamentos que interajam direta ou indiretamente com a estrutura da rede. Elaboração e manutenção de página em web site.

PROGRAMA DE PROVAS - NUTRICIONISTA

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Princípios Nutricionais - Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes; Nutrição no Ciclo da Vida - da Gestação ao Envelhecimento; Nutrição para a Manutenção da Saúde e Prevenção de Doenças; Bases da Dietoterapia; Recomendações Nutricionais - Adulto e Pediatria; Necessidades Nutricionais - Adulto e Pediatria; Terapia Nutricional nas Enfermidades - Adulto e Pediatria; Terapia Nutricional Enteral - Adulto e Pediatria; Resolução 63. Regulamento Técnico para a Terapia de Nutrição Enteral; Administração e Nutrição na Produção de Refeições Coletivas; Técnica Dietética; Alimentação e Nutrição; Produção de Alimentos; Microbiologia dos Alimentos; Contaminações de Alimentos; Controle de Qualidade. Programa Nacional de Alimentação Escolar / FNDE. Ética e legislação profissional.

PROGRAMA DE PROVAS - TÉCNICO EM CONTABILIDADE

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Contabilidade: conceito, funções, importância, principais usuários de campo de aplicação. Procedimentos contábeis básicos. Atos e fatos contábeis: diferença, conceito, tipos de fatos e balanços sucessivos. Contabilidade Pública: Legislação básica da área contábil e financeira. Receita e despesa Pública. Licitações (modalidades e dispensa). Execução da despesa. Empenho ordinário, global estimativo. Subempenho, anulação de empenho. Programação financeira mensal (aditamento, contabilidade da despesa, restos a pagar). Contabilidade: registros contábeis da organização pública.

PROGRAMA DE PROVAS - CONTADOR

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Contabilidade - Conceito, campo de atuação e objetivos da informação contábil. O método das partidas dobradas. Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Classificação e Análise Contábil. Avaliação das contas patrimoniais. Operações com mercadorias. Livros de Escrituração. Fatos Contábeis. Demonstrações Contábeis - Balanço Patrimonial: Obrigatoriedade e apresentação; Grupos e Subgrupos; Critérios de Avaliação do Ativo e Passivo. Demonstração do Resultado do Exercício: Estrutura, Características e Elaboração. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados: Forma de Apresentação; Transferência do Lucro Líquido para Reservas. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Contabilidade Tributária - Conceitos. Espécies de tributos: imposto, taxa contribuição de melhoria e contribuição social. Elementos fundamentais do tributo: fato gerador, contribuinte ou responsável, base de cálculo e alíquota. Imposto sobre serviços - ISS: definição, fato gerador, contribuinte e contabilização das operações incidentes. Contabilidade Pública - Conceito, campo de atuação e regimes contábeis. Orçamento Público: conceito, elaboração, ciclo orçamentário, exercício financeiro, princípios orçamentários. Sistemas Contábeis: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. Receitas e despesas públicas: orçamentárias e extraorçamentárias. Créditos adicionais: conceito, classificação, indicação e especificação de recursos. Sistemas de contas: conceito, nomenclatura e função das contas. Demonstrativos da gestão: balanço orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. Normas de escrituração. Lei 4320/64. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00). Lei 8666/93 (Lei de Licitações) e suas alterações.

PROGRAMA DE PROVAS - TÉCNICO EM INFORMÁTICA

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Montagem e manutenção de hardware; Instalação e configuração de sistemas operacionais (MS-Windows 9x, 2000, XP; Windows Vista); Instalação, configuração e operação do MS-Office; Configuração dos principais serviços de Internet (browser, e-mail, ftp, etc.); Instalação e configuração de aplicativos e sistemas; Instalação e configuração de drivers (impressoras, placas de vídeo, de som, etc.); Conhecimentos básicos de redes locais (protocolo TCP-I P); Noções básicas de estrutura física de redes locais (confecção de cabos UTP, identificação de sinais, etc.); inspeção de infra-estrutura elétrica para instalação de equipamentos de informática e comunicação de dados; Noções básicas de operação de hardware de rede (roteador, firewall, switch, hub); Noções básicas de segurança (firewall, anti-virus, anti-spam, anti-spy, backup, etc.); Noções básicas de suporte remoto; Noções básicas de ambiente Linux

PROGRAMA DE PROVAS - TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Riscos de acidentes. Acidentes de trabalho. Mapa de Risco Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Instalação e serviços em equipamentos médico-hospitalares. Atividades e operações insalubres, perigosas e penosas. Ergonomia. Gerenciamento de resíduos sólidos. Riscos ambientais de trabalho. Equipamentos de proteção individual. Doenças ocupacionais. PCMSO E PPRA. Comunicação de Acidentes do Trabalho. Conhecimentos sobre o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP. Normas Regulamentadoras relativas à Medicina e Segurança do Trabalho. Outras questões versando sobre atribuições específicas do cargo. Higiene e Segurança do Trabalho. Acidentes do Trabalho. Prevenção de acidentes. Proteção contra incêndios. Normalização e legislação aplicada à segurança do trabalho. Estatística de acidentes. Movimentação e armazenamento de materiais. Agentes ambientais. Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs). Primeiros socorros. Ergonomia. Doenças profissionais.

PROGRAMA DE PROVAS - ADMINISTRADOR HOSPITALAR

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Direito Administrativo - Recursos Financeiros no Sistema Único de Saúde-Legislação Básica do SUS - Leis- 8080/90 e 8142/90. NOAS - Norma Operacional de Assistência à Saúde. Política Nacional de Saúde do Idoso (Portaria 1395/GM - 10/12/99). Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (Portaria 1060/GM - 05/07/02). Programa Saúde da família. Programa saúde da mulher. Programa saúde de criança. Programa de saúde bucal. Programa de hipertensão. Programa de diabetes. Programa de controle da tuberculose. Programa de controle da hanseníase. Programa de saúde Mental. Portaria GM 399/ 2006

PROGRAMA DE PROVAS - BIBLIOTECÁRIO

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Gestão de Unidades de Informação: diagnóstico e elaboração de projetos, organização e administração, controles estatísticos, relatórios técnicos. Desenvolvimento de Acervo, princípios e procedimentos: seleção, aquisição, avaliação, descarte, conservação. Automação de Unidades de Informação, processamento técnico da informação (classificação, CDD e CDU, catalogação, AACR2, catalogação cooperativa (Bibliodata), indexação, cabeçalhos de assuntos, thesaurl, softwares para bibliotecas), normalização de documentos, em conformidade com as normas da ABNT. Recuperação da informação, estratégia de busca, usa de fontes de informação (bancos e bases de dados nacionais e estrangeiros, comunicação bibliográfica, alerta, Ética profissional).

PROGRAMA DE PROVAS - MUSEÓLOGO

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Ética e Legislação Profissional

- História dos Museus

- Principais Museus nacionais e internacionais

- Principais funções de um Museu

- Técnicas de restauração, acondicionamento e catalogação do acervo

- Preparação de mostras, exposições e ações culturais

PROGRAMA DE PROVAS - ADVOGADO

PORTUGUÊS

Análise sintática. Interpretação de textos. Ortografia. Emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal. Separação de sílabas. Acentuação, crase, concordância nominal e verbal. Substantivos e adjetivos: gênero, número e grau. Numeral: leitura e escrita. Regência verbal e nominal. Uso dos pronomes e formas de tratamento

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Constituição. Conceito: Classificação e Interpretação das normas Constitucionais, A ordem constitucional vigente, Supremacia constitucional e controle da constitucionalidade das normas, Princípios fundamentais, Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e deveres individuais e coletivos em espécie, direitos sociais da nacionalidade e direitos políticos. Organização Político-Administrativa do Estado Brasileiro: União, Estados Federais e Município. A Administração Pública na Constituição Federal, Organização do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo na Constituição Federal, Funções essenciais á Justiça, Princípios gerais da atividade econômica, Política Urbana, Seguralidade social: previdência social, saúde e assistência social, educação, cultura e desporto, meio ambiente, criança, adolescente e idoso.

2. DIREITO CIVIL

Pessoas: pessoas naturais e pessoas jurídicas, Personalidade e capacidade jurídica, Domicilio. Bens: Conceito e Classificações, Fatos, Atos e Negocio Jurídico, Modalidade, Defeitos, Formas e Nulidade. O Direito Adquirido, Posse, Conceito, Classificação, Aquisição, Efeitos e Perda. Propriedade: Conceito, Aquisição, Efeitos e Perda. Direitos de vizinhança, Condomínio geral e Condomínio Edifício, Superfície Servidões, Usufruto, Habilitação, Direitos do promitente Comprador, Penhor, Hipoteca e Anticrese. Obrigações, modalidades, transmissões, adimplemento, extinção e inadimplemento. Contrato: Compra e Venda Troca ou Permuta Doação, Locação, Comodato, Mútuo, Prestação de serviço, Empreitada, Mandato e Fiança. Atos unilaterais, Responsabilidade Civil. Sucessões: sucessão legítima e sucessão testamentária.

3. DIREITO ADMINISTRATIVO

Administração Publica: Conceito e Característica Administração Direta e Indireta. Regime Jurídico- Administrativo: Princípios da administração pública, prerrogativa e sujeições. Poder normativo, Poder disciplinar, Poder hierárquico e Poder de policia. Atos administrativos, Conceitos, Atribuídos, Elementos, Classificação e Extinção. Discricionariedade vinculação. Processo administrativo no Código Brasileiro de Trânsito. Contrato administrativo: Conceito, Peculiaridade, Alteração, Interpretação, Formalização, Execução e Inexecução. Modalidade de contratos administrativos. Contrato de gestação, Convênios e Consórcios. A teoria da imprevisão e seus reflexos nos contratos administrativos, Licitação: Conceitos, Princípios, Modalidades e Procedimentos (Lei 8.666 de 21.06.93 e suas alterações posteriores). Servidores Públicos: Conceitos, Classificações, Provimento, Vacância, Responsabilidade regime previdenciário, Responsabilidade do Estado, Bens Públicos, Controle da Administração Pública.

4. DIREITO TRIBUTÁRIO

Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar, Normas gerais de direito tributário. Norma tributaria: Vigência, Aplicação. Obrigação Tributaria: Conceito e Fato Gerador, Sujeito ativo e passivo. Obrigações principal e acessória. Crédito tributário: conceito, natureza, lançamento, revisão, suspensão, extinção e exclusão. Responsabilidade tributaria. O sistema tributário nacional: tributos federais, estatais e municipais. Administração tributaria, repartição das receitas tributaria.

5. DIREITO DO TRABALHO

Contrato individual de trabalho: Conceitos, Requisitos, Classificação e Alteração, Salário, Remuneração, Estabilidade, Indenização, Fundo de garantia, Reintegração e Readmissão, Férias, Aviso prévio, 13° salário, Salário mínimo. Extinção do contrato de trabalho, Rescisão: Justas causas, Despedidas indiretas inquérito para apuração de faltas, Representação Sindical. O direito de grave e suas implicações no serviço público.

6. DIREITO PENAL

Aplicações da lei penal. Crimes e contravenções: conceitos e distinção, imputabilidade. Concurso de agente. Extinção da punibilidade. Crime contra a administração publica. Atos de improbidade administrativa. Crimes de abuso de autoridade.

7. DIREITO PROCESSUAL

Estrutura do Código Processo Civil, Processo de Conhecimento, Jurisdição e Ação. Partes e Procuradores. Atos processuais, suspensão e extinção do processo. Antecipação de titula. Procedimento sumário. Procedimento Ordinário. Recursos. Processo de Execução: disposições gerais, espécie, suspensão e extinção, execução fiscal, execução de pré-executividade. Processo cautelar: disposições grais, arresto, seqüestro, busca e apreensão, exibição, Produção antecipada de provas e atentado, Procedimento especial: Ações possessórias, Ação de Nunciação de Obras Nova, Ação de Usurpação, Inventario e Partilha, Embargos de Terceiros e Ação de Desapropriação. Procedimento das ações constitucionais: Ação Popular, mandado de segurança e ação civil publica. Processo penal: inquérito policial, instrução criminal nos crimes contra a Administração Publica e comunicabilidade de instancia. Organização da Justiça do Trabalho. Graus de Jurisdição. Reclamação trabalhista: Rito Processual, Conciliação e Julgamento. Recursos na Justiça do trabalho.

8. DIREITO FINANCEIRO

Normas gerais de Direito Financeiro. Receita Despesa Publica. Orçamento. Lei de Responsabilidade

Porecatu, 04 de junho de 2008.