CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS
O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, consoante portaria Interministerial n° 56 de 20 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 25 de abril de 2011, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a selecionar candidatos com vistas ao provimento dos cargos constantes no presente Edital, na categoria funcional do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D 101, em regime de 40 horas semanais e 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva e em conformidade com o Decreto n° 94.664/87 e Lei n° 8.112/90, alterada pela Lei n° 9.527/97, também alterada pela Lei n° 11.784/2008, para o Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, para exercício nos Campi: Salgueiro, Ouricuri, Floresta e Petrolina.
1. DO REGIME JURÍDICO, DAS ÁREAS DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO
1.1. O concurso público se dará para o preenchimento de cargos efetivos da categoria funcional de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D, Nível 1, Padrão de Vencimento 01 do quadro permanente de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, com lotação e exercício nos Campi do IF SERTAO-PE, sob o regime jurídico da Lei n° 8.112/90, e atuação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito predominantemente das Instituições Federais de Ensino.
1.2. Os cargos serão preenchidos no regime de 40 horas semanais ou com Dedicação Exclusiva (DE) neste caso, terão o compromisso de não ter nenhuma outra atividade remunerada, conforme disposto no Anexo ao Decreto n° 94.664/87, bem como na Portaria MEC n° 475/87 e Resolução n° 25/2009 - RIFB.
1.3. As informações referentes às vagas, áreas de conhecimento, regime de trabalho e habilitação exigida para participação no Concurso Público, constam dos Anexos I, II , III e IV deste Edital.
1.4. Remuneração:
Regime | Classe/Nível | VB (R$ ) | GEDBT | RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO (RT) | |||
Aperfeiçoamento | Especialização | Mestrado | Doutorado | ||||
DE | Classe D-I-01 | 1.728,28 | 1.034,08 | 187,32 | 357,72 | 1.432,34 | 3.344,15 |
40h | Classe D-I-01 | 1.115,02 | 1.015,31 | 56,48 | 135,45 | 652,64 | 1.548,41 |
2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO
2.1. A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:
a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;
b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
c) Possuir habilitação exigida para a área que irá concorrer, conforme Anexos I, II, III e IV. Diplomas expedidos por universidades estrangeiras deverão estar revalidados e registrados, conforme Legislação pertinente;
d) Estar em gozo dos direitos políticos;
e) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
f) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;
g) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei n° 8.112/90;
h) Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1° do art. 13 da Lei n° 8.112/90;
i) Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal;
j) Ser considerado APTO em todos os exames pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados neste edital, os quais correrão à suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos préadmissionais, este não poderá ser admitido. Esta avaliação terá caráter eliminatório;
k) Apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;
l) Não estar inscrito na Dívida Ativa da União.
2.2. Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão ter fluência na língua portuguesa.
2.3. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 2.1 deste item e daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato.
2.4. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes do subitem 2.1, não se considerando qualquer situação adquirida após essa data.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. Período: de 28 de março a 27 de abril de 2012.
3.2. Modalidade de Inscrição: As inscrições serão realizadas, única e exclusivamente, via Internet, no sítio www.ifsertao-pe.edu.br.
3.3. Satisfazer todas as condições do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrição efetuada em desacordo com as normas aqui presentes.
3.4. Acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio indicado, conforme descrição abaixo:
a) preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line;
b) imprimir o boleto bancário para o pagamento;
c) preencher ficha de inscrição disponibilizada através do endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br e efetuar recolhimento da taxa de inscrição, através de GRU - Guia de Recolhimento da União, código unidade favorecida, código 158149, gestão 26430, código de recolhimento 28832-2, número de referência 158149 e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 100,00 (cem reais);
d) a Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;
e) a partir do dia 14 de maio de 2012 o candidato deverá consultar, via Internet, no mesmo sítio, se sua inscrição foi confirmada.
3.5. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.
3.6. Não será aceita inscrição com CPF que não seja do próprio candidato, a inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária dos respectivos recolhimentos.
3.7. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão ser rigorosamente cumpridas, inclusive o pagamento do boleto bancário até a data do vencimento.
3.8. Todas as informações relativas ao concurso serão divulgadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br.
3.9. A Comissão Organizadora do Concurso não se responsabilizará pela efetivação de inscrições pagas após o primeiro dia útil do encerramento do período de inscrições.
3.10. A taxa de que trata o subitem 3.4, alínea c, uma vez paga, não será restituída.
3.11. As informações e as declarações prestadas no Formulário de Inscrição serão da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Organizadora, o direito de excluir do Concurso aquele que não preencher o Formulário de forma completa e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.
3.12. Efetivada a inscrição, não haverá devolução, em hipótese alguma, da taxa de inscrição ou de outras importâncias pagas, a qualquer título.
3.13. É facultado ao candidato interpor recurso junto a Comissão do Concurso, caso a sua inscrição não tenha sido homologada, no prazo de 48 horas após a publicação da lista de inscritos, conforme consta do calendário, item 14 do Edital.
3.14. A relação dos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas será divulgada na internet, no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br.
4. ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
4.1 Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem impossibilidade de arcar com o pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto nº 6.593/2008 e deste edital.
4.2. Fará jus à isenção o candidato que, cumulativamente:
a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, nos termos do Decreto nº 6.135/2007 e
b) for membro de "família de baixa renda" nos termos do Decreto nº 6.135/2007. Compreende-se por "família de baixa renda" aquela que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.
4.3. Para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:
a) preencher o Anexo VI das normas gerais deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ifsertaope.edu.br, no período de 28/03/2012 a 02/04/2012;
b) o candidato que solicitar a isenção terá até o dia 02/04/2012 para entregar a documentação comprobatória, podendo ser enviada pelo correio, com data de postagem do dia 02/04/2012;
c) a partir do dia 12/04/2012 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br se fora deferido seu requerimento de inscrição;
d) O candidato que até o dia 12/04/2012 não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via internet, deverá entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) pelo telefone (87) 2101-2350 no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, nos dias 14 a 16/05/2012 sob pena de não ter acesso ao local das provas e a sua realização.
f) Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição;
g) O candidato cuja solicitação tiver sido indeferida, deverá efetivar sua inscrição no concurso, no período de 12/04/2012 a 27/04/2012, efetuando o pagamento da taxa até 30/04/2012.
h) O candidato que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no item anterior estará automaticamente excluído do concurso.
5. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
5.1. O candidato que necessitar de condições especiais para realizar as provas deverá apresentar à Comissão Organizadora do Concurso na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Reitoria, situado na Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrolina - PE, até o dia 30/04/2012, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, requerimento devidamente instruído com atestado médico, descrevendo a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir sua participação no Concurso Público ou enviada pelo correio, com data de postagem até o dia 30/04/2012. Anexo VII.
5.2. Somente serão consideradas como pessoas portadores de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto N° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto no 5.296, de 02 de dezembro de 2004.
5.3 Aos portadores de deficiência, nos termos do art. 5°, § 2°, da Lei N° 8.112/90 c/c o art. 37, § 1°, do Decreto 3.298/99, serão reservadas vagas às pessoas portadoras de deficiência, amparadas pelo artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal e pelo artigo 5°, parágrafo 2°, da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990, serão reservadas 5% das vagas para cada cargo elencado no Anexo I, II, III e IV e das que vierem a surgir durante o processo de validade do concurso.
5.4. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse a 20% das vagas oferecidas, nos termos do parágrafo 2° do artigo 5° da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990.
5.5. Os candidatos com necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto nº 3.298/99, particularmente no artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e a nota mínima exigida.
5.6. O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e, caso obtenha classificação necessária, figurará também na listagem de classificação geral.
5.7. Os candidatos de que trata o subitem anterior que tiverem a deficiência reconhecida nos termos do subitem serão submetidos, no curso do exame de saúde, à perícia específica, destinada a verificar a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições de magistério no ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
5.8. Caso a perícia conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o habilitado não será considerado apto à nomeação, na condição de deficiente.
6. DO CONCURSO
6.1. O Concurso Público para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico será realizado em três etapas distintas e constará de:
a) Uma Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Uma Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório;
c) Uma Prova de Títulos, de caráter classificatório.
6.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora composta por 3 (três) membros, todos docentes ou pesquisadores de instituições de ensino e/ou pesquisa.
6.2.1. Os nomes dos membros que irão compor a Banca Examinadora do Concurso será divulgada no dia 14/05/2012. Os candidatos terão um prazo de 24 horas a partir da data de divulgação, para interpor recurso contra a composição da Banca Examinadora.
6.3. A Prova Escrita e a Prova de Desempenho Didático, serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, a cada uma, inclusos os décimos.
6.4. A Prova de Títulos, cujo valor será de, no máximo, 100 (cem) pontos, serão atribuídos os valores constantes no Anexo VIII deste edital.
6.4.1. Em nenhuma das provas do Concurso será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.
6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início dos trabalhos, munido do original do documento oficial de identidade, o mesmo utilizado na inscrição e o comprovante de inscrição.
6.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido a identificação especial por membro da Comissão Organizadora do Concurso.
6.7. A identificação especial será exigida também, do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou a assinatura do portador.
6.8. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para nenhuma das provas e/ou realização das mesmas fora dos locais e horários determinados.
6.9. Todas as convocações e publicações de resultados parciais e finais serão divulgadas na Internet, no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br.
6.10. Será eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, durante o período de aplicação das provas:
a) Burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste Edital;
b) For surpreendido passando ou recebendo auxílio para realização de quaisquer das provas;
c) Comunicar-se com outros candidatos ou qualquer pessoa estranha ao Concurso Público;
d) Dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida no Concurso Público, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao referido processo;
e) Tiver cometido falsidade ideológica com prova documental ou;
f) Tiver utilizado procedimentos ilícitos, devidamente comprovados por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico.
7. DA PROVA ESCRITA (1ª Fase)
7.1. A prova escrita será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato, assim como sua capacidade de expressão em linguagem técnica, conforme itens relacionados:
a) capacidade analítica, técnica e crítica do tema;
b) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos;
c) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos;
d) clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos;
e) forma (uso correto da Língua Portuguesa);
7.1.1. Cada item avaliado valerá 20 pontos
7.2. Os candidatos cujas inscrições forem homologadas estarão automaticamente convocados para a Prova Escrita.
7.3. A Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será dissertativa, redigida com caneta esferográfica azul ou preta e versará sobre um tema constante de uma lista de pontos para cada área, constantes do Anexo IX.
7.4. A Prova Escrita será realizada na cidade de Petrolina das 8:00h às 12:00h, do dia 27 de maio de 2012, no Campus Petrolina, localizado na BR 407 Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.
7.5. A Banca Examinadora sorteará 01 (um) ponto entre os listados para cada área, no dia e horário da Prova Escrita.
7.6. Após o sorteio, o candidato terá 60 (sessenta) minutos para consulta ao material bibliográfico de que dispõe no momento e em seguida terá 03 (três) horas para realizar a dissertação, sem qualquer tipo de consulta.
7.6.1. Será entregue folha de rascunho para cada candidato, durante o período de realização da prova, entretanto, só serão corrigidas as folhas oficiais.
7.7. Após o sorteio do ponto, o candidato não poderá ausentar-se da sala sem prévia autorização da Banca Examinadora.
7.8. A nota final da Prova Escrita será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.
7.9. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento quanto ao resultado da Prova Escrita no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da sua divulgação, junto à Comissão Organizadora do Concurso e entregue na Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP, situado na Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrolina - PE, até o dia 31/05/2012, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h Anexo X. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.
7.9.1. Recursos extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.
7.10. Por ocasião da divulgação do resultado da Prova Escrita, serão divulgados: data, horário e local do sorteio do ponto da Prova de Desempenho Didático.
7.11. A presença do candidato no sorteio é obrigatório, salvo representação feita através de procuração devidamente reconhecida.
8. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO (2ª Fase)
8.1. A Prova de Desempenho Didático será realizada na cidade de Petrolina, no Campus Petrolina localizado à Rod. BR 407, Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE, nos dias 05 e 06 de junho de 2012.
8.2. A Prova de Desempenho Didático terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento e à metodologia da aula.
8.3. Só serão convocados para a Prova de Desempenho Didático os candidatos aprovados na prova escrita com média igual ou superior a 70 (setenta) pontos conforme Tabela 2. A ordem de realização dessa prova será definida em função da pontuação da Prova Escrita, seguindo a ordem de classificação.
8.4. Para a Prova de Desempenho Didático, será excluído o ponto sorteado na Prova Escrita. Os candidatos não convocados para a prova didática estarão eliminados do Concurso.
TABELA 2 - VAGAS E CANDIDATOS APROVADOS
Quantidade de vagas previstas nos anexos I, II, III, e IV por área do conhecimento | Número máximo de candidatos aprovados para prova de desempenho didático |
1 | 5 |
2 | 9 |
8.5. A divulgação dos candidatos habilitados para a Prova de Desempenho Didático, bem como a data, horário e local do sorteio do tema da aula, será feita no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no momento da divulgação do resultado da Prova Escrita.
8.6. O não comparecimento do candidato ao local e horário estabelecidos, implicará na sua eliminação.
8.7. O candidato terá uma tolerância máxima de 10 (dez) minutos para iniciar a sua exposição. Após esse tempo de tolerância, o candidato não poderá realizar a Prova de Desempenho Didático e estará automaticamente desclassificado do Concurso Público.
8.8. Para ter acesso ao local, antes do início da Prova de Desempenho Didático, o candidato assinará ficha de frequência junto à Banca Examinadora e deverá apresentar documento de identidade com foto recente, na forma da Lei n° 9.503/97.
8.9. As Provas de Desempenho Didático iniciar-se-ão, 24h após o sorteio do ponto.
8.9.1. Conforme dispõe o parágrafo 3° do artigo 13 do decreto n° 6.944, de 21 de agosto de 2009, as Provas de Desempenho Didático serão realizadas em sessões públicas e gravadas para efeito de registro e avaliação.
8.9.2. A Prova de Desempenho Didático será aberta ao público, vedada a presença de candidatos concorrentes, não sendo permitido ao público arguir quaisquer dos candidatos ou fazer qualquer manifestação durante as provas.
8.9.3. O público deverá assinar termo de compromisso para assistir a Prova de Desempenho Didático dos candidatos.
8.10. A Prova de Desempenho Didático será gravada única e exclusivamente pela Comissão de Concurso, não sendo permitido ao candidato ou ao público portar equipamentos como bip, telefone celular, walkman, discman, tocador MP3, ipod, agenda eletrônica, palmtop, receptor, câmera, gravador ou outros equipamentos similares e o IF SERTÃO-PE não se responsabilizará pela guarda dos mesmos.
8.11. No início da Prova de Desempenho Didático, o candidato obrigatoriamente entregará à Banca Examinadora o Plano de Aula, em 3 (três) vias impressas, o qual deverá contemplar: identificação do tema; objetivos específicos da aula; conteúdo programático; metodologia; avaliação e bibliografia.
8.12. A Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma aula pública, com duração de 50 (cinquenta) a 60 (sessenta minutos).
8.11.1. O candidato que não ministrar a aula no tempo estabelecido conforme item 8.11 do Edital, perderá dois pontos por minuto no somatório final da aula de Desempenho Didático. Caso o tempo resulte em número fracionário, este deverá ser ajustado ao minuto antecedente (tempo inferior a 50 minutos) e subsequente (tempo superior a 60 minutos).
8.13. A avaliação da Prova de Desempenho Didático, será feita por cada um dos 3 (três) membros da banca examinadora e consistirá da análise dos itens descritos no Anexo XI.
8.14 A nota final da Prova de Desempenho Didático será a média aritmética das três notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.
8.15. A interposição de recurso quanto ao resultado da Prova de Desempenho será realizada no dia 08 de junho de 2012, das 08h às 17h, de forma clara e objetiva ao ponto contestado, na Diretoria de Gestão de Pessoas-Reitoria,
8.16. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e instruídos, constando nome do candidato, número de inscrição, cargo e campus a que concorre e endereço para correspondência, além do número do telefone, e deverão ser dirigidos à Comissão de Concursos Públicos. Os recursos sem a devida fundamentação, ou identificação, ou interpostos através de fax, internet, correio eletrônico não serão analisados.
8.17. Poderá haver interposição de recurso por meio de procuração outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartório, ou por instrumento público, dando poderes para tal fim.
8.18. Os resultados dos recursos julgados procedentes, serão divulgados no site institucional do IF SERTÃO-PE, no endereço www.ifsertao-pe.edu.br, até 13 de junho de 2012.
8.19. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-branco, pincel e apagador, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.
9. DA PROVA DE TÍTULOS
9.1. Participarão da Prova de Títulos os candidatos classificados na Prova Escrita e na Prova de Desempenho Didático.
9.2. Os Títulos serão avaliados pela Banca Examinadora, perfazendo um total de 100 (cem) pontos, de acordo com o Anexo VIII.
9.3. Os títulos deverão ser apresentados na forma de caderno ou pasta classificadora, cuja primeira folha deverá ser uma lista de todos os títulos entregues, seguida do Curriculum vitae e das cópias xerográficas legíveis e autenticadas de todos os comprovantes, na rigorosa ordem prevista no Anexo VIII.
9.4. A autenticação dos títulos será realizada exclusivamente por cartórios, instituições federais e/ou estaduais.
9.5. Os Títulos deverão ser entregues à banca examinadora no ato do sorteio do ponto para a prova de desempenho didático. Não serão aceitos títulos entregues posteriormente ao momento do sorteio do ponto.
9.6. Os artigos publicados em periódicos indexados que possuem identificador (DOI), conforme Curriculo Lattes da Plataforma do CNPq, não haverá necessidade de autenticação.
9.7. Não serão avaliados na Prova de Títulos os documentos sem autenticação.
10. DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO
10.1. A nota final do candidato será a média ponderada das notas das 3 (três) etapas do concurso, de acordo com os seguintes pesos:
a) Prova Escrita - PESO 3
b) Prova de Desempenho Didático - PESO 4
c) Prova de Títulos - PESO 3
10.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:
a) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;
b) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;
c) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;
d) Possuir maior titulação;
e) For portador de necessidades especiais;
10.3. A Banca Examinadora emitirá parecer final e ata contendo registro das ocorrências da Prova Escrita, da Prova de Desempenho Didático e da Prova de Títulos, relacionando expressamente os candidatos habilitados com a respectiva classificação e os inabilitados.
10.4. O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em caso de inobservância das presentes normas. Nesta hipótese, caberá recurso à Comissão Organizadora.
10.5. O recurso fundamentado será dirigido à Comissão Organizadora do Concurso, na Diretoria de Gestão de Pessoas, situado na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, localizada à Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrolina - PE, devendo ser interposto no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas após a publicação do resultado do Concurso Público. Antes de proferir a decisão do recurso, a Banca Examinadora poderá ser consultada.
10.6. A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano poderá, fundamentadamente, anular o resultado do Concurso Público.
10.7. O resultado final do Concurso Público será encaminhado à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano para publicação e demais procedimentos cabíveis.
10.8. A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou. Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano reserva-se o direito de chamar os habilitados, na rigorosa ordem de classificação, conforme as necessidades da administração.
11. DA VALIDADE DO CONCURSO
11.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União.
11.2 Se houver desistência de algum candidato convocado para nomeação, será chamado o próximo candidato na ordem de classificação.
12. DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO HABILITADO
12.1. O candidato habilitado será convocado para nomeação, rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerando-se as vagas existentes ou que venham a existir para o cargo a que concorreu, no Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, observadas as vagas que venham surgir nos seus respectivos campi.
12.2. O candidato nomeado deverá satisfazer aos requisitos legais para a Posse em cargo público federal, inclusive ser declarado apto nos exames médicos, físicos e mentais, conforme legislação em vigor e normas estabelecidas neste Edital.
12.3. Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para tal.
12.4. Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Diretoria de Gestão de Pessoas, portando os documentos comprobatórios dos requisitos legais, e os seguintes exames e laudos médicos, expedidos, no máximo, há 30 (trinta) dias:
a) Originais de Exames laboratoriais: Hemograma, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Triglicerídeos, Tipagem Sanguínea, Creatinina, VDRL, TGP, Gama GT, EPF, Parcial da Urina, ECG e Raio-X de tórax PA;
b) RX do Tórax Bilateral, Teste Ergométrico, Ácido Úrico e PSA, se o candidato tiver 40 anos completos ou mais, além dos exames solicitados na alínea "a" deste item.
12.5. A Equipe de profissionais de saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano fornecerá laudo de Aptidão física e mental.
12.6. O candidato classificado será convocado para nomeação por correspondência direta para o endereço constante na Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, se aceita ou não o cargo. O não pronunciamento do convocado, no prazo 03 (três) dias úteis, contados a partir do recebimento da convocação, permitirá ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado. .
12.7. Para fins de possível convocação, o candidato habilitado será responsável pela atualização de endereço e telefones, durante a vigência do Concurso Público, junto a Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.
12.8. Os documentos que comprovem os requisitos básicos para investidura no cargo serão exigidos por ocasião do provimento das vagas, de acordo com o que dispõe o artigo 5°, incisos I, II, III, IV, V, VI e parágrafo 1° do mesmo artigo da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, no ato da posse.
12.9. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação no Diário Oficial da União do ato de provimento (nomeação). Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer neste prazo (artigo 13 da Lei n° 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.
12.10. É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. O servidor será exonerado do cargo, se não entrar em exercício neste prazo (artigo 15 da Lei n°. 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.
12.11. O candidato nomeado e empossado atuará nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
12.12. Após o ingresso no cargo o servidor permanecerá no Campus para o qual foi lotado por um período mínimo de três anos, não podendo solicitar transferência, redistribuição e nem alteração do regime de trabalho, salvo nos casos de estrito interesse da Administração.
13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1. A inexatidão das afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará em eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.
13.2. A classificação no Concurso Público não assegura ao candidato habilitado direito ao ingresso automático no cargo, mas a expectativa de nele ser admitido, seguindo a ordem de classificação. A concretização desse ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse, juízo e conveniência da Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.
13.3. A inscrição no Concurso Público implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições do teor deste Edital e das Instruções Específicas, expedientes dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
13.4. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão de Organização do Concurso Público e encaminhados, se necessário, à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.
Petrolina, 12 de março de 2012.
Sebastião Rildo Fernandes Diniz
REITOR
13. CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO - PROFESSOR EFETIVO 2012
DATA | AÇÕES |
28/03/2012 | Publicação do Edital no DOU |
28/03/2012 | Publicação do Edital no Site |
28/03/2012 a 27/04/2012 | Inscrições |
28 a 02/04/2012 | Período para solicitação da taxa de isenção |
02/04/2012 | Último dia para postagem da documentação comprobatória para isenção |
12/04/2012 | Resultado do pedido de isenção |
14/05/12 | Publicação das Inscrições homologadas e nome dos membros da Banca examinadora |
16/05/2012 | Prazo para interposição de recurso das inscrições e dos membros da banca examinadora |
18/05/2012 | Resultado do recurso das inscrições e da banca examinadora |
18/05/2012 | Homologação final das inscrições, da banca examinadora e Divulgação dos locais de prova |
27/05/2012 | Prova Escrita |
30/05/2012 | Resultado da Prova Escrita |
31/05/2012 | Prazo para interposição de recurso da prova escrita |
01/06/2012 | Resultado do Recurso da Prova Escrita |
04 e 05/06/2012 | Sorteio do Ponto para Prova de Desempenho Didático |
05 e 06/06/2012 | Prova de Desempenho Didático |
07/06/12 | Resultado da Prova de Desempenho Didático |
08/06/12 | Prazo para interposição de recurso da Prova de Desempenho Didático |
13/06/12 | Resultado do Recurso da Prova de Desempenho Didático |
18/06/12 | Resultado Final |
19/06/12 | Prazo para interposição de recurso para prova de títulos |
22/06/2012 | Resultado do Recurso da Prova de Títulos, Publicação e Homologação do Concurso no Diário Oficial da União - DOU |
ANEXOS
Anexo I - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS SALGUEIRO
ÁREA | REQUISITO/ EXIGÊNCIA | Vagas | Regime de Trabalho |
Zootecnia Geral com ênfase em Melhoramento Genético e Reprodução Animal | Graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária. Licenciatura em Ciências Agrárias e Graduação em Agronomia, com no mínimo especialização na área objeto do concurso. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Filosofia e Sociologia | Bacharelado ou Licenciatura em Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais ou Ciências Políticas e Sociais. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Agroindústria com ênfase em Processamento de Carnes | Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria ou Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Carnes. Curso Superior de Nutrição ou Curso Superior de Medicina Veterinária ou Zootecnia com no mínimo especialização na área objeto do concurso. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Biologia | Licenciatura Plena em Biologia ou Bacharel em Ciências Biológicas. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Informática Geral, Desenvolvimento de Software e design Web | Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Processamento de dados, Gestão de Tecnologia da Informação ou áreas afins. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Engenharia Civil | Graduação em Engenharia Civil, Curso Superior de Tecnologia de Construção de Edifícios. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Anexo II - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS OURICURI
ÁREA | REQUISITO/ EXIGÊNCIA | Vagas | Regime de Trabalho |
Engenharia Civil | Graduação em Engenharia Civil, Curso Superior de Tecnologia de Construção de Edifícios. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Engenharia de Minas I | Graduação em Engenharia de Minas ou Mineração. | 1 | 40 Horas |
Engenharia de Minas II | Graduação em Engenharia de Minas ou Mineração. | 1 | 40 Horas |
Engenharia de Minas III | Graduação em Engenharia de Minas ou Mineração. | 1 | 40 Horas |
Geologia | Curso Superior de Geologia | 1 | 40 Horas |
Língua Portuguesa | Licenciatura Plena em Letras | 1 | Dedicação Exclusiva |
Administração | Graduação em Administração | 1 | Dedicação Exclusiva |
Sociologia | Graduação em Sociologia, Ciências Sociais, ou Ciências Políticas e Sociais. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Química Geral e Inorgânica | Licenciatura em Química, Bacharelado em Química | 1 | Dedicação Exclusiva |
Anexo III - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS PETROLINA
ÁREA | REQUISITO/ EXIGÊNCIA | Vagas | Regime de Trabalho |
Sociologia | Graduação em Sociologia, Ciências Sociais, ou Ciências Políticas e Sociais. | 1 | 40 horas |
Eletrotécnica | Graduação ou Licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Curso Tecnólogo em Automação Industrial, Automática, Mecatrônica ou Eletromecânica e áreas afins. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Química | Licenciatura ou Graduação em Química. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Química com ênfase em Química Industrial | Graduação em Química, Química Industrial ou Engenharia Química. | 1 | Dedicação Exclusiva |
Anexo IV - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS FLORESTA
ÁREA | REQUISITO/ EXIGÊNCIA | Vagas | Regime de Trabalho |
Eletrotécnica, Eletrônica e Automação | Graduação ou Licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Curso Tecnólogo em Automação Industrial, Automática, Mecatrônica ou Eletromecânica e áreas afins. | 1 | Dedicação Exclusiva |
ANEXO VI - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
À Comissão de Concurso
Eu, ________________________ , RG n° ______________ , CPF n° _______________ , data de nascimento ____/___/____, NIS (Número de Inscrição Social) n°. _______________ , residente e domiciliado a (Rua, Av.) , n° _________ , Bairro _________ , CEP: ____________ , venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso para o cargo _________________ , do Campus de _____________________ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital N° 13/2012, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição.
Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.
________________, _____/_____/2012.
____________________________
(Assinatura)
ANEXO VII - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA
NOME DO CANDIDATO:
DEFICIÊNCIA VISUAL: ( ) Sim ( ) Não
Se SIM: ( ) Requer prova em Braile
( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24
( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:
Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s)
ANEXO VIII - BAREMA DA PROVA DE TÍTULOS
Grupo I - Títulos Acadêmicos
Para fins de pontuação, será considerado apenas o título de maior grau:
Atividades** | Pontos |
Diploma de Doutor ou Livre Docência | 40 |
Diploma de Mestre | 20 |
Certificado de Especialização | 15 |
Certificado de Licenciatura | 10 |
Diploma de Graduação | 05 |
** Para comprovação de titulação, será obrigatório anexar cópia autenticada e legível do diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso, histórico escolar e no caso de Mestrado e Doutorado, anexar também a ata de defesa.
Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, referente aos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:
Atividades | Pontos |
Exercício do Magistério na Pós-graduação | 1,0 ponto/semestre |
Exercício do Magistério em Curso Superior | 0,7 ponto /semestre |
Exercício do Magistério na Educação Básica, Técnica e Tecnológica incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica | 0,5 ponto/semestre |
Orientação de tese de doutorado aprovada | 3,0 pontos por tese |
Co-orientação de tese de doutorado aprovada | 1,5 pontos por tese |
Orientação de dissertação de mestrado aprovada | 2,0 pontos por dissertação |
Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada | 1,0 ponto por dissertação |
Orientação de monografia de curso de especialização Lato sensu, aprovada | 0,5 ponto por monografia |
Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação | 0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos |
Orientação de aluno bolsista de iniciação científica | 0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos |
Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado | 1,0 ponto por tese |
Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior ou banca de qualificação de mestrado ou doutorado | 0,5 ponto por banca e/ou concurso |
Atividades | Pontos |
Coordenação de projeto de pesquisa, ensino e extensão | 0,5 ponto por projeto até 03 pontos |
Coordenação de curso de extensão (mínimo de 20 horas) | 0,3 ponto por curso até 02 pontos |
Exercício de monitoria, iniciação científica, bolsa trabalho, participação em grupo PET, ou atividade de extensão | 0,2 ponto por semestre |
Curso ministrado na área objeto do concurso, mínimo de 20 horas | 0,2 ponto por curso |
Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do concurso
Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:
Atividades | Pontos |
Registro de patente, software, marca, indicação geográfica ou similar que caracterize inovação tecnológica no INPI. | 8,0 pontos por item |
Autoria de livro ou co-autoria de livro | 5,0 pontos por livro |
Capítulo de livro | 3,0 pontos por capítulo |
Artigo completo publicado em periódico científico | 3,0 pontos por artigo |
Artigo completo publicado em congresso | 1,0 ponto por trabalho |
Artigo aceito em periódico indexado | 1,5 pontos por artigo |
Resumo expandido apresentado em congresso | 0,5 ponto por trabalho |
Participação em congressos e seminários com apresentação de resumo simples | 0,2 ponto |
Grupo IV - Experiência profissional além da atividade docente e cursos de formação complementar
Poderá ser considerada a atividade abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 10 pontos:
Atividades | Pontos |
Experiência devidamente comprovada e relacionada à área de conhecimento, objeto do concurso. | 1,5 ponto por ano |
Participação em curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 40 horas. | 0,5 ponto por curso |
Curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 20 horas. | 0,2 ponto por curso |
Obs: Não será computado tempo relativo a estágio.
ANEXO IX - TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITA E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS SALGUEIRO
ZOOTECNIA GERAL COM ÊNFASE EM MELHORAMENTO GENÉTICO E REPRODUÇÃO ANIMAL
1. Manejo Reprodutivo de Bovinos.2. Manejo Reprodutivo de Suínos 3. Biotecnias de Reprodução.4.Manejo Reprodutivo de Caprinos e Ovinos 5. Seleção de Reprodutores.6. Melhoramento Genético.7. Manejo Reprodutivo de Equinos.8. Manejo Reprodutivo de Peixe.9. Manejo Nutricional de Suínos 10. Manejo Reprodutivo de Codorna.11. Higiene e Profilaxia Animal.
ENGENHARIA CIVIL
1.Materiais de Construção: agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e Vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e Argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de Aditivos. Concreto de alto desempenho. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos Solos: origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos, ensaios. Estrutura do solo, plasticidade, consistência, classificação dos solos pela granulometria e plasticidade, ensaios. Tensões totais, neutras e efetivas. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, filtros, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Propagação e distribuição de tensões nos solos. 3. Processos Construtivos: detalhes de elementos construtivos. Canteiro de obras. Locação da Obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Vidros. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia e qualidade nas construções. 4. Estruturas Metálicas e de Madeira: características físicas e mecânicas da madeira. Normas aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de madeira. Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Estruturas metálicas: tipos de cobertura; estruturas usuais; travamento da estrutura; cargas permanentes e acidentais; dimensionamento, cálculo e desenho das peças e ligações. Projeto, especificação e execução de estruturas de madeira e metálicas. 5. Estruturas de Concreto: classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas Isoladas e Contínuas. Pilares. 6. Instalações hidrosanitárias: projeto, especificação e execução de instalações prediais de água fria e quente, esgoto, águas pluviais e prevenção contra incêndio. 7. Máquinas e Equipamentos: especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. 8. Orçamento e Planejamento de Obras: levantamento de quantitativos. Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma físico-financeiro. Curva ABC. Especificações técnicas. Memoriais descritivos. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, contagem e preparação para impressão.
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
1. Filosofia da Técnica. 2. Ciência e Verdade. 3. Indução e Dedução. 4. A questão Democrática. 5. A Questão Ecológica. 6. Bases conceituais do pensamento sociológico. 7. Ética, indivíduo, sociedade e educação. 8. Diversidade cultural e educação. 9. Fundamentos sociológicos da educação. 10. Fundamentos antropológicos da educação. 11. Educação e sociedade em Pierre Bourdieu: Relações Pertinentes. O papel da Escola como Reprodução e Legitimação das Desigualdades Sociais
AGROINDÚSTRIA COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO DE CARNES
1.Ferramentas de gestão da qualidade na indústria de alimentos (rastreabilidade, BPF, APPCC); 2. Instalações e equipamentos do abate-douro e indústria de produtos cárneos; 3. Abate e bioquímica post mortem da carne; 4. Maturação e cura de carnes; 5. Embutidos e defumados cárneos; 6. Produtos cárneos emulsionados e fermentados; 7. Microbiologia da carne e seus derivados; 8. Aditivos e condimentos utilizados em produtos cárneos; 9. Conservação da carne; 10. Tratamento de resíduos e gestão ambiental na indústria de alimentos.
BIOLOGIA
1. Origem da vida na Terra. Principais teorias a respeito da origem da vida. 2. Envoltórios celulares: parede celular em bactérias, células animais e vegetais. Estrutura e Dinâmica de processos da membrana plasmática. 3. Organelas celulares: Estrutura e função eucariotos. 4. Núcleo e divisão celular: divisão celular em bactérias; mitose, meiose, gematogênese e câncer. 5. Embriologia animal: tipos de ovos, segmentação, gastrulação e organogênese; anexos embrionários. 6. Histologia animal: tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. 7. Fisiologia animal: homeostase; funções vitais; sistema nervoso e endócrino. 8. Diversidade da vida: conceito de espécie, reinos e domínios, taxionomia e cladística. 9. Botânica: Diversidade e importância das plantas; ciclo de vida de briófitas, pteridófitas, geimnospermas e angiospermas. 10. Genética: Aplicações do conhecimento genético na Biotecnologia. 11. Evolução: lamarckismo, darwinismo e teoria sintética da evolução. 12. Ecologia: fluxo de matéria e energia; poluição e impactos ambientais.
INFORMÁTICA GERAL, DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E DESIGN WEB
1. Paradigmas de Programação: fundamentos, linguagens e aplicações. 2. Algoritmos e Estrutura de Dados em Linguagem C. 3. Programação Orientada a Objetos em Java e UML. 4. Banco de dados relacional e linguagem SQL. 5. Tecnologias HTML, CSS e JavaScript. 6. Desenvolvimento WEB com PHP e MySQL. 7. Tecnologias Flash e ActionScript. 8. Qualidade e Software. 9. Design WEB e usabilidade. 10. Metodologias Ágeis.
TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS OURICURI
ENGENHARIA DE MINAS I
1. Planejamento, métodos e lavra de minas a céu aberto e subterrânea; 2. Instalações de minas; 3. Perfuração, desmonte, mecânica e ventilação de rocha; 4. Pilhas de estéril e barragem de rejeito; 5. Estabilidade de Taludes; 6. Cominuição, classificação e concentração de minérios e flotação; 7. Separação sólido-líquido; 8. Fechamento de mina e recuperação de área, legislação mineral e ambiental 9. Lavra e beneficiamento de rochas ornamentais; Máquinas e equipamentos de mineração; 10. Minério de gipsita: características, evolução, localização, distribuição, recursos e reservas de minério de gipsita, aspectos tecnológicos e ambientais da mineração de gipsita.
ENGENHARIA DE MINAS II
1. Cominuição, classificação e concentração de minérios e flotação; 2. Concentração Gravítica; 3. Concentração Magnética; 4. Concentração Eletrostática; 5. Separação Sólido-Líquido; 6. Identificação mineralógica e suas aplicações; 7. Fragmentação (britagem e moagem) e separação por tamanho (peneiramento e classificação): equipamentos e circuitos; 8. Minério de gipsita: características, evolução, localização, distribuição recursos e reservas de minério de gipsita, aspectos tecnológicos e ambientais da mineração de gipsita; 9. Tratamento de minérios: Conceito, histórico, cronologia das inovações. Minerais e seus usos. Necessidade de beneficiamento. Finalidade econômica, social e ambiental; 10. Amostragem: Conceituação, elaboração de planos de amostragem, determinação de massa mínima de amostra, técnicas de amostragem.
ENGENHARIA DE MINAS III
1. Conceitos essenciais para o inventário mineral: minério, teor de corte, continuidade, variável regionalizada, diluição, recuperação de lavra, estimativa de pontos e blocos, SMU (selective mining unit); 2. Depósitos minerais magmáticos: Processos magmáticos na formação de minério, processos magmáticohidrotermais na formação de minério; 3. Depósitos minerais superficiais / sedimentares: Processos intempéricos de formação de minério, processos sedimentares de formação de minério; 4. Depósitos minerais: formas, texturas e estruturas; controle e modelos; ambientes de formação e classificação genética; 5. Métodos clássicos de cubagem: área de influência, seções paralelas, isovalores, grids; 6. Métodos estatísticos aplicados a dados de prospecção geológica e na avaliação de corpos de minério: parâmetros estatísticos clássicos e a análise exploratória dos dados ; 7. Normas e sistemas de classificação de recursos minerais e reservas de minério; 8. Planejamento e gestão ambiental na mineração: As fases de um projeto mineiro e os tipos de estudos para tomada de decisão X Avaliação econômica de projetos, sua aplicação e importância ao setor mineral; 9. Prospecção, caracterização e avaliação de depósitos minerais: fatores geológicos, fatores econômicos, fatores tecnológicos e fatores regionais; 10. Software de avaliação econômica de depósitos minerais e estudos de casos; 11. Tipos de depósitos (pórfiros de Cu, Mo e Sn, fluídos em e arredor dos plutões graníticos, Mineralizações polimetálicas - Pb e Zn, gemas)
ENGENHARIA CIVIL
1.Materiais de Construção: agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e Vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e Argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de Aditivos. Concreto de alto desempenho. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos Solos: origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos, ensaios. Estrutura do solo, plasticidade, consistência, classificação dos solos pela granulometria e plasticidade, ensaios. Tensões totais, neutras e efetivas. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, filtros, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Propagação e distribuição de tensões nos solos. 3. Processos Construtivos: detalhes de elementos construtivos. Canteiro de obras. Locação da Obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Vidros. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia e qualidade nas construções. 4. Estruturas Metálicas e de Madeira: características físicas e mecânicas da madeira. Normas aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de madeira. Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Estruturas metálicas: tipos de cobertura; estruturas usuais; travamento da estrutura; cargas permanentes e acidentais; dimensionamento, cálculo e desenho das peças e ligações. Projeto, especificação e execução de estruturas de madeira e metálicas. 5. Estruturas de Concreto: classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas Isoladas e Contínuas. Pilares. 6. Instalações hidrosanitárias: projeto, especificação e execução de instalações prediais de água fria e quente, esgoto, águas pluviais e prevenção contra incêndio. 7. Máquinas e Equipamentos: especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. 8. Orçamento e Planejamento de Obras: levantamento de quantitativos. Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma físico-financeiro. Curva ABC. Especificações técnicas. Memoriais descritivos. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão.
GEOLOGIA
1. Definição, conceitos e processos de formação de rochas e minerais; 2. Geologia estrutural: falhas, fraturas, dobras; 3. Intemperismo físico e químico; 4. Recuperação de áreas mineradas; 5. Pesquisa mineral; 6. Mineralogia; 7. Petrografia; 8. Hidrogeologia; 9. Geotecnia; 10. Tectônica de placas.
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Coesão e coerência textuais; 2. Gêneros e tipos textuais; 3. Teoria do texto poético; 4. Morfossintaxe da Língua Portuguesa; 5. A literatura brasileira e a identidade nacional. 5. Estrutura e formação de palavras: uma abordagem analítico-lexical; 6. Concordâncias nominal e verbal; 7. Regências nominal e verbal e o uso da crase; 8. Literatura Brasileira Modernista: o advento da Semana de 22 e as gerações subsequentes; 9. O lirismo em diferentes contextos artístico-literários: a mulher e sua relação na literatura luso-brasileira: do medievalismo à literaturas colonial e nacional.
SOCIOLOGIA
1. Movimentos Sociais; 2. Comunidade, no contexto da sociedade contemporânea; 3. Política na fase do capitalismo tardio; 4. Democracia e formas de dominação na Sociedade Moderna; 5. Bases conceituais do pensamento de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim; 6. Problemáticas relativas às políticas de redistribuição e ao reconhecimento; 7. Teoria da Estratificação Social e Teoria da Luta de Classes; 8. Estruturalismo e Funcionalismo; 9. Mudança Social e Revolução; 10. Pós-modernismo e Identidade Cultural; 11. Fundamentos sociológicos da educação
ADMINISTRAÇÃO
1. Processo Decisório e as Etapas do Planejamento; 2. Gestão do Conhecimento nas Organizações; 3. Gestão Contábil e Financeira nas Organizações; 4. Abordagem Sistêmica da Administração; 5. Implementação e Avaliação de Programas e Projetos Agropecuários e Agroindustriais; 6. Agronegócio brasileiro: importância, contexto histórico; 7. empreendedorismo - comportamento empreendedor; 8. Empresa - conceito, tipo e classificação, porte; 9. Gestão da produção; 10. Gestão de pessoal; 11. Contabilidade rural; 12. Comercialização: mercado interno e externo; negociação internacional; logística; 13. Administração de Marketing: marketings estratégicos, o mix de marketing, segmentação de mercado e posicionamento de marca; 14. Elaboração do plano de negócio e crédito rural; 15. Inovação tecnológica
QUÍMICA, COM ÊNFASE EM QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: Noções preliminares em química. Mudanças de fase da matéria. Substâncias e misturas. Classificação dos sistemas químicos. Processos de separação de misturas. Fenômenos químicos e físicos. Elementos químicos; 2. ESTRUTURA ATÔMICA: Aspectos históricos. Modelos atômicos (Modelo de Dalton, Modelo de Thompson, Modelo de Rutherford, Modelo de Bohr, Modelo de Sommerfeld, Modelo atômico atual). As partículas subatômicas. Principais características do átomo (número atômico, número de massa, íons, semelhanças atômicas). Números quânticos. Distribuição eletrônica; 3. TABELA PERIÓDICA: Configuração eletrônica: períodos e grupos. Classificação dos elementos químicos de acordo com sua posição na tabela. Propriedades gerais de metais, não metais e semi-metais. Propriedades periódicas; 4. LIGAÇÕES QUÍMICAS: Ligação iônica. Ligação covalente. Ligação metálica. Arquitetura molecular (Hibridação de orbitais, VSEPR, polaridade de moléculas); 5. FUNÇÕES INORGÂNICAS: Conceitos modernos ácido-base. Teoria da dissociação eletrolítica. Ácidos inorgânicos. Bases inorgânicas. Sais inorgânicos. Óxidos; 6. REAÇÕES INORGÂNICAS: Evidências de reações químicas. Classificação das reações químicas. Balanceamento de equações químicas (método das tentativas, método de oxidação-redução, método algébrico); 7. CÁLCULOS QUÍMICOS: Leis das combinações químicas. Lei de Avogadro. Fórmulas (mínima, centesimal, molecular). Estequiometria; 8. QUÍMICA INORGÂNICA DESCRITIVA: Principais propriedades e aplicações dos elementos dos blocos "s" e "p" da classificação periódica; 9. QUÍMICA DOS MATERIAIS: (Cerâmicas, Metais, Polímeros, Compósitos): Classificação. Propriedades físicas. Propriedades mecânicas. Estrutura e ligações atômicas. Processamento; 10. COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO: Definição de íons complexos. Teoria de Werner. Nomenclatura de complexos. Estereoquímica. Teoria de Ligação de Valência. Teoria do Campo Cristalino. Teoria do Campo Ligante.
TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS PETROLINA
SOCIOLOGIA
1. Movimentos Sociais; 2. Comunidade, no contexto da sociedade contemporânea; 3. Política na fase do capitalismo tardio; 4. Democracia e formas de dominação na Sociedade Moderna; 5. Bases conceituais do pensamento de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim; 6. Problemáticas relativas às políticas de redistribuição e ao reconhecimento; 7. Teoria da Estratificação Social e Teoria da Luta de Classes; 8. Estruturalismo e Funcionalismo; 9. Mudança Social e Revolução; 10. Pós-modernismo e Identidade Cultural.
ELETROTÉCNICA
1. Aterramento; Sistema de Aterramento, resistividade do solo; Calculo da Malha de Terra e medição da resistência de terra; 2. Instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410/2004); 3. Instrumentos de medição de potência e energia elétrica: analógicos, digitais, TCs, TPs, sensores e transdutores; 4. Luminotécnica: Conceito de Iluminação, Tipos de lâmpadas; Método de Lumens e Método ponto a ponto; 5. Correção do Fator de Potencia: Fator de Potencia, Correção do fator de potencia, dimensionamento dos bancos de capacitores; 6. Comandos Elétricos; 7. Acionamento de Máquinas por Chave de Partida Estática (Soft-Starter) e Controle de velocidade de motores CA (inversor de freqüência); 8. Curto-circuito em Instalações Elétricas; 9. Indicadores de continuidade do fornecimento, DEC, FEC,DIC, FIC E DMIC; 10. Proteção contra descargas atmosféricas; 11. Máquinas síncronas; 12. Máquinas de indução; 13. Máquinas CC; 14. Transformadores monofásicos e trifásicos.
QUÍMICA
1. Estrutura atômica; 2. Tabela Periódica; 3. Ligações químicas; 4. Soluções; 5. Estequiometria; 6. Compostos de Coordenação; 7. Equilíbrio Químico; 8. Eletroquímica; 9. A aprendizagem e o ensino de ciências; 10. A contextualização no ensino de química.
QUÍMICA COM ÊNFASE EM QUÍMICA INDUSTRIAL
1. Termodinâmica Química; 2. Cinética Química; 3. Equilíbrio Químico; 4. Eletroquímica; 5. Mecânica dos Fluídos; 6. Transporte de Calor e Massa; 7. Operações Unitárias 1: destilação; 8. Operações Unitárias 2: secagem; 9. Química Industrial 1: indústria do álcool; 10. Química Industrial 2: tratamento de águas e efluentes - tratamento convencional e tecnologias alternativas.
TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS FLORESTA
ELETROTÉCNICA, ELETRÔNICA E AUTOMAÇÃO
1. Ações de controle básico e respostas de controle: on/off, P, PI, PD e PID; 2. Controlador lógico programável: Princípios de funcionamento, programação e aplicações; 3. Sensores e atuadores: Princípios, funcionamento, aplicações e configurações; 4. Sistemas de supervisão e automação e redes industriais: Princípios, funcionamento, aplicações e configurações; 5. Dispositivos de potência e retificadores polifásicos; 6. Transdutores e conversores A/D e D/A; 7. Princípios de eletropneumática e eletrohidraúlica; 8. Sistemas de automação predial; 9. Automação industrial; 10. Inversores de freqüência.
ANEXO X - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSO
NOME DO CANDIDATO: __________________________________________________________
NÚMERO DE INSCRIÇÃO: ______________
ÁREA: ___________________________________________________________________________
CAMPUS: ________________________________________________________________________
Orientações:
1. Use folha separada para cada recurso.
2. Assine e se identifique apenas na folha de rosto do formulário que deverá ser entregue na Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria, de 8h às 11h /14h às 17h.
3. Não assine nem coloque identificação nas folhas que contenham as argumentações de seu recurso.
4. O julgamento dos recursos será divulgado no sítio www.ifsertao-pe.edu.br, nas datas previstas no Edital.
ARGUMENTAÇÃO LÓGICA:
ANEXO XI - FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
Nome do Candidato: _________________________________________________________________
Área: _____________________________________________________________________________
Tema da aula: _______________________________________________________________________
Data: ___/___/ 2012 Tempo de aula (minutos): ______________________________________________
| Organização do Desempenho Didático | Pontuação Obtida |
Plano de aula | Apresenta plano de aula de acordo com o edital, item 8.10 (05) |
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Desenvolve a aula em coerência com o plano apresentado (10) |
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Objetivos | Deixa claro os objetivos da aula (10) |
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Organização | Facilita a aprendizagem, inter-relacionando conteúdos (05) |
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Uso do tempo* | Estrutura o tempo conforme a relevância e complexidade do assunto (05) |
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Seleção dos recursos didáticos | Utiliza recursos didáticos bem elaborados e adequados ao conteúdo (05) |
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Mantém os recursos didáticos escolhidos como fonte alimentadora da aula (05) |
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Usa com habilidade e segurança os recursos didáticos escolhidos (05) |
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Avaliação | Aponta estratégias de avaliação da aprendizagem pertinente ao objeto de estudo e à aula desenvolvida (05) |
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| COMUNICAÇÃO |
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Apresentação pessoal | Possui dicção clara e fluente (03) |
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Possui boa entonação de voz, postura e gestos adequados (03) |
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Linguagem técnico-didática | Usa linguagem técnica-científica correta e adequada ao conteúdo (04) |
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| APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO |
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Transposição do conteúdo | Encadeamento dos temas apresentado (05) |
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Explora diferentes operações cognitivas (analogia, análise, evocação, inferência, síntese) (10) |
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Síntese | Consolida ideias principais (10) |
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Utiliza exemplos relevantes (05) |
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A estratégia utilizada permite a síntese do conteúdo (05) |
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TOTAL DE PONTOS |
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* O candidato que não ministrar a aula no tempo estabelecido conforme item 8.11 do Edital, perderá dois pontos por minuto, no somatório final da aula de Desempenho Didático. Caso o tempo resulte em número fracionário, este deverá ser ajustado ao minuto antecedente (tempo inferior a 50 minutos) e subsequente (tempo superior a 60 minutos). Assinatura do Examinador: _____________________________________________________________________