IFBAIANO - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA

Notícia:   2 vagas para Professores no Instituto Federal Baiano - BA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS SANTA INÊS

EDITAL Nº 29, DE 05 DE AGOSTO DE 2009

O Diretor Geral Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês, no uso de suas atribuições legais, torna público o Processo Seletivo Simplificado para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Substituto, sob regime de 40 horas semanais, na disciplina de Biologia com contrato de até 12 (doze) meses e na de Agricultura com contrato de até 05 (cinco) meses, podendo o período ser prorrogado a interesse da Instituição, observadas as disposições constantes na Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, publicada no D.O.U. de 10 subsequente, na Lei n° 11.784, de 22 de setembro de 2008, publicada no D.O.U. de 23 subsequente com retificações publicadas no D.O.U. de 02/10/2008 e de 31/10/2008 e suas alterações, conforme condições estabelecidas neste Edital.

1- DAS INSCRIÇÕES

1.1 - Os(As) interessados(as) deverão apresentar, no ato da inscrição, em originais ou em cópias devidamente autenticadas, os documentos relacionados nas alíneas a, b, c, d, e do item 1.4, comprovante da habilitação exigida no ANEXO I e Curriculum Vitae (acompanhado apenas pelos documentos relacionados nas alíneas f, g, h do item 1.4.)

1.2 - O período para a inscrição será de 11/08/2009 a 19/08/2009, das 08h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, exceto aos sábados, domingos e feriados, na Coordenação Geral de Recursos Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Santa Inês, situado na BR 420, Km 2,5 da Rodovia Santa Inês/Ubaíra, CEP: 45.320-000 Zona Rural, Santa Inês/BA. Telefone para contato (73) 3536-1210, ramal 13.

1.2.1 - Caso não haja candidato inscrito no período acima especificado, as inscrições serão automaticamente prorrogadas até o preenchimento das vagas

1.3 - Serão aceitas as seguintes modalidades de inscrição:

a) Presencial;

b) Por Procuração;

c) Via Correios.

1.4 - O(A) candidato(a) preencherá e assinará a ficha de inscrição a qual não poderá ter rasuras ou entrelinhas, anexando, no ato, fotocópias dos seus documentos abaixo relacionados:

a) Fotocópia autenticada do diploma de curso da Graduação ou certificado de conclusão do curso, na área do Processo Seletivo, com o respectivo histórico escolar;

b) Fotocópia autenticada da carteira de identidade;

c) Fotocópia autenticada do título de eleitor com comprovante atualizado de votação;

d) Fotocópia autenticada do Cadastro de Identificação do Contribuinte - CIC (CPF/MF);

e) Prova de quitação com o serviço militar, para o sexo masculino.

f) Fotocópia autenticada do diploma de curso de especialização, ou certificado de conclusão do curso, na área do Processo Seletivo ou em área correlata, com o respectivo histórico escolar;

g) Fotocópia autenticada do diploma do curso de Mestrado, ou certificado de conclusão do curso, na área do Processo Seletivo ou em área correlata, com o respectivo histórico escolar;

h) Fotocópia autenticada do diploma do curso de Doutorado, ou certificado de conclusão do curso, na área do Processo Seletivo ou em área correlata, com o respectivo histórico escolar;

1.4.1 - As fotocópias poderão estar autenticadas em Cartório ou pela Coordenação Geral de Recursos Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Santa Inês, mediante comparação das cópias e respectivos originais ali apresentados.

1.4.2 - Os títulos acadêmicos obtidos no exterior deverão estar validados no Brasil, conforme legislação em vigor.

1.5 - Será admitida a inscrição por terceiros, mediante a entrega da procuração original do(a) interessado(a) e a apresentação do documento de identificação do(a) procurador(a), bem como de cópia legível dos documentos do(a) candidato(a) relacionados no item 1.4.

1.6 - O(A) candidato(a) inscrito(a) por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu(sua) procurador(a), arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de pedido de inscrição.

1.6.1 - A inscrição por procuração somente será validada com a apresentação da documentação, conforme explicitado no item 1.4 deste Edital, bem como a apresentação do documento de identificação do procurador.

1.7 - Para inscrições via correios, o(a) candidato(a) deverá imprimir a ficha de inscrição no sítio do IF Baiano - campus Santa Inês (www.eafsi.gov.br), preenchê-la e enviá-la, via SEDEX, juntamente com a documentação autenticada, conforme explicitado no item 1.4 para a Coordenação Geral de Recursos Humanos no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês, BR 420, Km 2,5 da Rodovia Santa Inês - Ubaíra, CEP: 45.320-000, Zona Rural, Santa Inês/BA. Deve-se observar que a postagem não poderá exceder a data de 19 de agosto de 2009.

1.8 - A prova relacionada no item 4 será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e a Prova de Títulos conforme item 5.

1.9 - Em caso de empate, para fins de classificação final, o desempate será feito dando-se sucessivamente preferência ao(a) candidato(a) que:

a) For mais idoso(a), conforme Art. 27, Parágrafo Único, Lei N° 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);

b) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

d) For casado(a).

2- AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1 - Aos portadores de Necessidades Especiais é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo (Art. 40 do Decreto Federal 3.298/99), para a área cujas atividades sejam compatíveis com a sua deficiência, devendo o(a) candidato(a), no ato da inscrição, especificar a deficiência e anexar laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID.

2.2 - Os(As) Candidatos(as) portadores(as) de deficiência física deverão submeter-se, quando convocados(as), à perícia médica por junta oficial, que terá decisão conclusiva sobre o grau de deficiência que o(a) capacite para o exercício do cargo.

2.3 - Se a deficiência for considerada incompatível com as atribuições do cargo, o(a) candidato(a) terá seu nome excluído das listas de classificação em que figurar.

2.4 - O(A) candidato(a) portador(a) de deficiência, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas, deverá solicitá-la, por escrito, no ato da inscrição, indicando claramente, no formulário próprio, quais os recursos especiais necessários.

2.5 - O(A) candidato(a) portador(a) de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo, no ato da inscrição, anexando ao requerimento parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (Art. 40, § 2° do Decreto Federal 3.298/99).

2.6 - O(A) candidato(a) portador(a) de Necessidades Especiais, resguardadas as condições especiais previstas neste Edital, participará do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os(as) demais candidatos(as) no que concerne:

I. Ao conteúdo das provas;

II. À avaliação e aos critérios de aprovação;

III. Ao horário e ao local de realização das provas;

IV. À nota mínima exigida para todos(as) os(as) demais candidatos(as) (Art. 41 do Decreto Federal n° 3.298/99).

2.7 - A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um(a) acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

2.8 - O(A) candidato(a) que apresentar qualquer doença infecto-contagiosa, nos dias que antecedem a realização das provas e necessitar, também, de tratamento diferenciado, deverá oficializar essa necessidade com a antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, e em casos emergenciais, com a maior antecedência possível.

2.9 - As condições especiais somente serão oferecidas no local onde estarão sendo efetuadas as Provas.

3 - DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

3.1 - O Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes modalidades de prova: Desempenho Didático e Prova de Títulos.

4 - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1 - A Prova de Desempenho Didático valerá até 100 (cem) pontos, sendo de caráter eliminatório, constando de:

a) Apresentação do Plano de Aula em três vias - até 20 (vinte) pontos.

b) Aula de 45min (quarenta e cinco minutos) com conteúdo sorteado - até 80 (oitenta) pontos.

4.1.1 - A relação dos Pontos para a Prova de Desempenho Didático consta do Anexo II do presente Edital.

4.1.2 - No dia 25/08/2009 às 08h00min todos os candidatos deverão comparecer para sorteio da ordem de apresentação. Será eliminado o candidato que não comparecer ao sorteio.

4.1.3 - No horário sorteado, cada candidato realizará o sorteio do seu ponto para a Prova de Desempenho Didático e, após 24 horas, realizará a apresentação da aula, com intervalo de 01 (uma) hora entre os candidatos.

4.1.4 - O período relativo à Prova de Desempenho Didático poderá ser prorrogado, em função da quantidade de candidatos inscritos.

4.1.5 - Será desclassificado(a) o(a) candidato(a) que obtiver soma de pontos inferior a 60(sessenta) na Prova de Desempenho Didático ou que não se apresentar no horário determinado pelo sorteio.

4.1.5.1 - O(A) candidato(a) que obtiver soma de pontos igual ou superior a 60(sessenta) na Prova de Desempenho Didático estará automaticamente habilitado(a) a participar da Prova de Títulos.

4.1.6 - Não caberá recurso para este tipo de prova.

5. DA PROVA DE TÍTULOS

5.1 - Os Títulos deverão ser entregues no ato da Inscrição, em originais ou em cópias devidamente autenticadas.

5.1.1 - A Prova de Títulos será avaliada de acordo com os critérios e pontuações abaixo estabelecidos:

a) Pós-Graduação em área correlata:

· Duração mínima de 180 horas - 05 pontos

· Duração mínima de 360 horas - 10 pontos

b) Mestrado - 20 pontos

c) Doutorado - 40 pontos

5.1.2 - Os Títulos referidos nas alíneas "a", "b" e "c" do item anterior não serão cumulativos, sendo computado apenas o título de maior pontuação.

5.1.3 - Os Títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato possua múltipla titulação.

5.1.4 - Somente submeter-se-ão à Prova de Títulos os(as) candidatos(as) habilitados(as) na Prova de Desempenho Didático, conforme estabelecido no item 4.1.5.1.

5.2 - Não caberá recurso para a Prova de Títulos.

6 - DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 - Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da Nota Final obtida através de Média Aritmética, utilizando-se a seguinte fórmula:

Onde:

NF = Nota Final

DD = Desempenho Didático

PT = Prova de Títulos

7 - DO PRAZO DE VALIDADE

7.1 - O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de até 12 (doze) meses, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, no interesse da Instituição, de acordo com a legislação vigente.

8 - DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

8.1 - O(A) candidato(a) classificado(a), será convocado(a) para exercer o cargo de Professor(a) do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Substituto(a) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês.

8.2 - Fica assegurada ao(à) candidato(a) classificado(a) no Processo Seletivo Simplificado, a remuneração bruta, obedecendo o quadro abaixo:

CLASSE E NÍVEL

TITULAÇÃO - CÓDIGO

40 HORAS

DI 1

Graduação

R$ 2.124,20

DI 1

Aperfeiçoamento

R$ 2.178,45

DI 1

Especialização

R$ 2.206,29

DI 1

Mestrado

R$ 2.551,34

DI 1

Doutorado

R$ 3.542,75

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - Será excluído(a) do Processo Seletivo Simplificado o(a) candidato(a) que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Praticar atos de indisciplina com os examinadores e demais servidores;

c) Deixar de cumprir com qualquer das cláusulas deste Edital.

9.2 - A classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura ao(à) candidato(a) o direito de ingresso no cargo, mas apenas a expectativa de ser contratado(a), segundo a ordem de classificação.

9.3 - A inscrição no Processo Seletivo Simplificado implica desde logo no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital.

9.4 - Os casos omissos e as dúvidas suscitadas serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo Seletivo Simplificado, em primeira instância, e encaminhados à Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Santa Inês, para definição.

JADSON LUIZ SIMÕES ROCHA
Diretor Geral Substituto

ANEXO I

ÁREA

VAGA

HABILITAÇÃO

AGRICULTURA

01

- Graduação em Engenharia Agronômica ou
- Licenciatura em Ciências Agrícolas

BIOLOGIA

01

- Bacharelado em Ciências Biológicas ou
- Licenciatura em Ciências Biológicas

LOCAL DE INSCRIÇÃO:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - CAMPUS SANTA INÊS
INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (73) 3536-1210 - RAMAL 13

JADSON LUIZ SIMÕES ROCHA
Diretor Geral Substituto

ANEXO II

PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - AGRICULTURA

1. Acidez do Solo: definição; causas; importância para fertilidade do solo e o processo de correção via calagem.

2. Sistema de Produção Agroecológico

3. O Mecanismo de Troca de Íons no Solo -(CTC E CTA): definição; processos envolvidos e importância para fertilidade do solo.

4. Principais Danos Ambientais Causados Pelos Sistemas Agropecuários

5. Matéria Orgânica do Solo (MOS) - conceito; constituição; MOS no fornecimento de nutrientes; influência da MOS sobre os constituintes do solo; comportamento em ambientes tropicais.

6. Sistema de Gestão Ambiental na Agricultura

7. O Manejo e a Conservação do Solo: definição; importância; conservação do solo no Brasil; conseqüências sociais, econômicas e ambientais.

8. Princípios e Abordagens da Gestão Ambiental

9. Erosão do Solo: definição; mecanismos; agentes; classes; fontes; formas e fases do processo erosivo; erosão hídrica; erosão eólica.

10. Gerenciamento de Micro-Bacias Hidrográficas

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

AIDAR, A. C. K. (org.). Administração Rural. São Paulo: Paulicéia, 1995.

ALMEIDA, J.; NAVARRO, Z. Reconstruindo a agricultura: idéias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1997.

ALTIERI, M. A. Agroecología: Bases científicas para una agricultura sustentable. 3ª ed. La Habana, Cuba: Clades, 1997.

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS. 1998 110p.

ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.

BEI. Como cuidar do seu Meio Ambiente. São Paulo: BEI Comunicação, 2004. 276 p.

BERTONE, D. NETO, F. L. Conservação do solo. 4ª ed. São Paulo: Ícone. 355p.

CARMO, M. S.; MAGALHÃES, M. M.; COMITRE, V. Agricultura Sustentável: Comparação de Indicadores técnicos e econômicos entre sistemas orgânicos de produção de soja no estado do Paraná. Botucatu-SP: IBD, 1998.

CARMO, M. S.; MAGALHÃES, M. M. Agricultura sustentável: avaliação da eficiência técnica e econômica de atividades agropecuárias selecionadas no sistema não convencional de produção. São Paulo: Informações Econômicas, v.29, n.7, p.7-98, 1998.

CHOMENKO, L. Impactos ambientais no meio rural: legislação e procedimentos de licenciamentos. Porto Alegre: Lavoura Arrozeira, v.48, n.421, p. 12-13, maio/junho, 1995.

DIAS, R. Gestão Ambiental. São Paulo, Atlas, 2006. 197 p.

EHLERS, E. Agricultura Sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Livros da Terra, 1996.

GALETI, P. A. Práticas de Controle a Erosão. Campinas- SP: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1984. 278p.

GALETI, P. A. Guia do Técnico Agropecuário: A água. Campinas: Instituto Campineiro do Ensino Agrícola, 1983. 135p.

LOPES, A. S. Manual Internacional de Fertilidade do Solo. 2ª ed., rev. e ampliada. Piracicaba-SP: POTAFOS, 1998. 177p.

MEURER, E.J. (editor). Fundamentos de Química do Solo. Porto Alegre: Gênesis, 2004. 209p.

NOVAIS, R. F., et al. Fertilidade do solo. Viçosa-MG: SBCS, 2007. 1017p.

RAIJ, B. Fertilidade do Solo e Adubação. Piracicaba-SP: Ceres, POTAFOS, 1991. 343p.

REICHARDT, K. Processos de Transferência No Sistema Solo-Planta-Atmosfera. CAMPINAS: FUNDACAO CARGILL, 1985. 466 p.

RODRIGUES, V. A.; BUCCI, L. A. Manejo de Microbacias Hidrográficas: experiências nacionais e internacionais. Botucatu-SP: FEPAF, 2006. 300p.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de Impacto Ambiental. São Paulo: Oficina de texto, 2006.

SCHIAVETTI, A.; CAMAGO, A. F. M. (orgs). Conceitos de Bacias Hidrográficas. Ilheus-BA: Editus, 2002. 293 p.

SCHULTZ, G.; PEDROZO, E. A. Agroecologia: Inovações para Tornar Uma Pequena Propriedade Rural Sustentável. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 21., São Paulo, 7 a 10 de nov. 2000. Anais... XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica

SCHULTZ, G.; NASCIMENTO, L. F. M. Sistema de produção agroecológico como estratégia para o alcance de critérios e vantagens competitivas sustentáveis. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2001, Salvador-BA. XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2001.

SILVA, D. D., PRUSKI, F. F. Gestão de Recursos Hídricos: Aspectos Legais, Econômicos, Administrativos e Sociais. MMA-SRH-ABRH-UFV. Brasília-DF. 2000. 659p.

PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - BIOLOGIA

1. Citologia

2. Histologia

3. Fotossíntese e Respiração em Plantas

4. Genética

5. Evolução

6. Ecologia de Comunidades Terrestres, em Particular do Semi-Árido do Brasil

7. Reprodução Animal

8. Reino Monera e Protoctista

9. Sistemática e Evolução dos Grupos de Plantas Vasculares

10. Fisiologia Animal

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

AMABIS, G.R. MARIANO, M. J. Biologia 3- Populações ensino médio: Genética, Evol. e Ecol. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2004.

AMABIS & MARTHO. Biologia 2- Organismos ensino médio - Classificação, estrutura e função nos seres vivos. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2004.

AMABIS & MARTHO. Biologia das Células. Vol. 1., Ed. São Paulo: Moderna, 2004.

Bray, Dennis; Hopkin, Karen; Albert, Bruce. Fundamentos da Biologia Celular. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Junqueira, L. C.; Carneiro, J. Histologia Básica. 11ª Ed. São Paulo. Editora: Guanabara Koogan, 2008.

KNUT SCHMIDT-NIELSEN. Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. 5ª. Ed. Santos: Ed. Santos, 1996.

Odum, Eugene P.; Barrett, Gary W. Fundamentos de Ecologia. 5ª. Ed. Editora: Thomson Pioneira, 2007.

Pierce, Benjamim A. Genética: um enfoque conceitual. 1ª ed. São Paulo. Editora: Guanabara Koogan, 2004.

PURVES, W. K. et al., Vida: a Ciência da Biologia: Célula e Hereditariedade - vol. 1. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PURVES, W. K. et al., Vida: a Ciência da Biologia: Evolução, Diversidade e Ecologia - vol. 2. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PURVES, W. K. et al., Vida: a Ciência da Biologia: Plantas e Animais - vol. 3. 6ª. Porto Alegre: Artmed, 2005.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 7ª. Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2007.

RICKLEFS, ROBERT, E. Economia da Natureza. 5ª. Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2003.

SOARES, J. L. Biologia - Volume Único. São Paulo: Scipione, 2004.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 4ª Ed. Porto Alegre. Editora: Artmed, 2009.

TORTORA G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 8ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.