Prefeitura de Cruzeiro do Sul - PR

Notícia:   17 vagas para diversos cargos na Prefeitura de Cruzeiro do Sul - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2010

CRONOGRAMA

EVENTO

DATA PREVISTA*

Publicação do edital do concurso.

24/05/10

Início e término das inscrições.

24/05/10 a 14/06/2010

Prazo para pagamento da inscrição e postagem dos laudos médicos, exigidos para inscrições de Portadores de Deficiências.

24/05/2010 a 15/06/2010

Edital de deferimento e indeferimento de inscrições.

23/06/10

Prazo de recursos contra inscrições indeferidas.

24/06 a 25/06/10

Divulgação dos horários e locais das provas escritas objetivas.

01/07/10

Aplicação das provas escritas objetivas.

11/07/10

Divulgação dos gabaritos das provas objetivas.

12/07/10

Prazo para interposição de recursos contra o gabarito

13/07 a 14/07/10

Divulgação do resultado provisório da prova objetiva

20/07/10

Prazo para interposição de recursos contra resultado provisório da prova objetiva

21/07 a 22/07/10

Homologação resultado final demais cargos e convocação prova de títulos cargo Professor

26/07/10

Prazo para cadastro dos títulos

27/07 a 01/08/10

Prazo para envio dos títulos

27/07 a 05/08/10

Divulgação do Resultado da prova de títulos

13/08/10

Prazo para recurso contra prova de títulos

16 e 17/08

Homologação do resultado final.

23/08/10

*As datas aqui previstas poderão ser alteradas no caso de ocorrência de fato relevante. As alterações no cronograma serão divulgadas pelos mesmos meios utilizados para a divulgação deste Edital.

O Prefeito Municipal de Cruzeiro do Sul - PR, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, mediante as condições estipuladas neste Edital e demais disposições legais aplicáveis, que fará realizar CONCURSO PÚBLICO destinado ao preenchimento de cargos de provimento efetivo, conforme tabela abaixo, com a execução técnico-administrativa da Fundação de Apoio à FAFIPA.

1 QUADRO DE CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA, SALÁRIO INICIAL, TAXAS DE INSCRIÇÃO E REQUISITOS

CARGO

VAGAS

CARGA HORÁRIA

SALÁRIO INICIAL

TAXA DE INSCRIÇÃO

REQUISITOS

Assistente Social

01

40/h

R$ 2.752,35

R$ 60,00

Nível Superior Completo em Serviço Social

Auxilar de Serviços Gerais

02

40/h

R$ 510,00

R$ 25,00

Nível Anos Iniciais do Ensino Fundamental Completo

Berçarista

02

40/h

R$ 510,00

R$ 35,00

Nível Médio (Formação de Docentes/Magistério), Normal Superior e/ou Superior Completo em Pedagogia com Formação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental

Enfermeiro

01

40/h

R$ 2.607,49

R$ 60,00

Nível Superior Completo em Enfermagem

Médico Auditor

01

20/h

R$ 860,47

R$ 60,00

Nível Superior Completo em Medicina

Nutricionista

01

20/h

R$ 1.274,23

R$ 60,00

Nível Superior Completo em Nutrição

Professor

08

20/h

R$ 649,69

R$ 60,00

Nível Médio (Formação de Docentes/Magistério), Normal Superior e/ou Superior Completo em Pedagogia com Formação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental

Psicólogo

01

40/h

R$ 1.486,88

R$ 60,00

Nível Superior Completo em Psicologia

2. REQUISITOS

2.1 Requisitos comuns a todos os cargos:

2.1.1 Ser brasileiro nato, ou naturalizado de acordo com o artigo 12 da Constituição Federal, cujo processo tenha sido encerrado dentro do prazo das inscrições;

2.1.2 Ter na data de inscrição, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;

2.1.3 Haver cumprido as obrigações para o Serviço Militar, quando do sexo masculino;

2.1.4 Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;

2.1.5 Possuir, no ato da contratação, os requisitos exigidos para o Cargo conforme especificados nos anexos;

2.1.6 Não ter sido condenado por crime contra o Patrimônio, contra a Administração, contra a Fé Pública, contra os Costumes e os previstos na Lei 11.343 de 23/08/06.

3. INSCRIÇÕES

3.1 DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.1.1 As inscrições para todos os cargos serão recebidas VIA INTERNET através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso no período das 08h do dia 24/05/2010até às 24h do dia 14/06/2010, observado o horário oficial de Brasília/DF.

3.1.2 No ato da Inscrição, o candidato deverá:

3.1.2.1 Preencher o Formulário de Inscrição disponibilizado no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso optando por apenas um cargo, no qual declarará estar ciente das condições exigidas para admissão ao cargo e se submeter às normas expressas no edital.

3.1.2.2 Imprimir o boleto bancário e pagar a respectiva taxa de inscrição na rede bancária, Internet Banking ou nas casas lotéricas.

3.1.2.3 O candidato indicará um endereço eletrônico (e-mail) pelo qual receberá todas as informações sobre o concurso público.

3.1.3 O boleto referente à inscrição deverá ser pago até o seu vencimento, sendo que as inscrições efetuadas até o dia 14/06/2010 poderão ser pagas até o dia 15/06/2010.

3.1.4 A inscrição só será confirmada, após a quitação do boleto bancário.

3.1.5 O Município disponibilizará o Telecentro de Informática, na Biblioteca Municipal, situada na Avenida Dr. Gastão Vidigal, s/n, para os interessados que não possuam acesso à Internet possam fazer suas inscrições.

3.2 INFORMAÇÕES GERAIS

3.2.1 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, a não ser por anulação plena deste concurso público.

3.2.2 Declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Formulário de Inscrição determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

3.2.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato a exatidão dos dados cadastrais informados no ato da inscrição.

3.2.4 Não será aceito, em hipótese alguma, pedido de alteração do cargo/função para o qual o candidato se inscreveu.

3.2.5 Não serão aceitas inscrições efetuadas por fax, por via postal ou pelos correios e as pagas em cheque, que venha a ser devolvido por qualquer motivo.

3.2.6 São considerados documentos de identidade as carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei Federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CREA, OAB, CRC, etc., a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei nº 9.503 art. 159, de 23/9/97.

3.2.7 A falsificação de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação verificada em qualquer etapa do presente concurso, implicará na eliminação automática do candidato sem prejuízo das cominações legais. Caso a irregularidade seja constatada após a admissão do candidato, o mesmo será demitido pela Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul - PR.

3.2.8 Será permitida a inscrição por procuração pública ou particular, com firma reconhecida, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia autenticada do documento de identidade do inscrito e apresentação da identidade do procurador.

3.2.9 O inscrito por procuração assume a total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

4. INSCRIÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

4.1 Aos portadores de deficiências serão reservadas 05% (cinco por cento) das vagas, nos casos em que houver compatibilidade entre a deficiência e o cargo/área de qualificação a exercer, em cumprimento ao disposto no inciso VIII do artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

4.2 Ressalvadas as disposições especiais definidas, os candidatos portadores de deficiências participarão deste Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, aos locais de aplicação, ao conteúdo e a correção das provas, aos critérios de aprovação e todas as demais normas que regem este Concurso Público.

4.3 Somente serão consideradas como pessoas portadoras de deficiências aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

4.4 Os candidatos portadores de deficiências que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão:

4.4.1 Declarar tal intenção no Formulário de Inscrição e, se necessário, solicitar condições especiais para realizar as provas escritas, as opções são: prova ampliada fonte 24, fiscal ledor, intérprete de libras, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso ou tempo adicional de até uma hora.

4.4.2 Enviar, até o dia 15/06/2010 via Sedex com AR (aviso de recebimento), laudo médico original ou cópia autenticada em cartório emitido nos últimos doze meses, para:

Fundação de Apoio à FAFIPA
Concurso Público
Cruzeiro do Sul - PR - Laudo Médico
Avenida Gabriel
Esperidião, S/N
Campus Universitário FREI ULRICO GOEVERT
Paranavaí - Paraná Cep 87.703-000

4.4.3 O candidato portador de deficiência que necessitar de atendimento especial para realização das provas deverá declarar esta intenção conforme o item 4.4.1 e enviar o laudo médico mencionado no item 4.4.2, até o dia 15/06/2010 impreterivelmente, via Sedex com AR (aviso de recebimento).

4.4.4 O laudo médico deverá atestar a espécie e o grau ou nível de deficiência de que o candidato é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem e justificar o atendimento especial solicitado. O laudo deve estar em letra legível. Após o período estipulado, a solicitação será indeferida.

4.4.5 A Fundação de Apoio à FAFIPA não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dessa documentação a seu destino.

4.4.6 Na falta do atestado médico ou no caso do documento apresentado não conter as informações necessárias anteriormente indicadas, o candidato não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário de Inscrição.

4.5 A relação dos candidatos que tiverem o seu atendimento especial deferido será divulgada na internet, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso na ocasião da divulgação do deferimento das inscrições.

4.6 O candidato disporá de 02 (dois) dias úteis à partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar através de recurso o indeferimento de sua inscrição ou necessidade especial. O recurso deverá ser protocolado através de Formulário próprio disponível no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

5 DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

5.1 Será divulgado no dia 23/06/2010 através de edital, a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas. O edital aqui mencionado será disponibilizado no site www.fafipa.org/concurso.

5.2 Quanto ao indeferimento de inscrição, caberá pedido de recurso, sem efeito suspensivo, à Fundação de Apoio à FAFIPA no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis contados da data de publicação da relação mencionada no item 5.1 do presente edital. O recurso aqui mencionado deverá ser preenchido em formulário próprio disponível no site www.fafipa.org/concurso, o qual será entregue eletronicamente ao final do envio (após completado o preenchimento). No caso de ocorrerem problemas técnicos que impossibilitem o pedido por meio eletrônico, será permitido aos candidatos encaminhar suas solicitações via fax para o número (44) 3422-9352. Neste caso, é imprescindível especificar o concurso e os dados da inscrição indeferida.

5.3 A Fundação de Apoio à FAFIPA, quando for o caso, submeterá os recursos à Banca Examinadora que decidirá sobre o pedido de reconsideração e divulgará o resultado através de edital disponibilizado no site www.fafipa.org/concurso.

6. CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 As provas para os cargos de que trata este Edital serão aplicadas em Cruzeiro do Sul - PR na data provável de 11/07/2010, em horário e local a ser informado através de edital no dia 01/07/2010. As informações referentes a data, horário e local de prova também serão disponibilizadas no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso e em mural na sede da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.

6.1.1 O candidato somente poderá concorrer para um cargo/função.

6.1.2 O candidato deverá comparecer, com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerado o horário oficial de Brasília, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, seu documento oficial de identificação e seu comprovante definitivo de inscrição impresso pelo site da Fundação de Apoio à FAFIPA.

6.1.3 Em hipótese alguma será permitido ao candidato:

6.1.3.1 prestar a prova sem que esteja portando um documento oficial de identidade que contenha, no mínimo, retrato, filiação e assinatura.

6.1.3.2 prestar prova sem que sua inscrição esteja previamente confirmada.

6.1.3.3 ingressar no estabelecimento de exame, após o fechamento dos portões.

6.1.3.4 prestar provas fora do horário ou espaço físico predeterminados.

6.1.4 Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoa estranha ao certame, em qualquer local de prova, durante a realização das provas, salvo o previsto no item 6.2.14 do edital.

6.2 No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, trinta dias da data da realização da prova e, ainda, ser submetido à identificação especial, compreendendo a coleta de assinatura e impressão digital.

6.2.1 Não haverá segunda chamada para a prova objetiva em etapa única, deste concurso, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do processo.

6.2.2 O horário de início das provas será o mesmo, ainda que realizadas em diferentes locais.

6.2.3 Após ser identificado e instalado em seu local de prova, o candidato não poderá consultar ou manusear qualquer material de estudo ou leitura, enquanto aguarda o início das provas.

6.2.4 Após identificado e instalado, o candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado de um Fiscal.

6.2.5 Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, relógios , agendas eletrônicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrônico.

6.2.6 Os telefones celulares, pagers e quaisquer outros aparelhos de comunicação deverão permanecer desligados durante todo o tempo de realização das provas, do contrário o candidato que infringir esta determinação será automaticamente eliminado do concurso.

6.2.7 É vedado o ingresso de candidato portando arma nos locais de realização da prova.

6.2.8 Será, também, eliminado do concurso o candidato que incorrer nas seguintes situações:

6.2.8.1 deixar o local de realização da prova sem a devida autorização.

6.2.8.2 tratar com falta de urbanidade examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes.

6.2.8.3 proceder de forma a tumultuar a realização das provas.

6.2.8.4 estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio.

6.2.8.5 usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros.

6.2.8.6 deixar de atender às normas contidas no caderno de provas e às demais orientações expedidas pela Fundação de Apoio à FAFIPA.

6.2.9 Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas, por erro do candidato.

6.2.10 Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala sua Folha de Respostas assinada.

6.2.11 As provas objetivas terão a duração conjunta de 4h (quatro), para todos os cargos de que trata este Edital, incluído o tempo de marcação na Folha de Respostas.

6.2.12 O candidato somente poderá deixar o local da prova 60 (sessenta) minutos após o seu início, porém não poderá levar consigo o caderno de questões.

6.2.13 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização de provas levando o caderno de questões após o encerramento da prova.

6.2.14 Na hipótese de candidata lactante, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a realização da prova, desde que leve um acompanhante, o qual será responsável pela criança e permanecerá em sala reservada para esta finalidade.

7 PROVAS

7.1 Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais a avaliação deste concurso público constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória).

7.1.1 A prova escrita objetiva terá 40 (quarenta) questões, com 5 (cinco) alternativas cada uma, distribuídas e avaliadas conforme tabela 7.1.

Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta. Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

TABELA 7.1

MATÉRIA (ver anexo I)

PROVA ESCRITA OBJETIVA NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

VALOR TOTAL

Português

20

2,5

50,0

Matemática

10

2,5

25,0

Conhecimentos Gerais e Atualidades

10

2,5

25,0

VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

100,00

7.1.2 A prova escrita objetiva será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 100,00 (cem) pontos, de acordo com a tabela 7.1.

7.1.3 O candidato deverá obter 50,00 (cinquenta) pontos ou mais para ser considerado aprovado.

7.1.7 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.1.7.1 tiver maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos;

7.1.7.2 tiver a maior nota na prova de Português;

7.1.7.3 tiver a maior nota na prova de Matemática;

7.1.7.4 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades;

7.1.7.5 tiver maior idade.

7.2 Para o cargo de Berçarista a avaliação deste concurso público constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória).

7.2.1 A prova escrita objetiva terá 40 (quarenta) questões, com 5 (cinco) alternativas cada uma, distribuídas e avaliadas conforme tabela 7.2.

Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta. Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

TABELA 7.2

MATÉRIA (ver anexo I)

PROVA ESCRITA OBJETIVA NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

VALOR TOTAL

Conhecimentos Específicos

20

2,5

50,0

Português

05

2,5

12,5

Matemática

05

2,5

12,5

Informática

05

2,5

12,5

Conhecimentos Gerais e Atualidades

05

2,5

12,5

VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

100,00

7.2.2 A prova escrita objetiva será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 100,00 (cem) pontos, de acordo com a tabela 7.2.

7.2.3 O candidato deverá obter 50,00 (cinquenta) pontos ou mais para ser considerado aprovado.

7.2.7 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.2.7.1 tiver maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos;

7.2.7.2 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

7.2.7.3 tiver a maior nota na prova de Português;

7.2.7.4 tiver a maior nota na prova de Matemática;

7.2.7.5 tiver a maior nota na prova de Informática

7.2.7.6 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades.

7.2.7.7 tiver maior idade.

7.3 Para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Médico Auditor, Nutricionista e Psicólogo, a avaliação deste concurso público constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória).

7.3.1 A prova escrita objetiva terá 40 (quarenta) questões, com 5 (cinco) alternativas cada uma, distribuídas e avaliadas conforme tabela 7.3. Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta. Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

TABELA 7.3

PROVA ESCRITA OBJETIVA

MATÉRIA (ver anexo I)

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

VALOR TOTAL

Conhecimentos Específicos

20

2,5

50,0

Português

05

2,5

12,5

Matemática

05

2,5

12,5

Informática

05

2,5

12,5

Conhecimentos Gerais e Atualidades

05

2,5

12,5

VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

100,00

7.3.2 A prova escrita objetiva será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 100,00 (cem) pontos, de acordo com a tabela 7.3.

7.3.3 O candidato deverá obter 50,00 (cinquenta) pontos ou mais para ser considerado aprovado.

7.3.7 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.3.7.1 tiver maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos;

7.3.7.2 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

7.3.7.3 tiver a maior nota na prova de Português;

7.3.7.4 tiver a maior nota na prova de Matemática;

7.3.7.5 tiver a maior nota na prova de Informática;

7.3.7.6 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades.

7.3.7.7 tiver maior idade.

7.4 Para o cargo de Professor a avaliação deste concurso público constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória).

7.2.1 A prova escrita objetiva terá 40 (quarenta) questões, com 5 (cinco) alternativas cada uma, distribuídas e avaliadas conforme tabela 7.4. Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta. Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.

TABELA 7.4

PROVA ESCRITA OBJETIVA

MATÉRIA (ver anexo I)

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

VALOR TOTAL

Conhecimentos Específicos

20

2,0

40

Português

05

2,0

10

Matemática

05

2,0

10

Informática

05

2,0

10

Conhecimentos Gerais e Atualidades

05

2,0

10

VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

 

80,00

PROVA DE TÍTULOS

 

 

ITEM

DESCRIÇÃO

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

1

Outro curso de Licenciatura Plena, desde que não seja o utilizado para o ingresso no cargo.

0,5

1,00

2

Outra habilitação, de curso de Licenciatura Plena, desde que não seja a utilizada para o ingresso no cargo.

0,5

1,00

3

Certificado de curso de Especialização, em nível de pós graduação, na área da educação

5,00

5,00

4

Diploma, devidamente registrado, de curso de pós graduação, em nível de mestrado - título de mestre - na área da educação

5,00

5,00

5

Diploma, devidamente registrado, de curso de pós graduação, em nível de doutorado - título de doutor - na área da educação

6,00

6,00

6

Experiência profissional, devidamente comprovada, em magistério anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª/5ª).

0,25/ano

2,00

VALOR TOTAL DA PROVA DE TÍTULOS

20,00

a) Os certificados ou diplomas de conclusão de cursos de pós-graduação deverão ser expedidos por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Será aceita certidão de conclusão de curso, desde que acompanhado do histórico escolar, todos com autenticação em cartório.

b) O candidato que tenha exercido ou que exerça função privativa junto a pessoas jurídicas de direito privado deverá comprovar o efetivo exercício da atividade mediante a apresentação de fotocópia autenticada da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, inclusive das páginas de identificação pessoal. No caso de exercício profissional junto a órgãos/instituições públicas, será aceita declaração do respectivo órgão/instituição em papel timbrado, com assinatura do gestor de Recursos Humanos ou superior, com firma reconhecida em cartório. Não será computado tempo dobrado. Não será computado tempo de experiência inferior a 30 dias, sendo desconsideradas as frações. Será computado no item 6, 0,02 ponto para cada 30 dias de experiência comprovada.

7.4.3 A prova escrita objetiva será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 80,00 (oitenta) pontos, de acordo com a tabela 7.4.

7.4.4 O candidato deverá obter 40,00 (quarenta) pontos ou mais na prova objetiva para ser considerado aprovado e participar da prova de títulos

7.4.5 A prova de títulos será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 20,00 (vinte) pontos, de acordo com a tabela 7.4.

7.4.6 A quantidade máxima a serem avaliados corresponde a 20 (vinte) vezes o número de vagas , em caso de empate serão corrigidos os títulos de todos os empatados.

7.4.7 A nota final será obtida pela soma das notas da prova escrita objetiva com a nota da prova de títulos.

7.4.8 O candidato deverá obter 50,00 (cinquenta) pontos na nota final ou mais para ser considerado aprovado.

7.4.9 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.4.9.1 tiver maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos;

7.4.9.2 tiver a maior nota na prova de Títulos;

7.4.9.3 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

7.4.9.4 tiver a maior nota na prova de Português;

7.4.9.5 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades;

7.4.9.6 tiver maior idade.

7.5 DA CONVOCAÇÃO E ENVIO DOS TÍTULOS

7.5.1 A convocação para a prova de títulos será publicada na data provável de 26/07/2010, através de edital no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.

7.5.2 Os candidatos convocados para a prova de títulos pelo edital mencionado no subitem anterior deverão, no período das 08h do dia 27/07/2010 até às 23h59min do dia 01/08/2010 (observado o horário oficial de Brasília/DF), preencher o Formulário de Cadastro de Títulos, conforme especificações da Tabela 7.4, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso. Após completado o preenchimento, o candidato deverá imprimir duas vias do comprovante, retendo uma para si. A segunda via, juntamente com os documentos comprobatórios dos títulos relacionados deverão ser enviados no período de 27/07/2010 a 05/08/2010 (será observada a data de postagem) para:

Fundação de Apoio à FAFIPA
Concurso Público
Cruzeiro do Sul - PR - TÍTULOS
Avenida Gabriel
Esperidião, S/N
Campus Universitário FREI ULRICO GOEVERT Paranavaí - Paraná
Cep 87.703-000

8. DESCLASSIFICAÇÃO

8.1 Será desclassificado o candidato que:

8.1.1 Não estiver presente na sala ou local de provas no horário determinado para o seu início.

8.1.2 For surpreendido, durante a execução das provas, em comunicação com outro candidato, utilizando-se de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude.

8.1.3 Não atingir a pontuação mínima para ser aprovado.

9. DIVULGAÇÃO DO GABARITO PROVISÓRIO

9.1 O gabarito provisório da prova escrita objetiva será divulgado no dia 12/07/2010 à partir das 17h no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso e em mural na sede da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.

9.2 Quanto ao gabarito provisório divulgado será aceito recurso nos termos do item 11.

10. RESULTADO PROVISÓRIO DA PROVA OBJETIVA

10.1 O resultado provisório das provas do concurso público será publicada na data provável de 20/07/2010, através de edital disponibilizado no site www.fafipa.org/concurso e em mural na sede da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Também será publicada (caso haja) a relação dos candidatos aprovados portadores de deficiências.

11. RECURSOS

11.1 Caberá interposição de recursos, fundamentados, à Fundação de Apoio à FAFIPA, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a publicação do resultado provisório. Serão aceitos recursos:

11.1.1 contra questão e gabarito da prova objetiva de múltipla escolha.

11.1.2 contra o resultado da prova objetiva de múltipla escolha.

11.1.3 contra o resultado da prova de títulos.

11.2 Os recursos aqui mencionados deverão ser preenchidos em formulário próprio disponível no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso o qual será entregue eletronicamente ao final do envio (após completado o preenchimento).

11.2.1 Admitir-se-á um único recurso por questão, para cada candidato, relativamente ao gabarito divulgado, não sendo aceitos recursos coletivos.

11.2.3 Na hipótese de alteração do gabarito oficial, por força de provimento de algum recurso, as provas objetivas serão recorrigidas de acordo com o novo gabarito.

11.2.4 Se da análise do recurso resultar anulação de questão(ões), os pontos referentes à(s) mesma(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos.

11.2.5 Recurso interposto em desacordo com este Edital não será considerado.

11.2.6 Recurso interposto fora do prazo estabelecido neste Edital não será analisado.

11.2.7 O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

11.2.8 Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato.

11.2.9 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo, contra resultado final definitivo nas demais fases.

11.2.10 Não serão aceitos recursos via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

11.2.11 A Banca Examinadora da Fundação de Apoio à FAFIPA, instituição responsável pela organização do certame, constitui última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão porque não caberão recursos ou revisões adicionais.

11.2.12 A Banca Examinadora da Fundação de Apoio à FAFIPA, após análise dos pedidos, decidirá sobre sua aceitação. Os pareceres dos recursos deferidos poderão ser consultados no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso. Não serão disponibilizadas respostas individuais de recursos.

12. VALIDADE

12.1 O resultado do concurso público terá validade de 24 (vinte e quatro ) meses a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.

13. CONVOCAÇÃO

13.1 O candidato que deixar de comparecer no prazo fixado no Edital de Convocação, será tido como desistente e substituído, na sequência, pelo imediatamente classificado.

13.2 Será de inteira responsabilidade do candidato a atualização de seu endereço junto a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, quando houver alteração do endereço informado no Formulário de Inscrição.

13.3 O candidato convocado será submetido ao exame médico admissional e caso seja considerado inapto para exercer a função, não será admitido, perdendo automaticamente a vaga.

13.4 O candidato convocado deverá apresentar:

13.4.1 Fotocópia da Carteira de Identidade;

13.4.2 Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF;

13.4.3 Fotocópia do Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição;

13.4.4 Fotocópia do Certificado de reservista (se do sexo masculino);

13.4.5 Uma foto 3x4 recente e tirada de frente;

13.4.6 Certidão Negativa de Antecedentes Criminais expedida pelo órgão competente da região de seu domicílio;

13.4.7 Declaração de acúmulo ou não, de cargo, emprego ou função pública nas esferas municipal, estadual o u federal;

13.4.8 Cópia do diploma ou Histórico que comprove a escolaridade;

13.4.9 Copia do PIS/PASEP;

13.4.10 Demais documentos que a prefeitura achar necessário, posteriormente informados;

13.5 O candidato, após a convocação, deverá comparecer à sede da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, munido de documento de identidade original juntamente com os documentos citados no item 13.4.

14. DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 Não serão admitidos servidores com vínculo de trabalho por prazo determinado ou indeterminado, em empregos/cargos/funções nesta ou em outra repartição/instituição pública, exceto nos casos de acúmulo legal, de acordo com a Constituição Federal.

14.2 As condições do exercício do cargo dos candidatos aprovados e nomeados serão reguladas pelo Regime Estatutário.

14.3 Os documentos emitidos no exterior deverão estar acompanhados de tradução pública juramentada.

14.4 Os casos omissos até a homologação final do concurso serão resolvidos pela Banca Examinadora da Fundação de Apoio à FAFIPA e, após, pelo Presidente da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.

Aílton Buso de Araújo
PREFEITO MUNICIPAL

Cruzeiro dos Sul - PR, 24 de maio de 2010.

ANEXO I - PROGRAMAS D E PROVA

ASSISTENTE SOCIAL

Conhecimentos Específicos

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: dimensões históricas, teórico metodológicas e ético-políticas no contexto atual do Serviço Social. Serviço Social e família: diversidade e multiplicidade dos arranjos familiares e direitos geracionais. O Serviço Social no Processo de reprodução de Relações Sociais. Questão social e Serviço social. PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL: alternativas metodológicas de processos de planejamento, monitoramento e avaliação - formulação de programas, projetos e planos; processo de trabalho do Assistente Social. Instrumentalidade do Serviço Social. LEGISLAÇÃO: SUAS (Sistema Único de Assistência Social); LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social); Código de Ética Profissional do Assistente Social; Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Português

Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

AUXILAR DE SERVIÇOS GERAIS

Português

Sinônimos e Antônimos; Divisão silábica; Tipos de Frases; Aumentativo e Diminutivo; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Verbo.

Matemática

Números Naturais; Operações Fundamentais; Números Fracionários; Números Decimais; Multiplicação e divisão com 2 e 3 números no divisor. Resolução de situações problema.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

BERÇARISTA

Conhecimentos Específicos

A educação infantil segundo a LDB. A educação infantil segundo o ECA. Propostas pedagógicas para a educação infantil. O brinquedo e as brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Avaliação na educação infantil. Educação e cuidados na educação infantil.

Português

Compreensão e interpretação de texto. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). Verbos (tempos e modos). Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e sua flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. Versificação. Elementos de comunicação. Sintaxe - Período composto por Coordenação e Subordinação. Figuras de sintaxe. Noções de semântica. Produção textual: coerência e coesão, tipos composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. Concordância verbal e nominal. Regência.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

ENFERMEIRO

Conhecimentos Específicos

O Processo de enfermagem: avaliação; diagnóstico de enfermagem; planejamento; implementação; análise final; Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Assistência de Enfermagem Perioperatória: Assistência de enfermagem no período pré-operatório; Assistência de enfermagem no período pós-operatório; Cuidados com o paciente portador de patologias da vias respiratórias; Infecção das vias aéreas superiores; pneumonia; DPOC. Assistência a pacientes com distúrbios cardíacos: angina do peito; infarto do miocárdio; pericardite. Cuidados à mulher e a homens com distúrbios do sistema reprodutor: infecções do sistema reprodutor feminino; pacientes submetidos à prostatectomia. Enfermagem em emergência: Controle do choque hipovolêmico; envenenamento; ferimentos; emergências de temperatura; medidas de ressuscitação em emergência; prioridades e princípios do tratamento de emergência; controle de hemorragia; abuso de substâncias químicas. Cuidados de enfermagem em pacientes com distúrbio urinário e renal: manutenção da drenagem urinária adequada; retenção urinária; cálculo renal; infecção das vias urinárias baixas. Assistência de enfermagem ao paciente que sente dor. Assistência de enfermagem ao paciente com problemas digestivos e gastrintestinais. Biossegurança nos serviços de saúde hospitalares: métodos de desinfecção e esterilização de materiais; cuidados aos profissionais de saúde acidentados com material biológico. Serviço de Controle de Infecção Hospitalar: Procedimentos para Lavagem básica das mãos; Atividades de Capacitação em Serviço; Atividades de Vigilância; Atividades de Controle ou Interferência.

Português

Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

MÉDICO AUDITOR

Conhecimentos Específicos

1. Políticas de Saúde - Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990.

2. Setor de Saúde Suplementar - Lei nº 9.961/00 (criação da ANS); Lei nº 9.656/98 (regulamentação do setor de planos de saúde). Resoluções Normativas do CONSU - Resoluções CONSU - Conselho de Saúde Suplementar Nº 02/98 (definição de cobertura de doenças e lesões preexistentes); Nº 10/98 (elaboração do rol de procedimentos e eventos em saúde como referência básica e diretrizes para a cobertura assistencial); Nº 11/98 (cobertura aos tratamentos de todos os transtornos psiquiátricos codificados na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à saúde); Nº 12/98 (cobertura de transplante e seus procedimentos por parte das operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde); Nº 13/98 (Atendimento nos casos de urgência e emergência). Resoluções Normativas da Diretoria do Colegiado Nº 67/01 (atualização do Rol de Procedimentos Médicos); RDC Nº 68/01 (normas para a adoção de cláusula de cobertura parcial temporária, instituição do Rol de Procedimentos de Alta Complexidade).

Português

Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

NUTRICIONISTA

Conhecimentos Específicos

Princípios Nutricionais - Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes; Nutrição no Ciclo da Vida - da Gestação ao Envelhecimento; Nutrição para a Manutenção da Saúde e Prevenção de Doenças; Patologia da Nutrição; Bases da Dietoterapia; Recomendações Nutricionais - Adulto e Pediatria; Necessidades Nutricionais -Idosos, Adulto e Pediatria; Terapia Nutricional nas Enfermidades -Idosos, Adulto e Pediatria; Terapia Nutricional Enteral -Idosos, Adulto e Pediatria; Resolução 63 (Regulamento Técnico para a Terapia de Nutrição Enteral); Administração e Nutrição na Produção de Refeições Coletivas; Técnica Dietética;Tecnologia de Alimentos; Alimentação e Nutrição; Produção de Alimentos; Técnica Dietética;Microbiologia dos Alimentos; Toxicologia de Alimentos; Contaminações de Alimentos; Doenças Transmitidas por Alimentos; Controle de Qualidade; Higiene de Alimentos; Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997 da ANVISA (aprova o Regulamento Técnico sobre "Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos"). Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Português

Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

PROFESSOR

Conhecimentos Específicos

Histórico da Educação. História da Educação Brasileira. Construtivismo. Sócio-interacionismo. Alfabetização e letramento. Legislação. Concepção de educação. Políticas Sociais. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Rotinas, tempos e espaços, educar e cuidar. Alfabetização. O ensino e a aprendizagem da língua portuguesa no primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental, segundo os parâmetros curriculares nacionais. Desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Aspectos linguísticos da alfabetização. A relação entre a língua falada e a língua escrita; A produção de textos: conteúdos da escrita, intencionalidade, relação existente entre enunciador e destinatário. Aspectos metodológicos da alfabetização: O texto como objeto de estudo; O trabalho com as unidades menores da escrita; O professor alfabetizador como mediador dos processos criativos em sala de aula. Avaliação no processo de alfabetização: A análise das produções escritas das crianças. O letramento em sala de aula: Os significados do letramento e as atividades em sala de aula.

Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

PSICÓLOGO

Conhecimentos Específicos

Psicoterapia breve. Psicopatologias. Recrutamento e Seleção. Treinamento. Adolescência. Concepção interacionista, Piaget e Vygotsky, As etapas do desenvolvimento cognitivo e afetivo. O desenvolvimento de crianças e adolescentes. Legislação. História das Políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (Legislação, Lei 8080/90, Lei 8142/90 e Normas Operacionais Básicas do SUS). Saúde Coletiva (Pública). Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental Coletiva; Grupos (terapêuticos, operativos, de apoio); Psicologia das Instituições e Organizacional.

Português

Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.

Informática

Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos). Ambientes operacionais: Windows XP Professional. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.

Matemática

Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. Operações: união, interseção, diferença e produto cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1o grau, 2o grau, exponencial e logarítmica. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Analise combinatória. Trigonometria. Geometria. Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

ANEXO II - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Assistente Social

Compreende as atividades referentes ao levantamento de problemas sociais existentes no município, e ao planejamento e desenvolvimento de alternativas de ação de assistência social.

Identificar problemas sociais existentes no município, e desenvolver programas de ação que visem resolvê-los, providenciar consultas, exames, internações,medicamentos e transporte para pessoas carentes, desenvolver programas que visem minimizar problemas dos deficientes físicos e dos carentes do Município, promover, juntamente com outros órgãos do Município, executar outras tarefas afins, quando solicitado pela chefia imediata.

Auxilar de Serviços Gerais

Compreende as atividades referentes à limpeza e desinfecção de próprios municipais, higienização de crianças, e de copa e cozinha. Compreende as atividades que se destinam a lavar, desinfetar as roupas utilizadas pelos pacientes. Compreende tarefas braçais simples e que não exigem conhecimento especializado.

Atribuições típicas referentes as Departamento de Educação, Cultura e Esportes:

Preparar e servir merenda escolar, executar serviços de limpeza do pátio, sala de aula e demais dependências de estabelecimentos escolares, responsabilizar -se pela manutenção de água e giz na sala de aula, proceder a limpeza do Ginásio de Esportes, abrir a porta do Ginásio de Esportes e cuidar da portaria, preparar mamadeira e lanche as crianças do centro de educação infantil, cuidar da higienização do centro de educação infantil. Lavar e passar as roupas do centro de educação infantil, limpar as dependências do centro de educação infantil, capinar beiras de estradas, terrenos baldios e outra áreas públicas. Auxilar na lavagem de ruas, retirar, da rua, galhos de árvores e restos de materiais de construções, proceder a limpeza e conservação da canaleta, riachos, valetas e bueiros de águas pluviais, aparar grama e demarcar campos de futebol.

Atribuições típicas referentes as Departamento de Serviços Urbanos:

Limpar as dependências da Rodoviária, efetuar a cobrança dos usuários do banheiro da Rodoviária, executar os serviços no guarda- volumes da Rodoviária, guardando malas e devolvendo aos passageiros mediante a apresentação de tíquetes, Substituir lâmpadas queimadas em praças e jardins públicos, proceder a varrição de ruas, juntar o lixo e colocá-los em sacos, depositar sacos,depositar sacos de lixo nos meios -fios, para depois serem recolhidos pelos caminhões.

Atribuições típicas referentes ao Departamento de Patrimônio e Manutenção:

cuidar da limpeza interna e externa da Prefeitura e de prédios Municipais

Atribuições típicas ao Departamento Hospitalar:

Limpar e desinfetar as dependências do Hospital Municipal, separar, na lavanderia, as roupas de uso no hospital, sujas com sangue e contaminada, efetuar a lavagem das roupas no Hospital, recolher, dobrar, passar e guardas as roupas, separar as roupas que necessitam de reparos,

Atribuições típicas na sede da Prefeitura Municipal e Prédio anexo:

Preparar e servir café, lavar utensílios e limpar móveis de cozinha, informar à chefia imediata a necessidade de aquisição de produtos de consumo e limpeza, executar outras tarefas afins,quando solicitado pela chefia imediata.

Atribuições típicas referentes ao Departamento de Obras e Viação:

Executar serviços de pedreiro, auxiliar nos serviços de carpintaria e pintura, auxiliar nos serviços de conservação, reparos, reforma e construção de próprios municipais, auxiliar na construção de pontes, lombadas, calçadas, meios-fios e galerias pluviais, auxiliar nos serviços de recuperação e pavimentação asfáltica, efetuar serviços de carga e descarga de materiais, zelar pela guarda, conservação e limpeza de materiais.

Berçarista

Compreende as atividades de desenvolvidas em centro de educação infantil, pertinentes ao desenvolvimento, educação, entretenimento e higiene de crianças atendidas.

Desenvolver atividades como colagem, recorte. Modelagem, pintura, etc... com crianças atendidas, oferecer almoço às crianças, desenvolver atividades recreativas, orientar e auxiliar a higiene bucal, acomodar as crianças para repouso necessário, fazer higiene corporal das crianças, procedendo a troca de roupas, atender as crianças nas suas dificuldades escolares, desenvolver atividades manuais como, tecer tapetes, fazer tricô e crochê, proceder o combate aos piolhos, proceder ao corte de cabelo e de unhas das crianças, fazer curativos quando necessário, levar as crianças ao médico ou ao posto de saúde para atendimento,organizar passeios e visitas com as crianças, orientar as crianças para a limpeza e arrumação das dependências do centro de educação infantil, orientar sobre higiene, bons hábitos, saúde, sinais de transito e etc..., participar de reuniões, executar outras tarefas afins, quando solicitado pela chefia imediata.

Enfermeiro

Compreende as atividades de coordenação e supervisão dos serviços de assistência de enfermagem, Verificar no prontuário, a anamnese de cada paciente; Acompanhar o médico as visitas as enfermeiras, informando-o das condições clinicas de cada paciente observadas no dia anterior; Prescrever os cuidados de enfermagem a cada paciente, com base na prescrição médica e nos sintomas observados; Prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade; Avaliar os serviços de assistência de enfermagem; Prestar assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido; Prestar assistência obstétrica em situações de emergência, na ausência do médico; Orientar os pacientes, por ocasião de sua alta, quanto aos cuidados necessários com relação a sua enfermidade; Promover o treinamento, periodicamente, da equipe de enfermagem; Auxiliar na elaboração de regulamentos administrativos ,Elaborar e atualizar manual de rotinas técnicas de enfermagem; Participar de projetos de construção ou reforma de unidades de internação, e de implantação e montagem de unidades sanitárias; Participar de ações de vigilância epidemiológicas; Participar do planejamento, execução e avaliação de programas de saúde; Executar outras tarefas afins, quando solicitado pela chefia imediata.

Médico Auditor

O profissional deverá realizar auditorias nos Laudos de AIH do Hospital Municipal de Pequeno Porte - HPP; Participar das reuniões administrativas; Trabalhar em conjunto com a equipe de saúde na formulação de políticas públicas de atenção ao usuário; Participar da comissão de padronização de medicamentos; Efetuar auditorias internas para controle e avaliação conforme normas do pacto de gestão e portarias do Ministério da Saúde; Auditar solicitação de exames do SADT e procedimentos médicos solicitados por outros profissionais; Emitir relatórios e pareceres quando solicitado, sobre exames, consultas e procedimentos realizados no HPP do município; Atender as determinações conferidas ao cargo, conforme previsto na Resolução nº 1.614/2001 de 08 de Fevereiro de 2001, do Conselho Federal de Medicina.

Nutricionista

O profissional deverá atender a todos os Departamentos da Prefeitura Municipal na elaboração de cardápios, controle de custo, controle de qualidade, controle higiênico-sanitário, implementação de manual de boas práticas, elaboração de check-list e pedidos de compra, atendimento nutricional, avaliação nutricional e antropométrica, prescrição dietética, orientação nutricional, modificação de concistência de dietas e suplementação nutricional.

Professor

Preparar as aulas com antecedência, obedecendo ao currículo escolar; Fazer oração com os alunos,antes do início das aulas, Proceder a chamada dos alunos afim de registrar a frequência destes

Proceder a correção das tarefas de casa; Apresentar aos alunos o assunto a ser abordado durante a aula; Desenvolver atividades extraclasse, como: Correção de cadernos; Preparação de aulas; Preenchimento do livro de registro; Confecção de materiais didáticos; Datilografia de atividades; Encapamento de cadernos; Preparação de textos para leitura; Registro de atividades nos cadernos dos alunos; Levar, ocasionalmente, os alunos à quadra de esportes para ministrar aulas de Educação Física; Encaminhar à assistente social do Município os assuntos a ela pertinentes para a resolução; Orientar sobre as normas de conduta, disciplina e higiene; Registrar as notas e frequência dos alunos; Promover reuniões com os pais e responsáveis; Preparar o diário e o semanário; Participar das reuniões de conselho de classe; Confeccionar a decoração para as salas de aula; Organizar passeios recreativos e culturais; Participar de eventos escolares e colaborar com estes; Participar de promoções para arrecadar fundos para a escola; Ministrar aulas de Religião e Educação artística;

Psicólogo

Compreende as atividades de avaliação, diagnósticos, tratamento e acompanhamento de pessoas na área de psicologia clínica, escolar e institucional, prestar atendimento psicológico, consultando pacientes, prescrevendo e orientado tratamento, proceder, quando necessário, ao encaminhamento de pacientes para outras especialistas, avaliar, diagnosticar e acompanhar casos psiquiátricos, prestar atendimento a crianças matriculadas na rede de ensino municipal que necessitam de atendimentos psicológicos, orientar professores municipais na educação de crianças com problemas de aprendizagem, realizar entrevistar para fins de recrutamento de seleção, acompanhar casos de readaptação funcional, emitir para os devidos fins, atestados e atendimento., participar do planejamento, execução e avaliação de programas de saúde que visem a promoção, prevenção e recuperação da saúde da população.