Prefeitura de Barro Duro - PI

Notícia:   17 vagas para a Prefeitura de Barro Duro - PI

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRO DURO

ESTADO DO PIAUÍ

EDITAL 01/2008 - CONCURSO PÚBLICO

O Ex.mo Sr. Prefeito do Município de BARRO DURO, Estado de Piauí, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto do artigo 37 da Constituição Federal c/c a Legislação Federal, Estadual e Municipais vigentes, em especial a Lei Orgânica do Município, a Lei Complementar N.º 068/2006, de 11.dezembro.2006 e a Lei Complementar N.º 085/2008, divulga a abertura de inscrições para a realização de Concurso Público de provas e provas e títulos, como também resolve baixar resoluções como regulamento deste Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos cargos de Professor, Médico PSF, Atendente de Consultório Dentário (ACD), Agente Administrativo e Motorista (CNH D). O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional do Instituto Ludus, conforme Contrato Estabelecido, sendo regido por este Edital e seus Anexos I, II, III, IV, V e VI.

CAPÍTULO I

Dos Cargos e Requisitos

1. O concurso público destina-se ao provimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de BARRO DURO, sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

Quadro I

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

LOTAÇÃO: ZONA URBANA DO MUNICÍPIO

CARGOS DE PROFESSOR COM LOCAL DE TRABALHO A ZONA URBANA DO MUNICÍPIO

CARGO

N.º TOTAL de Vagas

VAGAS PNE

REQUISITOS (MÍNIMO)

Remuneração

Professor de 5.ª a 8.ª sérieS

DISCIPLINA

P/DISCIPLINA

 

ESCOLARIDADE

491,04 + gratificação

LÍNGUA INGLÊSA (Prof. de Inglês)

02

=

Licenciatura Plena na área para a qual concorre.

EDUCAÇÃO FÍSICA

02

=

Quadro II

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

LOTAÇÃO: ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

CARGOS DE PROFESSOR COM LOCAL DE TRABALHO A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

CARGO

N.º TOTAL de Vagas

VAGAS PNE

REQUISITOS (MÍNIMO)

Remuneração

Professor de 5.ª a 8.ª sérieS

DISCIPLINA

P/DISCIPLINA

 

ESCOLARIDADE

491,04 + gratificação

LÍNGUA INGLÊSA (Prof. de Inglês)

01

=

Licenciatura Plena em Letras - Inglês

PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

01

=

Curso Superior em Pedagogia

FICA ESTABELECIDO:

a) O candidato inscrito para a ZONA URBANA não concorre com o candidato inscrito para a ZONA RURAL. Não será admitida, em hipótese alguma, que o candidato inscrito para a ZONA RURAL concorra para a ZONA URBANA. E vice versa.

b) PNE - Vagas preferencialmente reservadas a Portadores de Necessidades Especiais.

c) Jornada de trabalho para os professores: de 25 horas semanais.

QUADRO III

GRUPO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Secretaria Municipal de Educação

lotação: zona urbana do município

CARGO

N.º TOTAL DE Vagas

VAGAS PNE

REQUISITOS
ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA

CARGA HORÁRIA SEMANAL (h)

REMUNERAÇÃO (R$)

AGENTE Administrativo

01

=

Ensino Médio Completo

40h

415,00

Secretaria Municipal de Administração
lotação: zona urbana do município

AGENTE Administrativo

01

=

Ensino Médio Completo

40h

415,00

 

FICA ESTABELECIDO: QUANDO FOR O CASO, O CANDIDATO DEVE INDICAR, NA INSCRIÇÃO, SOB PENA DE ELIMINAÇÃO DO CERTAME, PARA QUE ÁREA (URBANA OU RURAL) PARA A QUAL CONCORRE.

QUADRO IV

LOTAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde
lotação: zona urbana do município

CARGO

N.º TOTAL DE Vagas

VAGAS PNE

REQUISITOS ESCOLARIDADE

CARGA HORÁRIA SEMANAL (h)

REMUNERAÇÃO (R$)

MÉDICO PSF

02

=

Curso Superior de Medicina + Registro no CRM

40h

R$ 1.050,00 + Gratificação de ATÉ R$ 3.800,00

ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO (ACD) - psb

01

=

Nível Fundamental Completo

40h

415,00

MOTORISTA - CNH D

01

=

Nível Fundamental Incompleto + CNH D

40h

415,00

Secretaria Municipal de Saúde
lotação: zona rural do município

ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO (ACD) - psb

01

=

Nível Fundamental Completo

40h

415,00

FICA ESTABELECIDO:

QUANDO FOR O CASO, O CANDIDATO DEVE INDICAR, NA INSCRIÇÃO, SOB PENA DE ELIMINAÇÃO DO CERTAME, PARA QUE ÁREA (URBANA OU RURAL) PARA A QUAL CONCORRE.

QUADRO IV

LOTAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde
lotação: zona urbana do município

CARGO

N.º TOTAL DE Vagas

VAGAS PNE

ESCOLARIDADE E REQUISITOS

CARGA HORÁRIA SEMANAL (h)

REMUNERAÇÃO (R$)

Agente Comunitário de Saúde - ACS

01

=

Residir na microárea 01 e Curso Fundamental Completo

40h

415,00

Agente Comunitário de Saúde - ACS

01

=

Residir na microárea 02 e Curso Fundamental Completo

40h

415,00

Agente Comunitário de Saúde - ACS

01

=

Residir na microárea 04 e Curso Fundamental Completo

40h

415,00

· Microárea 01: Rua São José, Rua Divino Espírito Santo, Av. Cel. Benedito da Luz (após a EMATER), Rua Manoel Soares Teixeira.

· Microárea 02: Av. Cel. Benedito da Luz (até a EMATER), Rua Francisco Ayres de Moraes, Rua Pedro Furtado de Mendonça, Rua Sarg. Bezerra, Rua São Mateus, Rua Manoel Pessoa Cabral, Rua Duque de Caxias, Rua Raimundo Borges Pimentel, Rua João Pinheiro.

· Microárea 04: Rua Florêncio da Luz, Av. Cel. Benedito da Luz (do lado do Hotel Pousada), Rua Petronilia, Rua 07 de Setembro, Rua do Cajueiro, Praça São João, Rua Manoel Soares Teixeira(início).

Secretaria Municipal de Saúde
lotação: zona rural do município

Agente Comunitário de Saúde - ACS

01

=

Residir na microárea do novo sítio, riacho seco, vila nova E desejado + nível fundamental completo

40h

415,00

FICA ESTABELECIDO:

a) O candidato aprovado para o cargo de ACS, por força da legislação, deve residir na região em que deve trabalhar.

b) O candidato que inscrito para a Zona Urbana não concorre para a Zona Rural e vice-versa.

c) O candidato aprovado para o cargo de ACS terá, com ônus para a prefeitura municipal, que cursar o Curso de Introdução Básica.

3. As vagas aos cargos previstos no item 2 deste Capítulo serão preenchidas nas localidades da zona urbana e zona rural, de acordo com o especificado nos quadros acima, Quadro I, Quadro II e Quadro III e Quadro IV.

4. As atribuições (Anexo II), remunerações e jornada de trabalho dos supracitados cargos, obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes.

CAPÍTULO II

Das Inscrições ao Concurso Público

1. As inscrições poderão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 2 ou por intermédio da internet seguindo os itens 3 e 4 deste capítulo.

2.1- As inscrições se realizarão de 15maio/2008 a 29/maio/2008, de segunda a sexta-feira, excetuando-se os feriados, no horário do expediente da Prefeitura Municipal de BARRO DURO, situada na Avenida Coronel Benedito Alves da Luz, 675, Centro, em BARRO DURO - PI, ou na sede do Instituto Ludus, na Rua Alecrim, 2.199, Bairro Jóquei Clube - Teresina (PI) e pela Internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, conforme especificado neste Edital.

2. Inscrições de forma presencial:

2.1 Período de inscrição: 15.maio.2008 a 29 de maio.2008

2.2 Local de inscrição: na sede da Prefeitura Municipal de BARRO DURO, situada na Avenida Coronel Benedito Alves da Luz, 675, Centro, em BARRO DURO - PI, ou na sede do Instituto Ludus, na Rua Alecrim, 2.199, Bairro Jóquei Clube - Teresina (PI) e pela Internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, conforme especificado neste Edital.

2.3 Horário: Na sede da Prefeitura de BARRO DURO (PI), de segunda a sexta feira, das 8:00h às 12:00h (hora local); Na sede do Instituto Ludus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

3. Inscrições Via internet:

3.1. Pode ser realizada a inscrição para o Concurso Público via Internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, no mesmo período fixado pelo item 2 deste edital.

3. 2. DO PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.2.1 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.institutoludus.com.br e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto de pagamento disponível também no site, podendo efetuar o pagamento qualquer posto do PagContas.

3.2.2 As inscrições efetuadas via Internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento do valor de inscrição, a ser efetuado nos postos do PagContas.

3.2.3 O candidato inscrito via Internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade os dados cadastrais informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.

3.2.4 Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br

3.2.5 O Instituto Ludus não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.6 Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estão cientes do conhecimento e aceitação das normas do edital do concurso e automaticamente se declaram ter as condições e os documentos exigidos pelo edital, bem devem disponibilizar um e-mail, por intermédio do qual deverá receber informações de interesse do candidato.

4. Cada candidato poderá concorrer para apenas um dos cargos em Concurso.

5. São condições de inscrição:

Ser brasileiro; possuir, no ato da inscrição, idade mínima de 18 anos e o pagamento dos seguintes valores, correspondentes à taxa de inscrição:

QUADRO V

CARGO

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)

Médico PSF

100,00

Professor de 5.ª a 8.ª

50,00

Agente Administrativo

50,00

Atendente de Consultório Dentário - ACD

40,00

Agente Comunitário de Saúde - ACS

40,00

Motorista CNH D

30,00

5.1 Não pertencer aos quadros do Instituto Ludus, empresa responsável pela organização do presente Concurso.

5.2 Possuir na data da posse requisito mínimo exigido (escolaridade mínima exigida) para o cargo pretendido, conforme o Capítulo I do presente edital.

6. Para inscrever-se, o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição fornecido no local da inscrição, optando por um dos cargos previstos do item 2 do Capítulo I do presente regulamento, juntando a seguinte documentação:

a) guia comprovando o recolhimento do valor da inscrição;

b) cópia legível do documento de identidade - Registro Geral ou, na forma da lei, documento reconhecido como Identidade.

c) Ficha de inscrição preenchida de forma legível.

7. DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (P.N.Es).

7.1 - Com arrimo na Lei Federal N.º 8.112/90, usada subsidiariamente na ausência de legislação municipal, que fixa o máximo de 20% das vagas reservadas a P.N.Es, não será previsto vagas a serem destinadas preferencialmente a Portadores de Necessidades Especiais.

7.2 - O candidato portador de necessidades especiais, que nos termos legais, necessitar de tempo adicional para realização das provas bem como necessitar de condições especiais para participar do certame, deverá requerê-lo, no prazo determinado para as inscrições (item 2.1, deste Capítulo II), com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

7.3 - O candidato cego ou portador de ambliopia deverá solicitar, por escrito, à Comissão de Concurso Público Municipal, até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, juntando, nos casos de ambliopia, atestado médico comprobatório dessa situação.

7.4 - Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem anterior não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

7.5 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

7.6 - Se, comprovadamente, o candidato necessitar de atenção especial, deve comunicar o Instituto Ludus ou à Prefeitura Municipal em tempo hábil, até o último dia de encerramento das inscrições.

CAPÍTULO III

Das Provas e da Data de Realização

1. O Concurso Público constará de prova escrita, constando de 60 (sessenta) questões, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas cada, em que uma, e somente uma, alternativa é correta.

1.1- A prova objetiva terá duração de 4 horas, no dia e horário agendados no Cronograma deste Edital, conforme explicitado nos termos do ANEXO III

2. Para os cargos de professor, por força de comando constitucional, o presente certame é composto de duas provas: prova objetiva, na forma estabelecida no item anterior e, para aqueles que lograrem êxito na prova objetiva, serão submetidos a prova de títulos, de natureza apenas classificatória, com títulos valorados na forma estabelecida no ANEXO I.

2.1 Cada Cargo terá uma modalidade específica de prova, ou combinação de conteúdos, número de questões, com pesos distintos, exigências distintas, conforme as tabelas (QUADROS) seguintes.

3.0 - Quadros

QUADRO VI

CARGO: PROFESSOR

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,5

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

30

2,0

36 PONTOS

 

QUADRO VII

CARGO: Médico PSF

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

2,0

48 PONTOS

 

QUADRO VIII

CARGO: Agente Administrativo

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIAS

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,5

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Incluso conhecimentos de informática)

30

2,0

 

QUADRO IX

CARGO: Atendente de Consultório Dentário e Agente Comunitário de Saúde

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIAS

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,5

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

30

2,0

 

QUADRO X

CARGO: Motorista D

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIAS

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,5

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

30

2,0

4. Para os cargos de Professor, e somente para esses cargos, por força de dispositivo constitucional, o Concurso Público será de provas escritas e títulos.

5. Os candidatos que concorrem aos cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS), para ser efetivado, deve concluir com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme estabelece a Lei Nacional 11.350/2006

5.1 O Curso Introdutório de formação inicial e continuada será ministrado pela Secretaria Municipal de Saúde, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas-aula, de acordo com Item II do Art.6º e Item I do Art. 7º da Lei nº 11.350/06.

5.2 Para ser aprovado no Curso Introdutório de formação inicial e continuada, o candidato classificado deve ter aproveitamento mínimo de 60% (nota 6,0) no teste a que será submetido, bem como freqüência mínima de 75% da carga horária programada.

5.3 Caso o candidato aprovado e convocado não logre aproveitamento satisfatório no curso introdutório de formação inicial e continuada, será convocado o seguinte, na ordem de classificação.

6. O resultado parcial da prova objetiva para o magistério não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que se promulgará o resultado final.

6.1 Somente os candidatos aos cargos de Professores que obtiverem nota igual ou superior àquelas estabelecidas nos QUADROS VI, acima (item 3 deste capítulo III) terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final.

6.2. Os candidatos que não atingirem o número mínimo de acertos estabelecidos nos QUADROS acima não serão considerados aprovados no concurso.

6.3. Para os candidatos não submetidos à prova de títulos, a apresentação de conclusão de curso ou comprovação da escolaridade mínima, somente será exigida quando do ato de nomeação.

7. Data da Realização das Provas: 15 de junho de 2008, das 9h às 13h, no Município de BARRO DURO

7.1 Até 05(cinco) dias antes a data da realização das provas, será divulgado, na sede da Prefeitura de BARRO DURO e na página do Instituto Ludus (www.institutoludus.com.br) os locais das provas.

8. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de 60 minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original.

8.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

8.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não-identificáveis.

9. Será excluído do Concurso o candidato que:

9.1 Apresentar-se após o horário estabelecido.

9.2 Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.

9.2.1 Ao se ausentar da sala de provas - sempre acompanhado do fiscal - o candidato não poderá levar consigo o caderno de questões, cartão-resposta, documento de identidade ou qualquer outro meio para anotação. O descumprimento desta norma implica na eliminação sumária do candidato.

9.3 For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

9.4 Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

9.5 Lançar meios ilícitos para execução das provas.

9.6 Não devolver integralmente o material recebido.

9.7 Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9.8 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

a) O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

b) O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões. A não devolução do caderno de questões, com o devido registro em ata, implica eliminação do candidato.

c) O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

d) Em hipótese alguma haverá vista de prova.

9.9. Será eliminado do concurso o candidato que pintar a parte superior do cartão resposta (inscrição e cargo).

9.10. Ao terminar a prova escrita objetiva, o candidato entregará ao fiscal da sala o CADERNO DE QUASTÕES e O CARTÃO RESPOSTA devidamente assinado. A assinatura no cartão devera ser igual a que contar no documento de identificação do candidato. Será eliminado o candidato que rubricar o cartão resposta.

CAPÍTULO IV

Classificação e Aprovação

1. A aprovação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas (pontos) obtidas nas provas, e igual ou superior ao número de pontos estabelecidos nos Quadros VI, VII, VIII, IX e X do Capítulo III, calculada na forma estabelecida neste edital.

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo.

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

3.1.Para o candidato com idade igual ou superior a 60 anos:

a) mais idoso;

b) se houver empate, aquele que obtiver o maior número de pontos na prova de conteúdo específico;

c) persistindo o empate, aquele com maior aproveitamento na prova de conteúdo Língua Portuguesa;

3.2. Para o candidato menor de 60 anos,

a) Aquele que obtiver a maior nota em conhecimentos específico

b) Persistindo o empate, aquele que alcançar maior pontuação na prova de conteúdo de Língua Portuguesa (exceto para o cargo de Professor de Português, para o qual o segundo critério de desempate é o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Pedagógicos);

c) Persistindo o empate, o mais idoso.

CAPÍTULO V

Da Organização

1. A Prefeitura Municipal de BARRO DURO, neste ato representada pelo Senhor Prefeito Municipal, contratou o Instituto Ludus para a execução do Concurso e este é a responsável pela organização do certame.

2. A Prefeitura Municipal de BARRO DURO nomeará Comissão com finalidade de coordenar, dirimir dúvidas e, circunscrição do Município de BARRO DURO, efetivar inscrições do Concurso Público que trata este Edital.

CAPÍTULO VI

Dos Recursos

1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado na prova escrita ou em qualquer fase do Concurso regido por este Edital.

1.1 Os prazos para os respectivos recursos são aqueles explicitados no Anexo III, que define o CRONOGRAMA do Concurso.

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, se devidamente fundamentado.

3. Compete ao Instituto Ludus julgar, em instância única, administrativa, no prazo definido no Anexo III, os recursos interpostos de acordo com o edital.

3.1. Será aceito recurso via postal e via fax.

3.1.1 No caso de recurso via postal, a data para atestar a tempestividade deste é a do recebimento do recurso interposto, e não a data da postagem.

3.1.2 O Instituto Ludus não se responsabiliza por atraso e nem por falhas na transmissão de recursos via fax.

4. Recursos inconsistentes, sem fundamentação e/ou intempestivo, serão, de plano, indeferidos.

5. Se do exame de recursos resultar anulação de questão ou questões, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII

Da Homologação

1. Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, o Instituto Ludus encaminhará ao Prefeito, o que homologará e fará publicar na Imprensa Oficial (Diário dos Municípios) o seu resultado.

CAPÍTULO VIII

Das Nomeações

1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo, quando convocado, o candidato apresentar os seguintes documentos:

- comprovante da qualificação exigida;

- duas fotos 3x4 (iguais), coloridas e recentes;

- Cópia autêntica da Carteira de Identidade;

- Cópia autêntica do CPF;

- Cópia autêntica do Título de Eleitor e do último comprovante de votação;

- Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

- Certidão de Casamento (se casado) ou da Certidão de Nascimento (se solteiro).

- declaração de não exercer cargo/emprego na Administração Pública Direta ou Indireta, inclusive Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista Federal, Estadual ou Municipal, excetuados os casos previstos em lei;

- comprovante de vacinação de filhos até cinco anos de idade;

- Certidão de Nascimento de filhos menores de 18 anos;

- comprovante de residência em seu nome ou nome dos pais, onde conste seu endereço completo, inclusive o CEP.

- Declaração de Bens

2. As nomeações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, mediante decisão administrativa, por intermédio de Portaria exarada pelo Sr. Prefeito Municipal de BARRO DURO.

CAPÍTULO IX

Das Disposições Gerais

1. Não será admitida concessão de vista ou revisão de provas.

2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente edital.

4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de 1 (um) ano, a contar da data da publicação de sua homologação no Diário dos Municípios, podendo, a critério da Administração Pública Municipal, ser prorrogado por igual período, na forma estabelecida no artigo 37 da CF.

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado na Imprensa Oficial.

6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a este concurso público no Diário Oficial dos Municípios e, em especial, no quadro de avisos, na sede da Prefeitura.

7. A classificação no processo seletivo assegurará a expectativa do direito de ser nomeado dos candidatos aprovados, seguindo a ordem classificatória, ficando a concretização das nomeações condicionada à existência de vagas e a prioridade sobre novos concursados para assumir cargo no serviço público municipal de BARRO DURO.

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado perante a Secretaria da Administração do Município, a fim de que possa convocá-lo para comparecer quando for para tratar assunto relacionado à sua provável nomeação.

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no concurso público integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de BARRO DURO, por intermédio das Secretarias, enquanto da vigência da validade do presente certame.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal para coordenação deste Concurso Público, juntamente com o Instituto Ludus.

BARRO DURO (PI) , em 11 de maio de 2008.

Francisco Alves Pereira
Prefeito Municipal

ANEXO I

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - SOMENTE P/ CARGO DE PROFESSOR

A Prova de Títulos (inclusive experiência profissional), de caráter apenas classificatório, será aplicada para os candidatos habilitados na Prova Objetiva. Esta Prova valerá, no máximo, 10 (dez) pontos, ainda que a soma dos valores dos Títulos apresentados possa superar esse valor.

Critérios para a avaliação de títulos

PROFESSOR

Titulação / aperfeiçoamento / experiência profissional

Valor unitário em pontos

Valor máximo de pontos possíveis

Doutorado na área específica (até um curso)

5,0

5,0

Mestrado na área específica (até um curso)

4,0

4,0

Curso de especialização, em nível de pós-graduação, com carga mínima de 360 horas, apenas na área do cargo de opção (até um, e somente um, curso).

3,0

3,0

Curso de capacitação e/ou aperfeiçoamento, em nível de pós - graduação, com carga horária mínima de 80 horas, apenas na área específica da Educação (até dois cursos).

2,0

4,0

Efetivo exercício do Magistério, em comprovadas atividades em sala de aula. Tempo máximo aproveitado de 05 (cinco) anos no efetivo exercício do Magistério.

0,5 ponto por ano de experiência comprovada

2,5

NOTA TÉCNICA: Nos termos da legislação brasileira, somente pode ser acolhido como curso de pós-graduação, aquele cursado APÓS a graduação.

Critérios:

01. A comprovação de experiência profissional será feita da seguinte forma: Fotocópia autenticada da Carteira Profissional e Previdência Social - CTPS, das folhas referentes aos dados do empregado e do(s) contrato(s) de trabalho existente(s), e/ou cópia autêntica de Certidão de Tempo de Serviço, devidamente assinada por 02 (dois) representantes da entidade, sendo 01 (um) o representante geral e o outro o representante da área de recursos humanos ou similar, em papel timbrado da entidade.

02. Se tempo de serviço de entidade privada, apenas será pontuado tempo de serviço com o devido registro na CTPS.

03. Não serão recebidos originais de documentos. As cópias dos documentos entregues somente serão analisadas se autenticadas, em Cartório de Notas e não serão devolvidos em hipótese alguma.

04. Os títulos especificados neste Edital deverão conter timbre, identificação do órgão expedidor, carimbo e assinatura do responsável e data.

05. Para receber a pontuação relativa ao título correspondente a curso de especialização, o candidato deverá comprovar que o curso de especialização foi realizado de acordo com as normas do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES Nº 1, de 3 de abril de 2001). Caso não seja comprovado que o curso de especialização atendeu às normas do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES N.ºCES n.º 1, de 3 de abril de 2001), o título não será considerado.

06. Para receber a pontuação relativa a curso de capacitação, deve esta ser comprovada por intermédio de fotocópias autenticadas das capacitações específicas, expedidos por entidades reconhecidas pelo MEC/ Conselho Estadual Educação. Instituições públicas, privadas ou filantrópicas reconhecidas por lei.

07. Cada título será considerado uma única vez.

08. Somente será considerado tempo de serviço consecutivo, não sendo admitida a contagem de tempo paralela.

09. Não serão aceitos títulos encaminhados via fax e/ou via correio eletrônico.

ANEXO II

AS ATRIBUIÇÕES ESTÃO DEFINIDAS NA FORMA DA LEI

CARGO

ATRIBUIÇÃO

Professor

Planejar e ministrar aulas nas séries iniciais e/ou nas disciplinas do Ensino Fundamental correspondentes, transmitindo os conteúdos teóricos-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriados para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões, motivando, ainda, quando for o caso, para atuação nas mais diversas áreas profissionais.

Agente Administrativo

Executar tarefas de atendimento ao público, devendo ter conhecimentos básicos de informática, controle do trâmite de processos administrativos e noções de arquivo.

Motorista

Dirigir veículos automotores de transporte de carga ou de passageiros, acionando os comandos de marcha e direção e conduzindo-o em trajeto determinado, de acordo com as regras de trânsito e as instruções recebidas; examinar as condições de funcionamento do veículo, efetuando o abastecimento, regularmente; proceder à manutenção primária e adotando as providencias cabíveis para manutenção e/ou corretiva. Atendendo determinações da chefia imediata, desempenhar as atividades correlatas com a profissão.

Atendente de Consultório Dentário

Proceder à desinfecção e esterilização de materiais e instrumentos utilizados. Realizar procedimentos educativos e preventivos. Preparar instrumentação e materiais para uso. Instrumentalizar o Cirurgião Dentista. Cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos. Agendar e orientar o paciente para o tratamento. Realizar procedimentos coletivos sob a supervisão do CD

Agente Comunitário de Saúde - ACS

Realizar mapeamento de sua área de atuação; Cadastrar e atualizar suas famílias; Realizar VD, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; Coletar dados para análise da situação das famílias; Desenvolver ações básicas de saúde; Realizar promoção da saúde e prevenção de doenças; Promover educação em saúde com mobilização comunitária; Incentivar a formação dos conselhos locais de saúde; Manter informado os membros da equipe de saúde acerca da dinâmica social da comunidade; Participar no processo de programação das ações relativas ao território de sua abrangência, convistas a superação dos problemas identificados.

Médico PSF

I- Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;

II - realizar consultas clínicas e procedimentos na Unidade de Saúde - US e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros assemelhados);

III - realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, gineco obstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos;

IV - encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contrareferência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência;

V - indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário;

VI - contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD;

VII - participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da US.

ANEXO III - CRONOGRAMA DO CONCURSO

EVENTO

DATA E/OU PERÍODO

01. Publicação do Edital

13 de maio de 2008, no Diário dos Municípios.

02. Período para as inscrições

De 15 de maio a 29 de maio de 2008.

03. Publicação da relação das inscrições homologadas mais das inscrições que apresentem vícios e\ou impropriedades insanáveis

05(cinco) dias após o encerramento das inscrições

04. Prazo para apresentação de recurso referente às inscrições indeferidas

01 (um) dia após a publicação da relação que trata o item acima.

05. Homologação e publicação da relação das inscrições, após julgamento dos recursos.

Até 01 (um) dia após a apresentação dos recursos referente as inscrições não homologadas e indeferidas

06. Divulgação dos locais de aplicação da prova objetiva (escrita)

05 dias antes da aplicação das provas objetivas.

07. Aplicação da prova escrita - objetiva

15 de junho de 2008.

08. Divulgação do gabarito da prova escrita objetiva

No 1º (primeiro) dia útil após a aplicação da prova

09. Apresentação de recurso do gabarito, para fins de possíveis retificações

02 dias após a divulgação do gabarito da prova objetiva

10. Publicação do gabarito definitivo da prova escrita objetiva

01 dia após a apresentação dos recursos

11. Divulgação da relação dos classificados para prova de títulos
(somente para os cargos de Professor) e resultado dos demais cargos.

03 dias após a publicação do gabarito definitivo.

12. Prazo para a entrega da titulação (somente para professores)

02 (dois) dias após a publicação da relação dos classificados que trata o item anterior.

13. Publicação da relação dos pontos obtidos por cada candidato nas provas de títulos.

01 dia após o término do prazo de entrega dos títulos.

14. Abertura de prazo para apresentação de recursos referentes à pontuação da titulação que trata o item anterior

01 dia após a publicação inicial do resultado dos pontos dos títulos

15. Para o cargo de professor Resultado, provisório da classificação no Concurso

01 dia após o prazo para apresentação de recursos que trata o item anterior.

16. Abertura de prazo para a interposição de recursos, com finalidade única (e somente esta) de ser corrigido apenas algum erro material, como equívoco no nome, ou na soma das notas ou no critério de desempate.

01 dia após a publicação do resultado que trata o item anterior

17. Resultado final do Concurso.

01 dia após o término que trata o item anterior.

OBSERVAÇÕES:

1. Todas as decisões e demais atos serão publicados no Diário dos Municípios (DOM), no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br e na prefeitura do Município, local de inscrição.

2. A publicação dos escores dos títulos que trata o item 13 é provisória, pois pode ser modificada após a interposição dos cabíveis recursos administrativos

3. Na fase prevista no item 16 somente será corrigido algum erro material, de nome do candidato, de algum equívoco na soma das notas ou no critério de desempate. Não cabe mais, em hipótese alguma, a discussão de mérito sobre questões ou sobre a titulação apresentada.

ANEXO IV - PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DE PROVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CARGOS: MÉDICO PSF

LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE TEXTUAL: Meio Ambiente, Cidadania e Participação Popular. FONÉTICA: Fonemas e letras - Classificação dos fonemas: vogal, semivogal e consoante; Encontro vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; Encontros consonantais: dígrafos; Acentuação Gráfica: monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos e hiatos. MORFOLOGIA: Verbo - flexões (número, pessoa, modo, tempo e vozes) e conjugações; Advérbios: classificação e emprego; locução adverbial; Conjunções: coordenativas e subordinativas; Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. SINTAXE: Oração e período; Tipos de períodos: simples e composto (coordenação e subordinação); Sinais de pontuação: ponto, ponto e vírgula, vírgula, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação e travessão; Sintaxe de concordância: concordância verbal e concordância nominal; Sintaxe de regência: regência verbal e regência nominal.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: LEGISLAÇÃO DO SUS: Saúde Pública: aspectos evolutivos e conceituais. Atenção Primária de Saúde; Conferência Internacional de Promoção da Saúde; Ações Integradas de Saúde-AIS /SUDS/ SUS. Lei Orgânica da Saúde: 8.808/1990 e alei 8.142/1990. Financiamento do setor saúde Municipalização do setor saúde. NOB-SUS 91, NOB­SUS 93, NOB-SUS 96 - NOAS-SUS 2002. Controle Social: Conferências (municipal, estadual, nacional) de Saúde; Conselhos (local, municipal e estadual e nacional) de Saúde. Papel do Ministério Público no Controle Social. Programas Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família. Política Nacional de Atenção Básica (Portaria n.° 648, de 28 de março de2006). Pacto pela Saúde 2006 (Portaria n.° 399/GM de 22 de fevereiro de 2006). Política de Humanização no SUS. Sistema de Informação em Saúde-SIAB. Sistema de Vigilância em Saúde; Agencia Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA). Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde e Educação Permanente em Saúde para o SUS. CONTEÚDO: Abordagem da Família (a criança, o adolescente, o adulto, o idoso no contexto familiar). Promoção a Saúde. A Educação em Saúde na Prática da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sistema de Informação da Atenção Básica. Noções Básicas de Epidemiologia. Vigilância Epidemiológica. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. Abordagem Ambulatorial do Paciente com: Enfermidades do Aparelho Digestivo (alterações da cavidade oral, sintomas dispéticos, esofagites, gastrite, úlceras, câncer); Enfermidades do Aparelho Cardiovascular (cardiopatia isquêmica, Insuficiência cardíaca, Arteriosclerose, Hipertensão arterial, tramboflelites); Enfermidades do Aparelho Respiratório (Doenças do Trato Respiratórias Superior, Insuficiência Respiratória, Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva. Pneumonias, Câncer de Pulmão); Enfermidades dos Rins e Vias Biliares (Litíase Renal, GNDA, Infecção Urinária); Enfermidades do Sistema Nervoso Central (Acidente Vascular Cerebral, Meningites, Epilepsia, Vertigens, Cefaléia); Enfermidades Hematológicas (Anemias, Distúrbios da Hemostasia, Leucemia); Enfermidades Metabólicas e Endócrinos (Diabetes Melitus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Dislipidemias, Obesidade, Hipoavitaminose, Desnutrição); Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermidades Reumáticas (Artrite Reumática, Febre Reumática); Enfermidades Ostroarticulares (Dores musculoesqueléticos, Afecção da Coluna Cervical, Lombalgia, Osteoporose); Enfermidades Dermatológicas (Micose da Pele, Dermatites, Eczema, Escabiose, Pediculose, Urticária); Enfermidades Psiquiátricas (Transtornos Ansiosos, Depressão). Atenção do Médico nos Programas de Saúde Pública: Tuberculose, Hanseníase, Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção a Saúde da Mulher, Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso. Vacinação na Criança e no Adulto. Tabagismo, Alcoolismo, Dependência às Drogas. Saúde do Trabalhador. Saúde da Família na busca da Humanização e da Ética na Atenção a Saúde. Atenção do Médico da ESF nas Emergências: Cardiovasculares, Respiratórias, Ginecológicas, Obstétricas, Neurológicas, Metabólicas, Endocrinológicas e Gastroenterológicas, das Doenças Infecciosas, dos Estados Alérgicos, dos Politraumatizados.

 

Professor - Conteúdo Programático

CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE TEXTUAL: Meio Ambiente, Cidadania e Participação Popular. FONÉTICA: Fonemas e letras - Classificação dos fonemas: vogal, semivogal e consoante; Encontro vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; Encontros consonantais: dígrafos; Acentuação Gráfica: monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos e hiatos. MORFOLOGIA: Verbo - flexões (número, pessoa, modo, tempo e vozes) e conjugações; Advérbios: classificação e emprego; locução adverbial; Conjunções: coordenativas e subordinativas; Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. SINTAXE: Oração e período; Tipos de períodos: simples e composto (coordenação e subordinação); Sinais de pontuação: ponto, ponto e vírgula, vírgula, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação e travessão; Sintaxe de concordância: concordância verbal e concordância nominal; Sintaxe de regência: regência verbal e regência nominal.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO: Filosofia crítica da educação. Os pensamentos filosóficos da educação. Pedagogia do conflito. Ideologia e contra-ideologia na educação. Temas transversais. Ensino e aprendizagem de questões sociais. Linguagem na escola. História da Educação. Sociologia da Educação. Tendências Pedagógicas. Gestão democrática. Autonomia. Pedagogia da inclusão. A relação professor/aluno. Conhecimento sobre ciclos de formação. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental. Reorganização do Ensino. Educação e sociedade. Temas emergentes. A escola e seus sujeitos. As funções sociais da escola no mundo contemporâneo. Cotidiano escolar. Democratização do ensino. Avaliação. Planejamento Participativo. Plano. Projeto Político Pedagógico. LDB 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conhecimentos Pedagógicos: As funções sociais da escola no mundo contemporâneo. Gestão democrática da escola. Didática e democratização do ensino. As tendências pedagógicas na educação; Planejamento de ensino e projeto pedagógico da escola; O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos, métodos; Avaliação do ensino/aprendizagem; Educação inclusiva e fracasso escolar. Metodologia de ensino. O processo educativo. Teorias e práxis educacionais. Planejamento escolar. Avaliação escolar. Práticas interdisciplinares na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais. Projeto Político-Pedagógico na escola cidadã. Artigos 205 a 214 da Constituição Federal.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: 1 Histórico da Educação Física. 1.1 Educação Física contemporânea. 1.2 Educação Física atual: crítica e transformadora. 2 Os aspectos específicos das atividades corporais. 2.1 Os mitos da Educação Física. 2.2 Corpo e a ludicidade. 2.3 Esporte, educação e sociedade. 2.4 Esporte e integração social. 2.5 Esporte: abordagem teórica e prática. 2.6 Esporte e lazer. 3 Aspectos do desenvolvimento humano. 3.1 Motor. 3.2 Cognitivo. 3.3 Social. 3.4 Afetivo. 4 Atividades rítmicas e expressivas. 4.1 Danças (populares, folclóricas, contemporâneas). 5 Análise crítica do corpo na sociedade. 5.1 Educação e Trabalho. 5.2 Consciência corporal e o consumo corporal.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ PROFESSOR DE INGLÊS:

English Language and Communicative Skills

- Phonology, Syntax and Morphology

- Language as discourse

- Comprehension Skills: Reading

Literature

- English and American Literature: Historical Background

- Remarkable writers in English and American Literature

Theory and Teaching Practice

- Foreign Language Teaching Methods in the 20th Century

- The Communicative Approach

- Setting and Restricting Objectives

- Integrating the four Skills

- Techniques and Resources

- The Socio-cultural Dimension of Foreign Language Teaching

- Materials evaluation

- Language Assessment

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

Pressupostos teóricos e orientações educacionais. História da Educação Brasileira e as relações entre escola, estado e sociedade. Políticas públicas da Educação no Brasil. Gestão e instâncias colegiadas na unidade escolar: estrutura, funcionamento e organização. Pressupostos teóricos e práticas necessárias à construção do Projeto Político-Pedagógico. Concepções e teorias curriculares. Organização do trabalho pedagógico na escola. Formação do pedagogo no Brasil. Fins do Processo Educativo. Comunicação oral no Processo Didático. Evolução Biológica do Comportamento. Mecanismo de ajustamento e Comportamento Deficiente. Novas Concepções Psicopedagógicas no Campo da Didática. Detecção e correção de Distúrbios de Aprendizagem. Problemas de Aprendizagem. Abordagens Terapêuticas. O Trabalho Multidisciplinar. Desenvolvimento Bio-psicomotor. Psicologia Educacional. Enfoques Teóricos em Sociologia da Educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AGENTE ADMINISTRATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: Compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Vocabulário. 2. FONÉTICA. 3. MORFOLOGIA: Classe de palavras: classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases. 4. ORTOGRAFIA: Acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras. 5. PRINCÍPIOS NORMATIVOS DA LÍNGUA: Uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal. 6. SINTAXE: Análise sintática: período simples. Sintaxe de colocação. Emprego de classes de palavras (artigo, adjetivo, advérbios, numeral, pronomes, o pronome se, emprego dos pronomes). 7. Figuras de Linguagem. Vícios de linguagem.

MATEMÁTICA BÁSICA: Números naturais: comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais. Análise, interpretação e resolução de problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, número primo, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Equações do 1.o e 2.o graus. Números racionais: operações, representações e exploração dos diferentes significados dos racionais em situações problemas. Sistema monetário brasileiro. Geometria: figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades. Composição e decomposição de figuras planas e espaciais, planificações. Medidas: cálculos com unidades de medida de comprimento, massa, superfície e capacidade. Perímetros, áreas e volumes. Raciocínio lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO: 1) Princípios da Administração Pública 2) Correspondência Oficial. 3) Redação Oficial. 4) Formas de Tratamento. 5) Abreviações; 6) Características dos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Princípios Gerais e Modalidades; 7)SERVIDORES PÚBLICOS: Regime Estatutário, Regime Trabalhista; Expediente Funcional e Organizacional; Material de Escritório; Técnicas de Serviços de Escritório; Conceito de Documentação e sua Terminologia.; 8) Aspectos econômicos, históricos, geográficos do Município de BARRO DURO. Legislação Municipal. 9) Sistema Operacional Microsoft Windows: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 10) Editor de Textos - Microsoft Word: criação, edição, formatação e impressão; 11) Criação e manipulação de tabelas; 12)Planilha Eletrônica Microsoft Excel: criação, edição, formatação e impressão; 13.) Internet. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e ­-­ mail).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Fonética e fonologia. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do hífen. Regência. Crase, pontuação, figura e vício de linguagem. Morfologia. Substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios da oração, vocativo, tipos de período, oração coordenadas, orações subordinadas e concordância. Leitura, análise, compreensão e interpretação de textos. Estrutura e formação das palavras. Semântica: sinônima/antonímia, Variação contextual de sentido.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

CONTEÚDO ESPECÍFICO (ACD): Orientação sobre técnicas de higiene bucal. Recepção do paciente: preenchimento de ficha clínica e organização do arquivo e fichário e controle do movimento financeiro. Revelação e montagem de radiografias dentárias. Material de uso odontológico: classificação e manipulação. Instrumental odontológico: identificação, classificação, técnicas de instrumentação. Aspectos éticos do exercício profissional da AD. Bases legais e competências. Atribuições da AD e sua importância na equipe odontológica. Moldeiras odontológicas: tipos, seleção e confecção de modelos em gesso. Métodos preventivos contra a cárie dental e doenças periodontais: técnicas de aplicação. Consultório odontológico: conservação; manutenção do equipamento e do ambiente do trabalho.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

LÍNGUA PORTUGUESA: Fonética e fonologia. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do hífen. Regência. Crase, pontuação, figura e vício de linguagem. Morfologia. Substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios da oração, vocativo, tipos de período, oração coordenadas, orações subordinadas e concordância. Leitura, análise, compreensão e interpretação de textos. Estrutura e formação das palavras. Semântica: sinônima/antonímia, Variação contextual de sentido.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

CONTEÚDO ESPECÍFICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: 1. Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; 2. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde; 3. Conhecimentos geográficos da área/região/município de atuação; 4. Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos; 5. Interpretação demográfica; 6. Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência; 7. Indicadores epidemiológicos; 8. Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doenças da população; 9. Critérios operacionais para definição de prioridades: indicadores sócioeconômicos, culturais e epidemiológicos; 10. Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva; 11. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; 12.Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade, outros; 13. Sistema de informação em saúde; 14. Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processo migratórios, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infra-estrutura básica, outros; 15. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; 16. Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas; 17. Intersetorialidade: conceito e dinâmica político-administrativa do município; 18. Informação, educação e comunicação: conceitos, diferenças e interdependência; 19. Formas de aprender e ensinar em educação popular; 20. Cultura popular e sua relação com os processos educativos; 21. Participação e mobilização social: conceitos, fatores facilitadores e/ou dificultadores da ação coletiva de base popular; 23. Lideranças: conceitos, tipos e processos de constituição de lideres populares; 24. Pessoas portadoras de necessidades especiais; abordagem, medidas facilitadoras de inclusão social e direito legais; 25. Saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso; 26. Estatuto da criança e do adolescente e do idoso; 27. Noções de ética e cidadania.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE MOTORISTA D

LÍNGUA PORTUGUESA:

I- Interpretação de textos; II- Encontros vocálicos: ditongos, tritongos e hiato; III- Encontros consonantais: dígrafos; IV- Divisão silábica; V- Tonicidade; VI- Acentuação gráfica; VII- Ortografia.

MATEMÁTICA:

I- Operações Elementares no Conjunto dos Números Reais: Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão; Potenciação; II- Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum; III- Expressões Numéricas; IV Regras de Três Simples; V- Percentagens; VI- Unidades de Comprimento; VII- Noções de áreas de figuras Geométricas Planas. Raciocínio Lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ O CARGO MOTORISTA

Legislação e Sinalização de Trânsito; Normas gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito; Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania; Noções de mecânica básica de autos; Código de Trânsito Brasileiro e seus Anexos, Decreto n. 62.127 de 16/01/68 e Decreto n.º 4.711 de 29/05/2003.

ANEXO V

MODELO SUGERIDO PARA RECURSO ADMINISTRATIVO

RECURSO ADMINISTRATIVO - EDITAL 001/2008
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRO DURO -PI

NOME DO CANDIDATO:

R.G: CPF:

CARGO A QUE CONCORRE:

FASE DO CONCURSO PARA A QUAL O RECURSO É APRESENTADO

__

Revisão de questão - Prova Objetiva

__

Revisão de gabarito

__

Prova de Títulos

__

Outra razão

RAZÕES DO RECURSO:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

BARRO DURO (PI), ___ de ____________________ de 2008

Assinatura do candidato ____________________________

Recebido em: ____/____/2008

__________________________________
Responsável pelo recebimento
Assinatura e carimbo

ANEXO VI

MODELO SUGERIDO AO PNE PARA PETICIONAR DIREITO OU APRESENTAR RECURSOS

EDITAL 01/2008 - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRO DURO(PI)

NOME DO CANDIDATO:

R.G.:

CPF:

CARGO PARA O QUAL CONCORRE:

N.º INSCRIÇÃO:

FASE DO CONCURSO EM QUE APRESENTA PETIÇÃO O RECURSO:

__

INSCRIÇÃO

__

PROVA OBJETIVA

__

TÍTULOS

__

EXAME MÉDICO

__

OUTRA

À Comissão Organizadora do Concurso Público Edital 001/2008

Prefeitura Municipal de BARRO DURO - PI.

________________________________________________, nacionalidade, estado civil, residente no endereço _______________________________________________, inscrito no Concurso Público - Edital N.º 001/2008 - Prefeitura Municipal de BARRO DURO - PI, necessitando de atendimento especial (citar qual) , com fulcro na legislação pátria, vem à r. presença de Vossa Senhoria requerer ________________________________________________ (especificar o que requer)

Nestes Termos

Pede Deferimento

BARRO DURO - PI, ____ DE _________________________ 2008

______________________________________
assinatura do candidato

Recebido em: ____/___/2008

____________________________________
Responsável pelo recebimento
Assinatura e carimbo