Prefeitura de Alvorada - RS

Notícia:   160 vagas e salários de até 5,3 mil na Prefeitura Alvorada - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL Nº 71/2011

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO

AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO E TRANSPORTE, ASSISTENTE SOCIAL, BIÓLOGO, MONITOR, PROFESSOR DE CIÊNCIAS, PROFESSOR - CURRÍCULO POR ATIVIDADES (CAT) - SÉRIES INICIAIS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA, PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, PROFESSOR DE HISTÓRIA, PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS, PROFESSOR DE MATEMÁTICA, PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, PSICÓLOGO

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

Prazo

Divulgação de Edital de Abertura

19 de dezembro de 2011

Período de inscrições (exclusivamente via Internet)

19 de dezembro (segunda-feira) a 9 de janeiro (segunda-feira) de 2012

Último dia para pagamento de Taxa de Inscrição

10 de janeiro de 2012 (terça-feira)

Edital de Homologação Preliminar de Inscrições

16 de janeiro de 2012 (segunda-feira)

Recursos contra homologação preliminar de inscrições

17 a 19 de janeiro de 2012

Edital de Homologação Final de Inscrições e de Divulgação de Local e Horário de Provas

20 de janeiro de 2012 (sexta-feira)

Aplicação de Prova Escrita Objetiva

29 de janeiro de 2012 (Domingo)

Divulgação de gabarito preliminar de Prova Escrita Objetiva

30 de janeiro de 2012 (segunda-feira)

Prazo para entrega de recursos contra gabarito preliminar de Prova Escrita Objetiva

31 de janeiro, 1.º e 3 de fevereiro de 2012

Divulgação de resultado de Prova Escrita Objetiva após recursos

março de 2012, sujeito a confirmação

Convocação para Realização de Exame Psicotécnico

março de 2012, sujeito a confirmação

Divulgação de Classificação Preliminar nas Provas e convocação para sorteio público, se houver

A definir

Sorteio público para desempate em classificação

A definir

Divulgação de Resultado Final do Concurso

A definir

O Prefeito Municipal de Alvorada faz saber, por este Edital, que realizará Concurso Público para o provimento de cargos efetivos de Nível Superior e Médio, sob o regime estatutário, do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Alvorada. O Concurso, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FAURGS, reger-se-á pelas normas deste Edital e pelas disposições contidas nas Leis Municipais n..º 730/94 e suas alterações; n..º 1751/2006; pela Lei Orgânica do Município de Alvorada, publicada em 03/04/1990; e pelo Decreto n.º 131/99, que regulamenta os concursos públicos municipais, bem como pela legislação vigente na época da nomeação.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público destina-se ao provimento, na Prefeitura Municipal de Alvorada, de um total de 56 (cinqüenta e seis) vagas, das quais 30 (trinta) vagas são para cargos de Nível Superior e 26 (vinte e seis) vagas para cargo de Nível Médio Completo, conforme o previsto no Anexo I deste Edital.

1.2 O presente Concurso será coordenado por uma Comissão legalmente constituída por esta Prefeitura e executado pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAURGS.

2 DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial de todas as informações referentes a este Concurso dar-se-á através de Avisos, Editais ou Listas de Re­sultados, nos seguintes locais:

2.1 na Internet, na página da FAURGS www.faurgs.ufrgs.br/concursos e/ou

2.2 na Sede da Prefeitura Municipal de Alvorada, na Av. Getúlio Vargas, 2266, Alvorada/RS e/ou

2.3 na Sede da FAURGS, na Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43.609, 3.° andar, Bairro Agronomia, Campus do Vale da UFRGS, Porto Alegre/RS.

2.4 É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações e publicações dos procedimentos e dos atos do presente Concurso, na forma dos subitens 2.1, 2.2 e 2.3. Não serão encaminhados avisos/convocações diretamente aos candidatos, exceto no caso de comprovação do critério de desempate por idade, constante no subitem 9.1, alínea "a" , deste Edital.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 Período, Horário e Endereços

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela Internet, no período de 19 de dezembro de 2011 a 9 de janeiro de 2012.

3.1.1 A FAURGS disponibilizará computador para candidatos que não tiverem acesso à Internet, em sua Sede, na Av. Bento Gonçalves, n.º 9500, Prédio 43.609, 3.o andar, Setor de Concursos, Campus Vale da UFRGS, Bairro Agronomia, Porto Alegre, RS, no mês de dezembro, das 9h às 17h, e no mês de janeiro: 2.ª feira: das 12h às 18h; de 3.ª a 5.ª feiras: das 9h às 17h; 6.ª feira: das 9h às 14h.

3.1.2 A Prefeitura Municipal de Alvorada também disponibilizará computador e pessoa habilitada para orientação, no caso de inscrição de candidatos que não tiverem acesso à Internet, na Sede da Administração Municipal, na Av. Getúlio Vargas, 2266, Alvorada/RS, e na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Wenceslau Fontoura, 211, Bairro Nova Americana, durante o mesmo período, em dias úteis, de segunda-feira à sexta-feira, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

3.2 Procedimento para a Realização de Inscrição

3.2.1 O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.faurgs.ufrgs.br/concursos e preencher o Requerimento de Inscrição, indicando o número de seu documento de identidade, que deve conter fotografia atualizada, de acordo com o disposto no subitem 3.2.2 deste Edital.

3.2.2 O documento, cujo número constar no Requerimento de Inscrição, deverá ser, preferencialmente, o mesmo a ser apresentado no momento da realização das Provas. Os documentos, com fotografia atualizada, válidos, para inscrição e identificação de candidato no dia de realização das Provas Escrita Objetiva, são: a) carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública - Instituto de Identificação; pela Polícia Federal; pelos Comandos Militares; pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; b) Certificado de Reservista; c) carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; d) Carteira de Trabalho, com foto; e) Passaporte; f) Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97). Os documentos deverão estar em perfeitas condições (sem avarias e inviolado), de forma a permitir, inequivocamente, a identificação do candidato. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

3.2.3 Após o preenchimento do Requerimento Eletrônico de Inscrição, o candidato deverá imprimir seu registro de inscrição e documento bancário para pagamento da Taxa de Inscrição, que deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento de Banco do qual seja correntista, impreterivelmente, até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições, conforme previsto no Cronograma deste Edital. A FAURGS, em hipótese nenhuma, processará qualquer registro de pagamento com data posterior à prevista no Cronograma deste Edital.

3.2.4 Os valores de Taxa de Inscrição são os que seguem:

a) R$ 90,00 (noventa reais) para cargos de Nível Superior, com exceção dos cargos de Professor;

b) R$ 60,00 (sessenta reais) para cargos de Professor e de Nível Médio;

3.2.5 O candidato terá sua inscrição provisória aceita somente quando a FAURGS receber da instituição bancária responsável a confirmação de pagamento de sua Taxa de Inscrição. A FAURGS e a Prefeitura de Alvorada não se responsabilizam por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem transferência de dados. O descumprimento das instruções acima implicará a não efetivação da inscrição.

3.2.6 Tendo em vista que todo o procedimento é realizado por meio eletrônico, o candidato não deve remeter à FAURGS qualquer documentação, à exceção do disposto nos subitens 3.3.10 e 4.5 deste Edital.

3.3 Regulamento das Inscrições:

3.3.1 O ato de inscrição produzirá eficácia somente com sua homologação.

3.3.2 Não serão aceitas inscrições por correio eletrônico (e-mail), fac-símile, via postal ou em caráter condicional.

3.3.3 O candidato deverá guardar seu comprovante de inscrição e de pagamento, uma vez que é a garantia de sua inscrição no Concurso.

3.3.4 Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos fixados neste Edital serão exigidos do candidato classificado no momento de sua convocação para admissão no cargo.

3.3.5 As inscrições pagas com cheques ou através de agendamentos bancários sem a devida provisão de fundos serão automaticamente canceladas.

3.3.6 O candidato somente poderá se inscrever para um dos cargos deste Edital.

3.3.7 O candidato é responsável pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros e/ou de não preenchimento de qualquer campo desse documento.

3.3.8 Não haverá devolução de taxa paga, mesmo que o candidato, por qualquer motivo, não tenha a sua inscrição homologada.

3.3.9 O candidato declarará, no Requerimento de Inscrição, que conhece e aceita as exigências e condições previstas neste Edital e seus Anexos.

3.3.10 Os candidatos que necessitem de algum atendimento e/ou condição especial para a realização da prova deverão fazer a solicitação por escrito, conforme modelo do Anexo IV, e encaminhá-la à FAURGS - Setor de Concursos, pessoalmente ou por meio de procurador, até três (3) dias úteis após o término das inscrições, anexando Laudo Médico (original) que comprove o tipo de necessidade, bem como as condições diferenciadas de que necessitem, para que sejam tomadas as providências necessárias.

3.3.11 As solicitações de atendimento e/ou condição especial para a realização da prova serão avaliadas e autorizadas pela Coordenação do Setor de Concursos da FAURGS, levando em consideração as possibilidades, a razoabilidade do pedido e as disposições deste Edital.

3.3.12 A homologação do pedido de inscrição será dada a conhecer aos candidatos por meio de Edital ou Aviso a ser divulgado em locais previstos no item 2 deste Edital. Da não-homologação cabe recurso, que deverá ser formulado conforme o previsto no item 7 deste Edital.

3.4 Homologação das Inscrições

Para fins de homologação de inscrições, serão verificados o preenchimento do Requerimento de Inscrição e o pagamento da Taxa de Inscrição.

4 DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 A pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição em Concurso Público para provimento de cargos, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo, conforme a Lei Orgânica do Município de Alvorada, RS.

4.2 As pessoas portadoras de deficiência participarão de seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo de provas, avaliação, critérios de aprovação, horário e local de aplicação de provas e pontuação mínima exigida para todos os candidatos.

4.3 Em conformidade com a Lei Orgânica do Município de Alvorada, de 03/04/1990, Cap. V, Art. 57, cinco por cento (5%) das vagas são destinadas a deficientes físicos. As vagas destinadas a candidatos portadores de deficiência deste Edital serão preenchidas conforme sua classificação perante as demais vagas. O candidato portador de deficiência que desejar, eventualmente, concorrer à reserva especial de vagas deverá assinalar essa opção no campo específico do Requerimento de Inscrição e comprovar através do Atestado Médico (original) entregue na FAURGS, pessoalmente, ou por meio do seu procurador, na Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43.609, 3.º andar, Campus Vale da UFRGS, Agronomia, Porto Alegre/RS, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, acompanhado de requerimento específico (conforme modelo do Anexo I), até três (3) dias úteis após o término das inscrições. O Laudo Médico (original) deverá, obrigatoriamente, conter data de expedição de, no máximo, noventa dias (90) dias que antecederem a data de publicação deste Edital. O Laudo Médico (original) pode ser também enviado para a Caixa Postal 15.039, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, aos cuidados do Setor de Concursos da FAURGS, por meio de SEDEX e com data de postagem de até três (3) dias úteis após o término das inscrições.

4.4 Os Atestados Médicos sem data, fora do prazo de validade, sem assinatura ou número de registro de profissional da área médica, que não indiquem expressamente que o candidato é portador de deficiência ou de que deficiência se trata, não serão considerados válidos, resultando em indeferimento da solicitação do candidato.

4.5 Os candidatos portadores de deficiência que necessitem de algum atendimento e/ou condição especial para a realização da Prova Escrita Objetiva deverão fazer a solicitação, por escrito, conforme modelo do Anexo IV, à FAURGS - Setor de Concursos, pessoalmente ou por meio de procurador, até três (3) dias úteis após o término das inscrições, anexando Laudo Médico (original) que comprove o tipo de deficiência, bem como as condições diferenciadas de que necessitem, para que sejam tomadas as providências necessárias.

4.6 Se aprovado e classificado para o provimento de vagas, o candidato portador de deficiência será submetido à avaliação, a ser realizada pelo Serviço Médico da Prefeitura Municipal de Alvorada, RS, ou por terceiros por ela designados na forma da lei, a fim de ser apurada a categoria de sua deficiência e a compatibilidade de exercício de atribuições do Cargo com a deficiência de que é portador.

4.7 Caso o candidato inscrito como portador de deficiência, após a avaliação a que se refere o subitem 4.6 deste Edital, não se enquadre como tal, seu nome será excluído da listagem de candidatos portadores de deficiência e passará a constar apenas da listagem geral de todos os candidatos.

4.8 Na hipótese de não compatibilidade de exercício de atribuições do cargo com a deficiência de que é portador, o candidato será eliminado do Concurso, abrindo vaga para o chamamento do próximo classificado na lista de portadores de deficiência aprovados no respectivo Concurso.

4.9 Não ocorrendo aprovação de candidatos portadores de deficiência para o preenchimento de vagas para o cargo previsto em reserva especial, essas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados.

4.10 A deficiência de que o candidato for portador, ao ingressar na Prefeitura Municipal de Alvorada, RS, não poderá ser invocada como causa de aposentadoria por invalidez.

5 DAS PROVAS e DOS EXAMES

O Concurso será constituído de Prova Escrita Objetiva de caráter eliminatório e classificatório para cargos do Grupo I (Nível Superior) e do Grupo II (Nível Médio), constantes nos subitens 5.1 e 5.2 deste Edital, conforme a seguinte distribuição:

5.1 Cargos do Grupo I (Nível Superior)

Cargos do Grupo I

Prova Escrita Objetiva

Matérias

Número de questões

Pontuação Máxima por Matéria

Pontuação Máxima no Concurso

01 Assistente Social

02 Biólogo

03 Professor de Ciências

04 Professor de Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas, Artes Visuais e Artes Cênicas

05 Professor de Educação Artística - Habilitação em Música

06 Professor de Língua Estrangeira - Espanhol

07 Professor de Geografia

08 Professor de História

09 Professor de Língua Estrangeira - Inglês

10 Professor de Matemática

11 Professor de Língua Portuguesa

12 Psicólogo

Caráter Eliminatório e Classificatório

Língua Portuguesa

15

30 pontos

100 pontos

Legislação

5

10 pontos

Conhecimentos Específicos

20

60 pontos

5.2 Grupo II - (Nível Médio)

Cargos do Grupo II

Prova Escrita Objetiva

Matérias

Número de questões

Pontuação Máxima por Matéria

Pontuação Máxima no Concurso

13 Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte

14 Monitor

15 Professor de Pré-Escola

16 Professor - Currículo por Atividades (CAT) - Séries Iniciais

Caráter Eliminatório e Classificatório

Língua Portuguesa

15

30 pontos

100 pontos

Legislação

5

10 pontos

Conhecimentos Específicos

20

60 pontos

5.3 O cargo de Monitor contará com uma Segunda Etapa de Seleção, constituída de Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, de acordo com critérios estabelecidos no subitem 8.3 deste Edital.

6 DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

6.1 A Prova Escrita Objetiva será realizada, para todos os cargos constantes deste Edital, no município de Alvorada, RS, no dia 29 de janeiro de 2012, em um mesmo turno, em hora e local a serem designados através de Edital divulgado em locais previstos no item 2 deste Edital, no prazo mínimo de oito (8) dias de antecedência da data de realização da mesma.

6.2 Desde já, fica o candidato convocado a comparecer ao local de Prova 30 (trinta) minutos antes de seu início, munido, preferencialmente, do mesmo documento válido para identificação que originou sua inscrição, com fotografia atualizada, a saber: a) carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública - Instituto de Identificação; pela Polícia Federal; pelos Comandos Militares; pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; b) Certificado de Reservista; c) carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; d) Carteira de Trabalho com foto; e) Passaporte; f) Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97). Os documentos deverão estar em perfeitas condições (sem avarias e inviolado), de forma a permitir, inequivocamente, a identificação do candidato. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

6.3 Caso o candidato não esteja na lista de candidatos homologados, divulgada nos endereços constantes no subitem 2 deste Edital, e não apresentar o documento de inscrição com a comprovação de pagamento da mesma, não será permitido que ingresse em sala, para realizar a Prova Escrita Objetiva.

6.4 O ingresso, na sala de prova, só será permitido a candidato que apresentar documento válido de identificação, conforme subitem 6.2 deste Edital, ou, se for o caso, documento de órgão policial que ateste o registro de ocorrência de perda, furto ou roubo de seu documento de identificação, emitido com antecedência máxima de 30 (trinta) dias da data de aplicação de prova. O candidato deverá levar cópia desse registro policial no dia de aplicação da prova e, após a sua realização, deverá entregar, pessoalmente, na FAURGS, documento válido de identificação pessoal, até 48 (quarenta e oito) horas após a aplicação da prova. O candidato que se enquadrar na situação descrita anteriormente só poderá fazer a prova mediante preenchimento de Termo de Realização de Prova em Caráter Condicional

6.5 A lista de candidatos inscritos, com a designação de respectivos Locais de Prova e endereços, estará disponível na Sede da FAURGS, bem como no endereço eletrônico www.faurgs.ufrgs.br/concursos, conforme Cronograma de Execução deste Edital. Não serão encaminhados informativos sobre local, data e horário de prova, por e-mail ou por via postal, para endereço de domicílio de candidatos.

6.6 É de inteira responsabilidade do candidato comparecer ao Local de Prova munido de caneta esferográfica transparente, de tinta azul, de escrita grossa, para a adequada realização de sua Prova Escrita Objetiva. A FAURGS NÃO FORNECERÁ CANETAS A CANDIDATOS.

6.7 Não será permitida a entrada, na sala de aplicação de prova, de candidato que se apresentar após o sinal indicativo de seu início, salvo se acompanhado por algum fiscal ou representante da Coordenação do Concurso.

6.8 Não será permitido o ingresso, na sala de Prova, de candidato que se apresentar fora de local que lhe foi designado por Edital.

6.9 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, independentemente do motivo alegado. Também não será aplicada Prova fora de locais e horários designados por Edital.

6.10 A candidata que tiver de amamentar, durante a realização da prova, deverá fazer sua solicitação conforme o disposto no subitem 3.3.10 deste Edital. Deverá também levar um acompanhante que se identificará e ficará em local designado pela FAURGS, para ser responsável pela guarda da criança. Não haverá compensação de tempo de amamentação, utilizado pela candidata, no tempo de duração da prova.

6.11 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meios eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou através de investigação policial, a utilização, por parte do candidato, de processo ilícito, sua prova será anulada, e ele será automaticamente excluído do Concurso.

6.12 Os candidatos que comparecerem para realizar a prova não deverão portar armas, malas, livros, máquinas calculadoras, relógio de qualquer espécie, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares, nem utilizar véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares, óculos escuros, ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

6.13 Caso o candidato se apresente para a realização da prova portando qualquer objeto ou adereço acima especificado ou com qualquer tipo de aparelho eletrônico, esse material deverá ser identificado e lacrado pelo próprio candidato, antes do início da prova, por meio de embalagem fornecida para tal fim pela FAURGS. Os celulares deverão ser desativados e acondicionados nessa embalagem. Se assim não proceder, o candidato será excluído do Concurso. Esse material será acomodado em local a ser indicado pelos fiscais da sala de prova e ali deverá ficar durante o período de permanência do candidato no local de prova. A FAURGS e a Prefeitura de Alvorada não se responsabilizarão por perda ou extravio de documentos, objetos ou equipamentos eletrônicos, que porventura, ocorra no local de realização da prova, nem por danos neles causados.

6.14 Para realizar a Prova Escrita Objetiva, o candidato receberá um Caderno de Questões e uma Folha de Respostas. A capa do Caderno de Questões deverá ser identificada com seu nome e número de inscrição. A Folha de Respostas estará pré-identificada, cabendo ao candidato a rigorosa conferência dos dados e a aposição de sua assinatura no local designado

6.15 Não serão computadas questões que não forem assinaladas na Folha de Respostas de modo pertinente, bem como questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

6.16 Durante a realização da Prova Escrita Objetiva, será colhida a impressão digital de candidatos e poderá ser realizada a revista com aparelhos eletrônicos portáteis detectores de metais.

6.17 O candidato somente poderá se retirar da sala de prova uma (1) hora após o seu início. Se quiser levar o Caderno de Questões da Prova Escrita Objetiva, o candidato somente poderá se retirar da sala de prova duas (2) horas após o início.

6.18 O candidato não poderá se ausentar da sala de prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais, e na companhia de um fiscal.

6.19 O candidato, ao término da prova, entregará ao fiscal da sala a Folha de Respostas.

6.20 O candidato que se retirar da sala de prova, ao concluí-la, não poderá utilizar os banheiros destinados a candidatos nas dependências do local de prova.

6.21 Não será permitida a permanência de acompanhante de candidato ou de pessoas estranhas ao Concurso em dependências do local onde for realizada a prova, exceto acompanhante de lactante, desde que o atendimento seja feito conforme o disposto no subitem 6.10.

6.22 Os programas para a Prova Escrita Objetiva estão dispostos no Anexo III deste Edital.

6.23 Será excluído do Concurso, mediante lavratura de Termo de Exclusão, sem prejuízo de eventuais e cabíveis sanções penais, o candidato que, durante a realização da prova:

a) não apresentar, dentro do prazo estipulado no Termo de Realização de Prova em Caráter Condicional, quaisquer documentos faltantes, conforme os especificados nos subitens 6.2 e 6.4;

b) não se apresentar para realizar a prova com algum dos documentos válidos para identificação constantes no subitem 6.2 ou não se enquadrar nas situações expressas nos subitens 6.3 e 6.4 deste Edital;

c) for surpreendido em comunicação com outro candidato ou com terceiros, ou utilizando livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos, conforme especificado no subitem 6.11;

d) for flagrado, portando ou utilizando objetos e/ou adereços especificados no subitem 6.12 deste Edital, na sala de realização de Prova e/ou nas dependências do Local de Prova;

e) não cumprir as orientações relativas a aparelhos celulares, dispostas no subitem 6.13;

f) recusar a coleta de sua impressão digital durante a aplicação de prova conforme especificado no subitem 6.17;

g) se ausentar da sala sem acompanhamento de fiscal, antes de ter concluído a Prova Escrita Objetiva e sem ter entregue a Folha de Respostas, conforme especificado no subitem 6.18;

h) se utilizar de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos em qualquer etapa da realização do Concurso, conforme especificado no subitem 6.11;

i) for incorreto ou descortês para com qualquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridades presentes;

j) infringir ou se recusar a obedecer a qualquer outra disposição deste Edital.

7 DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

7.1 O candidato poderá interpor recurso, mediante exposição fundamentada e documentada, referente:

7.1.1 à inscrição não-homologada, no prazo de três (3) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da publicação de Edital de homologação de inscrições.

7.1.2 ao gabarito preliminar da Prova Escrita Objetiva, no prazo de três (3) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao de publicação do respectivo Edital ou Aviso de divulgação desses resultados.

7.1.3 a incorreções ou irregularidades constatadas na execução do Concurso, no prazo de três (3) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao de sua ocorrência.

7.2 O recurso deverá ser apresentado por meio de Formulário Específico, disponível no endereço www.faurgs.ufrgs.br/concursos, e entregue pelo candidato ou por seu procurador e protocolado na FAURGS, Av. Bento Gonçalves, nº 9500, prédio 43.609, 3.° andar, Setor de Concursos, Bairro Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, no horário das 9h às 17h.

7.3 Não serão conhecidos recursos interpostos fora de prazo, por e-mail, por via postal ou que tiverem sido interpostos de forma diferente do previsto no subitem 7.2 deste Edital.

7.4 Serão de caráter irrecorrível, em esfera administrativa, os resultados do Concurso, após apreciação de recursos e publicação de Decisões Finais.

7.5 As respostas da Banca Examinadora a pedidos de revisão estarão à disposição dos candidatos que as interpuseram, a partir da data de divulgação oficial do resultado final a que se referem, na Sede da FAURGS.

7.6 Admitir-se-á, para cada candidato, um único recurso para cada evento constante no subitem 7.1, sendo desconsiderados recursos de igual teor.

7.7 Se da análise de recursos resultar anulação de questões, essas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos. Se resultar alteração de gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme a alteração, e o resultado final será divulgado de acordo com esse novo gabarito.

8 DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

8.1 A Prova será avaliada de acordo com a pontuação constante no item 5 deste Edital.

8.2 Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva e, por consequência, no Concurso, com exceção de candidatos inscritos para o cargo de Monitor, o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% do somatório total de pontos na referida prova, perfazendo um total igual ou superior a 50 pontos.

8.3 Os candidatos aprovados na Prova Escrita Objetiva para o Cargo de Monitor, com pontuação igual ou superior a 50% do somatório total de pontos na referida prova, perfazendo um total igual ou superior a 50 pontos, até a 40ª posição, incluindo-se os empatados nessa posição, serão submetidos a Exame Psicotécnico, como uma Segunda Etapa de Seleção

8.4 O Exame Psicotécnico para o Cargo de Monitor, de caráter eliminatório, será realizado em data, local e horário designados através de Edital específico.

8.5 O Exame Psicotécnico tem como objetivo proceder à seleção de candidatos aptos ao cargo de Monitor, identificando características e habilidades psicológicas intrínsecas à função e suas atribuições, através do emprego de um conjunto de instrumentos e técnicas científicas que determinem um prognóstico a respeito do desempenho adaptação e adequação ao cargo proposto.

8.6 A pontuação final do candidato será obtida conforme o disposto no item 5 deste Edital.

8.7 Os candidatos inscritos na condição de portadores de deficiência, se aprovados, constarão também em listas específicas.

8.8 Na atribuição de pontos ou notas de qualquer prova ou apuração de resultados parciais ou finais, serão computadas até duas casas decimais, ficando vedados arredondamentos de pontos, em partes ou no todo, conforme o disposto no Decreto Municipal N.º 131/99.

9 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA CLASSIFICAÇÃO FINAL

9.1 Caso os candidatos de um mesmo cargo obtenham idêntico número de pontos na classificação, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) preferência à idade mais elevada, em candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos do Artigo 27 da Lei Federal N.º 10.741/2003, entre si e frente aos demais;

b) maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;

c) maior pontuação na prova de Língua Portuguesa.

9.2 Persistindo o empate, proceder-se-á a sorteio público.

9.3 Em caso de realização de sorteio público como último critério de desempate, esse será comunicado aos candidatos através de Edital específico pelos meios de divulgação constantes do item 2 deste Edital, com antecedência mínima de três (3) dias úteis da data de sua realização.

9.4 Os candidatos que se enquadrarem na situação referida na alínea "a" do subitem 9.1 deverão apresentar ou remeter por SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR) para FAURGS - Setor de Concursos -, Caixa Postal 15039, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, documento original ou fotocópia autenticada para comprovar a idade, informada no Requerimento de Inscrição. A não apresentação de comprovação de idade implicará a não aplicação desse critério de desempate, passando o candidato a concorrer em igualdade de condições com os demais candidatos empatados em sua classificação.

10 DO PROVIMENTO DE CARGOS

10.1 O provimento de cargos obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação e se dará dentro do prazo de validade do Concurso.

10.2 Para ser efetuada a nomeação, o candidato deverá comprovar os requisitos abaixo relacionados e apresentar os documentos correspondentes:

a) ser aprovado no Concurso Público em que se inscreveu;

b) ser brasileiro ou gozar de prerrogativas contidas no artigo 12 da Constituição Federal;

c) estar em dia com o Serviço Militar, se do sexo masculino;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;

f) comprovar a escolaridade exigida para o cargo na data da posse, sendo que, tratando-se de cargos da área da educação, técnicos e de nível superior, somente será aceito diploma devidamente registrado;

g) possuir registro no Conselho de Classe, quando for exigido para o exercício da profissão, devidamente regularizado;

h) comprovar a experiência exigida, quando for o caso, exclusivamente, através de CTPS ou Certidão de Órgão Público, de acordo com os requisitos do cargo constantes do Anexo I deste Edital;

i) não registrar antecedentes criminais e achar-se em pleno gozo de direitos civis e políticos;

j) ter boa saúde física e mental, verificada através de exame médico admissional.

10.3 A Prefeitura Municipal de Alvorada, RS, nomeará os concursados aprovados de acordo com as necessidades de serviços de seu Quadro de Pessoal, observado o prazo de validade do Concurso.

10.4 O candidato submeter-se-á aos prazos previstos em lei para assumir o cargo para o qual for nomeado. Caso o candidato deseje passar para o final da lista de classificação, deverá solicitá-lo à Prefeitura, através de requerimento, no ato de convocação. A Prefeitura Municipal de Alvorada, RS, poderá convocá-lo novamente, desde que o Concurso Público se encontre em validade e todos os candidatos tenham sido convocados, em primeira chamada, para o respectivo cargo. Caso o convocado tenha perdido o prazo hábil ou tenha passado para o final da lista de classificação, cabe à Prefeitura o direito de convocar o próximo classificado.

10.5 O candidato aprovado deverá comunicar à Prefeitura Municipal de Alvorada, RS, através de seu Protocolo do Departamento de Pessoal, qualquer mudança de endereço, sob pena de, em não sendo encontrado, ser considerado eliminado do Concurso Público que realizou objeto deste Edital.

10.6 Em caso de serem criadas, posteriormente, mais vagas e/ou surgirem novas vagas, em virtude de exonerações, aposentadorias ou outros casos, para os cargos previstos neste Edital, essas poderão ser preenchidas por candidatos aprovados no Concurso objeto deste Edital, respeitando-se sempre a ordem de classificação e o prazo de validade do mesmo.

10.7 Face às disposições constitucionais do inciso II do artigo 40, que prevê aposentadoria compulsória com proventos proporcionais ao tempo de serviço aos 70 (setenta) anos de idade, somente será nomeado o candidato que, na data de nomeação, não estiver com 67 (sessenta e sete) anos de idade completos, a fim de possibilitar o cumprimento da exigência de três (3) anos de avaliação de estágio probatório para aquisição de estabilidade no serviço público municipal.

11 DA VALIDADE

O prazo de validade do Concurso para aproveitamento de candidatos será de dois (2) anos, contados a partir da data de publicação de Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado, por igual período, através de Edital.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 As inscrições de que trata este Edital implicam o conhecimento das presentes instruções por parte do candidato e seu compromisso tácito de aceitar as condições de realização do Concurso, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e na legislação.

12.2 A inexatidão e/ou irregularidade constatadas em informações e documentos de qualquer candidato, mesmo que já tenha sido divulgado o resultado final do Concurso com situação de aprovação do candidato, levará à eliminação do candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12.3 Os casos omissos, neste Edital, serão resolvidos pela Comissão de Concursos da Prefeitura de Alvorada, RS, e pela FAURGS.

12.4 A habilitação no Concurso não assegura ao candidato nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo vagas existentes, em ordem de classificação, ficando a concretização desse ato condicionada a disposições pertinentes, sobretudo à necessidade e às possibilidades da Administração Municipal.

Alvorada, 19 de dezembro de 2011.

João Carlos Brum
Prefeito Municipal de Alvorada

ANEXO I - DOS CARGOS E DAS VAGAS

Cargos do Grupo I (Nível Superior)

Código Cargo Requisito de qualificação para ingresso no cargo

Vagas

Carga Horária Semanal Salário R$

01

Assistente Social

Ensino superior completo com habilitação em Serviço Social

Experiência: mínima de seis (6) meses no exercício da função

Registro profissional na entidade de classe devidamente regularizado

02

30 (trinta) horas semanais

2.947,21

02

Biólogo

Ensino Superior Completo com habilitação em Biologia.

Experiência: comprovar no mínimo seis (6) meses no exercício da função

01

30 (trinta) horas semanais

2.947,21

03

Professor de Ciências

Ensino Superior Completo com Licenciatura em Ciências, Biologia ou Biociências

CR

20 (vinte) horas semanais

798,04

04

Professor de Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas, Artes Visuais e Artes Cênicas

Ensino Superior Completo com Licenciatura em Educação Artística, Artes Visuais, Artes Plásticas ou Artes Cênicas (teatro).

07

20 (vinte) horas semanais

798,04

05

Professor de Educação Artística - Habilitação em Música

Ensino Superior Completo com Licenciatura em Música

6

20 (vinte) horas semanais

798,04

06

Professor de Língua Estrangeira - Espanhol

Ensino Superior Completo com licenciatura em letras - Habilitação em Língua Espanhola.

CR

20 (vinte) horas semanais

798,04

07

Professor de Geografia

Ensino Superior Completo com Licenciatura em Geografia

10

20(vinte) horas semanais

798,04

08

Professor de História

Ensino Superior Completo com Licenciatura em História

CR

20 (vinte) horas semanais

798,04

09

Professor de Língua Estrangeira - Inglês

Ensino Superior Completo com licenciatura em letras - Habilitação em Língua Inglesa

CR

20 (vinte) horas semanais

798,04

10

Professor de Matemática

Ensino Superior Completo Licenciatura em Matemática

CR

20 (vinte) horas semanais

798,04

11

Professor de Língua Portuguesa

Ensino Superior Completo com Licenciatura em Letras - Habilitação Língua Portuguesa.

CR

20 (vinte) horas semanais

798,04

12

Psicólogo

Ensino Superior em Psicologia

Experiência: Mínima de seis (6) meses no exercício da função

Registro profissional na entidade de classe devidamente regularizado

04

30 (trinta) horas semanais

2.947,21

Cargos do Grupo II (Nível Médio)

Código Cargo Requisito de qualificação para ingresso no cargo

Vagas

Carga Horária Semanal Salário R$

13

Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte

Ensino Médio Completo

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "AB"

02

36 (trinta e seis) horas semanais

1.273,34

14

Monitor

Ensino médio completo

Experiência: mínima de seis (06) meses no exercício de atividades similares as descritas para a categoria funcional e/ou cursos de 120 horas.

02

40 (quarenta) horas semanais. O exercício do cargo exige disponibilidade nos períodos diurno e noturno, bem como finais de semana, em regime de escalas e plantões.

982,18

15

Professor de Pré-Escola

Ensino Médio completo, com curso de especialização, em atividades alusivas ao trabalho didático desenvolvido (Pré-escola reconhecida pela SMED), ou Curso superior em Pedagogia - habilitação em Educação Infantil

12

20 (vinte) horas semanais

798,04

16

Professor - Currículo por Atividades (CAT) - Séries Iniciais

Ensino médio completo, com habilitação específica de curso de magistério normal ou curso superior em pedagogia - habilitação em séries iniciais do ensino fundamental.

10

20 (vinte) horas semanais

798,04

ANEXO II - DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

A) CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR:

01 - Assistente Social

Realizar ou orientar estudos e pesquisas no campo do serviço social. Preparar programas de trabalho referente ao serviço social. Realizar e interpretar pesquisas sociais. Orientar e executar trabalhos nos casos de reabilitação profissional. Encaminhar clientes a dispensários e hospitais acompanhando o tratamento e a recuperação dos mesmos, assistindo aos familiares. Planejar e promover inquéritos sobre a situação social de escolares e suas famílias. Fazer triagem dos casos apresentados para estudo, prestando orientação com visitas á solução adequada do problema. Estudar os antecedentes da família. Orientar a seleção socioeconômica para concessão de bolsas de estudo e outros auxílios do município. Selecionar candidatos a amparos pelo serviço de assistência á velhice, a infância abandonada, a cegos, etc. Fazer levantamento socioeconômico com vistas de planejamento habitacional nas comunidades. Pesquisar problemas relacionados com o trabalho. Supervisionar e manter registro dos casos investigados. Prestar serviços em creches, centro de cuidados diurnos. Prestar assessoramento. Participar no desenvolvimento de pesquisas médico-sociais. Executar tarefas afins, inclusive as editadas nos respectivos regulamentos da profissão.

02 - Biólogo

Estudar e pesquisar os meios de controle biológico dos aterros e convencionais. Verificar as condições das espécies vegetais dos parques e jardins. Orientar o uso dos meios de controle biológico, visando à defesa e o equilíbrio do meio ambiente. Pesquisar a adaptação dos vegetais aos ecossistemas do meio urbano. Proceder levantamento da quantidade das espécies vegetais existentes na arborização pública da cidade classificando-as cientificamente. Pesquisar e identificar as gramíneas mais adequadas aos gramados dos jardins locais. Planejar, orientar e executar recolhimento de dados e amostras de material para estudos. Realizar estudos e experiências em laboratórios com espécimes biológicos. Realizar perícias e emitir laudos técnicos. Responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo. Executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão.

03 - Professor de Ciências

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasses. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

04 - Professor de Educação Artística - Habilitação em Artes Visuais, Artes Plásticas e Artes Cênicas

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins

05 - Professor de Educação Artística - Hab. Em Música

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares.Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

06- Professor de Língua Estrangeira - Espanhol

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

07 - Professor de Geografia

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

08 - Professor de História

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

09 - Professor de Língua Estrangeira - Inglês

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

10 - Professor de Matemática

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

11 - Professor de Língua Portuguesa

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada. Incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na área de atuação. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade escolar a que serve. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Participar das atividades de formação pedagógica promovidos pela SMED. Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe. Estabelecer mecanismos de avaliação adequada à realidade dos alunos. Revisar permanentemente sua prática. Constatar necessidades e carências dos alunos e encaminhar para atendimento. Participar do processo de planejamento administrativo pedagógico das atividades da escola. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras tarefas afins.

12 - Psicólogo

Elaborar e executar projetos e programas que visem à detecção, dentro das escolas e comunidades de problemas psicológicos em fase inicial e indicar medidas que melhorem seu condicionamento. Elaborar juntamente com os órgãos e entidades correlacionadas, programas que visem à abolição do uso de entorpecentes, bebidas alcoólicas e outros que vem em prejuízo a psique humana. Interceder juntamente com órgãos de saúde e ação social, junto à família de pacientes indicando alterações nos hábitos e procedimentos de forma que o paciente se sinta condicionada e proporcionando um melhor convívio ao paciente e familiares. Executar outras atividades correlatadas e aquelas para desempenho da atividade profissional.

B) CARGOS DE NÍVEL MÉDIO:

13 - Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte

Operar o trânsito no sentido de proporcionar uma fluidez constante e ininterrupta, utilizando para isso, sinalizações e gestos regulamentares. Exercer a fiscalização de vias, coletando dados para a melhoria da sinalização existente, executar a fiscalização do trânsito, autuar e providenciar a remoção dos veículos, cabíveis por infrações de circulação, estacionamento e parada, previsto no Código Brasileiro de Trânsito: observância fiel ao disposto nos art. 162 e 255 do CTB, advertindo ou autuando, quando houver infrações. Preencher documentação alusiva à infração de trânsito e transporte, recibo de entrega de veículos, termo de apreensão de CNH, etc.. Operar o trânsito quando da realização de eventos especiais, tais como shows, feiras atividades comunitárias. Providenciar e manter o isolamento de locais de acidentes em vias públicas. Providenciar desvio de trânsito quando a via pública estiver intransponível ou causando riscos à circulação, tais como: inundações, incêndios, obras e buracos. Orientar e fiscalizar o trânsito de pedestres. Utilizar corretamente o uniforme previsto para a função, bem como zelar pela apresentação pessoal. Portar os documentos e equipamentos, utilizando-os corretamente. Dirigir veículos e motos. Orientar, inspecionar e exercer a fiscalização nos calçamentos e logradouros públicos, sinaleiras e demarcações de trânsito. Controle de linhas de transportes coletivos, terminais, itinerários, tarifas, tabelas e horários, seu estado de conservação, segurança e higiene dos ônibus, veículos de transporte escolar e autos de aluguel (táxi) e demais serviços públicos de transporte existentes ou que venham a existir no Município. Controlar a operação de embarque e desembarque dos usuários de ônibus urbano e interurbano. Verificar o número de ônibus em serviço, exercendo o controle das estações e terminais do Município. Controlar a lotação de passageiros. Verificar a documentação de motoristas, cobradores e largadores em serviço. Estabelecer o controle em pontos de embarque de táxi. Emitir auto de infração. Prestar informações sobre o transporte público. Realizar outras tarefas afins.

14 - Monitor

Executar, sob supervisão técnica, atividades sócio-educativas nos Programas e Projetos na área da Assistência Social, voltados às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que mantêm vínculo com a família e comunidade e/ou prover os cuidados integrais para as pessoas em situação de risco social afastados do convívio familiar. As ações com crianças e adolescentes incluem: Abordagens no espaço da rua, atendimento direto em instituições de abrigagem, acompanhamento a programa sócio-educativo, orientar das medidas sócio-educativas em meio aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, e atuação em outros programas vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Executar atividades de apoio e acompanhamento diurno e noturno a crianças e adolescentes, respeitando os preceitos contidos na Lei 8069/90 ( Estatuto da Criança e do Adolescente). Executar atividades de orientação e recreação infantil. Executar atividades diárias Lúdicas e recreativas, trabalhos educacionais e artes diversas. Acompanhar crianças e adolescentes em atividades de lazer. Proceder, orientar e auxiliar crianças e adolescentes no que se refere à higiene pessoal. Auxiliar crianças e adolescentes na alimentação, servir refeições e zelar pela organização do ambiente. Auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, bem como observar a saúde e o bem estar das crianças e adolescentes, levando-as quando necessário para atendimento médico e ambulatorial. Orientar os pais quanto à higiene infantil, comunicando-lhes os acontecimentos do dia. Vigiar e manter a disciplina de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade, confiando-as aos cuidados de seu substituto ou dos responsáveis quando afastar-se ou ao final do período de atendimento. Apurar a freqüência diária e mensal das crianças e adolescentes. Ministrar medicamentos conforme prescrição médica, prestar primeiras socorros, cientificando o superior imediato da ocorrência. Levar ao conhecimento da chefia imediata qualquer incidente ou dificuldade ocorrida. Zelar e orientar o público alvo quanto às normas e procedimentos da instituição. Manter sigilo profissional. Acompanhar nas oficinas diversas e participar das reuniões de equipe. Participar de cursos de formação continuada e outros pertinentes a sua área de atuação. Executar tarefas afins.

15 - Professor Pré-Escola

Planejar e executar o trabalho docente, atendendo ás necessidades bio-psico-sociais de seus alunos. Promover formas de avaliação dos alunos considerando seu desenvolvimento global. Organizar o processo ensino/aprendizagem relativo a sua especialidade. Revisar permanentemente sua prática pedagógica. Participar do processo de planejamento das atividades da escola. Levantar e interpretar dados relativos á realidade de sua classe. Constatar necessidades e carência dos Alunos e encaminhar para atendimento. Participar das atividades de formação promovidos pela SMED. Integrar os órgãos complementares da escola. Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino. Executar outras atividades afins.

16 - Professor - Currículo por Atividades (CAT) - Séries Iniciais

Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar. Aplicar e corrigir provas. Cumprir o programa estabelecido. Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação dos alunos. Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais. Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas relacionadas com a educação física e artística. Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar. Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que haja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar. Comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos que necessitem de acompanhamento especial. Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação. Promover reuniões com os pais ou os responsáveis pelos alunos. Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxilio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas. Zelar pela segurança e integridade física dos alunos durante o horário escolar ou em passeios organizados pela escola. Restar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessária, a assistência médica adequada;

-incentivar nos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde. Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão municipal de saúde o surgimento de doenças contagiosas. Realizar serviço de apoio nas bibliotecas escolares. Realizar outras tarefas afins. Manter contato com os pais dos alunos, a fim de interessá-los nos problemas de educação e da vida escolar. Atender a convocação para reuniões com autoridades de ensino. Participar de atividades extraclasse. Incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propugnar pela criação de novas. Dirigir instituições escolares de acordo com determinação superior sem prejuízo dos trabalhos de classe. Manter registro das atividades de classe e delas prestar contas quando necessário ou solicitado. Manter atualizado o diário de classe e outros papéis referentes à vida escolar. Manter-se atualizado ao conhecimento da legislação do ensino, especificamente na do ensino primário. Manter-se atualizado em relação às técnicas de ensino. Usar material didático atual e adequado ao ensino ministrado. Sugerir medidas que visem à melhoria do sistema de ensino. Programar ou colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse da escola. Participar de reuniões de estudo. Integrar-se na coletividade a que serve a escolar. Participar de bancas julgadoras de provas em geral. Executar outras tarefas afins.

ANEXO III - DOS PROGRAMAS DAS PROVAS

LÍNGUA PORTUGUESA (para cargos de Nível Médio):

Estruturação do texto e recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase.

LÍNGUA PORTUGUESA (para cargos de Nível Superior)

Leitura e interpretação de textos. Significado contextual de palavras e expressões. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. Concordância verbal e nominal. Regência verbal, regência nominal, crase. Equivalência e transformação de estruturas. Pontuação. Ortografia e acentuação.

LEGISLAÇÃO (Para todos os cargos):

Constituição Federal - artigos Artigos 7º, 37, 38 , 39 e 41

Lei Municipal n.º 730/1994 atualizada até 31 de agosto de 2007

Didática e Estrutura (Para todos os cargos de Professores)

Lei n.º 9.394, de 20/12/1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 8.069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 10.639, de 09/01/2003 e Lei 11645/2008 - Alteração da Lei nº 9.394, de 20/12/1996, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e indígena e dá outras providências. Educação Brasileira: correntes e tendências. Enfoques da didática nas tendências pedagógicas e epistemológicas. Didática: democratização do ensino; formação de professores. Relação professor-aluno. Função do planejamento e projeto na prática educativa: Marco Referencial, Marco Doutrinal e Marco Operativo; Diagnóstico e Programação; Planejamento participativo. Objetivos Educacionais. Competências e Habilidades. Currículo Escolar. Avaliação: visão construtiva do erro; avaliação mediadora; avaliação - ação libertadora. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01 - Assistente Social

Fundamentos do trabalho profissional: natureza da profissão; significado do trabalho profissional; exercício profissional; fundamentos teórico-metodológicos. Serviço Social e Processos de Trabalho: trabalho do Assistente Social; objeto de trabalho; instrumentalidade; produtos do trabalho. Projeto Ético-político da Profissão: projeto profissional; fundamentos éticos do Serviço Social; aspectos jurídicos-políticos da profissão; instâncias político-administrativas da profissão. Atribuições privativas e Competências do Assistente Social: Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas, programas e Projetos sociais; Supervisão em Serviço Social; Pesquisa em Serviço Social; Assessoria em Serviço Social; Estudo Social; Parecer social. Políticas Sociais: seguridade social; direitos sociais e cidadania. Política Nacional de Assistência Social e SUAS: princípios e diretrizes; normas operacionais básicas; proteções afiançadas; eixos estruturantes; instrumentos de gestão do Sistema Único de Assistência Social; Controle Social. Política de Saúde e SUS: princípios e diretrizes; organização e gestão, controle social. Políticas Sociais e segmentos populacionais: Estatuto da Criança e adolescente; Estatuto do Idoso; Pessoa com Deficiência- PCD e acessibilidade.

02 - Biólogo

Biologia celular e molecular: membrana plasmática - estrutura e função; organelas celulares - origem, estrutura e função; estrutura e função do genoma; síntese protéica; divisão celular. Relação entre estrutura e função de proteínas; membranas biológicas; difusão, osmose, transporte de íons e macromoléculas através das membranas biológicas, bioeletrogênese, canais iônicos e potenciais de repouso e de ação, propagação dos potenciais e integração neural do organismo. Metabolismo celular: síntese de carboidratos e lipídios; respiração aeróbica e anaeróbica. Fotossíntese: reações fotoquímicas e bioquímicas; metabolismo C3, C4 e MAC.; fatores ambientais que interferem no processo fotossintético. Histologia e fisiologia comparada: classificação dos diferentes tecidos; aparelho circulatório, digestório, respiratório, urinário e reprodutor; sistema endócrino; revestimento cutâneo;. estudo da fisiologia sob a ótica comparativa e evolutiva das funções respiratória, circulatória, neural, endócrina, motora, nutritiva, digestória sensorial e excretora. Genética: genética mendeliana; herança extracromossômica; bases genéticas da diferenciação tissular e do desenvolvimento; dinâmica dos genes nas populações. Relações água-planta: potencial da água na planta e seus componentes; absorção de água e transpiração; mecanismo estomático. Nutrição mineral em plantas: mecanismos de absorção mineral; cinética de absorção mineral; rotas apoplástica e simplástica. Anatomia e Morfologia Vegetal: morfologia da raiz, caule e folha; morfologia da flor; Anatomia primária e secundária de raiz e caule; anatomia da folha; tecidos vegetais - estrutura e função. Sistemática vegetal: bactérias, algas, fungos e liquens: características gerais, aspectos evolutivos, ciclos biológicos, classificação, importância ecológica e econômica; briófitas, pteridófitas e gimnospermas: características gerais, aspectos evolutivos, ciclos biológicos, classificação, importância ecológica e econômica; magnoliófitos: ciclo biológico e características gerais. Sistemas de classificação contemporâneos e caracterização de classes, subclasses e principais famílias. Zoologia: sistemática, morfologia e anatomia comparada com enfoque evolutivo de protista, metazoários diploblásticos, acelomados, pseudocelomados e moluscos; sistemática, morfologia e anatomia comparada com enfoque evolutivo de anelídeos, artrópodes e equinodermados; chordata: origem e evolução dos principais grupos. Características morfológicas e comportamentais e seu valor adaptativo. Diversidade e distribuição geográfica de cada grupo. Ecologia: conceito, estrutura e dinâmica de ecossistema; ciclos biogeoquímicos; fatores ecológicos; ecologia dos principais ecossistemas do globo terrestre; estrutura e dinâmica de populações animais e vegetais; conceito de comunidade e seus atributos: composição e diversidade de espécies, organização e mudanças temporais e espaciais; interações intra e interespecíficas. Métodos em biologia: microscopia óptica e eletrônica; espectrofotometria; eletroforese; uso de radioisótopos; cromatografia.

03 - Professor de Ciências

O conhecimento cientifico: evolução histórica. Ensino de Ciências: evolução e contextualização na sociedade brasileira; o ensino de Ciências e as questões sociais: ambiente, saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. Relação entre os seres vivos e o ambiente: o homem e a sua ação sobre o ambiente; princípios básicos que regem as funções vitais dos seres vivos; relação entre estruturas e funções dos sistemas e suas adaptações ao meio; caracterização dos grandes grupos animais e vegetais. O corpo humano como um todo em equilíbrio: saúde e orientação sexual, desequilíbrios: endemias, drogas, desnutrição. Continuidade das espécies: evolução, reprodução, hereditariedade. Fundamentos teóricos da Química: conceitos, leis, relações e princípios básicos; interações e transformações químicas. Fundamentos teóricos da Física: conceitos, leis, relações e princípios básicos.

04 - Professor de Educação Artística Hab. Em Artes Visuais, Artes Plásticas e Artes cênicas

Artes Plásticas e Artes Visuais: História da arte ocidental e os paradigmas artísticos; Arte e os períodos históricos do Renascimento, Barroco e Romantismo; Movimentos artísticos no modernismo; Arte Contemporânea e a relação com os museus; História da arte brasileira - barroco, modernismo e o contemporâneo; História do ensino da arte no Brasil; produção artística e o ensino da arte; metodologias de ensino de Artes Visuais; visualidade e contextualização; educação visual; estudos culturais e projetos de trabalho; ensino formal e ensino não formal de Artes Visuais na relação com a cultura, Ensino da arte e suas tecnologias.

Artes Cênicas: história da encenação e da dramaturgia ocidental; teoria da atuação; jogo dramático

05 - Professor de Educação Artística Habilitação em Música

Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música, na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical.

06 - Professor de Língua Estrangeira - Espanhol

Leitura e compreensão de texto: Organização do texto e dos parágrafos. Idéias principais e idéias secundárias. Relação entre parágrafos e idéias do texto. Circunstâncias de tempo, modo, lugar, causa, finalidade, condição, etc. Empregos semânticos: Sentido denotativo e conotativo de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras de sentido equivalente e de oposição ao texto. Elementos gramaticais: O substantivo e o adjetivo: gênero, número e grau. O uso de determinantes do substantivo: o artigo, o demonstrativo e o possessivo. Os pronomes. O emprego do verbo: tempos e modos. Os advérbios e as locuções adverbiais. Uso de outras convenções: Acentuação gráfica. Uso das contrações "al" e "del". Substituição das conjunções "y" por "E" e de "o" por "U". Espanhol da Europa e Espanhol da América: unidade e diversidade lexical a partir de texto. O uso de "vos" (voseo) na Argentina e no Uruguai, principalmente.

07 - Professor de Geografia

O sistema solar, a Terra e a Lua. Fusos horários. Coordenadas geográficas, interpretação de mapas, escalas, projeções cartográficas e orientação. Sensoriamento remoto e geoprocessamento. Movimentos da Terra e suas conseqüências. A atmosfera: composição e camadas. Tempo e clima: elementos do clima, ventos e massas de ar, distribuição e tipos de clima. O ciclo hidrológico e a hidrografia. Poluição. Estrutura e evolução da Terra, a tectônica de placas, rochas e minerais. Agentes de formação do relevo. Classificação das formas de relevo. A sociedade e as transformações no relevo. Solos: formação, classificação e conservação. A vegetação e os biomas terrestres. Questões ambientais: locais, regionais e globais. Geografia da população. Os movimentos sociais urbanos e rurais e a mobilidade espacial da população. Sistemas agropecuários, problemas ambientais no espaço agrário, estrutura fundiária e reforma agrária. Estrutura urbana, problemas decorrentes da urbanização, tendências da urbanização, os sistemas urbanos. As atividades econômicas: agricultura e mercados agrícolas; recursos naturais, energéticos e minerais. Indústria e desenvolvimento industrial; Transportes; Redes e fluxos: a circulação de mercadorias e serviços, as redes de telecomunicações, os sistemas financeiros. A nova ordem mundial: transformações políticas e econômicas. Blocos econômicos e os sistemas comerciais, os grandes focos de tensão no mundo atual.

08 - Professor de História

Teoria e metodologia. Conceituação e periodização. Principais tendências historiográficas. Arqueologia e pré-história. Antigüidade Oriental e Antigüidade Ocidental (Grécia e Roma). O Cristianismo. A crise do Império Romano e os Reinos Bárbaros. O Feudalismo. O Império Bizantino. A sociedade árabe: origem e expansão do islamismo. As transformações do feudalismo e a transição para o capitalismo. Formação dos Estados Nacionais europeus: a Monarquia Absoluta e o Mercantilismo. O Renascimento. As Reformas Religiosas do século XVI. A expansão comercial e marítima européia. As sociedades ameríndias. A conquista européia da América: processos e conseqüências. Sociedades coloniais na América Latina. Brasil Colonial: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. O Iluminismo e a difusão das idéias liberais. A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII - capitalismo industrial e liberal. O processo de independência dos Estados Unidos da América. A Revolução Francesa. O Império Napoleônico, o Congresso de Viena e a Santa Aliança. O processo de independência das colônias americanas. O processo de independência do Brasil e a formação do Estado Monárquico (1808-1840). As revoluções liberais e os nacionalismos europeus do século XIX. O movimento operário e suas ideologias. A sociedade brasileira no século XIX: permanências e transformações (1840-1889). A sociedade norte-americana no século XIX: da Guerra de Secessão à expansão imperialista. As sociedades latino-americanas no século XIX. As transformações do capitalismo: o capitalismo monopolista e financeiro e a expansão imperialista. O advento da República no Brasil e a República Oligárquica (1889-1930). A África e a Ásia nos séculos XIX e XX: neocolonialismo e descolonização. As crises internacionais e a I Guerra Mundial. A Revolução Russa de 1917 e a formação da URSS. Os movimentos sociais e políticos no Brasil até 1930. A crise das democracias liberais, a crise de 1929 e a ascensão do nazifascismo. O Movimento de 1930 e o Estado Novo no Brasil. A II Guerra Mundial e a Reconstrução da Europa. A redemocratização do Brasil. A República brasileira de 1945 a 1964: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. As Artes e a Cultura - 1914-1990. A "Guerra Fria": capitalismo x socialismo. Revoluções do século XX: mexicana, cubana e chinesa. O golpe militar de 1964 no Brasil e o regime militar (1964-1984). A sociedade brasileira atual: mudanças e continuidades. A desintegração da URSS e a crise do Leste europeu. O novo contexto internacional: globalização e regionalização. A História no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

09 - Professor de Língua Estrangeira - Inglês

Análise e interpretação de texto. Questões relativas à: léxico, sintaxe, morfologia e semântica. Estrutura textual. Questões gramaticais: classes gramaticais de palavras; pronomes; verbos e tempos verbais (forma afirmativa, interrogativa e negativa); preposições; conjunções; advérbios; adjetivos (forma comparativa e superlativa); caso genitivo; verbos modais; número (singular e plural); fraseologias; idiomaticidade.

10 - Professor de Matemática

Números Inteiros. Números Racionais. Médias. Frações algébricas. Números Reais: dízimas periódicas, números irracionais, operações com números reais. Equações, sistemas de equações e inequações. Razões, proporções e porcentagem: grandezas direta e inversamente proporcionais, regras de três simples e composta, porcentagem e juros. Introdução à Álgebra: expressões algébricas, polinômios, operações com polinômios, produtos notáveis, fatoração. Geometria: ângulos, triângulos, congruências de triângulos, teorema de Tales, semelhança, quadriláteros, circunferências, secantes e tangentes, relações métricas no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras, trigonometria, polígonos regulares inscritos na circunferência, comprimento da circunferência, relações métricas na circunferência, áreas de polígonos, área do círculo. Funções: conceito de função, função constante, função do primeiro grau, função do segundo grau, gráfico de função. Resolução de problemas

11 - Professor de Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de textos. Coesão e coerência textuais. Significação contextual de palavras e expressões. Sinônimos, antônimos, hiperônimos. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Intertextualidade. Língua oral e escrita. Variação linguística. Norma padrão. Variedades de texto e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

12 - Psicólogo

1. Desenvolvimento normal: infância, adolescência e adultez. Psicopatologia - classificação internacional das doenças.

2. Avaliação psicológica: natureza e uso dos testes psicológicos. Entrevista clínica. Processo psicodiagnóstico.

3. Intervenção: estratégias e intervenções psicoterápicas. Terapia focal. Psicoterapia de apoio. Psicoterapia para o alcoolismo e outros comportamentos aditivos. Abordagens psicoterapêuticas para infância e adolescência. Modelo de intervenção parental para tratamento de crianças e adolescentes com problemas de comportamento. Família e doença mental. Rede social na prática sistêmica. Modalidades de atendimento grupal. Terapia comunitária.

4. Políticas públicas de saúde mental, álcool e outras drogas e voltadas para a infância e juventude.

5. Pesquisa: teoria, método e delineamento da pesquisa em Psicologia.

13 - Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte

1. Do sistema nacional de trânsito

2. Das normas gerais de circulação e conduta

3. Dos pedestres e condutores de veículos não motorizados

4. Da sinalização de trânsito

5. Dos veículos

6. Do registro de veículos

7. Do licenciamento

8. Da condução de escolares

9. Da condução de moto-frete

10. Da habilitação

11. Das infrações

12. Das penalidades

13. Das medidas administrativas

14. Do processo administrativo

15. Dos crimes de trânsito

14 - Monitor

1. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

2. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)

3. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

4. A Lei Orgânica da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS)

5. O trabalho em equipe multiprofissional

6. A questão da ética no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

7. Noções básicas de saúde da criança e do adolescente

15 - Professor de Pré-Escola

1. Legislação Educacional vigente e legislação específica da Educação Infantil: Constituição Federal de 1988; Emenda Constitucional 53/06; Emenda Constitucional 59/09; Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Resolução CNE/CEB 04/10 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/10 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Parecer CNE/CEB Nº 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 05/09 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Parecer CNE/CEB 020/09 - Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

2. Temas específicos da Educação Infantil:

Qualidade na Educação Infantil; Direito das crianças pequenas à Educação; Criança e infância; Planejamento na Educação Infantil; Proposta Pedagógica de instituições de Educação Infantil; Ação pedagógica na Educação Infantil; Relações entre a família e a escola na Educação Infantil; Currículo na Educação Infantil; Linguagens na Educação Infantil; Inclusão e diversidade na Educação Infantil; Avaliação na Educação Infantil; Literatura Infantil;Jogo, brinquedo e brincadeira na Educação Infantil; Corporeidade e saúde na Educação Infantil;Artes Visuais na Educação Infantil.

16 - Professor - Currículo por Atividades (CAT) - Séries Iniciais

Os estágios do desenvolvimento cognitivo. Alfabetização e letramento: lingüística, fala, escrita e leitura da criança. A função social da alfabetização hoje. As práticas da Língua Portuguesa: a leitura, a produção e escrita do texto, a análise lingüística e a sistematização do código. A função social da matemática hoje. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. A participação social do jovem na sociedade contemporânea. Alternativas de trabalhos didáticos com jovens. Mídia e Educação.

ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO E/OU CONDIÇÃO ESPECIAL PARA A REALIZAÇÃO DE PROVA OBJETIVA

À FAURGS - Setor de Concursos

NOME DO(A) CANDIDATO(A): __________________________________________________________________

N.º DE INSCRIÇÃO: ____________________

CARGO: _____________________________________________________________________

CONDIÇÃO: ( ) PORTADOR DE DEFICIÊNCIA ( ) NÃO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

Conforme disposto no itens 3.3.10 e 4.5 do Edital 71/2011, o candidato que necessitar de algum atendimento especial para a realização de provas deverá solicitá-lo POR ESCRITO, à FAURGS - Setor de Concursos, pessoalmente ou por meio de procurador, na Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43609, 3.º andar, Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, ou encaminhá-lo por SEDEX, remetido para a Caixa Postal 15.039, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, até três (3) dias úteis após o término das inscrições, ANEXANDO Laudo Médico (original) que comprove o tipo de necessidade, para que sejam tomadas as providências necessárias. O atendimento será feito na medida das possibilidades e levando em consideração a razoabilidade do pedido e as disposições do referido Edital.

Venho solicitar ATENDIMENTO ESPECIAL para a realização da PROVA ESCRITA OBJETIVA (explicitar abaixo o atendimento necessário com a devida justificativa)
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Porto Alegre, _____ de ________________ de 201_.

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Assinatura do Candidato