Prefeitura de João Lisboa - MA

Notícia:   146 vagas de até R$ 2.700,00 para a Prefeitura de João Lisboa - MA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO LISBOA

ESTADO DO MARANHÃO

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2008

O Prefeito do Município de JOÃO LISBOA, Estado do Maranhão, FRANCISCO EMILIANO RIBEIRO DE MENEZES, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, considerando o que dispõe o art. 37, incisos I e II da Constituição Federal, c/c o art. 19, incisos I e II da Constituição do Estado e o que dispõe a Lei Municipal nº 123/2008, deste Município.

RESOLVE

Art. 1º - Tornar pública a abertura de inscrições para a realização de CONCURSO PÚBLICO, destinado ao provimento dos cargos integrante do quadro do Poder Executivo Municipal oferecidos, num total de 146 (cento e quarenta e seis) vagas, conforme discriminação constante do ANEXO I deste Edital.

Art 2º - O CONCURSO PÚBLICO será realizado sob a responsabilidade da empresa CENTRO DE FORMAÇÃO SANTA BÁRBARA LTDA, Localizado à Rua Maranhão nº 04 - Centro - Imperatriz - Ma, CNPJ nº 01.869.390/0001-01, contratada com o fim específico para realização desse certame e da COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO, nomeada pela Portaria nº 36/08 - GAB - de 06 de Março de 2008.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 3º - As inscrições estarão abertas no período de 18/03 a 31/03/2008, no horário compreendido das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, inclusive no Sábado dia 29/03, na SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, localizada na Rua 1º de Maio S/N - Centro.

Parágrafo Único: A inscrição poderá ser feita pela Internet no endereço www.cfsantabarbara.com.br, onde estão disponibilizados para impressão, o boleto bancário (que deverá ser pago até o dia 01/04/08), e o Edital, contendo toda a regulamentação do Concurso, cabendo aos candidatos, que se utilizarem desse meio, observar os seguintes procedimentos:

a) Efetuar o pagamento do boleto bancário nas agências bancárias e postos lotéricos;

b) No último dia do período destinado às inscrições, o candidato deverá realizar a inscrição até às 23h00 (vinte e três horas), horário de Brasília;

c) Após o horário fixado na letra "b" deste item, o sistema de captação das inscrições deixará automaticamente de recebê-las;

d) O CENTRO DE FORMAÇÃO SANTA BÁRBARA, não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação e de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados;

e) A confirmação da inscrição do candidato estará disponível no site www.cfsantabarbara.com.br a partir do dia 07 de Abril, após a confirmação do pagamento no valor da inscrição na forma da letra "a" deste item pelo CENTRO DE FORMAÇÃO SANTA BÁRBARA.

f) À inscrição via internet será acrescido o valor de R$ 3,00 (três reais) referente a taxa bancária, que será inclusa no valor a ser pago via boleto bancário.

Art. 4º - São condições indispensáveis para a inscrição do candidato:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos na data da inscrição;

c) Estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações eleitorais e estar em dia com as obrigações militares (para o sexo masculino);

d) Não registrar antecedentes criminais;

e) Ter comprovante de escolaridade e habilitação para ingresso no cargo que concorrer, conforme descrito no Anexo I deste edital.

f) Não estar impedido de investidura em cargo ou emprego público e estar apto, físico e mentalmente, a exercer as funções do cargo que pleiteia;

g) Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

Art. 5º - No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

a) Cópia da Carteira de Identidade ou (Civil, Militar e, ou Profissional (CTPS));

b) Requerimento de inscrição, preenchido e assinado, sem rasuras, pelo candidato ou seu representante legal, conforme Anexo IV;

c) Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;

d) 02 (duas) fotografias 3x4 iguais;

§ 1º - O valor da taxa de inscrição está descrita no Anexo II deste Edital e deverá ser paga no ato da inscrição, no BANCO do BRASIL: Agência 3280-8 Conta Corrente: 1115-0, Favorecido: Centro de Formação Santa Bárbara.

§ 2º - É vedada a inscrição de candidatos com a apresentação parcial de documentos.

§ 3º - Para a inscrição feita por representante legal é indispensável a apresentação do Mandato Procuratório com fim específico, devidamente reconhecida a firma do outorgante.

Art. 6º - Não serão aceitas inscrições por via postal, condicional e/ou extemporânea.

Art. 7º - O candidato só poderá inscrever-se em um único cargo oferecido no ANEXO I deste Edital. Caso venha a se inscrever em mais de um, serão todas as inscrições consideradas nulas.

Art. 8º - Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de cargos, bem como não haverá devolução de taxas, sob qualquer hipótese.

Art. 9º - O cartão de identificação será entregue no ato da inscrição.

DAS INSCRIÇÕES PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Art. 10 - Será reservado aos portadores de necessidades especiais o correspondente a 5% (cinco por cento) das vagas do concurso, obedecendo a sua aprovação e nomeação aos demais requisitos previstos para todos os candidatos.

Art. 11 - Aos portadores de necessidades especiais que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultados no inciso VIII, do art. 37 da Constituição Federal e conforme o disposto na Lei 5.483/92, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, desde que a necessidade especial de que são portadores seja compatível com as atribuições do cargo cujo provimento concorrem.

Art. 12 - Consideram-se pessoas com necessidades especiais, aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. IV do Decreto 3.298/99.

Art. 13 - Nos termos estabelecidos pelo Decreto 3.298/99 de 20/12/99, o candidato portador de necessidades especial, deverá especificá-la e comprová-la no ato de sua inscrição.

Art. 14 - As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere aos conteúdos das provas, aos critérios e percentual de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas exigidas para todos os demais candidatos.

Art. 15 - O candidato inscrito como portador de necessidades especiais, deverá entregar no ato da inscrição, Laudo Médico, atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CDI.

Parágrafo Único: O candidato que efetuar sua inscrição via internet, deverá apresentar atestado ou laudo médico que especifique o grau ou nível da necessidade de que é portador nos dias 03 e 04/04/2008, no horário das 08:00 às 12:00 horas na Prefeitura Municipal, junto à Comissão de Concurso Público.

Art. 16 - O candidato portador de necessidade especial que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

Art. 17 - Não havendo candidatos aprovados para vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, estas serão preenchidas por candidatos não portadores de necessidades especiais com estrita observância da ordem classificatória.

DAS PROVAS

Art. 18 - As provas realizar-se-ão na sede do Município no dia 20 de Abril de 2008, das 9:00 às 13:00 horas, em local a ser publicado no dia 16 de Abril de 2008.

Art. 19 - O Concurso Público constará de prova escrita de caráter eliminatório, composta de 40 (quarenta) questões objetivas, com 04 alternativas cada, versando conforme o cargo sobre:

a) Assistente Social, Agrônomo, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista - PSF, Defensor Público, Enfermeiro, Enfermeiro - PSF, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico-Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico - PSF, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Veterinário - 15 (quinze) questões de português; 05 (cinco) questões de noções de informática e 20 (vinte) questões de conhecimento específico.

b) Professor de Educação Especial, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Matemática 6º ao 9º ano, Supervisor Escolar e Pedagogo - 15(quinze) questões de português; 05 (cinco) questões de noções de informática e 20 (vinte) questões de conhecimento específico.

c) Professor de 1º ao 5º ano e Professor de Educação Infantil - 10(dez) questões de português; 05(cinco) questões de matemática; 05(cinco) questões de noções de informática e 20(vinte) questões de conhecimento específico.

d) Aux. Administrativo, Aux. de Consultório Dentário, Oficineiras, Recepcionista e Telefonista - 10(dez) questões de português; 10(dez) questões de matemática; 05(cinco) questões de noções de informática e 15(quinze) questões de conhecimento gerais.

e) Técnico em Enfermagem - 1 0(dez) questões de português; 05(cinco) questões de matemática; 05(cinco) questões de noções de informática e 20(vinte) questões de conhecimento específico.

f) Carpinteiro e Pedreiro - 10(dez) questões de português; 10(dez) questões de matemática e 20(vinte) questões de conhecimento gerais.

g) Motorista - 1 0(dez) questões de português; 1 0(dez) questões de matemática e 20(vinte) questões de conhecimento gerais/específicos.

h) Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheira, Servente e Vigia - 10(dez) questões de português; 10(dez) questões de matemática e 20(vinte) questões de conhecimento gerais.

Art. 20- A prova escrita abrangerá o conteúdo programático definido no Anexo VII, que integra o presente Edital.

Art. 21 - O candidato inscrito deverá comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para seu início, munido de:

a) Cartão de Identificação;

b) Documento de identificação, conforme alínea "a" do art. 5º - Das Inscrições, com o qual se inscreveu no concurso;

c) Caneta esferográfica azul ou preta.

Art. 22 - Não será admitido no recinto o candidato que se apresentar fora do horário estabelecido na caput do artigo 21 o presente Edital.

Art. 23 - As provas terão duração de 04 (quatro) horas, não podendo o candidato ultrapassar este tempo, pois ao término desse horário, a prova será recolhida pelos fiscais de sala.

Parágrafo Único. O candidato somente poderá se retirar do local da prova após 1 (uma) hora do início da mesma.

Art. 24 - Após resolver todas as questões da prova, o candidato deverá marcar as respostas na Planilha-Resposta com caneta esferográfica azul ou preta e entregará ao fiscal da sala devidamente assinada no verso.

Art. 25 - A Planilha-Resposta não poderá ser substituída e é o documento oficial para a correção. O caderno de prova servirá apenas como rascunho, sendo sua devolução obrigatória aos fiscais de sala, ao término das provas.

Art. 26 - Para cada questão existirá apenas uma alternativa correta.

Art. 27 - Não serão computadas questões não assinaladas, bem como questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, sendo de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos das marcações feitas incorretamente.

Parágrafo Único - Na hipótese de anulada qualquer questão da prova escrita, o seu valor será computado em favor de todos os candidatos, inscritos naquele cargo.

Art. 28 - Não será permitida qualquer consulta de livros, códigos, manuais, impressos, apontamentos ou anotações, comunicação escrita e verbal entre candidatos, uso de calculadoras, notebooks, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, bip, Ipod, walkman, mp3 player ou outros meios que possam favorecer um candidato em detrimento de outro, inclusive a comunicação entre candidatos.

Art. 29 - Em hipótese alguma haverá segunda chamada para qualquer das provas e nenhum candidato poderá realizar a prova em locais diferentes daqueles definidos pela Comissão do Concurso.

Art. 30 - O candidato deverá observar atentamente todas as instruções constantes das capas das provas, não cabendo quaisquer reclamações posteriores.

Art. 31 - Será considerado excluído do CONCURSO PÚBLICO, por ato de presidente da Comissão, o candidato que:

a) Deixar de apresentar documentos que comprovem o atendimento a qualquer dos requisitos exigidos pelo presente Edital;

b) Fizer em qualquer documentação declaração falsa ou inexata;

c) Agir com incorreção ou descortesia, para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

d) For responsável por falsa identificação pessoal;

e) Utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do concurso;

f) Infringir a norma estabelecida no art. 28 do presente Edital.

DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

Art. 32 - Na correção das provas serão atribuídas notas de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos, valendo cada questão 02 (dois) pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver a quantidade mínima de 50% (cinqüenta por cento) de acertos.

§ 1º - Concorrerão a contagem de pontos por títulos os candidatos aos cargos de Assistente Social, Agrônomo, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista - PSF, Defensor Público, Enfermeiro, Enfermeiro - PSF, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico-Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico - PSF, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Matemática 6º ao 9º ano, Supervisor Escolar, Pedagogo, Professor de 1º ao 5º ano, Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Especial.

§ 2º - A avaliação de títulos, será aplicada somente aos candidatos habilitados na prova objetiva, e que apresentem juntamente com os mesmos a comprovação da Escolaridade Exigida.

§ 3º - A avaliação dos títulos será feita de acordo com os critérios estabelecidos no ANEXO III, deste Edital e terá caráter apenas classificatório.

Art. 33 - A classificação será feira por ordem decrescente de pontos.

Art. 34 - Em caso de igualdade de pontos, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:

a) Obtiver maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos ou Conhecimentos Gerais;

b) Obtiver maior número de pontos na prova de Português;

c) Obtiver maior número de pontos na prova de Matemática;

d) Tiver maior tempo no serviço público;

e) Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato mais idoso.

Art. 35 - O resultado final do concurso e classificação dos candidatos deverão ocorrer dentro de 30 (trinta) dias úteis contados da aplicação das provas e depois de homologado pelo Prefeito Municipal, será publicado no Diário Oficial do Estado.

DA ADMISSÃO DOS CANDIDATOS

Art. 36- A convocação para admissão dos candidatos aprovados no CONCURSO PÚBLICO obedecerá à ORDEM DECRESCENTE DE CLASSIFICAÇÃO.

Art. 37 - O candidato nomeado deverá satisfazer aos requisitos legais para a posse em cargo público, conforme a legislação em vigor e as normas previstas neste Edital, devendo fazer a comprovação de escolaridade (Diploma, Certificado, ou Declaração de conclusão da escolaridade exigida) e habilitação para ingresso no cargo que concorreu.

Art. 38 - O candidato convocado terá 30 (trinta) dias corridos para manifestar-se expressamente sobre a aceitação ou não do cargo, trazendo consigo a documentação exigida para sua nomeação em caso de aceitação. O seu não pronunciamento implicará na desistência de sua habilitação no concurso público.

Parágrafo Único - Os documentos originais comprobatórios discriminados no art. 4º deste Edital serão exigidos apenas aos habilitados e convocados para nomeação.

Art. 39 - O candidato aprovado e classificado será convocado para nomeação através de Edital divulgado pela imprensa e/ou afixado no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Administração de João Lisboa-MA.

Art. 40 - O candidato convocado para a nomeação e que não aceitá-la será considerado desistente, perdendo o direito à nomeação. A sua substituição dar-se-á pelo candidato imediatamente subseqüente na lista de classificação para o mesmo cargo.

Art. 41 - O não pronunciamento do candidato convocado para nomeação no prazo referido no art. 38, implicará desistência e, facultará a convocação do candidato colocado logo a seguir na lista de classificação para o cargo.

Art. 42 - A Prefeitura Municipal, reserva-se o direito de chamar os candidatos aprovados na medida de suas necessidades, respeitando a ordem de classificação e o número de vagas (mínimas) estabelecidos neste Edital.

Parágrafo Único - Na hipótese de surgirem novas vagas, a Prefeitura Municipal de João Lisboa-MA., através da Secretaria Municipal de Administração, observando o prazo de validade do concurso, poderá fazer convocações de candidatos aprovados, obedecendo rigorosamente a Ordem de Classificação para o cargo respectivo

Art. 43 - O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço junto à Prefeitura Municipal.

Art. 44 - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a partir da publicação do Edital de Homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

DOS RECURSOS

Art. 45 - O candidato poderá interpor recurso, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da divulgação da classificação dos aprovados.

Art. 46 - O recurso deverá ser dirigido ao CENTRO DE FORMAÇÃO SANTA BÁRBARA e/ou à COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO contratada e nomeada, respectivamente, nos termos do Artigo 2º deste Edital.

§ 1º - Não haverá em hipótese alguma vista de provas.

§ 2º - O Recurso deverá estar devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem revisados, e constar do mesmo o nome do candidato, número de Inscrição, cargo a que concorre e endereço para correspondência.

§ 3º - Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo estipulado neste Edital.

Art. 47 - Findo o prazo de impetração de recursos, a Comissão terá 72 (setenta e duas) horas para examinar e pronunciar-se sobre as questões suscitadas, devendo notificar o(s) candidato(s) autores mediante divulgação local.

Parágrafo Único - Caso seja considerado procedente o recurso, se isso resultar em alterações nos resultados, a Comissão publicará nova relação de aprovados, não cabendo mais recursos a nível administrativo nesta fase.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 48 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no Edital.

Art. 49 - O Edital será fixado no quadro de aviso da prefeitura Municipal de João Lisboa-MA.

Art. 50 - A aprovação e a classificação no CONCURSO PÚBLICO geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à admissão, nos limites das vagas constantes deste Edital, observadas as disposições legais, o interesse e conveniência do Poder Executivo Municipal.

Art. 51 - A inscrição no Concurso Público implicará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital e nos Anexos que o integram.

Art. 52 - A inexatidão das informações ou irregularidades dos documentos, ainda que verificadas em qualquer fase do processo, eliminará o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

Art. 53 - Quaisquer alterações das disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de Nota Oficial, a ser divulgada pelos órgãos de comunicação e/ou afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de João Lisboa-MA.

Art. 54 - Os casos omissos serão resolvidos exclusivamente pela Comissão Especial de Concurso.

Art. 55 - Publique-se no local de costume.

GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JOÃO LISBOA-MA, AOS 13 (TREZE) DIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2008.

FRANCISCO EMILIANO RIBEIRO DE MENEZES
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I - DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / LOCALIDADES / VAGAS

CARGOS

LOCALIDADES

VAGAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

MUÇAMBÊ

01

ASSENTAMENTO SÃO BENEDITO01

PROFESSOR DE 1º AO 5º ANO

VILA TIBURCIO

02

CAPEMBA

05

ASSENTAMENTO SÃO BENEDITO

02

MUÇAMBÊ

04

PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL

PINDORAMA

01

VILA TIBÚRCIO

01

CAPEMBA

02

ASSENTAMENTO SÃO BENEDITO

01

MUÇAMBÊ

01

BOM LUGAR

02

VIGIA

BREJO DO MEIO

01

VILA TIBÚRCIO

01

ASSENTAMENTO SÃO BENEDITO

01

MUÇAMBÊ

01

BOM LUGAR

01

LAGOA DA ONÇA

01

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

PINDORAMA
- DM -* 01 VAGA

06

BOM LUGAR
- DV -* 01 VAGA
- DM -* 01 VAGA

(SEDE)
- DM -* 01 VAGA
- DA -* 01 VAGA
- DV -* 01 VAGA

SUPERVISOR ESCOLAR

SEDE

08

PROFESSOR DE INGLÊS

BOM LUGAR

01

SEDE01

PROFESSOR DE MATEMÁTICA 6º A 9º ANO

CAPEMBA

01

BOM LUGAR

01

MUÇAMBÊ

01

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SEDE

02

PEDAGOGO

SEDE

01

CARGOS ESPECÍFICOS DA SECRETARIA DE SAÚDE

CARGOS

VAGAS

AUX. DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

08

TÉCNICO DE ENFERMAGEM-PSF

08

DENTISTA

08

ENFERMEIRO

08

MÉDICO

08

CARGOS E VAGAS PARA LOTAÇÃO NAS DEMAIS SECRETARIAS MUNICIPAIS

CARGOS

VAGAS

ASSISTENTE SOCIAL

01

AGRÔNOMO

01

CIRURGIÃO DENTISTA

01

DEFENSOR PÚBLICO

02

ENFERMEIRO

02

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

01

FISIOTERAPEUTA

01

MÉDICO - CLÍNICO GERAL

01

MÉDICO - PEDIATRA

01

NUTRICIONISTA

01

PSICÓLOGO

01

TERAPEUTA OCUPACIONAL

01

VETERINÁRIO

02

AUX. OPERAC. DE SERV. GERAIS

08

CARPINTEIRO

01

COVEIRO

01

COZINHEIRA

03

MOTORISTA

01

OFICINEIRAS

01

PEDREIRO

01

RECEPCIONISTA

10

SERVENTE

01

TELEFONISTA

05

AUX. OPERACIONAL DE SERVIÇOS GERAIS - POR LOCALIDADE-

BOM LUGAR

01

PINDORAMA

01

BREJINHO

01

CABEMBA D´ÁGUA

01

VILA TIBURCIO

01

SÃO RAIMUNDO

01

CENTRO DOS CARLOS

01

ANEXO II
QUADRO DE VAGAS, CARGA HORÁRIA, SALÁRIOS, INSCRIÇÃO E ESCOLARIDADE

CÓDIGO - CARGOS

VAGAS

CH

SALÁRIO

INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE

1007 - ASSISTENTE SOCIAL

01

20h

R$ 1.000,00

R$ 70,00

Graduação em Serviço Social: ou 50% do curso concluído

1449 - AGRÔNOMO

01

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Agronomia

1015 - CIRURGIÃO DENTISTA

01

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Odontologia

1023 - DEFENSOR PÚBLICO

02

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Direito

1031 - ENFERMEIRO

02

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Enfermagem: ou 50% do curso concluído

1040 - FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

01

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Grad. em Farmácia Bioquímica

1058 - FISIOTERAPEUTA

01

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Fisioterapia: ou 50% do curso concluído

1066 - MÉDICO - CLÍNICO GERAL

01

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Medicina

1074 - MÉDICO - PEDIATRA

01

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Medicina

1082 - NUTRICIONISTA

01

20h

R$ 1.000,00

R$ 70,00

Graduação em Nutrição: ou 50% do curso concluído

1090 - PSICÓLOGO

01

20h

R$ 1.000,00

R$ 70,00

Graduação em Psicologia

1104 - TERAPEUTA OCUPACIONAL

01

20h

R$ 1.000,00

R$ 70,00

Grad. em Terapia Ocupacional

1112 - VETERINÁRIO

02

20h

R$ 1.200,00

R$ 70,00

Graduação em Veterinária

1120 - AUX. OPERAC. DE SERV. GERAIS

08

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

AUX. OPERACIONAL DE SERV. GERAIS

1139 - BOM LUGAR

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1147 - PINDORAMA

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1155 - BREJINHO

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1163 - CAPEMBA D´ÁGUA

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1171 - VILA TIBÚRCIO

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1180 - SÃO RAIMUNDO

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1198 - CENTRO DOS CARLOS

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1201 - COVEIRO

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1210 - COZINHEIRA

03

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1228 - CARPINTEIRO

01

40h

R$ 600,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Completo

1236- OFICINEIRAS

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Médio Completo

1244 - PEDREIRO

01

40h

R$ 600,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Completo

1252 - RECEPCIONISTA

10

40h

R$ 450,00

R$ 30,00

Ensino Médio Completo

1260 - SERVENTE

01

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1279 - TELEFONISTA

05

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Médio Completo

1287 - VIGIA

06

40h

R$ 380,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Incompleto

1295 - AUX. ADMINISTRATIVO

02

40h

R$ 450,00

R$ 30,00

Ensino Médio Completo

1309 - MOTORISTA

01

40h

R$ 450,00

R$ 30,00

Ensino Fundamental Completo

1317 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (SEDE))

06

20h

R$ 514,00

R$ 40,00

Nível Superior Completo / Curso na Área

1325 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

02

20h

R$ 514,00

R$ 40,00

Nível Superior ou 50% Concluído

1333 - PROFESSOR DE INGLÊS

02

20h

R$ 514,00

R$ 40,00

Ensino Superior em Letras/Inglês ou 50% do curso concluído

1341 - PROFESSOR DE MATEMÁTICA 6º AO 9º ANO

03

20h

R$ 514,00

R$ 40,00

Ensino Superior em Matemática ou 50% do curso concluído

1350 - PROFESSOR DE 1º AO 5º ANO

13

20h

R$ 437,00

R$ 40,00

Ensino Médio em Magistério

1368 - PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL

08

20h

R$ 437,00

R$ 40,00

Ensino Médio em Magistério

1376 - SUPERVISOR ESCOLAR

08

20h

R$ 800,00

R$ 50,00

Nível Superior em Pedagogia ou 50% do curso concluído

1384 - PEDAGOGO

01

20h

R$ 1.000,00

R$ 50,00

Nível Superior em Pedagogia com Esp. em Psicopedagogia ou 50% Concluído

CARGOS ESPECÍFICOS DA SECRETARIA DE SAÚDE

CÓDIGO - CARGOS

VAGAS

CH

SALÁRIO

INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE

1392 - AUX. DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-PSF

08

40h

500,00

30,00

Nível Médio Completo

1406 - TÉCNICO DE ENFERMAGEM-PSF

08

40h

500,00

30,00

Curso Técnico em Enfermagem

1414 - CIRURGIÃO DENTISTA-PSF

08

40h

1.700,00

70,00

Graduação em Odontologia

1422 - ENFERMEIRO-PSF

08

40h

1.900,00

70,00

Graduação em Enfermagem

1430 - MÉDICO-PSF

08

40h

2.700,00

70,00

Graduação em Medicina

ANEXO-III
TÍTULOS

CRITÉRIOS PAR AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

DESCRIÇÃO

VALOR UNITÁRIO DE PONTOS

VALOR MÁXIMO DE PONTOS

OBSERVAÇÃO

Doutorado na área para a qual está concorrendo.

4,5

4,5

Considerar até 01 (um) curso.

Mestrado na área para a qual está concorrendo.

3,5

3,5

Considerar até 01 (um) curso.

Certificado de Especialização (Concluída) na área para a qual está concorrendo (mínimo de 360h).

2,5

7,5

Considerar até 03 (três) cursos.

Experiência exercida em cargo, emprego ou função pública ou privada na área específica para a qual está concorrendo (período não coincidentes de 12 meses).

1,5

4,5

Serão computados 1,5 (um e meio) pontos para cada 12 meses de experiência comprovada até 03 (três) anos.

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

20,00

-

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA OS CARGOS: PROF. DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROF. DE EDUC. FÍSICA, PROF. DE INGLÊS, PROF. DE MATEMÁTICA 6º AO 9º ANO, SUPERVISOR ESCOLAR E PEDAGOGO

DESCRIÇÃO

VALOR UNITÁRIO DE PONTOS

VALOR MÁXIMO DE PONTOS

OBSERVAÇÃO

Doutorado na área para a qual está concorrendo.

4,0

4,0

Considerar 01 (um) curso.

Certificado de Especialização na área para a qual está concorrendo (mínimo de 360h).

3,0

3,0

Considerar 01 (um) curso.

Curso de aperfeiçoamento na área de Educação (duração mínima de 60h).

2,0

6,0

Considerar até 03 (três) cursos

Participação em Seminários, Fóruns e Jornada Pedagógica na área de Educação, mínimo 40h.

1,0

3,0

Considerar até 03 (três) seminários

Exercício da função docente em Escola Pública ou Privada (período mínimo de 12 meses não coincidentes).

1,00

4,0

Será computado 1,0 (um) ponto para cada 12 meses de exercício da função docente até 04 (quatro anos).

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

20,00

 

 

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA OS CARGOS: PROF. DE 1º AO 5º ANO E PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DESCRIÇÃO

VALOR UNITÁRIO DE PONTOS

VALOR MÁXIMO DE PONTOS

OBSERVAÇÃO

Curso de aperfeiçoamento (Capacitação) na área de Educação (duração mínima de 60h).

2,0

6,0

Considerar até 03 (três) cursos

Participação em Seminários, Fóruns e Jornada Pedagógica na área de Educação, mínimo de 40h.

1 ,0

3,0

Considerar até 03 (três) seminários

Exercício da função docente em Escola Pública ou Privada (período não coincidente de 12 meses).

1,00

4,0

Serão computados 1,0 (um) ponto para cada 12 meses de exercício da função docente 04 (quatro anos).

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS13,00-

ANEXO V
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS FÍSICAS

Nome do candidato: _________________________________________________ Cargo: ___________________________ Cód. Cargo ____________ vem REQUERER VAGA ESPECIAL COMO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS, apresentou LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência de que é portador:__________________________________________________________;

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID ________________________________;

Nome do Médico Responsável pelo laudo:______________________________________________________;

(OBS: Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres).

É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO com CID, junto a esse requerimento.

Data: ____ de _________________ de 2008

Assinatura do Candidato _________________________________

ANEXO VI
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DATA

EVENTO

18 a 31 de Março de 2008

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

01 de Abril de 2008

ÚLTIMO DIA DE PAGAMENTO PARA INSCRIÇÕES VIA INTERNET

03 e 04 de Abril de 2008

PRAZO PARA PORTADORES DE NEC. ESPECIAIS APRESENTAREM LAUDO MÉDICO OU ATESTADO

07 de Abril de 2008

DISPONIBILIZAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS INSCRITOS VIA INTERNET

16 de Abril de 2008

DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

20 de Abril de 2008

APLICAÇÃO DAS PROVAS

25 de Abril de 2008

DIVULGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL

09 de Maio de 2008

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO PROVISÓRIO PARA OS CARGOS QUE TERÃO PROVAS DE TÍTULOS

12 e 13 de Maio de 2008

RECEBIMENTO DOS TÍTULOS

20 de Maio de 2008

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO

ANEXO VII
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO = 40 QUESTÕES

CARGOS: AUX. OPERAC. DE SERVIÇOS GERAIS, COVEIRO, COZINHEIRA, SERVENTE, VIGIA.

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Compreensão de Textos. Fonemas. Divisão silábica. Ortografia: Emprego do Z, X, S, G e J. Acentuação Gráfica. Separação de sílabas, uso e colocação de classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, número e pronome; ocorrência da crase; pontuação; confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa; sinônimos e antônimos; gênero: masculino e feminino.

MATEMÁTICA: Conjuntos: Números Inteiros e Naturais; Operações fundamentais: Adição. Subtração. Multiplicação. Divisão. Problemas envolvendo as quatro operações. Noções de área, volume e massa; Problemas, Regra de três simples; Juros simples; Leitura e escrita de números; Sistema decimal de medidas; Porcentagem, dúzia, dezena, grandezas e suas medidas.

CONHECIMENTOS GERAIS: História Geral do Brasil, Estado do Maranhão: suas Riquezas e Costumes. As regiões brasileiras. Principais Problemas Brasileiros. A Ação do Homem Sobre os Recursos Naturais e Suas Conseqüências. Educação Ambiental. Produção e o Consumo.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO = 40 QUESTÕES

CARGOS: CARPINTEIRO, PEDREIRO, *MOTORISTA(Conhec. Gerais/Específicos)

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras (Substantivo, Adjetivo, Plurais dos nomes compostos, Pronome, Verbo, Artigo, Numeral, Advérbio, Preposição, Interjeição e Conjunção) e suas flexões. Prefixos e sufixos. Palavras denotativas. Regras gerais de concordância nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Frases (negativa, exclamativa, interrogativa e afirmativa).

MATEMÁTICA: Conjuntos (noção, igualdade desigualdade, tipos, pertence e não pertence, subconjuntos, união e interseção); números naturais; operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); sistema de numeração decimal; sistema monetário brasileiro; sentenças matemáticas (equações de 1º grau); frações; números decimais; porcentagem; problemas; medida de comprimento; medida de superfície; medida de volume; medida de massa; medida de capacidade; medida de tempo; números fracionários; razão e proporção; regra de três simples e composta, juros simples, Máximo Divisor Comum e Mínimo Divisor Comum.

CONHECIMENTOS GERAIS: História Geral do Brasil; Estado do Maranhão, suas Riquezas e Costumes. As regiões brasileiras. Principais Problemas Brasileiros. A Ação do homem sobre os recursos naturais e suas conseqüências. Educação ambiental. Produção e o consumo, Fatos da atualidade que marcaram o Brasil e o mundo nos campos (social, político e econômico).

CARGO - MOTORISTA (Conhecimentos Gerais + Conhecimentos Específicos)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Legislação e normas de trânsito; Sinais e placas de orientação; Peças e componentes de automóveis de pequeno, médio e grande porte. Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Ferramentas obrigatórias. Diagnóstico de falhas de funcionamento dos equipamentos. Código Nacional de Trânsito.

NÍVEL MÉDIO COMPLETO = 40 QUESTÕES

CARGOS: AUX. ADMINISTRATIVO, AUX. DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, OFICINEIRAS, RECEPCIONISTA, TÉC. EM ENFERMAGEM*, TELEFONISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos. Fonética: fonemas. Divisão silábica. Ortografia: Emprego do Z, X, S, G e J. Acentuação gráfica: Regras de Acentuação. Morfologia: Substantivo (gênero e número). Pronomes (classificação). Verbos (flexão verbal, conjugação verbal no modo indicativo). Sintaxe: Noções básicas de concordância nominal e verbal. Ocorrência de crase; Termos da Oração; Variação Lingüística: emprego da linguagem formal e da informal; Pontuação; Ortografia oficial; Linguagem e suas funções.

MATEMÁTICA: Conjuntos: Noções de conjuntos. Conjuntos Numéricos. Subconjuntos, igualdade, reunião, interseção. Operação com números naturais: operações fundamentais. Expressões com números naturais. Divisibilidade. MDC e MMC. Números racionais: Operações fundamentais com frações. Números decimais: Operações com números decimais. Noções de porcentagem. Potenciação. Proporcionalidade. Juros simples e compostos. Equação de 1º e 2º Grau. Trigonometria e Geometria - área e volume. Regra de três simples e composta.

INFORMÁTICA: Noções sobre o computador e seus componentes; periféricos; dispositivos de entrada e saída de dados; dispositivos de armazenamento de dados; noções sobre programas (Word, Excel, PowerPoint, Windows Explorer,) noções sobre sistemas operacionais (Windows e Linux); noções sobre internet, como fator de pesquisa e comunicação, e conhecimento sobre os programas mais utilizados para comunicação via internet. (As questões serão elaboradas levando em conta todas as versões de softwares dos anos de 1995 até a atualidade).

CONHECIMENTOS GERAIS: PARA OS CARGOS DE AUX. ADMINISTRATIVO, AUX. DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, OFICINEIRAS, RECEPCIONISTA e TELEFONISTA - Brasil: Situação e organização regional; Limites e pontos extremos; Utilização do espaço: As regiões brasileiras, suas culturas, tradições, tipos de clima e vegetação. Estudo dos rios e regiões e localização dos principais rios brasileiros; A Economia Brasileira e seus avanços; Principais problemas brasileiros; A ação do homem sobre os recursos naturais e suas conseqüências; A meio ambiente (dados atuais e principais acontecimentos no Brasil e no mundo); Problemas ecológicos do meio rural; Conhecimentos gerais sobre: economia e política da América do Sul.

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Conceituação e descentralização do Sistema Único de Saúde. Saúde e Humanização. Programa de Saúde da Família: conceitos, estruturas e protocolos básicos. Lei Federal 8080, de 19.09.90, Lei Federal 8142, de 28.12.90. Código de ética profissional. Demais leis que regulamentam o exercício profissional. Clínica médica cirúrgica. Enfermagem em obstetrícia e pediatria. Saúde Pública. Noções básicas de anatomia humana. Patologia: sinais, sintomas e conceito. Fármaco: conceitos e tipos; administração dos medicamentos. Higiene e saúde. Curativos: conceitos, objetivos, tipos e técnicas. Esterilização: Objetivos, métodos e procedimentos específicos. Urgência e emergência. Centro cirúrgico e de material: principais elementos e procedimentos. Unidade de tratamento Intensivo: principais elementos e procedimentos.

NÍVEL SUPERIOR = 40 QUESTÕES

CARGOS: ASSISTENTE SOCIAL, AGRÔNOMO, CIRURGIÃO DENTISTA, DEFENSOR PÚBLICO, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO-CLÍNICO GERAL, MÉDICO-PEDIATRA, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, TERAPEUTA OCUPACIONAL, VETERINÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos Diversos; Textualidade: Coesão e Coerência; Funções da Linguagem; Gêneros Textuais; Variação Lingüística; A semântica da frase: Noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia e ambigüidade; Fonética: fonemas e Encontros vocálicos. Ortografia. Acentuação gráfica. Morfologia: Substantivo (gênero e número). Pronomes (classificação). Verbos (flexão verbal, conjugação verbal no modo indicativo). Sintaxe: Noções básicas de concordância nominal e verbal.

INFORMÁTICA: Noções sobre o computador e seus componentes; periféricos; dispositivos de entrada e saída de dados; dispositivos de armazenamento de dados; noções sobre programas (Word, Excel, PowerPoint, Windows Explorer,) noções sobre sistemas operacionais (Windows e Linux); noções sobre internet, como fator de pesquisa e comunicação, e conhecimento sobre os programas mais utilizados para comunicação via internet. (As questões serão elaboradas levando em conta todas as versões de softwares dos anos de 1995 até a atualidade).

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O Estado e a Política Social: Concepção de Política Social. A Política Social nos setores: Saúde, Habitação, Menor, Idoso, Trabalho, Assistência Pública; A Política e os Movimentos Sociais. O Serviço Social como Instrumento da Política Social. A Instituição e o Serviço Social: Concepção de Instituição. A Prática Profissional do Assistente Social na Instituição - possibilidades e limites. A Instituição e os Movimentos Sociais. Metodologia do Serviço Social. Métodos utilizados na Ação Direta com Indivíduos, Grupos e Segmentos Populacionais - Instrumentos e Técnicas. O Serviço Social e a Assistência Social. Administração e Serviço Social: Concepção de Burocracia. As Instituições Burocráticas e o Serviço Social. O Assistente Social no desempenho das Funções Administrativas. Ética e Serviço Social: A Ética Social e a Ética Profissional e sua aplicação face ao binômio instituição-cliente. Os valores universais da Profissão e seus aspectos Éticos Normativos. Os Preceitos Éticos enquanto Princípios e Diretrizes norteadoras da Prática Profissional.

CARGO: AGRÔNOMO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Produção vegetal: Conhecimentos básicos sobre práticas culturais, pragas, doenças e tratamento Fitossanitário das seguintes explorações: café, algodão, cana-de-açúcar, seringueira, citrus, fruticultura tropical, milho, feijão e amendoim. Extensão rural: Conceitos; Linhas de extensão rural; Elementos essenciais de diagnóstico para fins de programas, desenvolvimento e trabalho em microbacias hidrográficas; Noções de comunicação rural. Preservação de Recursos Naturais: Silvicultura e arborização urbana; Manejo da água: irrigação e drenagem; Solo: gênese, classificação, capacidade de uso, práticas de conservação, erosão e seu controle; Mecanização Agrícola; Fertilidade do solo; Calagem e Adubação. Sócio econômico: Crédito Rural: Legislação, classificação do crédito rural; Seguro Rural: Cultura segurada, sistema indenizatório, taxas de prêmio e perícias. Produção, preparo e conservação de sementes e mudas: Conceitos de sementes e mudas; Características das sementes; Produção de sementes genéticas, básicas e certificadas; Análise de sementes; Propagação vegetativa. Produção animal: Bovinocultura de corte e leite; Formação e manejo de pastagens: Fenação e Ensilagem. Horticultura.

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Exame de cavidade bucal: anamnese, exame clínico, exames complementares. Anatomia de cabeça e pescoço. Fisiopatologia da mastigação e A.T.M.. Etiopatogenia da cárie dental. Semiologia e tratamento das afecções dos tecidos moles bucais. Semiologia e tratamento da cárie dentária. Preparo cavitário. Materiais odontológicos: forradores e restauradores. Etiopatogenia e prevenção de doenças periodontais. Interpretação radiográfica. Cirurgia menor em odontologia. Terapêutica e farmacologia odontológica de interesse clínico. Pulpopatia: diagnóstico e tratamento. Anestesias locais em odontologia. Exodontias: indicações, contrai ndicações, tratamento dos acidentes e complicações. Traumatismos dentoalveolares: diagnóstico e tratamento. Noções sobre Traumatologia. Odontologia Preventiva e Saúde Pública. Noções de Odontopediatria.

CARGO: DEFENSOR PÚBLICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Direito Administrativo: ato administrativo (modalidades, revogação, anulação); poder de polícia; pessoas jurídicas do poder público interno; licitação e contratos administrativos (Lei 8.666/93); servidor público (carreira, cargo, hierarquia disciplina) processo e procedimento administrativo; desapropriação; a dívida ativa do município; controle externo dos atos da administração; Lei complementar 101/2000. DIREITO CONSTITUCIONAL: direitos e garantias individuais; direitos sociais; poder executivo; poder legislativo e pode judiciário; a União, o Estado e o Município (competências e atribuições); domínio público; administração pública (princípios que a regem); Lei Orgânica do Município. DIREITO TRIBUTÁRIO: tributos em geral; tributos de competência do município; imunidade; isenção; anistia; remissão e compensação. DIREITO PENAL: crimes contra a administração pública. DIREITO PROCESSUAL CIVI: princípios do processo civil; a fazenda pública em juízo; execução fiscal; mandado de segurança; ação popular; ação civil pública; ação rescisória; medidas cautelares; ação monitória; litisconsórcio; recursos; competência dos Tribunais e prazos. DIREITO DO TRABALHO: salário e remuneração; jornada de trabalho; férias; contrato de trabalho; recursos, prazos e exceções.

CARGO: ENFERMEIRO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos de enfermagem - Técnicas básicas. Enfermagem médico-cirúrgico - Assistência de enfermagem em doenças transmissíveis, ações de vigilância epidemiológica e imunizações. Assistência de enfermagem em doenças crônico-degenerativas. Atuação de enfermagem em central de material. Enfermagem em urgência e emergência - primeiros socorros. Administração aplicada à enfermagem - conceitos e princípios básicos. Trabalho em equipe. Processo administrativo: planejamento, supervisão, coordenação e avaliação. Deontologia de enfermagem. Lei do exercício profissional. Políticas de saúde - Sistema Único de Saúde - SUS. Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Enfermagem na Assistência à saúde do trabalhador - Vigilância em saúde do trabalhador - epidemiológica, sanitária. Higiene e segurança do trabalho - doenças profissionais, saúde mental e trabalho, toxicologia ambiental e ocupacional. Legislação em segurança e medicina do trabalho.

CARGO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Farmácia Ambulatorial e Hospitalar: seleção, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e correlatos; Controle de estoque de medicamentos e correlatos; Assistência Farmacêutica; Comissão de farmácia e terapêutica; Relação de medicamentos essenciais; Comissão de controle de infecção hospitalar; Noção de licitação para compra de medicamentos; Central de abastecimento farmacêutico-CAF; Material médico-cirúrgico hospitalar; Farmacovigilância; Legislação sanitária em farmácia hospitalar; Farmacologia Geral: mecanismos gerais de farmacocinética; farmacodinâmica; Interações medicamentosas; Efeitos adversos: grupos especiais de medicamentos: anti-hipertensivos; hipoglicemiantes, antiinflamatórios, antibióticos, antineoplásicos e antiviaris; Toxicologia dos fármacos; Farmacologia clínica; Farmacotécnica: formas farmacêuticas; vias de administração de fármacos; nutrição parenteral. Bioquímica - preparo de soluções: percentagem; normalidade; molaridade; concentração. Padronização e controle de qualidade: Lei de Lambert-Beer; curva e fator de calibração. Padrões. Fotometria: conceitos gerais; fotocolorimetria e espectrofotometria; fotometria de chama. Dosagens bioquímicas no sangue: métodos clássicos; métodos enzimáticos. Eletroforese: definição de termos técnicos; materiais e reagentes; proteínas, lipoproteínas e hemoglobina. Imunoeletroforese e cromatografia em análises clínicas: princípios gerais; técnicas de imunoeletroforese e interpretação. Enzimologia clínica. Parasitologia - colheita Faust; Hoffman; Baerman; Ritchie; Stoll; Graham. Identificação de protozoários intestinais; Profilaxia das doenças parasitárias; provas de aglutinação nas doenças infecciosas (testes febris) imunoglobinas; reações de imunofluorescência. Uroanálise - colheita. Conservadores. Exame qualitativo; Exame químico; Cálculos renais. Bacteriologia - esterilização: métodos físicos - princípios e tipos; métodos químicos - princípios e tipos. Coleta de amostras para exames. Métodos de coloração. Meios de cultura: condições gerais de preparo; armazenamento; provas de controle de qualidade. Isolamento e identificação de bactérias de interesse médico. Determinação de sensibilidade das bactérias aos antimicrobianos. Hematologia - colheita. Anticoagulantes. Contagem de células.

CARGO: FISIOTERAPEUTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos técnicos profissionais inerentes à fisioterapia no contexto da saúde pública; Práticas e técnicas fisioterapêuticas; Ações preventivas, através de orientação e acompanhamento da população estudantil; Práticas fisioterapia voltadas à população idosa; Postura física no trabalho;Anatomia humana; Ação do fisioterapeuta nas atividades de saúde pública a cargo do Município; Tratamento e acompanhamento a pessoas portadoras de deficiências, com orientações a professores e familiares; Orientação a educadores, objetivando a correção de desvios de postura física e anatômica de estudantes; Ações preventivas; Interpretação de sinais e medicação; Fisioterapia em traumatologia e ortopedia; Fisioterapia em cardio-pneumologia; Fisioterapia em neurologia; Conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais;

CARGO: MÉDICO-CLÍNICO GERAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Propedêutica em clínica médica. Prevenção, nutrição e doenças nutricionais. Antibióticos, quimioterápicos e corticóides. Epidemiologia, etiologia clínica, laboratório, diagnóstico diferencial das seguintes afecções; aparelho digestivo: esofagite, gastrite, ulcera péptica, doença intestinal inflamatória e cirrose hepática; aparelho cardiovascular: angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica. Sistema Hematopoético: anemias, leucoses e linfomas. Sistema renal: infecções do trato urinário GNDA e GNC. Aparelho respiratório: pneumonia, bronco pneumonia e DPOC. Doenças do colágeno: febre reumática, artrite reumática e led. Doenças infectoparasitárias: parasitoses, filariose, leptospirose, hepatite, AIDS, sífilis, hanseníase, tuberculose, cólera, febre tifóide e meningoencefalite. Doenças neoplásicas: aspectos diagnóstico das doenças tumorais do aparelho respiratório e digestivo. Diabetes mellitus e doenças da tireóide. Urgências clínicas: insuficiência cardíaca congestiva, edema agudo de pulmão, crise hipertensiva, asma, hemorragia digestiva, insuficiência hepática, insuficiência renal aguda e embolia pulmonar. Envenenamentos agudos; Saúde Pública: Processo saúde-doença; História Natural da Doença e Níveis de Prevenção; Indicadores de Morbidade e Mortalidade; Epidemiologia Descritiva: estudos epidemiológicos descritivos; Epidemiologia das Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis; Vigilância Epidemiológica; SUS - princípios e diretrizes; Lei Orgânica da Saúde; Atenção Básica e Programa Saúde da Família; Saúde do Trabalhador.

CARGO: MÉDICO-PEDIATRA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A Consulta Pediátrica; o Recém-nascido; Crescimento, desenvolvimento e seus problemas do RN à puberdade; Distúrbios nutritivos; Os problemas neurológicos (e neuromusculares); Os problemas oftalmológicos na criança; Os problemas do ouvido, nariz e garganta; Os distúrbios respiratórios, os distúrbios cardiológicos; os problemas do aparelho digestivo e da parede abdominal; A criança ictérica; os problemas urinários; os problemas da região inguinoescrotal e dos órgãos genitais externos; os problemas da pele e as doenças exantemáticas e o edema; Os problemas do sistema osteoarticular e as colagenoses; os problemas hematológicos; Hepatoesplenomegalia e adenomegalia; A febre, as infecções e as infestações na infância; os tumores na infância; antibióticos e quimioterápicos em pediatria. Saúde pública, atualidades sobre saúde pública, atualidades sobre medicina geral e preventiva; urgências, emergências em crianças e adolescentes.

CARGO: NUTRICIONISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Nutrição normal: conceito de alimentação e nutrição. Critérios para planejamento e avaliação de dietas normais: qualitativos, quantitativos e grupos de alimentos. Leis de alimentação. Cálculo das necessidades calóricas basais e adicionais para adulto normal. Cálculo de dietas normais: Nutrientes: definição, propriedade, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e NDp Ca 1%. Esquemas alternativos de alimentação. Particularização da dieta normal por estado fisiológico da gestante e da nutriz. Particularização da dieta normal para os diferentes grupos etários: alimentação do lactente (0 a 1 ano), da criança (1 a 2 anos), do pré-escolar (2 a 7 anos), do escolar (7 a 12 anos) e do adolescente (12 a 18 anos). Mitos, tabus e crenças alimentares. Dietoterapia: princípios básicos. Modificações da dieta normal e padronizações hospitalares. Nutrição materno-infantil: conceito geral de saúde materno-infantil: gestação, lactação, recém-nascido, aleitamento materno. Alimentação no primeiro ano de vida, do pré-escolar, do escolar e do adolescente. Técnica Dietética: características físico-químicas dos alimentos. Condições sanitárias, higiênicas e métodos de conservação. Critérios para seleção e aquisição de alimentos. Pré-preparo e preparo de alimentos. Administração de serviços de alimentação: conceituação e peculiaridades dos vários tipos de serviços de alimentação, compras, métodos e procedimentos de recepção e estocagem, movimentação e controle de gêneros. Métodos e técnicas de higienização da área física, equipamentos e utensílios. Elaboração de cardápios em nível institucional. Taxa resto-ingesta e noções de custo. Lactário, controle bacteriológico. Nutrição em saúde pública: programas educativos, fatores determinantes do estado nutricional de uma população e carências nutricionais. Avaliação nutricional: epidemiologia da desnutrição protéico calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes faixas etárias. Métodos direto e indireto para diagnóstico e avaliação do estado nutricional. Ética profissional.

CARGO: PSICÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

4 Psicologia Geral: Psicoterapia individual. Psicoterapia de grupo. Ludoterapia. Psicologia experimental. Metodologia. Ética. Noções de estatística, antropologia, sociologia e filosofia. Psicologia do Desenvolvimento: René Spitz. Jean Piaget. Escala de Gesell. Teorias da Personalidade e Teoria Psicoterápica: Abordagem centrada no cliente. Abordagem corporal. Abordagem psicanalítica. Abordagem cognitivo-comportamental. Abordagem existencialista. Abordagem analítica. Abordagem gestáltica. Abordagem psicodramática. Abordagem psicossomática. Psicodiagnóstico: Entrevistas. Bateria psicométrica: testes projetivos, psicomotores e nível intelectual. Observação lúdica. Conduta e encaminhamento. Equipe multiprofissional. Pesquisa. Assistência domiciliar. Atendimento familiar. Pacientes terminais. Psicopatologia: Noções de psicopatologia geral. Noções de nosologia psiquiátrica: transtornos psiquiátricos e suas manifestações sintomáticas. Modalidades de tratamentos biológicos e psicológicos atuais: indicações, limitações, antagonismos, sinergismos. A psicologia na equipe psiquiátrica multiprofissional; definições de papéis, atribuições e responsabilidades. A psicologia nas diversas modalidades de atendimento: oficina abrigada, centros de convivência, programas comunitários: métodos, objetivos, indicações e limitações. Ética dos profissionais de saúde mental: responsabilidades, atribuições, sigilo, compromisso com atualização do conhecimento. Legislação em saúde mental (Lei Federal no 10.216 de 06/04/02, conteúdo e repercussão na prática assistencial). Ética Profissional.

CARGO: TERAPEUTA OCUPACIONAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimento Específico: (20 questões) Ética profissional e responsabilidade. Trabalho em equipe. Informações sobre atividades multi e interdisciplinares em saúde. Saúde coletiva e do trabalho. Tópicos em saúde mental e reforma psiquiátrica e rede de reabilitação psicossocial. Modelos de atenção em saúde e a atuação do Terapeuta Ocupacional na saúde pública. A inserção no trabalho das pessoas em situação de desvantagem. Saúde mental da criança. Reabilitação psicossocial, física e inclusão. Atividades e recursos terapêuticos em terapia ocupacional. Transformação e adaptação de recursos materiais e ambientais. Fundamentos de Terapia Ocupacional: Conceituação. Histórico e evolução. Objetivos gerais. Modelos em Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional nas disfunções físicas. Princípios básicos do tratamento; Avaliação; Objetivos; Seleção e análise de atividades; Programa de tratamento; Cinesiologia aplicada (grupos de ação muscular, tipos de tratamento muscular, tipos de movimento); Reeducação muscular; facilitação neuromuscular, proprioceptiva (princípios, técnicas básicas); Tratamento da coordenação (causas de incoordenação); Tipos de preensão; Mobilização das articulações, causas de rigidez articular, finalidades do tratamento, lesões articuladas, contraturas e aderências, determinação da mobilidade articular; Atividades da vida diária: AVDs (no leito, na cadeira de rodas, transferências, higiene, alimentação, vestuário, deambulação e transporte); Atividades de vida prática: AVPs; próteses, órteses e adaptações (finalidades e tipos); Terapia Ocupacional aplicada às condições neuro musculoesquelético: Terapia Ocupacional Neurológica: Terapia Ocupacional Neuropediátrica; Terapia Ocupacional Reumatológica; Terapia Ocupacional Traumato-ortopédica; Terapia Ocupacional Geriátrica e Gerontológica. Terapia Ocupacional em psiquiatria e Saúde Mental: Principais enfermidades e/ou transtornos: Objetivo de Terapia Ocupacional e estratégias de intervenção nas: oligofrenias; psicoses orgânicas; esquizofrenias; psicoses afetivas; transtornos de personalidade; neuroses; alcoolismo; abuso de fármacos e drogas; distúrbios psicossomáticos; terapia ocupacional e a reabilitação psicossocial. Temas Transversais.

CARGO: VETERINÁRIO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Aspectos clínicos das doenças e carências dos animais domésticos. Sistemas de exploração de bovinos: leiteiro e de corte. Tratamento e profilaxia das principais endo e ectoparasitoses dos animais domésticos. Código de Deontologia e de Ética Profissional do Médico Veterinário. Zoonozes de interesse à Saúde Pública. Política Agrícola Brasileira. Cadeia epidemiológica e elementos, mecânicos de propagação de doenças transmissíveis. Biotecnologia e genética molecular aplicada à Medicina Veterinária. Importância da diversificação e a expressão da herança biológica. Tecnologia e Inspeção de carnes, peixe, leite e derivados. Lei nº 5517/68.

CARGO: MÉDICO PSF - CONTEÚDO ESPECÍFICO:

ADULTO/ IDOSO: Hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas: DPOC e Asma; Síndromes de dispépticas crônicas; Diagnóstico diferencial da dor toráxica; Cefaléias; Pneumonia Comunitária; Diarréias agudas e crônica; Peculiaridades do paciente idoso; Infecção do trato urinário; Doenças sexualmente transmissíveis; AIDS; Doença de Chagas; Esquistossomose Mansoni, Leishmaniose Tegumentar e Visceral, Hanseníase e Tuberculose; Anemias; Prevenção de câncer: mama, cérvix uterino, próstata, colo, pele e pulmão; Alcoolismo; Imunização no adulto e idoso; Depressão, insônia e ansiedade; Abordagem do paciente psicossomático; Principais doenças osteomusculares; Abdome agudo. Doenças da Tireóide; Pequenos procedimentos em cirurgia ambulatorial; Vulvovaginites; Climatério; Princípios de higiene oral; Noções básicas de reabilitação física.

GESTANTE: Assistência pré - natal; Assistência ao parto; Hemorragias da 1º e 2º metades da gravidez; Planejamento familiar; Preparação para o aleitamento materno.

CRIANÇA / ADOLESCENTE: Puericultura: alimentação, vacinação, crescimento, desenvolvimento, higiene dental, febre, vômitos, cefaléia, tosse e dor abdominal; Desnutrição e carências vitamínicas; Diarréia aguda e terapia e reidratação oral; Parasitoses intestinais; Afecções respiratórias agudas e crônicas; Diagnóstico diferencial das doenças exantemáticas agudas; Tuberculose; Anemias; Principais problemas dermatológicos; Meni ngoencefalites; Educação sexual.

SAÚDE PÚBLICA: Organização dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, controle social - organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS; Planejamento e Programação local de Saúde; A medida da saúde coletiva: indicadores de saúde; Administração e inovação nos serviços públicos de saúde.

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA PSF - CONTEÚDO ESPECÍFICO:

Ética Profissional. Anatomia e histologia bucal. Fisiologia e patologia bucal. Microbiologia e bioquímica bucal. Diagnóstico bucal. Técnica e interpretação radiográfica. Semiologia e tratamento das afecções do tecido mole. Semiologia e tratamento da cárie dentária e das doenças periodontais. Semiologia e tratamento das afecções pulpares. Materiais dentários. Biossegurança. Prótese. Técnicas anestésicas em odontologia. Dentística operatória e restauradora. Oclusão. Terapêutica e farmacologia de interesse clínico. Cirurgia oral menor. Urgência em odontologia. Epidemiologia da cárie dentária e das doenças periodontais. Métodos de prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais. Uso tópico e sistêmico do flúor. Níveis de prevenção e aplicação. Sistemas de trabalho e atendimento. Ergonomia. Pessoal auxiliar odontológico. Princípios e diretrizes do sistema de saúde brasileiro.

SAÚDE PÚBLICA: Organização dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, controle social - organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS; Planejamento e Programação local de Saúde; A medida da saúde coletiva: indicadores de saúde; Administração e inovação nos serviços públicos de saúde.

CARGO: ENFERMEIRO PSF - CONTEÚDO ESPECÍFICO:

Ética profissional e legislação de enfermagem. Assistência de enfermagem em emergências. Preparo, acondicionamento e métodos de desinfecção e esterilização de materiais. Enfermagem materno - infantil: Assistência de enfermagem: pré-natal, à parturiente e ao recém-nascido. Intercorrências clínicas na gestação. Profilaxia e tratamento das afecções ginecológicas. Planejamento familiar. Prevenção de câncer de mama e . Assistência de enfermagem em pediatria: estatuto do menor e do adolescente, crescimento e desenvolvimento, infecções respiratórias agudas, diarréias, desidratação e desnutrição. Administração aplicada à enfermagem: Liderança. Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Supervisão. Processo saúde-doença. Doenças de notificação compulsória. Epidemiologia e controle das doenças infecciosas e transmissíveis. Imunizações.

SAÚDE PÚBLICA: Organização dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, controle social - organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS; Planejamento e Programação local de Saúde; A medida da saúde coletiva: indicadores de saúde; Administração e inovação nos serviços públicos de saúde.

NÍVEL MÉDIO/MAGISTÉRIO = 40 QUESTÕES

CARGOS: PROFESSOR DE 1ª AO 5ª ANO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos. Fonética: fonemas. Divisão silábica. Ortografia: Emprego do Z, X, S, G e J. Acentuação gráfica: Regras de Acentuação. Morfologia: Substantivo (gênero e número). Pronomes (classificação). Verbos (flexão verbal, conjugação verbal no modo indicativo). Sintaxe: Noções básicas de concordância nominal e verbal. Ocorrência de crase; Termos da Oração; Variação Lingüística: emprego da linguagem formal e da informal; Pontuação; Ortografia oficial; Linguagem e suas funções.

MATEMÁTICA: Conjuntos: Noções de conjuntos. Conjuntos Numéricos. Subconjuntos, igualdade, reunião, interseção. Operação com números naturais: operações fundamentais. Expressões com números naturais. Divisibilidade. MDC e MMC. Números racionais: Operações fundamentais com frações. Números decimais: Operações com números decimais. Noções de porcentagem. Potenciação. Proporcionalidade. Juros simples e compostos. Equação de 1º e 2º Grau. Trigonometria e Geometria - área e volume. Regra de três simples e composta.

INFORMÁTICA: Noções sobre o computador e seus componentes; periféricos; dispositivos de entrada e saída de dados; dispositivos de armazenamento de dados; noções sobre programas (Word, Excel, PowerPoint, Windows Explorer,) noções sobre sistemas operacionais (Windows e Linux); noções sobre internet, como fator de pesquisa e comunicação, e conhecimento sobre os programas mais utilizados para comunicação via internet. (As questões serão elaboradas levando em conta todas as versões de softwares dos anos de 1995 até a atualidade).

CARGO: PROFESSOR DE 1º AO 5º ANO - CONHEC. ESPECÍFICOS

Fundamentos da educação: Fundamentos básicos, Educação como ciência. Conceitos. Abrangência dos aspectos da educação. Didática: Conceito. Contribuição da didática na formação do professor. Multidimensionalidade da didática. Planejamento didático, objetivos, procedimentos, materiais e avaliação. Seleção e organização do conteúdo no planejamento didático. O processo ensino - aprendizagem nas diferentes teorias pedagógicas: Tradicional, Tecnicista, Progressista, Escalanovista. Concepção de aprendizagem abordagens construtivas - Piaget, Vygostk. Ciclo docente: Fases, planejamento, controle e aperfeiçoamento. Interação professor - Aluno: Valor pedagógico da relação professor-aluno. A questão da disciplina. Política educacional: LEI 9.394/96. Parâmetros Fundamentais - Ensino Fundamental. Problemas atuais da educação e do ensino no Brasil: O analfabetismo. A evasão e a repetência dentro das escolas brasileiras. Função Social da Escola Pública. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Avaliação da Aprendizagem. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: O Respeito às Diferenças. Lei 11.114 de 20/06/2005. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL - CONHEC. ESPECÍFICOS

Estatuto da Criança e do Adolescente. Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. Inclusão digital, uma nova tendência da educação brasileira. LEI nº 9394-96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Lei 11.114 de 20/06/2005. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

NÍVEL SUPERIOR = 40 QUESTÕES

CARGOS: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (SEDE), PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR DE INGLÊS, PROF. DE MATEMÁTICA 6º A 9ª ANO, SUPERVISOR ESCOLAR, PEDAGOGO

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos Diversos; Textualidade: Coesão e Coerência; Funções da Linguagem; Gêneros Textuais; Variação Lingüística; A semântica da frase: Noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia e ambigüidade; Fonética: fonemas. Encontro vocálico. Ortografia. Acentuação gráfica. Regras de Acentuação. Morfologia: Substantivo (gênero e número). Pronomes (classificação). Verbos (flexão verbal, conjunção verbal no modo indicativo). Sintaxe: Noções básicas de concordância nominal e verbal.

INFORMÁTICA: Noções sobre o computador e seus componentes; periféricos; dispositivos de entrada e saída de dados; dispositivos de armazenamento de dados; noções sobre programas (Word, Excel, PowerPoint, Windows Explorer,) noções sobre sistemas operacionais (Windows e Linux); noções sobre internet, como fator de pesquisa e comunicação, e conhecimento sobre os programas mais utilizados para comunicação via internet. (As questões serão elaboradas levando em conta todas as versões de softwares dos anos de 1995 até a atualidade).

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (SEDE) - CONHEC. ESPECÍFICOS

A Educação Especial no Sistema Educacional Brasileiro. A Educação Especial no contexto da inclusão social. Fundamentos filosóficos, teóricos e legais da Educação Especial. Necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes: deficiências física, mental, visual, surdez, condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos, psicológicos graves e psiquiátricos, altas habilidades/superdotação. Flexibilizações e adaptações curriculares, para o atendimento às necessidades educacionais especiais. Natureza e função dos serviços e apoios especializados. Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da Aprendizagem. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: O Respeito às Diferenças. Lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96. Lei 11.114 de 20/06/2005. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. Breve histórico da educação física; 2. Criatividade nas aulas de educação física; 3. Educação física nas escolas: Métodos criativos de ensino na educação física; Disciplina e treinamento esportivo; O treinamento tático; A motivação na competição; 4. Métodos de ensino de educação física: Procedimentos, técnicas e recursos utilizados em educação física; Métodos de ensino de acordo com idade e a modalidade desportiva; A educação física no currículo escolar; 5. Conhecimentos sobre o corpo: Anatômico; Fisiológico; Bioquímico; Biomecânico; Afetivo; Psicomotricidade básica; Educação psicomotora; 6. Conceitos e procedimentos das danças, jogos, lutas e ginásticas: A relação entre força e movimento; Movimento; Força; Análise de movimento; O sistema articular elementar; A adaptabilidade do sistema motor; Anatomia funcional e mecânica. Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da Aprendizagem. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: O Respeito às Diferenças. Lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96. Lei 11.114 de 20/06/2005. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS - CONHEC. ESPECÍFICOS

Conhecimentos Lingüísticos: substantivos e Artigos (gênero, número, formas e usos); Possessivo (uso); Adjetivo (comparação do seu uso e o uso do substantivo em forma adjetiva); Pronomes (emprego dos diversos tipos pronominais); Preposições e Advérbios (posição, comparação e empregos); Conjunções: aditivas, explicativas, adversativas, conclusivas, comparativas; Verbos (auxiliares e modais, formação regular e irregular, presente, presente contínuo, presente perfeito, passado simples, passado perfeito e passado com auxiliares, infinitivo, gerúndio e particípio presente, imperativo, subjuntivo e condicional, voz passiva, concordância dos tempos verbais); Interrogação direta e indireta, discurso direto e indireto (diálogo real e reproduzido); Palavras transparentes/cognatas; Grupo nominal, referência contextual, afixos (prefixos e sufixos). Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da Aprendizagem. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: O Respeito às Diferenças. Lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96. Lei 11.114 de 20/06/2005. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA 6º AO 9º ANO - CONHEC. ESPECÍFICOS Proporcionalidade, Juros, Porcentagens e Médias: Conceito de Razões e Proporções : Proporções Contínuas, cálculo de termos desconhecidos de uma proporção; Divisão em parte diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Probabilidade; Números e Operações; Problemas abertos e situações problemas relacionados a álgebra e aritmética; Frações e Dizimas periódicas; Cálculo de médias. Conjuntos. FUNÇÕES: Conceito, domínio, imagem, contradomínio, notação, funções numérica. Equações e sistemas de 1º e 2º graus. Funções exponencial e logarítmica. Progressão Geométrica e Progressão Aritmética. Geometria, ângulos, triângulos, polígonos, circunferência e círculo. Área das superfícies planas e área e volumes dos sólidos usuais. Sólidos Gerados; funções trigonométricas, equações trigonométricas e resolução de triângulos. Questões educacionais relacionadas a ensino e aprendizagem da Matemática. PCN's e orientações curriculares nacionais. Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da Aprendizagem. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: O Respeito às Diferenças. Lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96. Lei 11.114 de 20/06/2005. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: SUPERVISOR ESCOLAR - CONHEC. ESPECÍFICOS:

Organização da educação brasileira: Legislação educacional (LDB 9394/96); Decreto 2208/97; Políticas educacionais; Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio; Diretrizes e Referenciais Curriculares da Educação Profissional; Plano Nacional de Educação (PNE). Filosofia da educação: concepções liberais e progressistas da educação - contribuição e limites; tendências pedagógicas na prática escolar; Sociologia da educação: a democratização da escola, educação e sociedade; enfoques teóricos; autonomia, autogestão, participação e cidadania; diferenças culturais na escola. Psicologia da educação e da aprendizagem: as correntes teóricas e suas repercussões na escola (Piaget, Vygotsky, Carl Rogers, Pichón-Riviére, Wundt, Gagné); inteligência Emocional; aprendizagem e construção do conhecimento. História da Educação: interdições e tensões ontem e hoje. Currículo e conhecimento: organização curricular e proposta pedagógica; elaboração de currículos; a prática pedagógica e a didática. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Supervisão escolar: conceitos, objeto e objetivos; concepções básicas; evolução (perspectiva histórica); a ação supervisora e os fins da educação; áreas de intervenção e atuação dos diferentes profissionais da escola: o papel do supervisor e a postura ética no trabalho; planejamento e gestão participativa: avaliação do processo educativo; conselho de Classe; projetos de trabalho; acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico.

CARGO: PEDAGOGO - CONTEÚDO ESPECÍFICO:

Dimensão sóciopolítico do projeto político- pedagógico. Função social e política da escola. Função social e política do coordenador pedagógico como agente articulador do processo de ensino­aprendisagem. Parceiro político-pedagógico do professor. Interação professor-aluno. Avaliação do processo ensino-aprendisagem. Organização do trabalho na escola pública. Educação inclusiva: educação especial, contexto da educação de jovens e adultos. Conhecimentos a cerca dos cuidados e atendimento necessários aos portadores de necessidades especiais. Lei Federal Nº 10.216, de abril de 2001. 11 CAPS - tipos, sua implantação, história, objetivos, diretrizes, princípios e legislação. Ética profissional. Atividades e Estruturas Básicas; Teorias Organizacionais e de Administração; Processos de Mudanças/Agentes de Mudança; Teorias do Comportamento Humano; Qualidade: Principais Teorias; Estratégias de Treinamento e Desenvolvimento; O Processo de Treinamento e Desenvolvimento. O Processo Ensino-Aprendizagem; Etapas de elaboração e execução de programas de Treinamento e Desenvolvimento; Métodos e Técnicas em Treinamento e Desenvolvimento; O papel de multiplicadores em Treinamento e Desenvolvimento; Conceito e Papel de RH nas organizações. Constituição da República, LDB (Lei n.º 9.394/96) e Parâmetros Curriculares Nacionais.