Prefeitura de Tangará da Serra - MT

Notícia:   143 vagas de até R$ 7.756,18 na Prefeitura de Tangará da Serra - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ DA SERRA

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 005/2010

Av. Brasil n°. 50 -W Centro Tangará da Serra-MT CEP. 78.300.000
Fone (065) 3311 -4847 ou 3311 -5130

O Município de Tangará da Serra/MT, através do Prefeito Municipal em exercício, o Senhor José Jaconias da Silva, no uso de suas atribuições legais, TORNA PUBLICO a abertura e as normas estabelecidas para a realização do Processo Seletivo Simplificado, destinado às Contratações de Profissionais para atuarem na Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo Simplificado realizar-se-á sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.

1.2 O Processo Seletivo destina-se a contratações de Profissionais para atuarem na Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme a Lei Complementar Municipal n°. 103/2006 de 09 de Março de 2006, combinada com a Lei Municipal n°. 2653/2006 de 27/12/2006, Lei n°. 2851/2008 de 06/03/2008, Lei n°. 3330/2010 de 22/04/2010 e Lei n°. 3340/2010 de 04/05/2010.

2 DOS FUNÇÕES, ESCOLARIDADE, VAGAS, VENCIMENTOS, CARGA HORÁRIA, ÁREA DE ATUAÇÃO E PERÍODO DA PROVA

LOTAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

FUNÇÃO/FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas PNEN° Vagas

Vencimento mensal

Carga horária

Período da prova

Enfermeiros

Conclusão de Curso Superior Especifico na Função pretendida; Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade e Especialização na Função de Médico Especialista e Cirurgião

-

4

2.487,72

40 hs

Vespertino

Médico Cardiologista

-

1

3.878,09

20hs

Matutino

Médico Clínico Geral - PA - Diurno

-

5

580,00

Plantão 12hs

Matutino

Médico Clínico Geral - Ambulatório

1

5

3.878,09

20 hs

Matutino

Médico Intensivista

 

-1

7.756,18

40 hs

Matutino

Médico Nefrologista

-

1

5.817,14

30 hs

Matutino

Médico Cirurgião Vascular

-

1

1.939,05

10 hs

Matutino

Cirurgião Traumatologista Buco-Maxilo

 

-1

1.939,05

10hs

Vespertino

Médico Clínico Geral (Zona Rural)

 

1

5.817,14

30hs

Matutino

Médico Clínico Geral (P. Satélite)

 

1

3.878,09

20hs

Vespertino

Médico Clínico Geral (Unid. Móvel)

 

1

7.756,18

40hs

Vespertino

Odontologo (Distritos e Zona Rural)

 

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Enfermeiro (PACS/PASCAR - MH/TB) (Vide 3.3.4)

 

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Enfermeiros

-

4

2.487,72

40 hs

Vespertino

Farmacêutico

 

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Assistente Social

-

1

1.243,86

20hs

Vespertino

Psicólogo

-

1

1.243,86

20hs

Vespertino

Biomédico

-

1

2.478,72

40hs

Vespertino

Técnico de Raio - X

Conclusão do Curso Técnico e Registro no Conselho e comprovante de pagamento da última anuidade

-

4

842,78

40hs

Matutino

Técnico de Enfermagem

1

5

842,78

40hs

Matutino

Gesseiro (Vide item 3.3.5)

Ensino Médio Completo e Informática

-

2

842,78

40hs

Matutino

Auxiliar Administrativo

 

2

842,78

40hs

Matutino

Atendente de Farmácia

1

2

842,78

40hs

Matutino

Recepcionista

Ensino

1

3

639,88

40 hs

Matutino

MaqueiroFundamental-1639,8840 hsMatutino
CozinheiraAlfabetizado -2510,00 40 hsMatutino
TOTAL0449   

 

LOTAÇÃO - SAMU

FUNÇÃO/FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas PNE

N° Vagas

Vencimento/Plantão

Carga horária

prova Período da

Médico Regulador

Conclusão de Curso Superior Especifico na Função pretendida;
Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade

-

7

1.100,00 Plantão

Plantão 24hs

Vespertino

Médico Intervencionista

7

1.100,00 Plantão

Plantão 24hs

Vespertino

Enfermeiro

-

7

420,00 Plantão

Plantão 24hs

Vespertino

Aux.Administrativo

Ensino médio

-

1

842,78 Mensal

40 hs

Matutino

Rádio Operador

Ensino Fundamental Completo

1

3

639,88 Mensal

12x36

Matutino

Telefonista Aux. Reg. Médica (TARMS)

2

4

639,88 Mensal

12x36

Matutino

Cozinheira

Alfabetizado

 

-2

510,00 Mensal

40hs

Matutino

TOTAL

3

31

 

 

 

 

LOTAÇÃO - PROGRAMA CTA/SAE - Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada

FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas

Vencimento mensal

Carga horária

Período da prova

Médico Infectologista

Conclusão de Curso Superior Especifico na Função pretendida;
Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade e Especialização na Função de Médico

1

5.817,14

30hs

Matutino

Médico Ginecologista

1

1.939,05

10hs

Matutino

Farmacêutico/Bioquímico

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Psicólogo

1

1.243,86

20hs

Vespertino

Enfermeira

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Nutricionista

1

1.243,86

20hs

Vespertino

Total

6

 

 

 

 

LOTAÇÃO - PROGRAMA CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas

Vencimento mensal

Carga horária

Período da prova

Médico

Conclusão de Curso Superior Especifico na Função pretendida;
Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade

1

3.878,09

20hs

Matutino

Enfermeiro

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Assistente Social

1

2.487,72

40hs

Vespertino

Psicólogo

1

2.487,72

40hs

Vespertino

TOTAL4   

 

LOTAÇÃO -CENTRO DE ESPECIALIDADES

FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas

Vencimento mensal

Carga horária

Período da prova

Médico Cardiologista

Conclusão de Curso Superior de Medicina e Especialização na Função pretendida;
Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade

1

3.878,09

20hs

Vespertino

Médico Infectologista

1

1.939,05

10hs

Vespertino

Médico Neurocirurgião

1

7.756,18

40hs

Matutino

Médico Ortopedista

1

5.817,14

30hs

Matutino

Médico Pediatra

3

3.878,09

20hs

Matutino

Médico Ginecologista

2

3.878,09

20hs

Vespertino

Médico Cirurgião

2

5.817,14

30hs

Matutino

Médico Ultra Sonografista

1

3.878,09

20hs

Matutino

Total

12

 

 

 

 

LOTAÇÃO - PSF - PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas

Vencimento mensal

Ajuda de Custo

Carga horária

Período da prova

Enfermeiro PSF

Conclusão de Curso Superior Especifico na Função pretendida; Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade

10

1.654,64

1.586,48

40 hs

Vespertino

Médico PSF

10

3.878,09

3.525,54

40 hs

Vespertino

Odontólogo - PSF

10

1.654,64

1.586,48

40 hs

Vespertino

TOTAL GERAL

30

 

 

 

 

 

LOTAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CARGO/FUNÇÃO

Escolaridade para Admissão

N° Vagas PNE

N° Vagas

Vencimento mensal

Carga horária

Período da prova

Psicólogo

Conclusão de Curso Superior Especifico na função pretendida e Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade

-

02

2.487,72

40hs

Vespertino

Assistente Social

-

02

2.487,72

40hs

Vespertino
Total-04   

2.1 Da participação de candidatos com necessidades especiais:

2.1.1 Aos candidatos com necessidades especiais estão reservados 5% (cinco por cento) das vagas dos Funções previstas neste Edital, de acordo com a Lei Federal n°. 7.853/89.

2.1.2 Nos termos do Decreto Federal n°. 3.298/99 considera-se pessoa portadora de necessidade especial todo indivíduo cujas possibilidades de obter e conservar uma Função adequada e de progredir na mesma fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficiência ou limitação física, mental ou sensorial reconhecida.

2.1.3 Qualquer pessoa com necessidade especial poderá inscrever-se nas Funções do processo seletivo, desde que preencha os requisitos da Função.

2.1.4 O candidato, no ato da inscrição, declarará expressamente a deficiência de que é portador e apresentará o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, nos termos do inciso IV do art. 39 do Decreto Federal n°. 3.298/99. Protocolar cópia do laudo no Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Av. Brasil, 50 -W, Centro Tangara da Serra-MT, até 10/05/2010.

2.1.5 O candidato com necessidade especial deverá corresponder ao perfil traçado para o preenchimento da Função.

2.1.6 No ato da inscrição o candidato indicará a necessidade de qualquer adaptação das provas a serem prestadas.

2.1.7 O candidato que se encontrar nessa especial condição poderá, resguardadas as características inerentes às provas, optar pela adaptação de sua conveniência, dentro das alternativas de que a Prefeitura dispuser, na oportunidade.

2.1.8 Para que sejam considerados aprovados no processo seletivo os candidatos com necessidades especiais deverão obter, durante todo o processo seletivo, a pontuação mínima estabelecida para todos os candidatos, sendo expressamente vedado o favorecimento destes ou daqueles no que se refere às condições para sua aprovação.

2.1.9 Caso não haja portadores de necessidades especiais inscritos ou classificados para a função, a convocação para as vagas será feito pela listagem única na ordem de classificação.

3 DA INSCRIÇÃO

3.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para o ingresso na função.

3.2 A inscrição do candidato implicará conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.3 Por ocasião das inscrições, os candidatos deverão obedecer ao art. 37 da Constituição Federal; 3.4 Requisitos para inscrição:

3.4.1 Os candidatos a Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo e Recepcionista, deverá possuir Certificado de Informática e/ou Declaração de Capacidade Técnica na área de informática emitida por Empresa Pública ou Privada.

3.4.2 Os candidatos às Funções de nível superior deverão possuir no ato da inscrição: Conclusão de Curso Superior Específico às Funções pretendido, Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade.

3.4.3 Os candidatos às Funções Técnicos deverão possuir no ato da inscrição: Conclusão de Curso Técnico Específico às Funções pretendido, Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade.

3.4.4 Os candidatos a Função de Enfermeiro (PACS/PASCAR-MH/TB), deverá possuir no ato da inscrição: Conclusão de Curso Superior Específico às Funções pretendido, Registro no respectivo Conselho de Fiscalização e comprovante de pagamento da última anuidade e Curso de Capacitação Especifico na área de Hanseníase e Tuberculose.

3.4.5 Os candidatos a Função de Gesseiro, deverá possuir no ato de inscrição: Ensino Médio e Curso de Capacitação de Gessista Hospitalar ou Curso Técnico de Gesso.

3.4.6 Os candidatos a Função de médico poderão se inscrever para 02 (duas) funções desde que não haja incompatibilidade de horários.

3.5 O período de inscrições será de 04/05/2010 à 10/05/2010 até às 14:30 horas, com vencimento do comprovante de pagamento às 15:00 horas do dia 10/05/2010 (observando o horário de atendimento bancário (BANCO DA AMAZONIA, AGÊNCIA 097-3 CONTA 202006 -3 );

3.6 As inscrições serão realizadas no site www.tangaradaserra.mt.gov.br, onde será gerado uma guia de depósito a ser pago no valor:

Função nível

Valor da taxa de inscrição

Alfabetizado

R$ 10,00

Ensino Fundamental CompletoR$ 15,00
Ensino Médio Completo e Curso TécnicoR$ 20,00
Ensino SuperiorR$ 40,00

3.7 O pagamento da inscrição (comprovante de depósito) deverá ser efetuado SOMENTE na agência do BANCO DA AMAZONIA, AGÊNCIA 097 -3 CONTA 202006 -3 até o dia 10/05/2010 observando o horário de atendimento bancário;

3.8 O candidato que não conseguir gerar o comprovante de pagamento da inscrição (comprovante de depósito) deverá procurar a Comissão do Processo Seletivo no Departamento de Pessoal, situado à rua Antônio Hortolani, n° 62-N para retirar o comprovante dentro do prazo estipulado no item 3.5;

3.9 O pagamento da taxa de inscrição não poderá ser efetuado em caixas de auto-atendimento (caixa eletrônico);

3.10 Não será aceito pagamento da taxa de inscrição efetuada através de transferência bancária;

3.11 As inscrições pagas após a data de vencimento serão indeferidas.

3.12 Em hipótese alguma será restituído o valor da taxa de inscrição.

3.13 Procedimentos para efetuar a inscrição:

1° - Acessar o site www.tangaradaserra.mt.gov.br,

2° - Preencher o Formulário de Inscrição;

3° - Conferir os dados informados;

4° - Imprimir o espelho do Requerimento de Inscrição (Cartão de Identificação), juntamente com o Comprovante inscrição e guia de depósito (comprovante de depósito);

5° - Efetuar o pagamento na agência do Banco da Amazônia AGÊNCIA 097-3 CONTA 202006 -3 para efetivação da inscrição;

3.13 A inscrição somente será efetivada quando o pagamento do valor da Taxa de Inscrição for registrado no Banco de Dados do Município de Tangará da Serra/MT.

3.14 No dia 12/05/2010 as 16:00h será publicado no mural do Paço Municipal de Tangará da Serra, na Secretaria Municipal de Saúde e no site www.tangaradaserra.mt.gov.br, a lista dos candidatos inscritos, cuja inscrição estará homologada, sendo deferida ou indeferida, cumprindo-se todos os quesitos legais.

3.15 O local da prova será divulgado no dia 12/05/2010 as 17:00h através de Edital Complementar, publicado no mural do Paço Municipal de Tangará da Serra, na Secretaria Municipal de Saúde e no site www.tangaradaserra.mt.gov.br.

3.16 O candidato cuja inscrição estiver indeferida deverá procurar a Comissão do Processo Seletivo no Departamento de Pessoal dia 14/05/2010 das 08:00h ás 11:00h, situado à rua Antônio Hortolani, n° 62-N, Centro, caso tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estipulado no item 3.5.

4 DA PROVA

4.1 O Processo Seletivo compreenderá de Prova Objetiva e Avaliação de Experiência Profissional de acordo com a Lotação da Função pretendida.

Prova Objetiva

Avaliação de Experiência Profissional

Total

90 Pontos

10 Pontos

100 Pontos

4.2 Da Prova Objetiva

4.2.1 A Prova objetiva será realizada no dia 16/05/2010, para o Candidato que se inscreveu para a Função do período matutino a prova terá início às 08:00h (oito) horas e término às 11:00h (onze) horas, para o período Vespertino as 14:00h (quatorze) e término às 17:00h (dezessete) horas.

4.2.2 Pontuação - a prova contará com 25 (vinte e cinco) questões, com peso igual, para todos as Funções.

4.2.3 A prova objetiva conterá questões conforme conteúdos programáticos do anexo I.

4.2.3.1 Todos os candidatos com diploma de médico serão submetidos a uma prova de acordo com os conteúdos programáticos do anexo I, classificando-se porém, dentro das Funções a que se inscreveram.

4.2.4 A Prova será de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, contendo somente uma resposta correta em cada questão.

4.2.5 Caso haja questão anulada, será concedida a pontuação da referida questão a todos os candidatos.

4.2.6 O Candidato deverá comparecer ao local da prova com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência do início da prova.

4.2.7 Os três últimos candidatos de cada sala deverão permanecer no local até que o último candidato conclua a prova.

4.2.8 O candidato deverá portar apenas: documento pessoal com foto, comprovante de inscrição com o comprovante de pagamento e caneta esferográfica azul ou preta.

Parágrafo Único: Será desclassificado o candidato que obter nota inferior a 50% (cinqüenta por cento) na prova objetiva.

4.2.9 O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 17/05/2010, às 08:00h (oito) horas na Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Pessoal e no site www.tangaradaserra.mt.gov.br.

4.2.10 Será assegurado ao candidato o direito a recursos quanto ao gabarito da Prova Objetiva até 18/05/2010 às 14:00 horas, sendo que o recurso deverá conter fundamentação teórica e ser protocolado no Departamento de Pessoal, situado à rua Antônio Hortolani, n° 62-N, Centro.

4.2.11 O resultado da prova objetiva será divulgado no dia 19/05/2010 às 17:00 h no mural do Paço Municipal de Tangará da Serra, na Secretaria Municipal de Saúde e no site www.tangaradaserra.mt.gov.br.

4.3 Avaliação de Experiência Profissional

4.3.1 A contagem de pontos da Avaliação de Experiência Profissional, será de acordo com a Lotação da Função pretendida, ou seja:

- Lotação na Secretaria Municipal de Saúde ou Postos Satélites, experiência em Unidades Hospitalares;

- Lotação SAMU, experiência no Serviço do Ministério de Saúde, denominado de Serviço Pré Hospitalar Móvel de Urgência e Emergência;

- Lotação CTA/SAE, experiência no Programa do Ministério de Saúde denominado CTA/SAE;

- Lotação CAPS, experiência no Programa do Ministério de Saúde denominado CAPS;

- Lotação PSF, experiência no Programa do Ministério de Saúde denominado Programa Saúde da Família;

- Lotação Centro de Especialidades, experiência na especialidade pretendida.

4.3.2 A contagem de pontos da Avaliação de Experiência Profissional (original e cópias) deverá ser efetuada pelo Candidato portando documento pessoal com foto, ficha de inscrição e comprovante de pagamento, no período de inscrição dia 04 a 10/05/2010, das 09:00h às 11:00h e das 13:30 às 16:00h na no Departamento de Pessoal, situado à rua Antônio Hortolani, n° 62-N, Centro, Tangará da Serra-MT.

Experiência profissional na Função

Pontos

De 06 a 12 meses

3,00

De 13 a 18 meses

6,00

De 19 a 24 meses

8,00

Acima de 25 meses

10,00

4.4.2.1. A experiência profissional deve ser comprovada mediante apresentação original e cópia de Carteira de trabalho e previdência Social (CTPS) contendo a parte de identificação do candidato e do registro do empregador (com início e fim, se for o caso); Cópia de contrato de prestação de serviços, termo aditivo e distrato devidamente firmado entre ambas as partes ou declaração de tempo de serviços. IMPORTANTE: 1) A falta das páginas de identificação pessoal da CTPS implica na não pontuação da experiência profissional. 2) A falsificação de declarações, comprovada em qualquer das etapas do Processo Seletivo, implica na eliminação automática do candidato e denúncia do caso à polícia. 3) Não serão aceitos como experiência profissional os estágios curriculares.

5 DO DESEMPATE

5.1 Em caso de empate, a Comissão de Processo Seletivo deverá decidir levando-se em conta o candidato que tiver maior idade.

6 DO RESULTADO

6.1 O Resultado Final do Processo Seletivo será publicado no mural do Paço Municipal de Tangará da Serra, na Secretaria Municipal de Saúde, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br e em jornal de circulação diária do município no dia 20/05/2010;

6.2 Será assegurado ao candidato o direito a recursos quanto à classificação final do Processo Seletivo Simplificado até 20/05/2010 às 16:00 horas, sendo que o recurso deverá ser protocolado no Departamento de Pessoal, situado à rua Antônio Hortolani, n° 62-N, Centro.

7 DA CONVOCAÇÃO

7.1 Os candidatos aprovados no Processo Seletivo serão convocados de acordo com sua classificação, através de Edital de Convocação, a ser divulgado no site www.tangaradaserra.mt.gov.br.

7.2 O candidato que não comparecer no prazo estipulado de 02 (dois) dias úteis em Edital de Convocação, será automaticamente desclassificado.

8 DA CONTRATAÇÃO

8.1 Existindo desistência/eliminação do candidato ou criação de novas vagas, o Município promoverá tantas convocações e contratações quanto forem necessárias.

8.2 No ato da contratação o candidato deverá apresentar os documentos (originais e cópias) abaixo relacionados:

a) Comprovante de Escolaridade;

b) Atestado Pré-admissional (aptidão física e mental), expedido por uma Clínica de Medicina do Trabalho;

c) Cédula de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

d) Título de Eleitor e Comprovante de Votação das Eleições de 2008;

e) Certidão de Reservista, (quando do sexo-masculino);

f) Certidão de Casamento ou Nascimento (conforme o caso);

g) Comprovante de residência;

h) Cópia da Carteira de trabalho na página da foto e verso e Cartão do PIS/PASEP;

i) Declaração de não acúmulo de Função;

j) Certidão de nascimento de filho menores de 21 anos, (se for o caso);

k) Atestado de Vacinação dos filhos menores de 05 anos, (se for o caso);

l) Frequência escolar dos filhos menores de 14 anos;

m) CPF dos filhos maiores de 14 anos;

n) Certidão Negativa fornecida pelo Cartório Distribuidor da comarca de Tangará da Serra-MT, relativo a existência ou inexistência de ações cíveis e criminais, (com trânsito em julgado);

o) Cópia do cartão Banco Bradesco ou cópia de documento com número da conta e agência;

p) Declaração de Imposto de Renda (ano base 2008);

q) Certidão fornecida pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, relativo a existência ou inexistência de Débitos municipais (Setor de Tributação);

r) Carteira do respectivo Conselho e comprovante do pagamento a última anuidade para na Função classificada.

s) Certificado de Informática para as Funções de Atendente de Farmácia, Aux. Administrativo, Telefonista e Recepcionista.

8.3 O prazo da duração dos Contratos para os servidores da Atenção Básica, será até a data de posse dos Candidatos Aprovados no Concurso Público Municipal a ser realizado pelo Município, conforme Termo de Ajustamento de Conduta, firmando com o Ministério Público Estadual, podendo ser prorrogado caso haja necessidade nos termos da Lei Complementar n°. 103/2006.

9 VEDAÇÕES À CONTRATAÇÃO

9.1 Fica vedado para contratação o candidato que:

9.2 Acumular cargos, emprego ou função pública.

9.3 Omitir informações ou apresentar informações incompletas ou inverídicas.

9.4 For declarado inapto para exercer a Função a que foi classificado, mediante atestado médico.

9.5 Que tenha sofrido sanções disciplinares nos últimos 5 (cinco) anos, mediante processo administrativo devidamente instaurado, caso o mesmo já tenha servido ao Executivo Municipal em alguma função.

10 CASOS OMISSOS

10.1 Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos conjuntamente pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Administração e Comissão Nomeada pela Portaria n°. 107/GP/2010 de 23 de Abril de 2010.

Tangará da Serra - MT, 04 de Abril de 2010

José Jaconias da Silva
Prefeito Municipal em exercício

Helio Marcio Gonçalves da Silva
Secretário Municipal de Saúde

José Junior Pimenta de Souza
Secretário Municipal de Administração

Laura Pereira
Presidente

Membros:

Andrea Cristina Trentini

Andréia Gimenes da Silva

Eunice de Fátima Cavalari de Morais

Gustavo Porto Franco Piola

Joanete da Silva Almeida

Loidjane Lopes Marques

Odair José Alves de Medeiros

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ALFABETIZADO

COZINHEIRA(O)

LÍNGUA PORTUGUESA - 1- Leitura e interpretação de textos, pronomes de tratamento, tempo dos verbos, emprego dos pronomes, sujeito e predicado, tipos de sujeito, Acentuação, Ditongos abertos, Regência verbal, Concordância verbal, Pontuação, sinônimos e antônimos.figuras de linguagem, estrutura das palavras,

MATEMÁTICA - Operação de adição, subtração, multiplicação e divisão, resolução de problemas, números pares e ímpares, múltiplos e divisores de um número, expressões numéricas, medidas de comprimento, de capacidade e de massa., área e perímetro das figuras geométricas: quadrado, retângulo e triângulo, porcentagem e juros simples.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO - (1° GRAU COMPLETO) RECEPCIONISTA, TELEFONISTA, RADIO OPERADOR E MAQUEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

1.Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. 2.Sentido próprio e figurado das palavras. 3.Ortografia oficial. 4.Acentuação gráfica. 5.Pontuação. 6.Substantivo e adjetivo: 7.flexão de gênero, número e grau. 8.Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. 9.Emprego de pronomes. 10.Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 11.Concordância verbal e nominal. 12.Regência.

MATEMÁTICA

1.Números inteiros: operações e propriedades. 2.Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. 3.Razão e proporção. 4.Porcentagem. 5.Regra de três simples. 6.Equação do 1.° grau. 7.Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento. 8.Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras.. 9.Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 10.Raciocínio lógico. 11.Resolução de situações-problema.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PARA OS FUNÇÕES DE: RECEPCIONISTA E TELEFONISTA

Conceitos Básicos em Informática. Microinformática: Arquitetura, hardware e organização de computadores. Sistema Operacional Microsoft Windows. Aplicativos de Escritório (Editor de Textos, Planilha, Gerenciador de Apresentações e Banco de Dados). Aplicativo Microsoft Office. Manutenção de software e hardware em plataforma PC. Prevenção e tratamento para vírus de computador. Aplicativos para Internet. Banco de dados: conceitos básicos. Internet: protocolos e serviços.

ENSINO MÉDIO COMPLETO - (2° GRAU COMPLETO)

ATENDENTE DE FARMÁCIA, GESSEIRO, TÉCNICO DE RAIO-X, AUXILIAR ADMINISTRATIVO e TÉCNICO EM ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA

1.Interpretação de texto. Acentuação gráfica. 2.Pontuação. 3.Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 4.Vozes verbais: ativa e passiva. 5.Colocação pronominal. 6.Concordância verbal e nominal. 7.Regência verbal e nominal. 8.Sinônimos, antônimos e parônimos. 9.Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

1.Operações com números reais. 2.Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 3.Razão e proporção. 4.Porcentagem. 5.Regra de três simples e composta. 6.Média aritmética simples e ponderada. 7. Juro simples. 8.Equação do 1.° e 2.° graus. 9.Sistema de equações do 1.° grau. 10.Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 11.Sistemas de medidas usuais. 12.Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. 13.Raciocínio lógico. 14.Resolução de situações-problema.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PARA O FUNÇÃO DE:

ATENDENTE DE FARMÁCIA E AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Conceitos Básicos em Informática. Microinformática: Arquitetura, hardware e organização de computadores. Sistema Operacional Microsoft Windows. Aplicativos de Escritório (Editor de Textos, Planilha, Gerenciador de Apresentações e Banco de Dados). Aplicativo Microsoft Office. Manutenção de software e hardware em plataforma PC. Prevenção e tratamento para vírus de computador. Aplicativos para Internet. Banco de dados: conceitos básicos. Internet: protocolos e serviços.

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O FUNÇÃO DE:

TÉCNICO DE RAIO X

Política de Saúde

Princípios doutrinários e organizativos do SUS: Direito à saúde, Controle social na saúde, Recursos humanos no SUS, Financiamento no SUS, Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde.

Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.

Lei Federal n° 8080 de 19/09/90.

Lei Federal n° 8142 de 28/12/90

Princípios básicos da física das radiações. Elementos de Radiografia. Formação de Imagens. Radiação Secundária. Acessórios de um Aparelho de Raio X. filme radiológico. Câmara escura. Ecrans Intensificadores. Chassis. Processamento dos Filmes Radiográficos. Proteção Radiológica. Anatomia e fisiologia humana. Técnica Radiológica - Incidências básicas e acessórias. Crânio e face. Membro superior. Membro inferior. Coluna vertebral. Bacia. Tórax. Abdome. Exames contrastados. Cuidados nos procedimentos radiográficos.

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O FUNÇÃO DE:

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Política de Saúde

Princípios doutrinários e organizativos do SUS: Direito à saúde, Controle social na saúde, Recursos humanos no SUS, Financiamento no SUS, Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde.

Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.

Lei Federal n° 8080 de 19/09/90.

Lei Federal n° 8142 de 28/12/90

Introdução à Enfermagem: Fundamentos e técnicas de enfermagem. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e legislação do Exercício Profissional. Programa Nacional de Imunização (considerações gerais, calendário para o Estado de São Paulo, cuidados gerais na aplicação das vacinas, cadeia de frio). Desinfecção e Esterilização de materiais. Noções de nutrição e dietética. Assistência de enfermagem nos programas: saúde da criança (puericultura, aleitamento materno, alimentação, higiene, doenças diarréicas e respiratórias, desnutrição, verminoses). Saúde da mulher (pré-natal, puerpério, planejamento familiar). Saúde do adulto (Hipertensão Arterial e Diabetes). Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST e AIDS). Assistência de enfermagem nas urgências. Noções de administração e vigilância epidemiológica. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO (3° GRAU)

PARA FUNÇÃO DE ASSISTENTE SOCIAL

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA

Teoria do Serviço Social: pressupostos e fundamentos; relação sujeito-objeto; objetivos; práxis profissional; relação teoria-prática. Metodologia do Serviço Social: atendimento individual/familiar; o trabalho com grupos, comunidade e movimentos populacionais emergenciais; alternativas metodológicas; bioética e ética profissional. Políticas sociais: organização atual dos serviços de saúde no Brasil; situações de saúde e doença no Brasil; LOAS (Lei Org. Assist. Social). Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Serviço Social e Família. Serviço Social na Área Hospitalar. Serviço Social e Interdisciplinaridade. Humanização Hospitalar.

PARA FUNÇÃO DE BIOMÉDICO

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA

Parasitologia: Métodos diagnósticos em parasitologia: Hoffman - sedimentação espontânea. Faust et cols - flutuação de zinco. WillYs. Anal swab. Diagnóstico de laboratório dos protozoários parasitas do homem: Flagelados parasitas do sangue e tecidos. Flagelados das vias digestivas e urinárias. Amebas parasitas do homem. Esporozoários e coccidioses. Diagnóstico de laboratório dos platelmintos parasitas do homem. Trematódeos digenéticos parasita do homem. Cestóideos parasitas do homem. Diagnósticos de laboratórios dos Nematelmintos parasitas do homem. Vetores de doenças. Artrópodes. Moluscos. Hematologia. O sangue e sua formação: eritrócitos e leucócitos. Eritrograma: Índices hematimétricos. Anemias carenciais e não carenciais. Policitemias. Plaquetas. Leucograma: Leucometria. Contagem diferencial dos leucócitos. Lecocitose e "desvio à esquerda". Doenças proliferativas da linhagem mielóide. Doenças proliferativas da linhagem linfóide. Hemostasia. Doenças hemorrágicas. Coagulograma. Púrpuras plaquetárias. Tipagem sanguínea e Fator Rh. Fator Du. Testes de Coombs, direto e indireto. Prova de falcização. Pesquisa de células LE. Hemossedimentação. Bioquímica: Metabolismo das proteínas. Metabolismo dos carboidratos. Metabolismo dos lipídeos. Provas hepáticas e do trato biliar : interpretação de resultados. Bilirrubinas séricas e urinárias. Fosfatase alcalina. Aspartato-aminotransferase sérica (AST). Alanina-aminotransferase sérica (ALT). Gamaglutamil-transferase (GGT). Proteinograma. Lipidograma. Provas da função renal. Dosagem da uréia. Dosagem da creatinina. Clearance (depuração) da uréia. Eletrólitos. Diagnósticos do diabetes. Glicemia. Curva glicêmica clássica. Glicemia pós-carga e pós prandial. Provas de atividade reumática. Ácido úrico. Fator reumatóide. Antiestreptolisina O. Proteína C Reativa. Mucoproteínas. Análise do líquido sinovial. Microbiologia: Uroculturas: Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Interpretação de resultados. Coproculturas. Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Teste de patogenicidade e tipagens sorológicas. Interpretação de resultados. Culturas de secreções em geral. Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Bacterioscopia. Parasitologia. Baciloscopia para BAAR. Preparação de lâminas. Coloração. Leitura e interpretação. Preparação de materiais ( vidrarias). Esterilização: Autoclave. Estufa. Normas de biossegurança. Análise de urina - urina tipo I. Técnicas de coleta de material. Exame físico e interpretação de resultados. Exame químico e interpretação de resultados. Exame microscópico e interpretação de resultados.

PARA FUNÇÃO DE ENFERMEIRO

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA

Ética profissional e Legislação de enfermagem. A Ética/Bioética: princípios básicos. Principais leis e decretos que regulamentam o exercício profissional. Entidades de classe: associações, sindicatos e conselho. Filosofia de enfermagem: principais teorias de enfermagem. Gerenciamento do serviço de enfermagem. Princípios e elementos da administração. Administração e recursos de materiais. Documentação de enfermagem: relatórios e anotações/instrumentos de informação na enfermagem. Importância da comunicação e relação humana no serviço de enfermagem. Planejamento de R.H., cálculo de pessoal, elaboração de escalas. Sistemas de assistência de enfermagem. Sistematização da assistência de enfermagem. Infecção hospitalar: conceitos e principais causas/CCIH na instituição. Enfermagem em saúde pública/imunização, tipos, princípios de conservação e armazenamento. Esquema de vacinação do Ministério da Saúde. Programas de gestante, criança, idoso e adolescente. Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos. Assistência de enfermagem a pacientes clínicos: problemas cardíacos, respiratórios, doenças infecto-contagiosas. Assistência de enfermagem a pacientes críticos. Assistência de enfermagem em unidade de emergência. Enfermagem em centro cirúrgico e central de esterilização de material.

PARA FUNÇÃO DE FARMACÊUTICO

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA

Vias de administração de formas farmacêuticas. Farmacocinética e biodisponibilidade. Farmacovigilância. Reações adversas a medicamentos. Interações e incompatibilidades medicamentosas. Legislação farmacêutica. Farmacoeconomia. Análise farmacêutica. Estabilidade de medicamentos. Controle de qualidade de produtos farmacêuticos. Administração aplicada à farmácia hospitalar. Política nacional de medicamentos. Sistemas de distribuição de medicamentos em farmácia hospitalar. Manipulação de medicamentos estéreis e não estéreis em farmácia hospitalar. Farmácia no controle das infecções hospitalares. Terapia antineoplásica: Quimioterapia. Terapia nutricional parenteral.

Legislação farmacêutica. Ética profissional. Noções básicas de licitações públicas.

PARA FUNÇÃO DE MÉDICO

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA

Doenças Cardiovasculares: avaliação e tratamento do paciente com doença cardiovascular; insuficiência cardíaca; cardiomiopatias; doença arterial coronária; arritmias; doenças do miocárdio e pericárdio; hipertensão arterial sistêmica; doenças vasculares periféricas; diagnóstico diferencial de dor torácica; alterações eletrocardiográficas; doenças valvar e da aorta. Doenças Pulmonares: avaliação e tratamento do paciente com doença respiratória; doença intersticial e infiltrativa; doenças pulmonares obstrutivas; doenças da pleura e mediastino; neoplasia pulmonar; síndrome da apnéia do sono e doenças pulmonares ambiental e ocupacional. Doenças Renais: avaliação e tratamento do paciente com doença renal; distúrbios eletrolíticos e de fluidos; doenças glomerular; vascular renal; insufi-ciência renal aguda e crônica; desordens não glomerulares. Doenças Gastroinstestinais: avaliação e tratamento das principais manifestações clínicas das doenças gastrointestinais; doenças do esôfago; do estômago e duodeno; doença inflamatória intestinal; neoplasias do trato gastrointestinal e doenças do pâncreas. Doenças do Fígado e Sistema Bilear: avaliação laboratorial do fígado; icterícia; hepatite aguda e crônica; insuficiência hepática; cirrose e suas complicações; doenças da vesícula biliar e trato biliar; neoplasias do fígado;doenças infiltrativas e vascular. Doenças Hematológicas: desordens da hemostasia (sangramento e trombose); avaliação e tratamento das anemias; avaliação da leucocitose e leucopenia. Doenças do Metabolismo: obesidade; anorexia nervosa e bulimia; desordens do metabolismo dos lípides. Doenças Endocrinológicas: doenças da tireóide; diabetes mellito; hipoglicemia e insuficiência adrenal. Doenças Músculo-esqueléticas e do Tecido Conectivo: avaliação e tratamento do paciente com doença reumática; artrite reumatóide; Lúpus eritematoso sistêmico; espondiloartropatias; síndrome do anticorpo-fosfolípide; esclerose sistêmica; osteoratrites; gota e desordens do tecido mole não articular. Doenças Ósseas e do Metabolismo Ósseo: osteoporose; doenças da paratireóide e distúrbios do cálcio. Doenças Infecciosas. Doenças Neurológicas/Psiquiátricas: avaliação do paciente neurológico; desordens da consciência; demência e distúrbios de memória; doenças cerébrovasculares; cefaléias; avaliação das síncopes; miastenia gravis; doença de Parkinson; diagnóstico diferencial da síndrome convulsiva; distúrbios ansiosos e depressão. Urgências e Emergências: reanimação cardiopulmonar; avaliação e tratamento inicial do paciente em choque; imobilizações e cuidados no local do acidente; atendimento inicial ao paciente traumatizado; diagnóstico e tratamento inicial das emergências diabéticas; anafilaxia e reações alérgicas agudas; controle agudo da dor; diagnóstico e tratamento inicial das síndromes coronárias agudas; diagnóstico e tratamento inicial da embolia de pulmão; insuficiência respiratória aguda; hemorragias digestivas; anestesia para realização de suturas e drenagem de abcessos. Principais Problemas Médicos relacionados aos Idosos. Rastreamento de Doenças Cardiovasculares e do Câncer. Prevenção do Câncer. Exame Periódico de Saúde. Promoção da Saúde: controle da obesidade, tabagismo e vacinação. Preenchimento de receitas médicas. Código de Ética Médica.

PARA FUNÇÃO DE NUTRICIONISTA

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fisiologia e fisiopatologia aplicadas à nutrição. Nutrição normal: balanço de nitrogênio, recomendações nutricionais, cálculo energético, dietas equilibradas. Nutrição nos Ciclos Vitais; nutrição materno-infantil; aleitamento natural; gestação e lactação; crescimento e desenvolvimento; alimentação da gestante e da nutriz; alimentação na infância e na adolescência; alimentação do idoso. Doenças Nutricionais: desnutrição calórico-proteica, carências nutricionais. Dietoterapia: conceitos e objetivos; dietas hospitalares nas diferentes patologias, condições clínicas e metabólicas. Avaliação do estado nutricional: métodos e critérios de avaliação. Métodos de assistência ambulatorial em nutrição. Noções de farmacologia: interações alimento-medicamento. Nutrição e Saúde Pública: noções de epidemiologia das doenças nutricionais e desnutrição proteico-calórica; diagnóstico do estado nutricional das populações; vigilância nutricional. Educação alimentar e nutricional. Técnica Dietética: composição e classificação dos alimentos; seleção, conservação e armazenamento; técnicas de pré-preparo, preparo e cocção; higiene na manipulação de alimentos; planejamento de cardápios: fatores relacionados. Administração de serviços de alimentação e lactários: área física e equipamentos; planejamento e organização; supervisão e controles; cardápios para coletividades sadias e doentes; custos e avaliação. Microbiologia de alimentos: toxinfecções alimentares; controle sanitário de alimentos; APPCC; controles de temperatura no fluxo dos alimentos. Ética Profissional.

PARA FUNÇÃO DE ODONTÓLOGO

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia, histologia e fisiologia do sistema estomatognático: diagnóstico bucal, exame da cavidade oral, anamnese e exame clínico, exames complementares, anatomia e histologia bucal, fisiologia e patologia bucal, microbiologia e bioquímica bucal. Semiologia e tratamento da cárie dentária e doenças periodontais. Semiologia e tratamento das afecções do tecido mole. Semiologia e tratamento das afecções da maxila e da mandíbula. Semiologia e tratamento das afecções pulpares. Radiologia odontológica: técnica e interpretação radiográfica. Anestesiologia odontológica: mecanismos de ação, técnicas, cuidados e acidentes anestésicos. Dentística operatória restauradora: preparo cavitário, tratamento restaurador atraumático (ART), adequação do meio bucal e proteção do complexo dentina polpa. Materiais dentários forradores e restauradores. Terapêutica e farmacologia de interesse na clínica odontológica. Cirurgia oral menor: indicações e contra-indicações, exodontias, cuidados pré e pós-operatórios. Princípios de traumatologia do sistema estomatognático: urgências e emergências em odontologia. Oclusão: noções gerais, prevenção de más oclusões. Epidemiologia da cárie dentária e das doenças periodontais. Métodos de prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais. Uso tópico e sistêmico do flúor: níveis de prevenção e aplicação. Biossegurança e ergonomia. Atendimento aos pacientes portadores de necessidades especiais. Ética profissional.

PARA FUNÇÃO DE PSICÓLOGO

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE

Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

As teorias psicológicas atuais como embasamento de intervenção e encaminhamento das questões sociais: desigualdade, exclusão, violência doméstica. Metodologia de trabalho em grupo e com equipe interdisciplinar. Elaboração de estudo de casos. Desenvolvimento infanto-juvenil. Técnicas de trabalho em relações familiares. Política de saúde mental. Terapias ambulatoriais em saúde mental. Doenças e deficiências mentais. Diagnóstico psicológico: conceitos e objetivos, teorias psicodinâmicas, processo diagnóstico, testes e laudos. Abordagem terapêuticas. Psicopatologia: natureza e causa dos distúrbios mentais. Neurose, psicose e perversão: diagnóstico. Noções de Recrutamento e Seleção e Desenvolvimento de Pessoal. Ética Profissional.