Prefeitura de Aliança - PE

Notícia:   126 vagas para a Prefeitura de Aliança - PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA

ESTADO DE PERNAMBUCO

EDITAL N° 001/2009

CONCURSO PÚBLICO

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ALIANÇA - ESTADO DE PERNAMBUCO - torna público a todos quantos interessar que se encontram abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO de provas e avaliação de títulos, destinado ao preenchimento de cargos públicos no quadro de pessoal desta Prefeitura, constante do ANEXO I, para o preenchimento dos cargos atualmente vagos, os que vierem a vagar e as novas vagas criadas dentro do prazo de validade do CONCURSO, observadas as disposições da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica Municipal, demais normas pertinentes à matéria e às seguintes condições:

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público reger-se-á pelas normas do presente edital, dos editais complementares e de retificação que venham a ser divulgados.

1.2. As provas para provimento dos cargos do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Aliança realizar-se-ão em duas etapas, que consistirá: 1) de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; 2) de avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório. (art. 80, II, da Lei Orgânica Municipal)

2. INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições poderão ser efetuadas no prédio da

2.2. O candidato fará o pagamento da taxa de inscrição mediante depósito em qualquer agência do Banco 001 - Banco do Brasil, Agência n° 1264-5 , Conta n° 18.728-3, em favor da Prefeitura Municipal de ALIANÇA, de acordo com os valores da tabela 01, abaixo:

Tabela 01 - TAXAS DE INSCRIÇÃO

GRUPOS

Valor

01 e 02

R$ 50,00 (cinqüenta reais).

03 e 04

R$ 40,00 (quarenta reais).

05 e 06

R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

2.3. Inscrição Presencial

2.3.1.Período: dias úteis de: 12 à 30 de janeiro de 2009.

2.3.2.Horário: 8:00 às 12:00 e da 13:00 às 17:00 horas.

2.3.3. Para efetuar a Inscrição o candidato deverá:

a) Pagar a taxa de inscrição junto ao Banco da Brasil, de acordo com a tabela 01 deste Edital e entregar o comprovante do pagamento ao funcionário da Empresa executora do concurso.

b) Após preencher corretamente o formulário de inscrição o candidato deverá entregar o dito formulário ao funcionário responsável pelas Inscrições para o recebimento do Protocolo.

c) Apresentar cópia legível, recente e em bom estado de documento de identidade, a qual será retida.Será obrigatória a apresentação de documento de identidade original nos dias e nos locais de realização de todas as etapas do concurso.

2.3.4. O desrespeito a qualquer das determinações do subitem 2.3.3 deste edital invalidará a inscrição.

2.4. Inscrição por procuração

2.4.1. Será admitida a inscrição por terceiros, de acordo com os procedimentos descritos no subitem 2.3 deste edital, mediante a apresentação de procuração simples do interessado, sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato, as quais serão retidas.

2.4.2. O protocolo de inscrição será entregue ao procurador, depois de efetuada a inscrição.

2.4.3. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.

2.5. Entrega dos cartões de inscrição

2.5.1. O cartão de inscrição será entregue nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2009, em local divulgado na Prefeitura Municipal de Aliança e no site: www.mgfservicos.com.br, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

2.5.2. A entrega do cartão de inscrição será feita mediante a apresentação de um documento oficial com foto do candidato e do protocolo de inscrição.

2.5.3. O cartão de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

2.5.4. Em hipótese alguma, o cartão de inscrição poderá ser entregue ao procurador do candidato, mesmo que este tenha assinado o formulário de inscrição, uma vez que este cartão é um documento de identificação para o concurso, devendo ser assinado pelo candidato na presença do entregador.

2.5.5. Cada candidato deverá conferir, imediatamente e com o máximo rigor, todos os dados do seu cartão de inscrição. Se constatadas informações incorretas, o candidato deverá dirigir-se ao entregador, para que sejam tomadas as providências necessárias para a correção.

2.5.6. Caso sejam consideradas procedentes as reclamações, que forem feitas dentro do prazo estabelecido no subitem 2.5.1, o candidato receberá posteriormente, sem nenhum ônus, um novo Cartão de inscrição.

2.5.7. Não reclamado o erro no Cartão de Inscrição e passado o período de entrega dos cartões, o candidato assumirá inteiramente o erro constante no cartão, podendo esse erro alterar suas preferências ou mesmo desclassificá-lo, conforme seja a natureza do equívoco.

2.5.8. Se o candidato não procurar seu cartão na data prevista no item 2.5.1, deverá obrigatoriamente, através do Edital de Convocação para as provas escritas, cientificar-se do local e horário da prova, que será divulgado na Prefeitura Municipal de Aliança e no site: www.mgfservicos.com.br, a partir do dia de entrega dos cartões de inscrição.

2.6. Disposições Gerais sobre a Inscrição

2.6.1. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

2.6.2. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e/ou a nomeação do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas e/ou nos documentos apresentados.

2.6.3. É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.

2.6.4. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

2.6.5. Não serão aceitas inscrições via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

2.6.6. O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato de inscrição, indicando claramente em requisição própria, segundo modelo constante do Anexo V quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.). Esta requisição ficará retida e será anexada ao formulário de inscrição.

2.6.6.1. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá requisitar segundo o item 2.6.6, fiscalização especial para uma acompanhante que deverá levar consigo e que ficará em sala reservada para a guarda da criança e que será responsável por ela.

2.6.6.2. A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

2.6.6.3. A não-solicitação de condições especiais no ato de inscrição implica a sua não- concessão no dia de realização das provas.

2.6.7. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Geral do Concurso do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

2.6.8. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

3. DAS VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

3.1. As pessoas portadoras de deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas legais inerentes a sua condição, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, desde que a deficiência de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições objeto do cargo ou emprego públicos em provimento.

3.2. Das vagas estabelecidas para esse concurso serão reservadas as pessoas portadoras de deficiência física um percentual de 5% (cinco por cento) quando a oferta de vagas for igual ou superior a 20 (vinte) nos termos do Decreto Federal N°. 3.298/99 de 20 de dezembro de 1999.

3.2.1. As pessoas Portadoras de Deficiência Física, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, critérios de aprovação, avaliação, duração, horário e local das provas.

3.3. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência, indicando essa condição e a deficiência do qual é portador, apresentando Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código corresponde da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo será retido e ficara anexado ao Formulário de Inscrição.

3.4. Caso o candidato não anexe o Laudo Médico citado no subitem anterior, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário de Inscrição.

3.5. O candidato portador de deficiência que, no ato de inscrição não declarar esta condição conforme as determinações previstas neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.6. O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência, se classificado no concurso, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral dos candidatos ao cargo e, posteriormente, se convocado, deverá submeter-se à perícia médica promovida por Junta Médica, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não e sobre o grau de deficiência, com a finalidade de verificar se a deficiência da qual é portador realmente o habilita a concorrer às vagas reservadas.

3.7. O candidato deverá comparecer à perícia médica munido de laudo médico que ateste o tipo de deficiência em que se enquadra, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como à provável causa da deficiência.

3.8. A não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.9. Não serão consideradas como deficiências os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

3.10. As vagas definidas no subitem 3.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.11. O candidato portador de deficiência poderá solicitar condição especial para a realização da prova, devendo solicitá-lo, no formulário de inscrição, de acordo com o disposto nos subitens 2.6.6, 2.6.6.2 e 2.6.6.3 deste edital.

4. PROVAS, TESTES E AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

4.1. Calendário e Realização das Provas

4.1.1.Prova Escrita

4.1.1.1. Todos os candidatos farão prova escrita, no dia 15 de fevereiro de 2009 em horários e em locais divulgados pela Comissão Geral do Concurso, através de Aviso no Cartão de Inscrição e de Edital publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Aliança, da Câmara Municipal de Vereadores e no site: www.mgfservicos.com.br

4.1.1.1.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato à identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

4.1.1.1.2. A entrega do cartão de inscrição ou o envio de comunicação pessoal dirigida ao candidato, ainda que extraviada ou por qualquer motivo não-recebida, não desobriga o candidato do dever de observar os avisos editais a serem publicados na forma do item 4.1.1.1 e suas posteriores alterações, consoante dispõe o subitem anterior.

4.1.1.2. A prova escrita terá duração de três horas contadas do seu efetivo início.

4.1.1.3.0 candidato deverá comparecer ao local da prova escrita com antecedência de 1 (uma) hora, munido de documento de identificação, cartão de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

4.1.1.4. Não será admitido no local de prova o candidato que não satisfizer qualquer das exigências do subitem anterior.

4.1.1.5. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

4.1.1.6. Os fiscais da sala não estão autorizados a fazer retificações de qualquer natureza nas instruções ou no enunciado das questões da prova. Se o próprio chefe do prédio, reconhecido por um dístico bem visível, não percorrer pessoalmente as salas, avisando sobre alguma alteração, o candidato não deverá fazer nada que contrarie o que especifica o seu caderno de provas.

4.1.1.7. O candidato só poderá ausentar-se do recinto de provas após 45 (quarenta e cinco) minutos contados a partir do efetivo início das mesmas.

4.1.1.8. Ao final da prova escrita, os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos as tiverem concluído.

4.1.1.9. Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao fiscal: a folha de respostas, a folha de redação (se houver) e o caderno de prova.

4.1.1.10. O candidato que não satisfizer as exigências dos subitens 4.1.1.7, 4.1.1.8 e 4.1.1.9 terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso.

4.1.2. Prova de Títulos

4.1.2.1. Os documentos referentes à prova de títulos deverão ser entregues pelo candidato à Comissão Geral do Concurso entre os dias, 12 à 30 de janeiro de 2009, mesmo local onde se realizarão as inscrições.

4.1.2.2. A avaliação de Títulos terá caráter apenas classificatório.

4.1.2.3. Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data da entrega, observados os limites de pontos da tabela 02, seguinte:

TABELA 02 - VALORES PONTUAIS DE TÍTULOS

PARA O NÍVEL SUPERIOR (GRUPO 01 E 02 )

TÍTULO

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

a) Diploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação, em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, na área específica a que concorre.

2,00

2,00

b) Diploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação, em nível de mestrado (título de mestre), na área específica a que concorre.

3,0

3,0

c) Diploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação, em nível de doutorado (título de doutor), na área específica a que concorre.

6,00

6,00

PARA O NÍVEL MÉDIO: ( GRUPO 03 E 04)

TÍTULO

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

a) Certificado de curso de extensão, formação ou aperfeiçoamento na área específica a que concorre (a cada 20 horas).

0,20

2,00

b) Declaração de Aprovação Final em Concurso Público no cargo concorrido, emitida pelo Departamento de pessoal da Instituição Pública, contendo nota, posição de classificação, nome completo do candidato, data da realização do concurso e os critérios de classificação.

1,00

2,00

c) Diploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação strictu-sensu ou latu-sensu na área concorrida, de acordo com o item 4.1.2.15.

3,00

6,00

PARA O NÍVEL FUNDAMENTAL: ( GRUPO 05 E 06)
TÍTULOVALOR UNITÁRIOVALOR MÁXIMO
a) Certificado de curso de extensão, capacitação, formação ou aperfeiçoamento na área específica a que concorre. (Curso com no mínimo 20 horas).1,04,00
b) Declaração de Aprovação Final em Concurso Público no cargo concorrido, (nos últimos 04 anos) emitida pelo Departamento de pessoal da Instituição Pública, contendo nota, posição de classificação, nome completo do candidato, data da realização do concurso e os critérios de classificação, por cada concurso.1,003,00
c) Certificado de conclusão de curso do nível médio2,004,00

4.1.2.4. O candidato que não encaminhar os títulos no prazo estipulado em edital receberá nota 0 (zero) na avaliação de títulos.

4.1.2.5. Somente serão aceitos os títulos apresentados nos quais constem o início e o término do período declarado, quando for o caso.

4.1.2.6. Os comprovantes de conclusão de cursos deverão ser expedidos por instituição oficial ou reconhecida.

4.1.2.7. Os documentos em língua estrangeira de cursos realizados somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.

4.1.2.8. Cada título será considerado uma única vez.

4.1.2.9. Os pontos que excederem o valor máximo em cada alínea do subitem 4.1.2.3 Serão desconsiderados.

4.1.2.10. Os diplomas de pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado devem estar devidamente registrados. Não serão aceitas declarações ou atestados de conclusão do curso ou das respectivas disciplinas.

4.1.2.11. Os diplomas e/ou os certificados mencionados para a prova de títulos deverão conter a carga horária, sob pena de serem desconsiderados.

4.1.2.12. Serão considerados cursos da área, os cursos que guardem direta relação com as principais atividades e atribuições do cargo concorrido.

4.1.2.13. Não valerão como títulos, os diplomas de formação específica na área concorrida pelo candidato, assim como aqueles essenciais para o provimento do cargo.

4.1.2.14. Para a comprovação de títulos, o candidato deverá apresentar a Comissão Geral do Concurso os documentos comprobatórios autenticados em envelope preenchido externamente com o nome, número de inscrição identidade, cargo, código do cargo, grupo, listagem dos documentos contidos e assinatura do candidato.

4.1.2.14.1. Juntamente com o envelope, o candidato poderá apresentar recibo enumerando os documentos entregues para que seja recepcionado pelo funcionário competente.

4.1.2.14.2. O candidato que não apresentar o recibo no momento da entrega dos documentos para a prova de títulos não poderá fazê-lo em outra oportunidade.

4.1.2.15. Documentos entregues de maneira diferente da especificada no item anterior serão desconsiderados.

4.1.2.16. Deverá ser entregue apenas uma única cópia em perfeito estado, autenticada em cartório, de cada título apresentado, a qual não será devolvida em hipótese alguma. Não deverão ser apresentados originais de documentos.

4.1.2.17. Cópias danificadas ou rasuradas não serão contadas.

4.1.3.Disposições Gerais sobre as provas.

4.1.3.1. Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, em local, em data ou em horário diferentes dos predeterminados em edital ou em comunicado.

4.1.3.2. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, de locais e de horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais publicados nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Aliança e Câmara de Vereadores e no site: www.mgfservicos.com.br.

4.1.3.3. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

4.1.3.4. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

4.1.3.5. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, CPF, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

4.1.3.6. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

4.1.3.7. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 4.1.3.3 ou o documento a que se refere o subitem 4.1.3.4 deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

4.1.3.8. Ocorrendo perda ou roubo do cartão de identificação, o candidato deverá procurar o Chefe de Prédio ou o Coordenador Geral do Concurso, o qual poderá autorizá-lo a realizar o exame à vista de outros documentos que o identifique.

4.1.3.9. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais;

b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

c) tentar ou entrar portando qualquer tipo de arma, ainda que considerada "branca".

d) utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor, radiocomunicador, notebook, pagers e/ou outros objetos do gênero.

e) Se comunicar com outro candidato;

f) faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes e/ou os candidatos;

g) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

h) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

i) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

j) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;

k) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

l) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer estágio do concurso público;

m) haja feito, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata, quanto a aspecto relevante à sua participação neste concurso ou em outro promovido por esta prefeitura ou realizado pela mesma organizadora.

4.1.3.10. Se, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

4.1.3.11. Caso o candidato leve alguma arma e/ou algum aparelho eletrônico, estes deverão ser recolhidos e ficarão sob a guarda da Coordenação do Concurso. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

4.1.3.12. Não será permitida a permanência de nenhum candidato, após o término de sua prova, nem qualquer aglomeração nos corredores ou nos arredores do prédio de prova, principalmente aqueles que venham a atrapalhar o bom andamento dos trabalhos do Concurso Público.

4.1.3.13. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

4.1.3.14. O candidato que porventura sentir-se mal durante a realização das provas, poderá interrompê-las até que se restabeleça, no próprio local de realização das provas. Caso o candidato tenha que ser removido para outro local ou não se restabeleça em tempo hábil para terminar sua prova dentro do horário estabelecido, estará eliminado do concurso.

4.1.3.15. Fica vedado o ingresso no local de provas de pessoas estranhas ao Concurso.

4.1.3.16. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

4.2. Conteúdo, Tipo e Avaliação das Notas

4.2.1. A nota final será divulgada em graus numéricos, na escala partindo de 0 (zero) ponto.

4.2.2. As provas serão compostas de no mínimo 25 e no máximo 60 questões.

4.2.3. A nota final será dada, observando os pesos atribuídos no Anexo IV, pela média ponderada das partes da prova escrita, acrescida da prova de títulos, quando houver.

4.2.4. Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a terceira casa decimal, arredondando-se para cima, se o algarismo da quarta casa decimal for igual ou superior a cinco.

4.2.5. As questões das provas serão definidas a partir dos programas constantes do Anexo III.

4.2.6. Serão aplicadas para os cargos de todos os grupos:

· prova escrita objetiva, eliminatória e classificatória, específica para cada categoria, valendo de 0 (zero) à 90 (noventa) pontos de acordo com o especificado no Anexo IV;

· prova de avaliação de títulos, valendo no máximo 10 (dez) pontos na conformidade dos critérios previstos no item 4.1.2.

5. CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

5.1. Critérios de Eliminação

5.1.1.Será eliminado do concurso o candidato que:

a) Não obtiver nota final igual ou superior a 50% da nota máxima na prova escrita.

b) Faltar à prova.

c) Cometer fraude ou tentativa desta.

d) Retirar-se do local da realização da prova sem prévia autorização.

e) Descumprir quaisquer das determinações do subitem 4.1.3.9.

5.2. Classificação

Os candidatos serão ordenados, dentro de cada cargo e de cada opção de lotação, se houver, de acordo com a ordem decrescente de nota final.

5.3. Desempate

5.3.1. Em caso de igualdade de pontos na classificação final, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

5.3.1.1. Para os candidatos do grupo 01, 02 e 03:

a) terá preferência o candidato mais idoso (parágrafo único, art. 27, Est. dos Idosos).

b) maior nota na Prova 2a parte da Prova Escrita;

c) maior nota na Prova 1a parte da Prova Escrita;

d) maior nota na Prova de Títulos.

5.3.1.2. Para os candidatos do grupo 04, 05 e 06:

a) Terá preferência o candidato mais idoso (parágrafo único, art. 27, Est. dos Idosos).

b) maior nota na 3a parte da Prova Escrita;

c) maior nota na 1a parte da Prova Escrita;

d) maior nota na 2a parte da Prova Escrita;

5.3.2. Persistindo, ainda, o desempate será realizado através de sorteio.

6. PUBLICAÇÃO DO GABARITO

O gabarito da prova escrita será publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Aliança e no site: www.mgfservicos.com.br, no dia útil seguinte a data de realização da Prova Escrita.

7. RECURSOS

7.1. Qualquer candidato poderá interpor recurso a Comissão Geral do Concurso, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas da publicação do gabarito, com relação ao conteúdo da prova e ao Gabarito, visando, exclusivamente, a impugnação de questões com defeito de formulação ou impertinente.

7.1.1. O recurso deverá apresentar as seguintes especificações:

a) folhas separadas para cada questão;

b) argumentação devidamente fundamentada, comprovando as alegações com citações de legislação, artigos, livros, jornais, juntando, sempre que possível, cópia dos documentos citados;

c) capa contendo nome, número de inscrição e assinatura do candidato;

d) datilografados ou digitados em formulário próprio, de acordo com o modelo definido no Anexo V deste edital.

7.1.2. O candidato deverá entregar três conjuntos idênticos de recursos (original e duas cópias), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa.

7.1.3. Recurso intempestivo e inconsistente, em formulário diferente do exigido e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital será indeferido.

7.1.4. Qualquer recurso interposto fora do prazo especificado no subitem 7.1 será liminarmente indeferido.

7.2. Consideram-se mal formuladas questões que comportarem mais de uma resposta certa ou que tenham incidido em equívoco grosseiro.

7.3. Os pontos relativos às questões que porventura venham a ser anuladas, em revisão, são assegurados aos candidatos.

7.4. Julgados os recursos, se necessário, será divulgado um novo gabarito oficial com as correções pertinentes.

7.5. Os recursos poderão ser interpostos no prédio da Secretaria Municipal de Administração, na Prefeitura Municipal de Aliança, no horário de atendimento ao público.

7.6. Dos demais atos do concurso caberá recurso no prazo de 02 (dois) dias, contados da publicação do ato.

7.7. Não serão aceitos recursos por fax, correio ou e-mail.

8. RESULTADO DAS PROVAS

8.1. O resultado da prova escrita e da prova de avaliação de títulos será divulgado no Prédio da Prefeitura Municipal, na Câmara de Vereadores e no site: www.mgfservicos.com.br, na data prevista de 26 de fevereiro de 2009.

8.2. Não sendo julgado procedente nenhum recurso, considerar-se-á definitivo o último resultado provisório divulgado para fins de homologação.

8.3. Havendo recurso procedente será publicado novo resultado.

9. DA ADMISSÃO

9.1. Dos Requisitos para a Investidura no Cargo

9.1.1. O candidato, na data da posse, deverá preencher os seguintes requisitos:

a) Estar devidamente aprovado e classificado no concurso público.

b) Ter idade civil igual ou superior a 18 anos.

c) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos de acordo com o Decreto n° 70.436 de 18 de abril de 1972, com o § 1° do Art. 12 da Constituição Federal e com o Art. 3° da Emenda Constitucional n° 19 de 04 de junho de 1998;

d) Estar no gozo dos direitos políticos;

e) Estar quite, se do sexo masculino, com as obrigações militares;

f) Ter a situação regularizada ante a legislação eleitoral;

g) Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;

h) Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por atestado médico do Município de Aliança;

i) Atender as condições especiais prescritas para o provimento do cargo, contidas no Anexo II;

j) Ter formação e/ou escolaridade, na forma exigida no Anexo II.

k) Ter a situação regularizada perante o órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho de Classe ou Regionais) e estar quite com as exigências legais do órgão fiscalizador.

l) Apresentar comprovante de residência, duas fotos 3x4, comprovante de estado civil, carteira de Identidade, CPF e título eleitoral.

9.1.2. Todos os documentos comprobatórios dos requisitos para a investidura no cargo exigidos neste edital deverão ser apresentados no prazo de 15 dias após a convocação.

9.2. A admissão nas vagas mencionadas obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, ficando a concretização deste ato, condicionada às disposições legais pertinentes e à necessidade do serviço público municipal.

9.3. A admissão dos candidatos habilitados dar-se-á através de nomeação pelo Prefeito, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.

9.4. Os portadores de deficiência, quando houver, serão convocados para admissão nas vagas existentes a eles reservadas, devendo submeter-se à perícia médica, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato quanto à sua deficiência, ou não, e o grau de deficiência capacitante no exercício de sua função. Ao ser convocado para admissão no cargo, o candidato deverá apresentar toda a documentação necessária ao ato admissional.

9.5. O candidato que não preencher os requisitos legais exigidos para a posse, será preterido em favor de outro, cuja classificação lhe seja imediatamente inferior.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. O resultado final do Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado nos quadros de avisos dos prédios da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

10.2. A prova de avaliação de títulos será apenas classificatória.

10.3. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.

10.4. O concurso terá validade de (02) dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do resultado.

10.5. A aprovação no concurso público gera, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação. Durante o período de validade do concurso, a PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço público, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

10.6. A inexatidão das afirmativas feitas pelos candidatos, bem como a apresentação de documentos falsificados, eliminarão o candidato, tornando sem efeito todos os atos decorrentes da inscrição. Cabendo ao candidato as penas previstas em Lei.

10.7. A Prefeitura poderá, por necessidade do serviço público, proceder à nova convocação de candidatos, aprovados e não aproveitados na primeira convocação.

10.8. Nos cargos em que houver opção de lotação, o candidato concorrerá exclusivamente às vagas da opção escolhida.

10.9. Não havendo mais candidatos a serem convocados na opção de lotação escolhida, a Prefeitura poderá realizar a convocação de candidatos de outras opções de lotação, segundo a ordem de classificação da lista geral.

10.10. Os candidatos aprovados serão nomeados em caráter efetivo submetendo-se a avaliação especial de desempenho em estágio probatório de 03 (três) anos, os quais serão regidos pelo Regime Estatutário.

10.11.0 candidato que se inscrever mais de uma vez, em um mesmo grupo ou em grupos diferentes, terá deferida apenas a última inscrição.

10.12. Os candidatos aprovados serão convocados para apresentação da documentação necessária através de Edital fixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Aliança e da Câmara Municipal e por correspondência via Correios, ficando sob a responsabilidade do candidato manter a Prefeitura sempre informada sob o seu endereço.

10.13. Por razão de segurança e salvaguarda dos direitos autorais, a Comissão Geral do Concurso, não fornecerá exemplares dos cadernos de questões ao candidato em hipótese alguma. Reservando- se o direito de não fazer divulgação dos referidos cadernos, mesmo após o encerramento deste concurso, exceto às instituições fiscalizadoras e de controle interno e externo da Administração Pública e situações legalmente previstas.

10.14. Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Comissão Geral do Concurso.

10.15.0 conteúdo programático das provas de cada categoria consta do Manual do Candidato e do ANEXO III deste Edital.

10.16. Para todos os fins legais, o Manual do Candidato é parte integrante do presente Edital, sendo que em caso de conflito de normas prevalecerá o conteúdo do Edital.

ALIANÇA-PE, 07 de janeiro de 2009.

Azoka José Maciel Gouveia
Prefeito

ANEXO I

GRUPOS - VAGAS OFERECIDAS

Os quadros a seguir mostram, os níveis, grupos, cargos e opções (se existirem), com os respectivos códigos e o número de vagas oferecidas, além dos seus vencimentos e símbolos.

NÍVEL SUPERIOR

GRUPO 01

CÓDIGO

CARGO

VAGAS

VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Jornada de trabalho

VENCIMENTO

01

Bibliotecário(a)

01

---

20 semanais

R$ 415,00

02

Pedagogo

01

---

200 h mensais

R$ 3,65**

 

GRUPO 02

CÓDIGO

CARGO

VAGAS

VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Jornada de Trabalho

VENCIMENTO

03

Professor de Português

01

---

200 h mensais

R$ 3,65 **

04

Professor de Matemática

01

---

200 h mensais

R$ 3,65 **

05

Professor de História

01

---

200 h mensais

R$ 3,65 **

06

Professor de Natação

01

---

200 h mensais

R$ 3,65 **

NÍVEL MÉDIO

GRUPO 03

CÓDIGO

CARGO

VAGAS

VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Jornada de Trabalho

VENCIMENTO

07

Professor de 1ª a 4ª séries

37

01

150 horas mensais

R$ 3,05 **

 

OPÇÃO

LOCALIDADE

VAGAS

01

Sede

08

02

Distrito de Upatininga

04

03

Chã do Esconso

03

04

Distrito de Macujê

08

05

Distrito de Tupaoca

02

06

Povoado de Caueiras

08

07

Sitio Catolé

03

08

Chã do Camará

01

 

GRUPO 04

CÓDIGO

CARGO

VAGAS

VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Jornada de Trabalho

VENCIMENTO

08

Auxiliar de Secretaria

05

---

40 horas semanais

R$ 415,00

NÍVEL FUNDAMENTAL

GRUPO 05
CÓDIGOCARGOVAGASVAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAJornada de TrabalhoVENCIMENTO
09Auxiliar de Serviços Gerais250240 horas semanaisR$ 415,00
 OPÇÃOLOCALIDADEVAGAS
01Sede06
02Distrito de Macujê02
03Distrito de Tupaoca01
04Povoado de Caueiras05
05Sitio Santa Luzia01
06Sitio Catolé01
07Engenho Montes Claro01
08Engenho Cuieiras01
09Engenho Beleza01
10Engenho Terra Nova01
11Chã do Camará01
12Engenho Poço01
13Chã Grande01
14Engenho Tupá01
15Engenho Cipó Branco01

 

GRUPO 05
CÓDIGOCARGOVAGASVAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAJornada de TrabalhoVENCIMENTO
10Merendeira 250240 horas semanaisR$ 415,00
 OPÇÃOLOCALIDADEVAGAS
01Sede01
02Distrito de Upatinninga02
03Chã do Esconso03
04Distrito de Macujê03
05Distrito de Tupaoca04
06Povoado de Caueiras03
07Sitio Santa Luzia01
08Sitio Catolé01
09Engenho Montes Claro01
10Engenho Cuieiras01
11Engenho Beleza01
12Chã do Câmara01
13Engenho Poço01
14Chã Grande 01
15Engenho Tupá01

 

GRUPO 05
CÓDIGOCARGOVAGASVAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAJornada de TrabalhoVENCIMENTO
11Vigia200140 horas semanaisR$ 415,00
 OPÇÃOLOCALIDADEVAGAS
01Sede04
02Distrito de Macujê02
03Distrito de Tupaoca03
04Sitio Santa Eliza02
05Sitio Catolé02
06Engenho Montes Claro01
07Engenho Cuieiras01
08Engenho Beleza01
09Engenho Terra Nova01
10Chã do Camará02
11Povoado do Cauieras02

 

GRUPO 06

CÓDIGO

CARGO

VAGAS

VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Jornada de Trabalho

VENCIMENTO

12

Motorista "D"

02

---

40 horas semanais

R$ 415,00

LEGENDA: ** = Valor de Hora-aula.

ANEXO II
ATRIBUIÇÕES E EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE PARA OS CARGOS

01 - BIBLIOTECÁRIO

Exigências: Curso de graduação em Biblioteconomia + registro no Conselho.

Documentos Comprobatórios: Certificado de conclusão.

Atribuições: Organização, direção e execução dos serviços técnicos concernentes ás matérias e atividades seguintes: A fiscalização de bibliotecas das escolas do município e biblioteca municipal; Direção de bibliotecas; A organização e direção dos serviços de documentação; A execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; outras atribuições inerentes ao cargo.

02 - PEDAGOGO

Exigências: Curso de Graduação em Pedagogia ou Normal Superior

Documentos Comprobatórios: Certificado de conclusão.

Atribuições: Realiza atividades de orientação e acompanhamento psicopedagógico a professores e alunos. Orienta o professor no acompanhamento do desenvolvimento psicopedagógico do aluno; realiza diagnóstico, emite parecer e procede avaliação psicológica do aluno; acompanha os alunos portadores de necessidades educativas especiais; realiza atividades de prevenção das causas necessidades educativas especiais junto a escola; realiza atividades de prevenção de situações comportamentais que interfiram na aprendizagem do aluno; elabora textos e materiais psicopedagógico; participa da elaboração do currículo e do planejamento das atividades da escola; participa com todos os setores da escola, dos aspectos administrativos e pedagógicos; participa de estudos e pesquisas referentes à sua área de atuação; participa do planejamento e avaliação de atividades de suas área de atuação; do planejamento das atividades das unidades interdisciplinares de apoio psicopedagógico, dos centros de reabilitação e educação especial e das escolas especiais; executa outras atividades correlatas.

03 - PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Exigências: Curso em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa

Documentos comprobatórios: Certificado de conclusão

Atribuições: Exercício da docência em classes da educação básica de 5a a 8a séries do ensino fundamental, do ensino médio e de atividade técnico-pedagógica que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de educação de jovens e adultos em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes á recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução ,acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivências curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja , executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas;executa outras atividades correlatas.

04 - PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Exigências: Curso de Licenciatura Plena em Matemática.

Documentos comprobatórios: Certificado de conclusão

Atribuições: Exercício da docência em classes da educação básica de 5a a 8a séries do ensino fundamental, do ensino médio e de atividade técnico-pedagógica que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de educação de jovens e adultos em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes á recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução ,acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivências curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja , executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas;executa outras atividades correlatas.

05 - PROFESSOR DE HISTÓRIA

Exigências: Curso de Licenciatura Plena em História.

Documentos comprobatórios: Certificado de conclusão

Atribuições: Exercício da docência em classes da educação básica de 5a a 8a séries do ensino fundamental, do ensino médio e de atividade técnico-pedagógica que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de educação de jovens e adultos em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes á recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução ,acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivências curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja , executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas;executa outras atividades correlatas.

06 - PROFESSOR DE NATAÇÃO

Exigências: Curso de Licenciatura Plena em Educação Física + Curso de Especialização

Documentos comprobatórios: Certificado de conclusão

Atribuições: Exercício da docência em classes da educação básica de 5a a 8a séries do ensino fundamental, do ensino médio e de atividade técnico-pedagógica que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de educação de jovens e adultos em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes á recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução ,acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivências curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja , executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas;executa outras atividades correlatas.

07 - PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL DE 1a A 4 a SÉRIES

Exigências: Magistério , Normal Médio, Normal Superior ou Pedagogia

Documentos Comprobatórios: Certificado de conclusão.

Atribuições: Lecionar matérias que integram o currículo do ensino Fundamental I ,de 1a a 4 a série, transmitindo os conteúdos correspondentes e participando de atividades.

08-AUXILIAR DE SECRETARIA

Exigências: Nível Médio (antigo 2° grau)

Documentos: Comprobatórios: Certificado de conclusão.

Atribuições: Realizar atividades de assessoramento á direção da escola, responde pela secretaria e apóia os serviços administrativos , analisa, organiza, registra e documenta fatos ligados á vida escolar dos alunos e á vida funcional dos servidores. Coordena e supervisiona os trabalhos da secretaria escolas municipais; atende ao pessoal da escola, da comunidade e ao público em geral; zela pela identidade da vida escolar do aluno e pela autenticidade dos documentos escolares; coordena o registro das notas na ficha individual do aluno; abre prontuários para alunos novos e arquiva os de alunos concluintes, transferidos e desistentes; analisa dados de aprovação, reprovação e evasão de alunos; lavra atas de resultados finais; divulga resultados de aprovação, reprovação e recuperação de alunos; responsabiliza- se por toda a escrituração, expedição de documentos escolares e registro de diplomas e certificados de conclusão de cursos, bem como pela autenticidade dos mesmos ; analisa o expediente e submete-o a despacho do diretor ; coordena a organização e conservação do arquivo ativo e inativo da escola; mantém em sigilo a documentação atinente á vida escolar dos alunos e á vida funcional dos servidores da escola; analisa, instrui e divulga documentos relativos ás normas vigentes no tocante à recuperação , matrícula , transferência, registro da vida escolar do aluno e da vida funcional dos servidores da escola; realiza levantamento dos serviços administrativos da unidade escolar e os distribui em conjunto com a direção da escola; redige ofícios , relatórios e formulários estatísticos; encaminha aos órgãos competentes documentos diversos; prepara relatório de freqüência dos servidores da escola; articula - se com todos os setores da escola, aspectos administrativos e pedagógicos; convoca, por determinação da direção ou do conselho escolar, reuniões de caráter pedagógico ou a administração; participação de reuniões, sessões de estudos e cursos na sua área de atuação; garante apoio ás atividades do conselho escolar ; executa outras atividades correlatas.

09 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Exigências: Fundamental 1- até a 4 a série ( incompleta)

Documentos Comprobatórios: Declaração de Conclusão de uma das séries do Fundamental 1 (1 a a 4a série).

Atribuições: Realizar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos dos prédios onde funciona as unidades da Administração Municipal; exercer eventuais mandados; servir café e água; fazer merenda; carregar e descarregar móveis e equipamentos em veículos; controlar o acesso de pessoas aos prédios de acordo com as instruções recebidas; informarão público sobre horários de funcionamento; registrar ocorrências e comunicar a chefia; solicitar imediata colaboração dos serviços de urgência médica, policial em casos de acidentes e incêndios; zelar pelo equipamento de trabalho sob sua responsabilidade; executar outras atividades compatíveis com as atribuições do cargo.

10 - MERENDEIRA

Exigências: Fundamental 1- até a 4 a série (incompleta)

Documentos Comprobatórios: Declaração de conclusão de uma das séries do fundamental 1 (18 a 4 a série).

Atribuições: Preparar e distribuir a merenda escolar para os estudantes das escolas municipais, preparar alimentos para os postos de saúde e prédio da prefeitura; responsabilizar - se pelo estoque de merenda existente; manter limpas e conservadas, as cozinhas e locais de armazenamentos e acondicionamentos de produtos alimentícios em perfeitas condições de higiene; seguir adequadamente as orientações do cardápio; exercer outras atividades correlatas determinadas pelo chefe imediato.

11 - VIGIA

Exigência: Fundamental 1- até a 4 a série (incompleta).

Documentos Comprobatórios: Declaração de Conclusão de uma das séries do Fundamental 1 (18 a 4 a série).

Atribuições: Garantir a vigilância da instituição, fazendo a ronda em suas dependências internas e externas, estando atento à entrada e saída de pessoas ou bens, em função de evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança.

12 - MOTORISTA "D"

Exigência: Fundamental 1- até a 4 a série (incompleta), com habilitação "D"

Documentos Comprobatórios: Declaração de Conclusão de uma das séries do Fundamental 1 (18 a 4 a série).

Atribuições: Dirigir veículos transportando cargas ou passageiros, conduzindo-os conforme necessidade do setor de trabalho, observando as normas de trânsito e operando os equipamentos inerentes ao veículo.

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS CATEGORIAS DE NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COMUM A TODOS OS CARGOS DO GRUPO 01:

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2 Semântica e interação. 1.3 Significação das palavras. 1.4. Denotação e conotação. 1.5. Funções da Linguagem. 1.6. Textualidade (coesão, coerência e contexto discursivo). 2. MORFOSSINTAXE 2.1 Estudo dos verbos e sua relação com as formas pronominais. 2.2 Sintaxe do período e da oração e seus dois eixos: coordenação e subordinação. 2.2.1 Sintaxe de Concordância. 2.2.2. Sintaxe de Colocação. 2.2.3. Sintaxe de Regência. 2.3. Análise Sintática 2.4. Estudo das classes gramaticais (incluindo classificação e flexão): Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Conjunção, Preposição, Interjeição, Conectivos, Formas variantes. 2.5. Emprego das palavras. 3. ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO 4. ESTUDO DE TEXTOS 4.1 Interpretação de textos. 4.2. Tópico frasal e sua relação com idéias secundárias. 4.3.Elementos relacionadores. 4.4 Pontuação. 4.5. Conteúdo, idéias e tipos de texto. 4.6. O texto literário: tema, foco narrativo, personagens, tempo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE BIBLIOTECÁRIO (Grupo 01):

1. PONTOS BÁSICOS PARA A ADMINISTRAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA 1.1. O bibliotecário 1.1..2. Regras a serem seguidas por um bibliotecário 1.2. Os auxiliares da biblioteca 1.3. Localização da Biblioteca e seu arranjo interno 1.3.1. Limpeza 1.3.2. Assoalho 1.3.3. Paredes 1.3.4. Iluminação 1.3.5. Ventilação 1.3.6. Estantes 1.3.7. Capacidade das estantes 1.3.8. Mesas 1.3.9. Cadeiras 1.3.10. Banquetas 1.3.11. Lavatório 1.3.12. Balcão 1.3.13. Fichários 1.3.14. Arquivos verticais 1.3.15. Carro-estante 1.3.16. Vitrinas 1.3.17. Quadro de avisos 1.3.18. Suporte de livros 1.3.19. Letreiros 1.3.20. Sala de trabalho 1.3.21. Material 1.3.22. Casas especializadas em artigos para bibliotecas 1.3.23. Segurança para o fogo 1.4. Seleção de livros 1.5. Revistas, periódicos e jornais 1.6. Folhetos 1.7. Coleção da história local 1.8. Documentos públicos 1.9. Iconoteca 1.10. Mapoteca 1.11. Diversos 1.12. Reclame 1.13. Relatórios de estatísticas 1.14. Rotina de Serviço 1.14.1. Preparação do livro 1.15. Classificação 1.15.1. Classificação de Dewey 1.15.2. Classificação de Brunet 1.15.3. Classificação de Bruxelas 1.15.4. Classificação de Cutter 1.15.5. Classificação de Brown 1.15.6. Classificação da biblioteca do Congresso dos E.U. 1.16. Colocação dos livros nas estantes 1.17. Catalogação 1.17.1 Catálogo de inventário 1.17.1.1.Baixas em livros 1.17.1.2. Balanço geral 1.17.2. Catálogo alfabético de Autor 1.17.3. Catálogo alfabético de Título 1.17.4. Catálogo alfabético de Assunto 1.17.5. Catálogo topográfico 1.17.6. Catálogo cronológico 1.17.7. Catálogo geográfico 1.17.8. Catálogo sistemático ou classificado 1.17.9. Catálogo dicionário 1.18. Preparo de fichas para catálogo 1.18.1. Ficha de autor 1.18.2. Ficha de título 1.18.3. Ficha de Assunto 1.19. Notas sobre catalogação 1.19.1. Periódicos 1.19.2. Almanaques e anuários 1.19.3. Instituições 1.19.4. Publicações oficiais 1.19.5. Obras incompletas 1.19.6. Mapas 1.19.7. Notas 1.19.8. Conteúdo 1.19.9. Anõnimo 1.19.10. Iniciais 1.19.11.Nova Edição 1.19.12. Biografias 1.19.13. Listas bibliográficas 1.20. Empréstimo de livros 1.20.1. Registro de empréstimos 1.21. Desinfecção de livros 1.22. Encadernação 2. A BIBLIOTECA ESCOLAR E SUAS FUNÇÕES 2.1. A biblioteca e sua história 2.2. A biblioteca na escola antiga e na escola moderna 2.3. As bibliotecas escolares nacionais: organização, acervo, contribuição, importância, estado 2.4. Objetivos da Biblioteca Escolar 2.5. Organizando livros na biblioteca escolar 2.6. Coordanção da biblioteca com currículo 2.7. O bibliotecário escolar e suas funções: 2.7.1. Guiando a criança 2.7.2. Fazendo da leitura um bom passatempo 2.7.3. Aconselhando a ler, e como ler 2.7.4. Ensinando os alunos a se servirem da biblioteca 2.7.5. Dirigindo projetos, na biblioteca 2.8.A biblioteca na sociedade 2.9. A biblioteca, como um fato na compreensão dos povos. 3. DEFINIÇÕES LITERÁRIAS SOBRE LIVRO 4. A TÁBUA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY EM 1.000 DIVISÕES 5.TERMOS USUAIS EM BIBLIOTECONOMIA 6. DEFINIÇÕES LITERÁRIAS SOBRE LIVRO

Organização e administração de biblioteca. 2.planejamento e organização de bibliotecas. 3.atividades do bibliotecário, 4.redes de bibliotecas e catálogo coletivo. 5.Serviços técnicos: relação e aquisição, catalogação, classificação, referência e empréstimo; 6.Bibliografia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PEDAGOGO (Grupo 01):

1. Pratica de Ensino. 1.1. Objetos da Prática de Ensino. 1.2. Elementos Básicos da Educação. 1.3. Identificação dos objetivos do Ensino Fundamental e Médio. 1.4. O planejamento Escolar. 1.5. Objetivos e conteúdos de Ensino. 1.6. Técnicas e instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem. 1.7. O contexto interdisciplinar na formação do professor do Ensino Fundamental e Médio. 1.8. Estágio de observação. 1.9. Estágio de Participação. 1.10. Estagio de Regência. 2. Aspectos da Educação Nacional: 2.1. Visão Retrospectiva da educação brasileira . 2.2.Sistema Educacional Brasileiro: Conceituação e fatores que influenciam na determinação de um Sistema Escolar. 2.3. Relação das Leis Diretrizes e Bases da Educação Nacional - mudanças ocorridas. 2.4. A Lei 9.394/96: Princípios e fins da Educação Nacional, do direito à educação e do dever de educar; da organização da educação, Níveis e modalidades de educação e Ensino; dos recursos financeiros. 2.5. Política Educacional face à realidade: a questão política do trabalho pedagógico, dos profissionais da educação. 3. Aspectos Psicológicos Educacionais: (Psicologia Educacional). 3.1. Conceituação. 3.2. Histórico. 3.3. Importância. 3.4. Introdução à Psicologia da Aprendizagem. 3.4.1. Importância da aprendizagem na vida humana. 3.4.2. Conceito de aprendizagem. 3.4.3. Características da aprendizagem. 3.4.4. Aprendizagem e contexto escolar. 3.5. Condições Psicológicas. 3.5.1. Importância da motivação na aprendizagem. 3.5.2.Conceito e natureza do motivo. 3.5.3. Fontes e classificação dos motivos. 3.5.4. Conceito de Motivação e Incentivação. 3.5.5. Fases e funções da Motivação. 3.6. Condições Pedagógicas. 3.6.1. Efeitos da significação do material a ser aprendido. 3.6.2. A prática na aprendizagem. 3.7. Produtos da Aprendizagem. 3.7.1. Aprendizagem Cognitiva. 3.7.2. Aprendizagem de automatismo. 3.7.3. Aprendizagem afetiva. 4. Plano Decenal de Educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COMUM A TODOS OS CARGOS DO GRUPO 02:

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1. Prática de Ensino. 1.1. Objetos da Prática de Ensino. 1.2. Elementos Básicos da Educação. 1.3. Identificação dos objetivos do Ensino Fundamental e Médio. 1.4. O Planejamento Escolar. 1.5. Objetivos e conteúdos de Ensino. 1.6. Técnicas e instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem. 1.7. O contexto interdisciplinar na formação do professor do Ensino Fundamental e Médio. 1.8. Estágio de Observação. 1.9. Estágio de Participação. 1.10. Estágio de Regência. 2. Aspectos da Educação Nacional: 2.1. Sistema Educacional Brasileiro: conceituação e fatores que influenciam na determinação de um sistema Escolar. 2.2. Relação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - mudanças ocorridas. 2.3. A Lei 9.394/96: Princípios e fins da Educação Nacional; do direito à educação e do dever de educar; da organização da educação; Níveis e modalidades de educação e Ensino; dos recursos financeiros. 2.4. Política Educacional face à realidade: a questão política do trabalho pedagógico, dos profissionais da educação. 3. Condições Pedagógicas 3.1. Efeitos da significação do material a ser aprendido 3.2. A prática na aprendizagem 3.3. Produtos da Aprendizagem 3.4. Aprendizagem cognitiva 3.5. Aprendizagem de automatismo 3.6 Aprendizagem afetiva. FUNDEB - expectativas pedagógicas e fundamentos legais .

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Grupo 02)

- PROFESSOR DE PORTUGUÊS

1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2 Semântica e interação. 1.3 Significação das palavras. 1.4. Denotação e conotação. 1.5. Funções da Linguagem. 1.6. Textualidade (coesão, coerência e contexto discursivo). 2. MORFOSSINTAXE 2.1 Estudo dos verbos e sua relação com as formas pronominais. 2.2 Sintaxe do período e da oração e seus dois eixos: coordenação e subordinação. 2.2.1 Sintaxe de Concordância. 2.2.2. Sintaxe de Colocação. 2.2.3. Sintaxe de Regência. 2.3. Análise Sintática 2.4. Estudo das classes gramaticais (incluindo classificação e flexão): Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Conjunção, Preposição, Interjeição, Conectivos, Formas variantes. 2.5. Emprego das palavras. 3. ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO 4. ESTUDO DE TEXTOS 4.1 Interpretação de textos. 4.2. Tópico frasal e sua relação com idéias secundárias. 4.3.Elementos relacionadores. 4.4 Pontuação. 4.5. Conteúdo, idéias e tipos de texto. 4.6. O texto literário: tema, foco narrativo, personagens, tempo.

- PROFESSOR DE MATEMÁTICA

1. ÁLGEBRA 1.1. Teoria dos Conjuntos 1.2. Conjuntos Numéricos 1.3. Funções 1.4 Função do 1° Grau 1.5. Função do 2° Grau 1.6. Função Composta 1.7. Função Modular 1.8. Função Exponencial 1.9 Funções e Equações Logarítmicas 1.10. Logarítmicos 1.11. Progressão Aritmética 1.12. Progressão Geométrica 1.13. Matrizes 1.14. Determinantes 1.15. Equações Lineares 1.16. Binômio de Newton 1.17.Análise Combinatória 1.18. Probabilidades 1.19. Números Complexos 1.20. Polinômios 1.21. Equações Polinomiais 1.22. Limites 1.23.Derivadas 1.24. Integrais. 1.25. Conceito de Continuidade 1.26 Taxas de variação 1.27. Teorema do valor intermediário e o teorema do valor médio. 2. MATEMÁTICA FINANCEIRA 2.1. Capitalização Simples 2.2. Capitalização Composta 2.3. Amortização de Empréstimos 2.4. Juros 2.5.Depreciação. 3. GEOMETRIA ANALÍTICA 2.1 Retas 2.2. circunferências 2.3. Cônicas 4. GEOMETRIA PLANA 5.GEOMETRIA ESPACIAL 5.1. Posições relativas no espaço 5.2. Prismas 5.3. Pirâmides 5.4. Cilindros 5.5. Cones 5.6. Esferas. 6.TRIGONOMETRIA 6.1. Funções circulares 6.2. Resolução de triângulos 6.3. Equações, Inequações e Transformações trigonométricas. 7. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

- PROFESSOR DE HISTÓRIA

1.HISTÓRIA GERAL 1.1.História - conceito e importância para a compreensão da sociedade 1.2. A economia da Antigüidade Oriental: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturas das civilizações orientais. 1.3. As civilizações da Antigüidade Clássica 1.4. A formação da sociedade medieval: as invasões bárbaras e suas conseqüências, a economia e a sociedade feudal; o papel da Igreja; as civilizações bizantina e mulçumana; a decadência do feudalismo. 1.5. O renascimento e suas manifestações nas artes e nas ciências; a ilustração; as reformas religiosas. 1.6. A expansão marítimo-comercial e a posse da América pelos europeus. A ação colonizadora das nações européias. 1.7. A formação do Estado Moderno e o Absolutismo 1.8. Os fundamentos do Iluminismo e as Revoluções burguesas na Inglaterra e na França. As etapas da Revolução Francesa e o governo de Napoleão Bonaparte. 1.9. O processo de independência das colônias européias da América. Os problemas enfrentados pelas nações americanas no século XIX. A guerra de Sucessão 1.10. Os avanços da Ciência e da Tecnologia e a Revolução Industrial; conseqüências sociais e políticas. A concordância imperialista, a questão do nacionalismo e na GuerRa de 1914-1918. 1.13. As idéias socialistas e a Revolução de 1917 na Rússia. 1.14. O fascismo, o nazismo e a Segunda guerra Mundial 1.15. A descolonização da África e da Ásia. A revolução Chinesa e o desenvolvimento do Japão. 1.16. A revolução Cubana e os movimentos libertadores da América. 1.17. A globalização e as teorias econômicas e sociais 1.18. A organização guerrilheira e o tráfico de drogas. 1.19. Conflitos e contradições no século XX - A nova ordem mundial 1.20. As diversas manifestações culturas do século XX. 1.21. O século XXI - O futuro é o presente?! 1.22. Acontecimentos sociais, econômicos e culturais da atualidade. 2. HISTÓRIA DO BRASIL 2.1. Características das organizações econômica e social dos povos que viviam no Brasil antes da chegada do europeu 2.2. Teorias do território brasileiro e dos indígenas e a pré-história brasileira. 2.3. Os fundamentos da colonização portuguesa. 2.4. As formas de controle administrativo adotadas na colônia por Portugal. As disputas entre as metrópoles européias e a presença estrangeira no Nordeste e no Brasil. 2.5. As manifestações culturais no Brasil Colônia. 2.6. As crises do sistema colonial e os movimentos precursores da Independência. A decadência da mineração e a Inconfidência Mineira de 1789. As revoltas nativistas e separatistas e os movimentos de libertação nacional. 2.7. O processo de independência: transferência do governo português para o Brasil, a Revolução Pernambucana; reflexos no Brasil da Revolução de 1820 em Portugal; O Sete de Setembro. 2.8. O Primeiro Reinado 2.9. A instabilidade do período regencial e as revoltas do período 2.10. O segundo reinado 2.11. O longo processo da abolição da escravatura 2.12. A crise da Monarquia e a Proclamação da República 2.13. A cultura brasileira nos séculos XIX e XX. 2.14. A crise da monarquia e a proclamação da república 2.15. O período Getulista 2.16.0s governos militares e civis brasileiros 2.17. Características da República Brasileira de 1946 a 1964; os fundamentos do populismo e os principais aspectos da crise de 1964. A República Autoritária (1964-1985) e o chamado Milagre Econômico. 2.28. A luta pela abertura política e a República Brasileira de hoje. 2.29. As agitações sociais e seus movimentos e a política socio-econômica do Governo; 2.30. A atual situação brasileira: aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais.

- PROFESSOR DE NATAÇÃO

1. A história e as atuais tendências pedagógicas da Educação Física. 2. Processos de ensino e avaliação da Educação Física escolar. 3. Conhecimentos sobre o corpo (anatômico, fisiológico, bioquímico, biomecânicos e afetivos). 6. A aptidão física, desenvolvimento das habilidades motoras e das capacidades físicas. Emergências, acidentes e lesões dos

exercícios físicos. Histórico da natação;

Benefícios da natação infantil no processo de alfabetização;

Adaptação ao meio líquido;

Ansiedade no processo de aprendizagem; Identicação das habilidades aquáticas; Aspectos gerais do treinamento em natação; Exercícios educativos;

Exercícios para o aprendizado das saídas e viradas; Fatores do treinamento em natação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COMUM DAS CATEGORIAS DE NÍVEL MÉDIO (Grupo 03 e 04)

LÍNGUA PORTUGUESA

1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2 Semântica e interação. 1.3 Significação das palavras. 1.4. Denotação e conotação. 1.5. Funções da Linguagem. 1.6. Figuras de Linguagem. 1.7. Textualidade (coesão, coerência e contexto discursivo). 2. MORFOSSINTAXE 2.1 Estrutura e formação das palavras. 2.1.1. Radicais Gregos e Latinos 2.1.2. Prefixos e sufixos 2.2Estudo dos verbos e sua relação com as formas pronominais. 2.3 Sintaxe do período e da oração e seus dois eixos: coordenação e subordinação. 2.3.1 Sintaxe de Concordância. 2.3.2. Sintaxe de Colocação. 2.3.3. Sintaxe de Regência. 2.4. Análise Sintática 2.5. Estudo das classes gramaticais (incluindo classificação e flexão): Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Conjunção, Preposição, Interjeição, Conectivos, Formas variantes. 2.6. Emprego das palavras. 3. ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO 4. ESTUDO DE TEXTOS 4.1 Interpretação de textos. 4.2. Tópico frasal e sua relação com idéias secundárias. 4.3.Elementos relacionadores. 4.4 Pontuação. 4.5. Conteúdo, idéias e tipos de texto. 4.6. O texto literário: tema, foco narrativo, personagens, tempo.

MATEMÁTICA

1. ARITMÉTICA 1.1 Proporcionalidade, Juros, Porcentagens e Médias. 1.2. Medidas de áreas, volumes, massa, tempo. 1.3. Sistema Métrico Decimal e outras medidas não decimeis 1.4. Sistema Monetário Brasileiro

2.ÁLGEBRA 2.1. Teoria dos Conjuntos. 2.2. Funções 2.3. Equações, Inequações e Sistemas de 1° e 2° Graus. 2.4 Equações redutíveis aos 1° e 2° Graus. 2.5. Funções Lineares Quadráticas e Valor Absoluto. 2.6. Progressões Aritméticas e Geométricas. 2.7. Conhecimentos básicos sobre Análise Combinatória.

3.GEOMETRIA 3.1. Ângulos, Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. 3.2. Área das Superfícies Planas e Áreas e Volumes dos Sólidos Usuais. 3.3. Localização Espacial 3.4. Poliedros.

4.TRIGONOMETRIA 4.1 Resolução de Triângulos.5. LÓGICA

CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ia 4e SÉRIES: (GRUPO 031

1.Educação, escola e professores: Para que ensinar; O que é Educação; Educação, valores, objetivos e prioridades; 3. Objetivos prioritários da Educação Brasileira. 2. Aspectos fundamentais da Pedagogia: Divisão da Pedagogia; O que é Didática; Didática e metodologia; Ciclo docente. 3. O que é currículo: Dimensões e planejamento de currículo; O currículo oculto e os livros didáticos; Parâmetros curriculares nacionais. 4. Planejamento - o que é e qual sua importância: Etapas do planejamento; Componentes, tipos, importância e características de um planejamento de ensino. 5. Os objetivos: importância, tipos e funções. Conteúdos: seleção e organização. 6. Como ensinar: conceitos básicos, classificação dos métodos e técnicas. Recursos de Ensino: classificação, objetivos, critérios e importância de recursos audiovisuais. Avaliação: etapas, técnicas e utilização dos resultados. 7. Motivação da aprendizagem: a atuação do professor como incentivador e outros aspectos relativos à motivação. 8. Organização e direção de uma classe escolar. 9. Modalidades especiais de educação: especial, profissional, de jovens e adultos, povos indígenas e a distância. 10. Organização formal da escola. 11. Relações humanas na escola; noções de psicologia infantil. 12. Recursos materiais. 13. Organizações auxiliares da escola. 14. O educador e a lei, com destaque para os dispositivos constitucionais e do FUNDEF. 15. Valorização do educador. 16. Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional. 17. Conceituação e desenvolvimento das Didáticas Especiais: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais e Ciências. 18. Desenvolvimento da História da Educação no Brasil. 19. Conselhos Educacionais e Gestão Democrática.

CONTEÚDO ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AUXILIAR DE SECRETARIA: (GRUPO 04)

1. Cordialidade e etiqueta de negócios. 2. Administração para equipes. 3. Catalogação e organização de documentos. 3.1. Conceitos de grupo. 4. Conhecimentos sobre elaboração de cartas, memorandos, fax, circulares e outros documentos oficiais. 5. Protocolação de documentos. 6. Comunicação e expressão vocal. 7. Fonética Avançada e Pronúncia. 8. Recebimento, envio e controle de correspondências. 9. 10. Conhecimentos sobre documentos públicos - possibilidades: Portarias, decretos, alvará, aviso, circular, ordem de serviço, resolução, ofício, instrução normativa, despacho, parecer, etc. 12. Funcionalismo Público - Direitos e deveres. 12.1. Crimes do funcionalismo público 13. Administração do tempo. 14. Organização de arquivos, reuniões e agendas. 15. Ética profissional. 16. Qualidade Total. 17. Técnicas de redação oficial: cartas, memorandos, circulares, ofícios, resoluções, avisos, alvarás, pareceres, despachos, etc. 18. Utilização de equipamentos de escritório como: copiadora, fax, sistemas telefônicos PABX, fragmentadoras de papel, etc. 19. Manuseio e utilização de material de escritório. 20. Relação educação e sociedade.Princípios éticos: autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum. 21. Noções sobre a construção e o desenvolvimento do projeto político- pedagógico da escola. 21.1. As propostas de gestão escolar democrática. 21.2. A participação da coletividade. 21.3. Reconhecimento da identidade pessoal de professores, alunos e outros profissionais. 4.5. Reconhecimento da identidade da escola.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS CATEGORIAS DO (Grupo 05)

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

MERENDEIRA

VIGIA

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Ortografia. 2. Acentuação gráfica. 3. Adjetivo 4. Numero e Numeral. 5. Pronome. 6. verbo. 7.Substantivo. 8. Artigo. 9. Advérbio. 10. Adjunto adnominal. 11. Concordância verbal e nominal. 12. Pontuação. 13. Interpretação de textos.

MATEMÁTICA: 1.Operações fundamentais. 2. Frações, razões e proporções. 3. Sistema métrico decimal e noções de outras medidas não decimais. 4. Regra de três simples e compostas. 5. Mínimo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. 6. Porcentagem 7. Aplicação do Raciocínio Lógico 8. Conhecimentos básicos sobre Geometria, semelhança, áreas e figuras planas. 9. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS GERAIS: 1. Aspectos culturais, econômicos, históricos e geográficos do Estado de Pernambuco, do Brasil e do Mundo. 2. Conhecimentos sobre temas: 2.1. Atualidades. 2.2. História. 2.3. Geografia. 2.4.Política. 2.5. Economia. 2.6. Sociologia, 2.7. Artes. 2.8. Esportes. 2.9. Ecologia e meio ambiente. 2.10. Doenças e profilaxia. 2.11. Noções básicas de relacionamento humano e bom atendimento. 2.12. Noções de funções administrativas. 3. Noções de higiene pessoal, de cuidados com os equipamentos, utensílios e ambiente de trabalho. 4. Técnicas de uso e conservação de materiais de limpeza e higiene do ambiente de trabalho. 5. Noções de controle para entrega e recepção de documentos, mensagens, encomendas, volumes e outros, interna e externamente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS CATEGORIAS DO (Grupo 06)

MOTORISTA "D"

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Ortografia. 2. Acentuação gráfica. 3. Adjetivo 4. Numero e Numeral. 5. Pronome. 6. verbo. 7.Substantivo. 8. Artigo. 9. Advérbio. 10. Adjunto adnominal. 11. Concordância verbal e nominal. 12. Pontuação. 13. Interpretação de textos.

MATEMÁTICA: 1.Operações fundamentais. 2. Frações, razões e proporções. 3. Sistema métrico decimal e noções de outras medidas não decimais. 4. Regra de três simples e compostas. 5. Mínimo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. 6. Porcentagem 7. Aplicação do Raciocínio Lógico 8. Conhecimentos básicos sobre Geometria, semelhança, áreas e figuras planas. 9. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. Segurança e vigilância: de autoridades, do patrimônio, de documentos e processos. 2. Noções sobre legislação de trânsito (Código Brasileiro de Trânsito: Lei n° 9 503/97, de 23 de setembro de 1997 e seus posteriores regulamentos publicados até a data de publicação deste edital na Imprensa Oficial), regras gerais de circulação, deveres e proibições, infrações e penalidades, dos veículos, dos condutores de veículos, direção defensiva, prevenção de acidentes, condição adversa, colisão, distância, cruzamento, ultrapassagem, hidroplanagem, curvas, rodovias. 3.Primeiros-socorros: atitudes de socorrista, hemorragia, queimadura, fratura, respiração, circulação, entorse, luxação. Sinalização: sinais de apito, placas de advertência, placas de regulamentação, placas de indicação de serviço auxiliar, sinalização horizontal, segurança no trabalho. 4. Relacionamento inter-pessoal: comportamento profissional. 5. Conhecimentos Elementares de Mecânica de Automóveis. Vistoria Inicial: verificação do nível de óleo, verificação do nível de água, verificação do nível de combustível, verificação do nível do líquido de freio, luzes, equipamentos obrigatórios etc. Identificação de defeitos mecânicos. Princípios de funcionamento dos veículos.

ANEXO IV

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS

1. TIPOS DE PROVA POR GRUPO

Os candidatos inscritos farão as seguintes provas de acordo com o seu grupo e necessitarão atingir os pontos abaixo indicados para serem considerados aprovados.

Grupo

Provas

Prova Escrita

Prova de Títulos

Máximo de Pontos na Prova Escrita

Máximo de Pontos na Prova de Títulos

Nota Máxima Final / Mínimo para Aprovação Final

01

SS

90

10

100/45

02

SS

90

10

100/45

03

SS

90

10

100/45

04

SS

90

10

100/45

05

SS

90

10

100/45

06

SS

90

10

100/45

Legenda:

S - Sim;
N - Não;
n.a. - Não se aplica.

2. COMPOSIÇÃO DA PROVA ESCRITA POR TIPO DE QUESTÃO

2.1. As questões das provas poderão serão de múltipla escolha.

2.2. Cada uma das questões de múltipla terá 5 alternativas das quais uma e somente uma é a correta;

2.3. O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá preencher em conformidade com as instruções especificas contidas no Manual do Candidato. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

2.4. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas.

2.5. Para o calculo das notas serão consideradas marcações discordantes com o gabarito:

a) de múltipla escolha, numéricas, de proposições múltiplas não assinaladas;

b) de múltipla escolha que contenham mais de uma resposta assinalada;

c) que contenham emendas ou rasuras, ainda que legíveis;

d) de sinais gráficos que não indiquem todas as respostas da questão, que não se adeqüei ao pedido do enunciado ou que não permitam identificar claramente a intenção de resposta do candidato.

e) ilegíveis.

2.6. As instruções de manuseio e preenchimento da Folha de Respostas e a forma de cálculo das notas da prova objetiva constam do Manual do Candidato.

2.7. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um agente da Comissão Geral do Concurso devidamente treinado.

2.8. Os critérios para avaliação da Redação constam do Manual do Candidato.

2.9. A Comissão Geral do Concurso poderá alterar ao seu critério o número total de questões de cada prova, assim como o número de questões por tipo.

3. PARTES DA PROVA ESCRITA E PESOS

As provas de cada grupo se dividirão da seguinte maneira:

Grupos

Partes

Composição

Peso da Parte

01

1ª Parte

Língua Portuguesa

3

2ª Parte

Conhecimentos Específicos

5

02

1ª Parte

Conhecimentos Pedagógicos

3

2ª Parte

Conhecimentos Específicos

5

03

1ª Parte

Português

3

2ª Parte

Matemática

3

3ª Parte

Conhecimentos Pedagógicos

4

041ª ParteLíngua Portuguesa3
2ª ParteMatemática3
3ª ParteConhecimentos Específicos4
051ª PartePortuguês3
2ª ParteMatemática3
3ª ParteConhecimentos gerais4
061ª PartePortuguês3
2ª ParteMatemática3
3ª ParteConhecimentos específicos4

ANEXO V

MODELO DE REQUISIÇÕES

Modelo de formulário para interposição de recurso contra os gabaritos oficiais das provas objetivas e contra o resultado provisório da Avaliação de Títulos.

[...Capa...]

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA
CONCURSO PÚBLICO 2009

Espaço para código de uso da Comissão Geral do Concurso > [_______]

REQUISIÇÃO

À Comissão Geral do Concurso,

Eu, _______________________________________________, carteira de identidade n° ____________, inscrito neste concurso público sob o número _____, como candidato ao cargo de _____________________, código ____________, pertencente ao Grupo __________ do Anexo I constante do Edital n° 01 solicito revisão dos seguintes itens:

[ ] dos gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas, conforme especificações a seguir.

[ ] do resultado provisório da prova de títulos.

___________________________, ___ de _________________ de ____.

_______________________
Assinatura

INSTRUÇÕES

O candidato deverá:

· Entregar três conjuntos idênticos de recursos (original e duas cópias), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa.

· Datilografar ou digitar o recurso de acordo com as especificações estabelecidas neste edital.

· Usar formulário de recurso individual para cada questão/item.

· Identificar-se apenas na capa de cada um dos três conjuntos.

· Apresentar argumentação lógica e consistente.

Atenção! O desrespeito a qualquer uma das instruções acima resultará no indeferimento do recurso.

[...Corpo do Recurso...]

FORMULÁRIO DE RECURSO

RECURSO

[ ]

Contra gabarito oficial preliminar da prova escrita objetiva.

Número da questão:

Item1:

Gabarito:

Resposta do candidato:

[ ]

Contra o resultado provisório da Prova Escrita.

[ ]

Contra o resultado provisório da avaliação de títulos

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
(use o verso se necessário)

Modelo de formulário para solicitação de condições especiais de realização de prova.

1 Para questões de dupla-coluna.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA

CONCURSO PÚBLICO 2009

Espaço para código de uso da Comissão Geral do Concurso > [_________]

REQUISIÇÃO

À Comissão Geral do Concurso,

Eu, _____________________________________________, carteira de identidade n° ____________, inscrito neste concurso público sob o número _________, como candidato ao cargo de ______________________, código ___________, pertencente ao Grupo ________ do Anexo I constante do Edital n° 01 solicito as seguintes condições especiais de provas pelo seguinte motivo:

[ ] mãe com criança em estágio de amamentação.

[ ] deficiência física.

[ ] outro:______________________________

CONDIÇÕES SOLICITADAS E FUNDAMENTOS DA SOLICITAÇÃO
(indique materiais, equipamentos, espaço físico e outras necessidades - use o verso se necessário)
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

__________________________, ___ de ________________ de ____

Assinatura _____________________

INSTRUÇÕES

O candidato deverá:

· Entregar duas cópias.

· Datilografar ou digitar a requisição.

· Apresentar fundamentação das necessidades destas condições.

Atenção! O desrespeito a qualquer uma das instruções acima resultará no indeferimento da requisição.