Prefeitura de Paranhos - MS

Notícia:   126 vagas de até R$ 9.087,84 destinadas a Prefeitura de Paranhos - MS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANHOS

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2011

O Município de Paranhos - Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Comissão Especial de Processo Seletivo, Torna Pública a realização de processo seletivo simplificado para contratação de pessoal, em caráter excepcional e temporário, mediante as condições estabelecidas neste edital e na legislação de pessoal vigente no município.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo seletivo simplificado será regido por este edital e assessorado pela sociedade de advogados WILSON DO PRADO & ADVOGADOS SS.

1.2. O processo seletivo simplificado tem por objeto a contratação de pessoal, em caráter excepcional, em postos de trabalho de nível fundamental, médio e superior, por período de até um ano, prorrogável por igual período.

1.3 A seleção para os postos de trabalho de que trata este edital será realizada mediante avaliação de prova teórica, prova prática e prova de títulos de caráter eliminatório e classificatório.

1.4. Os cargos, o quantitativo, a remuneração, a jornada de trabalho e os requisitos mínimos de habilitação para provimento estão descritos no Anexo I deste edital.

2 - DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS PARA A CONTRATAÇÃO

2.1. Para investidura nos cargos de provimento temporário, inclusos na presente seleção, serão exigidos dos candidatos habilitados o preenchimento dos seguintes requisitos de habilitação:

a) ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi deferida a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal nº 70.436/72.

b) ter, à data da contratação, idade mínima de 18 (dezoito) anos e idade máxima de 60 (sessenta) (cinqüenta e cinco) anos se mulher.

c) ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência.

d) estar quites com o serviço militar obrigatório, quando do sexo masculino.

e) gozar de boa saúde física e mental.

f) não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.

g) possuir os requisitos necessários para exercer o cargo, sendo:

g.1) Fotocópia da cédula de identidade;

g.2) Fotocópia do cartão de cadastro de pessoa física - C.P.F.(M.F.);

g.3) Fotocópia da certidão de casamento;

g.4) Fotocópia da certidão de nascimento dos dependentes (se possuir);

g.5) Fotocópia do titulo de eleitor, com prova de quitação perante a Justiça Eleitoral;

g.6) Fotocópia do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação;

g.7) Fotocópia de comprovação de Diploma de escolaridade exigida para o cargo;

g.8) Declaração de não acumulo de cargos;

g.9) Declaração de bens;

g.10) Fotocópia do cartão de inscrição no PIS/PASEP (se já inscrito);

g.11) Fotocópia da carteira de registro no Órgão de classe;

g.12) Comprovante de endereço;

g.13) Fotocópia da carteira nacional de habilitação- C.N.H. (quando foro caso);

g.14) Certidão Negativa de antecedentes criminais, expedida pela Justiça Estadual e Federal;

g.15) Comprovante de abertura de conta corrente no Banco do Brasil S/A;

g.16) 02 fotografias 3x4, recente, tirada de frente.

h) não ter sido exonerado anteriormente por não ter atingido as exigências do estágio probatório ou por falta grave decida em processo administrativo disciplinar na Prefeitura Municipal de Paranhos/MS;

i) Não estar impedido de exercer cargo público por decisão judicial ou administrativa;

j) Ser classificado no processo seletivo simplificado;

h) Para os cargos operacionais, além da aprovação, o candidato deverá provar aptidão tecno/operacional para o exercício do cargo.

3 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

3.1. Do total de vagas definido neste edital, para cada cargo, 5% (cinco por cento) serão providos por candidatos com deficiência na forma do Decreto Federal n.2 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal n.2 5.296/2004, exceto para os cargos para o qual haja somente uma vaga.

3.2. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição:

a) declarar-se portador de deficiência;

b) encaminhar laudo médico original ou cópia simples, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência, na forma do subitem 3.2.1 deste edital.

3.2.1. O candidato portador de deficiência deverá entregar no ato da inscrição o documento exigido na alínea "b" do item 3.2, deste Edital.

3.3. O laudo médico (original ou cópia simples) valerá somente para este processo seletivo, não será devolvido e não serão fornecidas cópias desse laudo.

3.4. A inobservância do disposto no subitem 3.2 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias.

3.5. Os candidatos que no ato da inscrição se declarar com deficiência, se classificados no processo seletivo, terão seus nomes publicados em lista específica e, caso obtenham classificação necessária, figurarão também na lista de classificação geral por cargo.

3.6. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, caso classificados no processo seletivo, serão convocados para submeterem-se à perícia médica por equipe multiprofissional determinada pelo Município de Paranhos, que verificará sua qualificação como portador de deficiência, o grau da deficiência e a capacidade para o exercício do posto de trabalho.

3.7. Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos do original do laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID­10), bem como à provável causa da deficiência.

3.8. A não observância do disposto no subitem 3.7 ou a reprovação na perícia médica acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.9. O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado deficiente, caso seja classificado no processo seletivo, figurará na lista de classificação geral do cargo.

3.10.0 candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do posto de trabalho será eliminado do processo seletivo.

3.11. As vagas definidas no subitem 3.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo.

4- DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

4.1. As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado por instrumento público ou particular, elaborada especificamente para esse fim, no Paço Municipal de Paranhos situado na Avenida Mal. Dutra, n° 1500, centro, na cidade de Paranhos/MS, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 15h, entre os dias 26, de janeiro de 2011 - após a publicação do presente edital no mural do Paço Municipal e/ou impressa oficial - até as 15 horas do dia 28 de janeiro de 2011.

4.2. Para inscrever-se o candidato deverá preencher e assinar a ficha de inscrição que lhe será fornecida no local das inscrições, na qual declarará possuir todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo a que concorrer, bem como que conhece e aceita como válidas as disposições deste Edital.

4.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. O deferimento da inscrição dar-se-á mediante o correto preenchimento do formulário de inscrição e a assinatura do candidato na ficha de inscrição.

4.4. No caso de inscrição por procuração, será exigida a entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do candidato, e a apresentação da identidade do procurador. Deverá ser entregue uma procuração para cada candidato, que ficará retida. O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos por seu procurador ao efetuar a inscrição.

4.5. No ato da inscrição, o candidato ou procurador deverá apresentar:

4.5.1. Fotocópia da cédula de identidade.

4.5.2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

4.5.2.1.0 valor taxa de inscrição será de:

4.5.2.1.1. para os cargos cuja habilitação seja de Nível Superior: R$ 70,00 (setenta reais);

4.5.2.1.2. para os cargos cuja habilitação seja de Nível Médio e Fundamental: R$ 40,00 (quarenta reais);

4.5.2.1.3. para os cargos cuja habilitação seja de Nível Fundamental Incompleto: R$ 30,00 (trinta reais).

4.5.2.2. A taxa de inscrição será recolhida através de Boleto bancário fornecido pela sociedade responsável pela organização e execução do Processo Seletivo Simplificado.

4.5.3. A devolução da taxa de inscrição somente ocorrerá se o Processo Seletivo Simplificado não se realizar ou for anulado.

4.6. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.7. Não será aceita inscrição por via postal, fac-símile, internet, condicional ou fora do período estabelecido neste Edital para as inscrições. Será cancelada a inscrição se for verificado, a qualquer tempo, o não atendimento a todos os requisitos estabelecidos neste edital.

4.8. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo a Comissão de Processo Seletivo Simplificado excluir do Processo Seletivo Simplificado o candidato que a preencher com dados incorretos ou rasurados, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

4.9. Cada candidato deverá optar por inscrever-se para apenas um cargo.

5 - DA PROVA ESCRITA

5.1. O Processo Seletivo Simplificado constará de prova objetiva de caráter classificatório, com questões de múltipla escolha, que versarão sobre o Conteúdo Programático constante do Anexo II deste Edital, sendo:

5.1.1. para os cargos de Médico; Assistente Social; Psicólogo; Engenheiro Agrônomo; Médico Veterinário e Engenheiro Civil:

Língua Portuguesa: 05 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas;

5.1.2. para o cargo de Analista de Controle Interno:

Língua Portuguesa: 10 questões com 04 alternativas;
Direito Administrativo: 10 questões com 04 alternativas;
Direito Constitucional: 10 questões com 04 alternativas;
Contabilidade Pública: 05 questões com 04 alternativas;
Gestão Pública: 05 questões com 04 alternativas.

5.1.3. para os cargos de monitor de informática:

Língua Portuguesa: 10 questões com 04 alternativas;
Matemática: 10 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas;

5.1.4. para os cargos de Agente Administrativo:

Língua Portuguesa: 10 questões com 04 alternativas;
Matemática: 10 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas;

5.1.5. para os cargos de Operador de Máquinas; Torneiro Mecânico; Motorista:

Conhecimentos Específicos: 40 questões com 04 alternativas;

5.1.6. para os cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil:

Língua Portuguesa: 10 questões com 04 alternativas;
Matemática: 10 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas;

5.1.7 para o cargo de Auxiliar de Serviços Diversos; Auxiliar de Mecânico:

Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas.

5.1.8. para o cargo de Professor-Séries Iniciais e Professor - Educação Infantil:

Língua Portuguesa: 15 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 35 questões com 04 alternativas;

5.1.9. para o cargo de Professor - Educação Física; Professor - Língua Estrangeira (Espanhol); Professor - Ciências; Professor -Artes e Professor- História:

Língua Portuguesa: 15 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Pedagógicos: 10 questões com 04 alternativas.

5.1.10. para o cargo de Monitor PETI com musicalização infantil

Língua Portuguesa: 10 questões com 04 alternativas;
Matemática: 10 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 20 questões com 04 alternativas;

5.1.11. para o cargo de vigia:

Língua Portuguesa: 10 questões com 04 alternativas;
Matemática: 10 questões com 04 alternativas;
Conhecimentos Específicos: 10 questões com 04 alternativas.

5.2. A prova objetiva, de caráter classificatório, será realizada na cidade de Paranhos - Estado de Mato Grosso do Sul, no dia 04 de fevereiro de 2011, com duração máxima de 3 (três) horas, na Escola Municipal Vereador Ivo Ilmo Wachsmann, com inicio às 14h00min.

5.3. Os eventuais erros de digitação de nome, número de documento de identidade, e outros dados que porventura vierem a ser divulgados, deverão ser reclamados, até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do edital.

5.4. Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e horário constantes neste Edital.

5.4.1. Somente será admitido para realizar a prova o candidato que estiver munido de documento original de identidade, assim consideradas as carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, as emitidas pelos Conselhos Regionais ou Autarquias Corporativas e a Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cédula de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, tenham validade como documento de identidade.

5.4.2. Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins, Boletim de Ocorrência, Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (emitida anteriormente à Lei n.2 9.503/97), Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza pública ou privada.

5.4.3. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

5.5. Não será admitido no local de prova o candidato que se apresentar após o horário determinado.

5.6. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

5.7. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto n.2 02, borracha macia e comprovante de inscrição, bem como do documento original de identidade, conforme disposto no item 5.4.1.

5.8. Durante a prova objetiva não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a utilização de máquina calculadora, relógios com calculadora ou qualquer outro equipamento eletrônico, incluindo pagers e telefones celulares, bem como a comunicação com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso.

5.9. Apenas na hipótese de candidatos portadores de deficiência, previamente justificados e aceitos pela organização do concurso, serão permitidas exceções no que concerne à comunicação com pessoas estranhas ao concurso.

5.10. Não será permitido que o candidato ausente-se do recinto destinado à realização das provas, após iniciadas, salvo em casos especiais e momentâneos, quando deverá ser devidamente acompanhado de fiscal.

5.11. No ato da realização da prova objetiva, serão fornecidos o caderno de questões e o cartão definitivo de respostas. O candidato não poderá retirar-se da sala de prova levando qualquer um desses materiais, sem autorização e acompanhamento do fiscal.

5.12.O candidato lerá a prova no caderno de questões e marcará suas respostas no cartão definitivo de respostas.

5.13. Ao terminar, entregará ao fiscal o cartão definitivo de respostas após o seu preenchimento.

5.14. Não serão computadas questões não respondidas nem questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emenda ou rasura, ainda que legível. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras óticas, prejudicando o desempenho do candidato.

5.15.O caderno de questões da prova objetiva será devolvido ao candidato na forma a ser divulgada no momento da prova.

5.16. Será excluído do Processo Seletivo Simplificado o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste edital:

a) apresentar-se após o horário estabelecido para a realização da prova;

b) apresentar-se para a prova em outro local que não seja o previsto no edital de convocação e no cartão de convocação;

c) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

d) não apresentar um dos documentos de identidade exigidos nos termos deste Edital, para a realização da prova;

e)ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal;

f) ausentar-se do local de prova antes de decorrido o prazo mínimo;

g) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

h) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (pagers, celulares, etc.);

i) lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova;

j) não devolver integralmente o material solicitado;

k) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

5.2 - DA PROVA DIDÁTICA

5.2.1. Os candidatos aos cargos de magistério se submeterão a prova didática sobre o conteúdo da disciplina específica que pretende concorrer, perante banca composta por dois professores da rede municipal de ensino e um professor externo.

5.2.2. A banca avaliará a didática na apresentação do conteúdo, adequação da linguagem, domínio sobre o tema discorrido;

5.2.3. Os pontos da prova didática bem como o candidato serão sorteados após a entrega da prova escrita pelo candidato, que acompanhará o sorteio e o resultado publicado no Mural do local da prova com pelo menos 04 horas de antecedência, onde constará a data, horário e sala para a prova didática;

5.2.4. A prova didática terá duração de 20 (vinte) minutos e, após o decurso do tempo do candidato, a banca terá direito de indagá-lo por 10 (dez) minutos;

5.2.5. É facultado ao candidato entregar a banca para acompanhamento da prova didática o plano de aula de livre elaboração;

6 - DOS TÍTULOS

6.1. O candidato deverá entregar os documentos referentes aos títulos após a realização da prova escrita, no mesmo local de realização da mesma.

6.2. Os títulos apresentados terão a seguinte pontuação: Os títulos apresentados terão a seguinte pontuação:

ESPECIFICAÇÃO DO TÍTULO

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

COMPROVANTES

Tempo de serviço público prestado à administração pública, a razão de 0,5 ponto por ano trabalhado, referente aos últimos 10 (dez) anos.

0,50

5,00

Certidão de Tempo de Serviço expedida pela Unidade Administrativa.

Tempo de serviço público prestado à administração pública, como professor da rede municipal de ensino a razão de 1 ponto por ano trabalhado, referente aos últimos 10 (dez) anos.

1,00

10,00

Certidão de Tempo de Serviço expedida pela Unidade Administrativa.

 

 

 

 

Conclusão de curso de pós-graduação, lato sensu, em nível de Especialização com carga horária mínima de 360 horas.

1,00

2,00

Certificado, Diploma ou Atestado de conclusão expedido pela Unidade Educacional.

Cursos de atualização, treinamento e aperfeiçoamento dos últimos 10 (dez) anos, na área específica para o cargo a que concorrer o candidato, com o somatório de todas as cargas horárias, dividindo-se pelo coeficiente 40 e multiplicando por 0,25.

 

5,00

Certificado, Diploma ou Atestado de conclusão expedido pela Entidade ou órgão organizador.

Aprovação em concurso público federal, estadual ou municipal, nos últimos 5 (cinco) anos.

1,00

3,00

Diário Oficial ou Certidão e/ou Declaração expedida pela Unidade Administrativa do órgão realizador do Concurso Público.

6.3. A contagem e verificação dos títulos serão de responsabilidade da Comissão Especial de Processo Seletivo Simplificado e auditada pela sociedade Wilson do Prado & Advogados SS.

6.4. Os certificados expedidos em língua estrangeira deverão vir acompanhados pela correspondente tradução efetuada por tradutor juramentado.

6.5. Não serão considerados comprovantes, os cursos realizados por correspondência ou com carga horária estimada, ou aqueles cujos certificados não constem a carga horária.

6.6. Todos os documentos apresentados, cuja devolução não for solicitada no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado, poderão ser incinerados pelo Município de Paranhos.

6.7. As fotocópias dos documentos, não autenticadas, deverão ser apresentadas juntamente com os respectivos originais, que após conferência, serão imediatamente devolvidas aos candidatos.

6.8. a nota final do candidato será atribuída pela Comissão de Processo Seletivo Simplificado, seguindo os seguintes parâmetros:

(Nota da prova escrita + nota da prova didática/prática = resultado)2 = resultado + somatório dos títulos = resultado final

7 - DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente do valor da nota final. serão classificados por ordem decrescente do valor da nota final.

7.2. Em caso de igualdade na classificação final terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) for mais idoso;

b) tiver mais tempo prestado serviços à administração pública.

7.3. Na classificação por ordem decrescente serão habilitados os candidatos que obtiverem a maior nota até o numero de vagas descritas no anexo I deste Edital, e seguindo até a quantidade do cadastro de reserva.

7.4. Os candidatos que não forem classificados no numero de vagas ou para o cadastro de reserva serão eliminados.

8 - DOS RECURSOS

8.1. Será admitido recurso, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas úteis, classificação final, contados a partir da respectiva publicação no Jornal Oficial do Município e/ou no mural localizado no átrio da Prefeitura Municipal.

8.2. Os recursos deverão ser encaminhados à Comissão de Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Paranhos, via Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Paranhos ou através de SEDEX endereçado ao mesmo, para o seguinte endereço: Avenida Marechal Dutra, n° 1500, centro, Paranhos/MS - C.E.P.: 79.925.000

8.3. O recurso deverá conter as seguintes informações essenciais:

- nome do recorrente;

- endereço completo;

- inscrição;

- cargo.

8.3.1. No caso de recurso em face da classificação final, deverá do mesmo constar as razões do pedido, com argumentação lógica e consistente.

8.4. Os recursos deverão estar digitados ou datilografados, não serão aceitos recursos interpostos por via postal comum, fac-símile (fax), telex, Internet, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

8.5. Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste capítulo não serão reconhecidos ou avaliados.

8.6. Os recursos interpostos fora do prazo não serão aceitos. Será considerada, para tanto, a data do respectivo protocolo.

8.7. Os recursos serão encaminhados para análise para parecer da sociedade Wilson do Prado & Advogados SS, ficando o resultado sujeito à decisão da Comissão de Processo Seletivo Simplificado.

8.8. No caso de provimento de recurso interposto dentro das especificações poderá, eventualmente, alterar a classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou inferior.

8.9. Após julgados todos os recursos apresentados será publicado o resultado final do concurso, com as alterações ocorridas em face do disposto no item 8.8 deste Edital.

9 - DA HOMOLOGAÇÃO

9.1. Após a publicação do Edital contendo o resultado final do Processo Seletivo Simplificado, a Comissão encaminhará ao Chefe do Poder Executivo todos os atos inerentes ao referido Processo Seletivo Simplificado para conhecimento, apreciação e homologação.

10 - DA CONTRATAÇÃO

10.1. A contratação dos candidatos classificados obedecerá rigorosamente a ordem de classificação final de acordo com as necessidades da Administração.

10.2. Os contratos a ser celebrado terão vigência de até 1 (um) ano, podendo ser renovado a critério da Administração Municipal por mais um período.

10.3. Os contratos celebrados em decorrência da vacância de cargos pela cedência, movimentação, exercício de função em razão de comissão de servidores estáveis ficam condicionados ao retorno do candidato a vaga que lhe é reservada, cujo efeito é extinção do contrato no prazo máximo e improrrogável de 30 (trinta) dias, devendo para tanto a administração municipal, comunicar o feito ao contratado.

11- DAS VAGAS E SUA ACEITAÇÃO

11.1. Os candidatos classificados serão convocados pelo veículo de imprensa oficial do Município, para procederem à aceitação das vagas oferecidas, seguidas rigorosamente a ordem de classificação final.

11.2. O não preenchimento dos requisitos de habilitação dispostos no item 2.1 deste Edital implicará na exclusão do candidato do Processo Seletivo Simplificado

11.3. Os candidatos classificados serão contratados em caráter excepcional e temporário.

11.3.1. Caso o contrato celebrado, venha ser rescindido antes do término contratual e com mais de 90 (noventa) dias de exercício, gerará para o contratado apenas as verbas inerentes ao 132 Salário Proporcional, Saldo de Vencimento, acrescido de Férias e Abono de Férias, se for o caso.

11.4.0 candidato convocado, que não atender ao chamamento, ou dela desistir, perderá o direito à aceitação.

12 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a aceitação tácita das condições do Processo Seletivo Simplificado, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, das quais não poderá alegar desconhecimento.

12.2. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da investidura, acarretarão a nulidade da inscrição, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

12.3. O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contados a partir da data da homologação de seus resultados, prorrogável por até igual período, a critério da Administração, de acordo com o artigo 37, inciso II da Constituição Federal.

12.4. A classificação definitiva gera para o candidato, apenas a expectativa de direito à convocação, reservando-se ao Município de Paranhos a prerrogativa de proceder às convocações dos candidatos classificados para as admissões em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e os cargos vagos existentes e os que vagarem, durante o período de validade do Processo Seletivo Simplificado.

12.5.O candidato deverá manter atualizado seu endereço desde a inscrição até a publicação da classificação definitiva, junto à Secretaria Municipal de Administração de Paranhos- Departamento de Recursos Humanos.

12.6. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado no veículo de imprensa oficial do Município.

12.7.O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital, implicará sua eliminação do concurso, a qualquer tempo.

12.8. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os editais, comunicados e demais publicações referentes a este Processo Seletivo Simplificado através no veículo de imprensa oficial do Município, ou através do site: www.pmparanhos.com.br

12.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, supervisionado pelo Secretário Municipal Adminis.

Paranhos/MS, 25 de janeiro de 2011.

Membro
Nilza Basílio da Silva

Presidente
Cristiane Maria dos Santos Dembinski

Membro
Omar Mohamed Alli Filho

ANEXO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANHOS

CARGOS

N° DE VAGAS

CADASTRO DE RESERVA

C/H/S

VENC. INICIAL

REQUISITOS

Analista de Controle Interno

01

00

40

2.519,96

Curso superior completo c/ registro No respectivo conselho (OAB, CRA, CRC, etc)

Médico

03

02

40

9.087,84

Curso superior completo c/ registro no CRM

Assistente Social

01

01

40

1.450,00

Curso superior completo c/ registro no CRESS

Psicólogo

02

02

40

1.450,00

Curso superior completo c/ registro no CRP

Engenheiro Civil

01

01

40

2.628,66

Curso superior completo c/ registro no CREA

Engenheiro Agrônomo

01

01

40

2.628,66

Curso superior completo c/ registro no CREA

Médico Veterinário

01

01

20

1.314,29

Curso superior completo c/ registro no CRMV

Monitor de Informática

03

02

40

646,98

Ensino Médio Completo.

Monitor de PETI

01

01

40

646,98

Ensino Médio Completo e conhecimento musical.

Agente Administrativo

03

05

40

588,16

Ensino Fundamental Completo

Operador de Máquinas

02

02

40

646,98

4ª Série do ensino fundamental c/ CNH "C"

Torneiro Mecânico

01

01

40

1.137,23

4ª Série do ensino fundamental e prática

Auxiliar de Mecânico

01

01

40

534,69

4ª Série do ensino fundamental

Vigia

02

04

40

534,69

4ª Série do ensino fundamental

SECRETARIA EDUCAÇÃO E CULTURA

Professor- Educação Infantil

04

012

20

1.167,02

Ensino médio magistério e curso superior de licenciatura plena, com habilitação para regência; ou licenciatura plena em pedagogia com habilitação para educação infantil; ou licenciatura plena em normal superior com habilitação para a educação infantil.

A Professor-Série Iniciais

03

10

20

1.167,02

Ensino médio magistério e curso superior de licenciatura plena, com habilitação para regência; ou licenciatura plena em pedagogia com habilitação para séries iniciais; ou licenciatura plena em normal superior com habilitação para as séries iniciais.

Professor- Física Educação

02

01

20

1.167,02

Licenciatura plena em Educação Física c/ registro no CREF.

Professor- Língua Estrangeira (Espanhol)

01

01

20

1.167,02

Licenciatura plena - Letras, com habilitação para Espanhol.

Professor- Historia

01

01

20

1.167,02

Licenciatura plena - Historia

Professor- Ciências Biológicas ou Biologia

01

01

20

1.167,02

Licenciatura plena - Biologia

Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

03

12

40

588,16

Ensino Fundamental Completo.

Professor de Projetos Educacionais

01

01

20

991,96

Curso Superior Completo

Motorista

03

03

40

646,98

4ª Série do ensino fundamental c/ CNH "D"

Auxiliar de Serviços Diversos

08

10

40

510,00

4ª Série do ensino fundamental

ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Tipos de textos e respectivos princípios organizacionais: narrativos, descritivos, dissertativos. Interpretação textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação pronominal. Verbo - Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e regência verbal. Emprego da crase. Pontuação. Classes gramaticais variáveis e invariáveis. Termos essenciais da oração. Termos integrantes da oração. Termos acessórios da oração. Período composto por Coordenação e Subordinação. Usos do QUE e SE. Sinonímia, Antonímia, Heteronímia, Homonímia, Paronímia, Ambigüidade. Estrutura das palavras: prefixos e sufixo, e processos de formação das palavras. Variações lingüísticas. Figuras de linguagem. Figuras de pensamento.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cargo: Médico

Conhecimentos sobre: Cardiologia; Pneumologia; Gastrenterologia; Nefrologia; Neurologia e Clinica Neurocirúrgica; Endocrinologia; Hematologia; Reumatologia; Dermatologia; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Doenças Infecciosas e parasitárias; Antibióticos; Intoxicações Exógenas; Otorrinolaringologia; Ginecologia; Obstetrícia; Pediatria; Ortopedia e Traumatologia; Medicina Preventiva e Social. Políticas de saúde; Diretrizes e bases da implantação do SUS; Constituição da República Federativa do Brasil - dispositivos relacionados à Saúde; Organização da atenção básica no Sistema Único de Saúde; Programa de Saúde da Família; Código de Ética Médica.

Cargo: Psicólogo

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO: A finalidade do trabalho do Psicólogo; Areas de atuação do Psicólogo; Usos e Abusos da Psicologia. 2 - A INFÂNCIA E SOCIEDADE: O ser criança e o conceito de infância; Histoncidade no mundo ocidental e no Brasil; História Social da Família e da Criança; A inserção do Conceito de infância na contemporaneidade e nas políticas públicas; O Estatuto da Criança e do Adolescente e suas implicações; PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DO ADOLESCENTE: Aspectos do desenv. Humano; PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: Modelos teóricos e epistemológicos; Racionalismo; Empirismo; Interacionismo; A PSICANÁLISE: A Psicanálise Freudiana; Psicanalistas mais recentes; A Personalidade segundo a Psicanálise; O BEHAVIORISMO: Antecedentes do Behaviorismo; O estudo do comportamento humano; Skinner - o condicionamento operante; A PSICOLOGIA DA GESTALT: Os fundadores da Psicologia da Gestalt; Os princípios da Psicologia da Gestalt; A PSICOLOGIA SOCIAL: A importância da Psicologia Social; Críticas à Psicologia Social; O CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO E CULTURAL: Influência do contexto no desenvolvimento da criança; A distribuição do poder na relação adulto-criança; DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: Conceito de Dificuldade de Aprendizagem; Uma Introdução dos aspectos essenciais para compreensão da dificuldade de aprendizagem; A SEXUALIDADE INFANTIL : A trajetória histórica da sexualidade humana; A sexualidade infantil - desenvolvimento; Práticas repressivas; Dos Serviços e Servidores Públicos; Bens Públicos.

Cargo: Assistente Social

História e constituição da categoria profissional: dimensões políticas, culturais e Organizacionais; Processo de trabalho do Assistente Social em suas dimensões: teórico-metodológico, técnicooperativa e ético-político; Fundamentos histórico, teórico - metodológico do Serviço Social; Código de Ética do profissional do Serviço Social; O Serviço Social na Atualidade; O Serviço Social e as Novas Demandas do Mundo do Trabalho; Processos de Trabalho do Serviço Social; Atuação em equipe interdisciplinar (relacionamento e competências); Função Gerencial e Administrativa do Assistente Social; Direitos Humanos e Cidadania; Movimentos Sociais, participação social e participação comunitária; Seguridade Social: Previdência Social, Saúde e Assistência Social; Políticas de Assistência Social como política pública - LOAS e SUAS; NOB-RH SUAS; Gestão social, planejamento social, assessoria, consultoria e supervisão; Planejamento, Avaliação e monitoramento de Programas e Projetos Sociais; Políticas de Atenção à Criança e ao Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; Política Nacional de Promoção a Saúde; Política Nacional de Atenção Básica; Política Nacional e Estatuto do Idoso; Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; Dos Serviços e Servidores Públicos; Bens Públicos.

Cargo: Engenheiro Agrônomo

ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL: Classificação das Empresas Rurais, estruturas administrativas, planejamentos, contabilidade e controles, formação de preço e custos de produção; EXTENSÃO RURAL; SISTEMAS AGROSSILVIPASTORIS e INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA e AGROECOLOGIA; SILVICULTURA, FRUTICULTURA, HORTICULTURA, FRUTICULTURA, GRANDES CULTURAS E PASTAGENS, OLERICULTURA, PLASTICULTURA: Classificação, semeadura, plantio, adubação, pragas e doenças, tratos culturais, colheita, transporte e armazenamento, produção de mudas em viveiros, construção de estufas, manejo das estufas, pragas e doenças, Plantas ornamentais, plantas daninhas; IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: Sistemas e cálculos, Capacidade de campo, Ponto de murcha, evapotranspiração, equipamentos e fraquência de rega; SOLOS: legislação, gênese e formação de solos, fertilidade do solo, classificação de solos; Manejo Integrado de Pragas e Doenças, Agrotóxicos (legislação, classificação); Produção Orgânica (Legislação, Fertilidade do Sistema, Conversão); CONSTRUÇÕES ZOOTÉCNICAS E FITOTÉCNICAS: projetos agropecuários com cálculos para dimensionamento; TOPOGRAFIA: Equipamentos, GPS, levantamento topográfico, terraceamento, curva de nível, terraplenagem e estradas rurais; MODALIDADES DE AGRICULTURAS: Convencional, Tradicional, Orgânica e Biodinâmica com seus conceitos e particularidades e produtos utilizados; TRANSGÊNICOS: Organismos geneticamente modificados; SOLOS: Formação, classificação, correção, adubações, ocorrência, física e química do solo, ciclo de nutrientes; FISIOLOGIA E MORFOLOGIAVEGETAL; TRATAMENTO DE DEJETOS; LEGISLAÇÃO AMBIENTAL; LEGISLAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES E MUDAS; LEGISLAÇÃO PARA AGROTÓXICOS; Dos Serviços e Servidores Públicos; Bens Públicos.

Cargo: Médico Veterinário

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: Microorganismos e controle dos alimentos - vírus protófitos e protozoários. Características dos microorganismos e contaminação, temperatura e umidade. 2. ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL: CARNE: Transformação do músculo em carne (descida de PH, acidificação, maturação e putrefação da carne). Etapas de abate - bovino, suínos e aves. Inspeção anti-morte - importância e marcha. Inspeção pós-morte - linha de inspeção (bovino e suíno). Embutidos e curados. LEITE: Tecnologia do leite - obtenção higiênica do leite - cuidado na ordenha, higiene da sala de ordenha, cuidado com o leite ordenhado e resfriamento, pasteurização e esterilização. Falsificação do leite - determinação de milhagem e desnatamento. 3. DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELOS ALIMENTOS: Controle sanitário: Tuberculoso, brucelose, botulismo, leptospirose, raiva, leshmaniose, toxoplasmose (etilologia, fonte de infecção, modo de transmissão, diagnóstico e controle de animais). Principais indicadores em saúde pública - morbidade, mortalidade, incidências e letalidades. Fiscalização de Estabelecimentos, Zoonoses: Cisticerose, Tuberculose, Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Brucelose, Aftosa.

Cargo: Analista de Controles Internos

Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, igualdade, moralidade, publicidade e eficiência. Funções da administração pública. Prestação e concessão de serviços públicos. Conceitos de controle público: economia eficiência, eficácia e efetividade. Orçamento público. Lei 4.320/64. Lei de Responsabilidade Fiscal. Mecanismos de controle: conceitos, tipos e finalidades. Utilização dos mecanismos de controle frente às ações governamentais da gestão pública. Funções, princípios e práticas da auditoria e fiscalização governamental. Metodologias de monitoramento das ações governamentais: o papel dos indicadores de gestão. Avaliação de desempenho. Metodologia de avaliação de resultados de projetos, programas e políticas públicas. Os processos de tomada e prestação de contas da gestão pública: conceito, fundamentação legal, obrigatoriedade de apresentação, características, formalização e documentação. O relatório de gestão, demonstrações contábeis obrigatórias, parecer dos órgãos de controle e certificados de auditoria. Constituição Federal 1988; Resolução CFC n° 1.135 de 21 de novembro de 2008, e NBCT 16.8 Controle Interno; e Lei 8.666/93.

MAGISTÉRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos; Ortografia; Acentuação gráfica; Flexão nominal e verbal; Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação; Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Emprego da crase; Pontuação; Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, plural, pronome e verbo; Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal; Sinonímia,Antonímia, Heteronímia, Homonímia,Paronímia. Ambigüidade.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

(Exceto Professor Séries Iniciais e Educação Infantil)

Concepções de Educação e Escola; Função social da escola e compromisso social do educador; Ética no trabalho docente; Tendências educacionais em sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas; A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Projeto políticopedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem; Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos; Avaliação; Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Teoria Piageteana; Teoria Vigotskyana; Múltiplas Inteligências;Educação inclusiva; Gestão participativa na escola; Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das disposições Constitucionais transitórias; Lei Federal n° 9394/96 - LDB; Lei Federal n° 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Parâmetros Curriculares Nacionais; Emenda Constitucional n° 53/2006 e Medida Provisória n° 339 de 28 de dezembro de 2006- FUNDEB; Pesquisadores contemporâneos: Celso Antunes, Pedro Demo, Lino de Macedo, Telma Weiss, Celso Vasconcelos, Philippe Perrenoud, Vitor Paro, César Coll, Jussara Hoffman, Libâneo, Luckesi, Selma Pimenta,Teresinha Azeredo Rios, Romeu Kazumi Sassaki e Constance Kamii, Paulo Freire, Magda Soares, Regina Leite Garcia, Edgar Morin, Maria Teresa Mantoan, Gondin, Mario Sérgio Cortella, Álvaro Vieira Pinto, Sandra M. Záika L. Souza, Gaudêncio Frigoto,Jussara Freire,Julio Groppa Aquino.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cargo: Professor Educação Infantil

Concepção de Educação Infantil e infância; Desenvolvimento infantil; Concepção de ensino e aprendizagem; Currículo e Educação Infantil; Currículo e projeto político-pedagógico; O espaço físico, a linguagem, o conhecimento e o lúdico na pedagogia da Educação Infantil; Planejamento e avaliação; Articulações entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; Fundamentos técnico-pedagógicos das diferentes áreas do conhecimento; Concepção de alfabetização, leitura e escrita; Tendências teóricas e metodológicas na Educação Infantil; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Constituição federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das disposições Constitucionais transitórias; Lei Federal n° 9394/96 - LDB; Emenda Constitucional n° 53/2006 e Medida Provisória n° 339 de 28 de dezembro de 2006 - FUNDEB; Lei Federal n° 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Referencial Curricular para a Educação Infantil; Teoria Piageteana; Pesquisadores contemporâneos: Paulo Freire, Celso Antunes, Pedro Demo, Lino de Macedo, Telma Weiss, Celso Vasconcelos, Philippe Perrenoud, Vitor Paro, César Coll, Jussara Hoffman, Libâneo, Luckesi, Selma Pimenta,Teresinha Azeredo Rios, Romeu Kazumi Sassaki e Constance Kamii, Paulo Freire, Magda Soares, Regina Leite Garcia, Edgar Morin, Maria Teresa Mantoan, Gondin, Mario Sérgio Cortella, Álvaro Vieira Pinto, Sandra M. Záika L. Souza, Gaudêncio Frigoto,Jussara Freire,Julio Groppa Aquino, Walter Benjamin, Emilia Ferreiro e Kishimoto.

Cargo: Professor Séries Iniciais

Concepções de Educação e Escola; Função social da escola e compromisso social do educador; Ética no trabalho docente; Tendências educacionais em sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas; A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Projeto políticopedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem; Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos; Avaliação; Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Educação inclusiva; Gestão participativa na escola; Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das disposições Constitucionais transitórias; Lei Federal n° 9394/96 - LDB; Lei Federal n° 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Parâmetros Curriculares Nacionais; Emenda Constitucional n° 53 - FUNDEB; Teoria Piageteana; Pesquisadores contemporâneos: Paulo Freire, Celso Antunes, Pedro Demo, Lino de Macedo, Telma Weiss, Celso Vasconcelos, Philippe Perrenoud, Vitor Paro, César Coll, Jussara Hoffman, Libâneo, Luckesi, Selma Pimenta,Teresinha Azeredo Rios, Romeu Kazumi Sassaki e Constance Kamii, Paulo Freire, Magda Soares, Regina Leite Garcia, Edgar Morin, Maria Teresa Mantoan, Gondin, Mario Sérgio Cortella, Álvaro Vieira Pinto, Sandra M. Záika L. Souza, Gaudêncio Frigoto,Jussara Freire,Julio Groppa Aquino, Emilia Ferreiro; Delia Lerner e Ana Luiza Bustamante Smolka.

Cargo: Professor Educação Física

A educação Física no currículo da Educação Básica: significados e possibilidades; As diferentes concepções e os aspectos legais da Educação Física na escola; Os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física escolar; Educação Física escolar e cidadania; Esporte e jogos na escola: competição e cooperação; educação Física, reprodução e mudança: elementos para uma pratica libertadora e democrática; Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em Educação Física; Educação Física, esporte e lazer; Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares.Tendências historiográficas: teorias, metodologias e conceituações; A História no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais; Os primeiros homens e seus modos de vida; As primeiras civilizações - Antigüidade Oriental e Ocidental (Grécia e Roma); Religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo; A transição da Antigüidade para a Idade Média; A sociedade feudal; A Igreja medieval; O Renascimento Comercial e Urbano; A crise do século XIV; O Renascimento; Reforma e Contra-Reforma; A formação dos Estados Nacionais; A expansão marítima e comercial européia; Iluminismo; As revoluções inglesa e francesa; A Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo; A organização da classe operária e o ideário socialista; Da corrida imperialista à Primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; A Europa Entre Guerras e a ascensão dos regimes totalitários; A Segunda Guerra Mundial; A Guerra Fria; A descolonização da Ásia e da África; A crise do socialismo e a construção da Nova Ordem Mundial; A hegemonia norte-americana e o terror; As civilizações précolombianas; A invasão européia e o confronto cultural; As modalidades de exploração da mão-de-obra indígena; O sistema de plantation; A crise do Antigo Regime e a formação das nações latino-americanas; A Independência dos E.U.A. ; A relação dos E.U.A. com a América Latina: da Doutrina Monroe à Aliança para o Progresso; História do Brasil: A organização das comunidades indígenas; A ocupação do território, a implantação do escravismo e a resistência negra; O papel da Igreja na colonização: missões e catequese; A organização socioeconômica das zonas aurífera e açucareira; A administração colonial; Entradas, Bandeiras e a ocupação do território; A Independência do Brasil; Política, sociedade e economia no Brasil imperial; O fim da monarquia; A transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado; A formação da classe operária brasileira; A República Velha; A Era Vargas; O retorno à democracia: Brasil de 1946 à 1964; O Governo JK; O Golpe de 1964 e a Ditadura militar no Brasil: sociedade, política e economia; A redemocratização: Do Governo Sarney ao governo Lula.

Cargo: Professor Língua Estrangeira - Espanhol

Comparação entre letras e sons existentes em ambas as línguas; Dias da semana e meses do ano; Nomes, gênero e número nas concordâncias; Apresentação entre duas pessoas (incluindo formas verbais básicas); Uso das formas de "Estar-hay". Onde as coisas ou pessoas estão ou onde "hay" (há) alguma coisa; Uso de adjetivos possessivos, com exercícios escritos; Verbos básicos regulares de uso cotidiano e comum; Alguns verbos básicos irregulares, no presente do indicativo; Eu sou' 'Eu tenho' 'Eu estou', formas comuns e simples usadas no cotidiano de cada pessoa; Uso de "muy" e " mucho", de grande uso nesta língua; Ações reflexivas, pentear-se, banhar-se, sentar-se, etc.; Números; Horas; Verbo "gustar" (que possui grande diferença no seu uso com o verbo gostar do português); Uso dos demonstrativos, "Este "; " Esse"; " Aguei"; Uso dos demonstrativos e comparação com o português.

Cargo: Professor de Ciências Biológicas ou Biologia

1. O conhecimento científico: Evolução histórica. 2. Ensino de Ciências: 2.1. Evolução e contextualização na sociedade brasileira; 2.2. O ensino de Ciências e as questões sociais: ambiente, saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. 3. Relação entre os seres vivos e o ambiente: 3.1. O homem e a sua ação sobre o ambiente; 3.2. Princípios básicos que regem as funções vitais dos seres vivos; 3.3. Relação entre estruturas e funções dos sistemas e suas adaptações ao meio; 3.4. Caracterização dos grandes grupos animais e vegetais. 4. O corpo humano como um todo em equilíbrio: 4.1. Saúde e Orientação Sexual; 4.2. Desequilíbrios: endemias, drogas, desnutrição. 5. Continuidade das espécies: 5.1. Evolução; 5.2. Reprodução; 5.3. Hereditariedade. 6. Fundamentos teóricos da Química: 6.1. Conceitos, leis, relações e princípios básicos; 6.2. Interações e transformações químicas. 7. Fundamentos teóricos da Física: 7.1. Conceitos, leis, relações e princípios básicos; PCN e Temas Transversais.

Cargo: Professor de Artes

A História da Arte Geral; A História da Arte no Brasil; A História da Arte Arquitetônica; A Educação Musical na Escola; O Teatro; O Jogo dramático teatral na escola; Harmonia de cores; Geometria; Projeções Geométricas; Elementos básicos das composições artísticas (coreografias, teatrais, musicais, visuais, audiovisuais) e suas gramáticas articuladoras; O Ensino da Educação Artística no Ensino Fundamental: a metodologia do ensino da arte; o desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano; as diferentes linguagens artísticas e a educação; Parâmetros Curriculares Nacionais - Vol. Arte.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos; Ortografia; Parônimos e homônimos; Emprego do Mal e Mau; Divisão Silábica; Trema; Crase; Acentuação gráfica; Regência nominal e verbal; Emprego do "porquê"; Sufixos e prefixos; Substantivos; Adjetivos; Artigo; Numeral; Pronome; Plural; Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção e Interjeição, Sinônimos e Antônimos, Vocábulos Monossílabos, Dissílabos, Trissílabos e Polissílabos.

MATEMÁTICA .

Divisão e Multiplicação de frações; Máximo Divisor Comum (M.D.C.) Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C.); Expressões Algébricas; Razão e Proporção; Juros Simples; Equações, Inequações e Sistemas; Conjuntos e Subconjuntos; Potências e Raízes; Geometria Plana; Ângulos; Teoremas; Trigonometria; Probabilidades e Geometria básica.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cargo: Monitor de Informática

Informática: Conceitos de informática, hardware e software. Sistemas operacionais Windows e Linux. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Conceitos de educação a distância. Conceitos de acesso a distância a computadores. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.

Cargo: Auxiliar de desenvolvimento Infantil

Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções de Planejamento de atividades; Primeiros Socorros; Os brinquedos; Normas para utilização dos brinquedos; Normas de Segurança; Desenvolvimento Físico e Motor; Necessidades Básicas, Desenvolvimento

Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem; o Recém-Nascido: Necessidades e Reflexos; Desenvolvimento

Emocional, Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Intelectual, Crescimento e Desenvolvimento; Tentativa de Treinamento

Precoce; Maturação e Aprendizagem; Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Cargo: Monitor PETI com conhecimento musical

Musicalização infantil: Contextualizando a musicalização infantil; Parâmetros sonoros e a percepção auditiva; Música e movimento: gestos, percussão corporal, movimento com locomoção, danças, acalanto; Jogos e brincadeiras musicais: parlendas, trava-línguas, mnemônicas, brincos, cantigas de roda, brincadeiras musicais, brincadeiras com palavras; Improvisação e composição musical; Ampliando o repertório musical.

Cargo: Agente Administrativo

Noções sobre ofícios, portarias, decretos e atos; Noções sobre projeto de lei e sua tramitação; Noções sobre o sistema de protocolo, arquivamento, almoxarifado, administração de pessoal e de material; Formas de tratamento com o público: cortesia e civilidade; Organograma e Fluxograma, Conhecimentos sobre procedimento licitatório e contratos; Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias); Microsoft Word 97/2000/2003/XP em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Excel 97/2000/2003/XP em português: Criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows 95/98/2000/XP em português: Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

INCOMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto; conhecimento de vocabulário: sinonímia, antonímia; aspectos gráficos: uso de notações léxicas, separação de sílabas; ortografia: emprego de letras; acentuação e pontuação, sinônimos e antônimos; substantivo coletivo.

MATEMÁTICA

Números naturais: operações e problemas. Números fracionários: operações e problemas. Números decimais: operações e problemas. Sistema Legal de Medidas. Perímetro e áreas de figuras planas

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cargo: Motorista

Estacionamentos; Gestos de condutores; gestos da autoridade de trânsito; sinais sonoros; Código Brasileiro de Trânsito; Distribuição de cargas e manutenção preventiva de veículos; Procedimentos durante uma emergência; Conhecimentos básicos sobre motor a explosão e diesel.

Cargo: Auxiliar de Serviços Diversos

Noções de limpeza e higiene; Destinação do lixo; Produtos apropriados para limpeza de: pisos, paredes, vasos sanitários, azulejos, etc.; Conhecimentos e uso dos utensílios de trabalho braçal; Noções de Hierarquia; Preparo e distribuição de café, chá, suco, etc..; Pequenos reparos em instalações, mobiliários e utensílios; Limpeza interna e externa de prédios, banheiros, laboratórios, escolas, bem como de móveis e utensílios. Varrição de superfícies diversas; Conhecimento e uso de ferramentas: enxada, foice, pé de cabra, pá, lima, vassoura, escovão, outros; Conservação de ferramentas diversas; Limpeza de veículos e máquinas; Convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o público; Bom trato com os bens públicos.

Cargo: Vigia

Conhecimento geral Portaria 358/2009; Noções de segurança pública; Legislação aplicada e direitos humanos; Relações humanas no trabalho; Sistema de segurança pública e crime organizado; Prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros; Educação física; Defesa pessoal; Armamento e Tiro; Vigilância; Radiocomunicação e alarmes; Criminalística e técnica de entrevista.

Cargo: Operador de Máquinas

Peças e Ferramentas convencionais; Sistemas de Direção: Sistema convencional - Direção Hidráulica; Sistema de Freios: Funcionamento dos freios - Freios Mecânicos - Sistema hidráulico - Cilindros; Suspensão: Molas e amortecedores; Rodas e Pneus: Veículos pesados - Desgaste dos pneus - Geometria do eixo; Motores a Explosão: Tipos de motores - elementos essenciais dos motores - Princípios da ignição - Sistema de Motor Diesel: Sistema de injeção - Bomba - Filtragem do óleo - lubrificação -Sistema de refrigeração - Partida - Freio-motor - Filtros - Compressor de Ar; Lubrificação: Combustíveis e óleos lubrificantes - Aditivos - Filtros - Graxas para rolamentos - Lubrificação e manutenção; Operação prática com máquinas e equipamentos; Código de Trânsito Brasileiro - Cap. 3 (III) - Das Normas Gerais de Circulação e Conduta - Art. 26 a 71- Cap. 7 (VII) - Da Sinalização de Trânsito - Art. 80 a 90 - Capítulo (VIII) - Da engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito - Art. 91 ao art. 95 - Capítulo XIV - Da habilitação - Art. 144 - Cap. 15 (XV) - Das Infrações - Art. 161 a 255 - Cap. 16 (XVI) - Das Penalidades - Art. 256 a 268 - Anexo II - Sinalização vertical (placas); Dos Serviços e Servidores Públicos; Bens Públicos.

Cargo: Torneiro Mecânico

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO MECÂNICO - Normalização; Perspectivas; Projeções; Cortes e secções; Cotagem; Tolerâncias dimensionais e de forma geométrica; Acabamento superficial;METROLOGIA - Sistema Internacional de Unidades, Sistema Métrico e Sistema Inglês; Equipamentos de Medição (paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e goniômetros);MATERIAIS - Aço carbono, características, classificações e propriedade mecânicas; Aço ligas, características, classificações e propriedade mecânicas; Metais não ferrosos; Ligas de metais não ferrosos; Ferro fundido (composição, características, tipos); Polímeros técnico;TECNOLOGIA DA OCUPAÇÃO - Torno mecânico horizontal (partes principais e acessórios); Velocidade de corte; Velocidade de avanço; Rotação da árvore; Ferramentas de corte, tipos e aplicações;PRÁTICA DA OCUPAÇÃO - Torneamento com placa universal; Torneamento entre placa e ponta; Torneamento entre pontas; Facear; Fazer furo de centro; Furar; Sangrar e cortar; Tornear superfície cilíndrica externa e interna; Tornear superfície cônica externa e interna; Tornear superfície côncava e convexa; Roscar com machos e cossinetes; Calcular as engrenagens da grade para roscar no torno; Usinar roscas diversas.