IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - RO

Notícia:   120 vagas para diversos cargos no Instituto Federal de Educação de Rondônia

IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

EDITAL Nº 009, DE 07 DE ABRIL DE 2010

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no Artigo 37, inciso II, da Constituição Federal do Brasil, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1988, considerando a autorização concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Portaria nº 537, de 31/12/2009, publicada no Diário Oficial da União de 31/12/2009, Seção 01, distribuição de vagas pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 11, de 08/01/2010, republicada no Diário Oficial da União de 01/02/2010, Seção 01, e acréscimo de vaga pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 249, de 09/03/2010, publicada no Diário Oficial da União de 10/03/2010, Seção 01, nos termos do Decreto nº 6.944, de 21/08/2009, e da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para provimento, em caráter efetivo, de cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO do Instituto Federal de Rondônia, observados os termos da Lei nº. 8.112, de 11/12/90 e do Plano de Carreira, estruturado pela Seção XVI da Lei nº 11.784/2008, mediante as normas e condições estabelecidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público é regido por este edital e executado pela empresa Instituto Saber, sob a supervisão da Comissão de Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRO, designada pela Portaria/IFRO nº 188, de 21/12/2009, com participação da Diretoria de Gestão de Pessoas, visando ao ingresso no cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com lotação nos Campi Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena e Campus Avançado Cacoal.

1.2 A Prova Objetiva será realizada nos municípios de Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.

1.3 No interesse e a critério do Instituto Federal de Rondônia e obedecendo às normas legais pertinentes e às previsões contidas neste Edital, na vigência do concurso, poder-se-á admitir que candidatos homologados e não nomeados neste Concurso Público possam ser aproveitados nas Unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia, observada a ordem de classificação e o número de vagas existentes e autorizadas.

1.4 O Concurso Público contará com uma Central de Atendimento, desde a publicação do Edital até o término do prazo de recurso, junto ao Instituto Saber, situado na Rua Maranhão, 1395 - Centro - Cascavel-PR, CEP 85801-050, e-mail institutosaber@gmail.com.

2. DO CARGO, NÚMEROS DE VAGAS, HABILITAÇÃO, REGIME DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES

Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - D 101 - Nível Superior

QUADRO DE VAGAS PARA DOCENTES

ÁREA

Ariquemes

Cacoal

Colorado do Oeste

Ji-Paraná

Porto Velho

Vilhena

EXIGÊNCIA MÍNIMA

VAGAS

VAGAS

VAGAS

VAGAS

VAGAS

VAGAS

Matemática

-

-

-

-

01

-

· Licenciatura em Matemática

Física

02

-

-

-

02

-

· Licenciatura em Física

Artes

-

-

01

-

-

01

· Licenciatura em Artes

Sociologia

-

-

01

01

01

-

· Graduação em Sociologia

Inglês

01

-

-

01

01

01

· Licenciatura em Letras/Inglês

Informática Geral

03*

-

01

-

04

03

· Graduação em Informática

Administração

01

-

-

01

01

01

· Graduação em Administração de Empresas

Agronomia

02

01

-

-

-

-

· Graduação em Agronomia

· Graduação em Ciências Agrárias com Pós-Graduação em Produção Vegetal

Zootecnia

01

02

01

-

-

-

· Graduação em Zootecnia

· Graduação em Agronomia com Pós-Graduação em Zootecnia

Alimentos

01

-

02

-

-

-

· Graduação em Engenharia de Alimentos

· Graduação em Agronomia com Pós-Graduação em Alimentos

· Graduação em Biologia com Pós-Graduação em Alimentos

· Graduação em Zootecnia com Pós-Graduação em Alimentos

· Graduação em Engenharia Química com Pós-Graduação em Alimentos

· Tecnologia em Alimentos

Pesca/Aquicultura

02

-

01

-

-

-

· Graduação em Engenharia de Pesca

· Graduação em Engenharia de Aquicultura

· Graduação em Agronomia com Pós-Graduação na área de Pesca

· Graduação em Engenharia Agrícola com Pós-Graduação na área de Pesca

· Graduação em Zootecnia com Pós-Graduação na área de Pesca

· Graduação em Biologia com Pós-Graduação em Pesca ou Aquicultura

· Tecnologia em Aquicultura

Engenharia Ambiental

-

-

01

-

-

-

· Graduação em Engenharia Ambiental

· Graduação em Biologia com Pós-Graduação em Gestão Ambiental

· Tecnologia em Gestão Ambiental

Agrimensura

-

-

01

-

-

-

· Graduação em Engenharia de Agrimensura

· Graduação em Agronomia com Pós-Graduação na área de Agrimensura ou Topografia

· Tecnologia em Agrimensura

Engenharia Agrícola

-

-

01

-

-

-

· Graduação em Engenharia Agrícola

· Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental

· Graduação em Agronomia com Pós-Graduação na área de Engenharia Agrícola

Mecânica Industrial/ Eletromecânica

-

-

-

01

01

02

· Graduação em Engenharia Mecânica

· Tecnologia da Automação Industrial

· Tecnologia em Manutenção Industrial

Móveis Geral

-

-

-

02

-

-

· Graduação em Engenharia Industrial ou Madeireira

· Tecnologia da Madeira

· Tecnologia em Produção Moveleira

· Tecnologia em Design de Móveis

Edificações / Arquitetura

-

-

-

-

01

01

· Graduação em Arquitetura

Edificações / Construção Civil

-

-

-

-

03*

03

· Graduação em Engenharia Civil

· Tecnologia em Construção de Edifícios

Eletrotécnica/ Eletromecânica

-

-

-

-

05*

02

· Graduação em Engenharia Elétrica

· Tecnologia em Eletrotécnica Industrial

(*) Vagas destinadas a portadores de necessidades específicas

2.1 DO REGIME DE TRABALHO: O Regime de Trabalho será de Dedicação Exclusiva (DE).

2.1.1 Durante o estágio probatório (03 anos) não poderá haver redução de carga horária, bem como remoção ou redistribuição, exceto por interesse da Instituição ou nos casos previstos em lei.

2.1.2 A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da Instituição, observadas 40 (quarenta) horas semanais.

2.2 DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO: Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de sua formação (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado), nos diversos níveis e modalidades de ensino do Instituto Federal de Rondônia.

3. DA REMUNERAÇÃO E TAXA DE INSCRIÇÃO

3.1 A remuneração, que será a constante na Tabela de Vencimentos da Carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas Classes e Níveis Iniciais, obedecerá à tabela abaixo:

Classe / Nível

Titulação

Vencimento Básico

Auxílio-Alimentação

GEDBT

Retribuição por Titulação

Total da Remuneração

D 101

Graduação

1.728,28

304,00

1.029,36

-

3.061,64

D 101

Aperfeiçoamento

1.728,28

304,00

1.029,36

89,43

3.151,07

D 101

Especialização

1.728,28

304,00

1.029,36

319,64

3.381,28

D 101

Mestrado

1.728,28

304,00

1.029,36

1.336,61

4.398,25

D 101

Doutorado

1.728,28

304,00

1.029,36

3.297,37

6.359,01

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 80,00 (Oitenta reais)

3.2 As remunerações poderão ser acrescidas de:

a) Auxílio-transporte;

b) Auxílio Pré-Escolar no valor de R$ 66,00 (sessenta e seis reais) por dependente, até os 05 (cinco) anos de idade;

3.3 O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública.

4. DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

4.1 O Concurso Público será realizado em conformidade com o seguinte cronograma:

Evento:

Publicação do Edital no Diário Oficial da União

Data:

07/04/2010

Local:

Diário Oficial da União

Evento:

Divulgação do Edital

Data:

07/04/2010

Local:

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento

Período de Inscrição para os Candidatos que irão requerer isenção da taxa de inscrição, conforme item 5 do Edital

Data

07 a 09/04/2010

Local

www.saber.srv.br

Evento:

Período de Inscrição

Data:

07 a 22/04/2010

Local:

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento:

Data final para o pagamento do boleto bancário

Data:

23/04/2010

Local:

Agências Bancárias

Evento:

Homologação das inscrições

Data:

03/05/2010

Local:

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento:

Recurso contra a homologação das inscrições

Data:

06 e 07/05/2010

Local:

www.saber.srv.br, link "Contato"

Evento:

Data da prova escrita

Data:

16/05/2010

Local:

Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena

Evento:

Divulgação do gabarito preliminar

Data:

16/05/2010 (a partir das 20 horas)

Local:

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento:

Interposição de recursos contra questões e os gabaritos da prova escrita

Data:

17 e 18/05/2010

Local:

www.saber.srv.br, link "Contato"

Evento:

Divulgação do resultado final da prova escrita

Data:

24/05/2010

Local:

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento:

Recurso contra a divulgação das notas da prova escrita

Data:

25 a 26/05/2010

Local:

www.saber.srv.br, link "Contato"

Evento

Divulgação de local(is) de realização da prova de Desempenho Didático

Data

28/05/2010

Local

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento:

Sorteio do tema da prova de desempenho didático

Data:

31/05/2010

Local:

IFRO/Porto Velho, às 09 horas

Evento:

Prova de desempenho didático e entrega dos títulos

Data:

A partir de 1º/06/2010

Local:

IFRO/Porto Velho

Evento:

Divulgação do resultado da prova de desempenho didático e da avaliação dos títulos

Data:

14/06/2010

Local:

www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

Evento:

Interposição de recursos contra a prova de títulos

Data:

15 a 16/06/2010

Local:

www.saber.srv.br, link "Contato"

Evento:

Divulgação e homologação do resultado final

Data:

21/06/2010

Local:

D. O. U. e sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 Poderão se inscrever para os cargos de que trata este Edital os candidatos que sejam brasileiros natos ou naturalizados, ou se de nacionalidade portuguesa, amparados pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, de acordo com o Decreto nº 70.436/72.

5.2 Cada candidato poderá concorrer apenas para uma das vagas do concurso de que trata o presente Edital.

5.3 A inscrição do candidato no concurso implica, desde logo, o conhecimento e a aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, bem como das disposições emanadas nos dispositivos legais e normativos que tratam da matéria, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5.4 As inscrições serão realizadas SOMENTE pela Internet, no endereço eletrônico www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br, no período de 08 horas de 07 de abril de 2010 até às 18 horas do dia 22 de abril de 2010 (horário de Rondônia).

5.5 O Instituto Saber, encarregado da execução do concurso, não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

5.6 O candidato, após realizar sua inscrição, deverá pagar e autenticar o boleto bancário até a data de seu vencimento, em qualquer unidade da rede bancária.

5.7 O boleto bancário estará disponível nos endereços eletrônicos www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br e deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição on-line.

5.8 As inscrições somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, EXCLUSIVAMENTE através do boleto bancário, não sendo aceita qualquer outra forma de pagamento.

5.9 O comprovante de inscrição do candidato estará disponível nos endereços eletrônicos www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br, após o acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

5.9.1 Não serão confirmadas as inscrições cujo pagamento tenha sido realizado após o horário limite de compensação bancária do dia 23/04/2010.

5.10 Para prestar as provas, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição, o documento de identificação, com foto, que originou sua inscrição, cujo número foi preenchido no requerimento de inscrição. O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita a identificação do candidato.

5.10.1 Não será aceita cópia do documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

5.11 O candidato que necessitar de condições especiais para a realização das Provas, deverá, obrigatoriamente, formalizar o pedido mediante requerimento, informando qual o recurso de que necessitará, tendo como data máxima de postagem o dia 19 de abril de 2010, por meio dos correios, via Sedex, devendo ser enviado ao Instituto Saber, à Rua Maranhão, 1395, Centro, Cascavel-PR, CEP: 85.801-050.

5.12 O requerimento de atendimento diferenciado será atendido, obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade.

5.13 Efetuada a inscrição, não será aceito qualquer pedido de alteração.

5.14 Não haverá inscrição condicional, por fac-símile (fax), correio eletrônico (e-mail) ou em local ou forma diferente do indicado neste Edital.

5.15 Da confirmação da inscrição:

a) as inscrições e pagamentos serão conferidos pelo Instituto Saber para deferimento ou indeferimento da inscrição;

b) após a conferência, se todo o procedimento estiver de acordo com os requisitos e prazos exigidos neste Edital para a inscrição e participação no concurso, o nome do candidato será adicionado à Relação de Candidatos Inscritos, que será publicada na Internet e disponibilizada para consulta nos endereços www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br;

c) a Relação de Candidatos Inscritos deferidos e indeferidos será publicada no dia 03/05/2010 nos endereços www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br;

d) o candidato que, tendo cumprido todos os prazos e as exigências necessárias para sua inscrição, cujo nome não constar da Relação de Candidatos Inscritos ou tiver sua inscrição indeferida, deverá protocolar junto ao Instituto Saber, através do site www.saber.srv.br, link "Contato" ou e-mail institutosaber@gmail.com , no prazo de 02 (dois) dias úteis após publicação da referida relação, pedido de revisão da sua inscrição, anexando ao requerimento cópia do comprovante de pagamento.

e) O resultado da solicitação de Revisão de Inscrição no Concurso será divulgado no dia 11/05/2010, nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br, devendo o candidato acompanhar o deferimento ou indeferimento de seu pleito.

5.17 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n.º 6.593, de 02 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 03 de outubro de 2008.

5.18. Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 26 de junho 2007.

5.18.1 A isenção deverá ser solicitada mediante preenchimento e envio do requerimento de isenção, Anexo III deste edital, com postagem somente entre os dias 07 e 09 de abril de 2010, através dos correios, devendo ser enviado ao Instituto Saber, à Rua Maranhão, 1395, Centro, Cascavel-PR, CEP:85.801-050.

5.18.2 O Anexo III - Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição estará disponível nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br, somente no período de 07 a 09 de abril de 2010.

5.18.3 Todos os itens do requerimento deverão ser preenchidos, sob pena de seu indeferimento.

5.18.4 O Instituto Saber consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

5.18.5 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, o qual poderá responder, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

5.18.7. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma e o prazo estabelecidos neste Edital.

5.18.8 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via fax ou via correio eletrônico.

5.18.9 A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 20 de abril de 2010, nos endereços eletrônicos www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

5.18.9.1 O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido poderá obter o boleto bancário referente a sua inscrição nos sites. www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br e efetuar seu pagamento até o dia 23/04/2010.

5.18.10 Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

6. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECÍFICAS.

6.1 Das vagas destinadas a cada área/localidade e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% (cinco por cento) serão providas na forma do § 2.º do artigo 5.º da Lei n.º 8.112, de 11/12/90 e do Decreto n.º 3.298, de 20/12/99 e suas alterações, a candidatos que se declararem pessoa com deficiência.

6.1.1 Não se aplica a reserva de vagas, determinada no item 6.1, às áreas de atuação que ofereçam menos de 05 (cinco) vagas. Será observado esse mesmo número na distribuição das vagas por Campus ou, quando nenhum Campus atingir as 05 (cinco) vagas, a vaga será alocada naquele que oferecer o maior número de vagas. Assim, considerando-se as vagas abertas no presente Edital, ficam reservadas um total de 03 (três) vagas destinadas às pessoas com deficiência em condições de exercer as atividades inerentes aos cargos, assim distribuídas:

- 01 (uma) vaga para a área de Informática Geral, Campus Porto Velho

- 01 (uma) vaga para a área de Edificações/Construção Civil, Campus Porto Velho

- 01 (uma) vaga para área de Eletrotécnica/Eletromecânica, Campus Porto Velho

6.1.2 O candidato que se declarar pessoa com deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos.

6.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência;

b) encaminhar ao Instituto Saber, o Anexo II - Requerimento de Reserva de Vagas, devidamente preenchido, cópia do CPF e laudo médico (original), emitido nos últimos seis meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), por sua inteira responsabilidade.

6.3 A cópia do CPF e o laudo médico (original) terão validade somente para este concurso público e não serão devolvidos, assim como não serão fornecidas cópias desses documentos.

6.4 As vagas definidas no subitem 6.1 que não forem providas por falta de candidatos declarados pessoas com deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo/localidade de vaga.

6.5 Na hipótese do surgimento de novas vagas dentro do prazo de validade deste Concurso e, sendo possível a aplicação novamente do percentual de 5% (cinco por cento), em havendo candidatos habilitados na condição de portadores de necessidades específicas estes serão convocados para se manifestar se aceitam ou não a nomeação para o cargo.

7. DA ESTRUTURA DO CONCURSO

7.1 O Concurso Público abrangerá as seguintes provas:

7.1.1 Prova escrita (eliminatória e classificatória) a ser aplicada a todos os candidatos;

7.1.2 Prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) a ser aplicada aos candidatos classificados no quantitativo estabelecido no item 8.21;

7.1.3 Prova de títulos (classificatória) somente serão avaliados os títulos dos candidatos classificados na prova escrita e que obtiveram na prova de desempenho didático nota maior ou igual a 60 (sessenta) pontos.

7.2 Em relação aos itens 7.1.1 e 7.1.2 deste Edital não serão admitidas comunicação direta ou indireta entre os candidatos durante a realização das provas.

7.3 Os candidatos deverão comparecer ao local designado para a prova escrita, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto, munidos dos originais de documento oficial de identificação e do comprovante de pagamento da inscrição.

7.4 Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para nenhuma das provas.

7.5 Todas as convocações e publicações de resultados, parcial e final, serão divulgadas nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

7.6 As etapas do concurso, bem como locais, datas e horários de provas estão discriminados no cronograma estabelecido neste Edital.

8. DA PROVA ESCRITA

8.1 A prova escrita será de caráter eliminatório e classificatório.

8.1.1 Constará de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha.

8.1.2 Cada questão apresentará 05 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), e 01 (uma) única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

8.1.3 Valerá de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, devendo o candidato obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

8.1.4 A prova escrita será realizada no dia 16/05/2010, das 08h30min às 12h30min, horário oficial de Rondônia, nos municípios de Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.

8.1.4.1 Os portões serão abertos às 07h30min e fechados, impreterivelmente, às 08h15min (horário oficial de Rondônia).

8.1.5 Terá a duração de 04 (quatro) horas, incluído o tempo para preenchimento do cartão de respostas.

8.1.6 As questões serão distribuídas conforme o quadro abaixo:

PROVA / TIPO

ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE QUESTÕES

PESO

Nº MÁXIMO DE PONTOS

CARÁTER

(P) Prova Objetiva

Língua Portuguesa

10

2

20

Eliminatória e Classificatória

Legislação

05

1

05

Didática

05

3

15

Conhecimentos Específicos

20

3

60

8.2 Não será permitido, em hipótese alguma, o ingresso de candidato no local de realização da prova, após o fechamento dos portões.

8.3 O acesso ao local das provas será exclusivo para os candidatos. Eventuais acompanhantes deverão permanecer do lado de fora dos portões.

8.4 O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de caneta esferográfica na cor preta ou azul.

8.5 Os portões somente serão reabertos depois das 09h30min e, até esse horário, ninguém poderá entrar ou sair do local das provas, excetuando-se as pessoas que estiverem executando ou fiscalizando os trabalhos inerentes a realização do concurso.

8.6 O candidato terá que permanecer, obrigatoriamente, no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após seu início.

8.7 O candidato somente poderá levar o caderno de provas após uma hora o início da prova.

8.8 O documento de identificação utilizado no ato da inscrição deverá ser o mesmo a ser apresentado quando da realização da prova escrita.

8.8.1 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização da prova, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido com data posterior à sua inscrição no concurso e outro documento de identificação oficial com foto (Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Registro no Conselho de Classe).

8.9 São considerados documentos oficiais de identificação: carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de segurança pública, pelos corpos de bombeiros militares, pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.), passaportes, carteiras funcionais do Ministério Público e Poder Judiciário, carteira nacional de habilitação com fotografia, carteiras funcionais expedidas por órgão público que valham como identidade na forma da lei, com foto e impressão digital, carteira de trabalho e certificado de reservista.

8.10. Não serão aceitos como documentos de identificação: certidões de nascimento/casamento, títulos eleitorais, CPF, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, tampouco documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

8.11 Não serão aceitos protocolos de documentos.

8.12 O candidato que não apresentar documento de identificação original, na forma definida neste Edital, ressalvado o disposto no subitem 8.8.1, não poderá realizar a prova escrita e será automaticamente eliminado do concurso.

8.13 Será eliminado do concurso o candidato que:

a) estiver ausente do local da prova, no dia e horário determinados para comparecimento;

b) obtiver zero ponto em qualquer das provas, escrita ou de desempenho didático.

c) obtiver nota inferior a 60,00 (sessenta) pontos na prova escrita ou na prova de desempenho didático.

d) entregar em branco ou não adequadamente preenchido o cartão de respostas, sendo-lhe então atribuído 0 (zero) ponto;

e) não devolver o cartão de respostas;

f) tiver comportamento ímprobo ou incompatível com o decoro e a ordem dos trabalhos, conforme ocorrência registrada pelos agentes aplicadores da prova.

8.14 A correção das provas será realizada por processamento eletrônico. Portanto, serão consideradas somente as respostas das questões transferidas para o cartão de respostas.

8.15 Durante a realização da prova escrita não será permitida a comunicação entre candidatos, bem como consulta a livros, revistas, folhetos e anotações; o uso de calculadoras, telefones celulares ou outros instrumentos de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, BIP, walkman, pager, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens; bem como o uso de boné, boina, chapéu, gorro, lenço ou qualquer outro acessório que impeça a visão total das orelhas do candidato; não será permitido também o uso de óculos escuros, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir estas determinações.

8.16 Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do cartão de respostas, que será o único documento válido para efeito de correção da prova.

8.17 A divulgação do gabarito preliminar da prova escrita será feita no dia 16/05/2010, a partir das 20 horas (horário oficial de Rondônia), nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.

8.18 O resultado da prova escrita será divulgado até o dia 24/06/2010, nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

8.19 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das Provas deverá levar um(a) acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de realização das provas, não podendo, nessa condição, participar da prova.

8.20 O candidato impossibilitado fisicamente de comparecer ao local da realização da prova deverá solicitar ao Instituto Saber, por escrito, com justificativa e acompanhado de atestado médico, a constituição de banca especial, no mínimo quarenta e oito (48) horas antes do horário marcado para início da prova, devendo esta ser realizada no mesmo horário das demais na sede do município de realização de sua prova.

8.21 Somente serão considerados classificados na primeira etapa e convocados para a prova de desempenho didático e prova de títulos, os candidatos que obtiverem na prova escrita nota maior ou igual a 60 (sessenta) pontos, desde que não ultrapasse o limite máximo abaixo estabelecido.

QTDE. DE VAGAS PREVISTAS NO EDITAL POR ÁREA E CAMPUS

NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1

05

2

10

3

15

4

20

5

25

9. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

9.1 A prova de desempenho didático destina-se a avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto e à adequação da sua abordagem metodológica, consistindo de aula a ser ministrada perante uma banca examinadora composta por 03 (três) membros efetivos e 01 (um) suplente, sendo formada por professores habilitados, sendo 02 (dois) da área para a qual o candidato está concorrendo e 01 (um) na área de didática e metodologia do ensino.

9.2 A prova de desempenho didático será realizada SOMENTE em Porto Velho, em local(is) a ser(em) divulgado(s) no dia 28/05/2010 nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br e será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.

9.3 A Prova de desempenho didático será classificatória e eliminatória, valendo de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e consistirá de uma aula de 40 (quarenta) minutos.

9.4 O sorteio do tema, comum a todos os candidatos, será realizado no dia 31/05/2010, às 09 horas, no Instituto Federal de Rondônia, situado à Av. Gov. Jorge Teixeira, 3.146, Setor Industrial, Porto Velho-RO, pelo Instituto Saber e a Comissão Organizadora do Concurso Público, dentre os tópicos que compõem o conteúdo programático, com ou sem a presença dos candidatos.

9.5 A ordem da realização da prova de desempenho didático será definida de acordo com a pontuação da prova escrita, obedecendo-se à ordem de classificação.

9.6 O IFRO disponibilizará aos candidatos somente os seguintes recursos didáticos: quadro (branco/negro), caneta pincel/giz e apagador.

9.8 O candidato deverá comparecer ao local da prova, no mínimo, 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para a realização da atividade. O candidato terá uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos além do horário estabelecido, sendo esse tempo contabilizado no tempo total da prova de desempenho didático. Após esse tempo de tolerância, o candidato não poderá realizar a atividade e estará automaticamente desclassificado do Concurso Público.

9.9 A prova de desempenho didático será realizada conforme cronograma a ser divulgado no dia do sorteio e disponibilizado nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

9.10 O candidato deverá se apresentar para a prova de desempenho didático munido de documento oficial de identificação e plano de aula, em 03 (três) vias, que deverá ser entregue, antes do início da prova, aos membros da banca examinadora.

9.11 A prova de desempenho didático será avaliada seguindo os seguintes critérios:

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

VALOR

PLANO DE AULA (em três vias)

· Objetividade (clareza, precisão, etc.) na exposição do assunto;

· Conhecimento fundamentado do assunto (fatos históricos, conceitos, etc.);

· Adequação do conteúdo.

10

AULA:

· Plano de aula (coerência entre o planejado e o executado dentro do tempo previsto);

· Metodologia (aula expositiva, exercícios, recursos didáticos, etc.).

30

DESEMPENHO:

· Segurança na transmissão do assunto e domínio do conteúdo;

· Linguagem adequada à sala de aula (nível de ensino do conteúdo);

· Pronúncia correta das palavras, com entonação de voz adequada;

· Relação do conteúdo com situações práticas do cotidiano;

· Sequência lógica do assunto;

· Demonstração da capacidade de síntese;

60

TOTAL:

100

9.12 Será desclassificado do Concurso Público o candidato que NÃO obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos na prova de desempenho didático.

10. DA PROVA DE TÍTULOS

10.1 Os candidatos classificados na primeira fase deverão apresentar, no dia da prova de desempenho didático, em envelope lacrado e devidamente identificado, o Curriculum Vitae, obtido na Plataforma Lattes, com os respectivos títulos acadêmicos, numerados e sequenciados da mesma forma em que figurarem na Plataforma Lattes, com autenticação em cartório.

10.2 Somente serão avaliados os títulos dos candidatos classificados na prova escrita e na prova de desempenho didático, que obtiveram nota maior ou igual a 60 (sessenta) pontos em cada uma das provas.

10.3 Para a prova de títulos deverão ser apresentados para pontuação, apenas os títulos que estão de acordo com o quadro a seguir.

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS:

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Valor Unitário

Valor Total

TÍTULOS ACADÊMICOS

 

 

· Doutorado em área específica ou em áreas afins da área de atuação pretendida;

6

15

· Mestrado em área específica ou em áreas afins da área de atuação pretendida;

5

· Especialização em áreas afins da área de atuação pretendida (carga horária mínima: 360 h);

3

· Aperfeiçoamento em áreas afins da área de atuação pretendida (carga horária mínima: 180 h).

1

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

 

· Comprovante de exercício do magistério no Ensino Médio e/ou Profissional e/ou Superior. Comprovado através de Carteira de Trabalho, Contrato de Trabalho com o setor público ou certidão de exercício de atividade pública. Não serão aceitas declarações;

3 por ano

15

PUBLICAÇÕES E APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

 

 

· Publicação/Aceite de artigos/trabalhos em periódicos indexados, em área de atuação pretendida nos últimos 5 anos

1 por publicação

5

TOTAL

35

10.4 O candidato que não encaminhar os títulos no prazo estipulado em edital receberá nota zero na prova de títulos. Não serão aceitos títulos entregues fora do período determinado neste Edital.

10.5 Os certificados ou diplomas de conclusão de cursos deverão ser expedidos por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Será aceita certidão de conclusão de curso, desde que acompanhada do histórico escolar.

10.6 Os títulos serão avaliados por banca examinadora criada para esse fim e valerão de 0 (zero) a 35 (trinta e cinco) pontos.

10.7 Em nenhuma hipótese serão aceitas DECLARAÇÕES como comprovação de títulos.

10.8 Não serão aceitos como prova de títulos, documentação de cursos em andamento.

11. DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

11.1 Os conteúdos programáticos estão descritos no Anexo I deste Edital e serão disponibilizados aos candidatos nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

12. DO RESULTADO FINAL

12.1 Os candidatos que prestarem prova escrita, prova de desempenho didático e prova de títulos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a média aritmética, obtida entre a nota da prova escrita (NPE) e nota da prova de desempenho didático (NPDD), somada à nota da prova de títulos (NPT), conforme demonstrado na fórmula:

[(NPE) + (NPDD)] / 2 + (NPT) = Média Final

12.2 Serão considerados aprovados, os candidatos com Média Final igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, desde que não ultrapasse o limite máximo estabelecido no Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21/08/2009.

QTDE. DE VAGAS PREVISTAS NO EDITAL POR ÁREA E CAMPUS

NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS/CLASSIFICADOS

1

5

2

9

3

14

4

18

5

22

12.3 Os candidatos que não estiverem classificados dentro do limite máximo estipulado acima serão considerados reprovados.

12.4 Na classificação final, dentre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência, na ordem de posicionamento:

a) idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, de acordo com o previsto no parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso);

b) candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

c) candidato que obtiver maior nota na prova de desempenho didático;

d) candidato que obtiver maior nota na prova de títulos;

e) candidato com maior idade.

12.5 O Resultado Final do Concurso será divulgado nos endereços eletrônicos www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

13 DOS PRAZOS PARA RECURSOS

13.1 O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

13.1.1 Com relação à homologação das inscrições, no prazo de 02 (dois) dias, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da publicação do edital de homologação das inscrições.

13.1.2 Com relação à prova escrita (questões objetivas), no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da realização da prova.

13.1.3 Com relação à prova de desempenho e títulos, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do primeiro dia útil subsequente ao da publicação das notas;

13.1.4 Com relação às incorreções ou irregularidades constatadas na execução do concurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da ocorrência das mesmas.

13.2 O recurso deverá ser individual, com a indicação da questão na qual o candidato se julga prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, entre outros, juntando cópia dos comprovantes, devendo o mesmo ser dirigido ao Instituto Saber, em primeira e única instância, em horário comercial, devendo o requerimento ser preenchido no site www.saber.srv.br, link "Contato", ou enviado no e-mail institutosaber@gmail.com .

13.3 Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo, bem como os que contenham erro formal e/ou material em sua elaboração ou procedimentos que sejam contrários ao disposto neste Edital.

13.4 Se da análise de recursos resultar anulação de questões, essas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos. Se resultar em alteração de gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme essa alteração e seu resultado final divulgado de acordo com esse novo gabarito.

13.5 Os recursos indeferidos liminarmente não estão sujeitos à análise do mérito, mesmo que devidamente fundamentados.

14. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

14.1 A investidura no cargo do candidato aprovado no concurso de que trata este Edital está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste último caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, nos termos do §1º do Art. 12 da Constituição Federal;

c) ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;

d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por Laudo Médico expedido pelo Núcleo de Perícia Médica-NUPEM/RO;

e) não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse, previsto no §1º do Art.13 da Lei n°. 8.112/90;

f) estar em dia com as obrigações eleitorais;

g) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

h) estar em gozo dos direitos políticos;

i) possuir escolaridade/habilitação profissional exigida para o cargo ao qual está concorrendo, de acordo com as exigências deste Edital. A comprovação da escolaridade se dará através de diploma/título, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;

j) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no Art. 137 da Lei nº. 8.112/90;

k) não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do art. 37, Inciso XVI, da Constituição Federal;

l) apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio;

m) não estar em débito com os cofres públicos;

n) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

14.2 Os diplomas e ou certificados obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, ser validados pelos órgãos competentes no Brasil, conforme dispuser a legislação vigente.

14.3 No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes no subitem 14.1.

15. DA NOMEAÇÃO E POSSE

15.1 Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, previsto na Lei nº. 8.112, de 11/12/90.

15.2 O provimento dos cargos dar-se-á nos Níveis e Classes Iniciais da Carreira do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

15.3 O candidato classificado será nomeado através de publicação no Diário Oficial da União - DOU e informado da nomeação por telefone, e-mail ou correspondência enviada ao endereço constante na ficha de inscrição. O IFRO não se responsabiliza pela mudança de telefone, e-mail ou endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

15.4 O candidato, ao ser nomeado para o cargo, somente poderá tomar posse se:

a) atender a todos os requisitos exigidos no item 14 deste Edital;

b) após a nomeação, o candidato deverá realizar todos os exames médicos pré-admissionais, devendo apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré-admissionais, não poderá tomar posse, e a sua nomeação será tornada sem efeito.

15.5 A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

15.6 O candidato aprovado deverá, após efetuar agendamento, comparecer à Junta Médica Oficial do Estado de Rondônia - NUPEM, situada na Av. 7 de Setembro, nº 2557 (Prédio do IPERON), Centro, Porto Velho-RO, telefone (69) 3216 9427, munido dos seguintes exames complementares:

a) Raio-X total da coluna vertebral com laudo radiológico (exceto para gestante);

b) avaliação ortopédica (baseada no exame geral e nos Raios-X de coluna total);

c) avaliação psiquiátrica;

d) avaliação ginecológica, incluindo a apresentação de exames de Colpocitologia Oncótica e Parasitária, Ultra-sonografia Pélvica e das mamas (após os 40 anos de idade a Ultra-sonografia das mamas deve ser substituída pela Mamografia com respectivo laudo do Radiologista);

e) avaliação dermatoneurológica;

f) avaliação oftalmológica;

g) avaliação otorrinolaringológica com audiometria;

h) avaliação neurológica;

i) avaliação endocrinológica;

j) avaliação cardiológica, baseada no exame de eletrocardiograma e com EGG, acompanhado da respectiva interpretação;

k) Raios-X do tórax em PA e perfil, com laudo radiológico (exceto para gestante);

l) sangue: VDRL, Glicemia, Hemograma, Ácido Úrico, Uréia, Creatinina, Toxoplasmose, IGG e IGM, Machado Guerreiro (Chagas), TGP e TGO, HBSAg, AntiHBS, AntiHBC IGG e IGM, AntiHCV, HIV I e HIV II;

m) escarro: BAAR;

n) urina: EAS, Toxicologia (cocaína e maconha);

o) avaliação de clínico geral baseada no exame geral e nos exames listados nas letras "k, l, m, n" deste subitem.

15.8 Os exames bioquímicos terão validade de 90 (noventa) dias, Mamografia por 2 (dois) anos e a Colpocitologia Oncótica e Parasitária por 01 (um) ano a contar da data de expedição e a Ultra-sonografia a critério do perito médico.

15.9 As avaliações e os exames médicos poderão ser realizados na rede pública oficial de saúde como também na rede particular.

15.10 Dos Raio X deverão constar a identificação com data e o nome do candidato.

15.11 As avaliações médicas devem ser apresentadas ao NUPEM sob a forma de laudos. Os laudos médicos realizados fora do Estado de Rondônia deverão conter o reconhecimento da firma do emissor dos mesmos.

15.12 Durante a inspeção médica, poderão ser solicitados outros exames complementares, a critério da junta médica do NUPEM/RO.

15.13 A posse ocorrerá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de sua nomeação.

15.14 O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado terá sua nomeação tornada sem efeito.

15.15 Após a posse, o candidato que não assumir suas atividades em até 15 (quinze) dias, será exonerado ex-ofício.

16. DA VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO

16.1 O presente Concurso Público terá validade por 01 (um) ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do IFRO.

16.2 A aprovação no Concurso Público assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato, condicionada à observância das disposições legais pertinentes, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade e a necessidade do serviço público.

16.3 A nomeação do candidato aprovado far-se-á com observância da ordem classificatória publicada no Diário Oficial da União, de acordo com a conveniência e necessidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, após expressa autorização do Ministério da Educação.

17. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

17.1 Se aprovado e convocado, o candidato, por ocasião da posse, deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente Edital bem como outros que lhe forem solicitados, o descumprimento deste requisito acarretará a perda do direito à vaga.

17.2 Para efeito de posse fica o candidato convocado sujeito à aprovação em exame médico e apresentação dos documentos legais que lhe forem exigidos.

17.3 Os candidatos aprovados e convocados irão prestar serviços na jurisdição territorial do Instituto Federal de Rondônia.

17.4 Caso venha a mudar de endereço e telefones mencionados no ato da inscrição do concurso, o candidato aprovado terá a responsabilidade de manter seus dados cadastrais atualizados, protocolando-os no Instituto Federal de Rondônia.

17.5 O candidato classificado que não aceitar a vaga ofertada será considerado desistente e seu nome será eliminado da lista de classificação.

17.6 O candidato nomeado obterá estabilidade no cargo quando cumprir os requisitos do estágio probatório previsto na Constituição Federal.

17.7 É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos Editais e demais comunicados com a divulgação dos locais e datas das provas que serão disponibilizados nos sites www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

17.8 O ato de inscrição implica a aceitação destas e demais condições do presente Edital, em caso de classificação e nomeação, a observância do Regime Jurídico nele indicado.

17.9 Os cartões de respostas deste Concurso Público serão arquivados pela instituição responsável pela elaboração e correção das provas e serão mantidos pelo período de 06 (seis) meses, findo o qual, serão incinerados.

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1 Qualquer alteração necessária ao presente certame dar-se-á mediante novo Edital.

18.2 O edital completo estará disponível nos endereços eletrônicos www.ifro.edu.br e www.saber.srv.br.

18.3 Fazem parte deste edital:

a) Anexo I - Conteúdos Programáticos.

b) Anexo II - Requerimento de Reserva de Vagas - Portadores de Deficiência.

c) Anexo III - Requerimento de Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição.

d) Anexo IV - Requerimento para Recursos.

18.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público do IFRO, designada pela Portaria/IFRO nº 188, de 21/12/2009.

18.5 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Porto Velho-RO, 07 de abril de 2010.

PROF. RAIMUNDO VICENTE JIMENEZ
Reitor

ANEXO I

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de textos. Ortografia oficial. Divisão silábica. Acentuação gráfica e crase. Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número). Emprego das classes de palavras. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.

Obs. Não serão cobradas as alterações promovidas pelo novo Acordo Ortográfico, pois, de acordo com a resolução de 29 de setembro de 2008, a reforma entrou em vigor em janeiro de 2009, mas as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de 2012.

Sugestões Bibliográficas: Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

LEGISLAÇÃO

1. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, suas alterações e regulamentações.

2. Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, suas alterações e regulamentações.

3. Lei 11.784, de 22 de setembro de 2008, suas alterações e regulamentações.

4. Lei 11.892, de 28 de dezembro de 2008.

5. Decreto l.171/94 e suas alterações e regulamentações.

6. CF - Da administração pública (arts. 37 a 43) - Da educação e da cultura (arts. 205 a 216) - Do meio ambiente (art. 225)

Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

DIDÁTICA

Legislação para o Ensino Médio e Educação Profissional de Nível Técnico; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Educação Profissional de Nível Técnico, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional Tecnológica; Pressupostos teóricos para o Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Técnico, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional Tecnológica; Concepções de Educação e Escola; Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise; As mudanças no mundo do trabalho e a educação; Os elementos do trabalho pedagógico: ensino por competências, objetivos, conteúdos segundo sua tipologia e organização, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem (na perspectiva reguladora); Bases Psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento: conceito, correntes teóricas; A multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem; A interdisciplinaridade no processo de ensinar a aprender; A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Gestão escolar democrática e participativa: novos desafios para a gestão; O Projeto Político-pedagógico da Escola: concepção, princípios e eixos norteadores; Políticas de Educação Especial e Inclusão escolar; Educação Étnico-racial.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CARGO

ADMINISTRAÇÃO

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO

Direito Constitucional: Noções de Direito Constitucional; Aplicabilidade das normas constitucionais; Princípios Fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Organização do Estado; Da Tributação e Orçamento; Da Ordem Social.

Direito Administrativo: Noções de Direito Administrativo: Origem, Objeto e Conceito do Direito Administrativo. Administração Pública Direta e Indireta: Órgãos e Entidades. Autarquias. Atos e fatos administrativos. Classificação dos Atos Administrativos. Elementos do Ato Administrativo. Vinculação e Discricionariedade do Ato Administrativo. Perfeição, Validade e Eficácia dos Atos Administrativos. Atributos do Ato Administrativo. Teoria dos Motivos Determinantes. Formas de extinção dos Atos Administrativos. Atos Administrativos Inválidos. Convalidação. Contratos Administrativos. Conceitos e Caracteres Jurídicos. As Diferentes Espécies de Contratos Administrativos. Os Convênios Administrativos. Formação dos Contratos Administrativos. Licitação: conceito, princípios, fundamentos, modalidades e procedimentos. Execução dos Contratos Administrativos. Inexecução sem culpa: teoria da imprevisão, caso fortuito e força maior, fato da Administração, extinção dos contratos administrativos. Poderes Administrativos. Poder hierárquico, disciplinar e normativo. Poder de Polícia: conceito e setores de atuação; polícia administrativa e polícia judiciária; características; liberdades públicas e o poder de polícia. Do controle da Administração Pública. Da improbidade administrativa; Servidores Públicos.

Teorias de Administração: Planejamento. Processo decisório. Estrutura organizacional. Visão das principais áreas funcionais de uma organização: marketing, finanças, recursos humanos e produção. As teorias administrativas. Utilização dos conceitos na prática administrativa. Organização, Sistemas e Métodos: Comparação crítica das principais abordagens aos estudos das organizações. Problemas básicos de concepção das estruturas e processos organizacionais em diferentes níveis: global, intermediário e operacional. Ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho. Administração de Recursos Humanos: Estratégias e desafios de RH. Administração da força de trabalho. Clima organizacional. Planejamento de pessoal e sistema de informação de RH. Gerenciamento de Desempenho. Recrutamento e seleção. Desenvolvimento de RH e treinamento. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Padronização, normalização, classificação e inspeção de materiais. Compras, especificações, seleção de fornecedores e análise de valor. Gestão de Estoques. Logística de suprimentos. Administração de Sistemas de Informação: Tipos e usos de informação. Tratamento das informações. Conceitos e propriedades dos sistemas de informação. Elaboração de um sistema de informação. Custos e benefícios de um sistema de informações. Matemática aplicada à Administração: Funções elementares e representação gráfica. Limite e continuidade de funções. Estatística aplicada à Administração: Análise de séries temporais. Estatísticas não paramétricas. Elementos da Análise de Decisões. Legislação Trabalhista: Princípios gerais de legislação trabalhista. O contrato trabalhista. Justiça do trabalho. Organização sindical. Inspeção do trabalho. Previdência Social.

AGRIMENSURA

1) Topografia: Definições fundamentais: Norte Magnético, Norte Verdadeiro, Rumos, Azimutes e Deflexões. 2) Planimetria: medidas lineares e angulares. Levantamento topográfico: Conceitos de levantamento planimétrico, planialtimétrico e taqueométrico; Fundamentos da poligonação, tipos de poligonais: aberta, fechada e enquadrada, poligonais por deflexão e ângulo interno, fundamentos da intersecção a ré e a vante, fundamentos da irradiação; Cálculo de coordenadas e de áreas; levantamento topográfico e a NBR 13.133. 3) Levantamentos híbridos: Integração de posicionamento espacial e terrestre: fundamentos e aplicações; Introdução ao Posicionamento terrestre (Estação Total): Poligonais eletrônicas, irradiamento, etc.; Processamentos, cálculo de coordenadas e de áreas. Operação de equipamentos para levantamentos topográficos cadastrais. 4) Cadastro Rural e Urbano: Definições; Cadastro técnico e mapeamento; Planta Cadastral; Cadastro Urbano e Cadastro Rural. Fotogrametria: Definição, objetivo e princípio fundamental da aerofotogrametria. 5) Levantamento Aerofotogramétrico: Projetos, vôo, trabalhos de campo, aerotriangulação e restituição (etapas da restituição, orientação interna e suas etapas, orientação externa - relativa e absoluta); reambulação: material que deve ser obtido em campo, elementos duvidosos, materiais utilizados, confecção da carta; Ortofotos, confecção de mosaicos e foto-índice. 6) Foto interpretação: Conceitos básicos (definições, tipos de foto-interpretação - visual e automática); foto-interpretação aplicado ao cadastro rural, uso e ocupação do solo; identificação de unidades rurais; identificação de vegetação e culturas. Conhecimento do meio físico aplicado à questão fundiária: interação entre os diversos elementos do meio físico e o homem; avaliação e interpretação da

cobertura vegetal, uso e restrições no Estado do Pará. 7) Sensoriamento Remoto: Definições e conceitos; Sistemas sensores: imageadores s e não imageadores; Sistemas Orbitais: Landsat, Spot, Ikonos, Quick Bird; Métodos de extração de informações e aplicações com ênfase na questão ambiental. 8) Geodésia: Geodésia: conceitos de geóide, elipsóide coordenadas geodésicas; transporte de coordenadas, sistemas de referencias: Realizações e transformações de sistemas de referencias; Referenciais utilizados no Brasil; Referenciais associados ao GPS; Transformação entre referenciais; O Sistema Geodésico Brasileiro (RBMC, Redes Estaduais e demais).Teoria e prática do sistema de posicionamento global (GPS): Introdução ao Posicionamento por satélite (GPS); As observáveis GPS; Posicionamento relativo estático e estático rápido; Posicionamento relativo semi-cinemático; Posicionamento relativo cinemático; Técnicas passíveis de serem aplicadas no Georreferenciamento de imóveis rurais no contexto da Lei N° 1 0.267; Coleta de dados GPS a campo; Processamento de dados e análise dos resultados e Integração SIG e GPS. 9) Cartografia: Escala métrica; o sistema de projeção UTM; convenções cartográficas para a escala cadastral rural; classificação das projeções quanto à propriedade que conserva e superfície auxiliar de projeção; uso e aplicação dos diversos sistemas de projeção, transposição de fuso; definição e transformação entre sistemas de projeção; Sistemas de Coordenadas: planas, esféricas, elipsoidais. 10) Cartografia Temática: Construção de mapas temáticos, gráficos e diagramas. Cartografia aplicada à questão fundiária: escalas, legendas, normas, convenções; elaboração de plantas e mapas temáticos; elaboração de carta de declividade e solos; ampliação e redução de escalas; leitura e interpretação de mapas cadastrais. 11) Geoprocessamento: Sistemas de Informações Geográficas - SIG: Conceitos básicos: caracterização e componentes; Processo de Implantação e Aplicações; Caracterização de Dados Geográficos; Modelagem de dados Geográficos; Operações, Armazenamento, Recuperação e Apresentação de Dados Geográficos. 12) Ética Profissional. 13) Legislação.

AGRONOMIA

Anatomia e morfologia vegetal; fisiologia do crescimento e desenvolvimento vegetal; sistemática vegetal; biologia e manejo de plantas daninhas; propagação de plantas; produção de sementes e mudas; produção e manejo de plantas frutíferas, olerícolas, ornamentais, medicinais, condimentares e aromáticas; silvicultura; sistemas agroflorestais; fitopatologia básica; entomologia agrícola; gênese, morfologia e classificação de solos; mineralogia e petrologia; física do solo; manejo, conservação e fertilidade do solo; adubos e adubação; mecanização agrícola; meteorologia agrícola; experimentação agronômica; microbiologia agrícola; tecnologia de produtos agropecuários - processamento, padronização, classificação, conservação, armazenamento, higiene e controle de qualidade de produtos de origem animal e vegetal; forragicultura; melhoramento genético; manejo e gestão ambiental; legislação agrária; planejamento agrícola; administração da empresa agropecuária; economia rural; extensão rural e cooperativismo.

ALIMENTOS

Composição, estrutura e bioquímica do tecido muscular (bovina, suína, aves e pescado); Processo de abate e transformação pós-morte (bovina, suína, aves e pescado); Microbiologia da carne e segurança alimentar (bovina, suína, aves e pescado); Conservação e armazenamento de carne (bovina, suína, aves e pescado); Tecnologia de derivados cárneos (bovina, suína, aves e pescado); Controle de qualidade na indústria de carnes (bovina, suína, aves e pescado); Características físicas, químicas, biológicas, sensoriais, nutricionais de leite; Processo de obtenção e pré-beneficiamento do leite; Beneficiamento do leite; Derivados do leite; Aproveitamento de sub-produtos da indústria de laticínios; Controle de qualidade e legislação do leite e derivados; Aditivos químicos na indústria de alimentos; Processos e operações unitárias; Limpeza e sanitização nas indústrias de alimentos; Tratamento de água para uso industrial e tratamento de efluentes industriais; Princípios da biotecnologia; Princípios de nutrição humana. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.

ARTES

A ação pedagógica das atividades artísticas. Conhecimento, sensibilidade e cultura. Imaginação e linguagem. Intuição e inspiração. Experimentação e expressão nas diferentes linguagens. Arte e Educação. A arte como objeto de conhecimento; Fundamentos do ensino da arte. Semana de arte moderna (22). História do teatro brasileiro e universal. O teatro na educação através dos tempos. A representação teatral. Materialização artística. Cultura Popular. Fatos históricos nas artes; Contexto educacional de artes no Brasil; Correlação entre artes e demais disciplinas; Metodologias utilizadas pelas artes para formação do homem. Artes Cênicas: história das artes cênicas; teoria e prática; teatro e jogo. Artes Visuais. História e ensino das artes no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção; artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Linguagens artísticas. Artes visuais: elementos básicos, história da arte universal, nacional, regional e local (artistas e movimentos) Bienais, vídeo, fotografia, cinema. - Recursos e metodologia em arte.

EDIFICAÇÕES/ARQUITETURA

Projetos: arquitetura, instalações elétricas, instalações hidráulicas, instalações sanitárias, estruturas. Análise Orçamentária: orçamento de obras, reajustamentos, quantitativos, lei 8666/93- licitações e contratos administrativos, utilização de índices de custos. Topografia. Especificação técnica de materiais e serviços. Tecnologia da Construção. - Urbanização. Conforto Ambiental: Acústica, Insolação, iluminação e ventilação. - Noções de Cálculo Estrutural. Noções de Resistência dos Materiais. Noções de Mecânica dos Solos. Informática: Sistema Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vírus, AutoCAD.

EDIFICAÇÕES/CONSTRUÇÃO CIVIL

Topografia. Movimento de Terras. Locação de obras. Sondagens. Estradas: Projeto geométrico, drenagem, obras especiais, pontes. Princípios básicos de construção. Detalhamento, desenvolvimento e interpretação de projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto. Manutenção de via permanente. Normas de desenho técnico, de arquitetura, de instalações e de estrutura. Escalas. Cotagem. AutoCAD. Informática: Sistema Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vírus, Lei 8666/93 licitações e contratos.

ELETROTÉCNICA/ ELETROMECÂNICA

Conceitos Básicos de Segurança e Higiene no Trabalho. Noções de Mecânica Técnica e Resistência dos Materiais. Software Autocad. Psicologia e Relações Humanas no trabalho. Grandezas Elétricas e Magnéticas. Sistema Internacional de Unidades. Simbologia e Diagramas Elétricos. Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. Circuitos de Corrente Alternada: Corrente e Tensão Senoidais. Valor de Pico. Valor Eficaz. Impedância. Notação Fasorial. Diagrama de Potência: Potência Ativa, Reativa e Aparente. Correção de Fator de Potência. Circuitos Monofásicos e Trifásicos. Eletromagnetismo. Medidas Elétricas. Utilização dos Instrumentos de Medição. Noções de Eletrônica Analógica: Diodos, Transistores e Tiristores. Noções de Eletrônica Digital: Portas Lógicas e Circuitos Combinacionais. Máquinas Elétricas: Transformadores. Geradores e Motores Síncronos, Geradores e Motores de Corrente Contínua e Motores de Indução. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Dispositivos de Proteção e Controle. Acionamentos e Comandos elétricos: Partida Direta, Soft Starter e Inversor de Freqüência. Instalações Elétricas de Alta e Baixa Tensão. Iluminação. Aterramento. Metrologia. Componentes Mecânicos. Sistemas Eletro Hidropneumáticos.

ENGENHARIA AGRÍCOLA

Ecologia e Meio Ambiente: ecossistemas; ciclos biogeoquímicos; interações e relações tróficas; dinâmicas populacionais; biomas; agroecologia; agropecuária e meio ambiente; recursos naturais; impactos ambientais e desenvolvimento sustentável; Aspectos sócio-econômicos das principais culturas dos cerrados e da Amazonia; Atributos físicos e químicos de solos tropicais; Avaliação do estado nutricional de plantas; Manejo e Conservação dos Solos; Manejo e adubação das culturas nos solos dos cerrados; Plantio direto nos cerrados; Plantas daninhas e seu controle; Produção de sementes; Sistemas de produção das grandes culturas; Principais pragas e doenças das culturas cultivadas nos cerrados; Descrição botânica, crescimento e desenvolvimento da soja, milho, feijão e arroz; Colheita, beneficiamento e armazenagem de grãos; Matérias-primas agroindustriais; Princípios e métodos de conservação de matérias primas agroindustriais; Transformação de produtos agropecuários alimentares; Transformação de produtos agropecuários não alimentares; Aproveitamento de sub-produtos agroindustriais; Tratamentos dos resíduos agroindustriais; Água na agroindústria; Instalações e equipamentos agroindustriais; Controle de qualidade na agroindústria; Impactos dos processos agroindustriais no meio ambiente; Noções de Macroeconomia; Instrumentos de Política Econômica; Demanda; Oferta Comercialização Agrícola; Teoria da Produção; Custos de Produção na Agricultura; Contexto das Empresas Rurais e o Agronegócio; Áreas Empresariais; Processo Administrativo; Elaboração de Projetos Agropecuários; Noções de Agronegócio; Teoria geral do cooperativismo; Cooperativismo na atualidade; Organização, estrutura e funcionamento de cooperativas; Cooperativismo no sistema agroalimentar; Legislação cooperativista; Cooperativismo e economia solidária; Bioclimatologia animal; Animais silvestres; Reprodução animal; Agrostologia; Estatística experimental com animais; Etologia; Ezoognosia; Instalações rurais; Nutrição animal; Produção de aves e suínos; Produção de bovinos de corte e de leite; Produção de caprinos e ovinos; Tecnologia de produtos de origem animal; Manejo de animais silvestres (jacaré, rã, etc.); Fisiologia da lactação e equipamentos de ordenha; Bioclimatologia, ambiência e construções rurais; Apicultura; Cadeias produtivas e rastreabilidade; Aqüicultura e pesca; Produção orgânica de animais; agroecologia; Homeopatia e fitoterapia; A sala de aula e o processo ensino-aprendizagem; A organização e a gestão das instituições educacionais; a construção coletiva do ambiente de trabalho; A avaliação da aprendizagem: princípios, pressupostos, desafios, procedimentos e instrumentos.

ENGENHARIA AMBIENTAL

Legislação e normas ambientais brasileira; Biologia para Engenharia Ambiental; Química para Engenharia Ambiental; Climatologia para Engenharia Ambiental; Mecânica dos Solos para Engenharia Ambiental; Poluição ambiental; Epidemiologia e toxicologia ambiental; Gestão do ar, água, solo e resíduos sólidos; Gestão da qualidade ambiental; Planejamento, elaboração e análise de projetos ambientais; Análise e gerenciamento dos riscos ambientais; Sistemas de Gestão Ambiental; Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL); Protocolo de Kyoto; Saneamento Ambiental; Saúde ambiental; Educação ambiental: Histórico, conceito, objetivos e formas de educação ambiental; Cartografia e Sensoriamento Remoto; Degradação ambiental pelo fator antrópico; Principais fatores de desequilíbrio ambiental; Tendências atuais da recuperação de áreas degradadas; Aspectos importantes para a implantação de programas de recuperação; Atividades recomendadas para a recuperação de áreas urbanas e agropecuárias degradadas; Recuperação de Matas ciliares; Áreas degradadas por metais pesados; Princípios do desenvolvimento sustentável.

FÍSICA

Grandezas escalares e vetoriais; Algarismos significativos e ordem de grandeza; Erros e sua propagação; Cinemática; Conceitos básicos da dinâmica e leis de Newton; Forças de atrito e força centrípeta; Centro de massa e quantidade de movimento; Trabalho e energia; Colisões; Estática e Hidrostática; Gravitação Universal; Fluidodinâmica; Dinâmica de rotação; Oscilações; Ondulatória e acústica; Termologia; Corrente elétrica e leis de Ohm; Geradores e receptores; Circuitos elétricos; medidas elétricas; Campo elétrico e leis Coloumb; Potencial elétrico; Indução eletrostática e capacitores; Eletromagnetismo; Noções de corrente alternada; Física Moderna; Física Quântica; Ótica; Ótica Clássica; Ótica Quântica; Física nuclear; Evolução histórica dos conceitos da física. Sugestões Bibliográficas: Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

INFORMÁTICA GERAL

Algoritmos e estruturas de Dados: Fundamentos de lógica de programação: tipos de dados; operadores; expressões; estruturas de controle e repetição; fluxogramas e diagramas de bloco; Estruturas de dados homogêneas e heterogêneas: vetores e matrizes, registros, listas, filas, pilhas e árvores; métodos de busca e ordenação; recursividade; funções e procedimentos: variáveis locais e globais; utilização de parâmetros. Programação Orientada e Objetos: fundamentos; classes concretas e abstratas; interfaces; objetos; atributos; métodos; herança; polimorfismo; encapsulamento; construtores e destrutores. Linguagens de programação: Java; Object Pascal, C, C++. Programação Java em arquitetura J2EE. Desenvolvimento para web: Linguagem PHP, HTML, xHTML, XML, CSS, JAVASCRIPT. Redes de computadores: família de protocolos TCP/IP: camada de aplicação, camada de transporte, camada de rede, camada de enlace. Desenvolvimento de Sistemas. Gerência de projetos. Processo de Software. Linguagem de Modelagem Unificada (UML); Padrões de Projeto de Software (Design Patterns). Garantia de Qualidade de Software. Técnicas de Teste de Software. Banco de Dados: Conceitos e arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD); Modelagem de dados e projeto lógico de banco de dados relacional; a linguagem SQL; Controle de transações; Indexação e hashing; Processamento da consulta; Controle de concorrência. Segurança Computacional: criptografia simétrica e assimétrica; assinatura digital, certificado digital, características do DES, AES e RSA; funções hash (MD5 e SHA-1). Direitos de Propriedades de Software - Lei de Software. . Informática: Sistema Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vírus.

INGLÊS

COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos verbais e não-verbais. Estratégias de leitura;

CONHECIMENTOS LINGÜÍSTICOS:

Substantivos: Formação do plural (regular, irregular e casos especiais); gênero; formas possessivas dos nomes. Artigos: definidos e indefinidos. Adjetivos: graus comparativo e superlativo (regulares e irregulares). Numerais: cardinais e ordinais. Pronomes: pessoais (subjetivos e objetivos); possessivos (substantivos e adjetivos); reflexivos (uso reflexivo, enfático e idiomático); indefinidos; interrogativos; relativos; demonstrativos; determinantes. Verbos: (modos, tempos e formas); regulares e irregulares; auxiliares e impessoais; modais e anômalos. Two-word verbs. Phrasal verbs. Voz ativa e voz passiva. Gerúndio e seus usos específicos. Discurso direto e indireto. Sentenças condicionais. Advérbios e expressões adverbiais. Palavras de relação. Preposições. Conjunções. Derivação de palavras pelos processos de prefixação e sufixação. Semântica, sinonímia e antonímia.

MATEMÁTICA

Funções: definição, tipos de funções, propriedades, representações, aplicações, equações, inequações e sistemas. Progressões - sequências, progressões aritmética e geométrica, aplicações. Estatística - construção e interpretação de tabelas e gráficos, medidas de centralidade e de dispersão. Combinatória e probabilidade: Principio fundamental de contagem, arranjo, combinação, permutação, noções de probabilidade e aplicações. Matrizes, determinantes e sistemas lineares: operações, propriedades, sistemas de equações lineares e aplicações. Geometria Analítica - ponto, estudo da reta e da circunferência, posições relativas, perpendicularidade, tangencia, lugares geométricos, elipse, hipérbole, parábola. Geometria - conceitos primitivos, ângulos, triângulos, quadriláteros e demais polígonos, circunferências e círculos, unidades de medidas do sistema internacional, áreas e perímetros de figuras planas, aplicações de propriedades geométricas, congruência e semelhança. Geometria Espacial: Sólidos geométricos, diedros, prismas, pirâmide, cilindro, cone esfera. Trigonometria: trigonometria no triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico, funções trigonométricas, equações e inequações.

MECÂNICA INDUSTRIAL/ ELETROMECÂNICA

Mecânica - Estática: Equilíbrio dos corpos rígidos. Análise de estruturas. Esforços em barras, vigas, eixos e cabos. Cargas distribuídas. Diagramas de momentos fletores e forças cisalhantes. Geometria das áreas. Mecânica - Dinâmica: Cinemática das máquinas. Análise de esforços em máquinas. Vibrações em máquinas. Resistência dos materiais: Tensão e deformação. Carregamento axial. Torção. Flexão. Carregamento transversal em vigas. Análise de tensões e deformações. Projetos de vigas. Deslocamentos em vigas. Elementos de máquinas: Critérios de resistência. Projeto estático. Fadiga. Parafusos e uniões aparafusadas. Uniões soldadas. Molas. Rolamentos. Engrenagens. Correias. Eixos e árvores de transmissão. Mecânica dos fluidos: Estática dos fluidos. Equações básicas para um volume de controle. Análise diferencial dos movimentos dos fluidos. Escoamento incompressível. Transmissão de calor: Condução unidimensional em regime permanente. Convecção. Termodinâmica: Substância pura. Trabalho e calor. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Materiais de construção mecânica: Diagrama de equilíbrio ferro-carbono. Diagramas transformação-tempo-temperatura. Temperabilidade. Tratamentos térmicos e termo-químicos. Aços carbono comuns e aços de baixa liga. Materiais resistentes à corrosão e à oxidação. Ferros fundidos. Tecnologia mecânica: Fundição. Conformação mecânica. Usinagem. Soldagem. Ensaios de materiais - Destrutivos e Não destrutivos. Inspeção dos equipamentos - Técnicas de inspeção. Máquinas hidráulicas: Propriedades dos fluidos. Escoamento de fluídos em tubulações. Classificação e características de bombas. Turbombas, classificação, características e componentes. Seleção e especificação de bombas. Desempenho da bomba centrífuga - curvas características. Testes, instalação, operação e manutenção de bombas. Instalações de bombeamento. Manutenção: Manutenção industrial. As diferentes formas de manutenção. Gerência e Planejamento de manutenção - PERT - caminho crítico, nivelamento de mão de obra. Eletrotécnica: Conceitos básicos de eletrotécnica. Motores de corrente alternada polifásicos e monofásicos. Transformadores. Lubrificação: Lubrificantes. Princípios Básicos de Lubrificação. Lubrificação de equipamentos e componentes mecânicos. Qualidade e administração da produção: Administração de materiais. Formação e controle de estoques. Administração, planejamento, programação e controle de projetos. Planejamento para a qualidade.

MÓVEIS GERAL

Engenharia industrial madeireira. Recursos madeireiros. Técnicas de representações industriais. Anatomia da madeira. Química da madeira. Tecnologia da madeira. Sistemas de produção. Estruturas de madeira. Deterioração da madeira.. Física da madeira e derivados. Usinagem da madeira. Energia da biomassa florestal. Ética e legislação. Fundamentos industrial moveleira. Tecnologia de produção celulose papel. Estruturas das madeira. Serraria e beneficiamento da madeira. Secagem da madeira. Acabamentos produção da madeira. Painéis e elementos laminados. Projeto de móveis. Aproveitamento resíduos de madeira. Inventário florestal. Gestão ambiental. Manejo florestal. Avaliação de impactos ambientais. Política e legislação florestal. Economia florestal. Administração de empreendimentos florestais.

PESCA/AQÜICULTURA

Botânica Aquática. Zoologia Aquática. Biologia dos Animais Aquáticos. Geologia de Ambientes Aquáticos. Ecologia. Termodinâmica Técnica. Microbiologia Geral e do Pescado. Aspectos da Pesca Brasileira. Oceanografia. Economia Pesqueira. Engenharia para a Aqüicultura. Mecânica Aplicada à Pesca. Dinâmica de Populações e Avaliação de Recursos Pesqueiros. Navegação. Manejo de Bacias Hidrográficas. Pesqueira. Fisioecologia de Animais Aquáticos. Tecnologia do Pescado. Máquinas e Motores Utilizados na Pesca. Administração e Legislação Pesqueira. Instalações Pesqueiras.

SOCIOLOGIA

A Sociologia como ciência e sua relação com as outras ciências sociais. A evolução do pensamento sociológico: referenciais teóricos clássicos para o estudo da sociedade (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx); O indivíduo na sociedade: Status e papel social; grupos, agregados e categorias. Estática e Dinâmica Social: Instituições Sociais; Processos Sociais: Associativos e Dissociativos; Mudança social (fatores de mudança, descoberta, invenção, difusão cultural, desenvolvimento social). A Base econômica da sociedade: Instrumentos de produção; As forças produtivas; Relações de Produção e Modos de produção; Estratificação e Mobilidade social; Educação e Sociedade; Poder e Subjetividade; Meio Ambiente e Sociedade; Natureza e Sociedade: Uma Perspectiva Sociológica; Políticas Públicas de Caráter Social; Gênero e Cultura; Cultura e Sociabilidade; Sujeitos e Subjetividade no Mundo do Trabalho; Pensamento Social Brasileiro; Cultura e Razão: A Escola de Frankfurt; Cultura e Política; Sociedade do Bem-Estar, Norma e Ação Política; Mídia e Poder; Cultura e Sociabilidade Juvenil; Sindicalismo e Organização dos Trabalhadores; Movimentos Sociais: Conflito e ação coletiva; Os movimentos sociais no Brasil; Ideologia e relações sociais; Um mundo em mudança: dimensões da globalização; o impacto da globalização; globalização e risco; globalização e neoliberalismo.

ZOOTECNIA

Anatomia descritiva dos animais domésticos; ecologia; embriologia e citologia; histologia; bioquímica geral; bromatologia; estatística e técnicas experimentais; fisiologia animal; fisiologia vegetal; imunologia; higiene e profilaxia animal; mecanização agrícola; microbiologia; sociologia rural e ambiental; zoologia; agrometeorologia; alimentos e alimentação; apicultura, meliponicultura e sericultura; bioclimatologia; construções zootécnicas; genética básica; nutrição animal; parasitologia animal; reprodução animal; aqüicultura; avicultura; bovinocultura de corte e bubalinocultura; bovinocultura de leite; eqüinocultura; forragicultura e pastagem; melhoramento genético animal; ovinocultura e caprinocultura; suinocultura; tecnologia de produtos de origem animal; administração da empresa agropecuária; análise econômica na agropecuária; animais silvestres; extensão rural; cooperativismo; cunicultura; julgamento animal.

ANEXO II

REQUERIMENTO DE RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

AO INSTITUTO SABER

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Candidato:

Inscrição:

Documento:

Cargo Pretendido:

Fone:

Tipo da Deficiência: ( ) Física ( ) Auditiva ( ) Visual ( ) Mental ( ) Múltipla

Solicito participar da reserva de vagas destinadas a candidatos portadores de deficiência, conforme previsto no item 4 do Edital nº 009 de 07 de abril de 2010 e Decreto Federal nº 3.298/99.

Declaro ter conhecimento da Resolução nº 155, de 26 de fevereiro de 1996.

Necessita condições especiais para realização da(s) prova(s)?

( ) Não ( ) Sim

Em caso positivo, especificar:
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________

______________________, _____ de ___________________ de 2010.

__________________________________________
Assinatura do candidato

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE INSCRIÇÃO

Nome do candidato:

Registro Geral (RG):

Órgão expedidor:

CPF:

Telefone: ( )

Cargo pretendido: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Número de Identificação Social - NIS (atribuído pelo CadÚnico):

Ao Instituto Saber

Solicito isenção da taxa de inscrição no Concurso Público aberto pelo Edital nº 009/2010 e declaro que:

a) Estou inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

b) Sou membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.

Declaro, sob as penas da lei, serem verdadeiras as informações prestadas.

_________________, _____ de __________ de 2010.

__________________________________________
Assinatura do candidato

ANEXO IV

REQUERIMENTO PARA RECURSO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Candidato:

Inscrição:

Documento:

Cargo Pretendido:

Fone:

AO INSTITUTO SABER

O PRESENTE RECURSO REFERE-SE A

( ) Homologação de Inscrição

( ) Outros (Especificar):

( ) Questões da Prova Escrita

( ) Resultado da Prova Escrita

( ) Resultado da prova de títulos

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO







 

______________________, _____ de ___________________ de 2010.

_____________________________________
Assinatura do candidato

INSTRUÇÕES:

- Somente serão analisados pela Comissão Permanente de Concursos Públicos os recursos protocolados dentro dos prazos previstos e formulados de acordo com as normas estabelecidas no Edital de Abertura;

- Os recursos deverão ser digitados ou datilografados.

- No caso de recurso às questões da prova escrita este deverá apresentar argumentação lógica e consistente, devendo, ainda, estar acompanhado de cópia da bibliografia pesquisada para fundamentação.