Prefeitura de Piacatu - SP

Notícia:   12 vagas de vários níveis na Prefeitura de Piacatu - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIACATU

ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO Nº 04/2011

EDITAL COMPLETO

A Prefeitura Municipal de Piacatu, nos termos da legislação vigente, em especial o artigo 37, inciso IX da Constituição Federal e Lei Municipal nº 1074/89 de 18 de abril de 1989, Lei Municipal nº 1.432/94, de 12 de novembro de 1994 e Lei Orgânica do Município de Piacatu, torna público a abertura das inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento das vagas permanentes abaixo especificadas, no regime Celetista (CLT), com as denominações a saber:

Empregos

C/H semanal

Vagas

Vencimentos

Taxa de Inscrição

Requisitos Especiais

Educadores

30 h/s

01

R$ 834,30

R$ 30,00

Curso Superior de Pedagogia e/ou habilitação especifica em nível médio no Magistério

Fisioterapeuta

20 h/s

01

R$ 1.435,42

R$ 40,00

Curso Superior de Fisioterapia e Registro no CREFITO

Inspetor de Alunos

40 h/s

01

R$ 599,98

R$ 30,00

Ensino Médio Completo

Monitor de Esporte

30 h/s

01

R$ 709,01

R$ 30,00

Curso Superior de Educação Física e registro no CREF

Monitor de Artes e Oficios

30 h/s

01

R$ 583,15

R$ 25,00

Ensino Fundamental Completo

Nutricionista

20 h/s

01

R$ 841,36

R$ 40,00

Curso Superior de Nutrição e Registro no CRN

Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte

30 h/s

01

R$ 1.300,05

R$ 30,00

Licenciatura Plena em Educação Artística/Arte

Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física

30 h/s

01

R$ 1.300,05

R$ 30,00

Licenciatura Plena em Educação Física e registro no CREF

Professor de Educação Básica I - PEB I

30 h/s

02

R$ 1.300,05

R$ 30,00

Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior e/ou Nível Médio com habilitação no Magistério

Terapeuta Ocupacional

30 h/s

01

R$ 1.409,78

R$ 40,00

Curso Superior de Terapia Ocupacional e registro no conselho de classe

Auxiliar de Serviços Gerais (masculino)

40 h/s

01

R$ 583,15

R$ 25,00

Ensino Fundamental Incompleto e prova prática

. Salário Base - outubro/2011

. Nos empregos de Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte - Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Professor de Educação Básica I - PEB I, as vagas e a carga horária semanal, poderão ser inferiores ou superiores as indicadas, em decorrência da necessidade da administração.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições estarão abertas e deverão ser efetuadas somente pela internet.

1.1.1. Das inscrições pela internet:

1.1.2. A inscrição deverá ser efetuada no período de 21 de novembro a 02 de dezembro de 2011, em qualquer horário no site www.jsconcursos.com.br.

1.2 Para inscrever-se o candidato deverá:

1.2.1. acessar o site www.jsconcursos.com.br, durante o período compreendido no item 1.1.2;

1.2.2. Localizar o "link"correlato ao Concurso Público, quando o candidato deverá:

a) ler o edital na integra e preencher total e corretamente a ficha de inscrição e certificar que preencher todos os requisitos exigidos para o emprego;

b) após confirmar o cadastro fazer anotação do número de protocolo e clicar no "link" impressão de boleto;

c) imprimir o boleto bancário;

d) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, de acordo com a tabela de taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, até o dia útil subseqüente a data limite do encerramento das inscrições.

1.3. Para o pagamento da taxa de inscrição realizada pela internet, somente deverá ser utilizado o boleto bancário gerado no ato da inscrição, até a data limite de pagamento de 05/12/2011.

1.4. A efetivação da inscrição ocorrerá após a confirmação, pelo banco, do pagamento do boleto referente ao valor da inscrição. A divulgação da quantidade dos inscritos será feita oportunamente no edital de homologação das inscrições. Caso seja detectado algum problema, o candidato deverá entrar em contato através do email: js-concursos@bol.com.br, para verificar o ocorrido.

1.5. O único comprovante de inscrição aceito é o boleto bancário com autenticação mecânica ou com o respectivo comprovante de pagamento, referente à inscrição.

1.6. A empresa JS Organização de Concursos Públicos Ltda, não se responsabiliza por solicitação de inscrição pela internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

1.7. Os portadores com necessidades especiais, deverão:

- Ser especificado na ficha de inscrição e apresentado Laudo Médico, até o dia 09 de dezembro de 2011, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova, ou então remeter o respectivo Laudo a Prefeitura Municipal de Piacatu, sito a Rua Alexandre Fleming nº 633, centro na cidade de Piacatu - SP. CEP. 16.230-000- especificar concurso público edital nº 04/2011.

- As pessoas PNE que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhe são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e pela Lei nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para os empregos em concurso público, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

- Consideram-se pessoas PNE aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/89.

- Para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE), no ato da admissão será exigida pericia médica, realizada por Órgão Médico Oficial, para atestar ou não a compatibilidade da deficiência com as atribuições do respectivo emprego.

1.10.Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição.

1.11.Os pedidos de inscrições dos candidatos serão analisados pela Comissão Organizadora que se manifestará pelo deferimento ou indeferimento da inscrição, inclusive podendo, a qualquer tempo, anular,"a posteriore", a prova ou nomeação do candidato desde que seja verificada falsidade de declarações ou irregularidades nas provas ou documentos.

1.12.Não serão aceitos pedidos ou reclamações fora do prazo, bem como inscrições por depósito em caixa eletrônico, fax ou de forma condicional a não ser o que estabelece o presente Edital. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os pré-requisitos fixados, será ela cancelada.

1.13.Não haverá devolução do valor recolhido sobre a inscrição, exceto na hipótese de cancelamento do Concurso Público por conveniência ou interesse da administração.

1.14. Se aprovado e nomeado ao emprego, o candidato por ocasião da posse, além dos documentos descritos no item 2 do edital, apresentará demais documentos exigidos pelo Setor Pessoal, e o não cumprimento dessas exigências, perderá o direito a vaga.

1.15. O candidato não poderá estar com vínculo na Administração direta ou Fundacional, que impossibilite acumulação de empregos, salvo nos casos do dispositivo do artigo 37, inciso XVI letras a, b, c da Constituição Federal.

1.16. A candidata lactante que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

1.17. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alterações dos empregos, em hipótese alguma.

1.18.A Prefeitura Municipal de Piacatu se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de provas e quaisquer outras atividades, sendo que caso haja coincidência de data e horário de provas, o candidato (a), deverá optar por tão somente um emprego.

1.19. Se o candidato efetuar a inscrição para mais de um emprego e o dia e horário das provas coincidirem deverá optar por apenas um emprego.

2.DAS CONDIÇÕES DE NOMEAÇÃO:

2.1. As condições para nomeação será exigido do candidato:

a) Sua naturalidade;

b) Ter 18 (dezoito) anos completos no mínimo, na data da nomeação;

c) Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no Edital;

d) Estar em gozo de seus direitos políticos e civis;

e) Estar quite com as obrigações militares (quando do sexo masculino);

f) Estar com o CPF regularizado;

g) Possuir certificado de conclusão, acompanhando do histórico escolar ou diploma correspondente ao exigido para o exercício do emprego, comprovado por meio de documento expedido por Órgão competente;

h) Não registrar antecedentes criminais;

i) Gozar de boa saúde física e mental;

j) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores.

3. DAS PROVAS

3.1.As informações obtidas por meio de contato telefônico junto a Prefeitura Municipal de Piacatu não se revestem de caráter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre locais e horários da realização das provas.

3.2. A valoração das provas será, de acordo com o anexo I, do presente Edital.

3.3.Todas as provas apresentam questões que guardam relação direta com a bibliografia descrita no Anexo II.

3.4. O Concurso Público, terá 02 (duas) etapas, conforme a natureza de cada cargo, sendo a 01ª etapa com 40 (quarenta), questões de múltipla escolha (Prova Objetiva), versando sobre 10 (dez) questões de português, 10 (dez) de matemática e 20 (vinte) de conhecimentos gerais, específicos, e atualidades. A 02ª etapa (prova prática) objetivando avaliar, condições de cada candidato indispensáveis ao exercício do mesmo. A 02ª etapa, será para o emprego de SERVIÇOS GERAIS (masculino).

3.4.1. Os empregos de Educadores, Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte, Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Professor de Educação Básica I - PEB I, o resultado das provas Objetivas (1ª parte) será apurado pela atribuição de uma nota de "0" (zero) a "80,00" (oitenta) pontos, o resultado da Dissertação (2ª parte) será apurado pela atribuição de uma nota de "0" (zero) a "20,00" (vinte) pontos, sendo classificados pela soma das notas das provas objetivas e dissertativas.

3.4.2. As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, através de questões de múltipla escolha, na forma estabelecida no presente edital.

3.4.3. A prova dissertativa que será aplicada para todos os cargos, consistirá no desenvolvimento de 02 (dois) temas propostos pela Comissão, extraídos do conteúdo programático e/ou bibliografia de conhecimentos específicos, constante do presente edital, sendo que o desenvolvimento dos temas obedecerão ao seguinte critério: mínimo de 10 e máximo de 15 linhas.

3.4.4. A avaliação das questões dissertativas será feita obedecendo aos seguintes critérios:

a) desenvolvimento do tema proposto;

b) gramática;

c) análise de concordância.

3.5. As provas objetivas serão realizadas, no dia 08 de janeiro de 2012 , na EMEF Professor ELÁDIO ROSSETO, sito a rua Antônio Gomes Jardim nº 101 - Bairro Jardim Brasília, na cidade de Piacatu - SP, nos seguintes horários:]

DIA 08 DE JANEIRO DE 2012 (domingo) 9:00 horas

PERIODO MANHÃ - 9:00 HORAS - PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA

Professor de Educação Básica II - PEB II Arte

Professor de Educação Básica II - Educação Física

Professor de Educação Básica I - PEB I

DIA 08 DE JANEIRO (domingo) 14:00 horas

PERIODO TARDE - 14:00 HORAS - PROVA OBJETIVA

Educadores

Fisioterapeuta

Inspetor de Alunos

Monitor de Esportes

Monitor de Artes e Ofícios

Nutricionista

Terapeuta Ocupacional

Auxiliar Serviços Gerais (Masculino)

3.5.1.É de inteira responsabilidade do candidato (a) acompanhar as publicações, inclusive se ocorrer qualquer mudança nas datas e horários das provas. As provas práticas serão realizadas a critério da Comissão Organizadora do Concurso Público, com agendamento prévio.

3.6. Conforme a quantidade de inscritos a Prefeitura Municipal de Piacatu, se reserva o direito de realizar as provas em mais de uma Escola, desde que haja acomodação a todos os candidatos.

4. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

4.1.Por justo motivo, a critério da Comissão Organizadora, a realização de 1 (uma) ou mais provas referente aos empregos do presente Concurso Público poderá ser adiada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta as novas datas em que se realizarão as provas.

4.2.Não serão admitidos nos locais das provas, os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para os exames, sendo que no horário determinado o portões serão fechados.

4.3.O ingresso nos locais das provas será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o protocolo de inscrição, acompanhado de documento de identidade original ou outro documento oficial com foto.

4.4.Durante a realização das provas não será permitido ao Candidato consulta a livros, legislação, uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, calculadora, etc.

4.5.Não serão computadas questões não respondidas, com rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

4.6.Será automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que se ausentar da sala de provas sem autorização do fiscal ou do coordenador.

4.7.Será automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação sobre a prova que estiver sendo realizada.

4.8.O tempo de duração da prova escrita será de 03 (três) horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início das mesmas.

4.9 As questões serão elaboradas em forma de testes, através de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com peso de 2,50 para cada questão, levando em consideração as condições específicas de cada emprego. Os empregos de Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte, Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Professor de Educação Básica I - PEB I, terá na prova objetiva 32 (trinta e duas) questões co o peso de 2,50 para cada questão.

4.10.O candidato poderá lançar mão de toda e qualquer bibliografia que trate de forma sistematizada os assuntos que desejar a fim de preparar-se para as provas.

4.11.A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre dos malotes na presença dos candidatos.

4.12.Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

4.13.No dia da realização das provas, na hipótese de o candidato não constar das listagens oficiais relativas aos locais de prova estabelecidos no Edital de Convocação, o examinador procederá à inclusão do referido candidato, antes do início das provas, fornecendo Folha de Respostas e Caderno de Provas, mediante a apresentação do comprovante de sua inscrição.

4.14.A inclusão de que trata o item 4.13 será realizada de forma condicional, e será confirmada pela Banca, na fase do Julgamento das Provas Objetivas, com o intuito de se verificar a pertinência da referida inscrição.

4.15.Considerada a impertinência da inscrição de que trata o item 4.13, a mesma será automaticamente cancelada sem direito a reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

4.16.Ao terminar a prova o candidato entregará ao Fiscal, a prova e a folha de respostas (gabarito) e todo e qualquer material cedido para a execução das provas.

4.17.Por razões de ordem técnica e direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso Público.

4.18.A Comissão Organizadora julgará os casos de situações excepcionais, desde que o fato seja comunicado e comprovado por escrito até às 16 horas do penúltimo dia útil ao dia da prova.

4.19.O não comparecimento a qualquer das provas excluirá automaticamente o candidato do Concurso Público.

4.20.O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de caneta azul ou preta, lápis e borracha, apresentando o Protocolo de Inscrição e o Documento de Identidade original, ou outro documento oficial com foto.

4.21.No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que, anotará na termo de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

4.22.Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação dos recursos.

4.23.Sempre que o candidato observar a anormalidade prevista no item 4.21, deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

5. DO JULGAMENTO DAS PROVAS

5.1.As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.2. O critério de julgamento será o eliminatório, de modo que as notas serão atribuídas de modo decrescente. O candidato que não atingir a nota mínima de 50 (cinqüenta) pontos será eliminado do Concurso Público.

5.3.Poderá o candidato impugnar qualquer questão constante das provas, desde que o faça por escrito e fundamentadamente, no prazo de três dias úteis, contados da publicação do Gabarito.

5.4.Não haverá, sob nenhuma hipótese, vista ou revisão de provas, podendo o candidato junto a Comissão, requisitar a revisão de notas no prazo máximo de 03 (três) dias úteis a contar da data da publicação da classificação, junto ao Serviço de Protocolo da Prefeitura Municipal de Piacatu/SP.

5.5. A impugnação de qualquer questão constante das provas fora do respectivo prazo não será aceita, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo mencionado no item 5.4 deste Edital.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1.Os candidatos habilitados serão classificados em caráter eliminatório, sendo que o candidato que não atingir a nota mínima 50 (cinqüenta) estará inabilitado do Concurso Público.

6.2.A Prefeitura Municipal de Piacatu, publicará no jornal "Comunicativo" e no site (www.jsconcursos.com.br), lista de classificação final por emprego, bem como afixará a listagem no local de costume.

6.3.Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo de 03 (três) dias úteis a contar da data de publicação da listagem de classificação. O candidato poderá apresentar um único recurso, individualmente, à Comissão, devidamente fundamentado, constando número de inscrição, nome do candidato, número do documento de identidade e nome do emprego que prestou o Concurso Público, protocolado junto à Prefeitura Municipal de Piacatu (Serviço de Protocolo), o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.

6.4.O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo mencionado no item 5.3 deste Edital.

6.5. O Senhor Prefeito Municipal constitui última Instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

6.6.Não serão aceitos recursos interpostos por fax, telex, telegrama, internet ou outro meio que não seja o estabelecido neste Edital.

6.7.Decorrido o prazo de 180 dias, da realização das provas, as mesmas poderão ser incineradas, exceto aquelas para as quais foram apresentados recursos e mantidas os dados eletrônicos.

6.8.No caso de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente:

a) O candidato com maior idade.

b) Maior número de filhos menores de 21 anos.

7. DOS TÍTULOS

7.1. Para os empregos de Educadores, Inspetor de Alunos, Professor de Educação Básica II - PEB II- Arte, Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Professor de Educação Básica I - PEB I, o Concurso Público será de provas e títulos.

7.1.1.Serão pontuados como títulos, certificados em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária, que ateste sobre a conclusão do curso.

7.2. A soma dos títulos não poderá ultrapassar 05 (cinco) pontos. Sobre a nota obtida pelos candidatos será somado os pontos referentes aos títulos, para a classificação final.

7.3. Serão considerados como títulos, para os empregos de Educadores, Professor de Educação Básica II - PEB II- Arte, Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Professor de Educação Básica I - PEB I:

Títulos

Valor unitário de pontos

Nota máxima de pontos no item

Certificado ou Diploma de curso de Doutorado "Stricto Sensu", na área de educação

04 (quatro) pontos

04 (quatro) pontos

Certificado ou Diploma de Curso de Mestrado "Stricto Senso", na área de educação

03 (três) pontos

03 (três) pontos

Certificado de curso de Especialização Pós Graduação "Latu Sensu", na área de educação, com carga horária de no mínimo 360 horas

01 (um) ponto

01 (um) ponto

Certificado ou Diploma de Curso Superior - Pedagogia Licenciatura

01 (um) ponto

01 (um) ponto

Certificado de Cursos de Capacitação Profissional e/ou atualização, com carga horária no mínimo de 30 horas realizados nos últimos 03 anos

0,25 por Certificado

01 (um) ponto

Tempo de serviço no Magistério: Ensino Fundamental nos anos iniciais ou na Educação Infantil

0,001 por dia

01(um) ponto

7.3.1. Serão considerados como títulos, para o emprego de Inspetor de Alunos:

Títulos

Valor unitário de pontos

Nota máxima de pontos no item

Certificado de curso de Especialização Pós Graduação "Latu Sensu", na área de educação, com carga horária de no mínimo 360 horas

01 (um) ponto

01 (um) ponto

Certificado ou Diploma de Curso Superior - Pedagogia Licenciatura

02 (dois) pontos

01 (um) ponto

Cursando Curso Superior - Pedagogia Licenciatura

01 (um) ponto

01 (um) ponto

7.4. Os títulos serão entregues em envelopes fornecido pelo próprio candidato e conferidos, por pelo menos um membro da Comissão Examinadora do Concurso Público, que serão entregues na data da prova objetiva, em até 30 minutos do encerramento das mesmas, em sala especialmente designada para este fim. Os títulos descritos no item 7.3 do edital, deverão ser entregues em cópia reprográfica. Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, fora do dia e horário acima determinados e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, emprego e número de inscrição do candidato.

7.5. Os envelopes deverão conter os seguintes dizeres:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIACATU
CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 04/2011
ENTREGA DE TÍTULOS

Nome: _________________________________________________________________________________

Nº inscrição ____________________ emprego:_________________________________________________

_______ /________ /________
Data

______________________________________
Assinatura

8. DA CONVOCAÇÃO PARA POSSE

8.1.A convocação para posse dos candidatos habilitados obedecerá a ordem decrescente de classificação final por emprego, far-se-á, pela Prefeitura Municipal de Piacatu, obedecido o limite de vagas existentes, durante o prazo de validade deste Concurso Público, não gerando o fato de sua aprovação o direito de contratação.

8.2.No caso de deficientes, após a convocação, no prazo de 3 (três) dias, os candidatos aprovados deverão submeter-se à perícia médica para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do emprego, conforme item 1.8.

8.3.A perícia será realizada no órgão médico do Município, preferencialmente, por especialista na área de deficiência de cada candidato, devendo o laudo ser proferido no prazo de 3 (três) dias contados do respectivo exame.

8.4.O candidato, cuja deficiência não for configurada, ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado, não cabendo qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.

8.5.Se aprovado e convocado, o candidato, por ocasião da posse deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente edital, os seguintes: Título Eleitoral, quitação com o serviço militar, CPF, prova de escolaridade e habilitação legal, duas fotos 3X4, declaração de não ocupar emprego público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais, atestado de médico admissional e demais documentos necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

8.6.O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1.A inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, estabelecidas nesse edital em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

9.2.Cabe exclusivamente ao Prefeito Municipal de Piacatu, o direito de aproveitar os candidatos habilitados em número que julgar conveniente e de acordo com o interesse público, não estando obrigado ao provimento de todas as vagas existentes.

9.3.Será excluído do Concurso Público, por ato da Comissão Organizadora, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro de equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão tentar tumultuá-la;

c) For surpreendido utilizando-se de meios proibidos por este Edital;

d) For responsável por falsa identificação pessoal;

e) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Publico;

f) Não devolver integralmente o material recebido, exceto programa de provas;

g) Efetuar inscrições fora do prazo previsto;

h) Deixar de atender a convocação ou qualquer outra orientação da Comissão.

9.4.Qualquer regra prevista neste edital poderá ser alterada antes da realização das provas, mediante republicação do item ou itens atualizados.

9.5.Se aprovado e nomeado, o candidato por ocasião da nomeação apresentará os documentos exigidos pelo Setor Pessoal, e o não cumprimento dessas exigências, o candidato perderá o direito a vaga.

9.6. Ficam impedidos de participarem do certame aqueles que possuam com quaisquer sócios da empresa, JS Organização de Concursos Públicos Ltda, a relação de parentesco disciplinada nos artigos 1591 a 1595 do Código Civil. Constado o parentesco a tempo o candidato terá sua inscrição indeferida, e se verificado posteriormente à homologação, o candidato será eliminado do certame, sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

9.7. Na divulgação do resultado final, os candidatos inabilitados (nota inferior a 50,00 pontos) e ausentes, serão divulgados somente o número da respectiva inscrição.

9.8. A empresa JS Organização de Concursos Públicos LTDA e a Prefeitura Municipal de Piacatu, não se responsabilizam pela venda de apostilas ou outras publicações do presente Concurso Público.

9.9.O candidato classificado, obrigar-se-á a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal de Piacatu.

9.10. As atribuições de empregos seguem discriminadas no anexo III, do presente edital.

9.11. Devido ao momento de transição de norma ortográfica, serão aceitas as duas formas ortográficas, na aplicação do presente Concurso Público.

9.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Piacatu /SP, 10 de novembro de 2011.

NELSON BONFIN
Prefeito Municipal

ANEXO I

EMPREGOS

VALORAÇÃO PARA PROVAS OBJETIVAS (0 A 100)
PROVA OBJETIVA COMPOSIÇÃO E Nº DE QUESTÕES ENVOLVENDO:

CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimento Específicos, Gerais e atualidades

Total

Valor da Questão

Fisioterapeuta

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

Inspetor de Alunos

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

Monitor de Esportes

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

Monitor de Artes e Ofícios

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

Nutricionista

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

Terapeuta Ocupacional

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

Auxiliar Serviços Gerais (Masculino)

10

10

20

40

2,50

50,00 nota mínima

 

EMPREGOS

VALORAÇÃO PARA PROVAS OBJETIVAS (0 A 100)
PROVA OBJETIVA COMPOSIÇÃO E Nº DE QUESTÕES ENVOLVENDO:

CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Específicos, Gerais, atualidades e Legislação Educacional

Total

Valor da Questão

Educadores

10

10

12

32

2,50

50,00 nota mínima

Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte

10

10

12

32

2,50

50,00 nota mínima

Professor de Educação Básica II -PEB II - Educação Física

10

10

12

32

2,50

50,00 nota mínima

Professor de Educação Básica I - PEB I

10

10

12

32

2,50

50,00 nota mínima

OBS: Nos empregos de Educadores - Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte - Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Professor de Educação Básica I - PEB I, a nota mínima será a soma da prova objetiva, dissertativa e acréscimo dos títulos. No emprego de Inspetor de Alunos, a nota mínima será a soma da prova objetiva e acréscimo dos títulos.

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NIVEL SUPERIOR

Empregos : Fisioterapeuta - Monitor de Esportes - Nutricionista - Professor de Educação Básica II - PEB II - Arte - Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física e Terapeuta Ocupacional.

PORTUGUÊS: Figuras de linguagem. - Funções da Linguagem. - Vícios de Linguagem. - Versificação. - Flexão Verbal e Nominal. - Fonética. - Análise Sintática. Fonologia: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica.Ortografia: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. Acentuação: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos. Classes de palavras: artigo, substantivo, pronome, verbo. Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase portuguesa, coordenação e subordinação, Regência Verbal e Nominal, Colocação pronominal,Concordância Verbal e Nominal, Flexão Verbal e Nominal. Semântica:Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, Recursos lingüísticos (linguagem figurada), encontros vocálicos, formas verbais seguidas de pronomes, morfologia, estrutura e formação de palavras, verbos, sintaxe, termos essenciais de oração, sinais de pontuação, problemas gerais da língua culta. Interpretação de textos.Apêndice: teoria da Comunicação, Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades de defeitos de um texto - Coesão Textual. Estilística. MATEMÁTICA: Divisão Proporcional, Vendas com Lucro ou Prejuízo, Sistemas Lineares. - Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; - Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contra-domínio e imagem. Propriedades, Operações radicais, Racionalização simples, Equações incompletas, resolução de problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção,Divisão Proporcional, Grandezas proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, Expressões algébricas: operações, Radicais: operações, simplificação, racionalização, propriedades, geometria, operação com números inteiros,Sistema Métrico Decimal,Sistemas de Medidas, Comprimento, Superfície, Massa, Capacidade, Tempo e Volume. CONHECIMENTOS GERAIS - Cultura geral, Historia e Geografia do Brasil, Atualidades Nacionais e Internacionais e conhecimentos locais, Curiosidades, Ecologia e Meio Ambiente, FONTES: imprensa escrita, falada e televisiva e principais jornais e revistas do País - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS -

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE FORMA INDIVIDUALIZADA DE CADA EMPREGO

Emprego de Fisioterapeuta :

- Questões práticas e especificas objetivando dimensionar o conhecimento do candidato, com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Anatomia. Fisiologia. Neurologia. Ortopedia. Fundamentos da Fisioterapia; Cinesioterapia; Fisioterapia aplicada à Neurologia - infantil - adulto; Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia; Fisioterapia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia; Fisioterapia aplicada à Pneumologia, Código de Ética da Profissão de Fisioterapeuta. Avaliação neurofuncional e fisiopatologias do sistema nervoso central e periférico. Avaliação cardiopulmonar e fisiopatologias do sistema respiratório e cardiovascular. Avaliação em ortopedia, traumatologia, reumatologia e fisiopatologias do sistema músculoesquelético. Avaliação em pediatria, neonatologia e fisiopatologias da neonatologia e da infância. Imagenologia. Distúrbios metabólicos, bioquímicos, ácido-básicos e hidroeletrolíticos. Cinesioterapia. Hidroterapia. Eletrotermoterapia. Técnicas fisioterapêuticas: Pediatria e neonatologia; Patologias pulmonares e cardiovasculares. Afecções neurológicas; Disfunções musculoesqueléticas; Processos geriátricos; Pré e pós-operatório de cirurgias cardiovasculares e pulmonares; Pré e pós-operatório de cirurgias abdominais; Pré e pós-operatório de neurocirurgias; Pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas. Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho

Emprego de Monitor de Esportes:

- questões práticas e especificas objetivando dimensionar o conhecimento do candidato, com relação a Educação Física escolar e o tratamento didático-metodológico dos conhecimentos relacionados aos esportes, jogos, ginásticas, lutas e dança numa perspectiva sócio-cultural. Política educacional e educação física; cultura e educação física; corporeidade e escola; aspectos da competição e cooperação no cenário escolar. Atividade Física e Saúde. Primeiros Socorros no esporte. Regras Gerais de Futebol, Futsal, Natação, Basquetebol, Voleibol e do Atletismo Constituição Federal art. 6º a 11 ; conhecimento de programas de informática, tais como: DOS, Windows e Linux; pacotes de trabalho (Office - Star Office - Br Office); Internet. e Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

Emprego de Nutricionista:

- questões práticas e especificas objetivando dimensionar o conhecimento do candidato, com relação a elaboração de cardápios, nutrição de alimentos; alimentos funcionais, pirâmide alimentar, vitaminas e proteínas dos alimentos, dietas alimentares, código de ética de nutricionista, conceito de alimentação e nutrição. Leis de alimentação. Cálculo das necessidades calóricas basais e adicionais para adulto normal.Cálculo de dietas normais. Nutrientes: definição, propriedades, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares. Dietoterapia: Princípios básicos. Planejamento, avaliação e modificações da dieta normal e padronizações hospitalares. Técnica Dietética: Condições sanitárias, composição e classificação dos alimentos; seleção, conservação e armazenamento; técnicas de pré-preparo, preparo e cocção; compras, métodos e procedimentos de recepção e estocagem movimentação e controle de gêneros. Métodos e técnicas de higienização dos alimentos, da área física, equipamentos e utensílios. Elaboração de cardápios a nível institucional. Nutrição em saúde pública: Educação alimentar e nutricional. Municipalização da merenda escolar, Programas educativos - fatores determinantes do estado e avaliação nutricional de uma população e carências nutricionais. Segurança Alimentar e Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) e Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

Emprego de Professor Educação Básica II - PEB II - Arte

- Função social da escola e compromisso social do educador; Ética no trabalho docente. Repostas históricos, filosóficos e psicopedagógicos do ensino de Teatro. Procedimentos pedagógicos em Arte: conteúdos, métodos e avaliação Metodologias e procedimentos pedagógicos, recursos materiais e objetivos do ensino do Teatro na escola. A Linguagem Musical na atualidade.História do ensino das artes no Brasil. Aspectos culturais, sociais e históricos das diferentes formas de dança: erudita, popular, folclórica, antiga e contemporânea. Conhecimentos específicos de Teatro quanto ao desenvolvimento infantil, à prática específica e a história do teatro universal e brasileiro, em seus vários períodos até os movimentos contemporâneos. Arte e Artesanato; Arte e meio ambiente. e Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

CONHECIMENTO DE LEGISLAÇÃO:

Constituição Federal de 1988 (artigos 205 a 214); Lei Federal nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases - LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei Federal N° 11.494/07, de 20 de junho de 2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valoração dos Profissionais da Educação - FUNDEB); Lei Federal nº 11.738/08; Lei Federal nº 11.114/05: Lei Federal nº 11.274/06; Lei Federal nº 11.301/06; Lei Federal nº 11.645/08; Lei Federal nº 11.769/08, Lei Federal nº 12.287/10 e Deliberações CEE (Conselho Estadual de Educação) nºs 68/07 e 73/08 e Emenda Constitucional nº 53/06 e 59/09. CNE/CEB n° 04/98 e Resolução CNE/CEB n° 02/98. Parâmetros Curriculares Arte. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Arte para o Ensino Fundamental Ciclo I. - Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Volumes 1 e 2.- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Introdução (volume 1); Formação Pessoal e Social (volume 2) e Conhecimento do Mundo (volume 3).

OBS. Na legislação indicada devem ser incorporadas as alterações supervenientes.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/ LINGUA PORTUGUESA

- CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. RJ, Nova Fronteira, 1985.

- Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Ática.

- Gramática em Língua Portuguesa - Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

- Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.

- BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- FUZARI, Maria F. de Resende e FERRAZ, Maria Heloisa. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1990.

- - Didática - Godoy, Anterita Cristina de Sousa - Editora Alínea, 2010.

- Psicologia - Bock, Ana Mercês Bahia [etal] - Editora Saraiva, 2008.

- A ludicidade na educação - Rau, Maria Cristina Trois Dorneles - Editora IBPEX, 2011.

- Explorando o universo da música - Jeandot Nicole - Editora Scipione, 2008.

- Arte brasileira para crianças - Mange, Marilyn Diggs - Editora Martins Fonte, 2002.

Emprego de Professor Educação Básica II - PEB II - Educação Física

- Educação Física e sociedade; Fundamentos didático-pedagógicos da educação física; atividade física e saúde; crescimento e desenvolvimento; aspectos da aprendizagem motora; aspectos sócio-históricos da educação física; A Educação Física escolar e o tratamento didático-metodológico dos conhecimentos relacionados aos esportes, jogos, ginásticas, lutas e dança numa perspectiva sócio-cultural. As Diretrizes Curriculares para a educação básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ed. Física). Política educacional e educação física; cultura e educação física; corporeidade e escola; aspectos da competição e cooperação no cenário escolar. Atividade Física e Saúde. Primeiros Socorros no esporte. Regras Gerais de Futebol, Futsal, Natação, Basquetebol, Voleibol e do Atletismo. e Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

CONHECIMENTO DE LEGISLAÇÃO:

Constituição Federal de 1988 (artigos 205 a 214); Lei Federal nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases - LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei Federal N° 11.494/07, de 20 de junho de 2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valoração dos Profissionais da Educação - FUNDEB); Lei Federal nº 11.738/08; Lei Federal nº 11.114/05: Lei Federal nº 11.274/06; Lei Federal nº 11.301/06; Lei Federal nº 11.645/08; Lei Federal nº 11.769/08, Lei Federal nº 12.287/10 e Deliberações CEE (Conselho Estadual de Educação) nºs 68/07 e 73/08 e Emenda Constitucional nº 53/06 e 59/09. CNE/CEB n° 04/98 e Resolução CNE/CEB n° 02/98. Parâmetros Curriculares Educação Física. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Educação Física para o Ensino Fundamental Ciclo I. - Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Volumes 1 e 2.- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Introdução (volume 1); Formação Pessoal e Social (volume 2) e Conhecimento do Mundo (volume 3).

OBS. Na legislação indicada devem ser incorporadas as alterações supervenientes.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/ LINGUA PORTUGUESA

- CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. RJ, Nova Fronteira, 1985.

- Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Ática.

- Gramática em Língua Portuguesa - Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

- Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- CASTELLANI FILHO, Lino. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.

- FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.

- Didática - Godoy, Anterita Cristina de Sousa - Editora Alínea, 2010.

- Psicologia - Bock, Ana Mercês Bahia [etal] - Editora Saraiva, 2008.

- A ludicidade na educação - Rau, Maria Cristina Trois Dorneles - Editora IBPEX, 2011.

- Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares - Azevedo, Antonia Cristina Peluso - Editora Alínea, 2011.

Emprego de Terapeuta Ocupacional:

- questões práticas e especificas objetivando dimensionar o conhecimento do candidato, com relação a historia da terapia ocupacional no Brasil; Conceitos Básicos de terapia ocupacional com ênfase em psicodinâmica e jungiana; Conhecimento de pratica de transformação institucional; Conceito de reabilitação; A problemática da efetivação da cidadania da população assistida em terapia ocupacional, pessoas portadoras de deficiências e doentes mentais; Política de Saúde Mental; Os modelos de terapia ocupacional referentes ao atendimento às pessoas portadoras de deficiência física e/ou sensorial (modelo neurológico e cinesiologico); A ação da terapia ocupacional na emergência psiquiátrica; A atuação do terapeuta ocupacional a atendimento ao bebê de alto risco e crianças que apresentam retardo no desenvolvimento neuro-psicomotor; Conhecimento da reabilitação ocupacional no Brasil; Análise das relações entre saúde e trabalho; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

NÍVEL MÉDIO COMPLETO

Empregos: Educadores - Inspetor de Alunos - Professor de Educação Básica I - PEB I

PORTUGUÊS: Figuras de linguagem; Metáfora, Catacrese, Metonímia, Elipse, Assíndeto, Polissíndeto, Pleonasmo, Anáfora. Versificação. Flexão Verbal e Nominal. Fonética e Semântica. Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Análise Sintática, Classes de palavras: artigo, substantivo, pronome, verbo, Crase, Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase portuguesa: coordenação e subordinação, Regência nominal e verbal, Colocação pronominal,Concordância Nominal e Verbal, Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, Recursos lingüísticos (linguagem figurada), encontros vocálicos, acentuação, formas verbais seguidas de pronomes, morfologia, estrutura e formação de palavras, verbos, sintaxe, termos essenciais de oração, sinais de pontuação, problemas gerais da língua culta.Tipologia Textual;Narração, Correspondência de tempos verbais. Interpretação de textos.

MATEMÁTICA: Propriedades, Operações radicais, Racionalização simples, Equações incompletas, Resolução de uma equação, Sistema simples de equações, Equações de 1o e 2o Graus - resolução - problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Grandezas proporcionais, Regra de três simples, Regra de três composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, Expressões algébricas: operações, Radicais: operações, simplificação, racionalização, propriedades, geometria, operação com números inteiros, sistemas de medidas, comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume. CONHECIMENTOS GERAIS - cultura geral, História e Geografia do Brasil, atualidades nacionais e internacionais, locais, curiosidades, ecologia e meio ambiente, FONTES: imprensa escrita, falada e televisiva e principais jornais e revistas do País - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS -

Emprego de Educadores:

- questões práticas objetivando dimensionar os conhecimentos dos candidatos auxílio na educação das crianças, noções básica do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente, Noções de Planejamento de atividades; Primeiros Socorros; Normas de Segurança; Desenvolvimento Físico e Motor; Necessidades Básicas, Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem; Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004;Tipificação Nacional de Assistência Social; Orientações Técnicas sobre o serviços de Convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos; conhecimento de programas de informática, tais como: DOS, Windows e Linux; pacotes de trabalho (Office - Star Office - Br Office); Internet; Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

Emprego de Inspetor de Alunos:

- questões práticas objetivando dimensionar os conhecimentos dos candidatos auxílio na educação das crianças, noções básica do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente, Noções de Planejamento de atividades; Primeiros Socorros; Normas de Segurança; Desenvolvimento Físico e Motor; Necessidades Básicas, Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem; Lei Orgânica do Município de Piacatu; Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Constituição Federal art. 6º a 11 ; conhecimento de programas de informática, tais como: DOS, Windows e Linux; pacotes de trabalho (Office - Star Office - Br Office); Internet; Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

Emprego de Professor Educação Básica I - PEB I

- questões práticas e especificas objetivando dimensionar o conhecimento do candidato, com relação Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem - Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget e Stern). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; Aspectos do Cotidiano Escolar - a formação do professor; a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação e autonomia; os direitos da criança e do adolescente. As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento e Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência - O diálogo como minimizador da violência - As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Avaliação da aprendizagem; Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental (PCNs); Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Planejamento de Projetos Didáticos. A Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação (fundamentos); História da Educação Brasileira; Sociedade Brasileira; Educação e Cidadania; Concepção do Ensino e Aprendizagem; Fundamentos do Currículo: conceito, fundamentos e componentes; Fundamentação Teórica, orientações metodológicas e enfoques das diferentes áreas do conhecimento: Avaliação do Processo Educativo; Didática. Educação no século XXI - Princípios da Educação a distância; Fundamentos da Educação: teorias e concepções pedagógicas atuais; as novas tecnologias na sociedade atual; competências e habilidades do educador Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho. Noções teóricas e práticas dos Programas Letra e Vida e Ler e Escrever.

CONHECIMENTO DE LEGISLAÇÃO:

Constituição Federal de 1988 (artigos 205 a 214); Lei Federal nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases - LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei Federal N° 11.494/07, de 20 de junho de 2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valoração dos Profissionais da Educação - FUNDEB); Lei Federal nº 11.738/08; Lei Federal nº 11.114/05: Lei Federal nº 11.274/06; Lei Federal nº 11.301/06; Lei Federal nº 11.645/08; Lei Federal nº 11.769/08, Lei Federal nº 12.287/10 e Deliberações CEE (Conselho Estadual de Educação) nºs 68/07 e 73/08 e Emenda Constitucional nº 53/06 e 59/09. CNE/CEB n° 04/98 e Resolução CNE/CEB n° 02/98. - Parecer CNE/CEB nº. 22/98 e Resolução CNE/CEB nº. 5/2009 - Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil.- Resolução CNE/CEB nº. 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.Parâmetros Curriculares Ensino Fundamental. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Ensino Fundamental Ciclo I. - Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Volumes 1 e 2.- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Introdução (volume 1); Formação Pessoal e Social (volume 2) e Conhecimento do Mundo (volume 3).

OBS. Na legislação indicada devem ser incorporadas as alterações supervenientes.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/ LINGUA PORTUGUESA

- CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. RJ, Nova Fronteira, 1985.

- Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Ática.

- Gramática em Língua Portuguesa - Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

- Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Didática - Godoy, Anterita Cristina de Sousa - Editora Alínea, 2010.

- Psicologia - Bock, Ana Mercês Bahia [etal] - Editora Saraiva, 2008.

- Educação Infantil: fundamentos e métodos - Oliveira, Zilma de Morais Ramos - Editora Cortez, 2011.

- Alfabetização e Letramento - Soares, Magda - Editora Contexto, 2011.

OBS. Na legislação indicada devem ser incorporadas as alterações supervenientes.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Emprego: Monitor de Artes e Ofícios.

PORTUGUÊS: Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Classes de palavras: artigo, substantivo, pronome, verbo, Crase, Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase.Regência nominal e verbal, Colocação pronominal, Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, encontros vocálicos, acentuação, formas verbais seguidas de pronomes, morfologia, estrutura e formação de palavras, verbos, sinais de pontuação Interpretação de textos. MATEMÁTICA: Propriedades, racionalização simples, Resolução de uma equação, Sistema simples de equações - resolução - problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Regra de três simples, Regra de três composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, sistemas de medidas, comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume. CONHECIMENTOS GERAIS - cultura geral, Historia e Geografia do Brasil, atualidades nacionais e internacionais, locais, curiosidades, ecologia e meio ambiente, FONTES: imprensa escrita, falada e televisiva e principais jornais e revistas do Pais - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS -

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Emprego: Monitor de Artes e Ofícios.

- questões práticas específicas objetivando dimensionar o conhecimento do candidato com relação ao emprego; Constituição Federal art. 6º a 11; conhecimento de programas de informática, tais como: DOS, Windows e Linux; pacotes de trabalho (Office - Star Office - Br Office); Internet; ECA (Estatuto da Criança e Adolescente); Conhecimento de programas assistenciais; Noção de trabalhos em grupos; didática de trabalho em grupos; noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho.

NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO (ALFABETIZADO)

Emprego: Auxiliar Serviços Gerais ( masculino) .

PORTUGUÊS: Substantivos (Gênero, número e grau), Artigos, Preposições, Pronomes, Adjetivos, Verbos - conjugação, Comparação de palavras entre si: sinônimo e antônimo, Acentuação e sinais gráficos, Ortografia, Sinais de pontuação, Análise e interpretação de textos. MATEMÁTICA: As quatro operações, Medidas de tempo, Noções de: dúzia, arroba, dezena, centena, milhar, etc., Problemas sobre: as quatro operações, Problemas sobre: peso, tempo, medidas de: massa, tempo, área, etc., Problemas sobre: sistema métrico, Sistema Monetário Nacional: (Real). Juros simples. CONHECIMENTOS GERAIS - cultura geral, História e Geografia do Brasil, atualidades nacionais e internacionais, locais, curiosidades, ecologia e meio ambiente, FONTES: imprensa escrita, falada e televisiva e principais jornais e revistas do Pais - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS -

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA P/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Emprego de Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino):

- questões práticas objetivando dimensionar os conhecimentos dos candidatos nas atividades Varrição de superfícies diversas; Noções de Segurança no Trabalho; Conhecimento e uso de ferramentas: enxada, foice, pé de cabra, pá, lima, vassoura, escovão, outros; Carregamento e descarregamento de terra, areia e entulhos em caminhões; Conservação de ferramentas diversas; Carregamento e empilhamento de tijolos, blocos, telhas; Uso de carriolas e similares; Abertura de valas com utilização de ferramentas manuais; Limpeza de veículos e máquinas; Carregamento e descarregamento de objetos como: madeiras, móveis, maquinários; Conhecimentos básicos de hidráulica e eletricidade; Hierarquia; Noções básicas de primeiros socorros. Noções básicas de higiene e segurança do trabalho - noções básicas de Relações Humanas no Trabalho. PROVA PRÁTICA, na execução de serviços inerentes ao emprego.

ANEXO III

ATRIBUIÇÕES INERENTES AOS EMPREGOS

Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino):

- Auxiliar serviços de armazenagem de materiais leves e pesados, tais como cal, cimento, areia, tijolos e outros, acondicionando-os em prateleiras ou pátios dos almoxarifados, para assegurar o estoque dos mesmos;

- Auxiliar nos serviços de jardinagem, aparando gramas, preparando a terra, plantando sementes e mudas, podando árvores, visando conservar, cultivar e embelezar canteiros em geral;

- Efetuar limpeza e conservação no cemitério, auxiliando na preparação de sepulturas;

- Auxiliar motoristas nas atividades de carregamento, descarregamento e entrega de materiais e mercadorias, valendo-se de esforço físico e outros recursos, visando contribuir para execução dos trabalhos;

- Auxiliar na preparação de rua para a execução de serviços de pavimentação, compactando o solo, esparramando terra, pedra, para manter a conservação de trechos desgastados ou na abertura de novas vias;

- Auxiliar no assentamento de tubos de concreto, transportando-os e/ou segurando-os para garantir a correta instalação;

- Executar serviços de capinação em terrenos, ruas, avenidas, estradas rurais e outros logradouros públicos, carregando e descarregando galhos nos caminhões de coleta, para conservação da limpeza pública;

- Apreender animais soltos em vias públicas tais como, cavalo, vaca, cachorros, cabritos,etc., lançando-os e conduzindo-os ao local apropriado, para evitar acidentes e garantir a saúde da população;

- Zelar pela conservação das ferramentas, utensílios e equipamentos de trabalho, recolhendo-os e armazenando-os nos locais adequados;

- Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Educadores:

- Organizar e desenvolver atividades sócio educativas para crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidades social, violência e exploração física e psicológica;

- Elaborar fichas de acompanhamento e relatórios, apoiando-se na observação do comportamento e desempenho das crianças e adolescentes e anotando atividades efetuadas, para manter um registro que permita dar informações ao superior imediato e aos Pais;

- Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Fisioterapeuta:

- Avaliar e reavalia o estado de saúde de doentes e acidentados, realizando testes musculares, funcionais, de amplitude articular, de verificação da cinética e movimentação, de pesquisa de reflexos, provas de esforço, de sobrecarga e de atividades, para identificar o nível de capacidade funcional dos órgãos afetados;

- Planejar e executa tratamentos de afecções reumáticas, osteoartrose, seqüelas de acidentes vascular-cerebrais, dentre outras, para reduzir ao máximo possível as conseqüências dessas doenças;

- Atender a amputados, preparando o coto e fazendo treinamento com prótese, para possibilitar a movimentação ativa e independente dos mesmos; Ensina exercícios corretivos de coluna, defeitos dos pés, afecções dos aparelhos respiratório e cardiovascular, orientando e treinando o paciente em exercícios de ginásticas especiais, para promover correções de desvios posturais e estimular a expansão respiratória e a circulação sangüínea;

- Ensinar exercícios físicos de preparação e condicionamento pré e pós-parto, fazendo demonstrações e orientando a parturiente, para facilitar o trabalho de parto e a recuperação no puerpério;

- Fazer relaxamento, exercícios e jogos com pacientes portadores de problemas psíquicos, treinando-os sistematicamente, para promover a descarga ou liberação da agressividade e estimular a sociabilidade; - - Supervisionar e avalia atividades do pessoal auxiliar de fisioterapia, orientando-o na execução das tarefas, para possibilitar a execução correta de exercícios físicos e a manipulação de aparelhos mais simples;

- Exercer outras atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato.

Inspetor de Alunos:

-Inspecionar alunos em todas as dependências do estabelecimento de ensino e adjacência, assistindo-os, fiscalizando-os e orientando-os;

- Zelar pelas dependências e instalações dos estabelecimentos de ensino e material utilizado pelos educandos, anotar a freqüência dos alunos;

- Registrar no livro próprio as ocorrências dos alunos, comunicando à autoridade às que exigirem providencias;

- Revistar, após a saída dos alunos, as salas de aulas, a fim de recolher objetos esquecidos, efetuando seu recolhimento à secretaria;

- Auxiliar professores na fiscalização de provas e exame em geral;

- Zelar pela prestação de assistência médica aos alunos;

- Zelar para que as cadernetas escolares sejam visadas pelos pais ou responsáveis;

- Acompanhar até a portaria, os alunos que tiverem permissão para se retirarem antes do fim das aulas;

- Autorizar a saída dos mesmos das salas de aula, por motivos imperiosos;

- Encarregar-se da recepção dos alunos que se destinam à educação física;

- Orientar seus jogos e recreações;

- Fiscalizar a iluminação, abastecimento d' água, alimentação e vestuário dos alunos;

- Fiscalizar o trânsito de pessoas estranhas no recinto escolar;

- Providenciar o toque de entrada e saída das aulas e dos refeitórios;

- Executar outras atribuições afins.

Monitor de Esporte:

- Auxiliar no desenvolvimento das atividades esportivas junto a administração municipal;

- Exercer outras atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato.

Monitor de Artes e Ofícios:

- Auxiliar no desenvolvimento de programas e ações sociais;

- Auxiliar na elaboração de trabalhos;

- Auxiliar a Administração quando necessário;

- Exercer outras atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato.

Nutricionista:

- Zelar pelo ambiente físico para que haja higiene e condições de trabalho;

- Coordenar e executar o cardápio zelando por sua qualidade;

- Responsabilizar-se pelos produtos que na cozinha dão entrada e saída;

- Propor aos superiores, medidas que possibilitem o aperfeiçoamento, e melhoria das condições de trabalho e de sua qualidade;

- Preparar e executar a distribuição diária da merenda às escolas;

- Programar a aquisição de gêneros e demais produtos para os diversos setores;

- Supervisionar ou determinar para que seja praticado o uso de uniformes e supressão de hábitos por parte de merendeiras, cozinheiras e demais servidores que atentem contra a higiene;

- Fazer reciclagem para cozinheiras e merendeiras;

- Controlar a entrega do leite e pão às escolas, elaborar o mapa demonstrativo do valor per capita dos custos da alimentação escolar;

- Zelar pelo correto, eficiente e intransigente registro de entrada e saída de produtos alimentícios, de higiene, equipamentos e quaisquer materiais cuja guarda lhe forem confiados;

- Não permitir visitas, com exceção de oficiais, de pessoas estranhas ao serviço;

- Exercer outras atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - PEB I e PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - PEB II - ARTE e EDUCAÇÃO FÍSICA:

- Atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos;

- Participar da elaboração e execução da proposta pedagógica da escola;

- Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola;

- Zelar pela aprendizagem dos alunos;

- Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

- Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos;

- Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, á avaliação e ao desenvolvimento profissional;

- Articular o planejamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o planejamento da Educação Infantil e séries/anos finais do Ensino Fundamental;

- Colaborar comas as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;

- incumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atendimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino e aprendizagem;

- Organizar e planejar as aulas de acordo com a realidade de seus alunos, estimulando a iniciativa, a criatividade e a cooperação;

- Introduzir no cotidiano escolar assuntos de interesse e significância para os alunos, promovendo de forma instigante a pesquisa e a experimentação;

- Identificar aspectos de ensino e de aprendizagem que necessitam aos alunos que apresentem dificuldades;

- Avaliar sistematicamente o processo de ensino e aprendizagem;

- Apurar a freqüência diária e mensal das crianças e zelar pela sua assiduidade e segurança;

- Planejar, orientar e acompanhar as crianças em atividades extra classes:passeios, salas de leituras e na entradas e saídas de aula;

- Desenvolver atividades que estimulem a aquisição de hábitos alimentares adequados aos alunos;

- Organizar, orientar e zelar pelo uso adequado do espaço, dos materiais, brinquedos e livros;

- Organizar com os alunos a sala e os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades;

- Colaborar para a manutenção, conservação e higienização do espaço físico do seu local de trabalho e todos os bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação, bem como zelar pelo uso adequado de material e bom atendimento ao público;

- Participar e colaborar com as atividades cívico-culturais e de planejamento de ensino programadas pela Divisão Municipal de Educação;

- Executar outras atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato .

Obs:- Os Professores de Educação Básica II - PEB II Arte e Educação Física também atuarão na Educação Infantil.

Terapeuta Ocupacional:

- Prestar assistência terapeuta e recreacional, aplicando métodos e técnicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade mental do paciente;

-Executar atividades técnicas específicas de Terapeuta Ocupacional no sentido de tratamento, desenvolvimento e reabilitação de pacientes portadores de deficiências físicas ou psíquicas;

- Planejar e executar trabalhos criativos, manuais, de mecanografia, horticultura e outros, individuais ou em pequenos grupos,estabelecendo as tarefas de acordo com as prescrições médicas;

- Programar as atividades diárias do paciente-AVDs, orientando o mesmo na execução dessas atividades;

_ Elaborar e aplicar testes específicos para avaliar níveis de capacidade funcional e sua aplicação;

- Orientar a família do paciente e a comunidade quanto ás condutas terapêuticas a serem observadas para sua aceitação no meio social;

- Prestar orientação para fins de adaptação ao uso de órtese e prótese; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo;

- Executar outras atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato .