Prefeitura de Camboriú - SC

Notícia:   1.101 vagas para Camboriú - SC de até R$ 850,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ

ESTADO DE SANTA CATARINA

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/07

Dispõe sobre o concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos na administração pública municipal de Camboriú/SC e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Camboriú, no uso de suas atribuições legais e com base na Lei Municipal 990 de 27 de agosto de 1993 e na Lei Complementar nº 008 de 18 de outubro de 2007, torna público, para o conhecimento dos interessados, que estarão abertas às inscrições para o concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos na a administração pública municipal de Camboriú.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público será regulamentado por este edital, sendo organizado e executado pelo Instituto Sinergia de Extensão e Pós Graduação - ISEP e supervisionado por uma comissão de servidores efetivos que será nomeada por ato do Chefe do Poder Executivo.

1.2. O Concurso público destina-se a selecionar candidatos para o provimento de cargos da administração pública municipal de Camboriú.

1.3. O Edital do Concurso Público contendo maiores informações para melhor esclarecimento dos interessados estará afixado no Átrio da Prefeitura Municipal, localizada a Rua Getúlio Vargas, 77, Centro, CEP: 88340 - 000, Camboriú/SC, bem como estará disponível no site www.sinergia.edu.br - no menu ISEP.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas de segunda à sexta-feira, pessoalmente ou por procuração entre os dias 18 de dezembro de 2007 a 21 de janeiro de 2008, no período matutino das 9h00min às 12h00min e no período vespertino das 14h00min às 17h00min, no Jardim de Infância Padre Sérgio Maykot, localizado na Rua Maria da Glória Pereira, 102, Centro de Camboriú;

2.2. Não haverá atendimento para realização de inscrição nos dias 24, 25 e 31/12/2007 e 01.01.2008.

2.3. A inscrição presencial para o Concurso Público poderá ser feita pelo candidato ou por procurador devidamente habilitado, mediante o preenchimento do requerimento e pagamento da taxa de inscrição, comprometendo-se prestar todas as informações e apresentar os documentos solicitados;

2.4. Ao efetivar sua inscrição no Concurso Público, o candidato, desde logo, declara conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital;

2.5. Todos os candidatos no ato da inscrição do Concurso Público receberão o comprovante de sua inscrição que deverá ser apresentado no dia da prova escrita;

2.6. No requerimento de inscrição, o candidato consignará seu endereço residencial e comercial e o número do seu telefone para contato. Havendo alteração de algum dado, deverá imediatamente ser levado ao conhecimento do ISEP e da Comissão do Concurso Público;

2.7. Para fazer sua inscrição o candidato deverá retirar no local antes mencionado o boleto para pagamento da taxa de inscrição, dirigir-se a uma Agência do BESC, efetuando o pagamento na conta corrente nº 15914-0, Agência 136-8;

2.8. Feito o depósito bancário, o candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição acima identificado, munido da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, cópia legível do comprovante de pagamento da taxa e 2 (duas) fotos 3 X 4, recentes, efetuando o preenchimento da ficha de inscrição. Os documentos serão devolvidos ao candidato após a coleta dos dados necessários para o preenchimento da ficha;

2.9. A inscrição também poderá ser feita pela internet, a partir do dia 18 de dezembro de 2007, até às 18h00min do dia 21 de janeiro de 2008, pelo site www.sinergia.edu.br - no menu ISEP.

2.10. A opção da inscrição pela internet dispensa a apresentação de qualquer documento, responsabilizando-se o candidato, exclusivamente, pela veracidade das informações e dados que fizer constar na ficha de inscrição, sob as penas da lei;

2.11. Obrigatoriamente, o candidato que preferir efetuar sua inscrição pela internet, após preencher corretamente todos os campos da ficha de inscrição, deverá imprimi-la, pois automaticamente estará enviando seus dados para o nosso provedor;

2.12. A cópia impressa ficará com o candidato, que será o seu Cartão de Inscrição, devendo colar uma foto 3 X 4, recente, no espaço identificado, sem o qual não terá acesso ao recinto onde se realizarão as provas;

2.13. Preenchida a ficha de inscrição pela internet, o candidato deverá imprimir também o BOLETO BANCÁRIO, e terá 2 (dois) dias úteis para comprovar o pagamento, entregando no local de inscrição presencial ou remeter fax identificando o nome e número de inscrição para o telefone nº (47) 3393-7483;

2.14. O Instituto Sinergia de Pós Graduação - ISEP, não se responsabiliza por inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação da rede de internet, congestionamentos de linha, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

2.15. Os candidatos portadores de necessidades especiais que fizerem sua inscrição pela internet, obrigatoriamente, deverão atender as orientações Específicas neste Edital;

2.16. Não será aceito pagamento por meio de depósito em Caixa Eletrônico;

2.17. O ISEP não se responsabilizará pela identificação de depósitos feitos fora dos prazos estabelecidos, incompletos, com rasuras ou outros defeitos que não permitam identificar o nome do candidato;

2.18. O candidato terá sua inscrição homologada somente após a identificação do depósito, por isso o comprovante deve ser guardado, para, se necessário, em caso de indeferimento da inscrição, fundamentar o recurso previsto neste Edital.

3. DO VALOR DA TAXA E DO PAGAMENTO

3.1. O valor da taxa de inscrição fica estabelecido em:

a) Para cargos com Nível de Ensino Superior a taxa de inscrição será de R$ 70,00 (setenta reais);

b) Para cargos com Nível de Ensino Médio a taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais);

c) Para cargos com Nível de Ensino Técnico a taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais);

d) Para cargos com Nível de Ensino Fundamental Completo a taxa de inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais);

e) Para cargos com Nível de Ensino Fundamental Incompleto a taxa de inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais).

3.2. O pagamento da taxa de inscrição por meio de cheque, que porventura venha a ser devolvido, implicará no cancelamento da inscrição;

3.3. A devolução da taxa de inscrição ou isenção de seu pagamento não será permitida em nenhuma hipótese;

4. DA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas neste Edital para candidatos portadores de deficiência, arredondado para o número inteiro imediatamente superior, caso fracionário o resultado da aplicação do percentual;

4.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado na Seção 1 do Diário Oficial da União, de 21 de dezembro de 1999;

4.3. O candidato que pretender concorrer às vagas reservadas deverá declarar-se, sob as penas da lei, pessoa portadora de deficiência, nos termos em que a considera o art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e juntar ao requerimento de inscrição laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a comprovada ou provável causa da deficiência;

4.4. Será processada como inscrição de candidato normal a requerida por aquele que invoque a condição de deficiente, e deixe de atender, em seus exatos termos, às exigências previstas no subitem anterior;

4.5. O candidato portador de deficiência, que necessite de tratamento diferenciado para submeter-se às provas, deverá requerê-lo, por escrito, ao ISEP e a Comissão do Concurso Público, no ato da Inscrição, indicando, claramente, para tanto, quais as providências especiais que entende necessária;

4.6. O candidato portador de deficiência aprovado na Prova de Escrita, antes da posse, submeter-se-á, em dia e hora designados pelo Município de Camboriú, a avaliação de uma Equipe Médica Multiprofissional, que emitirá diagnóstico conclusivo, quanto à existência e compatibilidade da deficiência com as atribuições inerentes à função do cargo pretendido;

4.7. A Equipe Multiprofissional, será composta por 02 (dois) Médicos, sendo um clínico geral e um especialista na área da deficiência, 01 (um) Psicólogo e 01 (um) Assistente Social da Rede Pública de Saúde.

4.8. Concluindo a Equipe Multiprofissional pela inexistência da deficiência, passará o candidato a integrar a classificação geral, ou se a conclusão for pela incompatibilidade para o exercício das atribuições do cargo escolhido, será considerado desclassificado;

4.9. O candidato portador de deficiência concorrerá a todas as vagas oferecidas, utilizando-se das vagas reservadas somente quando, tendo sido aprovado, for insuficiente a classificação obtida no quadro geral de candidatos para habilitá-lo à nomeação;

4.10. Não preenchidas por candidatos portadores de deficiência as vagas reservadas serão ocupadas pelos demais candidatos habilitados, com estrita observância da ordem de classificação no Concurso Público;

4.11. A classificação de candidatos portadores de deficiência obedecerá aos mesmos critérios adotados para os demais candidatos.

5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. A ausência de qualquer informação ou declaração no preenchimento do requerimento ou a falta de apresentação de qualquer documento previsto neste edital implicará no indeferimento da Inscrição.

5.2 As inscrições deferidas, indeferidas e os locais de realização das provas serão divulgados no Átrio da Prefeitura Municipal e no site: www.sinergia.edu.br - no menu ISEP, no dia 25.01.2008.

6. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

6.1. São requisitos para investidura no cargo público:

I - ter nacionalidade brasileira;

II - estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos;

III - estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

IV - não possuir antecedentes criminais, nem ter sofrido penalidades no exercício de cargo público ou atividades profissionais;

V - Possuir idade mínima de 18 anos;

VI - Possuir formação mínima estabelecida no edital;

7. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

7.1. PARA A INSCRIÇÃO:

I - Duas fotografias recentes 3 x 4;

II - Comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição;

III - Apresentação do Cadastro de Pessoa Física - CPF;

IV - Apresentação da Carteira de Identidade;

V - Apresentação de Titulo de Eleitor.

7.2. PARA A POSSE:

I - Aprovação em concurso público;

II - Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF,

III - Fotocópia Carteira de Identidade,

IV - Fotocópia Comprovante de Residência,

V - Fotocópia Diploma ou Certificado das Titulações para o cargo pretendido,

VI - Fotocópia Título de Eleitor acompanhado do comprovante de comparecimento à última eleição ou de Certidão de Quitação Eleitoral,

VII - Fotocópia Certificado de Quitação do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino,

VIII - Atestado Médico comprobatório do gozo de boa saúde física e mental,

IX - Fotocópia da Certidão de casamento,

X - Fotocópia da Certidão de nascimento dos filhos,

XI - Certidão de Antecedentes Criminais da justiça Estadual e Federal.

8. DAS VAGAS, HABILITAÇÕES, CARGA HORÁRIA, SALÁRIO-BASE

8.1. O Candidato concorrerá às vagas oferecidas para apenas uma das carreiras/cargos, conforme o seguinte quadro demonstrativo:

CARGO

VAGAS

CH SEMANAL

SALÁRIO BASE

HABILITAÇÃO

Administrador escolar

25

40

750,00

Formação em nível superior em curso de licenciatura plena em pedagogia com habilitação em administração escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Advogado

04

20

750,00

Formação em curso de nível superior bacharel em direito, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Assistente social

13

40

750,00

Formação em curso de nível Superior bacharel em Assistente Social, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Auxiliar administrativo

49

40

400,00

Formação em curso de Nível Médio em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Auxiliar cadastro

05

40

380,00

Formação em curso de nível Fundamental em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Auxiliar contabilidade

02

40

400,00

Formação em curso de nível Médio em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Auxiliar de cozinha

14

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Auxiliar odontológico

04

40

380,00

Formação em curso de nível Fundamental em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Auxiliar de serviços gerais

59

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Borracheiro

02

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Cadastrador

08

40

380,00

Formação em curso de nível Fundamental em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Calceteiro

10

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Carpinteiro

09

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Desenhista

01

40

550,00

Formação em curso de nível Médio em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Digitador

06

40

550,00

Formação em curso de nível Médio em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Eletricista

02

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Encanador

04

40

600,00

Ensino Fundamental Incompleto

Enfermeiro

03

40

700,00

Formação em curso de nível Superior em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Engenheiro

02

20

700,00

Formação em curso de nível Superior em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Farmácia / farmacêutico

02

40

700,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Fiscal de obras, tributos e saúde

04

40

400,00

Formação em curso de nível Médio em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Fisioterapeuta

06

20

500,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Fonoaudióloga

07

40

750,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Gari

37

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Lavador

02

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Mecânico

04

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Médico cardiologista

02

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico clínica médica

09

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico dermatologista

02

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico gineo-obstetricia

05

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico neurologista

01

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico oftalmologista

02

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico ortopedista

02

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico pediatra

11

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico pneumologista

01

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico psiquiatra

01

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico trabalho

01

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico urologista

01

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Médico veterinário

02

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Medidor hidrômetro

04

40

600,00

Ensino Fundamental Incompleto

Merendeira

60

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Monitor II

107

40

380,00

Formação em magistério, curso de nível Superior na modalidade normal ou licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e ou séries iniciais do ensino fundamental devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Motorista

19

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto, e habilitação (CNH) para carro de passeio, caminhões de carga e transporte de passageiros

Nutricionista

04

40

750,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Odontólogo

06

20

850,00

Formação em curso de nível Superior na área em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Operador micro trator

05

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Operador motoniveladora

03

40

460,00

Ensino Fundamental Incompleto

Operador pa-carregadeira

02

40

460,00

Ensino Fundamental Incompleto

Operador retro-escavadeira

03

40

460,00

Ensino Fundamental Incompleto

Operador trator agrícola

03

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Operador trator esteira

03

40

460,00

Ensino Fundamental Incompleto

Operário braçal

62

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Orientador educacional

25

40

750,00

Formação em nível Superior em curso de licenciatura plena em pedagogia com habilitação em orientação educacional devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Pedagogo

01

40

750,00

Formação em nível Superior em curso de licenciatura plena em pedagogia com habilitação em educação especial e/ou pós graduação em educação especial, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Pedreiro

08

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Pintor

03

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Professor educação infantil

70

20

380,00

Formação em magistério curso de nível superior na modalidade normal ou licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil do ensino fundamental devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª língua estrangeira - espanhol

02

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª matemática

20

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª - língua portuguesa

20

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª -história

16

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª - ciências

16

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª - língua estrangeira - inglês

10

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª- arte

08

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª - ensino religioso

06

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª - educação física

14

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor -5ª a 8ª - geografia

16

20

380,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura plena com habilitação nas disciplinas específicas para séries finais do ensino fundamental devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação

Professor - séries iniciais

57

20

380,00

Formação em magistério curso de nível superior na modalidade normal ou licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em séries iniciais do ensino fundamental devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

Psicólogo

15

40

750,00

Formação em curso de nível Superior bacharel em psicologia, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro em seu respectivo órgão

Psicopedagogo

13

40

750,00

Formação em curso de nível superior em licenciatura Plena em Pedagogia e ou Pós- Graduação em Psicopedagogia devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Recepcionista

07

40

380,00

Formação em curso de nível Fundamental em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Servente

69

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Soldador

02

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

Supervisor escolar

26

40

750,00

Formação em curso de nível superior em curso de licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Técnico agropecuaria

05

40

550,00

Formação em curso técnico de nível Médio em Agropecuária devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Técnico de gesso

02

40

800,00

Formação em curso técnico de nível Médio devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Técnico de radiologia

02

20

800,00

Formação em curso técnico de nível Médio em Radiologia devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Técnico enfermagem

06

40

550,00

Formação em curso técnico de nível Médio em Enfermagem devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Telefonista

06

40

380,00

Formação em curso de nível Fundamental em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação

Topógrafo

02

40

550,00

Formação em curso técnico de nível Médio em topografia devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação

Vigia

49

40

380,00

Ensino Fundamental Incompleto

8.2. O Candidato poderá se inscrever em apenas um cargo, desde que possua a formação mínima estabelecida por este edital.

8.3. Todos os cargos que exigirem registro em seus conselhos regionais deverão, obrigatoriamente, apresentá-lo no ato da posse.

8.4 Serão realizadas provas escritas de conhecimentos e práticas de acordo os cargos pretendidos pelos candidatos.

9. DAS PROVAS

9.1. DA PROVA ESCRITA

I - A prova escrita é parte integrante do concurso público e tem como finalidade verificar se os candidatos possuem conhecimentos mínimos na área de atuação exigida neste concurso público e se estão preparados para atuarem no cargo pretendido.

II - A Prova Escrita terá duração de três horas e será realizada no dia 09 de fevereiro das 15h00min às 18h00min. Os locais serão previamente divulgados através de Edital fixado no Átrio da Prefeitura Municipal, localizada a Rua Getúlio Vargas, 77, Centro, CEP: 88340 - 000, Camboriú/SC, bem como estará disponível no site www.sinergia.edu.br - no menu ISEP.

III - Qualquer alteração com relação ao dia e locais das provas serão divulgados previamente no local das inscrições e no site aqui mencionado.

IV - A Prova Escrita será de caráter eliminatório e o candidato terá que alcançar nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e será objetiva do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (de "A" a "D"), em que somente uma alternativa está correta.

V - A Prova Escrita constará de 40 (quarenta questões) objetivas, sendo que cada questão objetiva valerá 0,25 (zero virgula vinte e cinco), totalizando nota máxima 10,0 (dez).

VI - O candidato que não estiver no local e no horário estabelecido não terá o direito de realizar a Prova Escrita.

VII - O candidato deverá comparecer no dia, hora e local previamente divulgado para a realização das provas com antecedência mínima de 30min (trinta minutos), do horário fixado para o seu início, munido, obrigatoriamente, do comprovante de inscrição, do documento de Identidade original, portando apenas caneta esferográfica azul ou preta;

VIII - Não será admitido ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

IX - O candidato deverá, obrigatoriamente, sob pena de não ter avaliada sua prova, preencher sem rasuras o cartão de respostas que será entregue juntamente com o caderno de provas;

X - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na folha de prova.

XI - Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com este edital, tais como: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

XII - Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, nem a utilização de celulares, máquinas calculadoras e / ou similares, livros, anotações, comentários ou impressos, e/ou qualquer outro material de consulta.

XIII - Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado da seleção o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais;

b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas;

c) faltar com a devida cortesia para com qualquer um dos fiscais de aplicação das provas, examinadores, seus auxiliares, autoridades presentes ou candidatos;

d) recusar-se a entregar o material de provas após o seu término;

e) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

XIV - O Gabarito Oficial da Prova Escrita será publicado no Átrio da Prefeitura Municipal e no site www.sinergia.edu.br - no menu ISEP no dia 11 de fevereiro de 2008.

XV - A classificação dar-se-á pela maior nota obtida, considerando-se classificados os candidatos que alcançarem a nota mínima estabelecida.

XVI - Os conteúdos programáticos das provas estarão à disposição dos candidatos no www.sinergia.edu.br - no menu ISEP, e no local para as inscrições presenciais;

XVII - Os 3 (três) últimos candidatos somente poderão deixar o local da prova escrita simultaneamente.

9.2. DA PROVA PRÁTICA

I - A Prova Prática terá duração pelo tempo necessário para sua realização, e serão realizadas no dia 10 de fevereiro de 2008, em local e horário previamente divulgados juntamente com a homologação das inscrições, nos mesmos locais e veículos de comunicação em que foi divulgado o Edital de Abertura das inscrições;

II - qualquer alteração com relação ao dia e locais das provas serão divulgados previamente no local das inscrições e no site aqui mencionado.

III - Para as categorias Motorista, Operador de Micro Trator, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator Agrícola, Operador de Trator de Esteira o Concurso constará de provas práticas, que avaliarão o desempenho dos candidatos no trabalho que irão executar e de Provas Escritas, sendo estas com 25 (vinte e cinco) questões;

IV - As provas práticas têm por objetivo verificar a adequação das habilidades técnicas do candidato às tarefas e condições das funções;

V - Dependendo do cargo, e a critério dos responsáveis pela realização do Concurso, a prova prática poderá ser feita de maneira objetiva e / ou dissertativa, abrangendo tema específico da função.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

10.1. Ocorrendo empate na classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

10.1.1. Para os cargos em que é exigível prova escrita específica, em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova escrita específica. Persistindo o empate, o mais velho;

10.1.2. Para os cargos em que é exigível prova prática, em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova prática. Persistindo o empate, o mais velho;

11. DO RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO

11.1. A listagem da classificação dos candidatos será publicada no site: www.sinergia.edu.br - no menu ISEP, e no Átrio da Prefeitura Municipal.

11.2. A listagem dos candidatos será publicada por ordem decrescente de classificação de acordo com a nota obtida no processo seletivo do concurso público.

11.3. A nota final será calculada de seguinte maneira:

I - Prova Escrita: Nota máxima 10 (dez);

II - Prova Prática: Nota máxima 10 (dez);

11.4 Somente serão considerados aprovados e divulgados os nomes dos candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 5 (cinco);

12. DO PERÍODO DESTINADO AOS RECURSOS

12.1. O candidato poderá ingressar com recurso, dirigido ao Instituto Sinergia de Extensão e Pós Graduação - ISEP, no caso de sentir-se prejudicado na sua classificação, quando:

I - for indeferida sua inscrição;

II - após homologação do resultado final.

12.2. Os recursos relativos ao inciso I, deverão ser interpostos nos dias 28 e 29 de janeiro de 2008, das 9h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, no Jardim de Infância Padre Sérgio Maykot, localizado a rua Maria da Glória Pereira, 102, Centro de Camboriú.

12.3. Os recursos relativos ao inciso II, deverão ser interpostos em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação dos resultados, devendo ser protocolado das 9h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, no Jardim de Infância Padre Sérgio Maykot, localizado na Rua Maria da Glória Pereira, 102, Centro de Camboriú.

12.4. Somente serão apreciados os recursos devidamente motivados e fundamentados e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiver indicar o nome do candidato, número de sua inscrição e endereço para correspondência;

12.5. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo que o controle de admissibilidade se dará, considerando-se, para tanto, a data e hora do respectivo protocolo;

12.6. No caso de interposição de recurso previsto no inciso II, será obrigatório o depósito do mesmo valor estabelecido para a inscrição, o qual deverá ser efetuado no Banco BESC, na conta corrente nº 15914-0, Agência 136-8, que será devolvido ao candidato, no caso do recurso ser julgado total ou parcialmente procedente;

12.7 O recurso somente será analisado com base na documentação apresentada na data da inscrição e nas notas obtidas nas etapas do concurso público.

12.8 Das decisões proferidas pelo Instituto Sinergia de Extensão e Pós Graduação - ISEP, e pela Comissão do Concurso Público, não caberá mais recurso administrativo.

12.9 Os resultados dos recursos serão publicados no site: www.sinergia.edu.br - no menu ISEP e no Átrio da Prefeitura Municipal.

13. DO FORO JUDICIAL

13.1 O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo Seletivo de que trata este edital é o do Município de Camboriú, Estado de Santa Catarina.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

14.1. A validade do concurso será de 02 (dois anos), podendo ser prorrogado por igual período, conforme estabelece o art.37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

14.2. O resultado final será publicado no mesmo local e veículo de comunicação em que foi publicado o Edital de abertura deste concurso, em ordem decrescente do número de pontos conquistados pelos candidatos, para todos que alcançarem a nota mínima exigida neste Edital para a classificação, não sendo divulgado o nome dos candidatos que não alcançarem a média mínima de 5 (cinco);

14.3. As provas deste concurso ficarão sob a responsabilidade do ISEP, por um período de 06 (seis) meses, após a homologação dos resultados;

14.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo ISEP, em conjunto com a Comissão de Concurso Público;

14.5. A aprovação no concurso público não dá ao candidato direito a nomeação, ficando esta condicionada a necessidade do serviço público do Município, respeitada a ordem de classificação;

14.6. Não serão fornecidos exemplares dos cadernos de prova para os candidatos ou as instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso Público.

14.7. A nomeação dos candidatos para posse será feita por meio de publicação no órgão em que forem realizadas as publicações legais do Município.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ - SC,

Em, 14 de dezembro de 2007.

EDSON OLEGÁRIO
Prefeito Municipal

DOS CONTEÚDOS

01 PARA OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL- INCOMPLETO

Auxiliar de Cozinha - Auxiliar Serviços Gerais - Borracheiro - Calceteiro - Carpinteiro - Eletricista - Gari - Lavador - Mecânico - Medidor de Hidrômetro - Merendeira - Motorista - Operador micro trator - Operador motoniveladora - Operador Pá-Carregadeira - Operador Retro-escavadeira - Operador Trator agrícola - Operador trator esteira - Operário braçal - Pedreiro - Pintor - Servente - Soldador - Vigia.

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão de textos. Confronto de frases corretas e incorretas. Pontuação. Ortografia. Emprego de maiúsculas. Separação silábica. Grafia correta de palavras. Acentuação.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas envolvendo as quatro operações.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES

Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais. Cultura e sociedade brasileira. Meio ambiente e cidadania. Aspectos geográficos: local e regional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Temas relacionados às atividades específicas da área, como também: segurança do trabalho, ética profissional e Estatuto do Servidor Público de Camboriú.

02 PARA OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL- COMPLETO

Auxiliar Cadastro - Auxiliar Odontológico - Encanador - Recepcionista -Telefonista - Cadastrador .

LÍNGUA PORTUGUESA:

Reconhecimento de frases corretas e incorretas. Ortografia/ Acentuação. Emprego de maiúsculas. Separação silábica. Grafia correta de palavras. Pontuação: uso de ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, dois-pontos e travessão. Concordância Nominal e Verbal. Interpretação.

MATEMÁTICA:

Resolução de problemas práticos envolvendo os seguintes conhecimentos matemáticos: Operações e propriedades de conjuntos numéricos: números naturais, inteiros e racionais. Sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema métrico decimal; sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES

Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Meio ambiente e cidadania. O cotidiano brasileiro. Posição geográfica e limites do Brasil, Santa Catarina e Camboriú.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Temas relacionados às atividades específicas da área, como também: segurança do trabalho, ética profissional e Estatuto do Servidor Público de Camboriú.

03 PARA OS CARGOS DE ENSINO MÉDIO

DOS CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Tipologia textual. Compreensão de textos. Pontuação. Ortografia. Período Simples e Composto. Grafia correta de palavras. Acentuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência. Colocação pronominal. Interpretação. Semântica.

MATEMÁTICA

Porcentagem. Conjuntos: Notação, representação, pertinência, inclusão e igualdade;.Operações: união, intersecção diferença e complementar. Operações com números naturais e fracionários. Sistema monetário. Problemas envolvendo raciocínio lógico.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES

Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Meio ambiente e cidadania. Panorama da economia nacional. Posição geográfica e limites do Brasil, Santa Catarina e Camboriú. Aspectos locais e legislação de Camboriú.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Correspondência Oficial. Código Tributário Nacional. Atos Legais. Noções básicas de informática. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 100/01).Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 - Da Administração Pública - Dos Servidores Públicos - Dos Impostos Dos Municípios - Repartição Das Receitas Tributárias - Das Finanças Públicas - Dos Orçamentos. Lei das Licitações. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

AUXILIAR DE CONTABILIDADE

Contabilidade Pública: Conceitos gerais. Orçamento Público: Conceitos gerais; Processo de planejamento; Princípios. Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas .Constituição Federal e Emendas Constitucionais, com enfoque aos assuntos relacionados com Servidor Público, Previdência Social, Lei das Licitações . Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 100/01. Lei da Contabilidade Pública. Código Tributário Nacional. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

DESENHISTA

Noções de pavimentação e vias públicas. Desenho técnico: arquitetônico, de instalações, de estrutura, de topografia. Técnicas construtivas (fundações, coberturas, etc.). Especificação de materiais. Drenagem. Cortes e aterros. Ciência do ambiente e segurança do trabalho. Noções de informática: Auto-cad, Windows, Word e Excel. Ciência do ambiente e segurança do trabalho. Legislação rural e meio-ambiente. Estatuto do Servidor do Município de Camború.

DIGITADOR

Relacionamento interpessoal.Conhecimentos sobre princípios básicos de informática. Microsoft Word: edição e formatação de textos. Microsoft Windows. Microsoft Excel: elaboração de tabelas e gráficos. Internet. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

FISCAL DE OBRAS

Constituição Federal e Estadual (no que se refere a obras). Apontamentos e Medições. Procedimentos administrativos na elaboração de notificações, penalidades e relatórios. Obras de terraplenagem, concretagem e pavimentação. Conhecimento prático das normas técnicas da ABNT e especificações de obras. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

FISCAL DE TURISMO

Tributos: impostos, contribuições e taxas. Conteúdo: Tipologias de turismo e segmentação de mercado. Planejamento, desenvolvimento e organização de destinações turísticas. Estrutura pública federal, estadual e municipal. Políticas públicas de turismo. Organizações públicas e privadas de turismo. Atualidades do turismo e importância sócio-econômica. Sustentabilidade e impactos do turismo. Aspectos turísticos do município. Noções de Informática: Windows; Word; Excel; Internet. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

FISCAL DA SAÚDE

Lei Orgânica da Saúde/ Sistema Único de Saúde - diretrizes e competências. Atribuições da Vigilância Sanitária: conceito, abrangência das ações, ações desenvolvidas por área de abrangência. Constituição do Estado de Santa Catarina Artigo153. Relacionamento inter-pessoal e com a população. Código Sanitário do Estado de Santa Catarina. Fiscalização e orientação em ambientes de trabalho e saúde do trabalhador. Conceitos de: Comunidade; Cidadãs, Cidadãos, Cidadania - Direitos e Deveres. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

TÉCNICO AGROPECUÁRIO

Educação ambiental. Fundamentos de agrometeorologia. Sementes florestais: colheita e beneficiamento. Viveiros: instalação de viveiros, preparo de mudas, diferentes técnicas para produção de mudas. Manejo e conservação e preparação de solos. Formas de controle de pragas das diferentes culturas. Tecnologia da aplicação de defensivos agrícolas. Princípios de Ecologia. Produção Orgânica. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

TÉCNICO GESSO

Lei Orgânica da Saúde. Fraturas: conceitos . Política Nacional de Saúde. Urgência e Emergência. Engessamento. Necrose. Conhecimentos básicos: radiografia, luxação, ligamento, fratura, fratura exposta, ferimento e lesão. Segurança no Trabalho. Ética profissional. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Centro Cirúrgico: terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns. Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame.Doenças Transmissíveis: terminologia básica, noções de epideminologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas. Conhecimentos básicos: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, traumatismo, queimaduras. Código de Ética Profissional. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

TÉCNICO em RADIOLOGIA

Radiologia geral (Emergência, UTI, CC e Berçário). Tomografia. Mamografia. Princípios de Radiologia. Biossegurança. Proteção radiológica. Processamento de filmes radiológico; Identificação dos equipamentos radiológicos, seus componentes e acessórios. Anatomia e técnicas radiológicas: crânio, mastóides e sela turca, coluna cervical, torácica, lombo-sacra e do cóccix, bacia e articulações locais, membros inferiores e superiores, tórax, etc. Segurança no trabalho. Ética. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

TOPÓGRAFO

Topografia geral: escalas, interpretação de plantas, cálculo de áreas. Planejamento e controle da obra. Canteiro de obras. Terraplenagem, drenagem, arruamento e pavimentação; fundações superficiais e profundas. Noções de informática.Taquiometria. Área; Ângulo; Volume; Coordenadas. Representação Topógrafa. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

MONITOR II

As concepções de infância, de família e de sociedade: o processo de socialização. As tendências pedagógicas no Brasil e a didática. O Planejamento Pedagógico numa perspectiva de transformação social. A piscogênese da alfabetização. A construção do conhecimento matemático e a atuação do professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A elaboração do Universo pela criança : as noções de tempo, espaço, objeto e casualidade. O jogo na construção do conhecimento pela criança. O raciocínio infantil: o pensamento racional e pensamento criador. Avaliação. Estatuto da Criança. A orientação pedagógica, a formação continuada do professor e a integração - teoria e prática; Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases. Estatuto do Servidor Público do Município de Camború.

04 PARA OS CARGOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR - COMPLETO

DOS CONTEÚDOS

Língua Portuguesa

Processo de aquisição da leitura e da escrita. A constituição do leitor/autor. Formação do usuário da língua. Linguagem verbal (oral e escrita) e não-verbal (gestual, musical, plástica, cênica). Funções sociais da linguagem. Variação lingüística: variantes regionais, socioculturais e situacionais. Tipologia textual: textos pessoais (cartas, bilhetes), jornalísticos, literários (crônica, conto, romance, poesia). Estrutura e organização textual: coerência e coesão. Compreensão, interpretação e produção de texto. Fatos gramaticais: a palavra (classe, estrutura e processo de formação); a frase e sua estrutura; o período e sua estrutura (coordenação e subordinação); acentuação; pontuação. Elementos e relações de estrutura gramatical: fonologia, morfossintaxe, semântica. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADE

Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Meio ambiente e cidadania. Panorama da economia nacional. Posição geográfica e limites do Brasil, Santa Catarina e Camboriú. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/LEGISLAÇÃO

Currículo e o pleno desenvolvimento do educando: saberes necessários para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais. A construção de uma escola democrática e inclusiva. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Avaliação, recuperação paralela e decisões pedagógicas. Relação professor-aluno, escola-comunidade. A educação escolar como direito e dever do estado e o ensino fundamental - obrigatório e gratuito, como direito subjetivo. Concepções Filosóficas da Educação. Relação Educação - Sociedade - Cultura. Tendências pedagógicas na prática escolar. Planejamento, metodologia e avaliação do processo ensino e aprendizagem.

Bibliografia Sugerida:

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS)

Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988 Artigos : 205, 206, 208, 210, 227

Lei N.º 8.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente. Parecer CNE/CEB número 2 de 11/09/2001.

PERRENOUD, Philippe. "10 novas competências para ensinar". Porto Alegre. Artmed.

PERRENOUD, Philippe. Formando Professores Profissionais, Porto Alegre: Artmed - Artes Médicas Sul, 2001.

PIZANI, Alicia P. De; Pimentel, Magali M. de; Zunino, Delia Lerner. Compreensão da leitura e expressão escrita. Porto Alegre: Editora Artmed.

MOREIRA, Antonio Flávio B. (Org.) - Currículo - Questões atuais - São Paulo: Papirus.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Editora Mediação, 2000.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz,2000.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ADMINISTRADOR ESCOLAR

Orçamento Participativo. Espaço das unidades educacionais e educação inclusiva. Currículo. Comunidade Educativa. Unidades Educacionais e as diferenças. Avaliação e Registro. Especificidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental . Currículo como construção sócio-histórico e cultural. Formação Permanente e o Acompanhamento da Ação Educativa. Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico - PPP. Escola como locus da Ação Educativa. Legislação: Diálogo entre o Pedagógico e Administrativo. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diretrizes Curriculares Nacionais.

Sugestões Bibliográficas:

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 6.069, de 13 de julho de 1990). Diretrizes Curriculares Nacionais.

CANDAU, Vera. Reinventar a escola. São Paulo: Vozes, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando. Temas para um Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Vozes, 2000

PARO, Vitor H. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo, Ática, 1998.

ORIENTADOR ESCOLAR

Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo: conceito, fundamentos componentes. Fundamentação teórica, orientações metodológicas e enfoques didáticos das diferentes áreas do conhecimento. Projeto Político Pedagógico. Avaliação do processo educativo. Abordagens sobre formação reflexiva de professores e sobre formação de professores para a diversidade cultural. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Leitura de Mundo, Letramento e Alfabetização. Inclusão escolar.

Bibliografia Sugerida

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 1 a 3.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais :

COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.

NÓVOA, Antonio (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perpectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PIAGET, Jean. Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar.

VASCONCELOS, Celso. Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2001.

VASCONCELOS, Celso. Coordenação do trabalho pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

SUPERVISOR ESCOLAR

Participação e Autonomia entre os diferentes segmentos da Unidade Educacional : a supervisão e a direção no processo. Escola como locus da Ação Educativa. Programas e Projetos Sociais. Ação Supervisora e a relação entre o macro e o micro sistema. Espaço das unidades educacionais e educação inclusiva, diversidade: cultural, étnico-racial, gênero, sexual e geração. Projeto Político Pedagógico. Avaliação e Registro. Currículo como construção sócio-cultural. Formação permanente e o acompanhamento da ação educativa. Diretrizes Curriculares Nacionais, LDB.

Bibliografia sugerida

Lei Federal nº 6.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diretrizes Curriculares Nacionais.

ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In. RANGEL, Mary (org). Supervisão Pedagógica: princípios e práticas. Campinas, São Paulo. Papirus, 2001.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1988.

RANDÃO, Carlos Rodrigues. Em campo aberto: escritos sobre a educação e cultura popular. São Paulo 2001.

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL: SÉRIES INICIAIS

Planejamento Escolar. Recursos tecnológicos e sua relação com a aprendizagem. As diferentes modalidades de práticas pedagógicas e o processo ensino e aprendizagem. Planejamento Educacional e sua operacionalização. Currículo. Avaliação da aprendizagem escolar. Disciplina na Escola. Didática e as Tendências Pedagógicas. Os diferentes portadores de texto no desenvolvimento da escrita e da leitura. Alfabetização. Função social da escrita e da leitura. A função social da escola. Educação Inclusiva. Metodologia de Ensino. Legislação

Bibliografia Sugerida:

BRASIL, Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília - Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

DELORS, Jacques. Os Quatros Pilares da Educação. In. Educação: Um Tesouro a Descobrir, São Paulo: Cortez, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2000

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo:Cortez, 1998. MATENCIO, M.L. Leitura,produção de textos e a escola. São Paulo: Contexto,1991 MERCADO,I.C. Novas Tecnologias na Educação: reflexão sobre a prática. Maceió: Edufal,2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro, São Paulo: Cortez, Brasília. D.F., Unesco, 2000.

MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Volumes: Introdução, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física e Temas Transversais, Brasil, D.F., 1997

Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

PROFESSOR: EDUCAÇÃO INFANTIL

Teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Currículo. Metodologia de Ensino. Alfabetização. Jogos Infantis. Fundamentos. O lúdico e a aprendizagem. Planejamento do ensino, seleção e organização de conteúdos Projetos de Trabalho. Avaliação. A Instituição da Educação Infantil e do espaço na escola de Educação Infantil. Formação na infância e socialização. O papel do lúdico no desenvolvimento infantil. Diferentes linguagens e objetos de conhecimento na infância.Matemática na Educação Infantil. Legislação. Educação inclusiva. Evolução das concepções sobre a Educação Infantil.

Bibliografia Sugerida:

ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação Infantil : Creches - Atividades para Crianças de Zero a Seis Anos.São Paulo/SP: Moderna, 1999.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998 .Volumes 1,2,3.

Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília - DELORS, Jacques. Os Quatros Pilares da Educação. In. Educação: Um Tesouro a Descobrir. SP. Cortez, 1998- Cap. 4.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez,1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender - O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

MACHADO, Maria Lúcia de A Educação Infantil - "Por uma Pedagogia da Educação Infantil"; In. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização- São Paulo: Libertad, 2000.

BRASIL - Lei Federal Nº 9394/ 96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL - Lei Nº 8069, de 13 de julho de 1990.Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília- 2000.

PROFESSOR: ARTE

A construção do conhecimento em arte. Aspectos conceituais do ensino da arte. Arte como linguagem e área de conhecimento. Abordagens metodológicas do ensino de Arte. Contextualização, reflexão e fazer artístico. Artes visuais e percepção visual. História da arte. Contextualização da formação profissional do professor. Análise da função do professor de arte diante de uma proposta de educação inclusiva. Elementos formais das Artes Visuais; da Dança; da Música e do Teatro.

Bibliografia Sugerida

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Proposta Curricular de Santa Catarina.

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Arte Histórica e Ensino: Uma Trajetória. São Paulo, Cortêz, 2.001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre Artmed-Artes Médicas Sul, 2000

PILLAR, Analice Dutra (organizadora). A educação do olhar no ensino das artes (textos). Ana BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max, 2002.

PROFESSOR: CIÊNCIAS

A interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Ciências. Como as Ciências Naturais evoluíram através dos tempos. Papel do professor e papel do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Desenvolvimento sustentado - relações entre ecologia, economia e educação ambiental. Relações entre tipos de poluição, ecossistemas urbanos, energia e meio ambiente. Elementos químicos - usos tecnológicos e papel que desempenham na nutrição e saúde humana. Transformações físicas e químicas das substâncias. O corpo humano - importância e funções do esqueleto, sistema nervoso e sistema circulatório. Os órgãos do sentido - audição, visão, paladar e olfato. . O papel e a importância da experimentação e do estudo do meio no ensino de Ciências. Ciclos biogeoquímicos - água, nitrogênio, oxigênio e carbono na biosfera.

Bibliografia Sugerida

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. Ciências Naturais.

CANIATO, Rodolfo. A Terra em que vivemos. Campinas: Papirus,2001.

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan amorosino; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O Ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP.

PROFESSOR: EDUCAÇÃO FÍSICA

Elementos para uma prática libertadora e democrática. A educação física no currículo da educação básica: significado e possibilidades. Educação Física, esporte e lazer. Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em Educação Física, enquanto construção social. Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares. Esporte: dimensões educativas da competição no âmbito escolar. Corpo e sociedade: a cultura corporal. Ética profissional.

Bibliografia Sugerida

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998

FEGEL, M.J. Primeiros Socorros no Esporte. 1ª ed. São Paulo, Manole. 2002

MARCELLINO, N.C. Pedagogía da animação. Campinas: Papirus, 1990

SOARES, C. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992

TANI,G.; MANOEL,E.J.; KOKOBUN,E; e PROENÇA,J.E. Educação Física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp/EPU, 1988.

PROFESSOR: GEOGRAFIA

Globalização e as novas territorialidades: as redes de cidades. Aspectos geopolíticos. A urbanização brasileira e cidadania. Campo e a cidade: terra, trabalho e cidadania. Brasil diante das questões sócio-ambientais. Os desafios da conservação ambiental: as interações entre sociedade e natureza. O ensino de Geografia no ensino fundamental.

Bibliografia Sugerida

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Brasília: MEC/SEF, 1998 - Vol. Geografia (3º e 4º ciclos)

CORREA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertand Brasil.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996 Brasília: MEC/SEF, 1998 - Vol. Temas Transversais (3º e 4º ciclos)

CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Atual. 1998.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1990.

PROFESSOR: HISTÓRIA

Economia, Sociedade e Cultura na Antiguidade: as primeiras civilizações do Oriente, a civilização grega e a romana. A transição do feudalismo para o capitalismo. A Europa moderna: o absolutismo, o expansionismo marítimo, o mercantilismo, o renascimento e a reforma. O Brasil colônia: a sociedade colonial, economia e escravidão, os jesuítas e a ação da Igreja. A afirmação do capitalismo e do liberalismo: o Iluminismo, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e a nova sociedade do trabalho. Economia, sociedade, urbanização e cultura no Brasil do século XIX. Economia, sociedade, industrialização e cultura no Brasil do advento da República ao fim da época Vargas (1889-1945). Política, sociedade e cultura no Brasil pós-1945 até o fim dos governos militares. Brasil contemporâneo. História e cultura na sociedade globalizada.

Bibliografia Sugerida

BRASIL. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,1998.

MOTA, Carlos Guilherme. A experiência brasileira. A grande transação. São Paulo: SENAC, 2000.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1990.

PROFESSOR: INGLÊS

Teacher Development and Teaching Practice. Language as communication. Language system: phonology, morphology, syntax. Objectives in Teaching English as a Foreign Language; Methods, approaches, techniques and resources; The four skills:

Bibliografia Sugerida

BERLITZ, Charles. Passo a Passo - Inglês. São Paulo:Martins Fontes,2000.

FLAMM, Jacqueline. On Course 2. Oxford University Press, 1999.

PRESCHER, Elisabeth. AMOS,Eduardo. Graded English. São Pulo: Moderna,2003.

PROFESSOR: ESPANHOL

Clasificación de las palabras. Reglas de acentuación. Expreciones populares. Los verbos relacionados a los hábitos diários. La ortografia. Extensión del Español em el mundo.Sinónimos y antônimos. Expresiones idiomáticas. Oraciones. Poesias.

Bibliografia Sugerida

BRASIL. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SOTO, M. Balbás. Quieres aprender español. Livro A,B e C. São Paulo: FTD, 1994.

CARVAJAL, Gladis Salinas, Bienvenidos:español para niños. São Paulo:FTD,2000.

GONZALES, J. Fernándes. Español para todos. São Paulo:Ática,2003.

PROFESSOR: LÍNGUA PORTUGUESA

Aprendizagem da língua materna: tecendo conhecimentos sobre a sua estrutura, uso e funções. Linguagem: uso/função/análise e reflexão. Língua oral/escrita; variações lingüísticas; norma padrão. Leitura, produção de textos, análise e reflexão sobre a língua: texto/textualidade; coesão textual; coerência textual. Lúdico e expressão lingüística. Metodologia Língua Portuguesa. Tipologia textual. Processos de ensino e da aprendizagem da gramática normativa. Semântica.

Bibliografia Sugerida

Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. Volume Língua Portuguesa, 1998.

CARNEIRO, Agostinho. Redação em construção. São Paulo: Moderna, 2001.

CHALHUB, Samira. Funções da Linguagem. São Paulo: Ática, 1989.

CHIAPPINI, L. Aprender e ensinar com textos didáticos . São Paulo:Cortez, 1997.

GERALDI, João Wanderley. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

KAUFMAN, A.M. e Rodrigues, M.E. Escola. Leitura e produção de textos. PortoAlegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, I.G.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

MOISES, Massaud. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 2005.

ROCHA Lima, Carlos Henrique. Gramática Normativa da Língua Portuguesa, 26ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1985

PROFESSOR: MATEMÁTICA

Os números: naturais e inteiros; operações, propriedades, divisibilidade. Racionais: representação fracionária e decimal, operações e propriedades. irracionais e reais. Caracterização, representação na reta, representação como radical, operações, propriedades. A álgebra: cálculo literal. Funções de 1º e 2º graus. Situações problemas contextualizadas: proporcionalidade, regra de três simples ou composta, porcentagem, juros simples e noção de juros compostos. Geometria: ângulos, polígonos, círculos; semelhança. Relações métricas e trigonométricas nos triângulos: áreas das principais figuras planas; volumes dos principais sólidos. Medidas: sistemas de medidas usuais, decimais ou não.

O ensino de Matemática no ensino fundamental: Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos. Lúdico e matemática. Uso de recursos no processo de ensino e aprendizagem de matemática: (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revista, jogos outros materiais).

Bibliografia Sugerida

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Matemática - Ensino de 5a a 8a séries - Brasília : MEC/SEF 1998

IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual

CÂNDIDO, Suzana Laino. Formas num mundo de formas. São Paulo: Moderna, 1997.

IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo. Atual: 1997. Volumes: 1, 5, 9 e 10

PARRA, Cecília & SAIZ, Irma. A didática da Matemática, reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PROFESSOR: ENSINO RELIGIOSO

Conhecimentos sociológicos e antropológicos. O ensino e a aprendizagem de valores e atitudes. Conceitos e Valores. Direitos e deveres. Pluralidade cultural. Estrutura da família contemporânea. Direitos e deveres. Patrimônio Cultural. Etnias: trajetórias das etnias no Brasil. Diversidade cultural. Vida sociofamiliar e comunitária. Estatuto da Criança e do adolescente. Cidadania.

Bibliografia Sugerida

ARANHA, Mª Lúcia de Arruda e Martins. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo:Moderna,1986.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais.

CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos. São Paulo: Cortez,1998.

FOFOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade:curso no Collége de France. Tradução Mª Ermantina Galvão. São Paulo:Martins Fonte,1999.

KOHAN, Walter Omar,LEAL, Bernardina. Filosofia na Escola Pública. São Paulo,Vozes,Vol.VI,2000.

SOUZA, Nivaldo Alves de. A criança como pessoa de visão. Florianópolis, Sophos,2001.

PEDAGOGO

A construção de uma escola democrática e inclusiva que garanta o acesso, a permanência e aprendizagens efetivas, significativas e relevantes. Desenvolvimento do educando: saberes necessários para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Fundamentos da Educação Especial. A Política educacional e a Educação Especial. O Currículo e avaliação na Educação Especial. Inclusão:Construindo uma sociedade para todos. Avaliação, recuperação paralela e decisões pedagógicas. Relação professor-aluno, escola e comunidade. A educação escolar como direito e dever do estado. Concepções Filosóficas da Educação. Relação Educação-Sociedade-Cultura. Currículo nas salas de aula inclusivas. Aprendizagem nas escolas inclusivas. Tendências pedagógicas na prática escolar. Educação e Legislação.

Bibliografia Sugerida:

Constituição Federal/1988 - artigos 205 e 214 e artigo 60 das disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.

Lei Federal 9394 de 20/12/96 e suas alterações - Estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Luria, Leontilo, Vygotsky e outros - Psicologia e Pedagogia - SP - Moraes 2003.

Parecer CNE/CBE n.º 17 / 2001 - Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) - Volumes 01 a 10.

Resolução CNE/CEB - Educação Especial.

Lei Federal 8069 de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

MANTOAN, M.T.E (org) Caminhos pedagógicos da inclusão: como estamos implementando a educação (de qualidade) para todos nas escolas brasileiras. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2002.

PSICOPEDAGOGO

Fundamentos Gerais da Educação e sua Relação com a Psicopedagogia. Aspectos do Processo de Ensino-aprendizagem. Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático. Psicopedagogia na Educação Infantil e Anos Iniciais. Psicogênese da linguagem oral e escrita. Técnicas de Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico. Psicomotricidade. Jogos e técnicas de Dinâmicas de Grupo. Psicologia do Desenvolvimento Humano. Técnicas de Avaliação e diagnóstico Psicopedagógico. Inclusão escolar - Concepção e Metodologia do Ensino de deficiências múltiplas Relacionamento interpessoal. Ética profissional.

Bibliografia Sugerida:

ANTUNES, C. Alfabetização emocional: novas estratégias. Petrópolis: Vozes, 1999

BARBOSA, R.M. Matemática magistério. São Paulo: Atual, 1986. v.2 e operações. São Paulo: Scipione, 2002

BRASIL. Constituição Federal de 1988.

_______. LDB. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Elaboração Ignez Pinto Navarro et al. Brasília: MEC, SEB, 2004.

BRZEZINSKI, Iria. (org). LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, DECLARAÇÃO de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília - Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

99 COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: ArtMed, 1995. v.18.

MÜSCELE, M.S. Como desenvolver a psicomotricidade? São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

OLIVEIRA, Romualdo. Política Educacional: impasses e alternativas. São Paulo: Cortez, 1995

ADVOGADO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Ministério público e a advocacia. Controle da administração pública. Direito constitucional: Constituição da República Federativa do Brasil: conceito e conteúdo. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, generalidades, direito de ação; devido processo legal; habeas-corpus; mandado de segurança; ação popular; mandado de injunção. Poder Legislativo: composição e atribuições. Poder Executivo: composição e atribuições. Poder Judiciário: composição e atribuições. Princípios constitucionais do orçamento. Direito do consumidor. Direito Civil: espécies; eficácia no tempo e no espaço; interpretação; efeitos; solução de conflitos intertemporais e espaciais de normas jurídicas. Das pessoas: conceito, espécie, capacidade, domicílio. Ato jurídico: noção, modalidades, forma extrínseca, vícios, nulidade. Prescrição e decadência. Bens: das diferentes classes de bens. Da propriedade em geral: propriedade imóvel, formas de aquisição. Dos direitos reais sobre coisas alheias: disposições gerais, servidões, usufruto. Dos direitos de vizinhança; uso nocivo da propriedade. Dos registros públicos. Conceito e estrutura das obrigações: classificação e modalidades das obrigações. Efeitos e extinção das obrigações. Dos contratos: disposições gerais. Direito processual civil: jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária. Competência: conceito, espécies, critérios determinados. Formação, suspensão e extinção do processo. Direito administrativo. A organização administrativa. Centralização e descentralização. Administração direta e indireta. Autarquias. Fundações públicas. Empresas públicas e sociedade de economia mista. Agentes públicos. Servidores públicos. Licitações. Contratos administrativos. Bens públicos. Serviços públicos. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

ENGENHEIRO CIVIL

Instalações hidráulicas prediais. Instalações sanitárias. Meio ambiente. Sistema de tratamento de água potável. Sistema de poços artesianos. Sistema de tratamento de esgotos. Tratamento e incineração de lixo. Sistema de captação e drenagem de águas pluviais. Fiscalização de obras e Serviços de Engenharia. Impermeabilização. Coberturas. Revestimentos. Acabamentos. Segurança em edificações públicas e industriais. Pavimentos rígidos e flexíveis. Drenagem de pavimentos. Captação de águas pluviais. Combate a erosões. Reparos em pavimentos - rígidos e flexíveis. Pintura e reparos de sinalização horizontal. Plantio e conservação de revestimento vegetal. Sistema de comunicação visual. Planejamento de obras e serviços de engenharia. Cronograma físico-financeiro. Orçamento de obras e de Serviços de Engenharia. Fluxograma de pagamentos de faturas. Reajustamento de preços. Controle de prazos. Medições de obras e serviços de engenharia. Noções de informática. Ética profissional. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

Sugestão de Referência bibliográfica - Área da Saúde:

Conhecimentos de Saúde Pública:

Organização dos serviços de saúde no Brasil e em Santa Catarina. Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes. Indicadores de Saúde, Sistema de vigilância epidemiológica. Endemias e epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento, Modelo Assistencial. Planejamento e programação local de saúde. Política Nacional de Humanização.

RAMOS, Jairo et alls. Atualização Terapêutica, Ed. Artes Médicas, 20ª ed, 2001;

SILVA, Luiz Carlos Correia. Condutas em Pneumologia, Vol 1 e 2, Ed. Revinter Bethlem, Pneumologia, Editora Atheneu.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios. Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

BRASIL, Constituição Federal de 1988 - Título VIII, Capítulo II, Seção II, Artigos de 196 a 200, Da Saúde.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 648, de 28 de março de 2006. Brasília, 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde. Disponível em www.saude.gov.br/dab

Freitas, Carlos Machado de. A Vigilância da Saúde para a Promoção da Saúde. In: Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências (capítulo 7). Autores: Dina Czeresnia e Carlos Machado de Freitas. Editora Fiocruz, 2003.

PINHEIRO R, MATTOS RA. (Org.). Construção da Integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro. UERJ/MS: Abrasco, 2003.

CUNHA, J.P., Cunha, R.E. Sistema Único de Saúde - Princípios. In_____ Brasil. Ministério da

FONOAUDIÓLOGO

Sistema do aparelho auditivo: bases anatômicas e funcionais. Audiologia clínica. Procedimentos subjetivos de testagem audiológica: indicação, seleção e adaptação do aparelho de ampliação sonora individual. Audiologia do trabalho: ruído, vibração e meio ambiente. Audiologia educacional. Neurofisiologia do sistema motor da fala. Funções neurolingüísticas. Sistema sensório-motor-oral: etapas evolutivas. Desenvolvimento da linguagem. Deformidades crânio-faciais. Características fonoaudiológicas. Avaliação mio-funcional. Tratamento fonoaudiológico. Disfonias. Aspectos preventivos. Avaliação e fonoterapia. Distúrbio de linguagem da fala e da voz. Desvios fonológicos. Desequilíbrio da musculação oro-facial e desvios da deglutição. Prevenção, avaliação e terapia mio-funcional. Disfonias: teorias, avaliação e tratamento fonoaudiológico. Distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita: prevenção, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica. Aleitamento materno. Assistência fonoaudiológica domiciliar. Código de Ética Profissional.

MÉDICO (Clínica Geral)

Saúde Pública: Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Medicina Geral. Doenças infecciosas comuns. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial, neoplasias. Do Sistema Digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Pancreatite. Cirrose hepática. Doenças Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas imunológicas, doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama intercorrências no ciclo gravídico. Abordagem clínica do paciente febril. Tuberculose. Gripe e resfriado. Código de ética médica.

MEDICO CARDIOLOGISTA

Noções básicas de saúde pública. Conhecimentos do SUS. Métodos Propedêuticos de Diagnósticos. Anatomia do Sistema Cardiovascular. Semiologia do Aparelho Cardiovascular. Febre Reumática. Hipertensão Arterial Sistêmica. Insuficiência Coronariana. Insuficiência Cardíacas. Miocardiopatias. Endocardites. Cardiopatias Congênitas. Doenças Valvulares. Doença da Aorta e Doenças do Pericárdio. Código de ética médica.

MÉDICO DERMATOLOGISTA

Noções básicas de saúde pública. Conhecimentos do SUS. Hanseníase, leismaniose, pênfigos, penfigoides e outras doenças,sífilis,DST e AIDS: Gonorréia, cancro mole, linfogranuloma venéreo, donovanose, uretrites não gonocócicas, herpes simples genital, micoses superficiais: dermatofitoses, ptiríase versicolor,candidíase, dermatoses zooparasitárias, piodermites, eczemas, psoríase, acne. Doenças do tecido conjuntivo: lupus, dermatomiosite, esclerodermia, doença mista tecido conjuntivo. Tumores: carcinomas espinocelular, basocelular, melanoma. Ética profissional. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

MÉDICO GINEO-OBSTETRÍCIA

Anatomia dos órgãos genitais. Endocrinologia do ciclo menstrual. Infecção Genital. Infecções Vaginais. Infecção pelo papilomavírus: diagnóstico e tratamento. Doença sexualmente transmissível. Uroginecologia: Métodos para investigações das disfunções do trato urinário inferior; Incontinência urinária. Cistite crônica. Endocrinologia ginecológica: Puberdade. Puberdade precoce. Hemorragia uterina disfuncional. Tensão pré-menstrual. Amenorréia primária e secundária. Síndrome dos ovários policísticos; Genitália ambígua. Climatério. Neoplasia genital. Neoplasias benignas. Neoplasias malignas. Lesões precursoras do câncer do colo. Neoplasias do colo uterino. Neoplasias do endométrio.Tumores sólidos e císticos benignos do ovário. Tumores epiteliais do ovário. Mastologia: Exames de imagem: mamografia e ultra-sonografia. Alterações funcionais benignas. Mastalgia; Derrame papilar; Tumores sólidos benignos. Cistos da mama; Cirurgia para câncer de mama. Métodos anticoncepcionais. Ginecologia Geral. Assistência pré-natal. Avaliação da maturidade fetal. Contrações uterinas para diagnóstico de trabalho de parto. Mecanismos do parto. Planejamento familiar no pós-parto. Patologia Obstétrica: Abortamento; gravidez ectópica. Neoplasia trofoblástica gestacional. Gravidez prolongada; Crescimento intra-uterino retardado. Mortalidade materna; mortalidade perinatal e neonatal.

MÉDICO NEUROLOGISTA

Noções básicas de Saúde Pública. Conhecimentos do SUS. Normas Operacionais Básicas. Epidemiologia; Fisiopatologia; Diagnóstico. Clínica. Tratamento. Prognóstico e prevenção de doenças neurológicas. Exame neurológico do adulto. Exame neurológico da criança. Síndromes cordicais. Síndromes cerebrais. Paralisia facial periférica Síndromes medulares. Coma. Síndromes piramidais. Neuroparasitoses. Tumores cerebrais. Síndromes extrapiramidais. Linguagem. Neuroviroses. Miastenias graves. Doenças musculares. istúrbios que simulam epilepsia. Convulsões parciais. Epilepsia generalizada. Epilepsia parcial. Poliomielite. Polineurites. Paralisia cerebral. Principais síndromes genéricas em neuropediatria. Erros inatos do metabolismo. Exames complementares. Doenças musculares. Código de ética médica..

MEDICO OFTALMOLOGISTA

Noções básicas de Saúde Pública. Conhecimentos do SUS. Saúde Pública: Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Medicina Geral. Doenças infecciosas comuns. Anatomia; Fisiologia. Farmacologia. Refração e ótica oftálmica. Uveites. Glaucoma. Estrabismo, catarata e clínica oftalmológica geral. Código de ética médica. Exames complementares. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

MEDICO ORTOPEDISTA

Fraturas: conceitos, identificação, classificação, tipos de tratamento, acompanhamento e complicações dos diferentes tipos de fraturas. Luxações. Entorses e lesões ligamentares. Traumatologia infantil: aspectos das diferentes lesões traumáticas ortopédicas no esqueleto imaturo, identificação, classificação. Lesões ósseas, fisárias, ligamentares, e outras. Ortopedia pediátrica. Alterações no crescimento, no desenvolvimento normal do esqueleto. Patologias infecciosas do aparelho locomotor e esqueleto.Tumores ósseos. Doenças osteometabólicas. Osteoporose. Patologias osteoarticulares adquiridas: doenças degenerativas, lombalgias, DORT e LER, e outras. Lesões dos nervos periféricos. Osteossínteses e osteotaxias: conceitos, técnicas, materiais de implante e/ou síntese. Orteses e próteses. Patologias comuns do consultório ortopédico. Atendimento ao paciente politraumatizado. Anatomia, histologia, embriologia e fisiologia do esqueleto e do processo de consolidação óssea. Código de ética médica.

MEDICO PEDIATRA

A Principais patologias do recém nascido. Leitamento Materno. Imunização. Alimentação. Problemas de crescimento físico, de desenvolvimento motor e da nutrição. Desenvolvimento neuropsicomotor. Principais patologias oftalmológicas da infância. Principais problemas de vias aéreas superiores - nariz, garganta, ouvido, boca e pescoço. Principais doenças cardiológicas. Distúrbios respiratórios. Avaliação do crescimento. Abordagem psicológica da criança. distúrbios da audição da fala e da linguagem. Doenças do tubo digestivo e parede abdominal - doenças gastrintestinais. Doenças endócrinas. Doenças exantemáticas, doenças de pele mais comum na infância. Principais doenças ortopédicas. Principais doenças hematológicas. Principais doenças oncológicas. Principais doenças infectos contagiosas da infância. Principais doenças cirúrgicas da infância. Urgências e emergências pediátricas. Direitos da criança e do adolescente. Vigilância do óbito infantil e fetal. Código de ética médica. Conhecimento saúde pública.

MEDICO PNEUMOLOGISTA

Pneumologia: infecções e neoplasias. Conhecimentos de saúde pública. Dispnéia. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Asma. Hipertensão Pulmonar. Síndrome de Desconforto Respiratório Agudo (SRDA). Derrames Pleurais. Brônquios Aguda. Tuberculose Pulmonar e Tuberculose Pleural. Nódulo Pulmonar Solitário; Câncer de Pulmão. Medicina Geral. Conhecimento saúde pública: Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectam-contagiosas.. Código de ética médica.

MÉDICO PSIQUIATRA

Psicologia médica. Psiquiatria social e comunitária. Epidemiologia psiquiátrica. Transtornos mentais orgânicos. Transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. Esquizofrenia. Transtornos do humor. Transtornos ansiosos. Transtornos alimentares. Transtornos da personalidade. Transtornos mentais da infância e adolescência. Urgências psiquiátricas. Psicofarmacologia. Eletroconvulsoterapia. Noções psicodinâmicas de funcionamento mental. Modalidades psicoterápicas e psicodinâmicas. Desenvolvimento psíquico. Adolescência e conflito emocional. Equipe multidisciplinar e ambulatorial. Política e Diretrizes da Saúde Mental.

Conhecimentos de saúde pública. Código de ética médica.

MÉDICO DO TRABALHO

Doenças do trabalho ( pneumoniconiose, benzeno, mielopatias ocupacionais, saturnismo e outras intoxicações por metais, intoxicações por agrotóxico, patologias causadas pelo ruído, lesões por esforços repetitivos, doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, dermatoses ocupacionais, etc.). Toxicologias e higiene ocupacional: Psicopatologias do trabalho e desgaste operário: Comunicação de Acidente do Trabalho-fundamentação legal e usos possíveis: legislação: tópicos específicos de saúde do trabalhador. Vigilância em ambientes de trabalho: Processo-doença e trabalho: Estruturação de serviços de saúde do trabalhador a nível municipal. Epidemiologia e saúde do trabalhador: Modelos de organização dos serviços de saúde. Exposição ocupacional a material biológico- perfuro cortante e aéreos. Conhecimentos de saúde pública. Código de ética médica.

MEDICO UROLOGISTA

Sinais e sintomas de doenças do sistema gênito-urinário. Anatomia e Embriologia do trato gênitourinário. Diagnóstico em urologia. Obstrução urinária e refluxo. Infecções urinárias. Doenças sexualmente transmissíveis. Litíase urinária. Tumores do trato gênito-urinário. Bexiga neurogenica e estudo urodinâmico. Adrenais. Transplante renal. Cirurgia de Rins - Ureteres - Bexiga - Próstata e vesículas seminais. Cirurgia do pênis - Uretras masculina e feminina - Testículo - Escroto e Cordão espemático. Anomalias do trato gênito-urinário. Infertilidade e disfunção sexual. Código de Ética Médica. Conhecimentos de saúde pública. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

MÉDICO VETERINÁRIO

Métodos Epidemiológicos aplicados à saúde pública. Planejamento, implantação e avaliação de Programas de Controle de Animais Sinantrópicos, Vetores e Peçonhentos. Principais zoonoses de interesse em saúde pública urbana: Raiva, Leptospirose e Dengue. Zoonoses emergentes: Leishmaniose. Febre Amarela e Hantavirose. Vigilância sanitária de alimentos. Enfermidades transmitidas por alimentos. Legislação sanitária relativa ao controle de alimentos. Conhecimentos de saúde pública. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

ODONTÓLOGO

Diagnóstico e tratamento de: infecções odontogênicas, alterações de desenvolvimento das estruturas orais e peri-orais, hiperplasias e neoplasias benignas, lesões pré-malignas, neoplasias malignas neoplasias odontogênicas cistos odontogênicos, cistos não odontogênicos lesões periapicais, infecções bacterianas, virais e micóticas. Anatomia macroscópica e microscópica do periodonto. Farmacologia: Receituário. Anti-inflamatório. Antibióticos. Analgésicos. Drogas utilizadas em anestesia local. Técnicas anestésicas . Prevenção e tratamento de emergências médicas em odontologia. Princípios de tratamento e prevenção das infecções . Materiais e instrumentais. Exames clínicos e radiográficos. Mecanismos de defesa da gengiva. Características clínicas da gengivite. Epidemiologia das doenças gengival. Doenças gengivais da infância. Considerações ortodônticas. Radiologia: Radiografias dentárias, panorâmicas e extra-orais, interpretação.

ENFERMEIRO

Técnicas de Enfermagem: sinais vitais; higienização; administração de medicamentos via oral e parenteral; cuidados especiais; coleta de material para exame. Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica; noções de epideminologia; esterilização e desinfecção; doenças de notificação compulsória; isolamento; infecção hospitalar; vacinas. Socorros de Urgência: parada cardio-respiratória; hemorragias; ferimentos superficiais e profundos; desmaio; afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras; fraturas e luxações; corpos estranhos; politraumatismo, queimaduras. Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil; alimentação; doenças mais comuns; berçários e lactários. Centro Cirúrgico: terminologia cirúrgica; cirurgias mais comuns. O Corpo Humano: Anatomia; Fisiologia. Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Enfermagem. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho; sigilo profissional.

FARMACÊUTICO

Mecanismos de ação das drogas. Farmacocinética. Anti-hipertensivos. Antibióticos , Antiinflamatórios. Drogas que atuam no Sistema Nervoso Central. Noções de toxicologia. Padronização de medicamentos. Material médico-hospitalar. Política Nacional de Medicamentos. Medicamentos genéricos. Assistência Farmacêutica (Gerenciamento farmacêutico e atenção farmacêutica). Ética e Legislação Profissional. SUS - Princípios, diretrizes e normatização. Conhecimentos de saúde pública.

FISIOTERAPEUTA

Anatomia,fisiologia,histologia,neuroanatomia,patologia. Fundamentos de Fisioterapia. Técnicas: cinesioterapia motora, manipulações, cinesioterapia respiratória, fisioterapia respiratória em UTI. Técnicas preventivas : alterações musculoesqueléticas, prevenção de escaras de decúbito, complicações do aparelho respiratório. Técnicas de treinamento em locomoção e de ambulação: treinamento com muletas e andadores, treinamento com cadeiras de rodas e outros. Técnicas específicas para a área ambulatorial: eletro, foto e termoterapia. Mecanoterapia e em métodos e técnicas cinesioterápicas que promovam a reeducação funcional. Fisioterapia nos diferentes aspectos clínicos e cirúrgicos. Conhecimentos em anatomofisiopatologia das alterações musculoesqueléticas, neurológicas e mental, cardiorrespiratórias, angiológicas e pediátricas. Atendimento nas fases pré e pós‑operatórias nas diversas patologias. Ortopedia e traumatologia. Clínica médica. Neurocirurgia e Neuroclínica - pacientes com alterações de consciência ou não, submetidos a tratamento clínico, pré ou pós-operatórios de patologias neurológicas, seqüelados ou não, com vários graus de acometimento. Pediatria - pacientes com alterações respiratórias, motoras ou metabólicas decorrentes de afecções cirúrgicas, neurológicas, ortopédicas e outros. Conhecimentos de saúde pública.

ASSISTENTE SOCIAL

Metodologia do Serviço Social. Correntes Teórico-Metodológicas no Serviço Social. As práticas e estratégias da ação profissional do Serviço Social. Desenvolvimento de comunidade: a ação do serviço social junto às comunidades. Serviço Social na Educação. O papel do Serviço Social na Organização Escolar. Política e Planejamento Social. Política Social: perfil histórico das políticas sociais no Brasil. A assistência social no Brasil: perfil histórico. A Lei orgânica da Assistência Social e sua centralidade para a construção da política de assistência social. A assistência enquanto espaço de planejamento social. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Administração em Serviço Social. A prática institucionalizada do assistente social nas organizações públicas. Ação profissional do Assistente Social junto ao gerenciamento de Recursos Humanos na instituição pública. Ética e Serviço Social: A Ética Social e a Ética Profissional. Diretrizes Norteadoras da Prática Profissional. Saúde Pública. A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Sistema Único de Saúde- SUS. Norma Operacional da Assistência à Saúde. Conhecimentos de saúde pública. Estatuto do Servidor do Município de Camboriú.

NUTRICIONISTA

Unidades de alimentação e nutrição - objetivos e características, planejamento físico, recursos humanos, abastecimento e armazenamento. Interação entre medicamentos e nutrientes Conservação e armazenamento de alimentos: uso do calor, do frio, do sal/açúcar, aditivos, irradiação e fermentação. Nutrição normal: definição, leis da alimentação / recomendações de nutrientes. Planejamento, avaliação e cálculo de dietas e(ou) cardápio para adulto, idoso, gestante, lactente, pré-escolar e escolar, adolescente e coletividade sadia em geral. Desnutrição: epidemiologia de desnutrição, aspectos sociais e econômicos. Diagnósticos antropométricos: padrões de referência; avaliação nutricional do adulto: índice de massa corporal . Dietoterapia nas enfermidades do sistema cardiovascular. Dietoterapia nos distúrbios metabólicos: obesidade - Diabete. Dietoterapia nas carências nutricionais: desnutrição energético-protéica, anemias nutricionais e carência de vitaminas. Dietoterapia das doenças renais. Vigilância Sanitária: noções básicas de processo administrativo sanitário. Noções básicas de Vigilância Epidemiológica. Legislação sanitária.. Ética e legislação profissional.

PSICÓLOGO

Psicologia do desenvolvimento. Reforma psiquiátrica no Brasil. Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica. Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação de resultados. Técnicas de entrevista. Psicopatologia geral. Doença Psicossomática. Psicologia social e psicologia sociohistórica. Psicologia institucional.Iinterdisciplinaridade e multidisciplinariedade em saúde. Psicoterapia breve. Teorias e técnicas psicológicas: psicanálise Gestalt Terapia, Behaviorismo, Reich. Clínica infantil: teoria e técnica. Clínica de adolescentes: teoria e técnica. Psicoterapia familiar: teoria e técnica. Psicoterapia de grupo. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. A violência na infância, na adolescência e na família. A clínica da terceira idade. Saúde do trabalhador: conceitos e práticas. Ética e legislação profissional.