Prefeitura de Itacarambi - MG

Notícia:   102 vagas para diversos cargos de até R$ 740,00 na Prefeitura de Itacarambi - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACARAMBI

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 02/2010

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACARAMBI faz saber que realizará Processo Seletivo Público de Provas, para preenchimento de vagas, observado o disposto na Legislação Municipal e Federal, na forma determinada neste Edital. O Processo Seletivo será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados, inscrita no CNPJ 23.852.734/0001-02, situada na Avenida Amazonas, 311, 3º Andar - Centro, CEP: 30.180-000 - Belo Horizonte - MG.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os Empregos, vagas, salários, valores de inscrições, carga horária, descrição resumida das vagas, escolaridades e tipos de provas, são os constantes do Anexo I. As vagas por áreas e micro-áreas para o emprego de Agente Comunitário de Saúde constam do Anexo II. Os programas das provas objetivas constam do Anexo III, deste Edital.

2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1. Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na forma da Lei.

2.2. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3 - DAS CONDIÇÕES PARA A CONTRATAÇÃO

3.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

3.3. Ter, na data da contratação, 18 (dezoito) anos completos.

3.4. Estar em gozo dos direitos políticos.

3.5. Possuir a habilitação exigida para o emprego pretendido.

3.6. Para o emprego público de Agente Comunitário de Saúde, o candidato deverá residir na área da comunidade em que houver vaga, desde a publicação deste Edital.

3.7. Gozar de boa saúde física e mental.

4 - DAS INSCRIÇÕES

4.1 SEDE DO MUNICÍPIO:

4.1.1. Local: Prefeitura Municipal de Itacarambi /MG

4.1.2. Período: 28, 29 e 30 /12/2010 e de 03 a 07/01/2011

4.1.3 Documentação exigida: O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica, quando de inscrição presencial, os seguintes documentos:

a) Comprovante de recolhimento do valor da inscrição, em impresso próprio, a ser fornecido no próprio local de inscrição.

b) Original e fotocópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, esta deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de documento do procurador.

c) Laudo médico de deficiência do candidato, quando cabível.

d) Para o emprego público de Agente Comunitário de Saúde, o candidato deverá apresentar comprovante de residência atual.

4.2. O Edital estará disponível no endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br e no saguão da Prefeitura Municipal à disposição dos interessados.

4.3. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente processo, nas condições do item 9.10 deste Edital, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do emprego público e declarado no ato da inscrição.

4.3.1 Caso necessitem de condições especiais para fazer as provas, os candidatos deverão declarar, em requerimento próprio (o próprio formulário de inscrição) serem portadores de deficiência, especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência.

4.4. A declaração falsa ou inexata, que não seja passível de correção por parte do candidato, dos dados constantes na ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas, determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, a qualquer tempo, sem prejuízo da adoção das medidas judiciais cabíveis, assegurado o direito de recurso nos termos do inciso 8.1 deste Edital.

4.5. Outras informações:

a) Somente o pagamento da inscrição não caracteriza que o candidato esteja inscrito;

b) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea;

c) Não serão recebidas inscrições por via postal, fax, ou qualquer outro meio mecânico ou eletrônico;

d) Não serão aceitas inscrições presenciais com documentação incompleta;

e) O candidato somente poderá concorrer para um único emprego público.

5 - DAS PROVAS

O Processo Seletivo Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Prática

5.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos públicos e terão duração máxima de 03 (três) horas.

5.1.1 A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.1.2 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções de respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois e meio) o valor de cada questão.

5.1.3 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

5.1.4 O programa de provas para as questões de múltipla escolha é o constante do Anexo III deste Edital.

5.2. A Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada para os candidatos ao cargo de MOTORISTA e constará de:

5.2.1 Exame de direção em veículo compatível com a categoria da CNH exigida, avaliado por examinador habilitado, resultando em Laudo de Avaliação Técnica, avaliando, desta forma, a capacidade prática do candidato no exercício e desempenho das tarefas do cargo conforme critérios preestabelecidos, separados por tipo de falta, a seguir:

I - FALTA GRAVE - MENOS 15 PONTOS POR FALTA:

- Deixar de observar e respeitar as placas de sinalização;

- Arrancar o veículo com a porta aberta;

- Uso incorreto do cinto de segurança;

- Interromper o funcionamento do motor sem justa razão após o início da prova.

II - FALTA MÉDIA - MENOS 7,5 PONTOS POR FALTA:

- Apoio do pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;

- Controle incorreto de embreagem;

- Arrancar o veículo sem soltar o freio de mão;

- Avanço sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veículo na vaga e/ou na marcha-à-ré rente ao meio-fio.

III - FALTA LEVE - MENOS 2,5 PONTOS POR FALTA:

- Movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;

- Manuseio irregular do cambio;

- Regulagem incorreta dos retrovisores;

- Uso incorreto dos instrumentos do painel.

5.2.2 A não execução do teste na totalidade do percurso preestabelecido ou falha como colisão com outro veículo ou qualquer objeto presente no percurso, subir no meio-fio ou colocar em risco a vida dos passageiros que se encontrarem no veículo na hora do teste e de transeuntes, implicará na reprovação do candidato.

5.2.3 Os candidatos deverão apresentar sua habilitação original (CNH D) exigida no Anexo I deste Edital ao examinador no ato da prova.

5.2.4 A Prova Prática será avaliada por examinador habilitado, consumando em Laudo de Avaliação Técnica, avaliando desta forma a capacidade prática do candidato no exercício e desempenho das tarefas do cargo.

6 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Prática serão realizadas no Município de Itacarambi, no dia 16/01/2011.

6.1.2 Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Itacarambi e disponíveis no site: www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 13/01/2011, planilha contendo locais e horários de realização da prova objetiva e prática.

6.2 O ingresso na sala ou locais de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar o Comprovante de Inscrição, juntamente com o documento original de Identidade apresentado no ato da inscrição, não sendo aceitas cópias, mesmo que autenticadas.

6.3. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do Processo Seletivo Público, seja qual for o motivo alegado.

6.4. Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de lápis, borracha e caneta tipo esferográfica azul ou preta e documentos.

6.6. Não será permitido ao candidato portar máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de transmitir dados.

6.6.1. O candidato que ingressar no local de prova com os equipamentos citados no item 6.6 deverá deixá-los desligados.

6.6.2. Será de inteira responsabilidade do candidato eventual extravio ou dano, sendo que nem o município, nem a empresa organizadora do concurso responsabilizar-se-ão por qualquer prejuízo sofrido pelo candidato.

6.7. O candidato portador de deficiência que necessitar de provas em condições especiais, deverá informar no ato da inscrição, através de requerimento juntamente com parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

6.8 Ao iniciar a prova, o candidato deverá permanecer na sala pelo tempo mínimo de 30 (trinta) minutos.

6.9. O candidato deverá transcrever suas respostas, na folha de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.10. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.11 Não se poderá substituir a folha de respostas por erro do candidato e a ausência de assinatura na mesma implicará em sua anulação.

6.12. Será excluído do processo o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o Cartão de Inscrição e/ou documento de identidade exigido na forma do ítem 6.2;

d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal de prova.

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.

6.13. Não haverá revisão genérica de provas.

6.14. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal somente a folha de respostas.

7 - DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos das provas Objetivas de Múltipla Escolha.

7.2. A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha e de Títulos será divulgada em duas listas, uma contendo a classificação geral de todos os candidatos aprovados e a outra somente a classificação dos candidatos portadores de deficiência.

7.3. Apurado o total de pontos, nas provas objetivas de múltipla escolha, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que:

a) Se idoso, amparado pela Lei nº. 10.741/03 - Estatuto do Idoso, ao de idade mais avançada.

b) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova Específica.

c) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa.

d) Permanecendo o empate, o de maior idade.

8 - DOS RECURSOS

8.1. Caberá recurso, em única e última instância, à Comissão de Processo Seletivo:

8.1.1 Contra questão das provas Objetivas de Múltipla Escolha, nos dois dias úteis após o dia da divulgação do gabarito oficial, desde que devidamente fundamentado e legível, divulgação esta que ocorrerá no 1º dia útil após a realização das provas.

8.1.2 Contra os resultados, nos dois dias úteis após o dia da sua publicação, desde que demonstrado erro material.

8.2. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos preestabelecidos.

8.3. Os recursos deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de Itacarambi, no horário de expediente e encaminhados à Comissão Municipal de Processo Seletivo, ou via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo recursal.

8.4. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, seja em virtude de recurso administrativo, seja por decisão judicial, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou entrado em juízo.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O candidato aprovado será contratado pelo regime estatutário.

9.2. A Comissão Municipal de Processo Seletivo Público será responsável pelo acompanhamento e realização de todo processo seletivo, receber os recursos, encaminhando-os à Magnus Auditores e Consultores Associados, que fará a análise e decisão final.

9.3. O prazo de validade do presente Processo Seletivo Público é de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado mais 01 (um) ano a critério da administração Municipal.

9.4 O candidato aprovado dentro do limite de vagas previstas, durante o prazo de validade do certame, tem direito a contratação para o emprego público a que concorreu e foi habilitado, ressalvadas as hipóteses decorrentes de fato superveniente, devidamente motivado, pertinente e suficientemente motivadores.

9.5 O candidato aprovado neste Processo Seletivo Público poderá desistir do respectivo certame seletivo, definitiva ou temporariamente. A desistência será feita mediante requerimento endereçado ao Prefeito Municipal. O candidato nomeado pode desistir do Processo Seletivo até o dia útil anterior à data da contratação. No caso de desistência temporária, o candidato renunciará a sua classificação e passará a posicionar-se em último lugar na listagem oficial dos aprovados no certame seletivo, aguardando nova convocação, que pode ou não vir a efetivar-se no período de vigência deste certame seletivo.

9.6. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.7. A Prefeitura Municipal de Itacarambi e a Magnus Auditores e Consultores Associados não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este processo.

9.8. O candidato deverá manter junto ao Departamento de Gestão de Pessoal da Prefeitura Municipal, durante o prazo de validade do processo, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações.

9.9 Ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas neste Edital, desprezadas as frações, na forma do Anexo I deste Edital, para pessoas portadoras de deficiência, em cumprimento às normas legais, desde que compatível com o exercício do emprego público e declarada no ato da inscrição. O candidato que não declarar ser deficiente no ato de sua inscrição não poderá declarar posteriormente.

9.9.1 Os portadores de deficiência, quando de sua contratação, serão submetidos a exame médico a fim de comprovar a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do emprego público, assegurado o direito de recurso junto à Prefeitura Municipal, no prazo de um dia útil a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação do resultado do exame.

9.9.2 É considerado portador de deficiência aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 4° do Decreto Federal n° 3.298/99.

9.9.3 Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do Processo Seletivo Público, 5% (cinco por cento) delas serão igualmente, reservadas para candidatos portadores de deficiência.

9.10. O candidato aprovado, quando da contratação, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de contratação no emprego público:

a) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;

b) Fotocópia autenticada do CPF, com certificado de regularidade.

c) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

d) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

e)Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina Municipal;

f) 02 (duas) fotografias 3x4;

g) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de certidão de quitação eleitoral;

h) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

i) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do emprego público (histórico escolar/diploma), bem como registro no órgão competente, quando cabível;

j) Certidão Negativa de antecedentes criminais e cíveis, ou outra forma de comprovação de sua idoneidade, ou ainda, apresentação de esclarecimentos e provas, quando houver registro de antecedentes criminais.

l) Fotocópia da certidão dos filhos menores de 14 anos, juntamente com o comprovante de escolaridade.

m) Não estar cumprindo pena em liberdade nem ter sido condenado por crime contra o patrimônio ou administração pública, nem ter sido demitido a bem do serviço público.

9.11. Todos os casos omissos ou controvertidos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Processo Seletivo, ouvida a Magnus Auditores e Consultores Associados, empresa responsável pela execução do Processo.

9.12.Compete ao Prefeito Municipal a homologação do resultado final.

9.13. Toda informação referente à realização do processo será fornecida pela Prefeitura Municipal de Itacarambi, através da Comissão Municipal de Processo Seletivo e afixadas no quadro de publicação oficial dos atos da Prefeitura Municipal de Itacarambi, bem como no endereço eletrônico: www.magnusconcursos.com.br.

Itacarambi /MG,20 de dezembro de 2010.

Prefeito Municipal

ANEXO I

CARGO



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SALÁRIO MENSAL

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C.H.

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ATRIBUIÇÕES RESUMIDAS

ESCOLARIDADE E PRÉ- REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

Auxiliar de Cirurgião Dentista

07

02

532,00

25,00

40h semanais

Orientar os pacientes sobre higiene bucal, marcar consultas na Clínica Odontológica Municipal, preencher e anotar fichas clínicas, manter em ordem arquivos e fichários, preparar os pacientes para o atendimento odontológico, auxiliar o cirurgião-dentista no atendimento ao paciente, organizar material clínico para que o atendimento possa ser prestado de forma eficiente e segura, com a maior economia de tempo e material, promover o isolamento do campo operatório, manipular matérias de uso odontológico, revelar e montar radiografias intra-orais, observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; executar outras tarefas afins, quando determinado por seu chefe imediato.

Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários, quando necessário; realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local; acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; e participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Médio Completo/ Registro do Conselho

Língua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Agente de Saúde

25

05

510,00

20,00

40h semanais

Recepcionar, atender e encaminhar pacientes e pessoas que procuram o órgão ao qual serve; orientar de forma polida e educada os pacientes atendidos pela área de saúde; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; executar tarefas correlatas a mando de seu superior imediato; atender e identificar famílias de sua área adstrita, expostas à situação de risco; realizar através da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias de sua área; desenvolver ações de educação e promoção da saúde e a prevenção de doenças; notificar todas as suspeitas de doenças transmissíveis de notificação compulsória, ao serviço de vigilância em saúde; estabelecer o vinculo primário dos usuários de sua área com o sistema principal de saúde; preencher corretamente os dados solicitados pelo sistema de saúde e apresentá-los rigorosamente no prazo determinado.

Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local; realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo; promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação da SMS;garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica; participar das atividades de educação permanente; realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais.

Fundamental Completo

Língua Portuguesa 15

Matemática 15

Conhec. Gerais 10

Técnico Higiene Dental0102616,0030,0040h semanaisAtendimento e encaminhamento de paciente; limpeza e manutenção de equipamentos, sob orientação do odontólogo; realizar procedimentos odontológicos de sua competência; preparo de medicações e materiais, sob orientação do odontólogo; preencher corretamente os dados solicitados pelo sistema de saúde e apresentá-los rigorosamente no prazo determinado; desempenhar outras atribuições afins; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho.

Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis; promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação da SMS;

Médio Completo Registro do ConselhoLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Agente Administrativo0105532,0025,0040h semanais e ou Plantões de 12/36Dar assistência ao pessoal técnico na definição de objetivos e no planejamento administrativo e financeiro; coordenar e/ou participar de trabalhos referentes a balancetes, inventários e balanços financeiros de material em estoque ou movimento; estudar e sugerir, de acordo com vivência adquirida no desempenho das atribuições, medidas destinadas a simplificar o trabalho e reduzir o custo das operações; orientar, supervisionar e rever trabalhos de equipes auxiliares; orientar o funcionamento do cadastro de pessoal, material e patrimônio;. Receber, conferir e registrar em livro próprio, o expediente relativo a unidade em que serve; autuar os documentos recebidos, formalizando os processos; encaminhar os processos às unidades competentes e registrar sua tramitação; encaminhar despachos e informações em processo que devam ser submetidos à consideração superior; controlar empréstimos e devolução de documentos pertencentes a unidade em que serve; controlar o material de expediente da unidade, guardando-o em perfeita ordem, distribuindo-o quando autorizado, e verificando a diminuição do estoque afim de solicitar providências para sua imediata reposição; registrar, os processos, petições e documentos destinados a arquivamento; arquivar processos, petições e documentos diversos, segundo normas preestabelecidas (ordem cronológica, numérica, por assunto, e outros); colecionar e arquivar contas, faturas, e empenhos e outros documentos diversas, segundo normas preestabelecidas (ordem cronológica, numérica, por assunto, e outros); efetuar cálculos, empregando ou não máquinas de calcular; executar trabalhos auxiliares relativos ao controle interno de tributos municipais, bem como desempenhar tarefas como recebimento e acondicionamento de materiais quando na ausência de outro que o faça; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; executar outras tarefas afins, quando determinado por seu chefe imediato.Médio CompletoLíngua Portuguesa 15

Matemática 15

Conhec. Gerais 10

Assistente de Farmácia0101532,0025,0040h semanais e ou plantões de 12/36 horasCompreende o conjunto de atividades destinadas a separar medicamentos e produtos afins, de acordo com a prescrição ou receita médica, sob orientação do profissional farmacêutico, como receber, conferir, organizar e encaminhar medicamentos e produtos correlatos; entregar medicamentos diariamente e produtos afins nas unidades de interação; separar requisições e receitas; providenciar, através de microcomputadores, a atualização de entradas e saídas de medicamentos; fazer a transcrição em sistema informatizado da prescrição médica; executar outras atribuições afins.Médio CompletoLíngua Portuguesa 15

Matemática 15

Conhec. Gerais 10

Assistente de Informática0102616,0030,0040h semanais e ou plantões de 12/36 horasProfissional de nível médio com curso de informática, responsável pela alimentação de sistemas oficiais de informação da área da saúde, pela digitação e consolidação de relatórios e documentos, arquivamento de documentos relativos á área da saúde. Participar de políticas de educação permanente; Participar na elaboração de normas e rotinas inerentes ao setor de trabalho; Realizar ações técnicas/assistenciais de acordo com as normas do Ministério da Saúde; Obedecer fielmente às normas exigidas para o comportamento de um funcionário público, seguindo o estabelecido no estatuto do servidor público municipal, principalmente quanto aos deveres ali explicitados; Executar tarefas correlatas por determinação do superior imediato; Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho.Médio Completo Curso de informáticaLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Auxiliar de Enfermagem0206616,0030,00Plantões de 12/36 e ou 40 horas semanaisExecutar os procedimentos inerentes ao cargo de auxiliar de enfermagem, no município, áreas de comunicação, preventiva e de promoção de saúde; auxiliar os médicos e/ou enfermeiros nos serviços de saúde nos domicílio nos procedimentos médicos necessários; observar, descrever e reconhecer sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação ou de rotina; observar tarefas correlatas, a critério e determinação do superior imediato; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; preencher corretamente os dados solicitados pelo sistema de saúde e apresentá-los rigorosamente no prazo determinado; notificar todo caso suspeito de doenças
transmissíveis de notificação compulsória ao serviço de vigilância em saúde.
Médio Completo Registro do ConselhoLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Auxiliar de Enfermagem Zona Rural0503616,0030,0040h semanaisParticipar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários; participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc); realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; e participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Executar os procedimentos inerentes ao cargo de auxiliar de enfermagem, no município, áreas de comunicação, preventiva e de promoção de saúde; auxiliar os médicos e/ou enfermeiros nos serviços de saúde nos domicílio nos procedimentos médicos necessários; observar, descrever e reconhecer sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação ou de rotina; observar tarefas correlatas, a critério e determinação do superior imediato; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; preencher corretamente os dados solicitados pelo sistema de saúde e apresentá-los rigorosamente no prazo determinado; notificar todo caso suspeito de doenças
transmissíveis de notificação compulsória ao serviço de vigilância em saúde.

Médio Completo Registro do ConselhoLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Auxiliar de Laboratório0302616,0030,0040h semanais + sobreavisoAuxiliar na conferência dos resultados das análises e exames de urina, fezes, escarro, sangue, secreção e demais exames de laboratório; auxiliar na esterilização do material usado ou a ser usado nos exames de análises clínicas; auxiliar no recolhimento de material para os diversos exames; ajudar a preparar as soluções químicas; ajudar a preparar os aparelhos de laboratório para provas e exames; auxiliar no registro e arquivo das cópias dos resultados dos exames; ajudar na preparação de dados laboratoriais para fins estatísticos; responsabilizar-se pelo uso adequado e guarda dos equipamentos, materiais e produtos químicos existentes no laboratório; obedecer rigorosamente às normas de segurança do trabalho higiene, de modo a evitar acidentes e transmissão de doenças infecto-contagiosas; verificar as condições de limpeza, conservação e, quando necessária, a desinfecção ou esterilização das instalações, e demais materiais no laboratório; executar outras tarefas afins; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho.Médio CompletoLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Auxiliar de Serviços Gerais0706510,0020,0040h semanais e ou Plantões de 12/36 horasTrabalhador braçal, vigia, encarregado de serviço sanitário, auxiliar de saúde, faxineira, zelador de prédio e imóveis, auxiliar de posto telefônico, telefonista, soldador, jardineiro, calceteiro, copeiro, apontador, identificador, atendente, gari, auxiliar de serviço sanitário, auxiliar de serviço público, servente escolar, etc.).

.> Descrição: Obedecer fielmente as normas exigidas para o comportamento de um funcionário público, seguindo o estabelecido no estatuto do servidor municipal, principalmente quanto aos deveres ali explicitados; lidar corretamente com material de consumo, bens e equipamentos no local de trabalho; participar de campanhas e mutirões de limpeza pública, atendendo aos interesses da Municipalidade; manter limpo e arrumado o local de trabalho e executar tarefas correlatas por determinação do superior imediato; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho.

Ensino ElementarAptidão 20
Auxiliar de Serviços Gerais (sexo masculino)0202510,0020,0040horas semanaisTrabalhador braçal, vigia, encarregado de serviço sanitário, auxiliar de saúde, faxineira, zelador de prédio e imóveis, auxiliar de posto telefônico, telefonista, soldador, jardineiro, calceteiro, copeiro, apontador, identificador, atendente, gari, auxiliar de serviço sanitário, auxiliar de serviço público, servente escolar, etc.).

> Descrição: Obedecer fielmente as normas exigidas para o comportamento de um funcionário público, seguindo o estabelecido no estatuto do servidor municipal, principalmente quanto aos deveres ali explicitados; lidar corretamente com material de consumo, bens e equipamentos no local de trabalho; participar de campanhas e mutirões de limpeza pública, atendendo aos interesses da Municipalidade; manter limpo e arrumado o local de trabalho e executar tarefas correlatas por determinação do superior imediato; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho.

Ensino ElementarAptidão 20
Fiscal Sanitário0104616,0030,0040h semanaisPromover o cadastramento de estabelecimentos residenciais ou agro-industriais, criatório de suínos, aves e animais de pequeno porte na zona urbana da cidade; promover o levantamento das condições sanitárias de cada estabelecimento comercial, industrial e agro-industrial, notadamente bares, restaurantes, hotéis, pensões, cozinhas e assemelhadas, estabelecidos no município; identificar os estabelecimentos que não funcionam de acordo com as normas de higiene estabelecidas pela municipalidade, interditando os que não se enquadrarem dentro da orientação da Secretaria de Saúde; estabelecer visitas sistemáticas em todos os logradouros urbanos, de modo a identificar o não cumprimento das orientações pelo serviço de vigilância sanitária; tomar medidas que visem evitar a proliferação de mosquitos notadamente pela eliminação de focos existentes; articular-se com o Setor de Manutenção e Limpeza, com vistas a que o lixo seja retirado diariamente das vias públicas; sensibilizara população para conhecer o código de posturas do município,utilizando-se da propaganda esclarecedora; levar ao conhecimento da população práticas que lhe permitam evitar doenças epidêmicas; manter severa vigilância quanto à existência de esgoto à céu aberto; vacinação sistemática; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; avaliar e deliberar quanto ao padrão de identidade e qualidade dos alimentos do PNAG; realizar tarefas correlatas, por determinação da Secretaria de Saúde.Médio CompletoLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

Motorista0202678,0035, 0040h semanais e ou plantões de 12 horas + SobreavisoDirigir veículos em geral, para transporte de materiais e pessoas; cumprir programação preestabelecida para atendimento das ordens de serviços ou determinações verbais; orientar a distribuição das cargas no veículo, tomando os necessários cuidados para a sua preservação; cumprir as normas de trânsito, inclusive as de segurança; observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; manter em dia controle de troca de óleo, água de bateria, água de radiador, aspirador de filtro de ar, lubrificação, calibragem de pneus e providenciar o abastecimento e reparo e avisar por escrito, ao chefe imediato quando o veículo não tiver condições de utilização; participar de campanhas e mutirões de limpeza pública, atendendo aos interesses da Municipalidade; obedecer fielmente as normas exigidas para o comportamento de um funcionário público, seguindo o estabelecido no estatuto do servidor municipal, principalmente quanto aos deveres ali explicitados; executar tarefas correlatas por determinação do superior imediato.Médio Completo CNH "D"Língua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15 Prática

Técnico de RX0101740,0040,0020h semanais + SobreavisoExecutar serviços de radiologia nas unidades municipais de saúde; limpeza e manutenção de equipamentos; serviços auxiliares em atendimento, sob supervisão médica; observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho; executar tarefas afins que lhe forem atribuídas; preencher corretamente os dados solicitados pelo sistema de saúde e apresentá-los, rigorosamente no prazo determinado.Médio Completo Registro do ConselhoLíngua Portuguesa 15

Conhec. Gerais 10

Conhec. Específicos 15

ANEXO II - VAGAS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

DAS VAGAS POR ÁREA E MICRO-ÁREA:

Equipe Vermelha - 0001

 

VAGAS

Bairros Centro, São Francisco, Santo Antônio, Zona Rural Serraria e Brejo Santana.

03

 

Equipe Azul - 0002

 

VAGAS

Bairro São José, Zona Rural Remanso

04

 

Equipe Amarela - 0003

 

VAGAS

Bairro São João, Centro, Zona Rural de Vila Florentina e Assentamento

04

 

Equipe Verde - 0004

 

VAGAS

Bairro Nossa Senhora de Fátima

03

 

Equipe Roxa - 0005

VAGAS

  

Bairro São José, Centro e Ilhas

04

 

Equipe Branca - 0006

 

VAGAS

Centro e Zona Rural de Fabião II

04

 

Equipe Laranja - 0007

 
 

VAGAS

Bairro Centro e Zona Rural de Várzea Grande

03

ANEXO II

PROGRAMAS DAS PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO DE NÍVEL ELEMENTAR

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.

TESTE DE APTIDÃO: Associação de idéias a partir de imagens propostas

CARGO NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL

AGENTE DE SAÚDE.

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

Bibliografia sugerida: TERRA, Ernani. Gramática de Hoje. Editora Scipione; FARACO e MOURA. Gramática. Editora Ática; E outros livros que abrangem o programa proposto.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 10 grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Bibliografia sugerida: A Conquista da Matemática (Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr - Ed . FTD); Matemática na medida certa (Jakubo e Lelis - ED- Scipionne); Fundamentos de Matemática (Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeu); E outros livros que abrangem o programa proposto.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de 1a a 8a série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e Social do Brasil.

Bibliografia sugerida: Livros de História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de 1a a 8a série. Jornais, Revistas, Telejornais e outros materiais que abrangem o programa proposto.

CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO COMPLETO

AGENTE ADMINISTRATIVO E ASSISTENTE DE FARMÁCIA.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia .

Bibliografia sugerida: CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Gramática do Texto - texto da gramática. Editora Saraiva. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Editora Scipione. E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 10 e 20 grau; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

Bibliografia sugerida: Matemática (Marcondes, Gentil e Sérgio - Ed . Ática). Matemática (José Ruy, Giovanni e José Roberto Bonjorno - Ed . FTD) . Matemática na escola do segundo grau (Machado Antônio dos Santos - Atual Editora). Matemática - Temas e Metas (Machado Antônio dos Santos - Atual Editora). E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 10 e 20 grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo). Conhecimentos básicos de informática e Internet.

Bibliografia sugerida: Livros de História Geografia e Ciências de 10 e 20 grau. Jornais, Revistas, Telejornais e outros materiais que abrangem o programa proposto.

CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO COMPLETO

AUXILIAR DE CIRURGIÃO DENTISTA, TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL, ASSISTENTE DE INFORMÁTICA, AUXILIAR DE ENFERMAGEM, AUXILIAR DE ENFERMAGEM ZONA RURAL, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, FISCAL SANITÁRIO, MOTORISTA E TÉCNICO EM RAIO X.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia .

Bibliografia sugerida: CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Gramática do Texto - texto da gramática. Editora Saraiva. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Editora Scipione. E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 10 e 20 grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo). Conhecimentos básicos de informática e Internet.

Bibliografia sugerida: Livros de História Geografia e Ciências de 10 e 20 grau. Jornais, Revistas, Telejornais e outros materiais que abrangem o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR DE CIRURGIÃO DENTISTA: Noções gerais sobre atendimento ao público, higiene e limpeza, utilização de materiais dentários, saúde bucal e profilaxia, arcadas dentária (adulto e criança), estrutura do dente, montagem de instrumento clínico, EPI (equipamentos de proteção individual), anatomia dental, atividade e reação de produtos químicos, Procedimentos preventivos e restauradores, esterilização e desinfecção, preparo de materiais, Odontologia social e preventiva - Epidemiologia, métodos preventivos,políticas de saúde e cariologia, Odontologia Social e preventiva, Paciente infantil, paciente especial e biogênese da dentição.

Bibliografia sugerida: Manual de Auxiliar de Consultório Dentário - Ministério da Saúde, Manual de Odontopediatria - A .C . Guedes Pinto, Biossegurança em Odontologia- Sérgio L . Permar - Julian B.Wolfel, Dentística - José Mondeli. E outros livros que abranjam o programa proposto.

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL: 1 - Higiene Dentária: doença periodontal; medidas de prevenção e controle das doenças bucais (cárie e doença periodontal). 2 - Odontologia Social: processo saúde/doença; epidemiologia em saúde bucal; políticas de saúde; organização e planejamento de serviços de saúde. 3 - Materiais, equipamentos e instrumental: funcionamento, conservação e manutenção do equipamento; materiais odontológicos; instrumental odontológico; ergonomia. 4 - Fundamentos de Enfermagem: medidas de biossegurança em odontologia; primeiros socorros; anatomia bucal e dental. 5- Técnicas Auxiliares de Odontologia: radiologia dentária; técnicas de restaurações plásticas e de proteção do processo dentina-polpa; técnicas de laboratório em prótese dental; teste de vitalidade pulpar .

Bibliografia sugerida: 1 . BRADASCH, E . R . Manual de Atendente de Consultório Dentário. Odontex, 2001. 2 .
LASCALA, N . T . Prevenção na clínica odontológica: promoção de saúde bucal. Artes Médicas, 1997 . 3 . RIBEIRO, A . I . Marketing odontológico. Odontex, 2000 . 4 . RIBEIRO, A . I . Atendente de consultório dentário. Ed . Maio, 2001 . 5 ROSSETI, N . Saúde para a Odontologia. Editora Santos, 1999 . Outros livros que abrangem o programa proposto.

ASSISTENTE DE INFORMÁTICA: 1 . Sistema Operacional Microsoft Windows: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle), Organização de pastas e arquivos, Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 2 . Editor de Textos Microsoft Word: Criação, edição, formatação e impressão, Criação e manipulação de tabelas, Inserção e formatação de gráficos e figuras. 3 . Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão, Utilização de fórmulas, Formatação condicional, Geração de gráficos. 4 . Internet: Conceitos e arquitetura, Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape, Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail) . 5 . Sistemas de Informação: Características e componentes, Recursos de hardware e software, Aplicações.

Bibliografia sugerida: Ajuda on-line do Sistema Operacional Windows XP . Ajuda on-line dos aplicativos do Microsoft Office 2003 . BATISTA, E . O . Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004 . COOPER, Brian. Como usara Internet - Informática. 3 . ed . São Paulo: PubliFolha, 2004 . HEIDER, A . Guia do professor para a Internet: completo e fácil. Porto Alegre: Artmed, 2000 . O'BRIEN, J . A . Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2001 . OLIVEIRA, M . A . M . Microsoft Office 2003 Standard. 1 . ed . São Paulo: Brasport, 2004 . SILVA, Mário Gomes da . Informática - Microsoft Office PowerPoint 2003, Office Access 2003 e Office Excel 2003. 4 . ed . São Paulo: Érica. 2006 SILVA, Mário Gomes da. Informática - Terminologia Básica, Windows XP e Office Word 2003 . 5 . ed . São Paulo Érica. 2006 . WALLACE, N . Windows 98: Black Book, São Paulo: Makron Books, 1999 .

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Procedimentos básicos da enfermagem. Técnicas, Tipos de Curativos, Administração de Medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais). Medidas de controle das doenças transmissíveis; doenças transmissíveis não imunizáveis e parasitárias. Doenças sexualmente transmissíveis. Doenças transmissíveis imunizáveis. Imunização: Conceito, tipos, principais vacinas e soros utilizados (indicação, contra indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio). Esterilização: conceito, método de esterilização. Assistência de enfermagem à mulher no pré-natal. Assistência de enfermagem à criança: No controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas, no controle das verminoses. Assistência de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistência de enfermagem das patologias: hipertensão arterial, pneumonias, hemorragia digestiva, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral, traumatismos (distenção, entorços e fraturas). Primeiros Socorros. Bibliografia sugerida: 1 .Código de Ética e Deontologia de Enfermagem. Conselho Federal de Enfermagem/DF. 2 . SOUZA, E . F . Novo Manual de Enfermagem. 28a Reimpressão, Rio de Janeiro, Cultura Médica, 1996 . 3 . SOUZA, E . F . Administração de Medicamentos e Preparo de Soluções. 3ª edição, 1977, 3a Reimpressão, 1993 . 4 . BRUNER, L . S . e SUDDARTH, D . S . Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro, Ed . Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 8ª edição, 1998 . 5 . KOCH, R . M . et alli. Técnicas Básicas de Enfermagem. Editora Florense, Curitiba, 16ª edição, 1999 . 6 . POTTER, P .A . Fundamentos de Enfermagem - conceitos, processo e prática. Volume 1 . Guanabara Koogan, 4ª edição, 1997 . 7 . ZIEGEL, E . e CRANLEY, M . Enfermagem Obstétrica. 8ª edição. Interamericana, Rio de Janeiro, 1985 8 . POTTER, P .A . Grande Tratado de Enfermagem Prática. Editora Santos, São Paulo, 1988 . E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM ZONA RURAL: Procedimentos básicos da enfermagem. Técnicas, Tipos de Curativos, Administração de Medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais). Medidas de controle das doenças transmissíveis; doenças transmissíveis não imunizáveis e parasitárias. Doenças sexualmente transmissíveis. Doenças transmissíveis imunizáveis. Imunização: Conceito, tipos, principais vacinas e soros utilizados (indicação, contra indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio). Esterilização: conceito, método de esterilização. Assistência de enfermagem à mulher no pré-natal. Assistência de enfermagem à criança: No controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas, no controle das verminoses. Assistência de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistência de enfermagem das patologias: hipertensão arterial, pneumonias, hemorragia digestiva, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral, traumatismos (distenção, entorços e fraturas). Primeiros Socorros.

Bibliografia sugerida: 1 .Código de Ética e Deontologia de Enfermagem. Conselho Federal de Enfermagem/DF. 2 . SOUZA, E . F . Novo Manual de Enfermagem. 28a Reimpressão, Rio de Janeiro, Cultura Médica, 1996 . 3 . SOUZA, E . F . Administração de Medicamentos e Preparo de Soluções. 3ª edição, 1977, 3a Reimpressão, 1993 . 4 . BRUNER, L . S . e SUDDARTH, D . S . Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro, Ed . Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 8ª edição, 1998 . 5 . KOCH, R . M . et alli. Técnicas Básicas de Enfermagem. Editora Florense, Curitiba, 16ª edição, 1999 . 6 . POTTER, P .A . Fundamentos de Enfermagem - conceitos, processo e prática. Volume 1 . Guanabara Koogan, 4ª edição, 1997 . 7 . ZIEGEL, E . e CRANLEY, M . Enfermagem Obstétrica. 8ª edição. Interamericana, Rio de Janeiro, 1985 8 . POTTER, P .A . Grande Tratado de Enfermagem Prática. Editora Santos, São Paulo, 1988 . E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO: 1 . NOÇÕES BÁSICAS DE COLETA SANGÜÍNEA: Diferenciar e executar técnicas de coleta: venosa, arterial e capilar. Causas de erro de coleta sangüínea. Anticoagulantes usados em laboratório de análises clínicas. Diferenciação de sangue total, soro e plasma. Noções de transporte de material colhido. 2 . CONHECIMENTOS BÁSICOS: Hematologia: série vermelha, série branca, imuno-hematologia, fatores de coagulação. Parasitologia: identificação e diferenciação de formas parasitárias, ciclo evolutivo dos parasitas intestinais. Uroanálise. 3 . NOÇÕES TÉCNICAS DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS: Conhecimento, manuseio e conservação dos equipamentos utilizados. Concentração e preparação de corantes e reagentes. Técnicas de coloração. Preparação de meios básicos de cultura utilizados em bacteriologia. Execução de exame de urina. Preparação e execução de exames parasitológicos. Execução de exames básicos de dosagens químicas, hematológicas, imunológicas.

Bibliografia sugerida: HENRY, J .B . Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. São Paulo: Manole, 1999 . LIMA, O ., CANÇADO, R . Métodos de Laboratório Aplicados à Clínica - técnica e interpretação. 8 ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001 . NEVES, D .P . Parasitologia humana. 11 .ed . São Paulo: Atheneu, 2005 . E outros livros que abrangem o programa proposto.

FISCAL SANITÁRIO: Conhecimento do Sistema Único se Saúde (Sus): Legislação Básica do SUS - Leis 8080/90 e 8142/90 . NOAS 01/02 - Norma Operacional de Assistência à Saúde. - A obrigatoriedade de notificação pelos profissionais de saúde, de algumas doenças transmissíveis - Relação de doenças para o Brasil. Indicadores de Saúde. Transição demográfica e epidemiológica. Vigilância Epidemiológica. Investigação Epidemiológica de Casos e Epidemias. Sistema de Informação em Saúde e Vigilância Epidemiológica. Doenças de Interesse para a Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica: AIDS, Cólera, Dengue, Esquistossomose Mansônica, Febre Tifóide, Hanseníase, Antaviroses, Hepatites Virais, Leptospirose, Menigites, Raiva, Tuberculose e Tétano. Doenças Emergentes e Reemergentes. Esquema Básico de Vacinação e vacinação de adultos. Guia de Vigilância Epidemiológica 5ª edição. 2005 .SUS de A a Z- Publicação do Ministério da Saúde;Caderno da Atenção Básica No21- MS/ DAB; FUNASA. Metodologia de controle, Cap4, Dezembro de 2002; Manual de Controle de Vetores-MS; Manual de Controle de Roedores- Funasa/MS; Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde- MS . Legislação Geral da Anvisa Sobre Alimentos - Leis e Decreto-Lei Disponível no Site da Anvisa .

Bibliografia sugerida: Legislação encontrada no site www.saude.gov.br. Livros, manuais e apostilas referentes ao cargo encontrados no site www.saude.gov.br e www.anvisa.gov.br.

MOTORISTA: Código de Trânsito Brasileiro - Lei no 9 .503 de 23 de setembro de 1997 (atualizada). Direção Defensiva. Sinalização Semafórica.

Bibliografia sugerida: Código de Trânsito Brasileiro. www.denatran.gov.br; Outros livros que abrangem o programa proposto.

TÉCNICO EM RAIO X Física da Radiação (Natureza, Produção e Propriedades dos Raios X) . Constituição e Funcionamento dos Aparelhos de Raios X . Constituição dos Tubos Formadores de Raios X . Unidade de dose e dosimetria. Filmes Radiográficos e Processamento Radiográfico. Fatores que influem na formação das imagens radiográficas. Os efeitos biológicos e os riscos associados aos Raios X . Radioproteção. Técnicas Radiográficas na Rotina Médica. Anatomia Radiográfica das principais incidências médicas. Técnicas Radiográficas Odontológicas . Anatomia Radiográfica das principais incidências odontológicas. Erros nas radiografias. Garantia de qualidade.

Bibliografia sugerida: BONTRAGER, Kenneth L . Tratado de técnica radiological e base anatômica. 5a ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003 . BRASIL. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria n0 453, de 1 de junho de 1998 . Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnótico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios X diagnóstico em todo território nacional e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, seção E, 2 de junho de 1998 . FREITAS, Aguinaldo de; ROSA, José Edu; SOUZA, Icléo Faria e . Radiologia odontológica. 5 . Ed . São Paulo: Artes Médicas, 2000 . SQUIRE, Lucy Frank e outros. Fundamentos de Radiologia. 4a ed . Porto Alegre: Artes Médicas. 1992 . WHAITES, Eric. Princípios de radiologia odontológica. 3 . Ed . Porto Alegre: Artmed, 2003 . E outros livros que abrangem o programa proposto.