UFRB passa a utilizar sistema de cotas em concursos públicos

UFRB adota Lei de Cotas em concursos públicos: 20% das vagas reservadas para negros e pardos conforme Lei nº 12.990/2014.
Terça-feira, 30 de setembro de 2014 às 16h47
UFRB passa a utilizar sistema de cotas em concursos públicos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), considerada uma das pioneiras no uso do sistema de cotas para a seleção de estudantes, adotou também a Lei de Cotas em seus concursos públicos, sob regimento da Lei nº 12.990/2014.

Conforme a legislação, 20% das vagas nos concursos públicos da União devem ser reservadas para candidatos que se declararem negros ou pardos de acordo com o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo a lei, a medida se aplica quando o número de vagas oferecidas para um determinado cargo for igual ou superior a três.

Na universidade baiana, a aplicação do sistemas de cotas teve início no concurso público do edital nº. 07/2014, que é destinado ao preenchimento de 15 vagas para Professor Auxiliar no Centro de Ciências e Saúde. No certame, três vagas foram reservadas exclusivamente para candidatos negros.

A reserva de vagas é voltada para concursos destinados à administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

Fonte: www.ufrb.edu.br

Compartilhe: