UEA terá estrutura ampliada e reforço no quadro de pessoal

UEA ampliará estrutura e contratará mil professores com nova reestruturação organizacional. Novas obras e investimentos também estão previstos.
Segunda-feira, 11 de abril de 2011 às 08h59
UEA terá estrutura ampliada e reforço no quadro de pessoal

A reestruturação organizacional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme Projeto de Lei do Executivo 116/2011, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado, vai permitir à instituição ampliar sua estrutura e seu quadro de pessoal, o que inclui a contratação de mais mil professores ainda este ano e realização de obras nas unidades da universidade da capital e do interior do Estado.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento da UEA, a reorganização da instituição atende às necessidades técnicas da universidade, como a criação de novos cargos e da Agência de Inovação Tecnológica, conforme determina legislação federal, cujo objetivo é salvaguardar a propriedade intelectual produzida pelos acadêmicos, pesquisadores e corpo docente de todas as unidades da instituição.

Atualmente, a UEA conta com 1.400 funcionários, entre cargos comissionados e efetivos. A partir da sanção da lei que reestrutura a instituição pelo governador, o pró-reitor adianta que serão abertos novos processos seletivos para contratação de profissionais da área técnica. Para ocupar os cargos criados pela nova lei, a prioridade será dos funcionários efetivos da instituição. A reestruturação da UEA exige, ainda, a contratação de mil novos professores. "Até o final do ano, o reitor espera ocupar o quadro efetivo de professores por meio de concurso, para atender tanto à capital quanto os municípios onde a instituição está presente", disse o Pró-Reitor.

A UEA também discute um Projeto de Lei para estabelecer um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da instituição. "Devemos concluir o projeto nos próximos 60 dias e encaminhá-lo ao governador para posterior aprovação na Assembleia Legislativa", disse.

Acervo:

Com a economia que a lei que reestrutura a instituição vai permitir, a UEA planeja outros investimentos, a exemplo da aquisição de 20 mil livros, de quatro mil títulos, que serão destinados ao acervo das bibliotecas das cinco unidades localizadas em Manaus, aos seis centros e aos dez núcleos que oferecem cursos periódicos do interior do Estado. Ele adianta que duas grandes reformas estruturais serão executadas ainda neste ano. "A Escola de Saúde do Amazonas e a Escola de Artes e Turismo, que reúnem uma grande quantidade de alunos e profissionais e há muito tempo não recebem reformas na estrutura física, serão beneficiados com a economia gerada pela reestruturação da UEA", afirma.

Mais informações através do endereço eletrônico www.amazonas.am.gov.br.

Compartilhe: