Secretaria da Cultura - RS oferece 220 bolsas para Agentes de Leitura

Rio Grande do Sul abre seleção de 220 bolsas para Agentes de Leitura em comunidades carentes, confira como se inscrever!
Sexta-feira, 17 de agosto de 2012 às 09h12
Secretaria da Cultura - RS oferece 220 bolsas para Agentes de Leitura

O Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac-RS), realizará o processo seletivo destinado à concessão de 220 bolsas de complementação de renda relativas ao Projeto "Agentes de Leitura".

Segundo o edital, serão selecionados jovens e adultos com habilidades para a ação e difusão cultural no âmbito de suas comunidades. Eles atuarão como Agentes de Leitura a fim de colaborar com o desenvolvimento humano por meio do acesso aos bens e serviços culturais em municípios e comunidades do Estado do Rio Grande do Sul identificados segundo critérios de baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco, de baixo índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação, numa ação integrada com os Programas Territórios da Cidadania, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), RS na PAZ, Programa Mais Educação, Programa Bolsa-Família, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e com outras ações do Governo Federal.

BOLSA E REQUISITOS

A bolsa estágio será de R$ 350,00 e o contrato terá a duração de 12 meses, renováveis por igual período a depender da disponibilidade orçamentária e do desempenho do Agente de Leitura.

Existem duas categorias de bolsas. A primeira é a Bolsa Agente de Leitura de Campo, em que 194 selecionados atuarão como mediadores culturais nos pontos de leitura, bibliotecas municipais e junto a 25 famílias, devidamente cadastradas, de sua comunidade. Já o segundo tipo é a Bolsa Agente de Leitura Articulador, em que 26 selecionados contribuirão com a gestão, articulação, acompanhamento sistemático e avaliação dos Agentes de Leitura.

Para concorrer, os interessados devem atender alguns requisitos como: ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade entre 18 e 29 anos, preferencialmente ter cursado o Ensino Médio até a data de inscrição e ter residência fixa em município do Estado do Rio Grande do Sul.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas desde o dia 6 de julho e podem ser efetuadas até às 18h do dia 31 de agosto, de forma presencial ou via Sedex para a Sedac (Avenida Borges de Medeiros, nº. 1501, 19º andar, Porto Alegre) de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h. Será necessário apresentar o formulário de inscrição, disponível no anexo I do edital, devidamente preenchido e assinado.

SELEÇÃO

Os candidatos serão avaliados primeiramente por meio de análise documental a ser realizada pela Comissão de Habilitação, nomeada pelo Secretário de Estado da Cultura que avaliará as inscrições e documentos anexados. A segunda fase do processo de seleção será composta de prova escrita e avaliação de leitura, já a terceira etapa será constituída de análise curricular e entrevista.

Essas e outras informações sobre este processo seletivo poderão ser encontradas no edital completo disponibilizado aqui em nosso site.

Compartilhe: