Governo - AP empossa servidores e anuncia novos concursos para este ano

Governo do Amapá garante estabilidade com posse de 58 novos servidores e promete mais concursos para áreas carentes no Estado.
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 às 15h36
Governo - AP empossa servidores e anuncia novos concursos para este ano

Garantir a segurança e estabilidade através de emprego vitalício foi a primeira ação pública do governo do Estado este ano. O governador Camilo Capiberibe deu posse nesta quarta-feira, 4, a 58 novos servidores da segurança pública aprovados em concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e Corpo de Bombeiros.

Eles suprem a carência atual, algumas delas preenchidas por contratos administrativos, contribuindo para a prestação de serviço público especializado. Em alguns casos, o Estado não dispunha de corpo técnico capacitado, deixando de prestar o atendimento.

Os concursos foram realizados nos últimos anos e os aprovados não haviam sido chamados. Ao longo de 2011 e este ano já foram convocados para tomar posse 1.270 novos servidores do Estado e, em mais dois anos, a meta é chamar no total cerca de 5 mil aprovados em concurso público.

Do concurso do Corpo de Bombeiros, esta é a segunda turma que toma posse, assim como do Iapen, que já foram convocados 250 novos agentes e educadores penitenciários. O diretor do Instituto disse ser necessária a convocação. "Não tinha corpo técnico no Iapen, então vamos considerar um avanço na melhoria do atendimento especializado", disse o diretor.

Com os novos servidores assumindo suas funções, o Estado começa a alcançar o objetivo de reduzir o número de contratos administrativos, deixando de lado a prática de contratação temporária irregular. "A contração de pessoal temporária aos poucos começa a ser diminuída. É importante o concurso porque seleciona por capacidade e conhecimento, quem é aprovado tem estabilidade funcional e financeira e evita servir de massa de manobra em época eleitoral", ponderou Camilo Capiberibe.

O governador adiantou que vai promover concursos para as áreas que tiverem precariedade de recursos humanos capacitados ainda este ano. Ele anunciou que nesta sexta-feira, 6, vai lançar o edital para o concurso do Corpo de Bombeiros com 230 vagas; e ainda que a Assembleia Legislativa aprovou em sua última sessão a realização de concurso na área de saúde, 1.600 vagas; e educação, 1.450 oportunidades. Para o setor administrativo, o governador divulgou a realização de concurso para agentes e outras categorias.

Fábio Farias, chamado para assumir seu posto no Iapen, disse que sua equipe está motivada, comprometida e consciente de suas responsabilidades. "Sabemos da realidade do sistema penitenciário, trabalhar no Iapen não é o sonho de todo mundo, mas para nós que estamos entrando agora é um desafio para toda a vida", destacou.

O governador disse que sua administração pretende fazer da instituição um órgão de respeito e que sabe da situação vivida pelos apenados e servidores. "Quando fui presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa identifiquei todos os problemas e agora, como governador, tento de dar melhores condições para que se cumpra pena com dignidade e os trabalhadores tenham segurança e condições para o ofício", sublinhou o governador.

Ele citou as melhorias feitas no Iapen, como a reforma da cozinha, melhor fornecimento de alimentação, redução de custos e a contratação dos concursados para melhorar o atendimento de pessoal e médico.

Oficiais do Corpo de Bombeiros: Médico Clínico Geral - 6/Odontólogo - 2/Enfermeiro - 11/Farmacêutico - 2/Psicólogo - 2/Assistente Social - 2/Engenheiro - 1/Fisioterapeuta - 2/Analista de Sistema - 2.

Iapen: Advogados - 5/Assistente social - 6/Pedagogo - 1/Professor de Educação Física - 2/Psicólogo - 3/Contador - 1/Médico Clínico Geral - 3/Médico Ginecologista - 1/Odontólogo - 4/Enfermeiro - 3.

Fonte: www.agenciaamapa.com.br

Compartilhe: