Governo - AM inicia formação de 2,5 mil policiais militares aprovados no concurso

Governo do Estado inicia formação de 2,5 mil policiais militares aprovados em concurso público, com cursos específicos e convênios inéditos.
Segunda-feira, 3 de outubro de 2011 às 13h36
Governo - AM inicia formação de 2,5 mil policiais militares aprovados no concurso

O Governo do Estado inicia, a partir do dia 10 de outubro, o período de formação dos 2,5 mil aprovados no último concurso da Polícia Militar (PM). Segundo o diretor-geral do Instituto Integrado de Ensino (Iesp) do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, coronel Francisco das Chagas, os alunos oficiais e soldados receberão formação específica, de acordo com o cargo/patente escolhido na seleção pública.

Ele ressalta que os 2,5 mil alunos foram aprovados na fase dos exames médicos, psicológicos e psicotécnicos, físicos e toxicológicos e também na fase de apresentação dos documentos necessários para o ingresso no curso de formação.

O curso de formação dos 300 oficiais será feito por meio de um convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Conforme o edital, do total de vagas previstas para oficiais, 100 ingressarão no curso de Bacharelado em Segurança Pública e Cidadão que terá duração de três anos, no regime integral. "Duas turmas já foram formadas nesse curso nos últimos anos, dando um total de 118 oficiais graduados em segurança pela UEA, agora teremos um número maior de oficiais formados", afirmou o diretor-geral.

Os demais 200 alunos oficiais que já possuem a formação em Direito serão matriculados no Curso de Ciências Militares e Segurança Pública, que, pela primeira vez, será ministrado pela UEA, com duração de dois anos, também em regime integral. "Quando a turma iniciar, por ser um curso novo, a universidade já inicia o processo de reconhecimento dele junto ao Ministério da Educação (MEC)", disse Chagas.

Adaptação - Além dos alunos oficiais e soldados, o coronel Francisco das Chagas ressalta que haverá também cursos de adaptação para a vida militar dos 39 oficiais de saúde e 29 praças especialistas. "São profissionais que já são formados, mas precisam ter iniciação na vida militar. Ao todo são 16 especialidades", informou.

O período de formação para os soldados será de seis meses. Durante esse o período, Chagas explica que os alunos terão 800 horas/aula, quando aprenderão sobre a vida militar na teoria e prática, tendo contato acompanhado com as atividades da corporação.

Avaliação - O diretor-geral do Iesp, coronel Francisco das Chagas, explica que todos os alunos continuarão sendo avaliados nesse período de formação. Os oficiais, por exemplo, explicou Chagas, ficarão submetidos às normas acadêmicas da UEA, em relação à frequência e ainda o nível de aproveitamento das disciplinas.

"Nossa expectativa é atender todas as demandas do Governo do Estado para preparar esse novo efetivo para o Ronda no Bairro, que será o novo sistema de policiamento implantado pelo governador Omar Aziz", disse.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Segurança do Amazonas (SSP/AM), Umberto Ramos, o reforço no efetivo das polícias Civil e Militar está entre as prioridades na área de segurança para o governador Omar Aziz. Ele ressalta que, no início do ano, o governo nomeou 1,2 mil policiais civis, o que representa um ganho significativo para a Polícia Civil.

"Já há uma previsão de novo concurso público no próximo ano. Esses novos policiais, com certeza, serão treinados e formados para atender a população do Amazonas nos próximos anos", ressalta.

Mais informações no endereço eletrônico www.amazonas.am.gov.br.

Compartilhe: