Deputado quer mais agilidade da Secretaria de Saúde - AP

Deputado cobra avanços na saúde e secretário garante concurso público com 4 mil vagas e novos leitos para maternidade e pediatria.
Sexta-feira, 12 de agosto de 2011 às 15h41
Deputado quer mais agilidade da Secretaria de Saúde - AP

Na noite desta quarta-feira, 10, o deputado Dalto Martins esteve com o secretário de saúde do Estado, Edilson Pereira, para discutir situações emergências que precisam ser resolvidas em curto prazo. O primeiro assunto abordado foi a realização de concurso público para saúde, o secretário garantiu que este semestre sai o edital com a abertura de 4 mil vagas.

Dalto Martins ainda pediu explicações sobre o destino do tomógrafo parado há mais de 2 anos em Oiapoque. O secretário disse que o aparelho vai passar por avaliação técnica, caso ainda funcione vai ser utilizado.

Para resolver a superlotação da maternidade a SESA vai utilizar uma área bastante espaçosa do Hemoap que está sem uso para criar novos leitos. Outro assunto abordado foi o serviço de quimioterapia, segundo Edilson o problema se deu por conta da falta de técnico para a manutenção, ele garantiu que a situação vai ser resolvida brevemente, assim como afirmou também que até o fim deste ano será concluída a obra do hospital de Oiapoque.

A Sesa também vai construir um anexo da pediatria para a criação de mais 80 leitos. Segundo o secretário, no próximo mês vai ser aberto o processo licitatório.

O deputado Dalto Martins cobrou do secretário a regulamentação do Plano de Cargos e Salários dos profissionais da saúde, projeto que foi o relator aprovado há 4 anos , o salário base da categoria e principalmente a reavaliação do valor dos plantões médicos. No Amapá paga-se menos da metade do que é pago em outros Estados e isso causa carência de profissionais especializados.

"Eu quero entender o porquê de tanta dificuldade em gerir o sistema de saúde no Amapá. O setor de oftalmologia, por exemplo, não realiza cirurgias por falta de colírio para a dilatação dos olhos. A nossa população mais idosa está ficando cega, não há compromisso desta gestão com a nossa saúde" destacou o parlamentar

O secretário informou que no fim deste mês vai encaminhar ao gabinete do peemedebista uma resposta das solicitações do deputado e os pontos que a secretaria de saúde conseguiu avançar nesta administração.

Mais informações através do endereço eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá.

Compartilhe: