Coordenação Estadual do PrevFogo seleciona Brigadistas em Nova Mamoré - RO

Coordenação do Prevfogo de Rondônia e Prefeitura de Nova Mamoré selecionam brigadistas para combate aos incêndios florestais no município, com novidades para conscientização e educação ambiental.
Segunda-feira, 6 de junho de 2011 às 10h39
Coordenação Estadual do PrevFogo seleciona Brigadistas em Nova Mamoré - RO

A Coordenação do Prevfogo de Rondônia, com a colaboração da Prefeitura de Nova Mamoré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Turismo, realizou na última quinzena de maio, a seleção de Brigadistas para atuarem na prevenção e combate aos incêndios florestais no município.

Nos anos anteriores, era feita a inscrição e a pré-seleção de 40 candidatos, através de um curso teórico e no final eram escolhidos 29 Brigadistas. Neste ano, foram aceitas as inscrições somente de candidatos que já haviam trabalhado nos anos anteriores. A prova foi a aplicação de um teste de resistência física.

Segundo o Coordenador Estadual do Prevfogo-RO, Roberto Fernandes Abreu, além dos trabalhos de prevenção e combate aos incêndios florestais, a presença das brigadas nos municípios mantém determinado controle no uso de fogo pelos produtores, seja pelas palestras educativas oferecidas à comunidade, seja pela própria existência, pois os agricultores buscam, junto às brigadas, maiores informações sobre alternativas ao uso do fogo e também se sentem constrangidos em utilizá-lo de maneira irregular.

Segundo o Superintende do IBAMA em Rondônia e ex-coordenador do PrevFogo, Cesar Luis da Silva Guimarães "as brigadas de incêndio vão muito além do combate e prevenção às queimadas, pois é um processo de conscientização e educação ambiental, demonstrando que o custo ambiental do uso do fogo é impagável porque reduz consideravelmente a qualidade do solo, enquanto alternativas ecológicas beneficiam e aumentam a produção". (Fonte: IBAMA).

De acordo com o Secretário da SEMAT, Darci Jesus Possenti, "o objetivo é conscientizar a população através de palestras, visitas, etc., sobre a importância da prevenção e o combate a incêndios. Neste ano, o grande diferencial do programa no município, vai ser a produção de mudas pelos Brigadistas em parceria com a prefeitura. A contratação dos Brigadistas será neste mês de junho e o início das atividades será no dia 1º de julho, com a duração de cinco meses. A sede da brigada será na Associação Beneficente Isaias Fernandes - ABIF.

Mais informações através do endereço eletrônico www.novamamore.ro.gov.br.

Compartilhe: