A prática reflexiva é o “pensar sobre fazer” antes, durante e depois de uma aula e tem implicações diferentes para cada profissional. Em relação à prática reflexiva no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo.
| ( ) | A reflexão na ação é caracterizada como pensar na hora, enquanto você está participando da ação, ou seja, pausar durante uma aula para verificar a compreensão e a aprendizagem dos alunos, o método utilizado e a necessidade de tentar algo diferente ou não. |
| ( ) | A prática reflexiva docente é um ciclo de gestão linear e não recursivo do planejamento, do monitoramento e da avaliação de desempenho. |
| ( ) | O professor reflexivo sintetiza o pensar e o fazer durante uma aula. |
| ( ) | Uma prática de ensino reflexivo deve ajudar os alunos a se tornarem mais responsáveis pela própria aprendizagem e, também, ajudá-los a gerenciar seu próprio desempenho na escola e fora da escola. |
| ( ) | A reflexão sobre a ação geralmente se refere a pensar em como será e como foi seu desempenho. |
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: