Nutriçao

1.
QPCI26293 Nutriçao Ano: 2019 Banca: AvançaSP Órgão: Pref. Pereiras/SP

Como se sabe, a anemia por deficiência de ferro constitui um importante problema de saúde pública, sendo que há vários fatores que podem contribuir para sua ocorrência. Nesse sentido, a recomendação de ferro pela RDA/AI, segundo IOM, é de:
2.
QPCI72555 Nutriçao Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

Com relação às recomendações dietéticas (Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemia – 2017) para o tratamento das dislipidemias, correlacione as colunas I e II e assinale a opção correta:

Coluna I
  1. Carboidrato (50 a 60% do VCT);
  2. Açúcares de adição (
  3. Ácidos graxos saturados (
  4. Proteína (15 a 20% do VCT).

Coluna II
( )Triglicerídeo muito elevado (> 500 mg/dl);
( )LDL-C dentro da meta e sem comorbidades;
( )LDL-C acima da meta ou presença de comorbidades;
( )Triglicerídeo elevado (> 200 a 499 mg/dl).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
3.
QPCI96523 Nutriçao Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

Com relação à digestão de proteína, assinale a alternativa CORRETA:
4.
QPCI96526 Nutriçao Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

Todas as afirmativas abaixo são falsas com relação às vitaminas, EXCETO:
5.
QPCI116915 Nutriçao Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Colômbia/SP

A crescente valorização do setor de alimentação coletiva e a alta competitividade somadas à preocupação com a qualidade sanitária e nutricional dos alimentos alavancou a necessidade de que os estabelecimentos produtores de refeições busquem a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Casos de doenças causadas por patógenos veiculados por alimentos ocorrem diariamente em todos os países. Doenças de origem alimentar são causadas principalmente pela ingestão de micro-organismos viáveis (infecção) ou toxinas que estes produzem (intoxicação) em quantidades suficientes para desenvolver a patologia. Os micro-organismos (protozoários, fungos, bactérias e vírus) são as principais causas de contaminação de alimentos. Sobre a microbiologia dos alimentos e contaminação alimentar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )A maior parte das verduras possui pH mais alto do que as frutas e, por isso, são mais susceptíveis à degradação por bactérias do que por fungos.
( )Os fatores que afetam o desenvolvimento bacteriano são divididos em dois grupos: parâmetros intrínsecos e extrínsecos. Atividade de água e nutrientes disponíveis são dois exemplos de fatores intrínsecos.
( )A maioria dos micro-organismos dos alimentos utiliza, exclusivamente, açúcares e carboidratos complexos como fonte de energia.
( )Um grupo de adolescentes apresentou vômito três horas após se alimentar em um restaurante. Eles foram para o hospital e, a partir dos questionamentos do médico, percebeu-se que o único alimento ingerido em comum foi o arroz. Sendo assim, o provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi Clostridium botulinum.
A sequência está correta em
6.
QPCI130942 Nutriçao Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

A suplementação em gestantes de ferro e ácido fólico se faz necessário durante toda a gestação (OMS-2015). Alguns alimentos são fontes de ferro, nos quais os (as) nutricionistas devem-se atentar ao prescrever as orientações nutricionais. Dentre eles destacam-se:
7.
QPCI187826 Nutriçao Ano: 2019 Banca: EXCELÊNCIA SELEÇÕES & CONCURSOS PÚBLICOS Órgão: Pref. Osvaldo Cruz/SP

A alimentação também tem leis que, se fossem seguidas, iriam prevenir muitas das doenças causadas pelos maus hábitos alimentares. Criadas em 1937 pelo médico argentino Pedro Escudero, essas leis são consideradas a base sólida de uma alimentação saudável. Analise as afirmativas abaixo:

  1. Lei 1: Quantidade : A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. Essa lei preconiza a não haver excessos nem restrições, ambos são igualmente prejudiciais. Todavia, cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter o bom funcionamento orgânico, suprir as energias e manter a saúde. Sendo assim, o bom senso é fundamental para não haver excesso e nem restrições.
  2. Lei 2: Qualidade: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. Para que o nosso corpo absorva e utilize corretamente os nutrientes, é necessário que se encontrem em proporções adequadas.
  3. Lei 3: Harmonia: A alimentação deve ser completa em sua composição, para ofertar ao organismo todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos deve fornecer todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. A variedade é indispensável a uma nutrição adequada.
  4. Lei 4: Adequação: A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. O estado fisiológico, hábitos alimentares, condições socioeconômicas, alterações patológicas e os ciclos da vida fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas.

Assinale a alternativa CORRETA:
8.
QPCI227053 Nutriçao Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

Segundo o Consenso de Nutrição Oncológica publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA 2015), que recomenda cuidados específicos com a alimentação dos pacientes neutropênicos, a indicação de dieta neutropênica tem por objetivo impedir que potenciais patógenos encontrados em alimentos sejam consumidos. Em relação ao consumo de alimentos, NÃO está adequado à dieta neutropênica:
9.
QPCI227064 Nutriçao Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

As diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. Das diretrizes abaixo, qual NÃO está relacionada à PNAN?
10.
QPCI232487 Nutriçao Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: SGA - Pref. Camboriú/SC

Analise as afirmativas abaixo em relação à higiene dos alimentos.

  1. Desinfecção é a operação que compreende duas etapas, a limpeza e a higienização.
  2. Desinfecção é a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
  3. Higienização é a operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção.
  4. Higienização é a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
  5. Limpeza é a operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.