Educação Infantil

1.
QPCI86168 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Pref. Palhoça/SC

Segundo a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios, tais como:
  1. Éticos.
  2. Morais.
  3. Estéticos.
  4. Políticos.
A sequência correta é:
2.
QPCI86994 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

É fato que as capacidades para o aprendizado artístico e criativo devem estar apoiadas, também, na prática reflexiva das crianças ao aprender. Marque a opção que apresenta corretamente as ações articuladas para o desenvolvimento dessa prática de acordo com o RCNEI (1998):
3.
QPCI94410 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A Lei Federal n.º 9.424, de 24 de dezembro de 1996, instituiu no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Em relação à utilização dos recursos do fundo de financiamento, é CORRETO afirmar que:
4.
QPCI98532 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Águia Branca/ES

O pedagogo Lev Vygotsky foi um importante teórico e suas obras são ainda hoje referência para pedagogos de todo o mundo. É considerado um dos desenvolvedores da chamada Teoria do Desenvolvimento Cognitivo. Sua teoria possui inúmeros pontos de contato com a teoria desenvolvida por Jean Piaget, mas se distinguia em qual dos aspectos apontados abaixo?
5.
QPCI115026 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de _________ e ________, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
6.
QPCI131145 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

Analise as seguintes assertivas em relação a alguns passos essenciais que envolvem uma boa avaliação, de acordo com Luckesi:

  1. Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico).
  2. Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação).
  3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

Quais estão corretas?
7.
QPCI144573 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Faxinal do Soturno/RS

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam, desde 2009, que as instituições que atuam nessa etapa de ensino criem procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças. Esse processo não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação dos pequenos e precisa considerar:

  1. A observação crítica e criativa das atividades.
  2. A observação crítica e criativa das brincadeiras.
  3. As interações das crianças no cotidiano.
Quais estão corretas?
8.
QPCI198752 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Brejo de Areia/MA

Um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. Para ele, apenas o modo dialético depensar, fundado na historicidade, poderia favorecer maior integração entre as ciências. Nesse sentido, o materialismo histórico e dialético resolveu em parte o problema da fragmentação do conhecimento quando colocou a historicidade e as leis do movimento dialético da realidade como fundamentos para todas as ciências. Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem sendo discutido nos diferentes âmbitos científicos e muito fortemente na educação. Sem dúvida, tanto as formulações filosóficas do materialismo histórico e dialético quanto às proposições pedagógicas das teorias críticas trouxeram contribuições importantes para esse novo enfoque epistemológico. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

  1. A interdisciplinaridade está sempre situada no campo onde se pensa a possibilidade de intensificar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber parcelado.
  2. É no campo das ciências humanas e sociais que a interdisciplinaridade aparece com maior força. A preocupação com uma visão mais totalizadora da realidade cognoscível e com a consequente dialogicidade das ciências foi objeto de estudo primeiramente na filosofia, posteriormente nas ciências sociais e mais recentemente na epistemologia pedagógica.
  3. Os conhecimentos disciplinares são paradigmáticos, mas não são assim os interdisciplinares. Portanto, a história da interdisciplinaridade confunde-se com adinâmica viva do conhecimento.
  4. O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa à abordagem disciplinar normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudo.

Estão CORRETAS as afirmativas:
9.
QPCI222464 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. São João Batista/SC

A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçado em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à ________________.
10.
QPCI226393 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Fátima do Sul/MS

Os programas pré-escolares oferecem serviços educacionais e de cuidados às crianças pequenas. Eles permitem o desenvolvimento de diversas habilidades de preparação para o ingresso na escola, como habilidades sociais, habilidades linguísticas, funções executivas, autorregulação emocional, autorregulação no aprendizado.

A capacidade de manter e manipular as informações mentais, de planejar e regular seu próprio comportamento, de resolver problemas e de demonstrar criatividade, refere-se à (às):