Provas para Download

Prova Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5ª Ano - Pref. Brejo de Areia/MA
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-infantil-e-ensino-fundamental-1-ao-5-ano.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil-e-ensino-fundamental-1-ao-5-ano.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-educacao-infantil-e-ensino-fundamental-1-ao-5-ano.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil-e-ensino-fundamental-1-ao-5-ano.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-educacao-infantil-e-ensino-fundamental-1-ao-5-ano.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil-e-ensino-fundamental-1-ao-5-ano.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 25 Q3055137 Q16 da prova

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmarade Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 2 de 25 Q3055138 Q17 da prova

De acordo com a Lei 13.005/04, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte deinformação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas

( )O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica produzirá, no máximo a cada 3 (três) anos indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aosdados pertinentes apurados pelo censo escolar daeducação básica.
( )O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica produzirá, no máximo a cada 2 (dois) anosindicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos(as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entreoutras relevantes.
( )A elaboração e a divulgação de índices para avaliação da qualidade, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que agreguem os indicadores previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica elidem a obrigatoriedade de divulgação, em separado, de cada um deles.
( )Cabem ao Inep a elaboração e o cálculo do Idebe dos indicadores referidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

A sequência CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 3 de 25 Q3055139 Q18 da prova

Cabe primordialmente à instituição escolar a socialização do conhecimento e a recriação da cultura. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEBnº7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010), uma das maneiras de se conceber o currículo é entendê-lo como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências esaberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 4 de 25 Q3055140 Q19 da prova

Além do reconhecimento do direito dos índios de manterem a sua identidade cultural, a Constituição de 1988 lhes garante, no artigo 210, o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, cabendo ao Estado proteger as manifestações das culturas indígenas. Esses dispositivos abriram a possibilidade para que a escola indígena constitua-se em instrumento de valorização das línguas, dos saberes e das tradições indígenas e deixe de ser instrumento de imposição dos valores culturais da sociedade envolvente. Analise as afirmativas a seguir sobre a Educação Indígena.

  1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) menciona, de forma explícita, a educação escolar para os povos indígenas na parte do Ensino Fundamental, no artigo 32, estabelecendo que seu ensino será ministrado em Língua Portuguesa, mas assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
  2. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) determina a articulação dos sistemas de ensino para a elaboração de programas integrados de ensino e pesquisa, que contem com a participação das comunidades indígenas em sua formulação e tenham como objetivo desenvolver currículos específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades.
  3. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) não prevê a formação de pessoal especializado para atuar nessa área e a elaboração e publicação de materiais didáticos específicos e diferenciados.
  4. A Educação Escolar Indígena deverá ter um tratamento diferenciado do das demais escolas dos sistemas de ensino, o que é enfatizado pela prática do bilingüismo e da interculturalidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 5 de 25 Q3055141 Q20 da prova

A Meta 18 do Plano Nacional de Educação (Lei nº13.005/2014) obriga que a União, os estados, municípios e Distrito Federal garantam planos de carreira e remuneração para os profissionais da educação escolar básica pública, denominação definida no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96). São estratégias para o cumprimento da meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), EXCETO:

Reportar Erro
Questão 6 de 25 Q3055142 Q21 da prova

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), é incumbência dos docentes, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 7 de 25 Q3055143 Q22 da prova

De acordo com a Lei nº 8.069/90, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por leiou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, afim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 8 de 25 Q3055144 Q23 da prova

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo,Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (auto cuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças noBrasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como:Trabalho, Orientação para o Trânsito, etc. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 9 de 25 Q3055145 Q24 da prova

As transformações a nível intelectual são de extrema importância durante a adolescência, visto que, nessa fase, a inteligência toma a sua forma final com o pensamento abstrato ou formal. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( )As transformações a nível intelectual durante a adolescência podem influenciar no entendimento das regras. Esse pensamento tido como período das operações formais, vai ajustar o adolescente ao mundo real e ao seu quotidiano, além disso, proporcionando a capacidade de formular grandiosas teorias e ideias.
( )As transformações emocionais que ocorrem na adolescência não dependem das transformações cognitivase, uma das grandes transformações do estágio de desenvolvimento operatório formal é o surgimento do pensamento hipotético-de dutivo, diferente do estágio operatório concreto, em que a criança apenas raciocina sobre proposições que julgasse verdadeiras, apoiando-se no concreto para isso.
( )Na fase da adolescência o ser humano torna-se capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acredita, ou ainda não acredita, isto é, ou seja, pensa e reflete hipoteticamente. Desta forma, adquire a capacidade de ultrapassar, pelo pensamento, situações vividas e a projetarideias para o futuro.
( )A autorreflexão permite um amplo alargamento da imaginação. Os adolescentes podem tomar consciência da forma como conhecem para além daquilo que conhecem, outra característica importante do pensamento adolescenteé a tomada de consciência da variedade de estratégias de aprendizagem que poderão ser utilizadas.

A sequência CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 10 de 25 Q3055146 Q25 da prova

A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações do contexto escolar. Nas práticas educativas, o que se observa é que, por não se dar a devida atenção à temática em questão, muitas ações desenvolvidas noambiente escolar acabam por fracassar. Daí a importância de estabelecer uma reflexão aprofunda da sobre esse assunto, considerando a relevância de todos os aspectos que caracterizam a escola. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 11 de 25 Q3055147 Q26 da prova

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 (seis) anos de idade. O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão. Analise as afirmativas a seguir a respeito do ensino fundamental.

  1. O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão. Para isso, é necessáriaa compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  2. Os sistemas de ensino têm autonomia para desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos, desde que respeitem a carga horária mínima anual de 900 horas, distribuídos em, no mínimo, 200 dias letivos efetivos.
  3. Atualmente, o Ensino Fundamental está dividido da seguinte forma: Educação Infantil, Anos Iniciais –compreende do 1º ao 5º ano, e Anos Finais –compreende do 6º ao 9º ano.
  4. O currículo para o Ensino Fundamental Brasileiro tem uma base nacional comum, que deve ser complementada por cada sistema de ensino, de acordo com as características regionais e sociais, desde que obedeçam algumas diretrizes, como a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 12 de 25 Q3055148 Q27 da prova

A educação inclusiva aponta para a transformação deuma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Sobre a Educação Inclusiva, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 13 de 25 Q3055149 Q28 da prova

A didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no indivíduo as habilidades cognitivas para torná-los críticos ereflexivos. O trabalho docente é parte integral do processo educativo aos quais os indivíduos são preparados para viverem sociedade, o educador deve formar alunos que sejam cidadãos ativos, reflexivos, críticos e participativos na sociedade em que vivem. Dessa forma, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 14 de 25 Q3055150 Q29 da prova

O ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios. Assim, não podemos desvinculara avaliação do aluno do processo de ensino do professor. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A prática de avaliação da aprendizagem que vem sendo desenvolvida nas nossas instituições de ensino tem sido utilizada como elemento que auxilia no processo ensino/aprendizagem, pois foca em mensurar e quantificaro saber, e isso auxilia o processo de identificar e estimularos potenciais individuais e coletivos.
( )O reconhecimento das diferentes trajetórias de vida dos educandos implica flexibilizar das formas de ensinar eavaliar, ou seja, contextualizar e recriar metodologia aplicada.
( )O professor, que trabalha numa didática interativa, observa gradativamente a participação e produtividade do aluno, contudo é preciso deixar bem claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar e não ser simplesmente usada como avaliação.
( )Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico

A sequência CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 15 de 25 Q3055151 Q30 da prova

Analise o trecho a seguir.

Partindo da observação da realidade, o estudante levanta pontos-chave a serem objeto de teorização, com o intuito de elaborar hipóteses de ações aplicáveis na própria realidade. O desenvolvimento da autonomia cognitivo intelectual ocorre na sequência da ação- -reflexão-ação.
O trecho em destaque diz respeito à:

Reportar Erro
Questão 16 de 25 Q3055152 Q31 da prova

Um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. Para ele, apenas o modo dialético depensar, fundado na historicidade, poderia favorecer maior integração entre as ciências. Nesse sentido, o materialismo histórico e dialético resolveu em parte o problema da fragmentação do conhecimento quando colocou a historicidade e as leis do movimento dialético da realidade como fundamentos para todas as ciências. Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem sendo discutido nos diferentes âmbitos científicos e muito fortemente na educação. Sem dúvida, tanto as formulações filosóficas do materialismo histórico e dialético quanto às proposições pedagógicas das teorias críticas trouxeram contribuições importantes para esse novo enfoque epistemológico. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

  1. A interdisciplinaridade está sempre situada no campo onde se pensa a possibilidade de intensificar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber parcelado.
  2. É no campo das ciências humanas e sociais que a interdisciplinaridade aparece com maior força. A preocupação com uma visão mais totalizadora da realidade cognoscível e com a consequente dialogicidade das ciências foi objeto de estudo primeiramente na filosofia, posteriormente nas ciências sociais e mais recentemente na epistemologia pedagógica.
  3. Os conhecimentos disciplinares são paradigmáticos, mas não são assim os interdisciplinares. Portanto, a história da interdisciplinaridade confunde-se com adinâmica viva do conhecimento.
  4. O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa à abordagem disciplinar normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 17 de 25 Q3055153 Q32 da prova

O processo de ensino pode ser caracterizado como uma atividade que visa promover a aprendizagem e que é praticada de modo a respeitar a integridade intelectual do aluno e a sua capacidade para julgar de modo independente.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 18 de 25 Q3055154 Q33 da prova

Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino torna-se ao peracionalização do currículo escolar. Assim, no que se refere ao aspecto didático, planejar é, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 19 de 25 Q3055155 Q34 da prova

As principais interpretações das questões relativas à natureza da aprendizagem remetem a um passado histórico da filosofia e da psicologia. Diversas correntes de pensamento se desenvolveram, definindo para digmas educacionais como o empirismo, o inatismo ou nativismo, os associacionistas, os teóricos de campo e os teóricos do processamento da informação ou psicologia cognitiva.

Dessa forma, analise o trecho a seguir.

Essa corrente tem como princípio fundamental considerar que o ser humano, ao nascer, é como uma "tábula rasa" etudo deve aprender, desde as capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos, mas complexos. A mente é considerada inerte, e as idéias vão sendo gravadas a partir das percepções. Baseado neste pressuposto, a inteligência é concebida como uma faculdade capaz de armazenar e acumular conhecimento.

O trecho citado diz respeito à:

Reportar Erro
Questão 20 de 25 Q3055156 Q35 da prova

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos abrangea população na faixa etária dos 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo. É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 demarço do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes. As crianças que completarem 6 (seis) anos após essa data deverão sermatriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

  1. Como toda a população na faixa do ensino obrigatório deve frequentar o Ensino Fundamental, nele também estão representadas a grande diversidade sociocultural da população brasileira e as grandes disparidades socioeconômicas que contribuem para determinar oportunidades muito diferenciadas de acesso dos alunos aos bens culturais.
  2. A diversidade econômica, social e cultural exige da escola o conhecimento da realidade em que vivem os alunos, pois a compreensão do seu universo cultural é imprescindível para que a ação pedagógica seja pertinente.
  3. Inserida em contextos diferentes, a proposta político pedagógica das escolas deve estar desarticulada da realidade do seu alunado para que a comunidade escolar venha a ter acesso a conhecimentos diferentes, independente da cultura local.
  4. A escola deverá propiciar aos alunos condições para transitarem em outras culturas, para que transcendam seu universo local e se tornem aptos a participar de diferentes esferas da vida social, econômica e política.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 21 de 25 Q3055157 Q36 da prova

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a importância dada aos conteúdos revela um compromisso da instituição escolar em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, oexercício da cidadania democrática e a atuação no sentido de refutar ou reformular as de formações dos conhecimentos, as imposições de crenças dogmáticas e a petrificação de valores. Os conteúdos escolares que são ensinados devem, portanto, estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 22 de 25 Q3055158 Q37 da prova

Para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados dedisciplinas: Português, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Artes, Filosofia, etc. Essas formas de classificação do conhecimento são artificiais, pois um problema geralmente nunca se encaixa unicamente dentro de uma só disciplina, daí a necessidade de se abordar um tema de forma integrada que envolva várias disciplinas. Essa organização curricular das disciplinas tem colocado-as como realidades estanques, fragmentadas e isoladas, dificultando a apropriação do conhecimento e a construção de uma visão contextualizada que vai permitir uma percepção sistêmica da realidade. Urge, portanto, pensar em uma proposta de educação interdisciplinar, organizando os currículos escolares de modo a possibilitar uma integração entre as disciplinas, que permitirá a construção de uma compreensão mais abrangente do saber, historicamente produzido pela humanidade. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( )A educação hoje deve levar em consideração todas asdimensões do ser humano devido às mudanças que estãoocorrendo no mundo contemporâneo, tanto no campoeconômico, quanto no campo cultural e no campoespiritual.
( )O trabalho com projetos pode ajudar no como trabalhar cientificamente e de forma interdisciplinar. Torna-se necessário aprender a penetrar no âmago da abordagem científica e estabelecermos pontes entre as diferentesdisciplinas, desenvolvendo a capacidade de conectar-se, adaptar-se às exigências da vida profissional comflexibilidade, e capacidade de atualizar-se constantemente, sempre com muita criatividade, e sabendo agir de forma cooperativa.
( )A escola precisa adotar uma postura de neutralidade diante de todo e qualquer tema. O trabalho com projetos dentro da escola vai ensinar a todos: professores e alunos a trabalharem de forma interdisciplinar e cooperativa.
( )A interdisciplinaridade busca uma educação dirigida para a totalidade do ser humano: intelectual e sensível, porque a inteligência assimila o conhecimento muito melhor e muito mais rapidamente quando esseconhecimento também é compreendido com o corpo e como sentimento.

A sequência CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 23 de 25 Q3055159 Q38 da prova

Professores, alunos, funcionários, diretores, orientadores; as relações entre todos esses personagens no âmbito da escola reproduzem, em escala menor, a rede de relações de poder que existe na sociedade. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 24 de 25 Q3055160 Q39 da prova

A educação básica é um conceito, é um conceito novo, é um direito e também uma forma de organização da educação nacional. Como conceito, a educação básica esclarece e administra um conjunto de realidades trazidas pela busca de um espaço público novo. Como um princípio conceitual, ele ajuda a organizar o real existente em novas bases e administrá-lo por meio de uma ação política articulada e consequente. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

  1. A nova forma de organização da educação escolar nacional atinge o pacto federativo e a organização pedagógica das instituições escolares, pois, à educação é imanente o ser um pilar da cidadania e o é mais por ter sido destinado à educação básica o condão de reunir as duas etapas que a constituem: a educação infantil e o ensino fundamental.
  2. Como direito, significa um recorte universal próprio de uma cidadania ampliada, ansiosa pelo encontro com uma democracia civil, social, política, cultural e com os direitos humanos. Pois, essa educação obrigatória para a faixa etária das pessoas de 4 a 17 anos, reconhecendo nelas uma titularidade inarredável, é também, ainda que não obrigatória, para tantos quantos não puderam cursá-la na idade legalmente assinalada e quiserem exigi-la.
  3. A educação básica é um direito juridicamente protegido, em especial como direito público subjetivo no âmbito da educação infantil/pré-escola, do ensino fundamental e do ensino médio.
  4. A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 25 de 25 Q3055161 Q40 da prova

A reflexão sobre os fins da educação nacional nos remete tanto à Constituição Brasileira de 1988 como à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN9.394/96). Porque os fins da educação brasileira estão definidos nessas duas leis, bem como as demais leisnacionais estão vinculadas diretamente com a Constituição. A LDBEN, em seus princípios fundamentais, inspira-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, seu prepar o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No que dizrespeito ao âmbito específico do educacional são elencados onze princípios em que o ensino deverá se basear.

Todas asalternativas a seguir indicam corretamente tais princípios, EXCETO:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota