Educação Infantil

1.
QPCI79855 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Segundo Libâneo existem na escola pelo menos três níveis de plano. O plano de ensino ou de unidade tem a função de:
2.
QPCI79903 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Sobre a organização da educação escolar, a LDB 9394/96, apresenta as atribuições do docente, dentre as quais temos:
3.
QPCI86975 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

Segundo Lück (2014), “ Determinadas qualidades são identificadas como imprescindíveis para que o planejamento e seu produto possam garantir a qualidade da ação a ser desencadeada”. Assinale a alternativa que apresenta algumas dessas qualidades, além de flexibilidade, responsabilização e objetividade,
4.
QPCI86997 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

Em relação as etapas do processo de desenvolvimento da língua escrita, descrita por Emilia Ferreiro (1996), é correto afirmar:
5.
QPCI90611 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: EXATUS Órgão: Pref. Quarto Centenário/PR

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica em relação ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
6.
QPCI94410 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A Lei Federal n.º 9.424, de 24 de dezembro de 1996, instituiu no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Em relação à utilização dos recursos do fundo de financiamento, é CORRETO afirmar que:
7.
QPCI96669 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento que define a identidade da instituição e cuja elaboração está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a sua elaboração, não é necessário:
8.
QPCI221835 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. São João Batista/SC

Maternal, jardim de infância, pré-escola. Ao longo da história foram muitos os nomes para esse período de atendimento à criança pequena que é anterior à fase de alfabetização. Sendo assim, alguns fatos marcaram a história da Educação Infantil no Brasil.

  1. O primeiro grande marco na história da Educação Infantil veio com a Constituição de 1986, que reconheceu pela primeira vez a creche e a pré-escola como parte do sistema educacional no país.
  2. Em 1996, outro marco importante veio com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que constituiu a Educação Infantil como dever dos municípios e estabeleceu sub-faixas: creche para crianças de 0 a 3 anos e pré-escola para crianças de 4a 6 anos.
  3. A história da Educação Infantil no nosso país está ligada a um acontecimento importante no Brasil, que é a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Sem ter com quem deixar as crianças, as mulheres recorriam às “criadeiras”, que eram mulheres que cuidavam de muitas crianças ao mesmo tempo.
  4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB) elevou a Educação Infantil ao status de primeira etapa da educação básica, exigindo uma articulação dela com o ensino fundamental.

Está CORRETO o que se afirma em:
9.
QPCI222509 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. São João Batista/SC

O educador é a pessoa chave para mediar os caminhos da criança no mundo simbólico da cultura, da arte. E nesse caminhar, na experiência compartilhada, ele vai aprendendo a reparar em seu ser poético. Nesta perspectiva, podemos afirmar que o papel do professor, no trabalho das várias linguagens artísticas, na educação infantil é:
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QPCI255836 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Sobre o direito das crianças de creches de desenvolverem sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão, o documento do Ministério da Educação (MEC) intitulado "Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças", publicado em 2009 diz que: