Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento:
O processo de ensino é composto por elementos que devem ser considerados na elaboração do planejamento escolar. Esses elementos são:
Segundo Libâneo existem na escola pelo menos três níveis de plano. O plano de ensino ou de unidade tem a função de:
No contexto educacional, a avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente e não se resume apenas a realização de provas e atribuição de notas (Libâneo). Uma prática avaliativa que vai além da mensuração é aquela em que:
Considerando as modalidades de avaliação educacional, enumere:
| ( ) | prática contínua que se realiza durante todo o processo de ensino-aprendizagem. |
| ( ) | procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende. |
| ( ) | levantamento das capacidades dos estudantes em relação aos conteúdos a serem abordados. |
| ( ) | busca investigar os conhecimentos adquiridos anteriormente pelo estudante. |
| ( ) | visa detectar o nível de rendimento, verificando ao final de um período, o alcance dos objetivos previamente estabelecidos. |
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina critérios para a verificação do rendimento escolar, dentre estes:
As transformações de ordem econômica, política, cultural, social e tecnológica, ocorridas nos últimos anos, têm acarretado reflexões sobre o papel da escola e sua relação com a sociedade. Neste sentido, enquanto espaço de acesso ao conhecimento, que visa a transformação social e inserção social dos sujeitos cabe a escola:
Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas foram surgindo, a partir dos ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Dentre essas concepções, a Pedagogia Histórico-Crítica, que tem como principal representante Demerval Saviani, concebe a educação enquanto:
As ideias de Paulo Freire estão presentes no contexto educacional brasileiro, numa perspectiva libertadora, que visa à transformação social. Configuram-se elementos do pensamento freireano, EXCETO :
O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso é preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica em:
Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:
A discussão acerca da necessidade de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico se fundamenta nos princípios de:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/96, determina em seu artigo 14 que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades. Entende-se por gestão democrática:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, ao tratar da organização e gestão do currículo no contexto escolar indicam:
A teoria de Piaget parte da perspectiva de que o sujeito constrói seu conhecimento quando interage com a realidade. Para ele, o desenvolvimento é um processo sequencial marcado por etapas, denominadas de estágios cognitivos. Dentre esses estágios destacam-se:
T O (gato) C L O (cavalo) O O T A (borboleta) |
O Estatuto da Criança e do Adolescente garante prioridade na efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Essa prioridade compreende, EXCETO:
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, reza em seu artigo 27, que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado:


























